Carlos Augusto Posser Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5598023034767638
  • Última atualização do currículo em 04/12/2014


Possui graduação em Engenharia Agronômica (1996) pela Universidade Federal de Pelotas-Pelotas/RS, Mestrado (2000) e Doutorado (2003) em Agronomia, área de concentração Fruticultura de Clima Temperado pela mesma instituição. Desde 2008 é pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Pelotas-RS, atuando na área de Sistemas de Produção Sustentáveis com ênfase no desenvolvimento de fertilizantes alternativos a partir de subprodutos de mineração em combinação com matérias primas de origem orgânicas em sistemas de manejo de culturas anuais e perenes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Augusto Posser Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, C. A. P.;SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO P.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado, Embrapa Clima Temperado.
AC Pelotas
Centro
96010971 - Pelotas, RS - Brasil - Caixa-postal: 403
Telefone: (53) 32758253


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Doutorado em Agronomia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Avaliação do Efeito das Horas de Frio, Épocas de aplicação e Doses de Cianamida Hidrogenada e Óleo Mineral na Brotação, Floração e Frutificação Efetiva de Pessegueiro em Condições de Inverno Subtropical, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Flavio Gilberto Herter.
Palavras-chave: Dormência; Ecodormência; Tétrades; Meiose polinica; Necessidade de frio; Adaptaçao.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fruticultura de Clima Temperado.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Frutíferas de Clima Temperado.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal / Especialidade: Ecofisiologia Vegetal.
1998 - 2000
Mestrado em Pós Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Multiplicação in vitro de porta-enxertos do gênero Prunus,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: José Carlos Fachinello.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Prunus sp; Cultura de tecidos; Porta-enxertos; Hormônios vegetais.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Cultura de Tecidos.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Biotecnologia.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Frutíferas de Clima Temperado.
1997 - 1998
Aperfeiçoamento em Porta Enxertos Para Frutas de Caroço. (Carga Horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Porta-enxertos para frutas de caroço. Ano de finalização: 1998.
Orientador: José Carlos Fachinello.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1990 - 1996
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Atuação Profissional



Embrapa Clima Temperado, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador visitante contratato pelo convênio Embrapa/Fapeg/Petrobras-SIX para colaborar no desenvolvimento de insumos para uso agrícola à base de subprodutos da exploração de xisto (folhelho pirobetuminoso), planejar, executar e conduzir experimentos e avaliar a eficiência agronômica e o efeito desses insumos sobre a segurança alimentar,.

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Embrapa Clima Temperado, .


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: MSc, área Fruticultura de Clima Temperado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vínculo EMBRAPA/CNPQ na modalidade de bolsa DTI (Processo individual número:48.0158/00-2) com duração até ABRIL DE 2003. Título do projeto: Produção de Borbulhas de Prunóideas com Alta Sanidade e Identidade Genética para Implantação de Programa de Certificação de Mudas Matrizes. Coordenador do Projeto: Pesquisador Luis Antônio Suita de Castro (Processo institucional número 68.0200/00-2

Atividades

3/2001 - 3/2003
Serviços técnicos especializados , Embrapa Clima Temperado, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de metodologia de produção de mudas de Prunóideas.


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de insumos alternativos para sistemas de produção sustentáveis
2.
Avaliação da eficiência agronômica de insumos a base de xisto em sistemas de produção de grãos e frutíferas de clima temperado


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Fontes alternativas de nutrientes no Rio Grande do Sul prospecção, caracterização, avaliação da eficiência agronômica, dos alimentos e da segurança ambiental

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Augusto Posser Silveira - Coordenador / Clenio Nailto Pillon - Integrante / Adilson Luis Bamberg - Integrante / Rosane Martinazzo - Integrante / Magda Bergamnn - Integrante / Peter van Straaten - Integrante.
2010 - Atual
Produção orgânica de uva para suco: construção participativa do conhecimento e desenvolvimento de tecnologias para agricultores familiares da Serra Gaúcha

Descrição: O mercado para os produtos orgânicos vem apresentando expansão significativa no Brasil, a exemplo do observado em muitos países. Em 2010, as vendas no mercado interno alcançaram 350 milhões de reais, enquanto as exportações atingiram 108 milhões de dólares. Esses valores são, respectivamente, 40% e 30% superiores aos registrados em 2009. Na Serra Gaúcha, principal região produtora de uva e vinho do país, o cultivo da videira é uma atividade social e econômica muito importante para um elevado número de pequenos produtores de base familiar. Para muitos desses viticultores, entretanto, a produção de uva nos moldes tradicionais, baseada no uso intensivo de agrotóxicos e adubos químicos e destinada ao abastecimento das indústrias processadoras, não é mais uma opção técnica e economicamente viável. Para esses produtores, verifica-se uma necessidade premente de oferecer-lhes novas opções para a recomposição da renda e diversificação da produção. O cultivo de uvas americanas e híbridas para suco em sistemas agroecológicos insere-se, nesse contexto, como uma alternativa bastante promissora, em função da melhor adaptação das cultivares às condições climáticas da região, demanda por suco em contínua ascensão e possibilidade de agregação de valor econômico (matéria-prima diferenciada, uva orgânica para consumo in natura e suco orgânico integral). Em vista disso, está sendo proposto um projeto de pesquisa e transferência de tecnologia, idealizado a partir de inúmeras demandas regionais e construído com a participação efetiva de diversos agentes da cadeia, em especial, do setor produtivo. Os objetivos do projeto serão perseguidos através de ações de pesquisa executadas em seis planos de ação, num trabalho de parceria multi-institucional, envolvendo a Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Bento Gonçalves), Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Augusto Posser Silveira - Coordenador / Adilson Luis Bamberg - Integrante / Rosane Martinazzo - Integrante / João Caetano Fioravanço - Integrante.
2010 - Atual
As sementes crioulas como instrumento tecnológico e cultural na integração do agricultor familiar no contexto sócio-econômico

