Álamo Pimentel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5299277618123064
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui pós-doutorado em sociologia do conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi professor da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2003 e 2013, atuou no I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 2013 e 2015 e atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Sul da Bahia. Lidera o grupo de pesquisa Sociedade Educação e Universidade (SEU).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, educação, escola e convivência, antropologia, pesquisa em educação e etnografia, educação de jovens e adultos e antropologia educacional, convivência, educação,. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Álamo Pimentel
Nome em citações bibliográficas
PIMENTEL, Álamo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa.
BR 367
Km 10
45810000 - Porto Seguro, BA - Brasil
Telefone: (73) 32888400
Ramal: 7801
Fax: (73) 32888430
URL da Homepage: http://www.ufsb.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O elogio da convivência e suas pedagogias subterrâneas no semi-árido brasileiro, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Malvina do Amaral Dorneles.
Palavras-chave: antropologia educacional, convivência, educação, s.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
2013 - 2014
Especialização em Especialização em Antropologia. (Carga Horária: 380h).
Instituto de Ciências Sociais - Universidade Federal de Alagoas, ICS-UFAL, Brasil.
Título: As Lições das Coisas: o ensino da Antropologia nos espaços museais.
Orientador: Amurabi Pereira de Oliveira.
1992 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: O Ensino de Suplência no Município de Juazeiro.
Orientador: Maria Beatriz Braga Figueiredo.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, CES/UC, Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Antropologicos da Educação
Fundamentos Políticos da Educação
Pesquisa Educacional
Fundamentos Sociológicos da Educação

Programa de Pós Graduação em Educação, PGE-UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor concursado com ingresso em julho de 2003

Atividades

7/2003 - 03/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia da Educação
01/2007 - 11/2010
Direção e administração, Pró Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, .

Cargo ou função
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografia e Educação
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Tese I
08/2008 - 12/2008
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Tese II
02/2005 - 02/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
coordenação do Programa Movimento Universitário de Alfabetização de Jovens e Adultos.
08/2006 - 12/2006
Direção e administração, Superintendência Estudantil, .

Cargo ou função
Superintendente Estudantil.
06/2005 - 06/2006
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
05/2005 - 06/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
conselheiro.
03/2005 - 06/2005
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
coordenador de extensão.
10/2004 - 03/2005
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
consultoria do Programa de Atividades Curriculares em Comunidade.

Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, SJSP/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor visitante e assessor, Carga horária: 20
Outras informações
professor visitante do programa de formação em serviço de agentes de segurança pública

Atividades

7/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ddrh Sjsp, Sjsp Rs.

Cargo ou função
assessor pedagógico.
3/2002 - 5/2002
Ensino, Formação Integrada Em Seviço do Agentes de Seguran, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Direito Humanos

Colégio Santa Rosa de Lima, CSRL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Diretor Pedagógico de escola privada de ensino fundamental e médio

Atividades

7/2001 - 11/2001
Direção e administração, Fundação Santa Rosa de Lima, Colégio Santa Rosa de Lima.

Cargo ou função
Diretor Pedagógico.

Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Su, ESP/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
professor visitante do Programa de Residência Integrada em Saúde Coletiva

Atividades

11/2000 - 11/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia da pesquisa Científica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
professor substituto da Área de Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Estudos Especializados da FACE/UFRGS.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações
professor convidado do programa As Lincenciaturas e a educação do MST

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário-docente, Carga horária: 3
Outras informações
estágio docência no Doutorado como bolsista Capes

Atividades

12/2001 - 6/2003
Ensino, Pedadogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em educação
Organização da escola
Educação e Movimentos Sociais
Práticas de Ensino
Alfabetização de Jovens e Adultos
A Coordenação dos Processos Curriculares nas séries iniciais de EJA
Campo Profissional
11/1999 - 12/2000
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Educação e Desenvolvimento Social.

Atividade de extensão realizada
Programa Alfabetização Solidária.
3/2000 - 7/2000
Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados.

Estágio realizado
Estágio docente na área de tecnologias da educação.

Rede Unitrabalho Ufrgs, UNITRABALHO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor técnico, Carga horária: 20
Outras informações
assessor técnico do PLANFOR/RS

Atividades

3/1999 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Prorext Ufrgs, Departamento de Educação e Desenvolvimento Social.

Serviço realizado
assessoria do Planfor/Qualificar/RS.

Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Didática

Atividades

7/1999 - 8/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral

Associação das Escolas Católicas, AEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor, Carga horária: 20
Outras informações
assessor no XXVI Seminário Estadual de Educação da AEC/RS Coordenador do Seminário Nacional da AEC em 1998

Atividades

5/1998 - 10/2000
Treinamentos ministrados , Aec Rs, Aec Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
Coordenador de GT do Seminário Nacional da AEC
Conferencista do XXVI Seminário Estadual de Educação da AEC/RS

Colégio Nossa Senhora da Glória, CNSG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22
Outras informações
Professor de Filosofia do Ensino Médio

Atividades

1/1998 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
filosofia

Escola Rural de Massaroca, ERUM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estágio docente, Carga horária: 40

Atividades

4/1996 - 7/1996
Estágios , Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro, Escola Rural de Massaroca.

Estágio realizado
estágio docente extracurricular.

Comissão Pastoral da Terra Juazeiro, CPT, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor pedagógico, Carga horária: 20

Atividades

3/1995 - 3/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diocese de Juazeiro, Pastoral da Terra.

Cargo ou função
assessor pedagógico.

Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Estado e Sociedade/UFSB, .

10/2015 - 05/2016
Direção e administração, Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA, .

Cargo ou função
Diretoria de Ensino-Aprendizagem.


