Claudio Lopes de Vasconcelos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7657769529479698
  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, lotado no departamento de química, e professor permanente do Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular. Tem experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Polímeros e Colóides, atuando principalmente nos seguintes temas: polieletrólitos, complexos polieletrolíticos, adsorção de proteínas e potencial zeta. Desenvolve pesquisa para a produção e caracterização de nanopartículas e nanocompósitos magnéticos obtidos em matrizes poliméricas. Tem contribuído de forma significativa com a administração da UERN atuando como: chefe do Departamento de Institucionalização de Pesquisa (2013-2015), Diretor de Pesquisa e Inovação (2015-2017), e pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação (2017-atual). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudio Lopes de Vasconcelos
Nome em citações bibliográficas
de Vasconcelos, C. L.;Vasconcelos, C. L.;Vasconcelos, C?L de;de Vasconcelos, NULL;VASCONCELOS, CLÁUDIO L.;DE VASCONCELOS, C.L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto de Ciencias Exatas e Naturais.
Rua Professor Antônio Campos
Costa e Silva
59610090 - Mossoró, RN - Brasil
Telefone: (84) 33152235


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Química.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Obtenção de dispersões de complexos polieletrolíticos à base de quitosana e poli(ácido metacrílico) e análise de adsorção de albumina bovina sérica, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Prof. Dr. José Luís Cardozo Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: adsorção; quitosana; poli(ácido metacrílico); polimerização em molde; ligações de hidrogênio; potencial zeta.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Biomateriais e Polímeros Biocompatíveis.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Química de Interfaces.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Atividades No Campo das Nanotecnologias e Desenvolvimento de Nanoprodutos.
2001 - 2002
Mestrado em Química.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Aplicação de um polieletrólito na estabilização de suspensões de alumina,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: José Luís Cardozo Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: alumina; polieletrólito; adsorção; efeito polieletrolítico; floculação; potencial zeta.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Cerâmicos.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor lotado no Departamento de Química, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Recursos adicionais recomendados na Carta Convite MCTI/FINEP 01/2014
Descrição: O presente projeto tem como objetivos a conclusão de um bloco para Programa de Pós-Graduação na FANAT/CAMPUS CENTRAL/UERN e de um Prédio para funcionamento de uma Biblioteca do CAMEAM/UERN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Obtenção e caracterização de nanopartículas de quitosana e carboximetil-ciclodextrina como carreadores de peptideos hidrofóbicos
Descrição: O projeto tem como proposta o desenvolvimento e a caracterização de nanopartículas formadas a partir de compostos supramoleculares de quitosana, carboximetil-ciclodextrina e ciclosporina A, sem modificação química. Compostos supramoleculares são sistemas organizados que resultam da associação espontânea de duas ou mais espécies químicas mantidas unidas por forças intermoleculares. A quitosana (CS), polieletrólito catiônico amplamente utilizado em aplicações biomédicas, pode interagir com a carboximetil-ciclodextrina (CM-CD), ciclodextrina modificada de caráter aniônico, e formar partículas com propriedades mucoadesivas capazes de formar complexos de inclusão com peptídeos pouco solúveis em meio aquoso. A ciclosporina A (CyA) será usada neste trabalho como modelo de peptídeo hidrofóbico. Nanopartículas de CS/CM-CD/CyA serão obtidas sob diferentes condições de composição, pH e força iônica. Diferentes técnicas experimentais de análise serão utilizadas a fim de caracterizar as nanopartículas obtidas e propor o mecanismo de formação dos compostos de CS/CM-CD/CyA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Claudio Lopes de Vasconcelos - Coordenador / José Luis Cardozo Fonseca - Integrante / Roberta Talita Stopilha - Integrante.
2015 - Atual
Obtenção e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas encapsuladas em ciclodextrina
Descrição: O desenvolvimento de novos materiais, em particular materiais magnéticos, tem se revelado promissor por encontrar aplicações nas mais diversas áreas, desde setores de energia e eletrônica até o campo da biomedicina e das ciências farmacêuticas. A fim de se obter materiais ferromagnéticos de elevada magnetização e cristalinidade, o método de redução química por borohidreto tem se destacado por ser um método simples que leva à obtenção de partículas ultrafinas, compostas por liga de diferentes metais, de grande homogeneidade na sua composição. Uma nova classe de biomoléculas, as ciclodextrinas, têm sido utilizada para transpor determinadas limitações dos sistemas atualmente utilizados, como a baixa solubilidade e a toxicidade ocasionada pela absorção celular de nanopartículas magnéticas. Nanopartículas ferromagnéticas serão sintetizadas a partir do processo de redução química por borohidreto de sódio em solução aquosa de CoCl2?6H2O e FeCl2?4H2O solubilizados em β-ciclodextrina (CD) e em carboximetil-ciclodextrina (CM-CD), sem o uso de solventes orgânicos ou de condições experimentais drásticas. As estruturas de fase cristalinas, o tamanho de partículas, a morfologia e as medidas de magnetização a temperatura ambiente das nanopartículas ferromagnéticas serão investigadas por difração de raios X (XRD), espectroscopia Mössbauer (MS), microscopia eletrônica de varredura (VSM) e magnetometria de amostra vibrante (VSM), respectivamente. Os difratogramas de raios X indicará a formação de partículas core-shell nanoestruturadas CoFe@CoFe2O4, com a liga FeCo revestida por uma fina camada de ferrita de cobalto, CoFe2O4..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudio Lopes de Vasconcelos - Coordenador / João Maria Soares - Integrante / Elvis Lopes Brito - Integrante.
2014 - Atual
EDITAL FAPERN/MCT/CNPq/CT-INFRA Programa Primeiros Projetos ? PPP Obtenção e caracterização de partículas poliméricas à base de quitosana e lignosulfonato
