Maria Sirlene Pereira Schlickmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6788928330157306
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996), mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015). Atualmente é professora titular do Curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina, integra a equipe técnica pedagógica da Pró-reitoria de ensino, pesquisa e extensão da Unisul, é coordenadora institucional do Parfor e Proesde licenciaturas e representa a Universidade no Fórum Estadual Permanente de Formação de Professores (FEPAD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e letramento numa perspetiva discursiva, anos iniciais do ensino fundamental, processo ensino aprendizagem e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Sirlene Pereira Schlickmann
Nome em citações bibliográficas
SCHLICKMANN, M. S. P.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A política do EF9A como potência para reconfigurar os anos iniciais do Ensino Fundamental: entre o discurso político e o discurso pedagógico, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Marta Furlanetto.
Bolsista do(a): FUNDES, FUNDES, Brasil.
Palavras-chave: alfabetização; Ensino Fundamental de 9 anos; Letramento; Análise de Discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2004
Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A aprendizagem como um componente da prática de leitura do artigo científico no meio acadêmico: estudo de caso com três sujeitos em fase de dissertação,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Professor Dr. Adair Bonini.
Palavras-chave: Leitura; Gênero textual; Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística aplicada.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicolingüística.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1997 - 1998
Especialização em Especialização em Fundamentos da Educação. (Carga Horária: 375h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: Projeto Político Pedagógico da Rede Muncipal de São Ludgero: construindo a escola cidadã.
Orientador: Professor Marcos Rodrigues da Silva.
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Função da Educação Infantil.
Orientador: Jacinta Niehues Schlickmann.
1987 - 1987
Curso técnico/profissionalizante em Complementação Magistério Educação Infantil - Nível pós ensino médio.
Colégio Estadual Antônio Kanabbem, CEAK, Brasil.
1983 - 1985
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Dom Joaquim, SEE, Brasil.
1979 - 1982
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual São Ludgero, EEBSL, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
As atividades na universidade foram iniciadas em dezembro (mês 12) do ano de 1999.

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, .

Linhas de pesquisa
Texto e Discurso
12/1999 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Prática Pedagógica para a Alfabetização e o Letramento
Fundamentos da Didática Geral
Língua e Suas Variações
Metodologia do Ensino Fundamental I: Alfabetização
Prática de Ensino: estágio supervisionado
Problemas de Aprendizagem na Educação escolar
Processo de Ensino e de Aprendizagem na Linguagem e na Escrita
01/2011 - 03/2013
Direção e administração, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, .

Cargo ou função
Gerente de Administração Acadêmica do Campus Universitário Tubarão.
03/2009 - 03/2013
Direção e administração, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, .

Cargo ou função
Gerente do Serviço de Atenção Integral ao Estudante - SAIAC, Campus Tubarão.
04/2009 - 04/2011
Direção e administração, Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia (Coordenação Geral).
10/2002 - 11/2010
Direção e administração, Curso de especialização, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de especialização em Fundamentos Epistemológicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
07/2007 - 03/2009
Direção e administração, Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral do Curso de Pedagogia da Unisul.
11/2001 - 07/2007
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Coordenação do Curso de Pedagogia Unisul Braço do Norte.

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia da Unisul na Unidade de Braço do Norte.
3/2003 - 7/2004
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Curso de Pedagogia.

Cargo ou função
Coordenação dos Estágios no Campus de Tubarão / Curso de Pedagogia.

Prefeitura Municipal de São Ludgero, PMSL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Cargo em comissão, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Cultura e E, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Infantil - Rede Pública Municipal de São Ludgero

Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de unidade escolar, Carga horária: 40
Outras informações
Diretora do Educandário Municipal "Menino Deus", São Ludgero - SC.

Atividades

1/1997 - 12/2000
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, Educação.

Cargo ou função
Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

Associação Regional do vale do Rio Tubarão - ARVART - OMEP - BR - SC, ARVART/OMEP/SC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2009
Vínculo: Associação, Enquadramento Funcional: Presidente
Outras informações
A Associação Regional do Vale do Rio Tubarão - ARVART - OMEP - BR - SC, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos e congrega todos os municípos da região da AMUREL, bem como instituições educacionais da região com atuação na educação da primeira infância.


Secretaria Estadual de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de séries iniciais do ensino fundamental

Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Séries Iniciais do Ensino Fundamental em escola multisseriada (1ª a 4ª série)

Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola multisseriada.

Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Escola Multisseriada (1ª a 4ª série)

Atividades

05/1996 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Séries Iniciais do Ensino Fundamental
08/1990 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Auxiliar de Diretor na escola de Educação Básica Bom Retiro
08/1989 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Escola Multisseriada (1ª a 4ª série do EF)
02/1989 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
06/1988 - 12/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor das séries iniciais em escola multisseriada (1[ a 4ª série do EF)
06/1987 - 12/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor das séries iniciais em escola multisseriada (1ª a 4ª série do EF)


Linhas de pesquisa


1.
Texto e Discurso


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
POLÍTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: o processo de implantação do ensino fundamental de nove anos em três municípios da região da AMUREL,SC.
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa investigar, em municípios da região da AMUREL (SC), o processo de implantação da política do Ensino Fundamental de nove anos em instituições educacionais que atendem o ciclo alfabetizador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Sirlene Pereira Schlickmann - Coordenador / Camila Corrêa Firmiano - Integrante.Financiador(es): Constituição do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
2013 - 2014
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DA REGIÃO DA AMUREL (SC): o processo de implantação e implementação da escola de tempo integral, anos iniciais e finais da segunda etapa da Educação Básica, desafios e possibilidades
Descrição: Sabendo que a escola de tempo integral ainda constitui-se um desafio para os sistemas de ensino, seja na esfera pública e/ou na esfera privada, é que propomos o presente projeto de pesquisa. Para tanto, temos como questão central investigar quais os desafios e dificuldades encontrados pelas instituições de Educação Básica da região da AMUREL, cuja escola de tempo integral foi implantada e encontra-se em funcionamento no momento histórico atual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
O espaço escolar como elemento organizador da práxis educativa, como um lugar da e para a infância, em instituições educacionais de três municípios da região da AMUREL (SC).
Descrição: Este projeto de pesquisa tem o propósito de fazer investigar acerca da estética dos ambientes escolares e como estes espaços podem significar, produzir e fazer sentido para as crianças do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental de nove anos, o que pressupõem pensar nos ambientes escolares como espaços de expressão e desenvolvimento das múltiplas linguagens para a infância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Sirlene Pereira Schlickmann - Coordenador / Tamiris Medeiros Ferreira - Integrante.Financiador(es): Constituição do Estado de Santa Catarina - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Letramento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Leitura.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Thiago Reginaldo2016Thiago Reginaldo ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; SARTORI, A. S. . Alteridade e subjetividade social por intermédio da escrita espontânea no ciclo de alfabetização: relato de experiência no Ensino Fundamental. Desenredo (PPGL/UPF), v. 12, p. 302-322-322, 2016.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.2002SCHLICKMANN, M. S. P.. Teoria da atividade e teoria da relevância: um estudo introdutório sobre suas implicações no processo ensino-aprendizagem. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (IMPRESSO), Tubarão, v. 3, n.1, p. 211-224, 2002.

