Louise Brandes Moura Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4806305058164297
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


É Licenciada em Filosofia pela Universidade de Brasília (1995), Mestra e Doutora em Educação pela Montclair State University, Nova Jersey, EUA (1996, 2004). Tem formação complementar em Ensino de Ciências pelo Aharon Ofri International Training Center, Jerusalém, Israel (1998). Desde 2004, quando foi Professora Visitante do Núcleo de Educação Científica (NECBIO) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (2004-2006), vem trabalhando com pesquisa e formação de professores nessa área. No presente é Professora Adjunto III da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e atua como docente no curso de Licenciatura em Ciências Naturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Louise Brandes Moura Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.;FERREIRA, LOUISE BRANDES MOURA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina.
Área Universitária No. 1, Vila Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora de Fátima
73300000 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33085185
Fax: (61) 33081390
URL da Homepage: http://www.unb.br/fup/


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em Doctor of Education.
Montclair State University, MSU, Estados Unidos.
Título: The Role of a Science Story, Activities, and Dialogue Modeled on Philosophy for Children in Teaching Basic Science Process Skills to Fifth Graders, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Maughn Gregory.
Bolsista do(a): Montclair State University, MSU, Estados Unidos.
Palavras-chave: Filosofia para Crianças; Ensino de Ciências; Modelagem; Processos de Pensamento Científico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1996
Mestrado profissional em Masters of Education.
Montclair State University, MSU, Estados Unidos.
Título: Mestrado Profissionalizante (sem Tese), Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Mestrado Profissionalizante (sem Tese).
Bolsista do(a): Montclair State University, MSU, Estados Unidos.
Palavras-chave: Filosofia para Crianças; Comunidade de Investigação; Diálogo em Sala de Aula; Novela Filosófica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Licenciatura em Biologia.
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
1991 - 1995
Graduação em Filosofia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Lógica e Pensamento Informal no Programa de Filosofia para Crianças.
Orientador: Nelson Gonçalves Gomes.




Formação Complementar


2015 - 2015
New England Workshop on Science and Social Change. (Carga horária: 28h).
University of Massachusetts Boston, UMass Boston, Estados Unidos.
2000 - 2000
Taching Seminar For Advanced Graduate Students. (Carga horária: 30h).
American Philosophical Association, APA, Estados Unidos.
1998 - 1998
Education for Science and Technology. (Carga horária: 192h).
Israeli Centre for International Cooperation, AOFRI/MASHAV, Israel.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professora da parte presencial da Especialização em Ciências da Natureza e Matemática (Lato Sensu) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Etapa realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2007 na cidade de Salvador, Bahia. (Total de horas: 24 horas).

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalho de tutoria realizado junto ao Centro de Educação a Distância (CEAD) para a Especialização em Ciências da Natureza e Matemática (Lato Sensu) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Módulo 4: Elementos de Pesquisa e a Prática do Professor. (Total de horas: 30 horas)

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Trabalho voluntário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente substituto, Carga horária: 40

Atividades

8/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Filosofia da Ciência
Metodologia da Pesquisa em Educação
Tópicos Especiais em Ensino de Biologia: História da Genética Clássica no Ensino de Biologia
4/2010 - 4/2015
Ensino, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Desenvolvimento de Recursos Didáticos
Estudo Dirigido Individual
Prática Docente Supervisionada
Redação de Texto Científico
6/2004 - 6/2006
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ciências
Pesquisa em Educação Científica 1
Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia
Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências
Metodologia do Ensino de Biologia
Tópicos Especiais no Ensino de Ciências: O Uso de Modelos no Ensino Fundamental
9/1996 - 7/1998
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
Evolução do Pensamento Filosófico e Científico
Introdução à Filosofia

Faculdade JK, FJK, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2008 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Farmácia, Curso de Farmácia.

Atividade realizada
Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do Curso de Farmácia.
7/2007 - 12/2007
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Montclair State University, MSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Assistente de Doutorado, Enquadramento Funcional: Graduate Assistant, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de technologia digital e internet para recrutamento do projeto "THISTLE," "THInking Skills for Teaching and LEarning" no "Department of Educational Foundations"

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Assistente de Doutorado, Enquadramento Funcional: Graduate Teaching Assistant, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Assistente de Mestrado, Enquadramento Funcional: Graduate Assistant, Carga horária: 20

Atividades

1/2002 - 5/2002
Serviços técnicos especializados , College of Education and Human Services, .

