Luciana Figueiredo Lacanallo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0850344246071354
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Coordenação da comissão de reestruturação do estágio da Universidade Estadual de Maringá. Participa do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM). Coordenadora do PIBID projeto Pedagogia. Coordenadora do Laboratório de Apoio Pedagógico - LAP/UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, conhecimento matemático, atendimento psicopedagógico, educação e ensino de matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Figueiredo Lacanallo
Nome em citações bibliográficas
Lacanallo, Luciana F, L;LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.
Av. Colombo, 5790
87020-900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114040
Fax: (44) 30114040
URL da Homepage: www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O jogo no ensino de matemática: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Nerli Nonato Ribeiro Mori.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Jogos; Conhecimento matemático; mediação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Dificuldade de aprendizagem / Especialidade: Jogos Lógicos.
2004 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Mudança conceitual no ensino de ciências no Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Geiva Carolina Calsa.
Palavras-chave: Formação de conceitos; Aprendizagem; Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Ensino de Ciências.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
1997 - 1999
Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional. (Carga Horária: 600h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Qual é a função da Psicopedagogia? Repensando os encaminhamentos.
Orientador: Janira Siqueira Camargo.
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A indisciplina e suas implicações no processo ensino-aprendizagem.
Orientador: Laura Monte Serrat Barbosa.




Formação Complementar


1999 - 2000
Extensão universitária em Programa de Desenvolvimento Profissional Continuad. (Carga horária: 200h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Curso de Ensino Religioso. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenação de área de prática de ensino, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: comissão de reestruturação do estágio, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
Prática de ensino na educação infantil
Prática de ensino -modalidade normal
Formação e ação docente: prática de ensino- modalidade normal
Formação e ação docente: prática de ensino- nos anos iniciais
Formação e ação docente: prática de ensino na educação infantil

Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

02/2004 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Matemática
Planejamento e avaliação
Psicologia das relações
Saúde e educação
10/2004 - 10/2006
Ensino, psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Dificuldades na matemática

Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRDE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor não titular, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenadora do projeto de extensão Pedagogia Hospitalar

Atividades

02/2003 - 07/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
currículo e conhecimento escolar

Sociedade Nacional de Educação Ciência e Tecnologia, SOET, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor não-titular, Carga horária: 2

Atividades

3/2003 - Atual
Ensino, Metodologia Em Artes, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática, Avaliação e Metodolgia no Ensino de Artes
3/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo e conhecimento escolar


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Trabalho educativo e escolarização: princípios teórico-metodológicos para a organização do ensino
Descrição: Este projeto faz parte das atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa e Ensino ?Trabalho Educativo e Escolarização? (GENTEE), cujo objetivo consiste em investigar os princípios teórico-metodológicos para a organização do ensino da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referência a teoria histórico-cultural. Para atingir esse objetivo serão realizadas pesquisas tanto de caráter bibliográfico quanto formativa colaborativa. Na pesquisa bibliográfica elegeremos como fonte de estudos a produção dos principais representantes soviéticos da teoria histórico-cultural e, ainda, as referências nacionais que se ancoram nesta teoria para a organização do ensino. A pesquisa de caráter formativo-colaborativo está relacionada com a caracterização do GENTEE, o qual tem como fio condutor dos trabalhos a pesquisa e o ensino, articulado com a extensão. Nesse sentido, desenvolveremos formação de professores e acadêmicos, envolvendo-os em estudos, análise da prática pedagógica e produção de atividades de ensino, pois entendemos que esse processo possibilita a investigação do movimento de aprendizagem docente. Como resultados dessa investigação esperamos sistematizar princípios e ações para organização do ensino...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Luciana Figueiredo Lacanallo - Integrante / Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Coordenador / Maria Angélica Olivo Francisco Lucas - Integrante.
2012 - 2015
A organização do ensino de matemática no processo inicial de escolarização
Descrição: O objetivo deste projeto consiste em investigar as possibilidades de organização do ensino de matemática no processo inicial de escolarização apoiada nos pressupostos da teoria histórico-cultural. Para seu desenvolvimento realizaremos uma pesquisa de caráter bibliográfico com o intuito de compreender os pressupostos da teoria histórico-cultural, no que se refere ao ensino de matemática. Focalizaremos nossos estudos nas obras de: Vigotski, Luria e Davýdov. Em conjunto com esse trabalho analisaremos, também, como estudiosos brasileiros, que têm como base esta perspectiva teórica, desenvolveram suas pesquisas sobre o ensino desta disciplina. Acreditamos que esta investigação contribuirá com o enriquecimento das práticas de ensino de matemática nos anos iniciais de escolarização, de modo que os conteúdos desta área do saber sejam trabalhados visando a apropriação dos conceitos pelos escolares...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luciana Figueiredo Lacanallo - Integrante / Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Coordenador / Thaís de Sá Gomes - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Formação contínua de professores na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM)
Descrição: O presente projeto de extensão tem como objetivo principal propiciar a formação continuada dos professores das escolas públicas na área de matemática, especialmente, em relação à organização do ensino desta disciplina para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, neste projeto, trabalharemos com os conceitos matemáticos articulados com a forma de ensiná-los aos escolares, isto é no movimento de elaboração, reflexão, aplicação, análise e síntese de atividades de ensino em matemática. A opção pela matemática deve-se ao fato de que essa área, no âmbito da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, nem sempre tem recebido investimentos no que se refere à formação docente, quer das políticas públicas, quer dos próprios educadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - 2009
O Pedagogo no Hospital
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Luciana Figueiredo Lacanallo - Coordenador / Rachel Brotherhood - Integrante.
2003 - 2006
Pedagogia Hospitalar
Descrição: Projeto de Extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Luciana Figueiredo Lacanallo - Coordenador.Financiador(es): Centro Universitário Campos de Andrade - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2016 - Atual
Laboratório de Apoio Pedagógico - LAP/UEM
Descrição: O LAP - Laboratório de Apoio Pedagógico, é um projeto de ensino do DTP - Departamento de Teoria e Prática da Educação - da Universidade Estadual de Maringá, que tem como propósito, dentre outros: - Oferecer apoio teórico-metodológico para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes e acadêmicos, principalmente por meio de empréstimos de materiais bibliográficos, audiovisual e pedagógico, bem como apoiar e orientar às atividades de ensino; - Promover cursos de atualização e aperfeiçoamento a fim de auxiliar a ação docente. O LAP atende professores da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), professores e acadêmicos das licenciaturas que buscam os seus recursos e serviços para a preparação e realização das atividades docentes e discentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - Atual
PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: Coordenadora do Pibid Pedagogia sede Foco Matemática.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Luciana Figueiredo Lacanallo - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Teoria e Prática da Educação
2015 - Atual
Periódico: Teoria e Prática da Educação
2016 - Atual
Periódico: Imagens da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Dificuldade de aprendizagem/Especialidade: Psicopedagogia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LAZARETTI, L. M.2017LAZARETTI, L. M. ; MORAES, S. P. G. ; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO . Aprender a ensinar na Educação Infantil: o papel da Universidade na formação do Professor. UNOESC & CIÊNCIA - ACHS, v. 8, p. 7-13, 2017.

