Andréa Pereira Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0938462047218130
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). É professora do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (IFAM) desde 1998. Na graduação, é professora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). Na Pós-Graduação, é professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). É líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Realiza pesquisas com foco em Educação em Engenharia de Software, Aprendizagem de Programação, Metodologias e Ferramentas para resolução de problemas e desenvolvimento do Pensamento Computacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Pereira Mendonça
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, Andréa P.;MENDONCA, ANDREA P.;MENDONCA, ANDREA;PEREIRA MENDONCA, ANDREA;MENDONÇA, ANDRÉA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Av. 7 de Setembro, 1975
Centro
69020120 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (092) 36216732
URL da Homepage: https://andreamendonca.com


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Programação Orientada ao Problema: Uma Metodologia para Entendimento de Problemas e Especificação no Contexto de Ensino de Programação para Iniciantes, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Evandro de Barros Costa e Dalton Dario Serey Guerrero.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
2000 - 2003
Mestrado em Engenharia Elétrica (Mestrado Profissional).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Controvérsia Acadêmica com Mapas Conceituais - Requisitos para Mediação via Ambientes Telemáticos,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Rafael Dueire Lins e Alberto Nogueira de Castro Júnior.
Palavras-chave: Ambientes Telemáticos; Aprendizagem Cooperativa; Mapas Conceituais; Controvérsia Acadêmica.
1995 - 1997
Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados.
Instituto de Tecnologia da Amazônia, UTAM, Brasil.
Título: Projeto de Interface para o SIAP - Sistemas de Informação de Animais Peçonhentos.
Orientador: Arelian Monteiro Maia.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico 2018 - Turma 2019. Portaria No. 672 - GAB/DG/CMC/IFAM de 25.04.2018.
03/2018 - Atual
Direção e administração, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (Portaria No. 307 - GAB/DG/CMC/IFAM de 26.02.2018).
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (Portaria No. 425 - GAB/DG/CMC/IFAM de 19.03.2018).
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Responsável pela Revisão do Regimento Interno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). Portaria No. 1.103 - GAB/DG/CMC/IFAM de 10 de Agosto de 2017..
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável por estudar a viabilidade de oferta de curso de Pós-Graduação na área de Informática no Campus Manaus Centro (Portaria No. 430 - GAB/DG/CMC/IFAM de 14.03.2017).
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Portaria No. 886 - GAB/DG/CMC/IFAM de 29.07.2016)..
02/2016 - Atual
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Requisitos e Análise de Sistemas (1o. semestre acadêmico)
Processo de Desenvolvimento de Software (2o. semestre acadêmico)
02/2016 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aplicação da Tecnologia no Ensino (2o. semestre acadêmico)
Conhecimentos Específicos I (1o. semestre acadêmico)
Conhecimentos Específicos II (2o. semestre acadêmico)
Ensino e Tecnologia da Informação e Comunicação (1o. semestre acadêmico)
06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Membro do Núcleo Docente Estrtuturante do Curso de TADS, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Portaria No. 876 - GAB/DG/CMC/IFAM de 18 de Junho de 2015..
06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão para Atualização das Ementas do Curso de TADS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Atualização das Ementas do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). Portaria No. 841 - GAB/DG/CMC/IFAM de 10.06.2015..
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica IFAM-CMC, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do IFAM Campus Manaus-Centro. Área: Ciências Exatas e da Terra (Portaria No. 442 - GAB/DG/CMC/IFAM de 1o Abril de 2015).
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Linha de Pesquisa em Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico, .

05/2018 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica do SETA 2018 (Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas). Portaria No. 778 - GAB/DG/CMC/IFAM de 23.05.2018..
09/2011 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Técnico Científico Institucional do IFAM, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Técnico Científico. Área: Ciências Exatas e da Terra (Portaria 921 - GR/IFAM de 13.09.2011)..
04/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (Portaria No. 672 - GAB/DG/CMC/IFAM de 20.04.2017).
03/2015 - 03/2018
Direção e administração, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Vice Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (Portaria No. 1083 - GR/IFAM de 26/03/2015).
06/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM (Portaria No. 944 - GAB/DG/CMC/IFAM de 27 de junho de 2017).
05/2015 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (Portaria No. 692-GAB/DG/CMC/IFAM 20/05/2015).
09/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (Portaria No. 1.161 - GAB/DG/CMC/IFAM de 12.09.2016).
08/2013 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de TADS (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Portaria No. 627/GAB/DG/CMC/IFAM de 21 de Agosto de 2013..
09/2014 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Membro do Núcleo Docente Estrtuturante do Curso de TADS, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de TADS (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) do IFAM. Portaria No. 22 - PROEN/IFAM de 17 de Setembro de 2014..
07/2015 - 12/2015
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processo de Desenvolvimento de Software
09/2015 - 10/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aplicações da Tecnologia no Ensino
08/2015 - 09/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino e TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio
02/2015 - 06/2015
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática na Educação
02/2015 - 03/2015
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Computacionais para o Ensino Médio e Fundamental II (Curso Intensivo)
08/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Processo Seletivo 2015 - Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. Portaria No. 617-GAB/DG/CMC/IFAM de 25 de Agosto de 2014..
07/2014 - 12/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)
02/2012 - 12/2013
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmo e Técnicas de Programação
02/2012 - 07/2013
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Requisitos e Análise de Sistemas
05/2011 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Executivo de TI (CETI-IFAM), .

Cargo ou função
Membro do CETI - Representante dos Docentes (Portaria 489-GR/IFAM de 06.05.2011)..
07/2012 - 12/2012
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Computação
07/2011 - 12/2012
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processo de Desenvolvimento de Software
02/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Desenvolvimento de Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica e Técnicas de Programação
Processo de Desenvolvimento de Software
10/2011 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão ENADE-IFAM (Curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Software), .

Cargo ou função
Membro da Comissão. A comissão era responsável por elaborar, aplicar, corrigir e divulgar o simulado preparatório para o ENADE 2011 (Portaria 654 - GDG/CMC/IFAM de 10.10.2011)..
02/2011 - 11/2011
Direção e administração, Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB-IFAM), .

Cargo ou função
Coordenadora da UAB-IFAM (Portaria 207 - GR/IFAM de 25.02.2011).
02/2011 - 06/2011
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica e Técnicas de Programação

Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas, CEFET/AM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Servidor Público Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2005 - 06/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lógica e Técnica de Programação
11/2004 - 06/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas, .

Cargo ou função
Presidente do Comitê de Informática.
12/2001 - 06/2006
Ensino, Tecnologia em Desenvolvimento de Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
Informática na Educação
Linguagem de Programação
Seminários em Informática
5/2004 - 5/2006
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especilização em Informática na Educação.
04/2005 - 06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Elaboração e Avaliação das Provas de Titulos para Professor Efetivo de Informática..
5/2004 - 5/2005
Ensino, Informática na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem por Mapas Conceituais
9/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação da Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software.
5/2004 - 6/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Reestruturação do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software.
4/2004 - 5/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão para Elaboração das Provas Escritas e de Desempenho do Concurso Público de Provas e Títulos para o Provimento do Cargo de Analista de Sistemas.
06/2003 - 12/2003
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática na Educação
06/2003 - 12/2003
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática na Educação
8/1998 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação
Lógica de Programação
3/1999 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão para Elaboração do Projeto do Curso de Tecnologia em Informática.
8/1998 - 8/1999
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso Técnico de Informática.

Instituto de Tecnologia da Amazônia, UTAM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 0

Atividades

3/1998 - 12/1998
Ensino, Tecnologia em Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução a Computação


Linhas de pesquisa


1.
Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico. Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico / IFAM.