Serviço realizado
Coordenadora de tecnologia digital e Internet para recrutamento do projeto "THISTLE," "Thinking Skills for Teaching and Learning.".
7/1999 - 12/2000
Ensino, Education, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Philosophical Orientation to Education.
8/1995 - 5/1996
Serviços técnicos especializados , Institute for the Advancement of Philosophy for Children, .

Serviço realizado
Assistente. Auxílio de professores do Instituto nas áreas de ensino e pesquisa..

Colégio Dom Bosco Salesianos, ISJB, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Filosofia do Ensino Fundamental (5a à 8a séries).

Atividades

4/1995 - 8/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Ensino de Habilidades e Procedimentos da Investigação Científica
Descrição: O presente projeto de pesquisa busca desenvolver e avaliar, por meio de pesquisa empírica educacional, metodologias e recursos didáticos para o ensino dos procedimentos e habilidades da investigação científica. Inicialmente a proposta se dará no campo da Biologia Celular e Molecular. As habilidades investigadas serão a observação, o registro da observação, a inferência e o uso de modelos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Louise Brandes Moura Ferreira - Coordenador / Carla Maria Medeiros y Araujo - Integrante / Karlla Vieira do Carmo - Integrante / Bernardo Oricchio Rodrigues - Integrante.Número de orientações: 1
2008 - 2013
História e Filosofia da Biologia no Ensino de Genética
Descrição: O projeto tem por objetivo o desenvolvimento e a avaliação através de pesquisa empírica educacional de metodologias de ensino para o episódio histórico da apresentação do texto "Experimentos em hibridização de plantas" de 1865 de Gregor Mendel (1822-1884) na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Busca-se contextualizar o trabalho de Mendel na tradição dos hibridizadores que o antecederam bem como ressaltar seu aspecto criativo e inovador. Do ponto de vista historiográfico, a pesquisa é realizada com base em textos primários e secundários. A fundamentação teórica que orienta a criação das metodologias de ensino é calcada na literatura acadêmica recente sobre o uso da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências que discute o ensino de aspectos da natureza da ciência. Pesquisa educacional empírica quantitativa e qualitativa nos sítios de aplicação trata da avaliação dos materiais e métodos de ensino desenvolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Louise Brandes Moura Ferreira - Coordenador / GILBERTO OLIVEIRA BRANDÃO - Integrante / Juliana Ricarda de Melo - Integrante / Lucas Almeida Alencar - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2004 - 2006
Uso de Modelos no Ensino de Ciências no Nível Fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Filosofia Para Crianças.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Albert Wang Dissertation Award, Montclair State University, Nova Jersey, EUA.
2000
Scholarship for theTeaching Seminar for Advanced Graduate Students in Philosophy, The American Philosophical Association, Delaware, EUA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CARMO, KARLLA VIEIRA DO2016CARMO, KARLLA VIEIRA DO ; FERREIRA, LOUISE BRANDES MOURA ; ARAUJO, CARLA MEDEIROS Y . Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática. Ciência & Educação, v. 22, p. 935-950, 2016.

2.
MELO, J. R.2016MELO, J. R. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . O Monge que Plantava Ervilhas:Um Recurso Didático sobre Genética e Humanização das Ciências. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 4854-4864, 2016.

3.
Alencar, Lucas A.2016Alencar, Lucas A. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . Filosofia para Crianças como Modelo para Ensinar Conceitos Básicos de Biologia Celular e Genética para alunos do 7º. Ano/ 8ª. Série do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 3025-3036, 2016.

4.
4OLIVEIRA, G. B.2013OLIVEIRA, G. B. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . Cromossomos sexuais e determinação sexual?. Filosofia e História da Biologia, v. 8, p. 493-500, 2013.

5.
2FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.;FERREIRA, LOUISE BRANDES MOURA2012 FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Philosophy for Children in the Science Class: Children Learning Basic Science Process Skills through Narrative. Thinking (Upper Montclair, N.J.), v. 20, p. 71-79, 2012.

6.
5FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.;FERREIRA, LOUISE BRANDES MOURA2009FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; GUIMARAES, E. M. ; GUIMARAES, Z. F. S. . Pre-service science teachers' perceptions on the use of science models as pedagogical tools to enhance hands-on, minds-on curriculum activities. International Journal on Hands-On Science, v. 2, p. 22-23, 2009.

