Welkson Pires da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0122596705808924
  • Última atualização do currículo em 17/07/2018


Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Tem experiência nas seguintes áreas: Teoria Sociológica, Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação e Ensino de Ciências Sociais. É Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Welkson Pires da Silva
Nome em citações bibliográficas
PIRES, Welkson

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, Instituto de Ciências Sociais.
Av. Lourival Melo Mota, s/n
Tabuleiro do Martins
57072900 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 32141323
URL da Homepage: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ics


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Sociologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Por uma perspectiva relacional da comunicação: um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Lília Maria Junqueira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sociologia Relacional; Paradigma Comunicacional; Telenovela; Produção; Recepção.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2007 - 2009
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Do factual ao ficcional e vice-versa: sobre o trânsito informacional na ambiência midiática,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Wellington José de Oliveira Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Telenovela; Jornalismo; Trânsito Informacional; Ambiência Midiática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2001 - 2004
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa.
Orientador: Vera Lúcia Barreto Motta.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em A curricularização da extensão: caminhos e contextos. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento do módulo de extensão do SIG-SIGAA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Inserção do Novo Servidor - PINS. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2007 - 2007
Estudos Culturais: identidade e hibridação. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2004 - 2004
Organização retórica do gênero relatório. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2004 - 2004
Desejo de verdade e verdade do desejo. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2003 - 2003
Pelas malhas da escrita. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.


Atuação Profissional



CESREI - CENTRO DE EDUCACAO SUPERIOR REINALDO RAMOS, CESRRSLC_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2015 - 11/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Comparada
Teoria da Comunicação

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa: Por uma perspectiva relacional da comunicação: um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela Orientadora: Lília Maria Junqueira


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa: Do factual ao ficcional e vice-versa: sobre o trânsito informacional na ambiência midiática Orientador: Wellington Pereira


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa: Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o mito Xuxa Orientadora: Vera Lúcia Barreto Motta Co-orientadora: Maria do Socorro T. Palitó Santos


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2018 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Comunicação
06/2018 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Comunicação
04/2018 - Atual
Direção e administração, Campus A.C. Simões, Instituto de Ciências Sociais.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Ciências Sociais - Licenciatura.
04/2018 - Atual
Extensão universitária , Campus A.C. Simões, Instituto de Ciências Sociais.

Atividade de extensão realizada
Prosa e Política na Escola.
02/2018 - Atual
Direção e administração, Campus A.C. Simões, Instituto de Ciências Sociais.

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Curso de Ciências Sociais - Licenciatura (EAD).
01/2017 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
11/2016 - Atual
Direção e administração, Campus A.C. Simões, Instituto de Ciências Sociais.

Cargo ou função
Coordenador do Setor de Sociologia.
08/2016 - Atual
Extensão universitária , Campus A.C. Simões, Instituto de Ciências Sociais.

Atividade de extensão realizada
Formação continuada de professores de sociologia do ensino médio.
02/2016 - Atual
Direção e administração, Campus A.C. Simões, Instituto de Ciências Sociais.