Objetivo: Criar, aplicar e avaliar meios e recursos pedagógicos para a otimização de conhecimentos específicos do ensino técnico e tecnológico no contexto amazônico, tomando como base os fundamentos teórico-epistemológicos caracterizadores dos processos investigativos do ensino e da aprendizagem atrelados principalmente às tecnologias. Os professores e alunos que atuam nesta linha de pesquisa estão vinculados ao Grupo de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino Tecnológico; Recursos Digitais.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Design de Aprendizagem para o Ensino Tecnológico
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar os impactos decorrentes da implementação de projetos de aprendizagem no que diz respeito as habilidades de resolução de problemas, apreensão de conteúdos e desenvolvimento do pensamento computacional pelos estudantes. Fundamenta-se em pesquisas que tratam sobre design de aprendizagem, planejamento de ensino centrado no estudante, aprendizagem organizada por projetos, tecnologias para o ensino e aprendizagem, ensino híbrido e pensamento computacional. As abordagens qualitativas de pesquisa em educação, especialmente, as que se referem a estudo de caso e pesquisa-ação serão os fundamentos metodológicos para as pesquisas realizadas no escopo deste projeto. Integrantes: Andréa Pereira Mendonça (coordenadora); Marcella Sarah F. Farias; Jean Carlos Dias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (8) .
Integrantes: Andréa Pereira Mendonça - Coordenador / Marcella Sarah Filgueiras Farias - Integrante / Jean Carlos Dias - Integrante.
2017 - Atual
Avaliação de um Aplicativo para Notificação de Acidentes por Arraias: Um Estudo a partir dos casos da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Descrição: Avaliar o SNAA mobile com respeito à usabilidade e funcionalidade a partir do cadastro de dados reais e em retrospectiva de acidentes com arraias, ocorrido na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. O estudo, do tipo quantitativo, descritivo-exploratório e retrospectivo, será desenvolvido na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, a pesquisa será realizada na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado FMT/HVD, que é considerada centro de referência nacional e mundial para o tratamento de enfermidades tropicais, incluindo acidentes por animais peçonhentos. Aprovado na Plataforma Brasil (número do parecer: 2.135.252)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Andréa Pereira Mendonça - Integrante / Ronei Macedo Gualberto - Integrante / Maria Cristina dos Santos - Coordenador / Patrick Tapajós Pinto - Integrante / Wuelton Marcelo Monteiro - Integrante / Valéria Mourão de Moura - Integrante / Juliana Luiza Varjão Lameiras - Integrante.
2014 - Atual
Investigação, Construção e Análise de Processos de Ensino e Aprendizagem Auxiliados por Recursos Tecnológicos
Descrição: Este projeto de pesquisa está vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (IFAM) e ao Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (IFAM/UFAM). As atividades deste projeto concentram-se em duas temáticas principais: (1) Ensino e Aprendizagem de Programação de Computadores; e, (2) Recursos Tecnológicos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem. Considerando estas duas temáticas, um problema central de pesquisa é a existência de uma lacuna de conhecimento sobre como adequar ou criar intervenções pedagógicas auxiliadas por recursos tecnológicos (software, vídeos, simulações, experimentos virtuais, livros digitais, etc.) que favoreçam a aprendizagem considerando diferentes áreas de conhecimento (Física, Matemática, Engenharias, etc.). Fundamentado nos princípios do Alinhamento Construtivo (do inglês, Constructive Alignment ) e nas estratégias para resolução de problemas, este projeto tem foco na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que sejam implementados em condições reais de ensino. Integrantes: Andréa Pereira Mendonça (coordenadora); Marden Eufrásio dos Santos; Monique Guerreiro Bastos; Yna Honda de Sousa; Amarinildo Osório Souza; Cristiano José Ferreira; Silmar Antonio Buchner de Oliveira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) .
Integrantes: Andréa Pereira Mendonça - Coordenador / Marden Eufrasio dos Santos - Integrante / Monique Guerreiro Bastos - Integrante / Yna Honda de Sousa - Integrante / Amarinildo Osório Souza - Integrante / Silmar Antonio Buchner de Oliveira - Integrante / Cristiano José Ferreira - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Design Thinking Aplicado à Publicidade
Descrição: Trata-se de um curso de extensão, gratuito, destinado alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária do IFAM, Campus Manaus Centro, e tem objetivo de capacitar o público-alvo para a resolução de projetos publicitários a partir da aplicação do Design Thinking (DT). Foi ministrado pelo mestrando Amarinildo Osório (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) e Coordenado pela Profa. Andréa Mendonça. Foi um curso realizado em parceria entre o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) e a Diretoria de Extensão, Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) do IFAM/ Campus Manaus Centro. O edital deste curso de extensão foi publicado no seguinte endereço: http://www2.ifam.edu.br/campus/cmc/editais_cmc/Edital014_DIREC_CursoDesignThinking.pdf.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Andréa Pereira Mendonça - Coordenador / Amarinildo Osório de Souza - Integrante.
2015 - Atual
MPET na Escola
Descrição: MPET na Escola é um projeto desenvolvido por professores do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do IFAM que tem por objetivo promover a inserção dos conhecimentos e produtos gerados pelos pós-graduandos na Educação Básica, prioritariamente, e no Ensino Superior. A motivação central deste projeto é proporcionar a alunos e professores da rede pública experiências ricas e diferenciadas de ensino, que levem em consideração a aprendizagem por projetos com tecnologias e o trabalho colaborativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (12) .
Integrantes: Andréa Pereira Mendonça - Coordenador / João dos Santos Cabral Neto - Integrante / Rosa Oliveira Marins Azevedo - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2007
Laboratório de excelência em P&D utilizando tecnologia J2ME
Descrição: Esse é um projeto de cooperação técnica entre o CEFET-AM e o GENIUS Instituto de Tecnologia. O projeto tem por objetivo colaborar para a formação especializada em desenvolvimento de sistemas embarcados dos estudantes das universidades locias. Com isso pretende-se aumentar a empregabilidade e o desenvolvimento de aplicativos com a tecnologia J2ME para o Pólo Industrial de Manaus..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (48) .
Integrantes: Andréa Pereira Mendonça - Integrante / Jucimar Brito de Souza - Integrante / Vicente Ferreira de Lucena Júnior - Integrante / Isaac Benjamin Benchimol - Integrante / José Pinheiro de Queiroz Neto - Integrante / Valteir Romão - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Scientia Amazonia


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: IEEE multidisciplinary engineering education magazine
2016 - Atual
Periódico: EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Educação em Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDES, F. M.2018MENDES, F. M. ; MENDONÇA, Andréa P. ; GUEDES, E. B. . POSCOMP Coach: Plataforma Web para Apoio ao Ingresso na Pós-Graduação em Computação. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-11, 2018.

2.
OLIVEIRA, S. A. B.2018OLIVEIRA, S. A. B. ; MENDONÇA, Andréa P. . Sala de Aula Invertida - Uma Experiência no Ensino-Aprendizagem de Programação para Administração de Redes de Computadores. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-11, 2018.

3.
PINTO, P. T.2018PINTO, P. T. ; MENDONÇA, Andréa P. ; DOS-SANTOS, M. C. . Aplicativo Móvel para Notificação de Acidentes por Arraias. Revista de Informática Aplicada - RIA, v. 14, p. 1-16, 2018.

4.
Gualbeto, Ronei M.2016Gualbeto, Ronei M. ; MENDONÇA, Andréa P. ; SANTOS, M. C. . Uma Contribuição para a Notificação de Acidentes com Arraias: Desenvolvimento de um Sistema Web para Gerir as Notificações. Journal of Health Informatics, v. 8, p. 57-65, 2016.

5.
SANTOS, M. E.2016SANTOS, M. E. ; MENDONÇA, Andréa P. . Aplicação da Robótica Educacional no Ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-11, 2016.