7.
3OLIVEIRA, G. B.2009 OLIVEIRA, G. B. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . O ensino de genética no nível médio: a contextualização histórica dos experimentos de Mendel para o raciocínio sobre os mecanismos da hereditariedade. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 43-63, 2009.

8.
6FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.;FERREIRA, LOUISE BRANDES MOURA1998FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Filosofia e Investigação em Sala de Aula: Uma Comparação entre as Idéias de John Dewey e Matthew Lipman. Linhas Críticas (UnB), Brasília, v. 3, n.5-6, p. 21-30, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, G. B. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . Análise da Genética Clássica dos livros didáticos do ensino superior e implicações para a formação de professores de Ciências Naturais. In: Cibelle Celestino Silva; Maria Elice Brezinski Prestes. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed.São Carlos: Tipographia, 2013, v. 1, p. 471-480.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARAES, E. M. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . A criação de borboletas: uma aprendizagem por investigação na formação inicial de professores de Ciências. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, 2012, Porto. Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. Porto, 2012. v. 1. p. 7678-7692.

2.
BRAGA, Cleonice Miguez Dias da Silva Braga ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. ; GASTAL, M. L. A. . O Uso de Modelos no Ensino da Divisão Celular na Perspectiva da Aprendizagem Significativa. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

3.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; GUIMARAES, Z. F. S. ; GUIMARAES, E. M. ; FRANCO, L. S. . O papel dos modelos na formação de licenciandos em Ciências Biológicas: Uma investigação do tipo professor-pesquisador. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, ENPEC, 2007, Florianópolis. Anais do VI ENPEC. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. v. 1. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; GUIMARAES, E. M. ; Brito, P. E. ; FERNANDES, J. P. . Modelos Astronômicos Históricos: O que Ptolomeu e Copérnico Podem Ensinar sobre a Relação entre Observação e Inferência na Formação de Professores em Ciências Naturais?. In: 13o Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), 2010, Recife. 13o Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), 2010.

2.
GUIMARAES, E. M. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . O uso de modelos na formação de professores de ciências. In: 2º Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, EREBioSul, 2006, Florianópolis. Anais do 2º Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Florianópolis: Associação Brasileira do Ensino de Biologia, 2006.

3.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Alfabetização científica e o papel de uma estória científica na aprendizagem dos processos de observação e inferência em uma quinta série do ensino fundamental. In: BIOED 2004- International Conference on Biology Education, 2004, Rio de Janeiro. Conference Proceedings, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; GUIMARAES, E. M. ; GUIMARAES, Z. F. S. . Preservice Science Teachers Perceptions on the Use of Science Models as Pedagogical Tools to Enhance Hands-on/Minds-on Curriculum Activities. In: 5th International Conference on Hands-on Science: Formal and Informal Science Education, 2008, Olinda. HSCI 2008 Proceedings of the 5th International Conference on Hands-on Science: Formal and Informal Education 13rd - 17th October, 2008, Espaço Ciência, Olinda-Recife, Brazil. Braga: The Hands-on Science Network, 2008. v. 1. p. 248-248.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; MELO, J. R. ; OLIVEIRA, G. B. . Developing a philosophy for children modeled science dialogue: teaching classic genetics and the nature of science through narrative. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELO, J. R. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. ; GUIMARAES, M. N. K. . Concepção de ciência e de cientistas de estudantes de licenciatura em Ciências Naturais após análise de um recurso didático com perspectiva histórico-filosófica sobre os experimentos de Gregor Mendel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARMO, K. V. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. ; ARAUJO, Carla Maria Medeiros y . Habilidades de procedimentos da investigação científica: percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas a partir de uma sequência didática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELO, J. R. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . O uso de narrativas históricas na construção de uma unidade didática em Genética Clássica com uma perspectiva histórica e social da produção do conhecimento científico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BRANDAO, G. O. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . 'As características brincam de esconde-esconde?: uma experiência de criatividade em um curso de formação de professores de Ciências Naturais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BRANDAO, G. O. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . Análise da Genética Clássica nos livros didáticos do ensino superior e implicações para a formação de professores em Ciências Naturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; BRANDAO, G. O. . A linhagem de Mendel em sala de aula: uma proposta de reconstrução história Deweyana dos modelos experimentais de cruzamentos híbridos no ensino de Genética Clássica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; GUIMARAES, E. M. ; Brito, P. E. ; FERNANDES, J. P. ; MELO, J. R. . Modelos astronômicos históricos: o que Ptolomeu e Copérnico podem ensinar sobre a relação entre observações e inferências na formação de professores de Ciências Naturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRANDAO, G. O. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . O Ensino de Genética no Nível Médio: A Importância da Contextualização Histórica dos Experimentos de Mendel para o Raciocínio sobre os Mecanismos da Hereditariedade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Elementary science education and philosophy for children: A review of the literature. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Black marginality in Jorge Amado's Tent of Miracles and Ralph Ellison's Invisible Man: A non-Cartesian approach to the construction of self-identity. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Philosophy for children and the role of analogial reasoning in the improvement of critical thinking. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Platão e o Problema Educacional - XXVI Semana de Filosofia da UnB: Questões. São Paulo: Edições Loyola, 1996 (Publicação de participação em debate de mesa redonda).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Comunidade de Investigação na Sala de Aula, UNESCO-MEC (TV Escola). 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; MELO, J. R. ; SILVA, R. R. . Filosofia para Crianças e o Ensino de Ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; MELO, J. R. ; SILVA, R. R. . Filosofia para Crianças e o Ensino de Ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. II Etapa do Encontro Presencial da Especialização em Ciências da Natureza e Matemática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUIMARAES, M. N. K.; FERREIRA, LOUISE BRANDES MOURA; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Vítor Rios Valdez. Desenvolvimento de uma Matriz de Competências e Habilidades para Repensar o Ensino de Ciências pela Perspectiva do Ensino por Investigação. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) - Universidade de Brasília.

