Maria Jose Veloso da Costa Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1412511336739406
  • Última atualização do currículo em 30/05/2018


Doutora em História das Ciências pelo Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE)/UFRJ. Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Biblioteconomia, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), nas áreas de pesquisa Organização da Informação e do Conhecimento, Comunicação Científica e Bibliometria. Integra, como vice-líder, a partir de 2014, o Grupo de Pesquisa (Diretório de Pesquisa do CNPq) "Bibliometria e Cientometria , como abordagem teórico-metodológica para a Organização do Conhecimento". Professora do Curso de Especialização em Políticas Públicas e Organização do Conhecimento (Convênio Arquivo Nacional/UFRJ), 2012 a 2013. Consultora do Sistema de Bibliotecas e Informação/UFRJ desde 1994 e da Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional da UFRJ desde 2008. Graduada em Biblioteconomia (Universidade Federal do Pará - 1970). Especialista em Documentação Científica pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) - em Convênio com a UFRJ - 1972, Especialista em Redes e Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo (USP) - 1973. Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ - 1992. Bibliotecária/Documentalista aposentada em julho de 2008, atuando no Museu Nacional/UFRJ de 1975-2008, exercendo o cargo de chefe da Biblioteca (1989-1994) e chefe da Seção de Memória e Arquivo (1999-2007). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Jose Veloso da Costa Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. J. V. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação.
Avenida Pasteur 250 Palácio Universitário 2º andar Sala do Quarteto
Urca
22290-902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22951595
Ramal: 227
Fax: (21) 22954341
URL da Homepage: www.facc.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Adolpho Lutz e a Medicina Tropical no Brasil: análise bibliométrica de cartas como gênero do discurso científico., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Regina Maria Macedo da Costa Dantas.
Coorientador: Vânia Lisbôa da Silveira Guedes.
1985 - 1992
Mestrado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A POLITICA BRASILEIRA DE INFORMACAO EM GEOCIENCIAS E TECNOLOGIA MINE- RAL: UMA CONTRIBUICAO A SUA IMPLEMENTACAO VIA ANALISE BIBLIOMETRICA DA LITERATUTA,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: GILDA MARIA BRAGA.
Palavras-chave: Bibliometria; Informacao Em Geociencias e Tecnologia Mineral; Politica de Informacao - Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1973 - 1973
Especialização em Implantação da Rede de Bibliotecas da Amazônia. (Carga Horária: 524h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Catálogo Coletivo da REBAM.
Orientador: Maria de Nazaré Freitas Pereira.
1972 - 1972
Especialização em Curso de Documentação Científica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A POLITICA BRASILEIA DE INFORMACAO EM GEOCIENCIAS E TECNOLOGIA MINERAL: UMA CONTRIBUICAO A SUA IMPLEMENTACAO VIA ANALISE BIBLIOMETRICA DA LITERATURA..
Orientador: GILDA MARIA BRAGA.
1968 - 1970
Graduação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor público - UFRJ, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Primeiro lugar no Concurso público para Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/UFRJ Disciplinas: Representação Descritiva I e II; Representação Temática I e II (como colaboradora); Comunicação Científica;Fundamentos de Bibliometria.

Vínculo institucional

1998 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: BIBLIOTECÁRIO/DOCUMENTALISTA, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe da da Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ

Vínculo institucional

1975 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: BIBLIOTECÁRIO/DOCUMENTALISTA, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe da Bibliteca do useu Nacional/UFRJ - 1989 a 1994 Chefe da Seção de Memória e Arquivo - 1998 a 2010

Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: BIBLIOTECÁRIO DOCUMENTALISTA, Carga horária: 40
Outras informações
Bibliotecária/Documentalista do Projeto Memória do Museu Nacional/UFRJ