Descrição: A obtenção de partículas a partir de complexos polieletrolíticos entre polímeros naturais tem despertado grande interesse nas áreas alimentícia e biomédica devido a importantes propriedades, como a atoxicidade, a capacidade quelante e de ligação a componentes biológicos. O estabelecimento de interações eletrostáticas ou ligações covalentes intercadeias tem possibilitado a obtenção de complexos macromoleculares à base de quitosana para a liberação de compostos bioativos e a recuperação de tecidos biológicos. A combinação de biomateriais como a quitosana, além de apresentar importantes aplicações biológicas, tem como objetivo utilizar os materiais provenientes dos recursos naturais que ocorrem naturalmente na região. Esse projeto propõe o desenvolvimento e a caracterização de dispersões estáveis de partículas obtidas a partir da complexação entre dois polissacarídeos: a quitosana, como uma polibase fraca, e o lignosulfonato de sódio, como um poliânion forte. Além disso, propõe avaliar a capacidade dessas partículas de carrearem e/ou adsorverem moléculas peptídicas hidrofóbicas, usando a ciclosporina como molécula modelo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudio Lopes de Vasconcelos - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Síntese e Estudo das Propriedades Físicas de Nanocompósitos Magnéticos e Hexaferritas (CHAMADA UNIVERSAL- MCTI/CNPq Nº 14/2014)
Descrição: Este projeto tem como finalidades a formação de recursos humanos, o desenvolvimento de pesquisas em novos materiais, em especial, nanocompósitos magnéticos e a inovação tecnológica como propulsora para a produção de hexaferritas, a partir de minerais. A formação de recursos humanos inclui um estudante de iniciação científica, um técnico de nível superior especializado para desenvolver técnicas e métodos específicos para a execução do projeto, dois estudantes de mestrado na Área de Física da Matéria Condensada Experimental. Nosso programa de pesquisa tem como finalidade desenvolver nanocompósitos magnéticos de CoFe@CoFe2O4-Ag e CoFe2O4@CoFe-Ag com propriedades físicas capazes de aumentar a potência de perda específica e a sensibilidade térmica para uso no tratamento de tumores cancerosos por hipertermia magnética, além de um estudo de suas propriedades eletrônicas, em especial o efeito de magnetoresistência gigante. A segunda parte de nossas pesquisas será o desenvolvimento de processos de síntese para a produção de uma série de hexaferritas de bário e estrôncio, a partir de uma mistura direta de minerais e um fundente vitrocerâmico adequado. Os minerais que serão usados neste estudo são oriundos do estado do Rio Grande do Norte, especificamente nominados por: magnetita, hematita, celestita e barita. A fórmula geral da hexaferrita pode ser representada por (AM12O19), onde A é um metal alcalino divalente (Ba,Sr) e M é um metal de transição ou uma mistura de metais de transição (Fe). As amostras sintetizadas serão caracterizadas por difração de raios-X, espectroscopia de fluorescência de raios-X, calorimetria diferencial de varredura, análise termogravimétrica, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia Mössbauer e por magnetometria de amostra vibrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Claudio Lopes de Vasconcelos - Integrante / João Maria Soares - Coordenador / José Alzamir Pereira da Costa - Integrante / José Humberto de Araújo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas
Descrição: A aplicação de nanopartículas magnéticas e seus derivados nos mais diversos campos tem despertado crescente interesse nos últimos anos. A fim de se obter materiais ferromagnéticos de elevada magnetização e cristalinidade, o método de redução química por boroidreto tem se destacado por ser um método simples que leva à obtenção de partículas ultrafinas de grande homogeneidade na sua composição. Este trabalho tem como objetivo a obtenção e a caracterização de nanopartículas ferromagnéticas de alta cristalinidade por meio do método de redução aquosa usando o boroidreto em solução de quitosana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claudio Lopes de Vasconcelos - Coordenador / João Maria Soares - Integrante.
2008 - 2010
Preparação de partículas a partir de reações de complexação entre polieletrólitos
Descrição: A obtenção de partículas a partir de complexos polieletrolíticos entre polissacarídeos tem despertado grande interesse nas áreas alimentícia e biomédica devido a importantes propriedades, como a atoxicidade, a capacidade quelante e de ligação a componentes biológicos. O estabelecimento de entrecruzamentos ou ligações covalentes intercadeias tem possibilitado a obtenção de complexos macromoleculares à base de quitosana para a liberação de compostos bioativos e a recuperação de tecidos biológicos. Este projeto tem como proposta a obtenção e caracterização de sistemas particulados formados por quitosana e sulfato de dextrana por meio de interações eletrostáticas. A influência da faixa de razões molares de mistura entre os polieletrólitos e da força iônica do meio reacional será avaliada em termos da distribuição do tamanho das partículas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Preparação de biomateriais à base de quitosana usando iridóides como agentes de reticulação
Descrição: A obtenção de materiais à base de quitosana tem despertado grande interesse nas áreas alimentícia e biomédica devido a importantes propriedades, como a atoxicidade, a capacidade quelante e de ligação a componentes biológicos. O estabelecimento de entrecruzamentos ou ligações covalentes intercadeias tem possibilitado a obtenção de bioconjugados à base de quitosana para a liberação de compostos bioativos e a recuperação de tecidos biológicos. A recente utilização de compostos iridóides, como agentes reticulantes obtidos a partir de recursos vegetais, pode representar um importante meio para obtenção destes bioconjugados. A combinação destes biomateriais, além de apresentar importantes aplicações biológicas, tem como objetivo utilizar os materiais provenientes dos recursos naturais que ocorrem naturalmente na região. Nesse sentido, a flora do Estado do Rio Grande do Norte tem revelado a presença de determinadas espécies, como a Genipa americana, onde ocorre a presença de glicosídeos iridóides que podem ser usados como agentes de reticulação nos processos de conjugação de polieletrólitos naturais, neste caso, em particular, a quitosana, ─ derivada da quitina, que, por sua vez, é obtida a partir do exoesqueleto de crustáceos presentes ao longo do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, ─ junto a outras macromoléculas, como carboidratos, proteínas, lipídios e polímeros sintéticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Polímeros e Colóides.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Biomateriais e Polímeros Biocompatíveis.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Produtos Naturais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, J. A.2017RIBEIRO, J. A. ; ROSA, S. S. R. F. ; LEITE, C. R. M. ; VASCONCELOS, C. L. ; SOARES, J. M. . Development Assessment of Natural Latex Membranes: A New Proposal for the Treatment of Amblyopia. MATERIALS RESEARCH, p. 1-8, 2017.

