Luciano Campos da Silva

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  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG (1999). Doutor em Educação pela UFMG (2007), com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal). Professor Associado I do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Foi coordenador do curso de Pedagogia da UFOP (2008-2011). Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS-UFOP). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP (2011-2012) e como Pró-reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (2013-2017). Atuou durante 12 anos na educação básica como professor e pedagogo no ensino fundamental e no ensino médio, na modalidade regular e na modalidade de educação de jovens e adultos. Possui publicações, orientações e pesquisas nas seguintes áreas e temas: Sociologia da Educação, desigualdades escolares, disciplina e indisciplina na escola, relação entre professores e estudantes, autoridade docente, violência em meio escolar, relação família-escola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Campos da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. C.;SILVA, LUCIANO CAMPOS DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Rua do Seminário, Sem número
Centro
35400000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (031) 35579413
URL da Homepage: www.ufop.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da UFMG, FAE/FMG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: João da Silva Amado).
Título: Disciplina e indisciplina na aula: uma perspectiva sociológica, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maria Alice Nogueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Disciplina e indisciplina; Sala de aula; Sociologia.
1999 interrompida
Graduação interrompida em 2001 em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Ano de interrupção: 2001
1995 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I -DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Diretor.
09/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
NOVOS ARRANJOS FAMILIARES E RELAÇÕES INTERGERACIONAIS
05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEEDU, .

01/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

03/2013 - 02/2017
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Pró-reitor Adjunto de Graduação.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
02/2015 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestão Educacional
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
03/2014 - 07/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
10/2013 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sociológicos sobre a Educação
10/2013 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
10/2013 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
05/2013 - 09/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
05/2013 - 09/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
05/2013 - 09/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
07/2011 - 06/2013
Direção e administração, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador Institucional do PIBID-PED UFOP.
04/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro comissão de Reformulação do Projeto pedagógico do Curso de Pedagogia da UFOP.
04/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.
01/2012 - 11/2012
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
01/2012 - 11/2012
Ensino, Letras - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
01/2012 - 11/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
01/2012 - 11/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sociológicos sobre a educação
03/2009 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Pedagogia.
04/2009 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental do ICHS.
04/2009 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Pedagogia, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado de Pedagogia.
03/2009 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Conselheiro: Conselho Departamental do ICHS.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação: Indisciplina, violência e bullying na escola: pesquisa e prática pedagógica
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sociológicos sobre a Educação
08/2011 - 12/2011
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: sociologia
01/2011 - 07/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
01/2011 - 07/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
01/2011 - 07/2011
Ensino, Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: sociologia
01/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sociológicos sobre a educação
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia e Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sociológicos sobre a Educação
Fundamentos da Educação: Sociologia
Introdução à Educação
07/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação - DEEDU, .

Cargo ou função
Membro da comissão para Planejamento e Reeestruturação das Licenciaturas da UFOP.
02/2010 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Educação - MEC, .

Cargo ou função
Consultor do Projeto "Organização Curricular da Educação Básica" - MEC/FNDE/UFMG.
03/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Pedagogia, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração da resolução que disciplina o cumprimento de carga horária relativa às ?Atividades Acadêmico-Científico-Culturais? e as ?Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas?.
01/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia e Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sociológicos sobre a Educação
Fundamentos da Educação: Sociologia
Estágio supervisionado II
01/2010 - 07/2010
Ensino, Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Concepções e Tendências na Formação e Profissão Docente
06/2010 - 06/2010
Extensão universitária , PROEX - Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Ação UFOP com a Escola: Formação Continuada dos Pedagogos e Pedagogas das Cidades de Mariana, Ouro Preto e Diogo de Vasconcelos da.
08/2009 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação - DEEDU, .

Cargo ou função
Membro da Comissão elaboradora do Projeto de Mestrado do DEEDU/UFOP.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia e Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Pedagógicas do Trabalho escolar
Fundamentos da Educação: Sociologia
Estágio Supervisionado I
01/2009 - 12/2009
Extensão universitária , PROEX - Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
VII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.
01/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Letras e História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sociológicos da Educação
Fundamentos da Educação: Sociologia
Organização do Trabalho Escolar
02/2009 - 06/2009
Extensão universitária , PROEX - Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Ação Ufop com a Escola: curso de formação para pedagogos da cidade de Itabirito.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Matemática, História e Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Educação
Fundamentos da Educação: Sociologia
Organização do Trabalho Escolar

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia da Educação, Carga horária: 20

Atividades

01/2002 - 01/2004
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Educativa II
Sociologia da Educação I
Sociologia da Educação II

Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte, FAME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

09/2003 - 08/2008
Ensino, Norma Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Sociedade
Infância e Família no Brasil
Metodologia do Trabalho Científico
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Sociologia e Educação

Faculdade Pedro II, FAPEII, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação
08/2007 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
08/2007 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
08/2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 6

Atividades

02/2006 - 05/2006
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto pedagógico II
08/2005 - 05/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Curriculos e Programas
Temas Emergentes na Educação
03/2005 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas

Centro de Estudos Tecnológicos da Faculdade Estácio de Sá/MG, CETES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2004 - 08/2004
Ensino, Gerente de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico

Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, FEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

07/2005 - 03/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
07/2005 - 03/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
01/2005 - 02/2005
Ensino, Pedagogia Emergencial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESSPP - Estágio supervisionado e Seminário de Pesquisa e prática Pedagógica

Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, EEDRA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico, Carga horária: 22

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

02/2000 - 01/2001
Direção e administração, Escola Estadual Renato Azeredo, .

