Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4541879404930264
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Professor assistente da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) em Foz do Iguaçu, PR (Atuação: Línguas Adicionais; Linguística). Doutorando em Linguística (início: 2015), Mestre em Linguística (2008) e Licenciado em Letras (2004) pela UNICAMP. Áreas: Sociolinguística e Dialetologia; Contatos Linguísticos; Ideologias Linguísticas; Atitudes Linguísticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar
Nome em citações bibliográficas
BOLIVAR, T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Avenida Tancredo Neves, 6731
85867-970 - Foz do Iguacu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2044
Telefone: (45) 35767307
URL da Homepage: www.unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientador: Anna Christina Bentes da Silva.
2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A forma 'você' em interações comerciais em Porto Alegre, RS,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Anna Christina Bentes da Silva.
2000 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Início como professor efetivo aos 14/02/2013.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Sociedade
03/2014 - Atual
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Sociedade
05/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, unila, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural.
3/2012 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional
Espanhol 1 (Linguística de Texto)
Linguagem e Sociedade
8/2011 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Sociedade
8/2011 - Atual
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Expressões Literárias e Linguísticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Semântica
08/2013 - 12/2013
Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional - reoferta
4/2011 - 8/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal, UNIPINHAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras. Matérias ministradas: Linguística, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Leitura e Produção de Textos, Metodologia do Trabalho Científico.

Atividades

03/2009 - 12/2012
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol para o Turismo e Eventos
07/2010 - 04/2011
Direção e administração, Unipinhal, .

Cargo ou função
Membro do Núceo Docente Estruturante do curso de Letras..
3/2007 - 4/2011
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
03/2010 - 12/2010
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
Linguística II
03/2010 - 12/2010
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Espanhola

Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor, turmas da FUPESPP com aulas na Universidade São Marcos em Paulínia, SP.

Atividades

08/2006 - 01/2007
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I, Espanhol II, Espanhol III, Espanhol IV, Espanhol VI.

Colégio Anglo - Jacutinga, MG, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Gramática da Língua Portuguesa e plantonista.


Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor horista., Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Inglês