Cargo ou função
Coordenador de Extensão.
01/2016 - 06/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Integradores II
01/2016 - 06/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Integradores I
07/2016 - 12/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Integradores V
01/2016 - 11/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
01/2016 - 11/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Avaliação no domínio das aprendizagens no ensino escolar: uma análise das propostas avaliativas presentes nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio
Descrição: A instabilidade da disciplina de Sociologia na educação básica vem sendo apontada como uma das principais causas para o caráter incipiente do conjunto de conhecimentos acumulados acerca do ensino escolar das Ciências Sociais. Essa realidade se mostra ainda mais precária quando focalizamos a avaliação acerca das aprendizagens no contexto da Sociologia Escolar. Os debates em torno dessa questão são praticamente inexistentes, mesmo se tratando de uma dimensão fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Visando fazer frente a essa lacuna, o presente projeto de pesquisa tem justamente por objetivo pensar os processos de avaliação no domínio das aprendizagens a partir das proposições presentes nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio, aprovados junto ao Programa Nacional do Livro Didático 2018. Decidimos abordar essa temática focalizando livros didáticos por entendemos que tais obras se mostram como sendo o fenômeno que melhor sistematiza as disciplinas escolares, além de serem tomados tanto por professores quanto, principalmente, pelos alunos, como principal recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Os livros didáticos de Sociologia selecionados para análise serão lidos de modo sistemático, visando detectar, descrever e classificar os objetivos de aprendizagem, as propostas avaliativas e os instrumentos de verificação da aprendizagem. Com isso, buscaremos verificar, por meio da análise de conteúdo de tais livros, como se configura os indicativos de estratégias de avaliação presentes nos livros didáticos de Sociologia, assim como averiguar se há especificidades para essa disciplina, cuja evidenciação nos possibilitará dar os primeiros passos no sentido de compreender a natureza da avaliação nesse contexto disciplinar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Welkson Pires da Silva - Coordenador / Maristela Marques Santos - Integrante / Arimax Marques de Messias - Integrante.Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2018 - Atual
Prosa e Política na Escola
Descrição: Trata-se de um projeto de educação política com foco na formação de professores e estudantes do ensino médio de escolas públicas em quatro regiões do estado de Alagoas, além da capacitação de graduandos em ciências sociais para o desenvolvimento de atividades extensionistas sobre o tema. Será desenvolvido a partir de reuniões, oficinas e discussões dirigidas com a finalidade de levar para dentro do espaço escolar o universo da política sob o olhar da ciência, seja sobre seus aspectos institucionais ou não institucionais. O projeto contará com a participação de estudantes da modalidade de ensino presencial e a distância, professores que atuam como tutores presenciais na Universidade Aberta do Brasil (UAB), professores e técnicos do Instituto de ciências sociais (ICS) da UFAL..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Welkson Pires da Silva - Integrante / Luciana da Conceição Farias Santana - Coordenador / Emerson Oliveira do Nascimento - Integrante.
2018 - Atual
Atividades de Laboratório de Ensino de Ciências Sociais
Descrição: Este projeto dialoga com os objetivos da educação pública e com a formação docente em Ciências Sociais, possuindo duplo propósito: i) auxiliar professores de Sociologia do Ensino Médio na elaboração e uso de recursos didáticos; ii) contribuir para a formação pedagógica dos estudantes da licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Propõe-se no presente projeto de extensão atividades que poderão, à posteriori, dá origem ao "Laboratório de ensino de Ciências Sociais" (LECS) que contará com atividades de produção de recursos didáticos, estratégias de ensino, oficinas e minicursos a serem organizados pelos alunos bolsistas, alunos da disciplina de estágio supervisionado, coordenador do projeto (professor da disciplina de estágio) e professor colaborador, cujo público alvo serão professores de Sociologia do Ensino Médio e os alunos da licenciatura em Ciências Sociais. A proposta é iniciar, por meio do apoio Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atividades de capacitação e troca de experiências didáticas/pedagógicas entre alunos do curso de Ciências Sociais e professores de Sociologia da rede pública de Ensino Médio. Justifica-se o presente projeto pelos seguintes fatores: i) escassez de recursos didáticos de Sociologia; ii) histórico perfil bacharelesco da licenciatura; ii) elevado percentual de professores de Sociologia atuando no Ensino Médio sem formação na área. A quase ausência da Sociologia no Ensino Médio e sua recente reintrodução são fatores explicativos da escassez de recursos e estratégias pedagógicas para o ensino da disciplina, assim como o histórico desinteresse dos cientistas sociais pela prática pedagógica. Em Alagoas observamos variáveis que maximizam as deficiências em relação a qualidade das aulas de Sociologia no Ensino Médio. São elas: i) existência de um único espaço formativo, no caso a Ufal; ii) grande percentual de professores sem formação na área e; iii) considerável distância ainda existente entre curso de licenciatura em Ciências Sociais e as escolas/professores de Sociologia. Por esse contexto, justifica-se a importante deste projeto. A metodologia consistirá de dois momentos que se repetirão por 10 vezes (10 ciclos). O primeiro ocorrerá sempre no campus da Ufal, marcado por estudos, planejamento e preparo de encontros, oficinas e minicursos; O segundo momento (10 ciclos) dar-se-á no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA) de Alagoas ou em local solicitado pelos professores do Ensino Médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Welkson Pires da Silva - Integrante / Cristiano das Neves Bodart - Coordenador.
