André Gustavo Nave

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3381255922586498
  • Última atualização do currículo em 19/04/2017


Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), pertencente à Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo e Doutor em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo. Com 27 anos de experiência na área de Restauração Florestal, com ênfase em programa de adequação ambiental de propriedades rurais. Desde 1998, Diretor Técnico da empresa privada ?BIOFLORA tecnologia da Restauração? (www.viveirobioflora.com.br) que é um dos maiores viveiros mudas nativas do Brasil, chegando a produzir 4 milhões de mudas nativas por ano de aproximadamente 200 espécies. Diretor Técnico da empresa NBL Engenharia Ambiental, desde 2003. Gerente do Programa de Adequação Ambiental do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ/USP, desde 2000. Atua principalmente nos seguintes temas: a) desenvolvimento de tecnologia e conhecimento para restauração da vegetação nativa; b) elaboração de programas de adequação ambiental de propriedades rurais; c) orientação técnica e implantação dos projetos de restauração florestal em áreas degradadas; d) produção de sementes e mudas nativas com alta diversidade de espécies; e) monitoramento de áreas restauradas; f) consultorias para empresas e; g) elaboração de Programas de Recomposição Ambiental (PRA) para os Estados do Pará, Bahia, Rondônia e Acre no Brasil. Realiza vários cursos de restauração florestal em todo Brasil e em países no exterior como Colombia, Paraguay, Rwanda e Moçambique. Com vários trabalhos científicos e capítulos de livros publicados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Gustavo Nave
Nome em citações bibliográficas
NAVE, André Gustavo;NAVE, André G.

Endereço


Endereço Profissional
Bio Flora Comercial Ltda.
AC Piracicaba
Centro
13400970 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 27
Telefone: (19) 34142021
URL da Homepage: www.viveirobioflora.com.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Recursos Florestais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Banco de Sementes Autóctone e Alóctone, Resgate de Plantas e Plantio de Vegetação Nativa na Fazenda Intermontes, Município de Ribeirão Grande, SP, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Ricardo Ribeiro Rodrigues.
Palavras-chave: Recuperação de Áreas Degradadas; Recuperação de Áreas Mineradas; Restauração Florestal; Adequação Ambiental de Paisagens; Resgate de Plantas; Resgate de Banco de Sementes.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação e Manejo Florestal / Especialidade: Adequação Ambiental de Paisagens.
Setores de atividade: Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados.
1996 - 1999
Mestrado em Ciências Florestais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Determinação de unidades ecológicas num fragmento de floresta nativa, com auxílio de sensoreamento remoto,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Ricardo Ribeiro Rodrigues.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Floresta nativa; Fragmento Florestal; Sensoriamento remoto; Zoneamento Ambiental; Adequação Ambiental.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação e Manejo Florestal / Especialidade: Recuperação de Áreas Degradadas.
Setores de atividade: Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados.
1989 - 1994
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Chave taxônomica, baseada em caracteres vegetativos para mata de planalto.
Orientador: Ricardo Ribeiro Rodrigues.




Formação Complementar


2011 - 2011
Estrategias para la Sostenibilidad. (Carga horária: 56h).
Environmental Leadership & Training Initiative, ELTI, Colômbia.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Bio Flora Comercial Ltda, BIOFLORA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico

Atividades

1/1998 - Atual
Direção e administração, Bio Flora Comercial Ltda, .

Cargo ou função
Gerente Técnico.

NBL Engenharia Ambiental, NBL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Sócio - Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor técnico, Carga horária: 16


Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal, LERF/ESALQ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Gerente do Programa de Adequação Ambiental

Atividades

03/1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , LERF/ESALQ/USP, .


Projeto de Desenvolvimento Agroecológico do Mato Grosso, PRODEAGRO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador de equipe de vegetação, Carga horária: 40
Outras informações
Levantamentos Florísticos e Fitossociológicos e Zoneamento Ambiental no Estado do Mato Grosso. Financiador: Banco Mundial


Fundação para a Conservação e a Produção Florestal, FCPF*, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Produtor de sementes florestais nativas, Carga horária: 40


Promotoria de Justiça de Santa Rosa do Viterbo e Porto Ferreira, PROMOTORIA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Perito Ambiental, Carga horária: 8
Outras informações
PERITO AMBIENTAL ? Promotoria de Justiça de Santa Rosa do Viterbo e Porto Ferreira ? Promotora Juliana de Sousa Andrade


Sociedade para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, SODEMAP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1999
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Produção de mudas florestais nativas, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
Restauração Florestal
2.
Restauração de Áreas Degradadas