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.2001SCHLICKMANN, M. S. P.. As cartilhas no processo de alfabetização. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (IMPRESSO), Tubarão, v. 2, n.1, p. 143-158, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; WIGGERS, V. (Org.) ; PEDRALLI, Rosêngela (Org.) . Áreas do Conhecimento: diálogos em articulação. 1ed. ed. Palhoça: Editora da Unisul Virtual, 2016. 264pp .

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; WIGGERS, V. (Org.) ; PEDRALLI, Rosêngela (Org.) . Áreas do Conhecimento: diálogos em articulação. 1ed. ed. Palhoça: Editora da Unisul Virtual, 2016. 264p.p .

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; ZAPELINI, C.S.M. ; HUBLE, R. S. S. . Língua e suas variações. 1ed. ed. Palhoça: Editora da Unisul Virtual, 2015. v. 1. 190pp .

4.
VEIT, M. C. S. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; DEBUS, Eliane Santana Dias. ; SCHAFASCHE, R. . Processo de ensino e de aprendizagem na linguagem e na escrita. 1ed. ed. Palhoça: Editora da Unisul Virtual, 2015. v. 1. 200p.p .

5.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHAFASCHE, R. . O texto na alfabetização e no letramento. 1ed. ed. Palhoça: Unisul Virtual, 2015. v. 1. 180p .

6.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHAFASCHE, R. . A prática pedagógica para a alfabetização e o letramento. 1ed. ed. Palhoça: Editora da Unisul Virtual, 2015. v. 1. 99p .

7.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DEBUS, Eliane Santana Dias. ; SCHAFASCHE, R. . Linguagem e infância IV. 3ed. ed. , 2011. v. 1. 146 p.p .

8.
Carla Karnoppi Vasques (Org.) ; SCHLICKMANN, M. S. P. (Org.) ; CAMPOS, R. (Org.) . EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: múltiplos olhares, outras leituras. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1. 240p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. A política do ensino fundamental de 9 anos: reflexões a partir de uma abordagem discursiva. In: Leonete Luzia Schmidt; Letícia Carneiro Aguiar. (Org.). Alfabetização: uma etapa e muitas questões. 1eded.: , 2018, v. , p. 221-251.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Ensino Fundamental de nove anos: refletindo sobre os desdobramentos desse acontecimento histórico no processo de implantação e implementação da Lei 11.274/2006 numa escola do Sistema Municipal de Ensino de São Ludgero (SC). Redes Corporativas e Desenvolvimento Regional III: contribuições dos grupos de pesquisa. Org.: Ana Regina de Aguiar Dutra; Rogério Santos da Costa. 1eded.Palhoça: Ed. Unisul, 2013, v. 1, p. 155-177.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS: ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS. In: V SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013, Tubarão. V Simpósio sobre Formação de Professores: Desafios frente às Desigualdades Educacionais. Palhoça: Ed. da UNISUL, 2013. v. 5. p. 1-10.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.. A ESTÉTICA DOS AMBIENTES ESCOLARES COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO: uma contribuição para o primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. In: 2ª JIED: Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º Encontro Internacional da Imagem e Discurso, 2012, Maringá. 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso ? 2ª JIED e 1º Encontro Internacional da Imagem em Discurso - EIID, 2012.

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE OS LIMITES E DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESCOLAS PÚBLICAS DE TRÊS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA AMUREL, SC. In: Simpósio Internacional Linguagens e Culturas: Homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC, 2011, Florianópolis. Anais do Simpósio Internacional Linguagens e Culturas: Homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC, 2011.

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.. A inter-relação entre fala e escrita durante o processo de alfabetização: uma abordagem sociolingüística. In: 5º encontro do CELSUL, Curitiba-PR, 2003, Curitiba. Anais do 5º do CELSUL, Curitiba-PR, 2003. Curitiba - Paraná, 2003. p. 1005-1013.

5.
SCHLICKMANN, M. S. P.. A aprendizagem como um componente da leitura do artigo científico. In: XVI CELLIP, 2003, Londrina. Anais do XVI CELLIP - Londrina 2003, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. REFLETINDO SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: um estudo introdutório. In: ANPED, 2013, Goiância. Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd - Goiânia/GO 2013. GT - 10: Alfabetização, Leitura e Escrita, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: as condições de produção da Lei 11.274/06 numa abordagem discursiva, uma análise em construção. In: VI SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Professores: educação, currículo e escola, 2014, Tubarão. Caderno de Programação e Resumos. Tubarão (SC): Editora da Unisul, 2014. v. 6. p. 1-88.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este?. In: X ANPED Sul, 2014, Florianópolis. Caderno de Resumos On Line, 2014.

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.. REFLETINDO SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: um estudo introdutório. In: 36° Reunião da ANPED, 2013, Goiânia. 36° Reunião da ANPED/Goiânia: Resumos. GT - 10: Alfabetização, Leitura e Escrita, 2013. p. 286-286.

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.. O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS: ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS. In: V SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013, Tubarão. SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: caderno de programação e resumos, 2013. Disponível em http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/simfop/2013_07.htm, Acesso em 12 de maio de 2014., 2013. p. 52-52.

5.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: entre o proposto e o vivido. In: V SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013, Tubarão. Caderno de Programação e Resumos do V Simpósio sobre Formação de Professores, 2013. Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/simfop/sfp_2013.pdf. Acesso em 12 de maio de 2014.. Palhoça: Editora da Unisul, 2013. p. 62-62.

6.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Prática de leitura do artigo científico no meio acadêmico e aprendizagem. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo/PUC. VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - Programa e Resumos. São Paulo, 2004. p. 106-106.

