Tatiana Bukowitz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9211733716023311
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Concluiu curso de graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e a Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Possui mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) e doutorou-se em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é docente do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II (Campus Centro), e dedica-se principalmente ao desenvolvimento de práticas pedagógicas para o ensino de sociologia no Ensino Médio Ensino Fundamental II. Vem aprofundando seus estudos e intensificando sua atuação educacional segundo os princípios da pedagogia freireana e da pedagogia histórico-crítica. Mais recentemente, adota também a pedagogia feminista e, desde 2016, vem desenvolvendo pesquisas de Iniciação Científica Júnior na área dos Estudos de Gênero, analisando sua interface com as instituições escolares e seus currículos. Co-autora do livro didático Sociologia em Movimento (volume único para o Ensino Médio - Editora Moderna), aprovado pelo PNLD 2015 e 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana Bukowitz
Nome em citações bibliográficas
BUKOWITZ, T.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Unidade São Cristóvão II.
Campo de São Cristóvão, 177
São Cristóvão
20921-903 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38911123
Fax: (21) 25802729
URL da Homepage: www.cp2.g12.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Pós-Grad. em Políticas Públicas e Formação Humana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Sociologia como (in)disciplina escolar: desafios da prática docente, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Pablo Gentili.
Coorientador: Gaudêncio Frigotto.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas escolares em sociologia; Precarização do trabalho docente; Ensino de Sociologia; Educação básica; Políticas públicas educacionais no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Mestrado em Sociologia.
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ, Brasil.
Título: Discutindo Civilização e República Diante dos Dilemas da Sociabilidade Moderna,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Adalberto Cardoso.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Civilização; Sociabilidade; Bem-estar; Capitalismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2001 - 2002
Especialização em Estudos Japoneses e Relações Internacionais. (Carga Horária: 468h).
Tokyo University of Foreign Studies, TUFS, Japão.
Título: Time Perception in Kabuki Theatre: ruminating as in real life.
Orientador: Okada Akito / Soho Machida.
Bolsista do(a): Association of International Education, Japan, AIEJ, Japão.
2001 - 2003
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Revitalização das mentalidades e Limites da Inventividade: análise e perspectivas da cultura brasileira sob o horizonte de (re)invenção do Brasil.
Orientador: Myrian Sepúlveda dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA: FUNDAMENTOS LÓGIC. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em INTRODUÇÃO À ETNOSSOCIOLOGIA DO SABER PROFISSIONAL. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Seminário Internacional Antonio Gramsci: Filosofia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Simpósio Sobre Autismo: práticas educativas. (Carga horária: 8h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2011 - 2011
Centenário Nelson Werneck Sodré: história, cultura. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Formação na Metodologia Telecurso. (Carga horária: 24h).
Fundação Roberto Marinho, FRM, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do Departamento de Sociologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2010 - 03/2012
Outras atividades técnico-científicas , Unidade São Cristóvão II, Unidade São Cristóvão II.

Atividade realizada
Coordenação Pedagógica da equipe de Ciências Sociais.

The British School of Rio de Janeiro, BS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora de sociologia, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14


Casa de Oswaldo Cruz, COC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 30
Outras informações
Assistente de pesquisa do projeto Adolpho Lutz e a História da Medicina Tropical no Brasil, de março de 2003 a março de 2004, sob a coordenação dos Profs. Dr. Jaime Benchimol e Dra. Magali Romero de Sá, pesquisadores titulares da Fundação Oswaldo Cruz. Neste projeto desenvolvi trabalhos de : 1) pesquisa de fontes históricas de natureza variada (cartas, documentos oficiais, jornais de época, relatórios institucionais e textos científicos de Adolpho Lutz e Bertha Lutz); 2) análise de fontes bibliográficas nas áreas de medicina e biologia; 3) redação de resumos e textos preliminares tendo em vista a publicação da Obra Completa de Adolpho Lutz.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 30
Outras informações
Assistente de pesquisa do projeto A história da febre amarela no Brasil, de maio de 2000 a maio de 2001, sob a coordenação do Prof. Dr. Jaime Benchimol, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Neste projeto desenvolvi trabalhos de levantamento de dados históricos de fontes primárias e secundárias (jornais de época, documentos oficiais, relatórios institucionais etc.), redação de resumos e textos preliminares tendo em vista uma publicação comemorativa do Centenário da Fundação Oswaldo Cruz e dos 25 anos do Instituto de Tecnologia de Imunobiológicos /Biomanguinhos.


