Raquel Alves Cassoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3926033410443969
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestrado (2006) e doutorado (2017) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora na Universidade do Sagrado Coração de Bauru-SP, FAINAM - CIA/ FIAM e psicologa escolar no Colégio Galileu Mackenzie em Jaú. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicologia sócio histórica, inclusão escolar, psicologia social, atuação profissional, deficiência auditiva e violência contra a mulher. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Alves Cassoli
Nome em citações bibliográficas
CASSOLI, R. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua Irmã Arminda, 10- 50
Jardim Brasil
17011160 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 21077000
URL da Homepage: http://www.unipaulistana.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O significado e o sentido de sucesso e/ou fracasso em relação à dinâmica da inclusão/exclusão escolar: um estudo sobre o desempenho escolar com professores e alunos, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Wanda Maria Junqueira de Aguiar.
Palavras-chave: educação inclusiva; Fracasso escolar, formação de professores; Psicologia Sócio Histórica.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2006
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: As várias faces da produção do fracasso escolar: em nome da inclusão, uma história de exclusão.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Mitsuko Aparecida Makino Antunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Produção do fracasso escolar; Inclusão escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2002 - 2003
Especialização em Psicologia e Educação: Processo de Aprendizagem e de Escolarização. (Carga Horária: 520h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Representções docentes sobre a atuação do psicólogo em Educação.
Orientador: Rosangela Gavioli Prieto.
1996 - 2000
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso Introdutório para Psicólogos com interesse em Implante Coclear. (Carga horária: 16h).
Fundação Otorrinolaringologia, FO, Brasil.
2016 - 2016
Programa de capacitação: aplicativos do office 365. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, Brasil.
2015 - 2015
Programa de capacitação de colaboradores docentes. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, Brasil.
2014 - 2014
Programa de capacitação de colaboradores docentes. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, Brasil.
2004 - 2004
Curso na area de recreação hospitalar. (Carga horária: 12h).
Fundação Zerbini, FZ, Brasil.
2002 - 2002
Fundamentos para uma articulação entre linguistica e inconsciente.. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Ética Profissional em Psicologia Psicologia da Aprendizagem para Psicologia Avaliação do desempenho para Tecnólogo em Gestão de RH

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas de Ética Profissional em Psicologia, Psicologia da Educação para a Pedagogia e Psicologia Social e das Organizações para tecnologo em Gestão Hospitalar.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: Ética Profissional - curso de Psicologia Ética e responsabilidade social - curso de Gestão Hospitalar Psicologia Educacional 2 - curso de Pedagogia Teorias da Educação - curso de Pedagogia Psicologia Social e das Organizações- curso de Administração

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionando: Psicologia da Educação para graduandos em Pedagogia e Psicologia Hospitalar pra o curso tecno em Gestão Hospitalar

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: Psicologia Geral e Psicologia da Educação para Pedagogia, Ética profissional em Psicologia. Avaliação do desempenho para tecnólogos em gestão de RH.

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética, Cidadania e Direitos Humanos
Avaliação do desempenho
01/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social e das Organizações
02/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina de Ética Profissional em Psicologia.
08/2014 - Atual
Ensino, Gestão Hospitalar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplinas de Psicologia Hospitalar e Psicologia Social e das Organizações.
01/2017 - 01/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Psicologia Geral
08/2014 - 11/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Educacional 1 para o curso de Pedagogia.
Psicologia Educacional 2 para o curso de Pedagogia.

Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor na Pós graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do módulo de Educação Inclusiva no curso de pós-graduação Educação Infantil e cultura

Atividades

03/2015 - 04/2015
Ensino, Educação Infantil e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professora do módulo de Educação Inclusiva.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagio Docente/ Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina eletiva "Contribuições da Psicologia Sócio Histórica para a atuação do psicólogo na área da Educação" do curso de graduação em Psicologia, ministrada pela Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira Aguiar.

Atividades

08/2014 - 12/2014
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Monitora do curso de Graduação em Psicologia sob supervisão da Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira Aguiar.

Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Psicologia Sócio Histórica (1,2,3 e 4) Introdução a Psicologia da Educação. Psicologia e Praticas em Educação. Psicologia Sócio Histórica em Saúde. Psicologia Sócio Histórica em Educação. Intervenção Junto a Crianças com problemas de aprendizagem. Estágio Básico. Estagio Profissionalizante em Clinica. Atuação do psicologo frente ao fracasso escolar. Métodos, praticas e técnicas em Psicologia.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28
Outras informações
Psicologia Sócio Histórica (1,2,3 e 4). Estágio Básico. Estágio Profissionalizante em Clinica. Estágio Profissionalizante em Instituição (escola). Intervenção junto a crianças com problemas de aprendizagem. Psicologia Sócio Histórica aplicada a Saúde.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36
Outras informações
Introdução a Psicologia da Saúde (cursos de Odontologia, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia) Psicologia Sócio Histórica. Introdução á Psicanalise Métodos de Investigação e Pesquisa. Leitura e Produção textual. Estagio Básico. Estágio Profissionalizante em Clinica. Estágio Profissionalizante Institucional (escolar). Psicologia e praticas em Educação

Atividades

01/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodos, Práticas e Tecnicas em Psicologia.
Psicologia Sócio Histórica e Saúde
Psicologia Sócio Histórica em Educação.
Estágio Basico
A Atuação do Psicologo frente ao fracasso escolar.
01/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Praticas em Educação.
Introdução a Psicologia da Educação.
Psicologia Sócio Histórica em Saúde.
Psicologia Sócio Histórica (1,2,3 e 4)
Psicologia Sócio Histórica em Educação.
01/2010 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico.
Estágio Profissionalizante em Instituição (escola).
Estágio Profissionalizante em Clinica.
Intervenção junto a crianças com problemas de aprendizagem.
Psicologia Sócio Histórica aplicada a Saúde.
Psicologia Sócio Histórica (1,2,3 e 4).
02/2008 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução á Psicanalise
Leitura e Produção textual.
Métodos de Investigação e Pesquisa.
Psicologia Sócio Histórica 1, 2, 3 e 4
Supervisão de estágios básicos e profissionalizantes.
Psicologia a Praticas em Educação.
02/2008 - 12/2008
Ensino, Farmácia e Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada a Saúde.
02/2008 - 07/2008
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada a Saúde.
02/2008 - 07/2008
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada a Saúde.

Faculdades Integradas de Jahu, FIJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologa Escolar, Carga horária: 32
Outras informações
Responsável por promover a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, assim como orientação á professores, alunos e pais. Desenvolvimento de projetos e dinâmicas de grupo junto aos professores da disciplina de filosofia, visando prevenção do bullying escolar e melhoria nas relações interpessoais entre os alunos.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Escolar, Carga horária: 24


Faculdades Integradas de Jaú, FIJAU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações
Como docente (60 h/aulas) do módulo do curso de Especialização em Educação Inclusiva, responsável pelo conteúdo, planejamento e aulas do módulo.

Atividades

07/2004 - 07/2004
Ensino, Especialização em Educação Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação e intervenção junto as crianças portadoras de deficiência auditiva.
Avaliação educacional.

E.M.E.F. Maria Lourdes Camargo Mello - Jaú, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Escolar, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolvendo atividades junto á Professora para melhoria da aprendizagem dos alunos.


Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Supervisão Estágio Básico 1 Supervisão Estagio em Psicologia Social Bases epistemológicas em Psicologia Social Metodologias e intervenção em Psicologia Social e Comunitaria


Colégio Galileu Mackenzie Jau, Mackenzie Jau, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologa escolar, Carga horária: 16
Outras informações
Psicologa escolar


FIA - FACULDADE INTERACAO AMERICANA, IIBEPE_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do ensino a distancia, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina de democracia e cidadania