Linhas de pesquisa


1.
Sociedade, Cultura e Ambiente


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação, interculturalidade e convivência social
Descrição: O projeto constitui, em sua amplitude, as bases conceituais de atividades no campo do ensino, da pesquisa e da extensão voltados para processos educativos escolares e não escolares. Propõe-se o investimento em ações de investigação e reflexões teóricas que assumam as relações entre Educação, Interculturalidade e Convivência numa perspectiva da ecologia dos saberes. Parte-se da crítica das monoculturas presentes na escolarização dos processos educativos com vistas a uma compreensão articulada das ecologias dos saberes com as ecologias dos processos educacionais. Além das atividades docentes em nível de graduação no campo das Humanidades, apontam perspectivas de orientação em nível de mestrado e doutorado e inspirados no campo das teorias socioantropológicas em educação. Tal investimento propõe contribuições para a ampliação compreensiva dos processos educacionais em suas dimensões sociais e culturais, bem como na formação de pesquisadoras e pesquisadores que assumem as abordagens interdisciplinares de cunho qualitativo de investigação como ferramentas de formação e participação social nos contextos educacionais contemporâneos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Álamo Pimentel - Coordenador / Alexandre Capatto - Integrante / Caynam Ramos - Integrante / Milena Beauclair - Integrante.
2010 - 2014
Cartografias das Sensibilidades Docentes numa Escola Pública
Descrição: Este projeto busca investigar em profundidade as significações das sensibilidades docentes construídas socialmente na Escola Estadual Dona Guiomar Barreto de Meira, situada no município de Juazeiro (Ba). A abordagem metodológica da pesquisa é de inspiração etnográfica e a construção teórica do trabalho é de natureza interdisciplinar. As contribuições de Boaventura de Sousa Santos orientam o mapeamento conceitual que serve de base interpretativa para a cartografia proposta e contribuições advindas da Antropologia Cultural de Clifford Geertz como a Psicologia Cultural de Jerome Bruner constituem referências importantes para o trabalho. A equipe de pesquisa é multidisciplinar e desenvolve os seus trabalhos com 12 professores da escola que serve de campo para o projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Álamo Pimentel - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Projeto de Licenciaturas Internacionais em Ciência e Tecnologia 001/2010/CAPES/UFBA/Universidade de Coimbra
Descrição: O Projeto de Licencituras Internacionais em Ciência e Tecnologia 001/2010/CAPES/UFBA/Universidade de Coimbra se constitui no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais da CAPES/Grupro Coimbra de Universidades Brasileiras/Universidade de Coimbra. Sua missão investe na Formação de Professores nas Áreas de Biologia e Matemática e visa produzir conhecimento sobre os itinerários formativos dos estudantes num processo de cooperação internacional que tem como pressupostos conceituais: a interculturalidade, a formação de professores, a formação interdisciplinar e a felxibilização curricular. Ao final de sua execução pretendem-se gerar ações que focalizem a inserção de um novo perfil profissional no ensino em escolas públicas no Estado da Bahia bem como apresentar um conjunto de reflexões sobre os processos de formação deflagrados no âmbito do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Álamo Pimentel - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2013
processos etnográficos em educação
Descrição: Projeto que visa a aplicação dos recursos teórico-metodológicos da etnografia no campo da educação. Tal projeto tem produzido diferentes instrumentos de formação seja com a emergência de produções bibliográficas no campo em que se situa, seja na orientação de pesquisas com ênfases em educação escolar e educação em espaços não escolares, bem como inspirado perspectivas metodológicas de inscrição das abordagens da diversidade sócio-cultural na emergência de novas epistemologias e práticas dos processos educativos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Álamo Pimentel - Coordenador.Número de orientações: 4
2009 - 2010
Antropologia e Educação
Descrição: Projeto de Pesquisa realizado para a elaboração de material didático para o cursos de formação de professores da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual de Santa Cruz.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
produção de textos e produção de identidades culturais em Educação de Jovens e Adultos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Oficinas de Experimentações Culturais Juvenis
Descrição: As Oficinas de Experimentações Culturais Juvenis propõem a construção de espaços formativos com a participação de jovens do Colégio Universitário (CUNI) de Cabrália e os jovens do município. Além de fortalecer os vínculos sociais e institucionais entre o CUNI e a comunidade local, este projeto de ensino-pesquisa-extensão inscreve o tema das Culturas Juvenis como um campo de atuação para a expansão de metodologias participativas de investigação-ação que ressalta a participação dos jovens na produção de conhecimento e, em larga escala, na produção de culturas locais. O público alvo do projeto são os estudantes e as estudantes egressos do CUNI-Cabrália, com forte inserção em suas comunidades de pertencimento, bem como, os jovens e as jovens com os quais convivem nestas comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Álamo Pimentel - Coordenador.
2014 - Atual
Reconhecer: a produção social da convivência acadêmica
Descrição: O Projeto Reconhecer realiza-se no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no período de março de 2014 a março de 2015 e tem como público alvo os atores e redes sociais que participam dos cotidianos da convivência acadêmica no campus universitário. Quais são as formas de produção social da convivência acadêmica na UFAL? A partir desta questão, educadores e estudantes desenvolvem atividades etnográficas a título de compreenderem as práticas de convívio social das pessoas e grupos sociais que transitam no campus universitário, com o objetivo de estabelecerem interlocuções que produzam visibilidade para as diferentes expressões culturais da vida acadêmica. Através da observação participante e da abordagem das histórias orais que identificam as biografias sociais dos atores e redes sociais do cotidiano acadêmico, pretende-se compor cenários visíveis das configurações sociais da convivência acadêmica. Ao longo do trabalho serão produzidos eventos, textos, imagens e registros audiovisuais que viabilizem o reconhecimento da diversidade de formas de convivência acadêmica e, ao mesmo tempo, ampliem os sentidos do pertencimento à vida intrauniversitária..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Álamo Pimentel - Coordenador / Claudia Mura - Integrante / Fernanda Rechenberg - Integrante / Roseane Maria de Amorim - Integrante / Adriana Paula Q R e Silva Oliveira Santos - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2005 - Atual
As outras lentes da FACED: diferença e diversidade sócio-cultural na construção do espaço educativo
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
XXVI concurso Internacional Literário - Primeiro Lugar Categoria Poesia, Edições AG.
2008
I Prêmio Literário Canon de Poesia 2008, Canon do Brasil/Fábrica de Livros.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIMENTEL, Álamo2017PIMENTEL, Álamo. As produções de si com(o) outro: aprendizagem e produção de alteridades. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 35, p. 371-394, 2017.

2.
SANTOS JUNIOR, A. L.2017SANTOS JUNIOR, A. L. ; PIMENTEL, Álamo . A ciranda cartográfica de saberes e conhecimentos. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 13, p. 309-325-325, 2017.

3.
PIMENTEL, Álamo2016PIMENTEL, Álamo. Dentro e Fora do Quadrado: heterogeneidades na sala de aula. Eventos Pedagógicos, v. 7, p. 629-650, 2016.

4.
PIMENTEL, Álamo2015PIMENTEL, Álamo. Ressonâncias do evolucionismo cultural na sala de aula. Revista Lugares de Educação, v. 5, p. 56-72, 2015.

5.
PIMENTEL, Álamo2015 PIMENTEL, Álamo. As Lições das Coisas. Linhas Críticas (Online), v. 21, p. 139-157, 2015.

6.
PIMENTEL, Álamo2015 PIMENTEL, Álamo. Bricadeiras de rua, convivência urbana e ecologia dos saberes. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 20, p. 703-721, 2015.

7.
PIMENTEL, Álamo2014 PIMENTEL, Álamo. A Atitude Etnográfica na Sala de Aula: descolonizando processos de ensino. Realis Revista de Estudos Antiutilitaristas e Poscoloniais, v. 4, p. 49, 2014.

8.
PIMENTEL, Álamo2013PIMENTEL, Álamo. Saberes Vivenciais: o trabalho do pensamento social no campo da educação. A COR DAS LETRAS (UEFS), v. 14, p. 139-162, 2013.

9.
PIMENTEL, Álamo2001PIMENTEL, Álamo. Escola, Educação e Gestão da Vida. Ponto de Vista (UFSC), Florianópolis-Santa Catarina, v. 3/4, p. 145-159, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIMENTEL, Álamo. Entre a Escola e o Mundo: por uma ecologia dos processos educacionais. 1. ed. Curitiba: Apris, 2018. v. 1500. 140p .

2.
PIMENTEL, Álamo. Saberes em Trânsito: etnografia, literatura, educação e mobilidade urbana. 01. ed. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016. v. 500. 150p .