Grupo Cultural Afro Reggae, GCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Profa. História e Geografia, Enquadramento Funcional: Professora de educação para jovens e adultos, Carga horária: 15
Outras informações
O trabalho de professora de geografia e de história para jovens e adultos membros do Cgrupo Cultural Afro Reggae foi realizado em parceria com o Centro Educacional de Niterói, que forneceu o material didático e o suporte pedagógico; e com o apoio e direção do CIEDS (Centro Integrado de Educação para o Desenvolvimento Sustentável). O objetivo do projeto era fornecer as possibilidades de aumento da escolaridade e conclusão do ensino fundamental aos membros do Grupo Afro Reggae, complementando a formação artística oferecida pelo centro de integração da comunidade de vigário Geral, Rio de Janeiro, RJ.


Curso Pré-vestibular para negros e carentes, PVNC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de História e Geografia, Carga horária: 6
Outras informações
O trabalho de professora do Curso Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) no qual trabalhei como professora voluntária de História Geral, História do Brasil, Geografia Física, Humana e Econômica, estava localizado em Petrópolis, nas dependências das Editoras Vozes e do Monastério Franciscano do Sagrado Coração de Jesus, Rua Montecaseros, 95. O curso é voltado para a preparação de estudantes de baixa renda para as provas de vestibular das universidades brasileiras, e ocorria durante as manhãs e tardes dos sábados e domingos.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 15
Outras informações
Pesquisa orientada pelo Professor Dario de Sousa s Silva Filho, intitulada "PADRÕES DE ESTRATIFICAÇÃO E SOCIABILIDADE POR INTENSIDADE DA POBREZA" visando avaliar os padrões diferenciados presentes no que, sociologicamante e conceitualmente, circunscreve-se como "linhas de pobreza". Realizamos estudo de caso das populações de rua na cidade do Rio de Janeiro objetivando identificar segmentos intra-pobreza por auto-definição de patamares de suficiência entre os informantes. Associou -se a forma ao estudo teórico de redes sociais e estratégias desobrevivência entre estratos de pobreza. O trabalho de pesquisa contou com processo de levantamento bibliográfico, catalogação de referencias bibliogáficas pertinentes ao assunto, realização de grupos/seminários de estudo, realização de entrevistas qualitativas, empregando-se gravação e transcrição de audio dos lelatos de moradores de rua e suas trajetórias de vida. O trabalho de pesquisa colaborou para a publicação da obra SILVA FILHO, D. S. E. ; RODRIGUES, J. A. . O drama social. In: Agenda pública - drama social, 1999, Rio de Janeiro. População de rua. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1999.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Departamento de Ciências Sociais, UERJ-DPCIS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 15
Outras informações
A pesquisa intitulada "AMIZADE E HIERARQUIA" orientada pela professora CLAUDIA BARCELLOS REZENDE visou estudar o discurso e a prática entre homens e mulheres de segmentos médios do Rio de Janeiro. Mais especificamente, era nosso objetivo examinar como tal discurso e prática eram leaborados em relação à representações da hierarquia social. Em última instância, pretetemos analisar o processo de construção das noções de alteridade e pessoa no universo pesquisado.


