Daniel Manzoni de Almeida

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  • Última atualização do currículo em 12/02/2019


Professor e pesquisador em cultura e educação científica. Graduado em Ciências Biológicas e Filosofia. Mestre e Doutor em Ciências Biológicas. Pós doutorado em Ensino de Biologia/Ciências. Atualmente é Docente, Coordenador de grupo de pesquisa em ensino de ciências, Líder em pesquisa e inovação e Editor-Chefe da Revista Atas de Ciências da Saúde (ACIS) da Escola da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. É coordenador, docente e orientador do curso de Pós-graduação (lato sensu) Docência e Pesquisa em Ciências e Saúde para o Ensino Superior do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP). Tem experiência com ensino e cultura de ciências para o ensino básico e superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Manzoni de Almeida
Nome em citações bibliográficas
MANZONI-DE-ALMEIDA, D;De Almeida, DM;Manzoni-de-Almeida, Daniel;ALMEIDA, DANIEL MANZONI DE

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade.
Rua Taguá
Liberdade
01508010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 33466278


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
com período sanduíche em University of Pennsylvania (Orientador: Dr. Phillip Scott).
Título: Caracterização do controle de lesões em camundongos deficientes no receptor 1 do TNF infectados com Leishmania major: desenvolvimento de um modelo para estudo da leishmaniose mucocutânea e sua terapia., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Profa Dra Leda Quercia Vieira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Leishmaniose; Células-tronco; Imunobiologia de protozoários; Leishmania major; Leishmaniose mucocutânea; Modelo murino de Leishmaniose.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
Setores de atividade: Saúde Humana.
2005 - 2007
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo do potencial neutralizante do soro hiperimune anti-esfingomielinases recombinantes sobre os efeitos tóxicos das aranhas Loxosceles,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Profa Dra Denise Vilarinho Tambourgi.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Loxosceles sp; esfingomielináses; soro equino hiperimune; anticorpos; soroterapia.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
2014 - 2016
Graduação em Filosofia (Licenciatura).
Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Título: A estética da epistemologia anarquista de Paul Feyerabend no ensino por investigação.
Orientador: Jean Rodrigues Siqueira.
2001 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado).
Centro Universitário São Camilo, USC, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura).
Centro Univesitário São Camilo., SCAMILO, Brasil.
Título: Investigação da Percepção Ambiental dos alunos de quinta e sexta séries do Ensino Fundamental - Ciclo II de duas escolas públicas no bairro de São João Clímaco, no município de São Paulo-SP.
Orientador: Profa Dra Amélia dos Santos.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Maria Trujilo Torloni, EE, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Biologia.
2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Biologia.
2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica / Especialidade: Inflamação.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica / Especialidade: Sistema do Complemento: mecanismos de ativação e regulação.


Formação Complementar


2012
Características de Pesquisas em Ensino de Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012
Psicanálise - formação do analista.
Escola Paulista de Psicanálise, EPP, Brasil.
2008
Estágio de Docência - Curso de Farmácia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Promovendo a Aprendizagem na Sala de Aula do Blackboard. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Gestão Escolar. (Carga horária: 120h).
Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.
2018 - 2018
Funções Essenciais do Blackboard. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Princípios de Andragogia. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
O estudante adulto trabalhador. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Estratégias educacionais: Nível do curso. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Adaptações pedagógicas para grandes turmas. (Carga horária: 3h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Introdução ao ensino e aprendizagem digital. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
O ensino superior no século XXI. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Instrução dinâmica. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Estratégias educacionais: Nível da unidade. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Como aperfeiçoar a prática de ensino por meio da pesquisa em sala de aula. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Estratégias de aprendizagem colaborativa. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Aula Expositiva Interativa. (Carga horária: 3h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Modelo Acadêmico. (Carga horária: 10h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2018 - 2018
Engajamento de estudantes em aulas presenciais. (Carga horária: 2h).
Laureate international universities, LAUREATE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Escola Paranaense de Filosofia da Ciência. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Mecanicismo na Biologia. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Educação científica para além do positivismo. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Pesquisador/Professor Visitante. (Carga horária: 230h).
Université Joseph Fourier - Grenoble I, UJF, França.
2014 - 2014
Extensão universitária em Argumentação no Ensino de Ciências. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em UFMG & Escolas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
UFMG & ESCOLAS - 1 semestre de 2010. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
UFMG & ESCOLAS - 1 Semestre de 2009.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
UFMG & ESCOLAS - 2 Semestre de 2008.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
UFMG & ESCOLAS - 1 semestre de 2008.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
Programa de Aperfeiçoamento em Ensino Superior.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Imunobiologia. (Carga horária: 20h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
2003 - 2003
Imunologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2002
Estágio no Laboratório de Análises Clínicas.
Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS do Estado de São Paulo, CRT-DST/AIDS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40
Outras informações
COORDENADOR DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA ENSINO & CIÊNCIAS (GEPECS). O GEPECS tem por objetivo desenvolver projetos de estudos e pesquisas em três eixos: i) nas disciplinas básicas das ciências biomédicas, como por exemplo, Fundamentação Biológica (Biologia Celular, Bioquímica), Estrutura e Função (Anatomias e Fisiologias) e Ataque e Defesa (Imunologia, Parasitologia e Microbiologia); ii) em metodologias de ensino de ciências fisiológicas; e iii) realizar articulações entre o campo dessas ciências de base e seu ensino para nível superior nos cursos da Escola da Saúde.

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade, .

08/2017 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Homeostase (Fisiologia Geral)
Processos Biológicos
08/2017 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Biológicos
01/2017 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioética
04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade, .

01/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania
04/2016 - 06/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Citologia, Histologia e Genética
Processos Patológicos
04/2016 - 06/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biofísica
Citologia, Histologia e Embriologia (CHE)
Imunologia básica
Microbiologia básica
04/2016 - 06/2017
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica I
Citologia, Histologia e Genética (CHG)
Microbiologia e Imunologia
Parasitologia Humana
Processos Patológicos
Metodologia da Pesquisa Científica

Curso de Pós-Graduação em Patologia Humana e Experimental, PGPAT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador da Pós, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador da Pós-graduação
Outras informações
Disciplina Ministrada na Pós-Graduação em Patologia: Didática Especial (Ensino de Ciências Fisiológicas e Patologia) (40 horas/4 creditos) Conteúdo abordado: 1) Ensino por investigação no ensino superior; 2) Linguagem e ensino de ciências (argumentação científica; 3) ensino por experimentação.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Patologia Humana e Experimental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial (Ensino de Ciências Fisiológicas e Patologia)

CONECTA CIÊNCIA, CONECTA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio-Fundador, Carga horária: 20
Outras informações
Sócio-Fundador. A Conecta Ciência Somos uma consultoria de projetos, produtos e serviços de educação e divulgação científica que aproximam o público de conceitos da ciência. Nossa equipe é multidisciplinar composta por jornalistas e educadores especializados em divulgação de ciência. Com estratégias e soluções personalizadas, focadas em resultados, usamos recursos multimídia e as metodologias mais adequadas para cada área do conhecimento. Promover a cultura científica por meio da troca de experiências, aprendizados e informações é a essência da Conecta Ciência. Funções: Coordenador do eixo Educação e Ciência; Professor dos cursos: 1) Ensino de Ciências por Investigação 2) Como as aulas de ciências podem contribuir para a discussão sobre gênero 3) Ensino de Ciências & Ensino de Filosofia: uma discussão possível!

Atividades

01/2016 - Atual
Direção e administração, CONECTA, .

Cargo ou função
Sócio-Fundador.

