Rachel de Castro Almeida

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  • Última atualização do currículo em 03/05/2018


Rachel de Castro Almeida possui pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). É doutora em Ciências Sociais (PUC Minas - 2010), mestre em Ciências Sociais (PUC Minas - 2001) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC Minas - 1996). Tem mais de quinze anos de atuação acadêmica como pesquisadora e docente (PUC Minas, desde 2001), tendo ministrado para a graduação e pós-graduação diversas disciplinas dentre as quais se destacam Planejamento Urbano, Cidade e Cultura, Sociologia Urbana, Metodologia de Pesquisa, Sociologia do Trabalho e das Organizações, Sociologia da Saúde, Violência e Sociedade, Políticas públicas para a juventude. Tem uma sólida experiência no ensino a distância (Associação Internacional de Educação Continuada, 2002 a 2016), tendo exercido os cargos de coordenadora da equipe de tutoria Brasil entre 2007 e 2014, coordenadora da equipe de tutoria internacional (Angola, EUA e Japão, 2008 - 2010), coordenadora da equipe regional de tutoria (MG, RJ, ES, 2003 - 2006), tutora em Belo Horizonte (graduação, 2002-2006; pós-graduação 2007-2008), coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (2015-2016) e professora de Sociologia das Organizações (2013-2016). É pesquisadora colaboradora do Núcleo de pesquisa sobre o Ensino Superior da Universidade de Brasília (desde 2010), vinculada ao Observatório da Vida Estudantil. É membro da European Sociological Association do grupo de trabalho Sociology of Education. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rachel de Castro Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, Rachel de Castro

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas.
Rua Dom José Gaspar, 500
Coração Eucarístico
30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33194975
Fax: (31) 33194977
URL da Homepage: http://www.pucminas.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Miguel Chaves).
Título: O valor do trabalho para a juventude contemporânea na elaboração de planos de vida, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Luciana Teixeira de Andrade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cultura e modos de vida urbana; juventude; mercado de trabalho; trabalho.
1999 - 2001
Mestrado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Paisagem Urbana e Espaço Público: um estudo de duas praças em Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Luciana Teixeira de Andrade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Paisagem urbana; Praça; espaço público; cultura e modos de vida urbana; gestão de cidades; Uso e ocupação de espaço.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.
1991 - 1996
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2009 - 2009
Teoria Sociológica Contemporânea. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
PENSAMENTO CRÍTICO CONTEMPORÂNEO. (Carga horária: 16h).
Le Monde Diplomatique, LE MONDE DIPLOMA, Portugal.
2007 - 2007
Disciplina TE Sociologia do Trabalho. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Educação a Distância. (Carga horária: 75h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2003 - 2003
Disciplina Cidade e Democracia. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Disciplina Antropologia Urbana. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2001 - 2001
Disciplina Legislação, Planejamento, Gestão Urbana. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 10

Atividades

2/2018 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade e Comunicação
8/2017 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto I
2/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado Curso Jornalismo Unidade São Gabriel.
8/2016 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Assessoria de Ensino.
2/2004 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa II
Metodologia de Pesquisa III
Sociologia da Saúde
8/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Urbano e Regional
2/2017 - 7/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
2/2017 - 7/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Urbano e Regional
2/2017 - 7/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Produção Habitacional
2/2017 - 7/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Urbano
8/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Optativa: Desigualdades Socioespaciais: concepções teóricas e metodológicas
8/2016 - 12/2016
Ensino, Especialização em Formação de Professores, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Juventude e Mundo Contemporâneo
8/2016 - 12/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
8/2016 - 12/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Sociais Contemporâneas
2/2016 - 12/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
2/2014 - 12/2016
Direção e administração, Instituto de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Assessoria de Pesquisa.
2/2016 - 7/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Optativa: Ensaios sobre cidade, cultura e vida urbana
2/2016 - 7/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
2/2016 - 7/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Sociais Contemporâneas
8/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidade, Cultura e Vida Urbana
8/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Ciências Sociais
8/2015 - 12/2015
Ensino, Especialização em Formação de Professores, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Juventude e Mundo Contemporâneo
1/2015 - 7/2015
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
1/2015 - 7/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
8/2014 - 12/2014
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Social Contemporânea
2/2014 - 12/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
2/2014 - 7/2014
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
08/2013 - 12/2013
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais
Teoria Social Contemporânea
8/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Social Contemporânea
01/2007 - 01/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da pesquisa II
10/2006 - 10/2006
Ensino, Políticas públicas para a juventude, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Juventude, segregação socioespacial e criminalidade urbana.
6/2003 - 12/2005
Direção e administração, Escola de Enfermagem, Puc Minas Betim.

Cargo ou função
Coordenação professores 1o período.
2/2003 - 12/2003
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Arquitetura II
Planejamento Urbano e Regional I
2/2003 - 12/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da saúde - Enfermagem
2/2002 - 6/2002
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Arquitetura II
2/2002 - 6/2002
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
8/2001 - 6/2002
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Urbana
8/2001 - 6/2002
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
8/2001 - 6/2002
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violência e Sociedade
2/2001 - 6/2001
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Noções de Ciências Sociais

Escola de Engenharia, EMGE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

2/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

1/2017 - 7/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço, Cidade e Território
8/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Urbano III
8/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Urbano I

Associação Internacional de Educação Continuada, AIEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Sociologia das Organizações, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 40
Outras informações
Tutora de educação a distância do curso de Administração de Empresa - BH

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

2/2015 - 6/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2013 - 6/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia das Organizações
1/2007 - 12/2014
Direção e administração, AIEC, .

Cargo ou função
Coordenação Nacional de Tutoria.
02/2010 - 06/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia das Organizações
01/2008 - 04/2010
Direção e administração, AIEC, .

