Camila Tarif Ferreira Folquitto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7392625550516527
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Psicóloga, graduada pelo Instituto de Psicologia da USP em 2006. Mestre (2009) e Doutora (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Pós doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisadora nas áreas de desenvolvimento psicológico e saúde, com foco nas relações entre desenvolvimento e transtornos na infância e adolescência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Tarif Ferreira Folquitto
Nome em citações bibliográficas
Folquitto, C. T. F.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento psicológico e estratégias de intervenção em crianças com Transtorno de Deficit de Atenção e HIperatividade (TDAH), Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: desenvolvimento; abordagem piagetiana; TDAH; intervenção psicologica; jogos; infância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais; Educação; Atividades de atenção à saúde humana.
2007 - 2009
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento psicológico e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: provas operatórias; TDAH; desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
2002 - 2006
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), atuando na linha de pesquisa intitulada "Saúde, violência e adaptação humana". Orientadora de Mestrado. Supervisora de estágios e de trabalhos de conclusão de curso (TCC) no curso de graduação em Psicologia.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor - estágio Pós Doc
Outras informações
Docente da Disciplina "Psicologia do Desenvolvimento Atípico e da Pessoa com Deficiência"

Atividades

01/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento Atípico e da Pessoa com Deficiência

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluno de pós graduação

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: atividades didáticas e monitoria - PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), tendo desenvolvido atividades didáticas junto à disciplina PSA - 0286 - Psicologia do Desenvolvimento II, ministrada pela Profa Associada Maria Thereza Costa Coelho de Souza, aos alunos do segundo ano do curso de graduação em Terapia Ocupacional

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: participação em pesquisa, Enquadramento Funcional: estágio de pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de pesquisa no Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT), participando do estudo "Stress Ocupacional: um estudo com profissionais de emergência em saúde", sob coordenação de Anete de Souza Farina

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitora da disciplina PSA 310 - Psicologia do Desenvolvimento I, ministrada pelo Prof. Titular Lino de Macedo aos alunos do segundo ano do curso de Graduação em Psicologia

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista PIBIC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no Programa de Iniciação Científica da USP, como bolsista PIBIC, desenvolvendo a pesquisa "Representações de contos de fadas", sob orientação da Profa Dra Maria Thereza Costa Coelho de Souza

Atividades

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Doutorado, realizando a pesquisa intitulada "Desenvolvimento psicológico e estratégias de intervenção em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)". Processo Fapesp 2010/17481-3

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mestrado, com a pesquisa intitulada "Desenvolvimento psicológico e Transtorno de Déficit de Atenção e HIperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório" Processo Fapesp 06/58652-0

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Renovação de bolsa de Iniciação Científica, concedida para a realização do projeto de pesquisa: "Representações de histórias: afetividade, cultura e cognição", sob orientação da Profa Dra Maria Thereza Costa Coelho de Souza. Nessa etapa, foram realizadas coletas de dados comparando-se protocolos de pesquisa desenvolvidos pelas pesquisadoras e pelo Prof André Petitat, da Université de Lausanne (UNIL), Suíça.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica, com o projeto "Representações de Histórias: afetividade, cultura e cognição", sob orientação da Profa Dra Maria Thereza Costa Coelho de Souza. Processo Fapesp 04/07702-1


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor autor, Enquadramento Funcional: Conteudista
Outras informações
Desenvolvimento de conteúdo para os cursos de Graduação em Pedagogia e Pós Graduação em Educação Infatil (EaD).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor autor
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia (EaD) do Centro Universitário SENAC, sendo responsável pelo conteúdo da disciplina "Bases Contemporâneas da Aprendizagem na Infância"


Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP, IPQ-HCFMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor convidado de curso, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada do curso de especialização Princípios de Neuropsicologia Clínica, ministrando a aula: Um dialógo entre a Neuropsicologia e o desenvolvimento segundo Piaget: aspectos teóricos, práticos, e a relação dos conceitos dessas duas abordagens com o TDAH


Colégio 14 de Julho, 14 DE JULHO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20