Grenoble University of Science, GUS, França.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado em grupo de pesquisa
Outras informações
Professor visitante no Grupo de Pesquisa Modèle et Technologie pour l?Apprentissage Humain-Laboratoire d?Informatique de Grenoble, Université Grenoble Alpes, coordenador pela Profa. Dra. Patricia Marzin-Janvier. Projeto financiado pela Université Grenoble Alpes.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Pesquisador Visitante
Outras informações
Professor/Pesquisador Visitante do Projeto de Pesquisa: "Development of an inquiry-based activity for Immunology classes by 'LabBook'" Colaboração: Profa. Dra. Patrícia Marzin. Grenoble University of Science Financiamento: Grenoble University of Science. Laboratory of informatics of Grenoble, MeTAH Team ENSINO DE IMUNOLOGIA

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Pesquisador Visitante
Outras informações
Professor/Pesquisador Visitante (Estágio de Pós-Doutorado) para colaboração no Projeto "Desenvolvimento de uma sequência investigativa para as aulas de Imunologia" Colaboração: Profa. Dra. Patrícia Marzin. Grenoble University of Science ENSINO DE IMUNOLOGIA

Atividades

06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratory of informatics of Grenoble, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Convidado em grupo de pesquisa
Outras informações
Pós-doutorando na Faculdade de Educação (2013 à 2016) Pesquisador Convidado do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEB) da Faculdade de Educação (FE) (A partir de 2016 e atualmente)

Atividades

07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Instituto de Investigação em Imunologia - INCT, III-INCT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Executivo, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador Executivo do Projeto de extensão em Ensino de Ciências 'Projeto Imunologia nas Escolas'

Atividades

04/2013 - 01/2015
Extensão universitária , Instituto de Investigação em Imunologia - INCT - SP - Brasil, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador Executivo do Projeto Imunologia nas Escolas.

Educação e Cidadania de Afrobrasileiros e Carentes, EDUCAFRO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntario
Outras informações
Disciplina ministradas: Professor de Biologia Coordenador pedagogico/administrativo de Núcleo Desenvolvimento de material pedagogico para as aulas de Biologia

Atividades

01/2002 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Escola Estadual Maria Trujilo Torloni, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - curso de formação de professores


DMA ENSINO, DMA ENSINO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Proprietario, Enquadramento Funcional: Proprietário
Outras informações
Empresa de consultoria: a) em projetos de ensino de ciências; b) professores de ciências; c) cursos de graduação em ciências biológicas; d) cursos técnicos na área da saúde.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Tese de Doutorado: Caracterização do controle de lesões em camundongos deficientes no receptor 1 do TNF infectados com Leishmania major: desenvolvimento de um modelo para estudo da leishmaniose mucocutânea e sua terapia


Centro Universitário São Camilo, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação


Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pos-doutorado
Outras informações
Estudo dos eventos inflamatórios induzidos pelo veneno de aranhas Loxosceles e Esfingomielinases D

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2005 - 11/2007
Estágios , Laboratório de Imunoquímica, .

Estágio realizado
Estudante de Pós-Graduação (mestrado).
8/2003 - 8/2004
Estágios , Laboratório de Imunoquímica, .

Estágio realizado
Iniciação Científica.

University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: PhD student


Espaço do Saber, ES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia
Outras informações
Professor de Biologia

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Idiomas
Outras informações
Língua Inglesa e sua literatura Língua espanhola e sua literatura

Atividades

01/2007 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia
Língua e Literatura Inglesa
Língua e Literatura Espanhola

CORSA, CORSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Coordenador de Area, Enquadramento Funcional: Coordenador de Saúde e Educação
Outras informações
Coordenador de projetos de Saúde e Prevenção ao HIV Coordenador de Simposio de Saúde e HIV Coordenador de Projetos Educacionais anti-HIV


Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo, IPESSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Coordenador do curso de Pós-graduação Docência e Pesquisa em Ciências e Saúde para o Ensino Superior (lato sensu). Docência e Pesquisa em Ciências e Saúde para o Ensino Superior do IPESSP prepara profissionais para atuar como docente em cursos de graduação e Pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas, utilizando metodologias ativas e tecnologias de ensino. Esta pós ensina a elaborar, aplicar e analisar o planejamento das atividades didáticas. O desenvolvimento crítico, atuação teórica e prática são algumas das características do perfil do profissionais formados pelo IPESSP. No trabalho de conclusão de curso e estágios, o profissional desenvolverá seu portfolio de atividades didáticas para divulgação e aplicação em suas aulas.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Biologia
2.
Ensino de Imunologia
3.
Ensino de Biologia por experimento
4.
Ensino de Biologia por investigação
5.
Ensino de Imunologia por investigação
6.
Ensino de Biologia por investigação online
7.
Ensino de Ciências Fisiológicas
8.
Imunologia Comparativa e Ensino
9.
Ensino de Biologia
10.
Metodologias ativas no ensino de Biologia


