Lidiane de Morais Diógenes Bezerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4674844318235214
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001), especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 2004. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, referenciação, crítica genética, artigos científicos, livro didático, produção textual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
Nome em citações bibliográficas
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Letras e Artes, Cameam.
Campus Universitário, BR-405, s.n.
Arizona
59900-000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33512560
Fax: (84) 33513909
URL da Homepage: http://www.uern.br/professor/lidianemorais


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O uso de operações linguístico-discursivas da Crítica Genética na reescritura de textos, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria das Graças Soares Rodrigues.
Palavras-chave: Crítica Genética; reescritura; produção textual; ensino superior.
2003 - 2006
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Referenciação anafórica: as anáforas não-correferenciais no livro didático de Língua Portuguesa,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Luis Alvaro Sgadari Passeggi.
Palavras-chave: referenciação; anáfora; livro didático.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2002 - 2003
Especialização em Linguistica Aplicada. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Argumentação e Interação em textos de divulgação científica: uma análise do gênero artigo científico.
Orientador: Gilton Sampaio de Souza.
1998 - 2001
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Crítica Genética: a luz que vem do manuscrito.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
O estudo da compreensão nas interações faladas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Gustave Flaubert: um modo especial de viver.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Missão de Estudos - PROCAD NF/294/2010.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Missão de estudos - PROCAD NF/294/2010.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Historicizando a linguagem. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Sob o signo da fragmentação. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2004 - 2004
A Produção de Textos e Os Gêneros Textuais. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à Semântica Cognitiva. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2001 - 2001
Elaboração de Projetos de Pesquisa Oficina. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
As Teorias Lingüísticas / Produção de Textos Orais. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
Lingüística Textual e Variação Lingüística. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
A Prosa de Oswald de Andrade e Lima Barreto. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
A Poesia de Manuel Bandeira e João C de Melo Neto. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
Fonética e Fonologia do Português. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
Morfossintaxe. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
Introdução Ao Estudo da Estilística. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
Português Histórico. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2000 - 2000
Coerência e Intertextualidade. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1997 - 1997
Iniciación a Lingua Española. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1997 - 1997
Produção de Textos Escritos Oficina. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Sociologia da Linguagem
07/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CAMEAM-UERN, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
10/2017 - 05/2018
Ensino, Programa de Pós-graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Texto, discurso e ensino
07/2017 - 10/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Sociologia da Linguagem
02/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicolinguística
01/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
05/2016 - 12/2016
Ensino, Programa de Pós-graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Texto, discurso e ensino
09/2016 - 10/2016
Ensino, Mestrado Acadêmico em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Estudos do Texto: abordagens para o texto escrito
07/2016 - 10/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Psicolinguística
03/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Sociolinguística
09/2014 - 02/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
Linguística II
Psicolinguística
Sociolinguística
04/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
Linguística II
Sociolinguística
Sociologia da Linguagem
11/2011 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMEAM-UERN, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Projeto Pedagógico de Curso - CPPC.
05/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Sociolinguística
11/2012 - 04/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Psicolinguística
07/2012 - 10/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Sociolinguiística
11/2011 - 03/2012
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Psicolinguística
Sociologia da Linguagem
05/2011 - 10/2011
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação
Metodologia do Trabalho Científico
Produção Textual II
05/2008 - 09/2008
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolingüística
11/2007 - 04/2008
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística II
Produção Textual
03/2008 - 03/2008
Ensino, Linguistica Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Argumentação
10/2007 - 10/2007
Ensino, Linguistica Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias Lingüísticas
04/2007 - 10/2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística II
Produção Textual
10/2006 - 03/2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística II
Sociolingüística
10/2006 - 03/2007
Extensão universitária , CAMEAM-UERN, .

Atividade de extensão realizada
Tutora do Curso de Extensão Produção Textual I.
02/2007 - 02/2007
Ensino, Linguistica Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada ao ensino de Língua Materna
05/2006 - 10/2006
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação
Sociolingüística
05/2006 - 10/2006
Extensão universitária , CAMEAM-UERN, .

Atividade de extensão realizada
Tutora do Curso de Extensão Produção Textual I.
08/2006 - 08/2006
Ensino, Linguistica Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias Lingüísticas
11/2005 - 04/2006
Extensão universitária , Faculdade de Letras e Artes, Cameam.

Atividade de extensão realizada
Tutora do Curso de Extensão Produção Textual II.
10/2005 - 03/2006
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação
Lingüística I
01/2006 - 02/2006
Ensino, Linguistica Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada ao ensino de Língua Materna
09/2005 - 09/2005
Ensino, Linguistica Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias Lingüísticas
05/2005 - 09/2005
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação
Produção Textual
Sociolingüística
05/2005 - 09/2005
Extensão universitária , CAMEAM-UERN, .

Atividade de extensão realizada
Tutora do Curso de Extensão Produção Textual I.
11/2004 - 04/2005
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação
Fundamentos lingüísticos para alfabetização
Leitura
Produção textual

Centro de Educação Integrada Ltda, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Revisor, Carga horária: 0
Outras informações
Revisão ortográfica e gramatical

Atividades

4/2004 - 11/2004
Serviços técnicos especializados , Unidade I, Setor de Comunicação.

