Analía Chernavsky

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2381142705845848
  • Última atualização do currículo em 07/10/2018


Professora de Canto na UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana e co-responsável do catálogo on-line (OPAC) e da catalogação de papéis de música do Arquivo do Cabido-Catedral Metropolitano do México, dentro do marco do projeto Musicat, Instituto de Investigaciones Estéticas de la UNAM - Universidad Nacional Autónoma de México. Graduada em História (1999) e em Música (2003) pela Universidade Estadual de Campinas. Possui Mestrado em História Social (2003) e Doutorado em Música (2009) pela mesma universidade. Participa como professora convidada do Seminario de Música en la Nueva España y el México Independiente, da Universidad Nacional Autónoma de México. Tem experiência em canto popular, ensino de canto, arquivos musicais e história da música. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Analía Chernavsky
Nome em citações bibliográficas
CHERNAVSKY, A.;CHERNAVSKY, Analía

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Av. Tancredo Neves, 6731, bloco 4
Parque Tecnológico de Itaipu
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767307


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Archivo Manuel de Falla - Universidad de Granada (Orientador: Yvan Nommick).
Título: Em busca da alma musical da nação: um estudo comparativo entre os nacionalismos musicais brasileiro e espanhol a partir das trajetórias e das obras de Heitor Villa-Lobos e Manuel de Falla, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: José Roberto Zan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: nacionalismo musical; Villa-Lobos; Manuel de Falla; historia da musica brasileira; história da música espanhola.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Maria Clementina Pereira Cunha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Villa-Lobos; historia da musica brasileira; nacionalismo musical.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da música brasileira.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
2008 - 2008
Especialização em Musicología para la Protección y Difusión. (Carga Horária: 300h).
Real Conservatorio Superior de Música de Madrid, RCMM, Espanha.
Título: Por la riqueza del órgano iberoamericano: en búsqueda de los instrumentos musicales coloniales olvidados en Minas Gerais / Brasil.
Orientador: Ismael Fernández de la Cuesta.
Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha.
2000 - 2003
Graduação em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Martins Pena e a Semana Lyrica.
Orientador: Sidney Chalhoub.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


1993 - 1995
Piano.
Conservatório Musical Carlos Gomes - Campinas, CMCG, Brasil.
1990 - 1992
Piano.
Conservatório Lavignac - Santos, CL, Brasil.


Atuação Profissional



UNAM- Instituto de Investigaciones Estéticas, UNAM, México.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Investigador


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral da Editora Universitária, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de pesquisa, .

Linhas de pesquisa
Trânsitos culturais
04/2012 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canto I
Canto II
Canto suplementar I
Canto suplementar II
Laboratório de execução instrumental
Prática de conjunto
Tópicos especiais em música: música e nacionalismos

Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, IIE - UNAM, México.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projeto de catalogação
Outras informações
Co-responsável do projeto de catalogação do acervo de papéis de música do Arquivo do Cabido-Catedral Metropolitano do México dentro do marco do projeto Musicat, do Instituto de Investigaciones Estéticas da Universidade Nacional Autónoma do México.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Musicóloga investigadora
Outras informações
Musicóloga-investigadora do acervo de papéis de música do Arquivo do Cabido-Catedral Metropolitano do México

Atividades

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, .

11/2008 - Atual
Direção e administração, Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, .

Cargo ou função
Co-responsável do projeto Musicat-Adabi de catalogação do acervo de papéis de música do Arquivo do Cabido-Catedral Metropolitano do México.
08/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, .

02/2010 - 02/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, .


Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 12

Atividades

04/2010 - 10/2011
Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Apreciação musical: classicismo e romantismo
Apreciação musical: contemporânea e brasileira
Apreciação musical: da Antiguidade ao Barroco
Práticas pedagógicas em instrumento de teclado

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: PED B, Carga horária: 8
Outras informações
Ensino de graduação. Disciplina ministrada: História e Linguagens da música popular I

Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Corretora de vestibular
Outras informações
Corretora da Prova de História do Vestibular Nacional da Unicamp - 1.a e 2.a fases

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: bolsista de apoio tecnico, Enquadramento Funcional: Catalogadora de acervo musical, Carga horária: 12
Outras informações
Catalogação de acervo musical em formato MARC no CDMC / UNICAMP

Atividades

04/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

01/1998 - 11/2007
Outras atividades técnico-científicas , COMVEST, COMVEST.

Atividade realizada
Corretora da Prova de História do Vestibular Nacional da Unicamp (1.a e 2.a fases).
03/2007 - 07/2007
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e linguagens da música popular I
07/2004 - 03/2005
Serviços técnicos especializados , CDMC - Centro de Documentação em Música Contemporânea, .

Serviço realizado
Catalogação de acervo musical em formato MARC.

Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

09/2009 - 08/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenadoria de Pesquisa, .


Center Cultura - Instituto de Idiomas, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 20

Atividades

01/2007 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol
02/2005 - 10/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol

Prêt-à-Parler Idiomas, PPI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 8

Atividades

08/2004 - 01/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol


Linhas de pesquisa


1.
Música popular: história, produção e linguagem

Objetivo: Com o advento da indústria fonográfica no início do século XX, a música popular transformou-se no seu principal produto. Aos poucos, uma multiplicidade de manifestações musicais populares foi retirada dos seus espaços de origem - em geral marcados por formas comunitárias de sociabilidade e por práticas ritualísticas de caráter lúdico-religioso - e convertida em fonogramas. Como produto, a música popular ganhou novos espaços de circulação e fruição. Hoje é praticamente impossível investigar a natureza da música popular sem considerar esse novo contexto. Devido ao alcance dos meios de comunicação, mesmo aquelas modalidades que ainda transitam por circuitos paralelos aos do mercado fonográfico parecem não totalmente isentas de influências do repertório de música gravada. Este grupo de pesquisa, constituído por pesquisadores que abordam a temática da música popular sob aspectos estritamente musicais, históricos, etnomusicológicos e os relacionados às condições de produção e consumo, pretende investigar as matrizes musicais e culturais formadoras de diferentes estilos e linguagens musicais populares a partir de análises de seus elementos formais, intrínsecos ao material musical, e dos seus diferentes contextos históricos e sócio-culturais. Um dos objetivos centrais das pesquisas é aprofundar a compreensão das origens e das transformações dos estilos e das linguagens da música popular (nas modalidades instrumental e canção), bem como em que medida tais transformações podem estar relacionadas com a inserção dessa manifestação artística numa rede de relações de trocas simbólicas, de negociações e conflitos balizados pelos espaços sociais de interação, pelo mercado e, em determinados momentos, pelo Estado..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2.
A construção dos mitos e heróis do Brasil nos hinos esquecidos da Biblioteca Nacional
3.
Trânsitos culturais
4.
Seminario de Música en la Nueva España y el México Independiente
5.
El ritual sonoro catedralicio. Conformación y retórica de los repertórios catedralicios en la Nueva España
6.
Música, sociedad y cultura en la Nueva España y el México Independiente


