Marcos Barbosa de Albuquerque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3345851513703275
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2008), Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000). Professor da Escola Superior de Artes Célia Helena (São Paulo, SP). Experiência na área de Artes Cênicas e de Artes do Vìdeo, com ênfase em teoria do drama e em dramaturgia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Barbosa de Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de;BARBOSA, Marcos

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Artes Célia Helena.
Avenida São Gabriel - lado par
Jardim Paulista
01435000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38848294
URL da Homepage: www.celiahelena.com.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Reflexo de Sombras: Mimesis e jogo em uma tradução de 'A Tragédia de Ricardo Terceiro', de William Shakespeare, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Cleise Furtado Mendes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: William Shakespeare; Tradução; Verso dramático; Mímesis.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2002 - 2003
Mestrado em Artes Cênicas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Curral Grande: construção de um texto dramatúrgico abordando o isolamento de flagelados no Ceará durante a seca de 1932,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Cleise Furtado Mendes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: dramaturgia; peça histórica; seca; Teatro brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1995 - 2000
Graduação em Eng Civil.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Santo Anastácio: Agonia de um Açude.
Orientador: Sandra Tédde Santaella.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação para Agentes de Inovação. (Carga horária: 6h).
Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP, SEMESP, Brasil.
2017 - 2017
A Iluminação Narrativa e Técnica. (Carga horária: 30h).
Inspiratorium Escola de Cinema, IEC, Brasil.
2017 - 2017
Cinematografia. (Carga horária: 30h).
Inspiratorium Escola de Cinema, IEC, Brasil.
2015 - 2015
Windows Premiere. (Carga horária: 60h).
DRC Treinamentos, DRC, Brasil.
2014 - 2014
Cinema Digital. (Carga horária: 85h).
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2002 - 2002
International Residency. (Carga horária: 180h).
Royal Court Theatre, RCT, Inglaterra.
1996 - 2000
Dramaturgia. (Carga horária: 1020h).
Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará, IDM, Brasil.
1998 - 1999
Engenharia Civil [Graduação Sanduíche]. (Carga horária: 360h).
Technische Universität Darmstadt, TU Darmstadt, Alemanha.


Atuação Profissional



Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

07/2013 - Atual
Ensino, Especialização em Roteiro e Dramaturgia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elementos Fundamentais do Drama
02/2012 - Atual
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Espetáculo Teatral I
História do Espetáculo Teatral II
História do Teatro I
História do Teatro II

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES, Mestrado. Tirocinista na disciplina Drama III.

Atividades

06/2006 - 01/2013
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MID: Direção Teatral I [Dramaturgia III, Evolução do Espetáculo Teatral I]
MID: Direção Teatral II [Dramaturgia IV]
MID: Direção Teatral III [Dramaturgia V]
MID: Direção Teatral IV [Dramaturgia VI]
MID: Introdução ao Processo de Criação Cênica II [Dramaturgia II, Projeto de Pesquisa em Artes Cênicas]
06/2006 - 01/2013
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MID: Interpretação Teatral II [Análise do Texto Dramático I; Projeto de Pesquisa em Artes Cênicas]
MID: Interpretação Teatral III [Análise do Texto Dramático II; Pesquisa em Interpretação Teatral I; História do Teatro II]
MID: Interpretação Teatral IV [Análise do Texto Dramático III]
MID: Interpretação Teatral V [Análise do Texto Dramático IV, Ética e Organização Social do Teatro]
MID: Interpretação Teatral VI [Análise do Texto Dramático V]
06/2006 - 01/2013
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MID: Teatro na Educação I [Introdução ao Estudo do Texto Dramático]
MID: Teatro na Educação IV [Estudo do texto Dramático II]
MID: Teatro na Educação VII [Trabalho de Conclusão de Curso]
03/2006 - 06/2006
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MID: Direção Teatral II [Dramaturgia IV]
MID: Iniciação ao Processo da Criação Cênica II [Dramaturgia II]
03/2006 - 06/2006
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MID: Interpretação Teatral II [Análise do Texto Dramático I; Projeto de Pesquisa em Artes Cênicas
MID: Interpretação Teatral III [Análise do Texto Dramático II; Pesquisa em Interpretação Teatral I; História do Teatro II]
MID: Interpretação Teatral IV [Análise do Texto Dramático IV]
03/2006 - 06/2006
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MID: Teatro na Educação I [Introdução ao Estudo do Texto Dramático]

Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

06/2003 - 12/2008
Ensino, Especialização em Roteiro de TV e Vídeo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Drama I
Drama II

Faculdade Social da Bahia, FSBA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

8/2004 - 02/2006
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Texto III
História do Teatro e Literatura Dramática I
História do Teatro e Literatura Dramática II


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Narrativas em trânsito: a dramaturgia brasileira entre o palco e a tela
Descrição: O projeto de pesquisa ?Narrativas em trânsito: a dramaturgia brasileira entre o palco e a tela? integra estudos das artes da cena e das artes do vídeo a fim de investigar, em viés teórico-prático, a adaptação de obras da dramaturgia teatral brasileira para os suportes audiovisuais. A pesquisa, múltipla em suas estratégias metodológicas, cobre, em seus diversos extratos, estudos de estado da arte e, sobretudo, experimentação prática em adaptação de peças de teatro para roteiros de audiovisual e em realização de experimentos em vídeo. Resultados esperados incluem a redação de artigos, a criação de roteiros adaptados, a realização de vídeos a partir dessas adaptações, a consolidação de um Laboratório de Produção de Vídeo e a capacitação acadêmica e artística de uma equipe que inclui professores, alunos e artistas convidados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Até debaixo d'água: o uso consciente da água e a prática do teatro nas escolas
Descrição: Produção de material didático (e-book) sobre o tema Água, para uso como apoio a aulas de artes nas escolas de educação básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Projeto financiado pelo Edital ANA-CAPES/DEB 18/2015..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Drama e dramaturgia: fronteiras e permanências
Descrição: Revisão dos conceitos aristotélicos de "representação", "enredo", "personagem-ação" e "fala", em interseção com a cena contemporânea. Investigação das categorias fundamentais da Dramática, sobretudo a partir do campo da Poética aristotélica, para a compreensão crítica da produção dramatúrgica na cena contemporânea, através de suas diversas mídias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
O relato de Hans Staden como dramaturgia interativa
Descrição: Cruzamento das teorias do drama e do jogo na concepção de uma peça de dramaturgia interativa em suporte computacional a partir dos relatos de viagem do mercenário alemão Hans Staden (1525 - 1579?), acerca de sua convivência com os índios tupinambás, no Brasil, na segunda metade do século XVI.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Barbosa de Albuquerque - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REPERTÓRIO: TEATRO E DANÇA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
IV Mostra de Dramaturgia em pequenos formatos cênicos do Centro Cultural São Paulo, por "Necropolítica", Centro Cultural São Paulo.
2015
Prêmio Literário Cidade de Belo Horizonte, pelo texto teatral Sun Zu Adoniran, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, (Belo Horizonte - MG).
2015
Concurso Iberoamericano de Textos Dramáticos CELCIT-40º Aniversario, pelo texto El Arte de la Guerra, CELCIT Argentina (Buenos Aires, Argentina).
2015
Lab Novas Histórias, SESC - SP, 2015. Selecionado para doctoring internacional do roteiro "Avental Todo Sujo de Ovo", que integra o projeto de pesquisa "Narrativas em Trânsito", SESC - SP.
2008
Prêmio Schermo/Scena, pelo texto teatral e roteiro audiovisual Niente, Quasi, Associazione Culturale Logos (Roma, Itália).
2005
Prêmio Carlos Carvalho (5º Concurso Nacional de Dramaturgia ), pelo texto teatral Avental Todo Sujo de Ovo, Prefeitura de Porto Alegre (Porto Alegre - RS).
2004
Prêmio Braskem de Teatro (Melhor Autor), pelo texto teatral Auto de Angicos, Braskem (Salvador, BA).
2001
Prêmio Paulo Pontes (I Concurso Nacional de Textos Teatrais Inéditos), pelo texto teatral Minha Irmã, SATED (João Pessoa, PB).
2000
Prêmio Lourdes Ramalho (I Concurso Nacional de Dramaturgia), pelo texto teatral Braseiro, Fundação de Cultura e Esportes de Campina Grande (Campina Grande, PB).
1997
Prêmio Oficina do Autor, pelo texto teatral Os Sinos, Ministério da Cultura - FUNARTE (Rio de Janeiro - RJ).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, Marcos2015BARBOSA, Marcos. El arte de la guerra. CONJUNTO, v. 176, p. 55-60, 2015.

