Camilla dos Santos Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4185692323802164
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Possui graduação em Português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2001), especialização em Tradução pela Universidade Federal Fluminense(2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense(2006) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense(2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Membro de corpo editorial da Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:humor, interação, temporalidade, intertextualidade, charge e quadrinhos. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Camilla dos Santos Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação.
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis
São Domingos
24210201 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292685
URL da Homepage: http://www.uff.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: HUMOR, INTERTEXTUALIDADE E TEMPORALIDADE NOS QUADRINHOS: UM ESTUDO DA CHARGE, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Fernando Afonso de Almeida.
Palavras-chave: humor; interação; temporalidade; intertextualidade; charge; quadrinhos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Geral.
2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A HQ humorística e a aula de Língua Estrangeira,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Fernando Afonso de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: humor; interação; língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2002 - 2004
Especialização em Tradução. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A HQ humorística e sua utilização em um curso de Francês Língua Estrangeira.
Orientador: Sônia Maria Materno de Carvalho.
1996 - 2001
Graduação em Português/Francês.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Enseiger la Francophonie en FLE. (Carga horária: 15h).
Centre International d'études pédagogiques, CIEP, França.
2018 - 2018
Séminaire de Rrentrée 2018. (Carga horária: 8h).
Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ, Brasil.
2018 - 2018
Concrétiser l'approche actionnelle par le numérique. (Carga horária: 15h).
Centre International d'études pédagogiques, CIEP, França.
2014 - 2014
Stage Didactique du français langue étrangère, culture et société québécois. (Carga horária: 180h).
Université de Montreal, UdeM, Canadá.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Suplente do Colegiado de Unidade da Faculdade de Educação

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro do Colegiado do Curso de Letras

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: SSE 00230 - Pesquisa e Prátcia de Enisno I (Português) SSE 00231 - Pesquisa e Prática de Ensino II (Português) SSE 00320 - Pesquisa e Prática de Ensino III (Francês) SSE 00324 - Pesquisa e Prática de Ensino III (Italiano) SSE 00321 - Pesquisa e Prática de Ensino IV (Francês) SSE 00325 - Pesquisa e Prática de Ensino IV (Italiano) SSE 00251 - Pesquisa e Prática Pedagógica VI

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF) como apoio pedagógico à Coordenação.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF) como Coordenadora Pedagógica (6o ao 8o ano).

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF) como professora de Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de francês do curso de extensão


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Docente Substituto do CAP (francês)


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Francês


Aliança Francesa (SG), AF, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Francês


Centro Educacional de Niterói, CEN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Francês


Liceu Franco Brasileiro, LFB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental - Francês


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (RJ), SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Docente de Francês
Outras informações
Contratada nos períodos a seguir: abril/junho de 2002; janeiro/julho de 2003; outubro/novembro de 2003; julho/agosto 2004



