Marcia Gonçalves de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2109227810924409
  • Última atualização do currículo em 27/12/2018


Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, Pós-Doutoranda em Informática na Universidade Federal do Espírito Santo, Doutora em Engenharia Elétrica(2013), Mestre em Informática (2009) e Bacharel em Ciência da Computação (2002) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Áreas de Interesse: Tecnologias de Análise de Aprendizagem, Aprendizagem de Programação, Informática na Educação, Educação Profissional e Educação a Distância. Atua como Coordenadora de Pesquisa do Centro de Referência em Formação e EaD (Cefor) do Ifes e como professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT e do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes. Atualmente coordena o Projeto "Corte de Lovelace", filiado ao programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Gonçalves de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Oliveira, M.;DE OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES;Oliveira, M.G.;OLIVEIRA, MÁRCIA;OLIVEIRA, MARCIA;G. DE OLIVEIRA, MÁRCIA


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Núcleos de Avaliações Diagnóstica e Formativa para Regulação da Aprendizagem de Programação, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Elias Silva de Oliveira.
Coorientador: Marcelo Eduardo Vieira Segatto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil.
Grande área: Engenharias
2007 - 2009
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Avaliações Online para nivelamento e formação de classificadores humanos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Elias Silva de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação Espírito Santense de Tecnologia, FEST, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem de Máquina; Avaliação Formativa; Avaliação Somativa; Clusterização; EAD; Ensino-Aprendizagem de Classificação de Documentos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2017
Especialização em andamento em PÓS EAD EM TEOLOGIA E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA. (Carga Horária: 500h).
Faculdades Batista do Paraná, FABAPAR, Brasil.
2004 - 2005
Especialização em Gestão da Educação a distância.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2004 - 2005
Especialização em Informática em Educação. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: A Informática na Escola no Contexto dos Anos 80.
Orientador: André Luiz Zambalde.
1997 - 2002
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2014 - 2017
Teologia. (Carga horária: 1920h).
Faculdade Unida de Vitória, UNIDA, Brasil.
2008 - 2008
Dimensão Psicossocial na Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Tecnologia FAESA, CET-FAESA, Brasil.
2008 - 2008
Estrutura e Estética de uma WebConferência. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Tecnologia FAESA, CET-FAESA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Setor: Centro de Referência em Formação e EaD (Cefor)

Atividades

03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Referência em Formação e Ead, .

Cargo ou função
Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do Cefor - PORTARIA Nº 556, DE 14 DE MARÇO DE 2017.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Referência em Formação e Ead, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora do IV Congresso Regional de Formação e EaD (Concefor) - PORTARIA Nº 760, DE 4 DE ABRIL DE 2017.
02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Referência em Formação e Ead, Campus Vitória.

09/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Referência em Formação e Ead, .

Cargo ou função
Coordenadoria de Pesquisa do Cefor/Ifes - PORTARIA Nº 2288, DE 9 DE AGOSTO DE 2016.
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Referência em Formação e Ead, .

Cargo ou função
Comissão responsável pela avaliação de pesquisas científicas no âmbito do Cefor - PORTARIA Nº 1989, DE 13 DE JULHO DE 2016.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Referência em Formação e Ead, .

Cargo ou função
Comissão organizadora dos projetos, regimentos e equipagem dos laboratórios de Matemática - PORTARIA Nº 1738, DE 24 DE JUNHO DE 2016..
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Referência em Formação e Ead, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Desempenho - PORTARIA Nº 631, DE 29 DE MARÇO DE 2016.
02/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Referência em Formação e Ead, .

Cargo ou função
Comissão Setorial de Avaliação Institucional do Cefor - Portaria nº 402, de 26.02.2016.

Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador (Pos-doc), Enquadramento Funcional: Pesquisa (Estágio Pós-Doutorado), Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 5
Outras informações
Ensino de Introdução à Programação em turmas de Engenharia (Elétrica e Mecânica). A carga horária de 5 horas é para cada curso.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador
Outras informações
Universidade Aberta do Brasil

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Doutorado(Engenharia Elétrica) da Fundação de Apoio a Pesquisa Espírito Santo (FAPES)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 5
Outras informações
Lecionou a disciplina Introdução à Programação Básica de Computadores no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo.

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Programação
04/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Programação


Linhas de pesquisa


1.
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica
2.
Tecnologias educacionais e recursos didáticos no contexto da educação em Ciências e Matemática