Descrição: A conscientização da importância para a humanidade do estabelecimento e implantação de princípios da sustentabilidade tem remetido ao reconhecimento de que é preciso melhor conhecer o papel que práticas alternativas à agricultura sintética, surgida após a Segunda Guerra Mundial, desempenham. Agricultores familiares têm sido pródigos em exercitar estas práticas. Assim, graças a eles, mais concretamente aos guardiões de sementes, se mantém um acervo valioso de germoplasma vegetal, que se traduz em recursos genéticos disponíveis, que garantem, ainda, a segurança alimentar no planeta. A pesquisa cientifica no mundo, ainda é incipiente quanto a estes recursos e este é um papel que deve assumir, na perspectiva do grande risco que estes sofrem de erosão genética. Ao mesmo tempo, é fundamental a composição de um modelo alternativo de produção àquele sintético acima mencionado, de modo não apenas a contribuir para a sustentabilidade ambiental, mas, principalmente, para servir de suporte à independência sócio-econômica do agricultor, em especial o familiar, garantindo a plenitude de sua capacidade de escolha e, simultaneamente, permitindo a sua inclusão produtiva e, consequentemente, a sua inclusão social . Este projeto, assim, busca entender, pela pesquisa, três componentes da produção de alimentos: a semente, em si o próprio alimento; as rochas, que podem constituir-se em fertilizantes naturais, e as formulações de fermentados naturais, que podem resultar em coadjuvantes chaves no controle de pragas, todos sob o ângulo das possíveis interações que possam e devam surgir entre genótipos e produtos. O estudo do germoplasma crioulo, sua coleta, caracterização e uso, já tem sido objeto de pesquisa pela equipe que integra a presente proposta. Na verdade busca-se uma continuidade deste trabalho que já produziu resultados importantes, concretizados na identificação de cultivares crioulas de feijão, milho, pepino, melão, cebola, feijão-miúdo, abóbora e pimenta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Augusto Posser Silveira - Coordenador / Clenio Nailto Pillon - Integrante / Adilson Luis Bamberg - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante.
2010 - Atual
Utilização de resíduos da atividade pesqueira, da produção de agroenergia e da mineração, como fertilizantes orgânicos em sistemas de produção agrícola familiar de base ecológica

Descrição: Os volumes de resíduos gerados na cadeia da agroenergia e na atividade pesqueira são cada vez maiores em virtude do aumento da demanda pelos produtos básicos destas cadeias. Como reflexo dessa situação surge a necessidade de medidas eficientes de transformação e ciclagens desses materiais. Os principais resíduos da agroenergia são as tortas obtidas após o processo de extração do óleo, enquanto na atividade pesqueira os resíduos são as partes não aproveitadas comercialmente, as quais não tem sido devidamente tratadas. A utilização como fertilizantes, dos resíduos gerados nessas duas cadeias, além de reduzir os impactos que causam ao ambiente, torna-se peça importante para o processo de transição agroecológica, por proporcionar uma alternativa aos adubos químicos. Nesse contexto o objetivo do projeto é avaliar o uso dos resíduos da atividade pesqueira, da produção de agroenergia e da mineração como fonte de matéria prima para a produção de fertilizantes orgânicos e organominerais, destinados a sistemas de produção agrícola familiar de base ecológica. Os experimentos serão conduzidos na área experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na sede do Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado (CPACT), e na Estação Experimental Cascata (EEC), localizadas no município de Pelotas, e em propriedades de agricultores da região sul do Rio Grande do Sul. Os resíduos a serem utilizados na presente proposta serão a torta de mamona e de tungue, e o resíduo de pescado, sobra do processamento, que serão avaliados na forma de composto e como fertilizante orgânico líquido, após processo de fermentação. Os fertilizantes orgânicos obtidos pelo processamento dos mencionados resíduos serão também incorporados a uma matriz fertilizante contendo uma fração mineral obtida a partir de resíduo de mineração. Definidos os processos para produção dos fertilizantes, o material resultante será avaliado quanto a sua composição e liberação de nutrientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Augusto Posser Silveira - Coordenador / Adilson Luis Bamberg - Integrante / Rosane Martinazzo - Integrante / Carlos Alberto Barbosa Medeiros - Integrante.
2004 - Atual
Avaliação da eficiência agronômica, segurança dos alimentos e segurança ambiental de matrizes fertilizantes a base de co-produtos de xisto para uso na agricultura

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Carlos Augusto Posser Silveira - Integrante / Clenio Nailto Pillon - Integrante / Adilson Luis Bamberg - Integrante / Rosane Martinazzo - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2003
Produção de Borbulhas de Prunóideas com Alta Sanidade e Identidade Genética para Implantação de Programa de Certificação de Mudas Matrizes