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
GÊNERO​ ​E​ ​IDENTIDADE​ ​ETNOLINGUÍSTICA​ ​NA​ ​RESPOSTA​ ​A​ ​OFERTAS
Descrição: O projeto própõe uma extensa pesquisa de ordem sociolinguística e pragmática, com diálogos interdisciplinares, envolvendo a interpretação de respostas a determinados pedidos e ofertas. As questões principais a serem abordadas pelo projeto podem ser descritas, grosso modo, pelos seguintes interrogantes: i) a fórmula de agradecimento ?obrigado? teria interpretação mais pendente ao negativo ou ao positivo, na resposta a certos tipos de ofertas, segundo sujeitos brasileiros lusofalantes?; ii) o ?sim? e o ?não? como respostas a certas ofertas serão interpretados de maneira desigual em sua força ou ?sinceridade? , se os falantes forem separados por gêneros (sexo biológico)?; iii) o fator etário dos sujeitos, a ser considerado, apontaria para alguma mudança em curso, nestes casos?; iv) haveria resultados diferentes para os casos recém descritos se tomássemos para análise um universo hispanofalante, em que ?obrigado? seria substituído por ?gracias?, no primeiro caso; e onde, no segundo, apareceriam ?sí? ou ?no? como respostas?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar - Coordenador / Leonardo Barudi - Integrante / Rocío Chamorro - Integrante / Flávia de Oliveira - Integrante.
2014 - Atual
Programa Escolas Interculturais de Fronteira
Descrição: Atuação como pesquisador do PEIF na Escola do Campo La Salle, em São Miguel do Iguaçu, PR (em parceria com a UNILA). Objetivo: traçar o perfil sociolinguístico da comunidade escolar. Coordenação: Maria Ceres Pereira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Coletivo Ecológico Unileiro
Descrição: O presente projeto Coletivo Ecológico Unileiro (CEU) pretende alavancar o debate e as ações diretas em prol do meio ambiente nos espaços de instalação e de interação da Unila, visando desde à otimização do uso dos recursos naturais no dia-a-dia (por parte de discentes, técnicos e docentes, em suas práticas) até a maior conscientização geral sobre questões ecológicas cotidianas. Além disso, o projeto prevê também estender tais ações a outros espaços e comunidades externas ao campus, localizadas na Tríplice Fronteira e selecionadas durante as saídas a campo da equipe. Ações educativas (palestras, apresentações e mini-cursos), nas fases finais do cronograma, deverão complementar o projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar - Coordenador / Adriane Suzin - Integrante / Bianca M. Cerato - Integrante / Letícia Scheidt - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
2012 - 2013
Valores Lingüísticos en la Triple Frontera
Descrição: O projeto prevê, primeiramente, saídas a campo para a observação e registro de fenômenos envolvendo a /acomodação linguística/ na região da Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este), e em seguida, e a partir dos resultados obtidos nessa etapa, terá lugar a parte de extensão propriamente dita, com a oferta de oficinas de espanhol/português para fins específicos (comércio e turismo). Principais questões a serem analisadas: Por 'valores lingüísticos', y fundamentalmente por la distribución de tales valores, comprendemos, en nuestro contexto, el grado de conocimientos bilingües en portugués/español en la zona de la Triple Frontera, teniendo en cuenta la delimitación de tres espacios (CDE, IGZ y FOZ). Las principales cuestiones que nos proponemos son: i) El grado de bilingüismo portugués/español es idéntico en los tres espacios?; ii) Cuáles son los factores que coordinan la distribución de conocimientos bilingües (o el valor de cada lengua investigada) en la Triple Frontera? En otras palabras, si una vendedora paraguaya de CDE y una vendedora argentina de IGZ son capaces de atender a una cliente brasileña en portugués, y lo hacen; y si una vendedora brasileña de FOZ no es capaz de atender a una cliente argentina o paraguaya en español (o no lo hace), qué es lo que indica tal diferencia?.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2012
Diversidad Lingüística en la Triple Frontera
Descrição: Investigação sobre os usos linguísticos e culturais na Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu, PR; Ciudad del Este, PY; Puerto Iguazú, RA). O projeto foi idealizado e executado quase que integralmente por outra docente; este autor assumiu a coordenação apenas durante o terço final..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar - Coordenador.
2011 - 2012
Jornadas Tangalánicas: El Español Rioplatense y el Lunfardo
Descrição: O projeto objetivou apresentar e analisar, por meio de oficinas direcionadas aos participantes, determinados aspectos (lexicais, sintáticos e outros) de variedades platinas do espanhol. O material-base para tal foi construído através da transcrição de um conjunto de trotes telefônicos do humorista portenho Julio Victorio de Rissio, mais conhecido por seu pseudônimo 'Doctor Tangalanga' -- cuja produção, salvo engano, jamais havia sido estudada formalmente até a execução do projeto. O corpus construído poderá ter amplo aproveitamento em eventuais estudos de diversos ramos da Linguística e ciências próximas, como a Sociologia e a Psicologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar - Coordenador / Sonia Herrero - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: Falla dos Pinhaes (Impresso)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Cadernos do IL (UFRGS)
2015 - Atual
Periódico: Línguas & Letras (UNIOESTE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOLIVAR, T.2013 BOLIVAR, T.. Espaços do Português e do Espanhol na Tríplice Fronteira: análises preliminares. Revista Língua & Literatura (Online), v. 15, p. 267-283, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOLIVAR, T.. Atitudes Sobre o Gerundismo. In: X CELSUL, 2012, Cascavel, PR. Anais do X CELSUL, 2012.

2.
BOLIVAR, T.. Doctor Tangalanga: Espanhol Platino e Lunfardo através de trotes.. In: 16a. Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Marechal Cândido Rondon, PR. Anais da XVI JELL, 2012.

3.
BOLIVAR, T.. Formas de tratamento no comércio porto-alegrense. In: VIII Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre, RS. Anais do 8° Encontro do CELSUL, 2008.

4.
BOLIVAR, T.. Formas de tratamento na mídia rio-grandense. In: XII SETA - Seminário de Teses em Andamento, 2007, Campinas, SP. Anais do SETA (UNICAMP), 2007. v. 1-2007.

5.
BOLIVAR, T.. Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. In: II Seminário de Pesquisas da Graduação, 2005, Campinas, SP. II SePeG. Campinas, SP: Unicamp, 2005.

6.
BOLIVAR, T.. Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. In: I Seminário de Pesquisa da Graduação, 2004, Campinas, SP. I SePeG - Caderno de Resumos. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOLIVAR, T.. Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. In: Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2003, Porto Alegre, RS. Caderno de Resumos do SIC/UFRGS. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2003.