Objetivo: Trata dos estudos sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais no contexto da educação em ciências e matemática. Estão incluídos os estudos sobre análise e desenvolvimento de livros didáticos, softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto da educação em Ciências e Matemática..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciência da Computação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O Moodle de Lovelace: Pesquisa e desenvolvimento de metodologias e tecnologias para avaliação e inclusão em curso de programação a distância voltado para meninas
Descrição: Além, de ser um ambiente de ensino de programação voltado para as meninas, o Moodle de Lovelace é um ambiente de pesquisa para o qual desenvolvemos tecnologias educacionais de análise da aprendizagem de programação e metodologias inovadores para o ensino e a avaliação de programação em uma perspectiva inclusiva. Com essa proposta de ser um ambiente de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, o Moodle de Lovelace tem como objetivo geral ofertar cursos de programação essencial, ativa, inclusiva e prática na modalidade a distância para atrair mulheres para a carreira de computação envolvendo alunos, professores, tutores e colaboradores na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias e metodologias para evolução em trabalho colaborativo do Moodle de Lovelace..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcia Gonçalves de Oliveira - Coordenador / Mariella Berger Andrade - Integrante / Rutinelli da Penha Fávero - Integrante / Poliana Daré Zampirolli Pires - Integrante.
2017 - 2018
Vídeos digitais como uma solução visual para problemas de matemática mal estruturados: o problema da lebre e do cachorro
Descrição: A investigação qualitativa visa a produção de objetos de aprendizagem por meio de vídeos digitais, na modalidade de videoprocessos, como soluções que contribuam para a compreensão de problemas de Matemática mal estruturados. Esses problemas, usualmente, apresentam alto grau de dificuldade para solucioná-los por não contarem com algoritmos previamente estabelecidos para resolvê-los. Soluções visuais podem facilitar o entendimento do problema para que resolvedores elaborem uma representação mental que os levem a uma formalização matemática necessária para se comunicarem em ciências que dela necessitem. Ferrés e Moran serão os principais aportes teóricos para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os problemas, além de autores da Educação Matemática. Os objetos de aprendizagem serão desenvolvidos por estudantes de graduação do Ifes com auxílio de softwares gratuitos, ou versão livre para os não gratuitos, tais como Windows Live Movie Maker, Youtube Video Editor, AVIDEMUX, InShot. O desenvolvimento dos objetos de aprendizagem seguirá o modelo ADDIE...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcia Gonçalves de Oliveira - Integrante / Maria Alice Veiga Ferreira de Souza - Coordenador / Danielli Veiga Carneiro Sondermann - Integrante / Elton Vinícius Silva - Integrante / Breno Siquara Azevedo - Integrante / Adriano Felipe Salgado Barros - Integrante.
2017 - 2018
Tecnologias e Metodologias de apoio ao Ensino, à Aprendizagem e à Avaliação em Cursos de Programação a Distância
Descrição: A programação de computadores é considerada um conhecimento de difícil aprendizagem porque para ser aprendida requer a combinação de várias habilidades cognitivas e extensa prática de exercícios. A deficiência nessas habilidades, a reduzida prática de exercícios e a dificuldade de professores fornecerem feedbacks imediatos e personalizados em turmas numerosas comprometem diretamente a aprendizagem de programação. Uma evidência disso é que as disciplinas de programação são as que mais respondem pelos altos índices de reprovação e até de evasão em cursos de informática, em especial os de nível técnico. Em cursos as distâncias, essa complexidade do processo de ensino e de aprendizagem amplia-se por causa da distância transacional, que representa um hiato de comunicação entre aprendizes, tutores e professores em decorrência da distância física. Com o objetivo de superar essa distância e sabendo que os conteúdos, as metodologias e as tecnologias são os pilares da Educação a Distância, propomos neste projeto ações de pesquisa com o desenvolvimento de metodologias ativas e de tecnologias de reconhecimento de padrões para cursos de programação a distância. A contribuição deste projeto para a Educação Profissional é auxiliar e prover professores de tecnologias que lhes permitam, com menor esforço, acompanhar de forma mais minuciosa a aprendizagem de seus alunos, compreendendo suas dificuldades e habilidades no processo de programação e reorientando o ensino de acordo. Através desta proposta visamos, portanto, um ensino centrado no aluno que, apoiado por novas metodologias e tecnologias, de fato favoreça uma aprendizagem significativa de programação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcia Gonçalves de Oliveira - Coordenador / Mariella Berger Andrade - Integrante / Rutinelli da Penha Fávero - Integrante / Poliana Daré Zampirolli Pires - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Espírito Santo - Bolsa.
2016 - 2017
Análise da Aprendizagem de Programação por Tecnologias de Reconhecimento de Padrões
Descrição: Com o objetivo de auxiliar professores no processo de avaliação de exercícios programação, este projeto propõe estratégias tecnológicas baseadas em técnicas de reconhecimento de padrões para representar perfis de estudantes, identificar a partir desses perfis habilidades e dificuldades de programação e prever desempenhos futuros. As técnicas de reconhecimento de padrões utilizadas na análise de aprendizagem de programação são os algoritmos de clustering e de classificação automática bem como modelos estatísticos de regressão linear e de análise fatorial. Os resultados esperados com a aplicação das tecnologias desenvolvidas neste projeto são fornecer instrumentos de avaliação que auxiliem o professor no acompanhamento do processo de aprendizagem, no diagnóstico de dificuldades de aprendizagem e na previsão de desempenhos na prática assistida de programação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcia Gonçalves de Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 10
2015 - 2018
Tecnologias de Avaliação Semi-automática da Aprendizagem de Programação
Descrição: A programação de computadores é considerada de difícil aprendizagem porque para ser aprendida requer a combinação de várias habilidades e extensa prática de exercícios. A deficiência nessas habilidades, a pouca prática de exercícios e a dificuldade de professores fornecerem feedbacks imediatos e individuais em turmas numerosas comprometem diretamente a aprendizagem de programação. Uma evidência disso é que as disciplinas de programação são as que mais respondem pelos altos índices de reprovação e até de evasão em cursos de informática. Sabendo que a avaliação é um mecanismo de regulação da aprendizagem, desenvolvemos uma estratégia computacional que combina técnicas de Reconhecimento de Padrões para atender às funções diagnóstica, formativa e somativa da avaliação no domínio da aprendizagem de programação. Essa estratégia pode ser implementada em três núcleos: o Núcleo de Avaliação Diagnóstica (NAD), o Núcleo de Avaliação Formativa (NAF) e o Núcleo de Avaliação Somativa (NAS). O NAD realiza a avaliação semiautomática de exercícios de programação e o mapeamento de perfis de estudantes indicando dificuldades e habilidades. O NAF realiza recomendação de atividades conforme as dificuldades de aprendizagem reconhecidas em perfis de estudantes e previsão de desempenhos em atividades futuras. O NAS, por sua vez, realiza estimação de esforço de programação, qualificação de perfis de estudantes por níveis de habilidades e mapeamento de atividades por suas características e complexidades. A principal contribuição deste trabalho é oferecer para professores um mecanismo para melhor gestão da aprendizagem de turmas, para alunos, uma verdadeira prática assistida da programação e, para instituições, a formação de programadores de computadores mais competentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcia Gonçalves de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13


Projetos de extensão


2018 - Atual
Metodologias Ativas e Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação
Descrição: O Curso Metodologias Ativas e Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação é uma ação de extensão entre o Cefor e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME) que tem como objetivo capacitar professores no uso de metodologias ativas em suas práticas educacionais e tecnológicas bem como no desenvolvimento de trabalhos científicos a partir do trabalho de pesquisa realizado nessas práticas. Esse curso será realizado em três etapas: Oficina de Aprendizagem Ativa: Uso de Tecnologias para o Ensino do século XXI, Curso a Distância de redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação e Mostra Científica de Práticas em Tecnologias Digitais na Educação com Metodologias Ativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcia Gonçalves de Oliveira - Coordenador / Mônica Ferreira Silva Lopes - Integrante / Marize Lyra Silva Passos - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Corte de Lovelace
Descrição: A Corte de Lovelace teve início no ano de 2018 através de suia primeira ação: o curso a distância "O Moodle de Lovelace ? Curso de Programação Python: Uma chamada de meninas para a carreira de computação". A ideia do Moodle de Lovelace surgiu de uma notícia de um jornal local sobre o alto número de adolescentes grávidas no estado do Espírito Santo. Sabendo que muitas dessas meninas ficam impossibilitadas de continuarem os estudos e até mesmo de trabalharam para cuidarem de seus filhos, pensamos em uma solução de levar o ensino de programação a domicílio para essas meninas. Depois da primeira ação, iniciamos algumas oficinas presenciais para inclusão de meninas surdas no curso a distância do Moodle de Lovelace A ideia dessas oficinas presenciais era desenvolver as habilidades essenciais de programação a partir dos conteúdos iniciais de programação e produzir dinamicamente video-aulas de programação com interpretação em Libras. Após publicar o primeiro artigo no evento WIT - MD (Woman in Technology - Meninas Digitais) do XXXVIII Congresso Brasileiro da Sociedade de Computação(CSBC 2018), teve início a Corte de Lovelace, o grupo da realeza feminina do Ensino de Programação no Estado do Espírito Santo. No dia 25 de Julho de 2017, durante o WIT 2018, a Corte de Lovelace tornou-se oficialmente um projeto parceiro do Programa Meninas Digitas da SBC..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Mestrado Profissional, Graduação.
Em relação a temática: Projetos de curso, Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem, Ação inclusiva.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: i. Incentivar o ingresso de mulheres nas carreiras de computação ii. Promover ações de ensino presencial e a distância de programação iii. Desenvolver Tecnologias de Análise da Aprendizagem de Programação iv. Desenvolver ações de inclusão de pessoas com necessidades em cursos de programação v. Desenvolver pesquisas para o ensino de programação vi. Desenvolver metodologias de letramento em programação vii. Promover e inserir o pensamento computacional em diferentes contextos educacionais.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcia Gonçalves de Oliveira - Coordenador / Lucinéia Barbosa - Integrante / Mônica Ferreira Silva Lopes - Integrante / Rutinelli da Penha Fávero - Integrante / Adler Neves - Integrante / Soraya Roberta dos Santos Medeiros - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics - Part A: Systems and Hu
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação
2017 - Atual
Periódico: REVISTA IFES CIÊNCIA
2018 - Atual
Periódico: Journal of Learning Analytics
2018 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Development