2.
BARBOSA, Marcos2012BARBOSA, Marcos. Dramaturgia: presenças e fronteiras. Revista A(L)BERTO, v. 2, p. 11-16, 2012.

3.
BARBOSA, Marcos2009BARBOSA, Marcos; RESENDE, Aimara da Cunha . Fricções. Revista Balaio, v. 1, p. 62-69, 2009.

4.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de2008ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Lampião and Maria Bonita: A playwright's approach to a modern Brazilian legend.. ABEI Journal (São Paulo), v. 10, p. 131-138, 2008.

5.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de2006ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Figura em minha língua: da tradução em verso do verso dramático de William Shakespeare, um projeto para ?Ricardo III?.. Tradução em Revista (Online), v. 3, p. 30-40, 2006.

6.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de2005ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Ricardo III de Shakespeare e o verso no teatro. Repertório Teatro & Dança, v. 8, p. 90-94, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, Marcos. Necropolítica. 1. ed. São Paulo: Associação Centro Cultural, 2018. v. 1. 69p .

2.
BARBOSA, Marcos; DINIZ, L. F. (Org.) ; CARVALHO, L. H. (Org.) . Até debaixo d'água: o uso consciente da água e a prática do teatro nas escolas. 1. ed. São Paulo: Escola Superior de Artes Célia Helena, 2016. v. 1. 102p .

3.
BARBOSA, Marcos. Teatro dentro del teatro I. 1. ed. Ciudad del Mexico: Paso de Gato, 2016. v. 1. 44p .

4.
BARBOSA, Marcos. Curral Grande. 1. ed. Fortaleza: SECULT/CE, 2011. v. 1. 80p .

5.
BARBOSA, Marcos. Novo Drama Alemão. 1. ed. Salvador: Fast Design, 2011. v. 1. 252p .

6.
BARBOSA, Marcos. Algumas Confissões da Bahia. 1. ed. Salvador: JM, 2010. v. 1. 70p .

7.
BARBOSA, Marcos. Quatro Cravos para Exu. 1. ed. Salvador: JM, 2009. v. 1. 97p .

8.
BARBOSA, Marcos. Almost Nothing / At The Table. 1. ed. Londres: Nick Hern Book, 2004. v. 1. 66p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, Marcos. CImbelino XXI: um ensaio. Conexões 2014: Nova dramaturgia para jovens. 1ed.São Paulo: Escola Superior de Artes Célia Helena, 2014, v. , p. 15-56.

2.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Imitação da mímesis: questões para uma leitura da Poética de Aristóteles. In: Cleise Furtado Mendes. (Org.). Dramaturgia, ainda: reconfigurações e rasuras. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. 1, p. 161-174.

3.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Etnodramaturgia então. In: BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. (Org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. 1ed.Salvador: P&A Editora, 2007, v. 1, p. 367-371.

4.
BARBOSA, Marcos. Avental Todo Sujo de Ovo. In: Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. (Org.). 5. Concurso Nacional de Dramaturgia: Prêmio Carlos Carvalho. 1ed.Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura, 2006, v. , p. 35-113.

5.
BARBOSA, Marcos. Brincando nos Campos de Harold Pinter. In: Artistas Unidos. (Org.). Conferência de Imprensa e Outras Aldrabices. 1ed.9729945071: Livros Cotovia, 2005, v. , p. 123-128.

