Eduardo Okuhara Arruda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5610705363406563
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Doutor em Educação pelo programa de Pós-graduação da UMESP. Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2006), área de concentração: Pedagogia do Movimento, Corporeidade e Lazer (Orientador: Prof. Dr. Wagner Wey Moreira). Atualmente é docente no curso de Educação Física e pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e do Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UNIITALO). Coordenador e Professor de Capoeira do Projeto Capoeirando na Metô (Capoeira para pessoas com Síndrome de Down). Professor de Capoeira do Instituto Padre Leo Comissari e Membro do Grupo de Estudos da Fenomenologia das fases da vida da PPGE-UMESP. Membro do conselho editorial da Revista de Educação Física REBESCOLAR. Temas de interesse: Educação e linguagem, Educação Física Escolar, Motricidade Humana, Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Fenomenologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Okuhara Arruda
Nome em citações bibliográficas
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo.
Rua do Sacramento, nº 230
Rudge Ramos
09640000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665600
Ramal: 5968
URL da Homepage: http://www.metodista.br/nfc


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Capoeira e corporeidade: Uma perspectiva fenomenológica da motricidade do corpo-down,
Orientador: Prof. Dr. Rui Josgrilberg.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Corporeidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Motricidade Humana.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2003 - 2006
Mestrado em Educação Física.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: Capoeira: Corpo, Complexidade e Humanismo - Aportes para uma proposta pedagógica.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: WAGNER WEY MOREIRA.
Palavras-chave: capoeira; humanismo; complexidade; corpo; Cidadania.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2012 - 2013
Especialização em Gestão de academias. (Carga Horária: 414h).
Faculdade Pitágoras, UNIMINAS, Brasil.
Título: Pesquisa de satisfação como estratégia de retenção nas academias de ginástica.
1998 - 2001
Graduação em Educação Física.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Fundamentos Biomecânicos e análise de movimentos aplicada à capoeira.
Orientador: Prof Ms. Ibrahim El Hayek.




Formação Complementar


2016 - 2016
Epistemologia da Motricidade Humana. (Carga horária: 40h).
Instituto Internacional Del Saber Kon-traste, IIDSKT, Colômbia.
2006 - 2006
Fundamentos da Capoeira. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Fundamentos da Capoeira. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Jogos Brinquedos e Brincadeiras na Educação Física. (Carga horária: 18h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, VILA, Brasil.
2004 - 2004
Fundamentos da Capoeira. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo: Ensino de Matemática, Ciências e EF: Tendências atuais
Modulo: Fundamentos da Educação Física e dos esportes
Módulo: Corpo e movimento
Módulo: Pesquisa científca
08/2017 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo Dimensões sociais do esporte
Módulo Cultura corporal
08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, .

02/2012 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ensino Superior, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Práxis Capoeira (Inclusão social - Síndrome de Down).
02/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo: Ensino de Matemática, Ciências e EF: Tendências atuais
Módulo: Ensino de Matemática, Ciências e EF: Tendências atuais (PARFOR)
02/2017 - 06/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo: Corpo e Movimento (Temática: Corporeidade)
Módulo: Fundamentos da EF e dos Esportes (Temática: Aspectos sociohistóricos e pedagógicos da EF)
Orientação de TCC
08/2016 - 12/2016
Ensino, EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos sociohistóricos da capoeira e cidadania
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo: Ensino de Matemática, ciências e EF (PARFOR)
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo: Ensino de Matemática, Ciências e EF: Tendências Atuais
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Corporal do Movimento
Dimensões Multidisciplinares da EF e dos Esportes (Temática: Sociologia da EF e dos esportes)
Educação Física escolar: Bases Teóricas e epistemológicas
Fundamentos da EF e dos Esportes (Temática: Aspectos sociohistóricos da EF)
02/2016 - 06/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo e Movimento (Temática: Corporeidade)
Cultura Corporal (Temática: Cultura Corporal do Movimento)
Dimensões Multidisciplinares da EF e dos Esportes (Temática: Aspectos sociológicos da EF e dos esportes)
Fundamentos da EF e dos Esportes (Temática: Aspectos sociohistóricos e pedagógicos da EF)
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física
08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases teóricas da Educação Física escolar
Capoeira: Aspectos sociohistóricos e cidadania (Eletiva EAD)
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
Corpo, cultura e sustentabilidade
Sociologia da Educação Física e do esporte
08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Cátedra Gestão de Cidades, .