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Pesquisa sobre perfil dos egressos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Indicadores Bibliométricos da Comunidade Científica da UFRJ
Descrição: Descrição: Projeto de Pesquisa PIBIC. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vania Lisboa da Silveira Guedes - Coordenador / Maria Jose V. da C. SANTOS - Integrante / Ana Maria Ferreira de Carvalho - Integrante / Nadir Ferreira Alves - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Bibliometria e Cientometria como abordagem teórico-metodológica para a Organização do Conhecimento.
Descrição: Descrição: Projeto certificado pelo Diretório dos Grupos de de Pesquisa - Brasil. O presente projeto objetiva o desenvolvimento de análises bibliométricas, no campo da Cientometria, sobre as atividades científicas de pesquisadores. A repercussão desses estudos vem possibilitando o mapeamento, a Organização do Conhecimento e, também, a visibilidade de modelos e níveis de atuação de pesquisadores na comunicação científica em diferentes campos do conhecimento científico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vania Lisboa da Silveira Guedes - Coordenador / Maria Jose V. da C. SANTOS - Integrante / Maria Cecília de Magalhães Mollica - Integrante / Nysia de Oliveira Sá - Integrante / Marisa Beatriz Bezerra Leal - Integrante / Ana Maria Ferreira de Carvalho - Integrante / Pierre Ohayon - Integrante / Nadir Ferreira Alves - Integrante / Eliane Ribeiro Pereira - Integrante / Raymundo das Neves Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Bolsa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E LINGUÍSTICA DO DISCURSO CIENTÍFICO NA ÁREA DE INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, EDITADOS EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS.
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de uma análise bibliométrica e linguística do discurso em textos científicos na área de indústria de alimentos, editados em artigos de periódicos. O estudo volta-se para a investigação de processos léxico-morfológicos produtivos na escrita dos textos científicos da área em foco e recorre a ferramentas de análise quantitativa da bibliometria na Ciência da Informação, tais como: leis de Zipf associadas ao Ponto de Transição de Goffman, análise de citações, dentre outras, com vistas ao fortalecimento da abordagem teórica e prática aos processos de organização do conhecimento, especificamente da indexação temática no âmbito dos sistemas semi-automáticos de representação e recuperação da informação. A motivação principal para o desenvolvimento da presente pesquisa prende-se, fundamentalmente, às seguintes questões: (a) ratificar o que a literatura sobre análise do discurso acadêmico afirma acerca da escrita científica em artigos de periódicos; (b) atender à demanda científica e tecnológica de produção e sistematização do conhecimento sobre a indústria de alimentos, em bases eletrônicas de dados; (c) contribuir para a otimização da comunicação científica nessa área de pesquisa; (d), enriquecer o arcabouço teórico-prático de análise e indexação da informação, no esforço de produzir importantes índices temáticos; (e) promover a interface da Linguística com a Ciência da Informação. Considerando-se que o tema em questão é a relevância da produtividade morfológica na escrita do gênero artigo cientifico e tecnológico para a indexação automática, a experiência dos orientador e coorientador deste projeto de pesquisa em ambas as áreas, de Ciência da Informação (bibliometria) e Linguística (análise morfológica do discurso acadêmico), permite o empreendimento do estudo proposto. Dessa forma, espera-se que o projeto venha a contribuir para um maior rigor cientifico na constituição de sistemas de representação e recuperação da inf.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DOCUMENTÁRIA PARA O ACESSO E A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO.
Descrição: A organização do conhecimento produzido nas áreas de ciência e tecnologia é fundamental para facilitar a recuperação da informação para a produção de novos conhecimentos. São inúmeros os trabalhos que destacam a gestão da informação técnico-científica como elemento central para a produção de conhecimento e o Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) em sua proposta pedagógica vem destacando essa premissa como um dos principais aspectos de seu currículo. No presente projeto, o CBG propõe iniciativas para a geração de produtos de informação, tais como glossário, siglário e tesauro em áreas carentes dessas ferramentas e que venham contribuir para a organização do conhecimento e a otimização do acesso à informação nessas áreas. Também são estudadas na área de C & T os meios de comunicação científica, tais como, correspondência científica, periódicos científicos em meio físico ou digital, além de metrias aplicadas à comunicação científica, visando a dar suporte à tomada de decisões nas áreas estudadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - Atual
Projeto de Preservação do Arquivo Histórico do Museu Nacional: Contribuição ao resgate da memória científica e cultural da instituição
Descrição: A Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional tem sob sua custódia documentos que registram os primórdios do trabalho científico no Brasil e as alterações que se processaram no cenário internacional das ciências, além do trabalho de cientistas de renome, portanto, de valor histórico inestimável não só para o resgate da memória da instituição e do palácio imperial que a abriga, como também, para o resgate da história das ciências no Brasil, que tem, no Museu Nacional, o embrião das raízes científicas nacionais. Também o conteúdo dessa documentação vem contribuir para o resgate da memória e visibilidade do Museu Nacional e da UFRJ. O projeto em questão visa a preservação dessa documentação para a produção de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - Atual
ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA LIMA BARRETO NO BAIRRO DA MARÉ
Descrição: O projeto desenvolve ações de extensão que podem ser agrupadas em 2 linhas simultaneamente, a que diz respeito à alfabetização, leitura e escrita, e a que diz respeito à tecnologia da informação. É decorrência do esforço multidisciplinar realizado entre o CBG, a PR5 e a Redes de Desenvolvimento da Maré para a democratização da informação no bairro da Maré, facilitada pela organização da Biblioteca Comunitária Lima Barreto, a fim de proceder a um trabalho social relevante para a educação dessa comunidade.O projeto se justifica na medida em que a biblioteca em questão, uma vez organizada, cumprirá - sem sombra de dúvidas - seus objetivos de disponibilização da informação a todos que a procurem. Tem como objetivos:Auxiliar em atividades que promovam a recuperação e disseminação de informações do acervo da Biblioteca Comunitária Lima Barreto, de forma a garantir à população do bairro da Maré a preservação do acervo e seu uso para a produção de trabalhos e para o lazer literário.Objetivos Específicos:- Treinar e supervisionar os bolsistas nas tarefas a serem desenvolvidas; - Proceder à catalogação do acervo, segundo o Código AACR2, nível 1, utilizando o software BIBLIvre;- Proceder à classificação, segundo a Classificação Decimal de Dewey, edição simplificada em espanhol;- Preparar o acervo para a circulação;- Armazenar o acervo segundo a sua classificação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2001 - Atual
Preservaçao do Arquivo Histórico do Museu Nacional/UFRJ
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
1990 - 1994
Periódico: Arquivos do Museu Nacional
1989 - 1994
Periódico: Arquivos do Museu Nacional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Métodos Quantitativos. Bibliometria.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Processos de Disseminação da Informação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Técnicas de Recuperação de Informação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: Organização de Arquivos.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Representação da Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Universidade Federal do rio de Janeiro..
2016
Menção Honrosa JICTAC/UFRJ, Universidade Federal do rio de Janeiro..
2016
Membro da Comissão de Criação do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Unidades de Infomação (PPGII) e do curso de, Universidade Federal do rio de Janeiro..
2015
Reconhecimento aos bons serviços prestados à Biblioteconomia, por ocasião do Jubileu de Ouro da Profissão de Bibliotecário, Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-7).
2007
? Moção de louvor do Conselho Universitário da UFRJ, pela assessoria técnica na Agenda 2006 da UFRJ, agraciada com o 16º Prêmio Brasileiro de Tecnologia Gráfica., UFRJ.
2007
Menção Honrosa pelos serviços prestados à instituição, Museu Nacional/UFRJ.
1998
? Prêmio de 2º melhor trabalho ? VI Ciclo de Estudos em Ciência da Informação, Sistema de Bibliotecas e Informação/UFRJ.
1994
Menção honrosa pelos serviços prestados à UFRJ ? por ocasião do Jubileu de Ouro da Biblioteca Central da UFRJ, Sistema de Bibliotecas e Informação - SiBI/UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, M. J. V. C.2015SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; DANTAS, R.M. . ANÁLISE DA CORRESPONDÊNCIA DO CIENTISTA ADOLPHO LUTZ COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA MEDICINA TROPICAL NO BRASIL: mapeamento da rede semântica em cartas trocadas com seus contemporâneos. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 10, p. 320-330, 2015.

2.
ARAO, L. H.2015ARAO, L. H. ; SANTOS, M. J. V. C. ; GUEDES, V. L. S. . The Half-Life and Obsolescence of the Literature Science Area: a contribution to the understanding the chronology of citations in academic activity. QUALITATIVE AND QUANTITATIVE METHODS IN LIBRARIES, v. 4, p. p. 611-623, 2015.

3.
Brandão, D.C.2014Brandão, D.C. ; SANTOS, M. J. V. C. ; GUEDES, V. L. S. . Organização do Museu Instrumental Delgado de Carvalho da Escola de Música da UFRJ a partir da representação documentária de instrumentos musicais. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934),. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934), v. 27, p. 115, 2014.

4.
GUEDES, V.L.S.2013GUEDES, V.L.S. ; SANTOS, M. J. V. C. . Recorrência de nominalizações deverbais em resumos de cartas científicas em língua portuguesa e a indexação temática. LINGUISTICA (MADRID), v. 29, p. 37, 2013.

5.
CARVALHO, A. M. F.2011CARVALHO, A. M. F. ; SANTOS, M. J. V. C. ; ALVES, N. F. . Os conceitos básicos da tecnologia da informação e comunicação (TIC) para o entendimento dos FRBR: a experiência da UFRJ.. Anais da Biblioteca Nacional, v. 131, p. 129-229, 2011.

6.
SANTOS, M. J. V. C.2010SANTOS, M. J. V. C.; SENNA, A.M. ; MIRANDA, M. F.B. de . BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ESCRITOR LIMA BARRETO: ESPAÇO PARA PRÁTICAS DE MUDANÇAS SOCIAIS. PONTODEACESSO (UFBA), v. 4, p. 32-44, 2010.

7.
SANTOS, M. J. V. C.2009 SANTOS, M. J. V. C.. Correspondência científica de Bertha Lutz: um estudo de aplicação da lei de Zipf e Ponto de Transição de Goffman em um arquivo pessoal.. PONTODEACESSO (UFBA), v. 3, p. 317-316, 2009.

8.
SANTOS, M. J. V. C.2007 SANTOS, M. J. V. C.. Representação da informação em arquivos: viabilidade de uso dos padrões utilizados na Biblioteconomia.. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, v. 20, p. 26-36, 2007.

9.
SANTOS, M. J. V. C.2000SANTOS, M. J. V. C.; TAKCHE, L.M. . A Biblioteca do Museu Nacional: 136 anos disseminando o conhecimento científico.. Informal: Boletim do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ, v. 10, p. 5-9, 2000.

10.
SANTOS, M. J. V. C.1998SANTOS, M. J. V. C.. Documento histórico: fonte de informação imprescindível para o resgate da memória.. Informal: Boletim do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ, v. 9, p. 3-6, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, M. B. ; GUEDES, V.L.S. ; SANTOS, M. J. V. C. . Sistema de Organização do Conhecimento na área de literatura inglesa: Shakespeare e sua obra.. 1a. ed. Rio de Janeiro: CCJE/UFRJ, 2017.

