Sônia Eli Cabral Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2051966760901767
  • Última atualização do currículo em 20/01/2018


Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGED/UFPA ? 2014). Mestrado em Educação pelo PPGED/UFPA (2006). Especialização em Serviço Social e Produção de Conhecimento na Região Amazônica (1999). Formada em Psicologia desde 1997 com Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1999. Tem experiência na área de Psicologia da Educação com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: Afetividade Representação Social, Psicologia Geral, Educação, Formação do Educador, História da Psicologia e Psicologia Social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sônia Eli Cabral Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES;Sônia Eli Cabral;RODRIGUES, Sônia Eli

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança - Faculdade de Educação.
Rua Leandro Ribeiro s/n.
Aldeia
68370-000 - Braganca, PA - Brasil
Telefone: (91) 34251593


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Dimensão Afetiva nas Representações Sociais de Docentes da Pós-Graduação em Educação, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Ivany Pinto Nascimento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: As representações sociais sobre o ensino de Psicologia da Educação e suas contribuições para a formação do educador,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Ivany Pinto Nascimento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, E; REPRESENTAÇÃO SOCIAL.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 1999
Especialização em Serviço Social E Aprodução de Conhecimento na Amaz.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1993 - 1999
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1993 - 1999
Graduação em Licenciatura Em Psicologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1993 - 1997
Graduação em Bacharelado Em Psicologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
software ATLAS.TI 8. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2005 - 2005
Análise Compreensiva do Discurso. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2005 - 2005
Políticas Públicas, Saúde e práicas Psicológicas. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2004 - 2004
Oficina de Produção Textual. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
Psicoterapia de Grupo à Luz da Psicanálise. (Carga horária: 24h).
Centro de Estudos de Psicoterapia Analítica Grupo do Pará, CEPAG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em ONG´s e desenvolvimento sustentável. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2002 - 2002
Workshop Oficina do Empreendedor. (Carga horária: 16h).
Fundação de Empreendedores da Amazônia, FEAMA, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente do Campus Universitário de Belém - Faculdade de Educação (FAED/ICED)

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Contrato de Prof. Substutito, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências da Educação/ Faculdade de Educação/Campus Belém, Instituto de Ciências da Educação/ Faculdade de Educação/Campus Belém.

Atividade realizada
Estudos Integradores PED 2009.
03/2012 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação (FACED) - Campus Universitário Bragança, .

Atividade de extensão realizada
Afetividade e Práticas Educativas para Formação Inicial e Continuada de Professores do município de Bragança-PA.
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação (FACED) - Campus Universitário Bragança, .

01/2017 - 09/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
09/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial
Educação Inclusiva
Psicologia da Aprendizagem
05/2016 - 09/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia da Educação
07/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
Psicologia da Educação
Educação Inclusiva
01/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Educação Inclusiva
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
07/2011 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação (FACED) - Campus Universitário Bragança, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica.
11/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Pesquisa
Psicologia do Desenvolvimento
10/2012 - 10/2012
Ensino, Educação Infantil: Desafios, Linguagens, Saberes e, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
INFÂNCIA: PERSPECTIVAS BIO-PSICO-SOCIAIS
03/2012 - 04/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Educação Inclusiva
10/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento
Laboratório de Pesquisa
09/2011 - 09/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Ensino e Aprendizagem
10/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
Psicologia da Aprendizagem
06/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia 2010 EXT, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
06/2010 - 06/2010
Ensino, Matemática LIC, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
3/2003 - 1/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
Fundamentos da educação especial
Psicologia da educação

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Ensino de Graduação / Disciplinas: Bases Psicológicas aplicada à Educação Física Desenvolvimento e Aprendizagem Psicologia Psicologia Geral

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora Intinerante, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora Intinerante, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora Intinerante, Carga horária: 40

Atividades

6/2008 - 12/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Habilidades de Comunicação
05/2007 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comite de Ética em Pesquisa do Campus XII - Tapajós, .

Cargo ou função
Avaliadora Técnica, Científica e Ética de Projetos.
1/2008 - 6/2008
Ensino, Educaçao Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Psicológicas aplicadas à Educação Física
1/2008 - 6/2008
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
1/2008 - 6/2008
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
1/2008 - 1/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Habilidades de Comunicação
08/2007 - 12/2007
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Habilidades de Comunicação
02/2007 - 06/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
02/2007 - 06/2007
Ensino, Educaçao Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Psicológicas Aplicadas a Educação Física
Desenvolvimento e Aprendizagem
02/2007 - 06/2007
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
2/2003 - 2/2003
Ensino, Lienciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
9/2002 - 11/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
3/2002 - 3/2002
Ensino, Lienciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética nas Relações Humanas

Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso

Atividades

07/2007 - 02/2009
Direção e administração, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2008 - 06/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia
Teorias e Sistemas Psicológicos - Teorias Fenomenológicas, Existenciais e Humanas
08/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social

Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes, APACC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenação do Projeto Adolescer, Carga horária: 30
Outras informações
Desenvolveu o Projeto de Orientação Sexual nas Escolas Municipais do bairro do Tapanã e Terra Firme


Prefeitura Municipal de Belém - Fundação Papa João XXIII, PMB-FUNPAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora de Rua, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Representações da Afetividade na Formação Docente


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Afetividade e trabalho docente:uma análise das representações sociais de professores do curso de Pedagogia da UFPA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
AS representações sociais de professores do ensino fundamental da rede pública e particular sobre os fatores que determinam a motivação para permanecer na docência e suas implicações na perspectiva de seus trabalhos e dos desafios que encontram
Descrição: A presente proposta envolve dois grupos de pesquisas e tem como foco de investigação a análise das representações de professores do ensino fundamental da rede publica e privada de ensino sobre os fatores que determinam a motivação para permanecer na docência e as suas implicações na perspectiva de seu trabalho e nos desafios que encontram na contemporaneidade. O total das escolas públicas, conforme o anexo I, constitui-se de 04 (quatro) escolas publicas situadas na região central e 57 (cinqüenta e sete) situadas na região periférica da cidade de Belém, PA. O Lócus será composto de escolas públicas do ensino fundamental localizadas no Centro e escolas situadas na periferia da cidade e igualmente de escolas privadas. A seleção da amostra de escolas será feita pelo sorteio aleatório, para a composição de quatro escolas publicas municipais situadas no centro e onze escolas públicas situadas na periferia da cidade de Belém de acordo com a classificação da Secretaria Municipal de Educação do Pará (anexo I), de modo a perfazer o mínimo de vinte por cento do total destas escolas que representam uma margem de confiança estatística para a investigação. Quanto às escolas privadas, a seleção será feita igualmente para a composição de quatro escolas privadas situadas no centro e onze escolas situadas na periferia da cidade de Belém. Os sujeitos serão professores que trabalham da 6ª (sexta) à 9ª (nona) séries. O número de docentes será de 06 (seis) em cada uma das 30 escolas selecionadas ou 180 professores no total. Este número corresponde a vinte por cento dos docentes do total das escolas selecionadas que lecionam para as séries mencionadas do ensino fundamental. A seleção dos professores para a aplicação do instrumento de pesquisa incidirá sobre os voluntários, distribuídos entre os sexos feminino e masculino que exerçam seus trabalhos nos turnos matutino ou vespertino, nas escolas públicas ou privadas do ensino fundamental da cidade de Belém. O corpus para análise será composto das informações prestadas pelos professores centro e oitenta (180) - distribuídos entre escola públicas e particulares - durante a entrevista e da associação livre de palavras com os docentes sujeitos, alvo deste estudo sobre a permanência na profissão docente. Para análise dos dados coletados, as temáticas que servirem de roteiro para a entrevista formarão redes temáticas interpretativas que darão base para apreender os referenciais da pesquisa, traçados pelos objetivos, quais sejam: identificar o perfil dos professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, situadas no centro e na periferia da cidade de Belém; caracterizar e identificar a dinâmica da organização dos elementos que constituem os fatores determinantes da motivação de professores do ensino fundamental das redes pública e particular de escolas da cidade de Belém para permanecer na docência; destacar os processos de significados consensuais que constituem as objetivações e as ancoragens que consolidam as representações sociais de professores quanto aos fatores que determinam as suas permanências na docência; relacionar as representações sociais de professores do ensino fundamental de escolas publicas e privadas da cidade de Belém com o tipo de permanência na perspectiva de seu trabalho e dos desafios que enfrentam na contemporaneidade; caracterizar as diferenças e as semelhanças entre as representações sociais dos docentes do ensino fundamental de escolas públicas com s dos docentes das escolas particulares situadas no centro e na periferia da cidade de Belém sobre os fatores que determinam as suas permanências na docência e as implicações no tipo na perspectiva dos seus trabalhos e dos desafios que encontram na contemporaneidade. Financiado Edital Universal/ 2013.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
PERMANECER OU NÃO NA DOCÊNCIA: uma análise psicossocial sobre a permanência na profissão de professores e suas implicações no tipo de suas permanências na perspectiva de seus trabalhos e dos desafios da contemporaneidade