7.
SCHLICKMANN, M. S. P.. A inter-relação entre fala e escrita durante o processo de alfabetização: uma abordagem sociolingüística. In: 5º CELSUL, 2002, Curitiba. Programação e resumos. Curitiba, 2002. v. 01. p. 155-155.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Colóquio: Socialização de experiências dos Projetos de Pesquisa e extensão dos Cursos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Oficina: Protagonismo docente na Unisul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.. CULTURA LETRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise discursiva sobre a organização deste espaço como lugar de expressão das linguagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: as condições de produção da Lei 11.274/06 numa abordagem discursiva, uma análise em construção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCHLICKMANN, M. S. P.. 'O ensino fundamental de nove anos em instituições educacionais: entre discursos e práticas'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Política Curricular para o Ensino Fundamental de nove anos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: um estudo introdutório sobre os seus desdobramentos em instituições educacionais do sul de santa catarina, entre discursos e práticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHLICKMANN, M. S. P.. LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: algumas reflexões para garantia do Direito à Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHMIDZ, L. L. ; SCHAFASCHE, R. . As classes de alfabetização no currículo de nove anos: determinantes legais e a prática cotidiana da escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: refletindo sobre os desdobramentos desse acontecimento discursivo no processo de implantação e implementação da Lei 11.274/2006 numa escola do sistema municipal de ensino de São Ludegro (SC). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Alfabetização e Letramento: refletindo sobre a subjetividade do trabalho docente no processo de alfabetização e os efeitos de sentido desse acontecimento discursivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SCHLICKMANN, M. S. P.. UEM - Universidade Estadual de Maringá / PLE ? Programa de Pós-graduação em Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SCHLICKMANN, M. S. P.. ENSINO FUNDAMENTALDE NOVE ANOS: Um estudo introdutório sobre os limites e desafios enfrentados por escolas públicas de três municípios da região da AMUREL (SC). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SCHLICKMANN, M. S. P.. As instituições formadoras e suas perspectivas para a formação do profissional da Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Gênero Textual e o processo de alfabetização e letramento: implementação do projeto "Alfabetizar letrando". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SCHLICKMANN, M. S. P.; BONINI . A aprendizagem como um componente da prática de leitura do artigo científico no meio acadêmico: ESTUDO DE CASO COM TRÊS SUJEITOS EM FASE DE DISSERTAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SANDRINI . Proposta educacional: teoria, reflexão e ação (São Ludgero). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Leitura do artigo científico no meio acadêmico: estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BONINI ; SCHLICKMANN, M. S. P. . A aprendizagem como um componente da prática de leitura do artigo científico no meio acadêmco: estudo de caso com três sujeitos em fase de dissertação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SCHLICKMANN, M. S. P.. "Núcleo de Estudos dos Gêneros Textuais (NEGEN): Relato" (A aprendizagem como um componente da prática de leitura do gênero artigo científico no meio acadêmico). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHMIDZ, L. L. . Proposta de educação do município de Urussanga (SC) 2010 (Livro).

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DEBUS, Eliane Santana Dias. ; RAUEN, F. J. ; Rosa Batista . II Simpósio sobre Formação de Professores :Universidade, Escola e Profissionalização Docente 2009 (Anais de evnto).

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; NEU ; LIMA, A. . Proposta educacional do Município de Armazém. Braço do Norte: Editora Exterval, 2008 (Livro).

4.
DEBUS, Eliane Santana Dias. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; SCHAFASCHE, R. . Linguagem e infância IV : livro didático. Florianópolis: Editora UNISUL, 2008 (Livro didático).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHAFASCHE, R. . Elaboração das Matrizes Curriculares do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos - EJA da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis em Ciências da Educação. 2016.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Formação Continuada aos Professores, Especialistas, Gestores e Técnicos da rede municipal de ensino de Biguaçu/SC. 2015.

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHMIDZ, L. L. . Elaboração Proposta Curricular do município de Urussanga. 2010.

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.; LIMA, A. . Proposta educacional da Rede Pública Municipal de Armazém. 2008.

5.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Guia do estudante: Integrante da comissão de avaliação dos cursos de Pedagogia, ano de 2004. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Revista Memorare. 2015.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Projeto: Curso de Especialização em Fundamentos Epistemológicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Pedagogia Social: Ação social desenvolvida em Creche de Tubarão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Mesa de Apresentação de Comunicações Individuais - V SIMFOP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHMIDZ, L. L. ; SCHAFASCHE, R. ; SCHLICKMANN, M. S. P. . As Classes de Alfabetização no Currículo de Nove Anos: determinantes legais e a prática cotidiana da escola. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Comissão de Acompanhamento do PIBID/Unisul. 2014. (Comissão de Acompanhamento PIBID/UNISUL).

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; ZAPELINI, C.S.M. . INFÂNCIA E CRIANÇA: quem são esses sujeitos?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; ZAPELINI, C.S.M. . Repensando o Espaço e Tempo na sala de Aula, na instituição escola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Orientação de estágio na graduação e formação profissional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DALTOE, A. S. . Projeto Integrado de Estágio das Licenciaturas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Estratégias de Ensino - experiências com turmas numerosas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DEBUS, Eliane Santana Dias. ; RAUEN, F. J. ; Rosa Batista . Simpósio sobre Formação de Professores: Universidade, Escola e Profissionalização Docente, Programação e Resumos. 2009. (Editoração/Anais).

8.
DEBUS, Eliane Santana Dias. ; RAUEN, F. J. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; Rosa Batista . Simpósio sobre Formação de Professores : Infâncias e Linguagens em Debate, caderno de programação e resumos. 2008. (Editoração/Anais).

9.
DEBUS, Eliane Santana Dias. ; RAUEN, F. J. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; Rosa Batista . I Simpósio sobre Formação de Professores : Infâncias e Linguagens em Debate. 2008. (Editoração/Anais).