Atividade de extensão realizada
PRÁXIS DA CAPOEIRA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO CULTURAL E CIDADÃ NA CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.
02/2013 - 12/2015
Ensino, EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Aspectos sociohistóricos, culturais e cidadania
02/2015 - 06/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos sociohistóricos da Educação Física e do esporte
Capoeira: Aspectos sociohistóricos e cidadania (Eletiva EAD)
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade (Eletiva)
Corpo, cultura e sustentabilidade (Eletiva)
02/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade (Eletiva)
Corpo, Cultura e Sustentabilidade (Eletiva)
Dimensões Multidisciplinares da EF e dos Esportes (Temática: Sociologia da Educação e do esportes)
02/2014 - 06/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos sociohistóricos da Educação Física e dos esportes
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade (Eletiva)
09/2013 - 12/2013
Ensino, EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Aspectos sociohistóricos, culturais e cidadania
08/2013 - 12/2013
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
08/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Corporal do Movimento
Dimensões Multidisciplinares da EF e dos Esportes (Aspectos sociológicos da EF e dos esportes)
02/2013 - 06/2013
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
02/2013 - 06/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo e Movimento (Temática: Corporeidade)
Fundamentos da EF e dos Esportes (Temática: Aspectos sociohistóricos e pedagógicos da EF)
08/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Corporal
Dimensões Multidisciplinares da EF e dos Esportes
Fundamentos da EF e dos Esportes
02/2012 - 06/2012
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
02/2012 - 06/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Rítmicas e Expressivas e Lutas
Corpo e Movimento
Fundamentos da EF e dos Esportes
08/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e Liberdade
08/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dimensões Multidisciplinares da EF e dos Esportes
02/2011 - 06/2011
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
02/2011 - 06/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
NEEP em Esportes e Lazer I e IV
Núcleo de Aprofundamento em Lazer e Qualidade de Vida - TCC
Atividades Rítmicas e Expressivas e Lutas
Fundamentos da EF e Esportes
08/2010 - 12/2010
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da EF e dos Esportes
NEEP em Esportes e Lazer II
NEEP em Esportes e Lazer IV
Dimensões sociais da EF e dos Esportes
02/2010 - 06/2010
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
02/2010 - 06/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corporeidade e Cultura Brasileira
História da EF e dos Esportes
NEEP em Esportes e Lazer III
Corpo e Movimento (Temática: Corporeidade)
Fundamentos da EF (Temática: Aspecto sociohistóricos da EF )
08/2009 - 12/2009
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem Motora
Didática da EF
NEEP em Pedagogia do Movimento e Lazer IV
História da EF e dos Esportes no Brasil
NEEP em Esporte e Lazer II
Dimensões Sociais da EF e dos Esportes I e II
02/2009 - 06/2009
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
02/2009 - 06/2009
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corporeidade e Cultura Brasileira
Fundamentos Pedagógicos da EF
NEEP em Esportes e Lazer III
Corpo e Movimento (Temática: Corporeidade)
08/2008 - 12/2008
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
NEEP em Esporte e Qualidade de Vida
NEEP em Esporte e Lazer
02/2008 - 06/2008
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corporeidade e Cultura Brasileira
NEEP em Esporte e Qualidade de Vida
NEEP em Pedagogia do Movimento e Lazer III
02/2008 - 06/2008
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, expressão e liberdade
02/2007 - 06/2007
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
NÚCLEO DE ESTUDOS E APROFUNDAMENTO E LAZER E QUALIDADE DE VIDA
08/2006 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
NEEPP em Esportes e Qualidade de Vida
02/2006 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corporeidade e Cultura Brasileira
08/2005 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução e Desenvolvimento da Educação Física e dos Esportes no Brasil
02/2004 - 12/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Infantil I
2/2004 - 12/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Recreação e Lazer I e II
2/2004 - 12/2004
Ensino, Programa de Formação de Professores Módulo de Educ, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação de professores da rede pública - módulo em E. Física
2/2002 - 12/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Artes Marciais I e II
2/2003 - 6/2003
Ensino, Disciplina Eletiva Corpo em Movimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo em movimento
2/2003 - 6/2003
Ensino, Curso Livre da 3ª Idade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Física e Saúde na 3ª Idade
2/2002 - 6/2002
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira: Corpo, Expressão e LIberdade

Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UNIITALO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Mestre, Carga horária: 12