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Entre tangos, sambas e guarânias: um estudo sobre o comportamento vocal na canção urbana latino-americana
Descrição: O projeto propõe um estudo a respeito dos padrões de comportamento vocal utilizados no canto de alguns dos principais gêneros de música popular urbana dos países da América Latina. Um primeiro esforço consiste no mapeamento dos recursos técnicos e estilísticos utilizados nas formas de cantar consagradas como ?tradicionais? desses gêneros. Além de ampliar o conhecimento sobre a música popular latino-americana de modo geral, os resultados do estudo poderão servir de material de apoio à atividade didática do canto popular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Analía Chernavsky - Coordenador / Luiz Gustavo Barros Basilio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2012 - 2016
Música, sociedad y cultura en la Nueva España y el México Independiente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Uma proposta para o estudo do idiomatismo vocal dos gêneros musicais de fronteira. Os casos da guarânia e do chamamé
Descrição: O projeto propõe a realização de uma análise do idiomatismo vocal utilizado pelos intérpretes de guarânias e chamamés no período que vai do momento em que cada um destes gêneros alcança a sua forma canônica até o primeiro momento de expansão para além da zona fronteiriça. Seguindo os procedimentos adotados pelo método de ?escuta de época? realizar-se-á um mapeamento das diferentes condutas e expressões vocais dos artistas (os que acabam por configurar o idiomatismo vocal próprio) que, naquele momento de ?canonização?, tiveram participação de destaque no processo de industrialização desses gêneros. A partir da identificação desses parâmetros vocais ?fundacionais?, pretende-se refletir a respeito daqueles elementos que acabaram sendo ?escolhidos? para definir o modelo de interpretação e conduta vocal do cantar de cada um desses gêneros e compreender em que medida as fronteiras afetaram ou não esses modelos de conduta vocal..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Analía Chernavsky - Coordenador / Irene Porzio Zavala - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Outra.
Número de produções C, T & A: 3
2012 - Atual
A música nas missões jesuíticas da região dos Sete Povos das Missões
Descrição: O projeto propõe a realização de um mapeamento e sistematização de fontes para o estudo da música na região das missões jesuíticas instaladas durante os séculos XVI, XVII e XVIII em território ocupado pelos povos de cultura guarani, com ênfase na região dos Sete Povos das Missões. O trabalho se divide em duas grandes frentes: por um lado, um levantamento exaustivo da bibliografia dedicada especificamente a essa música e de outras fontes bibliográficas, como crônicas, relatos de viagens, métodos etc. que, embora não tenham a música como tema principal, possam conter informações relevantes para o seu estudo; por outro, a pesquisa direta de fontes primárias, como documentos, partituras musicais, etc. em arquivos de igrejas ou outros arquivos de fontes da época colonial, fontes que serão inventariadas e preparadas para um posterior processo de catalogação..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Analía Chernavsky - Coordenador / Juliane Larsen - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Outra.
2009 - 2011
El ritual sonoro catedralicio. Una aproximación multidisciplinaria a la música de las catedrales novohispanas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Hinos cívicos esquecidos: um estudo da construção dos heróis do Brasil nos anos de transição do império para a república através das partituras da Biblioteca Nacional
Descrição: Este projeto apresenta a proposta de um estudo comparativo que enfoca, por um lado, os hinos cívicos e as canções patrióticas produzidos nos últimos anos do império e, por outro, um repertório semelhante, porém, produzido nos primeiros anos da república. As partituras utilizadas neste trabalho pertencem exclusivamente ao acervo da Biblioteca Nacional e, em grande parte, à riquíssima Coleção Teresa Cristina Maria. A análise cuidadosa desses dois conjuntos de obras musicais, com o auxílio de fontes complementares ? como artigos de periódicos e crônicas da época ? nos oferecerá um novo caminho para entender as continuidades e rupturas entre os ícones do império e os ícones da república do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Catálogo de los papeles y libros de música del archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México Proyecto Musicat- ADABI
Descrição: En el marco del proyecto Musicat, bajo los auspicios de la Universidad Nacional Autónoma de México y con el consentimiento de las autoridades catedralicias, en 2004 se efectuó la limpieza, estabilización e inventario de los libros y papeles de música del archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de la Ciudad de México. En 2006, ADABI (Apoyo al Desarrollo de Archivos y Bibliotecas de México, A. C.) patrocinó el proyecto de catalogación mediante un donativo a la UNAM. El diseño de la ficha catalográfica y la metodología empleada siguen los estándares internacionales establecidos por RISM (Répertoire International des Sources Musicales) España. Los 4500 registros contenidos en la base de datos dan una visión inédita de este acervo en tanto que abarca desde repertorio polifónico hasta bailes de salón, fragmentos de ópera y métodos de estudio. El trabajo de catalogación ha incluido numerosas reintegraciones de obras dispersas así como la conformación de colecciones facticias, todo ello resultante de una valoración adecuada a cada género representado en la colección. Los registros han visto la luz pública en este portal en forma gradual. El primer bloque de registros lo constituyó el llamado ?Fondo Estrada? que incluye la digitalización de la colección completa y los íncipit musicales correspondientes a cada registro. Posteriormente, se agregaron el resto de los villancicos y cantadas del acervo. Seguirán los juegos de vísperas y las antífonas, salmos, cánticos y versos instrumentales. Se estima que en 2014 estará a disposición del público interesado el primer volumen del catálogo impreso, dedicado a cantadas y villancicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Curso preparatório de canto
Descrição: Este projeto propõe a criação de um Curso Preparatório de Canto voltado, prioritariamente, para estudantes do Ensino Médio. Preve aulas de teoria musical e de canto, individuais ou em grupo, ministradas por alunos de graduação do Curso de Música da UNILA. Vincula-se com outras propostas de ações de extensão da área de música, como outros Cursos Preparatórios e o Curso Livre de Teoria Musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Analía Chernavsky - Coordenador / Jeanne Rocha - Integrante.
2012 - 2013
Grupo Coral Unila
Descrição: O projeto consiste na criação e o estabelecimento do GRUPO CORAL UNILA, formado por alunos dos cursos de graduação da universidade. Nesta fase inicial, o grupo conta com aproximadamente 36 integrantes. Os ensaios são realizados no prédio da Unila Centro em dois encontros semanais de uma hora, um dedicado ao ensaio dos naipes e o outro ao ensaio geral. Durante estes ensaios são transmitidas noções de teoria musical básica aos participantes, para uma melhor compreensão da linguagem utilizada. O repertório do grupo está formado por peças para coro e arranjos de canções populares de compositores latino-americanos. Desse modo, o projeto visa, ao mesmo tempo, estimular a expressão artística dos participantes, desenvolvendo a sua musicalidade através de exercícios de percepção e apreciação musical, e conformar um primeiro acervo de música coral com ênfase nas canções latino-americanas. A regularidade dos ensaios e das apresentações e o foco em um fim comum, relacionado com a experiência do cantar, estimulam o diálogo e a busca por afinidades de diferentes ordens entre os estudantes. Destacam-se também entre os objetivos e metas do projeto, a realização de apresentações em âmbito universitário e na região da tríplice fronteira, a participação em eventuais encontros de corais universitários e a consolidação do GRUPO CORAL UNILA, que tem o papel de representar a instituição em eventos de natureza diversa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Analía Chernavsky - Coordenador / Alexandre Aguiar Lópes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Outra.
2012 - Atual
Celeiro de idéias teatrais
Descrição: Ao reunir um grupo de alunos e professores, este projeto pretende explorar, através da linguagem cênica, a escritura, a criação, a representação de uma obra de teatro plurilingue e a consequente formação de um grupo de teatro que dê legitimidade e representatividade ao binômio universidade-comunidade. Através de uma série de etapas, espera-se estabelecer diálogos com questões sociais que emergem no contexto de fronteira e na América Latina. Por meio de oficinas artísticas, buscaremos enfatizar temas diversificados e chegar a diferentes manifestações culturais. Propomos expandir a nossa pesquisa a artistas da região interessados no aprendizado e na reflexão da cultura através da arte..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Analía Chernavsky - Integrante / Irene Porzio Zavala - Integrante / Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Alai Garcia Diniz - Integrante / Angela Maria Erazo Muñoz - Integrante / Giane da Silva Mariano Lessa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Boletín del Seminario de Música en la Nueva España y el México Independient


