Taiza Daniela Seron

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4545288573751710
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: educação física escolar, ginástica, dança e sociologia do esporte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Taiza Daniela Seron
Nome em citações bibliográficas
SERON, T. D.;SERON-KIOURANIS, T. D;KIOURANIS, T. D. S.;SERON KIOURANIS, TAIZA DANIELA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Universitário de Miracema.
Quadra 109 Norte Avenida NS 15
Plano Diretor Norte
77001090 - Palmas, TO - Brasil
Telefone: (63) 33222890


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Física.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Os Jogos Escolares Brasileiros chegam ao século XXI: reprodução ou modernização na política de esporte escolar?, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Wanderley Marchi Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Esporte; Esporte escolar; Competições Escolares; Sociologia do Esporte.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Esporte escolar; sociologia do esporte.
2009 - 2011
Mestrado em Educação Física.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Educação Física e matrizes teóricas: o cenário da formação inicial no Estado do Paraná,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Ieda Parra Barbosa Rinaldi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Física; Formação inicial; Matrizes teóricas.
2012 - 2015
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Panorama da produção de conhecimento sobre EAD na revista Educação e Pesquisa: 2001 a 2012.
Orientador: Blanca Martín Salvago.
2007 - 2009
Especialização em Psicologia da Educacao. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: As apropriações dos conceitos de L. S. Vigotski no âmbito das pesquisas em educação física.
Orientador: Silvana Calvo Tuleski.
2001 - 2005
Graduação em Educação Física.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Ginástica Geral na escola: uma experiência com o Ensino Aberto.
Orientador: Ieda Parra Barbosa Rinaldi.




Formação Complementar


2016 - 2016
Musicalização para atores e não atores. (Carga horária: 8h).
SESC Palmas, SESC, Brasil.
2013 - 2013
Arbitragem de Ginástica Acrobática 2013/2016. (Carga horária: 16h).
Federação Paulista de Ginástica, FPG, Brasil.
2013 - 2013
Curso Distrital de Arbitragem de Ginástica Rítmica. (Carga horária: 20h).
Federação Brasiliense de Ginástica, FBG, Brasil.
2012 - 2012
International Sports Leader Education. (Carga horária: 640h).
Gymnastik og Idrætshøjskolen Viborg, GIV, Dinamarca.
2010 - 2012
Língua Alemã. (Carga horária: 450h).
Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2009 - 2009
Educação Física. (Carga horária: 8h).
Editora POSITIVO, POSITIVO, Brasil.
2009 - 2009
Curso prático de iniciação à Ginástica Acrobática. (Carga horária: 8h).
Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, FGERJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Ed. Fís: Ed. Infantil, Ens. Fundamental e Médio. (Carga horária: 8h).
Editora POSITIVO, POSITIVO, Brasil.
2008 - 2008
Curso Nac. de Arb. e Téc. Ginástica de Trampolim. (Carga horária: 24h).
Liga Nacional de Desportos Acrobáticos e Ginástica Geral, LINDAGG, Brasil.
2007 - 2007
Curso Estadual de Arbitragem de Ginástica Rítmica. (Carga horária: 20h).
Federação Paranaense de Ginástica, FPRG, Brasil.
2007 - 2007
Educação Infantil - Níveis II e III. (Carga horária: 8h).
Editora POSITIVO, POSITIVO, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Desenvolvimento Motor. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2006 - 2006
Curso Estadual de Ginástica Rítmica. (Carga horária: 20h).
Federação Paranaense de Ginástica, FPRG, Brasil.
2003 - 2006
Lingua Inglesa. (Carga horária: 528h).
Instituto de Linguas da Universidade Estadual de Maringá, ILG, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Orientação na Prevenção e Identificação de Drogas. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2005 - 2005
Monitoria da Disciplina Ginástica Rítmica. (Carga horária: 108h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2003 - 2003
Fitness: aspectos didáticos e pedagógicos. (Carga horária: 26h).
Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
2003 - 2003
Desenvolvendo equipes de alta performance. (Carga horária: 12h).
Programa de Orientação para o Estágio, PROE, Brasil.
2002 - 2002
Essa Você Aprende Brincando. (Carga horária: 20h).
Empório Lazer, EMPÓRIO LAZER, Brasil.
2001 - 2002
Língua Inglesa. (Carga horária: 72h).
CDI Informática, CDI, Brasil.
1993 - 1994
MS-DOS. (Carga horária: 12h).
Centro Educacional e Informática, CEI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente Doutorado, Carga horária: 40


Ministério do Esporte, ME, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40


Faculdade Eficaz, FE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação
Outras informações
Professora na disciplina: Metodologia e Experimentos no Ensino de Educação Física no curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Educação Física.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Introdução à ginástica; Ginástica; Ginástica Escolar; Fundamentos de Rítmica e Dança; Seminário de Pesquisa.

Atividades

04/2005 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão: Grupo de Ginastica Geral do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.
02/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.

Atividade realizada
Monitora Bolsista da disciplina de Ginástica Rítmica.
06/2004 - 05/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.

Atividade realizada
Projeto de Ensino: Implantação do Laboratório de Linguagem Corporal.
03/2002 - 03/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão: Escola de Ginástica Rítmica Desportiva: atendimento às crianças e adolescentes de Maringá e região.

Colégio Santo Inácio, CSI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Aulas Ministradas: Educação Física Ginástica Geral

Atividades

02/2006 - 05/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
02/2006 - 05/2009
Treinamentos ministrados , Departamento de Educação Física, .

Treinamentos ministrados
Ginástica

Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação: Aulas de Natação, Ginástica e Recreação.


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Teoria e prática dos jogos Fundamentos de Ginástica I Fundamentos de Ginástica II Metodologia do Trabalho Científico Estágio supervisionado na Educação Física na Educação Infantil

Atividades

10/2018 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ginástica II
Estágio Supervisionado em Educação Física (1º ao 5º ano)
08/2018 - Atual
Extensão universitária , Câmpus Universitário de Miracema, .

Atividade de extensão realizada
CoMo: manifestações poéticas do movimento.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Universitário de Miracema, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física.
05/2018 - 09/2018
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Educação Física Infantil
Fundamentos da Ginástica I
11/2017 - 04/2018
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Fundamentos de Ginástica II
08/2017 - 10/2017
Extensão universitária , Câmpus Universitário de Miracema, .

Atividade de extensão realizada
Dança Contemporânea: corporalidades experimentais.
06/2017 - 10/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Educação Física na Educação Infantil
Fundamentos da Ginástica I
01/2017 - 05/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ginástica II
Metodologia do Trabalho Científico
08/2016 - 01/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ginástica I
Teoria e Prática dos Jogos
08/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Universidade Federal de Tocantins, .

Atividade de extensão realizada
Improviso - Jam Session na UFT.