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Física
Educação Física infantil
Metodologia da pesquisa científica e oientação de tcc
02/2017 - 12/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Física
Metodologia do Desporto Juvenil
Seminários do TCC
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Processo de Ensino e Aprendizagem
Seminários de TCC
02/2016 - 06/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Desporto Infantil
Seminários de TCC
02/2015 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Processo de Ensino e Aprendizagem
Processos Pedagógicos do Desporto Escolar
Seminários de TCC
02/2014 - 12/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processo Pedagógicos do Desporto Escolar
Didática do Processo de Ensino e Aprendizagem
Seminários de TCC
02/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Pedagógicos do Desporto Escolar
Didática do Processo de Ensino e Aprendizagem
Seminários de TCC
02/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Pedagógicos do Desporto Escolar
08/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos pedagógicos do desporto escolar

Instituto Padre Leo Comissari, IPLC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 2
Outras informações
Atuação como professor de capoeira numa perspectiva de formação cultural. O Instituto Padre Leo Comissari configura-se como um centro de formação educativa nas áreas da cultura, técnica, esportiva e outras. O centro de formação Padre Leo localiza-se na região com menos recursos em São Bernardo do Campo (Jd, Silvina) e propõe-se a atender crianças e jovens e, ainda, adultos com o oferecimento de cursos de economia solidária, incubadoras e empreendedorismo. ,


Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

2/2005 - 06/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens da Educação Física
Políticas Educacionais
Políticas Públicas de Saúde
Teoria e prática da capoeira I e II

Escola Villare, VILLARE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Aulas de capoeira

Atividades

2/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
capoeira

Educandário Nossa Senhora Aparecida, ENSA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Aulas de capoeira

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
capoeira

Instituto Assistencial Mei Mei, MEI-MEI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Atividades