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: HUMANIDADES EM DIÁLOGO (IMPRESSO)
2015 - 2015
Periódico: FAZ CIÊNCIA (UNIOESTE. IMPRESSO)
2016 - 2016
Periódico: REVISTA VÓRTEX
2018 - 2018
Periódico: Revista Investigación Bibliotecológica: Archivonomía, Bibliotecología


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Canto.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHERNAVSKY, A.;CHERNAVSKY, Analía2011CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. . Sonidos del salón: un repertorio desconocido en el Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. Boletín. Música, v. 29, p. 21-33, 2011.

2.
DAVIS, D.2010 DAVIS, D. ; CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. . Guía a la Colección Estrada del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. Cuadernos del Seminario Nacional de Música en la Nueva España y el México Independiente, v. 4, p. ---, 2010.

3.
CHERNAVSKY, A.;CHERNAVSKY, Analía2009CHERNAVSKY, A.. Problemas da biografia: a construção da memória villalobiana. Resgate (UNICAMP), v. 17, p. 33-44, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ENRÍQUEZ, L. ; DAVIS, D. ; CHERNAVSKY, A. . Catálogo de obras de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. Vol. II. 1. ed. Cidade do México: Editora do Instituto de Investigaciones Estéticas de la UNAM, 2015. v. 1. 540p .

2.
ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero ; DAVIS, D. E. ; CHERNAVSKY, A. . Catálogo de obras de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. 1. ed. México, DF: Editora de la UNAM, 2014. v. I. 183p .

Capítulos de livros publicados
1.
CHERNAVSKY, A.. The ?Dança da Terra Issue? (1943): Heitor Villa‑Lobos and the Vargas Dictatorship. In: BUCH, Esteban; CONTRERAS, Igor; SILVA, Manuel Deniz. (Org.). Composing for the State. 1ed.Farnham: Ashgate Publishing Company, 2016, v. 1, p. 1-19.

2.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. . Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. In: Enríquez, L.; Davies, D. E.. (Org.). Conformación y retórica de los repertorios musicales catedralicios en la Nueva España. 1ed.Cidade do México: Editora do Instituto de Investigaciones Estéticas de la UNAM, 2016, v. 1, p. 155-171.

3.
CHERNAVSKY, A.; ROSSI, G. P. ; REZENDE, G. L. . El proyecto Musicat-Adabi. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero; DAVIS, Drew Edward; CHERNAVSKY, Analía. (Org.). Catálogo de obras de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. 1ed.México, DF: Editora de la UNAM, 2014, v. I, p. 43-54.

4.
REZENDE, G. L. ; CHERNAVSKY, A. . De música y civilización en el México decimonónico: comentarios sobre una Colección de bailes de sala. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero. (Org.). De música y cultura en la Nueva España y el México Independiente: testimonios de innovación y pervivencia. 1ed.México, DF: Editora de la UNAM, 2014, v. 1, p. 1-123.

5.
CHERNAVSKY, A.; ROSSI, G. P. ; REZENDE, G. L. . El repertorio de música del ACCMM. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero; DAVIS, Drew Edward; CHERNAVSKY, Analía. (Org.). Catálogo de obras de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. 1ed.México, DF: Editora de la UNAM, 2014, v. I, p. 57-62.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHERNAVSKY, A.; PORZIO ZAVALA, I. . Notas sobre ?Calabacitas tiernas?, de Tin Tán. Revista Peabiru, 19 mar. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHERNAVSKY, A.. Uma aproximação à identidade vocal do gênero guarânia a partir de seis interpretações de Índia, de José Asunción Flores. In: XXVII CONGRESSO DA ANPPOM, 2017, Campinas. ANAIS DO XXVII CONGRESSO DA ANPPOM, 2017.