Vida Mental - UNIP, VIDA MENTAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: professora de pós-graduação
Outras informações
Professora do curso de Pós-graduação latu sensu da Vida Mental, em parceria com a UNIP, intitulado "Saúde Mental para Equipes Multiprofissionais". Ministrando o módulo Neurociências para infância e adolescência com estudo dos transtornos mentais.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento psicológico na infância e adolescência

Objetivo: Investigar os processos típicos e atípicos do desenvolvimento de crianças e adolescentes, e os fatores psicossociais e educacionais que influenciam a trajetória destes..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: desenvolvimento; infância; intervenção psicologica; abordagem piagetiana; jogos.
2.
Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) Instituto de Psicologia da USP- Colaboradora de pesquisas


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO NA ADOLESCÊNCIA: FATORES PROTETIVOS E DE RISCO
Descrição: A adolescência constitui um período fundamental do processo de desenvolvimento humano em que as modificações físicas, psíquicas e sociais dessa etapa são consolidadas em relação à infância, e contribuirão decisivamente para a formação da personalidade adulta. Embora o caráter desafiador desta fase do desenvolvimento seja amplamente reconhecido, há ainda uma carência de pesquisas a respeito da saúde mental do adolescente, diferenciando manifestações clínicas e não clinicas, bem como propondo intervenções em promoção de saúde e prevenção. Este estudo tem como objetivo investigar o desenvolvimento psicológico de adolescentes entre 12 e 18 anos, em seus aspectos afetivos, cognitivos, morais e de personalidade, bem como a relação entre pares e com seus pais. Portanto, este estudo terá como objetivo verificar aspectos de personalidade e do desenvolvimento em adolescentes e compreender as relações entre traços de personalidade e episódios depressivos na adolescência, e seus respectivos fatores de risco e protetivos. A pesquisa será realizada no Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança, sede do Instituto de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC na cidade de Sandro André, SP, e será composta por duas fases. Na primeira fase do estudo será feito um levantamento da população atendida no local, e posteriormente participarão da pesquisa 50 adolescentes entre 12 e 18 anos de idade do sexo masculino e feminino. Para a coleta de dados serão utilizados um teste de avaliação da personalidade, entrevistas semiestruturadas com os adolescentes e seus responsáveis. Na segunda fase da pesquisa, será realizada uma intervenção em psicoterapia breve com os participantes, que serão reavaliados ao final das sessões com os mesmos instrumentos utilizados na fase 1. Espera-se que os resultados deste estudo auxiliem na compreensão de fatores do desenvolvimento psicológico de adolescentes, como por exemplo, arelação entre aspectos de personalidade e a sintomatologia depressiva, e seus fatores protetivos e de risco, contribuindo para a promoção de saúde dos adolescentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camila Tarif Ferreira Folquitto - Coordenador / grazielle Ribeiro Novais - Integrante / Giovanna Dias Malvão - Integrante.Número de orientações: 2
2018 - Atual
Educação de bebês: relações entre formação de professores e desenvolvimento psicológico na primeiríssima infância
Descrição: A primeira infância é período crucial no ciclo da vida, não somente pela evolução das características cerebrais e maturacionais, mas principalmente pela construção de funções psicológicas essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento. A pesquisa a que o projeto se refere tem como objetivo desenvolver um programa de formação teórico-prática de professores que atuam em creches na cidade de São Bernardo do Campo/SP. Pretende-se investigar se há relações entre a capacitação do professor e o desenvolvimento psicológico dos bebês, e se elementos relacionados ao engajamento no trabalho e suporte social podem influenciar a efetividade da formação oferecida para o processo ensino-aprendizagem. O estudo terá um desenho longitudinal, sendo que tanto os professores quanto os bebês serão divididos em três grupos: dois grupos de professores que serão submetidos a modalidades diferentes de formação e controles (não submetidos). Os professores (n=90) serão avaliados por meio de entrevista semiestruturada e pelas escalas de engajamento no trabalho (EEGT), escala de percepção de suporte organizacional (EPSO), e escala de caracterização do burnout, a serem aplicadas no momento inicial, ao término do programa e após 9 meses. Os bebês (n=360) serão avaliados através das escalas Bayley, no momento inicial e após 9 meses do término do programa de formação. Será realizada análise estatística dos dados e também análise qualitativa. Todas as entrevistas serão executadas por pessoas treinadas e cegas para os objetivos do estudo. Os materiais produzidos no contexto de formação serão registrados por meio de tecnologias que permitam, posteriormente, a disseminação do conhecimento e auxiliem na criação de indicadores de boas práticas na Educação Infantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Trajetórias de desenvolvimento de Estudantes de Ensino Fundamental: construindo indicadores e estratégias de intervenção
Descrição: O desenvolvimento humano, numa perspectiva interacionista, é compreendido como um processo dialético de construção de conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um programa de intervenção, destinado a atuar como uma ferramenta mobilizadora dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças estudantes do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido um estudo longitudinal, por meio de atividades regulares em grupo, utilizando jogos, histórias e debates acerca de situações cotidianas que permitiram às crianças vivenciarem experiências de reflexão acerca de suas ações. Anteriormente, e posteriormente às atividades realizadas, foram efetuadas entrevistas com os participantes e seus pais/responsáveis, no intuito de se verificar indicadores que permitam inferir acerca do desenvolvimento, problemas de aprendizagem e qualidade de vida dos participantes. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, e forneceram indícios de que estratégias envolvendo um ambiente grupal e cooperativo podem fornecer elementos importantes para o desenvolvimento moral da criança e sua qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Desenvolvimento psicológico e estratégias de intervenção em crianças com TDAH
Descrição: Projeto de pesquisa para obtenção do titulo de doutorado. Realizada no Instituto de Psicologia da USP e no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Tarif Ferreira Folquitto - Integrante / Maria Thereza Costa Coelho de Souza - Coordenador / Cristiana Castanho de Almeida Rocca - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: REVISTA EIXO