6.
MENDONÇA, Andréa P.;MENDONCA, ANDREA P.;MENDONCA, ANDREA;PEREIRA MENDONCA, ANDREA;MENDONÇA, ANDRÉA2010 MENDONÇA, Andréa P.; Medeiros, Danielle C. de ; GUERRERO, Dalton D. S. ; FIGUEIREDO, J. ; Costa, Evandro de B. . Dealing with Requirements Specification: A Case Study with Novice Programming Students. IEEE multidisciplinary engineering education magazine, v. 5, p. 3-10, 2010.

7.
Guedes, Elloá B.2008Guedes, Elloá B. ; Nascimento, Mariana R. ; Neto, Francisco G. de O. ; MENDONÇA, Andréa P. ; dos Santos, Gilson P. ; FECHINE, J. M. . Composição Dinâmica de Listas de Problemas de Programação Utilizando Algoritmos Genéticos Interativos. Hífen (Uruguaiana), v. 32, p. 229-236, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDONÇA, Andréa P.. Ensino e aprendizagem com tecnologia: experiências práticas em sala de aula. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. 204p .

2.
MENDONÇA, Andréa P.. Tendências e Inovações no Ensino. 1a. ed. Curitiba: CRV, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
MENDONÇA, Andréa P.; COELHO, I. M. W. . Rubricas e suas contribuições para a avaliação de desempenho de estudantes. In: Ana Cláudia Ribeiro de Souza; Iandra Maria Weirich da Silva Coelho; João dos Santos Cabral Neto; Rosa Oliveira Marins Azevedo. (Org.). Formação de Professores e Estratégias de Ensino: perspectivas teórico-práticas. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 109-123.

2.
FERREIRA, C. J. ; MENDONÇA, Andréa P. ; GUEDES, E. B. . Contribuições da Linguagem Python no Ensino e na Aprendizagem de Matemática. In: Ana Cláudia Ribeiro de Souza; Iandra Maria Weirich da Silva Coelho; João dos Santos Cabral Neto; Rosa Oliveira Marins Azevedo. (Org.). Formação de Professores e Estratégias de Ensino: perspectivas teórico-práticas. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 207-220.

3.
MENDONÇA, Andréa P.. Alinhamento Construtivo: Fundamentos e Aplicações. In: Amarildo Menezes Gonzaga. (Org.). In: Formação de Professores no Ensino Tecnológico: Fundamentos e Desafios. 1aed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 109-130.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. A. B. ; MENDONÇA, Andréa P. . Programação para Administração de Redes de Computadores - Uma Experiência com Estudantes de Computação. In: XXVI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2018, Natal. Anais 2018 - XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação e 26º WEI ? Workshop sobre Educação em Computação. Natal: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018. v. 1. p. 246-255.

2.
SOUZA, A. O. ; MENDONÇA, Andréa P. . Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem para o Desenvolvimento de Projetos Publicitários com Design Thinking. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE, 2018, Vilhena. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - INTERCOM 2018: Desigualdades, Gêneros e Comunicação. Região Norte. São Paulo: Independente, 2018. v. 1. p. 1-15.

3.
SOARES, A. C. ; SILVA, A. S. ; VALE, L. S. ; FERREIRA, S. A. ; SOUZA, A. O. ; MENDONÇA, Andréa P. . Design Thinking como abordagem para a prototipagem de campanha publicitária de combate ao sedentarismo e uso da bicicleta como meio alternativo. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte, 2018, Vilhena. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - INTERCOM 2018: Desigualdades, Gêneros e Comunicação. Região Norte. São Paulo: Independente, 2018. v. 1.

4.
FERREIRA1, C. J. ; MENDONÇA, Andréa P. . Aplicações de Programação no Ensino e Aprendizagem: Uma Proposta de Formação para Licenciandos em Matemática (prêmio de melhor artigo na Trilha de 'Formação de Recursos Humanos para o Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação). In: XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2017, Recife. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), 2017. v. 1. p. 755-764.

5.
SANTOS, EMILY ; MENDONÇA, ANDRÉA ; BARRETO, LAÍS CÁSSIA MONTEIRO DE SOUZA . Reportando Problemas Ambientais: Desenvolvimento de Vídeos Utilizando Stop Motion. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. v. 1. p. 61-70.

6.
DAMASCENO, F. M. M. ; MENDONÇA, Andréa P. ; Guedes, Elloá B. . POSCOMP Coach: Uma Plataforma Web Para Auxílio a Estudantes na Preparação para o POSCOMP. In: Fórum de Educação em Engenharia de Computação (FEEC 2017), 2017, Fortaleza. Em fase de publicação, 2017. v. 1. p. 1-8.

7.
SOUSA, Y. H. ; COELHO, I. M. W. ; MENDONÇA, Andréa P. . Ensino de Inglês para Fins Específicos: Uma Proposta Pautada no Ensino Híbrido e na Plataforma Adaptativa DUOLINGO. In: CONEDU (IV Congresso Nacional de Educação), 2017, João Pessoa. Anais IV CONEDU, 2017. v. 1. p. 1-12.

8.
TAVARES, E. B. ; MENDONÇA, Andréa P. . Os desafios do planejamento na perspectiva do ensino híbrido: uma experiência na disciplina de Libras. In: Simpósio de Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA 2016), 2016, Manaus. Anais do II Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas. e-ISBN: 978-85-68504-08-6, 2016. p. 1-110.

9.
BASTOS, M. G. ; MENDONÇA, Andréa P. . Programa Arquitetônico para Alunos Iniciantes: Uma proposta de Ensino. In: 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), 2016, Guimarães, Portugal. Proceedings of the PAEE/ALE?2016, 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), 2016. p. 630-638.

10.
BASTOS, M. G. ; MENDONÇA, Andréa P. . Google ClassRoom para Auxiliar na Implementação do Ensino Híbrido: Uma Avaliação no Contexto do Ateliê de Arquitetura. In: III SESSAM - Simpósio Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia, 2016, Manaus. III SESSAM - Simpósio Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia: Educação e Diversidade no Contexto Amazônico, 2016.

11.
SANTOS, M. E. ; MENDONÇA, Andréa P. . Aprendendo as Relações Métricas do Triângulo Retângulo com Robótica: Perspectiva do Planejamento de Ensino. In: 6o Workshop de Robótica Educacional, 2015, Uberlândia: Minas Gerais. VI WORKSHOP DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, 2015.

12.
LUSTOSA NETO, V. ; COELHO, R. ; LEITE, L. ; GUERRERO, Dalton D. S. ; MENDONÇA, Andréa P. . POPT: A Problem-Oriented Programming and Testing Approach for Novice Students. In: International Conference on Software Engineering (ICSE), 2013, San Francisco, CA. International Conference on Software Engineering (ICSE), 2013.

13.
ALVARENGA, G. G. ; MENDONÇA, Andréa P. ; RAMOS, Cristiane S. . Incluindo Especificação de Requisitos na Disciplina de Banco de Dados em um Curso de Engenharia de Software. In: International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE'2012), 2012, São Paulo. Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2012.

14.
DO NASCIMENTO, MARIANA R. ; MENDONCA, ANDREA P. ; GUERRERO, Dalton D. S. ; DE FIGUEIREDO, JORGE C. A. . Teaching programming for high school students: A distance education experience. In: 2010 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2010, Arlington. 2010 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). p. F1J-1-F1J-6.

15.
MENDONCA, ANDREA; GUERRERO, DALTON ; COSTA, EVANDRO . An approach for problem specification and its application in an Introductory Programming Course. In: 2009 39th IEEE Frontiers in Education Conference. Imagining and Engineering Future CSET Education (FIE 2009), 2009, San Antonio. 2009 39th IEEE Frontiers in Education Conference. p. 1.

16.
MENDONCA, ANDREA; DE OLIVEIRA, CLARA ; GUERRERO, DALTON ; COSTA, EVANDRO . Difficulties in solving ill-defined problems: A case study with introductory computer programming students. In: 2009 39th IEEE Frontiers in Education Conference. Imagining and Engineering Future CSET Education (FIE 2009), 2009, San Antonio. 2009 39th IEEE Frontiers in Education Conference. p. 1.