2.
SILVA, LARISSA M.2017SILVA, LARISSA M. ; DOS SANTOS, RUILIANNE P. A. ; MORAIS, CRISLÂNIA C. O. ; VASCONCELOS, CLÁUDIO L. ; MARTÍNEZ-HUITLE, CARLOS A. ; CASTRO, SUELY S. L. . Anodic Oxidation of the Insecticide Imidacloprid on Mixed Metal Oxide (RuO 2 -TiO 2 and IrO 2 -RuO 2 -TiO 2 ) Anodes. JOURNAL OF THE ELECTROCHEMICAL SOCIETY, v. 164, p. E489-E495, 2017.

3.
DE LIMA, L.J.2017DE LIMA, L.J. ; BRITO, E.L. ; DA SILVA, R.B. ; FRANCO, A. ; DA COSTA, J.A.P. ; DE VASCONCELOS, C.L. ; SOARES, J.M. . Magnetic behavior in CoFe 2 -CoFe 2 O 4 nanocomposites obtained from colloidal synthesis using chitosan and borohydride reduction. JOURNAL OF MAGNETISM AND MAGNETIC MATERIALS, v. 444, p. 378-382, 2017.

4.
de Vasconcelos, C. L.2011de Vasconcelos, C. L.; BEZERRIL, P. M. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; GINANI, M. F. ; FONSECA, José Luis Cardozo . Viscosity-temperature behavior of chitin solutions using lithium chloride/DMA as solvent. CARBOHYDRATE RESEARCH, v. 346, p. 614-618, 2011.

5.
de Vasconcelos, C. L.2010de Vasconcelos, C. L.; A K M Cruz ; G P V Andrade ; S F Chavante ; E L Leite ; A P Valente ; M P Sales ; F W Oliveira . Structural elucidation of an acidic galactan from the eggs of mollusc Pomacea lineata. Carbohydrate Polymers, v. 79, p. 975-980, 2010.

6.
Nunes, JS2008Nunes, JS ; de Vasconcelos, C. L. ; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Preparation of Acrylic Latexes with Dispersed Magnetite Nanoparticles. Journal of Dispersion Science and Technology, v. 29, p. 769-774, 2008.

7.
de Vasconcelos, C. L.2007 de Vasconcelos, C. L.; BEZERRIL, P. M. ; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Adsorption of Bovine Serum Albumin on Template-Polymerized Chitosan/Poly(methacrylic acid) Complexes. Langmuir, v. 23, p. 7687-7694, 2007.