2016 - Atual
Formação continuada de professores de sociologia do ensino médio
Descrição: Este projeto de extensão parte do seguinte problema: o grupo de docentes da rede pública estadual de educação de Alagoas, que atua no ensino do componente curricular de sociologia em nível médio, apresenta um déficit formacional em sua área de atuação. Segundo dados de 2014, fornecidos pelo Inep, 87,34% dos docentes que lecionam a disciplina de sociologia no ensino público alagoano não têm formação na área das Ciências Sociais. Com base nesse panorama, propomos um projeto de formação continuada voltado justamente aos referidos professores de sociologia. Tal projeto é constituído por um conjunto de cursos de média duração que busca oferecer a esses professores um meio que tanto lhes ajude a superar seus déficits formacionais quanto lhes permita atualizar-se em relação aos últimos avanços teóricos e didático-pedagógicos alcançados no que diz respeito ao ensino escolar das ciências sociais. Para além de contribuir com o crescimento profissional de um grupo docente, um projeto dessa natureza tem impacto direto sobre o próprio sistema educacional, considerando que investir na formação continuada de professores contribui para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Welkson Pires da Silva - Coordenador / Amaro Xavier Braga Junior - Integrante / Fabson Calixto da Silva - Integrante / Jordânia de Araújo Souza - Integrante / Júlio Cezar Gaudêncio - Integrante / Luciana da Conceição Farias Santana - Integrante / Sílvia Aguiar Carneiro Martins - Integrante / Cristiano das Neves Bodart - Integrante.
2016 - Atual
Pensando materiais alternativos para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio em Maceió/AL
Descrição: Em virtude da intermitência da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, o desenvolvimento da tradição de ensino no âmbito escolar foi prejudicado, o que reverberou na pífia produção de pesquisas e de metodologias adequadas para o ensino desta disciplina numa linguagem escolar, bem como de recursos e materiais didáticos adequados para este nível de ensino. Fatores que acabaram empobrecendo a formação de professores na área, uma vez que não se tinha clareza dos espaços de atuação dos mesmos. Neste sentido, a presente proposta visa, através da interação Universidade e Escola, promover uma aproximação entre alunos em processo de formação, no curso de licenciatura em Ciências Sociais, e professores da disciplina de Sociologia que atuam em escolas públicas do estado de Alagoas, de modo a viabilizar a observação, avaliação e construção de recursos didáticos utilizados nas aulas de Sociologia. Assim, a partir da avaliação da utilização de tais recursos ou mesmo da apresentação de recursos passíveis de serem usados nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, pretendemos estimular a utilização crítica de recursos didáticos, destacando a possibilidade de incorporação de outras linguagens no processo de ensino do conhecimento sociológico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Welkson Pires da Silva - Integrante / Jordânia de Araújo Souza - Coordenador / Júlio Cezar Gaudêncio - Integrante / LEILA SAMIRA PORTELA DE MORAIS - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
O Brasil contemporâneo em debate: olhares a partir das Ciências Sociais
Descrição: Desde seus primórdios, as Ciências Sociais vêm sendo impulsionadas pelo conjunto das transformações políticas, econômicas e culturais pelas quais nossas sociedades têm passado. Ou seja, é de sua vocação estarem atreladas às principais questões que envolvem a vida social. Nesse sentido, diante da profunda crise que, hodiernamente, o Estado brasileiro vem apresentando em suas mais variadas dimensões, o Instituto de Ciências Sociais ? ICS se vê impelido a fomentar um espaço através do qual possa-se estabelecer reflexões que nos ajudem, por um lado, a problematizar e a entender a atual configuração social brasileira e, por outro, a apontar possível soluções para os diversos problemas sociais que, aí, têm-se verificado. Tal espaço se define como um ciclo permanente de debates, centrado nos temas que são caros às Ciências Sociais: Estado, democracia, poder, desigualdades sociais, formas culturais, mídias, cidades, educação, religião, família, etc. Dito isso, podemos sintetizar da seguinte maneira os objetivos do referido ciclo de debates: 1) Contribuir com a reflexão acerca da realidade brasileira contemporânea, buscando soluções para os problemas sociais aí verificados, a partir do conjunto de conhecimentos constituídos no âmbito das Ciências Sociais; 2) Possibilitar aos estudantes das Ciências Sociais a oportunidade de participar de debates a partir dos quais poderão articular o aparato teórico-metodológico, apreendido ao longo de sua formação acadêmica, em análises de problemas contemporâneos que urgem ser compreendidos e, na medida do possível, solucionados; 3) Oferecer aos docentes/pesquisadores da grande área das Ciências Sociais um espaço no qual possam, com base nos conhecimentos produzidos em seus campos de pesquisa, expôs seus diagnósticos acerca da atual conjuntura brasileira, estabelecendo um diálogo com outros docentes/pesquisadores e também com estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Welkson Pires da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: Teoria Sociológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Ensino Médio.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES, Welkson2016PIRES, Welkson. Em pauta a violência contra a mulher: da instância ficcional à mobilização midiática e social. Revista Café com Sociologia, v. 5, p. 78-97, 2016.