2.
MORAES, S. P. G.2017MORAES, S. P. G. ; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO ; MOYA, P. T. ; LAZARETTI, L. M. . O ensino de matemática na educação infantil: uma proposta de trabalho com jogos. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 353, 2017.

3.
SILVA, D. C.2017SILVA, D. C. ; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO ; MOREIRA, J. A. S. ; MORAES, S. P. G. . UMA ANÁLISE SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): EM DISCUSSÃO AS TAREFAS ESCOLARES DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 72-92, 2017.

4.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO2017LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; LAZARETTI, L. M. ; MOYA, P. T. ; MORAES, S. P. G. . ENSINANDO MATEMÁTICA AOS BEBÊS: encantos, descobertas e exploração das relações entre grandezas. CADERNOS DE PESQUISA, v. 24, p. 89-105, 2017.

5.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO2016 LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MORI, NERLI NONATO RIBEIRO . ?Psiu, estou jogando!!?: o jogo no ensino da Matemática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 657, 2016.

6.
MORAES, S. P. G.2012MORAES, S. P. G. ; Lacanallo, Luciana F, L ; GOMES, T. S. ; GRACILIANO, E. C. ; VIGNOTO, J. . PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 6, p. 138-155, 2012.

7.
Lacanallo, Luciana F, L;LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO2011Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; MORI, N. N. R. . A LEITURA EM MATEMÁTICA: UMA IMPORTANTE AÇÃO. Revista HISTEDBR On-line, v. 41, p. 164-173, 2011.

8.
Albuquerque, R.A.2009Albuquerque, R.A. ; MORI, N. N. R. ; Lacanallo, Luciana F, L . Sala de recursos e o uso de jogos para o ensino de conceitos matemáticos. Revista Educação Especial (UFSM), v. 22, p. 155-163, 2009.

9.
Lacanallo, Luciana F, L;LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO2005Lacanallo, Luciana F, L. O processode mudança conceitualno ensino de ciências naturais na perspectiva dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. Teoria e Prática da Educação, v. 8, p. 387-388, 2005.

10.
Lacanallo, Luciana F, L;LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO2002Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . Explorando a matemática com jogos- 6 a 9 anos. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 5, n.11, p. 141-158, 2002.

11.
Lacanallo, Luciana F, L;LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO1997Lacanallo, Luciana F, L; ANDRIATTA, Maria Antonia ; CAMARGO, Janira S ; PAINI, Leonor D . Revista Psicologia em Estudo. Revista Psicologia Em Estudo, Maringá, v. 2, n.2, p. 145-159, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO. VAMOS JOGAR? Jogo, princípios e possibilidades para o ensino de Matemática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 197p .

2.
Lacanallo, Luciana F, L; LUCAS, M. A. O. F. ; KAWAMOTO, L. K. ; POLONIO, F. ; SILVA, T. S. A. . TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS. 1. ed. Maringá: , 2012. 12p .

Capítulos de livros publicados
1.
KOEPSEL, E. C. N. ; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO ; SFORNI, M. S. F. . PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DA UNIDADE TEORIA E PRÁTICA. In: José Antônio Martins; Mirian Hisae Yaegashi Zappone. (Org.). Formação docente: percursos e reflexões a partir do PIBID-UEM. 21ed.Maringá: EDUEM, 2018, v. , p. 51-67.

2.
OLIVEIRA, N. C. ; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO . O QUE A TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ENSINA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE? REPENSANDO OS ESTÁGIOS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA. In: Bruna Ramos Marinho, Alessandra Peternella,. (Org.). ?PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: A DEFESA DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES. 000ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 0, p. 000-000.