17.
MENDONÇA, Andréa P.; Medeiros, Danielle C. de ; GUERRERO, Dalton D. S. ; Costa, Evandro de B. . Tratando Especificação de Requisitos com Estudantes Iniciantes de Programação. In: Fórum de Educação em Engenharia de Software. XXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software., 2009, Fortaleza-CE. Anais SBES, 2009.

18.
MENDONÇA, Andréa P.; GUERRERO, Dalton D. S. ; Costa, Evandro de B. . Problem Oriented Programming: An Approach to Teach Programming to Beginner Students. In: International Congress on Engineering and Computer Education (ICECE'2009), 2009, Buenos Aires. International Congress on Engineering and Computer Education, 2009.

19.
MENDONÇA, Andréa P.; Costa, Evandro de B. ; GUERRERO, Dalton D. S. . Elicitação de Requisitos - Evidências de uma Problemática na Formação dos Estudantes de Computação. In: I FEES - Fórum de Educação em Engenharia de Software. XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES'2008), 2008, Campinas - São Paulo. Monografias em Ciência da Computação. Rio de Janeiro, 2008. p. 65-73.

20.
FERREIRA DE LUCENA, VICENTE ; DE QUEIROZ-NETO, JOSE PINHEIRO ; BENCHIMOL, ISAAC BENJAMIM ; PEREIRA MENDONCA, ANDREA ; ROMAO DA SILVA, VALTEIR ; FERREIRA FILHO, MARIO . Teaching software engineering for embedded systems: an experience report from the manaus research and development pole. In: 2007 37th annual frontiers in education conference global engineering: knowledge without borders, opportunities without passports, 2007, Milwaukee. 2007 37th annual frontiers in education conference - global engineering: knowledge without borders, opportunities without passports. p. S4C-3.

21.
AMORETTI, M. S. M. ; MENDONÇA, Andréa P. ; SANTOS, C. T. N. . Evaluation of oral comprehension of Amazonian tales: making a diagnosis of conceptual maps with PIPA software. In: E-Learn 2007 (World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare & Higher Education), 2007, Quebec. E-Learn 2007, 2007.

22.
Prata, David N. ; Costa, Evandro de B. ; Junqueira, Séfora ; MENDONÇA, Andréa P. . Providing Law Students with Intelligent Tools for Structuring and Systematizing Alternative Dispute Resolution in Learning Systems. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

23.
Gomes, Sionise R. ; GADELHA, Bruno Freitas ; MENDONÇA, Andréa P. ; CASTRO JÚNIOR, Alberto Nogueira de . Uma Proposta de Metadados para Objetos de Aprendizagem Funcionais. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

24.
Gomes, Sionise R. ; GADELHA, Bruno Freitas ; MENDONÇA, Andréa P. ; AMORETTI, M. S. M. . Objetos de Aprendizagem Funcionais e as Limitações dos Metadados Atuais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.

25.
MACÊDO, Gretchen Torres de ; GADELHA, Bruno Freitas ; MENDONÇA, Andréa P. ; MARTINS, Gilbert Breves ; CASTRO JÚNIOR, Alberto Nogueira de . Objetos de Aprendizagem: Uma Experiência de Integração com um Ambiente Telemático. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2004, Manaus. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004. v. 1. p. 398-407.

26.
MENDONÇA, Andréa P.; CASTRO JÚNIOR, Alberto Nogueira de ; SOUZA, Fernando da Fonseca de ; QUEIROZ, Saulo Jorge Beltrão de ; BATISTA, Vítor de Oliveira . Um Ambiente Telemático para mediar a Controvérsia Acadêmica. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2003. v. 1. p. 365-374.

27.
MENDONÇA, Andréa P.; CASTRO JÚNIOR, Alberto Nogueira de ; MOTA, Edjard de Souza ; SOUZA, Fernando da Fonseca de ; SILVA, Luciana Souza da ; PEREIRA, Vívian Lane Souto . Uma Experiência com o uso de Mapas Conceituais para apoiar o Método da Controvérsia Acadêmica. In: VIII WIE - Worksohop de Informática na Educação, 2002, Florianópolis. Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, 2002. v. 5. p. 99-107.

28.
PEREIRA, Vívian Lane Souto ; CASTRO JÚNIOR, Alberto Nogueira de ; SOUZA, Fernando da Fonseca de ; MENDONÇA, Andréa P. ; SILVA, Luciana Souza da . Análise do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa através da utilização de Mapas Conceituais.. In: VIII WIE - Worksohop de Informática na Educação, 2002, Florianópolis. Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, 2002. v. 5. p. 181-188.

29.
SILVA, Luciana Souza da ; CASTRO JÚNIOR, Alberto Nogueira de ; SOUZA, Fernando da Fonseca de ; MENDONÇA, Andréa P. ; PEREIRA, Vívian Lane Souto . Mapas Conceituais como suporte à Estratégia de Investigação em Grupo: Uma Experiência na Universidade do Amazonas.. In: VIII WIE - Worksohop de Informática na Educação, 2002, Florianópolis. Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, 2002. v. 5. p. 163-172.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FEITOSA JUNIOR, E. C. B. ; LIMA, A. J. S. ; SOUZA, H. P. ; RODRIGUES, S. M. ; MENDONÇA, Andréa P. . Minha História na Escola, Podcast Storytelling: Dando Voz aos Silenciados. In: VI Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, 2017, Brasília. Anais do VI Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva / Fórum EPTI. Brasília: Editora IFB, 2017. v. 1. p. 38-42.

2.
Caio Paes ; AGUIAR, J. ; Nascimento, Mariana R. ; MENDONÇA, Andréa P. . Estratégias de Tutoria em um Curso à Distância de Programação para Alunos do Ensino Médio. In: XXX Congresso da SBC Computação. WIE - XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010, Belo Horizonte - MG. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2010. p. 1445-1448.

3.
Guedes, Elloá B. ; Nascimento, Mariana R. ; Neto, Francisco G. de O. ; MENDONÇA, Andréa P. ; dos Santos, Gilson P. ; FECHINE, J. M. . Uma Aplicação de Algoritmos Genéticos Interativos para Composição de Listas de Problemas de Programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação., 2008, Fortaleza - Ceará. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. T. N. ; MENDONÇA, Andréa P. ; AMORETTI, M. S. M. . PIPA - Programa de Idéias para Avaliação com Mapas Conceituais. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

2.
MENDONÇA, Andréa P.; CASTRO JÚNIOR, Alberto Nogueira de ; SOUZA, Fernando da Fonseca de ; QUEIROZ, Saulo Jorge Beltrão de ; BATISTA, Vítor de Oliveira . Concordo, Discordo ou Depende - Assim é o Fórum da Controvérsia Acadêmica.. In: X Workshop sobre Informática na Escola (WIE), 2003, Campinas. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileiro da Computação. Campinas, 2003. v. 1. p. 121-121.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDONÇA, Andréa P.. O que se espera de um aluno que ingressa no mestrado? Aula Inaugural - Turma 2018 do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MENDONÇA, Andréa P.. O que se espera de um aluno que ingressa no mestrado? Aula Inaugural - Turma 2017 do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MENDONÇA, Andréa P.. O que se espera de um aluno que ingressa no mestrado? Aula Inaugural - Turma 2017 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MENDONÇA, Andréa P.. Alinhamento Construtivo e a Melhoria do Desempenho Acadêmico dos Nossos Estudantes. (Palestra). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MENDONÇA, Andréa P.. Estudo de Caso - Um Olhar sobre a Prática (Palestra). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MENDONÇA, Andréa P.. Por que Programação para Alunos da Educação Básica? (Palestra). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MENDONÇA, Andréa P.. Alinhamento Construtivo Aplicado ao Ensino de Física. (Palestra). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MENDONÇA, Andréa P.. É possível ser um professor inovador? (Palestra). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MENDONÇA, Andréa P.; Medeiros, Danielle C. de ; GUERRERO, Dalton D. S. ; Costa, Evandro de B. . Tratando Especificação de Requisitos com Estudantes Iniciantes de Programação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MENDONÇA, Andréa P.; Costa, Evandro de B. ; GUERRERO, Dalton D. S. . Elicitação de Requisitos - Evidências de uma Problemática na Formação dos Estudantes de Computação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, A. C. R. ; MENDONÇA, Andréa P. ; CABRAL NETO, J. S. . Anais do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas 2015/2016. Curitiba: CRV, 2017 (Anais).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
DAMASCENO, F. M. M. ; MENDONÇA, Andréa P. ; Guedes, Elloá B. . POSCOMP Coach - Plataforma web para auxiliar na preparação de estudantes para o exame do POSCOMP. 2017.