3.
PIMENTEL, Álamo. O Encontro e a Troca: ensaios de antropologias do aprender e genealogias do conviver. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2013. v. 01. 422p .

4.
PIMENTEL, Álamo. Palavras Entre Cruzadas: escritos de formação de professores. 1. ed. Salvador- Ba: EDUFBA, 2012. v. 1. 283p .

5.
PIMENTEL, Álamo; GALEFFI, D (Org.) ; MACEDO, R. S. (Org.) . PO (ÉTICAS) DA FORMAÇÃO. 01. ed. Salvador: EDUFBA, 2012. v. 01. 181p .

6.
PIMENTEL, Álamo; MACEDO, R. S. (Org.) ; REIS, L. R. (Org.) ; AZEVEDO, O. B. (Org.) . Currículo e processos formativos: experiências, saberes e culturas. 01. ed. Salvador: EDUFBA, 2012. v. 01. 301p .

7.
PIMENTEL, Álamo. Antropolgia e Educação. 01. ed. Ilhéus- Ba: UESC, 2010. v. 100. 106p .

Capítulos de livros publicados
1.
PIMENTEL, Álamo. Erótica, sagrada e lúdica: a cidade segundo Manoel. In: Manoel José Ferreira de Carvalho, Edvard Passos. (Org.). A Cidade Efêmera do Carnaval. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 01, p. 171-173.

2.
PIMENTEL, Álamo. Dimensões antropológicas dos processos de formação de professores. In: Álamo Pimentel, Maria Couto Cunha. (Org.). Palavras Entre Cruzadas: escritos de formação de professores. 01ed.Salvador- Ba: EDUFBA, 2012, v. 01, p. 49-88.

3.
PIMENTEL, Álamo. Po (éticas) de formação nas traduções culturais que vêm da periferia. In: Álamo Pimentel; Dante Galeffi; Roberto Sidnei Macedo. (Org.). PO(ÉTICAS) DA FORMAÇÃO. 01ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 01, p. 19-60.

4.
PIMENTEL, Álamo. Aprender com o silêncio, ler as ausências, educar-se na convivência. In: Ana Maria Borges de Sousa; Isabella Benfica Barbosa. (Org.). Cuidar da Educação, cuidar da vida. 1ed.Florianópolis: UFSC-CED-NUVIC, 2011, v. 1, p. 84-101.

5.
PIMENTEL, Álamo. Formação, transformação e afirmação. In: Vera Lucia Bueno Fartes. (Org.). Educação, (trans)formação e saberes profissionais no mundo em mudanças. 01ed.Salvador Bahia: EDUFBA, 2010, v. 01, p. 12-26.

6.
PIMENTEL, Álamo. Considerações sobre a autoridade e o rigor nas etnografias da educação. In: Roberto Sidnei Macedo; Dante Galeffi, Álamo Pimentel. (Org.). Um Rigor Outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2009, v. 1, p. 127-173.

7.
PIMENTEL, Álamo. Da diaspora cultural a busca de sentido para a contemporaneidade educadora do Pelourinho. In: Carlota de Sousa Gottschall, Mariely Cabral de Santana. (Org.). Centro da Cultura de Salvador. 1ed.Salvador: EDUFBA/SEI, 2006, v. 1, p. 160-182.

8.
PIMENTEL, Álamo. Movimento e Incerteza em Balandier: configurações antropológicas para a contextualização de uma pedagogia política. In: Ana Maria Borges de Souza;Alexandre Vieira; Patrícia de Moraes Lima. (Org.). Ética e Gestão do Cuidado: a infância em contextos de violências. 1ed.Florianópolis: CED/UFSC/Núcleo Vida e Cuidado, 2006, v. 1, p. 111-129.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIMENTEL, Álamo. Zumbi, o educador. Gazeta de Alagoas, Maceió-Alagoas, p. A4 - A4, 20 nov. 2013.

2.
PIMENTEL, Álamo. Gaiatos, tímidos e outros tantos que desafiam a inclusão social na escola. Presente! (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), Salvador, p. 12 - 18, 14 mar. 2006.

3.
PIMENTEL, Álamo. Mobilização Social,troca de experiências pedagógicas e construção de identidades coletivas. ALTERALFABETIZAÇÕES:informativodos encontros Culturais do Movimento Universitário de Alfabetização da UFBA, Salvador, p. 02 - 03, 01 out. 2005.

4.
PIMENTEL, Álamo. A prática docente necessária à escola do novo milênio a partir do conhecer, do fazer, do conviver e do ser. Boletim da AEC/RS, Rio Grande do Sul, , v. 79, p. 13 - 27, 01 mar. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTEL, Álamo. Ecos do do evolucionismo cultural na sala de aula. In: II Semana de Ciências Sociais da Univasf, 2013, Juazeiro-Bahia. II Semana de Ciências Sociais: agentes sociais e estruturas. Curitina: CRV, 2013. v. 1. p. 55-65.

2.
PIMENTEL, Álamo. Cenários Interpretativos na pesquisa em educação os espaços não escolares. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. I. p. 1-37.

3.
PIMENTEL, Álamo. Educação e Cultura: os desafios da extensão universitária no Brasil. In: I Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2007, Salvador. I Congresso Nordestino de Extensão Universitária. Salvador: EDUFBA, 2007. v. I. p. 193-197.

4.
PIMENTEL, Álamo. A experiência das ações afirmativas na UFBA. In: II Seminário Local de Ações Afirmativas da UFMS, 2007. II Seminário Local de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2007.

5.
PIMENTEL, Álamo. O papel cultural da UFBA. In: Seminários UFBA 60 anos - A UFBA e a Cultura, 2006, Salvador. Seminários UFBA 60 anos. Salvador: EDUFBA, 2006.

6.
PIMENTEL, Álamo. Extensão e Formação Graduada em Cultura. In: Seminários UFBA 60 anos- A UFBA e a cultura, 2006. Seminários UFBA 60 anos - A UFBA e a Cultura. Salvador: EDUFBA, 2006.

7.
PIMENTEL, Álamo. Educação, Currículo e Mediação Cultural. In: VI Jornada Intersiciplinar: Educação e Sustentabilidade, 2004, Serrinha-Ba. VI Jornada interdisciplinar Educação e Sustentabilidade, 2004.

8.
PIMENTEL, Álamo. A organização do conhecimento e sua dupla transigência. In: VII Forum do Projeto de Ensino Policial, 2002, Porto Alegre. Avaliação do Projeto Político pedagógico de Ensino Integrado da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, 2002.

9.
PIMENTEL, Álamo. A Transfiguração do Currículo: limiares e paradoxos do humano na escola e na educação. In: II Fórum Nacional da Educação, 2002, Santa Cruz do Sul. II Fórum Nacional da Educação: humanizando teoria e prática. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2002. v. 1. p. 176-199.

10.
PIMENTEL, Álamo. Processos Educativos e suas Gêneses no Semi-Árido Nordestino. In: Seminário Nacional de Educação no Contexto do Semi-Árido Brasileiro, 2000, Juazeiro-Ba. I Seminário de Educação no Contexto do Semi-Árido Brasileiro. Juazeiro: DCLJ, 2000. v. 1. p. 3-18.