Cargo ou função
Supervisor Pedagógico.
02/1999 - 01/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/1999 - 01/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/1996 - 01/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação

Escola Municipal Milton Campos, EMILCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Atividades

03/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Escola Estadual Guilherme Hallais França, EEGHF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico, Carga horária: 22

Atividades

02/2001 - 08/2001
Direção e administração, Escola Estadual Guilherme Hallais França, .

Cargo ou função
Supervisor pedagógico.

Escola Estadual Reny de Souza Lima, EERSL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

02/2000 - 01/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Escola Municipal Gracy Vianna Lage, EMGVL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 22

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor das Séries iniciais, Carga horária: 22

Atividades

02/2008 - Atual
Direção e administração, Escola Municipal Gracy Vianna Lage, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.
02/2007 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
02/2003 - 02/2005
Direção e administração, Escola Municipal Gracy Vianna Lage, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico da EJA.
09/2001 - 01/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia/História

Grupo de Medidas e Avaliações Educacionais da UFMG, GAME, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Auxiliar de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
DESIGUALDADES, DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS (DSPEI)

Objetivo: em como objetivo investigar as diversas práticas educativas como processos de socialização e aprendizagem, levando-se em conta a diversidade de classe, de gênero, de sexualidade, etnicorracial e geracional. Utiliza-se de referencial teórico-metodológico para analisar as diferentes abordagens sobre desigualdade, diversidade e diferenças, nos campos sociológico, histórico, antropológico, filosófico e psicológico, bem como seus impactos nas atividades e práticas educativas em diferentes contextos escolares e não escolares..
2.
Educação, Sociedade e Cultura