3.
MORAES, S. P. G. ; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO ; VIGNOTO, J. . DA SECUNDARIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO AO TRABALHO ARTICULADO ENTRE AS DISCIPLINAS FORMAIS. In: FARIAS, I. M . S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M.. (Org.). .). DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Fortaleza - CE: EdUECE, 2015, v. 2, p. 02248-02259.

4.
LAZARETTI, L. M. ; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO . Formação do professor da educação infantil: os dilemas e as perspectivas da Universidade. In: :FARIAS, I. M . S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M. (Org.). Didática e Prática de Ensino na relação com a formação de professores. 1ed.Fortaleza - CE: EdUECE, 2015, v. 2, p. 3598-3607.

5.
GOMES, T. S. ; Lacanallo, Luciana F, L ; MORAES, S. P. G. . Formação contínua de professores que ensinam matemática: reflexões sobre a organização do ensino. In: Susana Soares Tozetto; Priscila Larocca. (Org.). Desafios da Formação de professores: saberes, políticas e trabalho docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 93-108.

6.
Lacanallo, Luciana F, L. A organização do ensino: algumas possibilidades de articulação entre língua portuguesa e matemática. In: Solange Franci Raimundo Yaegashi; Luciana Maria Caetano. (Org.). A Psicopedagogia e o processo ensino-aprendizagem: da educação infantil ao ensino superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 53-67.

7.
Lacanallo, Luciana F, L; Albuquerque, R.A. ; MORI, N. N. R. . A AÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: ALGUMAS REFLEXÕES NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. In: NERLI NONATO RIBEIRO MORI; ÁUREA MARIA PAES LEME GOURLAT. (Org.). EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: ESTUDO SOBRE AS SALAS DE RECURSOS NO ESTADO DO PARANÁ. MARINGÁ: EDUEM, 2010, v. 1, p. 83-95.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Lacanallo, Luciana F, L. Psicopedagogia no Paraná: trilhando novos caminhos para inserção social do aprendiz/profissional. Boletim da Psicopedagogia, Maringá, p. 1, 20 jul. 2004.

2.
Lacanallo, Luciana F, L. Psicopedagogia Institucional: Um Estudo de Caso. Boletim da Psicopedagogia, Maringá, p. 01 - 08, 02 out. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, E. A. ; FRANCA, P. ; Lacanallo, Luciana F, L ; MORAES, S. P. G. . O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - UEM, 2016, São Paulo - SP. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

2.
SILVA, A. P. B. ; SANTOS, E. A. ; Lacanallo, Luciana F, L . PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O JOGO. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2016, São Paulo - SP. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

3.
FUMERO, L. B. X. ; SANTOS, E. A. ; Lacanallo, Luciana F, L . Possibilidades para o ensino de matemática com a música: um relato de experiência do PIBID. In: XXII Semana de Pedagogia e X Encontro de Pesquisa em Educação, 2016, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2016.

4.
GUERRA, A. N. N. ; SILVA, D. C. ; Lacanallo, Luciana F, L . O Trabalho com Correspondência Biunívoca: Vivências a partir do Projeto Pibid. In: XXII Semana de Pedagogia e X Encontro de Pesquisa em Educação, 2016, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2016.

5.
REGINA, B. A. ; Lacanallo, Luciana F, L . PIBID e Matemática: um relato de intervenção pedagógica. In: XXII Semana de Pedagogia e X Encontro de Pesquisa em Educação, 2016, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2016.

6.
LOPES, B. S. ; SILVA, A. P. B. ; Lacanallo, Luciana F, L . PIBID e o ensino da matemática: possibilidades de intervenção pedagógica. In: XXII Semana de Pedagogia e X Encontro de Pesquisa em Educação, 2016, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2016.

7.
FRANCA, P. ; SANTOS, E. A. ; Lacanallo, Luciana F, L . O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: UMA POSSIBILIDADE PARA ALÉM DO CONTROLE DE QUANTIDADES. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015.

8.
FRANCA, P. ; NOGUEIRA, N. V. ; SANTOS, E. A. ; Lacanallo, Luciana F, L . PIBID: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015.

9.
LUCAS, M. A. O. F. ; SAITO, H. T. I. ; Lacanallo, Luciana F, L ; KOEPSEL, E. C. N. . Reflexões sobre a formação docente inicial: Possibilidades e limites do PIBID-Pedagogia/UEM. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações sociais ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre profissionalização Docente - SIPD, 2015, Curitiba. XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações sociais ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre profissionalização Docente - SIPD, 2015.

10.
Albuquerque, R.A. ; Lacanallo, Luciana F, L ; MORI, N. N. R. . SALA DE RECURSOS E JOGOS: UMA RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial; IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial; IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008.

11.
Lacanallo, Luciana F, L; CAMARGO-SILVA, S. S. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. ; GASPARIN, J. L. ; Teruya, T.K. . Métodos de ensino e de aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. In: VII Jornada do HISTEDBR, 2007, Campo Grande. A organização do trabalho didático na História da Educação. Campo Grande: Editora Uniderp, 2007. p. 157-158.

12.
Lacanallo, Luciana F, L. INVESTIGANDO O CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA SOBRE O SISTEMA ADITIVO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: 16º Congresso de Leitura no Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16º Cole (Congresso de Leitura no Brasil), 2007.

13.
Lacanallo, Luciana F, L. Mudança conceitual e ensino de ciências. In: I Seminário de Pesquisa em Psicopedagogia, 2006, Maringá. I Seminário de Pesquisa em Psicopedagogia, 2006.

