Frederico Furst Bittencourt

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  • Última atualização do currículo em 10/10/2016


Possui graduação em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2007) e mestrado em Master of Engineering - Kyoto University (2012). Atualmente é doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Engenharia de Estruturas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos e Estruturas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Frederico Furst Bittencourt
Nome em citações bibliográficas
BITTENCOURT, Frederico Furst

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095000
URL da Homepage: www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Master of Engineering.
Kyoto University, KYOTO, Japão.
Título: Large displacement formulation of beam and its application to dynamic soil-structure interaction analysis,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: IaI Susumu.
Coorientador: Tobita Tetsuo.
Bolsista do(a): Ministry of Education, Culture, Sports, Science and Technology., MEXT, Japão.
2002 - 2007
Graduação em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Título: Estudo e propostas de infra-estrutura para habitação de baixa renda : estratégias de inclusão social..
Orientador: Emmanuel Antonio dos Santos.
1997 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26


Kyoto University, KYOTO, Japão.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Large displacement formulation of beam and its application to dynamic soil-structure interaction analysis
Descrição: In January 12 of 2007, a crater 30m deep and 80m wide was suddenly created in the middle of the city of Sao Paulo, Brazil. This happened on top of the construction site of the Sao Paulo subway, during the rainy season. This accident is an example of the many accidents presenting anecdotal evidence that currently adopted small displacement finite element analyses may not be enough. In order to start tackling this problem within the context of soil-structure interaction (SSI) finite element analysis (FEA), the present work proposes a couple of large displacement formulations of beams. These beams were formulated and implemented in FEA-capable software (more specifically, FLIP), and subjected to a battery of analyses meant to validate their usability, and to explore their caveats and benefits. The occurrence of buckling was also investigated, as were the basic assumptions underlying beam theory. Finally, soil-structure interaction analysis was also conducted as means of comparison between formulations, and results point to the worthiness of the proposed formulations..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Frederico Furst Bittencourt - Coordenador / Susumu Iai - Integrante.Financiador(es): Ministry of Education, Culture, Sports, Science and Technology. - Bolsa.
2003 - 2004
Detecção de Pontos Fixos e Órbitas Periódicas em Sistemas Caóticos a partir de Séries Temporais com Ruído
Descrição: Este artigo visou investigar alguns métodos de detecção de Órbitas Periódicas Instáveis a partir de Séries Temporais Caóticas com Ruído buscando verificar a aplicabilidade e eficiência dos mesmos em função do grau de ruído do conjunto de dados e do particular tipo de sistema dinâmico. Três foram os métodos principais investigados e comparados: os métodos de Auerbach et al [1], de Aguirre e Souza [2] e de So et al [3]. Além destes, um aprimoramento ao Método de Auerbach et al foi proposto e explorado, levando a melhores resultados do que os outros métodos para dados com ou sem ruído..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Frederico Furst Bittencourt - Coordenador / maisa oliveira terra - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Mecânicas dos Solos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Análise Numérica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Melhor Apresentação de Trabalho, Universidade de Kyoto.
2004
Melhor Trabalho do X ENCITA, ITA.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DAROS, N. J.; BITTENCOURT, Frederico Furst. Participação em banca de IZABEL ASSUNÇÃO.AVALIAÇÃO DE MÉTODOS SEMI- EMPÍRICOS PARA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA EM ESTACA HÉLICE CONTÍNUA MONITORADA COMPARANDO COM O RESULTADO DE PROVA DE CARGA DINÂMICA.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Newton Paiva.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Liliane Cristina da Silva. Estudo Técnico-Econômico de Patologias e Tratamentos de Estrutura de Concreto Armado na Obra do Hospital Boa Saúde (HBS). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Frederico Furst Bittencourt.

2.
Ana Paula Pimenta. Análise das Propriedades Físicas de Adição de Borracha ao Cimento Asfáltico de Petróleo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Frederico Furst Bittencourt.

3.
Jaqueline Rossi. Análise de Custo no Ciclo de Vida: Concreto AutoAdensável X Concreto Convencional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Frederico Furst Bittencourt.



Inovação



Projetos de pesquisa



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