Ana D´Arc Maia Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8845188546280528
  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2015). Pós - Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (2012). Pós - Graduada em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Pós - Graduada em Informática Educativa pela Universidade Castelo Branco (2003). Graduada em Pedagogia pela Sociedade Universitária Augusto Motta. Atuou como Docente no Centro Universitário da Cidade e na Universidade Gama Filho (2011-2014) nos Cursos de Engenharia de Produção, Direito e Pedagogia nas disciplinas de Fundamentos da Gestão Empresarial, Organização, Sistemas e Métodos, Dinâmica das Organizações, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Educacional, Sistema Educacional, Didática, Políticas Públicas Educacionais e Metodologia da Pesquisa. Atuou como Tutora e Coordenadora dos Tutores - EaD - UniverCidade (2006-2014). No momento, atua como docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro na Graduação de Administração na condição de substituta - Departamento de Administração FACC/CCJE, no Grupo Kroton / Anhanguera na Graduação de Engenharia de Produção, Elétrica e Automação e como docente online na Faculdades Integradas Hélio Alonso. No NUPAD - Núcleo de Pesquisa em Administração - FACC/ UFRJ, atua como professora pesquisadora. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana D´Arc Maia Pinto
Nome em citações bibliográficas
PINTO, Ana DArc Maia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, FACC- CCJE.
Avenida Pasteur
Botafogo
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 38735106


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: Politicas Públicas e Realidade Institucional: A Experiência da EaD em Curos de Graduação Presencial do Setor Privado,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Stella Cecília Duarte Segenreich.
2010 - 2012
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A Formação do Tutor em Ambientes Virtuais de Educação: Um olhar sobre suas perspectivas, habilidades e competências.
Orientador: Thatty De Aguiar Castelo Branco.
2002 - 2003
Especialização em Tecnologia Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Organização de Novas Estratégias para a Educação a Distância.
Orientador: Miriam Struchiner.
1998 - 1999
Especialização em Especialização em Informática na Educação. (Carga Horária: 390h).
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: Internet - As Contribuições que este Ambiente Computacional pode Oferecer para Educação.
Orientador: Ana Maria Marinho Saraiva.
1986 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Sociedade Educacional Augusto Motta, SUAM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovada em concurso público para professor substituto, para as disciplinas de Organização Sistemas e Métodos e Processo Decisório - Departamento: FACC - Diarios/62351839/dou-secao-1-29-11-2013-pg-55 Data: 29/11/2013 Leciona as Disciplinas de Processo Decisório, Organização Sistema e Método e Cultura Organizacional.

Atividades

06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACC- CCJE, .


Centro Universitário Anhanguera de Niterói, UNIAN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Atua nos Cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Ambiental e Automação lecionando as disciplinas de Administração, Sistema de Gestão, Ergonomia.


Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Online, Carga horária: 4


Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, UNIVERCIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

2002 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Pedagogia
Introdução aos Estudos da Educação
Recursos Tecnológicos na Educação
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia Organizacional
Supervisão e Administração Teoria e Prática
Projetos
Seminários Interdisciplinares

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionou nos Cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Administração.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora do Programa de Pós Graduação Lato Sensu - Curso de Gestão Educacional


Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Ministra aula na Graduação de Pedagogia nos Cursos de Férias.

Atividades

02/2004 - Atual
Extensão universitária , Reitoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atividade de extensão realizada
Curso de Complementação Pedagógica.


Linhas de pesquisa


1.
Administração Educacional e seus Desdobramentos Gerenciais Políticos Institucionais

Objetivo: Esta linha de investigação está sendo desenvolvida pela pesquisadora em paralelo à realização de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Administração - NUPAD na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela tem por objetivo investigar as bases conceituais que subsidiam as perspectivas gerenciais da educação superior levando em conta as demandas do Estado..
Palavras-chave: Administração Educacional; Modelos Gerenciais; Políticas Institucionais.
2.
Educação Superior a Distância: Políticas Públicas, Modelos Gerenciais e Práticas Institucionais

Objetivo: Investigar em que contexto as Políticas Públicas e as práticas Institucionais da Educação Superior desenvolvem a modalidade a distância tonando como eixo regulatório a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 uma vez que a mesma Lei facultou a diversificação do sistema em termos de novas estruturas institucionais de sua oferta na educação superior..
Palavras-chave: Educação Superior a Distância; Políticas Públicas da Educação Superior; Modelos Gerenciais e Práticas Institucionais.
3.
Organizações Institucionais e suas Práticas Gerenciais