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
APREENSÃO DA DIMENSÃO SUBJETIVA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS PARA PROFESSORES, GESTORES, ALUNOS, RESPONSÁVEIS E FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO.
Descrição: O objetivo geral desde projeto é investigar a dimensão subjetiva dos processos educacionais, focando, especialmente, as significações constituídas pelos professores, gestores, alunos, responsáveis e funcionários sobre esta realidade e suas relações com o processo de (trans)formação do indivíduo como ser mediado pela história e pela cultura. Nesta direção, o estudo da Dimensão Subjetiva dos Processos Educacionais se revela como possibilidade de dar visibilidade a particularidades importantes da escola e dos processos que a caracterizam, ao mesmo tempo, que revela aspectos constitutivos importantes de nossa sociedade. Para a realização desta pesquisa, a perspectiva adotada é a Sócio-histórica em Psicologia e a Pesquisa Crítica de Colaboração, entendidas como capazes de orientar os pesquisadores no processo de compreensão da realidade destacada, criando condições de analisar a escola como fenômeno histórico-social. Destacamos ainda que a pesquisa em questão, pelo seu caráter crítico colaborativo, pretende, ser ela mesma, no ato de sua realização, uma possibilidade geradora de transformações, tanto na escola, como no próprio grupo de pesquisa. Os resultados almejados, em linhas gerais, são: fortalecimento didático e científico do programa de pós-graduação participante; a ampliação e aprofundamento dos estudos produzidos acerca da dimensão subjetiva dos processos educacionais; aprimoramento da formação de alunos, pesquisadores e professores trabalhadores da escola. Para finalizar a exposição das contribuições avaliadas como possíveis por nós, reafirmamos a importância de processos produtivos de conhecimento com a clara intenção de desvelar a realidade escolar e, assim, aprender suas contradições, como um dos caminhos de qualificação da formação profissional.Baseada na abordagem da Psicologia Sócio Histórica que compreende que o real é composto por dimensões subjetivas e objetivas , que se relacionam dialeticamente, este estudo propõe estudar sentidos e significados presentes nas relações estabelecidas na escola e seus participantes: professores, gestores, alunos e funcionários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) .
Integrantes: Raquel Alves Cassoli - Integrante / Wanda Maria Junqueira Aguiar - Integrante / Carla Campana - Integrante / Maria Emileana Penteado - Integrante / Claudia Davis - Coordenador / Elvira Aranha - Integrante / Julio Soares - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
e Equipe2005e Equipe ; CASSOLI, R. A. . Condições de produção do conhecimento dos alunos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Psicologia da Educação (Impresso), v. 21, p. 167-179, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASSOLI, R. A.; CAMPANA, C. ; DIETZ, K. G. ; AMBRA, K. ; PENTEADO, M. E. . A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA OU HISTORICO-CULURAL E A PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM UMA PESQUISA DE CARÁTER INTERVENTIVO. In: 2° Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico Cultural 13° Jornada do Núcleo de Ensino de Marília., 2014, Marília. Teoria histórico cultural e desenvolvimento humano: questões fundamentais para a educação escolar.. Marília -SP: Unesp, 2014. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FACCO, M. A. ; VIEIRA, M. B. ; PENTEADO, M. E. L. ; CASSOLI, R. A. . Os impasses da realidade escolar diante da Educação Inclusiva: 'nós não sabemos como lidar.. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, Sao Paulo. Os impactos da Psicologia na Sociedade Brasileira. São Paulo: Conselho federal de psicologia, 2014.

2.
CASSOLI, R. A.. Fracasso Escolar mascarado de Inclusão: um estudo de caso.. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. Os Impactos da Psicologia na Sociedade Brasileira. Sao Paulo: Conselho Federal de Psicologia, 2014.

3.
LOPES, W. ; CASSOLI, R. A. . A autoconfrontação como possibilidade de dar voz aos sujeitos da pesquisa.. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. Os impactos da Psicologia na Sociedade Brasileira. São Paulo: Conselho Fedrela de Psicologia, 2014.

4.
CASSOLI, R. A.; MIGUEL, Y. M. . A pesquisa critica de colaboração e a criação de espaços colaborativos.. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the Internacional School Psycology Association, 2014, São Paulo. Escola para todos: Políticas Públicas e Praticas dos Psicologos, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CASSOLI, R. A.. A inteligencia emocional: competências e sucesso profissional.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CASSOLI, R. A.. Inteligencia Emocional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASSOLI, R. A.. O empoderamento feminino: feminismo todo dia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASSOLI, R. A.. Ética e a Psicologia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CASSOLI, R. A.. Administração de conflitos em uma provável crise da água.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASSOLI, R. A.. Além do diagnóstico: Refletindo sobre o papel do Psicologo no atendimento a pessoa com deficiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASSOLI, R. A.; BARRETO, A. ; Correia, A. . WTC - 60 minutos - sobre Educação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARRETO, A. ; CASSOLI, R. A. ; ALMEIDA, T. M. . WTC- 60 minutos - Saúde Mental e Qualidade de vida. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
VALLE, J. J. ; OSHIRO, A. ; CASSOLI, R. A. ; RASPES, N. L. . Programa Na Roda com Psicólogos: O atuar do médico frente aos psicólogos: dever legal de indicar.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CASSOLI, R. A.. Psicologia todo dia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CASSOLI, R. A.. A percepção do preconceito do ponto de vista de uma deficiente auditiva. 2015; Tema: deficiencia auditiva. (Site).

2.
MANGILI, A. R. P. ; CASSOLI, R. A. . A realidade da deficiência auditiva em sala de aula. 2015; Tema: deficiencia auditiva. (Site).

3.
MANGILI, A. R. P. ; CASSOLI, R. A. . Conheça a função do Monitor da Pessoa com Deficiência. 2015; Tema: Educação inclusiva de Deficientes auditivos. (Site).