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Os documentos oficiais da educação brasileira e o ensino de línguas no país
Descrição: As decisões a respeito do ensino de línguas nas escolas possuem sempre um caráter político e podem refletir o desejo de valorização de uma língua em detrimento de outras. Desde 1996, a LDB assegurava a escolha da língua a ser estudada pela comunidade escolar, o que tornava possível a coexistência de diferentes línguas na escola. A partir de 2016, todavia, com a Reforma do Ensino Médio e com a alteração da LDB, esse cenário se modifica, pois o ensino do inglês passará a ser obrigatório nas escolas. Tal mudança é reiterada pela BNCC, que tem apenas a língua inglesa como componente curricular. A obrigatoriedade do ensino da língua inglesa irá certamente influenciar diretamente na oferta de outras línguas nas escolas, o que inclui o ensino do francês. Dentro desse contexto, o projeto em tela tem por objetivo refletir (i) sobre as políticas linguísticas brasileiras em relação ao ensino de línguas, mais especificamente em relação às orientações e imposições relacionadas à escolha da língua a ser ensinada, (ii) sobre os (possíveis) reflexos dessas ações na oferta e no ensino de línguas, sobretudo do francês, tanto em escolas públicas e particulares quanto nos cursos de licenciatura e (iii) sobre a necessidade de existência de espaços de resistência e o papel das associações de professores de línguas dentro desses espaços. Para tanto, partiremos do exame de documentos e orientações oficiais que orientam as ações educativas nacionais relacionadas ao ensino de línguas para a Educação Básica e da análise de textos diversos autores sobre esses documentos, bem como de estudos sobre políticas linguísticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.
2017 - Atual
Ensino de línguas nos anos iniciais do EF: reflexões e contribuições
Descrição: Prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) como disciplina obrigatória no Ensino Fundamental (EF) a partir do sexto ano de escolaridade, a Língua Estrangeira (LE), como disciplina escolar, tem sido frequentemente oferecida já nos anos iniciais do EF. No entanto, não há não há legislação específica ou diretrizes oficiais sobre o assunto. Com esse projeto, objetivamos propiciar um espaço para reflexão sobre a formação docente em LE voltada para a atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre os materiais didáticos desenvolvidos para ensino de LE, mais especificamente o francês, para esse nível de escolaridade. Apontamos aqui a necessidade de ampliação das pesquisas voltadas para o ensino de LE nos anos iniciais do EF e a consequente necessidade de consolidação dessa discussão na formação dos professores de línguas. Partimos de pressupostos teóricos que recaem sobre concepções socioculturais no que concerne à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança (Vygotsky, 1987; 1991), aliadas a uma visão discursiva da linguagem (Bakhtin, 1986; 2003). Às reflexões sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e sobre a concepção discursiva da linguagem, se somam as reflexões sobre os elementos constituintes do currículo e sobre a educação de um modo mais amplo, o que nos conduz às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL/SEB, 2013), mais especificamente, e a outros documentos curriculares nacionais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL/SEF, 1998)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.
Número de orientações: 2
2010 - 2011
O papel da imagem no livro didático de Francês Língua Estrangeira (FLE)
Descrição: O livro didático ocupa uma posição central na dinâmica da aula de LE, pois funciona, ao mesmo tempo, como provedor de linguagem e como desencadeador das falas tanto dos alunos quanto do professor. Observa-se que há, atualmente, um recorrente recurso à utilização de imagens nos livros didáticos de Língua Estrangeira. Nossa pesquisa procurará examinar o papel da imagem nas lições iniciais dos livros adotados no Curso de Licenciatura em Letras (Português/Francês) e no curso de extensão de francês, a Cultura Francesa, Métro Saint-Michel 1 e Café Crème 1, respectivamente, com vistas a identificar suas funções. Uma melhor compreensão do papel da imagem nesses manuais possibilitará uma melhor utilização do material didático e uma melhor compreensão da prática docente, beneficiando alunos, professores e estagiários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
A leitura dos diferentes gêneros dos quadrinhos na escola: subsídios para a prática docente
Descrição: Propomo-nos a realizar um curso destinado a professores de língua portuguesa e de línguas adicionais sobre os quadrinhos e sua utilização em sala de aula que possibilite asses docentes uma abordagem dos quadrinhos que não se restrinja ao enfoque meramente linguístico, e que busque resgatar tanto as dimensões artística e cultural características dos diferentes quadrinhos. Propomo-nos a inda a realizar um levantamento dos quadrinhos existentes no acervo do PROALE (Programa de Alfabetização e Leitura), programa ao qual o projeto em tela se integra, e a divulgar os resultados obtidos pelas ações do projeto em eventos acadêmicos e publicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.Número de orientações: 1
2014 - Atual
Labelin - Laboratório de Educação Linguística
Descrição: Este projeto visa a instituir o Laboratório de Educação Linguística - Labelin, vinculado à Faculdade de Educação da UFF. Seu objetivo fundamental é implementar propostas diversas tanto de apoio à formação docente inicial quanto de formação continuada dirigidas a estudantes de graduação de Letras e de Pedagogia e a professores que trabalham com a língua portuguesa e as línguas adicionais e suas respectivas literaturas na Educação Básica e no Ensino Superior...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Integrante / Dayala Paiva de Medeiro Vargens - Integrante / Luciana Maria Almeida de Freitas - Coordenador / Ricardo Luiz Teixeira de Almeida - Integrante / Denise Brasil Alvarenga Aguiar - Integrante / Valdiney da Costa Lobo - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Projeto Insitucional e Residência Pedagógica ? Subprojeto de Língua Espanhola, Língua Inglesa e Língua Portuguesa - Núcleo de Língua Portuguesa
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.
Temáticas: Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores.
Cooperações: Agência de fomento.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2017 - Atual
Oficina de jogos e brincadeiras em francês: formação docente e ensino de línguas nos anos iniciais do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF)
Descrição: Apesar de facultativo, o ensino de línguas adicionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) está consolidada em muitas escolas particulares e foi recentemente implementado nos sistemas públicos de ensino de algumas prefeituras do estado. Nosso projeto visa propiciar mais um campo para a formação docente inicial dos licenciandos do curso de Letras (Português/Francês), através da atuação junto a alunos dos anos iniciais EF do COLUNI-UFF. O trabalho dos bolsistas ocorrerá por meio de oficinas desenvolvidas com os alunos da escola. Partimos de pressupostos teóricos que recaem sobre concepções socioculturais no que concerne à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança (Vygotsky, 1987; 1991), aliadas a uma visão discursiva da linguagem (Bakhtin, 1986; 2003). Como resultados, esperamos o aprimoramento da formação docente inicial dos licenciandos, além do desenvolvimento da habilidade comunicativa em língua francesa e do conhecimento de outras culturas por parte dos alunos da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Ensino fundamental: (20) Graduação: (2) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador / Ana Karolyna Rosa Luiz - Integrante / Dayane Ferreira da Silva - Integrante.
Temáticas: Aprendizagem por projetos, Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem.
Cooperações: Agência de fomento, Instituição de Ensino.
Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.