2.
BOLIVAR, T.. Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. In: Seminário de Teses em Andamento, 2003, Campinas, SP. Caderno de Resumos do SETA. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BOLIVAR, T.. Framing e formas de tratamento: primeiros olhares sobre possíveis relações de causalidade mútua. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BOLIVAR, T.. Formas de tratamento no Português Brasileiro: a forma 'você' em Porto Alegre, RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BOLIVAR, T.. Acomodación comunicativa portugués/español en la Triple Frontera. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BOLIVAR, T.. O Espanhol e o Português no comércio da Típlice Fronteira: bilinguismo na realidade e nas crenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOLIVAR, T.. Valores Lingüísticos en la Triple Frontera. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BOLIVAR, T.. Atitudes Sobre O Gerundismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BOLIVAR, T.. Doctor Tangalanga: Espanhol Platino e Lunfardo através de trotes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BOLIVAR, T.. Formas de tratamento no comércio porto-alegrense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BOLIVAR, T.. Formas de tratamento na mídia rio-grandense. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BOLIVAR, T.. Os Índios Kaingang de San Pedro. Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2006. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
BOLIVAR, T.. Falla dos Pinhaes. 2010. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOLIVAR, T.. Participação em banca de Carolina Simionato.'Ao Farol' e o inconsciente estético. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
AMATO, L. J. D.; VIEIRA, M. E.; BOLIVAR, T.. Participação em banca de Maria Eugenia Benítez.FUNCIONAMIENTO Y APLICACIÓN DEL DISCURSO EN PUERTO IGUAZÚ Y FOZ DO IGUAÇU: LENGUA Y COMERCIO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
BOLIVAR, T.. Participação em banca de Monique Vital Soares.Macário: o diário íntimo de Álvares de Azevedo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

4.
BOLIVAR, T.. Participação em banca de Adriana de Oliveira.O uso da língua inglesa nos veículos publicitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

5.
BOLIVAR, T.. Participação em banca de Aline Helena Chiodetto.A escrita fragmentada e diarística em 'Bolor' e 'A chave'. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

6.
BOLIVAR, T.. Participação em banca de Cristiane Coelho de Souza.Preconceito linguístico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

7.
BOLIVAR, T.. Participação em banca de Maria Bernadete Machado Cornélio.O Flamenco e a obra de Garcia Lorca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

8.
BOLIVAR, T.. Participação em banca de Bruna Bocagini Damázio.O uso da metáfora na obra de Pablo Neruda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

9.
BOLIVAR, T.. Participação em banca de Andressa Barreiro Menon.O enigma de Kaspar Hauser. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Escrevendo em Português.Formas de tratamento no Português Brasileiro: o uso do 'você'. 2016. (Seminário).

2.
63° GEL. 2015. (Congresso).

3.
II Encontro de estudos em Pierre Bourdieu. 2015. (Encontro).

4.
I Jornada do Centro de Pesquisas Margens. 2015. (Seminário).

5.
II CIPLOM. Acomodación comunicativa portugués/español en la Triple Frontera. 2013. (Congresso).

6.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura e I Instituto de Estudos Linguísticos.O Espanhol e o Português no comércio da Tríplice Fronteira: bilinguismo na realidade e nas crenças. 2013. (Seminário).

7.
I SEUNI.Valores Lingüísticos en la Triple Frontera. 2013. (Seminário).

8.
XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. 2013. (Seminário).

9.
15a. Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Doctor Tangalanga: Espanhol Platino e Lunfardo através de trotes. 2012. (Outra).

10.
X CELSUL. Atitudes Sobre O Gerundismo. 2012. (Congresso).

11.
VIII Encontro do CELSUL.Formas de tratamento no comércio porto-alegrense. 2008. (Encontro).

12.
XII SETA - Seminário de Teses em Andamento.Formas de tratamento na mídia rio-grandense. 2006. (Seminário).

13.
II Seminário de Pesquisas da Graduação.Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. 2005. (Seminário).

14.
I Seminário de Pesquisas da Graduação.Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. 2004. (Seminário).

15.
XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. 2004. (Congresso).

16.
Seminário de Teses em Andamento.Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. 2003. (Seminário).

17.
XV Salão de Iniciação Científica - UFRGS. Os pronomes 'tu' e 'você': um estudo sobre o fenômeno da co-variação na fala de rio-grandenses. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda da Silva Lima. A transferência da língua materna (Espanhol) na produção de textos acadêmicos em Português como Língua Adicional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar.

2.
Marilisa Moura Germano. O Português e o Espanhol em uma universidade bilíngue: análise de fenômenos linguísticos em interações orais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar.

3.
Maria Helena Rossato. Reflexões sobre a prática educativa da alfabetização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal. Orientador: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar.

4.
Andressa Chávari. Representações de linguagem em seres humanos primitivos: análise de três obras de ficção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal. Orientador: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar.

5.
Fabiana Brito. Preconceito Lingüístico na escola: um relato pessoal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal. Orientador: Thiago Marcondes Valenzuela Bolivar.



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos: 

CEFET-SP, Agosto de 2008. Professor de Espanhol (3° lugar).
CEFET-RS, Abril de 2009. Professor de Inglês (4° lugar).
UFV, Março de 2010. Professor Substituto - Letras (3° lugar).
UEMS, Março de 2011. Professor de Português. (2° lugar).
UNILA, Novembro de 2012. Professor de Espanhol Língua Adicional (3° lugar).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:43:59