Samuel Ronobo Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5252973022742981
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Doutor em Letras-Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Mestre em Letras, na área de concentração em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Letras-Licenciatura Plena pela mesma universidade. Atualmente, é professor do Instituto Federal do Paraná -Campus Umuarama. Como professor de Literatura, possui experiência na área de Literatura com ênfase em Educação e atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de literatura e crítica literária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samuel Ronobo Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, Samuel Ronobo

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná.
Rodovia PR 323, s/n
Parque Industrial
87507-014 - Umuarama, PR - Brasil
URL da Homepage: www.umuarama.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Modos de Apropriação do Discurso Literário: modelos escolar e digital, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: André Luiz Joanilho.
Palavras-chave: Literatura; Práticas de leitura; Ciberespaço.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Letramento literário: materiais didáticos e o ensino da literatura,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone.
Palavras-chave: Ensino; Letramento; Literatura; Eventos sociais; Conceito de literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Leitura do Texto Literário.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Conceito de Literatura.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
2015 interrompida
Graduação interrompida em 2017 em Serviço Social.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Ano de interrupção: 2017
2001 - 2004
Graduação em Letras-Português.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Concepção de Leitura de professoraes e alunos do ensino fundamental.
Orientador: Mirian Hissae Yaegashi Zappone.




Formação Complementar


2009 - 2009
Gêneros Textuais na Prova de Redação do Vestibular. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Inglês.
Wizard, WIZARD, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 32h).
Wizard, WIZARD, Brasil.
2001 - 2004
Extensão universitária em Letras/Português. (Carga horária: 2833h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: T40, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Língua Portuguesa II
08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Paraná, .

08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Paraná, .

03/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Instituto Federal do Paraná, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do II SeTec - Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos.
02/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão - Curso Técnico em Desenho da Construção Civil
Comunicação e Expressão - Curso Técnico em Design de Móveis
Comunicação Empresarial - Curso Técnico em Agronegócio
Língua Portuguesa I - Curso Técnico em Química
Língua Portuguesa II - Curso Técnico em Química
08/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Instituto Federal do Paraná, .

Atividade de extensão realizada
I Feira de Ciências do IFPR - Campus Umuarama.
08/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Instituto Federal do Paraná, .

Atividade de extensão realizada
Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos - SeTEc IFPR.
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
02/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Paraná, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licencitura do Campus Umuarama.
07/2012 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português Instrumental - Curso Técnico em Desenho da Construção Civil
Comunicação e Expressão II - Curso Técnico em Orientação Comunitária
02/2012 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão I
02/2012 - 02/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão - Curso Técnico em Design de Móveis

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2011 - 09/2011
Ensino, Letras Português e Literaturas de Língua Portugues, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira I
Literatura Brasileira II
Teoria Literária I
06/2011 - 09/2011
Ensino, Serviço Socal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Textos Fundamentais de Literatura
06/2011 - 09/2011
Ensino, Letras Português/Inglês e literaturas corresponden, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Literários

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do magistério superior, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Pesquisador externo, Enquadramento Funcional: Pesquisador Externo, Carga horária: 10

Atividades

11/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura I - reoferecimento (68h)

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Teoria literária e da Literatura, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Introdução aos Estudos Literários, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Introdução aos Estudos Literários, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 6
Outras informações
Projeto de Ensino: Leitura, Escola e Sociedade: uma mediação possível. Orientado pela Professora Mestre Lilian Buzato Ritter. Departamento de Letras.

Atividades

07/2012 - 07/2012
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Participação da Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2012 - Universidade Estadual de Maringá.
11/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Participação em Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2011.
12/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Participação da Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular de Verão 2010.
06/2010 - 06/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Participação na Banca de Avalição da Prova de Vestibular de Inverno 2010.
01/2009 - 01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Participação da Banca de Avaliação da prova de Redação do vestibular de Verão 2009.
01/2007 - 01/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Participação em Banca de Avaliação da Prova discursiva de Literatura do Vestibular de Verão 2006.
7/2006 - 8/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Participação em Banca de Avaliação da Prova discursiva de Literatura do Vestibular de Inverno 2006.
1/2006 - 2/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Banca de Avaliação da prova discursiva de Literatura em Língua Portuguesa do Segundo Concurso Vestibular de 2006.

Colégio Passionista São José, CPSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Regina Miundi, CRM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Funcional, Carga horária: 8


Colégio São Francisco de Assis, CSFA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Artes e Redação, Carga horária: 8


Escola Criarte, EC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Artística e Literatura, Carga horária: 6



