Gildo Girotto Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2316770229365571
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Professor do Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual de Campinas. Cursei o doutorado e o mestrado em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e a Licenciatura em Química pela UNESP - Campus Araraquara. As pesquisas desenvolvidas reportam a área de formação de professores com ênfase na análise e desenvolvimento de conhecimentos profissionais e tecnológicos para o ensino, práticas interdisciplinares e propostas de divulgação científica. Atuei como professor de ensino médio em São Paulo. Durante a graduação desenvolvi pesquisas na área de Química de Coordenação, atuando principalmente com síntese e caracterização de compostos de níquel e também na otimização de metodologias de extração em fase sólida para hormônios em diferentes matrizes utilizando ferramentas quimiométricas, na área de Química analítica. Atuo na orientação de bolsistas do PIBID e desenvolvendo pesquisas na área de formação e desenvolvimento de saberes docentes e em projetos de extensão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gildo Girotto Júnior
Nome em citações bibliográficas
GIROTTO JÚNIOR, Gildo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química.
AC Unicamp
Cidade Universitária
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35213088
Ramal: 13088
URL da Homepage: http://www.iqm.unicamp.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Doutorado em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ANÁLISE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO EDUCANDO, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Carmen Fernandez.
Palavras-chave: Conhecimento pedagógico do conteúdo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2012
Mestrado em Ensino de Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Avaliação do construção de conhecimentos pedagógicos do conteúdo a partir da experiencia,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Carmen Fernandez.
2003 - 2007
Graduação em Química Licenciatura.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor I MS 3.1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor e pesquisador na área de Ensino de Química e Química Analítica na Universidade Estadual de Campinas.

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em Ensino de Ciências e Matemática - Disciplina EC 790A - Construção de Propostas interdisciplinares para o Ensino.
04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, .

04/2017 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos
Estágio Supervisionado II - Disciplina QG 880 - Curso licenciatura em Química e Licenciatura integrada química e Física
Projetos Integrados - Disciplina QL 701A - Curso licenciatura em Química e Licenciatura integrada química e Física

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2016 - 04/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino II - Estágio supervisionado II
Ensino III - Estágio supervisionado III
Ensino IV - Estágio supervisionado IV
08/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, .

Cargo ou função
Representante do DQI junto a pró reitoria de Extensão.
07/2016 - 03/2017
Extensão universitária , Departamento de Química, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de área do PIBID - UFLA, Química. Coordenador do PIBID Química junto a Universidade Federal de Lavras.

ETAPA Educacional, ETAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor de química. Desenvolvimento de materiais didáticos. Material escrito, experimento e vídeo-aulas. Palestras de orientação a professores. Palestras sobre atualidades em Ciências.

Atividades

03/2010 - 05/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Química para o ensino básico e disciplinas de ciências para o curso de Licenciatura em matemática. Palestras relacionadas a formação de professores para licenciandos em matemática.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
PESQUISADOR NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Outro (especifique) -Mestrando, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 15

Atividades

03/2012 - 09/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, .


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Como colaborador atuo no Centro de Ciências de Araraquara, participando de projetos que visam auxiliar o ensino em escola de públicas da periferia da cidade de Araraquara

Atividades

01/2008 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Química
02/2004 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Monitor da disciplina Química Na ETE Anna Ferraz de Oliveira
03/2005 - 04/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de física no Cursinho Unificado do Campus de Araraquara
01/2005 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de Araraquara, .

Cargo ou função
Seleção e Acompanhamento das bolsas de auxílio ao Estudante.
01/2004 - 03/2005
Estágios , Instituto de Química de Araraquara, Departamento de Química Geral e Inorgânica.

Estágio realizado
Iniciação científica - síntese e caracterização de compostos de coordenação coordenados a pseudohaletos.
4/2003 - 11/2004
Extensão universitária , Instituto de Química de Araraquara, Centro de Ciências de Ararquara.