Objetivo: Investigar os aspectos, os princípios que regem os esforços de grupos de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum. Dentro desta perspectiva, estudar a administração como uma ciência capaz de fomentar iniciativas gerenciais que propiciem novos desenhos organizacionais facultando a melhoria de resultados..
Palavras-chave: Organizações; Práticas Gerenciais Criativas e Inovadoras.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Formação Profissional:Apoio a estudante, servidores e comunidade do Rio de Janeiro em práticas de pesquisa
Descrição: O projeto busca oferecer orientação, seminários e minicursos à comunidade permitindo uma discussão teórica sobre a prática de pesquisa científica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ana D´Arc Maia Pinto - Integrante / Maria de Fátima Bruno de Faria - Coordenador / Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca - Integrante / Renato Nunes Bittencourt - Integrante / Ricardo Henry Dias Rohm - Integrante / Vanessa Brulon - Integrante / Camila Avozani Zago) - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Professora Homenageada, Universidade da Cidade.
2009
Professora Homenageada, Universidade da Cidade.
2008
Professora Homenageada, Universidade da Cidade.
2007
Paraninfa de Turma, Universidade da Cidade.
2006
Professora Homenageada, Universidade da Cidade.
2006
Professora Homenageada, Universidade da Cidade.
2005
Patrona de Turma, Universidade da Cidade.
2004
Paraninfa de Turma, Universidade da Cidade.
2003
Paraninfa de Turma, Universidade da Cidade.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINTO, Ana DArc Maia2017PINTO, Ana DArc Maia. A Educação a Distância como Estratégia Educacional no Ensino Superior: Novas Atribuições ao Estado a partir de uma Gestão Criativa e Inovadora. Série Cadernos ANPAE, v. 43, p. 1135-1143, 2017.

2.
Bruno de Faria, Maria de Fátima2016Bruno de Faria, Maria de Fátima ; FARIA, M. B. ; PINTO, Ana DArc Maia . Tecnologias de Apoio à Aprendizagem Como Fatores de Motivação de Alunos em Cursos a Distâncias. SIED:EnPED, v. IV, p. 807, 2016.

3.
PINTO, Ana DArc Maia2016PINTO, Ana DArc Maia. As Políticas Públicas de Educação a Distância: Uma Reflexão sobre seus Desdobramentos na Implantação da Modalidade em Cursos de Graduação Presenciais no Setor Privado. SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. IV, p. http://www.sied, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ZAGO, C. A. ; PINTO, Ana DArc Maia ; QUINTERO, K. R. ; ZAGO, L. H. A. . Economia Circular: Perspectiva de Gestão Estratégica. In: Gabriella de Menezes Baldão ( Org).. (Org.). Inovação, gestão estratégica e controladoria nas organizações. 2ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 2, p. 178-188.

2.
PINTO, Ana DArc Maia. Novas Tecologias de Informação e Comunicação no Campo da Saúde. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. (Org.). Textos de Apoio. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005, v. 01, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, Ana DArc Maia. Institucionalização da EaD como Política Pública do Estado Direcionado à Educação Superior : Uma Reflexão Sobre a Gestão Estratégica a partir de uma Perspectiva Criativa e Inovadora. In: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), 2018, Rio Grande do Norte. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), 2018. v. Único.

2.
ZAGO, C. A. ; PINTO, Ana DArc Maia ; QUINTERO, K. R. ; ZAGO, L. H. A. . Economía Circular: oportunidades y desafíos rumbo al desarrollo sostenible.. In: XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2018, Maceió. XXXVIII ENEGEP - A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil.. Rio de Janeiro: ABREPO, 2018. v. Único.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, Ana DArc Maia. Criatividade e Inovação: A Construção de Novas Abordagens Gerenciais por parte do Estado para o Campo da Educação a Distância no Ensino Superior. In: XXVI Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br: Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior:novos modos de regulação e tendências em construção., 2018, Belo Horizonte. Anais do XXVI Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/BR. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. v. Único. p. 210-215.

2.
PINTO, Ana DArc Maia. A Presença da Educação a Distância como Estratégia de Política Pública Educacional do Estado no Ensino Superior: Novas Atribuições e Responsabilidades a partir de Uma Gestão Criativa e Inovadora. In: VI Seminário Estadual da ANPAE- RJ e XIII Encontro Estadual da ANFOPE-RJ, 2017, Rio de Janeiro. O Plano Nacional de Educação em Tempos de Crise, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
SENGEREICH, S. C. ; PINTO, Ana DArc Maia ; VILLELA, L. L. . De Invasão Silenciosa à Estratégia de Sobrevivência Financeira Publicamente Declarada: A Inserção de Disciplina em Curso Presencial da Graduação. Anais do Evento XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR Dívida Pública e Educação Superior no Brasil, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, Ana DArc Maia. Políticas Públicas Educacionais: Idiossincrasias da Gestão do Estado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINTO, Ana DArc Maia. Desafios para o Estudante Online. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINTO, Ana DArc Maia; FERREIRA, S. M. M. R. . Pedagogia da Comunicação: Da Fala Para a Escrita, Um Desafio para a Docência Online. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PINTO, Ana DArc Maia. O Professor a as Novas Tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PINTO, Ana DArc Maia. Engenhando Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PINTO, Ana DArc Maia; FERREIRA, Sandra M. M. R. . I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PINTO, Ana DArc Maia. Didática e Metodologia do Ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PINTO, Ana DArc Maia. Educação nos Tempos Pós Modernos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PINTO, Ana DArc Maia. Gestão Institucional - Faculdades Integradas de Jacarepaguá- FIJ/RJ. 2015.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PINTO, Ana DArc Maia. Subprojeto 2 - Organização Acadêmico Institucional e Expansão da Educação Superior. 2015. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
PINTO, Ana DArc Maia. Informática Básica.. 2004 (Material Apostilado) .