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Menção Honrosa, 13o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Folquitto, C. T. F.2015Folquitto, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C. . Desenvolvimento da noção operatória de tempo: contribuições para a compreensão do TDAH. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 7, p. 91-113, 2015.

2.
Folquitto, C. T. F.2014 Folquitto, C. T. F.; RODRIGUES, C.L. ; ANDRADE, E. R. ; ROCCA, C. C. A. ; SOUZA, M. T. C. C. . Considerations about Psychological Development of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Psychology Research, v. 4, p. 168-177, 2014.

3.
SOUZA, M. T. C. C.2014 SOUZA, M. T. C. C. ; PETTY, A. L. ; Folquitto, C. T. F. ; GARBARINO, M. I. ; MONTEIRO, T. A. . Does playing games contribute to develop better attitudes?. Psychology Research, v. 4, p. 301-309, 2014.

4.
SOUZA, M. T. C. C.2008SOUZA, M. T. C. C. ; Folquitto, C. T. F. ; OLIVEIRA, M. P. ; NATALO, S. P. . Julgamentos sobre ações e sentimentos em interpretações de histórias: uma abordagem piagetiana.. PSICO-USF (IMPRESSO), v. 13, p. 265-276, 2008.

5.
SOUZA, M. T. C. C.2008SOUZA, M. T. C. C. ; Folquitto, C. T. F. ; OLIVEIRA, M. P. ; NATALO, S. P. . Relações entre aspectos afetivos e cognitivos em representações de contos de fadas. Boletim de Psicologia, v. LVIII, p. 227-242, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Folquitto, C. T. F.; REZENDE, M. M. . Trajetórias de desenvolvimento socioemocional de crianças: experiência grupal na escola. 1. ed. São Bernardo do Campo: Metodista, 2018. 88p .

2.
Folquitto, C. T. F.. Dimensões Cognitivas, Afetivas e Morais na Infância. 1. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017. 223p .

3.
Folquitto, C. T. F.. Histórias Fantásticas do meu travesseiro: o sumiço do tempo. 1. ed. São Paulo: Polo Books, 2017. 28p .