Linhas de pesquisa


1.
Coordenador do Grupo de Pesquisa - Circulo: Literatura, Discurso e Mídias Digitais
2.
Coordenador de Projeto de Pesquisa - Formas Ficcionais em Ambientes Digitais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Levantamento e Rastreamento dos Cultivos de Pequenos Produtores de Umuarama/PR
Descrição: O presente projeto faz parte do Grupo de Pesquisa AGRITECS: Grupo de Pesquisa Agronegócio, Informática, Tecnologia e Sustentabilidade, na Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Alimentação e Sustentabilidade e tem por objetivo realizar um levantamento e rastreamento dos cultivos de pequenos produtores rurais de Umuarama/PR. Considerando que a maior parte dos alimentos que chega à mesa das famílias brasileiras advém da produção dos pequenos agricultores; e tendo em vista que a cidade de Umuarama/PR apresenta o Banco de Alimentos que, alinhando-se às políticas públicas (PAA e Compra Direta), distribui para a população em insegurança alimentar, torna-se importante uma pesquisa que faça um levantamento dos cultivos, verificando a variedade, a quantidade e a qualidade, e realize um rastreamento destes produtos, a fim de analisar a eficiência do das políticas públicas referente ao atendimento à população em situação de insegurança alimentar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Samuel Ronobo Soares - Coordenador / Saul Ferreira Caldas Neto - Integrante.
2018 - Atual
Desenvolvimento de um Sistema Automatizado de Irrigação utilizando Arduíno para multicultura
Descrição: Os desafios postos à agricultura somente serão superados com a adoção de tecnologias que visam implementar novas formas de se pensar a gestão da produção. Estas tecnologias deverão garantir a segurança alimentar em perfeita sintonia com a conservação ambiental e a sustentabilidade. Por este motivo, o objetivo do presente trabalho é desenvolver um sistema automatizado de irrigação, utilizando Arduíno para multicultura. O projeto é fruto do Grupo de Pesquisa AGRITECS: Grupo de Pesquisa em Agronegócio, Informática, Tecnologia e Sustentabilidade e busca aplicar as tecnologias da informática no campo do agronegócio, promovendo a sustentabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Samuel Ronobo Soares - Coordenador / Thiago Pereira do Nascimento - Integrante / Eduardo Goiano da Silva - Integrante.
2017 - 2018
Formas Ficcionais Contemporâneas: Light Novel
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Formas Ficcionais Contemporâneas: Mangás
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Grupo de Pesquisa em Literatura, Discurso e Mídias Digitais
Descrição: O presente Grupo de Pesquisa tem como objetivo principal aglutinar trabalhos e pesquisas relacionadas às práticas discursivas e às práticas de literatura em ambientes digitas, a fim de promover maiores questionamentos e levantar propostas metodológicas para o ensino de língua portuguesa e de literatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Formas Ficcionais em Ambientes Digitais
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas e as formas ficcionais literários em ambientes digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
O papel da análise linguística no processo de formação inicial
Descrição: Este projeto tematiza, sob o viés teórico-metodológico da Linguística Aplicada, a importância da realização de atividades de análise linguística (AL) na formação inicial de professores de Língua Portuguesa. Inserido no propósito maior de contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Formação de Professores de Línguas, do Grupo de Estudos Linguísticos , da UFMS, objetiva analisar alguns dos contornos que envolvem a transposição de saberes considerados teóricos especialmente da Morfologia em objetos de ensino, mais especificamente na prática de AL, no curso de licenciatura em Letras da UFMS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Samuel Ronobo Soares - Integrante / elaine de moraes santos - Integrante / Fabiana Poças Biondo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Outra.
2010 - 2013
Modos de Apropriação do Discurso Literário: modelos escolar e digital
Descrição: Projeto de doutorado que investiga as práticas de leitura no ciberespaço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Letramento Literário: materiais didáticos e o ensino da literatura
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Concepções de leitura de professores e alunos do Ensino Fundamental
Descrição: Projeto de Iniciação Científica/PIC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Samuel Ronobo Soares - Coordenador / Mirian Hisae Yaegashi Zappone - Integrante / Geiva Carolina Calsa - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Outra.
2002 - 2003
Imagens Sociais de leitura e literatura no Cinema
Descrição: Projeto de Iniciação Científica/PIC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Samuel Ronobo Soares - Coordenador / Mirian Hisae Yaegashi Zappone - Integrante / Renata Adriana de Sousa - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Outra.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2012 - 2012
I Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos
Descrição: Trata-se de um evento que tem por objetivo divulgar os trabalhos técnicos realizados no IFPR e em outras instituições de ensino técnico e superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Samuel Ronobo Soares - Coordenador / Marcelo Antunes Davi - Integrante / Stella Alonso Rocha - Integrante / Lincoln Kotsuka da Silva - Integrante / Lorena Pereira Paz - Integrante / Ana Flávia Costa - Integrante / Saul Ferreira Caldas Neto - Integrante / Otávio Akira Sakai - Integrante / Marcela Moreira Terhaag - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica literária.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Letramento Literário.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Literatura.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Aprovado em 1o lugar no Concurso Público para a Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, IFPR - Instituto Federal do Parana.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, Samuel Ronobo2015SOARES, Samuel Ronobo; MESQUITA, S. V. D. . Práticas de letramento literário: modelos escolares. Revista Interfaces, v. 06, p. 18-32, 2015.

2.
SOARES, Samuel Ronobo2015SOARES, Samuel Ronobo; MESQUITA, S. V. D. . A relação entre forma artística e processo social: O localismo e o cosmopolitismo de Roberto Schwars. Revista Interfaces, v. 06, p. 36-44, 2015.

3.
SOARES, Samuel Ronobo2011SOARES, Samuel Ronobo. Caminhos e descaminhos do ensino de literatura: letramento literário e materiais didáticos. Revista Litteris, v. N. 7, p. 9, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, Samuel Ronobo; BIONDO, Fabiana Poças . Noções de Letramento e Alfabetização. In: Fabiana Poças Biondo. (Org.). Linguística Aplicada e ensino de Língua Portuguesa. 1ed.Campo Grande: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2011, v. , p. 71-81.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . A leitura de texto literário: professores e alunos do Ensino Fundamental. In: 2o. CELLI - Colóqui de Estudos Lingüístico s Literários, 2005, Maringá. 2o. CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2005. p. 1-9.