14.
Lacanallo, Luciana F, L; CALSA, Geiva C . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS: RECONHECENDO AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. In: XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, 2006, CANOAS. XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, 2006.

15.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . Uso de jogos de regras no atendimento psicopedagógico. In: I Encontro Paranaense de Psicopedagogia e II Encontro de Psicopedagogia de Maringá, 2003, Maringá. Anais do I Encontro Paranaense de Psicopedagogia e II Encontro de Psicopedagogia de Maringá. Maringá: Associação Brasileira de Psicopedagogia- Seção Paraná Norte, 2003. v. 1. p. 42-49.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Lacanallo, Luciana F, L; SERINO, E. F. S. ; SANTOS, J. M. . Tangram. In: II Seminário de Educação, 2004, Maringá. Seminário de Educação, 2004.

2.
Lacanallo, Luciana F, L; CALSA, Geiva C . "Resolução de Problemas em Ciências: Reconhecendo as Concepções dos Professores". In: XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. XII Simpósio SulBrasileiro de Ensino de Ciências, 2004.

3.
Lacanallo, Luciana F, L; BARROS, I. M. ; SGORLON, L. A. J. . Pedagogia Hospitalar- algumas reflexões. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004.

4.
Lacanallo, Luciana F, L; CWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . O jogo da velha e o conhecimento matemático de 6 a 9 anos. In: V Semana de Pedagogia da FAFIJAN, 2002, Jandaia do Sul. Desafios da educação no novo milênio. Jandaia do sul: Fafijan, 2002. v. 01. p. 09-09.

5.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . Psicopedagogia Institucional: um estudo de caso. In: V Semana de Pedagogia de FAFIJAN, 2002, Jandaia do Sul. Anais da V Semana de pedagogia da FAFIJAN. Jandaia do Sul: Fafijan, 2002. v. 1. p. 10-10.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, S. P. G. ; LUCAS, M. A. O. F. ; PADILHA, A. ; SAITO, H. T. I. ; Lacanallo, Luciana F, L ; BOIAN, D. F. ; SOUTO, D. L. ; LAZARETTI, L. M. ; ASSUMPCAO, M. P. . Organização do Ensino em Discussão: Trajetórias de Pesquisas e Estudos do Gentee. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, A. P. B. ; SANTOS, E. A. ; Lacanallo, Luciana F, L . PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O JOGO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, E. A. ; FRANCA, P. ; Lacanallo, Luciana F, L ; MORAES, S. P. G. . O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Lacanallo, Luciana F, L. Formação de Professores que Ensinam Matemática: Contribuições do pacto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; LAZARETTI, L. M. . Ensinando Valor Posicional para os anos iniciais: O trabalho com o Àbaco no PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; MOYA, P. T. . O ensino de Matemática na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Lacanallo, Luciana F, L. Formação de professores que ensinam matemática: contribuições do Pacto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FRANCA, P. ; SANTOS, E. A. ; Lacanallo, Luciana F, L . O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: UMA POSSIBILIDADE PARA ALÉM DO CONTROLE DE QUANTIDADES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FRANCA, P. ; NOGUEIRA, N. V. ; SANTOS, E. A. ; Lacanallo, Luciana F, L . PIBID: Possibilidades de Organização do Ensino da Matemática na Formação Inicial de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LUCAS, M. A. O. F. ; SAITO, H. T. I. ; Lacanallo, Luciana F, L ; KOEPSEL, E. C. N. . REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: POSSIBILIDADES E LIMITES DO PIBID/PEDAGOGIA/UEM (CAMPUS SEDE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FERRO, L. L. S. ; Lacanallo, Luciana F, L . A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NO DISCURSO DA INDIVIDUALIDADE: IMPLICAÇÕES AO PROCESSO EDUCATIVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Lacanallo, Luciana F, L. As Repercussões do PIBID na Formação Inicial de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Lacanallo, Luciana F, L; LUCAS, M. A. O. F. ; SAITO, H. T. I. . Orientações para a Narração de Contação de Histórias; Vivenciando Histórias: A Prática da Contação de Histórias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; PADILHA, A. ; VIGNOTO, J. . O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MORAES, S. P. G. ; DIAS, M. S. ; ARAUJO, E. S. ; Lacanallo, Luciana F, L ; VIGNOTO, J. . Formação Inicial de professores e o ensino de matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MAGALHÃES, Cassiana ; SANTOS, A. R. J. ; LAZARETTI, L. M. ; Lacanallo, Luciana F, L . Formação e atuação do professor: implicações da e para a prática pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Lacanallo, Luciana F, L; SILVA, D. C. . Recital de poesias: um evento de letramento e de formação docente inicial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
Lacanallo, Luciana F, L; GOMES, T. S. ; MORAES, S. P. G. ; VIGNOTO, J. ; GRACILIANO, E. C. ; SOUZA, N. M. M. ; DIAS, M. S. . Prática Pedagógica na perspectiva da teoria histórico-cultural: formação docente e a organização do ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Lacanallo, Luciana F, L; BORTOLO, M. E. M. ; MELO, R. J. . Aprendendo e realaborando conhecimentos a partir de uma vivencia: um relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA, D. E. M. B. ; Lacanallo, Luciana F, L ; MORI, N. N. R. . A Didática na perspectiva histórico-cultural: uma análise dos ENDIPES 2004 e 2006. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GERVAZIO, C. S. ; Lacanallo, Luciana F, L ; ALMEIDA, M. A. G. . A utilização de desenhos animados na cultural visual Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Lacanallo, Luciana F, L; MORI, N. N. R. . JOGOS EM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
PIOLA, G. C. T. ; Lacanallo, Luciana F, L . Investigando oconhecimento de acadêmicos de pedagogia sobre o sistema aditivo por meio de resolução de problemas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . Painel: O jogo da velha e o conhecimento matemático de 6 a 9 anos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
Lacanallo, Luciana F, L; ELIANECAWAHISA ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . Painel: Psicopedagogia Institucional: Um estudo de caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . Painel: O jogo da velha e o conhecimento matemático de 6 a 9 anos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO. II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM e IV Fórum das Licenciaturas da UEM. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO. EDUCAÇÃO SUPERIOR: cenários e perspectivas. 2016.