Descrição: No Rio Grande do Sul, cerca de 90% das propriedades estão concentradas na classe até 10 ha, portanto, com caráter de agricultura familiar. As culturas do pessegueiro, nectarineira e ameixeira apresentam alta rentabilidade, constituindo-se em uma boa opção principalmente para pequenas propriedades e também para produtores empresariais, caracterizando-se como importante fonte de geração de empregos. O Brasil produz 135.000 toneladas de pêssego ao ano com um consumo per capita muito baixo, de 700 a 800g. Apesar do elevado potencial que estas culturas apresentam, existe uma ameaça crescente, representada pelo grande número de doenças que são transmitidas vegetativamente, ocasionando sérios prejuízos à fruticultura. Seus agentes são, principalmente, vírus e fitoplasmas e organismos de natureza e etiologia similares. Disfunções de natureza viral são responsáveis por perdas drásticas, quando propagadas vegetativamente, tanto devido a contaminações de cultivares copa como de porta-enxertos. Considera-se que boa parte das prunóideas plantadas no Brasil são originárias de material propagativo contaminado com um ou mais vírus ou fitoplasma. Levantamentos visuais confirmam essa constatação. Existem vários trabalhos científicos sobre os efeitos negativos de vírus em fruteiras de caroço. Entretanto, não existe no Brasil legislação para produção e manutenção de bancos de matrizes certificadas, e movimentação de material propagativo de fruteiras de clima temperado livres de vírus, o que ocasiona a disseminação de doenças de uma região a outra e põem em risco estas culturas com a introdução de material contaminado do próprio país ou do exterior. Este projeto propõe estabelecer um matrizeiro das principais cultivares de pessegueiro, nectarineira e ameixeira na Embrapa Clima Temperado; produzir borbulhas com identidade genética e com alta sanidade e dispor de um pacote tecnológico com normas de produção de mudas matrizes de prunóideas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Augusto Posser Silveira - Coordenador / Luis Antônio Suita de Castro - Integrante.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Desenvolvimento Sustentável.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fruticultura de Clima Temperado.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.


Idiomas


Inglês
Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIACOMINI, D. A.2014GIACOMINI, D. A. ; AITA, C. ; PUJOL, S. B. ; GIACOMINI, S.J. ; DONEDA, A. ; CANTU, R. R. ; DESSBESEL, A. ; LUDTKE, R. C. ; SILVEIRA, C. A. P. . Mitigação das emissões de amônia por zeólitas naturais durante a compostagem de dejetos de suínos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 49, p. 521-530, 2014.

2.
LEAO, R. E.2014LEAO, R. E. ; GIACOMINI, S.J. ; REDIN, M. ; SOUZA, E. L. ; SILVEIRA, C. A. P. . A adição de xisto retortado aumenta a retenção do carbono de resíduos vegetais no solo. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 49, p. 818-822, 2014.

3.
OLIVEIRA, HELEN R.2014OLIVEIRA, HELEN R. ; MESKO, MARCIA F. ; VALE, MARIA GORETI R. ; SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO P. ; PICOLOTO, ROCHELE S. ; BECKER, EMILENE M. . Development of methods for the determination of cadmium and thallium in oil shale by-products with graphite furnace atomic absorption spectrometry using direct analysis. Microchemical Journal (Print), v. 116, p. 55-61, 2014.

4.
VIGNOLO, G.K.2011VIGNOLO, G.K. ; ARAÚJO, V.F. ; KUNDE, R. J. ; SILVEIRA, C. A. P. ; ANTUNES, L.E.C. . Produção de morangos a partir de fertilizantes alternativos em pré-plantio. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 41, p. 1755-1761, 2011.

5.
DOUMER, M.E.2011DOUMER, M.E. ; GIACOMINI, S.J. ; SILVEIRA, C. A. P. ; WEILER, D.A ; BASTOS, L.M. ; FREITAS, L.L. . Atividade microbiana e enzimática em solo após a aplicação de xisto retortado. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 46, p. 1538-1546, 2011.

6.
CASTRO, L. A. S.2009CASTRO, L. A. S. ; SILVEIRA, C. A. P. . Processo de seleção escape para obtenção de plantas de pessegueiro e ameixeira com alta sanidade. Circular Técnica, v. 1, p. 1-10, 2009.

7.
FERREIRA, L.H.G.2008FERREIRA, L.H.G. ; GOMES, A.S. ; SILVEIRA, C. A. P. . Fosfatos naturais na adubação de sistema de culturas de verão com ênfase no arroz irrigado. Circular Técnica, v. 1, p. 1-8, 2008.

8.
HERTER, Flávio Gilberto2006 HERTER, Flávio Gilberto ; SILVEIRA, C. A. P. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; CAMELATTO, Darcy ; TREVISAN, Renato ; VERÍSSIMO, Valtair ; CHAVARRIA, Geraldo . Utilização da cianamida hidrogenada e óleo mineral na brotação e floração de pessegueiro. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (Embrapa Clima Temperado. Impresso), v. 33, p. 1-29, 2006.

9.
TREVISAN, Renato2006TREVISAN, Renato ; HERTER, Flávio Gilberto ; COUTINHO, Enilton Fick ; GONÇALVES, Emerson Dias ; SILVEIRA, C. A. P. ; FREIRE, Claudio Jose da Silva . Uso de poda verde, plásticos refletivos, antitranspirante e potássio na produção de pêssegos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 41, p. 1485-1490, 2006.

10.
CASTRO, L. A. S.2003CASTRO, L. A. S. ; SILVEIRA, C. A. P. . Propagação vegetativa do pessegueiro por alporquia.. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 25, n.2, p. 368-370, 2003.

11.
RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols2003RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; HERTER, Flávio Gilberto ; SILVEIRA, C. A. P. . The Embrapa Clima Temperado Peach Breeding Program and Adaptation to Subtropical Regions. Acta Horticulturae, Valência, v. 606, p. 45-50, 2003.