Cargo ou função
Coordenação Internacional Tutoria.
10/2007 - 06/2008
Ensino, MBA em Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria de Educação a Distância
8/2004 - 12/2006
Direção e administração, AIEC, .

Cargo ou função
Coordenação Regional de Relações Institucionais.
2/2004 - 12/2006
Direção e administração, AIEC, .

Cargo ou função
Coordenação de Tutoria em Minas Gerais.
3/2002 - 12/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria de ensino a distância

Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora

Atividades

1/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, .


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Pesquisadora voluntária
Outras informações
Pesquisadora colaboradora do NESUB - Núcleo de pesquisa sobre o Ensino Superior da Universidade de Brasília

Atividades

06/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de pesquisa sobre o Ensino Superior da Universidade de Brasília, .


Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior, IBHES, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

2003 - 2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia


Linhas de pesquisa


1.
Observatório da Vida Estudantil da Universidade de Brasília

Objetivo: O Observatório da Vida Estudantil da Universidade de Brasília tem por objetivo analisar o perfil dos estudantes da UnB e produzir conhecimento sistemático a respeito do seu corpo discente, considerando especialmente as transformações que estão ocorrendo no ensino superior brasileiro, as mudanças de comportamento da juventude brasileira contemporânea e o impacto das políticas públicas que visam a juventude universitária. As investigações promovidas no âmbito do Observatório estão organizadas em torno das seguintes áreas temáticas: ? ?Universidade e espaço urbano?; ? ?O ensino superior e os jovens universitários no Brasil contemporâneo?; ? ?A juventude universitária no Brasil e o impacto das políticas públicas? e ? ?A UnB e o seu alunado?..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: juventude; transição para a vida adulta; projeto de vida; inserção profissional.
2.
Percursos de inserção dos licenciados: relações objectivas e subjectivas com o trabalho