6.
BARBOSA, Marcos. Minha Irmã. In: SATED (João Pessoa, PB). (Org.). Prêmio Paulo Pontes: Primeiro concurso nacional de textos teatrais inéditos. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 2001, v. 1, p. 14-67.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Dramaturgia e História nas peças Curral Grande e Auto de Angicos, de Marcos Barbosa: Walter Benjamin, Lampião e Campos de Concentração no Ceará. In: 4. Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2006, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. p. 36-38.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, Marcos. Um Shakespeare para o Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BARBOSA, Marcos. Shakespeare ? O mais famoso dramaturgo do mundo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BARBOSA, Marcos; BERRY, C. . A fala de Shakespeare: traduções da engenharia do texto shakespeareano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de; YAMAMOTO, F. ; BISPO, E. . Debate: Produção teatral dentro e fora do eixo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Debate: Espetáculo Odisseia, de Marco Antônio Rodrigues. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de; L Neto, César Ferrário . Dramaturgias e dramaturgismos em Shakespeare. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Lampião and Maria Bonita: A playwright's approach to a modern Brazilian legend.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Palavra de Dramaturgo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Nova Dramaturgia Brasileira em Perspectiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA, Marcos. 'Mas não ande por aí nua em pelo!' In Pitágoras 500, v. 5, Outubro 2013.. Campinas: Instituto de Artes da UNICAMP, 2013. (Tradução/Outra).

2.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Dentōaru sutorīto engeki. In: Theatre Year-book. 2011, Theatre abroad.. Tokyo: Kokusai Engeki Kyōkai (ITI Japanese Centre), 2011 (Anuário de Teatro do Instituto Internacional de Teatro do Japão, UNESCO.).

3.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Despertar da Primavera, 2005. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, Marcos. Parecerista ad hoc, Revista Pitágoras 500. 2014.

2.
BARBOSA, Marcos. Parecerista ad hoc, Revista Pitágoras 500. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Oficina de dramaturgia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BARBOSA, Marcos. Avental Todo Sujo de Ovo, dir. Dagoberto Feliz, Circo Teatro Guaraciaba, Sorocaba - SP. Peça vinculada ao projeto de pesquisa 'Narrativas em Trânsito'.. 2015. Teatral.

2.
BARBOSA, Marcos. El Arte de la Guerra, dir. Pablo Lyonet, Teatro CELCIT, Buenos Aires, Argentina. 2015. Teatral.

3.
BARBOSA, Marcos. Braseiro, dir. Mauro Júnior, Cia. do Blefe, Araçatuba - SP. 2015. Teatral.

4.
BARBOSA, Marcos. Avental Todo Sujo de Ovo, dir. Ricardo Matioli, São José do Rio Preto - SP. Peça vinculada ao projeto de pesquisa 'Narrativas em Trânsito'.. 2014. Teatral.

5.
BARBOSA, Marcos. Curral Grande, dir. Eduardo Machado, Coletivo Ponto Zero, Rio de Janeiro - RJ. 2014. Teatral.

6.
BARBOSA, Marcos. Cimbelino XXI: Um ensaio, dir. Suzy Cafazzo, Colégio Nicolau Kerpen, São Paulo - SP. 2014. Teatral.

7.
BARBOSA, Marcos. Cimbelino XXI: um ensaio, dir. Gustavo Guimarães Gonçalves, Cia. Catraca do Riso, São Paulo - SP. 2014. Teatral.

8.
BARBOSA, Marcos. Cimbelino XXI: um ensaio, dir. Marcos Caresia, Conservatório de Tatuí. 2014. Teatral.

9.
BARBOSA, Marcos. Delantal todo sucio de huevo, dir. Julio Cesar Ramirez, Havana, Cuba. 2013. Teatral.

10.
BARBOSA, Marcos. Feast, co-autoria, dir. Rufus Norris, Royal Court Theatre / Young Vic Theatre, Londres, Inglaterra. 2013. Teatral.

11.
BARBOSA, Marcos. Avental Todo Sujo de Ovo, dir.Bruno Guida, São Paulo - SP. 2013. Teatral.

12.
BARBOSA, Marcos. Delantal todo sucio de huevo, leitura dramatizada, dir. Julio Cesar Ramirez, Havana, Cuba. 2012. Teatral.

13.
BARBOSA, Marcos. Braseiro, dir. Eduardo Machado, Grupo Faísca de Teatro, Évora, Portugal. 2012. Teatral.

14.
BARBOSA, Marcos. Larilará Macunaíma Saravá, dir. Dagoberto Feliz, Teatro Célia Helena, São Paulo - SP. 2012. Teatral.