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Restauração Ecológica de Florestas Ciliares, Florestas Nativas de Produção Econômica e Fragmentos Florestais Degradados, com base na Ecologia de Restauração de Ecossistemas de Referência visando testar cientificamente os preceitos do Novo Código Florestal
Descrição: A restauração ecológica tem sido considerada uma das principais estratégias para aliar a conservação e recuperação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos com a produção agropecuária no Brasil, embora ainda existam muitas lacunas de conhecimentos para que essa promessa se concretize de forma plena e em larga escala. Essa proposta de pesquisa foi estruturada em cinco módulos para investigar os desafios da restauração florestal em paisagens fortemente antropizadas, com o objetivo de: (Módulo 1) testar práticas de manejo de fragmentos florestais remanescentes a fim de potencializar seu papel de conservação e restauração da biodiversidade e de provimento de serviços ecossistêmicos (Floresta Atlântica) e ainda de gerar produtos florestais (Floresta Amazônica); (M. 2) testar metodologias de restauração de florestas ciliares, considerando as diferentes larguras da faixa ciliar para cumprimento de suas funções ecológicas, buscando atender a demanda atual de sustentação científica das alterações do Código Florestal (CF) e buscando alternativas de redução de custo, em função da obrigatoriedade de restauração por todos os proprietários rurais no novo CF; (M. 3) testar metodologias de restauração de Reserva Legal e de Áreas agrícolas de baixa aptidão das propriedades rurais, com florestas nativas de produção madeireira e não madeireira, com foco a sustentabilidade econômica e no cumprimento dos serviços ambientais com qualidade; (M.4) realizar monitoramento de longo prazo de ecossistemas naturais de referência em biomas ameaçados, usando parcelas permanentes, visando acumular o conhecimento necessário sobre a dinâmica florestal para a adequação das ações de conservação e restauração da diversidade vegetal; e (M.5) testar metodologias de avaliação e de monitoramento de áreas em processo de restauração ecológica, visando definir indicadores e valores de referência efetivos de sustentabilidade ecológica e econômica dessas iniciativas, produzir protocolos consistentes e viáveis de monitoramento. Em conjunto, os resultados gerados nesses módulos fornecerão subsídios para sustentar cientificamente e viabilizar economicamente as ações de restauração florestal, e principalmente a formulação de políticas públicas e de instrumentos legais sobre restauração e conservação dos fragmentos naturais e dos ecossistemas degradados, para potencializar o provimento de serviços ecossistêmicos, principalmente aqueles relacionados com biodiversidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Restauração Ecológica de Florestas Ciliares, de Florestas de Produção e de Fragmentos Florestais Degradados (em APP e RL), com Elevada Diversidade, com base na Ecologia de Restauração de Ecossistemas de Referência
Descrição: Os ecossistemas brasileiros estão condicionados por perturbações antrópicas crônicas, como resultado de um processo de ocupação agrícola desordenada, caracterizado pela ausência de planejamento ambiental da abertura e consolidação da propriedade rural, historicamente amparada em incentivos governamentais e mais recentemente sustentada nas alterações propostas para o Código Florestal. Nesse cenário é cada mais premente a adequação das ações de manejo dos fragmentos florestais remanescentes, visando a conservação e restauração da biodiversidade remanescente, e das ações de restauração dos alguns ambientes da propriedade rural, que foram inadequadamente disponibilizados para atividades agrícola, em função de restrições legais ou mesmo ambientais, que restringem sua aptidão agrícola. Dentro desse contexto histórico da realidade agrícola brasileira e considerando a necessidade incondicional de adequação ambiental da produção agrícola brasileira, dada a exigência atual de mercado, é premente a viabilização técnica e econômica das iniciativas de restauração ecológica dos ambientes degradadas da propriedade rural, para garantir sua aplicação em larga escala. Dessa forma, como essas técnicas precisam ser testadas e legitimadas cientificamente, possibilitando a construção e difusão de protocolos bem definidos de restauração ecológica em larga escala, essa proposta de pesquisa foi estruturada em cinco módulos, dos quais três relacionados com o desenvolvimento de metodologias de restauração com elevada diversidade regional (Restauração Ecológica), um relacionado com a dinâmica temporal dos processos mantenedores da diversidade vegetal, em ecossistemas de referência (Ecologia da Restauração) e o último relacionado com o monitoramento de áreas restauradas (áreas degradadas e fragmentos florestais restaurados), no sentido de testar bons indicadores de avaliação e de funcionamento de ecossistemas naturais e restaurados (Restauração Ecológica/Ecologia da Restauração).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: André Gustavo Nave - Integrante / Ricardo Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Debora Cristina Rother - Integrante / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante / Ricardo Augusto Viani - Integrante / Fabiano Farah - Integrante / Tiago Egydio Barreto - Integrante / Ségius Gandolfi - Integrante / Nathália Ivanauskas - Integrante / Cláudia Attanásio - Integrante.


Projetos de extensão


1998 - Atual
Programa de adequação ambiental de propriedades agrícolas
Descrição: As atividades de produção que causam degradação ambiental estão fadadas a sanções cada vez mais restritivas. A sociedade tem cobrado insistentemente que atividades de empresas rurais estejam integradas com a conservação, preservação e até com a recuperação de recursos naturais. Assim, várias empresas como Usina Moema Açúcar e Álcool, Daterra Atividades Rurais, Usina Branco Peres, Cia Açucareira Vale do Rosário, Siemens, Usina Mandu, Usina Santa Elisa, Rodovia Bandeirantes, Usina Junqueira, Usina Cerradinho, Usina Alta Mogiana, Klabin-Riocell, Shell, entre outras, têm sido pioneiras no estabelecimento de programas de adequação ambiental e legal de suas atividades. Tais programas, desenvolvidos através de convênios com o LERF (Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal ? ESALQ/USP), têm obtido resultados muito promissores, como a definição de novos mercados consumidores, facilitação da certificação ISO 14000, não reincidência em crimes ambientais e o esforço na conservação da biodiversidade. O programa de adequação é realizado através de um diagnóstico ambiental, visando a elaboração de proposta diferenciada, com conseqüente restauração de áreas degradadas. Até o momento (2012), já realizamos Adequação Ambiental de 3.650.000ha de áreas em adequação, onde já foram protegidos 96.000ha de fragmentos de florestas remanescentes e 8.500ha de matas ciliares restauradas. A restauração é proposta respeitando as particularidades de cada situação, principalmente quanto ao potencial de auto-recuperação. Isso é realizado através de mapeamento das áreas de preservação permanente, dos remanescentes naturais e áreas produtivas, permitindo o estabelecimento de medidas diferenciadas de recuperação. O mapa de zoneamento ambiental é elaborado através de programa de sensoreamento remoto. Isso resulta num relatório detalhado de cada propriedade, que servirá para definir ações para a recuperação, num cronograma acordado com órgão fiscalizadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Gustavo Nave - Integrante / Ricardo Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Sergius Gandolfi - Integrante / Fernando Henrique Franco Lamonato - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação e Manejo Florestal/Especialidade: Adequação Ambiental de Paisagens.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação e Manejo Florestal/Especialidade: Recuperação de Áreas Degradadas.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Restauração Florestal/Especialidade: Produção de mudas e sementes de espécies florestais.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Monitoramento de áreas restauradas.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Levantamento Florísticos e Fitossociológicos.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Mecanização Florestal.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LATAWIEC, AGNIESZKA E.2016LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; CROUZEILLES, RENATO ; Brancalion, Pedro H.S. ; RODRIGUES, R. R. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; SANTOS, JULIANA SILVEIRA DOS ; MILLS, MORENA ; NAVE, André Gustavo ; STRASSBURG, BERNARDO B. . Natural regeneration and biodiversity: a global meta-analysis and implications for spatial planning. Biotropica (Lawrence, KS), v. 48, p. 844-855, 2016.