Outros Projetos


2017 - Atual
Estágio e formação docente: articulando a pesquisa ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.
Descrição: Embasado na concepção dialógica da linguagem, especialmente no conceito de gênero discursivo, objetivo principal do projeto de monitoria em tela é a orientação de alunos do curso de Letras e de Pedagogia na elaboração e reelaboração de projetos e relatórios, nos quais se busque a integração da prática docente em Língua Portuguesa às reflexões teóricas adquiridas. O projeto tem por objetivo, também, a elaboração de material didático e a realização de ações do monitor para aplicação do material elaborado. Atendimento a alunos, preparação de atividades e aplicação das mesmas são atribuições inerentes ao trabalho professor, em todos os níveis de ensino, inclusive o universitário, e, por isso, são fundamentais à formação docente. Ademais, as leituras realizadas e o contato com os projetos e relatórios produzidos aumentam a familiaridade do monitor com a leitura e produção de textos acadêmicos, essenciais para a docência, sobretudo em nível superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador / Natália Cristina Nogueira Nolasco - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.
2014 - 2018
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID-Letras: Francês
Descrição: O Projeto tem como fundamento o princípio que os professores são profissionais que se formam no cotidiano da profissão, elaborando conhecimentos profissionais práticos quando da reflexão sobre suas questões cotidianas.. Para este fim, estudantes de Licenciatura, Bolsistas de Iniciação à Docência, são levados a vivenciar a prática docente em escolas da rede pública, sob orientação acadêmica e com o acompanhamento de um professor da escola. Nessa experiência, aplicam conhecimentos científicos e pedagógicos formados no percurso universitário, a partir da pesquisa e da elaboração de atividades e de recursos educacionais inovadores..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2013 - 2016
Oficina de jogos e brincadeiras em língua estrangeira: inglês, francês e espanhol
Descrição: O objetivo deste subprojeto de ensino é oferecer oficinas de jogos e brincadeiras em língua estrangeira (inglês, francês e espanhol) a estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Universitário Geraldo Reis..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador / Dayala Paiva de Medeiro Vargens - Integrante / Luciana Maria Almeida de Freitas - Integrante / Ricardo Luiz Teixeira de Almeida - Integrante.
2013 - 2013
Laboratório de Língua Portuguesa
Descrição: Este trabalho apresenta o projeto ?Laboratório de Língua Portuguesa?, desenvolvido no Colégio Geraldo Reis, dentro das atividades da bolsa desenvolvimento acadêmico. O projeto visa, a partir de observações sistemáticas em turmas do Ensino Fundamental, produzir e aplicar atividades com o objetivo de auxiliar e suprir as necessidades dos alunos em Língua Portuguesa, principalmente em leitura e interpretação de textos. Além disso, buscamos incentivar o interesse dos alunos pela leitura, de forma espontânea e agradável, a partir de um clube do livro, no qual os alunos podem pegar livros emprestados, e de um clube da leitura, no qual diferentes textos são lidos para a turma. As atividades desenvolvidas têm por finalidade formar alunos capazes de usar apropriadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral. São produzidas e aplicadas atividades que busquem a criatividade, a interpretação, a produção textual e principalmente a análise crítica do aluno, que deve ser capaz de compreender diferentes gêneros textuais. No âmbito desse projeto, foram selecionados três gêneros, a partir dos quais foram desenvolvidas as atividades, a saber: a crônica, o diário e a carta do leitor..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.
2012 - 2012
Seleção, preparação e aplicação de material didático de Língua Portuguesa
Descrição: Este trabalho apresenta o projeto ?Laboratório de Língua Portuguesa?, desenvolvido no Colégio Geraldo Reis, dentro das atividades da bolsa desenvolvimento acadêmico. O projeto visa, a partir de observações sistemáticas em turmas do Ensino Fundamental, produzir e aplicar atividades com o objetivo de auxiliar e suprir as necessidades dos alunos em Língua Portuguesa, principalmente em leitura e interpretação de textos. As atividades desenvolvidas têm por finalidade formar alunos capazes de usar apropriadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral. São produzidas e aplicadas atividades que busquem a criatividade, a interpretação, a produção textual e principalmente a análise crítica do aluno, que deve ser capaz de compreender diferentes gêneros textuais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.
2012 - 2012
Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Camilla dos Santos Ferreira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, C. S.2015FERREIRA, C. S.. (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO ?PIBIQUINHO?, DO COLUNI-UFF. (Con)textos Linguísticos, v. 9, p. 10-24, 2015.

