Andrea Maria Crestani Bechel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2826460493253002
  • Última atualização do currículo em 19/08/2014


Graduação em Letras - Português - Inglês - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitoria (1993); complementação de graduação em Letras-Língua Espanhola - Literatura pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998). Especialização em Produção e Análise Textos, pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitoria (1996) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora da Fundação Universidade do Contestado, Campus- Canoinhas/SC, ministra disciplinas de Português, Espanhol, Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa; coordena Núcleo de Leitura e Contação de Histórias do Curso de Pedagogia-UnC.Tem experiência na área de Educação, e em cursos de capacitação docente com os seguintes temas: Leitura, contação histórias, aquisição de LM e LE, Análise do Discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Maria Crestani Bechel
Nome em citações bibliográficas
BECHEL, A. M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Universidade do Contestado, UnC Universidade do Contestado Campus Universitário de Canoinhas.
Roberto Elke, 85
Centro
89460000 - Canoinhas, SC - Brasil - Caixa-postal: 01
Telefone: (47) 36229999
Fax: (47) 36223574
URL da Homepage: www.unc.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A LEITURA COMPREENSIVA EM ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMO TRABALHAR? QUE OUTROS CAMINHOS EMPREGAR?,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Sandra Lopes Monteiro.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Leitura em LE; professor; formação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
1995 - 1996
Especialização em Língua Portuguesa - Análise e Produção de Textos.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.
Título: Análise Crítica da Impregnação entre Matemática e Língua Materna.
Orientador: Fahena Porto Horbatiuk.
1996 - 1998
Graduação em Letras - Língua Espanhola - Literatura.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1990 - 1993
Graduação em Letras.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.




Formação Complementar


2010 - 2010
Formação Continuada: Ed e Curriculo. (Carga horária: 30h).
26ª Gerencia de Educação e Inovação.
2009 - 2009
Capacitação e Formação Continuada. (Carga horária: 20h).
Universidade do Contestado.
2009 - 2009
Formação Continuada para Monitores PETI. (Carga horária: 10h).
Universidade do Contestado.


Atuação Profissional



Fundação Universidade do Contestado, UNC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Profesor, Enquadramento Funcional: Profesora
Outras informações
Professora no curso de Pós-Graduação Lato sensu em Educação com área de concentração em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Disciplina de: Metodologia e Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa

Atividades

07/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UnC Universidade do Contestado Campus Universitário de Canoinhas, .

08/2001 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Estrangeira

Prefeitura Municipal de Três Barras, PMTB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/1999 - 07/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa e Estrangeira - Inglês na Escola de Ensino Básico "Frei Menandro Kamps"
02/1999 - 07/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Portugues - Inglês na Escola de Ensino Básico "Frei Menandro Kamps"

Secretaria do Estado da Educação e do Desporto, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

05/1993 - 05/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Portugues na Escola de Ensino Básico "Santa Cruz"
05/1993 - 05/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura na Escola de Ensino Básico "Santa Cruz"

Prefeitura Municipal de Canoinhas, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

03/1997 - 07/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola pela Fundação Cultural de Canoinhas
02/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa na Escola Básica Municipal "Cyríaco Felício de Souza"
02/1991 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa na Escola Básica Municipal "Guita Federmann"
03/1990 - 07/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de 1ª a 4ª série na Escola Municipal

Escola "Grilo Falante", EGF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

08/1990 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Pré-Escolar


Linhas de pesquisa


1.
Coordenadora do Núcleo de Estudos: Leitura e Contação de Histórias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, M. M.2009MACHADO, M. M. ; DOMBROVSKI, A.L. ; BECHEL, A. M. C. . A terceira idade: os sujeitos, as políticas públicas e a UAMI. Anais do Workshop de Inovação e Tecnologias de Educação para a Terceira Idade, v. 1, p. 65-98, 2009.

2.
SCHIMBORSKI, C. I.2007SCHIMBORSKI, C. I. ; BECHEL, A. M. C. . O ensino da língua inglesa nos anos iniciais: uma questão a ser discutida. Iniciação (UNC), v. 16, p. 133-144, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BECHEL, A. M. C. ; PECHILBILSKI, E. . Tempo de relembrar o esquecido passado. 1. ed. Caçador: UnC, 2008. v. 1. 43p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, M. M. ; DOMBROVSKI, A.L. ; BECHEL, A. M. C. . Terceira idade: os sujeitos, as políticas públicas e a Universidade Aberta para a Maior Idade. In: Arte: Pesquisas e contribuições, 2009, Canoinhas. Arte: Pesquisas e contribuições. Blumenau-SC: nOVA eRA, 2009. v. 1. p. 151-173.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
BECHEL, A. M. C.2005BECHEL, A. M. C. ; SILVEIRA, A. C. . Literatura na Infância. IX SEDEPE-Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa: produção docente e discente., 2005.