Atchim Creche-Escola, ACE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora de inglês para educação infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhei como professora substituta, ministrando aulas para a educação infantil (crianças de 3 a 6 anos) dentro do programa bilíngue desta escola.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Direito à Educação e Construção de Cidadania na América Latina e Caribe
Descrição: O projeto tem como objetivos gerais: (1) Identificar, analisar e descrever as principais tendências que caracterizaram o processo de afirmação do direito à educação na América Latina e no Caribe, a partir da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. (2) Compreender, examinar e definir as dimensões políticas, sociais e ideológicas que intervém na promoção e ampliação do direito à educação na América Latina e o Caribe, bem como as que operam de forma regressiva, limitando seu alcance..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) .
Integrantes: Tatiana Bukowitz - Coordenador / Pablo Antonio Amadeo Gentili - Integrante / Marcelo Princeswal - Integrante.
2009 - Atual
Transposição didática para descolonizar saberes escolares: por uma (des)construção coletiva do conhecimento através das Ciências Sociais
Descrição: Trata-se de pesquisa em desenvolvimento desde 2009, com o objetivo de elaborar materiais didáticos de diferentes naturezas, empregando recursos variados, tendo em vista a descolonização dos saberes escolares junto a estudantes da escola básica. A pesquisa caracteriza-se, fundamentalmente, pela elaboração original de propostas de ensino-aprendizagem para estudantes de Ciências Sociais / Sociologia da escola básica, contando com suas intervenções e sugestões no processo de constituição de novos paradigmas para a compreensão da realidade social, política, econômica e cultural em que estamos inseridos. Tais materiais didáticos vem sendo aplicados, aprimorados, continuamente reconstruídos e sistematizados no processo de docência. A partir deste projeto, que consta como um dos Projetos de Dedicação Exclusiva do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, já constam como resultados tanto a estruturação de apostilas e sequências didáticas para trabalhar-se variadas temáticas pertinentes à esta área de ensino, bem como a publicação de diferentes sequências didáticas (em capítulo de livro e anais de eventos educacionais). A produção deste material de suporte educacional para o ensino de Ciências Sociais / Sociologia fundamenta-se nas propostas pedagógicas de Paulo Freire e na base epistêmica da Pedagogia Histórico-Crítica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatiana Bukowitz - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2005 - 2005
Periódico: Cadernos de Sociologia e Política (Online)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Prêmio Bolsista Nota 10 da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro), FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro).
2005
47º Prêmio Jabuti: 2º lugar na categoria Ciências Naturais e da Saúde - BENCHIMOL, Jaime L. & Sá, Magali Romero (orgs.) Bukowitz, Tatiana (Membro da equipe de redação e pesquisa).Adolpho Lutz, Obra Co, Câmara Brasileira do Livro.
2002
Primeiro Lugar no Concurso de Oratória Anual de Hokkaidou, Kokusai Koryuu Centaa - Centro Internacional da Cultura Japonesa de Hokkaidou, Japão.
2001
Full Sponsorship for One Year Study at TUFS (Tokyo University of Foreign Studies), AIEJ (Association of International Edication - Japan).
1999
Prêmio Carmen Portinho, UERJ.
1996
Prêmio Américo Piquet Carneiro, UERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BUKOWITZ, T.; SILVA., A. . SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2016. v. 01. 512p .

2.
BUKOWITZ, T.; SILVA., A. ; LOUREIRO., B. ; MIRANDA., C. ; FERREIRA., F. ; AGUIAR., J. C. ; FERREIRA, L. P. ; SERRANO., M. M. ; ARAUJO., M. ; COSTA., M. ; NOGUEIRA., M. ; OLIVEIRA, O. F. ; MENEZES, P. ; CORRÊA., R. M. C. ; RUIZ, R. M. ; PAIM, R. ; LIMA, R. ; ESTEVES, T. ; PIRES, V. M. . Sociologia em movimento (livro do aluno). 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. v. 01. 408p .

3.
BUKOWITZ, T.; SILVA., A. ; LOUREIRO., B. ; MIRANDA., C. ; FERREIRA., F. ; AGUIAR., J. C. ; FERREIRA, L. P. ; SERRANO., M. M. ; ARAUJO., M. ; COSTA., M. ; NOGUEIRA., M. ; OLIVEIRA, O. F. ; MENEZES, P. ; CORRÊA., R. M. C. ; RUIZ, R. M. ; PAIM, R. ; LIMA, R. ; ESTEVES, T. ; PIRES, V. M. . Sociologia em movimento (livro do professor). 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. v. 1. 184p .