2.
FERREIRA, C. S.2008 FERREIRA, C. S.. Humor e interação na HQ humorística. Cadernos de Letras da UFF, v. 37, p. 69-83, 2008.

3.
FERREIRA, C. S.2005 FERREIRA, C. S.. UM EXEMPLO DE COMO ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA E REFLETIR SOBRE O GOLPE DE 64. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 6, p. 129-143, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, C. S.. O que nos dizem as capas dos manuais de FLE: passeio pela história das metodologias de ensino/aprendizagem de LE. In: ALMEIDA, Claudia; DESERTO, Felipe; CORRÊA, Patrícia Alves Carvalho. (Org.). Francês e ensino: discursos práticas e políticas. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, v. , p. 50-64.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, C. S.. O papel da imagem no livro didático de Francês Língua Estrangeira. In: I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino - I CIFLE, 2012, Rio de Janeiro. Anais do I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira, 2012. p. 133-149.

2.
FERREIRA, C. S.. Interação, intertextualidade e temporalidade nas charges de Leonardo. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012, Natal. Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2012.

3.
FERREIRA, C. S.. O GÊNERO CHARGE SOB O PRISMA DA INTERTEXTUALIDADE E DA TEMPORALIDADE. In: XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 2010, TERESINA. XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - PORGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2010. p. 172-178.

4.
FERREIRA, C. S.. AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), HISTÓRIA EM QUADRINHOS HUMORÍSTICA (HQ) E LEITURA: A PARTICIPAÇÃO DO LEITOR NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO. In: XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS - GELNE, 2006, João Pessoa. XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2006, 2006. p. 420-420.

5.
FERREIRA, C. S.. ENQUADRE, ESQUEMA E SALVAMENTO DA FACE NA HQ HUMORÍSTICA: UM ENFOQUE PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, C. S.. O TRABALHO DOS FUTUROS PROFESSORES NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: ALGUNS RESULTADOS DO SUB PROJETO DO PIBID DE FRANCÊS DA UFF. In: II SEMINÁRIO INSTERINSTITUCIONAL PIBID - LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 2016, Rio de Janeiro. II SEMINÁRIO INSTERINSTITUCIONAL PIBID - LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 2016.

2.
FERREIRA, C. S.. Le travail des futurs enseignants dans le contexte de l'école publique: quesques résultas du projet PIBID. In: XX Congrès Brésilien des professeurs de Français - Unis dans la diversité: Le français langue frontière, 2015, Macapá. XX Congrès Brésilien des professeurs de Français - Unis dans la diversité: Le français langue frontière, 2015.

3.
FERREIRA, C. S.. Ce que nous disent les couvertures des manuels de FLE: une promenade sur l'histoire des méthodologies d'enseignement-apprentissage de LE. In: XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2013, Niterói. XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês: Réfléchir, Séduire, Construire: le français pour l'avenir: cahier de résumés / programme, 2013. p. 77-77.

4.
FERREIRA, C. S.. Interação, intertextualidade e temporalidade nas charges de Leonardo. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012, Natal. Caderno de Resumos e Programação da XXIV Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2012. p. 246-246.