11.
PIMENTEL, Álamo. movimento e Incerteza em Balandier: configurações antropológicas para a contextualização de uma pedagogia política. In: Seminário de Pesquisa em Educação Região Sul, 2000, Porto Alegre. III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2000. v. 1. p. 1-15.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTEL, Álamo; CERQUEIRA, R. . Movimento Universitário de Alfabetização. In: VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Extensão Universitária. Rio de Janeiro: UFRJ/UNIRIO, 2005. v. 3. p. 65-65.

Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTEL, Álamo. Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PIMENTEL, Álamo; CARRANO, P. . Juventude, Educação Básica e Formação de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PIMENTEL, Álamo. A Pós-Graduação e a sua Contribuição para o Desenvolvimento dos Territórios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PIMENTEL, Álamo. O aprender nas interfaces das artes de fazer juntos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PIMENTEL, Álamo. a construção nacional do sistema de acompanhamento do perfil sócio-economico dos estuantes das IFES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PIMENTEL, Álamo. O olho da cidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIMENTEL, Álamo. Narrativas identitárias na produção textual em educação de jovens e adultos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PIMENTEL, Álamo; FEITOSA, D. A. ; DORNELES, M. A. ; MEIRA, M. . Sensibilidade e criação. Cruz das Almas - Bahia, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
PIMENTEL, Álamo. Prefácio para literaturas convividas. Salvador, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
PIMENTEL, Álamo. Elogios do con-versar na educação. Salvador, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
PIMENTEL, Álamo; CARVALHO, M. J. F. ; SANTOS, M. C. T. M. . A Extensão Universitária da UFBA como um Espaço de Construção de Autorias na Consolidação da Política Nacional de Museus. Salvador: MINC/IPHAN/DEMU, 2005 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PIMENTEL, Álamo. Assessoria aos Complexos Integrados de Educação do Sul da Bahia. 2016.

2.
PIMENTEL, Álamo; ALMEIDA FILHO, N. M ; SOUZA, J. V. A. ; REZENDE, I. N. ; FIALHO, N. H. ; FERREIRA, M. S. F. D. . Referenciais Orientadores Para as Licenciaturas Interdisciplinares. 2015.

3.
PIMENTEL, Álamo; PUIG, D. ; COUTINHO, D. . Proposta Pedagógica dos Complexos Integrados Educacionais. 2015.

Produtos tecnológicos
1.
PIMENTEL, Álamo. Cartografias da Sensibilidade numa Escola Pública. 2010.

Processos ou técnicas
1.
PIMENTEL, Álamo; PUIG, D. ; COUTINHO, D. ; GONCALVES, G. B. B. . Universidade e Escola. 2015.

2.
PIMENTEL, Álamo; PUIG, D. . Organização e gestão dos processos pedagógicos interdisciplinares. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
PIMENTEL, Álamo; ALMEIDA FILHO, N. M ; FIALHO, N. H. . Diretrizes Curriculares Nacionais das Licenciaturas Interdisciplinares. 2015.

2.
PIMENTEL, Álamo. Escolas Sustentáveis e Com-vida. 2012.

3.
PIMENTEL, Álamo. Programa de Licenciaturas Internacionais UFBA/Universidade de Coimbra. 2010.

4.
PIMENTEL, Álamo. Programa de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil REUNI/UFBA. 2007.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PIMENTEL, Álamo. A UFSB e os Complexos Integrados de Educação. 2016; Tema: Educação. (Site).

2.
PIMENTEL, Álamo. A crítica e a ofensa. 2016; Tema: Política e comportamento social. (Site).

3.
PIMENTEL, Álamo. Rebeldias Criativas. 2016; Tema: Política e comportamento social. (Site).

4.
PIMENTEL, Álamo. O silêncio na sala de estar. 2016; Tema: Política e comportamento social. (Site).

5.
PIMENTEL, Álamo. A Vaia. 2016; Tema: Política e comportamento socialolítica e comportamento social. (Site).

6.
PIMENTEL, Álamo. Genealogia de uma Farsa. 2016; Tema: Política e Comportamento Social. (Site).

7.
PIMENTEL, Álamo. O mercador de escândalos. 2016; Tema: Política e comportamento social. (Site).

8.
PIMENTEL, Álamo. A festa acabou. 2016; Tema: Política e comportamento social. (Site).

9.
PIMENTEL, Álamo. Ofício de Fateira. 2016; Tema: Política e comportamento social. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIMENTEL, Álamo. Memorial da Convivência Acadêmica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Formação).

2.
PIMENTEL, Álamo. O diário de campo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Formação).

3.
PIMENTEL, Álamo. O arquivo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Formação).

4.
PIMENTEL, Álamo. Formulários de Identificação e Roteiros de Conversação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Formação).

5.
PIMENTEL, Álamo. Zumbi dos Palmares e a contemporaneidade dos movimentos quilombolas no Brasil. 2013. .

6.
PIMENTEL, Álamo. A Criança em Diversas Culturas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PIMENTEL, Álamo. Políticas Afirmativas no Ensino Superior. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
PIMENTEL, Álamo. O Contorno Antropológico e a Pesquisa em Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PIMENTEL, Álamo. Curso de Formação de Monitores Alfabetizadores do Programa Movimento Universitário de Alfabetização-MUDA 2006. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PIMENTEL, Álamo. Curso de Formação de Monitores Alfabetizadores do Movimento Universitário de Alfabetização - MUDA 2005. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PIMENTEL, Álamo. A escola e a ética do cuidado. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PIMENTEL, Álamo. Projeto Político Pedagógico e Gestão do Espaço e Tempo Institucionais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
PIMENTEL, Álamo. A Derradeira Solidão. 1996. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PIMENTEL, Álamo. Meio Fio. 2011 (Coletanea de Poesias).

2.
PIMENTEL, Álamo. Fronteira. 2009.

3.
PIMENTEL, Álamo. Giramundo. 2007 (Coletanea de Poesias).

Demais trabalhos
1.
PIMENTEL, Álamo. conteúdos e práticas didáticas contextuais do semi-árido nordestino. 2005 (consultoria para elaboração de livro didático) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PIMENTEL, Álamo; CUNHA, M C; AMAZONAS, U. R. M.; SILVA FILHO, P.; SANTANA, E. C.. Participação em banca de Michele Cemin. A Provinha Brasil como contribuição para a melhoria do processo de alfabetização de crianças: um estudo de caso em uma escola municipal de Salvador. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

2.
PIMENTEL, Álamo; OLIVEIRA, A. P.; AIRES, J. M. M. P.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Jessika Danielle dos Santos Pereira. A Educação Escolar Indígena entre os Wassu-Cocal: algumas pistas sobre a concepção da Educação Escolar Indígena a partir de seus Professores. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

3.
PIMENTEL, Álamo; GARRIDO, E. N.; GARCIA, R. P. M.. Participação em banca de Eliene Barreto de Araújo Barros. Permanência dos Estudantes de Origem Popular na Universidade: a Bolsa Moradia na UFBA. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidad.

