Ana Lucia Oliveira Vilela

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8637723867327380
  • Última atualização do currículo em 14/08/2017


Professora adjunta na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (na linha Arte, Mídia e Políticas Culturais) da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Suas pesquisas relacionam-se ao campo da história da arte moderna e contemporânea e relações entre estética e política. Atua também como curadora e crítica de arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Lucia Oliveira Vilela
Nome em citações bibliográficas
VILELA, A. L. O.;VILELA, Ana Lucia Oliveira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História.
AC Central
Setor Central
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211130
URL da Homepage: http://www.historia.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Lamber o fio da gilete: fricções entre Hélio Oiticica e o Dispositivo, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Maria Bernardete Ramos Flores.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2001 - 2003
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Os sentidos da morte na obra de Iberê Camargo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Ângela Ancora da Luz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: morte; Iberê Camargo; pintura.
1992 - 1997
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Produção monopolista do Espaço no bairro Kobrasol.
Orientador: Hoyêdo Nunes Lins.
1987 - 1989
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, IEPIC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: 2012 - Tópicos de História (para o curso de Ciências Sociais) 2013 - História e Historiografia da Arte - História e Arte em Walter Benjamin 2014 - História e Patrimônio Mundial - Desenho contemporâneo: história e experimentações - Cinema Novo e Cinema Marginal - História da Arte no Brasil 2015 - Experimentações em Narrativas Audiovisuais - Estética, História e Práticas Narrativas (Curso de Especialização em História e Narrativas Audiovisuais) 2017 - História e Arte

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Licenciatura em Hist, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Especialização em Históra e N

Atividades

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de História, .

03/2013 - 08/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
hISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: porfessor substituto 1 educação artística, Carga horária: 40


Fundação Hassis, FH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: gerente de projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Programação das atividades da Fundação Hassis; redação, encaminhamento e administração dos projetos da instituição.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Gerência de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação de todas as pesquisas realizadas no acervo do Museu Hassis. Realização de pesquisas necessárias ao Setor Educativo a fim de subsidiar a ação educativa. Montagem das exposições. Assistência aos artistas expositores e manutenção de banco de dados acerca e todas as exposições realizadas na instituição.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assistente de curadoria, Carga horária: 30
Outras informações
Realização de curadoria de 4 exposições e assistência de curadoria de 7 outras exposições realizadas no âmbito da Mostra Assim Hassis.

Atividades

02/2006 - 02/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Pesquisa, .

Linhas de pesquisa
história da arte
01/2006 - 02/2007
Direção e administração, Gerência de Projetos, .

Cargo ou função
Gerente de Projetos.

A Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão, ANTEAG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: assistente, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40


Centro de Estudos Cultura e Cidadania, CECCA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 16
Outras informações
Levantamento e análise de dados econômicos para a constituição do Projeto "Levantamento e divulgação de informações ambientais sobre a Ilha de Santa Catarina", financiado pela FUNAMA, o qual redundou na pubilicação de um livro.

Atividades

1994 - 1995
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Cultura e Cidadania, .


Fundação do Ensino Técnico de Santa Catarina, FETESC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor com contrato temporário, Carga horária: 16
Outras informações
Ministração do Curso de Gerenciamento de Pequenos Negócios no Projeto dos Cursos de Qualificação e Requalificação Profissional do SINE (que havia contratado a FETESC).

Atividades

1/1998 - 12/1998
Treinamentos ministrados , Direção Executiva, .

Treinamentos ministrados
Curso de Gerenciamento de Pequenos Negócios

Colégio Estdual Professor Henrique Stodieck, CEPHS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor substituto - matemática, Carga horária: 40
Outras informações
O trabalho consisitia no ensino de matemática para classes de primeiro e segundo grau.