2.
Lacanallo, Luciana F, L. O Ensino de Matemática nos anos Iniciais de Escolarização. 2015.

3.
Lacanallo, Luciana F, L; CALSA, Geiva C . Programa de Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. 2004.

4.
Lacanallo, Luciana F, L; GOULART, Aurea Maria Paes Leme . Projeto Pedagogia Hospitalar. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; PADILHA, A. . Curso de aperfeiçoamento para tutores em Maringá para séries iniciais do ensino fundamental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; GOMES, T. S. . Fundamentos Teórico-metodológicos da teoria histórico cultural e da Pedagogia Histórico Crítica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; VIGNOTO, J. ; GRACILIANO, E. C. . Matemática nos primeiros anos de escolarização: trabalhando com controle de quantidades. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Lacanallo, Luciana F, L. Epistemologia e Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
Lacanallo, Luciana F, L. Curso de Reflexão Teórico-prática da Proposta Curricular da Rede Municipal de Sarandi-PR. 2008. .

6.
Lacanallo, Luciana F, L; MORI, N. N. R. . Jogos matemáticos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Lacanallo, Luciana F, L. proposta curricular da rede Municipak de Sarandi-PR, na qualidade de assessora. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboradora da proposta curricular da rede Municipak de Sarandi-PR).

8.
Lacanallo, Luciana F, L; MORI, N. N. R. ; GOULART, Aurea Maria Paes Leme . Salas de Recursos e Inclusão no Estado do Paraná. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Lacanallo, Luciana F, L. Participação no Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia - UEM/CNPq. 2004. (Grupo de Pesquisa).

10.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . O jogo da velha e o conhecimento matemático de 6 a 9 anos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R . O jogo da velha e o conhecimento matemático de 6 a 9 anos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane . A importância do brincar no desenvolvimento infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
Lacanallo, Luciana F, L. Diretoria da Associação Brasileira de Psicopedagogia-Seção Paraná Norte. 2002 (Diretoria de associação) .