2.
PIRES, Welkson2011PIRES, Welkson. A corrente do bem: pensando a dádiva e o elo social. Realis Revista de Estudos Antiutilitaristas e Poscoloniais, v. 1, p. 1-18, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
PIRES, Welkson. O processo de factualização da telenovela brasileira: em foco a representação do evangélico presente na telenovela Duas Caras. In: SILVA, F. R.; SANTOS, M. Z. A.. (Org.). As fronteiras socioculturais da comunicação. 1ed.Campina Grande: Cesrei, 2017, v. , p. 119-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, Welkson. Apontamentos sobre a produção e as formas de apropriação do lixo urbano: pensando a partir dos documentários ?Boca de Lixo? e ?Lixo Extraordinário?. In: V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014, Curitiba. Anais do V Seminário Nacional Sociologia & Política ? 2014. Curitiba: UFPR, 2014.

2.
PIRES, Welkson. Por uma flexibilização disposicional: da praxiologia bourdieusiana à sociologia psicológica de Lahire. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2013.

3.
PIRES, Welkson. O pensamento pós-moderno e sua visão pragmatista acerca da verdade. In: XXVIII Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS), 2011, Recife. XXVIII Congresso ALAS - Anais, 2011.

4.
PIRES, Welkson. O processo de factualização da narrativa ficcional novelesca: sobre a representação do "evangélico" na telenovela "Duas Caras". In: XVI Jornadas sobre Alternativas Religiosas en América latina, 2011, Punta Del Este. XVI Jornadas sobre Alternativas Religiosas en América latina - Anais. Punta Del Este: ACSMR - Asociación de Cientistas Sociales de la Religión del Mercosur, 2011.

5.
PIRES, Welkson. Em pauta a violência contra a mulher: da instância ficcional à mobilização midiática e social. In: Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos - Anais. Florianópolis: UFSC, 2010.

6.
PIRES, Welkson. Os efeitos midiáticos observados a partir de seus meandros configuracionais: em foco as representações homoerótico-novelescas. In: IV Congresso Internacional de Estudos Comparativos, 2009, Campina Grande. IV Congresso Internacional de Estudos Comparativos - Anais. Campina Grande: UEPB, 2009.

7.
PIRES, Welkson. Os efeitos midiáticos à luz da sociologia relacional elisiana: um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela. In: IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2008, Campina Grande. Caderno de Resumos e Programação. Campina Grande: Editora Realize, 2008.