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A imunologia como ferramenta de educação em saúde
Descrição: Vacinas, infecções, alimentos, sexualidade, corpo, agentes tóxicos são assuntos que tocam diretamente a Imunologia, como mostrado em sua história científica. A alfabetização científica em imunologia pode proporcionar aos estudantes pensar a ciência como meio de promoção à saúde. Desta forma, a hipótese deste projeto é que a imunologia pode ser um instrumento científico importante para o trabalho em educação em saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Davi Gustavo Sanches - Integrante / Alexandre Tadeu Silva - Integrante.
2017 - Atual
Inquiry-based learning: the classroom space defines teaching by scientific research?
Descrição: Visiting Professor-Researcher Project. Teaching of scientific investigation can go beyond physical space? our goal is to build a teaching model from study by online research for biology classes; for this to happen we will take the argument as a scientific skill to be observed in this route also what is the nature of propositions constructed and written and to learn of the Immunology area by students, while on a scientific research situation using a virtual platform..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Patricia Marzan - Integrante / Silvia Luzia Frateschi Trivelato - Integrante.
2017 - Atual
Imunologia comparada e ensino
Descrição: Os animais invertebrados e vertebrados, na interação com o meio ambiente, devem ser capazes de responder a infecções causadas por microrganismos. Quais são os órgãos e respostas imunológicas em cada grupo de animais ao longo da escala evolutiva? O objetivo desse projeto é realizar pesquisa teórica de Imunologia comparativa abrangendo as estruturas físicas, moleculares e mecanismos do sistema imunológico e construir metodologias de ensino-aprendizagem novas para a imunologia a luz da evolução biológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador.
2016 - Atual
Estudo das práticas epistêmicas nas aulas de Biologia com a base da epistemologia anarquista de Paul Feyerabend
Descrição: Nosso objetivo é analisar a tese da contra-indução proposta por Paul Feyerabend [1924-1994], na obra Contra o Método [1975], como a formulação de um projeto contra o a base do método cientifico e o relacionamento com a educação científica. Nossa análise delineia, primeiramente, o bloco de pensamento que chamamos de a favor da Indução. A proposta da Indução foi formulada por Aristóteles e está ligada a busca da verdade universal por meio da análise do particular. A indução com Bacon [1561-1626], foi reformulada e sistematizada nas ciências naturais; posteriormente transformada na problematização na tese huminiana (Hume [1711-1776]) e desembocando na proposta de resolução poperiana (Popper [1902-1994]) do problema com o falsificionismo. Na parte dois da nossa análise, está o bloco com a tese da Contra a Indução. Feyerabend traz uma proposta que o método científico não deve ser absoluto e rígido, mas seguir um método anarquista. Uma das teses defendidas é a Contra-Indução. Essa proposta traz a formulação de hipóteses inconsistentes com as teorias e fatos disponíveis para proliferação de novas teorias, assim, levando o progresso científico de uma teoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Silvia Trivelato - Integrante / Marsilvio Gonçalves Pereira - Integrante / Jean Rodrigues Siqueira - Integrante.
2016 - Atual
Development of an inquiry-based activity for Immunology classes by ?LabBook?
Descrição: ENSINO DE IMUNOLOGIA: Our proposal aims to use the resources of language as the characterization of speech and epistemic relations involved in investigative classes through Immunology computing resources. We consider that the investigative nature of school for the teaching of science, especially immunology, it is important to approach the theoretical biological and abstract concepts, learned in the classroom, with those obtained experimentally, tangible way, approaching the student's method and scientific work to acquire knowledge and critical development. We believe that there is little understanding of this aspect, both among teachers, teacher educators and researchers in the field. We consider also that little is currently known about how interactions take place between teacher/student and student/student in the learning process in Immunology practical classes and how these interactions can influence and assist student learning, professional future. To date, we find no study that characterizes the enunciate and discursive strategies in practical classes of Immunology, and of fundamental importance to know their discursive and general epistemic interactions for better proposals Immunology education. Projeto de atuação como Professor Visitante (Julho/2016).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / MARZIN, P - Integrante.
Financiador(es): Grenoble University of Science Laboratory of informatics of Grenoble - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa para aulas de Imunologia
Descrição: Aqui, a proposta é: (i) desenvolver uma sequência didática investigativa sobre a geração da diversidade de anticorpos para as aulas de imunologia; (ii) a caracterização qualitativa dos gêneros de discurso e das relações epistêmicas de investigativas de imunologia para alunos de graduações em ciências biológicas e da saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Silvia Trivelato - Integrante.
2015 - Atual
Estudo do papel do experimento no ensino por investigativação nas aulas de bioquímica e imunologia
Descrição: Desenvolver uma sequência didática investigativa sobre o sistema do complemento e caracterizar o papel da investigação nas em aulas de Bioquímica geral e Imunologia básica em cursos de ciências biológicas e médicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Leda Quercia Vieira - Integrante / Paula Melo Seixas - Integrante.
2014 - 2014
Desenvolvimento de um jogo eletrônico como material didático de aprender e divulgar Ciências e Biologia
Descrição: Nossa proposta de desenvolvimento de um jogo eletrônico para ensinar sobre ciência e biologia, como é o fazer ciência. O jogo será abrangente para todos os estudante de ensino fundamental e médio, professores e sociedade em geral interessada em ciências. Além de ser um material didático para aulas praticas de ciências e biologia. O jogo poderá ser utilizado como método didático alternativo, como por exemplo, em aulas praticas experimentais para ensino sobre o método cientifico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Kleber Andrade - Integrante / Carla Crude - Integrante / Luciana Medina - Integrante / Flávio Buratti Gonçalves - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Estudo do papel do experimento no ensino de Imunologia
Descrição: Aulas práticas de Imunologia são importantes para auxiliar o aprendizado dos conceitos teóricos abstratos dos fenômenos biológicos aprendidos em sala de aula. Entretanto, pouco se tem entendido sobre as questões enunciativas dos gêneros de discursos que aparecem nas aulas práticas de Imunologia para os estudantes da graduação em cursos de ciências biológicas e da saúde. Aqui, a proposta é a caracterização qualitativa dos gêneros de discurso e das relações epistêmicas de aulas práticas de imunologia para alunos de graduações em ciências biológicas e da saúde. Para tal, serão realizadas entrevistas com professores e alunos, observações das aulas de Imunologia, análise do material utilizado em aula e, principalmente, gravações com recursos audiovisuais; posteriormente, sequências das aulas serão transcritas e analisadas utilizando o software desenvolvido pela IPN-Kiel (Videograph®). Desse modo, espera-se conhecer os gêneros do discurso e interações gerais que ocorrem entre os integrantes de aulas práticas experimentais de Imunologia na atualidade. A compreensão dessas interações pode auxiliar na didática de aulas de Imunologia para cursos de graduação na área de ciências biológicas e da saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Paula Melo Seixas - Integrante.
2013 - Atual
Ensino de Imunologia por Investigação: a utilização de historias em quadrinhos como instrumento de ensino de imunologia para estudantes do ensino médio
Descrição: O objetivo do projeto é a utilização da historia em quadrinho ?Júlia Imune? produzida por duas estudantes de graduação em Engenharia Biotecnológica na disciplina de Imunologia Básica da UNESP, campus Assis, como instrumento de ensino de conceitos básicos de imunologia para os estudantes do ensino médio. A metodologia utilizada para avaliação da aprendizagem será por meio de avaliação escrita com questões especificas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Karina Toledo - Integrante.
2013 - Atual
Estudo do papel do experimento nas aulas de Biologia
Descrição: Aulas práticas de Biologia são importantes para auxiliar o aprendizado dos conceitos teóricos abstratos dos fenômenos biológicos aprendidos em sala de aula. Entretanto, pouco se tem entendido sobre as questões enunciativas dos gêneros de discursos que aparecem nas aulas práticas de biologia para os estudantes do ensino médio. Aqui, a proposta é a caracterização qualitativa dos gêneros de discurso e das relações epistêmicas de aulas práticas de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares na atualidade. Para tal, serão realizadas entrevistas com professores e alunos, observações das aulas de Biologia, análise do material utilizado em aula e, principalmente, gravações com recursos audiovisuais; posteriormente, sequências das aulas serão transcritas e analisadas utilizando o software desenvolvido pela IPN-Kiel (Videograph®). A classificação dos sistemas de categorias será baseada em estudos prévios (SILVA & MORTIMER, 2010); quando necessários outros sistemas de categorias serão criados para melhor análise dos transcritos das aulas práticas. Desse modo, espera-se conhecer os gêneros do discurso e interações gerais que ocorrem entre os integrantes de aulas práticas de Biologia na atualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Silvia Trivelato - Coordenador.
2012 - 2014
Desenvolvimento de modelo para leishmaniose mucocutânea
Descrição: A leishmaniose é causada por parasitas do gênero Leishmania. A forma mucocutânea da leishmaniose apresenta lesões crônicas com baixo número de parasitas no local da infecção causando uma resposta inflamatória exagerada. Nós mostramos que os camundongos TNFR1 KO, quando infectados com L. major, conseguem controlar o crescimento do parasita no local da infecção, porém mantém um intenso infiltrado inflamatório quando comparados aos animais selvagens. O objetivo desse estudo é a caracterização das lesões cutâneas crônicas desenvolvidas nos animais TNFR1 KO infectados por L. braziliensis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Paula Melo Seixas - Integrante / VIEIRA, L.Q - Coordenador.
2012 - 2013
Estudo dos eventos inflamatórios induzidos pelo veneno de aranhas Loxosceles e Esfingomielinases D
Descrição: O envenenamento por aranhas do gênero Loxosceles, presentes em regiões temperadas e tropicais das Américas, África e Europa, podem causar dermonecrose e também graves efeitos sistêmicos. Entre os efeitos sistêmicos estão incluídos hemólise e coagulação intravascular, além da possível evolução para choque e insuficiência renal aguda. O principal componente tóxico desses venenos, a Esfingomielinase D (SMase D), é uma enzima capaz de hidrolisar esfingomileina e lisofosfatidilcolina, sendo que várias isoformas dessa toxina estão presentes nesses venenos. Estudos do Laboratório de Imunoquímica mostraram que o veneno de L. intermedia e a SMase D são capazes de induzir, em camundongos, um quadro inflamatório sistêmico similar ao do choque endotóxico; no entanto, os mecanismos moleculares envolvidos nesse efeito tóxico foram ainda pouco estudados. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é estabelecer um modelo usando sangue humano total para o estudo do quadro de choque endotóxico-like desencadeado pelo veneno de L. intermedia e pela SMase D. Para tanto, serão utilizadas amostras de sangue humano que serão estimuladas com o veneno de L. intermedia e SMase D e, a seguir, avaliados parâmetros relacionados ao choque endotóxico, incluindo a produção das citocinas TNF-α, IL-1, IL-6 e IL-8; produção de óxido nítrico e espécies reativas de oxigênio; expressão de marcadores de ativação celular. Ainda, será verificada a participação do sistema do complemento na ativação dos leucócitos durante o choque endotóxico-like desencadeado pelas toxinas do veneno. Esses resultados permitirão o melhor entendimento dos mecanismos envolvidos no estabelecimento do quadro inflamatório sistêmico, similar ao do choque endotóxico, após o envenenamento por aranhas Loxosceles, além de possibilitar a análise de medidas terapêuticas alternativas para esse efeito tóxico durante o loxoscelismo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Denise Vilarinho Tambourgi - Coordenador.
2010 - 2012
Efeito do número de EPIYA-C da proteína CagA de H. pylori na produção de citocinas representativas das respostas Th1, Th2, Th17 e Treg por células mononucleadas do sangue periférico e células de mucosa gástrica
Descrição: Determinar a concentração de citocinas representativas da resposta inata e de células Th1, Th2, TH17 e Treg, bem como de IL-11 em cocultivos de células mononucleadas do sangue periférico e células AGS com amostras viáveis de H. pylori com diferentes números de sítios de fosforilação EPIYA-C da proteína CagA. Determinar a intensidade do fenômeno de beija-flor (escores) de acordo com o número de EPIYA-C da proteína CagA. Determinar o efeito do número de EPIYA-C na expressão de STAT3 e Foxp3 in vitro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Vieira, Leda Quercia - Integrante / Andreia Maria Camargos Rocha - Integrante / Gifone Aguiar Rocha - Integrante / Fabrício Freire de Melo - Integrante / Sérgio de Assis Batista - Integrante / Dulciene Maria de Magalhães Queiroz - Coordenador.
2010 - 2011
Characterization of the control of chronic cutaneous lesions in Leishmania major- infected TNFR1 KO mice treated with derived bone-marrow cells
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Leda Quercia Vieira - Integrante / Scott P - Coordenador.
2008 - 2012
Caracterização do controle de lesões em camundongos deficientes no receptor 1 do TNF infectados com Leishmania major: desenvolvimento de um modelo para estudo da leishmaniose mucocutânea e sua terapia
Descrição: Desenvolvimento de um modelo para leishmaniose mucotânea e a proposta de terapias, como por exemplo, inibidores de TNF-alfa e células-tronco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Leda Quercia Vieira - Coordenador / Rosa Maria Esteves Arantes - Integrante.
2005 - 2007
Estudo do potencial neutralizante do soro equino hiperimune anti esfingomielináses recombinantes sobre os efeitos tóxicos das aranhas Loxosceles.
Descrição: As aranhas do gênero Loxosceles são conhecidas popularmente como aranhas-marrons e podem ser encontradas tanto em regiões temperadas, quato tropicais da América do Norte, Central e do Sul, como também na Europa e África. No Brasil estão descritas dez espécies, sendo três de importância médica: L. intermedia, L. laeta e L. gaucho por serem responsáveis por mais de dois mil casos de envenenamento por ano. O loxoscelismo pode manifestar-se de duas diferentes formas clínicas: cutânea e sistêmica, como o desenvolvimento de necrose no local da picada, hemólise, coagulação intravascular e danos renais. No Brasil a terapia para o Loxoscelismo consiste na utilização do soro antiaracnídico produzido pelo Instituto Butantan, no entanto, a produção desse soro é bastante dificultada pel escassez do veneno de Loxosceles. Com o objetivo de solucionar o problema da escassez de antígenos de venenos de Loxosceles, o Laboratório de Imunoquímica clonou e expressou algumas toxinas recombinantes dos venenos de L. intermedia (P1 e P2) e L. laeta (SMase I) e em colaboração com a Divisão de Produção do Instituto Butantan está produzindo um soro antiesfingomielináses D desses venenos. O objetivo desse projeto é analisar comparativamente o potencial neutralizante dos soros equinos antiaracnídicio e antiesfingomielináses recombinantes frente aos venenos das aranhas Loxosceles de importância médica no Brasil. os resultados obtidos, se positivos em termos de eficiência de neutralização, serão base para que este novo antissoro possa ser testado em humanos, e talvez, venha ser eletio pelo setor de Pordução do IB como soro a se distribuido para o país, substitutindo assum o soro antiaracnídico até hoje usado na soroterapia humana para o loxoscelismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Denise Vilarinho Tambourgi - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2003 - 2004
Expressão de moléculas coestimulatórias e sua influência na apresentação de antígenos durante a infecção por B. pertussis
Descrição: Projeto direcionado a avaliar a interferência da infeção com B. pertussis sobre a expressão de moléculas de superficíes em células imunes. Bolsa PIBIC CNPq. Proc. no. 108442/2003-9.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Monamaris Marques Borges - Coordenador.
2003 - 2004
Investigação da Percepção Ambiental dos alunos de quinta e sexta séries do Ensino Fundamental - Ciclo II de duas escolas públicas no bairro de São João Clímaco, no município de São Paulo-SP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Amélia dos Santos - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Projeto Imunologia nas Escolas
Descrição: O Projeto Imunologia nas Escolas é um projeto educacional desenvolvido dendtro da Plataforma de Ensino e Interação com a Sociedade do iii-INCT - Instituto de Investigação em Imunologia - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, com objetivo principal de aproximar o mundo da ciência de estudantes e professores do Ensino Médio de escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Veronica coelho - Coordenador / Silvia Sampaio - Integrante / Paulo Cunha - Integrante / Patricia Santos - Integrante / Sandra Moraes - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Ensino por investigação em ciências biológicas e saúde
Descrição: Formação de professores para desenvolvimento de sequências didáticas e pesquisa em metodologias ativas de ensino e aprendizagem para a área das ciências biológicas e saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Luciana Medina - Integrante / Regiane Oler - Integrante / Messias Pacheco - Integrante / Wanderson Cosme - Integrante / Caroline Gonçalves Fernandes - Integrante / Cintia Costa - Integrante.
Temáticas: Formação inicial ou continuada de professores, Aprendizagem por projetos, Ensino e aprendizagem.
Cooperações: Instituição de Ensino.