4.
Folquitto, C. T. F.. Teorias de ensino aprendizagem na Educação Infantil. 1. ed. São Paulo: Senac, 2017. v. 1. 268p .

Capítulos de livros publicados
1.
Folquitto, C. T. F.; Benincasa, M ; SILVA, R. M. F. . Psicologia do desenvolvimento humano e teoria psicanalítica: aproximações possíveis. In: Adriana Leonidas de Oliveira; Paulo Francisco de Castro. (Org.). Psicologia: novos olhares. 1ed.Taubaté: UNITAU, 2018, v. 1, p. 10-408.

2.
Felicio, J.L. ; Folquitto, C. T. F. ; Rocca, C.C.A. ; Scarpari, G.K. . Desenvolvimento emocional e cognitivo nas diferentes fases da vida. In: Miguel, E.C, Gentil, V., Gattaz, W.F.. (Org.). Clínica Psiquiátrica. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 164-181.

3.
Folquitto, C. T. F.; RODRIGUES, C.L. . Habilidades Sociais na Infância e Adolescência. In: Capovilla, F.C.. (Org.). Transtornos de Aprendizagem: Progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. São Paulo: Memnon, 2011, v. , p. -.

4.
Moraes, P. H. P. M. ; Fuentes, C. ; RODRIGUES, C.L. ; Folquitto, C. T. F. ; ROCCA, C. C. A. ; Fuentes, D. ; Malloy-Diniz, L.F. . Iowa Gambling Task. In: Leandro L. Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.). Avaliação Neuropsicológica. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2010, v. , p. 17-431.

5.
Folquitto, C. T. F.. Transtorno de Déficit de Atenção e HIperatividade (TDAH): percursos diferenciados de desenvolvimento. In: Caetano, L.M.. (Org.). Temas Atuais para a formação de professores: contribuições da pesquisa piagetiana. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2010, v. 1, p. 5-182.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Folquitto, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C. . Psychological development, executive functions and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD): a non-drug intervention experience. In: XVI th European Conference on Developmental Psychology, 2013, Lausanne. 16 th European Conference on Developmental Psychology - Abstract Book, 2013. p. 301-301.

2.
SOUZA, M. T. C. C. ; PETTY, A. L. ; Folquitto, C. T. F. ; GARBARINO, M. I. ; MONTEIRO, T. A. . Does playing games contribute to develop better attitudes?. In: XVI th European Conference on Developmental Psychology, 2013, Lausanne. 16 th European Conference on Developmental Psychology - Abstract Book, 2013. p. 130-131.

3.
Folquitto, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C. . Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): pensando o desenvolvimento atípico a partir da teoria piagetiana. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasilia. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.

4.
Folquitto, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C. . Transtorno de deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): olhar da teoria piagetiana. In: 7 CONPSI - Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7 CONPSI, 2011.

5.
Folquitto, C. T. F.. Desenvolvimento Psicológico e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais da XXXVIII Reunião Anual de Psicologia, 2008.

6.
SOUZA, M. T. C. C. ; OLIVEIRA, M. P. ; Ferreira, C.T.F. ; NATALO, S. P. ; Folquitto, C. T. F. . ?Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição?.. In: VI SEPEX- Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Catarina, 2007, Florianópolis. Anais da 6a SEPEX. Florianópolis: CFH, 2007.

7.
SOUZA, M. T. C. C. ; OLIVEIRA, M. P. ; Ferreira, C.T.F. ; NATALO, S. P. ; Folquitto, C. T. F. . ?Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição?.. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO ? Associação Brasileira de Psicologia Social, 2007, Rio de Janeiro. ANAIS DO XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO - RESUMOS: PÔSTERES, 2007.

8.
SOUZA, M. T. C. C. ; Folquitto, C. T. F. ; OLIVEIRA, M. P. ; NATALO, S. P. . Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Floriánópolis. Anais da XXXVII Reunião Anual de Psicologia - SBP, 2007.

9.
SOUZA, M. T. C. C. ; Folquitto, C. T. F. ; OLIVEIRA, M. P. ; NATALO, S. P. . Representaçõs de contos de fadas. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Florianopolis. Anais da XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007.

10.
Folquitto, C. T. F.; NATALO, S. P. ; OLIVEIRA, M. P. ; SOUZA, M. T. C. C. . Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. In: 58a Reunião Anual da SBPC/ 13a JNIC (Sessão de pôsteres), 2006, Floranópolis. Anais da 58a Reunião Anual da SBPC. Florianópolis, 2006.