8.
PIRES, Welkson. Clube da Luta: notas sobre o tribalismo contemporâneo. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. I Colóquio Internacional de História - Anais. Campina Grande: UFCG, 2008.

9.
PIRES, Welkson. O essencial está na relação: repensando os efeitos midiáticos. In: Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis. Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder - Anais. Florianópolis: UFSC, 2008.

10.
PIRES, Welkson. Telenovela e agenda setting: o homoerotismo em pauta. In: 13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste. Maceió: Universidade Federal de Alagoas - UFAL, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, Welkson. Formação continuada de professores de sociologia do ensino médio. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE 2016, 2016, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE 2016. Maceió: UFAL, 2016.

2.
PIRES, Welkson; PEREIRA, Wellington . Do factual ao ficcional e vice-versa: sobre o trânsito informacional na ambiência midiática. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2010.

3.
PIRES, Welkson; MOTTA, V. L. B. ; SANTOS, M. S. T. P. . Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa. In: 56ª Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá. 56ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, Welkson. Formação continuada de professores de sociologia do ensino médio: relato de experiência a partir de um curso de extensão universitária. In: V Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica - ENESEB, 2017, Brasília. Anais - V Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica - ENESEB. Brasília: UnB, 2017.

2.
PIRES, Welkson. Telenovela: simulacro e espetacularização. In: VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidade - UFCG, 2007, Campina Grande. VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidade - UFCG - Caderno de Resumos. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2007.

3.
PIRES, Welkson; MOTTA, V. L. B. ; SANTOS, M. S. T. P. . Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa. In: XI Encontro de Iniciação Científica da UEPB, 2004, Campina Grande. XI Encontro de Iniciação Científica da UEPB. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba - EDUEP, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, Welkson. Formação continuada de professores de sociologia do ensino médio: relato de experiência a partir de um curso de extensão universitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PIRES, Welkson. Formação continuada de professores de sociologia do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PIRES, Welkson. Apontamentos sobre a produção e as formas de apropriação do lixo urbano: pensando a partir dos documentários ?Boca de Lixo? e ?Lixo Extraordinário?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PIRES, Welkson. Por uma flexibilização disposicional: da praxiologia bourdieusiana à sociologia psicológica de Lahire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PIRES, Welkson. O pensamento pós-moderno e sua visão pragmatista acerca da verdade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PIRES, Welkson. O processo de factualização da narrativa ficcional novelesca: sobre a representação do "evangélico" na telenovela "Duas Caras". 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PIRES, Welkson. Em pauta a violência contra a mulher: da instância ficcional à mobilização midiática e social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PIRES, Welkson; PEREIRA, Wellington . Do factual ao ficcional e vice-versa: sobre o trânsito informacional na ambiência midiática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PIRES, Welkson. Os efeitos midiáticos observados a partir de seus meandros configuracionais: em foco as representações homoerótico-novelescas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PIRES, Welkson. Os efeitos midiáticos à luz da sociologia relacional elisiana: um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PIRES, Welkson. Clube da Luta: notas sobre o tribalismo contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PIRES, Welkson. Telenovela: simulacro e espetacularização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PIRES, Welkson. Telenovela e agenda setting: o homoerotismo em pauta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PIRES, Welkson; MOTTA, V. L. B. ; SANTOS, M. S. T. P. . Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PIRES, Welkson; MOTTA, V. L. B. ; SANTOS, M. S. T. P. . Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PIRES, Welkson; MOTTA, V. L. B. ; SANTOS, M. S. T. P. . Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PIRES, Welkson. Parecer sobre o relatório de PIBIC 'Lista Vip: Etnografia das sociabilidades juvenis em festas gays na cidade de Maceió'. 2018.

2.
PIRES, Welkson. Parecer sobre o relatório de PIBIC 'A ideologia em Adorno/Horkheimer e Habermas e o reconhecimento enquanto ideologia em Axel Honneth'. 2018.

3.
PIRES, Welkson. Parecer sobre o relatório de PIBIC 'Metodologias à paisana: como os sociólogos recém-doutores percebem metodologicamente suas teses'. 2018.