2.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina . A palavra de professores e alunos sobre suas práticas de leitura. In: VIII Semana de Letras da Fafijan, 2004, Jandaia do Sul. Anais da Semana de Letras da Fafijan, 2004. p. 1-7.

3.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Como os professores vivenciam e verbalizam a prática de leitura. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004. p. 1-14.

4.
SOARES, Samuel Ronobo; FERREIRA, Pedro Berger ; BARBOSA, Pedro Luis Navarro . Estratégias de leitura: uma proposta escolar. In: XV Semana de Letras: Outras Palavras, 2004, Maringá. XV Semana de Letras: Outras Palavras, 2004. p. 1-7.

5.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina . Como Lêem os professores e alunos de Língua Portuguesa e de História no Ensino Fundamental?. In: XV Semana de Letras: Outras Palavras, 2004, Maringá. XV Semana de Letras: Outras Palavras, 2004. p. 1-7.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Samuel Ronobo. Literatura e Autoria em Ambientes Digitais. In: VI EPPELL - Encontro Paranaense de Pós-Graduandos de Estudos Literários, 2012, Guarapuava. Anais do VI EPPELL, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Samuel Ronobo; VIDIGAL, V. M. Q. . Análise da Light Novel No Game No Life: uma mescla de dois gêneros. In: VI SEEPIN, 2017, Pinhais. VI SEEPIN, 2017.

2.
SOARES, Samuel Ronobo; VIDIGAL, V. M. Q. . Análise da Light Novel No Game No life: uma mescla de dois gêneros. In: V SeTec, 2017, Umuarama. V SeTec, 2017.

3.
SOARES, Samuel Ronobo; VIDIGAL, V. M. Q. ; ANUTO, A. L. A. . Análise do Mangá One Piece pela Teoria do Formalismo Russo. In: V SEPIN - Seminário de Extensão, Ensino< pesquisa e Inovação, 2016, Cascavel. Anais do V SEPIN, 2016. v. 1. p. 51-51.

4.
SOARES, Samuel Ronobo; VIDIGAL, V. M. Q. ; ANUTO, A. L. A. . Análise do Mangá One Piece pela Teoria do Formalismo Russo. In: V SEEPIN, 2016, Curitiba. Anais do V SEEPIN - Integrando Saberes, 2016. p. 52-52.

5.
SOARES, Samuel Ronobo. Modos de Apropriação do discurso literário: o modelo escolar. In: IV SeTec, 2016, Umuarama. Anais do IV Setec, 2016. p. 35-35.

6.
SOARES, Samuel Ronobo; SANTOS, Gabriel Fantin. . Análise do mangá Vitamin pela teoria do Formalismo Russo. In: IV SeTec, 2016, Umuarama. Anais do IV SeTec, 2016. p. 28-28.

7.
SOARES, Samuel Ronobo; LIMA, I. V. ; ARAUJO, E. C. M. ; MANGINI, C. L. ; PEREIRA, M. T. ; RONQUIM, J. ; GORLA, G. C. S. L. . Gambiarrasa: ressignificação e desvio de função de artefatos na arte e no design. In: V SEEPIN, 2016, Cascavel. Anais do V SEEPIN, 2016. p. 2010-210.

8.
SOARES, Samuel Ronobo. Jogos digitais e letramento literário pela ferramenta Scratch. In: 62o GEL - Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo, 2014, Campinas. Anais do 62o Gel, 2014.

9.
SOARES, Samuel Ronobo. Práticas de Leituras Literárias no ambiente virtual: a poesia digital na formação de mediadores de leitura. In: IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: múltiplos olhares, 2013, Maringá. IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: múltiplos olhares, 2013.

10.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento Literário e as Práticas de Leitura: modelos escolares. In: I Senalec - Seminário Nacional de Leitura em Cena - entre o dito e o não dito, 2013, Campo Grande - MS. Anais do I Senalec. Campo Grande, 3013. v. 1. p. 13-13.

11.
SOARES, Samuel Ronobo. Práticas de Leitura Literárias e a Formação de 'Mediadores de Leitura'. In: I Senalec - Seminário Nacional de Leitura em Cena - entre o dito e o não dito, 2013, Campo Grande - MS. Anais do I Senalec, 2013. v. 1. p. 24-24.

12.
SOARES, Samuel Ronobo. Fanfics e o Letramento Literário em Meios Digitais. In: 15o JELL - Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Marechal Cândido Rondon. 15o JELL - Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Literatura, linguagem e multiculturalismo: veredas do imaginário e cartografias da memória, 2012.

13.
SOARES, Samuel Ronobo. Novas Tecnologias e o Ensino de Literatura: fafictons. In: V GELCO-Encontrado Nacional do Grupo de estudos da linguagem do centro-oeste e IV ALED-Associação Latino-Americana dos Estudos do Discurso, 2012, Campo Grande. Anais do V Gelco e IV ALED. Campo Grande: Editora UFMS, 2012.