Descrição: o seguinte problema de estudo focaliza o problema de pesquisa: como se dão as representações sociais de docentes de escolas publicas e privadas do ensino fundamental sobre a sua permanência na docência. Os critérios de elegibilidade dos sujeitos foram 25 professores distribuídos entre as escolas públicas e particulares de 6ª a 9ª serie. Estes sujeitos foram tanto do sexo feminino quanto do masculino. A coleta e a organização dos dados tiveram foram referenciadas à Técnica Q (escala de atitudes), seguida de aplicação de um formulário para delinear o perfil destes sujeitos professores. A aplicação dos instrumentos se realizou com o mesmo grupo de pesquisadores e coordenadora, seguida do envio dos dados coletados e registrados em planilhas para tratamento no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação - CIERS / Cátedra UNESCO. Estamos à espera do retorno deste material para análise e elaboração do relatório que se dará por todo o ano de 2013. Vale destacar que as atividades do Centro e da Cátedra são realizadas com a coordenação da Porfª Drª Clariza Prado, juntamente com pesquisadores nacionais e internacionais que se reúnem duas ou mais vezes a cada ano, para discutir sobre a profissão docente. O Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação - CIERS e a Cátedra UNESCO sobre a Profissionalização Docente no qual a Coordenadora e os membros do grupo que coordena fazem parte - GEPEJURSE é o colaborador desta investigação feita em rede. AS reuniões técnicas. Seminários, videoconferências de discussões teórico-metodológicas em conjunto com pesquisadores nacionais e internacionais são fontes avanços teóricos e metodológicos sobre o tema em investigação. Cumpre notar que a pesquisa teve início em 2013 e versa sobre sobre os processos psicossociais da formação e do trabalho docente. Esta pesquisa possui vários desdobramentos determinados em reuniões teórico-metodológicas, com os pesquisadores das redes nacional e internacional ocorrida em novembro de 2012, em São Paulo, na Fundação Carlos Chagas. Desse modo, cada pesquisador encaminhou a sua investigação com lócus nas escolas e professores de sua região após eleger o foco da investigação. CNPQ/Bolsa Produtividade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Representações Sociais sobre a permanência no trabalho docente no ensino fundamental de 6ª a 9ª serie
Descrição: com o seguinte problema: como se dão as representações sociais de docentes de escolas publicas e privadas do ensino fundamental sobre a sua permanência na docência. Os critérios de elegibilidade dos sujeitos foram 25 professores distribuídos entre as escolas públicas e particulares de 6ª a 9ª serie. Estes sujeitos foram tanto do sexo feminino quanto do masculino. A coleta e a organização dos dados tiveram foram referenciadas à Técnica Q (escala de atitudes), seguida de aplicação de um formulário para delinear o perfil destes sujeitos professores. A aplicação dos instrumentos se realizou com o mesmo grupo de pesquisadores e coordenadora, seguida do envio dos dados coletados e registrados em planilhas para tratamento no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação - CIERS / Cátedra UNESCO. Estamos à espera do retorno deste material para análise e elaboração do relatório que se dará por todo o ano de 2013. Vale destacar que as atividades do Centro e da Cátedra são realizadas com a coordenação da Porfª Drª Clariza Prado, juntamente com pesquisadores nacionais e internacionais que se reúnem duas ou mais vezes a cada ano, para discutir sobre a profissão docente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
As Representações da Afetividade na Formação Docente
Descrição: Compreender as RS de professores do ensino fundamental da rede municipal de Belém e de Bragança-Pará sobre afetividade na perspectiva das objetivações e ancoragens e suas implicações na prática docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sônia Eli Cabral Rodrigues - Coordenador / Ivany Pinto Nascimento - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Afetividade e Práticas Educativas para Formação Inicial e Continuada de Professores do município de Bragança-PA
Descrição: Este Projeto tem como objetivo promover a educação e formação profissional voltada para o desenvolvimento das relações afetivas no âmbito da escola. O mesmo será desenvolvido por meio de ações formativas com objetivo de conscientizar os profissionais da educação para uma prática pedagógica significativa que considere os aspectos cognitivos e afetivos no processo de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sônia Eli Cabral Rodrigues - Coordenador / Elzilene Suzane Santos de Brito - Integrante / Débora Blenda Cunha da Silva - Integrante / Francisca Helena Ferreira - Integrante / Heloyse Castro de Oliveira - Integrante / Geyza de Oliveira Barbosa - Integrante.Financiador(es): PROEX - Bolsa.