4.
PIRES, Welkson. Parecer sobre o relatório de PIBIC 'Metodologias à paisana: como operam os professores de metodologia nas pós-graduações em sociologia'. 2018.

5.
PIRES, Welkson; SANTANA, L. C. F. ; NASCIMENTO, E. O. ; AMORIM, S. S. . Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) do Instituto de Ciências Sociais. 2017.

6.
PIRES, Welkson. Parecer do artigo 'A reforma do Ensino Médio no Brasil e seu impacto no ensino da Sociologia'. 2017.

7.
PIRES, Welkson. Avaliação dos Resumos Expandidos do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE 2016. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIRES, Welkson. Gerações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAGA JUNIOR, A. X.; MARTINS, S. A. C.; PIRES, Welkson. Participação em banca de Taciana Kelly da Silva.Os brechós como fuga para uma moda consciente: experiências afetivas, ideológicas e estéticas na perspectiva de influenciadoras digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
SANTANA, L. C. F.; GAUDENCIO, J. C.; PIRES, Welkson. Participação em banca de Missilene Marques da Costa.Formação em Ciências Sociais: teoria e prática docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
SANTANA, L. C. F.; SOUZA, J. A.; PIRES, Welkson. Participação em banca de Alessandra Santos.Ensino da Sociologia na educação básica: trajetórias, impasses e desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
OLIVEIRA, E. A. F.; BODART, C. N.; PIRES, Welkson. Participação em banca de Francisco Alberto de Araújo Costa Júnior.Relatório de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
GAUDENCIO, J. C.; SOUZA, J. A.; PIRES, Welkson. Participação em banca de Viviane de Cassia Fragoso de Melo Amorim.Relatório de ensino: o estágio supervisionado e a formação do licenciado em Ciências Sociais (2014-2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

6.
PIRES, Welkson; SOUZA, J. A.; GAUDENCIO, J. C.. Participação em banca de Rosangela da Silva Tigre.Um estudo sobre a violência na escola: a percepção dos alunos e professores de Sociologia da Escola Moreira e Silva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

7.
PIRES, Welkson; GAUDENCIO, J. C.; SANTANA, L. C. F.. Participação em banca de Jonas Rogeres da Silva.Sociologia no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

8.
PIRES, Welkson; GAUDENCIO, J. C.; SANTANA, L. C. F.. Participação em banca de Gustavo Alexandre dos Santos.A Sociologia no Ensino Médio: história e prática da disciplina no cotidiano escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

9.
PIRES, Welkson; SOUZA, J. A.; GAUDENCIO, J. C.. Participação em banca de Ana Lúcia dos Santos Nunes.Os desafios do ensino de Sociologia na Escola Estadual Lucilo José Pinheiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

10.
PIRES, Welkson; GAUDENCIO, J. C.; MELO, M. F.. Participação em banca de Ana Paula Soares da Silva Barros.Criticidade no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

11.
PIRES, Welkson; SOUZA, J. A.; GAUDENCIO, J. C.. Participação em banca de Valci Melo Silva dos Santos.Manuais didáticos de sociologia e os sentidos do ensino de ciências sociais na educação básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

12.
PIRES, Welkson; OLIVEIRA, E. A. F.; BODART, C. N.. Participação em banca de Valmir da Silva.Relatório de Ensino em Ciências Sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

13.
PIRES, Welkson; OLIVEIRA, E. A. F.; SILVA, F. C.. Participação em banca de Amanda Kelly dos Santos Barbosa.Professores de Sociologia no Ensino Médio, na rede estadual em Maceió: sobre a formação e os contratos de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

14.
PIRES, Welkson; SILVA, F. C.; OLIVEIRA, E. A. F.. Participação em banca de Michelle Rôse Lima de Almeida.As tecnologias digitais e a Sociologia no ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAVALCANTI, B. C.; SANTANA, L. C. F.; PIRES, Welkson; LIMA, A. P. C.. Concurso Público para Recrutamento de Professor Substituto - Ciências Sociais - Edital n. 61/2017. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