Atividades

4/1997 - 8/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Dados Econômicos da Ilha de Santa Catarina
2.
história da arte
3.
IDEIAS, SABERES E ESCRITAS DA (E NA) HISTÓRIA

Objetivo: Esta linha de pesquisa privilegia os estudos dos problemas inerentes aos processos de produção, às formas de apresentação e às funções do conhecimento histórico. Destacam-se os temas de natureza epistemológica, teórico-metodológica e/ou historiográfica, incluindo os debates sobre paradigmas historiográficos, filosofias da história, escritas e narrativas históricas, usos do passado, historicidade, além das dimensões espaço-temporais do conhecimento histórico. Para além do foco eminentemente teórico, a linha de pesquisa incorpora ainda investigações sobre objetos e temáticas nos campos da História Intelectual, História dos Intelectuais, História do Pensamento, História das Ideias (Políticas, Sociais, Científicas, Filosóficas etc.), História Conceitual, bem como História das Ciências e dos Saberes..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Poéticas do silenciamento: Experiências e Permanências de Interdito à Linguagem das Ditaduras Latino-Americanas
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objeto experiências traumáticas de interdição à linguagem elaboradas e expressas na produção artística coetânea e extemporânea e no material de propaganda oficial, no contexto das ditaduras latino-americas. Arte e propaganda constituem os dois corpora sobre os quais o estudo se debruçará. Consideraremos, como hipótese inicial, que parte da arte produzida nos períodos de exceção carrega a marca destes regimes não apenas nas representações que produz, mas na própria (des)articulação das linguagens artísticas. No caso da propaganda não se almeja estudar as representações do poder mas, antes, o lugar da falência do discurso, o momento em que o discurso de poder recalcitra, tomando a forma de um ato falho ou de um sintoma e, inconscientemente, expõe uma possível verdade sobre a sua constituição. Como é possível notar a partir das expressões "elaboração" "trauma" e "sintoma", este estudo apóia-se na psicanálise como forma de acessar a produção/interdição de sentido tanto na arte quanto na propaganda..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1995
Levantantamento e divulgação de informações sócio-ambientais sobre a Ilha de Santa Catarina
Descrição: O projeto consistia em mapear toda a produção bibliográfica acerca da Ilha de Santa Catarina, classificá-la e disponibilizá-la ao público através da internent. Além disso foram feitos diagnósticos das diversas áreas, detre elas a econômica, sendo que participei das discussões para este último..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Lucia Oliveira Vilela - Integrante / Armando Lisboa - Coordenador.Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Bolor
2007 - 2008
Periódico: um ponto e outro


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Revista valise


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: história cultural.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VILELA, Ana Lucia Oliveira2013VILELA, Ana Lucia Oliveira. Potências da arte: modos de aparição e exposição. ArtCultura (UFU), v. 15, p. 97-115, 2013.

2.
Andrade Filho, João Evangelista2008Andrade Filho, João Evangelista ; BOPPRÉ, Fernando C. ; VILELA, A. L. O. . Sobre artes visuais e museus - Entrevista com João Evangelista de Andrade Filho. Esboços (UFSC), v. 19, p. 159-253, 2008.

3.
BOPPRÉ, F.2008BOPPRÉ, F. ; VILELA, A. L. O. . Sobre artes visuais e museus. Entrevista com João Evangelista de Andrade Filho. Esboços (UFSC), v. 1, p. 243-256, 2008.

4.
BOPPRÉ, F.2008BOPPRÉ, F. ; VILELA, A. L. O. . Sobre artes visuais e museus. Entrevista com João Evangelista de Andrade Filho. Esboços (UFSC), v. 1, p. 243-256, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FLORES, M. B. R. (Org.) ; VILELA, A. L. O. (Org.) . Encantos da imagem Estâncias para a prática historiográfica Entre história e arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas Oficina Editorial, 2010. v. 1. 248p .

Capítulos de livros publicados
1.
VILELA, Ana Lucia Oliveira. O Corpo como um Diário Precário. In: Danillo Villa. (Org.). Arte Londrina 4: corpo, família e memória. 1ed.Londrina - PR: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2016, v. , p. 24-33.

2.
VILELA, Ana Lucia Oliveira. Bang Bang de Andrea Tonacci: o gesto como começo da história. In: Maria Bernardete Ramos Flores, Maria de Fátima Fontes Piazza, Patrícia Peterle. (Org.). Arte e pensamento: operações historiográficas. 1ed.São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2016, v. , p. 297-314.

3.
VILELA, Ana Lucia Oliveira; SANTOS, Maria Ivone dos ; MARTINS, Mirian Celeste ; SOUZA, M. I. P. O. ; ANDREOLI, Eliane ; MANTOAN, Maria Teresa . Quase nada - pequena coleção micropolítica. In: Roberta Puccetti; Maria Irene P. de Oliveira; Danillo Villa. (Org.). Micropolíticas. 1ed.Londrina: EDUUEL, 2014, v. 1, p. 11-15.