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Os Jogos Escolares Brasileiros chegam ao século XXI: reprodução ou modernização na política de esporte escolar?
Descrição: Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são um evento esportivo competitivo de esporte escolar que são realizados desde 1969. No decorrer de sua história, os JEBs foram sendo reformulados e gerenciados por diferentes agentes e instituições governamentais. A partir de 2005, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) passou a ser o principal organizador, contando ainda com o apoio do Ministério do Esporte (ME) e das Organizações Globo (OG). Esse novo cenário apontou para uma possível modernização desses eventos. Considerando esse nova fase, estabelecemos como objetivo central desse estudo: analisar o desenvolvimento dos Jogos Escolares Brasileiros no período entre 2005 e 2014, sob o ponto de vista do seu modelo de organização e das dinâmicas de agentes, instituições e estruturas envolvidas. Visando atender ao objetivo proposto, o presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com dados advindos de documentos (Regulamentos Gerais dos JEBs; Boletins oficiais de resultados finais; revista publicada pelo COB) e entrevistas (dois agentes do ME e um do COB). Para análise dos dados apropriamo-nos de estudos que discutem o campo esportivo na contemporaneidade, bem como, os pressupostos teórico-metodológicos de Pierre Bourdieu e sua Teoria dos Campos. A partir dos resultados dessa pesquisa, nota-se que os JEBs no período de 2005 a 2014 apresentaram diversos sintomas de modernização, como a garantia de financiamento; a ampliação do número de alunos e escolas atendidos; o aumento no número de modalidades; a modernização das instalações, tanto em termos de competição esportiva, quanto em termos de alojamento das delegações; a projeção internacional do evento, de alunos e professores envolvidos; a exigência técnica e padronizada, atendendo às instituições reguladoras; a inserção de atividades que abordam temas globais mais amplos como a sustentabilidade; e a presença da mídia na veiculação dos JEBs e a consequente abertura para a entrada de patrocinadores. No entanto, notamos que o rendimento esportivo permaneceu como pano de fundo legitimador, sustentando a antiga crença do esporte escolar como o ?redentor? do esporte brasileiro. No discurso dos agentes há uma forte tendência à ideia de talento esportivo e da formação de uma base para o topo do alto rendimento, fato que aponta para um subcampo dominado pelo campo do esporte. Desse modo, esses eventos tem se configurado pela reprodução de modelos do esporte de rendimento, demonstrando uma reprodução de estruturas de poder. Assim, o trabalho avança no sentido de que os JEBs no período de 2005 a 2014 transitam entre a modernização e a reprodução, uma ?modernização conservadora? ou uma ?reprodução modernizada?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
O esporte brasileiro frente ao projeto Rio 2016: expectativas e realidades (2014-2018)
Descrição: A pesquisa qualitativa pretende explorar, por meio de documentos oficiais, referências bibliográficas, entrevistas, questionários, análise de material midiático e dados estatísticos [IBGE, IPEA, e pesquisas realizadas por centros especializados], o panorama das "ações de instituições do Sistema Nacional de Esporte e dos intelectuais, bem como da veiculação das informações midiáticas relacionados à realização e aos legados" dos Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos de 2016. As entrevistas e questionários serão destinadas a 40 gestores do Ministério da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Panorama da Formação Inicial em Educação Física no Estado do Paraná
Descrição: Esta pesquisa objetiva mapear o panorama da formação inicial dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física nas instituições de ensino superior do Estado do Paraná depois da reformulação curricular motivada pela Resolução 07/04 CNE. De caráter qualitativo, do tipo descritivo. Com o objetivo de definir os participantes do estudo, num primeiro momento, selecionaremos as Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná que possuem o curso de educação física. No segundo momento, entraremos em contato, por meio de correio eletrônico, postal e telefone, com os coordenadores do curso de educação física dessas instituições para convidá-los a participar da pesquisa. A amostra será constituída aproximadamente por 69 Instituições de Ensino Superior que possuem o curso de educação física, sendo estes representados por seus coordenadores. Esta estratégia busca assegurar que os participantes do estudo estejam comprometidos com as temáticas atuais acerca da problemática a ser discutida. Para a coleta de dados utilizaremos a técnica de aplicação de questionários aos coordenadores de todas IES e entrevistas aos coordenadores dos cursos das IES públicas, a fim de obter informações sobre o curso, docentes e disciplinas. Em nossa pesquisa do tipo descritiva priorizaremos uma análise qualitativa, por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), mas também faremos uso de estatística descritiva, haja vista o grande número de dados quantitativos a serem coletados em nosso estudo. Com esta pesquisa, esperamos contribuir para a construção de uma realidade favorável na formação inicial dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física nas instituições de ensino superior do Estado do Paraná, visando intervenções no sentido de uma formação sólida e emancipatória. Os dados coletados serão discutidos valendo-se do olhar dos pesquisadores e do referencial teórico que sustenta o estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Educação Física e matrizes teóricas: o cenário da formação inicial no estado do Paraná

