Ana Leda de Faria Brino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9930065472602966
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2001), Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora adjunta nível 3 da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: equivalência de estímulos, topografia de controle de estímulos, comportamento pré-simbólico, reconhecimento espacial e escolha de acordo com o modelo com atraso em Sapajus spp. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Leda de Faria Brino
Nome em citações bibliográficas
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Av. Augusto Correia s/n
Guamá
66075900 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32108475
URL da Homepage: http://www.cpgp.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Procedimentos de treino e teste de relações entre estímulos em Cebus apella, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cebus apella; classes de equivalência; coerência de topografia de controle de estímulos; classes funcionais; instrução programada.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Análise Experimental do Comportamento.
2001 - 2003
Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Manutenção de topografia de controle de estímulos em testes de pareamento ao modelo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: equivalência; identidade generalizada; classe funcional; pareamento ao modelo; testes sem reforço; Cebus apella.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
1996 - 2001
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1996 - 2001
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Correspondência no auto relato de respostas de leitura em crianças com história de fracasso escolar.
Orientador: Júlio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2007 - 2008
Pós-Doutorado.
Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - UFPA, PPGPTC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2014 - 05/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Behaviorismo II
03/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Behaviorismo I
05/2012 - 11/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Experimental Avançada Animal (75 horas)
04/2007 - 06/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Psicologia Experimental - semestral - 150 h
3/2012 - 05/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico - 60 h


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ensino de relações arbitrárias entre estímulos e testes de desempenho emergente em macacos-prego e em crianças: Pesquisa básica e aplicada
Descrição: O projeto previamente aprovado para alocação de 20 h de carga horária de trabalho (período de agosto de 2015 a julho de 2017) apresentava o objetivo de revisar os procedimentos de ensino de relações arbitrárias aplicados na Escola Experimental de Primatas (EEP) desde a sua formação, e também de aplicar dois novos procedimentos de ensino de relações arbitrárias e testes de desempenhos emergentes em macacos-prego. Embora tenhamos avançado bastante na revisão dos procedimentos de ensino já aplicados na EEP, conforme indicado no relatório, a pesquisa só foi iniciada em novembro de 2016 (conduzida por bolsista de IC FAPESPA), e, portanto, porque ainda está em andamento (com prorrogação de bolsa até janeiro de 2018), será um dos subprojetos desta nova proposta. Do projeto prévio, duas propostas de aplicação de novos procedimentos de ensino aos macacos e testes de desempenhos emergentes foram executadas, um dos subprojetos gerou uma dissertação de mestrado e outro está ainda em desenvolvimento por bolsista de iniciação científica PIBIC-UFPA. Nesses dois casos, os subprojetos estão ainda em condução, um deles com uma nova mestranda que aplicará novos testes, e outro como continuação da bolsa de IC. Adicionalmente aos três subprojetos que continuam a ocorrer nas dependências da Escola de Primatas, há outro subprojeto cuja coleta será iniciada, que envolve a aplicação do procedimento de ensino de relações arbitrárias entre estímulos fonovisuoarticulatórios a crianças com Síndrome de Down. Este projeto está sendo conduzido por uma mestranda (não bolsista) do PPGNC, e já foi aprovado em sessão de qualificação. Assim, a presente proposta de projeto envolve quatro subprojetos (três em andamento na Escola de Primatas e um com a coleta de dados a ser iniciada, aplicado com crianças): 1) Revisão sistemática dos estudos da Escola Experimental de Primatas que envolveram procedimentos de treino de relações arbitrárias (conduzido pelo bolsista de IC FAPESPA, Oséas Dias Duarte Junior); 2) Da discriminação simples à discriminação condicional: exclusão e aprendizagem de relações arbitrárias em Sapajus spp. Infantes (conduzido pelo bolsista de IC PIBIC-UFPA, Leandro Augusto de Almeida Costa); 3) Transitividade em um macaco-prego (conduzido pela mestranda do PPGNC, Camila Paola de Melo Mendes), e 4) Teste de equivalência de estímulos fonovisuoarticulatórios e medida N400 em crianças com e sem Síndrome de Down (conduzido pela mestranda do PPGNC, Louise Lourenço Escócio de Faria)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Leda de Faria Brino - Coordenador / Leandro Augusto de Almeida Costa - Integrante / Louise Lourenço Escócio de Faria - Integrante / Camila Paola de Melo Mendes - Integrante / Oséas Dias Duarte Junior - Integrante.
2015 - 2017
Estabelecimento de relações arbitrárias entre estímulos em macacos-prego (Sapajus spp.): Revisão dos estudos da Escola Experimental de Primatas e novos delineamentos
Descrição: O objetivo do presente projeto envolve a tarefa de revisar procedimentos de ensino de relações arbitrárias entre estímulos em um modelo desenvolvido com não humanos, mais precisamente, com macacos-prego, para lançar luz e ajudar na elaboração de novos protocolos de ensino àqueles que tratam diretamente com pessoas com repertório representacional limitado. O processo de desenvolvimento destas pesquisas pode produzir tecnologia comportamental efetiva para ensino de humanos não verbais e, além disso, pode esclarecer os processos de aquisição de repertório relacional complexo em macacos-prego, apontando para similaridades entre as espécies nas quais o fenômeno tem sido estudado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Leda de Faria Brino - Coordenador / Tamyres Roberta Colares leal - Integrante / Leandro Augusto de Almeida Costa - Integrante / Raquel Leite Castro de Lima - Integrante.
2013 - 2015
Desenvolvimento de testes não verbais de baixo custo para avaliação de discriminação de cores e de acuidade visual.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Roney Kilpp Goulart em 25/02/2015.
Descrição: As condições ideais de avaliação de funções perceptuais, considerando a qualidade da geração de estímulos e precisão do controle de variáveis, envolvem a utilização de equipamentos e software de alto desempenho e custo relativamente alto. A disponibilidade de alternativas de baixo custo poderia favorecer a adoção de medidas perceptuais numa variedade de contextos práticos de diagnóstico e investigação para os quais custo do aparato pode ser impeditivo, como em escolas, postos de saúde, pesquisas de campo, investigações com animais não humanos etc. O presente plano de trabalho propõe a validação de protocolo de treino e teste baseado em hardware de baixo custo como uma alternativa para a verificação confiável de funções perceptuais em populações para as quais sejam necessários ou aconselháveis procedimentos que não dependam de instruções. Para a avaliação de confiabilidade de suas medidas, o teste será utilizado para a avaliação da discriminação de cores de um grupo de dez macacos-prego (Sapajus spp.) que já tiveram sua visão de cores caracterizada genética e comportamentalmente. Caso seja confirmada a sua validade em primatas não humanos, investigaremos a possibilidade de adotar o mesmo arranjo de teste para a avaliação de outras funções perceptuais, a começar pela acuidade visual de resolução de grades. Uma vez que os protocolos de treino e teste aqui propostos tenham sido validados com o modelo animal, poderão configurar numa alternativa de baixo custo para a avaliação de funções perceptuais de seres humanos numa variedade de contextos, especialmente com populações para as quais sejam aconselháveis procedimentos que independam de instruções, como bebês e crianças, indivíduos com necessidades educativas especiais etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Leda de Faria Brino - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Paulo Roney Kilpp Goulart - Coordenador / Givago da Silva Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Variáveis de controle na produção de sentenças

