Alexandre Jordao Baptista

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  • Última atualização do currículo em 20/02/2018


Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordena o DIOTIMA - Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias do Ensino e Aprendizagem de Filosofia, grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Metodologia do Ensino. Tem experiência também na área de História da Filosofia (Filosofia Antiga), atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Conhecimento, Ética e Estética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Jordao Baptista
Nome em citações bibliográficas
BAPTISTA, A. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Campus Universitário do Bacanga/CCH.
Av dos portugueses s/n
bacanga
65080-040 - Sao Luis, MA - Brasil
Telefone: (098) 21098328


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Matemática e Conhecimento na República de Platão, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maura Iglésias.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Teoria do Conhecimento; Platão; matemática; dialética; Metafísica; método hipotético.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2000 - 2001
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Dialética platônica: uma experiência mística ou racional?,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maura Iglésias.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Platão; dialética; misticismo; método hipotético; Teoria do Conhecimento; razão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1996 - 1999
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Platão e a Tradição Mítica: por que Platão reinventa os mitos..
Orientador: Maura Iglésias.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2012 - Atual
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Filosofia.
11/2012 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Investigativas em Filosofia II
07/2011 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Da Filosofia Antiga
02/2010 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Ensino Filosofia II
09/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCH, Departamento de Filosofia.

06/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCH, Departamento de Filosofia.

03/2012 - 03/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Profissional e Ética Do Psicólogo I
02/2010 - 09/2011
Direção e administração, CCH, Departamento de Filosofia.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2010 - 06/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Religião
07/2009 - 01/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Filosofia Medieval
09/2008 - 01/2010
Direção e administração, CCH, Departamento de Filosofia.

Cargo ou função
coordenador de estágio.
08/2008 - 01/2010
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
09/2008 - 10/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia Política Clássica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor de filosofia, Carga horária: 40

Atividades

03/2007 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA
09/2007 - 10/2007
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ciência e Conhecimento: os antigos e os medievais

Colégio Estadual André Maurois, CEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor docente I, Carga horária: 16

Atividades

03/2008 - 06/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: pesquisador associado
Outras informações
Pesquisador associado do Núcleo de Estudos de Filosofia Antiga, grupo de pesquisa vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio) e coordenado pelos professores Maura Iglesias (PUC - Rio) e Fernando Augusto da Rocha Rodrigues (UFRJ-IFCS) tendo participado das seguintes linhas de pesquisa: Platão e as Matemáticas, Teoria do Conhecimento na Filosofia Antiga e Texto Originais


Colégio Teresiano, CAP-PUC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de filosofia, Carga horária: 20

Atividades

08/1999 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA

Centro de Ensino Faria Brito, CEFB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de filosofia e sociologia, Carga horária: 10

Atividades

2002 - 2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
Filosofia

Colégio Centro Espaço Integrado, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de filosofia, Carga horária: 5

Atividades

02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Colégio Israelita Brasileiro S Aleichem, ESCOLA PARQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de filosofia, Carga horária: 10

Atividades

02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia


Linhas de pesquisa


1.
Práticas de Ensino de Filosofia

Objetivo: Investigar, analisar e avaliar práticas de ensino de filosofia, tanto nos seus aspectos formais, no ambiente escolar, como nos seus aspectos informais, para além da sala de aula, com vistas a sua ampliação e seu aperfeiçoamento. Elaboração e avaliação de materiais didáticos, de novas metodologias de ensino, de processos de avaliação na disciplina, de análise conceitual de relatos de caso, de propostas de renovação curriculares, sempre tendo em vista o contexto cultural, social e político brasileiro contemporâneo..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Práticas de Ensino; Didática Filosófica; Ensino de Filosofia; currículo; ensino médio; Formação de Professores.
2.
Teoria do Conhecimento na Filosofia Antiga e Medieval

Objetivo: O objetivo dessa linha de pesquisa, consiste em identificar e pesquisar as grandes questões relativas à teoria do conhecimento nos vários autores e fases da filosofia antiga e Medieval..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Teoria do Conhecimento; Metafísica; Filosofia Antiga; Filosofia Medieval; História da Filosofia.
3.
Conteúdos e Métodos de Ensino da Filosofia

Objetivo: Pesquisar: Técnicas, métodos e conteúdos que abordem como filosofar e ensinar filosofia para os Ensinos Médio e Fundamental. Desenvolver e construir um instrumental teórico que permita a abordagem dos mais variados temas da história e dos problemas fundamentais da Filosofia no contexto da transversalidade (interdisciplinaridade) e da realidade dos estudantes da Educação Básica das escolas públicas do Estado do Maranhão..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Metodologia; Conteúdos de Filosofia; Didática Filosófica; Educação Básica.
4.
Platão e as Matemáticas