Atividade de extensão realizada
Participação em projetos tais como: Ciência Vai a Escola, o qual trabalha com experimentação no ensino de química; Ciência Viva; Plantão de dúvidas.
05/2004 - 08/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de Araraquara, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do III Evento de Educação em Química.
8/2003 - 01/2004
Estágios , Instituto de Química de Araraquara, Seção Técnica Acadêmica.

Estágio realizado
Monitor e técnico do laboratório de informática (LDI).


Linhas de pesquisa


1.
Formação de professores e desenvolvimento de conhecimentos profissionais.

Objetivo: O objetivo é compreender como se desenvolvem os conhecimentos profissionais durante a formação inicial e durante os primeiros anos de experiência docente e como o papel da reflexão auxilia no desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Formação inicial e continuada de professores; Conhecimento pedagógico do conteúdo.
2.
Análise estatística na pesquisa em educação

Objetivo: Estudar ferramentas de análise estatística na pesquisa em educação, considerando vantagens e limitações. Aplicação de ferramentas estatísticas no reconhecimento de saberes docentes..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística.
Palavras-chave: análise estatística; formação de professores; Conhecimento pedagógico do conteúdo.
3.
Pesquisa qualitativa.

Objetivo: Análise de materiais diversos, como questionário, entrevistas, registros áudio-visuais a partir de ferramentas qualitativas. Utilização de ferramentas de reconhecimento do perfil conceitual e análise do discurso para reconhecimento de saberes profissionais..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: analise qualitativa; Formação inicial e continuada de professores; Conhecimento pedagógico do conteúdo.
4.
Formação inicial e continuada de Professores de química

Objetivo: Objetivo: O objetivo é compreender como se desenvolvem os conhecimentos profissionais durante a formação inicial e durante os primeiros anos de experiência docente e como o papel da reflexão auxilia no desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Análise e desenvolvimento de instrumentos qualitativos e quantitativos de acesso aos conhecimentos profissionais com objetivo de promover estratégias formativas..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Formação de Professores.
Palavras-chave: Formação inicial e continuada de professores; PCK; conhecimento profissional.
5.
Propostas Interdisciplinares na formação de professores e no ensino básico

Objetivo: O objetivo dos estudos nesta linha é pensar a formação e a atuação docente com o caráter interdisciplinar. Pensar em estratégias para que a formação inicial ocorre com esta perspectiva e investigar formas de promover o ensino básico sob o viés da interdisciplinaridade..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores de Química.
Palavras-chave: interdisciplinaridade; Formação inicial e continuada de professores; conhecimentos profissionais.
6.
Tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências

Objetivo: Estudo e desenvolvimento de aplicativos, vídeos e experimentos remotos para o ensino de Ciências e para a utilização na formação de professores..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino de química; Ensino de Ciências.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Construção e Avaliação de propostas de ensino interdisciplinares
Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar possibilidades e limitações das propostas de ensino interdisciplinares com a proposta de superação dos entraves relacionados a sua aplicação. Deste modo, busca-se construir de, forma conjunta com profissionais atuantes no ensino básico, propostas de Sequencias de Ensino Interdisciplinares (SEI) e durante a construção e aplicação, objetiva-se analisar sob diferentes perspectivas quais as estratégias mais úteis de acordo com os contextos, as formas de abordagem, as questões problemáticas relacionadas e as potencialidades das propostas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gildo Girotto Júnior - Coordenador / Marina Oliveira Pinheiro Farias - Integrante / Ronei Messias Silva Souza - Integrante / Eduardo da Silva Machado - Integrante.Número de orientações: 1
2017 - Atual
A produção de curtas-metragens como metodologia ativa para no ensino e avaliação de química.
Descrição: O projeto objetiva desenvolver, através da produção de vídeos pelos estudantes, de uma metodologia ativa para o ensino de química e como proposta de avaliação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gildo Girotto Júnior - Coordenador / Rafael Scucuglia Rodrigues da Silva - Integrante.
2017 - Atual
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS.
Descrição: O projeto tem por finalidade a construção de instrumento de reconhecimento e análise dos conhecimentos profissionais de professores de química de nível superior, através de análises quali e quantitativas, utilizando a análise multivariada e softwares de tratamento estatístico de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Gildo Girotto Júnior - Coordenador / DEBORAH REAN CARREIRO MATAZO DOS SANTOS - Integrante / Luciene Angélica Cardoso Valle - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2016 - 2017
PIBID - Programa de Bolsa Institucional à Docência/ Edital MEC/CAPES/FNDE 2013
Descrição: Descrição: O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência tem o objetivo de desenvolver projetos de consolidação da Licenciatura em Químcia da UFLA, em conjunto com as escolas públicas da cidade de Lavras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Gildo Girotto Júnior - Coordenador / Rita de Cassia Suart - Integrante / Josefina Aparecida dos Santos - Integrante.
2012 - 2015
ANÁLISE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO EDUCANDO
Descrição: O projeto objetivou reconhecer e analisar conhecimentos profissionais a partir de múltiplas visões e comparando tais perspectivas. Observou-se o conhecimento profissional a partir da prática de professores, através da análise de materiais de aula e a partir das perspectivas dos estudantes. O tratamento de dados se deu de forma qualitativa e quantitativa, recorrendo-se a análise estatística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gildo Girotto Júnior - Coordenador / Carmen Fernandez - Integrante.
2008 - 2010
De licenciando a professor de Química: um olhar sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo.
Descrição: Pretendo desenvolver investigações sobre a prática do professor, as atitudes que ele demonstra em sala de aula, as metodologias que desenvolve, buscando relações entre as contribuições que a formação inicial e a experiencia profissional tem no desenvolvimento do professor. Deste modo procuro reconhecer aspectos que promovam o desenvolvimento profissional, principalmente em professores recem formados e tentar, desta forma, contribuir neste processo de formação. Com isso, busco também investigar a minha própria prática e meu desenvolvimento como profissional da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gildo Girotto Júnior - Coordenador.
2006 - 2007
Estrógenos em águas naturais: Validação e otimização da extração em fase sólida
Descrição: Avaliação e Otimização do processo de extração em Fase sólida de contaminantes orgânicos, com a utilização de ferramentas quimiométricas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gildo Girotto Júnior - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2017 - Atual
Curso EXATO
Descrição: Curso de aprimoramento de conteúdos do ensino médio nas áreas de química, física e matemática. Desenvolvido por alunos de diferentes cursos de graduação e coordenado por docentes do Instituto de Química, Instituto de Matemática, Estatística e computação e Instituto de Física. O curso visa atender a alunos da rede pública com o objetivo de trabalhar a interpretação e a construção de conhecimentos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Temas transversais e sua inclusão na formação cidadã em comunidades escolares periféricas
Descrição: A transversalidade é compreendida como ?processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano? (Brasil, 2001:26) e estes temas ?formam um conjunto articulado, o que faz com que haja objetivos e conteúdos curriculares coincidentes ou muito próximos entre eles? (idem: 27). No Estado de São Paulo, o documento Planejamento Escolar (São Paulo, 2012) busca tratar desses temas vinculando-os tanto às disciplinas do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio. Os temas propostos foram: Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos, Educação Fiscal, Educação das Relações Ético-Raciais e Educação em Saúde. Considerando a importância da abordagem de temas transversais, bem como as limitações em se trabalhar tais temáticas no ensino público, o presente projeto tem por objetivo geral o trabalho com temas transversais em comunidades escolares periféricas da região de Campinas, focando a formação inicial e continuada de professores e o desenvolvimento de conhecimentos junto a alunos da rede pública e junto a comunidade local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gildo Girotto Júnior - Coordenador / Ana de Medeiros Arnt - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Sky Journal of Educational Research
2016 - Atual
Periódico: International Research Journal of Curriculum and Pedagogy
2016 - 2017
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Química
2016 - 2017
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Química


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores de Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tencologias da Informação e comunicação no ensino de ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Química.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Campos de Coordenação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Compostos Organo-Metálicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:6
Total de citações:0
Girotto Júnior, Gildo G  Data: 15/02/2018

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:6
Girotto Jr, G.  Data: 27/06/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:7
Girotto, G.  Data: 28/02/2017

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:9
Girotto Junior, G  Data: 27/06/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1GIROTTO JÚNIOR, Gildo2017GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Análise do PCK de professores de Química a partir da perspectiva dos estudantes e do pesquisador. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 2643-2650, 2017.