12.
CASTRO, L. A. S.2003CASTRO, L. A. S. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; MADAIL, João Carlos Medeiros ; SILVEIRA, C. A. P. . A cultura da ameixeira no Brasil. Serie de Actividades de Difusión, Montevidéo, v. 315, p. 7-12, 2003.

13.
SILVEIRA, C. A. P.;SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO P.2002 SILVEIRA, C. A. P. ; FORTES, G. R. L. ; FACHINELLO, J. C. ; RODRIGUES, A. C. ; CITADIN, I. ; QUEZADA, A. C. ; SILVA, J. B. . Multiplicação in vitro de porta-enxertos do gênero Prunus sob baixas concentrações e diferentes tipos de auxina.. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), Jaboticabal, v. 24, n.3, p. 608-610, 2002.

14.
CITADIN, I.2002CITADIN, I. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; HERTER, Flávio Gilberto ; SILVA, J. B. ; QUEZADA, A. C. ; SILVEIRA, C. A. P. . Estádio da meiose polínica do micrósporo como marcador do final da endodormência em pessegueiro.. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), Jaboticabal-SP, v. 24, n.1, p. 23-28, 2002.

15.
CASTRO, L. A. S.2002CASTRO, L. A. S. ; SILVEIRA, C. A. P. . Avanços na produçao e certificaçao de mudas de pessegueiro, nectarineira eameixeira.. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 23, n.216, p. 57-63, 2002.

16.
CITADIN, I.2002CITADIN, I. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; HERTER, Flávio Gilberto ; SILVEIRA, C. A. P. . Avaliação da necessidade de frio em pessegueiro.. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 24, n.3, p. 703-706, 2002.

17.
CITADIN, I.2002CITADIN, I. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; AUGUSTIN, E. ; HERTER, Flávio Gilberto ; CAMPOS, A. D. ; SILVEIRA, C. A. P. . Relation of peroxidase, 6-phosphogluconate dehydrogenase, and phosphoglucoisomerase with endodormancy phase in peach.. Acta Horticulturae, The Hage, v. 592, n.2, p. 451-458, 2002.

18.
SILVEIRA, C. A. P.;SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO P.2001 SILVEIRA, C. A. P. ; FACHINELLO, J. C. ; FORTES, G. R. L. ; CITADIN, I. ; RODRIGUES, A. C. ; QUEZADA, A. C. ; SILVA, J. B. . Multiplicação in vitro de porta-enxertos do gênero Prunus sob diferentes concentrações de BAP em dois meios de cultura. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), Jaboticabal, v. 23, n.3, p. 488-492, 2001.

19.
SILVEIRA, C. A. P.;SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO P.2001SILVEIRA, C. A. P. ; CITADIN, I. ; FORTES, G. R. L. . Multiplicação in vitro do porta-enxerto de macieira M-7 (Malus sp.) sob diferentes tipos e concentrações de auxinas.. Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 7, n.2, p. 107-109, 2001.

20.
CITADIN, I.2001 CITADIN, I. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; SILVEIRA, C. A. P. ; KOHN, R. A. G. ; QUEZADA, A. C. . Avaliação de cultivares de ameixeira polinizadoras da cv. América (Prunus salicina L.). Revista Científica Rural, Bagé, v. 6, n.2, p. 117-125, 2001.

21.
FACHINELLO, J. C.2000FACHINELLO, J. C. ; SILVEIRA, C. A. P. ; RODRIGUES, A. C. ; SPERANDIO, C. ; STRELOW, É. Z. . Resistência de porta-enxertos para pessegueiro e ameixeira aos nematóides causadores de galhas (Meloidogyne spp.).. Ciência Rural, Santa Maria, RS, v. 30, n.1, p. 69-72, 2000.

22.
HERTER, Flávio Gilberto2000HERTER, Flávio Gilberto ; CITADIN, I. ; SILVEIRA, C. A. P. . Necessidade de calor para antese em pessegueiro avaliada pelo método dos ramos destacados.. Agropecuária Clima Temperado (Pelotas), Pelotas, v. 3, n.1, p. 253-259, 2000.

23.
QUEZADA, A. C.2000QUEZADA, A. C. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; SILVA, J. B. ; CITADIN, I. ; SILVEIRA, C. A. P. . Germinação e desenvolvimento de sementes imaturas de pessegueiro submetidas à embriocultura.. Agropecuária Clima Temperado (Pelotas), Pelotas, v. 3, n.1, p. 85-92, 2000.

24.
BIANCHI, V. J.2000BIANCHI, V. J. ; SILVEIRA, C. A. P. ; FARIA, J. L. C. ; FACHINELLO, J. C. ; SILVA, J. B. . Aumento da frutificação efetiva em pereira da cultivar Garber com uso de AG3 e TDZ.. Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 6, n.3, p. 192-194, 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, C. A. P. ; HERTER, Flávio Gilberto ; CAMELATTO, Darcy ; SILVA, Edina Simone Batista da ; ZECCA, Adriana Graziela Desire ; BOSENBECKER, Veridiana Krolow . Ramos enxertados: uma nova metodologia para estudo da dormencia de frutiferas de clima temperado. In: 9º Congreso Nacional de Horticultura, 2003, Montevideo. Anais do 9º Congreso Nacional de Horticultura. Montevideo: Editora da Sociedade Uruguaya de Horticultura, 2003. v. 1. p. 62-62.