2.
NAVE, André Gustavo2013NAVE, André Gustavo; BRANCALION, PEDRO H.S. ; MACHADO, M. S. ; POSTACHEFF, C. M. ; BARSANTE, A. J. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, SÉRGIUS . Fenologia da frutificação de espécies vegetais nativas e a restauração florestal no arquipélago de Fernando de Noronha, PE, Brasil. Hoehnea, v. 40, p. 473-483, 2013.

3.
BRANCALION, PEDRO H. S.2012BRANCALION, PEDRO H. S. ; VIANI, RICARDO A. G. ; ARONSON, JAMES ; RODRIGUES, RICARDO R. ; NAVE, André G. . Improving Planting Stocks for the Brazilian Atlantic Forest Restoration through Community-Based Seed Harvesting Strategies. Restoration Ecology, v. 20, p. 704-711, 2012.

4.
ARONSON, JAMES2011ARONSON, JAMES ; BRANCALION, PEDRO H. S. ; DURIGAN, GISELDA ; RODRIGUES, RICARDO R. ; ENGEL, VERA L. ; TABARELLI, MARCELO ; TOREZAN, JOSÉ M. D. ; GANDOLFI, Sergius ; DE MELO, ANTÔNIO C. G. ; KAGEYAMA, PAULO Y. ; MARQUES, MÁRCIA C. M. ; NAVE, André G. ; MARTINS, SEBASTIÃO V. ; GANDARA, FLÁVIO B. ; REIS, ADEMIR ; BARBOSA, LUIZ M. ; SCARANO, FABIO R. . What Role Should Government Regulation Play in Ecological Restoration? Ongoing Debate in São Paulo State, Brazil. Restoration Ecology, v. 19, p. 690-695, 2011.

5.
Rodrigues, Ricardo Ribeiro2011Rodrigues, Ricardo Ribeiro ; Gandolfi, Sergius ; NAVE, André Gustavo ; Aronson, James ; Barreto, Tiago Egydio ; VIDAL, C. Y. ; Brancalion, Pedro H.S. . Large-scale ecological restoration of high-diversity tropical forests in SE Brazil. Forest Ecology and Management, v. 261, p. 1605-1613, 2011.

6.
BRANCALION, PEDRO HENRIQUE S.2010BRANCALION, PEDRO HENRIQUE S. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; KAGEYAMA, PAULO YOSHIO ; NAVE, André Gustavo ; GANDARA, FLÁVIO BERTIN ; BARBOSA, LUIZ MAURO ; TABARELLI, MARCELO . Instrumentos legais podem contribuir para a restauração de florestas tropicais biodiversas. Revista Árvore (Impresso), v. 34, p. 455-470, 2010.

7.
RODRIGUES, RICARDO R.2009RODRIGUES, RICARDO R. ; LIMA, RENATO A.F. ; GANDOLFI, SÉRGIUS ; NAVE, André G. . On the restoration of high diversity forests: 30 years of experience in the Brazilian Atlantic Forest. Biological Conservation, v. 142, p. 1242-1251, 2009.

8.
ATTANASIO, C. M.2009ATTANASIO, C. M. ; RODRIGUES, R. R. ; TANAKA, R. H. ; NAVE, André Gustavo ; Gandolfi, Sergius ; BUZIOLI, C. R. ; MIACHIR, J. I. ; VIDAL, C. Y. ; ZANETTI, B. B. ; CARBONI, M. ; GERALDI, G. ; ISERNHAGEN, I. . Redes de Energia e Vegetação. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, p. 1037-1041, 2009.

9.
RODRIGUES, R. R.2008RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo ; ATTANASIO, Cláudia Mira . Atividades de adequação ambiental e restauração florestal do LERF/ESALQ/USP.. Boletim de Pesquisa Florestal. Embrapa Florestas (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1809-3647 Pesquisa Florestal Brasileira (Impresso)), v. 55, p. 7-21, 2008.

10.
RODRIGUES, R. R.2007RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André Gustavo ; ATTANASIO, C. M. . Atividades de adequação ambiental e restauração florestal do LERF/ESALQ/USP. Pesquisa Florestal Brasileira (Impresso), v. 55, p. 7-21, 2007.

11.
IVANAUSKAS, Natália Macedo2002 IVANAUSKAS, Natália Macedo ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo . Fitossociologia de um remanescente de floresta estacional semidecidual em Itatinga-SP, para fins de restauração de áreas degradadas.. Revista Árvore, v. 26, p. 43-57, 2002.

12.
IVANAUSKAS, N. M.1999 IVANAUSKAS, N. M. ; RODRIGUES, R.R. ; NAVE, André Gustavo . Fitossociologia de um trecho de Floresta Estacional Semidecídua em Itatinga, SP, Brasil.. Scientia Forestalis (IPEF), Piracicaba, v. 56, p. 83-99, 1999.

13.
IVANAUSKAS, N. M.1997 IVANAUSKAS, N. M. ; RODRIGUES, R.R. ; NAVE, André Gustavo . Aspectos ecológicos de um trecho de floresta de brejo em Itatinga, SP: florística, fitossociologia e seletividade de espécies. Revista Brasileira de Botânica (Impresso), São Paulo, v. 20, n.2, p. 139-153, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES-COSTA, C. P. ; LOBO, D. ; LEAO, T. ; BRANCALION, P. H. S. ; NAVE, André Gustavo ; GANDOLFI, S. ; SANTOS, A. M. M. ; RODRIGUES, R. R. ; TABARELLI, M. . Implementando Reflorestamentos com Alta Diversidade na Zona da Mata Nordestina: Guia Prático. 1. ed. Recife - PE: Luiz Vasconcelos, 2008. v. 1. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIDAL, C. Y. ; FAGUNDES, I. ; NAVE, André G. ; BRANCALION, PEDRO H.S. ; Gandolfi, Sergius ; RODRIGUES, R. R. . Adequação ambiental de propriedades rurais e restauração florestal: 14 anos de experiência e novas perspectivas. In: Regina Helena Rosa Sambuichi; Ana Paula Moreira da Silva; Michel Ângelo Constantino de Oliveira. (Org.). Políticas agroambientais e sustentabilidade: desafios, oportunidades e lições aprendidas. 1ed.Brasília: IPEA: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2014, v. 1, p. 125-148.