14.
SOARES, Samuel Ronobo. As formas ficcionais contemporâneas: ciberespaço e ensino. In: Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

15.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento Literário:formas ficcionais no Ciberespaço. In: XVIII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens: temas e práticas, 2011, Campo Grande. XVIII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens: temas e práticas, 2011.

16.
SOARES, Samuel Ronobo. Práticas de Leitura: as múltiplas formas ficcionais no ciberespaço. In: I SEL- Simpósio de Estudos em Letras, 2011, Irati. I SEL - Sempósio de Estudos em Letras, 2011.

17.
SOARES, Samuel Ronobo. O Texto Literário no Ciberespaço: caso fanfic. In: I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí e XIII Varal Literário, 2010, Paranavaí. I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí e XIII Varal Literário, 2010.

18.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento Literário: materiais didáticos e o ensino da literatura. In: 1ºCIELLI - Colóqui Internacional de Estudos Linguisticos e Literários, 2010, Maringá. 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e literários. Maringá, 2010.

19.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento Literário: caminhos e descaminhos do ensino da literatura. In: V SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2007, Maringá. V SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2007. p. 1-1.

20.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento Literário: a formação de leitores no ensino fundamental. In: IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2006, Maringá. Anais IV SPLE, 2006.

21.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . A leitura de texto literário: professores e alunos do Ensino Fundamental. In: 2o. CELLI - Colóqui de Estudos Lingüístico s Literários, 2005, Maringá. 2o. CELLI - Colóqui de Estudos Lingüístico s Literários, 2005.

22.
SOARES, Samuel Ronobo; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi ; CALSA, Geiva Carolina . Discurso e prática pedagógica de leitura de textos literários. In: 15o. Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. 15o. Congresso de Leitura do Brasil, 2005.

23.
SOARES, Samuel Ronobo. Eventos Sociais de letramento literário: a formação de leitores no ensino funfamental. In: II Encontro Paranaense Pós-Graduado em Estudos Literários, 2005, Curitiba. II EPPEL Encontro Paranaense Pós-Graduado em Estudos Literários, 2005. p. 34-25.

24.
SOARES, Samuel Ronobo; FERREIRA, Pedro Berger ; BARBOSA, Pedro Luis Navarro . Estratégias de leitura: uma proposta escolar.. In: XV Semana de Letras: Outras Palavras, 2004, Maringá. Caderno de Resumos: XV Semana de Letras Outras Palavras, 2004. p. 28.

25.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina . Como Lêem os professores de Língua Portuguesa e de História do Ensino Fundamental?. In: XV Semana de Letras: Outras Palavras, 2004, Maringá. Caderno de resumos: XV Semana de Letras Outras Palavras, 2004. p. 115.

26.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Ensino de procedimentos de leitura. In: Semana de Artes da UEM, 2004, Maringá. VII Semana de Artes da UEM, 2004. p. 1-1.

27.
SOARES, Samuel Ronobo. Alunos leitores de textos informativos e literários: procedimentos de leitura. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2004, Londrina - Paraná. XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004. p. 1-1.

28.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Leitura de textos informativos por alunos do ensino fundamental. In: 52o. Seminário do GEL, 2004, Campinas. 52o. Seminário do Gel - Programação e Resumos. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 547-548.

29.
SOARES, Samuel Ronobo. A palavra de professores e alunos sobre suas práticas de leitura. In: VIII Semana de Letras da Fafijan, 2004, Jandaia do Sul. Caderno de Resumos - Semana de Letras da Fafijan, 2004. p. 1-1.

30.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Como os professores vivenciam e verbalizam a prática e o ensino de leitura. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004. p. 1-1.

31.
SOARES, Samuel Ronobo; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi ; SOUZA, Renata Adriana de . Construção de Esteriótipos: Imagens de leitura e literatura no cinema. In: 56o. Sociedade Brasileira para o rogresso da Ciência 11a. Jornada de Nacional de Iniciação Científica, 2004, Mato Grosso. 56o. Sociedade Brasileira para o rogresso da Ciência 11a. Jornada de Nacional de Iniciação Científica, 2004. p. 1-1.

32.
SOARES, Samuel Ronobo; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi ; SOUZA, Renata Adriana de . Imagens Sociais de Leitura e Literatura no Cinema. In: XVI Centro de Estudos LIngüísticos e Literários do Paraná, 2003, Londrina. Caderno de Resumos, 2003. v. 1. p. 95-95.