15.
BARBOSA, Marcos. Quase Nada, dir. Felipe Soledade, Teatro Martim Gonçalves, Salvador - BA. 2011. Teatral.

16.
BARBOSA, Marcos. Almost Nothing, dir. Steven Jones, Lorraine Hansberry Theatre, San Francisco, EUA. 2011. Teatral.

17.
BARBOSA, Marcos. Todo Avental, dir. Alex Cordeiro, Cia. Bololô de Teatro, Natal - RN. 2011. Teatral.

18.
BARBOSA, Marcos. Monstro, dir. Paulo Dourado, Teatro Gamboa Nova, Salvador - BA. 2010. Teatral.

19.
BARBOSA, Marcos. Avental Todo Sujo de Ovo, dir. Jânio Tavares, Grupo Ninho de Teatro, Juazeiro do Norte - CE. 2009. Teatral.

20.
BARBOSA, Marcos. Larilará Macunaíma Saravá, dir. Hebe Alves, Teatro Xisto Bahia, Salvador - BA. 2008. Teatral.

21.
BARBOSA, Marcos. Policarpo Quaresma, dir. Luiz Marfuz, Teatro Castro Alves, Salvador - BA. 2008. Teatral.

22.
BARBOSA, Marcos. Curral Grande, dir. Joca Andrade, CAD UFC, Theatro Nadir Papi Sabóia, Fortaleza - CE. 2008. Teatral.

23.
BARBOSA, Marcos. Niente, Quasi, dir. Ennio Coltorti, Festival Schermo / Scena, Roma, Itália. 2008. Teatral.

24.
BARBOSA, Marcos. Niente, Quasi, dir. Andres Arce Maldonado e Domenico Polidoro, Festival Schermo / Scena, Roma, Itália. 2008. Audiovisual.

25.
BARBOSA, Marcos. Espere Nascer o Sol, dir. Sandra Villa, Teatro ICBA, Salvador - BA. 2007. Teatral.

26.
BARBOSA, Marcos. Avental Todo Sujo de Ovo, leitura dramatizada, dir. Antônio do Valle, Dramaturgias CCBB, São Paulo - SP. 2007. Teatral.

27.
BARBOSA, Marcos. Avental Todo Sujo de Ovo, dir. Fabio Nieto, Salvador - BA. 2007. Teatral.

28.
BARBOSA, Marcos. Almost Nothing / At the Table, dir. Nicholas Gehlfuss, Theatre at Marietta College, Marietta, EUA. 2007. Teatral.

29.
BARBOSA, Marcos. Auto de Angicos, dir. Amir Haddad, Teatro SESC Copacabana, Rio de Janeiro - RJ. 2007. Teatral.

30.
BARBOSA, Marcos. Os Sinos, dir. Carlos Henrique Castro, Trupe Vivarte de Teatro, Fortaleza - CE. 2006. Teatral.

31.
BARBOSA, Marcos. Quase Nada, dir. Alain Brum, Cia dos 7, São Paulo - SP. 2006. Teatral.

32.
BARBOSA, Marcos. At the Table, dir. Pietro Gonzales, Lamicro Theatre, Nova Iorque, EUA. 2006. Teatral.

33.
BARBOSA, Marcos. Almost Nothing, dir. Caroline Ross, Hen and Chickens Theatre, Londres, Inglaterra. 2006. Teatral.

34.
BARBOSA, Marcos. Braseiro, dir. Felipe Assis, Salvador - BA e Ville de la Rochelle, França. 2005. Teatral.

35.
BARBOSA, Marcos. Niente, Quasi, mise en espace, Festival Tramedautore, Piccolo Teatro di Milano, Milão, Itália. 2005. Teatral.

36.
BARBOSA, Marcos. Almost Nothing, dir. Raz Shaw, The Academy of Live and recorded Arts. 2005. Teatral.

37.
BARBOSA, Marcos. Conferência de Imprensas e Outras Aldrabices, dir. Jorge Silva Melo, Artistas Unidos, Lisboa, Portugal. 2005. Teatral.

38.
BARBOSA, Marcos. Almost Nothing / At the Table, dir. Roxana Silbert, Royal Court Theatre, Londres, Inglaterra. 2004. Teatral.