4.
BENCHIMOL, J. L. ; BUKOWITZ, T. . Adolpho Lutz: obra completa. Trabalhos de Adolph Lutz publicados no volume I - suplemento. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004. v. 1. 456p .

5.
BENCHIMOL, J. L. ; SA, M. R. ; BUKOWITZ, T. . Adolpho Lutz: obra completa. Primeiros trabalhos: Alemanha, Suíça e Brasil (1878-1883). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004. 440p .

6.
BENCHIMOL, J. L. ; SA, M. R. ; BUKOWITZ, T. . Adolpho Lutz: obra completa. Hanseníase. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004. v. 1. 660p .

7.
BENCHIMOL, J. L. ; SA, M. R. ; BUKOWITZ, T. . Adolpho Lutz: Obra completa. Dermatologia e Micologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004. v. 1. 620p .

8.
BENCHIMOL, J. L. ; BUKOWITZ, T. . Febre Amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2001. v. 1. 470p .

Capítulos de livros publicados
1.
BUKOWITZ, T.. Estereótipo, discriminação e preconceitos escovados a contrapelo: desafios cognitivos e possibilidades sociológicas. In: André Videira de Figuiredo, Luiz Fernandes de Oliveira, Nalayne Mendonça Pinto. (Org.). Sociologia na Sala de Aula: reflexões e experiências docentes no Rio de Janeiro.. 01ed.Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012, v. 01, p. 01-349.

2.
BUKOWITZ, T.; BUKOWITZ, T. . A que serve a sociologia no ensino básico? Reflexão sociológica sobre o ensino de Sociologia no contexto do capitalismo globalizado.. In: Anita Handfas, Julia Polessa Maçaira. (Org.). Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica.. 01ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2012, v. 01, p. 1-323.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUKOWITZ, T.. EMPREGANDO DADOS DA REALIDADE ALIENANTE EM PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO REFLEXIVA: SUGESTÕES METODOLÓGICAS DE PRÁXIS PEDAGÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO. In: III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, 2015, Natal. III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI. Natal: SINTE-RN / IFRN, 2015. v. 1. p. 1277-1290.

2.
BUKOWITZ, T.. Materialismo histórico dialético como opção metodológica para o ensino de sociologia na escola básica: seguindo os passos de Florestan Fernandes. In: Seminário Nacional de Teoria Marxista, 2014, Uberlândia. ANAIS - Marx 2014: Seminário Nacional de Teoria Marxista, 2014. p. 1-20.

3.
BUKOWITZ, T.. Contexto e racionalidade: armadilhas e atalhos e metodológicos na história dos conceitos. In: 38º Encontro Anual da ANPOCS (Associação de Pós-graduação em Ciências Sociais), 2014, Caxambu, MG. 38º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2014.

4.
BUKOWITZ, T.. Horas trabalhadas e mercantilizadas na docência de sociologia: desfigurações e resistências da prática pedagógica em contexto neoliberal. In: 4º ENSOC -2014. POLÍTICAS CURRICULARES E O LUGAR DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, 2014, Rio de Janeiro. 4º ENSOC. POLÍTICAS CURRICULARES E O LUGAR DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, 2014.

5.
BUKOWITZ, T.. Da política pública à prática docente: desafios da sociologia como (in)disciplina escolar. In: 11º ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2014, São João Del Rei, MG. 11º ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - Anped 2014, 2014.

6.
BUKOWITZ, T.. Sociologia na escola básica: do sonho de Florestan à lei 11.684/2008. In: III ENESEB Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2013, Fortaleza. III ENESEB Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica: juventude e ensino médio. Fortaleza: UFCE, 2013. v. 1.

7.
BUKOWITZ, T.. Sociologia como (in)disciplina escolar no Brasil. In: XXIX Congresso ALAS Chile: crisis y emergencias sociales en America Latina, 2013, Santiago. XXIX Congresso ALAS Chile: crisis y emergencias sociales en America Latina. Santiagio: CLACSO, 2013. v. 1. p. 1-14.