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Indisciplina e violência nas escolas: percepções, diagnósticos e identificação de fatores intra e extraescolares
Descrição: Nos últimos anos, o clima disciplinar das escolas e salas de aula tem se tornado uma variável central para se compreenderem as desigualdades educacionais, especialmente no contexto brasileiro. Como evidenciam os resultados de estudos internacionais a questão disciplinar tem ocupado um lugar de destaque nas análises sobre as diferenças de desempenho entre os estudantes, ao lado de variáveis sociológicas clássicas como a origem social, o sexo e a raça. Nesse sentido, tem sido recorrente associação entre clima disciplinar e desempenho acadêmico dos estudantes. A indisciplina e a violência escolar se apresentam, assim, como dois fatores relevantes para explicar as oportunidades desiguais de aprendizado dos estudantes. Vale ressaltar que, embora a percepção de professores e alunos acerca do ambiente disciplinar varie bastante entre os diferentes países do mundo, o Brasil situa-se justamente entre aqueles países em que os atores escolares reportam com maior frequência problemas disciplinares em sala de aula (TALIS e PISA). Destaca-se, ainda, que estudos indicam que a indisciplina é um dos fatores que mais contribuem para a insatisfação e o estresse dos professores, impactando a atratividade e a permanência desses profissionais na carreira do magistério (OECD, 2005; NUNES E ALMEIDA, 2010). Nesse sentido são objetivos dessa pesquisa: a) Desenvolver instrumentos de diagnóstico dos fenômenos da violência e indisciplina em escolas públicas e privadas; b) realizar diagnóstico da incidência de comportamentos de indisciplina e violência em escolas públicas e privadas, c) investigar práticas docentes e institucionais associadas à prevenção da indisciplina e violência em escolas públicas e privadas, d) analisar possíveis relações entre fatores extraescolares (sociais, familiares, culturais) e a indisciplina e violência escolar e) analisar possíveis relações entre os fenômenos da indisciplina, da violência escolar e características de docentes e discentes como gênero, raça e origem social. Para a realização da pesquisa são abordados dados educacionais de diversas avaliações em larga escala e utilizados métodos quantitativos e qualitativos por meio do desenvolvimento de observação direta, aplicação de entrevistas, questionários e outros instrumentos. Dentre os resultados e relevância deste projeto, destacamos: oportunidade de capacitação em uma área importante na atualidade: a avaliação educacional, oferta de subsídios teóricos e práticos à formação de professores, possibilidade de elaboração mais consciente e cientificamente orientada de políticas públicas e de ações pedagógicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e das relações sociais nos ambientes escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Coordenador / Edilaine Aparecida dos Santos Pereira - Integrante / Sirlon Martins da Silva - Integrante / Poliana Matias Ambrosio - Integrante / Benedito da Silva Brandão - Integrante / Pamela Cristina Souza Caldas - Integrante / Ana Carolina Ferreira Tavares - Integrante / Karine Sacramento Ramos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6
2013 - 2017
Indisciplina e violência nas escolas da Região dos Inconfidentes: diagnóstico e identificação de práticas docentes associadas à melhoria do ambiente de aprendizagem da sala de aula
Descrição: O objetivo desta pesquisa é realizar um diagnóstico da incidência dos fenômenos de indisciplina e violência nas escolas públicas da Região dos Inconfidentes, assim como das características e práticas docentes associadas à melhoria do ambiente de aprendizagem da sala de aula. O estudo contará com dois tipos de abordagens: qualitativa e quantitativa. Numa primeira etapa terá um delineamento de survey (survey design). Esse tipo de delineamento envolve procedimentos em pesquisa quantitativa na qual o pesquisador aplica um survey em uma amostra ou em uma população inteira para descrever atitudes, opiniões, comportamentos ou características da população. Após a coleta de dados, o pesquisador realiza análises estatísticas para descrever tendências nas respostas das questões e testar problemas de pesquisa ou hipóteses. Ele também interpreta o significado dos dados relacionando os resultados dos testes estatísticos com estudos anteriores. Numa segunda etapa da pesquisa, como forma de complementar e aprofundar as análises quantitativas, serão realizadas observações com características etnográficas nas salas de aula de alguns docentes previamente selecionados, tendo em vista os resultados encontrados na parte quantitativa. O estudo poderá oferecer relevantes subsídios teóricos e práticos à formação dos professores, além de contribuir para a elaboração mais consciente e cientificamente orientada de políticas públicas e de ações pedagógicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e das relações sociais nos ambientes escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) .
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Coordenador / Daniel Abud Seabra Matos - Integrante / Rosa Maria da Exaltação Coutrim - Integrante / Erica Castilho Rodrigues - Integrante / Sandra Medina de Souza - Integrante / MARCOS AFONSO SILVA CARDOSO JUNIOR - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 5
2011 - 2012
Avaliações em larga escala nas escolas públicas de Minas Gerais: concepções de avaliação dos professores do ensino básico
Descrição: Existem evidências de que as concepções dos professores sobre vários aspectos do processo educacional (ex: ensino, aprendizagem, avaliação, currículo) influenciam fortemente como eles ensinam e o que os estudantes aprendem. Além disso, a literatura da área também evidencia associações entre as concepções de avaliação e o desempenho acadêmico dos alunos. Portanto, investigar como os docentes concebem e experienciam a avaliação se tornou importante. A eficácia das práticas avaliativas está condicionada pela forma como os professores entendem e, consequentemente, respondem à avaliação. Assim, os objetivos desse trabalho são: (1) analisar as concepções de avaliação dos professores do ensino básico de escolas públicas de Minas Gerais; (2) investigar a estrutura fatorial subjacente às perguntas sobre avaliação do questionário contextual do professor aplicado no PROEB/SIMAVE 2006-2007; (3) analisar como as concepções de avaliação dos professores predizem o desempenho dos alunos nos testes de proficiência do SIMAVE. A pesquisa utilizará a base de dados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB - 2006 e 2007). Inicialmente será priorizado o trabalho com os dados relativos ao 5º ano do ensino fundamental, cuja base de dados de 2007 conta com informações acerca de 307.386 alunos e 15.349 professores. As concepções de avaliação dos professores serão analisadas por meio de Análise Fatorial Confirmatória e Exploratória. Posteriormente, esses fatores serão colocados em um modelo juntamente com outras variáveis (como, por exemplo, nível socioeconômico, gênero, raça e defasagem) e analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais Multinível..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Integrante / Valter lana Leite - Integrante / Gavin T L Brown - Integrante / Daniel Abud Seabra Mattos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2012
Fatores associados à incidência de comportamentos de indisciplina nas escolas públicas de Minas Gerais: um estudo a partir dos dados do PROEB-SIMAVE - 2006- 2007
Descrição: Embora seja um tema importante e bastante recorrente no dia-a-dia dos professores e demais profissionais do ensino, a questão da indisciplina é ainda insuficientemente discutida na literatura científica. Nos últimos anos, as mídias, pesquisadores em geral e os próprios órgãos públicos têm atribuído importância à questão da violência escolar. Todavia, à questão da indisciplina ainda não tem sido dada a devida relevância. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores associados à incidência de comportamentos de indisciplina nas escolas públicas de ensino fundamental de Minas Gerais, com destaque para a origem social dos alunos e às características dos professores. O projeto é desenvolvido com dados secundários do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB - 2006 e 2007), um modelo de avaliação do desempenho dos alunos em larga escala construído pelo governo de Minas Gerais. No PROEB, além dos testes que são aplicados para medir a proficiência dos alunos em Matemática e Português, são aplicados, ainda, questionários para alunos, professores e diretores. Esses instrumentos são valorosas fontes para a investigação do fenômeno da indisciplina, pois apresentam uma série de variáveis que procuram medir o clima disciplinar em sala de aula, seja por meio da percepção dos discentes ou dos docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Coordenador / Alves, Maria Teresa Gonçalves - Integrante / Daniel Abud Seabra Matos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
2008 - 2010
A FORMAÇÃO, O TRABALHO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E A AVALIAÇÃO SISTÊMICA DAS ESCOLAS MINEIRAS: UM ESTUDO COMPARADO
Descrição: Essa pesquisa, aprovada pela FAPEMIG, tem como objetivo central, estabelecer a triangulação de dados referentes à formação inicial, trabalho docente e avalIação sistêmica. Tendo com sujeitos os professores do 5º ano do ensino fundamental, através de um survey, busca-se identificar a opinião dos professores em serviço e relacionar seus depoimentos ás matrizes curriculares dos cursos de origem dos mesmos. Pretende-se elencar reflexões que contribuam com o fortalecimento da educação inicial e continuada e a explicitação das demandas advindas desses profissionais em seus campos de trabalho...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Integrante / Maria da Assunção Calderano - Coordenador / Beatriz de Basto Teixeira - Integrante / Juliana Célia dos Santos - Integrante / Carmem Eiterer - Integrante / Glaucia Fabri Carneiro Marques - Integrante / Geiza Torres Gonçalves Araújo - Integrante / Simone Ribeiro - Integrante / Wanderley Cardoso Oliveira - Integrante / Célia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Margareth Pereira - Integrante / Marcelo Ricardo Pereira - Integrante / Rita de Cássia de Alcântara Braúna - Integrante / Rosimar de Fátima Oliveira - Integrante / Rosa Maria da Exaltação Coutrin - Integrante / Adriana Bruno - Integrante / Laerth Abreu Junior - Integrante / Marcelo Soares Pereira da Silva - Integrante / Alvanize Valente Fernandes Ferenc - Integrante / Claudio Nogueira Marques - Integrante / Dolores Maria Borges de Amorim - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2001 - 2001
A Efetividade da Escola Pública
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 1999
Diagnóstico da evasão no ciclo básico da UFMG
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2009
VII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente
Descrição: Evento extensionista do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Coordenador / FERREIRA - Integrante.