4.
PIMENTEL, Álamo; ALVES, R. C. D. P.; SANTANA, L. A. A.. Participação em banca de Danilo Alain Simões Maciel. Políticas Públicas e Democratização Educacional: acesso e permanência no ensino superior através do Programa Reuni. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidad.

5.
PIMENTEL, Álamo; MOTA, K. M. S.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Andreia Vieira da Conceição. Diálogos e silenciamentos interculturais em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no terreiro Mokambo, em Salvador, Ba. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pósgraduação em Educação e Contemporaneidade.

6.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Djacira Maria de Oliveira Araújo. A Pedagogia do Movimento Sem Terra e Relações de Gênero: incidências, contradições e perspectivas em movimento. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

7.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Érica Bastos da Silva. Diversidade Linguística e Norma Padrão: um estudo sobre a formação linguística do professor da EJA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

8.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Claudia Maisa Antunes Lins. Conhecendo o semiarido 1 e 2: narrativas de uma experiência. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFBA.

9.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Maria Celeste Ramos da Silva. A Criança e o Adolescente Enfermos como Sujeitos Aprendentes: Respresentações de Professores da Rede Regular de Ensino no Município de Salvador. 2009 - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

10.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Solange Maria de Souza Moura. Tecendo olhares do ser negro:a dinâmica do ensino da arte na produção de espaços de pertencimento de afrodescendentes. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

11.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Idalina Mascarenhas Borghi. Juventude na Educação de Jovens e Adultos: Novos Sujeitos num Velho Cenário. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

12.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Kueyla de Andrade Bittencourt. Passando dos Limites: modos de subjetivação de estudantes em situação de risco em uma escola pública de Vitória da Conquista. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

13.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Anuska Andréia de Sousa e Silva. O programa UFBA em Campo - ACC: su contribuição da formação do estudante. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFBA.

14.
PIMENTEL, Álamo; BORGES, A. S.; DURAND, O. C. S.. Participação em banca de Deise Rateke. A Escola Pública e o PROERD:Tramas do Agir Policial na Prevenção às Drogas e as Violências. 2006 - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
PIMENTEL, Álamo; BORGES, A. S.; DURAND, O. C. S.; VIEIRA, A.. Participação em banca de Regina Ingrid Bragagnolo. Crianças em Contextos de Violências Sexuais: a gestão do Atendimento num Programa Sentinela de Santa Catarina. 2006 - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
PIMENTEL, Álamo; ESPINHEIRA, G.; CARVALHO, M. I. S.; TOURINHO, M. A. C.. Participação em banca de Ivan faria. Projetos de Vida e Juventude: Um Diálogo entre a Escola, O Trablaho e o. 2006. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Faculdade de Educação.

17.
PIMENTEL, Álamo; SAMPAIO, S.; RABINOVITCH, E.. Participação em banca de Ana Flávia de Souza Santana. Tendo a Rua como Casa: ensaio etnopsicológico com crianças. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pós Graduação em Psicologia UFBA.

18.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de José Flávio Soares. Embate Teórico e repercussões na prática pedagógica da Pedagogia de Projetos no Colégio Municipal Paulo VI de Juazeiro- BA. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Gelcivânia Mota Silva. Novas Tecnologias, Outras Pedagogias? Um estudo de caso sobre a utilização de computadores na escola. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

20.
PIMENTEL, Álamo; FURTADO, E. D. P.; BARRETO, S. P.. Participação em banca de Osmar Rufino Braga. Experiências de Convivência com o Semi-Árido: Adjutórios para (Re)Pensar a Educação no Campo. 2005 - Faculdade de Educação UFC.

21.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Lígia Nascimento Conceição. Crianças e Jovens Portadores de Necessidades Especiais Institucionalizados: um estudo sobre suas interpretações em relação às práticas socioeducaionais para reinserção social. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
PIMENTEL, Álamo; LEITE, M. A. F.; CYMBALISTA, R.; ALMEIDA, R. A.; BOUCINHAS, C.. Participação em banca de Gisela de Andrade Brugnara. A cultura vem a pé: práticas espaciais na Alta Amazônia. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

2.
PIMENTEL, Álamo; GONCALVES, E. P.; GONCALVES, L. G.; ZITKOSKI, J. J.; PEREIRA, M. Z. C.. Participação em banca de Sílvia Lúcia Lopes Benevides. Trânsitos Curriculares dos Jovens Populares na Escola. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação UFPB.

3.
PIMENTEL, Álamo; DIAZ-RODRIGUEZ, F. M.; PAULA, E. A. T.; BARROS, A. S.; CASTRO, A. S. A.. Participação em banca de Maria Celeste Ramos da Silva. Marcas (IN) Visíveis na Vida Escolar da Criança e do Adolescente com HIV/AIDS. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

4.
PIMENTEL, Álamo; CARVALHO, M. I. S.; SÁ, R. G.. Participação em banca de Claudia Cristina Silva Medeiros. Educação Estética do Afeto nos Memoriais no Projeto Irecê. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

5.
PIMENTEL, Álamo; CUNHA, M C; SOUZA, E. C; SA, M. R. G. B.; BORDAS, M A G; FERNANDES, D. M. B.. Participação em banca de Marta Lícia Teles Brito de Jesus. O Valor Simbólico do Diploma de Nível Superior: um estudo sobre os percursos formativo das professoras da primeira turma de pedagogia UFBA/PARFOR (2010-2013). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

6.
PIMENTEL, Álamo; SOUSA, A. M. B.; ROS, S. Z.; ZANELLA, A. V.; SENA, T.; TRAMONTE, C. A.. Participação em banca de Caroline Kern. Olha prá mim: inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de pedagogia. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação-Centro de Ciências da Educação- UFSC.

7.
PIMENTEL, Álamo; SOUSA, A. M. B.; LIMA, P. M.; DORNELES, M. A.; OLTRAMARI, L. C.; CARDOSO, T. M.. Participação em banca de Marta Corrêa de Moraes. Poéticas de Vidas e Mortes: metáforas e cartografias bordadas no contorno de um currículo em curso. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação-Centro de Ciências da Educação- UFSCP.

8.
PIMENTEL, Álamo; SA, M. R. G. B.; KATZ, H. T.; RENGEL, L. P.; ALCANTARA, P. H. C.. Participação em banca de Ana Elisabet Simões Brandão. A Arte como Tecnologia Educacional. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Gradução em Educação FACED/UFBA.

9.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Alcides Leão Santos Júnior. A Extensão Universitária e os Entre-Laços dos Saberes. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação/FACED/UFBA.