2.
2GIROTTO JÚNIOR, Gildo2017GIROTTO JÚNIOR, Gildo; FONSECA, A. C. M. ; PAULA, M. A. ; SILVA, S. C. ; PORTELA, F. S. ; SOUZA, J. A. . Contribuições de uma estratégia de avaliação articulando a análise escrita e o discurso oral de estudantes do ensino médio. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 2657-2662, 2017.

3.
4GIROTTO JÚNIOR, Gildo2017 GIROTTO JÚNIOR, Gildo; DOMINGOS, F. ; BAGDONAS, A. . Efeito Mpemba: desafios para o ensino de Termodinâmica a partir de problemas abertos. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 2651-2656educação, 2017.

4.
3GIROTTO JÚNIOR, Gildo2013 GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Fernandez, C . FOLLOWING EARLY CAREER CHEMISTRY TEACHERS: THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE FROM PRE-SERVICE TO A PROFESSIONAL TEACHER. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 55, p. 57, 2013.

5.
5GIROTTO JÚNIOR, Gildo2007 GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Moura, J. A ; Marchi, M. R.R. . Estrógenos em água: otimização da extração em fase sólida utilizando ferramentas quimiométricas. ECLÉTICA QUÍMICA (UNESP. ARARAQUARA. IMPRESSO), v. 32, p. 61-67, 2007.

6.
6Adriana2004Adriana ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo ; ALex ; Ederson ; Medeiros, J. B. ; Andrade, L. A. O. ; Oliveira, O. M. M. F. . O Uso De Folhetos Explicativos Em Sala De aula no Ensino Fundamental. Revista Ciência em Extensão, v. 1, p. 137, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; ARNT, A. M. . Precisamos falar sobre gênero e sexualidade na escola?. In: Paula Regina Costa Ribeiro; Joanalira Corpes Magalhães. (Org.). Precisamos falar sobre gênero e sexualidade na escola?. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2018, v. 1, p. 51-67.

2.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Fernandez, C . Análise do conhecimento profissional a partir da perspectiva dos alunos utilizando uma metodologia qualitativa e quantitativa. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). La práctica docente en la enseñanza de las ciencias. 3ed.Ourense - Espanha: Educacíon Editora, 2017, v. 1, p. 569-574.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Fernandez, C . ANÁLISE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO EDUCANDO. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em CIências, 2015, Águas de Lindóia. X ENOPEC 2015, 2015.

2.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Fernandez, C . Análise do conhecimento profissional. In: VI Congreso Internacional sobre la Formácion de Profesoress de Ciencias, 2014, Bogotá. VI Congreso Internacional sobre la Formácion de Profesoress de Ciencias, 2014.

3.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Fernandez, C . Análise do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC, 2011.

4.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Fernandez, C . De licenciando a professor de química: um olhar sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo. In: IV encontro de pós-graduação do programa interunidades em ensino de ciências, 2009, São Paulo. IV encontro de pós-graduação do programa interunidades em ensino de ciências, 2009.

5.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Fernandez, C . REFLEX Ã O E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAG Ó GICO DO CONTE Ú DO: DE LICENCIANDO A PROFESSOR DE QU Í MICA. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC, 2009.

6.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Marchi, M. R. R. ; Nogueira, K. ; Moura, J. A. ; SOUZA, J. B. ; Lopes, L. . Estrogens in Natural Waters: Optimization of extraction on solid phase enhanced by chemometrics approach. In: SETAC 17th Annual Meeting, 2007, Porto. SETAC 17th Annual Meeting, 2007.