33.
SOARES, Samuel Ronobo; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi ; SOUZA, Renata Adriana de . Imagens Sociais de leitura e Literatura no Cinema. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2003, Foz do Iguaçu. XII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, Samuel Ronobo. Modos de Apropriação do Discurso Literário: o modelo escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOARES, Samuel Ronobo; VIDIGAL, V. M. Q. ; ANUTO, A. L. A. . Análise do Mangá Onde Piece pela Teoria do Formalismo Russo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOARES, Samuel Ronobo; SANTOS, Gabriel Fantin. . Análise do Mangá Vitamin pela Teoria do Formalismo Russo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, Samuel Ronobo; VIDIGAL, V. M. Q. ; ANUTO, A. L. A. . Análise do mangá One Piece pela Teoria do Formalismo Russo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SOARES, Samuel Ronobo; ARAUJO, E. C. M. ; LIMA, I. V. ; MANGINI, C. L. ; PEREIRA, M. T. ; RONQUIM, J. ; GORLA, G. C. S. L. . Gambiarrasa: Ressignificação e Desvio de Função de Artefatos na Arte e no Design. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SOARES, Samuel Ronobo. Jogos digitais e letramento literário pela ferramenta Scratch. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SOARES, Samuel Ronobo. Práticas de Leituras Literárias no ambiente virtual: a poesia digital na formação de mediadores de leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOARES, Samuel Ronobo. Fanfic e Educação Literária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento literário e as práticas de leitura: modelos escolares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SOARES, Samuel Ronobo. Práticas de leitura literárias e formação de mediadores de leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SOARES, Samuel Ronobo. "Fanfics" e o Letramento Literário em Meios Digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOARES, Samuel Ronobo; JOANILHO, André Luiz . Literatura e Autoria em Ambientes Virtuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOARES, Samuel Ronobo. As formas ficcionais contemporâneas: ciberespaço e ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOARES, Samuel Ronobo. O Letramento Literário: formas ficcionais no ciberespaço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOARES, Samuel Ronobo. Práticas de Leitura: as múltiplas formas ficcionais no ciberespaço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOARES, Samuel Ronobo. As formas ficcionais contemporâneas: ciberespaço e ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento Literário:formas ficcionais no Ciberespaço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento Literários: materiais didáticos e o ensino da literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOARES, Samuel Ronobo. O Texto Literário no Ciberespaço: caso Fanfic. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento Literário: caminhos de descaminhos do ensino de literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOARES, Samuel Ronobo. Eventos sociais de Letramento literário: a formação de leitores no ensino fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOARES, Samuel Ronobo; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi ; CALSA, Geiva Carolina . Discurso e Prática pedagógica de leitura de textos literários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SOARES, Samuel Ronobo. Eventos sociais de letramento literário: a formação do leitor no ensino fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SOARES, Samuel Ronobo; FERREIRA, Pedro Berger . Planejando uma aula de Leitura para alunos desconhecidos: como proceder?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOARES, Samuel Ronobo. A leitura de texto literário: professores a alunos do Ensino Fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Ensino de Procedimentos de Leitura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOARES, Samuel Ronobo. Alunos leitores de textos informativos e literários: procedimentos de leitura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Como os professores vivenciam e verbalizam a prática e o ensino de leitura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina . A palavra de professores e alunos sobre suas práticas de leitura.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina . Como Lêem os professores de língua portuguesa e de história do ensino fundamental?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Leitura de de Textos Informativos por alunos do ensino fundamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SOARES, Samuel Ronobo; FERREIRA, Pedro Berger ; BARBOSA, Pedro Luis Navarro . Estratégias de Leitura: uma proposta escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SOARES, Samuel Ronobo; SOUZA, Renata Adriana de ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Imagens Sociais de Lietura e literatura no cinema. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SOARES, Samuel Ronobo; SOUZA, Renata Adriana de ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Imagens Sociais de Leitura e Literatura no Cinema. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOARES, Samuel Ronobo; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Revista Eletrônica Interfaces. Guarapuava, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOARES, Samuel Ronobo. Anais do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
SOARES, Samuel Ronobo; PEREIRA, M. T. ; MANGINI, C. L. . As Aventuras de Téo e Sofia. 2017.

2.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Concepções de leitura de textos informativos de professores e alunos do ensino fundamental. 2004.

3.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina . Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia. 2004.

4.
SOARES, Samuel Ronobo. Banca de Eleição de Chefe e Vice-Chefe de Letras e Coordenador e Vice-Coordenador do Colegiado de Letras. 2004.

5.
SOARES, Samuel Ronobo. Imagens Sociais de Leitura e Literatura no cinema. 2002.

6.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação em Projeto de Ensino. 2002.

7.
SOARES, Samuel Ronobo. Banca de Eleição: Chefe e Vice Chefe do Curso de Letras e Coordenador e Vice-Coordenador do Colegiado de letras.. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, Samuel Ronobo; PRADO, M. R. ; FURTADO, J. C. D. . Literatura e Ciberespaço. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, Samuel Ronobo; VIDIGAL, V. M. Q. . Oficina de Cultura Pop Japonesa: mangás e animes. 2017. .

2.
SOARES, Samuel Ronobo. Seminário Paranaense de Educação Infantil e Anos Iniciais. 2014. .

3.
SOARES, Samuel Ronobo. Letramento: Práticas Sociais. 2014. .

4.
SOARES, Samuel Ronobo. Guia Didático do Aluno, referente à disciplina Teoria da Literatura I, reoferecimento. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MateriaisDidáticos).

5.
SOARES, Samuel Ronobo; SANTOS, Elaine de Moraes. . Mediadores de Leitura: Imersão Cultural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOARES, Samuel Ronobo. Educação literária em ambientes digitais: práticas e perspectivas didáticas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOARES, Samuel Ronobo; SANTOS, Elaine de Moraes. . Guia Didático do módulo Imersão Cultural do curso de extensão Mediadores de Leitura. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais Didáticos).

8.
SOARES, Samuel Ronobo. Narrativas em Mídias Digitais. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gravação de Vídeoaula - Curso Mediadores de Leitura).

9.
SOARES, Samuel Ronobo. Práticas Poéticas na Internet. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gravação de Vídeoaula-Formação de Mediadores de Leitura).