2.
RODRIGUES, R. R. ; BRANCALION, P. H. S. ; NAVE, André G. ; SILVA JUNIOR, W. M. ; ERDMANN, A. . Adequação Ambiental. In: Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, PA. (Org.). Pecuária Verde: produtividade, legalidade e bem estar na fazenda. 1ed.Belém, PA: , 2014, v. , p. 30-49.

3.
BRANCALION, P. H. S. ; RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. . A silvicultura de espécies nativas para viabilização econômica da restauração florestal na mata atlântica. In: Sebastião Venâncio Martins. (Org.). Restauração Ecológica de Ecossistemas Degradados. 1ed.Viçosa: UFV, 2012, v. 1, p. 212-239.

4.
BELLOTTO, A. ; VIANI, R. A. ; NAVE, André G. ; GANDOLFI, S. ; RODRIGUES, R. R. . Monitoramento das áreas restauradas como ferramenta para avaliação da efetividade das ações de restauração e para redefinição metodológica. In: Rodrigues, RR;Brancalion, PHS; Isernhagen, I.. (Org.). Pacto pela conservação da Mata Atlântica. 3ed.São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2010, v. 1, p. 132-150.

5.
PREISKORN, G. M. ; AMAZONAS, N. ; NAVE, André G. ; GANDOLFI, Sergius ; RODRIGUES, R. R. ; BELLOTTO, A. ; CUNHA, M. C. S. . Metodologia de restauração para fins de aproveitamento econômico (Reserva Legal e Áreas Agrícolas). In: Rodrigues, RR; Brancalion, PHS; Isernhagen, I.. (Org.). Pacto pela conservação da Mata Atlântica. 3ed.São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2010, v. 1, p. 162-179.

6.
ISERNHAGEN, I. ; BRANCALION, P. H. S. ; RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; GANDOLFI, S. . Diagnóstico ambiental das áreas a serem restauradas visando a definição de metodologias de restauração florestal. In: Ricardo Ribeiro Rodrigues; Pedro H. S. Brancalion; Ingo Isernhagen. (Org.). Pacto para a restauração da Mata Atlântica: referencial dos conceitos e ações de restauração florestal. 1ed.São Paulo: Instituto BioAtlântica, 2009, v. 1, p. 87-126.

7.
NAVE, André G.; BRANCALION, P. H. S. ; COUTINHO, E. ; CESAR, R. G. . Descrição das ações operacionais de restauração florestal. In: RODRIGUES, R.R.; BRANCALION, P.H.S.; ISERNHAGEN, I.. (Org.). Pacto para a restauração da Mata Atlântica: referencial dos conceitos e ações de restauração florestal. 1ed.São Paulo: Instituto BioAtlântica, 2009, v. 1, p. 176-217.

8.
CALMON, M. ; LINO, C. F. ; NAVE, André G. ; PINTO, L. P. ; RODRIGUES, R. R. . Pacto pela Restauração da Mata Atlântica- um movimento pela valorização da floresta. In: Marco Antônio Fujihara; Roberto Cavolcanti; André Guimaraes; Rubens Garlipp. (Org.). O Valor das Florestas. 1ed.São Paulo ; Lino,: Terra das Artes Editora, 2009, v. 1, p. 330-336.

9.
IVANAUSKAS, N. M. ; RODRIGUES, R. R. ; Souza, V.C. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. . The Importance Of The Regional Floristic Diversity For The Forest Restoration Successfulness. In: Ricardo Ribeiro Rodrigues; Sebastião Venâncio Martins; Sergius Gandolfi. (Org.). High Diversity Forest Restoration in Degraded Areas: Methods and Projects in Brazil. 1ed.: Nova Science Publishers, 2007, v. 1, p. 63-76.

10.
NAVE, André G.; RODRIGUES, R. R. . Combination Of Species Into Filling And Diversity Groups As Forest Restoration Methodology. High Diversity Forest Restoration in Degraded Areas: Methods and Projects in Brazil. 1ed.: Nova Science Publishers, 2007, v. 1, p. 103-126.

11.
VIANI, R. A. ; NAVE, André G. ; RODRIGUES, R. R. . Transference Of Seedlings And Aloctone Young Individuals As Ecological Restoration Methodology. High Diversity Forest Restoration in Degraded Areas: Methods and Projects in Brazil. 1ed.: Nova Science Publishers, 2007, v. 1, p. 145-170.

12.
BUSATO, L. C. ; GOBBO, P. R. S. ; NAVE, André G. ; RODRIGUES, R. R. . INTERMONTES PROJECT IN THE CONTEXT OF BRAZILIAN FIELD WORKS AND RESEARCHES ON RESTORATION. In: Rodrigues, RR, Martins, SV, Gandolfi, S.. (Org.). High Diversity Forest Restoration in Degraded Areas: Methods and Projects in Brazil. 1ed.: Nova Science Publishers, 2007, v. 1, p. 223-245.

13.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. ; ATTANASIO, C. M. . Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas. In: Organização para a Proteção Ambiental (OPA) & Fundação Cargill. (Org.). Manejo ambiental e restauração de áreas degradadas. 1ed.São Paulo: Fundação Cargill, 2007, v. 1, p. 145-172.

14.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. ; MALTA-FILHO, E. ; BARRETTO, A. G. O. P. . Os recursos Florestais. In: Alberto Giaroli de Oliveira Pereira Barretto; Gerd Sparovek; Mariana Giannotti. (Org.). Atlas Rural de Piracicaba. 1ed.Piracicaba: Filipel Gráfica e editora, 2006, v. , p. 51-68.