4/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
capoeira


Linhas de pesquisa


1.
Fenomenologia das fases da vida

Objetivo: Refletir a partir da perspectiva fenomenológica (do vivido) para discutir as idades da vida. Aspectos empíricos, como os movimentos fetais, podem auxiliar na compreensão da corporeidade do feto e, nesse sentido, abrir alguns campos de estudo sobre a vida do Infans. O corpo-fetal na sua intencionalidade assume uma condição de corpo pré-linguístico, está visceralmente ligado ao corpo da mãe, mas conecta-se também ao mundo e inicia sua jornada cultural no trajeto da humanidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM JORNADA AMPLIADA: O ESTUDANTE COMO LEITOR-PROTAGONISTA DE DIFERENTES LINGUAGENS
Descrição: Este projeto de pesquisa e intervenção trabalha a ação educacional-escolar como uma prática dos direitos instituídos e busca compreendê-la como valor constitutivo de políticas de educação. O Parecer CNE/CEB 7/2010 , com base na Lei 9394, LDB/1996, orienta claramente a direção. Por isso, o trabalho escolar é comunitário, cidadão e se amplia no crescimento dos educandos e no desenvolvimento do currículo, experimentados nas etapas e modalidades da vida escolar. Pessoa, cidadania e trabalho constituem a tríade do percurso formativo básico, nos termos da CF 1988, visto que, segundo a Emenda Constitucional 59/2009, complementada pela Lei 12.796/2013, torna curricular a vida escolar entre 4 e 17 anos, bem como sua obrigatoriedade, ressalta o sentido de currículo como lugar central das relações de ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador / Luiz Roberto Alves - Integrante.
2015 - Atual
FENOMENOLOGIA DAS IDADES DA VIDA
Descrição: A ideia é que partamos da perspectiva fenomenológica (do vivido) para discutir as idades da vida. Aspectos empíricos, como os movimentos fetais, podem auxiliar na compreensão da corporeidade do feto e, nesse sentido, abrir alguns campos de estudo sobre a vida do Infans. O corpo-fetal na sua intencionalidade assume uma condição de corpo pré-linguístico, está visceralmente ligado ao corpo da mãe, mas conecta-se também ao mundo e inicia sua jornada cultural no trajeto da humanidade. A sedimentação da corporeidade se constitui de forma indissociável, o corpo se movimenta ao tempo em que começa a desenvolver a fala. Mas o que se coloca como centralidade da discussão, é compreender como cada sujeito, a partir do vivido, constitui sua corporeidade, o modo de ser e estar no mundo. A corporeidade é sedimentada para a linguagem. Quando a criança passa a usar a linguagem ela interfere no mundo e se apropria mais das coisas do mundo. As idades da vida constituem, portanto, uma experiência vivida e, diante dessa questão, buscamos em nosso grupo de estudos aprofundar a compreensão desses mundos-idades e, dessa forma, pensar nas a contribuições dessa discussão no campo filosófico-pedagógico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador / Sérgio Oliveira dos Santos - Integrante / RUI JOSGRILBERG - Integrante / VITOR CHAVES - Integrante.
2012 - Atual
VIOLÊNCIA PRATICADA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DOS BOLETINS DE OCORRÊNCIA
Descrição: Problema de pesquisa: Qual é o tipo de violência praticada por crianças e adolescentes em escolas públicas de São Bernardo do Campo registradas em Boletins de Ocorrência (BO)? Objetivo geral: Analisar a violência praticada por crianças e adolescentes no âmbito de escolas públicas no ABC Paulista Objetivos específicos: Descrever a violência praticada por crianças e adolescentes nas escolas públicas de São Bernardo do Campo, a partir dos Boletins de Ocorrência registrados nas Delegacias de Polícia do Município, no período entre 2007 e 2012; Identificar, nos Boletins de Ocorrência registrados nas Delegacias de Polícia do Município, as informações relativas à violência praticada por crianças e adolescentes nas escolas públicas de São Bernardo do Campo, no período entre 2007 e 2012; Analisar, sob o aspecto quantitativo, as informações sobre a violência praticada por crianças e adolescentes obtidas por meio dos Boletins de Ocorrência registrados nas Delegacias de Polícia do Município sobre a violência; Método Trata-se de uma Pesquisa Exploratória Descritiva do Tipo Documental. Amostra: boletins de ocorrência sobre violência praticada por crianças e adolescentes nas escolas públicas de São Bernardo do Campo. A pesquisa contará com X% da totalidade de BOs registrados. Local: Escolas públicas de São Bernardo do Campo/ABC paulista. Critérios de inclusão e exclusão da amostra: Serão incluídos na amostra os BOs registrados no período entre 2007 e 2012; advindos de ocorrências em escolas públicas de São Bernardo do Campo; envolvendo crianças e adolescentes. A exclusão da amostra se refere aos materiais que não atendam aos critérios acima estabelecidos Material: dados registrados nos boletins de ocorrência referentes a violência praticada por crianças e adolescentes em escolas públicas de São Bernardo do Campo/ABC paulista, no período entre 2007 e 2012. Procedimentos: Para coleta dos dados: serão coletados a partir da análise dos dados registrados no BOs, tais como: dados sócio demográficos; autoria conhecida ou desconhecida; tipo de ato infracional (grave, médio ou leve). Para análise dos dados: os dados registrados nos Bos serão analisados quantitativamente em forma de frequência absoluta (fa) e frequência relativa (fr), sendo sistematizados e analisados a partir do Statistical Package for Social Sciences for Windows Versão 17.0 (SPSS). Posteriormente, estes resultados serão interpretados a partir de uma perspectiva psicossocial, educativa e jurídica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador / Dagmar Silva Pinto de Castro - Integrante / Hilda Rosa Capelão Avoglia - Integrante / Maria Cristina Teixeira - Integrante / Roberto Joaquim de Oliveira - Integrante.
2012 - Atual
Formação Ambiental, Cidadã e Tecnológica de Lideranças Comunitárias para a Gestão de Projetos Sociais nas Comunidades Quilombolas de Barra do Turvo
Descrição: . O objetivo geral do programa é fomentar processos emancipatórios de mobilização, implantação e avaliação de projetos sociais nas comunidades quilombolas de Barra do Turvo, que contribuam para a autonomia de grupos comunitários em ações relevantes para a valorização de suas culturas e saberes preservando suas identidades. Pretende-se proporcionar o desenvolvimento das comunidades de forma a preservar sua identidade e conquistar autonomia por meio de sua participação ativa nos procedimentos utilizados pela sociedade. Como resultado, haverá a valorização dos saberes e as habilidades de tal forma manter a população quilombola em sua localidade de origem, preservando a mão de obra local..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador / José de Sá - Integrante / Luiz Roberto Alves - Integrante / Marco Aurelio Bernardes - Integrante / Marcos Munhoz da Costa - Integrante / Cláudio Rodrigo Torres - Integrante.
2005 - 2009
O brincar e suas implicações pedagógicas à luz das teorias psicogenéticas
Descrição: O brincar e suas implicações pedagógicas à luz das teorias psicogenéticas. O presente projeto de pesquisa é realizado por um grupo de estudo denominado GENBRI ( Gente que brinca ) e tem como proposta investigar as contribuições das postulações das teorias psicogenéticas representadas por Piaget, Vygotsky e Wallon, e suas possíveis aplicações na Educação Física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador.Financiador(es): Universidade Metodista de São Paulo - Cooperação.