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
2o. Melhor Artigo do V Congresso Regional de Formação e Educação a Dsitância (Concefor) - Categoria Formação, Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cefor/Ifes).
2018
Melhores avaliadores do WalProg-CBIE 2018, IV Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação WAlgProg / 2018 CBIE 201.
2017
Melhor artigo do XXIII Workshop de Informática na Escola - WIE (Trilha 1), Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).
2016
Melhor Artigo do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Trilha 4, Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
2015
Menção Honrosa pelo artigo, 23º WEI - Workshop sobre Educação em Computação -XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1DE OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES2018 DE OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES; REBLIN, LEONARDO LEAL ; SOUZA, MATEUS BATISTA DE ; OLIVEIRA, ELIAS . Reconhecimento Automático de Representações de Rúbricas em Agrupamentos de Soluções de Exercícios de Programação. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 26, p. 60-79, 2018.

2.
Oliveira, M.G.2018Oliveira, M.G.; Roatti, H. ; Elias Oliveira . Analysis and Classification of Programming Exercises by Graph Clustering for Recognition of Model Solutions. Computer Communication & Collaboration, v. 4, p. 1-9, 2018.

3.
2Santos, A. P.2018Santos, A. P. ; Oliveira, M.G. ; Scalzer, K. . Formação de professores em educação a distância na perspectiva da educação científica / Training of teachers in distance education in the perspective of scientific education. Brazilian Applied Science Review, v. 2, p. 2497-2510, 2018.

4.
Oliveira, M.G.2018Oliveira, M.G.; Neves, A. ; Medeiros, H.F ; LOPES, M. F. S. ; REBLIN, L. L. ; Elias Oliveira . PCodigo II: O Sistema de Diagnóstico da Aprendizagem de Programação por Métricas de Software. Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 442-451, 2018.

5.
Oliveira, M.G.2018Oliveira, M.G.; Neves, A. ; LOPES, M. F. S. ; Patuzzo, A.P. . Análise de aprendizagem a partir de códigos-fontes e uma proposta de seleção automática de métricas de avaliação. Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 273-285, 2018.

6.
3Oliveira, M.2017 Oliveira, M.; Neves, A. ; LOPES, M. F. S. ; França, H. ; REBLIN, L. L. . Um Curso de Programação a Distância com Metodologias Ativas e Análise de Aprendizagem por Métricas de Software. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

7.
5BARBOSA, L.2016BARBOSA, L. ; Oliveira, M. ; TAVARES, O. L. . APP- Uma arquitetura pedagógica para aprendizagem de programação de computadores. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 1, p. 1-11, 2016.

8.
4BARBOSA, L.2016BARBOSA, L. ; Oliveira, M. . Análise de aprendizagem preditiva ? Revisão Sistemática. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 1, p. 1-11, 2016.

9.
6DE OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES2013 DE OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES; MARQUES CIARELLI, PATRICK ; OLIVEIRA, ELIAS . Recommendation of programming activities by multi-label classification for a formative assessment of students. Expert Systems with Applications, v. 40, p. 6641-6651, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Oliveira, M.; Elias Oliveira . Avaliações Online para Nivelamento e Formação de Classificadores. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
Oliveira, M.G.; Neves, A. ; LOPES, M. F. S. ; Medeiros, H.F ; REBLIN, L. L. ; Elias Oliveira . Análise da Aprendizagem de Programação por Mapeamento de Perfis em Métricas de Software. In: Everson Mario Novak. (Org.). Informática Aplicada à Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2018, v. 1, p. 54-66.

2.
CAMPANA FILHO, J. ; Elias Oliveira ; Oliveira, M.G. . Classificação de Códigos C Usando Medidas de Similaridade para Apoio ao Ensino de Programação. In: Everson Mario Novak. (Org.). Informática Aplicada à Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR: Editora Atena, 2018, v. 1, p. 67-76.

3.
Oliveira, M.G.; Neves, A. ; LOPES, M. F. S. . Automatic Mapping of Student 3D Profiles in Software Metrics for Temporal Analysis of Programming Learning and Scoring Rubrics. In: Petrică Vizureanu. (Org.). Enhanced Expert Systems. 1ed.London, United Kingdon: IntechOpen, 2018, v. 1, p. 1-11.

4.
Freitas, H. ; Oliveira, M. . Uma IDE Lúdica para Apoio da Aprendizagem de Programação. In: Tânia Barbosa Salles Gava; Rutinelli da Penha Fávero; Isaura Alcina Martins Nobre; Vanessa Battestin Nunes; Lydia Márcia Braga Bazet. (Org.). Coletânea de Artigos sobre Informática na Educação - Construções em Curso. 1ed.Serra: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Centro de Referência e, 2014, v. 3, p. 393-407.

5.
BARBOSA, L. ; Oliveira, M. . ANEA- Uma Metodologia para avaliação online diagnóstica e formativa da aprendizagem de lógica de programação. In: Rutinelli da Penha Fávero; Isaura Alcina Martins Nobre; Vanessa Battestin Nunes; Tânia Barbosa Salles Gava; Lydia Márcia Braga Bazet; Luciana Ferrari. (Org.). Coletânea de artigos sobre informática na educação - Construções em curso. 1ed.Serra: IFES, 2012, v. 1, p. 279-292.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Oliveira, M.. Informática Essencial para todos. Jornal Notícia Agora, Vitória - ES, p. 1 - 86, 04 ago. 2004.

2.
Oliveira, M.. Informática e Vida Cristã. Atitude, Brasil.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Souza, M.A.V ; WROBEL, J. S. ; Oliveira, M.G. ; Silva, E.V ; Sondermann, D.V . Videoprocesso e a Solução Visual para um Problema Verbal de Matemática. In: 3o. Fórum do GT-6 da SBEM, 2018, Vitória. Anais do III Fórum, 2018.