2.
Lacanallo, Luciana F, L. Atendimento clínico psicopedagógico. 2001 (Atendimento clínico psicopedagógico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAES, S. P. G.; ARAUJO, E. S.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO. Participação em banca de Merly Palma Ferreira. AS BASES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
MAIO, E. R.; GOELLNER, S. V.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO. Participação em banca de Brenda Zarelli Gatti. PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM: GÊNERO EM DEBATE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
CALSA, Geiva C; FAVERO, M. T. M.; OLIVEIRA, F. N.; FRANCO, V. S.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO. Participação em banca de Lilian Alves Pereira Peres. "EU JOGO FAZENDO AS MANEIRAS QUE EU CONSIGO": CONTRUÇÃO DO ESPAÇO,JOGO KATAMINO E FORMAÇÃO DE POSSÍVEIS E DO NECESSÁRIO. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Doutorado
1.
GASPARIN, J. L.; ARAUJO, E. S.; LAZARETTI, L. M.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Paula Tamyris Moya. A INTERMEDIAÇÃO ENTRE A TEORIA HSTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: IMPLICAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENSINO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
CALSA, Geiva C; MACEDO, L.; OLIVEIRA, F. N.; FRANCO, V. S.; Lacanallo, Luciana F, L; YAEGASHI, S. F. R.. Participação em banca de Lilian Alves Pereira Peres. KATAMINO: COORDENAÇÃO DE VARIÁVEIS ESPACIAIS POR MEIO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM USO DA CONSTRUÇÃO DE POSSÍVEIS E DO NECESSÁRIO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
MORAES, S. P. G.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; LAZARETTI, L. M.. Participação em banca de Ana Claudia Benhose Baraldo. Educação escolar: contribuições da matemática no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
MAIO, E. R.; GOELLNER, S. V.; Lacanallo, Luciana F, L; SANTOS, P. L.. Participação em banca de Brenda Zarelli Gatti. PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM: GÊNERO EM DEBATE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
CALSA, Geiva C; RUIZ, A. R.; Lacanallo, Luciana F, L. Participação em banca de Tais Reis Leal Murta. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO COM DOCENTES INICIANTES. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
MORAES, S. P. G.; ARAUJO, E. S.; Lacanallo, Luciana F, L; PADILHA, A.. Participação em banca de Merly Palma Ferreira. A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS DE GEOMETRIA DO 4º ANO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lacanallo, Luciana F, L; MORI, N. N. R.; CAMARGO, Janira S. Participação em banca de Lussuede Luciana de Sousa Ferro. Porque meu filho não consegue ler e escrever? Reflexões em torno do processo ensino e aprendizagem na abordagem Vigotskiana. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; SANTOS, E. A.; OLIVEIRA, N. C.. Participação em banca de Thaisa Caroline Mendes.Medicalização nas escolas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
Lacanallo, Luciana F, L; SANTOS, E. A.; ASSUMPCAO, M. P.. Participação em banca de Renata Polonio.Jogos e o Ensino de Matemática:Uma Análise de Propostas nos Livros Didáticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
Lacanallo, Luciana F, L; ROCHA, M. R.; SANTOS, E. A.. Participação em banca de Kelly de Souza Alvez.APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA: OS JOGOS E O LIVRO DIDÁTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; SANTOS, E. A.; ASSUMPCAO, M. P.. Participação em banca de Caroline Verza de Carvalho França.?É de mais ou de menos?? Princípios e orientações didáticas sobre a Resolução de Problemas no ensino da Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MOYA, P. T.; FERRO, L. L. S.. Participação em banca de Ana Paula Bergo da Silva.O Desenho e a Matemática: Possibilidades para o ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MOYA, P. T.; FERRO, L. L. S.. Participação em banca de Bianca da Silva Lopes.A Alfabetização e o Trabalho do Professor: em busca de concepções e significações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MOYA, P. T.; FERRO, L. L. S.. Participação em banca de Caroline Fernanda Teixeira de Castro.Ensino de Matemática: Termos, Considerações e Significações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MOYA, P. T.; FERRO, L. L. S.. Participação em banca de Priscila França."POR QUE EU ESTUDO MATEMÁTICA, PROFESSORA?" Considerações sobre: O Motivo com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
LAZARETTI, L. M.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; SAITO, H. T. I.. Participação em banca de Luara Alexandre dos Santos.A Criança e o desenvolvimento da linguagem oral: Reflexões a partir da teoria histórico-cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
MORAES, S. P. G.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; FERREIRA, M. P.. Participação em banca de Danieli Cristina da Silva.Formação de Professores que ensinam Matemática: Análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MORAES, S. P. G.; MARTINS, C. A. P.. Participação em banca de Adrielle Nayara do Nascimento Guerra.MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: Relações entre o Currículo e a Prática do Professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; LAZARETTI, L. M.; MOYA, P. T.. Participação em banca de Edilson de Araújo dos Santos.A GALINHA DO VIZINHO BOTA OVO AMARELINHO BOTA UM, BOTA DOIS, BOTA TRÊS: RESSIGNIFICANDO O NÚMERO A PARTIR DA ABORDAGEM DAVIDOVIANA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; LAZARETTI, L. M.; FERRO, L. L. S.. Participação em banca de ANA FLÁVIA SILVEIRA.O Ensino da Matemática Na Educação Infantil: Uma Análise sobre os Documentos Orientadores da Prática Pedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; LAZARETTI, L. M.; FERRO, L. L. S.. Participação em banca de FABIELI MATOZO.Malba Tahan e suas contribuições para o ensino de matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MOYA, P. T.; CHICARELLE, R. J.. Participação em banca de BARBARA HULLY PAULA FELTRIN.EDUCAÇÃO INFANTIL E MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO CONTEXTOS E O ENSINO A PARTIR DAS APOSTILAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MOYA, P. T.; CHICARELLE, R. J.. Participação em banca de ISABELLA OLIVEIRA GALLES RUBIAN.É NECESSÁRIO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; MOYA, P. T.; ASSUMPCAO, M. P.. Participação em banca de ÉDILA CAMILA DE OLIVEIRA.NUMERAL ZERO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; LAZARETTI, L. M.; OLIVEIRA, N. C.. Participação em banca de BEATRIZ ANDREAZZI REGINA.PIBID/ PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

19.
VOLSI, M. E. F.; KOEPSEL, E. C. N.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO. Participação em banca de Débora Stefane.Políticas Públicas para a formação de professores no Brasil: em discussão o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

20.
MARCHI, J. A. M.; LACANALLO, LUCIANA FIGUEIREDO; COLAVITTO, M. A.. Participação em banca de LOIANNE FERNANDES BATISTA XAVIER.TEATRO E A MATEMÁTICA: SER OU NÃO SER? EIS A EQUAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

21.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G.; LAZARETTI, L. M.. Participação em banca de Dieli Aparecida Bueno.A CALCULADORA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA PESQUISA NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

22.
MORAES, S. P. G.; LAZARETTI, L. M.; Lacanallo, Luciana F, L. Participação em banca de Camila Lazari dos Santos.O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

23.
MORAES, S. P. G.; GOMES, T. S.; Lacanallo, Luciana F, L. Participação em banca de Cynthia Neves Tobias Venâncio.Professores que ensinam matemática: revendo concepções e a organização do ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

24.
MORAES, S. P. G.; Lacanallo, Luciana F, L; LUCAS, M. A. O. F.. Participação em banca de Juliana Vignoto.O ensino de matemática no primeiro ano de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Didática Desenvolvimental da Atividade: os sistemas GALPERIN-TALZINA, ZANKOVIANO E ELKOIN-DAVIDOV. 2016. (Seminário).

2.
Atuação pedagógica com filmes infantis. 2016. (Oficina).

3.
O Curriculo da Educação Infantil: em discussão a proposta do Município de Bauru - SP. 2016. (Seminário).

4.
Aprendizagem, desenvolvimento e escolarização. 2015. (Seminário).

5.
II Seminário da avaliação do Pibid/UEM e IV Fórum das Licenciaturas da UEM. 2015. (Seminário).

6.
I Fórum da Pedagogia. 2012. (Outra).

7.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino: didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. 2012. (Encontro).