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ieda Parra Barbosa Rinaldi em 07/06/2014.
Descrição: Um dos fatores que têm motivado as discussões na área da Educação Física nos últimos anos diz respeito ao processo de formação inicial. As Resoluções nacionais 01 e 02 CNE/CP/02 e 07 CNE/CES/04, dividiram muitas opiniões na área, uma vez que estabelecia a separação entre a licenciatura e o bacharelado. Para alguns autores essa divisão era necessária, especialmente para garantir o melhor atendimento no contexto escolar e contemplar os mercados emergentes extra-escolares que surgiam admitindo a necessidade de conhecimentos mais especializados. Outros autores, por sua vez, identificaram problemas, que não garantiam essa separação, pois os cursos ainda não atendiam a formações diferenciadas, mantendo propensão para a licenciatura. Ainda tinham aqueles que não concordavam com a separação e defendiam uma formação generalista. Diante desse quadro, nossas preocupações se voltaram para a formação no Estado do Paraná, em especial pela investigação de referenciais teóricos que estavam presentes nas duas formações, buscando encontrar ou não diferenças nesse contexto. Sendo assim, estabelecemos como objetivo geral investigar a base teórica dos cursos de educação física do Estado do Paraná por meio dos referenciais teóricos utilizados, a fim de conhecer se há diferença significativa entre os cursos de licenciatura e bacharelado. Para alcançar esse objetivo, selecionamos quatro IES públicas do Estado do Paraná, analisamos as disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado indicando aproximações e distanciamentos quanto à terminologia e referencial teórico básico e complementar e entrevistamos sete coordenadores de cinco Instituições de Ensino Superior pesquisadas que buscaram descrever a realidade de cada IES. A análise dos dados apontou que os cursos de licenciatura têm se organizado para atender com mais ênfase as dimensões do conhecimento pedagógico e de cultura de movimento, sendo que o curso de bacharelado apresenta mais disciplinas que se voltam para o conhecimento técnicoinstrumental além do cultural do movimento. Quanto aos referenciais, encontramos na maioria das IES mais aproximações entre os cursos com a especialidade da área, em especial nas disciplinas da dimensão produção do conhecimento, cultural do movimento, produção do conhecimento científico e tecnológico, sendo que o bacharelado ainda não apresenta um referencial consistente na dimensão didáticopedagógica. Identificamos também a presença de matrizes teóricas da área, contudo, mais voltadas para a perspectiva pedagógica. Os resultados indicam que no que se refere ao referencial, a área precisa avançar para caminhar rumo à uma formação mais solidificada, ou seja, que atenda e caracterize a formação pretendida, seja licenciatura ou bacharelado. Espera-se que esse estudo contribua com a área e que incite que novas pesquisas sejam realizadas para que possamos ter mudanças concretas na formação inicial em nosso país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Coordenador / Ieda Parra Barbosa Rinaldi - Integrante.
2008 - 2009
Apropriação dos conceitos de L. S. Vogotski no âmbito das pesquisas em Educação Física
Descrição: A presente pesquisa, de natureza bibliográfica, procurou investigar como se deu a apropriação dos conceitos de L. S. Vigotski em trabalhos científicos publicados na área da educação física, a partir de 1990 até o ano de 2007. Destacamos neste processo, o percurso histórico da educação brasileira, buscando esclarecer o momento em que este autor foi sendo incorporado às discussões educacionais e se tornou referência para dar sustentação a diversas teorias, inclusive na área da educação física. Para alcançar o objetivo proposto, os artigos da revista Movimento, da Revista da Educação Física/UEM e da Revista Brasileira de Ciências do Esporte serviram de base para este estudo: foram selecionados todos aqueles que citavam, nas referências bibliográficas, alguma obra do autor investigado. Assim, dos 822 trabalhos analisados, encontramos 35 artigos que citavam pelo menos uma obra de Vigotski. Os resultados apontaram que os trabalhos produzidos com base nos conceitos vigotskianos não avançaram do ponto de vista teórico, ou seja, a apropriação de seus conceitos se deu na superficialidade e sem coerência com os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural proposta por Vigotski. Este fato corrobora a necessidade de superação das pesquisas, apontando a necessidade do retorno às produções mais aprofundadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Gímnica: formação, intervenção e escola
Descrição: O Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola foi cadastrado no ano de 2008 como resultado dos trabalhos de pesquisadores do Grupo de Ginástica Geral do DEF/UEM (Projeto de Extensão no 1074/2005),que desenvolvem desde 2005, produções individuais e coletivas envolvendo temáticas como: ginástica e formação profissional, estudos da ginástica, a ginástica como fenômeno esportivo, a ginástica e a escola, ginástica e promoção da saúde, a ginástica e sua relação com a história e a cultura, ginástica e sociedade. Possui dentre seus integrantes doutores, mestres, especialistas e alunos de graduação e pós-graduação (mestrandos e doutorandos). O grupo vem produzindo pesquisas (projetos de iniciação científica, monografias de conclusão de curso e de especialização) e, para o desenvolvimento dessas, tem feito estudos de obras consideradas relevantes para a área. Têm promovido a organização de eventos científicos, apresentação de trabalhos, publicações em periódicos e elaboração de material didático. Parte dos pesquisadores encontra-se diretamente envolvida com o Programa de Pós-Graduação, tanto especialização quanto mestrado e doutorado (UEM-UEL)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Programa de Iniciação Científica - PIC: Metodologias de Ensino da Educação Física e o Campo de Conhecimento da Dança
Descrição: As metodologias de ensino da educação física contribuem com formas distintas de atuação na área e constituem objeto de investigação de muitos estudiosos. Contudo, uma análise do campo de conhecimento da dança que se volte para essas metodologias como forma de orientar o docente em sua prática pedagógica carece de pesquisas mais específicas. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo compreender a dança na educação física escolar a partir das metodologias de ensino propostas por pesquisadores da área, no sentido de identificar como este conhecimento é tratado numa perspectiva pedagógica. Tratou-se de uma abordagem do tipo descritiva, marcada pelas contribuições de pesquisadores participantes das investigações, advindas, sobretudo, dos dados a serem coletados por meio de questionários. Foram selecionados representantes das seguintes metodologias de ensino da educação física: construtivista, crítico-superadora, crítico-emancipatória, aberta, desenvolvimentista, sistêmica e plural. A investigação destas metodologias de ensino, acrescida dos dados fornecidos pelos pesquisadores, poderão subsidiar o trabalho com dança na escola. Trata-se de discutir a diversidade metodológica de trato coma dança, refletindo sobre a mesma e contribuindo com orientações para o trabalho docente na educação física escolar. Palavras-chave: educação, educação física escolar, metodologia de ensino, dança. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Integrante / Ieda Parra Barbosa Rinaldi - Integrante / Juliana Montenegro - Integrante / Larissa Michelle Lara - Coordenador.
2005 - 2006
Programa de Iniciação Científica - PIC: Metodologias de Ensino da Educação Física: Possibilidades de Trato com o Conhecimento Gímnico na Escola
Descrição: De maneira geral na atualidade a ginástica vem sendo abordada de forma elitizada, preocupando-se com a reprodução de modelos estereotipados. No âmbito escolar, a presença desta como conhecimento, é quase nula e, quando acontece, não está compromissada com a educação do ser humano em sua totalidade. Este fato pode ser justificado, entre otros motivos, pela falta de conhecimento da área por parte do professor e, de estratégias metodológicas que concretizem sua prática. No sentido de contribuir para que a escola possa se concretizar como um espaço no qual as crianças tenham acesso a essa área do conhecimento é que estabelecemos o seguinte objetivo para o nosso estudo: compreender como o conhecimento gímnico pode ser tratado na educação física (EF) escolar a partir das metodologias de ensino propostas por pesquisadores da área. Tratou-se de uma pesquisa do tipo descritiva que estudou as seguintes metodologias de ensino da EF: desenvolvimentista, construtivista, ensino abeto, crítico-superadora, srítico-emancipatória, sistêmica e plural. Acreditamos que este estudo poderá contribuir com o trabalho docente subsidiando o trato com a ginástica no espaço escolar, sobretudo, a partir da pesquisa bibliográfica realizada e, dos dados coletados por meio dos questionários que foram aplicados aos representantes das metodologias estudadas. Palavras-chave: educação, educação física escolar, metodologia de ensino, ginástica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Integrante / Ieda Parra Barbosa Rinaldi - Coordenador / Juliana Montenegro - Integrante / Larissa Michelle Lara - Integrante.
2005 - 2006
Corpo, Cultura e Ludicidade: Dimensões Sócio-Culturais na Educação Física
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo produzir conhecimento voltado para a temática corpo, cultura e ludicidade com vistas à elaboração de material científico e didático-pedagógico para estudos junto à graduação e pós-graduação em Educação Física. Por meio de investigações sobre o corpo em seus aspectos antropológico-filosóficos, em suas várias manifestações (jogos, brincadeiras, danças, ginásticas, capoeira e esportes), seja nas culturas infantis, na deficiência, na ludicidade, no tempo livre, ou nas distintas formas de arte (música, cinema, pintura, escultura, literatura, teatro, dentre outras), serão preparadas as condições para efetivar a produção teórica coletiva. Os pesquisadores utilizarão como amostra conjuntos de obras (quadros, livros, músicas, depoimentos, ilustrações, composições coreográficas, filmes, objetos, e outros), utilizando distintas abordagens metodológicas conforme as investigações de pesquisa a serem delineadas e que envolvem incursões teóricas ou apreensões em pesquisa de campo. As produções coletivas resultarão em material científico e didático-pedagógico que contribuirão com a formação discente e docente, aguçando, sobretudo, o interesse pela pesquisa em Educação Física..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
O ensino das manifestações gímnicas: a prática reflexiva na formação inicial em Educação Física
Descrição: As experiências vivenciadas no Projeto Escola de Ginástica tem o intuito de apresentar possibilidades de trabalho que não sejam excludentes e que permitam aos alunos dar sentido próprio às suas exercitações ginásticas. A organização e definição das aulas aplicadas para os alunos do projeto, que são em número de 104, acontece em reuniões periódicas com participantes _ acadêmicos e professoras _ e coordenadora do projeto, na qual discute-se a proposta de trabalho e metodologia aplicada, por meio de coleta de sugestões e referenciais bibliográficos lidos e discutidos pelo grupo. Também são produzidas propostas de movimentos que estejam de acordo com a realidade cultural e habilidades dos participantes combinadas com aparelhos oficiais e alternativos que são produzidos pelos próprios alunos. No projeto foi possível verificar mudanças de comportamento dos educandos no que diz respeito à participação e motivação nos trabalhos executados, além de desenvolver a socialização e comunicação entre os mesmos. Também foi possível constatar que os acadêmicos enriqueceram seus conhecimentos relacionados à Ginástica, bem como com as possibilidades metodológicas para o desenvolvimento dos conteúdos gímnicos. As trocas de experiências e conhecimentos entre professores e alunos possibilitaram aproximação entre o conhecimento acadêmico e a realidade dos futuros profissionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Integrante / Telma Adriana Pacífico Martineli - Integrante / Ieda Parra Barbosa Rinaldi - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Outra.
2004 - 2005
A ginástica geral na Educação Física Escolar: uma experiência com o ensino aberto