Serviço realizado
Revisor.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O encapsulamento anafórico e a construção de sentidos na recategorização de referentes em notícias de portais online
Descrição: A referenciação representa um importante campo nos estudos da linguística textual e, consequentemente, caracteriza-se como uma ferramenta de grande relevância para os usuários da linguagem na construção de sentido de seus textos, na medida em que está diretamente relacionada ao processo de produção e compreensão de textos. Para este projeto de pesquisa, concebemos a referenciação como o resultado da operação que realizamos quando, para representar algo, usamos um termo ou criamos uma situação discursiva referencial com essa finalidade. É a partir dessa concepção que pretendemos desenvolver esta pesquisa e, para isso, temos como principal objetivo analisar a construção de sentidos na recategorização de referentes em notícias de portais online, a partir do processo de encapsulamento anafórico. Entendemos que essas estratégias referenciais são também utilizadas pelos produtores da notícia para narrar fatos do cotidiano, mesmo esta sendo caracterizada como um gênero que emprega uma linguagem objetiva e imparcial. Este projeto configura-se em uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Durante o semestre 2018.2, faremos a coleta do corpus, que será constituído das notícias veiculadas em portais online de maior visibilidade no país, como por exemplo, Uol, Yahoo!, G1, MSN, entre outros. Os nossos estudos sobre referenciação, encapsulamento anafórico e produção de texto tem respaldo teórico em autores como Koch e Marcuschi (1998); Cavalcante, Rodrigues e Ciulla (2003); Conte (2003); Koch, Morato e Bentes (2005); Koch (2002, 2004); Koch e Elias (2009; 2016); Cavalcante (2011, 2012), Cavalcante e Lima (2013), entre outros. Esperamos contribuir com a reflexão sobre a contribuição de estratégias referenciais para a construção de sentidos em um gênero que extrapola o âmbito acadêmico, objetivando, assim, uma ampliação do entendimento acerca dos processos envolvidos na produção e compreensão de textos escritos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Coordenador / Vanessa Carla Lima Freitas - Integrante / José Bernardo Costa Junior - Integrante.
2017 - 2018
A construção de referentes no discurso jornalístico: uma análise do processo de recategorização em notícias de portais online
Descrição: Sabemos que, ao produzir um texto, o locutor se utiliza de diferentes estratégias referenciais para veicular o sentido pretendido. A notícia, mesmo sendo caracterizada como um gênero que emprega uma linguagem objetiva e imparcial, também faz uso dessas estratégias no momento em que se propõe a narrar fatos do cotidiano. Nesse sentido, a referenciação mostra-se como uma importante ferramenta para esse processo, uma vez que figura como o resultado da operação que realizamos quando, para representar algo, usamos um termo ou criamos uma situação discursiva referencial com essa finalidade. É a partir dessa concepção que pretendemos desenvolver esta pesquisa e, para isso, temos como principal objetivo analisar a construção de referentes em notícias veiculadas em portais online, observando, especificamente, o processo de recategorização dos objetos de discurso presentes nesses textos. Este projeto configura-se como uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. No período de outubro a dezembro de 2017, iremos proceder com a coleta de dados, buscando selecionar as notícias de maior destaque no período destinado à coleta, que será realizada em portais de notícia online de maior visibilidade no país, como por exemplo, Uol, Yahoo!, G1, MSN, entre outros. Os nossos estudos sobre referenciação e produção de texto têm respaldo teórico em autores como Koch e Marcuschi (1998); Cavalcante, Rodrigues e Ciulla (2003); Sautchuk (2003); Koch (2002, 2004); Koch e Elias (2009); Cavalcante (2011, 2012), Cavalcante e Lima (2013). Esperamos contribuir com a reflexão sobre o emprego de estratégias referenciais em um gênero que extrapola o âmbito acadêmico, objetivando, assim, uma ampliação do entendimento acerca dos processos envolvidos na produção e compreensão de textos escritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Coordenador / Vanessa Carla Lima Freitas - Integrante / Amanda Mikaelly Nobre de Souza - Integrante.
2016 - 2017
A referenciação anafórica em monografias produzidas por alunos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN: uma análise comparativa entre as seções de ?Introdução? e ?Conclusão?
Descrição: É de significativa relevância a questão da referência para as correntes teóricas que se preocupam com a produção do sentido, o que a faz abranger um campo importante de estudos da linguística textual, na medida em que se trata de um mecanismo diretamente relacionado ao processo de produção e compreensão de textos. Para este projeto de pesquisa, concebemos a referenciação como o resultado da operação que realizamos quando, para representar algo, usamos um termo ou criamos uma situação discursiva referencial com essa finalidade. É a partir dessa concepção que pretendemos desenvolver esta pesquisa e, para isso, temos como principal objetivo analisar os processos de referenciação anafórica empregados em monografias produzidas por alunos do curso de Licenciatura em Letras, no Campus Avançado ?Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia? ? CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, observando, especificamente, a forma de realização desses processos a partir de um estudo comparativo entre as seções de ?Introdução? e ?Conclusão?, com base nos resultados de duas pesquisas em andamento, a serem concluídas em junho/julho de 2016. Este projeto configura-se como uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Os nossos estudos sobre referenciação e produção de texto têm respaldo teórico em autores como Koch e Marcuschi (1998); Cavalcante, Rodrigues e Ciulla (2003); Sautchuk (2003); Koch (2002, 2004); Koch e Elias (2009); Cavalcante (2011, 2012), Cavalcante e Lima (2012), entre outros. Esperamos que a comunidade acadêmica possa ser beneficiada com a pesquisa, uma vez que nos propomos a analisar textos produzidos no âmbito da universidade, objetivando uma reflexão acerca dos processos envolvidos na produção e compreensão de textos escritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Coordenador / Larissa Yohara Gomes Pinto - Integrante / Maria da Gloria Pinto de Lima - Integrante.
2016 - Atual
O processo de escrita e reescritura em diferentes gêneros textuais
Descrição: Partindo do pressuposto de que a escrita constitui-se de um processo, temos como objetivo para este projeto investigar o trabalho com a reescritura, no que se refere às operações utilizadas para a realização dessa atividade, observando diferentes versões de textos políticos, jurídicos, pedagógicos e literários. Nossa discussão teórica está fundamentada em uma concepção de produção de texto enquanto ?atividade verbal?, o que revela uma visão sociointeracional da linguagem (MARCUSCHI, 2008; SAUTCHUK, 2003). Quanto à produção de textos escritos, nosso foco de pesquisa, partimos do pressuposto de que, para esta atividade, lidamos com duas figuras distintas (Escritor Ativo e Leitor Interno), para que possamos, além de escrever, refletir sobre nossa escrita e, assim, decidir sobre as operações que serão realizadas para promover as alterações necessárias à reescritura de nossos textos (SAUTCHUK, 2003). Nessa perspectiva, abordamos conceitos teóricos advindos de diferentes postulados, como por exemplo, da Análise Textual dos Discursos (ATD), que discute a crença na evidência da existência dos textos, sendo, pois, contra a visão fixista da textualidade que acredita que o texto existe em si mesmo (ADAM, 2008; 2010), e também da Crítica Genética, que se ocupa da relação entre texto e gênese, tomando por objeto os documentos que trazem o traço do texto em progresso, uma vez que considera o texto como resultado de um trabalho de elaboração progressiva, e a escrita, por sua vez, como uma atividade em constante movimento (HAY, 2002; DE BIASI, 2010; GRÉSILLON, 1989; 2002; 2008; SALLES, 2008a). Para a análise dos processos de escrita e reescritura, partiremos de operações linguístico-discursivas utilizadas nestas atividades, para que possamos refletir sobre os sentidos produzidos a partir das alterações executadas nos textos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Coordenador / Maria Emurielly Nunes Almeida - Integrante / Francisco Hélio da Silva - Integrante.
2015 - 2016
O emprego de anáforas em seções de ?conclusão? de monografias produzidas por alunos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN
Descrição: A referenciação representa um importante campo nos estudos da linguística textual e, consequentemente, caracteriza-se como uma ferramenta de grande relevância para os usuários da linguagem na construção de sentido de seus textos, na medida em que está diretamente relacionada ao processo de produção e compreensão de textos. Para este projeto de pesquisa, concebemos a referenciação como o resultado da operação que realizamos quando, para representar algo, usamos um termo ou criamos uma situação discursiva referencial com essa finalidade. É a partir dessa concepção que pretendemos desenvolver esta pesquisa e, para isso, temos como principal objetivo analisar o emprego de anáforas em monografias produzidas por alunos do curso de Licenciatura em Letras, do Campus Avançado ?Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia? ? CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, observando, especificamente, a forma de realização desses processos na seção de ?Conclusão? das monografias. Este projeto configura-se em uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Durante o semestre 2015.2, faremos a coleta do corpus, que será constituído das monografias. Os nossos estudos sobre referenciação e produção de texto tem respaldo teórico em autores como Koch e Marcuschi (1998, 2008); Cavalcante, Rodrigues e Ciulla (2003); Koch, Morato e Bentes (2005); Antunes (2003); Sautchuk (2003); Koch (2001, 2004, 2005); Koch e Elias (2009); Cavalcante (2011, 2012), entre outros. Justificamos nossa pesquisa como sendo inovadora e pertinente, no momento em que trataremos de questões relacionadas à produção escrita daqueles que se encontram no meio acadêmico e que, por sua vez, estão em permanente contato com a produção e compreensão dos mais variados gêneros textuais. Esperamos que a comunidade acadêmica possa ser beneficiada com a pesquisa, uma vez que nos propomos analisar textos produzidos no âmbito da universidade, objetivando uma reflexão acerca dos processos envolvidos na produção e compreensão de textos escritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Coordenador / Maria da Gloria Pinto de Lima - Integrante.