2.
CASTRO, Luis Antonio Suita de ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; MADAIL, João Carlos Medeiros ; SILVEIRA, C. A. P. . A cultura da ameixeira no Brasil. In: Actualización Tecnica en el cultivo del Ciruelo, 2003, Montevidéo. Serie de Actividades de Difusión Nº 315 - INIA - Las Brujas. Montevidéo: INIA - Las Brujas, 2003. p. 7-12.

3.
CITADIN, I. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; AUGUSTIN, E. ; HERTER, Flávio Gilberto ; CAMPOS, A. D. ; SILVEIRA, C. A. P. . Relation of peroxidase, 6-phosphogluconate dehydrogenade and phosphoglucoisomerase with endodormancy phase in peach.. In: 5º Peach Symposium International, 2002, Davis, California, EUA. Anais. Davis: Editora ISHS, 2002. v. 2. p. 451-458.

4.
WAGNER JUNIOR, Americo ; COUTO, Marcelo ; QUEZADA, A. C. ; SILVEIRA, C. A. P. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols . Propagaçao vegetativa por alporquia em Pitangueira (Eugenia uniflora L.). In: XI Congresso de Iniciaçao Cientifica, 2002, Pelotas. Anais do Xi Congresso de Iniciaçao Cientifica. Pelotas: Editora da UFPel, 2002. v. 1.

5.
SILVEIRA, C. A. P. ; CASTRO, L. A. S. . Enraizamento de estacas de ameixeira cultivar América.. In: VI Reunião Técnica de Fruticultura, FEPAGRO, 2001, Bagé. Anais. Bagé: Editora da FEPAGRO, 2001. v. 1.

6.
QUEZADA, A. C. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; SILVEIRA, C. A. P. ; ZANANDREA, A. . Multiplicação de porta-enxertos de Prunus através de estacas utilizando AIB e 4 substratos.. In: VI Reunião Técnica de Fruticultura, FEPAGRO, 2001, Bagé. Anais. Bagé: Editora da FEPAGRO, 2001. v. 1.

7.
CASTRO, L. A. S. ; SILVEIRA, C. A. P. . Propagação vegetativa de pessegueiro (Prunus persica L.) através da técnica de alporquia.. In: VIII Congreso Nacional de Horticultura y Seminario Regional de Frutilla, 2001, Salto, Uruguai. Anais. Montevidéo: Editora SUH, 2001. v. 1.

8.
QUEZADA, A. C. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; CITADIN, I. ; SILVEIRA, C. A. P. . Macho esterilidade em acessos de pessegueiro (Prunus persica L. Batsch).. In: II Simpósio Brasileiro de melhoramento de Fruteiras., 2000, Viçosa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Melhoramento de Fruteiras. Viçosa: Editora da Universidade Federal de Viçosa, 2000. v. 1. p. 172-172.

9.
CITADIN, I. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; SILVEIRA, C. A. P. ; QUEZADA, A. C. . Cultivares de ameixeira indicadas como polinizadoras da cultivar América.. In: II Simpósio Brasileiro de Melhoramento de Fruteiras, 2000, Viçosa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Melhoramento de Fruteiras. Viçosa: Editora da Universidade Federal de Viçosa, 2000. v. 1. p. 133-133.

10.
QUEZADA, A. C. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; SILVA, J. B. ; CITADIN, I. ; SILVEIRA, C. A. P. . Correlação da incidência de ferrugem com os estômatos e níveis de cálcioe potássio na folha em pessegueiro.. In: XXIII Congreso Argentino, X Latinoamericano, III Iberoamericano de Horticultura, 2000, Mendoza. Anais. Buenos Aires: Editora SAH, 2000. v. 1.

11.
QUEZADA, A. C. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; SILVA, J. B. ; CITADIN, I. ; FORTES, J. ; SILVEIRA, C. A. P. . Herdabilidade da época de floração em pessegueiro.. In: XVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2000, Fortaleza. Anais. Jaboticabal: Editora da SBF, 2000. v. 1.

12.
SILVEIRA, C. A. P. ; FORTES, G. R. L. ; FACHINELLO, J. C. ; RODRIGUES, A. C. ; CITADIN, I. ; QUEZADA, A. C. ; SILVA, J. B. . Multiplicação in vitro de porta-enxertos do gênero Prunus sob baixas concentrações e diferentes tipos de auxinas.. In: XVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2000, Fortaleza. Anais. Jaboticabal: Editora SBF, 2000. v. 1. p. 574-574.

13.
CITADIN, I. ; HERTER, Flávio Gilberto ; SILVEIRA, C. A. P. . Necessidade de calor para antese em pessegueiro avaliada pelo método dos ramos destacados.. In: XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2000, Fortaleza. Anais. Jaboticabal: Editora SBF, 2000. v. 1. p. 528-528.

14.
CITADIN, I. ; CERETTA, M. ; KERSTEN, É. ; SILVEIRA, C. A. P. . Influência do nível e do tempo de sombreamento e ácido indolbutírico no enraizamento de estacas de goiabeira serrana (Feijoa sellowiana Berg).. In: XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 1998, Poços de Caldas. Resumos do XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, Poços de Caldas,. Piracicaba: SBF, 1998. v. 1. p. 391-391.

15.
SILVEIRA, C. A. P. ; RODRIGUES, A. C. ; SCHWARTZ, E. ; STRELOW, É. Z. ; FACHINELLO, J. C. . Efeito do tipo de solo no desenvolvimento inicial de mudas de pessegueiro (Prunus persica L.).. In: I Congresso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPel, 1998, Pelotas. Anais do I Congresso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 1998. v. 1. p. 68-68.