2.
CHERNAVSKY, A.. A performance vocal na canção urbana latino-americana: proposta de estudo a partir das experiências do tango, samba e guarânia. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015. p. 1-7.

3.
CHERNAVSKY, A.. A definição dos cantares do tango e da guarânia: dois gêneros, ao mesmo tempo, fronteiriços e nacionais. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal/RN. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013.

4.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. In: VI Seminário Nacional do Centro de Memória ?Memória e Patrimônio?, 2009, Campinas. Anais. Memória e Patrimônio, 2009. v. 6.

5.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Los papeles de música del archivo del cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización e a las características del repertorio. In: Sexta Semana de la Música y la Musicología, 2009, Buenos Aires. Actas de la Sexta Semana de la Música y la Musicología. Buenos Aires, 2009.

6.
CHERNAVSKY, A.; ROSSI, G. P. . El archivo de música del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: conformación física e histórica del acervo. In: Tercer Encuentro de Archivos del Distrito Federal, 2009, Cidade do México. Memorial del Tercer Encuentro de Archivos del Distrito Federal - "Principios archivísticos y tecnología de la información". Cidade do México, 2009.

7.
CHERNAVSKY, A.. Villa-Lobos e a crítica musical espanhola: dois textos de Adolfo Salazar. In: Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009.

8.
CHERNAVSKY, A.. O nacionalismo musical e a necessidade de formação do público. In: XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPPOM), 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação, 2008.

9.
CHERNAVSKY, A.. Aspectos do nacionalismo musical: os casos do Brasil e da Espanha. In: Simpemus 4 ? Simposio de Pesquisa em Música 2007, 2007, Curitiba. Anais do Simpemus 4 ? Simposio de Pesquisa em Música 2007. Curitiba: Editora Deartes/Universidade Federal do Paraná, 2007.

10.
CHERNAVSKY, A.. Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos. In: Encontro Regional da ANPUH, 2004, Campinas. Anais do XVII Encontro Regional de História, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHERNAVSKY, A.. A construção da memória de um lugar privilegiado da memória da música novo-hispana. Estórias sobre o arquivo de música do Cabido Catedral Metropolitano do México. In: I Encontro Ibero-americano de jóvens musicólogos: por uma musicologia criativa, 2012, Lisboa. I Encontro Ibero-americano de jóvens musicólogos - resumo, 2012.

2.
CHERNAVSKY, A.. Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del Archivo del Cabildo Catedral de México. In: X Congresso IASPM América Latina, 2012, Córdoba. Actas del X Congreso de la IASPM América Latina, 2012.

3.
CHERNAVSKY, A.. Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. In: V Seminario Memória Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento, 2007, Campinas. Anais del V Seminario Memória Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CHERNAVSKY, A.. O ensino musical no Brasil e a integração latinoamericana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHERNAVSKY, A.. Música, disciplina e civismo: elementos para entender as relações entre Villa-Lobos e o governo Vargas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CHERNAVSKY, A.. Aspectos do cantar de guarânias e chamamés: gêneros musicais de fronteira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHERNAVSKY, A.. A construção da memória de um lugar privilegiado da memória da música novo-hispana. Estórias sobre o arquivo de música do Cabido Catedral Metropolitano do México. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CHERNAVSKY, Analía. Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del Archivo del Cabildo Catedral de México. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CHERNAVSKY, Analía; PORZIO ZAVALA, I. . Música popular afro-latino-americana: samba e candombe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. . Villa-Lobos e o choro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CHERNAVSKY, A.. A construção dos mitos e heróis do Brasil nos hinos esquecidos da Biblioteca Nacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CHERNAVSKY, A.. O outro na obra de Villa-Lobos e Manuel de Falla. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CHERNAVSKY, A.; ROSSI, G. P. . Avances y resultados preliminares de la catalogación del Archivo de Música del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CHERNAVSKY, A.; ROSSI, G. P. . La independencia en los papeles de música del Archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CHERNAVSKY, A.; ROSSI, G. P. . El archivo de música del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: conformación física e histórica del acervo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Los papeles de música del archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización y a las características del repertorio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CHERNAVSKY, A.. Villa-Lobos e a crítica musical espanhola: dois textos de Adolfo Salazar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CHERNAVSKY, A.. Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
CHERNAVSKY, A.. Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CHERNAVSKY, A.. Aspectos do nacionalismo musical: os casos do Brasil e da Espanha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
CHERNAVSKY, A.. Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CHERNAVSKY, A.. A construção dos mitos e heróis do Brasil nos hinos esquecidos da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional - Ministério da Cultura, 2009 (Monografia).