Outros Projetos


2017 - Atual
Oficina de escrita científica para estudantes de Ciências Biológicas
Descrição: Desenvolvimento da escrita científica (argumentação) para estudantes da disciplina de Trabalho de Conclusão de curso (TCC) do curso de Ciências Biológicas da Escola da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Carolina Coelho - Integrante.
2015 - Atual
Oficina de argumentação em Filosofia e Ciência
Descrição: Promover leitura de textos clássicos da Filosofia e trabalho com técnicas de argumentação para escrita com estudantes do ensino médio.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Elizete B. Bispo - Integrante / Felix, Fabiano - Integrante.
2013 - 2014
Formação contínua de professores do período noturno da escola estadual Maria Trujilo Torloni: o ?DNA? de todas as disciplinas do ensino médio
Descrição: O projeto de formação continua dos professores da escola Torloni tem o objetivo trabalhar a temática sobre o material genético (DNA) em todas as suas dimensões interdisciplinares explorando questões experimentais, investigativas, interpretação de texto, línguas, raciocine lógico e matemático.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Aline do Espirito Santo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Atas de Ciências da Saúde
2014 - Atual
Periódico: American Journal of Educational Research


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Journal of Research in Science Teaching (Print)
2013 - Atual
Periódico: Journal of Research in Science Teaching
2014 - Atual
Periódico: American Journal of Educational Research
2016 - Atual
Periódico: Atas de Ciências da Saúde
2017 - Atual
Periódico: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE)
2018 - Atual
Periódico: Cadernos de História da Ciência
2019 - Atual
Periódico: HIGHER LEARNING RESEARCH COMMUNICATIONS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Ensino de Imunologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Biologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Imunologia comparativa e ensino.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Imunologia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura & Ciências.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
6o lugar Conto no concurso nacional LOVELESS da Editora ESCANDALO, Editora ESCANDALO.
2013
2o lugar nacional do concurso de contos "Homossilábicas" da editora Escândalo -, Editora Escandalo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D;De Almeida, DM;Manzoni-de-Almeida, Daniel;ALMEIDA, DANIEL MANZONI DE2018MANZONI-DE-ALMEIDA, D; SQUAIELLA-BAPTISTÃO, CARLA CRISTINA ; LOPES, PRISCILA HESS ; VAN DEN BERG, CARMEN W. ; TAMBOURGI, D. V. . Loxosceles venom Sphingomyelinase D activates human blood leukocytes: Role of the complement system. MOLECULAR IMMUNOLOGY, v. 94, p. 45-53, 2018.