2.
PINTO, P. T. ; MENDONÇA, Andréa P. ; DOS-SANTOS, M. C. . SNAA Mobile (Sistema de Notificação de Acidente por Arraia, versão para dispositivos móveis). 2016.

3.
GUALBERTO, R. M. ; MENDONÇA, Andréa P. ; DOS-SANTOS, M. C. . SNAA - Sistema de Notificação de Acidentes por Arraias. 2014.

4.
DAMIAN, D. F. ; MENDONÇA, Andréa P. . Hispla - Banco de Itens de Múltipla Escolha para Disciplinas Introdutórias de Programação. 2013.

5.
SANTOS, C. T. N. ; MENDONÇA, Andréa P. ; AMORETTI, M. S. M. . PIPA - Programa de Idéias para Avaliação. 2006.

6.
SANTOS, C. T. N. ; MENDONÇA, Andréa P. . BIBDIG - Biblioteca Digital do CEFET-AM (Premiado na 9a. ExpoTec do CEFET-AM, em primeiro lugar, na modalidade Pibic).. 2005.

7.
ALVES, E. A. M. ; MENDONÇA, Andréa P. . SATDOC - Sistema para acompanhamento da Tramitação e Despachos de Documentos do CEFET-AM. 2004.

Produtos tecnológicos
1.
FERREIRA, C. J. ; MENDONÇA, Andréa P. . PBI - Programação Baseada em Invstigação: Guia Didático para Professores. 2018.

2.
BASTOS, M. G. ; MENDONÇA, Andréa P. . Programação Arquitetônica para Alunos Iniciantes: Guia para Professores. 2017.

3.
SOUSA, Y. H. ; MENDONÇA, Andréa P. ; COELHO, I. M. W. . BET - Blended English Teaching: Corpus Steve. 2017.

4.
SOUSA, Y. H. ; MENDONÇA, Andréa P. ; COELHO, I. M. W. . BET (Blended English Teaching): guia para professores de inglês para fins específicos = Guideline to English for specific purposes teachers.. 2017.

5.
SANTOS, M. E. ; MENDONÇA, Andréa P. . Caderno de Aplicação de Robótica Educacional para o Ensino de Matemática. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
MENDONÇA, Andréa P.. Technical Program Committee of the SOFTENG 2018 (The Third International Conference on Advances and Trends in Software Engineering). 2018.

2.
MENDONÇA, Andréa P.. Technical Program Committee of the SOFTENG 2017 (The Third International Conference on Advances and Trends in Software Engineering). 2017.

3.
MENDONÇA, Andréa P.. Avaliadora ad hoc do Processo de Avaliação e Seleção de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFAM. 2017.

4.
MENDONÇA, Andréa P.. Revisão de artigos para o XXIII Workshop de Informática na Escola. 2017.

5.
MENDONÇA, Andréa P.. Revisora de Artigos para o IV Escola Regional de Informática. 2017.

6.
MENDONÇA, Andréa P.. Membro do Comitê de Programa do II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017). 2017.

7.
MENDONÇA, Andréa P.. Avaliação de Artigos para Mostra Prática de Informática na Educação (MPIE 2017). 2017.

8.
MENDONÇA, Andréa P.. Technical Program Committee of the SOFTENG 2016 (The Second International Conference on Advances and Trends in Software Engineering). 2016.

9.
MENDONÇA, Andréa P.. Membro do Comitê Científico do II SETA (Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas). 2016.

10.
MENDONÇA, Andréa P.. Coordenação de Sala Temática do I SETA (Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas). 2015.

11.
MENDONÇA, Andréa P.. Membro do Comitê Científico do I SETA (Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas). 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDONÇA, Andréa P.. Oficina: Planejando com o Alinhamento Construtivo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FARIAS, M. S. F. ; MIRANDA, A. S. ; SOARES, F. A. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina: Design de Conteúdo - Empoderando o Ensino (Co-idealização, Orientação e Supervisão - Andréa P. Mendonça). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, H. O. ; NASCIMENTO, M. S. ; LIMA, J. C. F. ; SCHULTHEIS, A. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina: Realidade Virtual Aplicada ao Ensino de Ciências (Oientação e Supervisão - Andréa P. Mendonça). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARROSO, D. A. ; VALENTIM, E. F. ; NASCIMENTO, L. N. B. ; MENDONÇA, Andréa P. . Projeto SOLAGRO - Energia Solar: aplicações para o setor agropecuário (Orientação e Supervisão - Andréa P. Mendonça). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MENDONÇA, Andréa P.; SOUZA, A. O. . Design Thinking Aplicado à Publicidade (Coordenação: Andréa P. Mendonça; Professor: Amarinildo Osório Souza). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LIMA, A. J. S. ; FEITOSA JUNIOR, E. C. B. ; RODRIGUES, S. M. ; SOUZA, H. P. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina: Podcast StoryTelling - Inovações na Construção de Narrativas (Co-idealização, Orientação e Supervisão - Andréa P. Mendonça). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MENDONÇA, Andréa P.; CABRAL NETO, J. S. . Organização dos Anais do III SETA - Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazona. 2017. (Comissão Organizadora).

8.
PONCIANO, N. P. ; SOUZA, A. C. R. ; MENDONÇA, Andréa P. . Tutorial para Formação Continuada de Professores: Criação de Salas Virtuais no Apoio ao Ensino Presencial da Disciplina de História no Instituto Federal do Acre. Aluno: Uthant Benício de Paiva. Seminário de Projetos do MPET. 2016. (Banca Examinadora).

9.
MENDONÇA, Andréa P.. Organização dos Anais do II SETA - Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas. 2016. (Comissão Organizadora).

10.
ALMEIDA, A. N. ; ANDRADE, L. A. ; OLIVEIRA, R. S. ; GAIA, P. P. ; MENDONCA, ANDREA P. . Capacitação de Multiplicadores para uso da Plataforma Khan Academy aliada ao Ensino Híbrido.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
TAVARES, A. N. ; BENARROS, C. R. ; FERREIRA, D. C. O. ; ROCHA, H. R. P. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina - Programação com Scratch no ensino da Matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
LOPES, A. C. C. B. ; MATOS, L. B. ; ANDRADE, T. S. S. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina sobre aplicações do Scrath no ensino de conceitos matemáticos para Professores do Ensino Fundamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
BASTOS, M. G. ; LIMA, R. A. S. ; MENDONÇA, Andréa P. . Workshop - O briefing do cliente aplicado no programa arquitetônico: visão para iniciantes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SANTOS, A. S. ; BOTELHO, J. S. ; SILVA, L. A. ; PEREIRA, N. L. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina - Do folheto ao livro digital: conhecendo os principais monumentos históricos de Manaus através da Literatura de Cordel. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SOUZA, D. A. ; SOUSA, Y. H. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina - Personalização do ensino de Inglês com o Duolingo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
COSTA JUNIOR, A. O. ; RAMOS, J. G. A. ; OLIVEIRA, A. N. S. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina - Robótica Educacional e a Condução de Projetos Integrados ao Currículo da Educação Básica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
NORONHA, L. F. ; JESUS, L. F. ; VILAS BOAS, M. E. R. ; MENDONÇA, Andréa P. . Oficina - Elaboração de Livros Digitais na produção sobre Lendas Amazônicas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
MENDONÇA, Andréa P.. Technical Program Committee - The First International Conference on Advances and Trends in Software Engineering (SOFTENG). 2015. (Comitê de Programa).