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ieda Parra Barbosa Rinaldi em 07/06/2014.
Descrição: Este estudo tem como objetivo central verificar como se deu o trabalho com a ginástica na educação física escolar a partir da metodologia do Ensino Aberto, por meio da aplicação de oito aulas de Ginástica Geral (GG) para a 5ª série do Ensino Fundamental, a fim de apresentar uma possibilidade metodológica para o trato com o conhecimento gímnico. Entendemos que a ginástica é um dos saberes da educação física escolar, e portanto deve ser levada para a escola, porém, em geral este saber, não é apresentado aos alunos, e, muitas vezes, quando tratado se dá de forma descompromometida com a formação do aluno. Entre outros fatores que justificam esta situação, está a falta de preparo metodológico por parte dos professores, e também, a indiferença destes na busca por inovações no campo pedagógico, no que tange aos aspectos relacionados aos conhecimentos. Partindo disto, buscamos apresentar as principais características das diferentes metodologias de ensino apontadas para a área, buscando elementos que indiquem possibilidades de trabalho com a ginástica no contexto escolar. Este estudo constituiu-se de quatro etapas de desenvolvimento, que foram: primeira, estudo acerca das metodologias de ensino que norteiam a área da educação física; segunda, localização da ginástica e identificação do trato com este conhecimento a partir das abordagens metodológicas de ensino escolhidas para este estudo; terceira, elaboração e aplicação de oito aulas de ginástica para alunos da quinta série do ensino fundamental a partir dos pressupostos apresentados pelo Ensino Aberto; e, quarta, interpretação das experiências de ensino com GG na educação física escolar. Para a elaboração das aulas, tomamos por base a GG, por acreditarmos que a mesma possibilita o desenvolvimento de um trabalho significativo na educação física escolar, pois se trata de uma manifestação sem fins competitivos e que engloba os conhecimentos de todas as manifestações gímnicas existentes, além da dança, dos jogos, das lutas e das manifestações culturais de cada povo. Leva em consideração a subjetividade dos alunos, levando-os a respeitar as potencialidades individuais e coletivas de cada um. Além disso, promove o trabalho com a expressão corporal e senso rítmico, por meio da utilização da música, e também promove o desenvolvimento da criatividade a partir da utilização de materiais tradicionais e não tradicionais nas aulas e nas composições coreográficas, já que uma de suas formas de manifestação mais comum é a demonstração..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Coordenador / Ieda Parra Barbosa Rinaldi - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CoMo: manifestações poéticas do movimento
Descrição: o Grupo ?CoMo? tem como objetivo desenvolver ações prático-teóricas formativas no âmbito das manifestações poéticas corporais, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores. O projeto surgiu a partir do interesse em investigar as questões relacionadas ao corpo que se movimenta, em diferentes linguagens, espaço/tempo e propósitos, tendo como foco a ginástica, a dança e as artes circenses. As propostas do grupo CoMo pretendem contribuir para uma formação interdisciplinar que proponha a educação pelo movimento, de modo a chegar em diferentes espaços educativos, visando ainda a socialização do conhecimento, formação pedagógica, profissional e artística dos participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Coordenador / Diego Ebling do Nascimento - Integrante.
2017 - 2017
Dança Contemporânea: corporalidades experimentais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Coordenador / Diego Ebling do Nascimento - Integrante.
2017 - 2017
Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo - LIMA
Descrição: O projeto visa oportunizar a prática da Investigação do Movimento Autônomo promovendo arte, educação e cultura. Além de proporcionar um espaço para o auto conhecimento, à democratização da dança, à expressão corporal e à arte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Coordenador / Diego Ebling do Nascimento - Integrante.
2005 - 2010
Grupo de Ginástica Geral do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ieda Parra Barbosa Rinaldi em 24/03/2015.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Integrante / Ieda Parra Barbosa Rinaldi - Coordenador / Juliana Montenegro - Integrante / Juliana Pizani - Integrante / Roseli Terezinha Selizani Teixeira - Integrante / Lorena Nabanete dos Reis - Integrante / Fernanda Soares Nakashima - Integrante / Antonio Carlos Monteiro de Miranda - Integrante / Vanessa Seron - Integrante / Rebeca Lima Gasparetto - Integrante.
2002 - 2005
Escola de ginástica rítmica: atendimento a crianças e adolescentes de Maringá e região
Descrição: O projeto de extensão de ginástica rímica para crianças e adolescentes de Maringá e região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2004 - 2005
Implantação do Laboratório de Linguagem Corporal

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Larissa Michelle Lara em 26/03/2015.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Taiza Daniela Seron - Integrante / Juliana Montenegro - Integrante / Larissa Michelle Lara - Coordenador / Deiva Ribeiro - Integrante / Eliane Regina Crestani Tortola - Integrante / Helenilda Correa - Integrante / Alex Cosugi - Integrante / Maristela Cruz - Integrante / Priscila Serra - Integrante / Richelmy Luis Domingos - Integrante / Gabriela Godeny - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação física escolar/Especialidade: Metodologias de ensino da educação física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação física escolar/Especialidade: Ginástica e educação física escolar.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ginástica/Especialidade: Ginástica e formação profissional.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ginástica/Especialidade: Ginástica e seus aspectos metodológicos, didáticos e pedagógicos.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Esporte escolar; sociologia do esporte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, D. E.2018NASCIMENTO, D. E. ; KIOURANIS, T. D. S. . Diálogos entre a dança e as artes visuais: corporalidades experimentais, movimentos surreais. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 14, p. 19-27, 2018.

2.
SERON KIOURANIS, TAIZA DANIELA2017SERON KIOURANIS, TAIZA DANIELA; SALVINI, L. ; MARCHI JUNIOR, W. . O marco de 1989: uma reflexão sobre os XVIII Jogos Escolares Brasileiros. Movimento, v. 23, p. 907/3, 2017.

3.
DE LIMA, FLÁVIA PEREIRA LOPES2016DE LIMA, FLÁVIA PEREIRA LOPES ; SERON KIOURANIS, TAIZA DANIELA ; MARCHI JÚNIOR, WANDERLEY . Paralympic athletics: the primavera school training model. Sports Coaching Review, v. 5, p. 189-191, 2016.

4.
SERON, T. D.2013SERON, T. D.. Reflexões sobre o desporto escolar a partir do decreto nº7.984/2013. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE), v. 3, p. 15-29, 2013.