7.
Fernandes, D. C. ; Ederson ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo ; Muniz, E.C. ; Santos, M. A. ; Oliveira, O. M. M. F. ; Andrade, L. A. O. . O desenvolvimento de uma concepção científica através de metodologias alternativas. In: XIII Eneq - Encontro Nacional De Ensino De Química, 2006, Campinas. XIII Eneq - Encontro Nacional De Ensino De Química, 2006.

8.
Thays ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo ; Andrade, L. A. O. ; Oliveira, O. M. M. F. ; Leandro ; Ederson ; Cristina . A Avaliação Do uso da experimentação como ferramenta no processo de construção do conhecimento científico do aluno.. In: Encontro anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Sociedade Brasileira de Química, 2005. v. 28. p. ED097.

9.
Medeiros, J. B. ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo ; Zailene ; Adriana ; Cristina ; Andrade, L. A. O. ; Oliveira, O. M. M. F. . O solo como tema organizador de aprendizagens no ensino fundamental.. In: Encontro Nacional De Ensino De Química, 2004, Goiânia. Encontro Nacional De Ensino De Química, 2004. v. 5.

10.
Adriana ; Fernandes, D. C. ; Zailene ; Andrade, L. A. O. ; Oliveira, O. M. M. F. ; Milaré, T. ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo . Sistema solar, uma abordagem interativa para o ensino fundamental.. In: Encontro Nacional De Astronomia, 2004, Brotas. Encontro Nacional De Astronomia, Resumos, 2004. v. 7. p. 8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PORTELA, F. S. ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo ; Suart, R. C. ; Santos, J. A. . Um olhar sobre o Histórico do PIBID/Química - UFLA. In: XXIX Congresso de Iniciação Científicada UFLA, 2016, Lavras. XXIX Congresso de Iniciação Científicada UFLA, 2016.

2.
FONSECA, A. C. M. ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo ; Suart, R. C. ; Santos, J. A. ; LAGE, F. . Desenvolvimento da Unidade Didática ?Estabelecendo Relações Entre o Amor e a Química Orgânica?. In: XXIX Congresso de Iniciação Científicada UFLA, 2016, Lavras. XXIX Congresso de Iniciação Científicada UFLA, 2016.

3.
OLIVEIRA, C. V. ; SILVA, A. C. A. F. E. ; TEIXEIRA, J. D. ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo ; Suart, R. C. ; Santos, J. A. . Ciclo da Água: uma proposta contextualizada para o Ensino Médio. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2016, Lavras. XXIX Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2016.

4.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; C. P. Franzin ; Vânia ; Antonio . Synthesis and spectroscopic characterization of mixed compounds of Mn(II) with pseudohalides and 2,2-bipyridine. In: XII Brazilian Meeting of Inorganic Chemistry, 2004, São Carlos. XII Brazilian Meeting of Inorganic Chemistry, 2004.

5.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Vânia ; Antonio ; C. P. Franzin . The thermocromic behaviour of [Ni(NCS)2(N,N-dimetyletilenodiamin)2] complex. In: XII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2004, São Carlos. XII Brazilian Meeting of Inorganic Chemistry, 2004.

6.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Antonio ; Vânia . Sintese e caracterização de compostos de Ni(II) coordenados a pseudohaletos e diaminas e o estudo do termocromismo nesses compostos. In: XII Encontro Nacional de Química, 2004, Goiânia. XII Encontro Nacional de Química, 2004.

7.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Adriano ; ALex ; Ederson ; Leandro ; Thays ; Zailene ; Adriana ; Cristina . O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs. In: III Simpósio de profissionais do ensino de química, 2003, Campinas. gpquae.iqm.unicamp.br/simpeq.htm, 2003.

8.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Antonio ; Vânia ; Cristiane ; Cristiane ; Joice . Obtenção e caracterização dos produtos da reação entre Níquel II e a 1,9-dimetil-1,10-fenantrolina (neo). In: XIV Encontro Regional Araraquara / Ribeirão / São Carlos, 2003, São Carlos. Publicado em forma de paínel, 2003.