8.
BUKOWITZ, T.. SUBMISSÃO, ANGÚSTIA, SOFRIMENTO, AUTONOMIA REFLEXIVA E EMANCIPAÇÃO VIVENCIADOS COMO MOMENTOS DO PROCESSO DE APRENDIZADO SOCIOLÓGICO. In: 9º Seminário de Sociologia do Ensino Médio, 2012, Goiânia. 9º Seminário de Sociologia do Ensino Médio - CD-ROM. Goiânia: UFG, 2012. v. 1. p. 1-9.

9.
BUKOWITZ, T.. Estereótipo, discriminação, preconceito: desafios cognitivos e possibilidades sociológicas.. In: Congresso Brasileiro de Sociologia - SBS, 2011, Curitiba. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Curitiba-PR, de 26 a 29 de julho de 2011, 2011. v. 01. p. 1-33.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BUKOWITZ, T.. Há pertinência no ensino de Ciências Sociais para a construção do pensamento crítico em estudantes do Ensino Fundamental II?. In: VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2013, Goiânia. VI EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo: CD-ROM - Resumos. Goiânia: UFG, 2013. v. 1.

2.
BUKOWITZ, T.; AGUIAR, J. . INDIVÍDUOS E SOCIEDADES: INTEGRADOS PELO CONHECIMENTO. In: III Congresso Nacional de Ensino Fundamental - Compartilhando Eficiências, 2009, Rio de Janeiro. ANAIS DO III CONEF: Congresso Nacional de Ensino Fundamental, 2009.

3.
BUKOWITZ, T.. Padrões Subjetivos de Estratificação e Sociabilidade. In: 8ª Semana de Iniciação Científica, 1999, Rio de Janeiro. 8ª Semana de Iniciação Científica: livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. p. 292-292.

4.
BUKOWITZ, T.. Amizade, hierarquia e mobilidade social: a tensão entre o público e o privado em relações de amizade no ambiente de trabalho. In: 7ª Semana de Iniciação Científica, 1998, Rio de Janeiro. 7ª Semana de Iniciação Científica - Resumos. Rio de Janeiro: UERJ, 1998. p. 285-285.

Apresentações de Trabalho
1.
BUKOWITZ, T.. Empregandodados da realidade alienante em processos de emancipação reflexiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BUKOWITZ, T.. Ensino de Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental II ? bases da autonomia reflexiva e da intervenção social crítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BUKOWITZ, T.. Ciência e tecnologia: civilização ou barbárie? Contribuição de Sigmund Freud para avaliar nossa interferência social no meio ambiente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
GALDINO, R. C. ; VALENTIM, A. ; SANTOS, M. A. O. ; SOUZA, C. E. ; BUKOWITZ, T. . Perspectiva Sociológica. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
BUKOWITZ, T.. Revitalização das Mentalidades e Limites da Inventividade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998 (Publicação de monografia de fim de curso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BUKOWITZ, T.; NEVES, A. B. M. . Oficina. Poder e dominação: sugestões pedagógicas para abordar teoria política em aulas de sociologia no ensino médio. 2014. .

2.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Práticas pedagógicas e materiais didáticos de sociologia: experiências em debate. 2014. .

3.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Cultura, identidade, rituais, papéis sociais, e socialização: a importância da antropologia como ferramenta de trabalho para o ensino da sociologia. 2012. .

4.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Capitalismo, indústria cultural, cultura de massa: implantação e enraizamento de valores e práticas comportamentais contemporâneas podem ser mapeados?. 2012. .

5.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Capitalismo e indústria cultural: fábrica de desejos e frustrações. 2012. .

6.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Indivíduo x sociedade - como mapear relações de poder, controle e intervenção social?. 2011. .

7.
BUKOWITZ, T.. Apostila de Ciências Sociais - 8º ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Ciências Sociais para 8º ano do Segundo Segmento do Ensino Fundamental).

8.
BUKOWITZ, T.. Apostila de Ciências Sociais - 7º ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Ciências Sociais para 7º ano do Segundo Segmento do Ensino Fundamental).