15.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo . Heterogeneidade Florística de Matas Ciliares. In: Ricardo Ribeiro Rodrigues; Hermógenes de Freitas Leitão-Filho;. (Org.). Matas Ciliares: Conservação e Recuperação. 1ed.São Paulo: Edusp, 2004, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NAVE, André G.; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Programa de Adequação Ambiental de propriedades agrícolas, com enfoque na agropecuária. In: 20°.. Simpósio sobre Manejo de Pastagem, 2003, Piracicaba. Anais do 20°. Simpósio sobre Manejo da Pastagem. Piracicaba: FEALQ, 2003, Piracicaba, p. 297 - 302, 03 fev. 2003.

2.
NAVE, André G.; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; Turim, F. . Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas In: 2°. Congresso Brasileiro de Turismo Rural. Piracicaba. Anais, Piracicaba, p. 153 - 158, 10 fev. 2000.

3.
NAVE, André G.; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius . Planejamento e Adequação da Fazenda Rio Verde, Riolândia, SP.. In: Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas. Anais do II Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas. Brasil, p. 67 - 77, 10 fev. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo . Programa de adequação ambiental de propriedades agrícolas, com enfoque para agropecuária.. In: 20o. Simpósio sobre Manejo da Pastagem, 2003, Piracicaba. Anais do 20o. Simpósio sobre Manejo da Pastagem.. Piracicaba: FEALQ, 2003. v. 1. p. 297-302.

2.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; Turim, F. . Adequação ambiental de propriedades agrícolas. In: 2o. Congresso Brasileiro de Turismo Rural, 2000, Piracicaba. Anais do 2o. Congresso Brasileiro de Turismo Rural. Piracicaba, 2000. v. 1. p. 153-158.

3.
NAVE, André Gustavo. Planejamento e Recuperação Ambiental da Fazenda São Pedro da Mata. In: III Simpósio de Recuperação de Áreas, 1997, Blumenau, 1997.

4.
NAVE, André G.; RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. . Planejamento e Adequação Ambiental da Fazenda Rio Verde, Riolândia, Sp.. In: II Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas, 1997. Anais do II Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas, 1997. p. 67-77.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FAGUNDES, I. ; BERTACCHI, M. I. F. ; SILVA, C. C. ; MANHOLER, P. ; ZORZO, V. ; TARDIVO, G. S. ; NAVE, André Gustavo ; RODRIGUES, R. R. . CARACTERIIZAÇÃO E MAPEAMENTO DA VEGETAÇÃO E SITUAÇÕES AMBIENTAIS NA FAIXA DE DOMÍNIO DA AUTOPISTA LITORAL SUL. In: Road Ecology Brasil, 2011, Lavras - MG. Anais Road Ecology Brasi, 2011.

2.
NAVE, André G.; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; BRANCALION, PEDRO H. S. . Teste de Germinação para sementes de oito espécies florestais nativas.. In: In: 12 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004, Piracicaba. 12° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004.

3.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Projeto De Restauração Florestal Da Fazenda Intermontes. In: 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife, PE. Anais do 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002.

4.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; Farah, F. T. . Programa De Adequação Ambiental Da Daterra Atividades Rurais. In: IV Simpósio de Recuperação de Áreas Degradadas, 2000. Anais do IV Simpósio de Recuperação de Áreas Degradadas, 2000.

5.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Zoneamento De Unidades Ecológicas Florestais Na Reserva Municipal De Santa Genebra, Município De Campinas, Sp, Usando Métodos De Interpretação De Fotografias Aéreas. In: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998, Salvador, BA. Anais do XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998.

6.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Zoneamento De Unidades Ecológicas Florestais Na Reserva Municipal De Santa Genebra, Município De Campinas, Sp, Usando Métodos De Processamento De Imagens Landsat TM E SPOT XS. In: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998, Salvador, BA. Anais do XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998.

7.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Chave De Identificação Baseada Em Caracteres Vegetativos De Espécies Arbustivo e Arbóreas De Mata Mesófila Semidecídua Do Estado De São Paulo. In: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995, Ribeirão Preto, SP. Anais do XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995.

8.
NAVE, André Gustavo; IVANAUSKAS, Natália Macedo ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Florística E Fitossociologia De Uma Mata Mesófila Semidecídua Localizada No Município De Itatinga, SP. In: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995, Ribeirão Preto, SP. Anais do XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995.

9.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Chave Analítica Baseada Em Caracteres Vegetativos De Espécies Arbustivo-Arbóreas De Mata Mesófila Semidecídua Do Estado De São Paulo. In: X Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1994, Santos, SP. Anais do X Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1994.

10.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; IVANAUSKAS, Natália Macedo ; NAVE, André Gustavo . Caracterização De Remanescentes De Florestas Nativas Na Eucatex Florestal. In: FOREST 94 - III Simpósio Internacional de Estudos Ambientais Sobre Ecossistemas Florestais, 1994, Porto Alegre, RS. Anais do III Simpósio Internacional de Estudos Ambientais Sobre Ecossistemas Florestais, 1994.

11.
NAVE, André Gustavo; IVANAUSKAS, Natália Macedo ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Florística E Fitossociologia De Uma Mata De Brejo Localizada No Município De Itatinga, SP. In: X Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1994, Santos, SP. Anais do X Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1994.

12.
NAVE, André Gustavo; IVANAUSKAS, Natália Macedo ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Levantamento Florístico E Fitossociológico De Uma Mata Mesófila Semidecídua No Município De Itatinga (SP). In: VII Congresso de Iniciação Científica da ESALQ, 1993, Piracicaba. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica da ESALQ. Piracicaba, 1993.

13.
NAVE, André Gustavo. Custo De Implantação De Um Banco De Sementes De Essências Florestais Nativas Na Região De Piracicaba. In: IV Reunião Paulista de Iniciação Científica em Ciências Agrárias - VII Congresso de Iniciação Científica da ESALQ, 1993, Piracicaba. Anais do IV Reunião Paulista de Iniciação Científica em Ciências Agrárias - VII Congresso de Iniciação Científica da ESALQ. Piracicaba, 1993.

14.
NAVE, André Gustavo. Projeto Paisagístico Do Zoológico De Piracicaba. In: V Congresso de Iniciação Científica da ESALQ, 1990, Piracicaba, SP. Anais do V Congresso de Iniciação Científica da ESALQ. Piracicaba: ESALQ, 1990.