4.
CASSOLI, R. A.. Psicologia na sala de aula. 2013; Tema: Psicologia e Psicologia Educacional. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Aproximações Teóricas no Contexto da Psicologia Social: Teoria das Representações Sociais &Teoria Sócio-Histórica. 2016. (Outra).

2.
XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Confererence of the Internacional School Psycology Association. A pesquisa critica de colaboração e a criação de espaços colaborativos.. 2015. (Congresso).

3.
XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e a 37th Annual Conference of the International School Psychology Association.. 2015. (Outra).

4.
44a. Reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. "Uma pesquisa de caráter interventivo em uma escola pública de São Paulo: em busca da Dimensão Subjetiva dos Processos Educacionais",. 2014. (Congresso).

5.
CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL e 13ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA OU HISTORICO-CULURAL E A PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM UMA PESQUISA DE CARÁTER INTERVENTIVO. 2014. (Congresso).

6.
III ISCAR Brasil e 7o. Simpósio Ação Cidadã - SIAC- São Paulo. A pesquisa sobre a dimensão subjetiva dos processos educacionais: reflexões sobre o processo de produzir o conhecimento e transformar a realidade. 2014. (Congresso).

7.
IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A autoconfrontação como possibilidade de dar voz aos sujeitos da pesquisa. 2014. (Congresso).

8.
IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Fracasso Escolar mascarado de Inclusão: um estudo de caso.. 2014. (Congresso).

9.
IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e profissão.. Os impasses da realidade escolar diante da Educação Inclusiva: "nós não sabemos como lidar.. 2014. (Congresso).

10.
VIII Mostra de Psicologia da Educação "45 anos do PED: contribuições es e perspectivas para questões educacionais.A pesquisa de intervenção e alguns limites éticos: como negociar e permanecer no campo. 2014. (Encontro).

11.
VII Jornada de Psicologia Sócio Histórica.Pesquisa-intervenção em Educação: questionamentos a cerca de um fazer.. 2014. (Encontro).

12.
Vygotsky hoje: Educação e Criminalidade. 2012. (Seminário).

13.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A Produção do Fracasso Escolar nos dias de hoje: uma experiencia de estágio.. 2010. (Congresso).

14.
1a. Jornada de Psicologia Sócio-Histórica da Puc-SP.As várias faces da produção do fracasso escolar: em nome da inclusão, uma história de exclusão.. 2008. (Encontro).

15.
1o Simpósio de Psicologia Uninove.Cine debate: Cidade de Deus - análise interdisciplinar. 2008. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nataly de Andrade. Educação para o transito. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia do Transito) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joice Ecilio de Melo do Nacsimento. Pobreza e fracasso escolar: analise do filme "Entre os muros da escola". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Raquel Alves Cassoli.

2.
Lais Leite de Souza. A atuação do professor frente ao fracasso: uma analise de filme.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Raquel Alves Cassoli.

3.
Monica Paula Tomé. AGRESSIVIDADE: UMA MARCA NA SUBJETIVIDADE HUMANA IMERSA NO SISTEMA NEOLIBERAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Raquel Alves Cassoli.

4.
Jessica Isis de Negreiros. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: COMO SE DÁ ESTA PRÁTICA COM ADOLESCENTES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Raquel Alves Cassoli.

5.
Eliane Cavalcante Braga Vieira. A terceirização da infância: uma análise sócio Histórica.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Raquel Alves Cassoli.

6.
Ana Claudia Veloso da Costa. A Violência domestica e familiar contra a mulher: sob o enfoque da Psicologia Sócio Histórica.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Raquel Alves Cassoli.

7.
Flavia Barbosa Botelho. Compreendendo o fenomeno Bullying e as consequências da vitimização em adolescentes: sob a perspectiva Sócio Histórica.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Raquel Alves Cassoli.

8.
Marcia Cristina Gama de Lima. Alcool e suas consequencias intrafamiliares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Raquel Alves Cassoli.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CASSOLI, R. A.. Ética e a Psicologia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CASSOLI, R. A.. Administração de conflitos em uma provável crise da água.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CASSOLI, R. A.. Além do diagnóstico: Refletindo sobre o papel do Psicologo no atendimento a pessoa com deficiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASSOLI, R. A.. Inteligencia Emocional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASSOLI, R. A.. Psicologia todo dia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CASSOLI, R. A.. A percepção do preconceito do ponto de vista de uma deficiente auditiva. 2015; Tema: deficiencia auditiva. (Site).

2.
CASSOLI, R. A.. Psicologia na sala de aula. 2013; Tema: Psicologia e Psicologia Educacional. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 12:37:17