2015 - 2016
A referenciação na escrita acadêmica: uma análise de monografias produzidas por alunos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN
Descrição: A referenciação representa um importante campo nos estudos da linguística textual e, consequentemente, caracteriza-se como uma ferramenta de grande relevância para os usuários da linguagem na construção de sentido de seus textos, na medida em que está diretamente relacionada ao processo de produção e compreensão de textos. Para este projeto de pesquisa, concebemos a referenciação como o resultado da operação que realizamos quando, para representar algo, usamos um termo ou criamos uma situação discursiva referencial com essa finalidade. É a partir dessa concepção que pretendemos desenvolver esta pesquisa e, para isso, temos como principal objetivo analisar os processos de referenciação empregados em monografias produzidas por alunos do curso de Licenciatura em Letras, do Campus Avançado ?Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia? ? CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, observando, especificamente, a forma de realização desses processos na seção de ?Introdução? das monografias. Este projeto configura-se em uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Durante o semestre 2015.1, faremos a coleta do corpus, que será constituído das monografias. Os nossos estudos sobre referenciação e produção de texto tem respaldo teórico em autores como Koch e Marcuschi (1998, 2008); Cavalcante, Rodrigues e Ciulla (2003), Koch, Morato e Bentes (2005); Antunes (2003); Sautchuk (2003); Koch (2001, 2004, 2005); Koch e Elias (2009); Cavalcante (2011, 2012), entre outros. Esperamos que a comunidade acadêmica possa ser beneficiada com a pesquisa, uma vez que nos propomos analisar textos produzidos no âmbito da universidade, objetivando uma reflexão acerca dos processos envolvidos na produção e compreensão de textos escritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Coordenador / Maria Eliete de Queiroz - Integrante / Larissa Yohara Gomes Pinto - Integrante / Maria da Gloria Pinto de Lima - Integrante.
2012 - 2014
O ensino e a produção de textos acadêmico-científicos em discursos de professores e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
A referenciação em artigos científicos produzidos por alunos do ensino superior
Descrição: A referenciação representa um importante campo nos estudos da linguística textual e, consequentemente, caracteriza-se como uma ferramenta de grande relevância para os usuários da linguagem na construção de sentido de seus textos, na medida em que está diretamente relacionada ao processo de produção e compreensão de textos. Para este projeto de pesquisa, concebemos a referenciação como o resultado da operação que realizamos quando, para representar algo, usamos um termo ou criamos uma situação discursiva referencial com essa finalidade. É a partir dessa concepção que pretendemos desenvolver esta pesquisa e, para isso, temos como principal objetivo analisar os processos de referenciação empregados em artigos científicos produzidos por alunos do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, do Campus Avançado ?Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia? ? CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, observando, especificamente, a forma de realização desses processos: situacional (exofórica) ou textual (endofórica). Este projeto configura-se em uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Durante o semestre 2012.1, faremos a coleta de dados, que será constituída de artigos científicos produzidos ao final da disciplina Sociolinguística, bem como das respostas dadas ao questionário que aplicaremos junto aos alunos da referida disciplina. Os nossos estudos sobre referenciação e produção de texto tem respaldo teórico em autores como Koch e Marcuschi (1998, 2008); Cavalcante, Rodrigues e Ciulla (2003), Koch, Morato e Bentes (2005); Antunes (2003); Sautchuk (2003); Koch (2001, 2004, 2005), Koch e Elias (2009), entre outros. Esperamos que a comunidade acadêmica possa ser beneficiada com a pesquisa, uma vez que nos propomos analisar textos produzidos no âmbito da universidade, objetivando uma reflexão acerca dos processos envolvidos na produção e compreensão de textos escritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Coordenador / Maria Emurielly Nunes Almeida - Integrante / Josinaldo Pereira de Paula - Integrante.
2011 - 2012
A construção de referentes anafóricos em textos escritos: uma análise no nível superior
Descrição: É de significativa importância a questão da referência para as correntes teóricas que se preocupam com a produção do sentido, o que a faz abranger um campo importante de estudos da linguística textual, na medida em que se trata de um mecanismo diretamente relacionado ao processo de produção e compreensão de textos. Para este projeto de pesquisa, concebemos a referenciação como o resultado da operação que realizamos quando, para representar algo, usamos um termo ou criamos uma situação discursiva referencial com essa finalidade. É a partir dessa concepção que pretendemos desenvolver esta pesquisa e, para isso, temos como principal objetivo analisar a construção de referentes anafóricos empregados em textos escritos dos alunos do 1º período do curso de Licenciatura em Letras, no Campus Avançado ?Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia? ? CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, observando, especificamente, os tipos de anáfora empregados nesses textos. Este projeto configura-se em uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Durante o semestre 2011.2, faremos a coleta de dados, que será constituída dos textos escritos durante a disciplina Produção Textual, bem como das respostas dadas aos questionários que aplicaremos junto ao professor e aos alunos da referida disciplina. Os nossos estudos sobre referenciação, anáfora e produção textual tem respaldo em autores como Koch e Marcuschi (1998), Antunes (2003), Francis (2003), Koch (2004, 2005), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2009), entre outros. Esperamos que a comunidade acadêmica possa ser beneficiada com a pesquisa, uma vez que nos propomos analisar textos produzidos no âmbito acadêmico, objetivando uma reflexão acerca dos processos envolvidos na produção e compreensão de textos escritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Coordenador / Maria Emurielly Nunes Almeida - Integrante / Josinaldo Pereira de Paula - Integrante.
2007 - 2008
A heterogeneidade mostrada em revistas de divulgação científica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Livro didático e letramento: uma análise dos gêneros discursivos em sala de aula.
Descrição: O projeto objetiva analisar os encaminhamentos metodológicos utilizados pelo livro didático para trabalhar os gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos na sala de aula de língua materna. Os livros didáticos analisados: a coleção de livros didáticos "Português Paratodos" (TERRA & CAVALETTE), de 5ª a 8ª séries, o livro didático "Nova Palvra em Ação" destinado ao 2º Segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Livro Didático Língua Portuguesa do Ensino Médio, volume único (LOPES; GONÇALVES; SILVA; MARRIE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Integrante / Maria Eliete de Queiroz - Coordenador / José Jilsemar da Silva - Integrante / Ana Paula Lopes - Integrante / Jaciara Limeira de Aquino - Integrante.
2005 - 2007
Livro Didático: construção interdisciplinar das práticas sócio-culturais de letramento
Descrição: O projeto de pesquisa "O livro didático: construção interdisciplinar das práticas sócio-culturais do letramento", a ser realizado em manuais de ensino fundamental de 5ª à 8ª séries, na Escola Municipal "Prof. Severino Bezerra" - Pau dos Ferros, tem como uma das prioridades assumir junto à instituição escolar docente - alvo da pesquisa - um compromisso de trabalho crítico do contexto geral do sistema educacional brasileiro do livro didático, no tocante aos seus pontos nevrálgicos, situados no plano histórico, político, econômico e, mais especificamente, nos conteúdos versus sua aplicabilidade de uso das habilidades lingüísticas com similaridade de áreas e foco de estudo-análise diferenciado, haja vista o grau de contradição e de mecanicismo com que esses manuais, ainda hoje, encaminham e/ou estruturam o fazer pedagógico em sala de aula. Quanto ao desenho teórico que fomentará essa pesquisa, verificamos a necessidade de uma revisão da literatura crítica da competência da Ideologia, da Sociologia, da Psicologia e, obviamente, da Teoria Lingüística, da Lingüística Aplicada e dos PCNs. Para esta empreitada acadêmica, de forma coletiva, com duração de dois anos, esta equipe de pesquisadores propõe a organização de leituras, debates, seminários e entrevistas a fim de que as análises reúnam competência teórico-crítico-pedagógica e compromisso sócio-cultural que atendam a construção/transformação coletiva dos sujeitos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Integrante / Maria de Fátima de Carvalho Dantas - Coordenador / Maria Eliete de Queiroz - Integrante / Marcos Antônio da Silva - Integrante / Jailson José dos Santos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Diálogo das Letras