Apresentações de Trabalho
1.
NAVE, André G.. Programa de Regularização Ambiental - PRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NAVE, André G.. Programa de Regularização Ambiental - PRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
NAVE, André Gustavo. Atividades operacionais de restauração ecológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NAVE, André Gustavo. Sustentabilidade: Cervejaria Itaipava (Grupo Pedrópolis). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
NAVE, André G.. Atividades operacionais de restauração ecológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NAVE, André G.; RODRIGUES, R. R. ; BRANCALION, P. H. S. ; FARAH, F. ; SILVA, C. C. ; LAMONATO, F. H. F. . MANUAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA PARA ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DE IMÓVEIS RURAIS DO EXTREMO SUL DA BAHIA. 2015.

2.
MANGUEIRA, J. R. ; RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; SILVA, H. A. ; SPECTH, M. J. ; BRANDAO, C. F. L. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. A. S. ; LIMA, M. L. F. C. . Elaboração de Projetos Executivos de Restauração Florestal na Bacia do Rio Capibaribe. 2014.

3.
RODRIGUES, R. R. ; MANGUEIRA, J. R. ; NAVE, André G. ; PARDI, M. M. ; FARAH, F. ; LAMONATO, F. H. F. ; AZEVEDO, T. N. . Plano de Recuperação de Áreas Degradadas do município de São Félix do Xingu (PA). 2014.

4.
BRANCALION, PEDRO H. S. ; NAVE, André G. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius . Projeto de Viveiro Florestal para a produção de mudas de espécies nativas - Cervejaria Petrópolis. 2009.

5.
NAVE, André G.; BRANCALION, PEDRO H. S. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Projeto de Viveiro Florestal para produção de mudas de espécies nativas - Usina Zilor. 2009.

6.
NAVE, André G.; BRANCALION, PEDRO H. S. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Manual - Plano de Conservação e Restauração Florestal da Suzano Papel e Celulose. 2009.

7.
NAVE, André G.; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; BRANCALION, PEDRO H. S. . Plano de Conservação e Restauração Florestal das unidades de produção da Suzano Papel e Celulose localizados no Estado de São Paulo.. 2007.

8.
NAVE, André G.; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, SÉRGIUS ; BRANCALION, PEDRO H. S. . Classificação da Vegetação remanescente e desenvolvimento do plano municipal de restauração de APPs para município de Lucas do Rio Verde MT. 2007.

9.
NAVE, André G.; GANDOLFI, SÉRGIUS ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; BRANCALION, PEDRO H. S. . Manual de Restauração Florestal para os Técnicos da Suzano Papel e Celulose. 2007.

10.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; Oliveira, A. C. P. ; Preiskorn, G.M. ; GANDOLFI, Sergius . Programa de Adequação Ambiental da Usina Ipê. 2006.

11.
NAVE, André Gustavo; Hanada, L. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; Oliveira, A. C. P. . Programa de Adequação Ambiental da Usina da Pedra.. 2006.

12.
NAVE, André Gustavo; Bufo, L.V. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius . Programa de Adequação Ambiental do Sindicato Rural de Presidente Prudente.. 2006.

13.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; Viani, R. A. G. . Programa de Adequação Ambiental do Sindicato Rural de Batatais. 2005.

14.
Viani, R. A. G. ; Korman, V. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; GANDOLFI, Sergius . Programa de Adequação Ambiental da Usina Batatais.. 2005.

15.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; Bufo, L.V. . Programa de Adequação Ambiental do Município de Paulínia. 2005.

16.
Bufo, L.V. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; GANDOLFI, Sergius . Programa de Adequação Ambiental de 5 unidades do Instituto Florestal.. 2004.

17.
Viani, R. A. G. ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; Campos Filho, E. M. . Programa de Adequação Ambiental da Fazenda Figueira. 2004.

18.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; GANDOLFI, Sergius ; Sbravatti, R.P. . Programa de Adequação Ambiental da Usina Alta Mogiana. 2004.

19.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; Korman, V. ; NAVE, André Gustavo . Programa de Adequação Ambiental da Usina Jardest. 2004.

20.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo . Programa de adequação ambiental das áreas agrícolas da Usina Moema Açúcar e Álcool Ltda: fase II.. 2003.

21.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo . Programa de adequação ambiental das áreas agrícolas da Fundação Sinhá Junqueira. 2003.

22.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo ; Souza, V.C. ; Campos Filho, E. M. ; Viani, R. A. G. . Programa de adequação ambiental do Horto Florestal Barba Negra.. 2003.

23.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo ; Campos Filho, E. M. . Programa de adequação ambiental das áreas agrícolas da Usina Cerradinho de Açúcar e Álcool S/A. 2003.

24.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; IVANAUSKAS, Natália Macedo ; GANDOLFI, Sergius . Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Mina Limeira. 2003.

25.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; Bufo, L.V. ; GANDOLFI, Sergius ; Arake, D.F. . Programa de Adequação Ambiental da Usina Vale do Rosário - Fase II. 2003.

26.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; GANDOLFI, Sergius ; Bufo, L.V. . Programa de Adequação Ambiental da Cia Energética Sta Elisa. 2003.

27.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; Campos Filho, E. M. ; Goraieb, H . Relatório técnico do Programa de adequação ambiental da Fazenda São Pasquale: projeto Águas/Bayer - proteção das plantas.. 2002.

28.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; Sorrentino, M ; NAVE, André Gustavo . Relatório técnico do Projeto Tatu: programa de restauração ambiental e paisagística do Vale do Ribeirão Tatu - Limeira, SP.. 2002.

29.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; Sbravatti, R.P. ; Ferreira, M.P. . Programa de Adequação Ambiental da Usina Mandu. 2002.

30.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo ; Farah, F. T. ; Piromal, R. . Relatório técnico do programa de adequação ambiental das áreas agrícolas da Cia. Açucareira Vale do Rosário.. 2001.

31.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo ; Affonso, C.H.A. ; Freitas, L.G.B. . Relatório técnico do Programa de adequação ambiental e paisagística do prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes.. 2001.