Outros Projetos


2011 - 2012
Curso de Pedagogia: Implantação, aprimoramento e integração de Atividades Pedagógicas
Descrição: O presente projeto se insere no Programa Pró-Ativa da Universidade Federal de Ouro Preto. Seu objetivo é auxiliar os trabalhos de implantação do curso de Pedagogia, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento de e integração das práticas pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Coordenador / Daniel Abud Seabra Matos - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Cadernos de Pesquisa (Fundacao Carlos Chagas)
2016 - 2016
Periódico: CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE)
2014 - 2015
Periódico: Educação em Revista (UFMG)
2015 - 2015
Periódico: Educar em Revista (Impresso)
2015 - 2015
Periódico: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
2012 - 2015
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1999
Melhores trabalhos da área de Ciências HUmanas: VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, LUCIANO CAMPOS DA2017SILVA, LUCIANO CAMPOS DA; MATOS, DANIEL ABUD SEABRA . Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolar. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 28, p. 382-416, 2017.

2.
SILVA, L. C.2017SILVA, L. C.. CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE. Pesquiseduca, v. 09, p. 439-466, 2017.

3.
SILVA, LUCIANO CAMPOS DA2014 SILVA, LUCIANO CAMPOS DA; MATOS, DANIEL ABUD SEABRA . As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula: um estudo baseado nos dados do SIMAVE/PROEB 2007. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 19, p. 713-729, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, DANIEL ABUD SEABRA ; SILVA, L. C. ; FERRAO, M. E. . Repetência e equidade em educação no Brasil. In: Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). Políticas de Avaliação, Currículo e Qualidade: Diálogos sobre o PISA. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 3, p. 127-140.

2.
AMADO, J. ; SILVA, L. C. . As Pesquisas Etnográficas em Contextos Educativos. In: João da Silva Amado. (Org.). Manual de Investigação qualitativa em Educação. 3ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017, v. , p. 147-170.

3.
CONCEICAO, J. S. ; SILVA, L. C. ; FREITAS, M. S. R. . Formação pedagógica e a docência no ensino superior: A experiência do Programa ?Sala Aberta? da Universidade Federal de Ouro Preto. In: Irene Cristina de Mello. (Org.). A formação docente para o ensino superior. 1ed.Cuiabá: EDUFMT, 2016, v. , p. 90-103.

4.
MATOS, D. A. S. ; SILVA, L. C. ; ROSA, M. C. . O Pibid UFOP e o desafio da iniciação à docência. In: Maria Cristina Rosa; Daniel Abud Seabra Matos. (Org.). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFOP. Ações, Limites e Desafios na Formação Inicial de Professores. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 17-32.

5.
SILVA, L. C.. Os professores e a prevenção da indisciplina em sala de aula. In: João Valdir Alves de Souza, Margareth Diniz, Míria Gomes de Oliveira. (Org.). Formação de professores(as) e condição docente. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, v. , p. 186-204.

6.
MATTOS, D. A. S. ; SILVA, L. C. ; RONCETE, K. V. . Concepções de Avaliação de Professores Brasileiros: Representações múltiplas sobre o Ato de Avaliar.. In: José Rubens Lima Jardilino; Daniel Abud Seabra Matos; Marcelo Donizete. (Org.). Formação e Políticas Públicas na Educação: Profissão e Condição Docente. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. , p. 211-231.

7.
AMADO, J. ; SILVA, L. C. . Os Estudos Etnográficos em Contextos Educativos. Manual de pesquisa Qualitativa em Educação. 2ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, v. , p. 145-168.

8.
AMADO, J. ; SILVA, L. C. . Os Estudos Etnográficos em Contextos Educativos. In: João da Silva Amado. (Org.). Manual de pesquisa Qualitativa em Educação. 01ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013, v. 01, p. 145-168.

9.
SILVA, L. C.. Jovens das camadas populares e as múltiplas formas de relação com as regras escolares: rompendo com os determinismos na explicação dos comportamentos de indisciplina. In: Maria Manuel Vieira;José Resende; Maria alice Nogueira; Juarez Dayrell; Alexandre Martins; António Calha. (Org.). Habitar a Escola e suas Margens: Geografias Plurais em Confronto. 01ed.Portalegre: , 2013, v. 01, p. 04-211.

10.
SILVA, L. C.. Por que não falar em (in) disciplina? Discutindo o uso dos conceitos de disciplina e indisciplina no campo educacional. In: Margareth Diniz, Célia Nunes. (Org.). Professor/a: Profissão, condição e Formação. 1ed.Brasília: Liber Livro Editora LTDA, 2013, v. , p. 203-221.

11.
NUNES, C. M. F. ; FERREIRA, F. O. ; SILVA, L. C. ; COUTRIM, R. M. da E. . Formação docente: percepções das professoras graduadas em Pedagogia e Normal Superior que lecionam nos anos iniciais de escolas mineiras. In: CALDERANO, M. A. ; PEREIRA, M. C.; MARQUES, G. F. C. (Org.). Campos e Vertentes: formação, trabalho docente e avaliação sistêmica. 01ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010, v. , p. 77-96.