39.
BARBOSA, Marcos. Niente, Quasi, mise en espace, dir. Pietro Bontempo, Festival Intercity São Paulo, Florença, Itália. 2004. Teatral.

40.
BARBOSA, Marcos. A Lenda do Amor Perfeito de Yolanda e Bode Yoyô. dir. Luciano Brito, Grupo Raízes, Nova Olina - CE. 2003. Teatral.

41.
BARBOSA, Marcos. Auto de Angicos, dir. Elisa Mendes, Teatro Xisto Bahia, Salvador - BA. 2003. Teatral.

42.
BARBOSA, Marcos. Quase Nada, dir. Roberto Lage, Teatro Popular do SESI, São Paulo - SP. 2003. Teatral.

43.
BARBOSA, Marcos. Larilará Macunaíma Saravá, dir. Herê Aquino, Grupo Expressões Humanas, Fortaleza - CE. 2003. Teatral.

44.
BARBOSA, Marcos. Minha Irmã, dir. Pedro Domingues, Trupe 'Caba de Chegar de Teatro, Fortaleza - CE. 2003. Teatral.

45.
BARBOSA, Marcos. Brazier / Almost Nothing, leitura dramatizada, dir. Joseph Hill-Gibbins, Royal Court Theatre, Londres, Inglaterra. 2003. Teatral.

46.
BARBOSA, Marcos. Almost Three, leitura, dir. Roxana Silbert, Royal Court Theatre, Londres, Inglaterra. 2002. Teatral.

47.
BARBOSA, Marcos. Braseiro, dir. Artur Guedes, Grupo Armazém de Teatro, Fortaleza - CE. 2000. Teatral.

48.
BARBOSA, Marcos. Os Sinos, dir. Francisco Wellington Junior, Instituto Dragão do Mar, Fortaleza - CE. 1998. Teatral.

49.
BARBOSA, Marcos. Tititi Popopó, dir. Augusto Gigli, Instituto Dragão do Mar, Fortaleza - CE. 1998. Teatral.

Artes Visuais
1.
BARBOSA, Marcos. Estrada do Limbo, videoclipe musical de Lina Tag, direção Marcos Barbosa, 4 minutos. 2018. Vídeo.

2.
BARBOSA, Marcos. Eu sou patrícia, videoclipe musical do Coletivo Cíntxya Cintilantxy, direção Marcos Barbosa, 4 minutos. 2017. Vídeo.

3.
BARRAL, C. S. ; BARBOSA, Marcos . Hotel Jasmim, roteiro e direção de Cláudia Barral e Marcos Barbosa, 19 minutos. 2016. Filme.

4.
BARBOSA, Marcos. O Som da Gota, direção de Marcos Barbosa, curta-metragem, 8 minutos. Seleção oficial do Festival Internacional de Cine e Vídeo Verde de Venezuela (2016) e dos Festivais Sembrando Cine Peru (2015) e Sembrando Cine Brasil (2015). Catalogado pelo Festival Entretodos (São Paulo, 2015) e pelo Festival Cine en Campo (México, 2016). 2015. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BARRAL, C. S. ; BARBOSA, Marcos . O Cego e o Louco, roteiro de longa-metragem adaptado da peça homônima de Cláudia Barral, vinculado ao projeto Narrativas em Trânsito (CNPq). 2016 (Roteiro Audiovisual).

2.
BARRAL, C. S. ; BARBOSA, Marcos . Hotel Jasmim, roteiro de curta-metragem adaptado da peça homônima de Cláudia Barral, vinculado ao projeto Narrativas em Trânsito (CNPq). 2015 (Roteiro audiovisual).