8.
de Vasconcelos, C. L.2006 de Vasconcelos, C. L.; BEZERRIL, P. M. ; SANTOS, Darlan Emanoel Silva dos ; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Effect of Molecular Weight and Ionic Strength on the Formation of Polyelectrolyte Complexes Based on Poly(methacrylic acid) and Chitosan. Biomacromolecules, v. 7, n.4, p. 1245-1252, 2006.

9.
Nunes, JS2006Nunes, JS ; de Vasconcelos, C. L. ; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Electrokinetic behavior of a poly(butyl acrylate-co-methacrylic acid) latex. Colloids and Surfaces. A, Physicochemical and Engineering Aspects (Print), v. 275, n.1-3, p. 148-152, 2006.

10.
BORATO, C. E.2006BORATO, C. E. ; LEITE, F. L. ; GOY, R. ; de Vasconcelos, C. L. ; TRINDADE NETO, C. G. ; CAMPANA FILHO, S. P. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo ; OLIVEIRA Jr, O. N. ; MATTOSO, L. H. C. . Layer-by-layer films of poly(o-ethoxyaniline), chitosan and chitosan-poly(methacrylic acid) nanoparticles and their application in an electronic tongue. IEEE Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation, v. 13, p. 1101-1109, 2006.

11.
Nunes, JS2006Nunes, JS ; de Vasconcelos, C. L. ; CABRAL, F. A. O. ; de ARAUJO, J. H. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Synthesis and characterization of poly(ethyl methacrylate-co-methacrylic acid) magnetic particles via miniemulsion polymerization. Polymer (Guildford), v. 47, p. 7646-7652, 2006.

12.
BEZERRIL, L. M.2006BEZERRIL, L. M. ; de Vasconcelos, C. L. ; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Rheology of chitosan-kaolin dispersions. Colloids and Surfaces. A, Physicochemical and Engineering Aspects (Print), v. 287, p. 24-28, 2006.

13.
de Vasconcelos, C. L.2005 de Vasconcelos, C. L.; MOURA, Kleilson Trindade de ; MORAES, Waldenice Alencar ; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Dispersing phase viscometry and zeta potential in alumina dispersions. Colloid and Polymer Science (Print), Alemanha, v. 283, n.4, p. 413-420, 2005.

14.
de Vasconcelos, C. L.2005 de Vasconcelos, C. L.; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Polyelectrolytes in Solution and the Stabilization of Colloids. Journal of Dispersion Science and Technology, Estados Unidos, v. 26, n.1, p. 59-70, 2005.

15.
de Vasconcelos, C. L.2004de Vasconcelos, C. L.; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Rheology of concentrated alumina-polyelectrolyte systems. Colloid and Polymer Science (Print), Alemanha, v. 282, p. 596-601, 2004.

16.
de Vasconcelos, C. L.2003de Vasconcelos, C. L.; MEDEIROS, Daniel Wagner Oliveira de ; MOURA, Kleilson Trindade de ; ACCHAR, Wilson ; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Polyelectrolyte effect and settling of alumina dispersions. Powder Technology (Print), Inglaterra, v. 133, p. 164-170, 2003.

17.
de Vasconcelos, C. L.2002de Vasconcelos, C. L.; MARTINS, Rand Randall ; FERREIRA, Marcionila de Oliveira ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Rheology of polyurethane solutions with different solvents. Polymer International, Estados Unidos, v. 51, n.1, p. 69-74, 2002.

18.
de Vasconcelos, C. L.2001de Vasconcelos, C. L.; ROCHA, A. N. L. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Electrolyte diffusion in a chitosan membrane. Polymer International, Estados Unidos, v. 50, n.3, p. 309-312, 2001.

19.
de Vasconcelos, C. L.2001de Vasconcelos, C. L.; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Solvent composition and rheology of starch-DMSO-water solutions. Journal of Applied Polymer Science (Online), Estados Unidos, v. 80, n.8, p. 1285-1290, 2001.

20.
de Vasconcelos, C. L.2000de Vasconcelos, C. L.; F.G. de Azevedo ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Viscosity-temperature-concentration relationship for starch-DMSO-water solutions. Carbohydrate Polymers, Grã-Bretanha, v. 41, n.2, p. 181-184, 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, C. C. O. ; VASCONCELOS, C. L. ; SILVA, L. M. ; SANTOS, R. P. A. ; CASTRO, S. S. L. . Degradação eletroquímica do imidacloprid utilizando Ti/RuO2TiO2 e Ti/RuO2IrO2TiO2. In: XXI Simpósio Brasileiro de Eletroquímicae eletroanalítica, 2017, Natal. XXI SIBEE, 2017.

2.
VASCONCELOS, C. L.; FONSECA, José Luis Cardozo ; STOPILHA, R. T. . Obtenção e Caracterização de Nanopartículas de Quitosana e Metacrilato de Sódio. In: III Encontro Nordeste de Ciência e Tecnologia de Polímeros, 2016, Natal. III Encontro Nordeste de Ciência e Tecnologia de Polímeros, 2016.

3.
VASCONCELOS, C. L.; RIBEIRO, J. A. ; ROSA, S. S. R. F. ; LEITE, C. R. M. ; SOARES, J. M. . Characterization analysis of Natural Latex membranes applied in the amblyopic eye. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro. COBEM2015, 2015.