4.
VILELA, A. L. O.. Exposições obscenas - uma entrevisão. In: FLORES, Maria Bernardete Ramos Flores; VILELA, Ana Lucia. (Org.). Encantos da imagem Estâncias para a prática historiográfica Entre história e arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas Oficina Editorial, 2010, v. , p. 140-145.

5.
FLORES, M. B. R. ; VILELA, A. L. O. . Ensaios sobre a distância - imagem e sujeito. In: Kátia Rodrigues Paranhos; Luciene Lehmkuhl, Adalberto Paranhos. (Org.). História e Imagens: textos visuais e práticas de leitura.. Campinas: Mercado das Letras, 2010, v. , p. 123-143.

6.
FLORES, M. B. R. ; VILELA, A. L. O. . Encantos da Imagem: entre história e arte. In: FLORES, Maria Bernardete Ramos Flores; VILELA, Ana Lucia. (Org.). Encantos da imagem - Estâncias para a prática historiográfica. Entre história e arte. Florianópoluis: Letras Contemporâneas Oficina Editorial, 2010, v. 1, p. 13-15.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VILELA, A. L. O.; Regina Melim ; Baltar, Brígida . Coletar Abrigos, escrever neblinas. Ô Catarina!, Florianópolis, p. 10 - 11, 01 dez. 2009.

2.
MOREIRA JÚNIOR, Roberto ; VILELA, A. L. O. . nulo. recibo07=9, Florianópolis, 01 ago. 2009.

3.
VILELA, A. L. O.. Desenhos do sem fim. Poçível - in - possível. Net processo, Florianópolis, 26 ago. 2007.

4.
VILELA, A. L. O.. Abismo. Net Processo, Florianópolis, 19 ago. 2007.

5.
VILELA, A. L. O.. O cheiro adocicado da morte e a ciranda de Ana Elisa Dias Baptista. Um ponto e outro, 26 maio 2007.

6.
VILELA, A. L. O.. Além-janela. Jornal A Notícia, Florianópolis, 01 dez. 2006.

7.
VILELA, A. L. O.. Cada coisa é para seu corpo.... A Notícia, Santa Catarina, 29 out. 2006.

8.
VILELA, A. L. O.. Um precário equilíbrio. A Notícia, Santa Catarina, 23 out. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILELA, A. L. O.. Participação semântica e fenomenológica na arte - corpo e linguagem na obra de Lygia Clark e Hélio Oiticia. In: II Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2009, Londrina. Anais do II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009.

2.
VILELA, A. L. O.. Corpo antropófago - absorções e críticas ao corpo freudiano. In: Diálogos e Aproximações, 2008, Rio de Janeiro. Diálogos e Aproximações, 2008. v. 1.

3.
VILELA, A. L. O.. Mutações no espaço de Mondrian por Hélio Oiticica. In: 3o. Ciclo de Investigações, 2008, Florianópolis. Anais do 3o. Ciclo de Investigações - Programa de Pós-graduação em artes visuais - UDESC, 2008.

4.
VILELA, A. L. O.. Carretéis de Iberê Camargo - Obra da perda, obra da morte. In: III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: do texto ao visual, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: do texto ao visual. Florianópolos, 2006.