11.
Folquitto, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C. . Representações de contos de fadas: estudo comparativo entre dois protocolos de entrevista. In: 14 Simposio Internacional de Iniciação Cientifica da USP, 2006, São Paulo. Anais do 14 SIICUSP, 2006.

12.
Folquitto, C. T. F.; NATALO, S. P. ; OLIVEIRA, M. P. ; SOUZA, M. T. C. C. . Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. In: 130 SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP, 2005, São Paulo. Anais do 13o SIICUSP. São Paulo, 2005.

13.
Folquitto, C. T. F.; NATALO, S. P. ; OLIVEIRA, M. P. ; SOUZA, M. T. C. C. . Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais do IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Salvador, 2005.

14.
Folquitto, C. T. F.; NATALO, S. P. ; OLIVEIRA, M. P. ; SOUZA, M. T. C. C. . Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2005, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

15.
SOUZA, M. T. C. C. ; Folquitto, C. T. F. ; OLIVEIRA, M. P. ; NATALO, S. P. . Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. In: 12o SIICUSP, 2004, São Paulo. Anais do 12o SIICUSP. São Paulo, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
Folquitto, C. T. F.. Entre o real e o virtual: ensinando crianças e adolescentes a cooperar em redes sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Folquitto, C. T. F.. Desenvolvendo Habilidades Sociais em crianças e adolescentes com TDAH. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GARBARINO, M. I. ; SOUZA, M. T. C. C. ; PETTY, A. L. ; Folquitto, C. T. F. ; MONTEIRO, T. A. . La dialectique affectivité/intelligence dans le développement de l´enfant: reflexions sur um programme d´intervention avec des ateliers des jeux pour enfants brésiliens en difficultés scolaires. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Folquitto, C. T. F.. Avaliação Psicológica do TDAH e estratégias de intervenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Folquitto, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C. . Development of the concept of time and ADHD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Folquitto, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C. . Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): pensando o desenvolvimento atípico a partir da teoria piagetiana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Folquitto, C. T. F.. Habilidades Sociais na Infância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Folquitto, C. T. F.. Aspectos Psicológicos e Neuropsicológicos em crianças com TDAH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RODRIGUES, C.L. ; Folquitto, C. T. F. ; ANDRADE, E. R. ; ROCCA, C. C. A. . Comparação das funções cognitivas no Transtorno de Deficit de Atenção e HIperatividade, com e sem tratamento medicamentoso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Folquitto, C. T. F.; ROCCA, C. C. A. ; RODRIGUES, C.L. ; ANDRADE, E. R. ; SOUZA, M. T. C. C. . Entrevista Clínica Piagetiana com um paciente com TDAH: avaliando noções operatórias, formação de conceitos e apreensão temporal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Folquitto, C. T. F.. Desenvolvimento Psicológico e Transtorno de Déficit de Atenção e HIperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, C.L. ; Folquitto, C. T. F. . Baralho de Habilidades Sociais: Desenvolvendo as relações. Novo Hamburgo/RS: Synopsis, 2015 (Manual).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
RODRIGUES, C.L. ; Folquitto, C. T. F. . Baralho de Habilidades Sociais. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
Folquitto, C. T. F.. Comissão Cientifica - VIII Mostra de Psicologia da Saúde. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Folquitto, C. T. F.. Crianças e filmes de terror - Programa 89FM Freak Show. 2017.

2.
Folquitto, C. T. F.. Muita calma na hora de se arrumar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
Folquitto, C. T. F.. Fazendo arte com as mãos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
Folquitto, C. T. F.. TDAH: uma doença com mais perguntas que respostas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
Folquitto, C. T. F.. Métodos educativos para pessoas com TDAH precisam ser revistos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
Folquitto, C. T. F.. Programa Família em Foco - Entrevista sobre dislexia. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
Folquitto, C. T. F.. Disciplina Teorias de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de conteudo EaD).

2.
Folquitto, C. T. F.. Dimensões Afetivas cognitivas e morais na infância. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de conteúdo EaD).