4.
VASCONCELOS, C. L.; SILVA, R. B. ; SOARES, J. M. ; COSTA, J. A. P. . Infuence of temperature and canted antiferromagnetic in multiferroics type BiFeO3/MnFe2O4 core/shell. In: XXXVIII National Meeting on Condensed Matter Physics, 2015, Foz do Iguaçu. XXXVIII National Meeting on Condensed Matter Physics, 2015.

5.
VASCONCELOS, C. L.; BRITO, E. L. . Obtenção e caracterização de partículas core-shell à base de quitosana e lignosulfonato de sódio. In: X Salão de Iniciação Científica da UERN, 2014, Mossoró. Anais do X Salão de Iniciação Científica da UERN, 2014.

6.
VASCONCELOS, C. L.; BRITO, E. L. ; FERNANDES, F. L. ; SOARES, J. M. . Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas. In: X Salão de Iniciação Científica da UERN, 2014, Mossoró. Anais do X Salão de Iniciação Científica da UERN, 2014.

7.
VASCONCELOS, C. L.; BRITO, E. L. . Obtenção e caracterização de partículas poliméricas à base de quitosana e lignosulfonato. In: IX Salão de Iniciação Científica da UERN, 2013, Mossoró. Anais do IX Salão de Iniciação Científica da UERN, 2013.

8.
VASCONCELOS, C. L.; FERNANDES, F. L. . Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas. In: Anais do IX Salão de Iniciação Científica da UERN, 2013, Mossoró. IX Salão de Iniciação Científica da UERN, 2013.

9.
F. V. O. Amorim ; SOARES, J. M. ; de Vasconcelos, C. L. . Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas. In: VIII Salão de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2012, Mossoró. VIII SIC/UERN, 2012.

10.
BORATO, C. E. ; LEITE, F. L. ; GOY, R. ; de Vasconcelos, C. L. ; TRINDADE NETO, C. G. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo ; CAMPANA FILHO, S. P. ; MATTOSO, L. H. C. ; OLIVEIRA Jr, O. N. . Layer-by-layer films of poli(o-ethoxyaniline) and chitosan-poly(methacrylic acid) nanoparticles. In: 12th International Symposium on Electrets (ISE-12), 2005, Salvador. 12th International Symposium on Electrets, 2005.

11.
de Vasconcelos, C. L.; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Rheology of starch-DMSO-water solutions. In: Fourth International Symposium on Natural Polymers and Composites ISNaPol 2002, 2002, São Pedro. Natural Polymers and Composites IV, 2002.

12.
de Vasconcelos, C. L.; MOURA, Kleilson Trindade de ; MEDEIROS, Daniel Wagner Oliveira de ; ACCHAR, Wilson ; DANTAS, Tereza Neuma de Castro ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Polyelectrolyte effect and stabilization of alumina dispersions. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências dos Materiais, 2002, Natal. XV CBECIMAT, 2002.

13.
de Vasconcelos, C. L.; MARTINS, Rand Randall ; FERREIRA, Marcionila de Oliveira ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Rheology of Polyurethane Solutions with Different Solvent Composition. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências dos Materiais, 2002, Natal. XV CBECIMAT, 2002.

14.
de Vasconcelos, C. L.; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Viscosity-temperature dependence of starch-DMSO-water. In: VIII International Macromolecular Colloquium, 1998, Canela. VIII International Macromolecular Colloquium, 1998.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, G. T. M. ; CONCEICAO, O. L. A. ; SOARES, J. M. ; VIANA, F. A. ; de Vasconcelos, C. L. . Obtenção de partículas a partir de reação de complexação entre quitosana e sulfato de dextrana. In: 4º Congresso Norte-Nordeste de Química, 2011, Natal. 4º Congresso Norte-Nordeste de Química, 2011.

2.
SILVA, G. T. M. ; SOARES, J. M. ; VIANA, F. A. ; de Vasconcelos, C. L. . Obtenção e Caracterização de Partículas de Quitosana-Sulfato de Dextrana. In: VI Salão de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2010, Mossoró. VI SIC/UERN, 2010.

3.
SILVA, G. T. M. ; SANTOS, A. P. B. ; SOARES, J. M. ; VIANA, F. A. ; de Vasconcelos, C. L. . Preparação de Partículas a base de Quitosana e Sulfato de Dextrana. In: XVI Encontro de Pesquisa e Extensão, 2010, Mossoró. XVI ENCOPE, 2010.

4.
SANTOS, A. P. B. ; MARQUES, J. S. ; VIANA, F. A. ; de Vasconcelos, C. L. . Preparação de Sistemas Poliméricos a partir de Reações de Complexação. In: V Salão de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2009, Mossoró. V SIC/UERN, 2009.

5.
MARQUES, J. S. ; SANTOS, A. P. B. ; DINIZ, J. C. ; VIANA, F. A. ; de Vasconcelos, C. L. . Preparação e Caracterização de Esferas de Quitosana-Dextrana. In: X Simpósio de Pesquisa e Extensão, 2008, Mossoró. X Simpósio de Pesquisa e Extensão, 2008.