16.
SILVEIRA, C. A. P. ; RODRIGUES, A. C. ; SCHWARTZ, E. ; SPERANDIO, C. ; FACHINELLO, J. C. . Avaliação de porta-enxertos do gênero Prunus na presença de várias espécies e gêneros de fitonematóides.. In: I Congresso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPel, 1998, Pelotas. Anais do I Congresso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 1998. v. 1. p. 56-56.

17.
SILVEIRA, C. A. P. ; CITADIN, I. ; FORTES, G. R. L. . Multiplicação in vitro do porta-enxerto de macieira M-7 (Malus sp.) sob diferentes tipos e concentrações de auxinas.. In: XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 1998, Poços de Caldas. Anais do XV Congresso Brasileiro de Fruticultura. Piracicaba: SBF, 1998. v. 1. p. 456-456.

18.
STRELOW, É. Z. ; SILVEIRA, C. A. P. ; RODRIGUES, A. C. ; SCHWARTZ, E. ; FACHINELLO, J. C. . Reação de mudas de pessegueiro em solos de áreas já cultivadas com a mesma espécie.. In: XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 1998, Poços de Caldas. Anais do XV Congresso Brasileiro de Fruticultura. Piracicaba: SBF, 1998. v. 1. p. 692-692.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Bamberg, A.L. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Martinazzo, R. ; Bergmann, M. ; Grecoo, M. ; Potes, M.L. . Desempenho agronômico de fontes minerais e orgânicas de nutrientes para as culturas de milho e trigo. In: II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013, Poços de Caldas-MG. Anais do II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013.

2.
Bergmann, M. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Bandeira, R. ; Bamberg, A.L. ; Martinazzo, R. ; Grecoo, M. . Basaltos amigdalóides à zeolitas da formação serra geral da bacia do Paraná:potencial para uso agronômico. In: II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013, Poços de Caldas-MG. Anais do II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013.

3.
Toniolo, J.A. ; Parisi, G. ; Bergmann, M. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Bamberg, A.L. ; Martinazzo, R. ; Grecoo, M. . Potencial de agrominerais no escudo do Rio Grande do Sul. In: II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013, Poços de Caldas-MG. Anais do II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013.

4.
Grecoo, M. ; Bamberg, A.L. ; Potes, M.L. ; Louzada, R. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Martinazzo, R. ; Bergmann, M. . Efeito de rochas moídas sobre a acumulação de nutrientes na parte aérea de plantas de milho (Zea mays) e de aveia-preta (Avena strigosa). In: II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013, Poços de Caldas-MG. Anais do II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013.

5.
Bergmann, M. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Bandeira, R. ; Bamberg, A.L. ; Martinazzo, R. ; Grecoo, M. . Representação de dados litoquímicos em rochas vulcânicas da formação serra geral da bacia do Paraná:uma ferramenta para investigação do potencial de uso agronômico. In: II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013, Poços de Caldas-MG. Anais do II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013.

6.
Bandeira, R. ; Martinazzo, R. ; Bergmann, M. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Bamberg, A.L. ; Grecoo, M. . Seletividade teórica dos basaltos amigdaloides à zeolitas do RS para os cátions NH4+, K+ Ca+2 E Mg+2. In: II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013, Poços de Caldas-MG. Anais do II Congresso Brasileiro de Rochagem, 2013.

7.
Bamberg, A.L. ; Martinazzo, R. ; SILVEIRA, C. A. P. . Infiltração de água em Planossolo Háplico cultivado com soja (Glicine max. L.) em sistema de preparo convencional e plantio direto. In: XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012, Lages-SC. Anais do XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012.

8.
Bamberg, A.L. ; Grecoo, M. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Martinazzo, R. ; Potes, M.L. ; Louzada, R. . Uso de colunas de lixiviação para a determinação da dinâmica de liberação de nutrientes a partir de rochas moídas. In: Workshop Insumos para Agricultura Sustentável, 2012, Pelotas-RS. Anais do Workshop Insumos para Agricultura Sustentável, 2012.

9.
Grecoo, M. ; Bergmann, M. ; Bamberg, A.L. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Martinazzo, R. . Potencial de uma rocha dacítica para remineralização de solos. In: Workshop Insumos para Agricultura Sustentável, 2012, Pelotas-RS. Anais do Workshop Insumos para Agricultura Sustentável, 2012.

10.
Grecoo, M. ; Bamberg, A.L. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Martinazzo, R. ; Bergmann, M. . Classificação de rochas do Sul do Brasil com potencial para utilização agrícola baseada em litoquímica. In: Workshop Insumos para Agricultura Sustentável, 2012, Pelotas-RS. Anais do Workshop Insumos para Agricultura Sustentável, 2012.

11.
SILVEIRA, C. A. P. ; PILLON, C.N. ; FERREIRA, L.H.G. ; GIACOMINI, S.J. ; SANTOS, L.C. . Efeito da combinação de calcário de xisto e calcário dolomítico sobre a produtividade de grãos de dois sistemas de rotação de culturas. In: I Congresso Brasileiro de Rochagem, 2010, Brasília. Anais I Congresso Brasileiro de Rochagem. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009. v. 1. p. 215-218.

12.
FERREIRA, L.H.G. ; SILVEIRA, C. A. P. ; PILLON, C.N. ; SANTOS, L.C. . Efeito da combinação de calcário de xisto e calcário dolomítico com diferentes fontes de fósforo sobre a produtividde da cultura da soja. In: I Congresso Brasileiro de Rochagem, 2010, Brasília. Anais do I Congresso Brasileiro de Rochagem. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009. v. 1. p. 219-224.