19.
MENDONÇA, Andréa P.. I CACSI - Congresso Amazônico de Computação e Sistemas de Informação. 2015. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

20.
MENDONÇA, Andréa P.. XXI WIE - Workshop de Informática na Escola. 2015. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

21.
MENDONÇA, Andréa P.. Banca Examinadora. Saberes Pedagógicos no Processo Formativo de Professores do Ensino Técnico. Aluna: Maria Erinete Reis Vilas Boas. Seminário de Projetos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.. 2015. (Banca Examinadora).

22.
MENDONÇA, Andréa P.. Banca Examinadora. Uma Estratégia para o incentivo ao Pensamento Computacional voltada a alunos do Curso de Assistente Administrativo na Disciplina de Informática na Educação Profissional. Aluna: Cynara Rodrigues Benarrós. Seminário de Projetos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.. 2015. (Banca Examinadora).

23.
MENDONÇA, Andréa P.. Banca Examinadora. Saberes na Formação Inicial de Professores de Ciências pra o uso das TIC. Aluna: Helen Regiane Pará Rocha. Seminário de Projetos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.. 2015. (Banca Examinadora).

24.
MENDONÇA, Andréa P.. Banca Examinadora. Tecnologias Educacionais: desvendando práticas pedagógicas e saberes docentes na Rede Municipal de Educação de Manaus. Aluna: Adriana Nogueira Tavares. Seminário de Projetos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.c. 2015. (Banca Examinadora).

25.
MENDONÇA, Andréa P.. Banca Examinadora. Saberes Étnicos em contexto multicultural: uma proposta metodológica integrada para o ensino de História no IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira. Aluna: Letícia Alves da Silva. Seminário de Projetos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.c. 2015. (Banca Examinadora).

26.
MENDONÇA, Andréa P.. (Revisora de Artigos) 44th ASEE/IEEE Frontiers in Education. 2014. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

27.
MENDONÇA, Andréa P.. Avaliadora da II Feira de Ciências da Amazônia (FCA). 2014. (Avaliadora).

28.
MENDONÇA, Andréa P.. Palestrante - Tema: É possível ser um professor inovador?. 2014. (Palestrante).

29.
MENDONÇA, Andréa P.. Revisora de Artigos - 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). 2014. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

30.
MENDONÇA, Andréa P.. (Revisora de Artigos) 43th ASEE/IEEE Frontiers in Education. 2013. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

31.
MENDONÇA, Andréa P.. Comitê Técnico de Programa - CBSoft 2013 - SBES - FEES - Fórum de Educação em Engenharia de Software. 2013. (Comitê de Programa).

32.
MENDONÇA, Andréa P.. (Revisora de Artigos) Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 24° SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2013. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

33.
MENDONÇA, Andréa P.. Reviewer (Revisora de Artigos). 42th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. 2012 (Reviewer).. 2012. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

34.
MENDONÇA, Andréa P.. Membro do Comitê de Programa do II ERIN 3 (Escola Regional de Informática Norte 3). 2012. (Comitê de Programa).

35.
MENDONÇA, Andréa P.. Reviewer (Revisora de Artigos). 41th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. 2011. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

36.
MENDONÇA, Andréa P.. Reviewer (Revisora de Artigos). IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine. 2011. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

37.
MENDONÇA, Andréa P.. Comitê de Programa SBIE-WIE 2011. 2011. (Comitê de Programa SBIE-WIE 2011).

38.
MENDONÇA, Andréa P.. Reviewer (Revisora de Artigos). 40th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. 2010. (Reviewer (Revisora de Artigos)).

39.
MENDONÇA, Andréa P.. Comitê de Programa do FEES´2010. III Fórum de Educação em Engenharia de Software. XXIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2010. (Comitê de Programa do FEES´2010).

40.
Medeiros, Danielle C. de ; MENDONÇA, Andréa P. ; FECHINE, J. M. . Agentes Inteligentes de Diálogo: Estratégias, Implementação e Aplicações. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

41.
MENDONÇA, Andréa P.. Uma Abordagem Pedagógica para Entendimento e Resolução de Problemas de Programação. 2009. (Relatório de pesquisa).

42.
MENDONÇA, Andréa P.. Comitê de Programa do FEES´2009. II Fórum de Educação em Engenharia de Software. XXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2009. (Comitê de Programa do FEES´2009).

43.
MENDONÇA, Andréa P.; Nascimento, Mariana R. . Introdução a Linguagem de Programação Python. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

44.
MENDONÇA, Andréa P.. Entendimento de Problemas ? Um Survey com Profissionais de TI, Professores e Alunos de Computação. 2008. (Relatório de pesquisa).

45.
MENDONÇA, Andréa P.. Entendimento de Problemas: Uma Investigação Exploratória com Alunos Iniciantesde Programação. 2008. (Relatório de pesquisa).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
SANTOS, C. T. N. ; MENDONÇA, Andréa P. ; AMORETTI, M. S. M. . PIPA - Programa de Idéias para Avaliação. 2006.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 00041167, data de registro: 30/12/2006, título: "PIPA - Programa de Idéias para Avaliação" .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENDONÇA, Andréa P.; AZEVEDO, R. O. M.; CARVALHO, L. S. G.. Participação em banca de Cristiano José Ferreira. Programação de Computadores Aplicada à Resolução de Equações Algébricas e Plotagem de Gráficos: Um Estudo na Licenciatura em Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

2.
MENDONÇA, Andréa P.; AZEVEDO, R. O. M.; PACHECO, K. M. M.. Participação em banca de Monique Guerreiro Bastos. A Construção do Programa Arquitetônico: Uma Proposta de Ensino para Alunos Iniciantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

3.
CABRAL NETO, J. S.; MENDONÇA, Andréa P.; PADILHA, I. T.. Participação em banca de Almir de Oliveira Costa Júnior. Uma Estratégia utilizando Robótica para o Ensino dos Conceitos de Velocidade e Aceleração Escalares. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

4.
AZEVEDO, R. O. M.; OLIVEIRA, R. G.; MENDONÇA, Andréa P.. Participação em banca de Adriana Neves de Almeida. Formação Continuada de Professores de Matemática na Perspectiva do Ensino Híbrido. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

5.
MENDONÇA, Andréa P.; CABRAL NETO, J. S.; MONTEIRO, M. F. E. C.. Participação em banca de Yna Honda de Sousa. Blended English Teaching: Proposta de Ensino-Aprendizagem de Inglês para Fins Específicos. (Orientadora; Profa. Dra. Andréa P. Mendonça; Co-Orientadora: Profa. Dra. Iandra Maria Weirich Coelho). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

6.
MENDONÇA, Andréa P.; AZEVEDO, R. O. M.; OLIVEIRA, E. H. T.. Participação em banca de Marden Eufrásio dos Santos. Ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo com Robótica Educacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

7.
CHAVES, E. V.; TEIXEIRA, A. F.; MENDONÇA, Andréa P.. Participação em banca de Andréia Paula Ferreira de Araújo. Prouca: Um Olhar sobre as Perspectivas da Inclusão Digital e a Renovação das Práticas no Ensino de Ciências em Manaus. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

8.
OLIVEIRA, E. H. T.; MENDONÇA, Andréa P.; CASTRO JUNIOR, A. N.; MAGALHAES NETO, J. F.. Participação em banca de Jath da Silva e Silva. Uma Ferramenta de Apoio para Análise de Comportamento de Estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
CAMPOS, A. M. C.; ARANHA, E. H. S.; MENDONÇA, Andréa P.. Participação em banca de Vicente Pires Lustosa Neto. POPT: Uma Abordagem de Ensino de Programação Orientada a Problema e Testes. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
QUEIROZ NETO, J. P.; LUCENA JUNIOR, V. F.; MENDONÇA, Andréa P.; LIRA, A. F.. Participação em banca de Wanderlan Carvalho Albuquerque. Um Framework de TV Digital Interativa para Manipular Objetos Digitais de Aprendizagem Relacionados ao Ensino da Trigonometria. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas.