9.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Cristiane ; Antonio ; Vânia ; Joice . Obtenção e caracterização dos produtos da reação entre Ni(II), KCN e a 2,9-dimetil-1,10-fenantrolina (neo). In: XIV Encontro Regional Araraquara/Ribeirão Preto/São Carlos da Sociedade Brasileira de Química, 2003, São Carlos. XIV Encontro Regional Araraquara/Ribeirão Preto/São Carlos da Sociedade Brasileira de Química, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; PAULA, M. A. ; SANTOS, D. R. C. M. . ANÁLISIS DEL CONOCIMIENTO SOBRE ESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA DE FUTUROS PROFESORES DE QUÍMICA: VIVENCIA COMO ALUMNO Y REFLEXIÓN COMO PROFESOR. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; TAVARES, G. M. . As 'verdades' científica divulgadas pela mídia e as possibilidades no Ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. As 'verdades' científicas na mídia e o Ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Como a Reforma do ensino médio impactará positivamente e negativamente a formação docente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Planejamento de aulas a transição entre teoria e prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. A experimentação investigativa e o lúdico no Ensino de Ciências. 2017. .

2.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; SILVA, W. L. G. . Gastronomia molecular no ensino de química. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Propostas Interdisciplinares no Ensino: Objetivos e possibilidades para a formação docente. 2017. (Palestra).

4.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e as possibilidades na articulação entre a teoria e prática. 2017. (Palestra).

5.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; BAGDONAS, A. . Formação Continuada de Professores: Projetos para Feiras de Ciências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Outros, O . Radicais livres e suas interfaces com a vida. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Outros, O . Radicais livres e suas interfaces com a vida. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

8.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Planejamento de aulas: a transição entre teoria e prática no ensino de química. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; SANTOS FILHO, P. F.; FRANCHI, S. J. S.. Participação em banca de Larissa Rocha Almeida. A Higiene Pessoal Na Contextualização do Ensino de Química. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
VILLANI, A.; OLIVEIRA, M. P. P.; PERES, A. L. S.; MASSI, L.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de Juliana de Oliveira Maia. Investigando o desenvolvimento profissional docente em Mestrados Profissionais em Ciências. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

2.
SANTOS FILHO, P. F.; GALEMBECK, E.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo; MARTORANO, S. A. A.; MARIA, C. J.. Participação em banca de Thiago Henrique Barnabé Corrêa. Os Alimentos como Tema Gerador no Desenvolvimento de uma Hipermídia para o Ensino de Química. 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
Fernandez, C; Giordan, M.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de Pablo Micael Araujo Castro. PCK de Eletroquímica: um estudo de caso com professores da cidade de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

2.
GALEMBECK, E.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de Ana Carolina Leizer Gatti. DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA USO EM LABORATÓRIOS REMOTOS NO ENSINO DA BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; SIMONI, J. A.; VOLPE, P. L. O.. Participação em banca de Aline Luanda da Costa Freitas. LAVICC Um software para o Ensino de Calorimetria de Combustão. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; JARDIM, I. C. S. F.; ROHWEDDER, J. J. R.. Participação em banca de Gabriela Brito Almeida. Técnicas de preparo de amostras recentes para extração de resíduos de agrotóxicos de alimentos. Fundamentos e Aplicações.?. 2018 - Universidade Estadual de Campinas.

5.
ROSSI, A. V.; OLIVEIRA, S. R.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de Ivan Araújo Mariano. Identidade e motivação do professor supervisor no PIBID. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
JESUS, M. B.; KLEINKE, M. U.; WERNECK, C. C.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo; DAMASIO, A. R. L.. Participação em banca de Thanuci Silva. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de uma abordagem de sala aula invertida em um curso teórico-prático de bioquímica.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pos graduação em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
Arnt, A; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de Alan Henrique de Melo Matos. PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ATRAVÉS DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Arnt, A. Participação em banca de Matheus Naville Gutierrez. FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DAS TRAJETÓRIAS DOS DOUTORANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GALEMBECK, E.; ALLEGRETTI, S. M.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de Carmen Maria das Graças Grigoletti Mir. Atividades remotas no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
SANTOS FILHO, P. F.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo; CUSTODIO, R.. Participação em banca de Larissa Rocha Almeida. A Higiene Pessoal na Contextualização do Ensino de Química. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; SANTOS FILHO, P. F.; BARROS, W. P.. Participação em banca de Lívia de Faria Tosta. Desenvolvimento de animações 3D como ferramentas didáticas para o ensino de química.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Santos, J. A.; Suart, R. C.; THOMASI, S. S.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de Josiane Aparecida de Freitas Cruz.Concepções dos estudantes do curso de licenciatura em química da UFLA a respeito da formação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Lavras.