2.
BECHEL, A. M. C.2005BECHEL, A. M. C. ; RODRIGUES, S. C. . Literatura nas séries iniciais.. IX SEDEPE-Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa: produção docente e discente, 2005.

3.
BECHEL, A. M. C.2005BECHEL, A. M. C. . Leitura e contação de histórias para capacitação de acadêmicas do curso de pedagogia da UnC-Canoinhas. IX SEDEPE-Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa: produção docente e discente, 2005.

4.
BECHEL, A. M. C.2005BECHEL, A. M. C. ; SANTOS, D. V. . Era uma vez... fantasia ou um passo para uma aprendizagem?. IX SEDEPE-Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa: produção docente e discente, 2005.

5.
BECHEL, A. M. C.2005BECHEL, A. M. C. ; PECHILBILSKI, E. . Como a contação de histórias auxilia na formação do leitor.. IX SEDEPE-Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa: produção docente e discente, 2005.

6.
BECHEL, A. M. C.2004 BECHEL, A. M. C. . LEITURA COMPREENSIVA EM ESPANHOL LINGUA ESTRANGEIRA: COMO TRABALHAR? QUE ESTRATEGIA EMPREGAR?. Ágora: Revista de Divulgação Científica, 2004.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, C. R. ; CAMPOS, R. ; BECHEL, A. M. C. . A escrita no ensino médio: uma amostra de como os alunos estão produzindo seus textos nas aulas de língua portuguesa. 2006.

2.
MAYESKI, J. ; BECHEL, A. M. C. . Adaptação da criança surda na sala de aula de ensino regular, nas séries iniciais da escola de ensino fundamental Frei André Malinski. 2006.

3.
PEREIRA, C. R. ; BECHEL, A. M. C. . Contação de histórias no recreio escolar. 2006.

Demais trabalhos
1.
BECHEL, A. M. C. ; MONTEIRO, S. L. . Leitura compreensiva em espanhol língua estrangeira: Como trabalhar? Que estratégia empregar?. 2003 (Resumo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de JANE LUCIA MARQUES DOS ANJOS GALLOTI MARQUES. A POESIA NAS SERIES INICIAIS RESGATE DE VALORES.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

2.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de ANETE HORSKY SAFANELLI. A IMPORTANCIA DA MASCARA TEATRAL COMO RECURSO PEDAGOGICO NA EDUCACAO INFANTIL. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

3.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de SONIA VIEIRA BISCAIA. A PRODUCAO DE TEXTOS COMO FORMA DE AMPLIAR CONHECIMENTOS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Eliane Pechibilski.Revi-vendo as histórias de nossos avós. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

2.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Franciane de Paula; Juciane Sobczck.A formação da criança no confronto entre a indústria cultural e a TV:olhares da família, da escola e das próprias crianças.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

3.
HENNEMANN, R.; BECHEL, A. M. C.; NEPPEL, L.. Participação em banca de Luciane Roselis Wolf Kogi e Terezinha Aparecida Lemos.A disciplina música no currículo escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

4.
HENNEMANN, R.; BECHEL, A. M. C.; NEPPEL, L.. Participação em banca de Cristiana Romão Pereira e Rosimeri Lemos.A contribuição da música na aprendizagem escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

5.
DOMBROVSKI, A.L.; BECHEL, A. M. C.; GUMBOWSKY, A.; GOMES, C. P.; NEPPEL, L.. Participação em banca de Mônica Maria Machado.Terceira idade: os sujeitos, as políticas públicas e a universidade aberta para a melhor idade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

6.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Maria Cristina R. Swiatovski; Wayne Barreiros Rocha.Como formar um cidadão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

7.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Cláudio Martinowski.O educador do século XXI: seu trabalho em sala de aula e responsabilidade social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

8.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Dirce B. de Meira; Lindamir Pinto Sant'anna.Avaliação: Punição ou Promoção do ambiente escolar?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

9.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Silva; D. M. de J. da; Marques, M.; Oliveira, M. Augusto de,.Gestão Escolar e o Processo da Construção da Escola Inclusiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