3.
Folquitto, C. T. F.. Módulo - Infância e Adolescência - Curso de Especialização em Saúde Mental para equipes multiprofissionais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
Folquitto, C. T. F.. Psicologia Cínica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Grupo IPED - Curso EaD).

5.
Benincasa, M ; HELENO, M. G. V. ; AVOGLIA, H. ; Folquitto, C. T. F. ; CAVAGGIONE, A. P. M. . Capacitação Teórico-Prática sobre Desenvolvimento de Bebês para gestores e professores da rede municipal de Educação Infanti. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensã).

6.
Folquitto, C. T. F.. Senac - Curso de Pedagogia EaD - Disciplina 'Bases Contemporâneas da aprendizagem na infância'. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de conteudo EaD).

7.
Folquitto, C. T. F.. Concurso Público para Prof Ensino Fundamental I e Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo.. 2014. (Composição de banca corretora de provas).

8.
Folquitto, C. T. F.. Desenvolvimento Psicologico e estratégias de intervenção em crianças com TDAH. 2013. (Relatório de pesquisa).

9.
Folquitto, C. T. F.. Desenvolvimento Psicologico e Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade: a construção do pensamento operatório. 2009. (Relatório de pesquisa).

10.
Folquitto, C. T. F.. Representação de histórias: afetividade, cultura e cognição. 2006. (Relatório de pesquisa).

11.
Folquitto, C. T. F.. Representações de histórias: afetividade, cultura e cognição. 2005. (Relatório de pesquisa).

12.
Folquitto, C. T. F.. Representações de contos de fadas. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, M. T. C. C.; Folquitto, C. T. F.; CAETANO, L. M.. Participação em banca de Ana Paula Amaral. A família como contexto de desenvolvimento moral para crianças e adolescentes com TDAH. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
MACEDO, L.; Folquitto, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C.; ANDREOTTI, A. L. A. C.. Participação em banca de Sandreilane Cano da Silva. O Jogo Set Junior em oficina de jogos: Processos de aprendizagem e atividades de intervenção. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
REZENDE, M. M.; AVOGLIA, H. R. C.; Folquitto, C. T. F.. Participação em banca de Glauber Mendonça Moreira. Trabalho em equipe interdisciplinar: a experiencia de profissionais de saúde em Centros de Atenção Psicossocial. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
SOUZA, M. T. C. C.; CAETANO, L. M.; Folquitto, C. T. F.. Participação em banca de Tamires Alves Monteiro. Escola Nacional de Socioeducação: contribuições da Psicologia Moral. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUCES, A. V. V.; Folquitto, C. T. F.; CONTIERI, S. M.. Participação em banca de Luana Belarmino da Silva, Lucas Pólvora de Oliveira.A importância da linguagem para o desenvolvimento da pessoa diagnosticada com transtorno do espectro autista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
Benincasa, M; Zaia, V; Folquitto, C. T. F.. Participação em banca de Bruna Theodoro Correa.Desenvolvimento Moral e vias de parto: a natureza dessas escolhas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
Rodrigues, J.S.; Procopio, C.V.; Folquitto, C. T. F.. Participação em banca de Ester Lara, Fernanda Colpachi e Natalie Daderio Herdy.COmpreensão da depressão infantil a partir da relação mãe bebê. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Folquitto, C. T. F.; NOVAES, D. Q.; MATOS, S.. Concurso Público para seleção docente em Psicologia Escolar. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Metodista. : Escola promotora de saúde e suas implicações para o desenvolvimento no ciclo da vida. 2018. (Congresso).

2.
VIII Simposio de Atualização em TDAH.Desenvolvendo Habilidades Sociais em crianças e adolescentes com TDAH. 2015. (Simpósio).

3.
VII Simposio de Atualização em TDAH.Avaliação em TDAH. 2014. (Simpósio).

4.
43rd Jean Piaget Society Annual Meeting. Group intervention program and problem solving situation with children with ADHD. 2013. (Congresso).

5.
XVI th European Conference on Developmental Psychology. Does Playing games contribute to develop better attitudes? e Psychological development, executive functions and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD): a non-drug intervention experience". 2013. (Congresso).