2.
PIRES, Welkson; PLANCHEREL, A. A.; BEM, A. S.; LIMA, A. P. C.. Concurso Público para Recrutamento de Professor Substituto - Sociologia - Edital n. 57/2016. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

Outras participações
1.
PIRES, Welkson; GAUDENCIO, J. C.; SOUZA, J. A.. Banca do Processo de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-Ciências Sociais. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

2.
GAUDENCIO, J. C.; SOUZA, J. A.; PIRES, Welkson. Banca do Processo de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-Ciências Sociais. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

3.
PIRES, Welkson; BITTENCOURT, J. B. M.; BARROS, R. R. A.; SILVA JUNIOR, J. A.. Processo seletivo de Monitoria e Tutoria do Instituto de Ciências Sociais. 2016. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação docente em Ciências Sociais: subsídios para o debate.Formação continuada de professores de Sociologia do Ensino Médio. 2018. (Outra).

2.
III Encontro Alagoano de Ensino de Sociologia/Ciências Sociais - ENALES.Metodologia de ensino em Sociologia/Ciências Sociais. 2018. (Encontro).

3.
História e Memória das Ciências Sociais em Alagoas. 2017. (Outra).

4.
I Encontro de Sociologia do Ensino Médio: Aproximações Entre Universidade e Escola.Movimentos Sociais e Ações Coletivas: um Balanço Contemporâneo. 2017. (Encontro).

5.
II Encontro Alagoano de Ensino de Sociologia/Ciências Sociais - ENALES.GT - Pesquisas e estudos em ensino de ciências sociais. 2017. (Encontro).

6.
II Encontro Alagoano de Ensino de Sociologia/Ciências Sociais - ENALES.Mesa redonda - Metodologias de Ensino e Transposição Didática em Ciências Sociais: reflexões em torno da Sociologia Escolar. 2017. (Encontro).

7.
V Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica - ENESEB. Formação continuada de professores de sociologia do ensino médio: relato de experiência a partir de um curso de extensão universitária. 2017. (Congresso).

8.
A Medida Provisória N° 746/2016 e seus impactos na Educação Brasileiraeira.A Medida Provisória N° 746/2016 e suas implicações para o ensino escolar da Sociologia. 2016. (Outra).

9.
Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE 2016. Formação continuada de professores de sociologia do ensino médio. 2016. (Congresso).

10.
I Encontro Alagoano de Ensino de Sociologia/Ciências Sociais - ENALES.Mesa redonda - Ciências Sociais e Educação: considerações a partir do contexto alagoano. 2016. (Outra).

11.
Mesa redonda - Reflexões em torno da elaboração da Base Nacional Comum Curricular em Sociologia. 2016. (Outra).

12.
Seminário de Extensão do Instituto de Ciências Sociais (ICS/UFAL). 2016. (Seminário).

13.
V Seminário Nacional Sociologia & Política.Apontamentos sobre a produção e as formas de apropriação do lixo urbano: pensando a partir dos documentários ?Boca de Lixo? e ?Lixo Extraordinário?. 2014. (Seminário).

14.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Por uma flexibilização disposicional: da praxiologia bourdieusiana à sociologia psicológica de Lahire. 2013. (Congresso).

15.
XVI Jornadas sobre Alternativas Religiosas en América Latina. O processo de factualização da narrativa ficcional novelesca: sobre a representação do "evangélico" na telenovela "Duas Caras". 2011. (Congresso).

16.
XXVIII Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS). O pensamento pós-moderno e sua visão pragmatista acerca da verdade. 2011. (Congresso).

17.
62ª Reunião Anual da SBPC. Do factual ao ficcional e vice-versa: sobre o trânsito informacional na ambiência midiática. 2010. (Congresso).

18.
Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Em pauta a violência contra a mulher: da instância ficcional à mobilização midiática e social. 2010. (Congresso).

19.
IV Congresso Internacional de Estudos Comparativos. Os efeitos midiáticos observados a partir de seus meandros configuracionais: em foco as representações homoerótico-novelescas. 2009. (Congresso).