10.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Educação infantil: alfabetizar!... não alfabetizar!... como!. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SCHLICKMANN, M. S. P.; LIMA, E. P. E. ; CRUZ, A. ; BUSS, C. B. ; BUSS, E. S. ; MATTEI, J. D. ; ORBEN, M. ; LUNARDI, M. S. ; PICKLER, N. S. . Proposta Educacional da Rede Pública Municipal de São Ludgero. 2000. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; AGUIAR, L. C.; SCHMIDZ, L. L.. Participação em banca de Rita de Cassia Cardoso Mendes. A formação do professor alfabetizador de crianças com deficiência na Rede Pública de ensino de Santa Catarina. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
AGUIAR, L. C.; SCHLICKMANN, M. S. P.; BOLLMANN, M. G. N.. Participação em banca de Julia Graziela Della Justina. Educação inclusiva na educação na Educação Superior Catarinense: a política de educação inclusiva nas IES da Região Sul. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
AGUIAR, L. C.; SCHLICKMANN, M. S. P.; Costa, G.L.M. Participação em banca de Lindekson Resin. A educação como possibilidade de emancipação humana a partir da educação escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.; RAUEN, F. J.; SIEBERT, S.. Participação em banca de Manuela Camila da Silva Matias. Análise ostensivo-inferencial de questões das edições 1998 e 2014 do ENEM. 2016. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
AGUIAR, L. C.; SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHMIDZ, L. L.. Participação em banca de Cristiana Laurindo. Políticas públicas para acesso e permanência de alunos com deficiência: estudo de caso sobre o atendimento do segundo professor em uma escola da rede estadual de educação escolar de Santa Catarina. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; ARROYO, M. G.; SILVA, M. R.; VALLE, I. R.; FANTIN, M.. Participação em banca de José Carlos dos Santos Debus. EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA: REFLEXÕES SOBRE A ATUALIDADE DO CONCEITO DE AUTONOMIA A PARTIR DE UM ESTUDO ENTRE CRIANÇAS. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; ZAPELINI, C.S.M.; DALTOE, A. S.; Rosa Batista; FERREIRA, M. C. L.; BRAGA, S.; GALLO, S. M. L.. Participação em banca de Clésia da silva Mendes Zapelini. Entre desenhos, letras e números: uma análise discursiva de produções escritas de crianças na Educação Infantil. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; FURLANETTO, M. M.; CABRAL, G. S.; BENISTES, S. A. L.; RAUEN, F. J.; SIEBERT, S.. Participação em banca de Richarles Souza de carvalho. As materialidades discursivas persuasivo-nostálgicas na publicidade. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DALTOE, A. S.; NEU, M. F. R.; FURLANETTO, M. M.; CORACINI, M. J. R. F.. Participação em banca de Giseli Fuchter Fuchs. O funcionamento da autoria na escrita coletiva de estudantes de Ensino Médio Inovador: espaço de negociação. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
GIRARDELLO, G. E. P.; SCHLICKMANN, M. S. P.; ARROYO, M. G.; SILVA, M. R.; VALLE, I. R.; LAPA, A. B.. Participação em banca de José Carlos Dias Debus. EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA: reflexões sobre a atualidade do conceito de autonomia a partir de um estudo de recepção de televisão entre crianças. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; Thiago Reginaldo; SARTORI, A. S.; PREVE, A. M. H.; DIAS, J.; ANNIBAL, S. F.. Participação em banca de THIAGO REGINALDO. A EMPATIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA DO DESIGN NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DEBUS, Eliane Santana Dias.; GOULART, M. M.. Participação em banca de VANESSA DA SILVA GALDINO. PRÁTICAS DE LETRAMENTO A PARTIR DE CONTOS DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DEBUS, Eliane Santana Dias.; GOULART, M. M.. Participação em banca de MAIARA SOUZA DA SILVEIRA. ESPAÇO COLETIVO DE LEITURA LITERÁRIA: UM LUGAR PARA IMAGINAR, CRIAR E RECRIAR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DEBUS, Eliane Santana Dias.; GOULART, M. M.. Participação em banca de DAIANE RIBEIRO PAES. ENTRE O SILÊNCIO E A PALAVRA QUE NASCE: O LIVRO, OBJETO DESEJANTE ENTRE AS MÃOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; GOULART, M. M.; HUBLE, R. S. S.. Participação em banca de Juliana da Silva Mendes.DA CAIXA ALTA À LETRA CURSIVA: como se dá esse processo no primiro ano do ensino fundamental?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; HUBLE, R. S. S.; CARDOSO, R. C. F.. Participação em banca de Analice Wiggers Barbi.A ALFABETIZAÇÃO E A LITERATURA INFANTIL NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SIMEANO, L. P.; CARDOSO, R. C. F.. Participação em banca de Elaine Kock.O educar e o cuidar na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.; ZAPELINI, C.S.M.; DOMINGUES, S.P.. Participação em banca de Rosana de Souza da Silva.A relação entre a constituição da linguagem escrita e o faz de conta na Educação Infantil: os sentidos presentes nas diferentes materialidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SIMEANO, L. P.; CARDOSO, R. C. F.. Participação em banca de Gislaine Jerônimo.A infraestrutura básica em uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de ensino de Braço do Norte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
SCHLICKMANN, M. S. P.; NEU, M. F. R.; SCHMIDZ, L. L.. Participação em banca de Karoline Silva Candido Mina.Processo de alfabetização e letramento - equívocos na implantação curricular e o ensino de Geografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

7.
SCHLICKMANN, M. S. P.; ZAPELINI, C.S.M.; DOMINGUES, S.P.. Participação em banca de Gabriela Serafim Martins.A organização estética da linguagem escrita no espaço da sala de aula no contexto da Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

8.
SCHLICKMANN, M. S. P.; FURLANETTO, M. M.; KINDERMANN, C.A.. Participação em banca de MARCELLA MENDES MATTOS e PAMELLA TAYANA DE MEDEIROS CARDOSO.?A EDUCAÇÃO VAI BEM?:EFEITOS DE SENTIDO DE UMA PROPAGANDA E SUA CIRCULAÇÃO NO BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

9.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Carla Bem Pereira.A influência da literatura infantil na imaginação das crianças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

10.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de HELOISA FERNANDES DE OLIVEIRA.O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO ALFABETIZADOR EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, ENFOCANDO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

11.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Carla Medeiros Roussenq Leal.AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: um olhar sobre a prática no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

12.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de DARLENE PORTO MACHADO.O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar atento e sensível para as crianças de 3 a 6 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

13.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Gabriela Roussenq Gonçalves.A Coordenação Pedagógica nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Tubarão (SC). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

14.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Bruna Fogaça Cardoso da Silva.O atendimento educacional especializado como serviço de educação especial na Educação Inclusiva de alunos com deficiência na rede municipal de Tubarão (SC). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

15.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Tatiana Porto dos Santos da Silva.As barreiras arquitetônicas para acessibilidade do aluno com deficiência física no município de Tubarão (SC). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

16.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHMIDZ, L. L.; AGUIAR, L. C.. Participação em banca de Elaine Machado Rocha.Os jogos pedagógicos no auxílio da alfabetização da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

17.
SCHMIDZ, L. L.; SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Ana Paula Westphal.Escola de tempo integral: o processo de implantação e o desenvolvimento do programa mais educação em uma escola da rede municipal de Tubarão (SC). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

18.
SCHLICKMANN, M. S. P.; MWEWA, Muleka Christian; PEREIRA, V.. Participação em banca de Margarida Cristina Vasques.A temática africana e afro-brasileira na literatura infanto-juvenil: contribuições para a prática pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

19.
SCHLICKMANN, M. S. P.; GOULART, M. M.; GRECO, M.T.C.. Participação em banca de Edna Soares Severino.Organização do tempo e do espaço para o primeiro ano do Ensino Fundamental: Análise em uma Escola Multisseriada do Município de Laguna. 2011.

20.
SCHLICKMANN, M. S. P.; BONETTI, L. M.. Participação em banca de Marcia Modolon Zanella.O papel da família e da escola na formação do leitor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

21.
SCHLICKMANN, M. S. P.; BONETTI, L. M.. Participação em banca de Maria Aparecida dos Santos Caetano Moraes.LITERATURA INFANTIL: critérios utilizados pelos professores do Ensino Fundamental para escolha dos livros a serem usados em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

22.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DOMINGUES, S.P.. Participação em banca de Djavana Braz Deolindo.COMPORTAMENTO INFANTIL: influência da família e da escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

23.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Adriana Rodrigues Mendes Morais.O perfil do pedagogo: da sala de aula ao campo profissional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

24.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Kássia Souza Cardone.Escolares com sinais de transtorno de déficit de atenção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

25.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Josiane Soares Silveira.Currículo escolar e a inclusão da pessoa com deficiência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

26.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Lucimar Ferreira da Silva Oliveira.Letramento de professores universitários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

27.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Diana Perin Orben.A intervenção da família no processo de alfabetização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

28.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Jóicy Schulz.A brincadeira no processo de alfabetização de crianças na primeira série do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

29.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Karlene Fernandes de Jesus.A inclusão da etnia negra na literatura infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

30.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Tânia Maria Luiz Urbano.A utilização da cultura local na prática pedagógica das séries iniciais: um enfoque nos engenhos de farinha de barreiros, no município de Laguna/SC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