5.
FERREIRA, C. S.. Humor em charges e cartuns: uma abordagem interacionista. In: IV ECLAE - Encontro das Ciências Aplicdas ao Ensino, 2009, Teresina - PI. Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ension. TERESINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2009. p. 69-70.

6.
FERREIRA, C. S.. Quadrinhos de humor na aula de Francês Língua Estrangeira. In: IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras da UFPI, 2009, Teresina. IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras da UFPI, 2009. p. 65-66.

7.
FERREIRA, C. S.. O título chárgico e sua participação na construção do humor e do sentido do texto. In: III Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI, 2008, Teresina. III Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI, 2008. p. 43-44.

8.
FERREIRA, C. S.. Charge e Intertextualidade. In: VIII Encontro de Ciência Empírica em Letras (VIII ECEL), 2007, Rio de Janeiro. VIII Encontro de Ciência Empírica em Letras, 2007.

9.
FERREIRA, C. S.. OS COMPONENTES DA HQ HUMORÍSTICA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO: PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA. In: XIII Congresso da ASSEL Rio - Linguagens para o terceiro milênio, 2005, Niterói. XIII Congresso da ASSEL Rio - Linguagens para o terceiro milênio, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, C. S.. Les documents officiels de l?éducation brésilienne: quel avenir pour les langues étrangères?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, C. S.. Reflexões sobre os documentos oficiais da educação brasileira e o ensino de línguas no país. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA, C. S.. Do componente curricular Língua Estrangeira Moderna ao componente curricular Língua Inglesa: a nova política linguística e seus impactos no ensino de francês. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, C. S.. Os documentos oficiais da educação brasileira e o ensino de línguas no país. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FERREIRA, C. S.. On raconte des histoires, on joue, on chante et... on apprend le français: l'enseignement du français aux premières années de l'Enseignement Fontamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, C. S.. A francofonia nos dias atuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERREIRA, C. S.. La francophonie aujourd'hui. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERREIRA, C. S.. O TRABALHO DOS FUTUROS PROFESSORES NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: ALGUNS RESULTADOS DO SUB PROJETO DO PIBID DE FRANCÊS DA UFF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FERREIRA, C. S.. Le travail des futurs enseignants dans le contexte de l'école publique: quelques résultats do projet PIBID. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FERREIRA, C. S.. La francophonie en classe de FLE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GRENHO, A. B. ; GARCIA, I. ; SILVA, J. F. O. ; MOREIRA, M. C. ; POSSERA, M. ; MEDEIROS, R. G. ; MEDEIROS, T. P. ; FERREIRA, C. S. . PIBID-Francês: primeiras vivências na Escola Intercultural Brasil-França. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FERREIRA, C. S.; ALMEIDA, R. L. T. . O PIBID na UFF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FERREIRA, C. S.. La BD en Classe de FLE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FERREIRA, C. S.. Leitura das Tiras de Mafalda no Ensino Fundamental: resultados do projeto 'PIBIQUINHO', do COLUNI-UFF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERREIRA, C. S.. Valorização do ensino de Língua Estrangeira no contexto da escola pública: atividades do subprojeto PIBID Letras-Francês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FERREIRA, C. S.. Ce que nous disent les manuels de FLE: une promenade sur l'histoire des méthodologies d'enseignement-apprentissage de LE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FERREIRA, C. S.. O papel da imagem no livro didático de Francês Língua Estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERREIRA, C. S.. Interação, intertextualidade e temporalidade nas charges de Leonardo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERREIRA, C. S.. O gênero charge sob o prisma da intertextualidade e da temporalidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FERREIRA, C. S.. Humor em charges e cartuns: uma abordagem interacionista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERREIRA, C. S.. L'approche de la charge en contexte scolaire: une proposition de travail interdisciplinaire. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERREIRA, C. S.. O título chárgico e sua participação na construção do humor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERREIRA, C. S.. Charge e intertextualidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FERREIRA, C. S.. La BD humorístique en salle de classe. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
FERREIRA, C. S.. Os componentes da HQ humorística e o processo de construção do significado: perspectivas de trabalho na aula de LE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FERREIRA, C. S.. Charge e cartum: semelhanças e diferenças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FERREIRA, C. S.. Aula de Língua Estrangeira, História em Quadrinhos Humorística e leitura: a participação do leitor na construção do sentido. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FERREIRA, C. S.. Enquadre, esquema e salvamento da face na HQ Humorística: um enfoque para o trabalho pedagógico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FERREIRA, C. S.. A charge na sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FERREIRA, C. S.. La BD humoristique en classe de FLE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERREIRA, C. S.. Comitê Consultivo Externo do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros do Colégio Pedro II. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, C. S.. Parecerista atuando junto ao NEFB - CPII para publicação do livro 'Pesquisas e práticas em ensino de francês: a experiência do Colégio Pedro II'.. 2017.

