Carla Maria de Schipper

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2425914438206769
  • Última atualização do currículo em 02/01/2018


Possui graduação em LETRAS e em PEDAGOGIA. Especialista em Psicopedagogia, Educação Inclusiva e Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Educação pela UNICENTRO (Guarapuava, Paraná, Brasil) na linha Educação, Cultura e Diversidade, cuja pesquisa pautou-se na investigação da construção da cognição e da noção de justiça em crianças com deficiência intelectual. Doutoranda do PPGE da UFPR (Universidade Federal do Paraná) na linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, bem como membro do grupo de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano . Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Possui pesquisas concluídas, apresentadas e publicadas em eventos sobre a alfabetização da criança com deficiência intelectual, a construção da subjetivação da deficiência intelectual na contemporaneidade e desenvolvimento cognitivo e moral da pessoa com deficiência intelectual. Faz parte do grupo de pesquisa GIEDH (Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Educação) da UNICENTRO na linha de Moralidade e Educação. Atua profissionalmente em Guarapuava-Pr, como pedagoga em Escola de Educação Básica na Modalidade Especial (APAE) e na docência no Ensino Superior, nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Ciências Biológicas e na Pós Graduação em Psicopedagogia da Faculdade Guairacá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Maria de Schipper
Nome em citações bibliográficas
SCHIPPER, C. M.;SCHIPPER, CARLA MARIA DE

Endereço


Endereço Profissional
APAE DE GUARAPUAVA.
Rua Luiz Ciscato, 75
Santa Cruz
85015-070 - Guarapuava, PR - Brasil
Telefone: (42) 36242232
URL da Homepage: www.guarapuava.apaebrasil.org.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MORAL DE ADOLESCENTES COM DEFICENCIA INTELECTUAL,
Orientador: Carla Luciane Blum Vestena.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MORAL E DA COGNIÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INDÍCIOS DE INTERFERÊNCIAS ESCOLARES,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Carla Luciane Blum Vestena.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2016 - 2017
Especialização em Gestão do Conhecimento no Ensino Superior. (Carga Horária: 440h).
faculdade guairacá, FG, Brasil.
Título: Sem monografia.
2008 - 2009
Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Discurso e Mídia: Construção de Concepções da Pessoa com Deficiência Intelectual em Propagandas.
Orientador: Ms. Denise Gabriel Witzel.
2004 - 2004
Especialização em Educação Para Port de Nec. Educ. Especiais. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Ensino Superior de Marechal C. Rondon, UNIRONDON, Brasil.
2000 - 2001
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 450h).
Campus Universitário Bezerra de Menezes, UNIBEM, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em PEDAGOGIA.
CESUMAR-EAD, CESUMAR, Brasil.
1989 - 1991
Graduação em LETRAS.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itararé, FAFIT, Brasil.
1986 - 1987
Curso técnico/profissionalizante em Estudos Adicionais em Deficiencia Mental.
Instituto de Educação do Paraná, IEP, Brasil.
1983 - 1985
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Rodrigues Alves, CERA, Brasil.




Formação Complementar


2006
Neuropsicopedagogia. (Carga horária: 128h).
Escola Dom Bosco de Siqueira Campos, DOM BOSCO, Brasil.
2012 - 2012
Instrumentos e Processos de Avaliação Para as Pess. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2008 - 2009
PDE. (Carga horária: 600h).
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEED, Brasil.
2006 - 2006
DIDÁTICA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR- MICRO-ENSI. (Carga horária: 26h).
FACULDADE ARAPOTI, FATI, Brasil.
2006 - 2006
NEUROPSICOPEDAGOGIA. (Carga horária: 120h).
COLÉGIO DOM BOSCO-SIQUEIRA CAMPOS, CDB, Brasil.
2003 - 2003
Motivação e Aprendizagem. (Carga horária: 16h).
Senac Castro, SENAC, Brasil.
1999 - 1999
Desenvolvimento Institucional e Gerencial. (Carga horária: 120h).
Federação Nacional das APAEs, FEDAPAES, Brasil.
1996 - 1996
Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 24h).
SEED-PR, SEED, Brasil.
1995 - 1995
Arte-Educação na Educação Especial. (Carga horária: 40h).
SEED-PR, SEED, Brasil.
1994 - 1994
Educação Especial. (Carga horária: 80h).
SEED-PR, SEED, Brasil.
1993 - 1993
Ensino especial. (Carga horária: 80h).
SEED-PR, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