2.
ENRÍQUEZ, L. ; DAVIS, D. ; CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Catálogo de papeles y libros de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México 2009 (catálogo).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHERNAVSKY, A.; MOREIRA, M. B. C. . Música popular y música culta: intersecciones en la creación, práctica y repertorio. 2018. .

2.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; MARTINEZ, P. . Oficina sobre valsas-canção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
SILVA, L. S. ; CHERNAVSKY, A. ; PINTO, G. H. ; POMME, V. ; MENDOZA, A. M. L. ; BALDOVINO, G. F. M. ; MONTENEGRO, T. . Apresentação do Grupo Vocal Todocanto no 34.o Seurs - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2016. Interpretação.

2.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; LOPES, A. A. ; MOREIRA, M. B. C. ; PEREYRA, S. . Em tempo de valsa. 2015. Interpretação.

3.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; LOPES, A. A. ; MOREIRA, M. B. C. ; MARTINEZ, P. . Em tempo de valsa. 2015. Interpretação.

4.
Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila no Centro Cultural Unila-Caixa. 2013. Interpretação.

5.
Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila no evento Unila-Caixa no Cidade Nova. 2013. Interpretação.

6.
Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila no 2º Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras. 2013. Interpretação.

7.
Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila no 2º Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras. 2013. Interpretação.

8.
Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila na Solenidade de transmissão do cargo de Reitor da Unila. 2013. Interpretação.

9.
Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila na II Jornada Intercultural de la Lengua Española. 2013. Interpretação.

10.
Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila na XII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes das Procuradorias Federais. 2013. Interpretação.

11.
CHERNAVSKY, A.; LOPES, A. A. ; PORZIO ZAVALA, I. ; REZENDE, G. L. . Apresentação musical na 9.a Feira Internacional do Livro de Foz do Igauçu. 2013. Interpretação.

12.
CHERNAVSKY, A.; PORZIO ZAVALA, I. . Apresentação de repertório musical latino-americano na I Jornada Intercultural da Língua Espanhola. 2012. Interpretação.

13.
Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila na II Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural da Unila. 2012. Interpretação.

14.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; Rafael dos Santos ; Almir Côrtes ; Leandro Barsalini . Influência do jazz. 2011. Interpretação.

15.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; Marcelo Onofri ; Leandro Barsalini ; Edu Guimarães . Café e cafetín. 2010. Interpretação.

16.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; SANTOS, A. . Brasil en directo. 2006. Interpretação.

17.
MACHADO, R. ; CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; BORDINHON, A. ; CUNHA, H. ; MONTORFANO, R. ; SILVA, R. . Vanguarda paulistana & Clube da Esquina. 2003. Interpretação.

18.
MACHADO, R. ; CHERNAVSKY, A. ; ZAMITH, C. ; GUSTAVO, L. ; BARSALINI, L. . Samba canção e Bossa nova. 2002. Interpretação.

19.
CHERNAVSKY, A.; SOUZA, S. P. ; TOLEDO, M. ; FERRAZ, S. ; BETINHO, ; AMORIM, D. . Palavra de Mulher. 2000. Interpretação.

20.
NOGUEIRA, V. ; VIANA, W. P. ; CHERNAVSKY, Analía ; GRUPO CORAL . CD do Coral Unicamp Grupo Ziper na Boca 'Zíper 15 anos'. 2000. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L.; BOSI, A. P.. Participação em banca de Viviana Carolina Jaramillo Alemán. ROL ESTÉTICO Y ROL ÉTICO DEL REPERTORIO EN LOS SISTEMAS DE ORQUESTAS: EL CASO DEL SISTEMA DE ORQUESTAS INFANTILES Y JUVENILES DE JUJUY ? SOJ. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Qualificações de Mestrado
1.
COTA, D.; SILVA, R. J.; CHERNAVSKY, A.. Participação em banca de Jhanira Conde. Identidad y resistencia de inmigrantes bolivianos en San Pablo (BR): el grupo musical Santa Mala. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
CHERNAVSKY, A.; MOREIRA, M. B. C.; FIUZA, A.. Participação em banca de Elisa Mercedes Lezcano Verón. PIANO PARAGUAYO: TESTIMONIO DE MÚSICOS EN EXILIO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
CHERNAVSKY, Analía; REZENDE, G. L.; BOSI, A.. Participação em banca de Viviana Carolina Jaramillo Alemán. Entre la apología y la crítica de la corriente del Sistema de Orquestas y Coros Juveniles de Venezuela: análisis de un estudio de caso sobre el manejo de la música popular en el Sistema de Orquestas Juveniles de Jujuy. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, A.; ROCHA, J. M.. Participação em banca de Anne Maryse do Lago Mendoza.A Pedagogia Vocal para o Cantor Híbrido Latino-americano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, Analía; ROCHA, J.. Participação em banca de Yesica Eliana Machado.Expresión corporal del cantor de Teatro Musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
CHERNAVSKY, Analía; SILVA, L. S.; EID, F. C.. Participação em banca de Rosana Riveros Velázquez.El canto con caja en el noroeste argentino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
CHERNAVSKY, Analía; SILVA, L. S.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Jennifer Sofía Mideros Valencia.Trascender las fronteras de la voz. Nuevas sonoridades y usos no convencionales de la voz en la interpretación de canciones latinoamericanas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVII CONGRESSO DA ANPPOM. Uma aproximação à identidade vocal do gênero guarânia a partir de seis interpretações de Índia, de José Asunción Flores. 2017. (Congresso).