Objetivo: Este projeto tem como objetivo conhecer os percursos de inserção profissional dos licenciados do ensino superior, área que tem merecido um tratamento deficitário em Portugal (inserção profissional a traduzir por: ?transition to work?). A sua relevância inscreve-se nos planos científico e institucional. Do ponto de vista científico, além da insuficiência da informação produzida em Portugal, nota-se a falta de modelos de análise baseados na teoria sociológica que articulem as dimensões objetivas e subjetivas da inserção profissional..
Palavras-chave: inserção profissional; transição para a vida adulta; trabalho.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Aqui e ali - Brasília, Belo Horizonte e Lisboa: a amplitude dos processos de gentrificação urbana.
Descrição: Por todo o mundo crescem as dinâmicas de desterritorialização constatadas sob os mais diversos processos, como os de gentrificação ou nobilitação, turistificação, efemerização ou nomadismo, entre outros. Especificamente, as estratégias de enobrecimento de determinados territórios urbanos, os chamados processos de gentrificação, revelam assimetrias de poder e dominações que reforçam ou reinventam os processos de produção de desigualdades socioespaciais nas cidades contemporâneas, o que tem reforçado o crescente estudo deste processo constatado em todo o globo e por profissionais de distintos campos de investigação, como o da sociologia, da geografia, do urbanismo e da filosofia, principalmente. Por tal relevância, este específico processo, o de gentrificação ou nobilitação, entre os demais também vinculados às dinâmicas de desterritorialização, consiste no objeto da pesquisa aqui proposta. Iniciativas esparsas conduzidas pelo mercado para a revitalização de zonas centrais nas décadas de 1970 e 1980, nas grandes cidades norte-americanas e europeias, ganharam consubstancialidade de política urbana nos anos 90, configuradas a partir das técnicas de planejamento estratégico, associadas ao marketing urbano, e se disseminaram por todos os continentes. Vários estudos indicam que nessa dinâmica de enobrecimento os resultados remetem à produção de um espaço associado às práticas globais de consumo, alterações nos padrões de sociabilidade, homogeneização de paisagens comerciais e residenciais e especialmente a um caráter segregacionista. O principal objetivo deste projeto de pesquisa é comparar dinâmicas em que coexistem tendências de gentrificação e de resistência, vivenciada nos espaços urbanos das grandes cidades contemporâneas. Para tanto, esta pesquisa adotará a abordagem etnográfica e observará três estudos de caso: as quadras residenciais e comerciais 412/413 da Asa Norte, de Brasília, o Mercado Central, de Belo Horizonte, e a Rua Poço dos Negros, em Lisboa. As análises recairão sobre as atividades comerciais e padrões de habitação, o cotidiano, principais usuários e suas trocas materiais e simbólicas. Estes três espaços são objetos preciosos, pois se caracterizam por evidenciar historicamente múltiplas tendências e processos socioeconômicos e culturais que se reelaboram, demonstrando as dinâmicas dialéticas ? gentrificação e resistência - que conformam a vida urbana contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Modos de vida na sociedade contemporânea: em busca da paz
Descrição: A experiência coletiva da vida nas grandes cidades e nos espaços públicos urbanos tem sido retratada como o declínio do homem público, os rituais de evitação e embaraço, e o uso cada vez mais ostensivo dos aparatos de segurança privada. Assim, este projeto de pesquisa evidencia uma questão social altamente relevante ? a sociabilidade violenta ?, o que justifica a abordagem proposta, mas se lança em busca das contranarrativas: experiências contemporâneas que enunciam as dimensões da paz, o que enquadra o referencial teórico e a perspectiva metodológica. Dentre as formas de contranarrativas ainda embrionárias e que exprimem sutis transformações dos usos e das formas de apropriação dos espaços públicos das grandes brasileiras estão várias ações e inovações lideradas pelos coletivos. Tais práticas, mesmo se multiplicando exponencialmente, ainda não são objetos de escrutínio das Ciências Sociais de modo sistematizado. O objetivo desta pesquisa é a identificação de práticas coletivas contemporâneas de uso e apropriação de espaços públicos como Slam, Sarau, Feira, Roda de Conversas, Café, Performance. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, assistimos a um movimento ainda bastante singelo, promovido por coletivos, que exprimem novas formas de se apropriar do espaço público, abrangendo distintas faixas etárias, etnias, gêneros, classes sociais. Em um primeiro momento será realizado um mapeamento de tais práticas e na sequência as iniciativas mais ativas e vigorosas serão objetos de estudos de caso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rachel de Castro Almeida - Coordenador / Adriana Maria Brandão Penzim - Integrante / Robson Sávio Reis Souza - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
2012 - 2013
Ensino superior e inserção profissional: uma incursão pelas trajetórias e disposições de jovens empreendedores
Descrição: O sistema de ensino superior tanto no Brasil quanto em Portugal vem passando por algumas transformações nas últimas décadas dentre as quais citamos a expansão do acesso e do número de instituições, a hierarquização social e acadêmica entre e no interior das instituições e o crescente processo de internacionalização. Além disso, no que tange o sistema de ensino superior português destaca-se recentemente uma notória recomendação das políticas, no quadro europeu, que dissemina dentro das instituições de ensino, do básico à universidade, iniciativas votadas ao desenvolvimento de atributos, competências e aspirações empreendedoras. Essas diretrizes políticas são apresentadas como alternativa para o processo de transição para a vida ativa, ou seja, para a inserção profissional, à medida que se acentuam as dificuldades enfrentadas diante de um mercado de trabalho cada vez mais instável e seletivo. Procurando ancorar-se em experiências desenvolvidas e em curso, este projeto pós-doutoral estabelece um vínculo com dois trabalhos em andamento: o estudo ?Transformações no Ensino superior Portugal-Brasil (1985-2009): uma perspectiva comparativa?, apoiado e financiado pela Capes (Brasil) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal) e a pesquisa ?Percursos de inserção dos licenciados: relações objectivas e subjectivas com o trabalho? subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal). O projeto proposto criará um elo entre ambos os estudos supracitados, percorrendo dois objetivos: i) analisar as ações vinculadas ao empreendedorismo, promovidas no âmbito de duas das principais instituições de ensino superior públicas portuguesas - a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova e Lisboa, e ii) estudar o percurso de inserção profissional dos jovens graduados por essas universidades, que se distinguem por protagonizarem trajetórias empreendedoras, investigando as disposições que permeiam essas orientações. A despeito de centrar-se em uma temática específica, o que se justifica em função da própria exequibilidade, entretanto, com o privilégio de sustentar-se em duas experiências prévias proeminentes e, consequentemente, de poder utilizar um modelo de análise do processo de inserção profissional apoiado em uma forte sustentação teórica, este projeto possibilita algumas respostas a uma questão social contemporânea fulcral ? a avaliação sistemática e comparativa das trajetórias profissionais dos graduados. Assim, essa experiência representa uma forma de impulsionar o campo científico e institucional acerca dessas duas temáticas - ?educação empreendedora? e ?inserção profissional? - uma vez que as mesmas, no Brasil, até o momento, como detalhado neste documento, configuram um terreno ainda muito pouco explorado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Percursos de inserção dos licenciados: relações objectivas e subjectivas com o trabalho
Descrição: Este projeto tem como objetivo conhecer os percursos de inserção profissional dos licenciados do ensino superior, área que tem merecido um tratamento deficitário em Portugal (inserção profissional a traduzir por: ?transition to work?). A sua relevância inscreve-se nos planos científico e institucional. Do ponto de vista científico, além da insuficiência da informação produzida em Portugal, nota-se a falta de modelos de análise baseados na teoria sociológica que articulem as dimensões objetivas e subjetivas da inserção profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Metrólopoles, desigualdades socioespaciais e governança urbana
Descrição: O Observatório das Metrópoles é um grupo de pesquisa que trabalha em rede, com a participação de pesquisadores de instituições dos mais variados campos: universitário, governamental e não-governamental. As equipes reunidas vêm trabalhando sobre 11 metrópoles e uma aglomeração urbana - Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém e a aglomeração urbana de Maringá, recentemente mais 4 metrópoles estão em processo de inclusão na rede Brasília, Florianópolis, Santos e Vitória. Atuamos identificando as tendências convergentes e divergentes entre as metrópoles, geradas pelos efeitos das transformações econômicas, sociais, institucionais e tecnológicas por que passa o país nos últimos 20 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2002
Demanda de mercado e qualificação de mão-de-obra
Descrição: Este projeto de pesquisa pretendeu revelar a trajetória de inserção profissional dos jovens egressos do ensino médio das escolas públicas da região nordeste de Belo Horizonte vis-à-vis à demanda de mão de obra do mercado local..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2002
Universo de atuação da urbel
Descrição: O projeto ?Universo de Atuação da Urbel?, desenvolvido no Lumen (PUC Minas), teve como objetivo central realizar um diagnóstico do campo de atuação da Urbel, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, tanto em termos de intervenção física e social quanto em relação às políticas de desenvolvimento urbano e de habitação social promovidas no âmbito da referida instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Orientação Profissional
2014 - Atual
Periódico: Política & Trabalho (UFPB. Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2014 - 2014
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gestão de Cidades/Especialidade: Cultura e Modos de Vida Urbana.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Tese indicada pela PUC Minas para o Concurso Brasileiro ANPOCS de obras científicas e teses universitárias em Ciências Sociais, ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
2011
Concurso Portugal 2010- Categoria História, UNITED PHOTO PRESS.
1997
Concurso Nacional - Eixo das três parças no município de Formiga, Instituto dos Arquitetos do Brasil - MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ALMEIDA, Rachel de Castro2016 ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, M. . Inserção profissional de diplomados: uma incursão por estudos e instrumentos metodológicos internacionais. CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política, v. 5, p. 53-78, 2016.