2.
Marsilvio Gonçalves Pereira2017Marsilvio Gonçalves Pereira ; Trivelato, SLF ; De Almeida, DM . A argumentação como prática epistêmica no ensino de Imunologia: Estrutura e uso de uma proposta didática sob uma orientação epistemológica. REVISTA DE EDUCACIÓN EN BIOLOGÍA, v. 20, p. 40-55, 2017.

3.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D2016MANZONI-DE-ALMEIDA, D. As práticas epistêmicas na construção de uma atividade investigativa de Biologia para o ensino superior. Compartilha Docência, v. 1, p. 29-42, 2016.

4.
NATALE, C. C.2016NATALE, C. C. ; Seixas, PM ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Os modelos murinos e a caracterização das respostas imunológicas as leishmanioses: uma revisão. Atas de Ciências da Saúde, v. 4, p. 35-59, 2016.

5.
TOLEDO, K.A2016 TOLEDO, K.A ; MAZALI, G, S ; PEGORARO, J.A ; ORLANDO, J ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . O uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médio. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 41, p. 565-584, 2016.

6.
De Almeida, DM2016De Almeida, DM. Análise da trama de argumentos na obra ?Meditações? cartesianas na construção da ideia do ?Cogito?: uma proposta para um modelo didático para o ensino de Filosofia. Educar em Revista (Impresso), v. 62, p. 295, 2016.

7.
Manzoni-de-Almeida, Daniel2016Manzoni-de-Almeida, Daniel. O desenvolvimento da escrita argumentativa nas aulas de imunologia do ensino superior por metodologias ativas. Compartilha Docência, v. 1, p. 3-19, 2016.

8.
SOARES, ALEXANDRE GOMES2016SOARES, ALEXANDRE GOMES ; ALMEIDA, DANIEL MANZONI DE . ANÃ?LISE DE TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPED (2004 A 2013) COM A TEMÃ?TICA DE GÃ?NERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DAS CIÃ?NCIAS. REFLEXÃO E AÇÃO (UNISC. IMPR.), v. 24, p. 82, 2016.

9.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D2016 MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Marzan, P ; Trivelato, SLF . ANALYSIS OF EPISTEMIC PRACTICES IN REPORTS OF HIGHER EDUCATION STUDENTS GROUPS IN CARRYING OUT THE INQUIRY-BASED ACTIVITY OF IMMUNOLOGY. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 105-120, 2016.

10.
Da Silva2014Da Silva ; Matos, P ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Métodos avaliativos no processo de ensino aprendizagem: uma revisão. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE), v. 47, p. 58-72, 2014.

11.
BOCCHI, J.2013BOCCHI, J. ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . Do divã à neuropsicanálise: alguns casos clínicos à luz da teoria freudiana. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 18, p. 57-69, 2013.

12.
PETRITUS, P.2012PETRITUS, P. ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; GIMBLET, C. ; LOMBANA, C. G. ; SCOTT, P. . Leishmania mexicana induce limited recruitment and activation of monocytes and monocyte-derived dendritic cells early during infection. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online), v. 6, p. 1, 2012.

13.
Oliveira, Carolina Ferreira2012Oliveira, Carolina Ferreira ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Mello, Paula Seixas ; Natale, Caio Cotta ; Santiago, Helton da Costa ; MIRANDA, L. S. ; Ferraz, Fernanda Oliveira ; dos Santos, Liliane Martins ; TEIXEIRA, M. M. ; Teixeira, Mauro Martins ; Arantes, Rosa Maria Esteves ; Vieira, Leda Quercia . Characterization of Chronic Cutaneous Lesions from TNF-Receptor-1-Deficient Mice Infected by Leishmania major. Clinical & Developmental Immunology (Print), v. 2012, p. 1-12, 2012.

14.
Beena John2011Beena John ; Brendon Ricart ; Elia D Tait ; Tajie H Harris ; Louise M Randall ; David A. Christian ; Beth Gregg ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Wolfgang Weninger ; Daniel A Hammer ; Christopher A Hunter . Analysis of behavior and trafficking of dendritic cells within the brain during Toxoplasmic encephalitis. PLoS Pathogens, v. 9, p. 1002246, 2011.

15.
Okamoto2009Okamoto ; Andradre, RMG ; Queiroz, GP ; Gutierrez VP ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Yara Cury ; Bertani R ; Portaro FC ; Tambourgi DV . Ctenus medius and Phoneutria nigriventer spiders venoms share noxious proinflammatory activities. Journal of Medical Entomology, v. 46, p. 58-66, 2009.

16.
de Santi-Ferrara GI2009de Santi-Ferrara GI ; PEDROSA, M. F. ; Junqueira-de-Azevedo, IML ; Andradre, RMG ; Portaro FC ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Murakami MT ; Arni RK ; van den Berg, C ; Hoo, LP ; Tambourgi DV . SMase II, a new sphingomyelinase D from Loxosceles laeta venom gland: Molecular cloning, expression, function and structural analysis.. Toxicon, v. 26, p. 1-11, 2009.

17.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D;De Almeida, DM;Manzoni-de-Almeida, Daniel;ALMEIDA, DANIEL MANZONI DE2008MANZONI-DE-ALMEIDA, D; PEDROSA, M. F. ; Andradre, RMG ; Marcelino, JR ; Higashi-Gondo, H ; Junqueira-de-Azevedo, IML ; Hoo, LP ; van den Berg, C ; Tambourgi DV . A new anti-loxoscelic serum produced against recombinant sphingomyelinase D: results of preclinical trials.. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 79, p. 463-470, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. SetList. 1. ed. , 2018.

2.
Daniel Manzoni ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . Uma crônica sobre a pergunta. 1. ed. Curitiba: CRV editora, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CUNHA, P. ; COELHO, V. ; MORAES, S. ; SAMPAIO, S. ; De Almeida, DM . Vacinas e a educação em ciência. ComCiência Revista de Jornalismo Científico, 10 out. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; Trivelatto S . Analysis of epistemic practices mobilized by students in the experiment act in a biology inquiry-based learning. In: ESERA 2015, 2016, Helsinki. Science Education Research: Engaging learners for a sustainable future, 2016.

2.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Trivelatto S . ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE LINFÓCITOS B. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2016, Aguas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2016.

3.
Vieira, L, J, A ; Trivelatto S ; De Almeida, DM . ENSINO DE BIOLOGIA POR EXPERIMENTO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS EM BIOLOGIA POR UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: Simpósio Internacional de Iniciação científica USP, 2014, São Paulo. Publicações SIICUSP, 2014.

4.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; Fernanda Pardini ; Trivelatto S . Using oral analytical tools to investigate the impact on learning within real-life circumstances regarding studies in biology.. In: ESERA, 2013, Nicosia. ESERA 2013, 2013. v. 9.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; Marsilvio Gonçalves Pereira ; Trivelatto S . The arguments of a group of students in the development of an experimental model of biology. In: ESERA 2015, 2016, Helsinki. Science Education Research: Engaging learners for a sustainable future, 2016.

2.
De Almeida, DM; Marsilvio Gonçalves Pereira ; Trivelatto S . The arguments of a group of students in the development of an experimental model of biology. In: ESERA, 2015, Helsinki. ESERA 2015, 2015.

3.
De Almeida, DM; Trivelatto S . Analysis of epistemic practices mobilized by students in the experiment act in a biology inquiry-based learning. In: ESERA 2015, 2015, Helsinki. ESERA 2015, 2015.

4.
Natale, Caio Cotta ; De Almeida, DM ; Mello, Paula Seixas ; Carneiro, MH ; Dos Santos, L. M. ; Vieira, Leda Quercia . The role of IL-18 in Leishmania amazonensis infection. In: XXX Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2014. XXX Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2014.

5.
Vieira, L, J, A ; Trivelatto S ; De Almeida, DM . EXPERIMENTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM BIOLOGIA POR UM GRUPO DE ALUNOS EM UMA SEQUÊNCIA DE PRÁTICA EXPERIMENTAL. In: V Jornada das Licenciaturas e IX Semana da Licenciatura, 2014, USP São Carlos. V Jornada das Licenciaturas e IX Semana da Licenciatura, 2014.