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Grauben José Alves de Assis em 13/05/2013.
Descrição: Os experimentos apresentados na presente proposta articulam-se estrategicamente de modo a promover condições de se continuar no processo que busca atingir os seguintes objetivos principais: 1 - identificar e avaliar parâmetros envolvidos no estabelecimento de sequências verbais, por meio de procedimentos de discriminação condicional, buscando, com isso, compreender o processo de estabelecimento de uma discriminação no que diz respeito às funções ordinais/discriminativas exercidas por estímulos verbais que sinalizam alta probabilidade de apresentação de reforçadores sociais; 2 - coletar dados empíricos que contribuam para consolidar o modelo de relações ordinais (Green, Stromer & Mackay, 1993) na produção de sentenças; 3 - avaliar o papel das contingências de ensino envolvidas na emissão de respostas verbais/sequenciais sobre a manutenção dessas respostas, após um período sem contato com as contingências de ensino e de testes, buscando, com isso, analisar as respostas sequenciais em contextos complexos de interação com uma classe distinta de comportamentos; 4 - desenvolver procedimentos de ensino que possibilitem a generalização da função ordinal para situações próximas do aluno em sala de aula, gerando uma tecnologia de ensino consistente com a realidade brasileira; 5 ampliar procedimentos de ensino que produza poucos ou nenhum erro, tornando o procedimento utilizado por Corrêa, Assis e Brino (2012) mais eficiente e econômico. Cada um dos sete experimentos programados conta com objetivos experimentais específicos; no conjunto, os mesmos articulam-se estrategicamente de modo a se investigar as condições responsáveis pela produção de sentenças, tratando de avanços conceituais e metodológicos nessa linha de pesquisa. Nesse sentido, os resultados do conjunto de investigações aqui propostas devem contribuir significativamente para a área de pesquisa em controle de estímulos verbais, especialmente de relações entre estímulos em sequência e do comportamento simbolico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Aplicação de um procedimento computadorizado adaptado para a investigação da visão de cores de macacos-prego (Cebus cf. apella) e macacos guariba (Alouatta caraya)
Descrição: O presente projeto propõe a caracterização comportamental da discriminação de cores em duas espécies de primatas do Novo Mundo, macacos-prego (Cebus cf. apella), já em andamento, e macacos guariba (Alouatta sp.), por meio de um teste computadorizado que determina limiares de discriminação da diferença cromática entre matizes de alvo e fundo em regiões críticas do espaço de cor. O projeto conta com a colaboração entre pesquisadores do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA, do Instituto de Psicologia da USP e do Centro Nacional de Primatas (Ananindeua, PA).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Análise Experimental de Relações entre Estímulos em Humanos e Animais: Procedimentos Alternativos para Formação de Classes Simbólicas
Descrição: Consolidar o grupo de pesquisa de controle de estímulos da UFPA e aumentar a produtividade do grupo do PSE-USP, bem como sua influência em outros laboratórios no país. Metas: 1. Desenvolver um laboratório de desenvolvimento de software para pesquisa e ensino; 2. Desenvolver um laboratório de digitalização de imagem e som e produzir material de apoio a laboratórios de ensino-aprendizagem e de divulgação científica, além de suprir as necessidades da pesquisa na UFPA e USP. 3. Ampliar e consolidar a publicação internacional em cooperação USP-UFPA. 4. Formar pesquisadores de alta qualidade nos três níveis: D, M e IC. 5. Fornecer infraestrutura para os demais grupos de pesquisa do PPGTPC-UFPA e PSE-USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, é uma expansão do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino que vem, desde 1996, organizando os esforços de pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA e University of Massachusetts Medical School (UMMS). O grupo obteve apoio do PRONEX em 1997, renovado em 2003 na nova edição do PRONEX (MCT/CNPQ/FAPESP). Na presente proposta o Instituto planeja um maior desenvolvimento, integração e expansão da rede de laboratórios existente. Esta rede multi-institucional e multi-regional focaliza ciência e tecnologia comportamental que trata do funcionamento simbólico e seus déficits funcionais, particularmente em crianças (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em alcançar competências básicas em leitura e matemática, etc.). Déficits de funcionamento simbólico representam um desafio substancial para os indivíduos afetados, para suas famílias e para suas comunidades mais amplas. Tais déficits podem resultar de distúrbios neurológicos, de ambientes empobrecidos e/ou de suas interações entre si e com outras variáveis. Qualquer que seja a etiologia, contudo, a abordagem primária à prevenção ou remediação de déficits no funcionamento simbólico é o fornecimento de intervenção comportamental e o fortalecimento do suporte educacional, aliados a outras intervenções que reduzam seu impacto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Estudos Transposicionais dos Efeitos Neurocomportamentais da Exposição ao Mercúrio
Descrição: Projeto financiado conjuntamente pelo Fogarty Institute e outros institutos do NIH, incluindo o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano e o Instituto Nacional de Ciências Ambientais da Saúde. Pesquisadores básicos e clínicos da University of Massachusetts Medical School (UMMS), Auburn University (AU), Harvard University, e da Universidade Federal do Pará (UFPA) (Brasil) solicitaram financiamento para desenvolver um programa translacional e interdisciplinar de pesquisa biocomportamental e treinamento em pesquisa com foco nos efeitos neurotóxicos da exposição a metais pesados em humanos e em modelos animais. Neste primeiro projeto colaborativo, o foco primário será acerca dos efeitos da exposição ao mercúrio (focando inicialmente o metilmercúrio). Os pesquisadores irão (a) validar novas metodologias para avaliar o funcionamento neurocomportamental em primatas não-humanos, (b) aplicar essas metodologias para estudar os efeitos da exposição ao mercúrio sobre o comportamento, e (c) estender essa metodologia para avaliar o funcionamento sensorial e neurocognitivo da exposição ao mercúrio em crianças que morem próximas à jazidas de mineração de ouro no norte do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
Escola Experimental de Primatas: Investigação da Formação de Classes por Relações Arbitrárias entre Estímulos
Descrição: Verificar o efeito de reversões de discriminações simples, com controle misto (seleção de S+ e rejeição de S-), sobre os resultados de testes de identidade generalizada com macacos-prego. Adaptar procedimentos de modelagem de controle de estímulo, como o procedimento de modelagem do estímulo modelo e fading, para treino de relações condicionais arbitrárias com macacos-prego, reduzindo-se a exposição a erros. Desenvolver procedimentos para preparação do repertório de macacos-prego para efetuarem testes de propriedades definidoras de classes de equivalência (reflexividade, simetria e transitividade). Desenvolver procedimentos eficientes para ensinar relações condicionais arbitrárias entre estímulos significativos para os sujeitos da espécie Cebus apella, com coerência na topografia de controle de estímulos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Psicologia em Estudo (Impresso)
2010 - 2010
Periódico: Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online)
2012 - 2012
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2010 - 2010
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2009 - 2015
Periódico: Acta Comportamentalia
2012 - 2012
Periódico: Interação em Psicologia (Impresso)
2012 - 2012
Periódico: Psychology & Neuroscience (Online)
2012 - 2012
Periódico: Acta Comportamentalia
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2015 - 2015
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Doutorado, Universidade Federal do Pará.
2003
Mestrado, Universidade Federal do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JIMÉNEZ, ÉRIKA LARISSA DE OLIVEIRA2017JIMÉNEZ, ÉRIKA LARISSA DE OLIVEIRA ; BRINO, ANA LEDA DE FARIA ; GOULART, PAULO RONEY KILPP ; GALVÃO, OLAVO DE FARIA . Simple discrimination by exclusion in infant capuchin monkeys.. Psychology & Neuroscience, v. 10, p. 91-100, 2017.