2.
2ALMEIDA, Rachel de Castro2015 ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, M. . Empreendedorismo como escopo de diretrizes políticas da União Europeia no âmbito do ensino superior. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 41, p. 513-526, 2015.

3.
3ALMEIDA, Rachel de Castro2014ALMEIDA, Rachel de Castro; KLEIN, S. F. . Trajetórias e aspirações profissionais de jovens empreendedores portugueses. ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA, v. 37, p. 107-127, 2014.

4.
4ALMEIDA, Rachel de Castro2014ALMEIDA, Rachel de Castro. A Equipe da tutoria: nossa essência. Ideias em Gestão, v. 1, p. 48-51-51, 2014.

5.
5ALMEIDA, Rachel de Castro2012ALMEIDA, Rachel de Castro. Desenvolver o Espírito Empresarial: uma meta supranacional. Ideias em Gestão, v. 10, p. 20-23, 2012.

6.
6ALMEIDA, Rachel de Castro2011ALMEIDA, Rachel de Castro. Título universitário e aspirações profissionais. Plural (USP), v. 18, p. 9-25, 2011.

7.
7ALMEIDA, Rachel de Castro2010ALMEIDA, Rachel de Castro. Projetos de vida e selves: trilha para a compreensão das transições para a vida adulta na sociedade contemporânea. Bahia Análise & Dados, v. 20, p. 439-450, 2010.

8.
8ANDRADE, Luciana Teixeira de2009ANDRADE, Luciana Teixeira de ; JAYME, Juliana Gozaga ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Espaços públicos: novas sociabilidades, novos controles.. CADERNOS METRÓPOLE (PUCSP), v. 21, p. 131-153, 2009.

9.
9ALMEIDA, Rachel de Castro2009ALMEIDA, Rachel de Castro. Jovens: futuros gestores: a centralidade e os valores do trabalho. Política & Trabalho (UFPB. Impresso), v. 31, p. 37-52, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro; GUIMARAES, S. T. ; PEREIRA, P. . Aqui e ali - BH, Brasília e Lisboa - a amplitude dos processos de gentrificação urbana. In: Lucia Maria Machado Bogus; Iracema Brandão Guimarães; Zoraide Souza Pessoa. (Org.). Cidades no século XXI: temas para debate. 1ed.São Paulo: Educ, 2018, v. , p. 1-.

2.
GUIMARAES, S. T. ; ALMEIDA, Rachel de Castro ; PEREIRA, P. . Lisbon and Brasilia: cities and cultural facilities in the face of globalization. In: Manuel Jorge Rodrigues Couceiro da Costa; Filipa Roseta; Susana Couceiro da Costa; Joana Pestana Lages. (Org.). Architectural Research Addressing Societal Challenges. 1ed.Lisbon: Taylor and Francis, 2016, v. I, p. 471-478.

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro; BENÍCIO, Gabriela Maria da Fonseca . Uma reflexão sobre a saúde e o culto ao corpo na sociedade contemporânea. In: Nadja Cristine L. Botti; Adriana Flávia Braga Marques. (Org.). Lições de Enfermagem no SUS. 1ed.Belo Horizonte: É design, 2007, v. , p. 55-70.

4.
GODINHO, Maria Helena Lacerda ; ARAUJO, M. M. ; ALMEIDA, Rachel de Castro ; NAVARRO, Renato ; MATIENZO, V. R. V. . Política Municipal de Habitação na Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: Adauto Lucio Cardoso. (Org.). Habitação social nas metrópoles brasileiras. 1ed.Porto Alegre: ANTAC, 2007, v. , p. 194-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro; PEREIRA, P. ; GUIMARAES, S. T. . Aqui e ali ? BH, Brasília e Lisboa ? a amplitude dos processos de gentrificação urbana. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Brasilia: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2017.

2.
ALMEIDA, Rachel de Castro; GUIMARAES, S. T. ; PEREIRA, P. . Belo Horizonte, Brasília e Lisboa: observando processos de gentrificação. In: XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología, 2017, Montevideo. XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología ?Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociología en tiempos de cambio, 2017.

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro; GUIMARAES, S. ; PEREIRA, P. . Museus contemporâneos e os novos sentidos da relação espaço e cultura. In: VIII Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, 2016, Balneário Camboriú. VIII Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Barcelona: DUOT - Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), 2016.

4.
ALMEIDA, Rachel de Castro; SILVA, A. M. ; FIDELES, C. C. ; NASCIMENTO, G. J. C. ; OLIVEIRA, J. A. G. . Identidades culturais e globalização: a resistência do Mercado Central de Belo Horizonte. In: Contested Cities, 2016, Madrid. Congreso Internacional CONTESTED_CITIES, 2016.

5.
GUIMARAES, S. T. ; ALMEIDA, Rachel de Castro ; PEREIRA, P. . Cultura versus natureza: a tragédia da cidade de Mariana à luz de categorias como espaço, memória e identidade.. In: I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, 2016, Porto Alegre. Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural. Porto Alegre: UFGRS, 2016. v. 1. p. 129-141.

6.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Trajetórias e aspirações profissionais de jovens portugueses diplomados e empreendedores. In: XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2015, Lisboa. XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2015.

7.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CARDOSO, M. S. . A internacionalização das universidades brasileiras por meio da Pós-Graduação: estratégias em um campo desigual. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015.

8.
ALMEIDA, Rachel de Castro. The Young Students of the University of Brasília: Professional Aspirations. In: XVIII ISA World Congress of Sociology, 2014, Yokohama. XVIII ISA World Congress of Sociology, 2014.

9.
ALMEIDA, Rachel de Castro; KLEIN, S. F. . As percepções de futuro e os valores do trabalho nas perspectivas dos jovens calouros da Universidade de Brasília. In: XXIX Congresso ALAS, 2013, Santiago. XXIX Congresso ALAS Chile: crisis y emergencias sociales, 2013.