10.
SOARES, Samuel Ronobo. Formas Ficcionais no Ciberespaço e a Educação Literária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SOARES, Samuel Ronobo; BIONDO, Fabiana Poças . Noções de Letramento e Alfabetização. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Material Didático).

12.
SOARES, Samuel Ronobo. Linguística Aplicada e ensino de Língua Portuguesa (Noções de Letramento e Alfabetização). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video Aula para acadêmicos EAD - Letras/UFMS).

13.
SOARES, Samuel Ronobo. Apoio à escolaridade: Curso Pré Vestibular para servidores da UEM. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SOARES, Samuel Ronobo. Concepções e leitura de Professores e Alunos do Ensino Fundamental. 2004. (Relatório de pesquisa).

15.
SOARES, Samuel Ronobo; CALSA, Geiva Carolina . Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia GEPESP-UEM. 2004. (Participação em Grupo de Pesquisa).

16.
SOARES, Samuel Ronobo; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi . Concepções de leitura e Literatura no Cinema. 2003. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, E. M.; SOARES, Samuel Ronobo; FERREIRA, Rony Márcio Cardoso.. Participação em banca de Tânia Cristina Gianello. O uso de softwares educativos favorecendo o ensino-aprendizado nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
SANTOS, Elaine de Moraes.; SOARES, Samuel Ronobo; FERREIRA, Rony Márcio Cardoso.. Participação em banca de Edineia Gonsalves de Aguiar Silva. O uso das mídias na educação básica: cidadania e consciência ambiental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
SANTOS, Elaine de Moraes.; SOARES, Samuel Ronobo; FERREIRA, Rony Márcio Cardoso.. Participação em banca de Joanina Rodrigues das Neves. O uso do lúdico no ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
SOARES, Samuel Ronobo; SILVEIRA, Juliana da.; VENTURINI, Maria Cleci.. Participação em banca de Adriana de Jesus Scholtz. A Rememoração/Comemoração do Nacionalismo de Portinari em "O Boticário". 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras/Interfaces Estudos Linguísticos e Literário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
SOARES, Samuel Ronobo; SILVEIRA, Juliana da.; VENTURINI, Maria Cleci.. Participação em banca de Eliane Antunes Tintiliano. A Rememoração/Comemoração do Cooperativismo nas Frases e Slogans do Sistema CRESOL "Sistema de Cooperativismo de Crédito Rural com Interação Solidária". 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras/Interfaces Estudos Linguísticos e Literário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, E. M.; SOARES, Samuel Ronobo; RIBEIRO, M. G. M.. Participação em banca de Lígia Cristina de Camargo Silva.As práticas de letramento na educação de jovens e adultos: desafios e especificidades.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
SANTOS, E. M.; SOARES, Samuel Ronobo; RIBEIRO, M. G. M.. Participação em banca de Teresa Rodrigues Rosa.Educação Inclusiva e o Desafio da Inclusão do Surdo na Escola Municipal Professora Elisa dos Santos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
SANTOS, Elaine de Moraes.; SOARES, Samuel Ronobo; RIBEIRO, M. G. M.. Participação em banca de Maria Aparecida Pereira Fogaça.Abordagens de leitura nas séries iniciais da Educação Básica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
NASCIMENTO, Juçara. Zanoni.; SOARES, Samuel Ronobo; LEAO, Tatiana. Calheiro. Lapas.. Participação em banca de Cleonice Maria Santinon Carvalho.Ambiente Familiar e a sua Correlação no Desenvolvimento do Hábito de Leitura do Filho/Aluno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
NASCIMENTO, Juçara. Zanoni.; SOARES, Samuel Ronobo; LEAO, Tatiana. Calheiro. Lapas.. Participação em banca de Luzia Alves Pereira de Jesus.Chapeuzinho Amarelo: um modelo de como trabalhar estratégias de leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
NASCIMENTO, Juçara. Zanoni.; SOARES, Samuel Ronobo; LEAO, Tatiana. Calheiro. Lapas.. Participação em banca de Tatiana Thomé.A Prática da Literatura Infantil na escola municipal Cecília Meireles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
NASCIMENTO, Juçara. Zanoni.; SOARES, Samuel Ronobo; LEAO, Tatiana. Calheiro. Lapas.. Participação em banca de Celso Jorge Martins.O Discurso Cinematográfico nas Séries Inicias no Primeiro Seguimento do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
NASCIMENTO, Juçara. Zanoni.; SOARES, Samuel Ronobo; LEAO, Tatiana. Calheiro. Lapas.. Participação em banca de Auriane Alves Pereira Silva.Estratégias de Leitura como Instrumento de Ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
SOARES, Samuel Ronobo; SILVA, Rosemeire. Lopes.; BESSA, Ana. Gorett. Pereira. Silva.. Participação em banca de Elaine Souza da Silva.O Desenho animado como ferramenta atrativa à Aprendizagem e a reflexão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação da Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno UEM. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

2.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação em Banca de Correção das Redações do Processo Seletivo IFPR 2013. 2013. Instituto Federal do Paraná.