2.
TENORIO, A. C.2016TENORIO, A. C. ; BRINO, A. L. F. ; ASSIS, G. J. A. . Emergência de controle condicional sobre a construção de sentenças em crianças. Acta Comportamentalia, v. 24, p. 399-418, 2016.

3.
Rico, V. V.2015Rico, V. V. ; BRINO, A. L. F. ; GOULART, P. R. K. ; GALVAO, O. F. . Da discriminação simples à condicional: Um programa de ensino para macacos prego. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 11, p. 37-52, 2015.

4.
BRINO, ANA2014BRINO, ANA; CAMPOS, RODOLFO ; GALVÃO, OLAVO ; MCILVANE, WILLIAM . Blank-comparison matching-to-sample reveals a false positive symmetry test in a capuchin monkey. PSYCHOLOGY & NEUROSCIENCE (ONLINE), v. 7, p. 193-198, 2014.

5.
BRINO, ANA LEDA F.2014BRINO, ANA LEDA F.; GALVÃO, OLAVO F. ; PICANÇO, CARLOS R. F. ; BARROS, ROMARIZ S. ; SOUZA, CARLOS B. A. ; GOULART, PAULO R. K. ; MCILVANE, WILLIAM J. . Generalized Identity Matching-to-Sample After Multiple-Exemplar Training in Capuchin Monkeys. The Psychological Record, v. 64, p. 693-702, 2014.

6.
KATAOCA, K. B.2014KATAOCA, K. B. ; BRINO, A. L. F. ; BARROS, R. S. . Interferência de controle pela posição do estímulo em treino de discriminações condicionais arbitrárias em macacos-prego (Sapajus sp.). Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 10, p. 33-38, 2014.

7.
Campos, R. S.2013Campos, R. S. ; BRINO, A. L. F. ; GALVAO, O. F. . Expansão de repertório de relações arbitrárias em Sapajus sp. Via exclusão. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 21, p. 31-48, 2013.

8.
SOARES, P. F. R.2013SOARES, P. F. R. ; ASSIS, G. J. A. ; BRINO, A. L. F. . Controle condicional sobre a produção de sentenças: efeitos da ordem de treino do tipo de sentença. Acta Comportamentalia, v. 21, p. 193-210, 2013.

9.
CORREA, D. R.2012CORREA, D. R. ; ASSIS, G. J. A. ; BRINO, A. L. F. . Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional. Acta Comportamentalia, v. 20, p. 299-315, 2012.

10.
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA2012 BRINO, A. L. F.; GALVAO, O. F. ; BARROS, R. S. ; GOULART, P. R. K. ; MCILVANE, W. J. . Restricted stimulus control in stimulus control shaping with a capuchin monkey. Psychology & Neuroscience (Online), v. 5, p. 83-89, 2012.

11.
DELAGE, P. E. A. G.2012DELAGE, P. E. A. G. ; GOULART, P. R. K. ; BRINO, A. L. F. ; BORGES, R. P. ; GALVAO, O. F. . Escola Experimental de Primatas: 10 anos. Boletim Contexto, v. 37, p. 83-140, 2012.

12.
Alves, K. R. S.2011Alves, K. R. S. ; ASSIS, G. J. A. ; KATO, O. M. ; BRINO, A. L. F. . Leitura recombinativa após procedimentos de fading in de sílabas das palavras de ensino em pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo. Acta Comportamentalia, v. 19, p. 183-203, 2011.

13.
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA2011BRINO, A. L. F.; Barros, R. S. ; Galvão, O. F. ; Garotti, M. F. ; Cruz, I. R. N. ; Santos, J. R. ; Dube, W. V. ; McIlvane, W. J. . Sample stimulus control shaping and restricted stimulus control in capuchin monkeys: A methodological note. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 95, p. 387-398, 2011.

14.
QUEIROZ, L. L.2011QUEIROZ, L. L. ; BARROS, ROMARIZ S. ; BRINO, A. L. F. ; TRUPPA, V. . Análise de controle de estímulos resultante da manipulação do número de escolhas em treino discriminativo com macacos-prego (Sapajus sp.). Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 7, p. 17-28, 2011.

15.
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA2010BRINO, A. L. F.; Assumpção, A. P. B. ; Campos, R. S. ; GALVAO, O. F. ; MCILVANE, W. J. . Cebus cf. apella exhibits rapid acquisition of complex stimulus relations and emergent performance by exclusion. Psychology & Neuroscience (Online), v. 3, p. 209-215, 2010.

16.
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA2009BRINO, A. L. F.; GALVAO, O. F. ; BARROS, R. S. . Successive identity matching to sample tests without reinforcement in Cebus apella. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 14, p. 002-011, 2009.

17.
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA2009BRINO, A. L. F.; GOULART, P. R. K. . A emergência gradual da Equivalência de Estímulos. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 5, p. 123-125, 2009.

18.
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA2006BRINO, A. L. F.; ROSE, J. C. C. . Correspondência entre auto-relatos e desempenhos acadêmicos antecedentes em crianças com história de fracasso escolar. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 2, p. 67-77, 2006.

19.
GALVAO, O. F.2005 GALVAO, O. F. ; BARROS, R. S. ; SANTOS, J. R. ; BRINO, A. L. F. ; BRANDAO, S. ; LAVRATTI, C. M. ; DUBE, W. V. ; MCILVANE, W. J. . Extent and Limits of the Matching Concept in Cebus apella: A matter of Experimental Control?. The Psychological Record, v. 55, p. 219-232, 2005.

20.
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA2005BRINO, A. L. F.; SOUZA, C. B. A. . Comportamento Verbal: uma análise da abordagem skinneriana e das extensões explicativas de Stemmer, Hayes e Sidman. Interação em Psicologia (Online), v. 9, p. 251-260, 2005.

21.
BARROS, R. S.2005 BARROS, R. S. ; GALVAO, O. F. ; BRINO, A. L. F. ; GOULART, P. R. K. ; MCILVANE, W. J. . Variáveis de procedimento na pesquisa sobre classes de equivalência: contribuições para o estudo do comportamento simbólico.. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 1, p. 15-27, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
GOULART, P. R. K. ; Delage, P. E. G. A. ; Rico, V. V. ; BRINO, A. L. F. . Aprendizagem. In: Maria Martha Costa Hübner; Márcio Borges Moreira. (Org.). Fundamentos de Psicologia: Temas Clássicos da Psicologia sob a Ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, v. , p. 20-41.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, L. A. A. ; Leal, T. R. C. ; BRINO, A. L. F. . Efeitos na manipulação de atraso e intervalo entre tentativas sobre a manutenção de desempenho no pareamento ao modelo com atraso em crianças da região metropolitana de Belém e em crianças de comunidades ribeirinhas do estado do Pará. In: XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017, Bauru, SP. Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017.