13.
TREVISAN, Renato ; HERTER, Flávio Gilberto ; COUTINHO, Enilton Fick ; SILVEIRA, C. A. P. ; GONÇALVES, Emerson Dias ; TREPTOW, Rosa de Oliveira . Avaliação da qualidade de pêssegos, cultivar Maciel, em função de manejo fitotécnico. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004, Florianópolis. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004.

14.
SILVEIRA, C. A. P. ; HERTER, Flávio Gilberto ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; CAMELATTO, Darcy ; TREVISAN, Renato . Meiose polínica como marcador fenológico para época de aplicação e concentração de cianamida hidrogenada e óleo mineral em pessegueiro cultivar Riograndense. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004, Florianópolis. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004.

15.
HERTER, Flávio Gilberto ; SILVEIRA, C. A. P. ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; CAMELATTO, Darcy ; TREVISAN, Renato . Estudo da viabilidade do método de ramos enxertados na brotação e floração da cultivar de pessegueiro Riograndense. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004, Florianópolis. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004.

16.
CASTRO, L. A. S. ; FREIRE, Claudio Jose da Silva ; SILVEIRA, C. A. P. . Produção de substrato para utilização em plantas de pessegueiro mantidas em sistema de confinamento.. In: 9º Congreso Nacional de Horticultura, 2003, Montevideo. Anais do 9º Congreso Nacional de Horticultura. Montevideo: Editora da Sociedad Uruguaya de Horticultura, 2003. v. 1. p. 71-71.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Grecoo, M. ; Bamberg, A.L. ; SILVEIRA, C. A. P. ; Martinazzo, R. ; Bergmann, M. . Liberação de nutrientes a partir de rochas moídas em dois tipos de solos do Sul do Brasil. In: Salão Universitário 2012 - Congresso de Extensão 4, Mostra de Pós-Graduação 11, Congresso de Iniciação Científica 21, 2012, Pelotas-RS. Anais do Salão Universitário 2012 - Congresso de Extensão 4, Mostra de Pós-Graduação 11, Congresso de Iniciação Científica 21, 2012.

2.
FERREIRA, L.H.G. ; SILVEIRA, C. A. P. ; PILLON, C.N. ; OSSANES, L.S. . Aplicação de diferentes fontes de fósforo e matriz fertilizante a base de xisto: avaliação da eficiência agronômica. In: VIII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2009, Pelotas. VIII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas: Matéria orgânica ambiental e sustentabilidade. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2009. v. 1. p. 27-27.

3.
SANTOS, J.V. ; PEREIRA, B.F. ; MANGRICH, A.S. ; SILVEIRA, C. A. P. ; PILLON, C.N. . Comparação entre ácidos húmicos extraídos por diferentes extratores em método sequencial. In: VIII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2009, Pelotas. VIII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas: Matéria Orgânica e Sustentabilidade. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2009. v. 1. p. 48-48.

4.
FERREIRA, L.H.G. ; SILVEIRA, C. A. P. ; OSSANES, L.S. ; PILLON, C.N. . Efeito residual de adubação com diferentes fontes de fósforo e matriz fertilizante a base de xisto: frações de P no solo e correlações com produtividade de grãos de milho. In: VIII Encontro de Substâncias Húmicas, 2009, Pelotas. VIII Encontro de Substâncias Húmicas: Matéria Orgânica e Sustentabilidade. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2009. v. 1. p. 57-57.

5.
SILVEIRA, C. A. P. ; HERTER, Flávio Gilberto ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; CAMELATTO, Darcy ; TREVISAN, Renato ; LEITE, Gabriel B . Pollen meiosis as a phenological index for time of hydrogen cyanamid and mineral oil application in peach cultivar Riograndense. In: International Symposium of Dormant Seeds, 2004, 2004.

6.
HERTER, Flávio Gilberto ; SILVA, J. B. ; SILVEIRA, C. A. P. . Efficiency of temperature and rate of vegetative budbreak in peach cv. Riograndense.. In: IV International Peach Symposium, 2002, Toronto. Toronto: ISHS, 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
van Straaten, P. ; Theodoro, S. H. ; Bergmann, M. ; Martinazzo, R. ; Bamberg, A.L. ; SILVEIRA, C. A. P. . Curso de curta duração ministrado Agrominerais. 2013. (Curso de curta duração).

2.
SILVEIRA, C. A. P. ; PILLON, C.N. . Calxisto como matéria-prima para a formulação de fertilizantes/corretivos. 2010. (Autorização ambiental de produto).

3.
SILVEIRA, C. A. P. ; PILLON, C.N. . Água de xisto como matéria-prima para a fabricação de fertilizantes foliares. 2008. (Autorização de comercialização de produto).