10.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, M. . Educação Superior em Tempos de Crise: um ensaio sobre as orientações políticas da comunidade europeia.. In: XXIX Congresso ALAS, 2013, Santiago. XXIX Congresso Alas Chile, 2013.

11.
ALMEIDA, Rachel de Castro. A inserção profissional pela via do empreendedorismo. In: VII Congresso Português de Sociologia, 2012, Porto. Atas do VII Congresso Português de Sociologia, 2012.

12.
CHAVES, L. M. S. A. ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Hopes and inequalities in the transition to work: new data about a reappraised problem. In: 2nd ISA Forum of Sociology - Social Justice and Democratization, 2012, Buenos Aires. 2nd ISA Forum of Sociology - Social Justice and Democratization, 2012.

13.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, M. . Higher education and professional insertion: entrepreneurship as a policy guideline. In: The European Conference on Educational Research, 2012, Cádiz. ECER 2012 Conference, 2012.

14.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Título universitário e aspirações profissionais. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Curitiba-PR, de 26 a 29 de julho de 2011, 2011.

15.
CHAVES, M. ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Centralidade e valores do trabalho entre jovens graduados. In: XXVIII Congresso Associação Latino-americana de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII Congresso Associação Latino-americana de Sociologia. Recife: ALAS, 2011.

16.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, M. . Work centrality and word values: studying graduate´s transition to work. In: 10th Conference of the European Sociological Association, 2011, Geneva. 10th Conference of the European Sociological Association. Geneva: ESA, 2011.

17.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Ensino Superior e Avaliação Institucional: instrumentos metodológicos para estudos comparativos sobre inserção profissional de diplomados. In: 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambu. 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011.

18.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Jovens gestores brasileiros e a experiência do mundo do trabalho. In: VIII Reunión de Antropología del Mercosur (RAM), 2009, Buenos Aires. VIII Reunión de Antropología del Mercosur (RAM), 2009.

19.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Transição da escola para o trabalho: os valores na esfera do trabalho e da educação na perspectiva da juventude.. In: Workshop sobre Valores de Vida: A Cidade e seu Ambiente. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2009, Recife. Workshop sobre Valores de Vida: A Cidade e seu Ambiente. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2009.

20.
ALMEIDA, Rachel de Castro; ANDRADE, Luciana Teixeira de ; JAYME, Juliana Gonzaga . Espaço Público em Belo Horizonte: uma reflexão sobre as diferentes formas de sociabilidade em algumas praças da cidade. In: ANPUR, 2005, Salvador. XI Encontro Nacional das Associações Nacional de Planejamento Urbano e Regional, 2005.

21.
JAYME, Juliana Gonzaga ; ALMEIDA, Rachel de Castro ; ANDRADE, Luciana Teixeira de . Juventude, Culturas Urbanas e Territorialidade. In: XXV Congresso ALAS, 2005, Porto Alegre. XXV Congresso ALAS, 2005.

22.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Tempo e espaço em ambientes virtuais. In: II Congresso OnLine do Observatorio de la Cibersociedad, 2004, Barcelona. II Congresso OnLine do Observatorio de la Cibersociedad, 2004.

23.
ANDRADE, Luciana Teixeira de ; JAYME, Juliana Gonzaga ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Espaços Públicos: Novas Sociabilidades, Novos Controles. In: XXVIII Encontro Anual ANPOCS, 2004, Caxambu. XXVIII Encontro Anual ANPOCS Anais, 2004.

24.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Espaço público: o reflexo das relações sociais, políticas e econômicas das grandes cidades contemporâneas. In: XX CLEFA, 2003, Concepcíon. XX Conferencia Latinoamericana de escuelas y facultades de arquitectura, 2003.

25.
ALMEIDA, Rachel de Castro; MONTENEGRO, Antonia . Diagnóstico sobre demanda de mercado e qualificação de mão-de-obra nas regiões norte e nordeste de Belo Horizonte. In: Seminário o Mercado de trabalho e a qualificação dos jovens de periferia, 2002, Belo Horizonte. Relatório de pesquisa - PUC Minas, 2002.

26.
ALMEIDA, Rachel de Castro; NAVARRO, Renato ; GODINHO, Maria Helena Lacerda . Governança e Políticas Urbanas:Conselho Municipal, Orçamento Participativo e Política Habitacional em Belo Horizonte, anos 90. In: ANPOCS, 2002, Caxambu. XXVVI Encontro Anual da ANPOCS, 2002.

27.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Paisagem e espaço público: um estudo sobre duas praças em Belo Horizonte. In: ANPUR, 2001, Rio de Janeiro. IX ANPUR, 2001.