2.
Leal, T. R. C. ; COSTA, L. A. A. ; BRINO, A. L. F. . Variáveis relevantes para manutenção de desempenho de Sapajus sp. no pareamento ao modelo com atraso. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015. p. 140.

3.
Leal, T. R. C. ; COSTA, L. A. A. ; BRINO, A. L. F. ; Galvão, O. F. . Manipulação de atraso e intervalo entre tentativas no pareamento ao modelo por identidade em Sapajus. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015. p. 136.

4.
BARROS, R. S. ; ASSIS, G. J. A. ; TENORIO, A. C. ; BRINO, A. L. F. ; SANTOS, R. E. A. ; KATAOCA, K. B. ; SOUZA, C. B. A. . Classes de estímulos e aquisição de repertórios verbais em crianças com dificuldades de aprendizagem. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015. p. 169.

5.
LIMA, R. L. C. ; BRINO, A. L. F. . Teste de desempenho emergente em macaco-prego (Sapajus sp.; Primates; Cebidae) experiente. In: XXXIII Encontro Anual de Etologia, 2015, Belém. Livro de Resumos do XXXIII Encontro Anual de Etologia, 2015. p. 130.

6.
JIMENEZ, E. L. O. ; BRINO, A. L. F. . Exclusão em procedimento de discriminação simples com Sapajus spp. infantes. In: Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015. p. 96.

7.
Espírito Santo, R. R. B. ; JIMENEZ, E. L. O. ; BRINO, A. L. F. ; GALVAO, O. F. . Alcance de Reconhecimento Espacial em Crianças. In: Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014.

8.
Campos, R. S. ; BRINO, A. L. F. ; GALVAO, O. F. . Verificação de relações de controle de estímulos em treino arbitrário via Exclusão II em Sapajus spp.. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012.

9.
Espírito Santo, R. R. B. ; BRINO, A. L. F. ; GALVÃO, OLAVO F. ; MCILVANE, W. J. . Efeitos da correção e intervalo entre tentativas em tarefa de reconhecimento espacial em Sapajus spp.. In: Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012.

10.
SILVA, A. J. M. E. ; Barra, C. C. ; BRINO, A. L. F. ; BARROS, R. S. . Efeitos do time-out no estabelecimento de relações arbitrárias em macacos-prego (Cebus cf. apella). In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011, Belém. 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2011.

11.
Espírito Santo, R. R. B. ; PICANCO, C. R. F. ; BRINO, A. L. F. ; GOULART, P. R. K. ; GALVAO, O. F. ; MCILVANE, W. J. . Alcance (SPAN) de Reconhecimento Espacial em Cebus cf. apella. In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011, Belém. 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011.

12.
Leal, T. R. C. ; BRINO, A. L. F. . Autoshaping em macaco-prego (Cebus cf. apella) infante. In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011, Belém. 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011.

13.
Costa, A. C. O. ; Leal, T. R. C. ; BRINO, A. L. F. ; GALVAO, O. F. . Pareamento ao modelo com atraso em Cebus cf. apella: efeitos da manipulação do atraso e do intervalo entre tentativas. In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011, Belém. 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011.

14.
GALVAO, O. F. ; BRINO, A. L. F. . Notas conceituais e metodológicas relevantes para o estudo do comportamento pré-simbólico e simbólico em primatas. In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011, Belém. 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011.

15.
Campos, R. S. ; BRINO, A. L. F. ; GALVAO, O. F. . Expansão de repertório arbitrário em Cebus cf. apella via Exclusão tipo II. In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011, Belém. 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2011.

16.
BRINO, A. L. F.; Assumpção, A. P. B. ; PEREIRA, F. S. ; GALVAO, O. F. ; MCILVANE, W. J. . Cebus apella exhibits rapid aquisition of complex stimulus relations and exclusion. In: ABAI, 2009, Oslo. 5th ABAI International Conference, 2009.

17.
BRINO, A. L. F.; Freitas, C. R. ; GALVAO, O. F. . Aprendizagem de relações arbitrárias por exclusão em Cebus apella.. In: Resumos de Comunicação Científica da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiânia. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009.

18.
COSTA, A. C. ; BRINO, A. L. F. ; CRUZ, I. N. ; KATAOCA, K. B. . Modelagem de discriminações condicionais arbitrárias. In: III Simpósio da Escola Experimental de Primatas da UFPA, 2007, Belém. Anais do III Simpósio da Escola Experimental de Primatas da UFPA, 2007.

19.
BRINO, A. L. F.; PICANCO, C. R. F. ; SEABRA, L. R. . Testes sucessivos de identidade generalizada. In: III Simpósio da Escola Experimental de Primatas da UFPA, 2007, Belém. Anais do III Simpósio da Escola Experimental de Primatas da UFPA, 2007.

20.
BRINO, A. L. F.; COSTA, A. C. ; CRUZ, I. N. ; KATAOCA, K. B. ; BARROS, R. S. ; GALVAO, O. F. . Modelagem de Relações Condicionais Arbitrárias. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Florianípolis. Anais da XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007.

21.
BRINO, A. L. F.; COSTA, A. C. ; CRUZ, I. N. ; KATAOCA, K. B. ; BARROS, R. S. ; GALVAO, O. F. . Modelagem de Relações Condicionais Arbitrárias. In: Semana Científica do Laboratório de Psicologia, 2007, Belém. Caderno de Resumos, 2007.

22.
BRINO, A. L. F.; GALVAO, O. F. ; BARROS, R. S. . Modelagem de controle de estímulos no treino de relações condicionais arbitrárias e teste de simetria em CEBUS APELLA. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

23.
BRINO, A. L. F.. Explicações comportamentais sobre a aprendizagem relacional verbal. In: VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental, 2004, Belém. Caderno de Resumos, 2004.

24.
BRINO, A. L. F.; BEZERRA, D. S. ; GALVAO, O. F. ; BARROS, R. S. . O uso de máscaras em procedimentos de mudanças repetidas de discriminações simples simultâneas com três escolhas como um instrumento para indução e verificação de relações de controle mistas com CEBUS APELLA. In: VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental, 2004, Belém. Caderno de Resumos, 2004. p. 15-15.

25.
COSTA, A. C. ; BRINO, A. L. F. ; BARROS, R. S. ; GALVAO, O. F. . Simetria em macaco-prego (Cebus apella). In: II congresso internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Programa do congresso, 2004.

26.
BRINO, A. L. F.; GALVAO, O. F. ; BARROS, R. S. . O uso de máscaras em procedimentos de pareamento ao modelo por identidade para a indução e verificação de relações de controle mistas em treino e teste de identidade generalizada em Cebus apella.. In: XXXIV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Resumo de Comunicação Científica, 2004.