5.
VILELA, A. L. O.. A visão embotada - um ensaio sobre a restrição ao olhar nas obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica. In: XI Encontro Estadual de História, 2006, Florianópolis. Anais Eletrônico do XI Encontro Estadual de História: mídia e cidadania, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VILELA, Ana Lucia Oliveira. Extravio da História e da Memória em 'Cabra Marcado para Morrer. In: Memoria Histórica y Cine Documental., 2015, Barcelona. Memoria Histórica y Cine Documental. Actas del IV Congresso Internacional Colección Film-Historia. Barcelona.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILELA, A. L. O.. As ilustrações da Revista Sul: concepções de modernidade nas artes plásticas em Florianópolis/SC. In: X Encontro Estadula de História, 2004, Florianópolis. Caderno de Programação e Resumos do X Encontro Estadual de História, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
VILELA, Ana Lucia Oliveira. Oiticica e a cidade: experimentações fronteiriças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VILELA, Ana Lucia Oliveira. Ditadura, violência, causalidade histórica e narrativa no Cinema Marginal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VILELA, A. L. O.. Vladimir e Rosa de Godard: disjunções entre história e ficção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Boris Kossoy ; PEREIRA OLIVEIRA, Henrique Luiz ; Ana Lice Brancher ; COELHO, Mário César ; VILELA, A. L. O. . Errâncias do olhar na obra de Hélio Oiticica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VILELA, A. L. O.. Corpo antropófago - absorções e críticas ao corpo freudiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VILELA, A. L. O.. Mutações no espaço de Mondrian por Hélio Oiticica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VILELA, A. L. O.. Prótese e enxerto - problemas de substituição. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
STOLF, R. ; PELED, Y. ; LINDOTE, Fernando ; LACERDA, J. A. ; Rayck, DIEGO ; ASP, Carlos ; LÜHMANN, Bil ; BENETTI, Augusto ; DIETRICH, Maíra ; AMARAL, Julia ; VILELA, A. L. O. . Cadernos de Desenho. Florianópolis: Corpo Editorial, 2011 (Catálogo de arte).

2.
VILELA, A. L. O.. DePara copiar Cascaes. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2011 (folder de divulgação de exposição).

3.
ROMAGNANI, Tiago ; VILELA, A. L. O. . Duração. Florianópolis: Museu Victor Meirelles, 2010 (folder de divulgação de exposição).

4.
ROSSETTO, L. ; VILELA, A. L. O. . Retrato da recusa. Florianópolis: Museu Victor Meirelles, 2009 (Catálogo de arte).

5.
Baltar, Brígida ; VILELA, A. L. O. . amor de fresta. Museu Victor Meirelles, 2009 (folder de divulgação de exposição).

6.
VILELA, A. L. O.. Peso penso por um fio. Curitiba: Museu de Arte Contemporânea - PR, 2008 (Catálogo de arte).

7.
VILELA, A. L. O.. Veludo Negro ou como ocupar o espaço de um corpo insignificante. Florianópolis: Arquipélago, 2008 (Catálogo de arte).

8.
VILELA, A. L. O.; PATRÃO, Renata . Spam - mostra de intervenções urbanas. Florianópolis: Independente, 2007 (Catálogo de arte).


Demais tipos de produção técnica
1.
VILELA, A. L. O.. Desenho contemporâneo ou o avesso do projeto. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VILELA, A. L. O.; BOPPRÉ, Fernando C. ; Alena Marmo . História da arte: modernidades e desvios. 2010. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
VILELA, A. L. O.; Brígida Miranda ; Fátima Costa de Lima . Retrato de Augustine. 2010. Teatral.

Artes Visuais
1.
VILELA, A. L. O.. vermes do desejo. 2012. Outra.

2.
VILELA, A. L. O.. Sombra. 2012. Desenho.

3.
VILELA, A. L. O.. Carregar buraco. 2010. Outra.

4.
VILELA, A. L. O.. sem título. 2008. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Fátima Costa de Lima ; VILELA, A. L. O. ; Brígida Miranda . Retrato de Augustine. 2010 (direção de arte).