10.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Irajá Luiz da Silva; Maria Lúcia Rapugnetti Perszel.Reflexões sobre a leitura para a formação de leitores: um estudo de uma escola pública de Prudentópolis-PR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

11.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Ivonete Dranka Cordeiro Barros.Relação Professor- Aluno: uma (re)construção necessária. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

12.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Tais Maciel Portes.Relação família e escola no CEI Pedacinho do Céu em São Mateus do Sul. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

13.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Gina Cubas.A criança diabética no ambiente escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

14.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de ALEXANDRA APARECIDA DE CASTRO E SIMONE WESOLOVISKI DEMIKOVSK.O PAPEL DA BABÁ NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA-DO NASCIMENTO AOS TRÊS ANOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

15.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Clair Terezinha Novack Mota.A interferência do educador lúdico junto as crianças internadas no hospital Santa Cruz de Canoinhas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

16.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Adalgisa da Ap. B. de Oliveira e Márcia Koaski Duffeck.Intercâmbio Cultural: Uma Proposta Educacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

17.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Eunice Gapski e Ana Maria Babirecki Costa.Música: Uma abordagem Significativa no Processo de Alfabetização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

18.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Cirlene Ivete Schimborski; Cristiane Allage Pereira.O Ensino de Gramática nas Séries Iniciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado.

19.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Ivanir de Fátima P. Krajewsky; Marcia W. Peters..A Transição da 4º para a 5º série.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado.

20.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Ana Carolina Artner e Cynthia Carla B. da Silva.O Processo de Letramento no Ensino da Alfabetização. 2004 - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

21.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Gisele de Fatima Massaneiro.O uso da ferramenta logo na alfabetização de jovens e adultos.. 2004 - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

22.
DOMBROVSKI, A.L.; POLOMANEI, M. B. P. S.; MOREIRA, A.; BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Mara Clarice Schorr Jung e Rita Aparecida Rumpf Brixner.Alfabetização e o método das cartilhas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas.

23.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Jacinta Perciak e Karina Helena Ferreira.Leitura e Cidadania: Uma Alternativa Pedagógica para Crianças em Situação de Risco. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

24.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Nilcélia Cristina T. Todt e Silmara Sabatke Karvat.A Linguagem Escrita na Pré-Escola Uma Visão Construtiva. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

25.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Janete de Fátima Leite e Juvita Hlenka.A Análise e a Utilização dos Contos de Fadas na Prática Pedagógica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

26.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Gabriela Soares de C.M. Reigosa e Mariléia de Fátima Soares.Leitura na Educação Infantil: Contação de Histórias. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.

27.
BECHEL, A. M. C.. Participação em banca de Regiane Izabela Tyska e Viviane Glinski.A Contribuição das Brincadeiras nas Aulas de Língua Portuguesa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BECHEL, A. M. C.. I Mostra Científica da Região do Contestado - MOCISC - fase regional / I Feira de Ciências e Tecnologia - FECITEC. 2011.

2.
BECHEL, A. M. C.. Abreviação de Curso - Engenharia em Telecomunicações. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semanas Pedagógicas 2012.Contação de Histórias com fantoches, produção de texto na educação infantil e o brincar. 2012. (Seminário).

2.
Semanas Pedagógicas 2011.Literatura infantil para séries iniciais: contação de histórias. O fantático, o ler e o interpretar. 2011. (Seminário).

3.
Programa de leitura e contação de história.A leitura e as linguagens do contar. Contação, afetividade e a formação do leitor infantil. Linguagem teatral e expressão corporal. 2010. (Seminário).

4.
I Congresso Nacional de Educação em CAnoinhas-SC. 2008. (Congresso).

5.
16º COLE: Congresso de Leitura do BRasil. 2007. (Congresso).

6.
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - SEDEPE, com o tema:. 2007. (Seminário).

7.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - SEDEPE, com o tema:.Leitura e contação de histórias na educação infantil. 2007. (Seminário).

8.
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - SEDEPE, com o tema:.Contar histórias pode fazer diferença.. 2007. (Seminário).

9.
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - SEDEPE, com o tema:.Leitura na fase escolar. 2007. (Seminário).

10.
Curso de Formação Continuada para Professores da rede municipal de Ensino Fundamental e de Educação Infantil.Fazer, Aprender e Brincar comas Crianças. 2007. (Outra).

11.
Curso de capacitação para professores e atendentes da rede municipal de Educação Infantil.O brincar como processo de aprendizagem. 2007. (Outra).