12.
SILVA, L. C.; NOGUEIRA, Maria Alice . Indisciplina ou Violência na escola? Uma distinção possível e necessária. In: Luiz Alberto de Oliveira Gonçalves e Sandra Pereira Tosta. (Org.). A Síndrome do Medo Contempor e a violência na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEBOURG, E. H. ; COUTRIM, R. M. da E. ; SILVA, L. C. . Identidade juvenil, socialização e transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. In: I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes: democracias, derechos humanos y ciudadanías, 2014, Manizales. Memórias da I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes: democracias, derechos humanos y ciudadanías, 2014.

2.
MATOS, D. A. S. ; SILVA, L. C. ; RONCETE, K. V. . Concepções de avaliação de professores brasileiros. In: VIII Congresso Internacional de Educação III Congresso Internacional de Avaliação, 2013, Gramado. VIII Congresso Internacional de Educação III Congresso Internacional de Avaliação. São Leopoldo:: Casa Leiria, 2013. p. 223-239.

3.
SILVA, L. C.; MATTOS, D. A. S. . As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula: um estudo a partir dos dados do SIMAVE/PROEB 2007. In: 35º Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Educação, Cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimebnto: o Brasil do século XXI, 2012.

4.
SILVA, L. C.. OS PROFESSORES E A PROBLEMÁTICA DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA. In: I Seminário Nacional "Currículo em Movimento: Perspectivas Atuais", 2010, Belo Horizonte. I Seminário Nacional "Currículo em Movimento: Perspectivas Atuais", 2010.

5.
SANTOS, M. S. ; SILVA, L. C. . Análise da produção científica brasileira sobre os comportamentos perturbadores em meio escolar: um estudo com base nos textos apresentados nas Reuniões Anuais da Anped entre os anos de 2000 e 2009. In: Anais II Simpósio Nacional de Educação e XXI Semana de Pedagogia: Infância, Sociedade e Educação, 2010, Cascavel. Simpósio Nacional de Eduação, 2010.

6.
SILVA, L. C.. AS AÇÕES NORMATIVAS DOS PROFESSORES E A INCIDÊNCIA DE COMPORTAMENTOS DE INDISCIPLINA NA SALA DE AULA: ANALISANDO ALGUMAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE. In: 32º REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2009, CAXAMBU. Anais da 32º REUNIÃO ANUAL DA ANPED - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. C.; MATTOS, D. A. S. . As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula: um estudo a partir dos dados do SIMAVE/PROEB 2007. In: 35º Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Educação, Cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimebnto: o Brasil do século XXI, 2012. p. 174-174.

2.
SILVA, L. C.; SANTOS, M. S. ; MATTOS, D. A. S. . As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula: um estudo a partir dos dados do PROEB/SIMAVE 2007. In: Encontro de saberes da UFOP - XIX Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Extensão e IV Mostra Pró-Ativa, 2011, Ouro Preto. anais do Encontro de saberes da UFOP - XIX Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Extensão e IV Mostra Pró-Ativa, 2011.

3.
SILVA, L. C.. As ações normativas dos professores e a incidencia de comportamentos de indisciplina em sala de aula: analisando algumas condições de possibilidade. In: 32º Reuniã Anual da ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2009, Caxambu. Anais da 32º Reuniã Anual da ANPED - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. Rio de Janeiro: Armazém das Letras Gráfica e Editora LTDA, 2009. p. 160-161.

4.
SILVA, L. C.; Carvalho, Mariza Geralda M. . Diagnóstico da Evasão no Ciclo Básico da UFMG. In: VIII Semana de Iniciação Científica e I Semana de Pós-graduação da UFMG, 1999, Belo Horizonte. Pesquisa e Sociedade: VIII Semana de Iniciação Científica e I Semana de Pós-graduação da UFMG. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. v. VIII. p. 347-347.

5.
Carvalho, Mariza Geralda M. ; SILVA, L. C. . Diagnóstico da Evasão no Ciclo Básico da UFMG. In: VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 1999, Belo horizonte. VIII Semana de iniciação Científica e I Semana de Pós-graduação da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. C.. Disciplina e indisciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, L. C.. Indisciplina e violencia nas escolas: o que as pesquisas têm a dizer?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, L. C.. Formação de Pedagogos(as) no Brasil: aspectos conceituais e operacionais para a organização curricular das licenciaturas em Pedagogia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, L. C.. Disciplina e Indisciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, L. C.. Indisciplina e violência: desafios para as escolas e professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, L. C.. A Construção da Disciplina: Mobilizando os Alunos em Sala de Aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, L. C.; ABRAMOVAY, M. . A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, L. C.. O ensino, a pesquisa e a extensão na EAD: desafios e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, L. C.. A escola e as estratégias possíveis de prevenção da violência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, L. C.. A Construção da Disciplina na Sala de Aula: Suportes Teóricos e Prátic. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, L. C.. Indisciplina e violência: desafios para o gestor escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, L. C.. Palestra: Os professores e a problemática da in/disciplina em sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, L. C.. Disciplina e indisciplina na escola : críticas a alguns discursos simplificadores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, L. C.. Estágio Curricular e Projetos/programas: limites e diálogos possíveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, L. C.. O professor e a problemática da in/disciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA, L. C.; MATTOS, D. A. S. . As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula: um estudo a partir dos dados do SIMAVE/PROEB 2007. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, L. C.. Diálogo entre a família e escola: ferramenta para a prevenção da indisciplina nas escolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SILVA, L. C.. Por que falar em in/disciplina?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SILVA, L. C.; MATOS, D. A. S. . As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula: um estudo a partir do PROEB 2007. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, L. C.. Os professores e a problemática da indisciplina em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SILVA, L. C.. Violencia e indisciplina na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SILVA, L. C.. Jovens das camadas populares e as múltiplas formas de relação com as regras escolares: rompendo com os determinismos na explicação dos comportamentos de indisciplina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COUTRIM, R. M. da E. ; NUNES, C. M. F. ; FERREIRA, F. O. ; SILVA, L. C. . Formação docente: a percepção dos professores dos anos iniciais de escolas mineiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, L. C.. Dicionário Crítico da Educação: Indisciplina. Belo Horizonte: Dimensão, 2014 (Verbete em Dicionário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, L. C.. Parecer de Artigo para o Periódico Educação em Revista. 2018.