27.
BRINO, A. L. F.; GALVAO, O. F. ; BARROS, R. S. ; KATAOCA, K. B. . Análise dos efeitos do uso de máscara em um treino de mudanças repetidas de discriminações simples combinadas para formação de classes funcionais em Cebus apella.. In: XXXIII Reunião anual da sociedade brasileira de psicologia, 2003, Belo Horizonte. Resumos de comunicação científica, 2003. p. 96-96.

28.
BRINO, A. L. F.. Um procedimento de teste para verificar se desempenhos de pareamento ao modelo por identidade significam aprendizagem de relações de igualdade em macaco prego (Cebus apella). In: V Semana Científica do Laboratório de Psicologia da UFPA, 2002, Belém. Resumos, 2002. v. I. p. 43-43.

29.
BRINO, A. L. F.; ROCHA, A. C. ; BARROS, R. S. ; GALVAO, O. F. . Manutenção de desempenho de pareamento ao modelo por identidade em sujeitos Cebus apella em testes repetidos de identidade generalizada sem reforço. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2002.

30.
MENDONCA, M. B. ; BARROS, R. S. ; GALVAO, O. F. ; BRINO, A. L. F. . Quais são os pré-requisitos necessários para obtenção do desempenho de transitividade em macacos-prego?. In: XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Santa Catarina. XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002.

31.
BRINO, A. L. F.; ROSE, J. C. C. . Um procedimento de medida do auto-relato de desempenho acadêmico em crianças com história de fracasso escolar. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2001.

32.
BRINO, A. L. F.; ROSE, J. C. C. . Correspondência no auto-relato de respostas de leitura em uma situação de aprendizagem. In: Reunião anual de psicologia da sociedade brasileira de psicologia, 2000, Brasília. XXX reunião anual de psicologia, 2000. p. 105-105.

33.
CAPOBIANCO, D. ; AMORIM, C. ; PANAIA, C. ; BRINO, A. L. F. ; GARCIA, S. ; ROSE, J. C. C. . Comportamento verbal, comportamento nao verbal e regras. In: XXX reunião anual de psicologia da sociedade brasileira de pesicologia, 2000, Brasília. XXX reunião anual de psicologia, 2000. p. 100-100.

34.
dos Reis, M., J., D. ; BRINO, A. L. F. ; BORGES, J. C. ; Bortoloti, R. ; FALEIROS, P. B. ; ALVES JR., C. A. ; LOPES, C. E. ; NOGUEIRA, S. G. . Caracterização da população carcerária e levantamento de necessidades em instituição penal. In: XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas, 1999. p. 301-302.

35.
BRINO, A. L. F.; BORGES, J. C. ; FALEIROS, P. B. ; Bortoloti, R. ; ALVES JR., C. A. ; LOPES, C. E. ; NOGUEIRA, S. G. . Levantamento de necessidades de serviço em instituição penal. In: II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade, 1999, São Carlos. Caderno de Resumos, 1999. p. 90-90.

Apresentações de Trabalho
1.
Galvão, O. F. ; BRINO, A. L. F. ; GOULART, P. R. K. . Engenharia Comportamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BRINO, A. L. F.; Freitas, C. R. ; GALVAO, O. F. . Pareamento arbitrário via exclusão em Cebus apella. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
BRINO, A. L. F.; GOULART, P. R. K. . O primeiro experimento: Leitura e equivalências auditivo-visuais 2011 (Tradução REBAC).

2.
BRINO, A. L. F.; GOULART, P. R. K. . O primeiro experimento: Leitura e equivalências auditivo-visuais. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 2009. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRINO, A. L. F.. XII Semana Científica do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. 2009.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GALVAO, O. F. ; BRINO, A. L. F. ; Espírito Santo, R. R. B. . Estudos sobre o comportamento pode ajudar crianças no PA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, G. S.; GOULART, P. R. K.; BARBONI, M. T. S.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de YUZO IGARASHI. Avaliação da discriminação supralimiar na visão de cores para determinação da faixa de normalidade. 2018. Dissertação (Mestrado em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará.

2.
Paracampo, C. C. P.; Oliveira, A. I. A.; BRINO, ANA LEDA F.. Participação em banca de Alna Carolina Mendes Paranhos. Teste de equivalência e exame eletrofisiológico em pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral com e sem comprometimento cognitivo. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

3.
Galvão, O. F.; Monteiro, D. C.; NEVES, L. M. T.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Igor Dias Serique. Modelagem da resposta de arrastar um cursor em tela sensível como pré-requisito para treino de comportamento pré-simbólico em macacos-prego (Sapajus spp.). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

4.
ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.; TONNEAU, F. J.; Oliveira, T. P.. Participação em banca de Analú da Costa Tenório. Ensino de múltiplos exemplares e manutenção de repertório emergente de construção de sentenças sob controle condicional. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

5.
Paracampo, C. C. P.; BRINO, A. L. F.; ALBUQUERQUE, L. C.. Participação em banca de Nayra Cristine Alves de Carvalho. Análise do efeito de histórias experimentais e de consequências relatadas nas regras sobre o comportamento de seguir regras. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

6.
ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.; Oliveira, A. I. A.. Participação em banca de Diogo Rodrigues Corrêa. Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

7.
SOUZA, C. B. A.; Darwich, R. A.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Milena Monteiro Nagahama. Escola EXperimental de Primatas: análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

8.
ASSIS, G.; Oliveira, A. I. A.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Rebeca Pereira Cabral. Emergência de leitura generalizada: efeitos do controle por exclusão. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

9.
ASSIS, G.; ROSSIT, R. A. S.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Priscila Giselli Silva Magalhães. Equivalência monetária em crianças surdas. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

10.
ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.; Alves, K. R. S.. Participação em banca de Diogo Rodrigues Corrêa. Produção de Sentenças por Sobreposição de Palavras (exame de qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

11.
KATO, O. M.; Ferreira, E. A. P.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Fábio Aguilar. Emergência da Leitura de Palavras de Inglês com Recombinação de onset e rime em Braile e Alfabeto Romano em Relevo para Cegos. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

12.
Paracampo, C. C. P.; BARROS, R. S.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Wandria de Andrade Mescouto. Efeitos de regras sobre respostas de observação, analisadas a partir do movimento dos olhos, em uma tarefa de discriminação simples simultânea (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

13.
SOUZA, C. B. A.; BRINO, A. L. F.; BARROS, R. S.. Participação em banca de Milena Monteiro Nagahama. Escola Experimental de Primatas: Análise da Coerência entre Objetivos e Práticas Científicas (Exame de qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

14.
ASSIS, G. J. A.; GOULART, P. R. K.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Rebeca Pereira Cabral. Equivalência de estímulos e leitura por exclusão (exame de qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

15.
GALVAO, O. F.; Darwich, R. A.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Suélen Nicole da Silva Lobato. Relações de identidade entre estímulos familiares de diferentes categorias em Cebus cf. apella. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

16.
Paracampo, C. C. P.; GALVAO, O. F.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Rafael Falcão Silva Pinto. Efeitos da variação no grau de correspondência regras/contingências sobre o comportamento de seguir regras. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

17.
ROSE, J. C. C.; BAPTISTA, M. G.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Paulo Roney Kilpp Goulart. Um programa de intervenção para o estabelecimento de escolha condicional por identidade ao modelo em um macaco-prego (Cebus apella). 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
ASSIS, G. J. A.; Verdu, A. C. A.; Oliveira, T. P.; Darwich, R. A.; BRINO, ANA; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Fabiane da Silva Pereira. Contribuições da Análise do Comportamento para Reabilitação Verbal de Crianças Usuárias de Implante Coclear. 2017. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportament) - Universidade Federal do Pará.