2.
SANTOS, M. J. V. C.; ESTEVÃO, Silvia de Moura (Org.) ; Fonseca, Vitor Manoel (Org.) ; GANTOIS, Guilherme (Org.) . A função educativa dos museus. Rio de Janeiro; Niteroi: Museu Nacional; Muiraquitã, 2008. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
GUEDES, V. L. S. ; SANTOS, M. J. V. C. . Genero do discurso científico: resumo. In: Freire, Gustavo; Barbosa, Maria de Fátima; Assis, Juliana.. (Org.). Informação e gestão: ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2016, v. , p. 103-113.

2.
DOMINGUES, B. ; CARVALHO, F. ; RUSSO, Mariza ; SANTOS, M. J. V. C. . Applying the Servqual Scale to Assess Library Quality: an Empirical Analysis of Latin American Papers Appearing in the CAPES Periodicals PortaL.. In: KATSIRIKOU, Anthi. (Org.). Applying the Servqual Scale to Assess Library Quality: an Empirical Analysis of Latin American Papers Appearing in the CAPES Periodicals Portal. 1ed.Istanbul: International Society for the Advancement of Science and Technology, 2014, v. , p. 11-17.

3.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. . Use frequencies of nominalizations in scientific wrting in Brazilian portuguese ..... In: Juan Gorraiz; Edgar Schiebel. (Org.).. (Org.). PROCEEDINGS OF ISSI 2013.. 1ed.Viena: Facultas Verlags- und Buchhandels AG,,, 2013, v. 2, p. 2174-2177.

4.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; GOMES, T. P. D. . Interferências dos contextos de produção e de uso na análise documentária de charges. In: Fernanda Ribeiro; Maria Elisa Cerveira. (Org.). Informação e/ou Conhecimento: as duas faces do Jano. 1ed.Porto: Porto, 2013, v. , p. 245-263.

5.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; BARBOSA., M. F. O. . Investigação da regularidade e produtividade de nominalizações deverbais em cartas científicas em língua portuguesa. Informação e/ou conhecimento: as duas faces do Jano. 1ed.Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2013, v. 1, p. 276-288.

6.
SANTOS, M. J. V. C.; ESTEVÃO, Silvia de Moura . A preservação do acervo arquivístico do Museu Nacional e sua importância para a memória da instituição.. In: OLIVEIRA, Antonio José Barbosa. (Org.). A Universidade e os múltiplos olhares de si mesma.. Rio de Janeiro: SiBI/UFRJ, 2007, v. , p. -.

7.
SANTOS, M. J. V. C.; Van Biene, Paula . História da instituição. In: Banco Safra. (Org.). Museu Nacional.. São Paulo: Banco SAFRA, 2007, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L. da S. . Cartas como gênero do discurso científico na área de medicina tropical: análise bibliométrica e mapeamento de rede terminológica.. In: III CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL XIII CONGRESSO ISKO ESPANHA., 2017, Coimbra. ATAS DO III CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL XIII CONGRESSO ISKO ESPANHA: Tendências atuais e perspectivas futuras em organização do conhecimento.. Coimbra,: Universidade de Coimbra, 2017. p. 737-746.

2.
GUEDES, V. L. S. ; SANTOS, M. J. V. C. ; GARCIA, I. O. S. ; PERES, R. S. . PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA E REDES DE AUTORES NAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: ANÁLISE CIENTOMÉTRICA EM DOIS TÍTULOS DE PERIÓDICOS (2013-2015). In: VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017, 2017, Coimbra. A Ciência Aberta: o Contributo da Ciência da Informação: atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra., 2017. p. 367-376.

3.
GOMES, M. B. ; GUEDES, V. L. S. ; SANTOS, M. J. V. C. . REVISITANDO WILLIAM SHAKESPEARE EM SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE LITERATURA INGLESA. In: III Congresso ISKO Espanha-Portugal / XIII Congresso ISKO Espanha, 2017, Coimbra. Tendências Atuais e Perspetivas Futuras em Organização do Conhecimento: atas do III Congresso ISKO Espanha e Portugal - XIII Congresso ISKO Espanha. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra., 2017. p. 947-956.

4.
ARAO, L. H. ; SANTOS, M. J. V. C. ; GUEDES, V.L.S. . The half-life and Obsolescence of the Literature Science Area. In: 7th Qualitative and Quantitative Methods in Libraries International Conference, 2015, Paris. Proceedings of QQML 2015 International Conference, 2015.

5.
SANTOS, M. J. V. C.; Brandão, D.C. . Contribuicão `a organizacão document'aria de instrumentos musicais: um estudo no acervo do Museu Instrumental delgado de Carvalho da Escola de M'usica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.. In: SEMIN'ARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSIT'ARIAS, 2014, BELO HORIZONTE. ANAIS, 2014.

6.
GUEDES, V.L.S. ; SANTOS, M. J. V. C. . Use frequencies of nominalizations in scientific wrting in Brazilian portuguese.. In: ISSI 2013, 2013, Viena. PROCEEDINGS OF ISSI 2013. Viena: Facultas Verlags- und Buchhandels AG, 2013. v. 2. p. 2174-2177.

7.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; GOMES, T. P. D. . Interferências dos contextos de produção e de uso na análise documentária de charges. In: I Congresso ISKO Espanha e Portugal, 2013, Porto. Fernanda Ribeiro & Maria Elisa Cerveira (Org.). Informação e/ou Conhecimento: as duas faces do Jano. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2013. v. 1. p. 245-263.

8.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; GOMES, T. P. D. . Temas e questões em análise documentária de charge. In: Informação e/ou Conhecimento: as duas faces do Jano, 2013, Porto. Informação e/ou Conhecimento: as duas faces do Jano. Rio de Janeiro ; Marília: ISKO-Brasil ; FUNDEPE, 2013. p. 45-51.

9.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; BARBOSA., M. F. O. . Investigação da regularidade e produtividade de nominalizações deverbais em cartas científicas em língua portuguesa. In: Informação e/ou Conhecimento: as duas faces do Jano, 2013, Porto. Informação e/ou Conhecimento: as duas faces do Jano. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2013. v. 1. p. 276-288.

10.
SANTOS, M. J. V. C.; SANTOS, D. R. . Estudo comparativo da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e o formato de entrada MARC 21: contribuição para a descrição automação de arquivos com padrões biblioteconômicas. In: IX Encontro Internacional de Catalogação e II Encontro Nacional de Catalogação, 2013, Rio de Janeiro. Anais, 2013.

11.
SANTOS, M. J. V. C.; DANTAS, R.M. . Correspondência científica de Adolpho Lutz: um estudo da aplicação do Ponto de Transição de Goffman em um arquivo pessoal. In: Scientiarum Historia VI: filosofia, ciências e artes: conexões interdisciplinares., 2013, Rio de Janeiro. Anais, 2013.

12.
GUEDES, V.L.S. ; SANTOS, M. J. V. C. . Análise da recorrência de nominalizaçôes deverbais em resumos de cartas científicas em língua portuguesa e a indexaçâo temática. In: VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2012, Natal. Anais Eletrônicos do VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2012.