28.
ALMEIDA, Rachel de Castro; LIMA, Marcia C S M de . Patrimônio cultural e qualidade de vida urbana. In: VIII Colóquio internacional sobre poder local, 1999, Salvador. VIII Colóquio Internacional sobre poder local, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, A. M. ; NASCIMENTO, G. J. C. ; FIDELES, C. C. ; OLIVEIRA, J. A. G. ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Identidades culturais e globalização: a resistência do Mercado Central de Belo Horizonte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUIMARAES, S. T. ; PEREIRA, P. ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Museus contemporâneos e os novos sentidos da relação espaço e cultura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CARDOSO, M. S. . A internacionalização das universidades brasileiras por meio da Pós-Graduação: estratégias em um campo desigual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ALMEIDA, Rachel de Castro. The Young Students of the University of Brasília: Professional Aspiration. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Pesquisando os jovens diplomados da UNL com percursos empreendedores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CASAQUI, V. . Empreendedorismo e Empreendedorismo Social: trajetórias, narrativas, projetos de vida e de transformação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALMEIDA, Rachel de Castro; KLEIN, S. F. . Reconhecendo os atuais alunos da Universidade de Brasília: configurações de diversidade e assimetrias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, Rachel de Castro; KLEIN, S. F. . As percepções de futuro e os valores do trabalho nas perspectivas dos jovens calouros da Universidade de Brasília. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, M. . Educação Superior em Tempos de Crise: um ensaio sobre as orientações políticas da comunidade europeia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Espaços públicos: novas sociabilidades, novos controles. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CHAVES, M. ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Higher education and professional insertion: entrepreneurship as a policy guideline. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CHAVES, M. ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Hopes and inequalities in the transition to work: new data about a reappraised problem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Título universitário e aspirações profissionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Ensino Superior e Avaliação Institucional: instrumentos metodológicos para estudos comparativos sobre inserção profissional de diplomados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Jovens gestores brasileiros e a experiência do mundo do trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Projeto de vida e selves: trilha para a compreensão acerca das transições para a vida adulta na sociedade contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Transição da Escola para o trabalho: os valores na esfera do trabalho e da educação na perspectiva da juventude. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALMEIDA, Rachel de Castro; ANDRADE, Luciana Teixeira de ; JAYME, Juliana Gonzaga . Espaços públicos em Belo Horizonte: uma reflexão sobre as diferentes formas de sociabilidade em algumas praças da cidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Paisagem Urbana: um estudo sobre duas praças de Belo Horizonte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ANDRADE, Luciana Teixeira de ; ALMEIDA, Rachel de Castro ; JAYME, Juliana Gonzaga . Espaços Públicos: novas sociabilidades, novos controles. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Espaço público: o reflexo das relações sociais, políticas e econômicas das grandes cidades contemporâneas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NAVARRO, Renato ; GODINHO, Maria Helena Lacerda ; ALMEIDA, Rachel de Castro . Governança e Políticas Urbanas:Conselho Municipal, Orçamento Participativo e Política Habitacional em Belo Horizonte, anos 90. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Paisagem e espaço público: um estudo sobre duas praças de Belo Horizonte. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Paisagem e espaço público: um estudo sobre duas praças em Belo Horizonte. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Mapeamento percurso de inserção profissional e transição para a vida adulta. 2018.

2.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Educação a Distância Escola Superior Dom Helder Câmara. 2017.

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Educação a Distância Escola Superior Dom Helder Câmara. 2016.

4.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Consultoria Unesco-CAPES. 2013.

5.
ALMEIDA, Rachel de Castro; Hila Rodrigues . Curso de Capacitação de Gestores em Juventude - Módulo III - Políticas Públicas de Juventude. 2008.

6.
ALMEIDA, Rachel de Castro; ANDRADE, Luciana Teixeira de . PROJETO DE CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE. 2007.

7.
ALMEIDA, Rachel de Castro; Eliane Ribeiro Andrade ; Paulo César Rodrigues Carrano ; Miriam Abramovay . Curso de Capacitação de Gestores em Juventude - Módulo II - Instituições sociais e processo de socialização dos jovens. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Parecerista ad-hoc Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. EGRESSOS DA PRIMEIRA TURMA ESCOLA SESC: (re)conhecendo as trajetórias. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Minicurso sobre Educação a Distância. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Fórum: espaço de aprendizagem ativa. 2017. .

4.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Capacitação em EaD - segundo ciclo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Capacitação em EaD - primeiro ciclo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2013. (Parecer).

7.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Comunidade de aprendizagem online: moderação e interação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ALMEIDA, Rachel de Castro. 18o Curso de Formação de Tutores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Sociologia das Organizações. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

10.
ALMEIDA, Rachel de Castro. 16o Curso de Formação de Tutores AIEC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ALMEIDA, Rachel de Castro. 17o Curso de Formação de Tutores AIEC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ALMEIDA, Rachel de Castro. 15o Curso de Formação de Tutores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
ALMEIDA, Rachel de Castro. 14o Curso de Formação de Tutores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
ALMEIDA, Rachel de Castro. 13o Curso de Formação de Tutores. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
ALMEIDA, Rachel de Castro. 12o Curso de Formação de Tutores. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Encontro Nacional de Tutores AIEC. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
ALMEIDA, Rachel de Castro; MONTENEGRO, Antonia . Diagnóstico sobre demanda de mercado e qualificação da mão-de-obra nas regiões norte e nordeste de Belo Horizonte.. 2002. (Relatório de pesquisa).

18.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Maquete Aristides Lourenço. 1992. (Maquete).

19.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Maquete Aristides Lourenço. 1992. (Maquete).

20.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Maquete Aristides Lourenço. 1992. (Maquete).

Demais trabalhos
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Oficina Pedagógica. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Projeto Novos Registros - Banco de Tese sobre BH. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Caderno de Arquitetura e Urbanismo. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

4.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Trabalho Interdisciplinar - O cidadao de papel. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de Sálua Faisal Husein. Recolhimento ou Acolhimento:a política pública de internação compulsória de pessoas com uso problemático de substâncias psicoativas e os direitos individuais. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Centro Universitário Euro-Americano.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de Andreia Maria Silvina Carvalho Pereira. Plano de Negócios Conecta Eletricidade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Associação Internacional de Educação Continuada.

2.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de Carla Laffranchi Ferreira. Plano de Negócios Gelo Aki. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Associação Internacional de Educação Continuada.

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de Charles Valadares Pires. Plano de Negócios Conecta Eletricidade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Associação Internacional de Educação Continuada.

4.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de Angélica Rodrigues Teles. Plano de Negócios Fundição Sideral. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Associação Internacional de Educação Continuada.

5.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de Beatriz Maria Santana. Plano de Negócios Smart Food. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Associação Internacional de Educação Continuada.

6.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de Débora Weitzel Borges. Plano de Negócios Momento Engenharia e Empreendimentos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Associação Internacional de Educação Continuada.