3.
SOARES, Samuel Ronobo. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada PAS-UEM/2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

4.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação em Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2011. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

5.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação da Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular de Verão 2010. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

6.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação na Banca de Avalição da Prova de Vestibular de Inverno 2010. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

7.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação da Banca de Avaliação da prova de Redação do vestibular de Verão 2009. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

8.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação em Banca de Avaliação da Prova discursiva de Literatura do Vestibular de Verão 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

9.
SOARES, Samuel Ronobo. Participação em Banca de Avaliação da Prova discursiva de Literatura do Vestibular de Inverno 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

10.
SOARES, Samuel Ronobo. Banca de Avaliação da prova discursiva de Literatura em Língua Portuguesa do Segundo Concurso Vestibular de 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
36a. Semana Literária do Sesc. Lançamento do livro As Aventuras de Téo e Sophia. 2017. (Feira).

2.
VI SEEPIN.Análise da Light Novel No Game no Life: uma mescla de dois gêneros. 2017. (Seminário).

3.
V SeTec.Análise da Light Novel No Game no Life: uma mescla de dois gêneros. 2017. (Seminário).

4.
IV SeTec.Análise do mangá Vitamin pela teoria do Formalismo Russo. 2016. (Seminário).

5.
IV SeTec.Análise do mangá One Piece pela teoria do formalismo russo. 2016. (Seminário).

6.
IV SeTec - Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos.MODOS DE APROPRIAÇÃO DO DISCURSO LITERÁRIO: O MODELO ESCOLAR. 2016. (Seminário).

7.
V SEEPIN.Gambiarrasa: ressignificação e desvio de função de artefatos na arte e no design. 2016. (Seminário).

8.
V SEEPIN.Análise do mangá One Piece pela teoria do formalismo russo. 2016. (Seminário).

9.
62o Seminário do GEL.Jogos digitais e letramento literário pela ferramenta Scratch. 2014. (Seminário).

10.
II Sepin - Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação.Projeto Caminhos. 2013. (Seminário).

11.
II Setec - Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos.Fanfic e Educação Literária. 2013. (Seminário).

12.
I Seminário Nacional de Leitura em Cena - entre o dito e o não dito.Letramento literário e as práticas de leitura: modelos escolares. 2013. (Seminário).

13.
I Seminário Nacional de Leitura em Cena - entre o dito e o não dito.Letramento literário e as práticas de leitura: modelos escolares. 2013. (Seminário).

14.
I SENALEC - Seminário Nacional de Leitura em Cena: entre o dito e o não dito. 2013. (Seminário).

15.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. Práticas de Leituras Literárias no ambiente virtual: a poesia digital na formação de mediadores de leitura. 2013. (Congresso).

16.
15o JELL - Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Fanfics e o Letramento Literário em meios digitais. 2012. (Congresso).

17.
V GELCO e IV ALED.Novas Tecnologias e o Ensino de Literatura: fanfictions. 2012. (Encontro).

18.
VI EPPELL e II EPPELI.Literatura e Autoria em Ambientes Virtuais. 2012. (Encontro).

19.
VI-EPPELL e II EPPELI.Literatura e Autoria em Ambientes Virtuais. 2012. (Encontro).

20.
I SEL-Simpósio de Estudos em Letras.Práticas de Leitura: as múltiplas formas ficcionais no ciberespaço. 2011. (Simpósio).

21.
XVII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens: Temas e Práticas.Letramento Literário:formas ficcionais no Ciberespaço. 2011. (Seminário).

22.
XX Seminário do CELLIP.As formas ficcionais contemporâneas: ciberespaço e ensino. 2011. (Seminário).

23.
1º CIELLI - Colóqui Internacional de Estudos Linguisticos e Literários. Letramento Literário: materiais didáticos e o ensino da literatura. 2010. (Congresso).

24.
I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí e XIII Varal Literário.O Texto Literário no Ciberespaço: caso fanfic. 2010. (Seminário).

25.
Literatura e Sociedade: perambulações urbanas. 2010. (Outra).

26.
V SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.Letramento Literário: caminhos e descaminhos do ensino da literatura. 2007. (Seminário).

27.
A presença do texto no ensino de língua materna. 2006. (Encontro).

28.
Gramática ou gramáticas: o objeto de trabalho no enisno de língua materna no ensino fundamental e médio. 2006. (Encontro).

29.
IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.Letramento Literário: a formação de leitores no ensino fundamental. 2006. (Seminário).

30.
Lendo o mundo das linguagens. 2006. (Encontro).

31.
15o. Congresso de Leitura no Brasil. 15o. Congresso de Leitura no Brasil. 2005. (Congresso).

32.
2o. CELLI - Colóqui de Estudos Lingüísticos e Literários.2o. CELLI - Colóqui de Estudo Lingüísticos e Literários. 2005. (Outra).

33.
II Encontro Paranaense Pós-Graduado em estudos Literários.II Encontro Paranaense Pós-Graduado em estudos Literários. 2005. (Encontro).

34.
II EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2005. (Encontro).

35.
52o. Seminário do GEL.52o. Seminário do GEL. 2004. (Seminário).

36.
56o. SBPC. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.56o. SBPC. Sociedade Brasileira para o Progresso Científico. 11a. Jornada Nacional de Iniciação Científica. 2004. (Simpósio).

37.
As Exigências da Pós-Modernidade sobre a Ação Pedagógica do Professor. 2004. (Outra).

38.
I Congresso Internacional de Educação. I Congresso Internacional de Educação e desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

39.
I Jornada de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá. 2004. (Outra).

40.
VIII Semana de Letras: Por entre os espaços das Letras.VIII Semana de Letras: Por entre os espaços das Letras. 2004. (Outra).