6.
SANTOS, A. P. B. ; MARQUES, J. S. ; DINIZ, J. C. ; VIANA, F. A. ; de Vasconcelos, C. L. . Isolamento e Caracterização da Genipina presente em Frutos da Genipa americana. In: XV Encontro de Pesquisa e Extensão, 2008, Mossoró. XV ENCOPE, 2008.

7.
Nunes, JS ; BEZERRIL, P. M. ; de Vasconcelos, C. L. ; de ARAUJO, J. H. ; CABRAL, F. A. O. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Obtenção e caracterização de nanopartículas poliméricas superparamagnéticas via processo de polimerização em miniemulsão. In: XLVI Congresso Brasileiro de Química CBQ, 2006, Salvador. XLVI Congresso Brasileiro de Química, 2006.

8.
BEZERRIL, P. M. ; de Vasconcelos, C. L. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Efeito da força iônica na formação de complexos de quitosana e poli(ácido metacrílico). In: XVII Congresso de Iniciação Científica, 2006, Natal. XVII CIENTEC, 2006.

9.
de Vasconcelos, C. L.; BEZERRIL, P. M. ; SANTOS, Darlan Emanoel Silva dos ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Effect of molecular weight and ionic strength on the formation of polyeletrolyte complexes. In: V Encontro do Projeto Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos - IMMP, 2006, Nazaré Paulista. V Encontro do Projeto Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos - Livro de resumos, 2006.

10.
Nunes, JS ; BEZERRIL, P. M. ; de Vasconcelos, C. L. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Síntese e caracterização de partículas poliméricas magnéticas de poli(metacrilato de etila) via processo de polimerização em miniemulsão. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005.

11.
BEZERRIL, P. M. ; Nunes, JS ; de Vasconcelos, C. L. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Encapsulação de partículas de magnetita em látex de poli(metacrilato de etila-co-ácido metacrílcio) e análise das proprieadades térmicas. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005.

12.
Nunes, JS ; BEZERRIL, P. M. ; de Vasconcelos, C. L. ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Síntese de látices magnéticos via processo de polimerização em miniemulsão. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, 2005, Natal. XVI CIENTEC, 2005.

13.
BEZERRIL, P. M. ; Nunes, JS ; de Vasconcelos, C. L. ; FONSECA, José Luis Cardozo . Encapsulação de partículas de magnetita em látex de poli(metacrilato de etila-co-ácido metacrílico) e caracterização das propriedades térmicas. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, 2005, Natal. XVI CIENTEC, 2005.

14.
de Vasconcelos, C. L.; MARTINS, Rand Randall ; FERREIRA, Marcionila de Oliveira ; PEREIRA, Márcia Rodrigues ; FONSECA, José Luis Cardozo . Reologia de soluções de poliuretana com diferentes solventes. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001.

15.
de Vasconcelos, C. L.; FERREIRA, Marcionila de Oliveira ; MARTINS, Rand Randall ; FONSECA, José Luis Cardozo . O comportamento de soluções de poliuretana conforme o sistema-solvente empregado. In: XI CIENTEC, 2000, NATAL. XI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2000.

16.
de Vasconcelos, C. L.; FONSECA, José Luis Cardozo . Estudo da permeabilidade de membranas de quitosana por meio de medidas de condutividade em solução de cloreto de potássio. In: X CIENTEC, 1999, Natal. X Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1999.

17.
de Vasconcelos, C. L.; FONSECA, José Luis Cardozo . Influência do sistema solvente água/DMSO na reologia de soluções de amido em água/DMSO. In: X CIENTEC, 1999, Natal. X Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1999.

18.
de Vasconcelos, C. L.; FONSECA, José Luis Cardozo . Influência da composição dos solventes na viscosidade de soluções de poliuretana em DMF/xileno. In: X CIENTEC, 1999, Natal. X Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1999.

19.
de Vasconcelos, C. L.; FONSECA, José Luis Cardozo . Correlação entre viscosidade e temperatura em soluções de amido-água-DMSO. In: IX CIENTEC, 1998, Natal. IX Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
de Vasconcelos, C. L.; BRITO, E. L. ; LIMA, L. J. ; COSTA, J. A. P. ; SOARES, J. M. . Magnetic behavior in CoFe2-CoFe2O4 nanocomposites obtained from colloidal synthesis using chitosan and borohydride reduction. JOURNAL OF MAGNETISM AND MAGNETIC MATERIALS, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, E. L. ; de Vasconcelos, C. L. . Obtenção e caracterização de partículas poliméricas à base de quitosana e lignosulfonato. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FERNANDES, F. L. ; de Vasconcelos, C. L. . Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 de Vasconcelos, C. L.; SOARES, J. M. ; BRITO, E. L. ; LIMA, L. J. . Processo para Produção de Nanopartículas Magnéticas com Estrutura de Núcleo/Casca usando Quitosana. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160111200, título: "Processo para Produção de Nanopartículas Magnéticas com Estrutura de Núcleo/Casca usando Quitosana" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 17/05/2016