Objetivo: O objetivo é o estudo sobre os conhecimentos matemáticos na época de Platão, a utilização que ele fez desses conhecimentos, a extensão dos conhecimentos matemáticos do próprio Platão, e, talvez, contribuições que ele próprio e outros pesquisadores da Academia seus contemporâneos tenham feito para o avanço dos conhecimentos então considerados matemáticos, que incluíam música e astronomia..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Práticas Dialógicas para o Ensino de Filosofia
Descrição: Apoiado na hipótese de que uma pedagogia interativa, fundada na interação verbal entre os alunos, poderia facilitar a aprendizagem do filosofar, nosso projeto se propõe a investigar e analisar as condições de possibilidade de uma verdadeira confrontação filosófica pelo diálogo, com o objetivo de desenvolver um referencial didático-metodológico para a aplicação de práticas dialógicas no processo de ensino-aprendizagem da filosofia no Ensino Médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Jordao Baptista - Coordenador / Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - Integrante / Marly Cutrim de Menezes - Integrante / Almir Ferreira da Silva Jr. - Integrante / Helder Machado Passos - Integrante / JOSÉ ASSUNÇÃO FERNANDES LEITE - Integrante / LUCIANO DA SILVA FAÇANHA - Integrante / Maria Olilia Serra - Integrante / Acildo Leite da Silva - Integrante / Angelo Rodrigo Bianchini - Integrante.
2011 - 2013
Filosofia, Sofística e Ensino na Grécia Antiga: contribuições para uma didática do diálogo argumentativo oral para a docência de filosofia no Ensino Médio.
Descrição: O projeto tem com objetivo identificar, à luz das fontes históricas, características do diálogo argumentativo oral utilizado como instrumento de ensino e aprendizagem no contexto educacional da Grécia dos sécs. V e IV a.C., onde, sabidamente, ele tem um papel educativo proeminente face a outras estratégias de ensino. Nesse sentido, pretende-se analisar e discutir os princípios filosóficos e metodológicos presentes nessas caracterizações a fim de articular seus aspectos éticos, epistemológicos e pedagógicos com as diretrizes para o ensino de filosofia estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Alexandre Jordao Baptista - Coordenador.
2010 - 2011
Diálogos entre o atomismo grego e a química moderna e contemporânea
Descrição: O projeto de pesquisa foi realizado no contexto do programa PIBIC-Jr. O projeto articula as disciplinas Filosofia e Química presentes no currículo do Ensino Médio do Colégio Universitário da UFMA, COLUN, em torno do tema do atomismo grego antigo. Através do envolvimento dos respectivos professores dessas disciplinas, o projeto teve como objetivo levar, o aluno(a) participante a identificar, no modelo atômico atual, aquilo que foi preservado, que permanece como contribuição originária dos antigos pensadores gregos, assim como indicar com que modificações ou em que estado de evolução reaparecem os conceitos dos atomistas gregos nos diferentes modelos atômicos apresentados na ciência química atual. Nesse aspecto, interessou-nos, sobretudo, as implicações filosóficas e científicas que derivam de algumas proposições da química moderna e contemporânea. Com essa pesquisa proclamo demonstrar que tanto a química quanto a filosofia, compreendidas enquanto ?disciplinas? do ensino médio, ganham ao enriquecerem seus conteúdos com novas abordagens, nexos e investigações, favorecendo um entendimento mais universal do esforço humano para a compreensão racional do mundo natural.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Jordao Baptista - Coordenador / Cristiano Leonardo de Alan Kardec Capovilla Luz - Integrante.
2010 - 2011
Sócrates: método e ensino da Filosofia.
Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe investigar e analisar os princípios pedagógicos e metodológicos presentes na atividade filosófica de Sócrates com o objetivo de fundamentar uma metodologia de docência de filosofia a partir das linhas mestres do pensamento socrático..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Alexandre Jordao Baptista - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Educação e Filosofia (Online)
2011 - Atual
Periódico: Cadernos do PET Filosofia (UFPI)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio Fapema 2011 Categoria Pesquisador Junior, Fapema.
2010
Honra ao Mérito, XXII SEMIC - Seminário de Iniciação Científica - UFMA.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BAPTISTA, A. J.. ENSINO SOCRÁTICO: DO MODELO PARA O PROFESSOR AO MODELO PARA O ALUNO. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.