6.
Vieira, L, J, A ; Trivelatto S ; De Almeida, DM . EXPERIMENTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM BIOLOGIA POR UM GRUPO DE ALUNOS EM UMA SEQUÊNCIA DE PRÁTICA EXPERIMENTAL. In: 1ª etapa do SIICUSP, 2014, USP SP. 1ª etapa do SIICUSP, 2014.

7.
Vieira, L, J, A ; Trivelatto S ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . EXPERIMENTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM BIOLOGIA POR UM GRUPO DE ALUNOS EM UMA SEQUÊNCIA DE PRÁTICA EXPERIMENTAL. In: 2ª etapa do SIICUSP, 2014, USP SP. 2ª etapa do SIICUSP, 2014.

8.
Vieira, L, J, A ; Trivelatto S ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . EXPERIMENTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM BIOLOGIA POR UM GRUPO DE ALUNOS EM UMA SEQUÊNCIA DE PRÁTICA EXPERIMENTAL. In: 12º Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia (ENNOEPE), 2014, UFRN - Natal. 12º Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia (ENNOEPE), 2014.

9.
Vieira, L, J, A ; Trivelatto S ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . EXPERIMENTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM BIOLOGIA POR UM GRUPO DE ALUNOS EM UMA SEQUÊNCIA DE PRÁTICA EXPERIMENTAL. In: 9º Encontro USP - Escola, 2014, Instituto de Física USP-SP. 9º Encontro USP - Escola, 2014.

10.
Seixas, PM ; Daniel Manzoni ; Natale, Caio Cotta ; DOS SANTOS, L.M ; Carneiro, MH ; Phillip Scott ; ARANTES, R.M.E ; Vieira, Leda Quercia ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . CHARACTERIZATION OF A MURINE MODEL (TNFRp55-/-) FOR STUDY OF CHRONIC CUTANEOUS LESIONS BY Leishmania braziliensis INFECTION. In: 11th World Congress os Inflamation, 2013. 11th World Congress os Inflamation, 2013.

11.
Mello, Paula Seixas ; Manzoni-de-Almeida, Daniel ; Natale, Caio Cotta ; Dos Santos, L. M. ; Carneiro, MH ; Phillip Scott ; ARANTES, R.M.E ; Vieira, Leda Quercia . TREATMENT WITH BONE MARROW CELLS INFLUENCE CHRONIC LESION CUTANEOUS OF MICE (TNFRp55-/-BL/6) INFECTED BY Leishmania major. In: XXXVI Congress of The Brazilian Society of Immunology, 2012. XXXVI Congress of The Brazilian Society of Immunology, 2012.

12.
Natale, Caio Cotta ; De Almeida, DM ; Mello, Paula Seixas ; dos Santos, Liliane Martins ; Carneiro, MH ; ARANTES, R.M.E ; Vieira, Leda Quercia . Avaliação dos mecanismos de redução das lesões em camundongos infectados com Leishmania major tratados com células totais e ou purificadas da medula óssea: uma proposta de terapia celilar para Leishmaniose muco-cutânea. In: XXI Semana de Iniciação Científica UFMG, 2012. XXI Semana de Iniciação Científica UFMG, 2012.

13.
Natale, Caio Cotta ; De Almeida, DM ; Mello, Paula Seixas ; dos Santos, Liliane Martins ; Carneiro, MH ; ARANTES, R.M.E ; Vieira, Leda Quercia . Evaluation of the mechanisms of lesion reduction in Leishmania major-infected mice treated with total of purified bone marrow cells: a potencial new cell therapy for mucocutaneus leishmaniasis?. In: VI Encontro de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia ICB- UFMG, 2012. VI Encontro de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia ICB- UFMG, 2012.

14.
Natale, C ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Seixas, PM ; Carneiro, MH ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . CELL THERAPY FOR CHRONIC CUTANEOUS LESIONS IN MICE (TNFRP55-/-) INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2011, Foz do Iguaçú. Congresso da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2011.

15.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Seixas, PM ; Natale, C ; Carneiro, MH ; Amorim, IG ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . TREATMENT WITH BONE MARROW CELLS INFLUECE IN CHRONIC LESION CUTANEOUS OF MICE (TNFRp55-/- BL/6) INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Internacional Meeting of Parasitology and Immunology, 2010, Woods Hole - MA - EUA. Internacional Meeting of Parasitology and Immunology 2010, 2010.

16.
Natale, C ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Seixas, PM ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . Caracterização do modelo murino para leishmaniose mucocutânea e sua terapia celular. In: UFMG Conhecimento & Cultura., 2010, Belo Horizonte. UFMG Conhecimento & Cultura., 2010.

17.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Seixas, PM ; Natale, C ; Nassif, SM ; Cruz, SA ; De Castro, W ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . BONE MARROW CELLS TREATMENT INTERFERE IN INFECTION COURSE OF SUSCEPTIBLE MICE INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009, Salvador - BA - BR. Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009.

18.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Seixas, PM ; Natale, C ; Nassif, SM ; Cruz, SA ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . BONE MARROW CELLS TREATMENT INTERFERE IN INFECTION COURSE OF SUSCEPTIBLE MICE INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz), 2009, Búzios - RJ - BR. Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz), 2009.

19.
Seixas, PM ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Natale, C ; Carneiro, MH ; LARA GOUVEIA UTSCH1 ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . PRIOR CHARACTERIZATION OF A MURINE MODEL (TNFRp55-/-) FOR STUDY OF CHRONIC CUTANEOUS LESIONS BY LEISHMANIA MAJOR INFECTION. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009, Salvador - BA - BR. Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009.

20.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Seixas, PM ; Natale, C ; Carneiro, MH ; MIRANDA, L.S ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . CELL THERAPY FOR CHRONIC CUTANEOUS LESIONS IN MICE (TNFRp55-/-) INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009, Salvador - BA - BR. Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
Seixas, PM ; NATALE, C. C. ; VIEIRA, L. Q. ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA EXPERIMENTAL EM IMUNOLOGIA SOBRE O SISTEMA DO COMPLEMENTO PARA ENSINO SUPERIOR: relato da construção da sequência didática. IV Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior, 2019.

2.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Pscheidt, A.C ; Coelho CB . Inovação em ensino de Biologia: o desenvolvimento de uma sequência didática de ensino por investigação utilizando modelos sintéticos de vegetais para as aulas de botânica. INOVAE - JOURNAL OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY INNOVATION, 2019.

3.
Natale, Caio Cotta ; Marsilvio Gonçalves Pereira ; Seixas, PM ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . TENDÊNCIAS DE PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE IMUNOLOGIA NO BRASIL: uma análise de conteúdo dos resumos do Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia de 2010 a 2017. Perspectivas de la Comunicación - Chile, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
De Almeida, DM; Siqueira, R. J . DA TESE DA CONTRA-INDUÇÃO NA EPISTEMOLOGIA ANARQUISTA DE PAUL FEYERABEND. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
De Almeida, DM. Ensino de Imunologia: avaliação das práticas epistêmicas mobilizadas por alunos no ensino superior na participação de uma atividade investigativa nas aulas de Imunologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Como o virus HIV infecta o organismo?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. A Depressão: interfaces entre a biologia e a psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; COELHO, V. . PROJETO IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; COELHO, V. . Projeto Imunologia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Educação, Sociedade e Ciência: a produção de uma vacina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Homofobia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; Fernanda Pardini ; Trivelatto S . Using oral analytical tools to investigate the impact on learning within real-life circumstances regarding studies in biology.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Tecnologia de Imunobiológicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Palestra sobre Ciência e Ensino de Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Modelos experimentais para leishmaniose. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Participação do sistema do complemento na coagulação sanguinea: mecanismos e patologias associadas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; AGUILAR, M. ; CARMO, A ; ARANHAV., A . Anticorpos anti-espermatozóides e a infertilidade humana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; AGUILAR, M. ; CARMO, A ; ARANHAV., A . A produção de antígenos leucocitários humano solúvel (SHLA-G) por pré-embriões. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Hemostasia: a importância das reações enzimáticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. O complexo de penelope. Revista ASPAS, 2018 (Conto).