8.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

9.
VII Jornada do HISTEDBR.Métodos de ensino e de aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. 2007. (Outra).

10.
I Seminário de Pesquisa em Psicopedagogia.Mudança conceitual e ensino de ciências. 2006. (Seminário).

11.
XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências.RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS: RECONHECENDO AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. 2006. (Simpósio).

12.
Curso de Geometria no Ensino Fundamental. 2004. (Outra).

13.
I Ciclo de Reflexões Educacionais: Educação em Foco: desafios da Contemporaneidade. 2004. (Outra).

14.
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

15.
II Seminário de Educação.II Seminário de Educação. 2004. (Seminário).

16.
IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Aboradgens e Práticas Educativas.IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Aboradgens e Práticas Educativas. 2004. (Outra).

17.
Bender: um instrumento de avaliação percepto-motor e emocional em crianças de 5 a 11 anos.Bender: Um instrumento de avaliação percepto-motor. 2003. (Oficina).

18.
I Encontro Paranaense de Psicopedagogia e II Encontro de Psicopedagogia de Maringá.Encontro Paranaense. 2003. (Encontro).

19.
1º Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.1º Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 2002. (Encontro).

20.
A situação atual Da Psicopedagogia: Regulamentação e Credenciamento.A situção atual da Psicopedagogia: Regulamentação e Credenciamento Profissional. 2002. (Seminário).

21.
Jogos computacionais e o desenvolvimento da criatividade lógica.Jogos Computacionais e o Desenvolvimento da Criatividade Lógica. 2002. (Outra).

22.
Curso: Dificuldades de aprendizagem- Como detectá-las.Dificuldades de aprendizagem- Como detectá-las. 2000. (Outra).

23.
O uso de jogos lógicos na escola e no processo terapêutico.O uso de jogos lógicos na escola e no processo terapêutico. 1999. (Outra).

24.
Um olhar psicopedagógico para a alfabetização.Um olhar psicopedagógico para a alfabetização. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lacanallo, Luciana F, L. Atuação pedagógica com filmes infantis. 2016. (Outro).

2.
Lacanallo, Luciana F, L. Contação de História: Uma Ferramenta Docente. 2016. (Outro).

3.
Lacanallo, Luciana F, L; SAITO, H. T. I. ; LUCAS, M. A. O. F. ; LOPES, N. F. M. . Aprendizagem, desenvolvimento e escolarização. 2016. (Outro).

4.
Lacanallo, Luciana F, L. XXII Semana de Pedagogia da UEM - Alfabetização: para além das Letras & Encontro de Pesquisa em Educação. 2016. (Outro).

5.
Lacanallo, Luciana F, L; LAZARETTI, L. M. ; MORAES, S. P. G. . O curriculo da Educação Infantil: em discussão a proposta do Município de Bauru - SP. 2016. (Outro).

6.
Lacanallo, Luciana F, L. II Seminário de Avaliação PIBID/UEM e IV Fórum das Licenciaturas da UEM. 2015. (Outro).

7.
Lacanallo, Luciana F, L. XIX Semana de Pedagogia da UEM - O pedagogo e os processos educativos & VII Encontro de Pesquisa em Educação. 2012. (Outro).

8.
Lacanallo, Luciana F, L. 63º Reunião Anual da SBPC. 2011. (Outro).

9.
Lacanallo, Luciana F, L. 60º Reunião Anual da SBPC. 2008. (Congresso).

10.
Lacanallo, Luciana F, L. Formandos professores: integrando saberes. 2007. (Exposição).

11.
Lacanallo, Luciana F, L. Práticas educativas: conhecendo desafios, apontando possibilidades. 2006. (Exposição).

12.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane . Educação inclusiva: entraves e possibilidades. 2003. (Outro).

13.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; GALLO, Ivonilce R ; CAMARGO, Janira S ; YAEGASHI, Solange . I Encontro Paranaense de Psicopedagogia e II Encontro de Psicopedagogia de Maringá. 2003. (Outro).

14.
Lacanallo, Luciana F, L; CAWAHISA, Eliane ; CALSA, Geiva C ; CAMARGO, Janira S ; GALLO, Ivonilce R . A situação atual da Psicopedagogia: Regulamentação e Credenciamento Profissional. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Maria Eduarda de Alvarenga. Ambiente alfabetizador: contribuições da teoria histórico-cultural. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Joelma Fátima Castro Ferreira. A percepção matemática na educação infantil: em busca de possibilidades didáticas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Mariana Dias B. da Silva; Michely Aline de Lima Silva. A matemática e a não- aprendizagem: uma análise a partir da teoria histórico-cultural. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Isabela Rossi Roncoleta. A resolução de problemas e a organização do ensino da Matemática. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASSIA SATOMI FUJINAGA. DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS: ESTUDO DE CASO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

2.
CAROLINE MARA GENOVEZ DA ROCHA. A FAMÍLIA NO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO: IMPLICAÇÕES E FUNDAMENTOS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

3.
Andreza Michelle Azevedo Silva Gutierrez. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

4.
Lussuede Luciana de Sousa Ferro. Porque meu filho não consegue ler e escrever? reflexões em torno do processo ensino e aprendizagem na abordagem Vigotskiana. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaisa Caroline Mendes. Medicalização nas escolas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

2.
Kelly de Souza Alvez. APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA: OS JOGOS E O LIVRO DIDÁTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