APAE DE GUARAPUAVA, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20
Outras informações
TÉCNICO PEDAGÓGICO

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
português, história, matemática,geografia,informática,ciências.

CEEBJA, CEEBJA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: FUNCIONÁRIO PÚBLICO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE APOIO À INCLUSÃO, Carga horária: 20


faculdade guairacá, FG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8

Atividades

07/2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
Fundamentos e Metodologia da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil

COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS, CEEP-FCM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE APOIO-INCLUSÃO, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , SEED, .

Serviço realizado
PROFESSOR DE APOIO PERMANENTE-INCLUSÃO.

FACULDADE ARAPOTI, FATI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2003 - 12/2006
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação de Pessoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais
Pesquisa Educacional na Prática Pedagógica
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
07/2001 - 12/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Administração
Sociologia Aplicada à Administração

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Arapoti, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: direção, Carga horária: 40

Atividades

02/1989 - 03/2007
Direção e administração, APAE-ARAPOTI, .

Cargo ou função
direção.


Projetos de extensão


2016 - Atual
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Descrição: Tem por objetivo proporcionar aos professores, pedagogos, estudantes, diretores e demais profissionais momentos de aprofundamentos teóricos e discussão da proposta curricular das escolas de educação básica na modalidade especial, bem como reunir, discutir e elaborar materiais e estratégias pedagógicas para o alcance das metas e objetivos elencados no currículo. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Holandês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Cidadã Benemérita de Arapoti, Câmara Municipal de Vereadores de Arapoti.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHIPPER, CARLA MARIA DE2016SCHIPPER, CARLA MARIA DE; VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM . Características do raciocínio do aluno deficiente intelectual à luz da Epistemologia Genética. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional, v. 20, p. 79-88, 2016.

2.
SCHIPPER, C. M.;SCHIPPER, CARLA MARIA DE2015SCHIPPER, C. M.; WITZEL, D. G. . Discurso e mídia: construção de concepções da pessoa com deficiência intelectual em propagandas. Revista Educação Especial (Online), v. 28, p. 295, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHIPPER, C. M.; VESTENA, C.L.B. . INFLUÊNCIAS ESCOLARES NO DESENVOLVIMENTO DOJUÍZO E DA AÇÃO MORAL. In: Lucineia Moreira de Souza, Rita de Cássia Luiz da Rocha, Wilian Junior Bonete. (Org.). Pesquisas em educação: múltiplas interfaces. 20ed.GUARAPUAVA: APPREHENDERE, 2016, v. 01, p. 139-160.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHIPPER, C. M.; VESTENA, C.L.B. . DESENVOLVIMENTO MORAL NA ESCOLA ESPECIAL: AUTONOMIA OU HETERONOMIA?. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Galoá, 2014. v. 1. p. 1-14.

2.
SCHIPPER, C. M.; VESTENA, C.L.B. . CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DO RACIOCÍNIO DO DEFICIENTE INTELECTUAL À LUZ DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. São Carlos: Galoá, 2014. v. 1. p. 1-16.

3.
SCHIPPER, C. M.; LIRA, A. M. . OS MARCADORES CULTURAIS DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES PRELIMINARES. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e XXI Semana de Pedagogia, 2013, Guarapuava. II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e XXI Semana de Pedagogia, 2013. v. 2. p. 1-10.

4.
SCHIPPER, C. M.; WITZEL, D. G. . DISCURSO E MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVAÇÃO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA CONTEMPORANEIDADE.. In: Seminário Internacional Cultura, Arte e Comunidades, 2013, Irati-PR. Seminário Internacional Cultura, arte e Comunidades, 2013.