Outros Projetos


2015 - 2016
projeto de Monitoria: Interfaces entre a psicologia da educação e a educação inclusiva na formação inicial de professores: saberes e práticas no processo de ensino-aprendizagem
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Representação Social.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, I. P.2017 NASCIMENTO, I. P. ; RODRIGUES, Sônia Eli . Representações sociais sobre a permanência na docência: o que dizem docentes do ensino fundamental?. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 2, p. 1-16, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NASCIMENTO, I. P. (Org.) ; RODRIGUES, Sônia Eli (Org.) ; ANJOS, F. V. S. (Org.) . As representações sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 221p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, Sônia Eli; SOUSA, R. . A (in)visibilidade das tecnologias no espaço escolar. In: Ivany Pinto Nascimento; Sônia Eli Rodrigues; Francisco Valdinei Santos Anjos. (Org.). As representações sociais do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 1-221.

2.
NASCIMENTO, I. P. ; RODRIGUES, Sônia Eli . Representações de Professores: um estudo sobre permanecer ou não na docência. In: Adelina Novaes; Lúcia Villa Boas; Romilda Teodora Ens. (Org.). Formação e trabalho docente: relações pedagógicas e profissionalidade - pesquisas coma técnica Q. 1ed.Curitiba: Champagnat, 2016, v. 20, p. 1-344.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, Sônia Eli. Representações sociais de professores sobre a permanência na docência. In: 1ª Reunião Científica da Anped Norte, 2016, Belém. Anais da 1ª Reunião Científica da Anped Norte, 2016. p. 112-127.

2.
DUARDE, F. E. B. ; RODRIGUES, Sônia Eli ; CARNEIRO, M. S. . Motivação para a permanência na docência: representações sociais de professores do ensino fundamental. In: 1ª Reunião Científica da Anped Norte, 2016, Belém. Anais da 1ª Reunião Científica da Anped Norte, 2016. p. 471-484.

3.
TRINDADE, A. C. P. ; NASCIMENTO, I. P. ; RODRIGUES, Sônia Eli . Formação docente na educação do campo: um olhar a partir da Teoria das Representações Sociais. In: XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), 2015, Curitiba. Anais do XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), 2015. p. 39552-39565.

4.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . A representação social do ensino de Psicologia da Educação para estudantes de Licenciaturas da UFPA. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 2011, Curitiba PR. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba PR: Editora Champagnat, 2011.

5.
RODRIGUES. As Representações Sociais sobre o Ensino de Psicologia da Educação e suas Contribuições para a formação do Educador. In: 18º EPEEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Alagoas. Anais do 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Alagoas, 2007.

6.
RODRIGUES. As Representações Sociais sobre o Ensino de Psicologia e suas contribuições para a formação do Educador. In: 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió, 2007.

7.
RODRIGUES. A Psicologia da Educação na Formação de Professoes/as: Contribuição aos Cursos de Licenciatura.. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2005, Belém. XVII EPENN. BELÉM: EDUFPA, 2005.

8.
RODRIGUES. A Psicologia da Educação na Formação do (a) Educador (a): um estudo sobre as Representações Sociais dos (as) estudantesde Licenciatura da Universidade Federal do Pará. In: II COLÓQUI INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: IMPASSES , TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS, 2005, JOÃO PESSOA. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . A produção de conhecimento sobre afetividade e formação docente. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo, 2011, Belém. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo. Belém, 2011.

2.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . As Representações Sociais no Campo da Eduação:uma análise com base na abordagem processual. In: VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2009, Belém. Anais do VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2009.

3.
RODRIGUES. A Psicologia da Educação nas Licenciaturas da UFPA e suas Representações Sociais no contexto da Formação Docente. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei. Anais do VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. São Jõao Del Rei, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, Sônia Eli. Representações sociais de professores sobre a permanência na docência. In: 1ª Reunião Científica da Anped Norte, 2016, Belém. Anais da 1ª Reunião Científica da Anped Norte, 2016. p. 112-112.

2.
DUARDE, F. E. B. ; RODRIGUES, Sônia Eli ; CARNEIRO, M. S. . Motivação para a permanência na docência: representações sociais de professores do ensino fundamental. In: 1ª Reunião Científica da Anped Norte, 2016, Belém. Anais da 1ª Reunião Científica da Anped Norte, 2016. p. 471-471.

3.
TRINDADE, A. C. P. ; NASCIMENTO, I. P. ; RODRIGUES, Sônia Eli . Formação docente na educação do campo: um olhar a partir da Teoria das Representações Sociais. In: XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), 2015, Curitiba. Anais do XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE). p. 39552-39552.

4.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . O Ensino de Psicologia da Educação e seu significado para os licenciandos da UFPA. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. Anais do 59ª Reunião Anual da SBPC. Belém: UFPA, 2007.

5.
RODRIGUES. As Representações dos (as) estudantes de Licenciatura da UFPA. In: II Encontro de Psicologia Social da Amazônia, 2006, Belém. Anais do II Encontro de Psicologia Social da Amazônia, 2006.

6.
RODRIGUES. A Psicologia da Educação na Formação de Professores: um estudo das representações sociais dos estudantes de licenciatura da UFPA. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Impasses , Tendências e Perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2005. p. 231-231.