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras (UERN, Pau dos Ferros)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Maria Emurielly Nunes Almeida2017Maria Emurielly Nunes Almeida ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Estudos anafóricos em Língua Espanhola: uma análise de anáforas indiretas em notícias do jornal El Universal. Revista Querubim (Online), v. 3, p. 99-106, 2017.

2.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes2017BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A reescritura de textos no ensino superior: uma análise de operações linguístico-discursivas da Crítica Genética. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 20, p. 151-180, 2017.

3.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes2016BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A operação de substituição e a construção da coerência em textos escritos. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 341-355, 2016.

4.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes2016BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; PINTO, L. Y. G. ; LIMA, M. da G. P. de . A referenciação na escrita acadêmica: uma análise de monografias produzidas por alunos do Curso de Letras da UERN/campus de Pau dos Ferros. Diálogo das Letras, v. 5, p. 251-268, 2016.

5.
Josinaldo Pereira de Paula2016Josinaldo Pereira de Paula ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Referenciação anafórica: uma análise de textos escritos por alunos do ensino médio. LINGUAGEM EM FOCO, v. 8, p. 55-66, 2016.

6.
Josinaldo Pereira de Paula2015Josinaldo Pereira de Paula ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . A referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino superior: o fenômeno das anáforas encapsuladoras. Diálogo das Letras, v. 3, p. 94-102, 2015.

7.
BESSA, M. J. R.2013BESSA, M. J. R. ; OLIVEIRA, M. D. ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . A influência da oralidade na aquisição da escrita de alunos de nove anos. REVISTA IDEAÇÃO, v. 14, p. 199-214, 2013.

8.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes2013BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; RODRIGUES, M. das G. S. . O ensino da produção de texto na universidade: o trabalho com a reescrita. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 156-173, 2013.

9.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes2013BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Referenciação Anafórica: a forma de mnifestação dos grupos nominais anafóricos no livro didático de Língua Portuguesa. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 1, p. 37-52, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
Maria Emurielly Nunes Almeida ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Estudos anafóricos em Língua Espanhola: uma análise de anáforas diretas e indiretas em notícias do jornal El Universal. In: IRINEU, L. M.; CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R.. (Org.). Espanhol na universidade: pesquisa em língua e em literatura. 01ed.Mossoró: Edições UERN, 2016, v. 01, p. 58-72.

2.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A prática da reescrita no ensino superior: uma análise sobre a operação de substituição. In: Rosângela Maria Bessa Vidal; Rosângela Alves dos Santos Bernardino; Antonio Luciano Pontes. (Org.). Produção e ensino de texto em diferentes perspectivas. 01ed.Mossoró: Edições UERN, 2014, v. 01, p. 39-52.

3.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Os gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa: um olhar à luz da referenciação. In: Maria Célia Lima-Hernandes; Maria João Marçalo; Guaraciaba Micheletti; Vima Lia de Rossi Martin. (Org.). A língua portuguesa no mundo. São Paulo: FFLCH-USP, 2008, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Maria Emurielly Nunes Almeida ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Anáfora indireta: uma análise de notícias do jornal El Universal.. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2017, Recife. Anais Eletrônicos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Editora da UFPE, 2016. v. 1. p. 3535-366.

2.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; PINTO, L. Y. G. ; LIMA, M. da G. P. de . O emprego de anáforas encapsuladoras em monografias produzidas por alunos do curso de Letras do CAMEAM/UERN. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2017, Recife. Anais Eletrônicos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Editora da UFPE, 2016. v. 1. p. 375-386.

3.
Maria Emurielly Nunes Almeida ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . O papel do artigo científico na formação acadêmico-científica do aluno do Curso de Letras do CAMEAM/UERN. In: IX Salão de Iniciação Científica, 2013, Mossoró. IX Salão de Iniciação Científica. Mossoró, 2013.

4.
Josinaldo Pereira de Paula ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Referenciação em artigos científicos produzidos por alunos do CAMEAM/UERN: o caso das anáforas encapsuladoras. In: IX Salão de Iniciação Científica, 2013, Mossoró. IX Salão de Iniciação Científica. Mossoró, 2013.

5.
BESSA, M. J. R. ; OLIVEIRA, M. D. ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Um estudo sobre a influência da oralidade na aquisição da escrita de alunos do 6º ano. In: IV Forum Internacional de Pedagogia, 2012, Parnaíba - PI. A pesquisa na graduação: emancipação humana, práxis docente, trabalho e educação. Campina Grande - PB: Realize Editora, 2012. v. 01. p. 01-14.