Projetos de extensão


2015 - Atual
PRÁXIS DA CAPOEIRA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO CULTURAL E CIDADÃ NA CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as contribuições das políticas públicas para a cultura como programa educativo na cidade de São Bernardo do Campo. O projeto tem como fundamentação os documentos que dão orientação à cultura como bem-comum. Para reunir informações inerentes aos aspectos que apontam para direitos e cidadania, buscou-se a Constituição de 1988, ECA e a LDB 9.394/96 como expressão dos deveres do Estado em dar garantias à cultura e cidadania. Para compor o referencial teórico, no campo da práxis cultural, foram utilizados autores que discutem políticas públicas integradas para o fomento da cultura na perspectiva da inclusão social e cidadania..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador / Luiz Silverio Silva - Integrante.
2004 - 2004
PROFE - Programa de formação de professores
Descrição: Projeto criado pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a UMESP, tem objetivamente a proposta de gerar discussões e debates acerca a Educação Física Escolar, suas tendências, suas novas possibilidades pedagógicas e teóricas, bem como, abrir espaço para troca de experiências e vivências nas escolas..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador.Financiador(es): Universidade Metodista de São Paulo - Remuneração.
2003 - 2012
Capoeirando na Metô
Descrição: O projeto tem como objetivo a promoção da cidadania através da prática da capoeira. O jogo como possibilidade de estabelecer relações de amizade e trocas pessoais, a roda enquanto espaço de discussões, troca de experiências e interações, as atividades como forma de interação sóciocultural e sobretudo, o projeto contribuindo no desenvolvimento pessoal e social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador.Financiador(es): Universidade Metodista de São Paulo - Outra.


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2009
Projeto Dinda
Descrição: O projeto Dinda é parte do projeto institucional da Unicastelo, e, tem como objetivo auxiliar na formação das crianças envolvidas, através de práticas esportivas. As crianças pertencem a comunidades carentes ( crianças de risco ) e nosso objetivo é ajudar na formação humana e cidadã dessas crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Okuhara Arruda - Coordenador.Financiador(es): Universidade Brasil - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Corporeidade e Pedagogia do Movimento/Especialidade: Capoeira.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Corporeidade e Pedagogia do Movimento/Especialidade: Educação Física Infantil.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Corporeidade e Pedagogia do Movimento/Especialidade: Educação Física Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Contra-mestre de Capoeira, Associação de Capoeira Menino Chorou.
2001
Prof. Dr. Wagner Wey Moreira, Universidade Metodista de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2017 ARRUDA, EDUARDO OKUHARA. Fenomenologia e capoeira: jogos ludomotrícios na formação da criança na fase. REVISTA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA (ONLINE), v. 23, p. 308-316, 2017.

2.
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2016ARRUDA, Eduardo Okuhara. A capoeira como ato poético e filosófico: partindo da perspectiva de Josef Pieper. Notandum (USP), v. 40, p. 69-80, 2016.

3.
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2015ARRUDA, Eduardo Okuhara. Fenomenologia e práxis da capoeira: a roda como espaço de memória, ritualidade e identidade. Convenit Internacional (USP), v. 18, p. 77-88, 2015.

4.
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2015ARRUDA, Eduardo Okuhara. Fenomenologia hermenêutica e a cultura afro-brasileira: Religião, capoeira, cosmovisão africana e práxis étnico-racial. Convenit Internacional (USP), v. 19, p. 47-56, 2015.

5.
SANTOS, S. O.2014SANTOS, S. O. ; ARRUDA, Eduardo Okuhara . Lutas e a cultura corporal do movimento: dialogicidade, dualitude, He e Ren. Convenit Internacional (USP), v. 15, p. 41-50, 2014.