32.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Restauração Florestal da Fazenda Intermontes. 2001.

33.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Programa de Adequação Ambiental da Siemens. 2001.

34.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; Farah, F. T. . Relatório técnico do programa de adequação ambiental das áreas agrícolas da Usina Branco Peres Álcool, Adamantina, SP. 2000.

35.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; Farah, F. T. . Relatório técnico do programa de adequação ambiental da Daterra, Patrocínio, MG.. 2000.

36.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; Farah, F. T. . Relatório técnico do programa de adequação ambiental da usina Moema, Orindiúva, SP.. 2000.

37.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; Farah, F. T. ; Benini, R.M. ; Bufo, L.V. . Relatório técnico do programa de adequação ambiental: DATERRA Atividades Rurais Ltda. 1998.

38.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; IVANAUSKAS, Natália Macedo ; Carneiro, P.H.M. . Aterro para Resíduos Sólidos Domiciliares e Industriais no Município de Caieiras, SP: Análise da Vegetação. 1998.

39.
NAVE, André Gustavo; Lopes, R. F. L. ; Dario, F. R. . Levantamento Florístico, Fitossociológico, e Checagem de Legenda de Formações Vegetacionais na Região de Barão de Melgaço, MT. 1997.

40.
NAVE, André Gustavo; Lopes, R. F. L. ; Dario, F. R. . Levantamento Florístico, Fitossociológico, e Checagem de Legenda de Formações Vegetacionais na Região de Vila Bela da Santíssima Trindade, MT. 1997.

41.
NAVE, André Gustavo; Lopes, R. F. L. ; Dario, F. R. . Levantamento Florístico, Fitossociológico, e Checagem de Legenda de Formações Vegetacionais na Região de Porto dos Gaúchos, MT. 1997.

42.
NAVE, André Gustavo; Lopes, R. F. L. ; Dario, F. R. . Levantamento Florístico, Fitossociológico, e Checagem de Legenda de Formações Vegetacionais na Região de Cláudia e Sinop, MT. 1997.

43.
NAVE, André Gustavo; Lopes, R. F. L. ; Dario, F. R. . Levantamento Florístico, Fitossociológico, e Checagem de Legenda de Formações Vegetacionais na Região de Vila Rica, MT. 1997.

44.
NAVE, André Gustavo; Lopes, R. F. L. ; Dario, F. R. . Levantamento Florístico, Fitossociológico, e Checagem de Legenda de Formações Vegetacionais na Região de Nova Ubiratã, MT. 1997.

45.
NAVE, André Gustavo; IVANAUSKAS, Natália Macedo ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Revegetação de Taludes no Município de Itatiba, SP.DEPTO. DE BOTÂNICA - ESALQ/USP.. 1997.

46.
NAVE, André Gustavo; Dario, F. R. . Levantamento Florístico, Fitossociológico, e Checagem de Legenda de Formações Vegetacionais na Região de Gaúcha do Norte, MT. 1997.

47.
NAVE, André Gustavo; Lopes, R. F. L. ; Dario, F. R. . Levantamento Florístico, Fitossociológico, e Checagem de Legenda de Formações Vegetacionais na Região de Chapada dos Guimarães, MT. 1997.

48.
NAVE, André Gustavo; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Avaliação e Impacto Ambiental da Rodovia Campinas-Pedreira e Propostas de Manutenção e Recuperação das Formações Florestais Naturais Remanescentes.. 1996.

49.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; Santim, D. ; NAVE, André Gustavo . Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Regional nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari - Subprojeto: Vegetação.. 1996.

50.
NAVE, André Gustavo; Freixêdas, V. . Levantamento Florístico, Estrutural e Fisionômico da Margem Direita do Rio Taquari - Fazenda Nova Trieste - Eldorado, SP... 1996.

51.
NAVE, André Gustavo; IVANAUSKAS, Natália Macedo ; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro . Caracterização de Remanescentes Florestais Naturais da Propriedade Agrícola Santa Irene, Pertencente a EUCATEX FLORESTAL S.A.. 1994.


Demais tipos de produção técnica
1.
NAVE, André G.; RODRIGUES, R. R. ; BRANCALION, P. H. S. ; FARAH, F. ; SILVA, C. C. ; LAMONATO, F. H. F. . MANUAL DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA - TÉCNICOS E PRODUTORES RURAIS NO EXTREMO SUL DA BAHIA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

2.
NAVE, André G.. Restauración Ecológica en Paisajes Ganaderos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NAVE, André G.. Restauración Ecológica en Paisajes Ganaderos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NAVE, André Gustavo. Fundamentos de la Restauración Ecológica de Bosques. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NAVE, André G.. Produção de Mudas Nativas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
NAVE, André G.. Produção de sementes e mudas para a restauração ecológica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
NAVE, André G.. Restauração Florestal. 2012. .

8.
NAVE, André G.. Elaboração de Projetos de Restauração Florestal. 2012. .

9.
NAVE, André G.. Modelos Economicos de Restauração Florestal da Mata Atlântica (em áreas com baixa aptidão agrícola e alta aptidão florestal). 2012. .

10.
NAVE, André G.. Restauração Ecológica de Áreas Degradadas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Curso de Capacitação em Restauração Florestal dos Técnicos Ambientais do Estado do Espírito Santo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Curso de Capacitação em Restauração Florestal dos Técnicos Ambientais do Estado de Pernambuco. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Curso de Capacitação em Restauração Florestal dos Técnicos Ambientais do Estado de Tocantins. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Curso de Capacitação em Restauração Florestal para os Técnicos Ambientais do Estado do Pará. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Curso de Capacitação em Restauração Florestal para os Técnicos Ambientais do Programa Conservador das Águas de Extrema-MG. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Curso de Planejamento Ambiental para Prevenção de Impactos e Recuperação de Áreas Degradadas para os Técnicos da Petrobrás. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
BRANCALION, P. H. S. ; NAVE, André G. ; RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. . Curso de Capacitação em Restauração Florestal para os técnicos da CAMDA (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. ; ISERNHAGEN, I. . Curso de Capacitação em Restauração Florestal dos Técnicos Ambientais da Bacia do Rio São Lourenço-MT. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; GANDOLFI, S. ; BRANCALION, P. H. S. . Adequação Ambiental das Unidades de Produção da Suzano Papel e Celulose. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. ; ISERNHAGEN, I. . Curso de Capacitação de Técnicos Ambientais para a Adequação Ambiental de Propriedades Rurais e Atividades de Restauração de Áreas Degradadas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Capacitação dos Fornecedores de Mudas do Programa Click Árvore - Fundação SOS Mata Atlântica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Produção de sementes de espécies arbóreas nativas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; BRANCALION, P. H. S. . Adequação Ambiental do Município de Lucas do Rio Verde. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
BRANCALION, P. H. S. ; RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. . Manual de restauração florestal para a adequação ambiental das propriedades da Suzano Papel e Celulose. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual técnico).