2.
SOUZA, J. A.; Suart, R. C.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de Ana Caroliny Martins Fonseca.ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DO USO DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS DE AVALIAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA EM UMA UNIDADE DIDÁTICA DENOMINADA ?COMBUSTÍVEIS?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Lavras.

3.
Nascimento Junior, A. F.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Passamani, M. Participação em banca de FLÁVIO HENRIQUE CHAVES FILHO.A CONTRIBUIÇÃO DAS ESPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA DE FLECK, BACHELARD E KUHN PARA O ENSINO DE ECOLOGIA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Lavras.

4.
Nascimento Junior, A. F.; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Participação em banca de João Henrique de Oliveira Pereira.A Atuação do PIBID na Formação de Professores: Uma análise qualitativa sobre o PIBID de Biologia da Universidade Federal de Lavras - MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Lavras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Silva, R. A.; Monteiro, J. H. K.. Banca de Avaliação para professor do Curso Unificado do Campus de Araraquara. 2006. Curso Unificado do Campus de Araraquara - UNESP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias SIEC 2016. Análise do conhecimento profissional a partir da perspectiva dos alunos utilizando uma metodologia qualitativa e quantitativa. 2016. (Congresso).

2.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. ANÁLISE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO EDUCANDO. 2015. (Congresso).

3.
VI Congreso Internacional sobre la Formácion de Profesoress de Ciencias. ANÁLISE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO EDUCANDO. 2014. (Congresso).

4.
VIII ENPEC. Análise do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. 2012. (Congresso).

5.
Encontro da PÓS-GRADUAÇÃO em Ensino de Ciências.. Apresentação do Projeto de Mestrado.. 2009. (Congresso).

6.
VII ENPEC. Reflexão e desenvolvimento do PCK: de licenciando a professor de química. 2009. (Congresso).

7.
Congresso de Iniciação científica. Congresso de Iniciação Científica. 2004. (Congresso).

8.
II Evento de Educação em Química. II Evento de Educação em Química. 2004. (Congresso).

9.
II Fórum de Professores do Ensino Médio.II Fórum de Professores do Ensino Médio. 2004. (Outra).

10.
III Encontro Centro-Oeste de Química.III Encontro Centro-Oeste de Química. 2004. (Encontro).

11.
V Semana do Químico.V Semana do Químico. 2004. (Encontro).

12.
XII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry.XII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry. 2004. (Encontro).

13.
XII Encontro Nacional de Químicos.XII Encontro Nacional de Químicos. 2004. (Encontro).

14.
XIII Encontro Centro-Oeste de debates sobre Ensino de Química.XIII Encontro Centro-Oeste de debates sobre Ensino de Química. 2004. (Encontro).

15.
Escola Aberta.Escola Aberta. 2003. (Outra).

16.
III SIMPEQ.Simpósio de profissionais do ensino de química. 2003. (Simpósio).

17.
XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2003. (Encontro).

18.
XXXII Semana da Química.XXXII Semana da Química. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Ederson ; Leandro . V Evento de Educação em Química. 2007. (Congresso).

2.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Andrade, L. A. O. ; Ederson ; Rabal, C. ; Leandro . IV Evento de Educação em Química. 2006. (Congresso).

3.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Andrade, L. A. O. ; Ederson ; Leandro ; Medeiros, J. B. ; Nogueira, K. ; Oliveira, O. M. M. F. ; Rabal, C. ; Santos, M. A. . III Evento de Educação em Química. 2005. (Congresso).