Teses de doutorado
1.
GUERRERO, Dalton D. S.; FIGUEIREDO, J. C. A.; MAILLARD, P. A. J.; MENDONÇA, Andréa P.; BALBY, L.; ANDRADE, W. L.. Participação em banca de Eliane Cristina de Araújo. Automatização de Feedback para Apoiar o Aprendizado no Processo de Resolução de Problemas de Programação. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
GUERRERO, Dalton D. S.; FIGUEIREDO, J.; MENDONÇA, Andréa P.; MONTEIRO, J. A. B.; CHAVEZ, C. V. F. G.; REBOUCAS, A. D. D. S.. Participação em banca de Matheus Gaudêncio do Rêgo. Feedback Através da Comparação de Códigos no Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Introdução à Programação. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Doutorado
1.
GUERRERO, Dalton D. S.; MAILLARD, P. A. J.; MENDONÇA, Andréa P.; BALBY, L.; ANDRADE, W. L.. Participação em banca de Eliane Cristina de Araújo. On Automating Formative Feedback to Leverage Programming Learning. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
GUERRERO, Dalton D. S.; MENDONÇA, Andréa P.; Bittencourt, Ig Ibert; Isotani, Seiji; FIGUEIREDO, J.. Participação em banca de Matheus Gaudêncio do Rêgo. Comparação de Código como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Programação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, C. C.; MENDONÇA, Andréa P.; LIMA, M. F. M.. Participação em banca de Josiane Moraes Marinho. Website Esportivo Educacional: Integrando Educação Física e Informática de um Instituto Federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

2.
COELHO, I. M. W.; MENDONÇA, Andréa P.; TEIXEIRA, W. B.. Participação em banca de Franciane de Araújo Soares. Comunicação On-line em Língua Espanhola: Uma Proposta de Ensino Baseada em Competências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

3.
MENDONÇA, Andréa P.; ANIC, C. C.; PACHECO, A. S.. Participação em banca de Marcella Sarah Filgueiras de Farias. Estruturação de Roteiro de Aprendizagem para EJA com Adoção de Design Thinking como Percurso Metodológico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

4.
MENDONÇA, Andréa P.; AZEVEDO, R. O. M.; OLIVEIRA, R. G.. Participação em banca de Cristiano José Ferreira. Aplicando Programação na Resolução de Equações Algébricas e Plotagem de Gráficos: Um Estudo na Licenciatura em Matemática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

5.
MENDONÇA, Andréa P.; AZEVEDO, R. O. M.; Guedes, Elloá B.. Participação em banca de Silmar Antonio Buchner de Oliveira. Programação para Redes de Computadores: Uma Proposta de Ensino Híbrido. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

6.
MENDONÇA, Andréa P.; AZEVEDO, R. O. M.; PACHECO, A. S.. Participação em banca de Amarinildo Osório Souza. Uma Proposta de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos Publicitários com Design Thinking. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

7.
AZEVEDO, R. O. M.; MENDONÇA, Andréa P.; OLIVEIRA, R. G.. Participação em banca de Adriana Neves de Almeida. Formação Continuada de Professores de Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Perspectiva do Ensino Híbrido. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

8.
MENDONÇA, Andréa P.; CABRAL NETO, J. S.; MONTEIRO, M. F. E. C.. Participação em banca de Yna Honda de Sousa. Blended English Teaching: um processo para o ensino de inglês instrumental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

9.
AZEVEDO, R. O. M.; MENDONÇA, Andréa P.; GONCALVES, C. B.. Participação em banca de Helen Regiane Pará Rocha. Formação Inicial de Professores de Ciências: Construção de Saberes com o Software Scratch na Prática Pedagógica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

10.
MENDONÇA, Andréa P.; AZEVEDO, R. O. M.; PACHECO, K. M. M.. Participação em banca de Monique Guerreiro Bastos. Construção do Programa Arquitetônico: uma proposta de ensino para alunos iniciantes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

11.
CABRAL NETO, J. S.; MENDONÇA, Andréa P.; PADILHA, I. T.. Participação em banca de Almir de Oliveira Costa Júnior. Robótica Educacional: uma estratégia de ensino para aprendizagem significativa de Cinemática no Ensino Médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

12.
CABRAL NETO, J. S.; MENDONÇA, Andréa P.; COSTA, C. R. B. S. F.. Participação em banca de Darlea Araújo de Souza Esteu da Costa. Cinema como Recurso Didático para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

13.
CHAVES, E. V.; TEIXEIRA, A. F.; MENDONÇA, Andréa P.. Participação em banca de Andréia Paula Ferreira de Araújo. As Tecnologias no Cotidiano Escolar: Um Estudo Piloto Sobre o Programa Um Computador por Aluno considerando o Ensino de Ciências em Manaus. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

14.
AZEVEDO, R. O. M.; MENDONÇA, Andréa P.; PADILHA, I. T.. Participação em banca de Nara Gracy Travessa Barbosa. Supercondutividade no Ensino Médio: Proposta Fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problema.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, J. B.; MENDONÇA, Andréa P.; SANTOS, J. M.. Participação em banca de Flávio Damião Medeiros Almeida.Implementando uma máquina de busca, um estudo de caso para recuperação de artigos da revista Igapó (TCC I). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

2.
MENDONÇA, Andréa P.; SOUZA, J. B.; SANTOS, J. M.. Participação em banca de Francisco Marcelo Mendes Damasceno.POSCOMP Coach - Uma plataforma web para auxiliar na preparação de estudantes para o exame do POSCOMP (TCC I - Orientadora: Andréa P. Mendonça; Co-Orientadora: Elloá Barreto Guedes da Costa). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

3.
MENDONÇA, Andréa P.; SOUZA, J. B.; SANTOS, J. M.. Participação em banca de Francisco Marcelo Mendes Damasceno.POSCOMP Coach - Uma plataforma web para auxiliar na preparação de estudantes para o exame do POSCOMP (TCC II - Orientadora: Andréa P. Mendonça; Co-Orientadora: Elloá Barreto Guedes da Costa). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

4.
MENDONÇA, Andréa P.; SOUZA, J. B.; SANTOS, J. M.. Participação em banca de Patrick Tapajós Pinto.Uma Aplicação Mobile para Notificação de Acidentes por Arraias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

5.
AMAZONAS, M. A. S.; MENDONÇA, Andréa P.; CABRAL NETO, J. S.. Participação em banca de Eliane Freitas Valentim.Abordagem Corpuscular e Ondulatória da Luz na Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio, utilizando simuladores como ferramenta auxiliar da aprendizagem.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

6.
MENDONÇA, Andréa P.; SANTANA FILHO, A. F.; SANTOS, J. L. C.. Participação em banca de Renato dos Santos Ipiranga.Sistema de Tratamento de Informações via Internet utilizando a Tecnologia JavaServer Pages. 2005 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

7.
MENDONÇA, Andréa P.; PEREIRA, Vívian Lane Souto; SANTANA FILHO, A. F.. Participação em banca de Ernani Antônio Ritt.Sistema de Lançamento de Notas do CEFET-AM: SisNot@. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas.