20.
I Colóquio Internacional de História.Clube da Luta: notas sobre o tribalismo contemporâneo. 2008. (Outra).

21.
IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades.Os efeitos midiáticos à luz da sociologia relacional elisiana: um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela. 2008. (Outra).

22.
13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste.Telenovela e agenda setting: o homoerotismo em pauta. 2007. (Encontro).

23.
VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidade - UFCG.Telenovela: simulacro e espetacularização. 2007. (Outra).

24.
56ª Reunião Anual da SBPC. Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa. 2004. (Congresso).

25.
XI Encontro de Iniciação Científica da UEPB.Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa. 2004. (Encontro).

26.
X Encontro de Iniciação Científica da UEPB.Métodos utilizados na construção de imagens públicas direcionadas à massificação do comportamento humano: o Mito Xuxa. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, Welkson. Profissionalização nas organizações não-governamentais. 2018. (Outro).

2.
PIRES, Welkson. Formação docente em Ciências Sociais: subsídios para o debate. 2018. (Outro).

3.
PIRES, Welkson; BODART, C. N. ; GAUDENCIO, J. C. ; SOUZA, J. A. . III Encontro Alagoano de Ensino de Ciências Sociais - ENALES. 2018. (Outro).

4.
PIRES, Welkson; SANTANA, L. C. F. ; BITTENCOURT, J. B. M. . Encontro do Instituto de Ciências Sociais. 2018. (Outro).

5.
PIRES, Welkson. Instruções teóricas e metodológicas para o estudo das redes intelectuais: a posição de Randall Collins. 2018. (Outro).

6.
PIRES, Welkson. A sociologia de um gênero: o Baião. 2018. (Outro).

7.
PIRES, Welkson. A proposta de reforma do Ensino Médio: possíveis impactos no ensino da Sociologia escolar e na formação de professores. 2017. (Outro).

8.
PIRES, Welkson. Famílias contemporâneas: desafios e perspectivas. 2017. (Outro).

9.
GAUDENCIO, J. C. ; SOUZA, J. A. ; BODART, C. N. ; PIRES, Welkson . II Encontro Alagoano de Ensino de Sociologia/Ciências Sociais - ENALES. 2017. (Outro).

10.
PIRES, Welkson. A estrutura e expansão do capitalismo cultural-digital no Brasil. 2017. (Outro).

11.
PIRES, Welkson. Segurança pública e violência urbana em Alagoas. 2017. (Outro).

12.
GAUDENCIO, J. C. ; SOUZA, J. A. ; PIRES, Welkson . I Encontro Alagoano de Ensino de Ciências Sociais - ENALES. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Laura Eugênia de Alcântara Moura. O padrão de beleza como critério de distinção na sociedade contemporânea. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

2.
Taciana Figueiredo de Santana. Identidade cultural no ambiente escolar. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

3.
Everaldo de Oliveira Pinto Filho. Bullying e evasão escolar: possíveis correlações. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

4.
Helder Santos Pereira. O entendimento do papel da formação continuada para a atividade docente dos professores de Ciências Sociais/Sociologia da 5ª Gerência de Ensino do Estado de Alagoas.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

5.
Gilvan da Silva Lima. O ensino de Sociologia na educação básica: uma análise sobre o processo de implantação e desenvolvimento do ensino de Sociologia na Escola Estadual Moreira e Silva. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maristela Marques Santos. Avaliação no domínio das aprendizagens no ensino escolar: uma análise das propostas avaliativas presentes nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

2.
Arimax Marques de Messias. Avaliação no domínio das aprendizagens no ensino escolar: uma análise das propostas avaliativas presentes nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diogo José Palmeira Acioli. A desigualdade socioespacial e a dinâmica da violência letal em Maceió. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Welkson Pires da Silva.



Outras informações relevantes


Faço parte do Xingó ? Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/UFAL).

Sou professor colaborador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), junto ao Subprojeto PIBID-Ciências Sociais, na Universidade Federal de Alagoas, desde 01 de Julho de 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 13:38:59