31.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Júlia Damázio Rodrigues Mendonça.Avaliação institucional: entraves e competências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

32.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DELLA JUSTINA, E. N. W.; MOREIRA, J.. Participação em banca de Maria Estela Machado Vieira Gomes.A construção da escrita no processo da alfabetização: estudo de caso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

33.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DELLA JUSTINA, E. N. W.; BECKER, L. S.. Participação em banca de Claudinéia Niehues Wiggers.Desenho infantil: um ensaio para a escrita. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

34.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DELLA JUSTINA, E. N. W.; MARTINS, M. O. N.. Participação em banca de Maura Doerner Bruning.Leitura: prazer em conhecer. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

35.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Participação em banca de Jane Feldhaus.Indisciplina escolar: desatando o nó. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

36.
SCHLICKMANN, M. S. P.; COLOSSI, C. F.; SCHLICKMANN, J. N.. Participação em banca de Silvia Cardoso Rocha Teixeira.A motivação em sala de aula: analisando a prática pedagógica na escola de Básica Municipal Luiza Nicolazzi Gomes, município de Jaguaruna - SC. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

37.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SILVA, L. M.; LUNARDI, G. M.. Participação em banca de Magda Vieira.Sala de recursos para o atendimento da pessoa portadora de deficiência visual: que espaço é este?. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Metodologia do Ensino da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil. 2005. Universidade do Sul de Santa Catarina.

Outras participações
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Parecerista/seleção de projetos do FUNDES Doutorado, Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes. 2017. Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SOMMARIVA, A. S.; MOURA, C. Z.. Banca de seleção de professores para o Curso de Direito. 2015. Universidade do Sul de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Reunião nacional do ForParfor. 2018. (Encontro).

2.
Ciclo de Formação docente/PROFOCO.Colóquio/socialização de experiências dos Projetos de Pesquisa e Extensão dos Cursos. 2017. (Simpósio).

3.
Ciclo de Formação Docente/PROFOCO/Unisul.Protagonismo docente na Unisul. 2017. (Simpósio).

4.
VIII Simpósio sobre formação de professores: 20 anos de LDB. 2016. (Simpósio).

5.
2 Seminário Discurso, Cultura e Mídia.A política do ensino Fundamental de nove anos numa abordagem discursiva: os sentidos que constituem o discurso pedagógico dos alfabetizadores. 2015. (Seminário).

6.
III Seminário de Pesquisa PARFOR, II Seminário do OBEDUC/Alfabetização PPGE e I Seminário dpo PROESDE Licenciaturas. 2015. (Seminário).

7.
III Seminário Interinstitucional de Educação Matemática.O olhar dos oordenadores e professores dos estáios em relação ao trabalho sobre o ensino de matemática desenvolvido em seus respectivos Cursos. 2015. (Seminário).

8.
II Reunião do ForParfor. 2015. (Encontro).

9.
II Seminário Disurso, Cultura e Mídia. 2015. (Seminário).

10.
I Seminário Regional do Pasem: encerramento do sistema de Pasantias. 2015. (Seminário).

11.
PIBID/Sul-ENLICSUL-1 SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC. 2015. (Seminário).

12.
PIBID/Sul-ENLICSUL-1 SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC.PROESDE LICENCITURAS: reflexões iniciais sobre o Programa de Educação Superior para o desenvolvimento/regional/Licenciatura. 2015. (Seminário).

13.
Seminário Regional do Pasem: Encerramento do Sistema de Pasantias. 2015. (Seminário).

14.
V SEMEIA - Seminário de educação Inclusiva. 2015. (Seminário).

15.
Anped Sul. 2014. (Congresso).

16.
CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. CULTURA LETRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise discursiva sobre a organização deste espaço como lugar de expressão das linguagens. 2014. (Congresso).

17.
I Seminário interinstitucional de Educação Matemática escolar - UNESC, UNIBAE, UNISUL. 2014. (Seminário).

18.
VI SIMFOP - Simpósio sobre formação de professores: Educação, Currículo e Escola. 2014. (Simpósio).

19.
VI SIMFOP - Simpósio sobre formação de professores: Educação, Currículo e Escola.ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: as condições de produção da Lei 11.274/06 numa abordagem discursiva, uma análise em construção. 2014. (Simpósio).

20.
XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. 2014. (Encontro).

21.
XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E DISCURSO: uma reflexão introdutória sobre os sentidos que constituem o discurso pedagógico dos alfabetizadores, como movimentos de. 2014. (Encontro).

22.
36ª Reunião Nacional da ANPEd - Goiânia/GO 2013. REFLETINDO SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: um estudo introdutório. 2013. (Congresso).

23.
36ª Reunião Nacional da ANPEd - Goiânia/GO 2013. 2013. (Congresso).

24.
CONFERÊNCIA "Currículo e interculturalidade: desafios para a escola". 2013. (Outra).

25.
CONFERÊNCIA "Memória e identidade",ministrada pela prof. Maria José Coracini. 2013. (Outra).

26.
Defesa de Dissertação:"As produções textuais de alunos em escolas organizadas por ciclos de formaçào". 2013. (Encontro).

27.
III SEMEIA: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDA DE. 2013. (Seminário).

28.
II SEMIINÁRIO ESTADUAL DAS LICENCIATURAS. 2013. (Seminário).

29.
I Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Escolar - UNESC.O Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Unisul e a Educação Matemática. 2013. (Encontro).

30.
I SEMINÁRIO REGIONAL DAS LICENCIATURAS. 2013. (Seminário).

31.
I SEMINÁRIO REGIONAL DAS LICENCIATURAS. 2013. (Seminário).

32.
Seminário Avançado: "A discursividade da Lei 11.340/2006: efeitos de sentido produzidos a partir da Lei Maria da Penha na Comarca de Araranguá (SC)". 2013. (Encontro).

33.
Seminário Avançado: "Há apenas que se inquietar com o entre: a criação do sensível". 2013. (Encontro).

34.
Seminário Avançado: "Identifiicação de erros de execução na proposiçào de solução informatizada ". 2013. (Encontro).

35.
Seminário Avançado: "O antigo que é novo ou o novo que quer ser antigo? Análise do discurso retrô em diferentes materialidades ". 2013. (Encontro).

36.
Seminário Avançado: "O discurso avaliador/quantificador nas sentenças de processos por danos morais na segunda vara cível da comarca de Tubarão (SC)". 2013. (Encontro).

37.
Seminário Avançado: "Os efeitos de sentido da ironia e do humor: uma análise das histórias em quadrinho da Mafalda". 2013. (Encontro).

38.
VI Seminário de estudos em Análise do Discurso. 2013. (Seminário).

39.
VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2013. (Seminário).

40.
VI Seminário de estudos em Análise do Disurso. 2013. (Seminário).

41.
V SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Professores Educação Básica: Desafios frente às Desigualdades Educacionais. 2013. (Simpósio).