2.
34.o Seurs - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Apresentação do Grupo Vocal Todocanto. 2016. (Seminário).

3.
XIX Reunião Anual da ABEU. 2016. (Outra).

4.
I Seminário Latino-americano de Música no Ensino Superior.Clínica: "Pesquisa em música". 2015. (Seminário).

5.
XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. A performance vocal na canção urbana latino-americana: proposta de estudo a partir das experiências do tango, samba e guarânia. 2015. (Congresso).

6.
XXVIII Reunião Anual da ABEU.Participação na XXVIII Reunião Anual da ABEU. 2015. (Outra).

7.
II Colóquio Internacional de História e Música: "Música popular: história, memória e identidades".Aspectos do cantar de guarânias e chamamés, gêneros musicais de fronteira. 2013. (Outra).

8.
Seminário Educação Musical no Brasil: os 80 anos da Superintendência de Educação Musical e Artística - SEMA.Música, disciplina e civismo: elementos para entender as relações entre Villa-Lobos e o governo Vargas. 2013. (Seminário).

9.
VI Encontro de Educação Musical - A educação musical brasileira no contexto da América Latina: ampliando relações culturais.Mesa Redonda ?A educação musical na América Latina?. 2013. (Encontro).

10.
Congresso Internacional "A língua portuguesa em música". 2012. (Congresso).

11.
I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos: por uma musicologia criativa.A construção da memória de um lugar privilegiado da memória da música novo-hispana. Estórias sobre o arquivo de música do Cabido Catedral Metropolitano do México. 2012. (Encontro).

12.
II Semana da Consciência Negra e da Diversidade Cultural da Unila.Música popular afro-latino-americana: samba e candombe. 2012. (Outra).

13.
I Jornada Intercultural de la Lengua Española.Preparação de repertório musical latino-americano. 2012. (Outra).

14.
X Congresso IASPM América Latina. Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del archivo del Cabildo Catedral de México. 2012. (Congresso).

15.
Museus de arte na atualidade: Propósitos e Proposições. 2011. (Encontro).

16.
Videosesión Internacional - Repertorios catedralicios y actores sociales del ritual sonoro.Repertorios catedralicios y actores sociales del ritual sonoro. 2011. (Outra).

17.
Congresso da SIBE - Música e saberes em trânsito. O outro na obra de Villa-Lobos e Manuel de Falla. 2010. (Congresso).

18.
I Encontro com a música.A construção dos mitos e heróis do Brasil nos hinos esquecidos da Biblioteca Nacional. 2010. (Encontro).

19.
IX Congresso IASPM América Latina. 2010. (Congresso).

20.
VI Encontro Nacional de Choro da Unicamp.Villa-Lobos e o choro. 2010. (Encontro).

21.
I Seminário Internacional de Arquivos de Museus e Pesquisa. 2009. (Seminário).

22.
Sexta Semana de la Música y la Musicología.Los papeles de música del archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización y a las características del repertorio. 2009. (Outra).

23.
Simpósio Internacional Heitor Villa-Lobos 2009.Villa-Lobos e a crítica musical espanhola: dois textos de Adolfo Salazar. 2009. (Simpósio).

24.
Tercer Encuentro de Archivos del Distrito Federal ?Principios archivísticos y tecnologías de la información?.El archivo de música del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: conformación física e histórica del acervo. 2009. (Encontro).

25.
VI Seminário Nacional do Centro de Memória ?Memória e Patrimônio?.Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. 2009. (Seminário).

26.
IV Simposio sobre Patrimonio Inmaterial: la voz y el ingenio. 2008. (Simpósio).

27.
V Reunião Nacional do Seminario Nacional de Música en la Nueva España y el México Independiente. 2008. (Outra).

28.
Simpósio de Pesquisa em Música, SIMPEMUS4.Aspectos do nacionalismo musical: os casos do Brasil e da Espanha. 2007. (Simpósio).

29.
V Seminário Memória Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento.Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. 2007. (Seminário).

30.
XXIV Semana de História ?Pensando o Brasil no centenário de Caio Prado Júnior?.Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. 2007. (Outra).