6.
42nd Jean Piaget Society Annual Meeting. Development of the conception of time and ADHD. 2012. (Congresso).

7.
7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. TDAH: olhar da teoria piagetiana. 2011. (Congresso).

8.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. TDAH: pensando o desenvolvimento atipico a partir da teoria piagetiana. 2011. (Congresso).

9.
III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. Aspectos Psicológicos e Neuropsicológicos em crianças com TDAH. 2010. (Congresso).

10.
III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. Habilidades Sociais na Infância. 2010. (Congresso).

11.
II SImposio sobre TDAH: novos caminhos da avaliação à reabilitação.Entrevista Clínica Piagetiana com um paciente com TDAH: avaliando noções operatórias, formação de conceitos e apreensão temporal. 2009. (Simpósio).

12.
XX Congresso Nacional da ABENEPI. Comparação das funções cognitivas no Transtorno de Deficit de Atenção e HIperatividade, com e sem tratamento medicamentoso. 2009. (Congresso).

13.
XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. Desenvolvimento Psicológico e Transtorno de Déficit de Atenção e HIperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório. 2008. (Congresso).

14.
VI SEPEX- Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Catarina. ?Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição?.. 2007. (Congresso).

15.
XIV Encontro Nacional da ABRAPSO ? Associação Brasileira de Psicologia Social.?Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição?.. 2007. (Encontro).

16.
XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Representações de contos de fadas. 2007. (Congresso).

17.
14 SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação CIentifica da USP.Representações de contos de fadas: estudo comparativo entre dois protocolos de entrevista. 2006. (Simpósio).

18.
58a Reunião Anual da SBPC/ 13a JNIC.Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. 2006. (Outra).

19.
I Seminário de Pesquisa do IPUSP.Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. 2006. (Seminário).

20.
13o SIICUSP.Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. 2005. (Simpósio).

21.
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. 2005. (Congresso).

22.
V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. 2005. (Congresso).

23.
12o SIICUSP.Representações de contos de fadas: afetividade, cultura e cognição. 2004. (Simpósio).

24.
III Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Anthrozoos e o cão terapeuta. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Folquitto, C. T. F.. XI Simpósio Nacional de Psicologia da Saúde. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Grazielle Ribeiro Novais. RELAÇÃO ENTRE ASPECTOS DA PERSONALIDADE E DEPRESSÃO: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Regina Fujiko Tagava. Concepções de ensino aprendizagem de professores de ensino técnico: suporte social e envolvimento com o trabalho. Início: 2018. Tese (Doutorado em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Giovanna Dias Malvão. Concepções de adolescentes acerca da crise da adolescência. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Folquitto, C. T. F.; REZENDE, M. M. . Trajetórias de desenvolvimento socioemocional de crianças: experiência grupal na escola. 1. ed. São Bernardo do Campo: Metodista, 2018. 88p .

1.
Folquitto, C. T. F.; Benincasa, M ; SILVA, R. M. F. . Psicologia do desenvolvimento humano e teoria psicanalítica: aproximações possíveis. In: Adriana Leonidas de Oliveira; Paulo Francisco de Castro. (Org.). Psicologia: novos olhares. 1ed.Taubaté: UNITAU, 2018, v. 1, p. 10-408.


Apresentações de Trabalho
1.
GARBARINO, M. I. ; SOUZA, M. T. C. C. ; PETTY, A. L. ; Folquitto, C. T. F. ; MONTEIRO, T. A. . La dialectique affectivité/intelligence dans le développement de l´enfant: reflexions sur um programme d´intervention avec des ateliers des jeux pour enfants brésiliens en difficultés scolaires. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Folquitto, C. T. F.. Entre o real e o virtual: ensinando crianças e adolescentes a cooperar em redes sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Folquitto, C. T. F.. Métodos educativos para pessoas com TDAH precisam ser revistos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
Folquitto, C. T. F.. TDAH: uma doença com mais perguntas que respostas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
Folquitto, C. T. F.. Muita calma na hora de se arrumar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
Folquitto, C. T. F.. Fazendo arte com as mãos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Folquitto, C. T. F.. XI Simpósio Nacional de Psicologia da Saúde. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:41:23