13.
GUEDES, V.L.S. ; SANTOS, M. J. V. C. . The Academic discourse in scientific letters abstracts from the personal archives of the brazilian scientist Bertha Lutz: bibliometric and linguistic study of deverbal nominalization in subject indexing.. In: ISSI Conference 2011, 13th., Durban, South Africa, 4th-7th July., 2011, Durban, South Africa,. Proceedings, 2011.

14.
GUEDES, V.L. da S. ; SANTOS, M. J. V. C. . Recorrência de nominalizações em correspondência científica em língua portuguesa e indexação temática.. In: SIMPÓSIO Internacional de Estudos de gêneros textuais: Simpósio temático ?Gêneros, Representações e Variações de Estilos. 6., Natal, 16 a 19 de agosto de 2011, 2011, Natal. Anais, 2011.

15.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L. da S. ; SENNA, A.M. . Social change in a poor community in the city of Rio de Janeiro, Brasil: the Extension Project of Lima Barreto Library at community of Maré of the Universidade Federal do Rio de Janeiro.. In: World Library and Information Congress: 77th IFLA general Conference and Council ? 13-18 de agosto de 2011, San Juan, 2011, San Juan. Proceedings, 2011.

16.
SANTOS, M. J. V. C.; SENNA, A.M. ; MIRANDA, M. F.B. de . BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ESCRITOR LIMA BARRETO: ESPAÇO PARA PRÁTICAS DE MUDANÇAS SOCIAIS. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIA (16.: 2010: Rio de Janeiro), 2010, Rio de Janeiro. Anais, 2010.

17.
SANTOS, M. J. V. C.; MAIA, C.M.G. . A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ENSINO MÉDIO: O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NO MUSEU NACIONAL/UFRJ. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BILIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (16.: 2010: Rio de Janeiro), 2010, Rio de Janeiro. Anais, 2010.

18.
SANTOS, M. J. V. C.. Correspondência científica de Bertha Lutz: um estudo de aplicação da lei de Zipf e Ponto de Transiçãod de Goffman em um arquivo pessoal.. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 2009, Salvador. Anais, 2009.

19.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de ; FELIX, A. . Vida média da literatura de botânica: um estudo bibliométrico para medir a obsolescência da Literatura.. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BILIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2008, São Paulo. Anais, 2008.

20.
SANTOS, M. J. V. C.; MAIA, C.M.G. . Identification of the remaining books of the Royal Library (Portugal, 18th century) belonging to D. Pedro II, Emperor of Brazil.. In: WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS: 74th IFLA General Conference and Council: Library without borders: navigating towards global understanding., 2008, Quebec. Proceedings, 2008.

21.
SANTOS, M. J. V. C.; MAIA, C.M.G. ; BERNARDO, G.M. . Favoritos da Biblioteca do Museu Nacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (21 : Brasília: 2007), 2007, Brasília. Anais, 2007.

22.
SANTOS, M. J. V. C.; ESTEVÃO, Silvia de Moura . Los fondos archivísticos del Museu Nacional de la Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Brasil y su herencia para la memoria de la ciencia y de la cultura.. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE BIBLIOTECOLOGIA: ?BIBLIOTECAS Y NUEVAS LECTURAS EN SEU ESPACIO DIGITAL (2.: Buenos Aires: 2007), 2007, Buenos Aires. Annales, 2007.

23.
SANTOS, M. J. V. C.. A metodologia de gerenciamento do acervo arquivístico do Museu Nacional/UFRJ e sua contribuição para o desenvolvimento cultural da sociedade.. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS (9.: Ponta Delgada : 2006)., 2006, Ponta Delgada. Anais, 2006.

24.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de ; FELIX, A. . Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ ? SIBI: uma década de apoio à construção do conhecimento na Universidade.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (21.: Curitiba: 2005), 2005, Curitiba. Anais, 2005.

25.
SANTOS, M. J. V. C.; ESTEVÃO, Silvia de Moura . O acervo arquivístico do Museu Nacional/UFRJ e seu legado para a memória da ciência e cultura do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (21.: Curitiba: 2005)., 2005, Curitiba. Anais., 2005.

26.
SANTOS, M. J. V. C.. O Museu Nacional/UFRJ e sua contribuição para a pesquisa em história da ciência no Brasil.. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS (1.: Rio de Janeiro: 2003), 2003, Rio de Janeiro. Anais, 2003.

27.
SANTOS, M. J. V. C.; RUSSO, Mariza ; SANTOS, E.T.G. . Produção científica brasileira: da comunicação à recuperação via web.. In: FORUM DE PADRONIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (Fortaleza : 2001), 2001, Fortaleza. Trabalhos, 2001.

28.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de . Contribuição ao estabelecimento de critérios para a política de compra de periódicos estrangeiros na UFRJ.. In: CICLO DE ESTUDOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (6.: Rio de Janeiro: 1998), 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

29.
SANTOS, M. J. V. C.; FELIX, A. . Ciclo de Estudos em Ciência da Informação: Reflexões sobre o passado e recomendações para o futuro.. In: CICLO DE ESTUDOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (6.: Rio de Janeiro: 1998), 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

30.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de . Contribuição ao estabelecimento de critérios para a política de compra de periódicos estrangeiros na UFRJ.. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BILIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (10.: Fortaleza: 1998), 1998, Fortaleza. Anais, 1998.

31.
SANTOS, M. J. V. C.. Periodicos Estrangeiros - Investimento X Retorno : Uma Analise do De- Sempenho dos Fornecedores.. In: 5. CICLO DE ESTUDOS EM CIENCIA DA INFORMACAO, 1995. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.

32.
SANTOS, M. J. V. C.. Diagnostico Preliminar Sobre A Documentacao Arquivistica do Museu Nacional. In: SEMINARIO DOCUMENTACAO E ARQUIVOS DA UFRJ, 1994. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.

33.
SANTOS, M. J. V. C.. Contribuicao Para O Estabelecimento de Padroes Para O Processamento Tecnico Nas Bibliotecas das Instituicoes de Ensino Superior Brasilei- Ras.. In: 7. SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, 1992. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.

34.
SANTOS, M. J. V. C.. Transferencia da Biblioteca do Museu Nacional Para A Nova Sede: Relatode Experiencia. In: 3. CICLO DE ESTUDOS EM CIENCIA DA INFORMACAO, 1990. RIODE JANERIO. p. 0-0.

35.
SANTOS, M. J. V. C.. Diagnostico das Bibliotecas da Ufrj. In: 3. CICLO DE ESTUDOS EM CIENCIA DA INFORMACAO, 1990. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.

36.
SANTOS, M. J. V. C.. O Catálogo Coletivo da Rede de Bibliotecas da Amazônia (REBAM). In: JORNADA SUL-RIOGRANDENSE DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO (4.: Porto Alegre: 1974), 1974, Porto Alegre. Anais, 1974.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUEDES, V. L. S. ; SANTOS, M. J. V. C. ; GOMES, T. P. D. . Análise Bibliométrica e Linguística da Escrita Científica na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e a Indexação Temática.. In: X EDICIC 2016, 2016, Belo Horizonte. Anais do X EDICIC, 2016.