6.
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2014ARRUDA, Eduardo Okuhara. Corpo, complexidade e cumanismo: aportes para uma proposta pedagógica na capoeira. Cadernos de Educação (UMESP), v. 13, p. 30-45, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Capoeira Corpo e Educação Física: Por uma pedagogia corporal e humanista. 1. ed. Curitiba- Parana: Editora CRV, 2014. v. 200. 94p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Musculação - Um hábito saudável na terceira idade. In: 6ºCongresso de produção científica e 4º Seminário de extensão da Umesp, 2002, São Bernardo do Campo, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Capoeira - O corpo em movimento, uma análise biomecânica. In: 2º Congresso Científico Latino-Americano da Fiep-Unimep, 2002, Piracicaba. O Esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba: Coletâneas, 2002. p. 653-653.

Apresentações de Trabalho
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. A capoeira como ato poético e filosófico: partindo da perspectiva de Josef Pieper. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Capoeira como conteúdo pedagógico na Educação Física escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. DOS TAMBORES AS POLÍTICAS DE ENCRUZILHADA: AS RELIGÕES AFRO-BRASILEIRAS, PERSPECTIVAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara; FEITOSA, C. A. ; NAKASSU, T. ; FLAMINO, A. . O Judo escolar como pratica formativa. Buenos Aires: Revista Digital Efdportes, 2011 (Revista Digital).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Oficina de Capoeira para os estudantes da Universidade de Washington. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Oficina de Capoeira para os estudantes do Programa Top-China Santander. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 8º Encontro de Gestão Pedagógica para educadores de capoeira ' Práxis da capoeira'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARRUDA, E. O. ; ARRUDA, Eduardo Okuhara . VI Curso de Capacitação Pedagógica para profissionais da Capoeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. VII Curso de Capacitação Pedagógica para profissionais de Capoeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Oficina de Capoeira para alunos estrangeiros do Programa de Intercâmbio da UMESP/UW. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. CURSO DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES E MESTRES DE CAPOEIRA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. CURSO DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES E MESTRES DE CAPOEIRA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. CURSO DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES E MESTRES DE CAPOEIRA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. CURSO DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES E MESTRES DE CAPOEIRA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOGUEIRA, E. K.; ARRUDA, Eduardo Okuhara. Participação em banca de EVERTON KIYOSHI NOGUEIRA.Análise Biomecânica do Agachamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
SILVA, I.S.C.; ARRUDA, Eduardo Okuhara. Participação em banca de IVAN SCOLFANO CAETANO e RAFAEL PEDRON FERREIRA.Análise Biomecânica Comparativa de Corridas de Velocidade Fundo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
SCHENATTO, C.; ARRUDA, Eduardo Okuhara. Participação em banca de CAROLINA SCHENATTO E GABRIELLE PALMIEIRI.Análise Biomecânica da subida e descida do step. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
USHINOHAMA, N.; ARRUDA, Eduardo Okuhara. Participação em banca de NATHALIA USHINOHAMA.Melhora do Padrão Postural através da Ginástica Corretiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
FELIX, E. G.; ARRUDA, Eduardo Okuhara. Participação em banca de EDUARDO GONÇALVES FELIX.Atividade Física na 3ª Idade: Para um envelhecimento mais saudável. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
MACHADO, L.F.; ARRUDA, Eduardo Okuhara. Participação em banca de LUIZ FERNANDO MACHADO.Como exercícios para fortalecimento do tronco podem contribuir para a melhora de problemas posturais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
GARCIA, C. S.; ARRUDA, Eduardo Okuhara. Participação em banca de CAMILA SALMERON GARCIA E JANAINA MELQUES FERNANDES.Primeiras aproximações pafa uma Educação Física Lúdica, Participativa e Consciente no ensino médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
SANTOS, R. C.; ARRUDA, Eduardo Okuhara. Participação em banca de RONALDO COSTA DOS SANTOS E KARINA GARCIA DE OLIVEIRA SILVA.A criança e o brincar, um jogo que dá certo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Motricidade Humana, corporeidade e educação.Lutas, cultura e Educação Física. 2015. (Encontro).

2.
ENAF. Esportes de aventura:Uma possibilidade de diminuir o estresse no cotidiano. 2015. (Congresso).

3.
VII Fórum de Capoeira e Cidadania - Cultura da Paz.VII Fórum de Capoeira e Cidadania - Cultura da Paz. 2013. (Encontro).

4.
II Mostra de Arte Inclusiva da Universidade Metodista.Projeto Capoeirando na Metô. 2010. (Outra).

5.
4º Semana Cultural do Camp Sbc Centro de Formação e Integração Social.APRESENTAÇÃO GRUPO CAPOEIRANDO NA METO. 2009. (Outra).