2.
GUIMARAES, E. M.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Participação em banca de Alberto Gomes de Brito. O uso do Jardim Zoológico de Brasília como ferramenta facilitadora para desenvolvimento do raciocínio cientifico.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) - Universidade de Brasília.

3.
JUSTI, R. S.; MARTINS, C. M. C.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Participação em banca de Mariana de Carvalho Capistrano Cunha. "Eu Como Porque Preciso Comer": Idéias e Analogias de Crianças do Ensino Fundamental sobre Sistema Digestório. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
CARMELO, A. C.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; MATTEINI, M.; CARNEIRO, C. D. R.; AMEZQUITA, M. P.. Participação em banca de Anete Maria de Oliveira. Divulgação Científica da Evolução do Meio Físico e da Presença Humana no Distrito Federal, Brasil: Contribuições do Tempo Profundo para a Consciência Planetária. 2016. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade de Brasília.

2.
CALDEIRA, A. M. A.; CORAZZA, M. J.; PARDINI, M. I. M.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; ARAUJO, E. S. N. N.. Participação em banca de Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade. A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: reflexões sobre o conceito de gene. 2011. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
CARMELO, A. C.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Participação em banca de Anete Maria de Oliveira. Evolução do Meio Físico do Distrito Federal (DF), Brasil, do Neoproterozoico ao Holoceno, numa Abordagem para Profissionais da Área de Análise Ambiental. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências Aplicadas) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
GUIMARAES, M. N. K.; SILVA, D. M. S.; FERREIRA, LOUISE BRANDES MOURA. Participação em banca de Vitor Rios Valdez. Ensino por Investigação: Desenvolvimento de Competâncias e Habilidades por meio de Projetos para Feira de Ciências Escolares. 2017.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; Brito, P. E.. Participação em banca de Ana Carolina Mikitchuck.Análise de uma atividade cinestésica para ensinar o movimento de retrogradação dos planetas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

2.
FURTADO, D. A.; ROTTA, J. C. A.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Participação em banca de Thamires Rodrigues Costa Vasconcelos.Ferramenta de Ensino de História e Filosofia da Ciência nos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

3.
FURTADO, D. A.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Participação em banca de Maria Licia de Lima Farias.Copérnico estava certo? Uma análise de epiciclos e séries de Fourier. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; FREITAS, M. L. L.; VIEIRA, M. C.. Professor Substituto para o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Faculdade UnB Planaltina. 2009. Universidade de Brasília.

2.
GUIMARAES, E. M.; BIZERRIL, M. X. A.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Professor Substituto para o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Faculdade UnB Planaltina. 2008.

3.
GASTAL, M. L. A.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; BIZERRIL, M. X. A.. Professor Visitante para o Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas. 2006. Universidade de Brasília.