7.
RODRIGUES. Estudos Preliminares da Categoria Gênero e das Organizações Não - Governamentais de Atendimento às Adolescentes. In: 26o. Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, Sâo Paulo. 26o Congresso Interamericano de Psicologia, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, Sônia Eli. Afetividade, trabalho docente e representações sociais nas pesquisas em educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RODRIGUES, Sônia Eli. Representações sociais de professores sobre a permanência na docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DUARDE, F. E. B. ; RODRIGUES, Sônia Eli ; CARNEIRO, M. S. . Motivação para a permanência na docência: representações sociais de professores do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TRINDADE, A. C. P. ; NASCIMENTO, I. P. ; RODRIGUES, Sônia Eli . Formação docente na educação do campo: um olhar a partir da Teoria das Representações Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . Representações sociais sobre afetividade e trabalho docente na pós-graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RODRIGUES; BRITO, E. S. S. ; FERREIRA, F. H. ; BARBOSA, G. O. ; SILVA, D. B. C. ; OLIVEIRA, H. C. . Pôster Processo Formativo Afetividade no Campo Educativo e a Construção do Conhecimento Científico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . A representação social do ensino de Psicologia da Educação para estudantes de licenciaturas da UFPA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . A produção de conhecimento sobre afetividade e formação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RODRIGUES. Representações da afetividade na formação docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . As Representações Sociais no Campo da Educação: uma análise com base na abordagem processual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RODRIGUES; CEZAR, A. C. P. ; SILVA, A. D. N. ; GASPARINI, C. A. I. . Painel Motivação para o Trabalho Docente: um relato do Projeto Interdisciplinar numa Escola Municipal em Santaré- Pa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
NASCIMENTO, I. P. ; ORNELAS, Maria de Lourdes ; RODRIGUES . Representação Social, Cultura e Educação: um laço possível?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RODRIGUES. A Psicologia da Educação nas Licenciaturas da UFPA e suas representações sociais no contexto da formação docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . As imagens do ensino de Psicologia e seu significado para os licenciandos da UFPA: um estudo com a técnica do grupo focal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . As imagens do ensino sw psicologia e seu significado para os licenciandos da UFPA: um estudo com a técnica do grupo focal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . O Ensino de Psicologia da Educação e seu significado para os Licenciandos da UFPA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
RODRIGUES. As representações sociais dos estudantes de Licenciatura da UFPA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
NASCIMENTO, I. P. ; RODRIGUES . A Psicologia da Educação nas Escolas Normais: uma leitura histórica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
NASCIMENTO, I. P. ; RODRIGUES . Estudos Preliminares dos Referenciais Teóricos Metodológicos em Representações Sociais no Campo Educacional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES, Sônia Eli. Moderadora da mesa redonda 'Os processos formativos e a profissionalização de professores da educação infantil e do ensino superior'. 2017.

2.
RODRIGUES, Sônia Eli. Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) 'História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação' no evento 1ª Reunião Científica da Anped Norte. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, Sônia Eli; NASCIMENTO, I. P. . Os processos formativos e a profissionalização de professores da educação infantil e do ensino superior. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
RODRIGUES, Sônia Eli; NASCIMENTO, I. P. ; ORNELLAS, M. L. S. ; ALMEIDA, C. V. A. . Representações sociais sobre o afeto, formação e o trabalho docente. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, Sônia Eli. Oficina: A inclusão no Ensino Médio e os desafios da pessoa com deficiência no século XXI. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUES, Sônia Eli. Afetividade no campo educativo e a produção do conhecimento científico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RODRIGUES. O uso da internet na pesquisa em psicologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RODRIGUES. Disciplina Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RODRIGUES. Disciplina Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RODRIGUES. Mini-curso: "A técnica de Grupo Focal em pesquisas Qualitativas ". 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
RODRIGUES. Adolescência e as Drogas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
RODRIGUES. Curso de Formação Profissional, Geração de Emprego e Renda: Instrução de Habilidades Básicas (auto-estima, identidade, relações interpessoais e orientação ao trabalho). 2003. .

9.
RODRIGUES. Sexualidade e Direitos Sexuais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
RODRIGUES. Desmistificando a Sexualidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RODRIGUES. O universo da criança e do adolescente. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
RODRIGUES. Adolescência - aspectos atuais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
RODRIGUES. Reconstruindo as Relações Interpessoais no Trabalho. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
RODRIGUES. Projetos Pessoais e Projetos Pastorais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FREITAS, M. N. M.; RODRIGUES; CARDOSO, M. G. R.. Participação em banca de Milena Rosete da Silva. Ludicidade: Brincar e a aprendizagem na Educação Infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saberes Culturais e Educação Ama) - Universidade Federal do Pará.

2.
REIS JUNIOR, L. P.; PANTOJA, L.; RODRIGUES. Participação em banca de JAMERSON MESSIAS PEREIRA. As relações de gênero nas aulas de educação física: vôlei ou futsal?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saberes Culturais e Educação Ama) - Universidade Federal do Pará.

3.
RODRIGUES; MELO, W.; Galvão. Participação em banca de Andréa Leite de Alencar. Doença Mental e suas Representações: Abordagens dos profissionais das Equipes de Saúde da Família de Alenquer. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - Universidade do Estado do Pará.