3.
BARRAL, C. S. ; BARBOSA, Marcos . Avental todo sujo de ovo, roteiro de longa-metragem adaptado da peça homônima de Marcos Barbosa, vinculado ao projeto Narrativas em Trânsito (CNPq). 2015 (Roteiro Audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Participação em banca de REJANE PATRÍCIA SANTOS BONIFÁCIO. O RISO PELO AVESSO: a presença do trágico e do cômico na peça Esperando Godot de Samuel Beckett. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Rubia Sousa da Silva. Afogamento: como a palavra amor sai naturalmente das nossas bocas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

2.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Stephane Carol Alves de Sousa. O papel do diretor no processo colaborativo do Teatro Engenho. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

3.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Izabella de Vasconcelos Martins Vaz. As aventuras de Nina e Dindim. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

4.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Camila Souto Camargo de Almeida. A tela mágica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

5.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Rodrigo Henrique Soares de Araujo. Então é Natal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

6.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Waleska Praxedes. Kristal Parque. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

7.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Içara Bahia Oliveira. Cova Rasa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

8.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Vera Helena Pereira Vidigal Bucci. Calvário. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

9.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Júlio Nogueira Caio. Canto sem fim. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

10.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Leonardo Raoni Oliveira da Costa. Duas retas paralelas se encontram no infinito. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

11.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Ricardo Nogueira Bogus. Homens que usam luvas brancas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

12.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Maria Regina Gorzillo. Um concerto ao aprisionamento cotidiano. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

13.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Marcia Arca. O Cão Narrador: Devires emancipatórios na conjunção entre Kafka, Deleuze e Rancière. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

14.
AZEVEDO, S. M.; BARBOSA, Marcos; BRITO, P. M.. Participação em banca de Glausciana Sobreira Cardoso. Teatro Narrativo: Uma experiência cênica do conto "O Gato Preto", de Edgard Allan Poe.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

15.
BARBOSA, Marcos. Participação em banca de Glausciana Sobreira Cardoso. Uma experiência contemporânea no conto 'O Gato Preto' de Edgar Allan Poe. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

16.
OTANI, D.; BARBOSA, Marcos; MARTINS, E. V. D.. Participação em banca de Henrique Buzzi Caponero. O uso da linguagem clownesca na interpretação de textos dramáticos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

17.
Vieira, C. H. V.; OTANI, D.; ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Participação em banca de Paulo Rogério Bolognesi Rocco. A iluminação e a dramaturgia da imagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

18.
MARTINS, P. H.; BARBOSA, Marcos; OTANI, D.. Participação em banca de Vera Helena Pereira Vidigal Bucci. O fortalecimento do diálogo entre teatro e justiça. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

19.
RODRIGUES, M. A.; BARBOSA, Marcos; OTANI, D.. Participação em banca de Joana Dória de Almeida. O processo de criação de "Antídoto para pausas e paralisias": Diálogo entre tempos - o texto clássico e a cena contemporânea. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

20.
OTANI, D.; BARBOSA, Marcos; MARTINS, P. H.. Participação em banca de Einat Falbel. Pós-Man. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

21.
RODRIGUES, M. A.; BARBOSA, Marcos; OTANI, D.. Participação em banca de Rafael Marques Faustino. Perspectivas utópicas no teatro de Samuel Beckett. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Participação em banca de Brenda Coelho; Daiane Lima; Emilie Almeida; Giselle Rocha.Comércio Informal - Carrinho de Café: menorzinho mais popular!. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Social da Bahia.

2.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Participação em banca de Mariana Santos.Ônibus 174: Análise do documentário e das reportagens. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Social da Bahia.

3.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Participação em banca de Silvério Alves dos Santos Filho.Glauber Rocha: Como a mídia impressa baiana noticiou-o e a seus trabalhos no período de 1959 a 1965. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Social da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de; Lima, Wladilene de Sousa; GIL, J. P.; ESTEVES, João Antônio de Lima. Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes - Teatro. 2008. Fundação Nacional de Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Festival Recife do Teatro Nacional.Avental Todo Sujo de Ovo. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBUQUERQUE, Marcos Barbosa de. Minifestival de Dramaturgia "Quatro Cravos para Exu". 2010. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thiago Richter de Araújo. Noite de Reis or What You Will: um estudo das possibilidades bilíngues e da direção de atores em uma cena shakespeareana. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

2.
Leonardo de Medeiros. Nos braços de Morfeu: memorial do processo de elaboração e de pesquisa cênica. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

3.
Isabela Ávila Leal de Menezes. Você está aqui...?. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

4.
Leonardo Rocha Loures Malinovski. Experimentações na produção de vídeos em formato de esquete para internet. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