4.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Andrade, L. A. O. ; Ederson ; Leandro ; Milaré, T. ; Rabal, C. ; Silveira, C. ; Maruyama, J. A. . II Evento de Educação em Química. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luciene O. Cardoso Valle. Análise e desenvolvimento do Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo na formação de professores. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Rafael Scucuglia Rodrigues da Silva. Produção de curtas-metragens como metodologia ativa para no ensino e avaliação de química.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Giovanna Lopes Rey Peinado. ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Carla Cristina Bove de Azevedo. ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS DE ENSINO PARA QUÍMICA ARTICULANDO MÍDIAS E HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Caio Palla Marques. Desenvolvimento e Estudo de Novos Materiais para Apoio Didático na forma de Experimentos e Animações em Hipermídia para o Ensino de Química. Início: 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
DEBORAH REAN CARREIRO MATAZO DOS SANTOS. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS. Início: 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Luciana O. Campos. Construção e Análise de propostas de formação interdisciplinar em cursos de licenciatura em química. Início: 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Caroliny Martins Fonseca. ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DO USO DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS DE AVALIAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA EM UMA UNIDADE DIDÁTICA DENOMINADA ?COMBUSTÍVEIS?. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Gildo Girotto Júnior.

2.
Francyene S. Portela. Problematização no ensino de Química: o. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Gildo Girotto Júnior.

3.
Bruna Rabello. A percepção pelos estudantes de práticas pedagógicas de professores no ensino básico. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Gildo Girotto Júnior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Débora Bathista. Análise das metodologias de avaliação aplicadas no nível superior no curso de licenciatura em química da UFLA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Gildo Girotto Júnior.

Iniciação científica
1.
Eduardo da Silva Machado. INVESTIGAÇÃO DOS LIMITES E POSSIBILIDADES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Gildo Girotto Júnior.

2.
Gildo Girotto Júnior. Analise do efeito mutagênico causado pela exposição de plantas a radiação eletromagnética. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Médio Integrado) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Gildo Girotto Júnior.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
6Adriana2004Adriana ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo ; ALex ; Ederson ; Medeiros, J. B. ; Andrade, L. A. O. ; Oliveira, O. M. M. F. . O Uso De Folhetos Explicativos Em Sala De aula no Ensino Fundamental. Revista Ciência em Extensão, v. 1, p. 137, 2004.

2.
3GIROTTO JÚNIOR, Gildo2013 GIROTTO JÚNIOR, Gildo; Fernandez, C . FOLLOWING EARLY CAREER CHEMISTRY TEACHERS: THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE FROM PRE-SERVICE TO A PROFESSIONAL TEACHER. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 55, p. 57, 2013.

3.
1GIROTTO JÚNIOR, Gildo2017GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Análise do PCK de professores de Química a partir da perspectiva dos estudantes e do pesquisador. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 2643-2650, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Planejamento de aulas a transição entre teoria e prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Como a Reforma do ensino médio impactará positivamente e negativamente a formação docente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; TAVARES, G. M. . As 'verdades' científica divulgadas pela mídia e as possibilidades no Ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. As 'verdades' científicas na mídia e o Ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Planejamento de aulas: a transição entre teoria e prática no ensino de química. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; BAGDONAS, A. . Formação Continuada de Professores: Projetos para Feiras de Ciências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


- Membro do Diretório Acadêmico Prof.o "Waldemar Saffioti" orgão representativo do corpo discente do Instituto de Química de Araraquara /gestão 2005 / 2006.
- Membro da comissão de acompanhamento do Programa de apoio ao estudante 2005 do Instituto de Química de Araraquara.
- Membro da Congregação do Instituto de Química de Araraquara, diretoria 2005 / 2006.
- Membro suplente da Comissão Permanente de Extensão Universitária do Instituto de Química de Araraquara 2004 / 2005.
- Representante discente do Departamento de Bioquímica e Tecnologia do Instituto de Química de Araraquara / 2007



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 13:19:20