4.
RODRIGUES; Galvão; MELO, W.. Participação em banca de Rosileuza Menezes Cipriano. Gravidez na Adolescência: fatores que contribuem para Gravidez na Adolescência no Programa Saúde da Família do Bairro do Planalto- municipio de Alenquer -Pa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - Universidade do Estado do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES; SOUZA, N. M. F. R.. Participação em banca de Jaqueline Batista da Silva.Docência na educação infantil: estado do conhecimento de teses e dissertações sobre representações sociais de professores (2010-2014). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
MENDES, R. L.; RODRIGUES; COSTA, M. S. R.. Participação em banca de Cleide de Jesus Cardoso Oliveira.O saber fazer pedagógico dos docentes em classe do 2º ano do Ensino Fundamental nas escolas Osvaldina Oracina de Moraes Costa e Manoel Costa e Silva de Santo Antônio do Tauá/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
MENDES, R. L.; RODRIGUES; COSTA, M. S. R.. Participação em banca de Conceição de Maria Chaves Gomes.Interagindo com a prática pedagógica: relato de experiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
MENDES, R. L.; RODRIGUES; LOLA, E. C.. Participação em banca de Juliana do Socorro Silva Cordeiro.Mundos entrelaçados: práticas pedagógicas/ classes multisseriadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES, Sônia Eli. Participação em banca de Teresinha da Silva Pereira.A influência da família no processo de escolarização de alunos no Ensino Fundamental nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES. Participação em banca de Valdilene do Socorro Gama da Trindade.Relação família e escola: contribuições no processo de aprendizagem na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES. Participação em banca de Margareth da Costa Silva.Sexualidade: o papel da escola e da família no desenvolvimento da educação sexual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES. Participação em banca de Raimundo Benedito Alves Costa.A influência da Educação de Jovens e Adultos na construção da identidade dos jovens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES. Participação em banca de Maria Madalena Rodrigues Souza.Música na educação infantil: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
FREITAS, M. N. M.; REIS JR., L. P.; RODRIGUES. Participação em banca de Mayara Costa da Silva.Memórias Lúdicas: as narrativas sobre as brincadeiras infantis tradicionais e atuais na comunidade de Nanã-Tracuateua-Pa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
SOUZA, N. M. F. R.; SOUSA, J. M.; RODRIGUES. Participação em banca de Deyse Renara de Oliveira Lima.sexualidade, adolescência e orientação sexual: a escola contribuindo para a formação cidadã. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
SOUZA, N. M. F. R.; SOUSA, J. M.; RODRIGUES. Participação em banca de Paula Oliveira Gomes Sousa.Gravidez na adolescência: um olhar reflexivo para a paternidade precoce. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
Cristo; PIMENTEL, A.; RODRIGUES. Participação em banca de Juliana Bezerra Galvão de Souza.Avivência de profissionais policiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

14.
Cristo; PIMENTEL, A.; RODRIGUES. Participação em banca de Jaqueline Bagundes dos Santos.O Significado da Amizade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

15.
RODRIGUES. Participação em banca de Elda de Almeida Silva.Sexualidade e Educação na Adolescência: Um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hilda Mota. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
Galvão; RODRIGUES. Participação em banca de Aline da paixão Prezotto; Sueley Carvalho Costa.Imagem Femenina e Envelhecimento: padrões de corpo construídos socialmente.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará.

17.
RODRIGUES. Participação em banca de Isabel Cristina da Silva.Ecoturismo Comunitário Sustentável: uma alternativa para o desenvolvimento para a comunidade de Cucurunã. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.

18.
RODRIGUES. Participação em banca de Elyton Avelar; Érica Pereira; Ronielza Amaral.O perfil dos turistas que visitam o Bar e Restaurante Mascote. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.

19.
RODRIGUES. Participação em banca de Márcio Givone; Vânia dos Santos.A percepção dos passageiros quanto aos serviços de transporte aéreo em Santarém - Pa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.

20.
RODRIGUES. Participação em banca de Rosivan Silva de Abreu.Cultura e Clima Organizacional na Escola de Idiomas CCAA na cidade de Santarém - PA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TEIXEIRA, S. R. S.; MEGUINS, R. C.; RODRIGUES, Sônia Eli. Banca avaliadora do concurso público para professor da carreira de magistério superior na classe de adjunto A, na área de Psicologia da Educação e Educação Inclusiva. 2015. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES, Sônia Eli; GUEDES, E. L. R.; SILVA, I. M.. Banca de avaliação das atividades integradoras dos estudantes do curso de Pedagogia/UFPA. 2015. Universidade Federal do Pará.

2.
BARBOSA, C. A. C.; RODRIGUES. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária das Disicplinas do curso de Enfermagem. 2007. Universidade do Estado do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação e à Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente. 2017. (Outra).

2.
1ª Reunião Científica da Anped Norte. 2016. (Outra).

3.
I Fórum paraense de Psicologia escolar educacional. 2016. (Outra).

4.
IX Jornada Internancional sobre representações sociais - JIRS e VII Conferência Brasileira sobre representações sociais - CBRS.Representações sociais e sociedades em movimento. 2015. (Outra).

5.
II Seminário de Psicologia do Oeste do Pará.A atuação do psicólogo escolar e educacional em Santarém. 2008. (Seminário).