31.
Jornadas Científicas ?Relaciones musicales entre España y Europa Occidental en el contexto artístico-cultural de la primera mitad del siglo XX?. 2006. (Seminário).

32.
Encontro Regional da ANPUH. Villa-Lobos e Getúlio: harmônica dissonância. 2004. (Congresso).

33.
I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp.Villa-Lobos e o canto orfeônico. 2001. (Encontro).

34.
XXI Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L. ; MOREIRA, M. B. C. ; NAVIA, G. ; MOREIRA, G. F. . 2.a Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA. 2018. (Outro).

2.
CHERNAVSKY, Analía; MOREIRA, M. B. C. ; REZENDE, G. L. ; NAVIA, G. ; ROCHA, J. . 1.a Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA. 2017. (Outro).

3.
CHERNAVSKY, A.; FIGUEIRA SOBRINHO, N. ; KUNDE, M. ; ALMEIDA, N. V. ; MIRANDA, F. D. . 1.o Ciclo de palestras da EDUNILA. 2016. (Outro).

4.
CHERNAVSKY, A.; MARTINS FILHO, P. . Por que uma editora universitária?. 2014. (Outro).

5.
SOUZA, A. M. ; BONCIANI, R. ; CHERNAVSKY, Analía . II Semana da Consciência Negra e da Diversidade Cultural da Unila. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alicia Reyes Lodoño. Mujeres cantadas. Los alabaos como discursos de memoria y resistencia en Bojayá, Chocó, Colombia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - UNILA. (Orientador).

2.
Carlos Roberto da Silva. O jazz paraguaio - legitimidade, mercado nacional e receptividade internacional. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Elisa Mercedes Lezcano Verón. Álbum 'Piano paraguayo', de Oscar Cardozo Ocampo: testimonio de músicos en exilio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PIBIC - UNILA. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Gustavo Barros Basílio. VOZES LGBTI+ NA MUSICA POPULAR BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO VOCAL DE CANTORES LGBTI+ A PARTIR DO LANÇAMENTO DOS EP?S ?CRU? E ?OPEN BAR? NO ANO DE 2015. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Adriano Mendes Brito dos Santos. Canto e performance em Elza Soares. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Adrielly Oissa. Estudo do comportamento vocal no canto do chamamé. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucaria. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Caroline Ramalho de Almeida. Curso Preparatório de Canto. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Unila. (Orientador).

2.
Adrielly Oissa. Curso Preparatório de Canto. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Luiz Gustavo Barros Basílio. Curso Preparatório de Canto. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Unila. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Viviana Jaramillo Carolina Alemán. ROL ESTÉTICO Y ROL ÉTICO DEL REPERTORIO EN LOS SISTEMAS DE ORQUESTAS: EL CASO DEL SISTEMA DE ORQUESTAS INFANTILES Y JUVENILES DE JUJUY ? SOJ. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - UNILA. Orientador: Analía Chernavsky.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jennifer Sofia Mideros Valencia. Trascender las fronteras de la voz. Nuevas sonoridades y usos no convencionales de la voz en la interpretación de canciones latinoamericanas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Analía Chernavsky.

2.
Rosana Riveros Velázquez. El canto con caja en el noroeste argentino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Analía Chernavsky.

Iniciação científica
1.
Luiz Gustavo Barros Basílio. Mapeamento e sistematização de elementos técnicos e estilísticos de guarânias e canções sertanejas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PIBIC - UNILA. Orientador: Analía Chernavsky.

2.
Diego Ortega Gómez. ?Repensando a teoria da territorialização dos gêneros musicais a partir de um gênero de fronteira: a guarânia?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Analía Chernavsky.

3.
Pedro Victor Placides Machado Silva. ?Colecionando referências para o estudo da música produzida nas missões jesuíticas da região dos Sete Povos das Missões?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. Orientador: Analía Chernavsky.

4.
Ariana Mara da Silva. ?Os comos e porquês das adaptações temáticas e línguísticas realizadas no processo de expansão das guarânias e chamamés para o interior das fronteiras brasileiras?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Analía Chernavsky.

Orientações de outra natureza
1.
Ligia Emanuély Canhete. Correpetição para aulas de canto. 2015. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. Orientador: Analía Chernavsky.

2.
Andressa Jacinto Castilho. Correpetição para aulas de canto. 2014. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. Orientador: Analía Chernavsky.

3.
Guilherme Felipe Baldovino. ?O papel do pianista no Grupo Coral Unila?. 2013. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. Orientador: Analía Chernavsky.

4.
Anne Maryse do Lago Mendoza. ?O papel do preparador vocal no Grupo Coral Unila?. 2013. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. Orientador: Analía Chernavsky.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CHERNAVSKY, A.; MOREIRA, M. B. C. . Música popular y música culta: intersecciones en la creación, práctica y repertorio. 2018. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:06:18