2.
Oliveira, M.G.; Favero, R. ; Silva, A.C ; LOPES, M. F. S. ; Medeiros, H.F ; Amaral, J.G. . O Moodle de Lovelace: Um Curso a Distância de Python Essencial, Ativo e Prático para Formação de Programadoras. In: XII Women in Information Technology (WIT) - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), 2018, Natal - RN. Anais do XII Women in Information Technology (WIT 2018), 2018.

3.
Scalzer, K. ; Oliveira, M.G. ; Santos, A. P. . Um curso Híbrido para o desenvolvimento de bons hábitos de estudo em estudantes da EPT. In: V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância (Concefor), 2018, Vitória - ES. Anais do V Concefor, 2018. p. 1-10.

4.
LOPES, M. F. S. ; Nascimento, G.S. ; BARBOSA, L. ; Silva, A.C ; Oliveira, M.G. . Desenvolvendo Habilidades Básicas de programação para Promover Acessibilidade de Surdos em Curso de Programação a Distância. In: V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância (Concefor), 2018, Vitória. Anais do V Concefor, 2018. p. 1-10.

5.
Ribeiro, B. ; Oliveira, M.G. . Construções em Dança da Base ao Acabamento: Desenvolvendo Habilidades e Formando para o Espetáculo. In: V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância (Concefor), 2018, Vitória - ES. Anais do V Concefor, 2018.

6.
Santos, A. P. ; Oliveira, M.G. ; Scalzer, K. . Formação Profissional Docente a Distância na Perspectiva da Alfabetização Científica. In: V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância (Concefor), 2018, Vitória-Es. Anais do V Concefor, 2018.

7.
NEVES, ADLER ; OLIVEIRA, MÁRCIA ; LOPES, MÔNICA . Sistema de Representação 3D de Perfis para Análise Temporal da Aprendizagem de Programação e Composição de Rubricas. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@365124d4, 2018. p. 1573-1582.

8.
Oliveira, M.G.; Nascimento, G.S. ; LOPES, M. F. S. ; Silva, A.C ; BARBOSA, L. ; Amaral, J.G. . Recomendações de Ações e Tecnologias para a Acessibilidade de Surdos em Cursos de Programação a Distância. In: XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE) do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), 2018, Fortaleza. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018). Porto Alegre: SBC, 2018. p. 459-468.

9.
OLIVEIRA, MÁRCIA; NEVES, ADLER ; LOPES, MÔNICA ; PATUZZO, ANDRÉ . Análise de Aprendizagem a partir de Códigos-Fontes e um Proposta de Seleção Automática de Métricas de Avaliação. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@3866b7ca, 2018. p. 369-378.

10.
CAMPANA FILHO, J. ; Elias Oliveira ; Oliveira, M. ; Nogueira, N. . Detecção de Suspeita de Plágio de Códigos C para Apoio ao Ensino em Programação. In: Computer on the Beach 2017, 2017, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach 2017, 2017.

11.
França, H. ; LOPES, M. F. S. ; Oliveira, M.G. ; Andrade, M.B . Ações e recomendações de Tutoria Afetiva para Cursos de Programação a Distância. In: IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, 2017, Vitória. Anais do IV Concefor, 2017.

12.
NEVES, ADLER ; REBLIN, LEONARDO ; FRANÇA, HELEN ; LOPES, MÔNICA ; OLIVEIRA, MARCIA ; OLIVEIRA, ELIAS . Mapeamento Automático de Perfis de Estudantes em Métricas de Software para Análise de Aprendizagem de Programação. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@1221736b, 2017. p. 1337-1347.

13.
OLIVEIRA, MARCIA; FRANÇA, HELEN ; NEVES, ADLER ; LOPES, MÔNICA ; SILVA, ANNE CAROLINE . Instrumentos de Visualização da Informação para Avaliação Diagnóstica em Curso de Programação a Distância. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@748b0dad, 2017. p. 452-462.

14.
NEVES, ADLER ; OLIVEIRA, MARCIA ; FRANÇA, HELEN ; LOPES, MÔNICA ; REBLIN, LEONARDO ; OLIVEIRA, ELIAS . PCodigo II: O Sistema de Diagnóstico da Aprendizagem de Programação por Métricas de Software. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@1ee2b7a2, 2017. p. 339.

15.
Elias Oliveira ; Andrade, L. ; Oliveira, M.G. ; SPALENZA, M. ; Nogueira, N. . A Framework for Peer Assessment in Programming Classes. In: XXII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2017, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2017.

16.
Oliveira, M.; OLIVEIRA, E. . Sistema de Apoio à Avaliação de Atividades de Programação por Reconhecimento Automtático de Modelos de Soluções. In: XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016)/ XXIV Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2016), 2016, Porto Alegre. Anais do WEI 2016, 2016.

17.
Oliveira, M.. As Tecnologias de Análise de Aprendizagem e os Desafios de Prever os Futuros Desempenhos de Estudantes de Programação'. In: XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016)/DesafIE! - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2016, Porto Alegre. Anais do Desafie 2016, 2016.

18.
CERAVOLO, I. A. ; ALVES, L. R. ; BRUM, R. C. ; NOBRE, I. A. M. ; CALDAS, W. K. ; Oliveira, M. . Um Portal de Ferramentas Online de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem de Programação. In: III Congresso Regional de Formação e EaD (Concefor), 2016, Vitória, ES. Anais do III Concefor, 2016.

19.
OLIVEIRA, MARCIA; SOUZA, MATEUS ; REBLIN, LEONARDO ; OLIVEIRA, ELIAS . Reconhecimento Automático de Representações de Rúbricas em Agrupamentos de Soluções de Exercícios de Programação. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@4c50c62a, 2016. p. 1106.

20.
SPALENZA, MARCOS ; OLIVEIRA, ELIAS ; OLIVEIRA, MARCIA ; NOGUEIRA, MATHEUS . Uso de Mapa de Características na Avaliação de Textos Curtos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@3329de79, 2016. p. 1165.

21.
FILHO, JOSÉ CAMPANA ; OLIVEIRA, MARCIA ; OLIVEIRA, ELIAS . Classificação de Códigos C usando medidas de similaridade para apoio ao Ensino em Programação. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. Porto Alegre: SBC, 2016. p. 1156-1164.

22.
XIMENES, P. D. ; MONROY, N. A. J. ; Oliveira, M. ; Elias Oliveira . Análise de Componentes Latentes da Aprendizagem de Programação usando Modelos de Regressão. In: XIV Escola de Modelos de Regressão, 2015, Campinas, SP. XIV EMR, 2015.