5.
SCHIPPER, C. M.; BARBY, A. A. O. M. . DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. In: V CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. Anais V CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012. p. 361-373.

6.
SCHIPPER, C. M.. FOTOCRÔNICA: OFICINA LITERÁRIA EM BUSCA DE APROXIMAÇÕES.. In: II Fórum das Licenciaturas/IV Encontro \PIBID, 2012, Guarapuava. Anais II Fórum das Licenciaturas Unicentro, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHIPPER, C. M.. PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO PARA ALUNOS COM DÉFICIT INTELECTUAL COM ENFÂSE FONOLÓGICA E MULTISSENSSORIAL. In: XVI Semana de Pedagogia e III Seminário de Educação do Centro-Oeste, 2008, Guarapuava. Anais XVI Semana de Pedagogia, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHIPPER, C. M.; VOLSKI, V. ; HEERDT, B. . DESABAFOS. In: X Simpósio de Arte-Educação, 2013, Guarapuava. Anais do X Simpósio de Arte-Educação de 9 a 13 de Setembro de 2013, 2013. v. 2. p. 1-2.

2.
SCHIPPER, C. M.. INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. In: II Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2002, Jacarezinho-PR. Anais II Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHIPPER, C. M.; VESTENA, C.L.B. . DEVELOPMENT OF THE NOTION OF JUSTICE IN CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITY. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SCHIPPER, C. M.; VESTENA, C.L.B. . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MORAL E DA COGNIÇÃO DE CRIANÇAS E pRÉ-ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SCHIPPER, C. M.. Desenvolvimento do juízo moral em Piaget: dimensões educacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SCHIPPER, C. M.. Desenvolvimento moral da criança na vida e na escola: reflexões e práticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SCHIPPER, C. M.; WITZEL, D. G. . DISCURSO E MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVAÇÃO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA CONTEMPORANEIDADE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SCHIPPER, C. M.; VESTENA, C.L.B. . DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL EM PIAGET: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SCHIPPER, C. M.; LIRA, A. M. . OS MARCADORES CULTURAIS DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES PRELIMINARES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SCHIPPER, C. M.; VOLSKI, V. ; HEERDT, B. . DESABAFOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SCHIPPER, C. M.. Programa de Alfabetização Para Alunos Com Déficit Intelectual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHIPPER, C. M.. Atividades Pedagógicas para Deficientes Mentais Graves. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SCHIPPER, C. M.. Inclusão Social e Educacional da Pessoa Portadora de Deficiência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHIPPER, C. M.. OBSTÁCULOS NA APRENDIZAGEM. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SCHIPPER, C. M.. DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL EM PIAGET: DIMENSÕES EDUCACIONAIS. 2014. .

3.
SCHIPPER, C. M.. DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL EM PIAGET: DIMENSÕES EDUCACIONAIS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SCHIPPER, C. M.. DO EXTERMÍNIO À INCLUSÃO: UMA EXCURSÃO HISTÓRICA. 2012. .

5.
SCHIPPER, C. M.. FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES E EDUCADORES POPULARES. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SCHIPPER, C. M.. Programa de Alfabetização Para Alunos Com Déficit Intelectual com Ênfase Fônica e Multissensorial. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

7.
SCHIPPER, C. M.. Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Especial. 2006. .

8.
SCHIPPER, C. M.. Projeto Político Pedagógico-Escola Especial Renascer. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SCHIPPER, C. M.. Educação Profissional de Pessoas Portadoras de Deficiências. 2004. .

10.
SCHIPPER, C. M.; ELGERSMA, J. . Atividades Pedagógicas para Deficientes Mentais Graves. 1999. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SCHIPPER, C. M.; PODOLAK, T. J. . Semear. 2004. Coreográfica.