2.
SANTOS, M. J. V. C.; Van Biene, Paula ; FRANCISCO, B. . The National Museum (Brazil) contributions to the development of brazilian Geology.. In: Congresso Internacional de Geologia (31.: Rio de Janeiro : 2000), 2000, Rio de Janeiro. Abstracts, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; SENNA, A.M. . A extensão universitária como prática de mudanças sociais: organização da Biblioteca Comunitária Escritor Lima Barreto na Comunidade da Maré, RIio de Janeiro, Brasil. In: IX Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2014, 2014, Havana. Memórias do IX Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2014, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
GUEDES, V.L.S. ; SANTOS, M. J. V. C. . RECORRÊNCIA DE NOMINALIZAÇÔES DEVERBAIS EM RESUMOS DE CARTAS CIENTÍFICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E A INDEXAÇÂO TEMÁTICA. Linguistica (Madrid), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; BARBOSA., M. F. O. . Bibliometrics study of the use frequencies nominalizations in Brazilian Portuguese language in scientific letters: contribution to the subject indexing. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; ARAO, L. H. . The half-life and obsolescence of the Literature Science area: a contribution to the understanding the chronology of citations in academic activity. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, M. J. V. C.; Brandão, D.C. . Contribuição à organização documentária de instrumentos musicais: um estudo no acervo do Museu Instrumental Delgado de Carvalho da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; GOMES, T. P. D. . Temas e questões em análise documentária de charge. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; BARBOSA., M. F. O. ; MOLLICA, M. C. M. . USE FREQUENCIES OF NOMINALIZATIONS IN SCIENTIFIC WRITING IN BRAZILIAN PORTUGUESE LANGUAGE AS POLITENESS STRATEGIES AND THEIR INDEX ROLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; GOMES, T. P. D. . Interferências dos contextos de produção e de uso na análise documentária de charges. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V. L. S. ; BARBOSA., M. F. O. . Investigação da regularidade e da produtividade de nominalizações deverbais em cartas científicas em língua portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, M. J. V. C.; SANTOS, D. R. . Estudo comparativo da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e o formato de entrada MARC 21: contribuição para a descrição e automação de arquivos com padrões biblioteconômicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de . A medida da obsolescência da literatura na área de Botânica: uma contribuição ao entendimento da cronologia das citações na atividade científica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. . The academic discourse in scientific letters abstracts from the personal archives of a Brazilian scientist Bertha Lutz: a linguistic and bibliometric study of deverbal nominalization in the subject indexing. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS, M. J. V. C.. O papel da representação descritiva da informação na organização do conhecimento.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, M. J. V. C.. A preservação do acervo arquivístico do Museu Nacional e sua importância para a memória da instituição.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS, M. J. V. C.. O acervo arquivístico do Museu Nacional e sua importância para a memória da ciência e da cultura.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, M. J. V. C.. O papel educativo do Museu Nacional no seu acervo arquivístico.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTOS, M. J. V. C.. Mais de um século da história das Bibliotecas da UFRJ.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, M. J. V. C.. A trajetória da informatização do acervo da Biblioteca do Museu Nacional/UFRJ.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de . O perfil da Fundação Universitária José Bonifácio no apoio ao ensino e à pesquisa : monografia apresentada sob o pseudônimo Águia para concorrer ao Prêmio Prof. Rodolpho Paulo Rocco, por ocasião do jubileu de prata da FUJB.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; BARBOSA., M. F. O. . Análise comparativa da frequência de uso e de tipo de nominalizações em cartas científicas em Língua Portuguesa na área de entomologia. Lecce 2015 (Divulgação).

2.
SANTOS, M. J. V. C.; ESTEVÃO, Silvia de Moura ; GANTOIS, Guilherme ; Fonseca, Vitor Manoel . Bertha Maria Julia Lutz: inventário Analítitico. 2008 (Técnico).

3.
SANTOS, M. J. V. C.; ESTEVÃO, Silvia de Moura . Folder da Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ 2007 (Divulgação).

4.
SANTOS, M. J. V. C.; MOREIRA, M.C.R. . Reestruturação e modernização da Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Pará. 2006 (Técnica).

5.
SANTOS, M. J. V. C.. Diagnóstico de avaliação do acervo de obras raras do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. 2006 (Técnica).

6.
SANTOS, M. J. V. C.; ESTEVÃO, Silvia de Moura . Estudo de compatibilidade entre a metodologia de descrição muiltinível integrada (DMI) e o formato MARC: subsídios para migração dos dados da Seção de Arquivo do Museu Nacional na base SIAN do Arquivo Nacional para a base Minerva da UFRJ 2006 (Técnica).

7.
SANTOS, M. J. V. C.. [Pesquisa bibliológica e textos para a agenda da UFRJ 2006: Tema - Obras Raras] 2006 (Técnica).

8.
SANTOS, M. J. V. C.; ESTEVÃO, Silvia de Moura ; Fonseca, Vitor Manoel ; GANTOIS, Guilherme . Gualter Adolpho Lutz: inventário analítitico. 2006 (Técnica).

9.
SANTOS, M. J. V. C.; RUSSO, Mariza ; SANTOS, E.T.G. ; et al . Proposta Polítido-Pedagógica de Implantação do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação na UFRJ. 2005 (Técnica).

10.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de . Manual de Conservação de Acervos Bibliográficos. 2004 (Técnica).

11.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de . Biblioteca Central da Ilha do Fundão: memorial para a construção do novo prédio. 2004 (Técnica).

12.
SANTOS, M. J. V. C.; DANTAS, R.M. . Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ : postais 2004 (Divulgação).

13.
SANTOS, M. J. V. C.. Diagnóstico da Biblioteca do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD). 2003 (Técnica).

14.
SANTOS, M. J. V. C.. Museu Nacional: bibliografia básica. 2002 (Técnica).

15.
SANTOS, M. J. V. C.. Produção científica do Museu Nacional/UFRJ: 2000-2001. 2002 (Técnica).

16.
SANTOS, M. J. V. C.; TAKCHE, L.M. . Folder da Biblioteca do Museu Nacional/UFRJ. 2001 (Divulgação).

17.
SANTOS, M. J. V. C.; Van Biene, Paula . A gravura científica nos livros raros da Biblioteca do Museu Nacional/UFRJ. 2001 (Divulgação).

18.
SANTOS, M. J. V. C.; GONÇALVES, P.R. . Proposta Polítido-Pedagógica de Implantação do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação na UFRJ. 1999 (Técnica).

19.
SANTOS, M. J. V. C.. Folder da Biblioteca do Museu Nacional/UFRJ. 1989 (Divulgação).

20.
SANTOS, M. J. V. C.; PINHEIRO, L.V.R. ; RODRIGUEZ PEREZ, D. ; et al . Modelo de Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ: proposta sujeita à críticas e revisão 1986 (Técnica).

21.
SANTOS, M. J. V. C.; et al . Levantamento de dados das bibliotecas da UFRJ: Relatório final da fase I-A. 1984 (Técnica).

22.
SANTOS, M. J. V. C.; RAPOSO, M.F.P. ; RODRIGUEZ PEREZ, D. ; et al . Estudo de alternativas para implantação de um sistema de informação técnico científica na UFRJ: Relatório final das fases II e III. 1983 (Técnica).

23.
SANTOS, M. J. V. C.. Guia de Uso da Biblioteca do Museu Nacional/UFRJ. 1980 (Divulgação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, M. J. V. C.. Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ. 2008.

2.
SANTOS, M. J. V. C.. Sisstema de Bibliotecas e Informação - SiBI da UFRJ. 1994.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, M. J. V. C.; VILAFFAN, L. . MARC 21 : MANUAL - 2.ed.. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, M. J. V. C.; ARAUJO., A. V. F. . Série Especial escolas de Biblioteconomia: UFRJ Bacharelato - Curso preenche lacuna na área. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. J. V. C.; VILLAFAN, L. . MARC 21 : Manual. 2, ed.. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - didática).