2.
FERREIRA, C. S.. Parecerista ad hoc no processo de avaliação dos trabalhos enviados ao III Encontro Anual do PIBID/UFF. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, C. S.. A leitura de quadrinhos na escola: subsídios para professores de língua portuguesa e línguas adicionais no ensino básico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERREIRA, C. S.. A leitura de quadrinhos na escola: subsídios para professores de língua portuguesa e de línguas adicionais no ensino básico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VARGENS, D. P. M. ; FERREIRA, C. S. ; FREITAS, L. M. A. ; ALMEIDA, R. L. T. . Formação continuada para professores de Línguas adicionais da Educação Básica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; WINDLE, J. A.; MAGALHAES, P. A. A.; FERREIRA, C. S.. Participação em banca de Gilberto Ferreira de Souza. Reflexão crítica sobre um projeto político-linguístico de ensino de línguas estrangeiras para crianças no município de Niterói. 2018.

2.
PEREIRA, T. C. A. S.; RODRIGUES, L. C. B.; FERREIRA, C. S.. Participação em banca de Maria Gabriela Braga da Silva. O ensino de francês no Colégio Pedro II: um estudo de políticas linguísticas. 2018.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, P. H. S.; LOPES, C. M. V.; FERREIRA, C. S.. Participação em banca de Cristiane de Santana Silva. Ludo et ses amis: ludicidade ou ilusão? Uma análise de atividades para o ensino de FLE no Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, L. M. A.; FERREIRA, C. S.; ANTUNES, V. C.; VARGAS, D. S.; WELS, E. S.. Membro da banca examinadora do Concurso para Professor Efetivo na área de Educação Linguística em Português/Alemão. 2018. Universidade Federal Fluminense.

2.
Maranhão, S. de M.; FERREIRA, C. S.; Silva, A. R.; Oliveira, V. L.. Concurso Público para provimento do cargo de professor assistente de Língua Francesa. 2011.

Outras participações
1.
FERREIRA, C. S.. Integrante de Comissão de Elaboração e Correção da Prova de Língua Estrangeira, responsável pela prova de língua francesa, no processo de seleção ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação da FEUFF. 2018. Universidade Federal Fluminense.

2.
FERREIRA, C. S.. Integrante de Comissão de Elaboração e Correção da Prova de Língua Estrangeira, responsável pela prova de língua francesa, no processo de seleção ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação da FEUFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

3.
FERREIRA, C. S.. Integrante de Comissão de Elaboração e Correção da Prova de Língua Estrangeira, responsável pela prova de língua francesa, no processo de seleção ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação de FEUFF. 2016. Universidade Federal Fluminense.

4.
FERREIRA, C. S.. Integrante de Comissão de Elaboração e Correção da Prova de Língua Estrangeira, responsável pela prova de língua francesa, no processo de seleção ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação de FEUFF. 2016. Universidade Federal Fluminense.

5.
FERREIRA, C. S.. Avaliadora dos relatos apresentados na 1a etapa da XIX Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2016. Universidade Federal Fluminense.

6.
FERREIRA, C. S.. Avaliadora dos relatos apresentados na 1a etapa da XIX Semana de Monitoria da Universidade Federal Flumiense. 2016. Universidade Federal Fluminense.

7.
FERREIRA, C. S.. Integrante de Comissão de Elaboração e Correção da Prova de Língua Estrangeira, responsável pela prova de língua francesa, no processo de seleção ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação de FEUFF. 2015. Universidade Federal Fluminense.

8.
FERREIRA, C. S.. Integrante de Comissão de Elaboração e Correção da Prova de Língua Estrangeira, responsável pela prova de língua francesa, no processo de seleção ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação da FEUFF. 2015. Universidade Federal Fluminense.

9.
FERREIRA, C. S.. Integrante de Comissão de Elaboração e Correção da Prova de Língua Estrangeira, responsável pela prova de língua francesa, no processo de seleção ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação de FEUFF. 2014. Universidade Federal Fluminense.