6.
Maria Emurielly Nunes Almeida ; Josinaldo Pereira de Paula ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . O processo de referenciação anafórica em textos escritos: uma análise no nível superior. In: XXIV Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal - RN. XXIV Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012. v. 01. p. 01-10.

7.
Maria Emurielly Nunes Almeida ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . O emprego da anáfora em textos escritos por alunos do ensino superior. In: VIII Salão de Iniciação Científica, 2012, Mossoró - RN. VIII Salão de Iniciação Científica, 2012.

8.
Josinaldo Pereira de Paula ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . A produção de texto no ensino superior sob o olhar do aluno recém-chegado à universidade. In: VIII Salão de Iniciação Científica, 2012, Mossoró - RN. VIII Salão de Inciação Científica, 2012.

9.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A prática da reescrita no ensino superior: uma análise sobre a operação de substituição. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Pau dos Ferros.

10.
PEREIRA, A. K. B. ; SILVA, C. D. B. ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . A abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise do livro 'Português: contexto, interlocução e sentido'. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Pau dos Ferros, 2012.

11.
Josinaldo Pereira de Paula ; Maria Emurielly Nunes Almeida ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Uma análise sobre a produção de texto no ensino superior com com foco para a formação acadêmica do aluno de Licenciatura em Letras do CAMEAM/UERN. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Pau dos Ferros, 2012.

12.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. O trabalho com a reescrita: uma análise da produção de texto no ensino superior. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011.

13.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Referenciação anafórica em recontos produzidos por alunos das séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Foro Internacional de Pedagogía, 2011, Cidade do México. El papel de la investigación en los procesos de formación profesional, 2011.

14.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A produção de texto no ensino superior: breves considerações sob o olhar etnográfico. In: VII Colóqui Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa e de Literatura, 2010, Pau dos Ferros. Anais do VII CMELP: O ensino de Língua Portuguesa e de Literatura: dos conteúdos às metodologias. Mossoró: Queima Bucha, 2010.

15.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Lingüística Textual: uma proposta classificatória para a referenciação anafórica. In: VI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 2009, João Pessoa - PB. VI Congresso Internacional da ABRALIN. João Pessoa: Editora Ideia, 2009.

16.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Livro Didático de Língua Portuguesa: o uso de anáforas não-correferenciais. In: III Semana de Estudos, Teorias e Práticas Eduacativas, 2008, Pau dos Ferros. III Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas. Mossoró: Queim-Bucha, 2008.

17.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Lingüística Textual e Referenciação: uma proposta classificatória. In: VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferrros, 2008, Pau dos Ferros. Tendências e abordagens em lingüística, literatura e ensino. Mossoró: Queima Bucha, 2008.

18.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A forma de manifestação dos grupos nominais anafóricos no livro didático de Língua Portuguesa. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.

19.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Argumentação em artigos científicos: uma análise dos operadores argumentativos. In: I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008, Mossoró - RN. I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - novos olhares, múltiplas linguagens, 2008.

20.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Referenciação anafórica no livro didático de Língua Portuguesa: a forma de manifestação dos grupos nominais anafóricos. In: I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal. Linguagem como prática social: fronteiras e perspectivas, 2007.

21.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A referenciação anafórica no livro didático de Língua Portuguesa. In: V SELLP Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2006, Pau dos Ferros. V SELLP Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. Mossoró: Queima_Bucha, 2006. v. 1. p. 224-230.

22.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A organização da informação em artigos científicos: o enfoque da referenciação anafórica. In: XI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2005, Natal. XI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A operação de substituição e a construção da coerência em textos escritos. In: I Simpósio de Linguística Textual, 2015, Fortaleza. I Simpósio de Linguística Textaual - Caderno de Resumos. Fortaleza: Edições INESP, 2015. v. 1. p. 132-133.

2.
Josinaldo Pereira de Paula ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Referenciação anafórica: uma análise de textos escritos por alunos do ensino médio. In: I Simpósio de Linguística Textual, 2015, Fortaleza. I Simpósio de Linguística Textual - Caderno de Resumos. Fortaleza: Edições INESP, 2015. v. 1. p. 122-123.

3.
Josinaldo Pereira de Paula ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . A relação entre linguagem e sociedade: uma análise comparativa entre dois livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Anais do VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Natal, 2013.

4.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Os efeitos de sentido no processo de reescrita: uma experiência com a produção de texto no ensino superior. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Anais do VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Natal, 2013.

5.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A referenciação anafórica em artigos científicos. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006.

6.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Argumentação e interação em artigos científicos: o uso de operadores argumentativos.. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. 57ª Reunião Anual da SBPC.

7.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A referenciação anafórica em artigos de divulgação científica. In: XIII Semana de Humanidades, 2005, Natal. XIII Semana de Humanidades, 2005.

8.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Argumentação e interação em textos de divulgação científica: uma análise do gênero artigo científico. In: XII - Semana de Humanidades do CCHLA, 2004, Natal. XII - Semana de Humanidades do CCHLA, 2004.

9.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. O uso de operadores argumentativos em artigos científicos. In: IV Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2004, Pau dos Ferros. IV Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2004. v. 1. p. 49-50.

10.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. O Ensino de Lingua Portuguesa em observação: o tradicional resiste?. In: III Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2002, Paudos Ferros. III Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2002.

11.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. O ensino de Língua Portuguesa em observação: o tradicional resiste?. In: III Semana de Estudos Linguísticos e Literários, 2002. III Semana de Estudos Lingüísticos e Literários, 2002.

12.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Desinência número-pessoal com significação extra-verbal. In: VII Encontro de Pesquisa e Extensão, 2000, Mossoró. VII Encontro de Pesquisa e Extensão, 2000.

13.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Graus dos nomes portugueses: flexão ou derivação. In: VI Encontro de Pesquisa e Extensão, 1999, Mossoró. VI Encontro de Pesquisa e Extensão, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
Maria Emurielly Nunes Almeida ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes . Anáfora indireta: uma análise de notícias do jornal El Unversal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; LIMA, M. da G. P. de ; PINTO, L. Y. G. . O emprego de anáforas encapsuladoras em monografias produzidas por alunos do curso de Letras do CAMEAM/UERN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A operação de substituição e a construção da coerência em textos escritos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Os efeitos de sentido no processo de reescrita: uma experiência com a produção de texto no ensino superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; LIMA, M. da G. P. de . Uma análise do emprego de anáforas em monografias produzidas no Curso de Letras da UERN/Campus de Pau dos Ferros. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; LIMA, M. da G. P. de ; PINTO, L. Y. G. . A referenciação na escrita acadêmica: uma análise de monografias produzidas por alunos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
QUEIROZ, M. E. ; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes ; PEREIRA, C. C. . O ensino e a produção de textos acadêmico-científicos em discursos de professores e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia. 2014. (Relatório de pesquisa).