5.
STAREPRAVO, F. A.2012STAREPRAVO, F. A. ; RINALDI, I. P. B. ; PIZANI, J. ; SERON, T. D. ; TEIXEIRA, R. T. S. ; OLIVEIRA, A. A. B. . As equipes colaboradoras do programa segundo tempo e suas contribuições para o desenvolvimento de uma política de esporte educacional. Motrivivência (Florianópolis), v. 24, p. 129-141, 2012.

6.
GASPARETTO, R. L.2011GASPARETTO, R. L. ; PIZANI, J. ; SERON, T. D. ; RINALDI, I. P. B. . Manifestações rítmico-expressivas em igrejas evangélicas de Maringá. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 159, 2011.

7.
SERON, T. D.2011SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. ; TULESKI, S. C. . Apropriação dos conceitos de Lev Semenovitch Vigotski no âmbito das pesquisas em Educação Física. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 17, p. 75-91, 2011.

8.
SERON, T. D.2007 SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; LARA, L.M. ; RINALDI, I. P. B. . Dança e Ginástica nas abordagens metodológicas da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 155-170, 2007.

9.
SERON, T. D.2007 SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; RINALDI, I. P. B. ; LARA, L.M. . A ginástica na educação física escolar e o ensino aberto. Revista da Educação Física/UEM (Impresso), v. 18, p. 115-125, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
KIOURANIS, T. D. S.; MARCHI JUNIOR, W. . Juventudes Brasileiras e os desafios de Políticas Públicas de Esporte para o seculo XXI. In: Junior Vagner Pereira da Silva; Wagner Wey Moreira. (Org.). Lazer e Esporte no século XXI: novidades no horizonte?. 1ed.Curitiba: Intersaberes, 2018, v. 1, p. 273-302.

2.
ALMEIDA, B. A. ; SALVINI, L. ; KIOURANIS, T. D. S. ; MARCHI JUNIOR, W. . Possíveis categorias sociológicas para análise do campo esportivo. In: Marco Bettine. (Org.). Estudos Interdisciplinares do Esporte: Aspectos Filosóficos, Sociais, Políticos e Econômicos. 1ed.São Paulo: , 2016, v. 1, p. 11-29.

3.
SERON-KIOURANIS, T. D. Dança. In: Fernando Jaime González; Suraya Cristinana Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira. (Org.). Práticas corporais e a organização do conhecimento: Ginástica, Dança e Atividades Circenses. 1ed.Maringá: Eduem, 2014, v. 3, p. 85-118.

4.
SERON, T. D.; PIZANI, J. . Ginástica Acrobática. In: Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira; Claudio Kravchychyn; Evando Carlos Moreira; Raquel Estailov Pereira. (Org.). Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. 1ed.Maringá: Eduem, 2011, v. 2, p. 95-127.

5.
SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; LARA, L.M. ; RINALDI, I. P. B. . A dança na educação física escolar e a abordagem Crítico-emancipatória. In: Paula Fontoura. (Org.). Coleção Pesquisa em Educação Física. São Paulo: Fontoura, 2006, v. 4, p. 16-21.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SERON-KIOURANIS, T. D; MARCHI JUNIOR, W. . Competições escolares nacionais: existe espaço para o esporte-educação?. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. . A ginástica Dinamarquesa de Niels Bukh: uma análise coreográfica a partir dos elementos constitutivos da ginástica. In: VI Fórum Internacional de Ginástica Geral, 2012, Campinas. Esporte para todos as dimensões da formação em ginástica. Campinas: FEF/UNICAMP, 2012. p. 106-111.

2.
RINALDI, I. P. B. ; SERON, T. D. ; LOURENCO, M. R. A. ; HENRIQUES, N. S. . Ginástica Estética de Grupo e Ginástica Rítmica: uma comparação entre os aspectos da técnica e da regulamentação. In: III Simpósio Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição, 2012, Rio Claro. III Cogresso Internacional de Ginástica Artíitica e Rítmica de Competição. Rio Claro: Biociências de Rio Claro, 2012.

3.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. . Ginástica acrobática e a criança cega: contribuições da teoria histórico-cultural para a mediação de um professor vidente. In: V Fórum Internacional de Ginástica Geral, 2010, Campinas. V Fórum de Ginástica Geral - Cultura da Ginástica: concepções e práticas. Campinas/SP: FEF/UNICAMP, 2010. p. 3-393.

4.
SERON, T. D.; TEIXEIRA, R. T. S. . Grupo de Ginástica Geral DEF/UEM: contribuições à formação profissional. In: XVI Conbrace - III Conice, 2009, Salvador. Formação em Educação Física & Ciências do Esporte: políticas e cotidiano, 2009. v. 1.

5.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. . Ginástica geral e ensino aberto: uma possibilidade na educação física escolar. In: Simpósio de Ginástica: formação e intervençao em foco, 2008, Maringá/PR. Simpósio de Ginástica: formação e intervenção em foco, 2008. v. 1. p. 75-80.

6.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. ; MARTINELI, T. A. P. ; SOUZA, V. de F. M. de ; GOÉS, G. F. . Encontro Brasil-Dinamarca de ginástica: relato de experiencia. In: IV Fórum de Ginástica Geral, 2007, Campinas/SP. IV Fórum de GInástica Geral, 2007. p. 152-155.

7.
SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; PINHEIRO, E. G. ; RINALDI, I. P. B. ; MATIAS, V. F. . Ginástica acrobática e formação humana: um encaminhamento metodológico. In: III Fórum Internacional de GInástica Geral, 2005, Campinas. III Fórum Internacional de Ginástica Geral, 2005. v. 1. p. 134-137.

8.
SERON, T. D.; MARTINELI, T. A. P. ; RINALDI, I. P. B. ; VOLPONI, A. R. ; GOMES, D. ; CRUZ, P. V. da ; SANTOS, V. C. dos ; MENOCI, E. C. . O percurso histórico e os novos desafios de um projeto de ginástica rítmica. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu/MG. XIII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte, 2003. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KIOURANIS, T. D. S.; MARCHI JUNIOR, W. . School Sports in Brazil: Reflections on the participation of public and private school in Youth School Games (2005-2016). In: 2018 EASS Conference, 2018, Bordeaux. Sport, Discriminations and Inclusion: Challenges to Face, 2018. v. 1. p. 73-73.

2.
LIMA, L. P ; COELHO, E. da S. ; KIOURANIS, T. D. S. . Relato de Experiência: a ginástica para todos como possibilidade na Educação Infantil. In: VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte, 2018, Palmas. Educação Física, Esporte e Lazer na região Norte: intervenção e produção de conhecimento, 2018.

3.
KIOURANIS, T. D. S.. Ginástica para Todos: uma análise sociológica a partir da categoria de tempo e espaço. In: IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos, 2018, Campinas. Ginástica em rede, possibilidades para todos. São Paulo: Fontoura, 2018. p. 182-184.

4.
KIOURANIS, T. D. S.; MARCHI JUNIOR, W. . Brazilian School Games: a globalized model for school sport. In: 2018 Annual Conference of the International Sociology of Sport Association, 2018, Lausanne. Sports Organizations and Organizing Sports: Critical Reflections, 2018. v. 1. p. 9-9.

5.
NASCIMENTO, D. E. ; KIOURANIS, T. D. S. . O Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo (LIMA) como possibilidade de ensino contemporâneo da dança. In: Rio de Janeiro, 2017, Rio de Janeiro. Trans-In-Corporados: construindo redes para a internacionalização da pesquisa em dança. Rio de Janeiro: LabCrítica, 2017. v. 1. p. 97-99.