2.
PINTO, Ana DArc Maia. As Possibilidades dos Softwares Aplicativos na Educação. 2004 (Material Apostilado) .

3.
PINTO, Ana DArc Maia. Técnicas para Construção de Home Pages e WebSites Educativos.. 2004 (Material Apostilado) .

4.
PINTO, Ana DArc Maia. Tecnologia Educacional: Histórico, Casos de Uso e Perspectivas.. 2004 (Material Apostilado) .

5.
PINTO, Ana DArc Maia. Práticas Educacionais e Novas Tecnologias.. 2004 (Material Apostilado) .

6.
PINTO, Ana DArc Maia. . Organização Pedagógica do trabalho: Perspectivas e Possibilidades.. 2004 (Material Apostilado) .

7.
PINTO, Ana DArc Maia. Políticas Públicas Educacionais. 2004 (Material Apostilado) .

8.
PINTO, Ana DArc Maia. Relações Humanas e Públicas nas Instituições de Ensino. 2004 (Material Apostilado) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Curso de Extensão de Formação continuada em Neuroeducação. 2011. (Encontro).

2.
I Seminário Internacional de Formação de Professores através da Educação a Distância. 2009. (Seminário).

3.
XII CREAD MERCOUR/SUL Educação a Distância: Um caminho para a Justiça Social. Estratégias de Aprendizagem de Participantes de uma Comunidade Virtual de Enfermagem. 2008. (Congresso).

4.
Painel Setorial.Incubação de Projetos Tecnológicos. 2007. (Seminário).

5.
Projeto Cidade Aberta.A Didática frente ao uso das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. 2004. (Encontro).

6.
Semana da Educação. As Novas Tecnologias e sua Aplicabilidade na Educação Básica. 2004. (Congresso).

7.
IV Semana da Educação.Educação e Compronisso Ético. 2003. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denise Dias Coutinho. Limites na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

2.
Rute de Castro Vieira. Educação e Creche: Desafios e Contemporâneos para Docência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

3.
Carmen Evelyn Rodrigues Mourão. Museus e Centros de Ciência como Espaço de Ediucação: A relação Museu e Escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

4.
Zélia Vianna da Silva. O lúdico na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

5.
Eduardo Antonio de Oliveira. Jogos e Brincadeiras no Desnvolvimento Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

6.
Shirley Souza de Oliveira Alves. A necessidade da Qualificação dos Profissionais Docentes envolvidos no Contexto da Educação Especial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

7.
Marcia Valeria Barros Siquerira. Da inclusão a Exclusão: A Escola como um Espaço Democrático. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

8.
Aline de Souza Barros. A Importância da Música na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

9.
Maria de Fátima da Silva Carvalho. Educação Especial: Alunos Integrados em Classes Regulares, como o Educador pode trabalhar com eles?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

10.
Ana Paula da Fonseca. A Percepção no Planejamento Frente as Ações Democráticas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

11.
Monika Santos Cruz de Rezende. Evasão Escolar: De quem é a responsabilidade?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

12.
Jurema Andrade Rocha. Aprendizagem Organizacional: Um desafio para o Gestor Escolar.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

13.
Regina Célia Spiegel Marinho. Letramento : Um desafio para o Supervisor Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

14.
Marislene Macedo Almeida Ricon. A Educação pela Arte: Um desafio para o Gestõr Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

15.
Juliana Andrade de Souza da Silva de Almeida. Democratização Digital na Terceira Idade: Uma proposta para o planejador educacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

16.
Vera Lucia Medeiros Ferreira. Educacão a Distância: Um estudo introdutório para a Gestão Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

17.
Vanessa Carvalho Armendro.. O Lúdico na Eucação Infantil : Um estudo introdutório para a Gestão Escxolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Cidade. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

18.
Tracy Elizabeth Lloyd. o Processo de Adaptação de Crianças de 0 a 6 anos em creches particulares: Uma reflexão para a Gestão Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

19.
Cássia Texeira Corrêa de Souza. A implementação dos Ciclos de Formação nas Escolas Públicas de Hoje. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

20.
Guilherme Aleixo. As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação a Serviço da Educação: Uma reflexão para a Gestão Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

21.
Lúcia Carvalho Zani. A Musicalização na Escola Como Recurso Pedagógico: Possibilidades e Perspectivas para o Gestor Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

22.
Luciana de Almeida Bastos. A Influência da Mídia Televisiva na Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

23.
Vania Lúcia de Oliveira. A Intergração do Computador no Processo Ensino-aprendizagem: Um desafio para o Gestor Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

24.
Patrícia Terezinha da Silveira. Gestão Escolar na Escola Pública. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.

25.
Simone Mota dos Santos. Qualificação do profissional de Creche: Uma reflexão para o Gestor Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo. Orientador: Ana D´Arc Maia Pinto.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, Ana DArc Maia. Políticas Públicas Educacionais: Idiossincrasias da Gestão do Estado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 16:51:53