4.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; Maria Emurielly Nunes Almeida ; Josinaldo Pereira de Paula . A referenciação em artigos científicos produzidos por alunos do ensino superior. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Produção Textual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Produção Textual. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Lingüística Textual e Variação Lingüística. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
QUEIROZ, M. E.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; SILVA, A. A. da.. Participação em banca de Albaniza Brígida de Oliveira Neta. Representações discursivas de Dilma Rousseff no discurso de defesa do impeachment. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
QUEIROZ, M. E.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; AQUINO, L. D.. Participação em banca de Josinaldo Pereira de Paula. Representações discursivas em narrativas contadas por remanescentes quilombolas de Portalegre/RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
RODRIGUES, M. das G. S.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; AZEVEDO, J. A. M. de.. Participação em banca de Márcia Fernanda Silva Figuerêdo. Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
BARBOSA, M. S. M. F.; LIMA, A. A. P.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Paula Verônica Ferreira Rodrigues. Análise dos fatores de coerência nos textos de alunos do 6º ano produzidos via Facebook. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
RODRIGUES, M. das G. S.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; COSTA, A. C. F. da.; PASSEGGI, L. A. S.. Participação em banca de Eliane Medeiros da Nóbrega. Operações linguístico-discursivas em relatos retextualizados por alunos do 6º ano. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
QUEIROZ, M. E.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; BARBOSA, M. S. M. F.. Participação em banca de Albaniza Brígida de Oliveira Neta. Representações discursivas de Dilma Rousseff no discurso de defesa do impeachment. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
QUEIROZ, M. E.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; BERNADINO, R. A. S.. Participação em banca de Maria Veridiana Franco Alves. Representação discursiva do tema impeachment em discursos de senadores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; QUEIROZ, M. E.; BARBOSA, M. S. M. F.. Participação em banca de Francisco Hélio da Silva. A produção de textos em Língua Portuguesa: Uma análise de atividades de escrita e reescrita de textos em livros didáticos do 9º ano da educação básica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; QUEIROZ, M. E.; BARBOSA, M. S. M. F.. Participação em banca de Francisco Hélio da Silva. A produção de textos em Língua Portuguesa: Uma análise de atividades de escrita e reescrita de textos em livros didáticos do 9º ano da educação básica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; QUEIROZ, M. E.; BERNADINO, R. A. S.. Participação em banca de Maria Emurielly Nunes Almeida. Estudos dos processos referenciais no gênero acadêmico monografia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
BARBOSA, M. S. M. F.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; Vidal, Rosângela Maria Bessa. Participação em banca de Francisco Joacir Rocha. A referenciação nos textos dos alunos do 9º ano: um olhar sobre a anáfora encapsuladora e a recategorização. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SOUZA, G. S.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; PEREIRA, C. C.. Participação em banca de Lorraine de Souza Pereira. Argumentação em discurso de esfera jurídica: autodefesa La historia me absolverá, de Fidel Castro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
QUEIROZ, Maria Eliete de; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; GOMES, J. B. F.. Participação em banca de Josinaldo Pereira de Paula. Representações discursivas em narrativas contadas por remanescentes quilombolas de Portalegre/RN. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
BARBOSA, M. S. M. F.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; Vidal, Rosângela Maria Bessa. Participação em banca de Paula Verônica Ferreira Rodrigues. O facebook como suporte no enfrentamento do fracasso escolar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
RODRIGUES, M. das G. S.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; PASSEGGI, L. A. S.; ALVES, M. H. de L.. Participação em banca de Eliane Medeiros da Nóbrega. Operações linguístico-discursivas em relatos retextualizados por alunos do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
IRINEU, L. M.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; GOMES, A. T.. Participação em banca de Maria da Saúde Pinto da Costa. Representações sobre as ?manifestações no Brasil? em reportagens do periódico europeu El Mundo e do periódico hispano-americano Excelsior. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
OLIVEIRA, C.; QUEIROZ, Maria Eliete de; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Clériston de Oliveira. Os encaminhamentos das atividades de produção textual no livro didático Todos os textos: uma análise dos gêneros discursivos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
SOUSA, S. T.; PENHA, D. T. S.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Sanderlande Trajano de Sousa. O ensino de produção textual na 5ª série do ensino fundamental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
QUEIROZ, Maria Eliete de; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; BARBOSA, M. S. M. F.. Participação em banca de Ariane Aparecida de Oliveira. A correção de textos no ensino médio: relato das professoras. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Maria José Ferreira de Moraes. A construção argumentativa em textos para adolescentes: da formação subjetiva à ditadura do consumo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística Aplicada) - CAMEAM-UERN.

6.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Célia Cristina de Aquino. As figuras de linguagem como recurso manipulatório da opinião pública nos textos do mesalão: uma análise da mídia como instrumento de poder. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística Aplicada) - CAMEAM-UERN.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERNADINO, R. A. S.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; BEZERRA, M. K. S.. Participação em banca de Maria Edsonir Rocha.A abordagem da variação linguística em sala de aula de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
QUEIROZ, M. E.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; SILVA, A. A. da.. Participação em banca de Jaiara Paloma Moreira Moreno.A representação discursiva de ?Publicidade infantil? em redações do ENEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
ALVES, M. L.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; COSTA, R. L.. Participação em banca de Jordânia Kally Freitas Duarte de Assis.A produção textual no ensino médio: estudo da substituição gramatical em textos de alunos de 1º e 3º anos do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
QUEIROZ, Maria Eliete de; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; IRINEU, L. M.. Participação em banca de Welisandra Moreira de Almeida.Povo brasileiro: a construção das representações discursivas no discurso da presidente Dilma Rousseff. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
IRINEU, L. M.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; ABREU, K. F.. Participação em banca de Leila Emídia Carvalho Fontes Cardoso.A construção do humor na mídia virtual: uma análise de recursos intertextuais em vídeos do Youtube, em Língua Espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
QUEIROZ, Maria Eliete de; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; DANTAS, Maria de Fátima de Carvalho. Participação em banca de Maria Clessione Freire Paiva Aquino.A leitura em língua espanhola no ensino médio: uma análise da formação leitora dos discentes do 3º ano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
BERNADINO, R. A. S.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; QUEIROZ, M. E.. Participação em banca de Edilânia da Silva Gonçalves.O tratamento da produção textual escritos em livro didático de Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
BERNADINO, R. A. S.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; QUEIROZ, M. E.. Participação em banca de Maria das Graças Cavalcante de Melo Feitoza.O tratamento destinado às variedades linguísticas por professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
COSTA, R. L.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; PEREIRA, C. C.. Participação em banca de Maria Graziele Gomes.Mas que puxa!: a construção do ethos no universo infantil de Peanuts. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
LIMA, E. P.; COSTA, R. L.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Francisca Elizângela Bezerra de Oliveira.A polêmica argumentativa sobre o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático "Por uma vida melhor". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; FONSECA, Carlos Magno Viana. Participação em banca de Aila Maria da Silva Nogueira.Uma análise exploratória dos mecanismos lingüísticos no gênero chat. 2010.