10.
PIMENTEL, Álamo; BORDAS, M A G; MACEDO, R. S.; OLIVEIRA, E. D.; FOERSTE, G. M. S.. Participação em banca de Marina Rodrigues Miranda. Jacu: Jacutia. A gente dá comida pro jacú! - As culturas infantis: contributos da identidade do currículo para a educação quilombola. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

11.
PIMENTEL, Álamo; SILVA, A. C.; SANTOS, I. F.; GALEFFI, D; OLIVEIRA, Eduardo David de. Participação em banca de Margarete de Souza Conrado. Percursos de Resistência e Aprendizagem nos Cortejos de Maracatu. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

12.
PIMENTEL, Álamo; NASCIMENTO, C O C do; MARQUES, O.; SÁ, R. G.; QUEIROZ, D. M.; GROSSI, G.. Participação em banca de Idalina Souza Mascarenhas Borghi. Uma margem e outra: itinerâncias de jovens das classes populares na educação superior. 2013 - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

13.
PIMENTEL, Álamo; VANIN, I. M.; SILVA, R. B.; CUNHA, M C; MARQUES, O.. Participação em banca de Francisca Elenir Alves. De escrava a cidadã: educação, trabalho e emancipação social das trabalhadoras domésticas. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

14.
CUNHA, M C; PIMENTEL, Álamo; SILVA FILHO, P.; SANTOS, M. E. P.; FREITAS, K. S.. Participação em banca de Daelcio Ferreira Campos Mendonça. O direito à educação e a atuação do sistema judiciário e extrajudiciário em Irecê (Ba) (2012/2013). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

15.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Tatiane Lucena Lima. Currículo, Formação e Gênero: uma compreensão densa dos atos de currículo do curso de gênero e diversidade do NEIM-UFBA. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

16.
PIMENTEL, Álamo; BORGES, Celma; NASCIMENTO, C O C do; SIMSON, O. R. M. V.; GERMANI, G. I.. Participação em banca de Izabel Dantas de Menezes. Ecologias das Identificação e suas Sabenças na Comunidade de Fundo e Fecho de Pasto Mocambo, Antonio Gonçalves, Bahia. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

17.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Romilson Augusto dos Santos. Educação, Lazer e Cultura Juvenil: investigando práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis urbanas contemporâneas e suas relações com os "atos de currículo". 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

18.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de José Antonio Carneiro Leão. Saber Brincante: cosmovisão e ancestralidade como processo educativo. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

19.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Rita Célia Magalhães Torreão. Nas Asas da Borboleta: Filosofia de Bergson e Educação. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

20.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Maria de Lourdes Oliveira Reis da Silva. A avaliação do currículo na rede municipal de ensino: um estudo multicaso e propositivo no contexto institucional de escolas do ensino básico em Salvador - Ba. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia.

21.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Dyane Brito Reis dos Santos. Para Além das Cotas: a permnência de estudantes negros no ensino superior como política de ações afirmativas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

22.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Penildon Silva Santos. Ações Afirmativas na Educação Superior: estudo de caso da UFBA. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFBA.

23.
PIMENTEL, Álamo; SCHAFFER, M.; BECKER, F.; MARASCHIN, C.. Participação em banca de Denise Maria Comerlato. Ação gráfica: a representação como experiência simbólica e cognitiva. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

24.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula. Educação, Diversidade e Esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

25.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Manoel Carlos Cavalcanti de Mendonça. Educação:Função Pública e Política - pesquisa de sentido sobre o educar e a atualização de sua natureza de atividade pública. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
GONCALVES, L. G.; KULESZA, W. A.; PEREIRA, M. Z. C.; PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Silvia Lucia Lopes Benevides. Os Trânsitos Curriculares dos Jovens Populares na Escola. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFPB.

2.
PIMENTEL, Álamo; MERCADO, L. P. L.; PINTO, A. C.; HADDAD, L.; BARBOSA, M. C. S.. Participação em banca de Clériston Izidro dos Anjos. Crianças, dispositivos móveis (tablets) e suas implicações para a educação infantil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação -CEDU-UFAL.

3.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Francisca Elenir Alves. De escrava a Cidadã: educação, trabalho e emancipação das trabalhadoras domésticas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

4.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Idalina Souza Mascarenhas Borghi. Uma margem outra: itinerância de jovens populares na educação superior. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

5.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Leomarcia Caffé de Oliveira Uzeda. O Sentido da Infância e da Educação Inafil em uma Escola Rural de Feira de Santana - Bahia. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

6.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Emanuela Oliveira Carvalho Dourado. Tecendo a Rede: Formação-Processo Simbiótico Continuum da Experiência. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

7.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Sonia Maria Moraes Ferreira. O Protagonismo de Jovens no Ensino Médio do Colégio Militar de Salvador: Atos de Currículo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

8.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Syomara Assuite Trindade. Processos Formativos na Construção da Proposta Curricular da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Feira de Santana. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

9.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Izabel Dantas Menezes. A cor do invisível: a potencialidade dos saberes nas experiências educativas organizadas pelo movimento das comunidades de Fundo e Fecho de Pasto no semiárido baiano. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

10.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Adriana Paula Rosa e Silva Oliveira Santos. Professores da Educação Profissional e Tecnológica: uma perspectiva rizoética para a compreensão da formação docente. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia.

11.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Ana Verena Freitas Paim. Atos de Currículo e Re-Existências Espistemológicas e Formativas: um estudo crítico-hermenêutico sobre a formação de professores em exercício. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.

12.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Margarete de Souza Corando. Percursos de Resistência e Aprendizagem nos Cortejos de Maracatu Nação. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Eduação - Programa de Pós Grad.

Qualificações de Mestrado
1.
PIMENTEL, Álamo; CAVALCANTE, L. O. H.. Participação em banca de Hundira Souza da Cunha. A Experiência Educativa da escola Agrícola Comunitária Margarida Alves na Região Cacaueira da Bahia (1996-2012). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pos-Graduação em Educação- UEFS.

2.
CUNHA, M C; PIMENTEL, Álamo; SILVA FILHO, P.. Participação em banca de Michele Cemin. A Provinha Brasil como contribuição para a melhoria do processo de alfabetização de crianças. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIMENTEL, Álamo; AMORIM, R. M.; SILVA, F. C.. Participação em banca de Ana Paula Alves Palmeira e Betiene da Silva Santos.Preconceito Racial: breve reflexão sobre personagens em livros para crianças e adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

2.
PIMENTEL, Álamo; CARDOSO, E.; AMORIM, R. M.. Participação em banca de Isanês da Silva Cajé Torres.De fitas e passos, de lutas e laços: praticas curriculares permeadas por culturas tradicionais afro-alagoanas com turmas de educação infantil numa escola quilombola do estado de Alagoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

3.
PIMENTEL, Álamo; AMORIM, R.; CARDOSO, E.. Participação em banca de Mirella Santos Delfino.Liceu Alagoano: uma história de memórias, um resgate de lembranças (1960-1970). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

4.
PIMENTEL, Álamo; ANJOS, C. I.; SILVA, A. G. A.. Participação em banca de Angiele dos Santos Lopes e Nancy Alves dos Santos.A Literatura Infantil como parte da Produção da Identidade da Criança Negra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

5.
PIMENTEL, Álamo; AMORIM, R.; CARDOSO, E.. Participação em banca de Débora de Farias Santos.A Legislação Brasileira e as Questões Etnicorraciais: o que dizem os documentos legiais?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

6.
PIMENTEL, Álamo; CARDOSO, E.; AMORIM, R.. Participação em banca de Maria Lúcia Eustáquio Cavalcante.A Educação Integral concebida no Programa Mais Educação no município de Rio Largo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

7.
PIMENTEL, Álamo; AMAZONAS, U. R. M.; SANDOVAL, C. R.. Participação em banca de Regina Lúcia dos Santos Portela.Lições de Mariscar e Itinerâncias de Aprender: a extensão universitária construindo a formação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFBA.