6.
I Simpósio Integrado de Oncologia.Uma abordagem Multidisciplinar do Sistema Geniturinário. 2008. (Simpósio).

7.
V Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica, Tecnológica do IESPES. 2008. (Outra).

8.
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.As Representações Sociais sobre o Ensino de Psicologia da Educação e suas contribuições para a Formação Docente. 2007. (Encontro).

9.
59ª Reunião Anual da SBPC.O Ensino de Psicologia da Educação e seu significado para os licenciandos da UFPA. 2007. (Encontro).

10.
I Encontro de Serviço Social do Oeste do Pará.Interdisicplinaridade no Sistema Único de Assistência Social- SUAS. 2007. (Encontro).

11.
I SimpóAsio Abordagem Multiprofissional da prevenção e Tratamento de Feridas.Abordagem Psicológica no Tratamento do Portador de Feridas. 2007. (Simpósio).

12.
Mesa Redonda: O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, frente as diferentes manifestações de violênciaa -.Aspectos psicológicos da violência contra crianças e adolescentes. 2007. (Outra).

13.
V Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas. 2007. (Encontro).

14.
V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2007. (Outra).

15.
II Congresso Amazônico sobre Violência nas Escolas. 2006. (Congresso).

16.
II Encontro de Psicologia Social da Amazônia: Possibilidades de Estudos e Pesquisas.II Encontro de Psicologia Social da Amazônia: Possibilidades de Estudos e Pesquisa. 2006. (Encontro).

17.
II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas. 2005. (Outra).

18.
II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas.GT de Psicologia da Educação. 2005. (Outra).

19.
I Jornada de Auto-Avaliação do PPGE. 2005. (Outra).

20.
IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2005. (Outra).

21.
IV Seminário de Políticas Educaionais e Currículo. 2005. (Seminário).

22.
Jornada de Psicologia Social:Cultura e Sciabilidade Contemporânea.Jornada de Psicologia Social: Cultura e Sociabilidade Contemporânea. 2005. (Outra).

23.
JORNADA DE PSICOLOGIA SOCIAL: CULTURA E SOCIABILIDADE CONTEMPORÂNEA.MINICURSO: POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS. 2005. (Outra).

24.
XVII EPENN.XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2005. (Encontro).

25.
XVII EPENN.MINICURSO: ANÁLISE COMPREENSIVA DO DISCURSO. 2005. (Outra).

26.
III SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.III SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2004. (Seminário).

27.
Oficina de Produção Textual.Oficina de Produção Textual. 2004. (Oficina).

28.
CURSO : PSICOTERAPIA DE GRUPO À LUZ DA PSICANÁLISE.CURSO: PSICOTERAPIA DE GRUPO À LUZ DA PSICANÁLISE.. 2003. (Outra).

29.
EMETODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE.METODOLOGIA DE PESQUISA. 2003. (Seminário).

30.
III FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO..Educação. 2003. (Encontro).

31.
SIMPÓSIO SOBRE PROJETOS PEDAGÓGICOS.PROJETOS PEDAGÓGICOS. 2003. (Simpósio).

32.
VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia da UFPA. 2003. (Encontro).

33.
I Semana de Pesquisa em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental.I Semana de Pesquisa em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental. 2002. (Encontro).

34.
Workshop Oficina do Empreendedor.Oficina do Empreendedor. 2002. (Oficina).

35.
" II Jornada Paraense de Grupoanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo e Jornada Pré - XII Congresso Brasileiro de Psicoterapia de Grupo.II Jornada Paraense de Grupoanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo e Jornada Pré - XII Congresso Brasileiro de Psicoterapia de Grupo. 2001. (Encontro).

36.
" II Seminário Anual do Grupo de Estudo e Pesquisa da Infância e Adolescência.II Seminário Anual do Grupo de Estudo e Pesquisa da Infância e Adolescência. 2001. (Seminário).

37.
" I Seminário Estadual de Proteção à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas(PROVITA).Articulação e Parceria na Luta Contra a Impunidade. 2001. (Seminário).

38.
Curso sobre Jogos de Integração de Grupos.Jogos de Integração de Grupos. 2001. (Outra).

39.
Encontros Populares de Educação Popular.Encontros Populares de Educação Popular. 2001. (Encontro).

40.
Formação de Agentes em Direitos Humanos.Formação de Agentes em Direitos Humanos. 2001. (Oficina).

41.
Seminário de Capacitação em Direitos Humanos.Seminário de Capacitação em Direitos Humanos. 2001. (Seminário).

42.
Curso: "Pensando e discutindo família em situação de risco".Pensando e discutindo família em situação de risco. 2000. (Outra).

43.
I Encontro Amazônico de Psicologia e Saúde.Encontro Amazônico de Psicologia e Saúde. 2000. (Encontro).

44.
I Jornada de Dinâmica dos Grupos da Amazônia.Dinâmica dos Grupos da Amazônia. 2000. (Encontro).

45.
Curso de Formação de Agentes Culturais Brinquedistas.Formação de Agentes Culturais Brinquedistas. 1999. (Outra).

46.
II Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.Direitos da Criança e do Adolescente. 1999. (Encontro).

47.
Relações Familiares e Adolescência.Relações Familiares e Adolescência. 1999. (Seminário).

48.
50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1998. (Congresso).