9.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Razão e sensibilidade para o ensino de sociologia: contribuição habermasiana na prática educativa. 2010. .


Produção artística/cultural
Música
1.
Mário Robert Assef ; CALVENTE, G. ; BUKOWITZ, T. . Diálogos - CD. 2003. Registro Fonográfico.

2.
Mário Robert Assef ; CALVENTE, G. ; WEYRAUCH, C. S. ; BUKOWITZ, T. . Desenredos - CD de música coral.. 2002. Registro Fonográfico.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAMOS, R.; BUKOWITZ, T.; BASTOS, P. P. M.. Participação em banca de Barbara Maria Ferrantini Gomes Gonçalves.Administração Pública no Governo Sérgio Cabral: as Unidades de Polícia Pacificadora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Um sociólogo negro, um humanista engajado, um homem parentético: a sociologia crítica de Guerreiro Ramos e as relações de Raça no Brasil.Guerreiro Ramos: um humanista em defesa dos negros e de sua inserção social. 2016. (Simpósio).

2.
11º. ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.Da política pública à prática docente: desafios da sociologia como (in)disciplina escolar. 2014. (Encontro).

3.
13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - UNESP.Práticas Pedagógicas e materiais didáticos de sociologia: experiências em debate. 2014. (Simpósio).

4.
2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e a 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília ? Marília, SP, UNESP. Práticas pedagógicas e materiais didáticos de sociologia: experiências em debate. 2014. (Congresso).

5.
38º Encontro Anual da ANPOCS (Associação de Pós-graduação em Ciências Sociais).Contexto e racionalidade: armadilhas e atalhos e metodológicos na história dos conceitos. 2014. (Encontro).

6.
38º Encontro Anual da ANPOCS (Associação de Pós-graduação em Ciências Sociais).Contexto e racionalidade: armadilhas e atalhos metodológicos na história dos conceitos. 2014. (Encontro).

7.
4º ENSOC - 2014. POLÍTICAS CURRICULARES E O LUGAR DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.Horas trabalhadas e mercantilizadas na docência de sociologia: desfigurações e resistências da prática pedagógica em contexto neoliberal. 2014. (Encontro).

8.
I Ciclo de Mesas Redondas sobre Feminismo e Gênero (UERJ). 2014. (Outra).

9.
Seminário Nacional de Teoria Marxista.Materialismo histórico dialético como opção metodológica para o ensino de Sociologia na escola básica: seguindo os passos de Florestan Fernandes. 2014. (Seminário).

10.
Bunka-sai - Festival da Cultura do Japão em Petrópolis.Que portal escolher para adentrar a cultura japonesa?. 2013. (Encontro).

11.
III ENESEB Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica.Sociologia na Escola Básica: do sonho de Florestan à Lei 11.684/2008. 2013. (Encontro).

12.
VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Há pertinência no ensino de Ciências Sociais para a construção do pensamento crítico em estudantes do Ensino Fundamental II?. 2013. (Encontro).

13.
XXIX Congresso ALAS Chile: crisis y emergencias sociales en Amárica Latina. Sociologia como (in)disciplina escolar no Brasil. 2013. (Congresso).

14.
3º ENSOC Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Antropologia: como empregá-la no ensino de sociologia?. 2012. (Encontro).

15.
9º Seminário de Sociologia no Ensino Médio.Capitalismo e indústria cultural: fábrica de desejos e frustrações.. 2012. (Seminário).

16.
9º Seminário de Sociologia no Ensino Médio.Submissão, angústia, sofrimento, autonomia reflexiva e emancipação vivenciados como momentos de aprendizado sociológico.. 2012. (Seminário).

17.
I Seminário Sociologia na Sala de Aula: reflexões e experiências docentes no Rio de Janeiro; realizado pela UFRRJ.Capitalismo, industria cultural e cultura de massa: implantação e enraizamento de práticas e valores comportamentais contemporâneos podem ser mapeados?. 2012. (Seminário).