2.
BAPTISTA, A. J.. Dialética platônica: uma experiência mística ou racional?. In: II Semana dos alunos de pós-graduação em Filosofia, 2001, Rio de Janeiro. Analógos. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2001. v. 1. p. 213-223.

3.
BAPTISTA, A. J.. Logos e Mûthos em Platão: um breve sobrevôo. In: 1ª Semana dos Alunos de Pós -Graduação em Filosofia PUC-Rio, 2001, Rio de Janeiro. AnaLógos. Rio de janeiro: Booklink Publicações Ltda, 2001. p. 112-124.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BAPTISTA, A. J.; SILVA JR, A. F. . Gadamer e Sócrates: contribuições para uma didática do diálogo filosófico. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro - RJ, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BAPTISTA, A. J.; SILVA JR, A. F. ; COSTA, C. M. D. ; DINIZ, J. S. ; SERRA, M. O. ; SILVA, R. F. . Práticas Dialógicas para o Ensino da Filosofia. In: II Encontro Nacional do PIBID de Filosofia, 2015, São Bernardo do Campo - SP. Caderno de Resumos, 2015.

2.
BAPTISTA, A. J.. ENSINO SOCRÁTICO: DO MODELO PARA O PROFESSOR AO MODELO PARA O ALUNO. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.

3.
BAPTISTA, A. J.. O diálogo entre Sócrates e o jovem escravo no Ménon de Platão: exemplo de uma pedagogia socrática?. In: X Encontro Humanístico, 2010, São Luís. Caderno de Programação e Resumo X Encontro Humnístico. São Luís - MA: EDUFMA, 2010. v. 10.

4.
BAPTISTA, A. J.. Sobre alguns equívocos referentes ao ensino de filosofia no ensino médio. In: Krisis: II Fórum de Filosofia Contemporânea, 2005, Rio de Janeiro. Krisis: II Fórum de Filosofia Contemporânea. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2005. v. 1. p. 12-12.

5.
BAPTISTA, A. J.. Muthos e logos no Fédon de Platão. In: IX Encontro Nacional de Filosofia (ANPOF), 2000, Poços de Caldas. Cadernos de Atas da ANPOF, 2000. v. 1. p. 135-140.

Apresentações de Trabalho
1.
BAPTISTA, A. J.; SILVA JR, A. F. ; COSTA, C. M. D. ; DINIZ, J. S. ; SERRA, M. O. ; SILVA, R. F. ; NOVAES, V. A. V. . Práticas Dialógicas para o Ensino da Filosofia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BAPTISTA, A. J.; DIAS, M. C. S. ; NETTO, E. B. L. . Currículo, Avaliação, Metodologia e Pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BAPTISTA, A. J.. PIBID e formação de professores: construindo a identidade do curso de Licenciatura em Filosofia da UFMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BAPTISTA, A. J.. Sócrates e o Ensino da Filosofia: notas para uma pedagogia do diálogo filosófico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BAPTISTA, A. J.. Experimentos de pensamento e Ensino da Filosofia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BAPTISTA, A. J.. O Papel da Pesquisa na Formação Docente da Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BAPTISTA, A. J.. A intuição e seu papel na investigação filosófica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BAPTISTA, A. J.. O Amor e a Filosofia em Platão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BAPTISTA, A. J.; SILVA JR, A. F. . Gadamer e Sócrates: Contribuições para uma didática da Filosofia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BAPTISTA, A. J.. Filosofia, Sofística e Ensino na Grécia Antiga: contribuições para uma didática do diálogo Argumentativo para a docência de filosofia no Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BAPTISTA, A. J.. A Crise da Educação na Pós-Modernidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BAPTISTA, A. J.. Sócrates e o ensino da filosofia: indo além do simples questionamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BAPTISTA, A. J.. Mito e Verdade na República de PLatão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BAPTISTA, A. J.. Sócrates: Método e Ensino de Filosofia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BAPTISTA, A. J.. O diálogo entre Sócrates e o jovem escravo no Ménon de Platão: exemplo de uma pedagogia socrática?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BAPTISTA, A. J.. Formação de Professores de Filosofia para o Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BAPTISTA, A. J.. Perspectivas e Desafios da Formação de Professores de Filosofia para a Educação Básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BAPTISTA, A. J.; Filipe Ceppas . Filosofia na Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, 2004 (Projeto SUCESSO ESCOLAR/Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BAPTISTA, A. J.. Parecerista da Revista CADERNOS DE PESQUISA da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 2015.