2.
ALBUQUERQUE, L. C.; Paracampo, C. C. P.; Darwich, R. A.; BRINO, A. L. F.; TEIXEIRA JUNIOR, R. R.. Participação em banca de Andréa Fonseca Farias. Análise da competição entre os efeitos de consequências imediatas e os efeitos de justificativas sobre o seguimento de regras. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

3.
Domeniconi, C.; BRINO, A. L. F.; Dahás, L.; SOUZA, A. L. M. C.; dos Reis, M., J., D.. Participação em banca de Isabela Zaine. Sensibilidade a dicas sociais humanas e comportamentos emergentes em cães domésticos (Canis familiaris). 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
GALVAO, O. F.; Otonni, E. B.; Mijares, M. G.; Costa, T. D.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage. Transferência de aprendizagem no uso de ferramentas por macacos-prego (Cebus cf. apella). 2011. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

5.
ASSIS, G. J. A.; SOUZA, C. B. A.; Tomanari, G. A. Y.; Carmo, J. S.; BRINO, A. L. F.; GALVAO, O. F.. Participação em banca de Ana Letícia Moraes Nunes. Análise da formação de classes ordinais sob controle condicional. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
BARROS, R. S.; FAGGIANI, R. B.; Ferreira, E. A. P.; BRINO, A. L. F.; SILVA, S.. Participação em banca de Eugênia Andréa Leão Santos. Avaliando os efeitos de um checklist instrucional de automonitoramento por vídeo na integridade de aplicação de tentativa discreta em crianças com autismo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

2.
BARROS, R. S.; SOUZA, C. B. A.; GOULART, P. R. K.; ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Katarina Kataoka Dias. Formação de classes de estímulos emergentes via matching-to-sample de identidade e discriminações simples com reforçamento específico em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

3.
Domeniconi, C.; BRINO, A. L. F.; Souza, D. G.; MORENO, A. M.. Participação em banca de Isabela Zaine. Investigação de repertórios comportamentais emergentes em cães domésticos (Canis familiaris). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
Gouveia Jr., A.; Franco, E. C.; Hamoy, M.; GOULART, P. R. K.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Bruno Rodrigues dos Santos. Validação farmacológica da esquiva inibitória do Danio rerio. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

5.
ASSIS, G. J. A.; ROSSIT, R. A. S.; GOULART, P. R. K.; BRINO, A. L. F.; Nunes, A. L. M.; Souza, R. D. C.. Participação em banca de Priscila Giselli Silva Magalhães. Efeito de diferentes procedimentos de ensino sobre comportamento monetário em surdos com e sem pré-requisitos matemáticos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

6.
ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.; Darwich, R. A.; Souza, R. D. C.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Jaci Augusta Neves de Souza. Equivalência de Estímulos e Generalização de Leitura com o Alfabeto Romano em Relevo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

7.
SOUZA, C. B. A.; BARROS, R. S.; ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.; Costa, T. D.. Participação em banca de Liane Dahás Jorge de Souza. Formação de Classes Funcionais com Estímulos Olfativos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

8.
ASSIS, G.; SOUZA, C. B. A.; GALVAO, O. F.; BAPTISTA, M. Q. G.; BARROS, R. S.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Ana Letícia de Moraes Nunes. Análise da formação de classes ordinais sob controle condicional. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportament) - Universidade Federal do Pará.

9.
ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.; Darwich, R. A.; Souza, R. D. C.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Jaci Augusta Neves de Souza. Equivalência de estímulos e generalização de leitura com o alfabeto romano em relevo. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
GOULART, P. R. K.; SOUZA, G. S.; RODRIGUES, A. R.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de LUIZA KARINA GONÇALVES MEIRELES. Caracterização do Desempenho de 2 Macacos-pregos (Sapajus, SSP) e 1 Macaco Guariba (Alouatta Caraya) em uma Tarefa de Discriminação Supralimiar Cromática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará.

2.
BRINO, A. L. F.; SOUZA, G. S.; CARVALHO, M. P.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Belanny Barbosa Lopes. Correlatos neurais de classes funcionais e classes de equivalência em estudantes universitários. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará.

3.
BRINO, ANA; ROCHA, F. A. F.; GALVÃO, OLAVO DE FARIA; SOUZA, G. S.. Participação em banca de Louise Lourenço Escócio de Faria. Teste de equivalência de estímulos fonovisuoarticulatórios e medida N400 em crianças com e sem Síndrome de Down. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

4.
LIMA, S. M. A.; BRINO, A. L. F.; Paracampo, C. C. P.; LAMEIRAO, S. V. O. C.. Participação em banca de Laize Souto Farage de Sousa. IDENTIFICAÇÃO DE DOSE MÍNIMA DE CITRATO DE ALUMINIO PARA PRODUÇÃO DE EFEITOS SOBRE A NEUROGÊNESE HIPOCAMPAL E A MEMÓRIA EM Rattus norvegicus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

5.
LIMA, S. M. A.; BRINO, A. L. F.; TEIXEIRA, R. C. R.; PEREIRA JUNIOR, A.. Participação em banca de GIULIANA THAISSA MODESTO CARDOSO. EFEITOS DA CIRURGIA DE RESSECÇÃO HIPOCAMPAL UNILATERAL SOBRE OS PADRÕES DE NEUROGÊNESE E MEMÓRIA EM Rattus norvegicus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

6.
ROCHA, F. A. F.; GOULART, P. R. K.; BRINO, A. L. F.; SOUZA, G. S.. Participação em banca de Antonio Carlos Bastos da Silva. Investigação eletrofisiológica e comportamental dos danos visuais provocados pelo hipotiroidismo congênito induzido por metimazol em camundongo suíço. 2016.

7.
SOUZA, G. S.; GOULART, PAULO R. K.; LACERDA, E. M. C. B.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Patrícia Seixas Alves Santos. Função da sensibilidade ao contraste psicofísica de cor e de luminância estimada por estímulos mascaramentos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará.

8.
BRINO, ANA; BOTELHO, E. P.; GALVAO, O. F.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Carla Favacho dos Santos. Aplicação de um Programa de Ensino Informatizado para o estabelecimento de habilidades básicas de leitura em indivíduos com deficiência intelectual. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará.