6.
I Mostra de Arte Inclusiva na Metodista.Abertura do evento com apresentação do grupo de capoeira: capoeirando na metô. 2009. (Encontro).

7.
VI Sou Show Afro.Apresentação de capoeira do Grupo Capoeirando na Metô. 2009. (Outra).

8.
V Sou Show Afro.Apresentação de capoeira. 2008. (Outra).

9.
IV Show Show Afro.Abertura do evento com roda de capoeira. 2007. (Outra).

10.
Espetáculo de Abertura das Disciplinas Eletivas.Capoeira e Cidadania. 2006. (Encontro).

11.
III Sou Show Afro.Apresentação artística de capoeira. 2006. (Outra).

12.
VII Semana da Educação Física.Oficina de Capoeira. 2006. (Oficina).

13.
1º ENCONTRO DE PROFESSORES E PESQUISADORES E 1º ENCONTRO DE ALUNOS EGRESSOS DA UNICASTELO.JOGOS E BRINCADEIRAS COM CAPOEIRA. 2005. (Encontro).

14.
1º FÓRUM DE CAPOEIRA E CIDADANIA DA UMESP.CAPOEIRA NA PERSPECTIVA HUMANISTA. 2005. (Oficina).

15.
3ª CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA 3ª MOSTRA ACADÊMICA. ENSINO DA CAPOEIRA - POR UMA PERSPECTIVA HUMANISTA. 2005. (Congresso).

16.
8º CONGRESSO DE INICIAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA & 7º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO METODISTA. As interfaces da capoeira: Possibilidades pedagógicas na escola. 2005. (Congresso).

17.
I Fórum de Capoeira e Cidadania da Metodista.CAPOEIRA E O SOCIAL, CAPOEIRA INTEGRATIVA, CORPO NA RELAÇÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO, CAPOEIRA E QUALIDADE DE VIDA.. 2005. (Oficina).

18.
II Sou Show Afro.Apresentação de capoeira. 2005. (Outra).

19.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E X SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. CAPOEIRA NA ESCOLA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DE UM OLHAR HUMANÍSTICO. 2005. (Congresso).

20.
2ºJornada de Iniciação Científica e 5ºSeminário de extensão da Umesp.Bem-estar humano e saúde pública. 2003. (Seminário).

21.
IV Semana de Eduação Física da Umesp.Capoeira na escola. 2003. (Oficina).

22.
2º Congresso Cinetífico Latino-Americano da Fiep-Unimep e 2º Simpósio Científico Cultural em Educação Física e Esportes Brasil/Cuba. Capoeira : O corpo em movimento, uma análise biomecânica. 2002. (Congresso).

23.
6ºCongresso de produção científica e 4 ºSeminário de extensão da Umesp. Musculação - Um hábito saudável na terceira idade. 2002. (Congresso).

24.
4ºCongresso de produção científica da Umesp. A prática da Yoga e seus benefícios. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara; JOSGRILBERG, R. ; SANTOS, S. O. . I Seminário de Aprofundamento da Fenomenologia das fases da vida. 2015. (Outro).

2.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 8º Fórum de Capoeira e Cidadania: a roda como espaço de memória, ritualidade e identidade. 2014. (Outro).

3.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 7º Fórum de Capoeira e Cidadania - Cultura da Paz. 2013. (Outro).

4.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 6º Fórum de Capoeira e Cidadania. 2010. (Outro).

5.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 5º FÓRUM DE CAPOEIRA E CIDADANIA NA METODISTA: MITOS E FATOS E II FESTIVAL DE CAPOEIRA INCLUSIVA. 2009. (Outro).

6.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 4º FÓRUM DE CAPOEIRA E CIDADANIA NA METODISTA: DIÁLOGOS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO E I FESTIVAL DE CAPOEIRA INCLUSIVA. 2008. (Outro).

7.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 3º FÓRUM DE CAPOEIRA E CIDADANIA NA METODISTA: O PROTAGONISMO SOCIAL. 2007. (Outro).

8.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 2º FÓRUM DE CAPOEIRA E CIDADANIA NA METODISTA: A INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA. 2006. (Outro).