42.
XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA - SILEL. 2013. (Simpósio).

43.
Colóquios Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. 2012. (Outra).

44.
IV SIMFOP: Simpósio sobre Formação de professores. 2012. (Simpósio).

45.
Iº Seminário Nacioanl Discurso, Cultura e Mídia - Iª Jornada de Pesquisas em Curso."Ensino Fundamental de Nove Anos: Refletindo sobre os desdobramentos desse Acontecimento Dicursivo no processo de implantação da Lei 11.274/2006 numa escola do Sistema Municipal de Ensino de São Ludgero (SC)". 2012. (Seminário).

46.
Programa de forma'`ao docente/Pró-reitoria de Ensino/Unisul.Orientação de estágio e formação profissional. 2010. (Encontro).

47.
Financiamento da Educação Básica (FUNDEB) e Ensino Fundamental de Nove Anos. 2008. (Encontro).

48.
Seminário Catarinense das Licenciaturas. 2007. (Seminário).

49.
Encontro de Gestores da UNISUL - Regional Sul.Encontro de Gestores da UNISUL - Regional Sul. 2006. (Encontro).

50.
III Encontro de Gestores da UNISUL.III Encontro de Gestores da UNISUL. 2006. (Encontro).

51.
I Seminário de Pesquisa Docente. 2006. (Seminário).

52.
VI Jornada Científica para a Infância.VI Jornada Científica para a Infância. 2005. (Seminário).

53.
I Seminário de Pesquisa em Educação.I Seminário de Pesquisa em Educação. 2004. (Seminário).

54.
UNISUL EVOLUÇÃO - III Semana Integrada das Licenciaturas.UNISUL EVOLUÇÃO - III Semana Integrada das Licenciaturas. 2004. (Outra).

55.
XVI Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.XVI Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. 2003. (Outra).

56.
IV Jornada Científica para a Infância.IV Jornada Científica para a Infância. 2002. (Outra).

57.
A prática docente na UNISUL.A Prática Docente na UNISUL. 2001. (Seminário).

58.
Jornada Científica para a Infância.Jornada Científica para a Infância. 2001. (Outra).

59.
Semana Temática de Letras.Semana Temática de Letras. 2001. (Seminário).

60.
VII Seminário catarinense de trabalhadores sobre qualidade na educação - QUALIEDUC.VII Seminário catarinense de trabalhadores sobre qualidade na educação - QUALIEDUC. 2001. (Seminário).

61.
XXIII Congreso Mundial de Educacion Pre Escolar - OMEP "Derecho del niño a vivir, desarrollarse y aprender en entornos de alta calidad". XXIII Congresso Mundial de Educacion Pre escolar - OMEP. 2001. (Congresso).

62.
1º SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNISUL.1º Seminário de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia. 2000. (Seminário).

63.
Curso de Educação Infantil.Curso de Educação Infantil. 2000. (Outra).

64.
I Semana Temática do Curso de Pedagogia.I Semana Temática do Curso de Pedagogia. 2000. (Outra).

65.
Jornada Científica para a Infância.Jornada Científica para a Infância. 2000. (Outra).

66.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.Orientação de Monografias. 2000. (Seminário).

67.
Seminário de educação.Seminário de Educação. 2000. (Seminário).

68.
A missão do educador infantil na construção do humano no terceiro milênio, proferida por Leonardo Boff.A missão do educador infantil na construção do humano no terceiro milênio. 1999. (Encontro).

69.
Educação e os novos paradigmas da educação.Educação e os novos paradigmas da educação. 1999. (Encontro).

70.
II Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação - PRASEM II.Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação. 1999. (Seminário).

71.
Jornada Científica para a Infância.Jornada Científica para a Infância. 1999. (Outra).

72.
XI Congresso Estadual da UNDIME/SC. XI Congresso Estadual da UNDIME/SC. 1999. (Congresso).

73.
.Curso de Educação Infantil. 1998. (Outra).

74.
1º Seminário regional de Educação Infantil - Região Sul.1º Seminário Regional de Educação Infantil - Região sul. 1998. (Seminário).

75.
2º Cogresso Internacional de Educação de Santa Catarina - "Dez anos da Proposta Curricular". 2º Congresso Internacional de Educação de Santa Catarina. 1998. (Congresso).

76.
Seminário Interestadual de Educação Infantil.Seminário Interestadual de Educação Infantil. 1998. (Seminário).

77.
SEMINÁRIO MICROREGIONAL PELA PREVALÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS.Seminário Microrregional de Educação pela Prevalência dos Direitos Humanos. 1998. (Seminário).

78.
12º Congresso brasileiro de Educação Infantil. 12º Congresso brasileiro de Educação Infantil. 1997. (Congresso).

79.
Curso qualidade no atendimento ao público.Curso qualidade no atendimento ao público. 1997. (Outra).

80.
I Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.I Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. 1997. (Outra).

81.
III Encontro Catarinense de Conselhos Municiapis de Educação - X Forum da UNDIME.III Encontro Catarinense de Conselhos Municipais da Educação - X Forum da UNDIME. 1997. (Encontro).

82.
Curso de Educação Infantil.Curso de Educação Infantil. 1996. (Outra).

83.
Seminário regional de Educação Lúdica.Seminário Regional de Educação Lúdica. 1996. (Seminário).

84.
Avaliação e melhoria na qualidade do ensino.Avaliação e melhoria na qualidade do ensino. 1995. (Outra).

85.
Curso de Educação Infantil.Curso de Educação Infantil. 1995. (Outra).

86.
Curso de Educação Infantil.Curso de Educação Infantil. 1995. (Outra).

87.
XI Cogresso brasileiro de Educação Infantil. XI Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 1995. (Congresso).

88.
Curso de Educação Infantil.Curso de Educação Infantil. 1994. (Outra).

89.
I Seminário de políticas públicas de educação.I Seminário de Políticas Públicas de Educação. 1994. (Seminário).

90.
VII Simpósio nipo-brasileiro de educação.VII Simpósio Nipo-Brasileiro de Educação. 1994. (Simpósio).

91.
Curso de Educação Infantil.Curso de Educação Infantil. 1993. (Outra).

92.
Simpósio Catarinesnse de educação Infantil.Simpósio Catarinense de Educação Infantil. 1993. (Simpósio).

93.
X Congresso brasileiro de Educação Infantil. X Congresso brasileiro de Educação Infantil. 1993. (Congresso).

94.
Curso de Educação Infantil.Curso de Educação Infantil. 1992. (Outra).

95.
Simpósio Regional de Educação Infantil.Simpósio Regional de Educação Infantil. 1992. (Simpósio).

96.
Curso de Educação Infantil.Curso de Educação Infantil. 1991. (Outra).

97.
Curso Formação de alfabetizadores.Curso Formação de Alfabetizadores. 1991. (Outra).

98.
IX Congresso brasileiro de educação pré-escolar e III congresso interestadual de educação pré-escolar. IX Congresso Brasileiro de Educação Pré-Escolar. 1991. (Congresso).