9.
TONNEAU, F. J.; BRINO, A. L. F.; Carvalho Neto, M. B.. Participação em banca de Alejandra Rodríguez Sarmiento. Indução comportamental molar e posição relativa de estímulos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

10.
GOULART, P. R. K.; ROCHA, F. A. F.; BRINO, A. L. F.; HENRIQUES, A. L.. Participação em banca de Julio Cezar Pereira de Oliveira. Questões conceituais na interface entre educação, análise do comportamento e neurociências. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

11.
Galvão, O. F.; Monteiro, D. C.; Delage, P. E. G. A.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Igor Dias Serique. O movimento como parte das habilidades cognitivas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

12.
BRINO, A. L. F.; SILVA, M. L.; Darwich, R. A.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Raquel Leite Castro de Lima. Alternância de procedimentos de escolha no treino de relações arbitrárias para avaliar desempenho emergente em macacos-prego. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

13.
BRINO, A. L. F.; ROCHA, F. A. F.; BOTELHO, E. P.; GALVÃO, OLAVO F.. Participação em banca de Tamyres Roberta Colares Leal. Efeitos do reforçamento não contingente durante o intervalo entre tentativas sobre o desempenho no delayed matching to sample em Sapajus app. e crianças da região metropolitana de Belém. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

14.
TONNEAU, F. J.; BRINO, A. L. F.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Thaís Tavares da Silva. Análise da Escolha Individual na Distribuição Livre Ideal: Comparando Diferenças e Razões. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

15.
KATO, O. M.; Alves, K. R. S.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Gilvandro Figueiredo Souza. Efeito de vídeos de alimentos saudáveis na escolha de alimentos em crianças. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

16.
BARROS, R. S.; SOUZA, C. B. A.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Eugênia Andréa Leão Santos. Formação de classes de equivalência via consequências específicas em crianças com transtorno do espectro do autismo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

17.
BARROS, R. S.; BRINO, A. L. F.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Carlos Rafael Fernandes Picanço. Comparação de curvas de aprendizagem em treinos de MTS sucessivo para demonstração de simetria em macacos-prego. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOULART, P. R. K.; BRINO, A. L. F.; MENEZES, A. B. C.. Participação em banca de Vinícius Kenji Souza Yonezawa.Produção sobre depressão em análise do comportamento: um estudo bibliométrico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

2.
GOULART, P. R. K.; BRINO, A. L. F.; Carvalho Neto, M. B.. Participação em banca de Pedro Felipe dos Reis Soares.Agressão: uma revisão sistemática dos estudos publicados no Journal of the Experimental Analysis of Behavior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

3.
Domingues, S. F. S.; BRINO, A. L. F.; Lima, J. S.. Participação em banca de Iêrêcê Amaral Corôa.Condicionamento da Resposta de Aproximação em Cebus (Sapajus) apella mantidos em cativeiro para coleta de sêmen. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pará.

4.
SOUZA, C. B. A.; Calcagno, S.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Oriana Comesanha e Silva.Evidência de Identidade Generalizada em um Bebê. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

5.
BARROS, R. S.; ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Carlos Rafael Fernandes Picanço.Learning set de reversões de discriminações simples combinadas com macaco-prego: explorando procedimentos para a formação de classes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

6.
Carvalho Neto, M. B.; Calcagno, S.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Débora Vanessa Nunes de Oliveira.Imunização e desamparo aprendido utilizando o jato de ar quente como estímulo aversivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

7.
BARROS, R. S.; BRINO, A. L. F.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Paulo Sérgio Dillon Soares Filho.Busca de distinção empírica entre identidade generalizada e reflexividade em macaco-prego (Cebus sp.). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

8.
SOUZA, C. B. A.; GALVAO, O. F.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Camila Carvalho Ramos.Efeitos do pareamento de estímulos auditivos e reforços específicos sobre a discriminação auditivo-visual em macaco-prego (Cebus apella). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

9.
BRINO, A. L. F.; SOUZA, C. B. A.; GOULART, P. R. K.. Participação em banca de Katarina Bonfim Kataoka.Topografia de Controle de Estímulos Incoerente em Treino de Discriminação Condicional Arbitrária em Cebus apella. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

10.
SOUZA, C. B. A.; BRINO, A. L. F.; Costa, T. D.. Participação em banca de Josie Rodrigues Vieira.Pré-requisitos da linguagem: Análise de padrões comportamentais nas interações criança-acompanhante.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

11.
GALVAO, O. F.; BRINO, A. L. F.; BARROS, R. S.. Participação em banca de Sheila Tetsume Makiama.Comparação entre dois procedimentos para avaliação de dicromacia em Cebus apella machos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

12.
BARROS, R. S.; GALVAO, O. F.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Lilian dos Reis Seabra.Emparelhamento ao modelo por identidade com reforçamento específico e testes de formação de classes de equivalência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

13.
GALVAO, O. F.; BRINO, A. L. F.; NOGUEIRA DA CRUZ, I. R.. Participação em banca de Paulo Sérgio Dillon Soares Filho.Treino de relações simples e condicionais entre estímulos complexos com macacos-prego (Cebus apella). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

14.
GALVAO, O. F.; SOUZA, C. B. A.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Débora da Silva Bezerra.Discriminações simples e condicionais com duas e três escolhas e testes de identidade generalizada com CEBUS APELLA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

15.
ASSIS, G.; BAPTISTA, M. G.; BRINO, A. L. F.. Participação em banca de Cristiane Franco Élleres.Emergência de relações sintáticas após o ensino de discriminações condicionais com diferentes sentenças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BRITO, R. C. S.; BRINO, A. L. F.; MAN, T. S. L.. Comissão de Gerência de Bolsas. 2006. Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Teoria do Comportamento.

2.
ASSIS, G. J. A.; BAPTISTA, M. Q. G.; BRINO, A. L. F.. Comissão de Gerência de Bolsa. 2005. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - UFPA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Jornada de Análise do Comportamento de Belém.Da discriminação simples à discriminação condicional: ensino de relações arbitrárias em Sapajus spp. infantes. 2017. (Seminário).

2.
VIII Jornada de Análise do Comportamento de Belém.Efeitos na manipulação de atraso e intervalo entre tentativas sobre a manutenção de desempenho no pareamento ao modelo com atraso em crianças da região metropolitana de Belém do Pará. 2017. (Encontro).

3.
I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Controle por rejeição em teste de simetria em Cebus apella (três alternativas não são suficientes). 2010. (Simpósio).

4.
X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEP.Grupo de Trabalho: Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRINO, A. L. F.; Magalhães, C. M. C. ; Frazão, E. ; Lopes, E. B. ; Aguilar, F. ; ASSIS, G. J. A. ; Dahás, L. ; Cavalcante, L. I. C. ; Carvalho Neto, M. B. ; KATO, O. M. ; GOULART, P. R. K. ; Soares Filho, P. S. D. . XII Semana Científica do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Mendes Rabelo. Efeitos dos componentes cor e luminância, com diferentes ruídos, sobre a precisão de desempenho no emparelhamento ao modelo com atraso em macacos-prego (Sapajus spp.). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Belanny Barbosa Lopes. Correlatos eletrofisiológicos de classes de estímulos formadas no procedimento de discriminação simples e discriminação condicional em estudantes universitários. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Suellen Soares de Melo. Treino de relações arbitrárias e testes de desempenhos emergentes com estímulos tri-dimensionais em macacos-prego. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Camila Mendes Melo. Transitividade em macaco-prego. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

5.
Laize Souto Farage de Sousa. Identificação de dose mínima de citrato de aluminio para produção de efeitos sobre a neurogênese hipocampal e a memória em Rattus norvegicus. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará. (Coorientador).