49.
Curso "Psicanálise e Dor".Psicanálise e Dor. 1998. (Outra).

50.
I Seminário de Prática de Ensino da UFPA "A Prática de Ensino nos Cursos de Formação dos Profissionais da Educação: Práticas Atuais e Perspectivas de Mudanças",. Prática de Ensino. 1998. (Congresso).

51.
Mini-curso: "A Mulher na Literatura Grega".A Mulher na Literatura Grega. 1998. (Outra).

52.
Pesquisa: "Quantificação e Levantamento das Condições de Vida da População de Rua no Município de Belém".Levantamento das Condições de Vida da População de Rua no Município de Belém. 1998. (Outra).

53.
Seminário "A questão das Drogas e a Educação que valoriza a vida",.A questão das Drogas e a Educação que valoriza a vida. 1998. (Seminário).

54.
Seminário Violência Doméstica: Elementos Conceituais. Elementos Conceituais. 1998. (Congresso).

55.
Conferência: "A importância da função materna na estrutura psíquica do bebê.A importância da função materna na estrutura psíquica do bebê. 1997. (Encontro).

56.
Curso Introdutório : A Formação de Psicanalista.A Formação de Psicanalista. 1997. (Outra).

57.
I Treinamento para Atendimento ao Adolescente.Atendimento ao Adolescente. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES. II Seminário de Psicologia do Oeste do Para. 2008. (Outro).

2.
RODRIGUES. I Seminário de Psicologia do IESPES. 2007. (Outro).

3.
GUEDES, M. E. F. ; RODRIGUES ; VALENTE, A.L. . Curso "As diferenças entre gêneros: a sexualidade na teoria psicanalítica". 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Karoline Brandão Ponte. As necessidades educacionais de crianças com Transtorno do Aspectro Autista sob o olhar dos pais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

2.
Maria Ivone Nascimento dos Santos. A família e a escola: memórias e aprendizagens pela leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

3.
Sandra dos Santos Damasceno. Uma experiência de inclusão escolar no município de Santa Bárbara do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

4.
Maria Irene da Silva Cunha. Do desencanto ao encanto com a escola: memórias de uma professora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

5.
Marilene Oliveira da Silva. O Programa Mais Educação em uma escola municipal de Santa Bárbara/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

6.
Roseli Matos da Cruz. Memórias de uma docente e os desafios enfrentados na inclusão dos alunos com deficiência auditiva na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

7.
José Paulo Santos Silva. Memorial e reflexões sobre a inclusão social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

8.
Carla Suely Santos Cordeiro. Bullying: a produção acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

9.
Átila Gizelly Bessa da Silva. Sentidos e Significados de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Síndrome de Down na Rede de Ensino Municipal Bragança-Pa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

10.
Ellen Joanny Santos da Paixão. Inclusão e educação: as práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.

11.
Carmem Luciane Silva. As perspectivas do brincar na formação do pedagogo: construções teórico-metodológicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sônia Eli Cabral Rodrigues.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NASCIMENTO, I. P. ; RODRIGUES, Sônia Eli . Representações de Professores: um estudo sobre permanecer ou não na docência. In: Adelina Novaes; Lúcia Villa Boas; Romilda Teodora Ens. (Org.). Formação e trabalho docente: relações pedagógicas e profissionalidade - pesquisas coma técnica Q. 1ed.Curitiba: Champagnat, 2016, v. 20, p. 1-344.

2.
RODRIGUES, Sônia Eli; SOUSA, R. . A (in)visibilidade das tecnologias no espaço escolar. In: Ivany Pinto Nascimento; Sônia Eli Rodrigues; Francisco Valdinei Santos Anjos. (Org.). As representações sociais do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 1-221.


Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . As Representações Sociais no Campo da Educação: uma análise com base na abordagem processual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES; CEZAR, A. C. P. ; SILVA, A. D. N. ; GASPARINI, C. A. I. . Painel Motivação para o Trabalho Docente: um relato do Projeto Interdisciplinar numa Escola Municipal em Santaré- Pa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RODRIGUES; NASCIMENTO, I. P. . A produção de conhecimento sobre afetividade e formação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES; BRITO, E. S. S. ; FERREIRA, F. H. ; BARBOSA, G. O. ; SILVA, D. B. C. ; OLIVEIRA, H. C. . Pôster Processo Formativo Afetividade no Campo Educativo e a Construção do Conhecimento Científico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


- Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Psicologia do Pará/ Amapá - 10ª Região - Membro da Comissão de Psicologia e Educação; e da Comissão de Auditoria e Controle Interno do CRP-10 no período de 2007-2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 16:19:59