4.
SILVEIRA, C. A. P. ; PILLON, C.N. . Água de xisto como matéria-prima para a fabricação de fertilizantes foliares. 2006. (Liberação ambiental de produto).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GIACOMINI, S.J.; SILVEIRA, C. A. P.; AITA, C.. Participação em banca de Marta eliane Doumer. Impacto de subprodutos sólidos da industrialização do xisto sobre atributos biológicos do solo. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CITADIN, I.; SILVEIRA, C. A. P.; GARDIN, J.P.P.; CASSOL, L. C.; CONCEICAO, P. C.. Participação em banca de Gustavo Malagi. Respostas agronômicas e ecofisiológicas de videira, cultivar BRS Violeta, influenciadas por sistemas de adubação. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
HERTER, Flávio Gilberto; SILVEIRA, C. A. P.; SCHUCH, M.W.. Participação em banca de Fernando José Hawerroth. Dormência de gemas sob influência da temperatura durante o período hibernal e resposta produtiva da macieira pelo uso de indutores de brotação. 2009. Dissertação (Mestrado em Fruticultura de Clima Temperado) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
CITADIN, I.; SILVEIRA, C. A. P.; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols; BENIN, G.. Participação em banca de Moeses Andrigo Danner. Diagnóstico ecogeográfico e caracterização morfogenética de jabuticabeiras. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
ROMBALDI, C.V.; SILVEIRA, C. A. P.; GARDIN, J.P.P.; MALGARIM, M. B.; NORA, L.. Participação em banca de Edson Luiz de Souza. Causas da redução da firmeza de polpa e do escurecimento epidérmico em caqui Fuyu. 2010. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
HERTER, Flávio Gilberto; SILVEIRA, C. A. P.; LEITE, G.B.; BIANCHI, V. J.. Participação em banca de Valtair Veríssimo. Porta-enxertos para pereira (Pyrus sp): implicações sobre a dormência, biologia floral e conteúdo de carboidratos. 2008. Tese (Doutorado em Fruticultura de Clima Temperado) - Universidade Federal de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
ANTUNES, L.E.C.; SILVEIRA, C. A. P.; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols; NACHTIGALL, J.C.. Participação em banca de Luciane Leitzke. Práticas culturais para produção extemporânea de pequenas frutas no Rio Grande do Sul. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
HERTER, Flávio Gilberto; SILVEIRA, C. A. P.; SCHUCH, M.W.; NACHTIGALL, J.C.. Participação em banca de Fernando José Hawerroth. Fitorreguladores para raleio químico em frutíferas de clima temperado. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Fruticultura de Clima Temperado) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
SILVA, S.D.A.; SILVEIRA, C. A. P.; PEIL, R.M.N.. Participação em banca de Rogério Ferreira Aires. Avaliação ecofisiológica da mamona no Rio Grande do Sul. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Sistemas de Produção Agrícola Familiar) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVEIRA, C. A. P.. Participação no Corpo de Assessores Científicos da Revista Brasileira de Ciência do Solo. 2011.

2.
SILVEIRA, C. A. P.. Participação no Corpo de Assessores Científicos da Revista Brasileira de Ciência do Solo. 2010.

3.
SILVEIRA, C. A. P.. Participação no Corpo de Assessores Científicos da Revista Brasileira de Ciência do Solo. 2009.

4.
SILVEIRA, C. A. P.. Participação da Avaliação de Trabalhos do XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura. 2004. Sociedade Brasileira de Fruticultura.

5.
SILVEIRA, C. A. P.. Participação no Corpo de Assessores Científicos da Revista Brasileira de Fruticultura. 2003. Revista Brasileira de Fruticultura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2011. (Congresso).

2.
Rochagem: uma alternativa sustentável aos fertilizantes e à mineralização de solos no Brasil. 2011. (Oficina).

3.
FERTBIO. 2010. (Simpósio).

4.
I Congresso Brasileiro de Rochagem. 2009. (Congresso).

5.
Simpósio sobre boas práticas para uso eficiente de fertilizantes (BPUFs). 2009. (Simpósio).

6.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2007. (Congresso).

7.
9º Congreso Nacional de Horticultura. 2003. (Congresso).

8.
MERCOFRUT. 2002. (Congresso).

9.
V ENFRUTE - Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado. 2002. (Encontro).

10.
International Workshop Temperate Fruit Trees Adaptation in Subtropical Areas. 2002. (Outra).

11.
III MERCOFRUT - Bons frutos, bons negócios. 2001. (Congresso).

12.
Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado. 2001. (Encontro).

13.
VI Reunião Técnica de Fruticultura. 2001. (Outra).

14.
II MERCOFRUT - Qualidade em frutas. 2000. (Congresso).

15.
XVI Congresso Brasileiro de Fruticultura. 2000. (Congresso).

16.
XXIII Congreso Argentino de Horticultura. 2000. (Congresso).

17.
Prunus Breeders Meeting. 2000. (Simpósio).

18.
III Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado. 2000. (Encontro).

19.
I MERCOFRUT - Cadeia produtiva de frutas de clima temperado. 1999. (Congresso).

20.
45º Congresso Nacional de Genética. 1999. (Congresso).

21.
VII Congreso Nacional de Horticultura, I Seminario de Liderazgo Profesional. 1999. (Congresso).

22.
XV Congresso Brasileiro de Fruticultura. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HERTER, Flávio Gilberto ; RASEIRA, Maria Do Carmo Bassols ; WREGE, Marcos Silveira ; CAMELATTO, Darcy ; SILVEIRA, C. A. P. ; TREVISAN, Renato ; RODRIGUES, A. C. . International Workshop Temperate Fruit Trees Adaptation in Subtropical Areas. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vanessa Fernandes Araújo. Utilização de fertilizantes a base de xisto na produção e qualidade de morangos. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, . Co-Orientador: Carlos Augusto Posser Silveira.

2.
Gérson Kleinick Vignolo. Produção e qualidade de morangos a partir de formulações de fertilizantes alternativos. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, . Co-Orientador: Carlos Augusto Posser Silveira.

3.
Ivan dos Santos Pereira. Efeito de diferentes adubações pré-plantio no crescimento, produtividade e qualidade de frutos de amora-preta (Rubus sp.). 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Co-Orientador: Carlos Augusto Posser Silveira.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/12/2014 às 23:07:26