2.
SILVA, L. C.. Parecer de Artigo para o periódico Estudos em Avalaição educacional. 2018.

3.
SILVA, L. C.. Parecer de artigo para o periódico Revista Brasileira de Segurança Pública. 2018.

4.
SILVA, L. C.. Parecer de artigo para a revista Cadernos de Pesquisa. 2017.

5.
SILVA, L. C.. Parecer de artigo para o periódico Educação em Revista. 2017.

6.
SILVA, L. C.. Parecer de artigo para o periódico Ensaio. 2017.

7.
SILVA, L. C.. Parecer de artigo para o periódico Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. 2016.

8.
SILVA, L. C.. Parecer em artigo para o periódico Cadernos de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 2016.

9.
SILVA, L. C.. Parecer em artigo para o periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 2015.

10.
SILVA, L. C.. Parecer em artigo para o periódico Educação em Revista da Faculdade de Educação da UFMG. 2015.

11.
SILVA, L. C.. Parecer em artigo para o periódico Pro-posições da Faculdade de Educação da Unicamp. 2015.

12.
SILVA, L. C.. Parecer em artigo para o periódico Educação em Revista da Faculdade de Educação da UFMG. 2015.

13.
SILVA, L. C.. Parecer em artigo para o periódico Educação em Revista da Faculdade de Educação da UFMG. 2014.

14.
SILVA, L. C.. Parecer em artigo para o periódico Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, L. C.. Programa Panorama. 2014.

2.
SILVA, L. C.. Opinião Minas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SILVA, L. C.; CAMBRAIA, P. ; UDE, V. . Roda de conversa: Escola, família e comunidade. 2012.

4.
SILVA, L. C.. Fórum Técnico Segurança nas Escolas: Por uma Cultura de Paz. 2011.

5.
SILVA, L. C.. Sala de Imprensa: Os conflitos na escola. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L. C.. A construção da disciplina na sala de aula: suportes teóricos e práticos. 2018. .

2.
SILVA, L. C.. A construção da disciplina na sala de aula: suportes teóricos e práticos. 2014. .

3.
SILVA, L. C.. Estudos de casos de indisciplina na escola. 2007. .

4.
SILVA, L. C.. Estudo de Casos de Indisciplina na Escola. 2007. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, L. C.; NOGUEIRA, M. O. E.; LEITE, V. L.. Participação em banca de Laila Vieira de Oliveira. Escola de mentira ou Escola de Verdade? Sobre a garantia do diereito à educação de adolescentes em cumprimento de medida de internação provisória em Belo Horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
SILVA, L. C.; SALES, S. R.; RESENDE, T. F.. Participação em banca de Flavia Aparecida Belizario. Conexões em sala de aula: uma análise das interações entre alunos e professoras do ensino médio em situações de uso pedagógico ou de proibição dos smartphones. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SILVA, L. C.; MATOS, D. A. S.; COUTRIM, R. M. E.; NOGUEIRA, M. O. E.. Participação em banca de Mariza Aparecida Costa Pena. Caminhos de estudantes participantes da política de ação afirmativa: oportunidades e desafios no ensino superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C.; SANTOS, G. C.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Karine Votikoske Roncete. Concepções de avaliação de professores do ensino básico: adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
COUTRIM, R. M. E.; SILVA, L. C.; NOGUEIRA, A. O. E.; DAYREL, J.. Participação em banca de Elodia Honse Lebourg. Delicadas travessias : um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
PEIXOTO, M. C. L.; NOGUEIRA, M. A.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Raquel Leite Braz. O programa Andifes de mobilidade acadêmica: uma mobilidade estudantil no sistema federal de ensino superior brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

7.
ALVES, M. T. G.; PEREIRA, J. E. D.; NUNES, C. M. F.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Juliana Santos da Conceição. A Docência no ensino Superior e a Expansão Universitária: tecendo saberes a partir das vozes do professor iniciante. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
SANTANA, R. B.; SILVA, L. C.; ANDRADE, M. P.. Participação em banca de Fabrício Aparecido Bueno. A autoridade docente no cotidiano da sala de aula:um enfoque na perspectiva de alunos de uma turma de ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

9.
SILVA, L. C.; NOGUEIRA, Maria Alice; VIANA, M. J. B.. Participação em banca de Andrea Aparecida de Araújo Zica. O projeto Incubadora de Talentos: a experiencia escolar e familiar dos bolsistas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

10.
SILVA, L. C.; BARRETO, E. S. S.; CARVALHO, J. S. F.. Participação em banca de Claudio Marques da Silva Neto. (In)disciplina e violencia no espaço escolar: aprendizagem e participação como fundamentos da ordem. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

11.
SILVA, L. C.; BRAUNA, R. C. A.; SILVA, L. H.. Participação em banca de Anna Carolina Lazzari Reis. As representações sociais da profissão docente pelos próprios professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