2.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Anticorpos e balões: exemplo de uma sequencia didática para aprender sobre como os anticorpos funcionam 2014 (Crônica).

3.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Ensino x Pesquisa em Ensino: uma questão, também, da Imunologia 2014 (Crônica).

4.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Sobre os ecos 2014 (Crônica).

5.
ALMEIDA, D. M.; De Almeida, DM . A pré-iniciação científica 2014 (Crônica).

6.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. A pré iniciação científica: parte II 2014 (Crônica).

7.
De Almeida, DM. Anticorpos e balões: o exemplo de uma sequencia didática para explicar como os anticorpos funcionam 2014 (Crônica).

8.
De Almeida, DM. Ensino x Pesquisa em Ensino: uma questão, também, da imunologia 2014 (Crônica).

9.
De Almeida, DM. Sobre os ecos 2014 (Crônica).

10.
De Almeida, DM. Como foi sua aula de Imunologia hoje 2014 (Crônica).

11.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Um exemplo de educação em ciências 2014 (Crônica).

12.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. A equação matemática da diversidade sexual. 2013 (Crônica).

13.
Manzoni-de-Almeida; Manzoni-de-Almeida, Daniel . Ensino de ciência: projeto imunologia nas escolas 2013 (Crônica).

14.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. o filho da mae: a dor de ser parido. Porto Alegre: Escandalo, 2013 (Conto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
De Almeida, DM; Rafael Polidoro . Clubes de Ciências Brasil. 2017.

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Assessor para avaliacao de reconhecimento de cursos superiores na area medica e biologica. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
De Almeida, DM. Redação de ciências para o ensino fundamental. 2017.

2.
Manzoni-de-Almeida; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Redação de livro didático para a disciplina de Ciências (ensino fundamental). 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Alfabetização científica para futuros nutricionistas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Biólogos, os heróis de tubos nas mãos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Conheça o projeto Pílulas de letras: Ler e escrever para estar no mundo!. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Manzoni-de-Almeida; Manzoni-de-Almeida, Daniel . ThinkEIRO. 2016; Tema: Filosofia. (Blog).

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. ThinkEIRO. 2016; Tema: Blog de resenha e discussão de Filosofia e Literatura. (Blog).

3.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; COELHO, V. ; SAMPAIO, S. ; MORAES, S. ; CUNHA, P. ; SANTOS, P. . Blog do Projeto Imunologia nas Escolas. 2013. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Manzoni-de-Almeida; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Bases da Engenharia Genetica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; Paulo Cunha . Projeto Imunologia nas Escolas: PROGRAMA PARA PROFESSORES. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Bases da Engenharia Genética. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Jogo A ROTA DO CONHECIMENTO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo de ciências).

Demais trabalhos
1.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Doenças Sexualmente Transmissíveis: Biologia, prevenção e outros tópicos de importância. 2004 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Trivelato, SLF; Scarpa DL; De Almeida, DM. Participação em banca de JOÃO LUÍS DE ABREU VIEIRA. Análise de uma aula de Biologia com base nas interações discursivas. 2018 - Universidade de São Paulo.

2.
Vieira, Leda Quercia; Fabiana Simão Machado; Ricardo Gonçalves; De Almeida, DM. Participação em banca de Caio Cotta Natale. O papel da IL-18 no desenvolvimento das lesões cutâneas em camundongos infectados por Leishmania amazonensis. 2015. Dissertação (Mestrado em Bioquimica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ARANTES, R.M.E; Horta, M.F; Vieira, Leda Quercia; Daniel Manzoni; MANZONI-DE-ALMEIDA, D. Participação em banca de Mello, Paula. Lesões crônicas em camundongos deficientes no receptor 1 do TNF infectados com Leishmania braziliensis: desenvolvimento de um modelo para estudo da leishmaniose mucocutanea. 2014. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
Marzan, P; Isabelle GIRAULT; Marianna Bosch i Casabò; Eric Sanchez; Patricia Schneeberger; Erica de Vries; De Almeida, DM. Participação em banca de Catherine BONNAT. Etayage de l'activité de conception expérimentale par un EIAH pour apprendre la notion de métabolisme cellulaire en terminale scientifique. 2017. Tese (Doutorado em CIA - Ingénierie de la Cognition, de l'interaction, de l'Apprentissage et d) - UNIVERSITE GRENOBLE ALPES.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; SANTOS, LSC; e SILVA SMBC. Participação em banca de Cristiane da Hora Cícero.Assistência de Enfermagem a paciente renal crônico em tratamento hemodialítico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; SANTOS, LSC; e SILVA SMBC. Participação em banca de Filomena Edite de Jesus.Cuidados paliativos em pacientes oncológicos em fase terminal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

3.
Hissamura CLP; Toledo RF; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Ariane Cristina Nicolau Torres.O uso terapêutico de Ayahuasca na depressão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

4.
Hissamura CLP; Coelho CB; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Jéssica de Macedo Rodrigues Pereira.Asma e seus mecanismos fisiopatológicos: influência da intervenção e tratamentos na qualidade de vida dos portadores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

5.
Ramzim GF; COELHO, C.; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Nathara Cristina da Silva.Associação do HLA DQ2 e DQ8 com o diagnóstico da doença celíaca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

6.
De Almeida, DM. Participação em banca de Henrique Freitas da Silva.Benefícios do implante de stent na doença arterial coronariana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

7.
De Almeida, DM. Participação em banca de Adriana Luci de Souza Lourenço.Dimensionamento de recursos humanos e a segurança do paciente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

8.
De Almeida, DM. Participação em banca de Carla L. da Silva.Alterações nas atividades de vida diária dos pacientes pós infarto do miocardio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

9.
DAVID, R; FUGITA, RM; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Maria de Fatima Santos.Detecção precoce do delirium em idosos hospitalizados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

10.
DAVID, R; FUGITA, RM; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Cinthia Villagra Caravieri.A musicoterapia como tecnologia na assistência de enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

11.
DAVID, R; FUGITA, RM; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Cleide Regina R Melo.As consequências da obesidade infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

12.
DAVID, R; FUGITA, RM; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Flaviane Luisa da Silva.Abordagem de idosos hospitalizados pelo enfermeiro generalista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

13.
De Almeida, DM. Participação em banca de Bruna Ferro Cerqueira da Silva.Cuidado de enfermagem frente a familia e o portador da distrofia muscular de Duchenne. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

14.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Carolina Rigo de Lima.Esgotamento emocional de enfermagem frentes aos cuidados paliativos na oncopediatria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

15.
De Almeida, DM. Participação em banca de Fabrício José Lima de Andrade.O papel do enfermeiro na captação de órgãos para transplantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

16.
De Almeida, DM. Participação em banca de Andrea Cristina Guerra.Assistência de enfermagem a criança com síndrome da pele escaldada: uma revisão da literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

17.
De Almeida, DM. Participação em banca de Irenildes Santos Silva.Assistência de enfermagem ao paciente que será submetido a procedimento cirúrgico: sentimentos mais frequentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

18.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Flávia Santana Souza.Qualidade de vida dos adolescentes portadores de diabetes mellitus tipo 1. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

19.
De Almeida, DM. Participação em banca de Clério Leonardo Barbosa da Silva.Qualidade de vida do paciente em tratamento hemodialítico: uma revisão da literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

20.
Manzoni-de-Almeida; Bastos F.M; Antonio Desiderio; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Nathali Leonor de Barros.A hipotese da higiêne: uma revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade de Guarulhos.

21.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Rocha F.C.N; Tiusso P.P.S.; Bastos F.M. Participação em banca de Solange Pereira Silva.Estudo da atividade endematogênica e alterações leucocitárias induzidas pelo extrato de Dieffenbachia picta Scott (Dieffenbch, Johann Karl Ernest) (Comingo-ninguém-pode) em camundongos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Guarulhos.