9.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 1º FÓRUM DE CAPOEIRA E CIDADANIA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ronaldo. O lúdico - Possibilidade pedagógica no ensino da capoeira ( Provisório ). Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, Aline Maurício, BARROS, Alian, BOIANI, Luana, POLLI,. DANÇA, EDUCAÇÃO FÍSICA E CORPOREIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE REDESCOBERTA DE SENTIDOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

2.
GARCIA, Camila Fernandes, ROSÁRIO, Lívia Faro. EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E CORPOREIRDADE: POR UMA PRÁXIS INCLUSIVA NA ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

3.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A CULTURA CORPORAL DO MOVIM. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO: ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

4.
Rosilene Roxo; Wilson Vasconcelos; Edna Barbosa e João Furia. A práxis pedagógica na EF no Ensino Fundamental I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

5.
Danides Alves; Henrique Santos; Saulo Souza; Reinaldo Souza. Artes Marciais como prática restauradora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

6.
Cibele Silva; Débora Souza; Maria Silva; Ewerton Scaccio. O desinteresse dos alunos e alunas do Ensino Médio na EF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

7.
Caroline Souza Santos. Ginástica Artística e Corporeidade: Novas perspectivas para a formação integral do (a) aluno (a) nas aulas de EF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

8.
Carlos Wilson Bezerra; Leandro Vieira; Carlos Castilho. Reflexões sobre o lúdico a partir de Piaget e Vygotsky: Contribuições teóricas para a EF no Ensino Fundamental I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

9.
SILVA, Adriano Cardoso da, SILVA, Fernando Moura Gomes da, M. O PARKOUR NA PERSPECTIVA DA MOTRICIDADE HUMANA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

10.
Thamara Souza; Lais Felisberto; Fernanda Santos. Educação Física escolar: Por uma práxis pedagógica inclusiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

11.
Ana Jussara Andruquim; Danilo Santos e Rafael Lima. O Muay Thai pedagógico: As dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

12.
Anádia Conceição, Francisco Panizza e Paulo Sérgio Silva. Slack-line e suas contribuições pedagógicas na Educação Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

13.
Elaine Izabel. O desinteresse dos(as) alunos(as) nas aulas de Educação Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

14.
LUCIANA APARECIDA GONÇALVES DE MIRANDA. CAPOEIRA E EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

15.
DEIVID ALVES DOS SANTOS E NAIANE FRAGOSO PEREIRA CALDAS. OS DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

16.
Danilo Toledo Rocha, Vinicius Alves Sousa e Joyce Araujo. A CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.

17.
JANINE M. SANTOS; HELOISE F. LUZ. DANÇA E CORPOREIDADE: POR UMA RENOVADA EXISTENCIALIDADE DO CORPO IDOSO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Eduardo Okuhara Arruda.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2015ARRUDA, Eduardo Okuhara. Fenomenologia e práxis da capoeira: a roda como espaço de memória, ritualidade e identidade. Convenit Internacional (USP), v. 18, p. 77-88, 2015.

2.
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2016ARRUDA, Eduardo Okuhara. A capoeira como ato poético e filosófico: partindo da perspectiva de Josef Pieper. Notandum (USP), v. 40, p. 69-80, 2016.

3.
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2014ARRUDA, Eduardo Okuhara. Corpo, complexidade e cumanismo: aportes para uma proposta pedagógica na capoeira. Cadernos de Educação (UMESP), v. 13, p. 30-45, 2014.

4.
ARRUDA, Eduardo Okuhara;ARRUDA, EDUARDO OKUHARA2015ARRUDA, Eduardo Okuhara. Fenomenologia hermenêutica e a cultura afro-brasileira: Religião, capoeira, cosmovisão africana e práxis étnico-racial. Convenit Internacional (USP), v. 19, p. 47-56, 2015.


Livros e capítulos
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Capoeira Corpo e Educação Física: Por uma pedagogia corporal e humanista. 1. ed. Curitiba- Parana: Editora CRV, 2014. v. 200. 94p .


Apresentações de Trabalho
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Capoeira como conteúdo pedagógico na Educação Física escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Oficina de Capoeira para alunos estrangeiros do Programa de Intercâmbio da UMESP/UW. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 8º Encontro de Gestão Pedagógica para educadores de capoeira ' Práxis da capoeira'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Oficina de Capoeira para os estudantes da Universidade de Washington. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. Oficina de Capoeira para os estudantes do Programa Top-China Santander. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARRUDA, Eduardo Okuhara; JOSGRILBERG, R. ; SANTOS, S. O. . I Seminário de Aprofundamento da Fenomenologia das fases da vida. 2015. (Outro).

2.
ARRUDA, Eduardo Okuhara. 8º Fórum de Capoeira e Cidadania: a roda como espaço de memória, ritualidade e identidade. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 3:37:26