10.
FERREIRA, C. S.. Corretora das provas da Parte Escrita da segunda edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

11.
FERREIRA, C. S.. Corretora das provas da Parte Escrita da primeira edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

12.
DUTRA, V. L. R.; PESSANHA, M. M. J.; FERREIRA, C. S.. Integrante da Banca Examinadora para Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto (Séries Iniciais, com Ênfase em Alfabetização) do Colégio Universitário Geraldo Reis. 2013. Universidade Federal Fluminense.

13.
VARGENS, D. P. M.; ALMEIDA, R. L. T.; FERREIRA, C. S.. Membro da Banca de Seleção Simplificada na área de Prática de Ensino de Língua Materna e Línguas Clássicas. 2013. Universidade Federal Fluminense.

14.
FERREIRA, C. S.. Avaliadora dos relatos apresentados na 1a etapa da XVI Semana de Monitoria da Universidade Federal Flumiense. 2013. Universidade Federal Fluminense.

15.
FERREIRA, C. S.. Corretora das provas da Parte Escrita da segunda edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

16.
FERREIRA, C. S.. Corretora das provas e Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa do Concurso Vestibular. 2012. Universidade Federal Fluminense.

17.
DUTRA, V. L. R.; PESSANHA, M. M. J.; FERREIRA, C. S.. Membro da Comissão de Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto Temporário na Área de Alfabetização do Colégio Universitário Geraldo Reis. 2012. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Regional de Pesquisas de Expressão Francesa.Reflexões sobre os documentos oficiais da educação brasileira e o ensino de línguas no país. 2018. (Seminário).

2.
X Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro e I Encontro de Associações de Professores de Línguas do Rio de Janeiro. 2018. (Encontro).

3.
XVIIème SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes : « Enseignement du français en Amérique Latine : du repli au renouveau ». Les documents officiels de l?éducation brésilienne: quel avenir pour les langues étrangères?. 2018. (Congresso).

4.
XXI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. On raconte des histoires, on joue, on chante et... on apprend le français: l'enseignement du français aux premières années de l'Enseignement Fontamental. 2017. (Congresso).

5.
III Encontro Anual do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense. 2016. (Encontro).

6.
II Encontro Anual do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense. 2015. (Encontro).

7.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. On raconte des histoires, on joue, on chante et... on apprend le français: l'enseignement du français aux premières années de l'Enseignement Fontamental. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, C. S.; AGUIAR, D. B. A. ; ROSARIO, I. C. ; LOPES, M. G. ; RIBEIRO, P. F. N. . IV Encontro de Práticas Docentes no Ensino de Língua Portuguesa. 2018. (Outro).

2.
FERREIRA, C. S.; SOUZA, M. M. M. F. ; NOLASCO, N. C. N. ; LUIZ, A. K. R. ; SILVA, D. F. ; AGUIAR, B. A. . I Cycle de formation continue de professeurs et futurs professeurs de français. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Beatriz Almeida Aguiar. Quadrinhos: uma alfabetização necessária para a formação do professor. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Graduação. (Orientador).

2.
Juliana Amaral Patallo. Projeto Institucional de Residência Pedagógica no CIEP 246: um projeto educaional em Língua Portuguesa e Literatura. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Natália Cristina Nogueira Nolasco. A escrita na universidade: observação e prática sobre a produção dos alunos de Pedagogia. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Graduação. (Orientador).

4.
Guilherme Itanaã Gomes da Silva. Iniciação à docência: contribuições para o desenvolvimento da competência leitora e produção de sentidos do aluno a partir de suportes textuais periféricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Susana Santos Silva. Perspectivas acerca da iniciação à docência em Língua Portuguesa no Colégio Estadual Manuel de Abreu. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Dayane Ferreira da Silva. Do Congo ao Brasil: discutindo racismo e diversidade cultural na Oficina de Francês. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

7.
Cesar Inácio da Silva e Silva. Iniciação à docência: contribuições para o desenvolvimento da competência leitora e produção de sentidos do aluno a partir de suportes textuais periféricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Ana Karolyna Rosa Luis. Do Congo ao Brasil: discutindo racismo e diversidade cultural na Oficina de Francês. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Graduação. (Orientador).