2.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V. L. S. . Obsolescência e Vida Média da Literatutra Científica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

3.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. . Análise de Citações : Apostila. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

4.
GUEDES, V.L.S. ; SANTOS, M. J. V. C. . Lei de Zipf : Apostila. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

5.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. . Lei de Bradford : Apostila. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

6.
DUARTE, L.F.D. ; SANTOS, M. J. V. C. ; et al . Relatório Anual do Museu Nacional. 2001. (Editoração/Periódico).

7.
DUARTE, L.F.D. ; SANTOS, M. J. V. C. ; et al . Relatório Anual do Museu Nacional. 2000. (Editoração/Periódico).

8.
DUARTE, L.F.D. ; SANTOS, M. J. V. C. ; et al . Relatorio Anual do Museu Nacional. 1999. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S. ; RUSSO, Mariza . Pré-proposta CBG/FACC/UFRJ & VALE. 2010 (Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Patrícia dos Santos Caldas Marra. AS NOVAS POSSIBILIDADES DE ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES ACARRETADAS PELA INTERNET NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhec) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Bárbara Moreira da Silva. A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM ARQUIVOS PERMANENTES: UMA PROPOSTA DE INDEXAÇÃO NO FUNDO POLÍCIAS POLÍTICAS DO RIO DE JANEIRO DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SANTOS, M. J. V. C.; SENNA, A.M.; GUEDES, V.L.S.; RUSSO, Mariza. Participação em banca de Alessandra Alves dos Santos. A pesquisa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação representada na Base de Dados LISA (2008-2012): produtividade em língua portuguesa e temas abordados nos assuntos de periódicos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SANTOS, M. J. V. C.; ALVES, N. F.; GUEDES, V.L.S.. Participação em banca de Daniel Ribeiro dos Santos. Estudo comparativo da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e o formato MARC 21: contribuição para a descrição e automação de arquivos com base em padrões biblioteconômicos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V. L. S.; CARDOSO, A.. Participação em banca de Dolores Castorino Brandão. Representação documentária de instrumentos musicais: contribuição para a organização do Museu Delgado de Carvalho de Escola de Música da UFRJ. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; RUSSO, Mariza. Participação em banca de Lourdes Cristina Araújo Coimbra. Estudo comparativo da vida-média da literatura de antropologia social por meio de dois periódicos da área: mana. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Luciana Pereira Rodrigues. As instituições e o desafio de preservação da memória oral: o Fundo Lygia Sigaud custodiado pela Seção de Memória e Arquivo do Museu nacional/UFRJ.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Emiliane Araújo Silva Santiago. Organização do conhecimento: a CDU como instrumento de classificação; de Paul Otlet à era digital.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; SENNA, A.M.. Participação em banca de Maria Angélica Brandão Varella. Periódicos nacionais do acervo da Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS): avaliação bibliométrica por meio de indicadores de qualidade das Bases Scielo e CAPES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Juliana Carvalho Pinho..Diagnóstico de Acessibilidade em bibliotecas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Beatriz Mattos Caires.Arquitetura da Informação: estudo de caso voltado ao perfil do profissional da informação.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Jéssica Souza de Andrade.Arquitetura de Bibliotecas Públicas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Magana Loures de Faria.Preservação digital: políticas de preservação digital em bibliotecas universitárias brasileiras.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Nathalia M. da C. Rodrigues.O uso do Youtube como fonte de informação para o desenvolvimento da Competência em Informação.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Luiza Hiromi Arao.Vida Média e obsolescência da área de Ciência da Literatura: uma contribuição ao entendimento da cronologia de citações na atividade acadêmica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Luana da Silva Castro.Análise das relações entre conceito de representação descritiva na visão da Biblioteconomia e Arquivologia.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Erica Santos Souza Costa.Catálogo de autoridades da rede BIM (DPHDM). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Luziane Conceição Silva.O bibliotecário no contexto big data. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Daniele Sampaio Barreiros.Desafios enfrentados pelo bibliotecário atuante em escritórios de advocacia do Rio de Janeiro e a sua formação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Andrielle Henrique Coputinho.Estudo do acesso em dois websites de bibliotecas universitárias.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Isabelle de Araújo Carvalho.A modernização das bibliotecas: como o avanço tecnológico tem propiciado a transformação das bibliotecas no ´seculo XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Isadora Morelato da Costa.Marketing da informaçãio nas redes sociais: Facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Danile Ferreira Alvarenga.A música reforçando a biblioteca como centro cultural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Mirielly Krystini Saldanha dos Santos.Popularidade de autores na área de Física: estudo bibliométrico em citações de dissertações apresentadas ao CBPF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Juliana de Souza Rodrigues.Uso de fontes informacionais na área jurídica em instituições de ensino superior.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Vanessa Alves da Silva Pereira.Big Data: um estudo de gestão empresarial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Bárbara Sotello Soares.Avaliação de usabilidade de hemerotecas digitais: uma comparação entre as bibliotecas nacionais do Brasil, da Espanha e da França. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; RUSSO, Mariza; MIRANDA, M. F.B. de. Participação em banca de Ariadne Araujo Silva.VIDA MÉDIA DA LITERATURA EM DIREITO: um estudo bibliométrico aplicado a um periódico jurídico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; MIRANDA, M. F.B. de; MALIN, A. M. B.. Participação em banca de Mariana Mathias Moraes de Oliveira.Ferramentas da Organização do Conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes empresariais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; SENNA, A.M.. Participação em banca de Luciana Ramos Tavares.O alerta sobre a obesidade através da divulgação científica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; SENNA, A.M.; COSTA, R.. Participação em banca de Ana Paula Deduque.A popularidade e produtividade de autores na área de Ciências Ambientais: análise bibliométrica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; SENNA, A.M.; COSTA, R.. Participação em banca de Thulio Pereira Dias Gomes.Temas e questões em análise documentária de charge. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Valéria Cardoso dos Santos Mazui.ANÁLISE COMPARATIVA DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: UM ESTUDO SOBRE A NORMALIZAÇÃO DAS REVISTAS CIÊNCIA DA iNFORMAÇÃO E TRANSINFORMAÇÃO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Gabriel Cunha Leal de Araújo.A CIRCULAÇÃO NAS BIBLIOTECAS DE UMA IFES: UMA VISÃO DESAGREGADA PARA O PERÍODO 2000-2007.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Solange de Souza Alves da Slva.BIBLIOTECA PÚBLICA EM AÇÃO: O ESTUDO DE CASO DA BIBLIOTECA PARQUE MANGUINHOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Mariana Mathias Moraes de Oliveira.FERRAMENTASD DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES EMPRESARIAIS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Thalita Oliveira da Silva Gama.NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II: DISCURSO INFORMACIONAL E MEMÓRIA INSTITUCIONAL.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Marianna Lopes Bezerra..Recuperação da informação e mecanismos de busca na web: análise comparativa entre o Google, o Yahoo! e o Bing.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; SENNA, A.M.. Participação em banca de Marianna Lopes Bezerra.Recuperação da informação e mecanismos de busca na web: análise comparativa entre o Google, o Yahoo! e o Bing. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; SENNA, A.M.. Participação em banca de José Eduardo Queiroz da Silva.A visão analítica de domínio do conceito de relevância: um estudo comparativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; MALIN, A. M. B.; SÁ, M.I.F.. Participação em banca de Robson Soares da Cruz.Desenvolvimento de uma política de indexação para o Observatório de Gestão da Informação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de Érica Simões Guimarães.Gestão do conhecimento: estudo das comunidades de prática da rede Koiné no ambiente SENAI: criando relacionamentos e compartilhando conhecimentos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
SANTOS, M. J. V. C.; SÁ, M.I.F.. Participação em banca de Maria Terezinha Mercadante A. Cheve.A REPRESENTAÇÃO DE PONTOS DE ACESSO PARA AUTORES NA BASE MINERVA DA UFRJ:UMA CONTRIBUIÇÃO À SUA PADRONIZAÇÃO E UNIFORMIZAÇÃO.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