3.
Caroline Verza de Carvalho França. ?É de mais ou de menos?? Princípios e orientações didáticas sobre a Resolução de Problemas no ensino da Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

4.
Renata Polonio. Jogos e o Ensino de Matemática:Uma Análise de Propostas nos Livros Didáticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

5.
Maiara de Oliveira Gomes. Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais: do que estamos falando?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

6.
Barbara Hully Paula Feltrin. EDUCAÇÃO INFANTIL E MATEMÁTICA: RESSINIFICANDO CONTEXTOS E O ENSINO A PARTIR DAS APOSTILAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

7.
Edison de Araújo dos Santos. 'A GALINHA DO VIZINHO BOTA OVO AMARELINHO BOTA UM, BOTA DOIS, BOTA TRÊS': RESSIGNIFICANDO O NÚMERO A PARTIR DA ABORDAGEM DAVIDOVIANA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

8.
Isabella Oliveira Galles Rubian. É NECESSÁRIO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

9.
DIELI APARECIDA BUENO. O USO DA CALCULADORA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

10.
DANIELY FREITAS SILVA. ÁBACO COMO RECURSO PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

11.
PALOMA CAROLINE MARIANO. APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA: O JOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

12.
THÁLITA MARCHI PEREIRA. POR QUE CURSAR PEDAGOGIA? UM ESTUDO SOBRE AS SIGNIFICAÇÕES QUE JUSTIFICAM A ESCOLHA DO CURSO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

13.
Cynthia Neves Tobias Venâncio. Professores que ensinam matemática: revendo concepções e a organização do ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

14.
Aline Patrícia Cardoso de Almeida. Pedagogia Hospitalar: implicações da teoria histórico-cultural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

15.
Adriana Pizani Leocádio. Repensando as estratégias didáticas para o ensino de matemática na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

16.
Camila Iécla Mortean. O Geoplano como recurso para o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

17.
Walter Georg Keppler Júnior. Avaliação formativa na educação digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

18.
Giselle Calazans Plazza. Sorobam: um recurso para o ensino de Matemática para portadores de deficiência visual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

19.
Fabiana Giselle Ticianel. Jogos na aprendizagem da matemática: uma articulação possível e necessária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

20.
Talita Elisabtete Pascoal. A concepção de infância ao longo das transformação sociais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

21.
Lúcia Merlino. A interferência da ansiedade na aprendizagem do ensino fundamental: uma pesquisa bibliográfica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

22.
Luciane Visi Siquinelle. A Literatura Infantil na Matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

23.
Simone Yumi Kojina. Educação matemática para jovens e adultos não alfabetizados: uma análise da prática pedagógica do professor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

24.
Lúcia Helena Bento Brandolis. O Valor cognitivo dos jogos no ensino da matemática na 1ª série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

Iniciação científica
1.
Edilson De Araújo Dos Santos. O estudo do número como grandeza: relações entre o jogo e o Sistema de Ensino Davidov. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

2.
Edilson de Araújo dos Santos. O jogo de Boliche no ensino de conceitos matemáticos: uma possibilidade para além do controle de quantidades. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

3.
Priscila França. O jogo de Boliche no ensino de conceitos matemáticos: uma possibilidade para além do controle de quantidades. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

4.
Danieli Cristina da Silva. Formação de professores que ensinam matemática: contribuições do PACTO. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

5.
Luara Alexandre dos Santos. "Não entendo o que os bebês falam!": O processo de apropriação da linguagem oral na criança pequena. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

6.
Daniely Freitas Silva. Recurso Didático e o ensino da matemática: um estudo sobre o ábaco nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

7.
Paloma Caroline Mariano. Apropriação da língua escrita e matemática: possibilidades de encaminhamento da prática pedagógica a partir do jogo ?Lince?.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

8.
Ana Paula Gouveia Martins. IMPLICAÇÕES DA LEITURA NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM TRABALHO COM CRIANÇAS INTERNADAS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

9.
Caroline de Souza Gervazio. A utilização de desenhos animados na cultura visual na educação infantil. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

10.
Geslaine Cristina T. Piola. Investigando a Resolução de problemas aditivos em acadêmicas. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

11.
Letícia Ferreira Anhezini. Concepção de avaliação em aluno das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

12.
Geslaine Cristina Tamião Piola. A construção do sistema auditivo por meio da resolução de problemas em acadêmicas de pedagogia. 2006. Iniciação Científica - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.

13.
Simone Yumi Kojina. Adultos não alfabetizados reinventam a matemática. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Maringá. Orientador: Luciana Figueiredo Lacanallo.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; PADILHA, A. . Curso de aperfeiçoamento para tutores em Maringá para séries iniciais do ensino fundamental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; GOMES, T. S. . Fundamentos Teórico-metodológicos da teoria histórico cultural e da Pedagogia Histórico Crítica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Lacanallo, Luciana F, L; MORAES, S. P. G. ; VIGNOTO, J. ; GRACILIANO, E. C. . Matemática nos primeiros anos de escolarização: trabalhando com controle de quantidades. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Coorrdenação e participação na comissão organizadora do curso O Processo da Fala e suas Possíveis Alterações, realizado no dia 24 de abril de 2004 pela instituição Centro Universitário Campos de Andrade.
Participação no concelho acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá 2015.
Participação no concelho acadêmico do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, 2015.
Membro da Comissão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a discussão da Base Nacional Comum Curricular, 2015



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 14:50:30