22.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Rocha F.C.N; Tiusso P.P.S.; Bastos F.M. Participação em banca de Vanessa Adélia de Alvarenga Lemos.Avaliação do potencial antiinflamatório do extrato etanólico e aquoso de própolis em camundongos (Mus musculus). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Guarulhos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de História e Filosofia da Biologia. 2015. (Encontro).

2.
4o Encontro dos Pos-Doutorando da Faculdade de Educação da USP.O papel do experimento no ensino de Biologia. 2014. (Simpósio).

3.
ESERA. Argumentation in teaching science. 2013. (Congresso).

4.
ESERA. Analysis of epistemic practices mobilized by students in the experiment act in a biology inquiry-based learning. 2013. (Congresso).

5.
ESERA. The arguments of a group of students in the development of an experimental model of biology. 2013. (Congresso).

6.
simposio da rede nacional de ensino de ciências.Projeto Imunologia nas escolas. 2013. (Simpósio).

7.
Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Protozoologia. BONE MARROW CELLS TREATMENT INTERFERE IN INFECTION COURSE OF SUSCEPTIBLE MICE INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. 2009. (Congresso).

8.
Simpósio de Leishmaniose."Modelos experimentais para o estudo da leishmaniose". 2009. (Simpósio).

9.
Congresso da Sociedade Brasileira de Progresso a Ciência - SBPc. Neutralization potential of a horse serum produced against shingomyelinases D, on the toxic effects of Loxosceles spiders venoms. 2007. (Congresso).

10.
Reunião Científica do Instituto Butantan. Molecular cloning, expression, function and strutural basis, for the high catalytic activity of a new class of sphingomyelinases D from Loxosceles laeta venom glands. 2007. (Congresso).

11.
Reunião Científica do Instituto Butantan. Neutralization potential of a horse serum, produced against sphingomyelinases D, on the toxic effetcs of Loxosceles spiders venoms. 2007. (Congresso).

12.
Reunião Científica do Instituto Butantan.Biological and immunochemical characterization of spider venoms from the Ctenidae family. 2006. (Outra).

13.
Reunião Científica do Instituto Butantan.Costimulatory molecules expression B7/CD28 by Bordetella pertussis infection.. 2004. (Oficina).

14.
Congresso Brasileiro de Microbiologia. Activation of Bone Marrow Macrophages for Killing Intracellular Bordetella pertussis thorough a nitric Oxide-Independent Mechanism.. 2003. (Congresso).

15.
V Reunião Científica Anual do Instituto Butantan/USP.Activation of Bone Marrow Macrophages for Killing Intracellular Bordetella pertussis thorough a nitric Oxide-Independent Mechanism. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Katiene Nogueira da Silva ; Vinício de Macedo Santos ; Ricardo Dias Sacco ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . VI Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP. 2016. (Outro).

2.
Katiene Nogueira da Silva ; Vinício de Macedo Santos ; Ricardo Dias Sacco ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . V Simpósio de Pós-Doutorado da Faculdade de Educação USP. 2015. (Outro).

3.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; RAMIRES, L. . Seminario de Prevencao e cidadania LGBT. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Caio Cotta Natale. O papel da IL-18 nas lesões cutâneas dos camundongos infectados por parasitas do gênero Leishmania. Início: 2015. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

2.
Paula Melo Seixas. Estudo do papel do experimento nas aulas de imunologia para o ensino superior. Início: 2015. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Caio Cotta Natale. Papel da IL-18 na infecção por Leishmania amazonensis. 2013. Dissertação (Mestrado em Bioquimica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Daniel Manzoni de Almeida.

2.
Paula Seixas Melo. Modelo de leishmaniose mucocut:ânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Daniel Manzoni de Almeida.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valdir de Oliveira. Os aspectos historiográficos da Leishmaniose. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

2.
Rafaela Silva. O papel das células B na resposta imune a vacina anti-HPV: uma revisão da literatura. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomedicina) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigo Branco. A filosofia da biologia de Ernest Mayr e o sistema imunológico na escala evolutiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

2.
Mariana Trindade. Suporte Hemoterápico para pacientes com febre amarela. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

3.
Bruno Sipavicius. O papel do desenho produzido por estudantes no ensino de Imunologia por investigação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

Iniciação científica
1.
Davi Gustavo Sanches. O papel da representatividade do professor no ensino de imunologia por investigação. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

2.
Alexandre Tadeu Lima. Estudo do ensino de imunologia por investigação online. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

3.
Silvio Marcio Rodrigues Junior. A 'morte social' de pacientes de hospitais psiquiátricos no século XX e seus reflexos nos dias atuais. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

4.
Ana Lourdes Silverio. Estudo sobre os efeitos no sistema imunológico do estresse pós-traumático. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

5.
João de Abreu Vieira. Análise do discurso nas aulas práticas de biologia. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

6.
Caio Cotta Natale. Modelo experimental para leishmaniose mucocutanea: tratamento das lesões crônicas do camundongo TNFR1 KO com Talidomida. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

7.
Paula Melo Seixas. Modelo experimental murino para leishmaniose mucocutanea. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biologicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

8.
Sérgio Alexandre Cruz. Desenvolvimento de modelos murinos para a leishmaniose cutânea. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade José do Rosário Vellano. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

Orientações de outra natureza
1.
Alexandre Ocimoto Sanematsu. Ensino por investigação para as aulas de Imunologia no ensino superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

2.
Lucas Wendell Silva. Ensino por investigação para as aulas de Imunologia no ensino superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

3.
Renata Soares da Silva. Ensino por investigação para as aulas de Imunologia no ensino superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

4.
Larissa Guilherme. Ensino por investigação para as aulas de Imunologia no ensino superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

5.
Vinyet Ebeling Kesegi. Ensino por investigação para as aulas de Imunologia no ensino superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

6.
Rafael Lima. Ensino por investigação para as aulas de Imunologia no ensino superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

7.
Danusa Vanuchi,. Ensino por investigação para as aulas de Imunologia no ensino superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

8.
Letícia Pires de Carvalho. Ensino por investigação para as aulas de Imunologia no ensino superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

9.
Júlia Assiat. Análise do cultivo de Leishmania major em meio de cultura suplementado com leite. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

10.
Nadia Maheso. Análise do cultivo de Leishmania major em meio de cultura suplementado com leite. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

11.
Danilo Scherre. Modelos experimentais em Leishmaniose cutânea. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

12.
Luiza Miranda. Modelo murino para leishmaniose cutânea. 2009. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. A Depressão: interfaces entre a biologia e a psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; COELHO, V. . PROJETO IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Educação, Sociedade e Ciência: a produção de uma vacina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
De Almeida, DM; Siqueira, R. J . DA TESE DA CONTRA-INDUÇÃO NA EPISTEMOLOGIA ANARQUISTA DE PAUL FEYERABEND. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Manzoni-de-Almeida; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Bases da Engenharia Genetica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Bases da Engenharia Genética. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Jogo A ROTA DO CONHECIMENTO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo de ciências).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel. Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Manzoni-de-Almeida; Manzoni-de-Almeida, Daniel . ThinkEIRO. 2016; Tema: Filosofia. (Blog).

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel; COELHO, V. ; SAMPAIO, S. ; MORAES, S. ; CUNHA, P. ; SANTOS, P. . Blog do Projeto Imunologia nas Escolas. 2013. (Blog).



Outras informações relevantes


Foi em 2014 o Chief Guest Editor: American Journal of Educational Research. Special Issue of the journal; Research in the Teaching of Biological and Medical Sciences in Higher Education

Aprovado em 1o Lugar no concurso para Professor Adjunto Substituto do Depto de Micro/Imuno/Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema.
Aprovado em 2o lugar no concurso para Professor Adjunto em Micro/Imuno/Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Professor voluntário de Biologia para cursinho Pré-Vestibular na comunidade Heliópolis (2002 à 2007)
Coordenador voluntário da unidade do cursinho pré-vestibular na comunidade Heliópolis (2004-2007)

Delegado Eleito Municipal, Estadual (São Paulo) e Nacional do eixo Ensino Superior da CONAE 2013-2014.

Parecerista do Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP - 2013.



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