2.
SCHIPPER, C. M.; PODOLAK, T. J. . Flexibilidade. 2000. Coreográfica.

3.
SCHIPPER, C. M.; PODOLAK, T. J. . 14 entre 100 objetos para representar o mundo por Peter Greenaway. 1998. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, C. S.; SCHIPPER, C. M.; ILIVINSKI, D.. Participação em banca de Andrielle de Lima de Oliveira.EDUCAÇÃO DO SURDOCEGO: O DESAFIO DA APRENDIZAGEM NA REDE REGULAR DE ENSINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

2.
OLIVEIRA, C. S.; ILIVINSKI, D.; SCHIPPER, C. M.. Participação em banca de JANAINA IENKE.TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

3.
SOUZA, L.; SCHIPPER, C. M.; OLIVEIRA, C. S.. Participação em banca de ROSIMERY SANTOS.INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARAPUAVA ? PR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

4.
OLIVEIRA, C. S.; KASMARECK, M.; SCHIPPER, C. M.. Participação em banca de MARIA GRACIELI OLIVEIRA.A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA APAE COM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

5.
SCHIPPER, CARLA MARIA DE; KENDRICK, D.; SLOMPO, A. P.. Participação em banca de Raquel Aparecida Barboza de Oliveira.?A profissão de instrutor de LIBRAS e seu papel na educação?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá.

6.
SCHIPPER, CARLA MARIA DE; SERETUKI, E. R.; KENDRICK, D.. Participação em banca de Aline Cecília Gonçalves.?O histórico e a trajetória de ensino da Escola São José do município de Guarapuava Paraná?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá.

7.
PEREIRA, B. G.; JERONYMO, L. P.; SCHIPPER, C. M.. Participação em banca de Francine de Sousa Santos.Distrofia Muscular de Duchenne: Uma Pesquisa-Ação nas Clínicas Integradas Guairacá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá.

8.
SCHIPPER, C. M.; FERREIRA, J. C.; ANDREANNI, E.. Participação em banca de Tamara Roman.Responsabilidade Social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

9.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Claudete seidel.Responsabilidade Ambiental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

10.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Alexsandro Pedroso.Qualidade de Vida no Trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

11.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Fabiana Conci.Comunicação Empresarial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

12.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Jakeline Barbosa.Implantação de Programa de 5 s. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

13.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Jéssica Corrêa.Gestão de Cargos e Salários. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

14.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Rosenir Munhoz.Implantação de Programa 5 s - Empresa Orgacon. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

15.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Tiago C. Bandeira.Estudo de Viabilidade de Implantação de Laboratório de Análise de Sementes na CAPAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

16.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Jonas Zolondek.Recrutamento via Internet. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

17.
SCHIPPER, C. M.; ANDREANNI, E.; FERREIRA, J. C.. Participação em banca de Everton Chaves.Avaliação de Desempenho: Mensurando Resultado de Treinamento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE ARAPOTI.

18.
FERREIRA, J. C.; ANDREANNI, E.; SCHIPPER, C. M.. Participação em banca de Ademir do Espírito Santo.Implantação de um Programa de Qualidade em um Colégio Estadual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Faculdade Educacional de Arapoti.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
47th Annual Meeting of the Jean Piaget Society. The relevance of Barbël Inhelder's studies for understanding the reasoning of children and adults with intellectual disability today. 2017. (Congresso).

2.
47th Annual Meeting of the Jean Piaget Society. The process of building morality and cognition in children and preadolescents with intellectual disability at a special education school in Brazil. 2017. (Congresso).

3.
XXIV SEMANA DE PEDAGOGIA - PEDAGOGIA E DIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS.DESENVOLVIMENTO MORAL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NAS ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. 2016. (Simpósio).

4.
45 th Annual Conference of the Jean Piaget Society.Development of the notion of justice in children and adolescents with intellectual disability. 2015. (Encontro).

5.
X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O Processo de Construção da Moral e da Cognição de Crianças e Pré-Adolescentes com Deficiência Intelectual. 2015. (Congresso).

6.
III Colóquio Internacional de epistemologia e Psicologia Genéticas.DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL EM PIAGET: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL.. 2013. (Outra).