8.
PIMENTEL, Álamo; AMORIM, R. M.; REIS, R.. Participação em banca de Luciano Henrique Amorim.Entre travestis, a escola e a pista: diálogos etnográficos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação.

9.
PIMENTEL, Álamo; OLIVEIRA, A. P.; AMORIM, R.. Participação em banca de Rafaela da Silva Feitosa.O racismo no cotidiano das crianças e sua representação no espaço escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

10.
PIMENTEL, Álamo; OLIVEIRA, A. P.. Participação em banca de Fernanda Santos do Nascimento.Um olhar sobre o Ensino Religioso a partir de alunos e professor de uma escola da Rede Pública de Messias- AL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

11.
PIMENTEL, Álamo; AMORIM, R.. Participação em banca de Adjane dos Santos Ramos.A Lei 10.639/2003 e a Importância de sua Implementação: percepção dos estudantes das escolas públicas sobre a educação etnicorracial no espaço escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

12.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Silvia Maria de Moura Oliveira.Analfabetismo: as pedras do caminho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFBA.

13.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Ana Amélia Lima Oliveira.Educação profissional na Contemporaneidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFBA.

14.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Daniela Costa de Mendoza.Por uma outra educação na contemporaneidade: cultura na transdisciplinaridade e na multirreferencialidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação/UFBA.

15.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Erica Bastos da Silva.A formação do alfabetizador em EJA: um relato autobiográfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFBA.

16.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Milena Moreira de Almeida.O despertar do educador: um encontro com a formação lúdica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFBA.

17.
PIMENTEL, Álamo; ARAGAO, J. W. M.; MOREIRA, L. M. A.. Participação em banca de Priscila S Santos.Educação e Abuso Sexual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação UFBA.

18.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Tatiana Maria da Silva Santana.A Formação do Professor de Educação de Jovens e Adultos e o Programa Brasil Alfabetizado no SES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

19.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Uilma Carla Moreira dos Santos.Hipóteses dos Jovens e Adultos rumo à apropriação da linguagem escrita. 2004 - Universidade Federal da Bahia.

20.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Suely Filgueiras Rotodono.A Escrita de Jovens e Adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

21.
PIMENTEL, Álamo. Participação em banca de Irlandete Barreto dos Santos.O Mobral e a Educação de Jovens e Adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COMERLATO, D. M.; PIMENTEL, Álamo; OLIVEIRA, E. C.. Concurso Público para Professor Adjunto A na Área de Educação de Jovens e Adultos. 2015. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PIMENTEL, Álamo. Processos Civilizatórios, Educação, Memória e Pluralidade Cultural/Antropologia da Educação. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
PIMENTEL, Álamo. Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. 2005. Caixa Econômica Federal de Tocantins.

2.
PIMENTEL, Álamo. Seleção de Projetos Culturais: Mestres Populares da Cultura. 2005. Fundação Gregório de Matos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Tertúlia com Educadores no Museu Théo Brandão. 2105. (Encontro).

2.
XIV Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros. Marcas do colonialismo na Costa do Descobrimentos. 2018. (Congresso).

3.
68a Reunião da SBPC/SBPC-Educação.Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professores. 2016. (Encontro).

4.
68a Reunião da SBPC/SBPC-Educação.Juventude, Educação e Formação de Professores. 2016. (Encontro).

5.
Café com Educadores.Educação e diversidade cultural. 2016. (Encontro).

6.
I Encontro de Estudos Transdisciplinares da Costa do Descobrimento.Mobilidade urbana, cultura e formação humana. 2016. (Encontro).

7.
II Colóquio Trabalho e Educação na Saúde.Intrerdisciplinaridade nos processos de ensino-aprendizagem. 2016. (Encontro).

8.
VII Congresso de Educação de Porto Seguro. A concepção frereiana da educação. 2016. (Congresso).

9.
XVI Congreso Nacional y VII Iberoamericano de Pedagogia. Integrated complex of education - CIE. 2016. (Congresso).

10.
29a Reunião Brasileira de Antropologia.Lições das Coisas. 2014. (Outra).

11.
I Congresso Acadêmico do IFAL. Poéticas da formação nas traduções interculturais que vêm da periferia. 2014. (Congresso).

12.
Semana Internacional de Pedagogia/VII Encontro de Pesquisa em Alagoas.Ações afirmartivas e a crítica do currículo acadêmico. 2014. (Encontro).

13.
Antropologia na Educação.A experiência antropologico-educacional. 2013. (Seminário).

14.
II Semana de Ciências Sociais da UNIVASF.Ecos do evolucionismo cultural na sala de aula. 2013. (Encontro).

15.
Semana de Pedagogia da UFAL.Corpo e Arte na Literatura. 2013. (Simpósio).

16.
Seminário Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação para Relações Étnico Raciais.As formas históricas de exclusão dos negros e as atuais políticas de ações afirmativas na sociedade brasileira. 2013. (Seminário).

17.
(IN)FORMACCE - Encontro de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação.A Pesquisa Etnográfica nos Campos do Currículo e Formação: configurações e desafios contemporâneos. 2012. (Encontro).

18.
10 Anos de Ações Afirmativas: Conquistas e Desafios.Políticas de Permanência. 2012. (Seminário).

19.
Diálogos Formativos - Educação em Direitos Humanos: combatendo o racismo, o sexismo e a homofobia na escola.Diversidade sociocultural e formação de professores. 2012. (Encontro).

20.
Ciclo de Conferências.Um Rigor Outro. 2010. (Outra).

21.
Simpósio Limiares da Universidade: uma discussão sobre ações afirmativas. educação e diversidade.Culturas da diversidade na vida universitária. 2010. (Simpósio).

22.
XV ENDIPE.Cenários Interpretativos na pesquisa em educação nos espaços não-escolares. 2010. (Encontro).

23.
Fórum Franco-Brasileiro de Educação Superior e Pesquisa.Políticas de Ações Afirmativas. 2009. (Outra).

24.
II Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão.O Rigor da Pesquisa Científica. 2009. (Seminário).

25.
II Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão.A Relevância Social da Pesquisa e da Extensão. 2009. (Seminário).

26.
Ensinar na diversidade: os múltiplos desafios de um ato político, social e cultural.Ensinar e formar-se na diversidade: os desafios da práxis política, social e cultural do educar contemporâneo. 2008. (Encontro).

27.
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis.A Cosntrução do Sistema Nacional de Acompanhamento do Perfil Sócio Economico dos Estudantes das IFES. 2008. (Encontro).

28.
I Encontro Baiano de Estudos em Cultura.O olho da cidade. 2008. (Encontro).

29.
I Encontro Baiano de Estudos em Cultura.O olho da cidade. 2008. (Encontro).

30.
I Congresso Nordestino de Extensão Universitária. Educação e Cultura: desafios da extensão universitária no brasil. 2007. (Congresso).