Demais trabalhos
1.
VILELA, A. L. O.; Aline Dias ; AMARAL, Julia . ASP.DOC. 2011 (documentário cinematográfico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, L. S. D.; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Filipe Artur de Sousa Queiroz. Aproximações entre atividades narrativas: o cinema e a história. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Fátima Costa de Lima; VILELA, Ana Lucia Oliveira; BAUMGÄRTEN, S. A.. Participação em banca de Fernando Moreira de Castilho. Através das paredes: a cenografia como escrita alegórica. 2014. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
FLORES, M. B. R.; VILELA, Ana Lucia Oliveira; RAMOS, Célia Maria Antonacci. Participação em banca de Francielly Rocha Dossin. Entre evidências visuais e novas histórias: Arte africana contemporânea como descolonização estética (1990-2010). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
FLORES, M. B. R.; KERN, M. L. B.; VILELA, Ana Lucia Oliveira; PETERLE, PATRÍCIA; M aria de Fátima Piazza; CUNHA, M. T. S.; COELHO, Mário César. Participação em banca de Daniela Queiróz Campos. Entre o eucronismo e o anacronismo: percepções da imagem na coluna Garotas do Alceu. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SERPA, Élio Cantalício; LUCA, Tania Regina de; MATOS, Maria Izilda Santos de; VILELA, Ana Lucia Oliveira; SANDES, N. F.. Participação em banca de Rodolfo Fiorucci. A trajetória da revista Anauê (1935 - 1937), o jornalismo partidário e ilustrado da Ação Integralista Brasileira - a netinha que não cresceu. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, L. S. D.; MENEZES, M. A.; VILELA, Ana Lucia Oliveira; SADDI, Rafael. Participação em banca de Manoel Gustavo de Souza Neto. Conhecimento e rememoração: ensaio sobre a teoria da história de Walter Benjamin. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SERPA, Élio Cantalício; WEBER, Nádia Maria; TÁRREGA, M. C. V. B.; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Éder Mendes de Paula. Sombras (De)Mentes: o louco criminoso em Goiás (1970 - 2000). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
FREDRIGO, Fabiana de Souza; VILELA, Ana Lucia Oliveira; BITTENCOURT, Libertad Borges. Participação em banca de Juliana Sousa Pacheco. As relações entre literatura de testemunho e a psicanálise: uma análise da escrita de Primo Levi. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
BITTENCOURT, Libertad Borges; VALLE, U.; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Eva Cristina Franco Rosa dos Antos. Modernização e Antropofagia - Intelectuais, suporte e cidades. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANDES, N. F.; BITTENCOURT, Libertad Borges; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Marli Aparecida Carneiro Arabi. A imagem do Homem Público em tempo de guerra: Getúlio Vargas e o olhar estrangeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SERPA, Élio Cantalício; VILELA, Ana Lucia Oliveira; ABDALA JÚNIOR, R.; FREDRIGO, Fabiana de Souza. Participação em banca de Adérito Schneider Alencar e Távora. O Rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas: escala de abordagem, sujeito e narrativa no cinema documentário brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

5.
NORONHA, Márcio Pizarro; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Kamyla Faria Maia. É tudo verdade: o festival como dispositivo autorizador e a construção da memória do cinema documentário no Brasil (1996 - 2010). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

6.
MACIEL, David; VILELA, Ana Lucia Oliveira; PINTO, João Alberto da Costa. Participação em banca de Tamara Naiz da Silva. Financeirização econômica, trabalho e políticas sociais no Brasil nos anos 90. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

7.
SERPA, Élio Cantalício; FREDRIGO, Fabiana de Souza; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Thaisy Sosnoski. A biblioteca do Sesquicenten.ário da Independência do Brasil (1972). A historiografia como rito de recordação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

8.
PINTO, João Alberto da Costa; VILELA, Ana Lucia Oliveira; MACIEL, David. Participação em banca de Alexandre de Paula Meirelles. Ideologias tecnocráticas do capitalismo integrado (1920 - 1930): uma introdução ao pensamento de Walter Rathenau e Adolf Augustus Berle Jr.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VILELA, Ana Lucia Oliveira; ZAPATERO, Alberto Baena. Participação em banca de Márcia Caroline Amaral Albuquerque. Visualidades de Elisabeth I: Reminiscêncas em Figurinos Contemporâneos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História e Narrativas Audiovisuais) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VILELA, Ana Lucia Oliveira; ABDALA JÚNIOR, R.. Participação em banca de Gustavo Oliveira Brito dos Santos.A modernidade no Japão. A questão de Okinawa e o Karatê. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
MACIEL, David; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Wilson Francisco de Araújo.Tancredo Neves: a trajetória de um conciliadro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MACIEL, David; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Tatiana Cristina Cardoso.Fordismo e cinema hollywoodiano: um casamento de sucesso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

4.
ABDALA JÚNIOR, R.; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Sâmia Cristina Caixeta de Lima.A invenção da nação brasileira na minissérie A Muralha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Goiás.

5.
ARRAIS, C. A.; VILELA, Ana Lucia Oliveira. Participação em banca de Kryshia Freitas Ribeiro.Por uma história através da fotografia: um estudo sobre o fotógrafo Henri Cartier Bresson nas décadas de 1930 e 1990. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Goiás.