7.
IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2013. (Congresso).

8.
Seminário Internacional: A Convivência da Escola em Pauta. 2013. (Seminário).

9.
Seminário Internacional Cultura Artes e Comunidade.Discurso, Mídia e a Construção do Sujeito com Deficiência Intelectual, Ontem e Hoje. 2013. (Seminário).

10.
V Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da UNICENTRO. 2013. (Simpósio).

11.
II FÓRUM DAS LICENCIATURAS E IV PIBID.FOTOCRÔNICA: OFICINA LITERÁRIA EM BUSCA DE APROXIMAÇÕES.. 2012. (Outra).

12.
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES E EDUCADORES POPULARES. 2011. (Outra).

13.
III JORNADA DE PEDAGOGIA " A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: REALIDADE EM DEBATE.. 2011. (Outra).

14.
1ª JORNADA SOBRE COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM-UNICENTRO. 2008. (Outra).

15.
XVI SEMANA DE PEDAGOGIA E III SECOP.PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO PARA ALUNOS COM DÉFICIT INTELECTUAL COM ENFÂSE FONOLÓGICA E MULTISSENSSORIAL. 2008. (Outra).

16.
Aperfeiçoamento Didático. 2006. (Outra).

17.
Projeto Político Pedagógico - Escola de Educação Especial Renascer.V Encontro Pedagógico FATI. 2006. (Encontro).

18.
42 Encontro das APAEs do Paraná. 2005. (Encontro).

19.
1º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2004. (Encontro).

20.
I Encontro de Iniciação Científica.Inclusão Educacional. 2004. (Encontro).

21.
Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Atividades Pedagógicas para Deficientes Mentais Graves. 2003. (Congresso).

22.
XXI Congresso Nacional das APAEs. XXI Congresso Nacional das APAEs. 2003. (Congresso).

23.
Congresso de Educação do Norte Pioneiro. EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2002. (Congresso).

24.
II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO. INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2002. (Congresso).

25.
Inclusão Social e Educacional da Pessoa Portadora de Deficiência.II Congresso de Educação do Norte Pioneiro. 2002. (Simpósio).

26.
II Seminário Regional de Coordenação Pedagógica.II Seminário Regional de Coordenação Pedagógica. 2001. (Seminário).

27.
39º Encontro das APAEs do Paraná.39º Encontro das APAEs do Paraná. 2000. (Encontro).

28.
Atividades Pedagógicas para Portadores de Def. Mental Severa.Atividades Pedagógicas para Portadores de Def. Mentais Severas. 1999. (Oficina).

29.
35º Encontro Estadual das APAEs.35º Encontro estadual das APAEs. 1996. (Encontro).

30.
II Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré-Escolar.II Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré-Escolar. 1996. (Outra).

31.
34º Encontro Estadual das Apae´s.34º Encontro Estadual das APAE´s. 1995. (Encontro).

32.
Instituições de Educação Especial na Holanda.I Simpósio Internacional de Educação Especial de Arapoti. 1995. (Simpósio).

33.
Simpósio Internacional de Educação Especial de Arapoti.Instituições de Educação Especial Holandesas. 1995. (Simpósio).

34.
XVII Congresso Nacional das APAE´s. XVII Congresso Nacional das APAEs. 1995. (Congresso).

35.
II Seminário sobre Síndrome de Down.II Seminário Sobre Síndrome de Down. 1994. (Seminário).

36.
32º Encontro Estadual das APAEs.32º Encontro Estadual das APAEs. 1993. (Encontro).

37.
I Seminário Brasilkeiro Sobre o Estudo das Síndromes Neurológicas.I Seminário Brasileiro Sobre o Estudo das Síndromes Neurológicas. 1993. (Seminário).

38.
XI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral. XI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral. 1992. (Congresso).