2.
 VASCONCELOS, C. L.; SOARES, J. M. ; BRITO, E. L. . Processo de Síntese de Nanopartículas e Ligas Metálicas com Estrutura Núcleo/Casca. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170125122, título: "Processo de Síntese de Nanopartículas e Ligas Metálicas com Estrutura Núcleo/Casca" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 12/06/2017



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
C. A. Martínez-Huitle; de Vasconcelos, C. L.; CASTRO, S. S. L.. Participação em banca de Crislânia Morais de Oliveira. Eletro-oxidação de corante ftalocianínico utilizando ânodos dimensionalmente estáveis. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
BALABAN, R. C.; de Vasconcelos, C. L.; A. O. Wanderley Neto; FONSECA, José Luis Cardozo. Participação em banca de Rogério Pereira de Queiroz. Reologia e espalhamento de luz de soluções de Agarose. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
VASCONCELOS, C. L.; CASTRO, S. S. L.; C. A. Martínez-Huitle. Participação em banca de Larissa Matilde da Silva. Degradação eletroquímica do inseticida imidacloprid utilizando diferentes materiais eletródicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
VASCONCELOS, C. L.; J. J. F. Alves; CASTRO, S. S. L.. Participação em banca de Francisco Rodrigo Silva. Degradação de compostos orgânicos oriundos da água da piscicultura utilizando diferentes materiais eletrocatalíticos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
J. J. F. Alves; de Vasconcelos, C. L.; C. A. Martínez-Huitle. Participação em banca de Francisco Leonardo Gomes de Menezes. Degradação eletroquímica da matéria orgânica presente em águas de viveiro de camarão. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
PEREIRA, Márcia Rodrigues; A. C. F. de Brito; V. M. Fonseca; de Vasconcelos, C. L.. Participação em banca de Jéssica Souza Marques. Uso do pó da palha de carnaúba em compósitos de quitosana. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
FONSECA, José Luis Cardozo; A. O. Wanderley Neto; de Vasconcelos, C. L.. Participação em banca de Wildson Arcanjo de Morais. Caracterização do processo de gelificação de soluções de quitosana utilizando reometria e espalhamento dinâmico da luz. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
PAULA, R. C. M.; PEDROSA, M. F. F.; de Vasconcelos, C. L.; GASPAROTTO, L. H. S.; FONSECA, José Luis Cardozo. Participação em banca de Camila Renata Machado de Lima. Complexos Interpolieletrolíticos de Quitosana e Poli (4-Estireno Sulfonato de Sódio): Preparção, Caracterização e Aplicação na Adsorção de Fármacos. 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, Z. M.; de Vasconcelos, C. L.; A. O. Wanderley Neto; Nunes, JS; FONSECA, José Luis Cardozo. Participação em banca de Wildson Arcanjo de Morais. Aplicação de técnicas de espalhamento a sistemas destinados a extração de petróleo. 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
de Vasconcelos, C. L.; J. J. F. Alves; SOARES, J. M.. Participação em banca de Jéssia Souza Marques.Preparação de Materiais à base de Quitosana usando Iridóides como Agentes de Reticulação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
O. S. Maciel; de Vasconcelos, C. L.; TRINDADE NETO, C. G.. Participação em banca de Patrícia Mafra Bezerril.Caracterização Viscométrica de Soluções de Quitina em DMA/LiCl. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encontro do projeto Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos.Effect of molecular weight and ionic strength on the formation of polyelectrolyte complexes based on poly(methacrlic acid) and chitosan. 2006. (Encontro).

2.
IV Encontro do projeto Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos. 2005. (Encontro).

3.
III Encontro do projeto Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos. 2004. (Encontro).

4.
II Encontro do projeto Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos. 2003. (Encontro).

5.
IV ISNaPol 2002.Rheology of starch-DMSO-water solutions. 2002. (Simpósio).

6.
XV CBECIMAT. Rheology of poliurethane solutions with different solvent compositions. 2002. (Congresso).

7.
XV CBECIMAT. Polyelectrolyte effect and stabilization of alumina dispersions. 2002. (Congresso).

8.
53ª Reunião Anual da SBPC. Reologia de soluções de poliuretana com diferentes solventes. 2001. (Congresso).

9.
XI Congresso de Iniciação Científica. O comportamento de soluções de poliuretana conforme o sistema-solvente empregado. 2000. (Congresso).

10.
IV Pharmatech. 1999. (Congresso).

11.
X Congresso de Iniciação Científica. Estudo da permeabilidade de membranas de quitosana por meio de medidas de condutividade em solução de cloreto de potássio. 1999. (Congresso).

12.
X Congresso de Iniciação Científica. Influência do sistema solvente água/DMSO na reologia de soluções de amido em água/DMSO. 1999. (Congresso).

13.
X Congresso de Iniciação Científica. Influência da composição de solventes na viscosidade de soluções de poliuretana em DMF/xileno. 1999. (Congresso).