6.
BITTENCOURT, Libertad Borges; VILELA, Ana Lucia Oliveira; FREDRIGO, Fabiana de Souza. Participação em banca de Mônica Nunes da Mota.A questão da alteridade em relação aos índios nos primórdios da colonização espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Goiás.

7.
VILELA, Ana Lucia Oliveira; SANDES, N. F.. Participação em banca de Rogério Prego Nunes.Os conceitos de Imaginário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Goiás.

8.
PIAZZA, Fátima Fontes; COELHO, Mário César; VILELA, A. L. O.. Participação em banca de Carolina Dominischek.Conversando e lembrando: a casa como objeto de memória. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
PEREIRA OLIVEIRA, Henrique Luiz; MACHADO, Paulo Pinheiro; VILELA, A. L. O.. Participação em banca de Renato Uliano dos Santos.O desenvolvimento da pesca como atividade comercial: uma mudança no modo de vida das comunidades do litoral catarinense. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
RICHTER, F. A.; LIMA, Henrique Espada Rodrigues; FLORES, M. B. R.; VILELA, A. L. O.. Participação em banca de Fábio Andreas Richter.Constituindo lugares da memória: o Arquivo Histórico e a Casa da Memória do Município de Florianópolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
BOPPRÉ, Fernando C.; PEREIRA OLIVEIRA, Henrique Luiz; PIAZZA, Fátima Fontes; VILELA, A. L. O.. Participação em banca de Fernando Chíquio Boppré.Hassis entre-imagens ou a gaivota sempre está em movimento: do desenho ao super 8 em Hassis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LINDOTE, Fernando; NARLOCH, Charles; AMARAL, Julia; VILELA, A. L. O.. Comissão de Seleção de Edital de Exposição temporária do NMuseu Victor Meirelles. 2010. Museu Victor Meirelles.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II colóquio História e Arte: imagens da América Latina.Modernidade e Utopia. 2009. (Outra).

2.
II Colóquio História e Arte: Imagens da América Latina.Errâncias do olhar na obra de Hélio Oiticica. 2009. (Outra).

3.
Diálogos e Aproximações.Corpo antropófago - absorções e críticas ao corpo freudiano. 2008. (Seminário).

4.
Seminário Políticas do Anacronismo.Prótese e enxerto - problemas de substituição. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, Maria Elízia ; VILELA, Ana Lucia Oliveira ; VIDICA, A. R. . Colóquio História e Arte: Que fazem os historiadores quando estudam arte?. 2015. (Congresso).

2.
Aline Dias ; AMARAL, Julia ; Rayck, DIEGO ; VILELA, A. L. O. . O desejo do verme. 2012. (Exposição).

3.
VILELA, A. L. O.. alhures - aqui. 2012. (Exposição).

4.
FLORES, M. B. R. ; BOPPRÉ, Fernando C. ; VILELA, A. L. O. . I Colóquio História e arte: Trânsitos da modernidade. 2008. (Congresso).

5.
FLORES, M. B. R. ; ARENDT, Silvia Maria Fávero ; CAMPOS, Emerson César de ; VILELA, A. L. O. . III Simpósio Nacional de história Cultural. 2006. (Congresso).

6.
VILELA, A. L. O.; SANTO, Viviane Duarte dos ; MENDONÇA, Elisabete de Castro ; NUNES, José Luiz da Silva ; ARAGÃO, Octavio ; ARAÚJO, Marcelo da Silva ; VASCONCELLOS, Marcelo de ; VALLE, Artur Gomes ; SCOVINO, Felipe ; HEEMANN, Adriana . IX Encontro do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - UFRJ. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sofia Corso. Arte e violência: a morte na obra de Jacques-Louis David como contributo para a estética revolucionária francesa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Frederico Menezes Brandão. A Teoria da História em Walter Benjamin: Narratividade e Abertura da História. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sofia Corso. As concepções de nação para Jacques-Louis David em diálogo com as obras de Eugène Delacroix. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Lucia Oliveira Vilela.

2.
Carolina Dominischek. Conversando e lembrando: a casa como objeto de memória. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ana Lucia Oliveira Vilela.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 17:00:35