23.
Oliveira, M.; OLIVEIRA, E. . Abordagens, Práticas e Desafios da Avaliação Automática de Exercícios de Programação. In: DesafIE 2015, 2015, Recife. CSBC 2015, 2015.

24.
Oliveira, M.; Nogueira, N. ; Elias Oliveira . Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas. In: XXIII WEI - Workshop sobre Educação em Computação, 2015, Recife. CSBC 2015, 2015.

25.
Oliveira, M.; MONROY, N. A. J. ; XIMENES, P. D. ; Elias Oliveira . Representação da Diversidade de Componentes Latentes em Exercícios de Programação para Classificação de Perfis. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015), 2015, Maceió. Anais do SBIE 2015, 2015.

26.
P. , Eduardo ; Oliveira, M. ; OLIVEIRA, E. S. . Apoiando a atuação do professor através de uma ferramenta de visualização. In: ERBASE 2014, 2014, Feira de Santana - Bahia. Anais da ERBASE - Escola de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, 2014. p. http://erbase20.

27.
Oliveira, M.; Elias Oliveira . Metodologia de Diagnóstico e Regulação de Componentes de Habilidades da Aprendizagem de Programação. In: WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação, 2014, Brasília. CSBC 2014 - WEI, 2014.

28.
G. DE OLIVEIRA, MÁRCIA; A. JIMÉNEZ MONROY, NÁTALY ; ZANDONADE, ELIANA ; OLIVEIRA, ELIAS . Análise de Componentes Latentes da Aprendizagem de Programação para Mapeamento e Classificação de Perfis. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. org.crossref.xschema._1.Title@3e88bda2, 2014. p. 134.

29.
Oliveira, M.; Fraga, N.E.B ; BARBOSA, L. ; Elias Oliveira . O Sistema NADID para Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Indexação de Documentos. In: IV Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais (WAVALIA), 2011, Aracaju. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

30.
PACHECO, A. M. R. ; Elias Oliveira ; Oliveira, M. . Automação de unidades de informação arquivística: requisitos de um software. In: Congresso Nacional de Arquivologia, 2010, Vitória. Anais do IV Congresso Nacional de Arquivologia, 2010.

31.
Oliveira, M.; Neto, H.V. ; Elias Oliveira . Uma interface de correção automática de pequenas questões discursivas para moodle. In: Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais (SIMPAV), 2010, Vitória. Anais do Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais (SIMPAV), 2010.

32.
Mutz, F. ; Veronese,L. ; Oliveira, M. ; Ciarelli,P.M ; Elias Oliveira . Em busca de uma avaliação automática de atividades discursivas.. In: Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais, 2010, Vitória. Anais do Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais, 2010.

33.
Elias Oliveira ; Fraga, N.E.B ; Oliveira, M. ; Marchesi, R. Z. . Uma Tecnologia de Agrupamento de Respostas para Redução de Esforço de Correção de Atividades em Sistema Online de Apoio à Avaliação Formativa em Indexação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2010, Rio de Janeiro. Anais do XI ENANCIB, 2010.

34.
FARDIN JUNIOR, D ; Marchesi, R. Z. ; Ciarelli,P.M ; Veronese,L. ; Oliveira, M. ; Zandonade,E ; Mutz, F. ; Neves, V. ; Padilha, A. M. . Sistema online de auxílio à classificação assistida: Experiência da disciplina classificação de atividades econômicas em código CNAE. In: II Simpósio Baiano de Arquivologia, 2009, Salvador. Anais do Simpósio Baiano de Arquivologia, 2009. p. 1-10.

35.
Padilha, A. M. ; Elias Oliveira ; Oliveira, M. . Avaliação formativa de classificadores humanos em um ambiente de ensino aprendizagem de classificação. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD), 2009, Bonito. Anais do XXIII CBBD, 2009.

36.
Oliveira, M.; Elias Oliveira . Avaliações Metacognitivas Online para Nivelamento de Alunos. In: 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), 2009, Fortaleza. Anais do 15º CIAED, 2009.

37.
Oliveira, M.; Elias Oliveira . Avaliar para Desenvolver Habilidades e Nivelar: Metodologia de Avaliações Online como Apoio ao Ensino e a Aprendizagem de Classificação. In: I Encontro Nacional de Informática na Educação (ENINED), 2009, Cascavel. Anais do I ENINED, 2009.

38.
Oliveira, M.; Elias Oliveira ; Marchesi, R. Z. . Um Qasystem para Interação de Alunos em Avaliações Somativas a Distância. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do XX SBIE, 2009.

39.
Oliveira, M.; Elias Oliveira . Uma Metodologia para Detecção Automática de Plágios em Ambientes de Educação a Distância. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. In: V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e 6º Seminário Nacional de Educação a Distância, 2008, Gramado - RS. Anais do ESUD, 2008.

40.
Oliveira, M.; Elias Oliveira ; Zandonade,E . Uma metodologia para avaliação formativa em um ambiente de ensino e aprendizagem de classificação em Biblioteconomia.. In: IX ENANCIB (Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2008, São Paulo. Anais do IX ENANCIB, 2008.

41.
Oliveira, M.; Elias Oliveira . Avaliar para nivelar e formar: Um Sistema Online de Avaliação Formativa para Alunos de Biblioteconomia. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2008, Fortaleza. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2008.

42.
Oliveira, M.; Elias Oliveira ; Pereira,F. ; Ciarelli,P.M . Bibliotecas digitais aliadas na detecção automática de plágio. In: Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, 2007, São Paulo. Anais do 5º Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais SiBD, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira, M.G.; LOPES, M. F. S. ; Medeiros, H.F . Tecnologias e Metodologias de apoio ao Ensino, à Aprendizagem e à Avaliação em Cursos de Programação a Distância. In: I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória. Anais Eletrônicos do I SIMPEC-ES, 2017.

2.
BARBOSA, L. ; Lima, J.F. ; Oliveira, M.G. . Um Modelo Preditivo no Diagnóstico da Aprendizagem de Programação. In: XXII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE 2017), 2017, Fortaleza. Anais da XXII Conferência Internacional sobre Informática na Educação: Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2017. v. 13.

3.
SPALENZA, M. ; Nogueira, N. ; Oliveira, M. ; Elias Oliveira . Construção de Mapas de Características em Classes de Respostas Discursivas. In: XXXI Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE 2016 ), 2016, Santiago - Chile. Anais do TISE 2016, 2016.

4.
Elias Oliveira ; DE OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES ; Ciarelli,P.M . Recommending the Right Activities based on the Needs of each Student. In: International Conference on Knowledge Discovery and Information Retrieval, 2013, Vilamoura. Proceedings of the International Conference on Knowledge Discovery and Information Retrieval and the International Conference on Knowledge Management and Information Sharing. p. 183.