9.
Rafael dos Santos Simeão. Projeto Institucional de Residência Pedagógica no CIEP 246: um projeto educaional em Língua Portuguesa e Literatura. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
Cinthia Luisa Rodrigues Pessoa. Perspectivas acerca da iniciação à docência em Língua Portuguesa no Colégio Estadual Manuel de Abreu. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.
Lucas Brasil Fernantes Del Bosco. Perspectivas acerca da iniciação à docência em Língua Portuguesa no Colégio Estadual Manuel de Abreu. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Vanessa Lima de Mesquita. Projeto Institucional de Residência Pedagógica no CIEP 246: um projeto educaional em Língua Portuguesa e Literatura. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

13.
Larissa Cristina Machado da Silva. Iniciação à docência: contribuições para o desenvolvimento da competência leitora e produção de sentidos do aluno a partir de suportes textuais periféricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Thainá da Silva Cândido Carungaba. PIBID: Letras-Francês. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

2.
Bruna Iansen Basile. PIBID: Letras-Francês. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

3.
Natália Cristina Nogueira Nolasco. A escrita na universidade: observações sobre a produção dos alunos de letras e pedagogia. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

4.
Dayane Ferreira da Silva. Diversidade Cultural: o ensino do francês para além da cultura europeia. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

5.
Ana Karolyna Rosa Luis. Diversidade Cultural: o ensino do francês para além da cultura europeia. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

6.
Beatriz Almeida Aguiar. PIBID-Letras: Francês. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

7.
Caroline Gomes da Silva Ferreira. PIBID Letras: Francês. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

8.
Crislaine Vianna Alvarenga. PIBID Letras: Francês. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

9.
Marina Logullo Costato. Oficina de jogos e brincadeiras em francês: estágio curricular e ensino de línguas nos anos iniciais do Colégio Universitário Geraldo Reis (Programa Licenciaturas 2016). 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

10.
Michelle Santana de Oliveira. Oficina de jogos e brincadeiras em francês: estágio curricular e ensino de línguas nos anos iniciais do Colégio Universitário Geraldo Reis. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

11.
Amanda Caroline Sena Santos. PIBID LETRAS:FRANCES. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

12.
Joanna Fernanda Oliveira da Silva. PIBID: Letras-Francês. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

13.
Isabela Garcia. PIBID: Letras-Francês. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

14.
Sara Aline dos Santos. PIBID: Letras-Francês. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

15.
Thiago Portugal Neves. PIBID: Letras-Francês. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

16.
Marisol Possera Gomes. PIBID: Letras-Francês. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

17.
Mariana de Cantuaria Moreira. PIBID Letras-Francês. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

18.
Ana Beatriz Grenho. PIBID Letras-Francês. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

19.
Claudio de Oliveira Martins. Escola e universidade: um panorama das lacunas existentes. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

20.
Adriana Almeida de Oliveira. PIBID-Letras: Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

21.
Ana Maria dos Santos Silva. PIBID-Letras: Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

22.
Juliana Novaes Franco. PIBID-Letras: Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

23.
Natália Cristina Nogueira NOlasco. PIBID-Letras: Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

24.
Camila Cristina Rodrigues Montes. PIBID-Letras: Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

25.
Paulo Henrique Cardoso de Medeiros Barros. PIBID-Letras: Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

26.
Camile Lemos Alves da Silva. PIBID-Letras: Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

27.
Adilson Marron Passos Junior. Oficina de jogos e brincadeiras em Língua Estrangeira: inglês, francês e espanhol. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

28.
Gisele Freitas da Silva. Oficina de Jogos e Brincadeiras em Língua Estrangeira: inglês, francês e espanhol. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

29.
Evandria Gramião Belini. Laboratório de Língua Portuguesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

30.
Luiza Schiavo Magalhães. Oficina de jogos e brincadeiras em língua estrangeira: inglês, francês e espanhol. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

31.
Camile Lemos Alves da Silva. Oficina de jogos e brincadeiras em língua estrangeira: inglês, francês e espanhol. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

32.
Aline Aparecida Pereira Brito. Oficina de jogos e brincadeiras em língua estrangeira: inglês, francês e espanhol. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

33.
Julia Ellen da Cunha Pedra. Oficina de jogos e brincadeiras em língua estrangeira: inglês, francês e espanhol. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

34.
Anderson Paulino de Araújo. Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras.. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

35.
João Pedro de Oliveira Barboza. Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras.. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

36.
Lucineia Mendes de Oliveira. As imagens no livro didático de FLE Métro Saint-Michel I: características e funções. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.

37.
Cássia Patrícia Moura de Sousa. As imagens no livro didático de FLE Café Crème I: características e funções. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Camilla dos Santos Ferreira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 18:09:41