31.
II Seminário Local de Ações Afirmativas da UFMS.A experiência das ações afirmativas na UFBA. 2007. (Seminário).

32.
XIII Jornada Pedagógica dos Trabalhadores em Educação.As Experiências Cotidianas na Produção de Conhecimento. 2007. (Outra).

33.
XXX Reunião Anual da ANPED.Narrativas Identitárias na Produção Textuall em Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Encontro).

34.
II Seminário Nacional do programa Conexões de Saberes.A experiência das ações afirmativas na UFBA. 2006. (Seminário).

35.
Reunião Regional Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. 2006. (Encontro).

36.
Seminário Especial.O Contorno Antropológico na Pesquisa em Educação. 2006. (Seminário).

37.
Seminários UFBA 60 anos - A UFBA e a Cultura.O papel cultural da UFBA. 2006. (Seminário).

38.
Seminários UFBA 60 anos- A UFBA e a cultura.Extensão e Formação Graduada em Cultura. 2006. (Seminário).

39.
Agricultura Familiar e Gestão dos Saberes.Educação e Transdisciplinaridade. 2005. (Encontro).

40.
II Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.A Extensão Universitária e o Desenvolvimento Social. 2005. (Oficina).

41.
II Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.Território, Cultura e Desenvolvimento. 2005. (Encontro).

42.
I Seminário de Educação de Jovens e Adultos.Educação de Jovens e Adultos - da alfabetização à educação básica: um compromisso sócio-político na conquista da cidadania. 2005. (Seminário).

43.
IV Jornada Interdisciplinar: Educação e Sustentabilidade.Educação, Currículo e Mediação Cultural. 2005. (Outra).

44.
VI Jornada Intersiciplinar: Educação e Sustentabilidade.Educação, Currículo e Mediação Cultural. 2004. (Outra).

45.
I Conferência Estadual do Fórum de Educação do Campo.Educação do campo e para a convivência com o semi-árido:construindo perspectivas para um novo modelo de desenvolvimento. 2003. (Outra).

46.
Pré-Conferência da RESAB e Fórum Estadual de Educação Básica do Campo.Educação e convivência com o semi-árido brasileiro. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIMENTEL, Álamo. Simpósio Limirares da Universidade; uma discussão sobre ações afirmativas, educação e diversidade. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Alexandre Capatto. Práticas Políticas e Educacionais no Contexto da Educação Intercultural Indígena no Município de Porto Seguro. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Estado e Sociedade/UFSB, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Zenilton Gondim Silva. Governamentalidade e Subjetivação: um estudo com os Técnicos-Administrativos em Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Estado e Sociedade/UFSB. (Orientador).

3.
Idalina Souza Mascarenhas Borghi. Uma Margem Outra: itinerância de jovens populares na educação superior. Início: 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA. (Orientador).

4.
Francisca Elenir Alves. De Escrava a Cidadã: educação, trabalho e emancipação das trabalhadoras domésticas. Início: 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA. (Orientador).

5.
Marina Rodrigues Miranda. Jacu: Jacutia. A Gente Dá Comida pro Jacú!- As culturas infantis: contributos da identidade do currículo para a educação quilombola. Início: 2009. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA. (Orientador).

6.
Alcides Leão Santos Júnior. A Extensão Universitária e os Entrelaços dos Saberes. Início: 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA. (Orientador).

7.
Margarete de Souza Conrado. Percursos de Resistência e Aprendizagem nos Cortejos de Maracatu Nação. Início: 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA, Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

8.
José Antonio Carneiro Leão. Memória no Corpo de Brincantes: cosmovisão da ancestralidade como processo educativo. Início: 2009. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA, Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Djacira Maria de Oliveira Araújo. A Pedagogia do Movimento Sem Terra e Relações de Gênero: incidências, contradições e perspectivas em movimento. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

2.
Claudia Maísa Antunes Lins. Cohecendo o semiário 1 e 2: narrativas de uma experiência. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

3.
Silvia Michele Macedo. Educação por outros olhares: aprendizagem e experiência cultural entre os índios kiriri do sertão baiano. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação/FACED/UFBA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Álamo Pimentel.

4.
Maria da Conceição Carvalho Dantas. Vale a pena ver de novo? Juventude, escola e mídia. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

Tese de doutorado
1.
Alcides Leão Santos Júnior. A Extensão Universitária e os entre-laços de saberes. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

2.
Margarete de Souza Conrado. Percursos de Resistência e Aprendizagem nos Cortejos de Maracatu. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

3.
Marina Rodrigues Miranda. Jacu: Jacutia. A gente dá comida pro Jacu! - As culturas infantis: contributos da identidade do currículo para a educação quilombola. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

4.
Idalina Souza Mascarenhas Borghi. Uma margem outra: itinerâncias de jovens das classes populares na educação superior. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

5.
Francisca Elenir Alves. De escrava a cidadã: educação, ttrabalho e emancipação social das trabalhadoras domésticas. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação/FACED/UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

6.
Izabel Dantas de Menezes. Ecologias das Identificações e suas Sabenças na Comunidade de Fundo e Fecho de Pasto Mocambo, Antonio Gonçalves, Bahia. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA, . Orientador: Álamo Pimentel.

7.
José Antonio Carneiro Leão. Saber Brincante: cosmovisão e ancestralidade como processo educativo. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Álamo Pimentel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Alves Palmeira e Betiene da Silva Santos. Preconceito Racial: breve reflexão sobre personagens negros em livros para crianças e adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Álamo Pimentel.

2.
Angiele dos Santos Lopes e Nancy Alves dos Santos. A Literatura Infantil como parte da Produção da Identidade da Criança Negra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Álamo Pimentel.

3.
Maira Valente de Souza. Um alegre cantar: a roda de samba enquanto espaço de aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFBA. Orientador: Álamo Pimentel.

4.
Patrícia Santos da Paixão. Gestão Participativa no Contexto Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Álamo Pimentel.

5.
Daelcio Ferreira Campos Mendonça. A subjetividade do sujeito/aluno e sua relação com o saber/aprender. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Álamo Pimentel.

6.
Daniela Jesus de Lima. Que diferença faz um Brasil Alfabetizado de uma alfabetização solidária?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Álamo Pimentel.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
PIMENTEL, Álamo; PUIG, D. ; COUTINHO, D. ; GONCALVES, G. B. B. . Universidade e Escola. 2015.

2.
PIMENTEL, Álamo; PUIG, D. . Organização e gestão dos processos pedagógicos interdisciplinares. 2015.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PIMENTEL, Álamo. Entre a Escola e o Mundo: por uma ecologia dos processos educacionais. 1. ed. Curitiba: Apris, 2018. v. 1500. 140p .


Redes sociais, websites e blogs
1.
PIMENTEL, Álamo. A UFSB e os Complexos Integrados de Educação. 2016; Tema: Educação. (Site).

2.
PIMENTEL, Álamo. A crítica e a ofensa. 2016; Tema: Política e comportamento social. (Site).

3.
PIMENTEL, Álamo. Rebeldias Criativas. 2016; Tema: Política e comportamento social. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 13:08:26