99.
Simpósio Regional de Educação Pré-Escolar.Simpósio Regional de Educação Pré-escolar. 1991. (Simpósio).

100.
Curso arte em educação.Curso Arte em Educação. 1990. (Outra).

101.
Curso para implementação da proposta curricular.Curso para implementação da proposta curricular. 1990. (Outra).

102.
Curso sobre orientação sexual para educação infantil e primeira série do 1º grau.Curso de orientação sobre sexualidade infantil para pré-escolar e 1ª série. 1990. (Outra).

103.
Curso de atualização em metodologia do ensino de 1º grau - 1[ a 4ª série.Curso de atualização em metodologia do ensino de 1º grau. 1989. (Outra).

104.
Curso sobre metodologia do ensino de 1º grau.Curso de atualização em metodologia do ensino de 1º grau. 1987. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; MAUES, J. . VII Reunião Nacional do ForParfor. 2018. (Outro).

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; RAUEN, F. J. ; SCHMIDZ, L. L. ; Rosa Batista . VIII Simpósio sore Formação de Professores: 20 anos de LDB. 2016. (Congresso).

3.
SCHLICKMANN, M. S. P.; RAUEN, F. J. ; SCHMIDZ, L. L. ; DALTOE, A. S. . VII Simpósio sobre formação de professores: SIMFOP. 2015. (Congresso).

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.; GOULART, M. M. ; SANDRINI ; PEREIRA, C.D. . V SEMEIA - Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade. 2015. (Outro).

5.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHMIDZ, L. L. . III Seminário de Pesquisa PARFOR, II Seminário do OBEDUC/Alfabetização PPGE e I Seminário Regional do Proesde Licenciaturas. 2015. (Outro).

6.
SCHLICKMANN, M. S. P.; RAUEN, F. J. ; NEU, M. F. R. ; SCHMIDZ, L. L. ; DALTOE, A. S. ; ZAPELINI, C.S.M. ; SANDRINI ; DESTRO, A. M. ; BOLLMANN, M. G. N. ; LUCIANO, S. F. M. ; CRUZ, T. M. ; SILVEIRA, P. S. A. ; GOULART, M. M. . VI SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Professores: Educação, Currículo e Escola. 2014. (Congresso).

7.
SCHLICKMANN, M. S. P.. V SIMFOP Simpósio sobre Formação de Professores: Educação Básica Desafios Frente às Desigualdades Educacionais. 2013. (Congresso).

8.
SCHLICKMANN, M. S. P.. IV SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores. 2012. (Congresso).

9.
SCHLICKMANN, M. S. P.; NEU ; SCHMIDZ, L. L. ; DALTOE, A. S. . III SINFOP: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Congresso).

10.
SCHLICKMANN, M. S. P.; Rosa Batista ; RAUEN, F. J. ; DEBUS, Eliane Santana Dias. . II SINFOP: Simpósio sobre Formação de Professores: Universidade, Escola e Profissionalização Docente. 2009. (Congresso).

11.
Rosa Batista ; RAUEN, F. J. ; DEBUS, Eliane Santana Dias. ; OLIVEIRA, A. M. R. ; CAMPOS, R. ; Carla Karnoppi Vasques ; SCHLICKMANN, M. S. P. . I SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores: Infâncias e Linguagens em Debate. 2008. (Congresso).

12.
SCHLICKMANN, M. S. P.; NEU, M. F. R. ; DALTOE, A. S. ; SANDRINI . III UNISUL CONTEXTO: Universalidade do Conhecimento. 2008. (Outro).

13.
SCHLICKMANN, M. S. P.. XVIII ENCONTRO ESTADUAL DO FORUM CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. (Outro).

14.
BONINI ; SCHLICKMANN, M. S. P. . 4 Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. 2007. (Outro).

15.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Implementação da Proposta Educacional do Município de São Ludgero: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2007. (Outro).

16.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Unisul Contexto: universalização do conhecimento. 2007. (Outro).

17.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Formação Continuada dos Professores do município de Armazém SC. 2007. (Outro).

18.
SCHLICKMANN, M. S. P.. O fazer pedagógico das séries iniciais do ensino fundamental e o ensino fundamental de 9 anos: implicações, limites e desafios. 2006. (Outro).

19.
SCHLICKMANN, M. S. P.. I Mostra Científico-pedagógica do Curso de Pedagogia da Unisul de Braço do Norte. 2006. (Outro).

20.
SCHLICKMANN, M. S. P.; NEU, M. F. R. ; BALDIN, N. . Sensibilização é Importante para o Homem e para o Ambiente. 2004. (Outro).

21.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Seminário Regional de Ex-alunos, Alunos e Profissionais da Educação - Braço do Norte. 2004. (Outro).

22.
SCHLICKMANN, M. S. P.; Baldin ; NEU, M. F. R. . "Sensibilizar é preciso - viver também é!!! - Educação, Patrimônio Histórico e Cultural, Meio Ambiente. 2004. (Outro).

23.
SCHLICKMANN, M. S. P.. JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO. 2004. (Outro).

24.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SANDRINI . ESPAÇO DE REFLEXÃO E DE SOCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO: o fazer pedagógico das séries iniciais do ensino fundamental - Tubarão. 2003. (Outro).

25.
SCHLICKMANN, M. S. P.; COLOSSI, C. F. . SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO: o fazer pedagógico das séries iniciais do Ensino Fundamental - Laguna. 2003. (Outro).

26.
SCHLICKMANN, M. S. P.; NEU, M. F. R. ; SANDRINI ; DALTOE, A. S. . II SEMANA INTEGRADA DAS LICENCIATURAS. 2003. (Congresso).

27.
SCHLICKMANN, M. S. P.; NEU . CICLO DE SEMINÁRIOS PEDAGÓGICOS: o fazer pedag´gico das séries iniciais do ensino fundamental - Imbituba. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Jaíne Mota Mendes. O processo de alfabetização em Instituições educacionais da região da AMUREL(SC): um estudo diagnóstico e interventivo sobre as práticas alfabetizadoras e sua articulação com os níveis de alfabetização de crianças do primeiro ano do ciclo alfabetizador, ensino fundamental anos iniciais. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Tamiris Medeiros Ferreira. POLÍTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS, CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que dizem as crianças sobre a escola?. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Tamiris Medeiros Ferreira. O espaço escolar como elemento organizador da práxis educativa, como um lugar da e para a infância, em instituições educacionais de três municípios da região da AMUREL (SC).. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Bianca Estela dos Santos. PERFIL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO: um estudo sobre a atuação docente no ciclo alfabetizador de quatro municípios da região da AMUREL (SC), numa abordagem discursiva. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

5.
Camila Corrêa Firmiano. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA): o protagonismo dos professores alfabetizadores da região da AMUREL (SC) sobre este processo e os seus impactos para o trabalho docente. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

6.
Bianca Estela dos Santos. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DA REGIÃO DA AMUREL (SC): o processo de implantação e implementação da escola de tempo integral, anos iniciais e finais da segunda etapa da Educação Básica, desafios e possibilidades. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