5.
BARBOSA, L. ; Oliveira, M. . Metodologia ANEA para avaliação online de lógica de Programação. In: SBIE-WIE 2011, 2011, Aracaju. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
Oliveira, M.G.; Neves, A. ; Patuzzo, A.P. . Análise de Aprendizagem a partir de Códigos-Fontes e uma Proposta de Seleção Automática de Métricas de Avaliação. Brazilian Journal of Development, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Oliveira, M.G.; Neves, A. ; LOPES, M. F. S. ; Patuzzo, A.P. . Análise de Aprendizagem a partir de Códigos-Fontes e um Proposta de Seleção Automática de Métricas de Avaliação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Neves, A. ; Oliveira, M.G. ; LOPES, M. F. S. . Sistema de Representação 3D de Perfis para Análise Temporal da Aprendizagem de Programação e Composição de Rubricas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Oliveira, M.G.; Neves, A. ; REBLIN, L. L. ; Medeiros, H.F ; LOPES, M. F. S. ; OLIVEIRA, E. . Mapeamento Automático de Perfis de Estudantes em Métricas de Software para Análise de Aprendizagem de Programação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Oliveira, M.G.. Tecnologias Digitais Integradas ao Currículo: Tua prática, Tua Ciência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Oliveira, M.. SOAP: Um Ambiente de Apoio ao Ensino e Avaliação de Programação C. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Oliveira, M.; Elias Oliveira . Avaliar para nivelar e formar: um sistema online de avaliação formativa para alunos de Biblioteconomia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Oliveira, M.. Páginas da Informática - História e evolução da Informática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Neves, A. ; Oliveira, M.G. . Apraise-the-code. 2018.

2.
Neves, A. ; Oliveira, M.G. ; Elias Oliveira ; Medeiros, H.F ; LOPES, M. F. S. ; REBLIN, L. L. . PCodigo II - O sistema de diagnóstico da aprendizagem de programação. 2017.

3.
Oliveira, M.; Nogueira, N. ; Elias Oliveira . PCodigo. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
Oliveira, M.G.; LOPES, M. F. S. . Corte de Lovelace. 2018; Tema: Uma chamada de meninas para as carreiras de computação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
Oliveira, M.G.. Produção de textos científicos para tecnologias na educação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Oliveira, M.G.. O Moodle de Lovelace - Curso de Programação Python Uma chamada de meninas para a carreira de computação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursoOnline).

3.
Oliveira, M.G.. Produção de textos científicos para tecnologias na educação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursoOnline).

4.
Oliveira, M.G.. Fundamentos e Práticas em EaD. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursoOnline).

5.
Oliveira, M.G.. Moodle de Lovelace: Curso de Programação Essencial Ativa e Prática. 2018. (Curso de Formação Inicial e Continuada a Distância).

6.
Oliveira, M.G.. Phyton Essencial, Ativo e Prático. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursoOnline).

7.
Oliveira, M.G.. Metodologia e Pesquisa Científica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursoOnline).

8.
Oliveira, M.G.; Frizzera, A.C.S ; Nasr, A.N . Currículo Lattes: Apresentação e Projeção na Comunidade Científica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursoOnline).

9.
Oliveira, M.G.. Python Essencial, Ativo e Prático. 2017. (Curso de Formação Inicial e Continuada a Distância).

10.
Oliveira, M.G.. Metodologia e Pesquisa Científica. 2017. (Curso de Formação Inicial e Continuada a Distância).

11.
Oliveira, M.. Curso de Programação C Essencial e Avançada. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Online).

12.
Oliveira, M.. Informarcia. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de Informática para cursos a distância).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Sondermann, D.V; Thiengo, E.R.; Oliveira, M.G.; Dominici, T.P.; Koehler, A.D.. Participação em banca de Ana Carolina Sampaio Frizzera. O Céu para Todos: Audiodescrição como Recurso Didático em Observatórios Astronômicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

2.
OLIVEIRA, E. S.; CALADO, P.; Cury, D.; Oliveira, M.. Participação em banca de Marcos Alécio Spalenza. Aplicação de Seleção de Características para Melhoria de um Sistema Semiautomático de Avaliação de Questões Discursivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
Sgarbi, A. D; FONTE, S. S. D.; Oliveira, M.G.; Loureiro, F.B; Lamosa, R.. Participação em banca de Adriano de Souza Viana. Cidadania emancipatória e educação ambiental: uma intervenção a partir da pedagogia histórico-crítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

4.
Nunes,V.B.; Oliveira, M.G.; Quezada, S.. Participação em banca de Artur Monteiro da Costa. Química3D, um laboratório virtual 3D para apoio ao ensino química. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

5.
OLIVEIRA, E.; Oliveira, M.; Ciarelli,P.M; BADUE, C.. Participação em banca de José Carlos Campana Filho. Uma Proposta de Programa de Detecção de Suspeita de Plágio em Códigos de Linguagem C para Apoio à Atuação do Docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
Elias Oliveira; Oliveira, M.; Nobre, I.; Aguiar, E.. Participação em banca de Eduardo Marim Pissinati. Uma Proposta de Correção Semiautomática de Questões Discursivas e de Visualização de Atividades Para Apoio à Atuação Docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

7.
TAVARES, O. L.; MENEZES, C. S.; ARAGON, R.; Oliveira, M.. Participação em banca de Lucinéia Barbosa da Costa CHagas. Um Ambiente para Aprendizagem de Programação. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Qualificações de Mestrado
1.
Sondermann, D.V; Thiengo, E.R.; Oliveira, M.G.; KOEHLER, A. D.; Dominici, T.P.. Participação em banca de Ana Carolina Sampaio Frizzera. O céu para todos: audiodescrição como recurso didático em observatórios astronômicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

2.
SOUZA, A. C. R.; Oliveira, M.G.; Soares, A.P. Participação em banca de Maria Gláucia Pereira de Lima Pontes Magalhães. Informação e Interação por Meio do Portal da Rede Federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEpt) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

3.
Sondermann, D.V; Oliveira, M.G.; Lopes, O.. Participação em banca de Marta Rodrigues da Silva Dias. O Ensino Híbrido na Educação de Jovens e Adultos: Estações de Leitura e Produção Textual. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEpt) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

4.
Sgarbi, A. D; FONTE, S. S. D.; Oliveira, M.G.; Loureiro, F.B. Participação em banca de Adriano de Souza Viana. Cidadania emancipatória e educação ambiental: uma intervenção a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profisional em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal do Espírito Santo.

5.
Nunes,V.B.; Quezada, S.; Oliveira, M.. Participação em banca de Artur Monteiro da Costa. Um Ambiente Virtual 3D para Apoio ao Ensino de Química. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Educimat) - Instituto Federal do Espírito Santo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nascimento, E.; Oliveira, M.G.; Ferrari, L.I.. Participação em banca de Fábio Ventorim Siqueira. Desenvolvimento e utilização de TICS para Conscientização da População sobre a Importância de uma Relação Saudável no Consumo de Produtos e Serviços. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo.