25.
BRANCALION, P. H. S. ; FERNANDES, R. B. ; NAVE, André G. ; RODRIGUES, R. R. . Workshop sobre Produção de Sementes e Mudas de Espécies Florestais Nativas - 10 Usinas sucroalcooleiras. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. . Restauração de Áreas Degradadas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; GANDOLFI, S. . Legislação e restauração florestal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; GANDOLFI, Sergius . Recuperação de Áreas Degradadas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo . Restauração de áreas Degradas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

30.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo ; GANDOLFI, Sergius . Recuperação de áreas degradas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; GANDOLFI, S. . Legislação e restauração florestal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; NAVE, André Gustavo . Restauração de Áreas Degradadas ? Modelos de Restauração Florestal?.. 2005. .

33.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo . Recuperação de Áreas Degradadas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro ; GANDOLFI, Sergius ; NAVE, André Gustavo . Recuperação de Áreas Degradadas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
NAVE, André Gustavo; Lopes, R. F. L. . Curso Prático de Escalada em Árvores Visando Técnicas de Alpinismo. 2000. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro; NAVE, André Gustavo; BRANCALION, PEDRO H. S.. Participação em banca de Diana Carolina Vasquez Castro. Semeadura direta de espécies arbustivas e de adubação verde como estratégia de sombreamento para restauração de áreas degradadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais) - Universidade de São Paulo.

2.
NAVE, André G.; COUTO, H. T. Z.; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro. Participação em banca de Gabriele Marina Preiskorn. Composição Florística, estrutura e quantificação do estoque de carbono em florestas restauradas com diferentes idades. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais) - Universidade de São Paulo.. 2011.

Teses de doutorado
1.
KAGEYAMA, PAULO Y.; NAVE, André Gustavo; GONCALVES, J. L. M.; MOURA, L. C.; GANDOLFI, Sergius. Participação em banca de Victor Roberti Vera Monge. Comparação de Associações Vegetais sobre Diferentes Tipos de solos na área de Influência da Represa Itaipu, para seleção de Espécies apropriadas para Restauração ecológica. 2009. Tese (Doutorado em Recursos Florestais) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NAVE, André G.; ROTHER, D. C.; CLEMENTE, C. A.. Participação em banca de Guilherme Henrique Machado Faganello. Uso de espécies florestais nativas do bioma Mata Atlântica com efoque econômico para pequenos agricultores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NAVE, André G.; AMARAL, W. A. N.; SILVA FILHO, D. F.; BARBOSA, LUIZ MAURO; OLIVEIRA, R. E.. Michele Angélica Horbach - Restauração Florestal em São Paulo: diagnóstico de projetos e estudo de caso de produtores de sementes. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio de Silvicultura de Nativas. 2015. (Simpósio).

2.
IV Workshop sobre Restauração Florestal. 2015. (Outra).

3.
Brazil-China Learning Exchange on Forest Landscape Restauration and 5th Beijing Forest Forum. 2014. (Outra).

4.
The role of natural regeneration on Forest Landscape Restoration-scale. 2014. (Outra).

5.
II Seminário de Sementes e Mudas Nativas do Estado de São Paulo. 2012. (Seminário).

6.
Monitoramento de Áreas em Recuperação - Subsídio à Normatização da Restauração Ecológica. 2010. (Outra).

7.
I Encontro de Pesquisas Ambientais sobre Restauração de Áreas Degradadas. 2009. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Guilherme Henrique Machado Faganello. Uso de Espécies Florestais Nativas do Bioma Mata Atlântica com Enfoque Econômico para Pequenos Agricultores. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Universidade de São Paulo. Orientador: André Gustavo Nave.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NAVE, André Gustavo. Atividades operacionais de restauração ecológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NAVE, André G.. Programa de Regularização Ambiental - PRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
NAVE, André G.. Restauração Ecológica de Áreas Degradadas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NAVE, André G.. Restauración Ecológica en Paisajes Ganaderos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NAVE, André G.. Restauración Ecológica en Paisajes Ganaderos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; GANDOLFI, S. . Legislação e restauração florestal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
RODRIGUES, R. R. ; GANDOLFI, S. ; NAVE, André G. . Restauração de Áreas Degradadas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
RODRIGUES, R. R. ; NAVE, André G. ; GANDOLFI, S. . Legislação e restauração florestal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


Over 25 years of my professional career working with forest restoration, I have developed new technologies to make restoration a more efficient and economically viable activity, by reducing operating costs in the stages of plantation implementation and maintenance. All technical work has been developed in partnership with the University of São Paulo, with the Laboratory of Forest Ecology and Restoration (LERF) and the Laboratory of Tropical Forestry (LASTROP), coordinated by Prof. Ricardo Ribeiro Rodrigues and Pedro Henrique Brancalion, respectively. Currently we have advanced a lot in the construction and implementation of restoration methods that allow economic gains to farmers and use of innovative techniques such as direct seeding of native species, as well as occupation of planting lines with agroforestry or green manure species. All this is reflected in a large reduction in restoration costs, about 50%, mainly enabling these techniques for small producers, as well as improving the economic viability of implementing restoration at larger scales in private agricultural companies. In addition, we have worked extensively throughout the economic chain of forest restoration and especially with capacity building courses with key stakeholders to replicate the knowledge generated by the partnership between my restoration company and the University of São Paulo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:15:10