12.
FONSECA, Carlos Magno Viana; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Ana Cristina Holanda Costa.Argumentar em Espanhol: o artigo de opinião na revista argentina Noticias de la semana. 2010.

13.
GUERRA, Z. P.; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Zailton Pinheiro Guerra.Análise da coesão e coerência em redações produzidas por alunos de nível médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Andréia Melquíades dos Santos.Analisando o discurso persuasivo/ideológico na propaganda das revistas Veja, Isto é e Chega Mais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN.

15.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Crígina Cibelle Pereira.Os gêneros do discurso jornalístico no ensino fundamental: uma análise sobre a metodologia proposta pelos professores para as aulas de língua materna.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN.

16.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Maria Cecília Vieira Morais.O trabalho com o texto escrito na sala de aula: as dificuldades dos alunos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) .

17.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Participação em banca de Maria Dalvanir da Silva.A leitura no Ensino Médio: uma reflexão das práticas em língua materna.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN.

18.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; QUEIROZ, Maria Eliete de; DANTAS, Maria de Fátima de Carvalho. Participação em banca de Ana Paula Lopes.As representações da retextualização na iniciação científica acadêmica: um estudo do gênero resumo no curso Produção Textual II. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Vidal, Rosângela Maria Bessa; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; Bessa, José Cezinaldo Rocha. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes da UERN. 2010.

Outras participações
1.
QUEIROZ, Maria Eliete de; BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes; BARBOSA, M. S. M. F.; Vidal, Rosângela Maria Bessa. Banca Examinadora para Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Letras. 2017. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Seleção para o Curso de Especialização em Lingüística Aplicada. 2007. CAMEAM-UERN.

3.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Seleção de Monitoria para Curso de Extensão. 2006. CAMEAM-UERN.

4.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Seleção de Monitoria para Curso de Extensão. 2006. CAMEAM-UERN.

5.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Seleção de Monitoria para Curso de Extensão. 2005. CAMEAM-UERN.

6.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. Seleção de Monitoria para Curso de Extensão. 2005. CAMEAM-UERN.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIV Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste.O emprego de anáforas encapsuladoras em monografias produzidas por alunos do curso de Letras do CAMEAM/UERN. 2016. (Outra).

2.
I Simpósio de Linguística Textual.A operação de substituição e a construção da coerência em textos escritos. 2015. (Simpósio).

3.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Os efeitos de sentido no processo de reescrita: uma experiência com a produção de texto no ensino superior. 2013. (Congresso).

4.
II Simpósio Nacional de Texto e Ensino.A prática da reescrita no ensino superior: uma análise sobre a operação de substituição. 2012. (Simpósio).

5.
IV Foro Internacional de Pedagogía.Referenciação anafórica em recontos produzidos por alunos das séries iniciais do ensino fundamental. 2011. (Outra).

6.
VII Congresso Internacional da ABRALIN. O trabalho com a reescrita: uma análise da produção de texto no ensino superior. 2011. (Congresso).

7.
II Encontro Intermediário do GT de Linguística Textual e Análise da Conversação da ANPOLL. 2010. (Encontro).

8.
II Simpósio Internacional de Análise Textual dos Discursos. 2010. (Simpósio).

9.
VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.A produção de texto no ensino superior: breves considerações sob o olhar etnográfico. 2010. (Outra).

10.
I Simpósio Internacional de Análise Textual dos Discursos. 2009. (Simpósio).

11.
VI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. Lingüística Textual: uma proposta classificatória para a referenciação anafórica. 2009. (Congresso).

12.
Ciclo Internacional de Conferências - 15 anos do PPgEL. 2008. (Outra).

13.
Encontro Internacional de Texto e Cultura.A forma de manifestação dos grupos nominais anafóricos no livro didático de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).

14.
I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.Argumentação em artigos científicos: uma análise dos operadores argumentativos. 2008. (Outra).

15.
III Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas (SETEPE).Língua Portuguesa: o uso de anáforas não-correferenciais. 2008. (Encontro).

16.
I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Os gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa: um olhar à luz da referenciação. 2008. (Simpósio).

17.
VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros.Lingüística Textual e Referenciação: uma proposta classificatória. 2008. (Outra).

18.
XIV Semana Universitária do CAMEAM. 2008. (Outra).

19.
I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem.Referenciação anafórica no livro didático de Língua Portuguesa: a forma de manifestação dos grupos nominais anafóricos. 2007. (Outra).

20.
I Salão de Extensão Universitária.Cursinho pré-vestibular CAMEAM/UERN. 2007. (Outra).

21.
I SELN - Semana de Estudos Lingüísticos do NAESU.A referenciação anafórica no livro didático de Língua Portuguesa. 2007. (Encontro).

22.
58ª Reunião Anual da SBPC.58ª Reunião Anual da SBPC. 2006. (Outra).

23.
V SELLP Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros.V SELLP Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2006. (Encontro).

24.
XIII Semana Universitária. 2006. (Encontro).

25.
57ª Reunião Anual da SBPC.57ª Reunião Anual da SBPC. 2005. (Outra).

26.
Seminário Multidisciplinar de Pesquisa. 2005. (Seminário).

27.
XIII Semana de Humanidades.XIII Semana de Humanidades do CCHLA. 2005. (Encontro).

28.
XII Semana Universitária.XII Semana Universitária - CAMEAM/UERN. 2005. (Encontro).

29.
XI Seminário de Pesquisa do CCSA.XI Seminário de Pesquisa do CCSA. 2005. (Seminário).

30.
IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros.IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2004. (Encontro).

31.
XII Semana de Humanidades do CCHLA.XII Semana de Humanidades do CCHLA. 2004. (Encontro).

32.
I Seminário de Pesquisa em Letramento. 2003. (Seminário).

33.
XI Semana de Humanidades.XI Semana de Humanidades do CCHLA. 2003. (Encontro).

34.
III Semana de Estudos Linguísticos e Literários.III Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2002. (Encontro).

35.
IV Congresso dos Estudantes da UERN. IV Congresso dos Estudantes da UERN. 2001. (Congresso).

36.
IX Semana Universitária.VIII Semana Universitária. 2001. (Encontro).

37.
VII Encontro de Pesquisa e Extensão.VII Encontro de Pesquisa e Extensão. 2000. (Encontro).

38.
VIII Semana Universitária.VIII Semana Universitária. 2000. (Encontro).

39.
VI Encontro de Pesquisa e Extensão.VI Encontro de Pesquisa e Extensão. 1999. (Encontro).

40.
I Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros.I Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. 1997. (Encontro).

41.
V Semana Universitária.V Semana Universitária - CAMEAM/UERN. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. 2012. (Outro).