12.
Curso de formação continuada para professores da educação infantil.Leitura e Contação de Histórias. 2007. (Outra).

13.
Curso de Capacitação para professores de educação infantil e ensino fundamental.Oficina - Literatura Infantil, Leitura e Contação de História. 2006. (Oficina).

14.
Curso de Formação Continuada para Professores da Educação infantil.Linguagem Oral e Escrita. 2006. (Outra).

15.
Curso de Formação Continuada para Professores da Educação infantil.Leitura e contação de histórias. 2006. (Outra).

16.
2ºCongresso INternacional de Educação Infantil e Series Iniciais. 2ºCongresso INternacional de Educação Infantil e Series Iniciais. 2005. (Congresso).

17.
Desenvolvimento da Pesquisa: produção docente e discente.Leitura e contação de histórias para capacitação de acadêmicas do curso de pedagogia UnC-Canoinhas. 2005. (Seminário).

18.
Curso de capacitação: alfabetização de 1º a 4º série..Literatura infantil e contação de histórias.. 2005. (Outra).

19.
CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.Oficinas de produção de texto.. 2005. (Outra).

20.
I Semana de pesquisa acadêmica do curso de pedagogia..Apresentação de Pesquisa e Prática da Disciplina: Fundamentos da Língua Portuguesa.. 2005. (Outra).

21.
VII Seminário de desenvolvimento de pesquisa-SEDEPE DOCENTE DA UnC.Leitura compreensiva em espanhol língua estrangeira: como trabalhar? Que estratégia empregar?. 2004. (Seminário).

22.
Curso de Capacitação aos Professores de Educação Infantil.Curso de Capacitação aos Professores de Educação Infantil. 2004. (Outra).

23.
Seminário de Educação, Arte e Tecnologia.Seminário de Educação, Arte e Tecnologia. 2002. (Seminário).

24.
Língua Portuguesa.Língua Portuguesa. 2001. (Encontro).

25.
Curso de Língua Inglesa.Curso de Língua Inglesa. 2001. (Outra).

26.
Curso de Língua Espanhola.Curso de Língua Espanhola. 2000. (Outra).

27.
2 Congresso Internacional de Educação de Santa catarina - "Dez Anos da Proposta Curricular". 2 Congresso Internacional de Educação de Santa catarina - "Dez Anos da Proposta Curricular". 1998. (Congresso).

28.
Seminário de Educação à Distância e Presencial: Proposta Curricular de Santa Catarina - Projeto Político Pedagógico.Seminário de Educação à Distância e Presencial: Proposta Curricular de Santa Catarina - Projeto Político Pedagógico. 1998. (Seminário).

29.
X Simpósio Catarinense de Administração da Educação.X Simpósio Catarinense de Administração da Educação. 1998. (Simpósio).

30.
Ciclos de Estudos Pedagógicos à Distância.Ciclos de Estudos Pedagógicos à Distância. 1998. (Outra).

31.
Música Como Recurso Pedagógico nas Aulas de Espanhol.Música Como Recurso Pedagógico nas Aulas de Espanhol. 1998. (Outra).

32.
Curso de Língua Espanhola para o Grupo da 3ª Idade.Curso de Língua Espanhola para o Grupo da 3ª Idade. 1998. (Outra).

33.
Implementação da Proposta curricular na Área de Português.Implementação da Proposta curricular na Área de Português. 1997. (Seminário).

34.
I Seminário de Educação.I Seminário de Educação. 1997. (Seminário).

35.
I Conferência Estadual de Educação.I Conferência Estadual de Educação. 1997. (Outra).

36.
Semana de Estudos Pedagógicoa à Distância.Semana de Estudos Pedagógicoa à Distância. 1997. (Outra).

37.
Curso de Capacitação - PPP e Ética Profissional.Curso de Capacitação - PPP e Ética Profissional. 1997. (Outra).

38.
Compromisso e Cumplicidade com a Busca da Transformação.Compromisso e Cumplicidade com a Busca da Transformação. 1996. (Encontro).

39.
Técnico/Pedagógica do Projeto de Informática Educacional.Técnico/Pedagógica do Projeto de Informática Educacional. 1996. (Encontro).

40.
9ª Semana da Cultura.9ª Semana da Cultura. 1995. (Outra).

41.
O Fazer e o Pensar dos Profissionais da Educação.O Fazer e o Pensar dos Profissionais da Educação. 1994. (Seminário).