2.
BELTRAME, W. A. R.; Oliveira, M.G.; SANTOS, O. L.. Participação em banca de Ana Paula Soares Dalvi. Currículo Interativo Digit@l: uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

3.
BARBOSA, L.; Campana, V. F.; Oliveira, M.G.. Participação em banca de Cleire Maranhão Roque Dias. O Domínio da Internet nas Aulas de Língua Portuguesa para o Desempenho das Competências Cognitiva e Emocional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

4.
Barbosa, A.; Oliveira, M.. Participação em banca de Raylane Moreira Gualandi Lopes. O Uso do CALC no Tratamento da Informação nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Quebrando Barreiras e Descobrindo Novas Possibilidades. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo.

5.
Oliveira, M.. Participação em banca de Maria Deyse Mendonça de Oliveira Moreira. O Processo Ensino/Aprendizagem nos Laboratórios de Informática com e sem o Acesso à Internet. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.

6.
Oliveira, M.. Participação em banca de Washington Luis Samora. A Educação Através do Ensino Orientado pela Tecnologia: Relato de Experiência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.

7.
Oliveira, M.. Participação em banca de Márcia Boos dos Santos Maza. Laboratório de Informática do Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano do Município da Serra. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.

8.
Oliveira, M.. Participação em banca de Adriano Fabiano Donateli. Utilização de Vídeos Não-Interativos nas Apresentações de Trabalhos Escolares. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.

9.
Oliveira, M.. Participação em banca de Kleverson Sesana Bonatto. O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Construção do Conhecimento. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.

10.
Oliveira, M.. Participação em banca de Lelia dos Santos Gama. Multimidia e os Novos Rumos da Didática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.

11.
Oliveira, M.. Participação em banca de Irene de Almeida Corrêa. A Influência d Linguagem e Escrita Virtual nas Séries Finais do Ensino Fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Filho, E.L.R; Vilarinho, A.A; Oliveira, M.G.. Participação em banca de Ádler Oliveira Silva Neves.Sistema Web de Arquitetura Modular para Processamento de Corpora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituo Federal do Espírito Santo.

2.
MONROY, N. A. J.; Oliveira, M.; MOLINARES, F. A. F.. Participação em banca de Paula Daher Ximenes.Análise da Aprendizagem de Programação Utilizando Modelos de Regressão para Predição de Notas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
TAVARES, O. L.; Oliveira, M.; BARBOSA, L.. Participação em banca de Jackson Schwanz Groner.Ambiente de apoio à aprendizagem de programação - versão 2.0. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
Elias Oliveira; Oliveira, M.; Nunes,V.B.; Neto, H.V.. Participação em banca de Wallace Favoreto Henrique.Sistema Online de Atividades de Classificação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Espírito Santo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação. Avaliação de Trabalhos do WalProG - CBIE - 2018. 2018. (Congresso).

2.
XII WIT - Women in Technology - Meninas Digitais CSBC 2018. Moodle de Lovelace: um curso de programação Python, Essencial Ativa e Prática para Formação de Programadoras. 2018. (Congresso).

3.
XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - Trilha 4.: Inteligência em Ambientes e Sistemas Computacionais para promoção da aprendizagem (Inteligência Artificial, Sistemas Tutores Inteligentes, Web Semântica, Mineração de Dados) do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018). 2018. (Simpósio).

4.
2° Fórum Crea-ES - Educação e Formação na Área Técnica e Tecnológica.Grupo de Trabalho 04 - Modalidade Ensino a Distância (EAD) nos cursos da área tecnológica. 2017. (Outra).

5.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017) - Apps.edu.PCodigo II: O Sistema de Diagnóstico da Aprendizagem de Programação por Métricas de Software. 2017. (Outra).

6.
Congresso da Sociedade brasileira de computação (CSBC 2017). 2017. (Congresso).

7.
III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação.Comitê científico. 2017. (Outra).

8.
IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. Comissão científico do IV Concefor. 2017. (Congresso).

9.
XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE) do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017). 2017. (Outra).

10.
XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).Mapeamento Automático de Perfis de Estudantes em Métricas de Software para Análise da Aprendizagem de Programação. 2017. (Simpósio).

11.
8th International Conference on University Learning and Teaching. Revisão de papers. 2016. (Congresso).

12.
8th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management. PROGRAM COMMITTEE MEMBER. 2016. (Congresso).

13.
II Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação - WAlgProg 2016/CBIE016. Participação em Comitê de Programa. 2016. (Congresso).

14.
II Congresso Internacional de Teologia e Ciências das Religiões. 2015. (Congresso).

15.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Minicurso Ferramentas para viabilizar cursos introdutórios de programação na modalidade MOOC utilizando Moodle. 2015. (Congresso).

16.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e X. 2015. (Congresso).

17.
IV Encontro de Informática na Educação.Participação em Comitê Científico. 2015. (Encontro).

18.
I Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação(CBIE-2015). Participação em Comitê de Programa. 2015. (Congresso).

19.
XXIII WEI - Workshop sobre Educação em Computação. Ferramenta "Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas" - PCodigo. 2015. (Congresso).

20.
XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015).Coordenação de Sessão Técnica. 2015. (Simpósio).

21.
XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015). JAI 1: Teoria da Computação: Uma Introdução à Complexidade e à Lógica Computacional. 2015. (Congresso).

22.
XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015). 2015. (Congresso).

23.
I Seminário de integração em Ciência da Informação.O Sistema Nadid para avaliação de dificuldades de aprendizagem do processo de indexação de documentos. 2014. (Seminário).

24.
La-Web. 2008. (Congresso).

25.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Avaliar para nivelar e formar: um sistema online de avaliação formativa para alunos de Biblioteconomia. 2008. (Simpósio).

26.
WebMedia. 2008. (Simpósio).

27.
Congresso Internacional CREAD - a pedagogia da esperança e a educação do século XXI - socialização de oportunidades e Novas tecnologias. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Souza, M.A.V ; Oliveira, M.G. ; Sondermann, D.V ; Silva, E.V ; Nunes,V.B. ; Lobino, M.G . V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. 2018. (Congresso).

2.
Oliveira, M.G.. I Mostra Científica de Práticas em Tecnologias na Educação com Metodologias Ativas - SEME e Cefor. 2018. (Outro).

3.
Souza, M.A.V ; Oliveira, M.G. ; Sondermann, D.V ; Costa, D.M ; ALMEIDA, E. O. F. D. ; Maissiat, J. ; WROBEL, J. S. ; Lobino, M.G ; Quezada, S. ; Nunes,V.B. . IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mônica Ferreira Silva Lopes. Toolbox de Algoritmos de Análise de Aprendizagem Adaptáveis ao sistema Pcodigo II para Avaliação da Aprendizagem de Programação. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituo Federal do Espírito Santo. (Orientador).