39.
II Seminário de Reabilitação e Educação Especial.II Seminário de Reabilitação e Educação Especial. 1990. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHIPPER, C. M.. I Simpósio internacional de Educação Especial de Arapoti. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Cecilia Gonçalves. HISTÓRICO E TRAJETÓRIA DO ENSINO PARA SURDO DA ESCOLA SÃO JOSÉ DO MUNÍCIPIO DE GUARAPUAVA. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

2.
Cristiane Schulze. O Desenvolvimento da linguagem oral e escrita no processo de alfabetização. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

3.
Patricia Regina de Oliveira de Lima. FACULDADE GUAIRACÁ: UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

4.
Maria Angélica Aparecida Barboza. INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS EM UMA ESCOLA REGULAR NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cleide Rita de Jesus. AS APAES E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PARANÁ PÓS PARECER 007/14. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

2.
ANGELA RIBEIRO. TRANSTORNO DISRUPTIVO DA INFÂNCIA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

3.
JAMES SOARES MOTTA JUNIOR. O TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

4.
LENI DE FATIMA DE PAULA SANTOS. INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA REGULAR NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

5.
Jaqueline Andrade. O MOVIMENTO APAEANO DO BRASIL: VISIBILIDADE SOCIAL DA APAE DO MUNICÍPIODE TURVO-PR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

6.
Cristiane Schulze. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZACÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

7.
Sabrina Lopes. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

8.
Maria Angélica Barboza. INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA EM ESCOLAS REGULARES NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA- PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

9.
Aline Cecilia Gonçalves. HISTÓRICO E TRAJETÓRIA DO ENSINO PARA SURDOS DA ESCOLA SÃO JOSÉ DO MUNÍCIPIO DE GUARAPUAVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

10.
Elisangela Bahls. A Inclusão do Paralisado Cerebral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - faculdade guairacá. Orientador: Carla Maria de Schipper.

11.
Silmara Martins Corrêa. A Educação Inclusiva Nos Centros de Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Faculdade Educacional de Arapoti. Orientador: Carla Maria de Schipper.

12.
Rianne Maria Van Arragon. Orientação sexual: Discussão Urgente no Meio Familiar e Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Faculdade Educacional de Arapoti. Orientador: Carla Maria de Schipper.

13.
Andréia Rodrigues dos Santos Barbosa. Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental e Público: Uma Análise Comparativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Faculdade Educacional de Arapoti. Orientador: Carla Maria de Schipper.

14.
Ângela Maria Anhaia. Motivação e aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE ARAPOTI. Orientador: Carla Maria de Schipper.

15.
Taciara de Jesus Podolak. Orientação Sexual da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais - Área Mental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE ARAPOTI. Orientador: Carla Maria de Schipper.

16.
Janete Ap. Lemes dos Santos. A Postura do Professor e o Vínculo Afetivo na Aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE ARAPOTI. Orientador: Carla Maria de Schipper.

17.
Alexsandro Pedroso. Qualidade de Vida no Trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em administração) - Faculdade Educacional de Arapoti. Orientador: Carla Maria de Schipper.

18.
Claudete Seidel. Responsabilidade Ambiental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em administração) - Faculdade Educacional de Arapoti. Orientador: Carla Maria de Schipper.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SCHIPPER, C. M.;SCHIPPER, CARLA MARIA DE2015SCHIPPER, C. M.; WITZEL, D. G. . Discurso e mídia: construção de concepções da pessoa com deficiência intelectual em propagandas. Revista Educação Especial (Online), v. 28, p. 295, 2015.


Livros e capítulos
1.
SCHIPPER, C. M.; VESTENA, C.L.B. . INFLUÊNCIAS ESCOLARES NO DESENVOLVIMENTO DOJUÍZO E DA AÇÃO MORAL. In: Lucineia Moreira de Souza, Rita de Cássia Luiz da Rocha, Wilian Junior Bonete. (Org.). Pesquisas em educação: múltiplas interfaces. 20ed.GUARAPUAVA: APPREHENDERE, 2016, v. 01, p. 139-160.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SCHIPPER, C. M.. FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES E EDUCADORES POPULARES. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:08:11