42.
6ª Semana da Cultura - 500 Anos da América.6ª Semana da Cultura - 500 Anos da América. 1992. (Outra).

43.
5ª Semana da Cultura.5ª Semana da Cultura. 1991. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jalusa Endler de Souza Reese. A língua inglesa no contexto escolar: restrições e fragmentações. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

2.
Cirlene Ivete Schimborski. O ensino da língua inglesa nos anos iniciais: uma questão a ser discutida. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

3.
LUCIMARA SALOMON MACHADO MASSANEIRO. LEITURA: ESTRATEGIA DE ESTRUTURACAO DE UMA MINI-BIBLIOTECA PARA MELHORIA DESSE PROCESSO.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliane Pechibilski. RE-VIVENDO AS HISTÓRIAS DE NOSSOS AVÓS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

2.
Fabiane Suckow e Márcia Burgart. A literatura infantil: os fantoches e a escola.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

3.
Fabiane Suckow e Márcia Burgardt. Os bonecos e seus encantos: mais um caminho para a formação do leitor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

4.
EMANUELI DE FÁTIMA KNORYK;MIRIAN RUTHES MARON HENNING. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A FORMAÇÃO DO LEITOR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

5.
Maria Inês M. de L. Gonçalves e Eliana Maria Emídio Ribeiro. A Contação de Histórias no Processo da Aprendizagem no Município de Monte Castelo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

6.
Maria Jace Henning Zielinski e Marilda Senn Michalovski. A importância do gosto pela leitura no processo de ensino e aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

7.
Mara Clarice Schorr Jung e Rita Aparecida Rumpf Brixner. Alfabetização e o método das cartilhas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

8.
Rosi Mari Muhlmann Dias e Francisca Carlin Voigt. Turma da Mônica na Sala de Aula. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

9.
Leoni Aparecida Palhano Ribeiro. Contos de Nosso Povo: Uma Viagem ao País da Literatura Popular. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

Iniciação científica
1.
Samira Maria Kaschuk. A importância da incentivação da leitura através da contação de história no PETI em Bela Vista do Toldo. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Programa de Apoio a Extensão e Cultura. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

2.
Denise Magalhães. A contação de histórias e as crianças do suporte pedagógico da E. B. M. Maria Lovatel Pires.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

3.
Ana Cristina da Silveira e Márcia Burgart. A contação de histórias e a formação do leitor.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

4.
Eliane Pechibilski. Contar histórias pode fazer a diferença. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Governo do Estado de Santa Catarina - Artigo 170. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

5.
Silvia Cristina Rodrigues. Leitura e contação de história na Educação Infantil. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Governo do Estado de Santa Catarina - Artigo 170. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

6.
Renilda de Jesus Jurck Barth. A importância da implantação de bibliotecas em escolas do meio rural.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

7.
Silvia Cristina Rodrigues. Leitura na fase escolar.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

8.
Eliane Pechibilski. Contar histórias pode fazer a diferença.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Anos Iniciais) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

9.
ELIANE PECHIBILSKI. COMO A CONTAÇÃO DE HISTORIAS AUXILIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR. 2004. Iniciação Científica - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

10.
DILMA VIERA DOS SANTOS. ERA UMA VEZ...FANTASIA OU PASSOPARA UMA NOVA APRENDIZAGEM. 2004. Iniciação Científica - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

11.
SILVIA CRISTINA RODRIGUES. LEITURA INFANTIL. 2004. Iniciação Científica - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

12.
Ana Cristina Silveira. Como a contação de história auxilia na formação do leitor. 2004. Iniciação Científica - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Governo do Estado de Santa Catarina - Artigo 170. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

Orientações de outra natureza
1.
Luciane Roselis Wolff Kogi. Contar história é coisa séria. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Programa de Apoio a Extensão e Cultura. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

2.
Samira Maria Kaschuk e Dilma Vieira dos Santos. Jogos e dramatização de história no contexto escolar. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Programa de Apoio a Extensão e Cultura. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

3.
Dilma Vieira dos Santos. Contação e Dramatização de Histórias da Escola Guilhermina Veiga Ferreira. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Programa de Apoio a Extensão e Cultura. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

4.
Ana Cristina da Silveira. Literatura e contação de histórias na infância. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Programa de Apoio a Extensão e Cultura. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.

5.
Alexandra Maria Torquato. Contar história é coisa séria. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Canoinhas, Programa de Apoio a Extensão e Cultura. Orientador: Andrea Maria Crestani Bechel.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 02/09/2014 às 8:38:21