14.
IX Congresso de Iniciação Científica. Correlação entre viscosidade e temperatura em soluções de amido-água-DMSO. 1998. (Congresso).

15.
VIII International Macromolecular Colloquium. Viscosity-temperature dependence of starch-water-DMSO. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luciano Lira. Desenvolvimento de nanopartículas magnéticas para aplicação biomédica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Elvis Lopes Brito. Desenvolvimento de coloides magnéticos dispersos em poli(ácido acrílico) com diferentes massas molares. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Roberta Talita Stopilha. Obtenção e Caracterização de Nanopartículas de Quitosana e Carboximetil Ciclodextrina como Carreadores de Peptídeos Hidrofóbicos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ernani Dias da Silva Filho. Obtenção e Caracterização de Nanopartículas de Multiferróicos do Tipo MFe2O4@BiFeO3. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ernani Dias da Silva Filho. OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE MULTIFERRÓICOS DO TIPO MFe2O4@BiFe. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Nayonara Yasmin Alves da Silva. Obtenção e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas encapsuladas em carboximetil-ciclodextrina. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Vinicius Ramires de Lima Pinto. Síntese e caracterização de sensores eletroquímicos à base de nanopartículas ferromagnéticas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe de Lima Fernandes. Obtenção e Caracterização de Fluídos Magnéticos formados a partir de NPMs, Lignosulfonato e Quitosana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

2.
Elvis Lopes Brito. Obtenção e Caracterização de Nanopartículas Magnéticas com Ciclodextrina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

3.
Patrícia Mafra Bezerril. Caracterização Viscométrica de Soluções de Quitina em DMA/LiCl. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

4.
Jéssica Souza Marques. Preparação de Biomateriais à base de Quitosana usando Iridóides como Agentes de Reticulação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

Iniciação científica
1.
Nayonara Yasmin Alves da Silva. Obtenção e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas encapsuladas em carboximetil-ciclodextrina. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

2.
Felipe de Lima Fernandes. Obtenção e caracterização de nanofluidos formados a partir de NPMs e lignosulfonato. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

3.
Vitória Loianne Silva Souza. Obtenção de ciclodextrinas modificadas utilizadas como dispositivos de carreamento de moléculas bioativas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

4.
Maria Juliana Nogueira dos Santos. Obtenção de ciclodextrinas modificadas utilizadas como dispositivos de carreamento de moléculas bioativas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

5.
Nayra Regilca Soares dos Santos. Obtenção de ciclodextrinas modificadas utilizadas como dispositivos de carreamento de moléculas bioativas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

6.
Elvis Lopes Brito. Obtenção e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas encapsuladas em ciclodextrina. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

7.
Elvis Lopes Brito. Encapsulamento de ciclosporina usando partículas core-shell à base de complexos polieletrolíticos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

8.
Elvis Lopes Brito. Obtenção e caracterização de partículas poliméricas à base de quitosana e lignosulfonato. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

9.
Felipe de Lima Fernandes. Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

10.
Flora Vitória de Oliveira Amorim. Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

11.
Felipe de Lima fernandes. Obtenção e caracterização de partículas poliméricas à base de quitosana e lignosulfonato. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

12.
Elvis Lopes Brito. Obtenção e caracterização de partículas poliméricas à base de quitosana e lignosulfonato. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

13.
Flora Vitória de Oliveira Amorim. Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

14.
Gustavo Thalmer de Medeiros Silva. Preparação de partículas a partir de reações de complexação entre polieletrólitos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

15.
Gustavo Thalmer de Medeiros Silva. Preparação de Partículas a partir de Reações de Complexação entre Polieletrólitos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

16.
Adriana Paula Batista dos Santos. Preparação de Partículas a partir de Reações de Complexação entre Polieletrólitos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.

17.
Adriana Paula Batista dos Santos. Preparação de Biomateriais à base de Quitosana usando Iridóides como Agentes de Reticulação. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Lopes de Vasconcelos.



Inovação



Patente
1.
 de Vasconcelos, C. L.; SOARES, J. M. ; BRITO, E. L. ; LIMA, L. J. . Processo para Produção de Nanopartículas Magnéticas com Estrutura de Núcleo/Casca usando Quitosana. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160111200, título: "Processo para Produção de Nanopartículas Magnéticas com Estrutura de Núcleo/Casca usando Quitosana" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 17/05/2016

2.
 VASCONCELOS, C. L.; SOARES, J. M. ; BRITO, E. L. . Processo de Síntese de Nanopartículas e Ligas Metálicas com Estrutura Núcleo/Casca. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170125122, título: "Processo de Síntese de Nanopartículas e Ligas Metálicas com Estrutura Núcleo/Casca" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 12/06/2017


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, E. L. ; de Vasconcelos, C. L. . Obtenção e caracterização de partículas poliméricas à base de quitosana e lignosulfonato. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FERNANDES, F. L. ; de Vasconcelos, C. L. . Síntese e caracterização de nanopartículas ferromagnéticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 23:46:48