7.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de Fernando Hatem Pinto Coelho. Plano de Negócios Momento Engenharia e Empreendimento. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Associação Internacional de Educação Continuada.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro; NEVES, M.. Participação em banca de Carla Frutuoso et al.Intervenções Urbanas e ressignificações do espaço público: uma análise a partir da obra do artista Wrley Desali. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Participação em banca de A. Corgonzinho, D. Costa, I. Azevedo, N.Silva, W. Silva.(Des)construção de gênero: uma análise da animação Hora de Aventura, a partir da Teoria Queer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CUNHA, Maria da Consolação Magalhães. Participação em banca de Welbert Henriques Pereira.Possíveis perdas auditivas induzidas por ruido (PAIR) em policiais militares executores de rádio patrulhamento de Betim. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CUNHA, Maria da Consolação Magalhães. Participação em banca de Edenize Vieira da Silva.O estudo de distribuição e freqüência da Leishmaniose visceral no município de Betim, MG, de 2000 a 2005.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CUNHA, Maria da Consolação Magalhães. Participação em banca de Márcia Maria de Oliveira.Perda auditiva induzida pelo ruído: papel da enfermagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CUNHA, Maria da Consolação Magalhães; MAIA, Carmen da Conceição Araujo. Participação em banca de Terezinha Regina de Souza.O perfil e o comportamento das gestantes adolescentes relacionados ao pré natal na unidade básica de saúde no município de Betim. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
ALMEIDA, Rachel de Castro; MAIA, Carmen da Conceição Araujo; CUNHA, Maria da Consolação Magalhães. Participação em banca de Daniela Cristina de Jesus Ferreira.O vínculo do paciente portador de HIV/AIDS a uma Unidade primária de Betim, Minas Gerais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
ALMEIDA, Rachel de Castro; MAIA, Carmen da Conceição Araujo; CUNHA, Maria da Consolação Magalhães. Participação em banca de Maria de Lourdes Teixeira.Perspectiva da humanização da atenção à saúde dos idosos em Unidade Básica de Saúde no Município de Contagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Aqui e ali ? BH, Brasília e Lisboa ? a amplitude dos processos de gentrificação urbana. 2017. (Congresso).

2.
XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología. Belo Horizonte, Brasília e Lisboa: observando processos de gentrificação. 2017. (Congresso).

3.
Congreso Internacional CONTESTED_CITIES. IDENTIDADES CULTURAIS E GLOBALIZAÇÃO: a resistência do Mercado Central de Belo Horizonte. 2016. (Congresso).

4.
VIII Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo.Museus contemporâneos e os novos sentidos da relação espaço e cultura. 2016. (Seminário).

5.
XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Trajetórias e aspirações profissionais de jovens portugueses diplomados e empreendedores. 2015. (Congresso).

6.
XVIII ISA World Congress of Sociology. The Young Students of the University of Brasília: Professional Aspirations. 2014. (Congresso).

7.
Seminário Inserção Profissional de Graduados do Ensino Superior: uma realidade plural em acelerada mutação.Pesquisando os jovens diplomados da UNL com percursos empreendedores. 2013. (Seminário).

8.
Workshop Cesnova. Empreendedorismo e Empreendedorismo Social: trajetórias, narrativas, projetos de vida e de transformação. 2013. (Congresso).

9.
Workshop Juventude, escola e modernidade.Reconhecendo os atuais alunos da Universidade de Brasília: configurações de diversidade e assimetrias. 2013. (Outra).

10.
XXIX Congresso ALAS Chile: crisis y emergencias sociales. As percepções de futuro e os valores do trabalho nas perspectivas dos jovens calouros da Universidade de Brasíli. 2013. (Congresso).

11.
XXIX Congresso ALAS Chile: crisis y emergencias sociales. Educação Superior em Tempos de Crise: um ensaio sobre as orientações políticas da comunidade europeia. 2013. (Congresso).

12.
ECER 2012 Conference. Higher education and professional insertion: entrepreneurship as a policy guideline. 2012. (Congresso).

13.
International Sociological Association. 2nd ISA Forum of Sociology - Social Justice and Democratization,. Hopes and inequalities in the transition to work: new data about a reappraised problem.. 2012. (Congresso).

14.
VII Congresso Português de Sociologia. A inserção profissional pela via do empreendedorismo. 2012. (Congresso).

15.
Workshop CesNova.Espaços públicos: novas sociabilidades, novos controles. 2012. (Outra).

16.
35º Encontro Anual da ANPOCS.Ensino Superior e Avaliação Institucional: instrumentos metodológicos para estudos comparativos sobre inserção profissional de diplomados. 2011. (Encontro).

17.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Título universitário e aspirações profissionais. 2011. (Congresso).

18.
XXVIII Congresso Associação Latino-americana de Sociologia. Centralidade e valores do trabalho entre jovens graduados. 2011. (Congresso).

19.
Semana de Avaliação e Planejamento do Curso de Administração.Os jovens gestores formados pela PUC Minas: os valores do trabalho que orientam suas escolhas e trajetórias profissionais. 2010. (Outra).

20.
Seminário Juventude e Educação Superior.Os jovens gestores e os valores que orientam suas trajetórias profissionais. 2010. (Seminário).

21.
9th Conference of the European Sociologial Association. 2009. (Congresso).

22.
VIII Reunión de Antropología del Mercosur. Jovens gestores brasileiros e a experiência do mundo do trabalho. 2009. (Congresso).

23.
VII Semana de Sociologia da UNB.Projeto de vida e selves: trilha para a compreensão acerca das transições para a vida adulta na sociedade contemporânea. 2009. (Seminário).

24.
Workshop sobre Valores de Vida: A Cidade e seu Ambiente. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).Transição da escola para o trabalho: os valores na esfera do trabalho e da educação na perspectiva da juventude. 2009. (Seminário).

25.
XI Encontro Nacional da ANPUR.ESPAÇOS PÚBLICOS EM BELO HORIZONTE: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE SOCIABILIDADES EM ALGUMAS PRAÇAS DA CIDADE. 2005. (Encontro).