6.
KIOURANIS, T. D. S.; MARCHI JUNIOR, W. . Unidades geracionais olímpicas da ginástica artística feminina (1952-2016). In: V Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição (SIGARC), 2017, Vitória/ES. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - Suplemento, 2017. v. 31. p. 23-23.

7.
SERON KIOURANIS, TAIZA DANIELA; LIMA, F. L. ; CRUZ, K. S. ; MACIEL, C. C. ; MARCHI JUNIOR, W. . Brazilian School Games: an overview of the private management in the century XXI from the results achieved at the games (2005-2014). In: ISSA - 51st World Congress of Sociology of Sport, 2016, Budapeste. Sports, Global Development, and Social Change, 2016. v. 1. p. 40-40.

8.
LIMA, F. L. ; KIOURANIS, T. D. S. ; MARCHI JUNIOR, W. . Esporte Paralímpico em Curitiba/PR: o modelo de intervenção da escola primavera. In: XIX CONBRACE VI CONICE, 2015, Vitória/ES. Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a educação física e ciências do esporte, 2015.

9.
SERON-KIOURANIS, T. D; MARCHI JUNIOR, W. . Jogos Escolares da Juventude 2013: olhares no presente e pressupostos para o futuro. In: IV Encuentro ALESDE - Congreso Sulamericano de estudios socioculturales del Deporte, 2014, Colômbia. IV Encuentro ALESDE - Congreso Sulamericano de estudios socioculturales del Deporte, 2014. v. I.

10.
SERON, T. D.; MIRANDA, A. C. M. ; SERON, V. ; ARAÚJO, M. A. de ; TEIXEIRA, R. T. S. ; RINALDI, I. P. B. . Equipe de pré-treinamento em ginástica acrobática: a organização no projeto Escola de Ginástica da UEM. In: VI Fórum Internacional de Ginástica Geral, 2012, Campinas. Esporte para todos as dimensões da formação em ginástica. Campinas: FEF/UNICAMP, 2012. p. 458-459.

11.
SERON, T. D.; DAMASCENO, M. L. ; LIMANA, M. D. ; CORRÊA, V. ; CAPELINI, J. S. ; SONOO, C. N. ; PEREIRA, V. R. . Avaliação da aptidão física de alunos da 4a série do ensino fundamental de uma escola pública. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010. p. 125-125.

12.
SERON, T. D.; MIRANDA, A. C. M. ; RINALDI, I. P. B. ; TEIXEIRA, R. T. S. . Companhia Gímnica da UEM: retratos de uma trajetória. In: V Fórum Internacional de Ginástica Geral, 2010, Campinas/SP. V Fórum de Ginástica Geral - Cultura da Ginástica: concepções e práticas. Campinas/SP: FEF/UNICAMP, 2010. p. 393-393.

13.
SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; LARA, L.M. ; RINALDI, I. P. B. . Metodologias de ensino da educação física e manifestações da cultura: uma perspectiva pedagógica. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - I Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. Ciência para a vida - Educação física e ciências do esporte, 2005. v. 1. p. 176-176.

14.
LARA, L.M. ; SERON, T. D. ; MONTENEGRO, J. ; RIBEIRO, D. ; TORTOLA, E. R. C. ; COSUGI, A. ; SERRA, P. . Laboratório de Linguagem Corporal: possibilidades de ensino, pesquisa e vivências corporais. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Fisica da Universidade Estadual de MAringá, 2005, Maringá. Educação Física e Esportes: formação e intervenção profissional, 2005. v. 1. p. 128-128.

15.
SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; RINALDI, I. P. B. ; LARA, L.M. . Dimensões pedagógicas da dança e da ginástica no contexto da educação física. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da UEM, 2005, Maringá. Educação Física e Esportes: formação e intervenção profissional, 2005. v. 1.

16.
SERON, T. D.; DIAS, V. F. ; MARTINELI, T. A. P. ; GOMES, D. ; SANTOS, V. C. dos ; CRUZ, P. V. da ; GERALDO, P. P. ; MENOCI, E. C. ; SILVA, E. M. da . Projeto escola de ginástica rítmica: relato de experiência. In: XVI Semana da educação física da UEM - 1º Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2003, Maringá. Educação física e esportes: novas tendências e proposições, 2003. v. 1. p. 211.

17.
MARTINELI, T. A. P. ; RINALDI, I. P. B. ; SERON, T. D. ; SANTOS, V. C. dos ; GOMES, D. ; SILVA, E. M. da ; MUCIO, C. C. ; GONCALVES, L. M. C. ; AMORIM, H. Z. . Escola de ginástica rítmica: atendimento a crianças e adolescentes de Maringá e região. In: XV Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, 2002, Maringá. Educação física e esportes: os novos desafios da formação profissional, 2002. v. 1. p. 74-74.