4.
GASTAL, M. L. A.; GUIMARAES, E. M.; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.. Professor Substituto para o Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas. 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Extensão em Ciência de Animais em Laboratório-UNICEUB (8h). 2006. (Outra).

2.
III Encontro Nacional de Educação para o Pensar "Ética e Educação" (24h). 1999. (Outra).

3.
A Filosofia na Educação das Crianças.A Filosofia na Educação das Crianças. 1997. (Encontro).

4.
Treinamento em Filosofia para Crianças: Programa "Rebeca": Pré-escola (40h). 1997. (Outra).

5.
Semana de Extensão da Universidade de Brasília.Oficina Pedagógica: Aula Demonstrativa: Filosofia para Crianças: Um Programa Filosófico-Educacional. 1996. (Oficina).

6.
Semana de Extensão da Universidade de Brasília.Filosofia para Crianças: O papel da novelas filosóficas na comunidade de investigação. 1996. (Outra).

7.
XIV Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia.Educação para o Pensar. 1996. (Encontro).

8.
XXVI Semana de Filosofia da Universidade de Brasília.Platão e o Problema Educacional. 1996. (Simpósio).

9.
Treinamento em Filosofia para Crianças Programa "A Descoberta de Aei dos Telles" - 5 e 6 anos do Ensino Fundamental (40h). 1995. (Outra).

10.
Filosofia e Ciência diante dos Novos Paradigmas do Século XXI (40h). 1994. (Simpósio).

11.
Treinamento em Filosofia para Crianças: Introdução à Filosofia para Crianças (40h). 1994. (Outra).

12.
XXIII Semana de Filosofia - Ciclo de Conferência (10h). 1993. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARAES, E. M. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. ; Brito, P. E. ; ROTTA, J. C. G. ; FREITAS, M. L. L. . 1o. Seminário Brasileiro de Integração das Licenciaturas em Ciências Naturais. 2008. (Congresso).

2.
SALLES, P. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . I Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia em Brasilia: Ciência e Tecnologia: Patrimônio da Sociedade. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bernardo Oricchio Rodrigues. Ciências, Agora no Laboratório: as ideias pedagógicas de John Dewey aplicadas em um laboratório de Ciências.. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Louise Brandes Moura Ferreira.

2.
Lucas Almeida Alencar. Filosofia para Crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) - Universidade de Brasília, . Orientador: Louise Brandes Moura Ferreira.

3.
Juliana Ricarda de Melo. Percepções de estudantes de licenciatura em ciências naturais sobre uma unidade didática acerca da humanização da ciência com base nos estudos de Gregor Mendel sobre a hereditariedade. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profisionalizante em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Orientador: Louise Brandes Moura Ferreira.

4.
Karlla Vieira do Carmo. Habilidades e procedimentos da investigação científica: percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequencia didática em biologia celular e molecular. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) - Universidade de Brasília, . Orientador: Louise Brandes Moura Ferreira.

5.
Maria Luisa de Araújo Gastal. O uso de modelos no ensino da divisão celular na perspectiva da aprendizagem significativa. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Louise Brandes Moura Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina Mikitchuk. Análise de uma Atividade Cinestésica para Ensinar o Movimento de Retrogradação dos Planetas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Louise Brandes Moura Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
4OLIVEIRA, G. B.2013OLIVEIRA, G. B. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . Cromossomos sexuais e determinação sexual?. Filosofia e História da Biologia, v. 8, p. 493-500, 2013.


Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, G. B. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. . Análise da Genética Clássica dos livros didáticos do ensino superior e implicações para a formação de professores de Ciências Naturais. In: Cibelle Celestino Silva; Maria Elice Brezinski Prestes. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed.São Carlos: Tipographia, 2013, v. 1, p. 471-480.


Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; MELO, J. R. ; OLIVEIRA, G. B. . Developing a philosophy for children modeled science dialogue: teaching classic genetics and the nature of science through narrative. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELO, J. R. ; FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M. ; GUIMARAES, M. N. K. . Concepção de ciência e de cientistas de estudantes de licenciatura em Ciências Naturais após análise de um recurso didático com perspectiva histórico-filosófica sobre os experimentos de Gregor Mendel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; MELO, J. R. ; SILVA, R. R. . Filosofia para Crianças e o Ensino de Ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERREIRA, Louise B. M. ou FERREIRA, L. B. M.; MELO, J. R. ; SILVA, R. R. . Filosofia para Crianças e o Ensino de Ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 21:32:00