35.
MIRANDA, M. F.B. de; SANTOS, M. J. V. C.. Participação em banca de ISABELLA SOUZA COELHO.MARKETING: FERRAMENTA DE SUCESSO EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

36.
SANTOS, M. J. V. C.; FEIJÓ, M.; MIRANDA, M. F.B. de. Participação em banca de Mell Longuinho André Siciliano.PEQUENO NOTÁVEL: O LIVRO DE BOLSO NO BRASIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; SENNA, A.M.. Participação em banca de Clarisse Kloss Pequeno.A Ontologia como ferramenta de organização do conhecimento na web semântica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

38.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; BARBOSA., M. F. O.. Participação em banca de Cristiane Pereira Gabril.A recuperação da informação: a importância do vocabulário controlado na indexação da informação sobre a EEFD da UFRJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, M. J. V. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, M. J. V. C.. Concurso: Edital 24 de 25/02/2011. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SANTOS, M. J. V. C.. Membro Efetivo da banca examinadora para o concurso de provimento de uma vaga de Professor Temporário no setor de Normalização / Metodologia Científica. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SANTOS, M. J. V. C.; RUSSO, Mariza; GUEDES, V.L.S.. Membro titular da banca do concurso público para professor substituto setor Biblioteconomia e Ciência da Informação Edital 24 de 25/02/2011. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SANTOS, M. J. V. C.. Membro Efetivo da banca examinadora no Processo Seletivo para o ingresso no Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhecimento da UFRJ em parceria com o Arquivo Nacional. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; RUSSO, Mariza. Membro da Comissão de reingresso na graduação para alunos em cursos de graduação ou graduados em outras áreas. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SANTOS, M. J. V. C.. Membro Efetivo da Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto da Disciplina Organização do Conhecimento. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; MIRANDA, M. F.B. de. Membro Efetivo da banca examinadora no Processo Seletivo para o ingresso no Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhecimento da UFRJ em parceria com o Arquivo Nacional. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.; RUSSO, Mariza. Membro da Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto da Disciplina Competência em Informação. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Avaliação de cursos
1.
SANTOS, M. J. V. C.; RUSSO, Mariza; GUEDES, V.L.S.; MIRANDA, M. F.B. de; SÁ, M.I.F.; PHILYPPIS JUNIOR, N.; ARAUJO, A. V. F.. ucleo Docente Estruturante do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
SANTOS, M. J. V. C.. Banca para Seleção dos candidatos ao Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhecimento ? UFRJ/Arquivo Nacional. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, M. J. V. C.. Comissão de Reingresso na Graduação. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V.L.S.. Membro da Comissão de Avaliação de currículos para validação de diplomas obtidos no exterior. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Evento Comemorativo do Dia do Bibliotecário. 2015. (Encontro).

2.
VII International Conference on Qualitative Methods in Libraries. The Half-life and Obsolescence of the Literature Science Area. 2015. (Congresso).

3.
XVIII SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS. Encontro de Bibliotecários Catalogadores de Acervos de Música no Brasil. 2014. (Congresso).

4.
195 anos do Museu Nacional: Ciência, História e Cultura. Homenagem ao centenário do professor Luiz Emydgio de Mello Filho. 2013. (Exposição).

5.
VI CONGRESSO DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA (HCTE) - UFRJ. Correspondência científica de Adolpho Lutz: um estudo de aplicação do Ponto de Transição de Goffman em um arquivo pessoal. 2013. (Congresso).

6.
Citações: Usos e limitações. Casa da Ciência / UFRJ. 2012. (Seminário).

7.
CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR: Cortesia: Olhares e (re) invenções. Recorrência de nominalizações deverbais em resumos de cartas científicas em língua portuguesa como estratégia linguística de polidez. 2012. (Congresso).

8.
XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA ? Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) / USP.A medida da obsolescência da literatura na área da Botânica: uma contribuição ao entendimento da cronologia das citações na atividade científica. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LETA, J. ; GUEDES, V.L.S. ; SANTOS, M. J. V. C. . VI EBBC. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, M. J. V. C.; SANTOS, E.T.G. . SEMINÁRIO NACIONAL DE BILIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (16.: Rio de Janeiro : 2010) : Relatoria. 2010. (Congresso).

3.
SANTOS, M. J. V. C.; MELLO, P.M.C. de ; et al . CECI : Ciclo de Estudos em Ciência da Informação (8. : 2006 : Rio de Janeiro). 2006. (Congresso).

4.
SANTOS, M. J. V. C.; RUSSO, Mariza ; et al . CECI : Ciclo de Estudos em Ciência da Informação (7. : 2002 : Rio de Janeiro). 2002. (Congresso).

5.
SANTOS, M. J. V. C.; RUSSO, Mariza ; et al . CECI : Ciclo de Estudos em Ciência da Informação (6. : 1998 : Rio de Janeiro). 1998. (Congresso).

6.
SANTOS, M. J. V. C.; et al . SEMINÁRIO NACIONAL DE BILIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (7.: Rio de Janeiro: 1991) : Comssão Técnio Científica. 1991. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Lourdes Cristina Araujo Coimbra. Produtividade e popularidade de autores na literatura de Educação, por meio da análise de citações em três periódicos da área, publicados no período 2011 a 2015: um estudo comparativo.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Curso de Educação) - Universidad Columbia del Paraguai. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Stéphanie da Silva Salgado. Caracterização do serviço de disseminação da informação a partir do modelo de Strable: o caso das bibliotecas da UFRJ. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
LOURDES CRISTINA ARAUJO COIMBRA. A MEDIDA DA OBSOLESCÊNCIA NA LITERATURA DE EDUCAÇÃO: uma contribuição ao entendimento da cronologia das citações na atividade científica.. 2015. Dissertação (Mestrado em MAESTRIA EN CIENCIA DE LA EDUCACIÓN) - Universidad Americana del Paraguay, . Coorientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dolores Castorino Brandão. REPRESENTAÇÃO DOCUMENTÁRIA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS: contribuição para a organização do Museu Instrumental Delgado de Carvalho. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhec) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

2.
Daniel Ribeiro dos Santos. Estudo Comparativo entre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e o formato de entrada MARC: contribuição para a descrição e automação de arquivos com base em padrões biblioteconômicos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhec) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

3.
Alessandra Alves dos Santos. A pesquisa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação Representada na base de dados LISA; 2008-2012. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhec) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

4.
Lourdes Cristina Araujo Coimbra. Estudo comparativo da vida-média da literatura de Antropologia Social por meio de dois periódicos da área: Mana: Estudos de Antropologia Social e The Journal of the Royal Anthropological Institute.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhec) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