18.
V Jornada de Meio Ambiente do Colégio Pedro II. Pegada Ecológica: que marcas deixar?.Ciência e tecnologia: civilização ou barbárie? Contribuição de Sigmund Freud para avaliar nossa interferência social no meio ambiente.. 2012. (Encontro).

19.
2º ENESEB - Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica.Indivíduo x sociedade - como mapear relações de poder, controle e intervenção social?. 2011. (Encontro).

20.
XV Congresso da SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia. Estereótipo, discriminação, preconceito: desafios cognitivos e possibilidades sociológicas. 2011. (Congresso).

21.
2º ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Razão e sensibilidade para o ensino de sociologia: contribuição habermasiana na prática educativa.. 2010. (Encontro).

22.
2º ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.A que serve a sociologia no ensino básico? Reflexão sociológica sobre o ensino de sociologia no contexto do capitalismo globalizado.. 2010. (Encontro).

23.
III CONEF - Congresso Nacional de Ensino Fundamental. Indivíduos e sociedades integrados pelo conhecimento.. 2009. (Congresso).

24.
Dimensões das Culturas Indígenas - Etnologia e História Indígena.. 1997. (Seminário).

25.
Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HANDFAS, A. ; BUKOWITZ, T. . 4º ENSOC 2014 - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia: as políticas curriculares e o lugar da sociologia no ensino médio. 2014. (Congresso).

2.
NOVAES, J. R. P. ; BUKOWITZ, T. ; BUKOWITZ, T. . A Imagem da Cidadania: trabalho infantil no campo. 1998. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Guilherme Marcondes. Estereótipo, preconceito, discriminação e racismo.. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana Bukowitz.

2.
Igor Peres Jerônimo. O Argumento Racista e as Ciências Sociais. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Sociologia) - Faculdade de Educação. Orientador: Tatiana Bukowitz.

3.
Pedro Cassiano Farias de Oliveira. Por que nossa sociedade precisou elaborar e declarar os Direitos Humanos?. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana Bukowitz.

4.
Marcelo Neder Cerqueira. É possível falar em Direitos Humanos no Brasil, sem se confrontar com o legado deixado pela escravidão?. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana Bukowitz.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BUKOWITZ, T.; SILVA., A. ; LOUREIRO., B. ; MIRANDA., C. ; FERREIRA., F. ; AGUIAR., J. C. ; FERREIRA, L. P. ; SERRANO., M. M. ; ARAUJO., M. ; COSTA., M. ; NOGUEIRA., M. ; OLIVEIRA, O. F. ; MENEZES, P. ; CORRÊA., R. M. C. ; RUIZ, R. M. ; PAIM, R. ; LIMA, R. ; ESTEVES, T. ; PIRES, V. M. . Sociologia em movimento (livro do aluno). 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. v. 01. 408p .

1.
BUKOWITZ, T.; BUKOWITZ, T. . A que serve a sociologia no ensino básico? Reflexão sociológica sobre o ensino de Sociologia no contexto do capitalismo globalizado.. In: Anita Handfas, Julia Polessa Maçaira. (Org.). Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica.. 01ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2012, v. 01, p. 1-323.


Apresentações de Trabalho
1.
BUKOWITZ, T.. Ensino de Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental II ? bases da autonomia reflexiva e da intervenção social crítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BUKOWITZ, T.. Ciência e tecnologia: civilização ou barbárie? Contribuição de Sigmund Freud para avaliar nossa interferência social no meio ambiente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BUKOWITZ, T.; NEVES, A. B. M. . Oficina. Poder e dominação: sugestões pedagógicas para abordar teoria política em aulas de sociologia no ensino médio. 2014. .

2.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Indivíduo x sociedade - como mapear relações de poder, controle e intervenção social?. 2011. .

3.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Capitalismo e indústria cultural: fábrica de desejos e frustrações. 2012. .

4.
BUKOWITZ, T.. Oficina. Práticas pedagógicas e materiais didáticos de sociologia: experiências em debate. 2014. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HANDFAS, A. ; BUKOWITZ, T. . 4º ENSOC 2014 - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia: as políticas curriculares e o lugar da sociologia no ensino médio. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 13:53:16