Apresentações de Trabalho
1.
KIOURANIS, T. D. S.; MARCHI JUNIOR, W. . Brazilian School Games: a globalized model for school sport. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KIOURANIS, T. D. S.; MARCHI JUNIOR, W. . SCHOOL SPORTS IN BRAZIL: REFLECTIONS ON THE PARTICIPATION OF PUBLIC AND PRIVATE SCHOOLS IN YOUTH SCHOOL GAMES (2005-2016). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, D. E. ; KIOURANIS, T. D. S. . O Laboratório de Investigação o Movimento Autônomo (LIMA) como possibilidade de ensino contemporâneo de dança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SERON KIOURANIS, TAIZA DANIELA; LIMA, F. L. ; CRUZ, K. S. ; MACIEL, C. C. ; MARCHI JUNIOR, W. . BRAZILIAN SCHOOL GAMES: AN OVERVIEW OF THE PRIVATE MANAGEMENT IN THE CENTURY XXI FROM THE RESULTS ACHIEVED AT THE GAMES (2005-2014). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KIOURANIS, T. D. S.; MARCHI JUNIOR, W. . Jogos Escolares da Juventude 2013: olhares no presente e pressupostos para o futuro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KIOURANIS, T. D. S.; MARCHI JUNIOR, W. . Competições escolares nacionais: existe espaço para o esporte-educação?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. . A ginástica Dinamarquesa de Niels Bukh: uma análise coreográfica a partir dos elementos constitutivos da ginástica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SERON, T. D.; MIRANDA, A. C. M. ; SERON, V. ; ARAÚJO, M. A. de ; TEIXEIRA, R. T. S. ; RINALDI, I. P. B. . Equipe de pré-treinamento em ginástica acrobática: a organização no projeto Escola de Ginástica da UEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. ; HENRIQUES, N. S. ; AVERSANI, M. R. . Ginástica Estética de Grupo e Ginástica Rítmica: uma comparação entre os aspectos da técnica e da regulamentação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MIRANDA, A. C. M. ; SERON, T. D. ; NAKASHIMA, F. S. ; RINALDI, I. P. B. . Projeto Escola de Ginástica: um relado de experiência com as ginásticas rítmica, artística e acrobática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SERON, T. D.; MIRANDA, A. C. M. ; RINALDI, I. P. B. ; TEIXEIRA, R. T. S. . Companhia Gímnica da UEM: retratos de uma trajetória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. . Ginástica acrobática e a criança cega: contribuições da teoria histórico-cultural para a mediação de um professor vidente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
DAMASCENO, M. L. ; SERON, T. D. ; LIMANA, M. D. ; CAPELINI, J. S. ; CORRÊA, V. ; SONOO, C. N. ; PEREIRA, V. R. . Avaliação da aptidão física de alunos da 4a série do ensino fundamental de uma escola pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SERON, T. D.; TEIXEIRA, R. T. S. . Grupo de Ginástica Geral DEF/UEM: contribuições à formação profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. . Ginástica Geral e o ensino aberto: uma possibilidade na educação física escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B. ; MARTINELI, T. A. P. . Encontro Brasil-Dinamarca de Ginástica: relato de experiência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; RINALDI, I. P. B. ; LARA, L.M. . Dimensões pedagógicas da dança e da ginástica no contexto da educação física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
RINALDI, I. P. B. ; SERON, T. D. ; MONTENEGRO, J. ; RICCI, M. C. P. ; PINHEIRO, E. G. ; PROENÇA, A. R. G. ; VOLPONI, A. R. ; SOUZA, V. de F. M. de ; NAKASHIMA, F. S. ; REIS, L. N. dos . Ginástica geral: um projeto de formação de professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; LARA, L.M. ; RINALDI, I. P. B. . Metodologias de ensino da educação física e manifestações da cultura: uma perspectiva pedagógica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
LARA, L.M. ; SERON, T. D. ; MONTENEGRO, J. ; TORTOLA, E. R. C. ; SERRA, P. ; RIBEIRO, D. . Laboratório de Linguagem Corporal: possiblidade de ensino, pesquisa e vivências corporais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SERON, T. D.; MONTENEGRO, J. ; PINHEIRO, E. G. ; RINALDI, I. P. B. ; SOUZA, V. de F. M. de . Ginástica Acrobática e formação humana: um encaminhamento metodológico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
RINALDI, I. P. B. ; MARTINELI, T. A. P. ; SERON, T. D. . Relato de experiência: encontro Brasil-Dinamarca de Ginástica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SERON, T. D.; MARTINELI, T. A. P. ; CRUZ, P. V. da . Coordenação e ginástica rítmica: um estudo preliminar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MARTINELI, T. A. P. ; SANTOS, V. C. dos ; SERON, T. D. ; VOLPONI, A. R. ; CRUZ, M. ; MATIAS, V. F. ; GOMES, D. . Projeto Escola de Ginástica: um trabalho pedagógico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MARTINELI, T. A. P. ; SERON, T. D. . O ensino das manifestações gímnicas: a prática reflexiva na formação inicial em educação física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RINALDI, I. P. B. ; MARTINELI, T. A. P. ; SERON, T. D. ; SANTOS, V. C. dos ; SILVA, E. M. da . O percurso histórico e os novos desafios de um projeto de ginástica Rítmica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SERON, T. D.. Escola de ginástica rítmica: estrutura e organização do trabalho. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MARTINELI, T. A. P. ; RINALDI, I. P. B. ; SERON, T. D. ; SANTOS, V. C. dos ; GOMES, D. ; SILVA, E. M. da ; MUCIO, C. C. ; GONCALVES, L. M. C. ; AMORIM, H. Z. . Escola de ginástica rítmica: atendimento a crianças e adolescentes de Maringá e região. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SERON, T. D.. Educação física e matrizes teóricas : o cenário da formação inicial no Estado do Paraná 2011 (Dissertação de Mestrado).

2.
SERON, T. D.. As apropriações dos conceitos de L. S. Vigotski no âmbito das pesquisas em edudação física 2009 (Monografia de conclusão de curso de especialização).

3.
SERON, T. D.. A ginástica geral na educação física escolar: uma experiência com o ensino aberto 2005 (Monografia de conclusão de curso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SERON, T. D.. Ginástica Acrobática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
KIOURANIS, T. D. S.; NASCIMENTO, D. E. . Mapas Dançantes - Experimento III. 2017. Coreográfica.

2.
KIOURANIS, T. D. S.; NASCIMENTO, D. E. . Mapas Dançantes - Experimento II. 2017. Coreográfica.

3.
KIOURANIS, T. D. S.; NASCIMENTO, D. E. . Mapas Dançantes. 2016. Coreográfica.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KIOURANIS, T. D. S.; FERREIRA, R. K. A; PASSOS, V. M. de A.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues de Melo.A pedagogia hospitalar como atuação do pedagogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
SERON, T. D.; LARA, L.M.; COSTA, L. C. A.. Participação em banca de Mariane Ribeiro Lerco.Percepção de Competência e desempenho motor: um estudo com atletas de ginástica rítmica da categoria infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
SERON, T. D.; PIZANI, J.; TEIXEIRA, R. T. S.. Participação em banca de Patricia Souza da Silva.Atividade física e terceira idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
SERON, T. D.; GARCIA, W. F.; CALEGARI, D. R.. Participação em banca de Maria Carolina da Silva Cafolla.Marketing Esportivo no Handebol Maringaense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
SERON, T. D.; SOUZA, V. de F. M. de; AVERSANI, M. R.. Participação em banca de Natália de Sousa Henriques.Ginástica Estética de Grupo e Ginástica Rítmica: aproximações com as diferentes correntes artísticas e a Regulamentação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B.; REIS, L. N. dos. Participação em banca de Julio Cesar Yuri Thomé Aracaki.Ginástica Artística: proposta para implementação pedagógica no âmbito escolar e iniciação esportiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
SERON, T. D.; RINALDI, I. P. B.; REIS, L. N. dos. Participação em banca de Martina Ardengue de Araújo.A influência dos códigos de pontuação nas composições artísticas de ginástica rítmica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SERON, T. D.. Sessão de Pôsters "Corpo, Cultura e Educação". 2011. Universidade Estadual de Maringá.

2.
SERON, T. D.. IV Festival de Ginástica Geral da UNINGÁ. 2009.

3.
SERON, T. D.. II Festival de Ginástica Geral da UNINGÁ. 2008.

4.
SERON, T. D.. Árbitra de Linha na modalidade de Ginástica Rítmica. 2005. Paraná Esporte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2018 EASS Conference. SCHOOL SPORTS IN BRAZIL: REFLECTIONS ON THE PARTICIPATION OF PUBLIC AND PRIVATE SCHOOLS IN YOUTH SCHOOL GAMES (2005-2016). 2018. (Congresso).

2.
2018 ISSA Conference. Brazilian School Games: a globalized model for school sport. 2018. (Congresso).

3.
Seminário Internacional Trans In-corporados.O Laboratório de Investigação o Movimento Autônomo (LIMA) como possibilidade de ensino contemporâneo de dança. 2017. (Seminário).

4.
V Seminário Internacional de Ginástica Rítmica e Artística de Competição.Unidades geracionais olímpicas da ginástica artística feminina (1952-2016). 2017. (Seminário).

5.
51st World Congress of Socioogy of Sport. BRAZILIAN SCHOOL GAMES: AN OVERVIEW OF THE PRIVATE MANAGEMENT IN THE CENTURY XXI FROM THE RESULTS ACHIEVED AT THE GAMES (2005-2014). 2016. (Congresso).

6.
II Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte. 2016. (Seminário).

7.
Intensivo de Criação e Prática em Performance. 2015. (Oficina).

8.
IV Encuentro ALESDE - Congreso Latinoamericano de estudios socioculturales del Deporte. 2014. (Congresso).

9.
Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte de Alto Rendimento. 2014. (Seminário).