5.
Gabriela Moretti Pinto de Lemos. Mesa para cinco. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

6.
Carolina Barres de Almeida. Casa Vazia. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

7.
Louise Estorani Mendes. Duas, dois. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

8.
Júlia Fovitzky de Assis. A Colina Morta. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

9.
Eduardo Duarte Joly. Cani Corso. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

10.
Cláudia Soares Cruz. Ponto de Partida. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

11.
Ana Enésia Sampaio Machado. Humanidade. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

12.
Maria Zilda Cardoso Pereira Hamrick. O Sapo Bolota. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiro e Dramaturgia) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

13.
Ricardo Nogueira Bogus. O Pato. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

14.
Claudia Maria Viggiano Laurenti. Longa Jornada: Um laboratório experimental de atores para uma encenação contemporânea. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

15.
Mauro José dos Prazeres Júnior. Despedaça-me: Poéticas da cena contemporânea em uma adaptação do conto "Assez", de Samuel Beckett. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

16.
Thiago Gomes Ribeiro. Cabeça de Frade. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiros para Televisão e Vídeo) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

17.
Apoena Araújo Serrat. O Fantasma do Circo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiros para Televisão e Vídeo) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

18.
Victor Araújo Mascarenhas. Na Calada da Noite. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiros para Televisão e Vídeo) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

19.
Amanda Aouad Almeida. Filhas d'Oxum. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiros para Televisão e Vídeo) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

20.
Sebastião Valença Filho. 1. Com o Coração no Tornozelo: Escrita de um roteiro para televisão, adaptado a partir do conto homônimo de Sebastião Valença Filho. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Roteiro Para Tv e Vídeo) - Faculdades Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

21.
Rafaela Karina Carrijo Rozendo Pinto. 2. A Adaptação dos Contos ?Passeio Noturno I? e ?Passeio Noturno II, de Rubem Fonseca, para um Roteiro Televisivo. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Roteiro Para Tv e Vídeo) - Faculdades Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

22.
Maria Almiraci Santos da Silva. 3. Delicado: Roteiro televisivo baseado no conto homônimo de Nélson Rodrigues. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Roteiro Para Tv e Vídeo) - Faculdades Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

23.
Adam Gusmão Cunha; Paulo Virgilio Campos de Souza. 5. Eduardo e Mônica: Memória crítica de um roteiro televisivo adaptado da canção homônima de Renato Russo. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Roteiro Para Tv e Vídeo) - Faculdades Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

24.
Doris Veiga Pinheiro. Bichos fantásticos da cultura popular brasileira: docudrama. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Roteiros para Televisão e Vídeo) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julia Francisco Oliveira. A fenomenologia do tempo de Gaston Bachelard na poética cênica de Robert Wilson. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

2.
Júlia Fovitzky de Assis. Corcunda Sublime: Dimensões do grotesco e do sublime em O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

3.
Fernanda Esteves Fazzio. A Inquietante Beleza do Feio: Ensaios poéticos sobre as máscaras, o feio e a criação literária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

4.
Adiel Alves da Silva. MEMÓRIAS EM CENA: Práticas criativas da história oral para o ensino de teatro com alunos de escola pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

5.
Saulo Santos Oliveira. É CORDA, É CORDÃO, É CORDEL: A LITERATURA DE CORDEL E SUAS POTENCIALIDADES DRAMÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

6.
Tassio Ferreira Santana. SEDUÇÃO AO DRAMA: PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

7.
Barbara Pessoa Santos Cardoso. DRAMA E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO PERTINENTE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

Iniciação científica
1.
Rafael Ernica. Bom dia, Espírito Santo! Entre a religiosidade e a fantasia: uma pesquisa dramatúrgica sobre os diários de Ana Maria, minha mãe. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

2.
Rafael Simão Marum. Yerma: uma leitura psicanalítica sobre a maternidade e sua relação com o processo artístico-criativo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

3.
Lígia Gomes Cossé. Arte e Memória: o teatro como exercício de memória das ditaduras latino-americanas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

4.
Júlia Fovitzky de Assis. O Romantismo e o Melodrama em. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.

5.
Julia Francisco de Oliveira. A cena de Robert Wilson: Poética do espaço e do tempo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Marcos Barbosa de Albuquerque.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 17:16:53