8.
MENDONÇA, Andréa P.; SANTANA FILHO, A. F.. Participação em banca de Everaldo Antônio Moreira Alves.SATDOC - Sistema para Acompanhamento da Tramitação e Despachos de Documentos do CEFET-AM. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas.

9.
MENDONÇA, Andréa P.; RODRIGUES., R. F.; CASTRO JÚNIOR, Alberto Nogueira de. Participação em banca de Bruno Freitas Gadelha.Trabalhando com Objetos de Aprendizagem na Construção de Cursos on-line.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMPOS, J. L.; MENDONÇA, Andréa P.; BEZERRA, S. A. C.. Concurso Público para Provimento de vaga para Professor Efetivo de Infromática. 2005. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

2.
MENDONÇA, Andréa P.; SOUZA, J. B.; SOUZA, E. S. R.. Concurso Público para Provimento de vaga para Analista de Sistemas. 2004. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (Atividade Ensino).Alinhamento Construtivo Aplicado ao Ensino de Física. 2015. (Encontro).

2.
CBSOFT2010 - Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2010. (Congresso).

3.
I Mostra de Iniciação Científica e Extensão da UEPB/PATOS (MCE'2009).MESA REDONDA Tema: Novas Tecnologias e Educação. 2009. (Outra).

4.
Minicurso: Introdução a Linhas de Produto de Software. XXIII Simpósio Brasileiro de Educação em Engenharia de Software.. 2009. (Outra).

5.
XXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2009. (Simpósio).

6.
VI WDCOPIN - Workshop de Teses e Dissertações da COPIN.Revisora do Artigo: Abordagem Híbrida para Avaliação da Usabilidade de Interfaces Multimodais. 2008. (Outra).

7.
VI WDCOPIN - Workshop de Teses e Dissertações da COPIN.Revisora do Artigo: Model of Help intervention in a collaborative Learning dialogue. 2008. (Outra).

8.
VI WDCOPIN - Workshop de Teses e Dissertações da COPIN.Compreendendo o Entendimento de Problemas por Iniciantes no Domínio de Programação. 2008. (Outra).

9.
XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Uma Aplicação de Algoritmos Genéticos Interativos para Composição de Listas de Problemas de Programação. 2008. (Simpósio).

10.
XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2008. (Simpósio).

11.
SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.PIPA - Programa de Idéias para Avaliação com Mapas Conceituais.. 2007. (Simpósio).

12.
WECIQ - Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica. 2007. (Outra).

13.
V WDCOPIN - Workshop de Teses e Dissertações da COPIN.Revisora do Artigo: Bottom-Up Visual Attention Guided by Genetic Algorithm Optimization e Toward Automating Photographic Composition of People. 2006. (Outra).

14.
I Seminário Interdisciplinar da Pós-Graduação do CEFET-AM.Educação, Ciência e Tecnologia: Potencializando o Desenvolvimento Social e Profissional. 2005. (Seminário).

15.
XXV Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. 2005. (Congresso).

16.
XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Membro da Comissão Organizadora do XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.. 2004. (Simpósio).

17.
XXIV Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. 2004. (Congresso).

18.
XXIII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. 2003. (Congresso).

19.
XXII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. Uma Experiência com o uso de Mapas Conceituais para apoiar o Método da Controvérsia Acadêmica. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, Andréa P.. III SETA - Presidente da Comissão Organizadora do III SETA (Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas). 2017. (Outro).

2.
MENDONÇA, Andréa P.. II SETA - Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jean Carlos Dias. Em definição. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

2.
Marcella Sarah Filgueiras de Farias. Em definição. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

3.
Silmar Antonio Buchner de Oliveira. Uma Proposta de Ensino de Programação para Redes de Computadores. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

4.
Amarinildo Osório Souza. Design Thinking: Uma Proposta para o Desenvolvimento de Projetos Publicitários. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cristiano José Ferreira. Programação de Computadores Aplicada a Resolução de Equações Algébricas e Plotagem de Gráficos: Um Estudo na Licenciatura em Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, . Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

2.
Monique Guerreiro Bastos. A Construção do Programa Arquitetônico: Uma Proposta de Ensino para Alunos Iniciantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

3.
Yna Honda de Sousa. Blended English Teaching: Proposta de Ensino-Aprendizagem de Inglês para Fins Específicos. (Orientadora: Profa. Dra. Andréa P. Mendonça; Co-Orientadora: Profa. Dra. Iandra Maria Weirich Coelho). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, . Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

4.
Marden Eufrásio dos Santos. Ensino das relações métricas do triângulo retângulo com robótica educacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, . Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francisco Marcelo Mendes Damasceno. POSCOMP Coach - Uma Plataforma Web para auxiliar na preparação de estudantes para o exame do POSCOMP (Orientadora: Andréa Mendonça; Co-Orientadora: Elloá Barreto Guedes da Costa). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

2.
Patrick Tapajós Pinto. Uma Aplicação Mobile para Notificação de Acidentes por Arraias (Orientadora: Andréa Pereira Mendonça; Co-Orientadora: Maria Cristina dos Santos). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

3.
Ádila Pereira Santiago. Um Estudo sobre a aplicação do Alinhamento Construtivo no Ensino de Ciências/Química no Nível Fundamental (Orientação: Ana Cláudia Rodrigues de Melo; Co-Orientação: Andréa Pereira Mendonça). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

4.
Ronei Macedo Gualberto. Sistema de Notificação de Acidentes por Arrais (Orientação: Andréa P. Mendonça; Co-Orientação: Maria Cristina dos Santos). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

5.
Daniel Ferreira Damian. Banco de Itens (Questões) de Múltipla Escolha para Disciplinas Introdutórias de Programação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

6.
Amanda Ricardo de Brito. MYJOB 360O: Uma Aplicação Web para Avaliações de Desempenho Profissional (Orientação:Rogério Luiz A. Carminé; Co-Orientação: Andréa Pereira Mendonça). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

7.
Sionise Rocha Gomes. Uma Proposta de Metadados para Objetos de Aprendizagem Funcionais (Orientadores: Bruno Freitas Gadelha e Andréa Pereira Mendonça). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

8.
Flávia Brito Reis Botelho. Uma Base de Dados para Gestão de Recursos Florestais no Amazonas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

9.
Cícero Thiago Nascimento dos Santos. PIPA - Programa de Idéias para Avaliação (Orientadoras: Andréa Pereira Mendonça e Maria Suzana Marc Amoretti). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

10.
Ernani Antônio Ritt. Sistema de Lançamento de Notas do CEFET-AM: SisNot@. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Centro Federal de Educação Tenológica do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

11.
Everaldo Antonio Moreira Alves. SATDOC - Sistema para Acompanhamento da Tramitação e Despachos de Documentos do CEFET-AM. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

Iniciação científica
1.
Isaac Araújo dos Santos. Elaboração de Itens (Questões) de Múltipla Escolha para a Disciplina Introdutória de Programação. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

2.
Cícero Thiago Nascimento dos Santos. Criação de uma Biblioteca Digital para Divulgação da Produção Científica do CEFET-AM. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

Orientações de outra natureza
1.
Mariana Romão do Nascimento. Desenvolvimento de uma Ferramenta para Submissão de Programas e Acompanhamento dos Estudantes Iniciantes de Programação (Orientadores: Dalton Serey Guerrero e Andréa Pereira Mendonça). 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.

2.
Clerton Ribeiro de Araujo Filho. Construção de Artefatos para um Chatterbot, no domínio de Programação, para Auxílio a Professores e Alunos (Orientadoras: Joseana de Macêdo Fechine e Andréa Pereira Mendonça). 2008. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Andréa Pereira Mendonça.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, Andréa P.. III SETA - Presidente da Comissão Organizadora do III SETA (Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas). 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Coordenadora Técnica do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Campina Grande (JAN 2007 - JUN 2009).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 9:42:47