2.
BAPTISTA, A. J.. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão ­ FAPEMA. 2014.

3.
BAPTISTA, A. J.. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão ­ FAPEMA. 2014.

4.
BAPTISTA, A. J.. Parecerista ad hoc da Revista Educação e Filosofia. 2013.

5.
BAPTISTA, A. J.. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
BAPTISTA, A. J.. Sócrates e o Ensino da Filosofia: aportes metodológicos para uma pedagogia do diálogo filosófico. 2013. .

2.
BAPTISTA, A. J.. Sócrates: Método e Ensino da Filosofia. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PASSOS, H. M.; BAPTISTA, A. J.; FACANHA, L. S.. Participação em banca de VALÉRIA VIEGAS SANTOS. EDUCAÇÃO, CIDDANIA E POLÍTICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARÍSTOTELES. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FACANHA, L. S.; do Nascimento, S. F.; BAPTISTA, A. J.. Participação em banca de Andrea do Socorro Rodrigues Coelho.Antagonismo entre Vico e Descartes acerca dos Limites do Conhecimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
LEITE, J. A. F.; CARVALHO, Z. J. V.; BAPTISTA, A. J.. Participação em banca de GILSON RODRIGUES DIAS.A FELICIDADE EM SANTO AGOSTINHO NA OBRA BEATA VITA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
Serejo, L. S.; Antunes, M. M. C.; BAPTISTA, A. J.. Participação em banca de Luís Barbosa da Silva.John Locke: O surgimento do LIberalismo Político e a Crítica ao Absolutismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
MENEZES, M. C.; BAPTISTA, A. J.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Francilene Corrêa da Silva.O Eu Rachado por uma Abertura ao Pensar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
GURGEL, W. B.; PASSOS, H. M.; BAPTISTA, A. J.. Participação em banca de Mariza Pinheiro Bezerra.Controle Social Sobre a Morte na Sociedade Ludovicense do Início do Século XX: Abordagem Filosófica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
Maria Olília Serra; BAPTISTA, A. J.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Danillo Matos de Deus.Educação, Natalidade e Pensamento em Hannah Arendt. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA JR, A. F.; GURGEL, W. B.; BAPTISTA, A. J.. Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior. 2010. Universidade Federal do Maranhão.

2.
AQUINO, J. E. F.; SILVA JR, A. F.; BAPTISTA, A. J.. Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior. 2010. Universidade Federal do Maranhão.

3.
CARVALHO, H. B. A.; LEITE, J. A. F.; BAPTISTA, A. J.. Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior. 2010. Universidade Federal do Maranhão.

4.
SOUZA, V. M.; PORTELA FILHO, R. N. A.; BAPTISTA, A. J.. Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. 2010. Universidade Federal do Maranhão.

5.
Guerra, M; Araújo, M.; BAPTISTA, A. J.. concurso público de provas e títulos ao provimento de cargos de Professor de Ensino de 1o e 2o graus. 2005. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Nacional do PIBID de Filosofia.Práticas Dialógicas para o Ensino de Filosofia. 2015. (Encontro).

2.
1º Encontro Nacional PIBID - Filosofia.PIBID e formação de professores: construindo a identidade do curso de Licenciatura em Filosofia da UFMA. 2013. (Encontro).

3.
1º Encontro Nacional PIBID - Filosofia.Currículo, Avaliação, Metodologia e Pesquisa. 2013. (Encontro).

4.
1º Encontro Nacional PIBID - Filosofia. 2013. (Encontro).

5.
II Seminário de Iniciação à Docência.O Papel da Pesquisa na Formação do Docente na Educação Básica. 2013. (Seminário).

6.
II Simpósio Estadual sobre o Ensino de Filosofia da UERN - SIMPHILO. 2013. (Simpósio).

7.
II Simpósio Estadual sobre o Ensino de Filosofia da UERN - SIMPHILO.A proposta de criação do fórum Nordeste sobre o Ensino de Filosofia. 2013. (Simpósio).

8.
II Simpósio Estadual sobre o Ensino de Filosofia da UERN - SIMPHILO.Experimentos de Pensamento e Ensino da Filosofia. 2013. (Simpósio).

9.
I Jornada Interdisciplinar de Filosofia em Grajaú-MA: Os desafios contemporâneos do ensino de Filosofia.Sócrates e o Ensino da Folosofia: Notas para uma pedagogia do Diálogo Filosófico. 2013. (Encontro).

10.
VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Gadamer e Sócrates: contribuições para uma didática do diálogo filosófico. 2012. (Outra).