7.
Camila Corrêa Firmiano. POLÍTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: O processo de implantação e implementação do ensino fundamental de nove anos em municípios da região da AMUREL,SC.. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

8.
Elisa Zappelini Valgas. O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO (SC): construindo uma proposta de articulação entre estas duas etapas da Educação Básica. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Libia Roettgers Soeth. Atuação do gestor escolar como articulador da formação permanente do professor. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão escolar) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carolina de Cezaro Cavaler. PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: REFLETINDO SOBRE O TRABALHO COM A ESCRITA ESPONTÂNEA/A PRODUÇÃO DE TEXTOS NUMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAISPROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: REFLETINDO SOBRE O TRABALHO COM A ESCRITA ESPONTÂNEA/A PRODUÇÃO DE TEXTOS NUMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

2.
Caroline Américo Paes. CICLO ALFABETIZADOR: REFLETINDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE AUTORIA EM UMA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

3.
Sueine da Silva Gonçalves. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS, 10 ANOS DEPOIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO (SC). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

4.
Sthefany Tayane da Silva Barbosa Cardoso. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DESSE PROCESSO NO SEGUNDO ANO DO CICLO ALFABETIZADOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

5.
Marina Almeida Paes. OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO ARTICULADORES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA TURMA DE PERÍODO INTEGRAL (TERCEIRO, QUARTO E QUINTO ANOS), DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO, (SC). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

6.
Marina Almeida Paes. OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO ARTICULADORES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA TURMA DE PERÍODO INTEGRAL (TERCEIRO, QUARTO E QUINTO ANOS), DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO, (SC). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

7.
JOSÉLLI MARTINS ANTÔNIO. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO (SC): PLANEJAMENTO, CORREÇÃO E DEVOLUÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

8.
ELISA ZAPPELINI VALGAS. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

9.
DÉBORAH DE SOUZA BENTO. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA COM CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE GAROPABA (SC): ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

10.
Tamiris Medeiros Ferreira. O ESPAÇO ESCOLAR COMO UM LUGAR DA E PARA A INFÂNCIA: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE JAGUARUNA (SC). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

11.
CAMILA CORRÊA FIRMIANO. O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PESCARIA BRAVA (SC). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

12.
Bianca Estela dos Santos. O processo de implantação da escola de tempo integral em uma escola do município de Tubarão (SC). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

13.
Constância Patrício Fretta. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo com alunos com necessidades educativas especiais de uma escola de educação básica, do município de Capivari de Baixo (SC). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

14.
TAMIRES GARCIA DA ROSA. COMO FALAM OS BEBÊS E AS CRIANÇAS PEQUENINAS? UM ESTUDO SOBRE SUAS MANIFESTAÇÕES DE LINGUAGENS E EXPRESSÕES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

15.
NATÁLIA PACHECO ANTUNES. OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE AS CRIANÇAS PEQUENAS ATRIBUEM AO ESPAÇO: UM ESTUDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SALA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

16.
AMANDA ALVES MATEUS. AS CRIANÇAS COM TDAH (TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) E ALFABETIZAÇÃO NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

17.
Juliana Carolina de Oliveira. O espaço Ocupado pelo lúdico na prática didático-pedagógica e na organização física nos primeiros anos do Ensino Fundamental de 9 anos em uma escola da Rede Pública Municiapl de Ensino de Tubarão - SC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

18.
CAMILA MAURICIO. A REORGANIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, ESTADUAL E PRIVADA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE TUBARÃO A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº. 11.274/2006:ESTUDO COMPARATIVO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

19.
SILVANÉIA DA SILVA MEDEIROS. A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO (SC). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

20.
Beatriz Anastácio. O processo de compreensão leitora dos alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental: estudo de caso com uma escola de Educação Básica do Município de Braço do Norte - SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

21.
Luciana Rohling. Contribuições da prática pedagógica dos professores de uma escola de Ensino Fundamental de Braço do Norte para a formação do sujeito leitor: estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

22.
ANGELITA TENFEN WIGGERS. COMO OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE BRAÇO DO NORTE ESTÃO REALIZANDO SUAS PRÁTICAS COMO ALFABETIZADORES: ESTUDO DE CASO COM 05 PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE RIO FORTUNA - SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

23.
PATRÍCIA JUNG DA SILVA. A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NO PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ORLEANS - SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

24.
Terezinha Meurer Thomaz Monteiro. Importância da linguagem oral e escrita para o processo de alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

25.
Maria Zenaide da Silva. A difícil conciliação entre o cuidar e o educar na prática docente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

26.
Márcia Garcia Antônio Ribeiro. A prática pedagógica dos professores das séries iniciais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

27.
Clésia da Silva Mendes Zapeline. Alfabetização: um processo em construção. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

28.
Adna Heinzen da Rosa. Desinteresse escolar: o que se diz e o que se faz. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

29.
Sabrina Pereira Miguel. O jogo, o brinquedo, o brincar e a brincadeira: contribuições para a aprendizagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

30.
Emilene Ely da Silva. A influência da Educação Infantil nas Séries Iniciais do ensino Fundamental. 2001. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

31.
Marlene Teodoro da Silva. As interações na sala de aula. 2001. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

Iniciação científica
1.
Bianca Estela dos Santos. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DA REGIÃO DA AMUREL (SC): DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

2.
Tamiris Medeiros Ferreira. O ESPAÇO ESCOLAR COMO ELEMENTO ORGANIZADOR DA PRÁXIS EDUCATIVA, COMO UM LUGAR DA E PARA A INFÂNCIA, EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DA REGIÃO DA AMUREL, SC. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.

3.
Camila Corrêa Firmiano. POLÍTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA AMUREL, SC. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Constituição do Estado de Santa Catarina. Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; ZAPELINI, C.S.M. ; HUBLE, R. S. S. . Língua e suas variações. 1ed. ed. Palhoça: Editora da Unisul Virtual, 2015. v. 1. 190pp .

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.; DEBUS, Eliane Santana Dias. ; SCHAFASCHE, R. . Linguagem e infância IV. 3ed. ed. , 2011. v. 1. 146 p.p .

3.
VEIT, M. C. S. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; DEBUS, Eliane Santana Dias. ; SCHAFASCHE, R. . Processo de ensino e de aprendizagem na linguagem e na escrita. 1ed. ed. Palhoça: Editora da Unisul Virtual, 2015. v. 1. 200p.p .

4.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHAFASCHE, R. . A prática pedagógica para a alfabetização e o letramento. 1ed. ed. Palhoça: Editora da Unisul Virtual, 2015. v. 1. 99p .


Apresentações de Trabalho
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.. UEM - Universidade Estadual de Maringá / PLE ? Programa de Pós-graduação em Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCHLICKMANN, M. S. P.; SCHMIDZ, L. L. ; SCHAFASCHE, R. ; SCHLICKMANN, M. S. P. . As Classes de Alfabetização no Currículo de Nove Anos: determinantes legais e a prática cotidiana da escola. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SCHLICKMANN, M. S. P.. Pedagogia Social: Ação social desenvolvida em Creche de Tubarão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:09:40