41.
VII Semana de Artes da UEM.VII Semana de Artes da UEM. 2004. (Seminário).

42.
XIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.XIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. 2004. (Encontro).

43.
XV Semana de Letras: Outras Palavras.XV Semana de Letras: Outras Palavras. 2004. (Outra).

44.
A Imagem em Foco. 2003. (Outra).

45.
Da alfabetização ao letramento: as interfaces do continuum. 2003. (Outra).

46.
Evento de Extensão: Paulicéia Desvairada no Modernismo. 2003. (Encontro).

47.
I Congresso Internacional de psicologia e V Semana de Psicologia da UEM. 2003. (Congresso).

48.
I Seminário: Marxismo e Educação: Atualidade de uma Perspectiva Teórico-Metodológica e Política. 2003. (Seminário).

49.
I Seminário Internacional de História. 2003. (Seminário).

50.
Semana de Letras - Outras palavras. 2003. (Outra).

51.
V Ciclo de Palestras para se Pensar Educação. 2003. (Outra).

52.
XII Encontro Anual de Iniciação Científica.XII Encontro Anual de Iniciação Científica. 2003. (Outra).

53.
XVI CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do ParanáCELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.XVI CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 2003. (Outra).

54.
Ciclo de MInicursos: Literatura, Teoria Literária e Prática de Ensino de Literatura. 2002. (Oficina).

55.
I CELI - Colóquio e Estudos Literários -. 2002. (Seminário).

56.
VII Jornada de Estudos Franceses. 2002. (Outra).

57.
Ciclo de Estudos: Encontro de Acadêmicos e Profissionais da Educação. 2001. (Encontro).

58.
O Ensino de Português como Língua Estrangeira. 2001. (Seminário).

59.
XIII Semana de Letras - Outras palavras. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, Samuel Ronobo; DAVI, M. A. ; SAKAI, O. A. ; TOMASELLA, C. . II SeTec - Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos. 2013. (Outro).

2.
SOARES, Samuel Ronobo; SAKAI, O. A. ; DAVI, M. A. ; TOMASELLA, C. ; ROCHA, S. A. ; CALDAS NETO, S. F. ; SILVA, L. K. ; PAZ, L. P. ; COSTA, A. F. . I SeTec - Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos. 2012. (Outro).

3.
SOARES, Samuel Ronobo. I Semana Cultural do Colégio Passionista São José - Arte e Cultura Popular Brasileira. 2008. (Outro).

4.
SOARES, Samuel Ronobo. IV Olimpolina do Colégio Passionista São José. 2007. (Outro).

5.
SOARES, Samuel Ronobo. Mostra Cultural do Colégio Passionista São José. 2006. (Outro).

6.
SOARES, Samuel Ronobo. II Festival de Cinema do Colégio Passionista São José. 2005. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Pedro Augusto dos Santos Baleroni. Jogos digitais para o ensino de literatura pela ferramenta Scratch: letramento literário e digital. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Química Integrado) - Instituto Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edite Gregório. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Samuel Ronobo Soares.

2.
Irene Maria da Silva. Possibilidades de incentivo ao habito à leitura (séries iniciais). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Samuel Ronobo Soares.

3.
Daiane Pereira Leite Lima Ferreira. Despertando o gosto pela leitura nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Samuel Ronobo Soares.

4.
Gizele Marcelino Sobrinho Rosinski. Literatura Infantil como forma de ensino aprendizagem com criança entre 3 a 5 anos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Samuel Ronobo Soares.

5.
Elaine Souza da Silva. O desenho animado no contexto escolar: conhecimento ou entretenimento?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Samuel Ronobo Soares.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOARES, Samuel Ronobo2015SOARES, Samuel Ronobo; MESQUITA, S. V. D. . Práticas de letramento literário: modelos escolares. Revista Interfaces, v. 06, p. 18-32, 2015.

2.
SOARES, Samuel Ronobo2015SOARES, Samuel Ronobo; MESQUITA, S. V. D. . A relação entre forma artística e processo social: O localismo e o cosmopolitismo de Roberto Schwars. Revista Interfaces, v. 06, p. 36-44, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, Samuel Ronobo. Jogos digitais e letramento literário pela ferramenta Scratch. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOARES, Samuel Ronobo. Modos de Apropriação do Discurso Literário: o modelo escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOARES, Samuel Ronobo; SANTOS, Elaine de Moraes. . Mediadores de Leitura: Imersão Cultural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOARES, Samuel Ronobo. Educação literária em ambientes digitais: práticas e perspectivas didáticas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOARES, Samuel Ronobo. Seminário Paranaense de Educação Infantil e Anos Iniciais. 2014. .

4.
SOARES, Samuel Ronobo; VIDIGAL, V. M. Q. . Oficina de Cultura Pop Japonesa: mangás e animes. 2017. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, Samuel Ronobo; PRADO, M. R. ; FURTADO, J. C. D. . Literatura e Ciberespaço. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, Samuel Ronobo; SAKAI, O. A. ; DAVI, M. A. ; TOMASELLA, C. ; ROCHA, S. A. ; CALDAS NETO, S. F. ; SILVA, L. K. ; PAZ, L. P. ; COSTA, A. F. . I SeTec - Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 11:26:26