5.
Maria Angélica Brandão Varella. Periódicos nacionais do acervo da Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS): avaliação bibliométrica por meio de indicadores de qualidade das bases Scielo e CAPES.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conheci) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIA CECILIA JARDIM BARROS. Contribuição para Representação de acervo de figurino: uma proposta para o Setor de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

2.
ALINE RODRIGUES FERREIRA. INFOGRÁFICOS: ANÁLISE E INDEXAÇÃO DE IMAGENS PICTÓRICAS SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA E DA SEMIÓTICA, NO CAMPO DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

3.
Márcia Barcelos Gomes. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE LITERATURA INGLESA: SHAKESPEARE E SUA OBRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

4.
Mirielly Krystini Saldanha dos Santos. Popularidade de autores na área de Física: estudo bibliométrico em citações de dissertações apresentadas ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

5.
Thulio Pereira Dias Gomes. TEMAS E QUESTÕES EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA DE CHARGE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

6.
Ariadne Araujo Silva. VIDA MÉDIA DA LITERATURA EM DIREITO: Um estudo bibliométrico aplicado a um periódico jurídico.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

7.
ISABELLA SOUZA COELHO. MARKETING: FERRAMENTA DE SUCESSO EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

8.
Maria Terezinha Mercadante A. Cheve. A REPRESENTAÇÃO DE PONTOS DE ACESSO PARA AUTORES NA BASE MINERVA DA UFRJ:UMA CONTRIBUIÇÃO À SUA PADRONIZAÇÃO E UNIFORMIZAÇÃO.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

9.
Mell Longuinho André Siciliano. PEQUENO NOTÁVEL: O LIVRO DE BOLSO NO BRASIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

10.
Cristiane Pereira Gabril. O DeCS COMO INTRUMENTO DE INDEXAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO:. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

11.
Bruna Oliveira de Assis. A UTILIZAÇÃO DASBIBLIOTECAS PÚBLICAS DE DUQUE DE CAXIAS PELO PÚBLICO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

12.
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA MESSIAS. A BIBLIOTECA PÚBLICA COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

13.
LORENA SANTOS ALLEYNE. ANÁLISE CONCEITUAL DE UM NOVO ESPAÇO SIMBÓLICO: O CASO DO BLOG DO SAMBA DA OUVIDOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE I) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

14.
Cristiane Pereira Gabril. O DeCS como intrumento de indexação e recuperação da informação na área de educação física e desporto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

15.
Bruna Oliveira de Assis. A utilização das bibliotecas públicas de Duque de Caxias pelo público infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

Iniciação científica
1.
Vania Lúcia Amaral Vanderlei. INDICADORES CIENTOMÉTRICOS DA COMUNIDADE CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

2.
Isabele Oliveira dos Santos Garcia. INDICADORES CIENTOMÉTRICOS DA COMUNIDADE CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

3.
Gisele Barros da Silva. UMA ANTROPÓLOGA ENTRE A TRIBO KARAJÁ: diários e anotações da cientista Heloísa Fenelon.. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

4.
Ana Paula de Lima Delduque, Ariadne Araújo Silva, Luiza Hiro. VIDA MÉDIA DA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: análise de pesquisas publicadas em anais do ENANCIB 2012.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

5.
Thulio Pereira Dias Gomes. ANÁLISE BIBLIOMETRÍCA E LINGUÍSTICA DO DISCURSO EM TEXTOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, EDITADOS EM ARTIGOS DE PERIÓDICO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

6.
Gisele Barros da Silva. Uma antropóloga entre a tribo Karajá: diários e anotações da cientista Heloísa Fenelon Costa.. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

7.
Andressa dos Santos Rodrigues; Anna Carolina Oliveira Nunes. A rede político-partidária de Bertha Lutz: da UDN à Arena. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

8.
Ana Carolina Abad; Daiane Mota; Raíssa Perrone. A utilização do programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) para a informatização dos processos da Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto no bairro da Maré. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

9.
Thulio Pereira Dias Gomes. ANÁLISE DOCUMENTÁRIA DE CHARGE: estudo exploratório. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

10.
Vania Lucia Amaral Vanderlei. A IMPORTÂNCIA DO PAPEL NO REGISTRO E PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

11.
Rafael de Souza Mendonça. ANÁLISE DOS PORTAIS DE INFORMAÇÃO DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DO BRASIL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

12.
Anderson Ferreira de Assumpção; Adriana de Oliveira Fonseca. LYGIA SIGAUD: seu arquivo pessoal como testemunho para a história da agroindústria canavieira no Brasil. 2012. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

13.
Gisele Barros da Silva; Sara Gabrielle Ulrichsen Silva. BERTHA LUTZ E AS LUTAS PELOS DIREITOS DAS MULHERES. 2012. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

14.
Gabrielle Pereira Coelho; Lissa dos Passos Silva. Bertha Maria Julia Lutz: uma cientista multidisciplinar.. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

15.
Ludmila Leão Lanna e Melissa Britez da Costa. Adolpho Lutz: experiência com a identificação de seu arquivo pessoal: fotos, correspondência e documentos científicos. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

16.
Alessandra Rodrigues Cotta Domingos e Lívia Cristina da Penh. Nova infraestrutura física da Biblioteca Comunitária Escritor LLIma Barreto: mudanças para melhor atender à comunidade.. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

17.
Gabrielle Pereira Coelho; Lissa dos Passos Silva. Bertha Maria Julia Lutz: uma cientista multidisciplinar. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

18.
Carolina Damázio Medeiros e Mariana Saad Ferreira Barbosa. O Museu Nacional e sua contribuição para a educação em ciência: Roquette-Pinto e Solon Leontsinis. 2010. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

19.
Ana Beatriz Nascimento e Guilherme dos Santos Rego. O periódico Arquivos do Museu Nacional : mais de um século de comunicação na ci ência. 2010. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

20.
Bruna Silva, Marcus Silva e Thaís Neves. Alberto José de Sampaio (1881-1946) e sua contribuição para a botânica brasileira.. 2010. Iniciação Científica - Museu Nacional. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

21.
Marcus Vinicius da Silva; Thaís Neves; Bruna Pozes da Silva. Alberto José de Sampáio (1881-1946) e sua contribuição para a Botânica brasileira.. 2010. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

22.
Eduarda de Araujo; Anna Nascimento; Beatriz Henriques; Felip. Alunos do ensino médio, novos talentos do Museu Nacional/UFRJ. 2009. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Alessandra Domingos; Lívia Abdias. A biblioteca comunitária e sua contribuição para a inovação social. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

2.
Ludmila Lanna; melissa Costa;. Aolpho Lutz: experiência com a identificação de seu arquivo pessoal. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.

3.
Alessandra Domingos; Lívia Abdias. Nova infraestrrura física da Biblioteca Comunitária Escritor Lima Barreto. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Jose Veloso da Costa Santos.



Outras informações relevantes


Consultora do Sistema de Bibliotecas e Informação ? SiBI/UFRJ desde 1994; Pesquisadora Colaboradora do Museu Nacional/UFRJ; Membro doConselho Fiscal da Associação Amigos do Museu Nacional (2010-2012); Vice-Presidente da Associação de Amigos do Museu Nacional (2007-2009); 1ª Secretária da Associação de Amigos do Museu Nacional (2 mandatos 2001-2006); Membro do Conselho de Minerva.
Recebeu apoio financeiro da Fundaçao Vitae e da Fundaçõ Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro para conservação e preservação de obras raras e da documentação histórica da Biblioteca e da Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 13:17:47