26.
XVI Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2005. (Encontro).

27.
XXV Congresso ALAS. XXV Congresso ALAS. 2005. (Congresso).

28.
II Congresso OnLine do Observatorio de la Cibersociedad. II Congresso OnLine do Observatorio para la Cibersociedad. 2004. (Congresso).

29.
Projeto Novos Registros.Paisagem Urbana: um estudo sobre duas praças de Belo Horizonte. 2004. (Outra).

30.
XXVIII Encontro Anual ANPOCS. XXVIII Encontro Anual ANPOCS. 2004. (Congresso).

31.
III Worksop Regional - Desigualdades Socioespaciais. 2003. (Oficina).

32.
X Encontro Nacioanl da ANPUR. 2003. (Congresso).

33.
XX CLEFA. XX CLEFA. 2003. (Congresso).

34.
I Fórum Metropolitano contra a violência. 2002. (Outra).

35.
I Workshop Reginal de Habitação Popular. 2002. (Oficina).

36.
Seminário Nacional Metrópoles: entre a coesão e a fragmentação, a cooperaçaõ e o conflito. 2002. (Seminário).

37.
XXVI Encontro Anual da ANPOCS. Governança e Políticas Urbanas:Conselho Municipal, Orçamento Participativo e Política Habitacional em Belo Horizonte, anos 90. 2002. (Congresso).

38.
IX Encontro Nacional da ANPUR. Paisagem e espaço público: um estudo sobre duas praças de Belo Horizonte. 2001. (Congresso).

39.
Seminário Internacional - Gestão urbana e habitação de interesse social. 2001. (Seminário).

40.
XXV Encontro Anual da ANPOCS. 2001. (Congresso).

41.
I Seminário de Qualicidades. 2000. (Seminário).

42.
Jornadas 2000 - Políticas Sociais: instrumento de justiça social. 2000. (Outra).

43.
Seminário Internacional Gestão da Terra Urbana e Habitação de Interesse Social. 2000. (Seminário).

44.
XXIV Encontro Nacional da ANPOCS. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. V Simpósio do Instituto de Ciências Sociais. 2016. (Congresso).

2.
ALMEIDA, Rachel de Castro. IV Simpósio do Instituto de Ciências Sociais. 2015. (Congresso).

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro. III Simpósio do Instituto de Ciências Sociais. 2014. (Congresso).

4.
ALMEIDA, Rachel de Castro; ALVES, M. T. G. ; ALVES, N. . XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

5.
ALMEIDA, Rachel de Castro; MARTINS, C. B. . Seminário Juventude e Ensino Superior. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Silvia Gramiscelli. O Conjunto Sulacap/Sulamérica como objeto de resgate da memória urbana de Belo Horizonte. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Adriana Natan de Mendonça. Centro de reabilitação e reinserção de animais silvestres na natureza. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Gabriela Resende. OS ATLETAS NEGROS NA COBERTURA DAS OLIMPÍADAS RIO 2016. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Kleber Mendes Prodígios. Reivindicando o espaço público na metrópole: Experiências coletivas contemporâneas na cidade de Belo Horizonte. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Henrique de Morais Azevedo. A percepção do usuário de serviço de saúde sobre o enfermeiro de sexo masculino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

2.
Valéria de Oliveira Camargos. A Dinâmica do Atendimento em Planejamento Familiar no Programa de Saúde da Família (PSF), segundo as perspectivas dos Enfermeiros e Usuários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

3.
Liliam Carlos Magno Mares. O impacto da depressão pós-parto para a interação mãe e filho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

4.
Marina Nunes Fagundes. e vulnerabilidade feminina: Um estudo sobre as mulheres atendidas no Serviço de Assistência Especializada, Ambulatório de HIV/AIDS de Contagem.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

5.
Karla Michelle do Valle. O Enfermeiro e o Surdo: Um enfoque no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como fator facilitador da relação Assistência de Enfermagem e Inclusão Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

6.
Elton Carlos Mateus de Araujo. Percepção dos Enfermeiros das UBS's de Betim acerca da assistência prestada a mulheres negras em idade reprodutiva. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

7.
Ana Flávia Mendes. O papel do Enfermeiro frente a violência contra a mulher. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

8.
Warlene Abrantes de Sales. Saude das mulheres encarceradas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

9.
Cañuela Isminia Dutra Miranda. O papel da enfermagem no atendimento às mulheres vítimas de violência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

10.
Gabriela Maria da Fonseca Benício. Culto ao corpo na sociedade contemporânea: considerações acerca do atendimento de Enfermagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

11.
Raner Pacheco da Silva. Os modelos assistenciais nas unidades básicas de saúde. 2004. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.

12.
Patrícia Gonçalves de Queiroz. Representação social do Enfermeiro Contemporâneo: uma proximação com o tema. 2004. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rachel de Castro Almeida.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CARDOSO, M. S. . A internacionalização das universidades brasileiras por meio da Pós-Graduação: estratégias em um campo desigual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Fórum: espaço de aprendizagem ativa. 2017. .

2.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Capacitação em EaD - segundo ciclo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALMEIDA, Rachel de Castro. Capacitação em EaD - primeiro ciclo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Consultora Unesco-CAPES junto à Coordenação de Indução de Inovação (CAPES) para análise e avaliação dos processos e rotinas organizacionais, com vistas à reestruturação e racionalização dos procedimentos de gestão e acompanhamento dos programas de indução e inovação, contribuindo para tornar mais eficiente e segura a gestão das atividades (2013-2014). 

Consultora da Secretaria Nacional de Juventude (Presidência da República - Brasil, 2007 e 2008), no planejamento do Curso de Formação de Gestores de Políticas Públicas de Juventude e como colaboradora na produção dos conteúdos dos módulos Instituições sociais e processo de socialização dos jovens e Políticas de Juventude.



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