2.
Ádler Oliveira Silva Neves. Sistema de Mapeamento de Linhas de Tempo de Estudantes em Vetores Multidimensionais para Previsão de Desempenhos em Programação. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcos Alécio Spalenza. Aplicação de Seleção de Características para Melhoria de um Sistema Semiautomático de Avaliação de Questões Discursivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Coorientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

2.
José Carlos Campana Filho. UmaProposta de Programa de Detecção de Suspeita de Plágio em Códigos de Linguagem C para Apoio à Atuação do Docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Coorientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
José Lema Del Rio. Brincando com o alfabeto: uso da tecnologia assistiva na escola. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

2.
Stanley Sulke Barbosa. Geotecnologias: Possibilidades de práticas de ensino na Educação Básica. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

3.
Marcela Barbosa da Silva. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta e sua utilidade no processo de ensino e de aprendizagem. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

4.
Clézio Peter Raasch. O Google Drive como ferramenta de apoio à mediação no processo de orientação de trabalhos acadêmicos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

5.
Clézio Peter Raasch. O Google Drive como Ferramenta de Apoio à Mediação no Processo de Orientação de Trabalhos Acadêmicos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

6.
Nilcéia Fabri R. Del Pupo. Tecnologias de Informação no Ensino de Inglês: uso do Editor Pixton Visando o Aprendizado da Língua Inglesa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

7.
Glaucieni Vasconcelos Campos Almeida. A importância da informática lúdica na educação infantil para trabalhar conteúdos e desenvolver habilidades. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

8.
Jéssica Veríssimo Lopes Pandolfi. Usando Infográficos nas Aulas de História. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

9.
Claudia Nunes de Sousa. Ensino da Língua Espanhola: o Uso do Portal de Relacionamento e Educacional como Estímulo à Aprendizagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

10.
Weberson Luiz Fernandes Largura Garcia. Avaliação de Qualidade em Ambiente Virtual por Coleta de Dados e Correção Semi-automática. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

11.
Wellington Luis dos Santos. Jclic como Ferramenta de Apoio em Processo de Aprendizagem da Matemática. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

12.
Lígia Soares de Oliveira Haddad. Aprendizagem Móvel e Redes Sociais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

13.
Armando Lopes Mecena. A Escola e a Inserção Digital. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

14.
Marussa Campos Ferreira. EAD: Educação, Ambiente e Diversidade. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

15.
Ingrid Lea Sampaio Barbosa. Exclusão Digital: Descaminhos para Construção da Sociedade da Informação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

16.
Halysson Freitas Alves da Silva. Uma Ide Lúdica para o Apoio da Aprendizagem de Programação: Uso de Linguagens de Programação Textual e Visual. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

17.
Tatiane Alvarenga Melo. Tecnologias Educacionais na Educação do Brasil desde os Anos 70. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

18.
Erik Tomazeli Maurício. Qualidade de Objetos de Aprendizagem - Uma Ferramenta de Avaliação Prática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

19.
Tatiane Marinho Caulyt. Informática e Evasão, Relação e Coesão. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

20.
Renata Favarato Ruy Zuccolotto. TIC's: Recurso Auxiliador da Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

21.
Túlio Laurence Quintela. A Utilização e os Desafios do Uso das Tecnologias no Auxílio dos Alunos da EJA com Dificuldades de Aprendizagem em Matemática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

22.
Lucinéia Barbosa Costa Chagas. ANEA: Uma Metodologia para Avaliação Online Diagnóstica e Formativa da Aprendizagem de Lógica de Programação. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

23.
Vera Lúcia Bazillatto de Freitas. AS TIC?S como instrumentos de avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

24.
Roselita Camargo Rosa Guimarães. Formação de Professores e a Tecnologia da Informação (TIC): Uma proposta Metodológica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

25.
Diego Henrique Gomes Martins. A Busca pelo Conhecimento Através das Novas Tecnologias e Metodologias Educacionais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

26.
Rosana Nascimento Costa. Acervo de TCCs e Monografias da Biblioteca da Faculdade Saberes: por que e como digitalizar?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade Saberes (Pós-Graduação). Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

27.
Ana Maria Ramos Pacheco. Automação de unidades de Informação arquivística: requisitos de um software. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade Saberes (Pós-Graduação). Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

28.
Janine Machado Dapieve. Competência Informacional e a Recuperação da Informação com Ênfase no Ambiente Digital. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade Saberes (Pós-Graduação). Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Mônica Ferreira Silva Lopes. Toolbox de Algoritmos de Análise de Aprendizagem Adaptáveis ao sistema Pcodigo II para Avaliação da Aprendizagem de Programação. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituo Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

2.
Ádler Oliveira Silva Neves. Sistema de Mapeamento de Linhas de Tempo de Estudantes em Vetores Multidimensionais para Previsão de Desempenhos em Programação. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituo Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

3.
Leonardo Leal Reblin. Mapeamento de Atividades de Programação. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

4.
Adler Oliveira Silva Neves. Representação de perfis de estudantes por métricas de software. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituo Federal do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

5.
Helen França Medeiros. Instrumentos de Visualização da Informação para Análise da Aprendizagem de Programação. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.

6.
Mônica Ferreira Silva Lopes. Apoio à pesquisa de desenvolvimento e uso do software PCodigo II. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcia Gonçalves de Oliveira.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Oliveira, M.; Nogueira, N. ; Elias Oliveira . PCodigo. 2015.

2.
Neves, A. ; Oliveira, M.G. ; Elias Oliveira ; Medeiros, H.F ; LOPES, M. F. S. ; REBLIN, L. L. . PCodigo II - O sistema de diagnóstico da aprendizagem de programação. 2017.

3.
Neves, A. ; Oliveira, M.G. . Apraise-the-code. 2018.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Oliveira, M.; Elias Oliveira . Avaliações Online para Nivelamento e Formação de Classificadores. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
Oliveira, M.G.. Tecnologias Digitais Integradas ao Currículo: Tua prática, Tua Ciência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
Neves, A. ; Oliveira, M.G. . Apraise-the-code. 2018.

2.
Neves, A. ; Oliveira, M.G. ; Elias Oliveira ; Medeiros, H.F ; LOPES, M. F. S. ; REBLIN, L. L. . PCodigo II - O sistema de diagnóstico da aprendizagem de programação. 2017.


Cursos de curta duração ministrados
1.
Oliveira, M.G.. Produção de textos científicos para tecnologias na educação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Souza, M.A.V ; Oliveira, M.G. ; Sondermann, D.V ; Costa, D.M ; ALMEIDA, E. O. F. D. ; Maissiat, J. ; WROBEL, J. S. ; Lobino, M.G ; Quezada, S. ; Nunes,V.B. . IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. 2017. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Oliveira, M.G.; LOPES, M. F. S. . Corte de Lovelace. 2018; Tema: Uma chamada de meninas para as carreiras de computação. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:05:36