Teses de doutorado
1.
SILVA, L. C.; PEIXOTO, M. C. L.; NOGUEIRA, C. M. M.; LACERDA, W. M. G.; ALVIM, C. G.. Participação em banca de Gustavo meirelles Ribeiro. O Processo de escolha do curso de medicina por alunos de duas instituições federais de Minas Gerais, no contexto da implantação de políticas de democratização do acesso ao ensino superior. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVA, L. C.; NOGUEIRA, C. M.; PEIXOTO, M. C. L.; GOMES, A. M.; SISS, A.. Participação em banca de Adilson pereira dos Santos. Implementação da lei de cotas em três universidades federais mineiras. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SILVA, L. C.; NOGUEIRA, C. M.; XAVIER, F. P.; JESUS, R. E.. Participação em banca de Brescia França Nonato. Cotas e Sisu: análise dos processos de escolha dos cursos e do perfil dos estudantes da UFMG. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
GOMES, M. F. C.; SILVA, L. C.; MATOS, D. A. S.; PORTES, E. A.; ANDRADE, M. P.; ALVES, M. T. G.. Participação em banca de Fernando Francisco Pereira. Indisciplina e violência escolar: Interpretações de professores de três escolas públicas de ensino secundário geral de Maputo, em Moçambique. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

5.
NOGUEIRA, C. M. M.; VIANA, M. J. B.; PEIXOTO, M. C. L.; PORTES, E. A.; SILVA, L. C.; PAIVA, V. L. M. O. E.. Participação em banca de Débora Fernandes de Miranda Oliveira. Rendimentos Materiais e Simbólicos do Diploma de Licenciatura em Língua Inglesa. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

6.
MOREIRA, L. A.; Gonçalves, L. A. O.; SILVA, L. C.; LUZ, I. R.; TOSTA, S. de F. P.. Participação em banca de Lúcio Aparecido Moreira. As fontes do medo na educação: estudo de caso de uma Escola construída onde existiu um cemitério.. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

7.
TOSTA, S. de F. P.; SILVA, L. C.; Gonçalves, L. A. O.; Dayrell, Juarez Tarcísio; SILVA, I. O.. Participação em banca de Eliane de Castro Vilassanti. Representações sobre a escola pública e configurações do clima social escolar. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, L. C.; NOGUEIRA, C. M.; XAVIER, F. P.; JESUS, R. E.. Participação em banca de Bréscia França Nonato. Agora tá mais fácil pobre entrar? Mudanças na forma de acesso ao ensino superior e suas repercussões sobre os processos de escolhas dos cursos de graduação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVA, L. C.; CARVALHO, M. P.; SCHLLING, F. I.. Participação em banca de Claudio marques da silva Neto. Relações de gênero e indisciplina escolar: masculinidades em jogo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
PEIXOTO, M. C. L.; NOGUEIRA, C. M. M.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Adilson Pereira dos Santos. A implementação da Lei das Cotas em três universidades federais mineiras. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
NOGUEIRA, C. M. M.; PEIXOTO, M. C. L.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Gustavo Meirelles Ribeiro. O processo de escolha do curso de Medicina por alunos de duas instituições federais de Minas Gerais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
GOMES, M. F. C.; ALVES, M. T. G.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Fernando Francisco Pereira. Indisciplina e, ou violência escolar: Percepções e Interpretações de Professores que Atuam no 1º e 2º Ciclos do Ensino Secundário Geral de Três Escolas Públicas da Província de Maputo em Moçambique. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

6.
VIANA, M. J. B.; NOGUEIRA, C. M. M.; SILVA, L. C.; BATISTA, A. A. G.; PAIVA, V. L. M. O. E.. Participação em banca de Débora Fernandes de Miranda. O valor do diploma de licenciatura em inglês: estudo sobre egressos do curso de letras da UFMG. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

7.
SILVA, L. C.; GONCALVES, L. A. O.; FARIA FILHO, L. M.. Participação em banca de Lúcio Aparecido Moreira. O medo na relação pedagógica: formas de condicionamento de comportamentos e condutas escolares no mundo contemporâneo,. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, L. C.; NOGUEIRA, M. O. E.; UDE, V.. Participação em banca de Alcione Januária Teixeira da Silveira. Entre experiencia... de crinaças e adolescentes abrigados, professores e educadores. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
SILVA, L. C.; COUTRIN, R. M. da E.; ALVES, M. T. G.. Participação em banca de Sandra Maria Perpétuo. Sucesso escolar em território culnerável: um estudo de caso. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
SILVA, L. C.; UDE, V.; NOGUEIRA, M. O. E.. Participação em banca de Laila Vieira de Oliveira. Escolarização e medidas socioeducativas: sobre a garantia do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida de internação provisória em Belo horizonte. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
COUTRIM, R. M. E.; MATOS, D. A. S.; VIANA, M. J. B.; NOGUEIRA, M. O. E.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Mariza Aparecida Costa Pena. Do ingresso à conclusão do ensino universitário: (des)caminhos do estudante participante da política de ação afirmativa na UFOP. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
MATTOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C.; SILVA, L. C.; SANTOS, G. C.. Participação em banca de Karine Votikoske Roncete. Concepções de avaliação de professores do ensino básico: adaptação e validação do questionário Teacher'sConceptions of assessment para a realidade brasileira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
COUTRIM, R. M. E.; SILVA, L. C.; Dayrell, Juarez Tarcísio; NOGUEIRA, M. O. E.. Participação em banca de Elodia Honse Lebourg. Identidade Juvenil e Transição para o Ensino Médio: um estudo de caso sobre o interior de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
SILVA, L. C.; SANTANA, R. B.; ANDRADE, M. P.. Participação em banca de Fabrício aparecido Bueno. Autoridade e Relações intergeracionais no cotidiano escolar: um enfoque na experiencia social de alunos adolescentes de uma escola pública. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