2.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. 2010. (Outro).

3.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2008. (Outro).

4.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. XVIII Forum Acadêmico de Letras. 2007. (Outro).

5.
BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Larissa Yohara Gomes Pinto. Um estudo sobre os processos de referenciação no gênero cordel. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Francisca Jussara Alves Vieira. Retextualizar letrando: uma proposta de atividade para o 8º ano do ensino fundamental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Eianny Cecília de Abrantes Pontes. Funcionalidade e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: a didatização do gênero notícia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Jordânia Kally Freitas Duarte de Assis. A produção textual na graduação: estudo da substituição gramatical em monografias de alunos do curso de Letras Português. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Wellington Gomes de Souza. Os processos de retextualização em sala de aula à lus da linguística textual: contribuições para a leitura e para a escrita de alunos do ensino médio. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Iniciação científica
1.
José Bernardo Costa Junior. A recategorização de referentes em notícias de portais online: o encapsulamento anafórico no processo de construção de sentidos. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Francisco Hélio da Silva. A produção de texto: uma análise de propostas em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

2.
Maria Emurielly Nunes Almeida. Os processos referenciais na construção dos sentidos do texto: um estudo da seção ?análise dos dados? do gênero acadêmico monografia. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Cleniuda da Silva. A metodologia do professor no trabalho com os gêneros discursivos no ensino de leitura: uma análise no nível fundamental. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

2.
Jocerlândia Avilino de Araújo. Mapeamento do ensino de leitura nas pesquisas de graduação do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia ? CAMEAM/UERN. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Mikaelly Nobre de Souza. A referenciação em produções textuais no Ensino Médio: uma análise da recategorização dos objetos de discurso no gênero editorial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

2.
Maria da Glória Pinto de Lima. Processo de referenciação anafórica: um estudo em discursos políticos de Dilma Roussef. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

3.
Larissa Yohara Gomes Pinto. Referenciação Anafórica: uma análise em carta encíclica do Papa Francisco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

4.
Francisca Mariana Neta. A presença da Sociolinguística no PPC de Letras/Espanhol do CAMEAM/UERN/2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

5.
Josinaldo Pereira de Paula. A referenciação anafórica em artigos de opinião do ensino médio: uma análise sobre o sentido e a qualidade do texto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

6.
Maria Emurielly Nunes Almeida. Os processos referenciais presentes nas notícias do jornal El Universal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

7.
Michel Cristiano Souza da Silva. O processo de correção textual em artigos científicos produzidos por alunos do curso de Letras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

8.
Maria Ozilândia da Silva Rodrigues. O tratamento da variação linguística em livros didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

9.
Jorge de Lima Teodoro. O tratamento da variação linguística no livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

10.
Maria de Lourdes dos Santos Sousa. O tratamento destinado à variação linguística no livro didático de Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

11.
Leila Maria de Oliveira. Os operadores argumentativos no texto charge. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

12.
Maria Almeida de Amorim. Um olhar sobre as concepções de leitura e as metodologias do ensino de leitura no nível fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

13.
Moisés Praxedes de Carvalho. A linguagem como espelho social: um estudo sociolingüístico da obra Malagueta, Perus e Bacanaço, de João Antonio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

14.
Alessandra Costa Fontes. A contribuição da sociolingüística para o ensino de língua materna: um estudo sobre o tratamento dado à variação lingüística no ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

15.
Paula Eliese André. Produção de texto: um estudo sobre essa prática no livro didático de Língua Portuguesa do ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

16.
Maria Elicleide da Silva. A presença da variação lingüística nas músicas Asa Branca, Acauã, A volta da Asa Branca e Juazeiro, de Luiz Gonzaga: uma investigação histórica à luz da Sociolingüística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

17.
Jocerlândia Avilino de Araújo. O ensino de leitura: uma análise teórico-prática no nível médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

18.
Antonia Janaina Nobre de Albuquerque. O ensino de leitura no nível médio: uma reflexão acerca de teoria e prática. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

19.
Maria do Socorro da Costa Silva. O trabalho com a produção textual em aulas de lingua portuguesa no ensino médio. 2005. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

20.
João Batista Rodrigues de Figueiredo. Produções textuais de alunos do 3º ano do ensino médio: uma análise a partir da lingüística textual. 2005. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

Iniciação científica
1.
Vanessa Carla Lima Freitas. A construção de referentes em notícias de portais online: uma análise da forma de manifestação dos processos de recategorização. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

2.
Amanda Mikaelly Nobre de Souza. A construção de referentes em notícias de portais online: uma análise da relação de sentido entre a introdução referencial e os objetos recategorizados. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

3.
Larissa Yohara Gomes Pinto. A referenciação na escrita acadêmica: uma análise de monografias produzidas por alunos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

4.
Larissa Yohara Gomes Pinto. Uma análise comparativa sobre o emprego de anáforas em monografias produzidas no Curso de Letras do CAMEAM/UERN: o estudo da seção de ?Introdução?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

5.
Maria da Glória Pinto de Lima. Uma análise comparativa sobre o emprego de anáforas em monografias produzidas no Curso de Letras do CAMEAM/UERN: o estudo da seção de ?Conclusão?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

6.
Maria da Gloria Pinto de Lima. O emprego de anáforas em seções de ?conclusão? de monografias produzidas por alunos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

7.
Maria Emurielly Nunes Almeida. A referenciação em artigos científicos produzidos por alunos do ensino superior.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

8.
Josinaldo Pereira de Paula. A referenciação em artigos científicos produzidos por alunos do ensino superior.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

9.
Maria Emurielly Nunes Almeida. A construção de referentes anafóricos em textos escritos: uma análise no nível superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

10.
Josinaldo Pereira de Paula. A construção de referentes anafóricos em textos escritos: uma análise no nível superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

Orientações de outra natureza
1.
Maria José Morais Honório. Programa Institucional de Monitoria - Disciplina Lingüística II. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

2.
Josenilda Pinheiro de Melo. Curso de Extensão Produção Textual I. 2006. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

3.
Jaciara Limeira de Aquino. Curso de Extensão Produção Textual I. 2006. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

4.
Maria Graceli de Lima. Curso de Extensão Produção Textual I. 2006. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

5.
Rosângela Alves dos Santos. Programa Institucional de Monitoria - Disciplina Sociolingüística. 2006. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

6.
Ciro Leandro Costa da Fonseca; Elissandra da Silva. Curso de Extensão Produção Textual I. 2005. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

7.
Elissandra da Silva. Curso de Extensão Produção Textual II. 2005. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

8.
Marília Maia Saraiva. Programa Institucional de Monitoria - Disciplina Sociolingüística. 2005. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.

9.
Lucélio Dantas de Aquino. Programa Insitucional de Monitoria - Disciplina Argumentação. 2005. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lidiane de Morais Diógenes Bezerra.



Outras informações relevantes


Membro da Associação Brasileira de Lingüística



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 8:19:12