11.
XV Encontro Nacional ANPOF. 2012. (Encontro).

12.
XV Encontro Nacional ANPOF.A Intuição e seu papel na Investigação Filosófica. 2012. (Encontro).

13.
XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia - ENEFIL.O Amor e a Filosofia em Platão. 2012. (Encontro).

14.
I Colóquio Nacional do Ensino da Filosofia: O que queremos com o filosofar na Educação Básica?. 2011. (Encontro).

15.
I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia (CONEF).Sócrates e o ensino da filosofia: indo além do simples questionamento. 2011. (Outra).

16.
II Encontro de Estudos Culturais.A Crise da Educação na Pós-Modernidade. 2011. (Encontro).

17.
X Encontro Humanístico.O diálogo entre Sócrates e o jovem escravo no Ménon de Platão: exemplo de uma pedagogia socrática?. 2010. (Encontro).

18.
XIX Semana de Filosofia da UFMA.Mito e Verdade na República de PLatão. 2010. (Encontro).

19.
II Fórum sobre Ensino de Filosofia.Formação de Professores de Filosofia para o Ensino Médio. 2009. (Simpósio).

20.
V Seminário de Licenciatura em Ciências Sociais.Perspectivas e Desafios da Formação de Professores de Filosofia para a Educação Básica. 2009. (Outra).

21.
Krisis: II Fórum de Filosofia Contemporânea.Sobre alguns equívocos referentes ao ensino de filosofia no ensino médio. 2005. (Encontro).

22.
VI Semana dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da PUC-RJ (V SAF-PUC).Platão e as Matemáticas. 2005. (Encontro).

23.
IV Semana dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da PUC-RJ (IV SAF-PUC).A Distinção entre dianoia e noesis na passagem da linha (Rep. 509d-511e). 2003. (Encontro).

24.
II Semana dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da PUC-RJ (II SAF-PUC).Dialética Platônica: uma experiência mestiça ou racional?. 2001. (Encontro).

25.
Seminário latino americano ?Escola em questão: desafios para o educador?. 2001. (Seminário).

26.
IX Encontro Nacional de Filosofia (ANPOF).Mythos e Lógos no Fédon de Platão. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUARTE, H. ; LIMA, C. M. ; COSTA, J. E. B. ; PEREIRA, M. K. F. ; FACANHA, L. S. ; BAPTISTA, A. J. . XIX Semana de Filosofia. 2010. (Congresso).

2.
CARVALHO, Z. J. V. ; FONTENELLE, P. S. ; PEREIRA, M. K. F. ; MENEZES, M. C. ; COSTA, J. E. B. ; PEREIRA, M. S. F. ; BAPTISTA, A. J. ; SILVA JR, A. F. . XVIII Semana de Filosofia & II Fórum sobre Ensino de Filosofia. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Katiane Suellen Melo de Araújo. A Dialética Platônica: um métoodo para o Ensino da Filosofia no Ensino Médio. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
EDIEL DOS ANJOS ARAÚJO. O PARADIGMA DIANTE DA CONCEPÇÃO DE UM POSSÍVEL ESTADO IDEAL PLATÔNICO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

2.
LAYSE CRISTHINY RAMOS DE SOUZA. TEMPO, HISTÓRIA E AÇÃO POLÍTICA NO POLÍTICO DE PLATÃO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana Tinoco dos Santos. AMOR E VERDADE: uma leitura do Banquete de Platão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

2.
Renato Nando Souza Arouche. Prelúdio à Crítica Epistêmica Platônica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

3.
Edevaldo Barbosa da Silva. O Conceito de Justiça de Platão na República. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

4.
Fábio Martins de Sousa Lindoso. Filosofia do Ensino Filosófico: reflexões sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

5.
Eliete da Silva Cruz. Tragédia, Mímesis e Kathársis em Aristóteles. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

Orientações de outra natureza
1.
Katiane Suellen Melo de Araújo. A Dialética Platônica: um métoodo para o Ensino da Filosofia no Ensino Médio. 2013. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

2.
Katiane Suellen Melo de Araújo. Ironia e maiêutica socrática nos Diálogos da fase inicial de Platão.. 2010. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

3.
Danielle Fernandes Matos. O Sócrates dos Diálogos da fase Média e Final de Platão. 2010. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

4.
José Eduardo Fonseca Oliveira. Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias do Ensino e da Aprendizagem em Filosofia. 2010. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.

5.
Erwlyn de Guadalupe. O Sócrates de Aristófanes, Xenofonte e Aristóteles. 2010. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Alexandre Jordao Baptista.



Inovação



Projetos de pesquisa



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