10.
VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. 2014. (Congresso).

11.
VII Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2014. (Congresso).

12.
V Seminário Nacional de Sociologia & Política: desenvolvimento e mudanças em contextos de crise.Coordenadora de grupo de trabalho: GT - Estudos Culturais do Esporte. 2014. (Seminário).

13.
Encontro anual de Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo. 2012. (Encontro).

14.
III Simpósio Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição. 2012. (Congresso).

15.
VI Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2012. (Congresso).

16.
III Encontro Nacional de grupos de pesquisa em dança -Engrupedança: dilemas & desafios.Coordenador de Mesa de Debate. 2011. (Encontro).

17.
III Encontro Nacional de grupos de pesquisa em dança - Engrupedança - dilemas & desafios. 2011. (Encontro).

18.
IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, I Congresso internacional de Educação Física e Esporte Olímpico. 2011. (Congresso).

19.
IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, I Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico, III Encontro Nacional de Grupo de Pesquisa em Dança. Minicurso: Biomecânica e Esporte. 2011. (Congresso).

20.
Encontro anual de Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo. 2010. (Encontro).

21.
II Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição. 2010. (Seminário).

22.
V Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2010. (Outra).

23.
Simpósio de Ginástica: formação e intervenção em foco. 2009. (Simpósio).

24.
XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2009. (Congresso).

25.
13ª Gymnaestrada Mundial.Apresentação Coreográfica. 2007. (Outra).

26.
IV Fórum Internacional de Ginástica Geral. Ginástica Acrobática - nível intermediário. 2007. (Congresso).

27.
IV Fórum Internacional de Ginástica Geral. Curso: Rodas ginásticas - nível iniciante. 2007. (Congresso).

28.
IV Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2007. (Congresso).

29.
IV Fórum Internacional de Ginástica Geral. Curso: Ginástica artística e de mini trampolim. 2007. (Congresso).

30.
X GINPA e Seletiva Nacional para a Gymnaestrada Mundial 2007.Apresentação de coreografias. 2007. (Outra).

31.
II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Fisica da Universidade Estadual de Maringá. 2005. (Congresso).

32.
II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Fisica da Universidade Estadual de Maringá.Oficina: Programa de Educação Física Escolar. 2005. (Oficina).

33.
II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Fisica da Universidade Estadual de Maringá..Oficina: Nutrição e Atividade Física. 2005. (Oficina).

34.
II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Fisica da Universidade Estadual de Maringá..Oficina: Aprendizagem Motora. 2005. (Oficina).

35.
II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá..Oficina Desenvolvimento Motor I - Habilidades Motoras Fundamentais. 2005. (Oficina).

36.
III Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2005. (Congresso).

37.
III Fórum Internacional de Ginástica Geral.Oficinas: 1) Clown Palhaço Teatral; 2) Habilidades Básicas em Ginástica. 2005. (Oficina).

38.
Ciclo de Palestras e Vivências Corporais - LALCO 2004. 2004. (Outra).

39.
ENAF - Maringá - Curso Ginástica Localizada Inovação e Renovação. 2004. (Encontro).

40.
II Fórum de Educação Física Escolar e Lazer. 2004. (Outra).

41.
I Jornada de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá. 2004. (Outra).

42.
Semana Nacional do Excepcional. 2004. (Outra).

43.
Festa popular de aniversário de Maringá. 2003. (Outra).

44.
Festa popular de Iguatemi - Inauguração da escola Municipal Paulo Freire. 2003. (Outra).

45.
II Colônia de férias dos centros esportivos. 2003. (Outra).

46.
Maratona de Cursos de Extensão da XV Semana da Educação Física da UEM. Cursos: Qualidade de Vida, Saúde e Atividades Físicas e Ginástica Laboral. 2002. (Outra).

47.
Fórum de Educação Física Escolar e Lazer. 2001. (Outra).

48.
VII Maratona de Cursos de Extensão da Disciplina Prática de Ensino em Educação Física. Oficina: Ginástica de Academia.Curso - Ginástica de academia. 2001. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KIOURANIS, T. D. S.. II Corrida de Rua da UFT-Miracema. 2017. (Outro).

2.
SERON-KIOURANIS, T. D. Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte de Alto Rendimento. 2014. (Outro).

3.
RINALDI, I. P. B. ; TEIXEIRA, R. T. S. ; SERON, T. D. ; PIZANI, J. ; BOLIGON, L. ; HENRIQUES, N. de S. ; NAKASHIMA, F. S. ; SERON, V. ; TISSEI, T. K. ; ANVERSA, A. L. B. ; MIRANDA, A. C. M. ; BISCONSSINI, C. R. ; WALTER, D. R. ; PIMENTEL, G. G. de A. ; ARACAKI, J. C. Y. T. ; LARA, L.M. ; REIS, L. N. dos ; MÜLLER, V. R. . Simpósio de Ginástica: formação e intervenção em foco. 2008. (Congresso).

4.
RINALDI, I. P. B. ; SERON, T. D. ; RICCI, M. C. P. ; MONTENEGRO, J. ; MIRANDA, A. C. M. ; PROENÇA, A. R. G. ; VOLPONI, A. R. ; SOUZA, V. de F. M. de ; PINHEIRO, E. G. . Fazendo Arte no DEF. 2005. (Festival).

5.
MARTINELI, T. A. P. ; SERON, T. D. ; RINALDI, I. P. B. ; CRUZ, P. V. da ; VOLPONI, A. R. ; DIAS, V. F. . I Fórum de Ginática da UEM. 2004. (Outro).

6.
MARTINELI, T. A. P. ; DIAS, V. F. ; GOMES, D. ; MATIAS, V. F. ; SANTOS, V. C. dos ; SERON, T. D. ; VOLPONI, A. R. ; PEREIRA, A. G. ; PINHEIRO, E. G. ; GOMES, T. L. M. . VIII Festival de Ginástica da UEM. 2003. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Otávio Wallaci de Almeida Oliveira. Futsal e Educação Física Escolar: vivência e prática no ensino fundamental. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Flávia Pereira Lopes de Lima. Iniciação ao esporte paralímpico em contraturno: caracterizando um modelo de intervenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Taiza Daniela Seron.

2.
Natália de Sousa Henriques. Ginástica estética de grupo e ginástica rítmica: abordagens técnico-artísticas e de regulamentação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Taiza Daniela Seron.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SERON KIOURANIS, TAIZA DANIELA2017SERON KIOURANIS, TAIZA DANIELA; SALVINI, L. ; MARCHI JUNIOR, W. . O marco de 1989: uma reflexão sobre os XVIII Jogos Escolares Brasileiros. Movimento, v. 23, p. 907/3, 2017.



Outras informações relevantes


- Aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira - Nota: 9,7 - 2008; Aprovação em 1º lugar em Concurso Público para Professor Colaborador na área "Ginástica/Rítmica e Dança" da Universidade Estadual de Maringá: Edital 415/2009 (confirmação de aprovação pela Portaria n.º 093/2010-GRE); Aprovação em 2º lugar em Concurso para Professor Colaborador na área "Educação Física/Dança, Expressão Corporal e Educação Física Curricular" da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Edital n.º 006/2015-PS-CT (confirmação de aprovação pelo Anexo I ao Edital n.º 006/2015-PS-CT); Aprovação em 3º lugar para Professor Efetivo do ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná: Edital n.º 012/2015 (confirmação de aprovação pelo Edital 22/2015).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 5:56:06