6.
Giuliana Thaíssa Modesto Cardoso. Efeitos da cirurgia de ressecção hipocampal unilateral sobre os padrões de neurogênese e memória em Rattus norvegicus. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. (Coorientador).

7.
Louise Lourenço Escócio de Faria. Automatização de método fono-visuo-articulatório para ensino de relações de equivalência e testes neurofisiológicos em participantes com Síndrome de Down. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Leandro Augusto de Oliveira Costa. Transitidade em Sapajus spp.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, PIBIC UFPA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raquel Leite Castro de Lima. Testes de simetria e transitividade em macaco-prego. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

2.
Tamyres Roberta Colares Leal. Efeitos do reforçamento não contingente durante o intervalo entre tentativas sobre o desempenho no emparelhamento ao modelo com atraso em Sapajus spp.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

3.
Analu da Costa Tenório. Ensino de múltiplos exemplares e manutenção de repertório emergente de construção de sentenças sob controle condicional. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Leda de Faria Brino.

4.
Ana Claudia de Oliveira Costa (co-orientação). Efeitos da manipulação do atraso e do intervalo entre tentativas sobre o desempenho no pareamento ao modelo em Cebus cf. apella.. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, . Coorientador: Ana Leda de Faria Brino.

5.
Lidianne Lins de Queiróz (co-orientação). Efeitos da manipulação do número de escolhas sobre o desempenho em tarefas de discriminação simples em macaco-prego (Cebus cf. apella). 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Ana Leda de Faria Brino.

6.
Viviane Verdu Rico (co-orientação). Persistência comportamental e topografia de controle de estímulos coerente em treino de discriminação simples e escolha condicional por identidade ao modelo com quatro escolhas em macacos-prego (Cebus apella). 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, . Coorientador: Ana Leda de Faria Brino.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suelen Nicole da Silva Lobato. O Behaviorismo Radical e a Pedagogia da Autonomia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ryan Ríguel Barbosa do Espírito Santo. Correlatos neurais da Equivalência de Estímulos: Um levantamento de estudos experimentais envolvendo eletroencefalograma como medida neural.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

2.
Mariana Zuleica Corrêa Massoud. Aplicação do Inventário de Estilos Parentais para avaliação das práticas educativas em pais de adolescentes autores de atos infracionais: Uma revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

3.
Rodolfo da Silva Campos. Ensino de Relações Arbitrárias via Exclusão II e Teste de Simetria em Sapajus sp.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

4.
Tamyres Roberta Colares Leal. Pareamento ao modelo com atraso em Sapajus sp.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, PIBIC UFPA - Ações Afirmativas. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

5.
Rubilene Pinheiro Borges. Efeitos de critérios de desempenho sobre o learning set de mudanças repetidas de discriminações simples em macaos-prego (Cebus cf. apella). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

6.
Katarina Bonfim Kataoka. Topografia de controle de estímulos incoerente em treino de discriminação condicional arbitrária em Cebus apella. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

Iniciação científica
1.
Oséas Dias Duarte Junior. Revisão sistemática dos estudos da Escola Experimental de Primatas que envolveram procedimentos de treino de relações arbitrárias. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

2.
Leandro Augusto de Almeida Costa. Da discriminação simples para a discriminação condicional: Exclusão e aprendizagem de relações arbitrárias em Sapajus spp. infantes.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, PIBIC UFPA. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

3.
Leandro Augusto de Almeida Costa. Da discriminação simples para a discriminação condicional: Exclusão e aprendizagem de relações arbitrárias em Sapajus spp. infantes.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

4.
Eduardo Augusto Cruz Santos. Comparação de desempenho no pareamento ao modelo com atraso por identidade e arbitrário em um macaco-prego. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

5.
Ianka Pacheco Beltrão. Revisão dos estudos da Escola Experimental de Primatas que envolveram procedimentos de treino de relações arbitrárias. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

6.
Leandro Augusto de Almeida Costa. Efeitos da manipulação de atraso e intervalo entre tentativas sobre a manutenção de desempenho no pareamento ao modelo com atraso em crianças da região metropolitana de Belém e crianças de comunidades ribeirinhas do estado do Pará.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, PIBIC UFPA - Ações Afirmativas. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

7.
Érika Larissa de Oliveira Jiménez. Exclusão em macacos-prego infantes. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

8.
Belanny Barbosa Lopes. Aprendizagem de relações arbitrárias por exclusão e testes de simetria e transitividade em macacos-prego (Cebus apella). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

9.
Érika Larissa de Oliveira Jiménez. Exclusão em macacos-prego infantes. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

10.
Leandro Augusto de Almeida Costa. Efeitos da manipulação de atrasos e intervalo entre tentativas sobre o desempenho no pareamento ao modelo com atraso por identidade. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, UFPA Ações Afirmativas. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

11.
Tamyres Roberta Colares Leal. Efeitos da Combinação de Atrasos e Intervalo entre Tentativas (IET) sobre o desempenho no Pareamento ao Modelo com Atraso Arbitrário. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, PIBIC UFPA - AF. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

12.
Rodolfo da Silva Campos. Ensino de relações arbitrárias em Sapajus spp. via exclusão. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

13.
Rodolfo da Silva Campos. Expansão de repertório de relações arbitrárias em Sapajus spp. via exclusão. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

14.
Tamyres Roberta Colares Leal. Efeitos de manipulação de atraso e Intervalo entre tentativas em procedimento de pareamento ao modelo por identidade e arbitrário em Sapajus cf. apella. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

15.
Tamyres Roberta Colares Leal. Efeitos da manipulação do atraso e do intervalo entre tentativas sobre o desempenho no pareamento ao modelo por identidade em Cebus apella. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

16.
Rodolfo da Silva Campos. Aprendizagem de relações arbitrárias por exclusão e testes de simetria e transitividade em macacos-prego (Cebus apella). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

17.
Camilla Ribas de Freitas. Aprendizagem de relações arbitrárias por exclusão em macacos-prego (Cebus apella).. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Leda de Faria Brino.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BRINO, A. L. F.;BRINO, ANA;BRINO, ANA LEDA F.;BRINO, ANA LEDA DE FARIA2012 BRINO, A. L. F.; GALVAO, O. F. ; BARROS, R. S. ; GOULART, P. R. K. ; MCILVANE, W. J. . Restricted stimulus control in stimulus control shaping with a capuchin monkey. Psychology & Neuroscience (Online), v. 5, p. 83-89, 2012.

2.
JIMÉNEZ, ÉRIKA LARISSA DE OLIVEIRA2017JIMÉNEZ, ÉRIKA LARISSA DE OLIVEIRA ; BRINO, ANA LEDA DE FARIA ; GOULART, PAULO RONEY KILPP ; GALVÃO, OLAVO DE FARIA . Simple discrimination by exclusion in infant capuchin monkeys.. Psychology & Neuroscience, v. 10, p. 91-100, 2017.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GALVAO, O. F. ; BRINO, A. L. F. ; Espírito Santo, R. R. B. . Estudos sobre o comportamento pode ajudar crianças no PA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 14:45:23