8.
SILVA, L. C.; SANTANA, R. B.; ANDRADE, M. P.. Participação em banca de Fabrício aparecido Bueno. Autoridade e Relações intergeracionais no cotidiano escolar: um enfoque na experiencia social de alunos adolescentes de uma escola pública. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, LUCIANO CAMPOS DA. Participação em banca de Giovani Barbosa Praso. A relação família e escola durante os anos de chumbo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
SILVA, L. C.. Participação em banca de Ana Paula Marques. A formação dos professores polivalentes e as dificuldades em relação ao ensino dos conteúdos matemáticos para as séries iniciais: um estudo de caso de professoras e gestoras das escolas municipais rurais de Itabirito. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
SILVA, L. C.. Participação em banca de Maria Dulcinéia Mendes. A violência e a brincadeira na escola: uma reflexão. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATTOS, D. A. S.; SILVA, L. C.; JARDILINO, J. R.. Participação em banca de Márcia da Silva Prado.Violência e indisciplina escolar: visões de futuros professores alunos dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
MATOS, D. A. S.; COUTRIM, R. M. E.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Solange Maria Mol.Concepções de avaliação de professores do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
MATTOS, D. A. S.; SILVA, L. C.; JARDILINO, J. R.. Participação em banca de Thaís Polastri de Castro e Almeida.Disciplina e indisciplina nas diferentes abordagens do processo educativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
SILVA, L. C.; MEDEIROS, S.. Participação em banca de Maria da Conceição.A produção social do fracasso escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte.

5.
SILVA, L. C.; Medeiros, Simone. Participação em banca de Rita Beatriz Magalhães e Tânia Maria Oliveira Alves Silva.Violência e agressividade no ambiente escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte.

6.
SILVA, L. C.; Regina, Vanessa. Participação em banca de Aldinéa Martins Pissarra.Dificuldade no processo de alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, L. C.. Concurso Público para Professor Sociologia da Educação. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SILVA, L. C.. Concurso Público professor Multiculturalismo e Educação. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
SILVA, L. C.. Professor de Sociologia da Educação. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
SILVA, L. C.. Professor Sociologia da Educação. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
SILVA, L. C.; FELICIO, H. M. S.; SALES, S. R.. Concurso Público para professor Adjunto: Ensino e aprendizagem em sala de aula, métodos e técnicas de ensino. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
SILVA, L. C.; FRANCO, M. A. M.; GRAMMONT, M. J. de. Concurso Público Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
SILVA, L. C.. Membro Comissão examinadora do Concurso Público para professor ADJUNTO. 2010. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

8.
SILVA, L. C.; CALDEIRANO, M. A.; BAPTISTA, M. C.. Membro de banca concurso para professor ADJUNTO. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
SILVA, L. C.; PARAISO, Marluce Alves; MUNFORD, D.; PALHARES, L.. Seleção de Bolsista de Doutorado Sanduíche: PDEE/CAPES. 2011. Faculdade de Educação da UFMG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conhecendo e compartilhando experiências II: encontro de formação com especialistas em educação básica dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.Relação escola/comunidade: integração, parcerias e prevenção de conflitos. 2014. (Encontro).

2.
Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais. Diálogo entre a família e escola: ferramenta para a prevenção da indisciplina nas escolas.. 2012. (Congresso).

3.
Fórum Técnico Segurança nas Escolas: por uma cultura de paz.Prevenção e combate à violencia escolar. 2011. (Outra).

4.
III Mostra de Profissões da Universidade Presidente Antônio Carlos.e indisciplina na sala de aula: O que as pesquisas têm a dizer?. 2010. (Outra).

5.
III Simpósio Internacional "Trabalho, relações de trabalho, educação eidentidade.Desafios na formação de professores. 2010. (Simpósio).

6.
I Seminário Nacional "Currículo em Movimento: perspectivas atuais".OS PROFESSORES E A PROBLEMÁTICA DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA. 2010. (Seminário).

7.
Abertura do ano letivo: Superintendência de Ensino de Ouro Preto.A instituição escolar e a gestão da in/disciplina. 2009. (Outra).

8.
Seminário de Formação do Programa de Iniciação à Docencia da UFOP.Indisciplina e violência na escola: o que os professores têm a ver com isso?. 2009. (Seminário).

9.
XXIX Encontro Estadual dos Supervisores Pedagógicos.Indisciplina e violencias nas escolas: crítica a alguns discursos simplificadores. 2009. (Encontro).

10.
Ciclo de debates: Autoridade, violência e políticas públicas - Relações e conflitos na sociedade contemporãnea e seus reflexos na escola.Disciplina e indisciplina na sala de aula: contribuições de uma pesquisa à atuação docente. 2008. (Seminário).

11.
Encontro de Formação dos professores do Instituto Elizabeth Kalil.Disciplina e Indisciplina na Sala de Aula: O Papel do professor. 2008. (Encontro).

12.
I Seminário de Educação e Aniversário dos 45 anos da SRE de Ouro Preto.Disciplina e indisciplina na sala de aula: crítica a alguns discursos simplificadores. 2008. (Seminário).

13.
XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Avaliação de resumos. 2008. (Seminário).

14.
Encerramento do Ano Letivo de 2007 do CAIC Filipe dos Santos/Ouro Preto.Disciplina e Indisciplina na sala de aula: o papel do professor. 2007. (Outra).

15.
I Ciclo de Debates do NESFE/UFOP (Núcleo de Estudos Sobre Sociedade, Família e Escola).Disciplina e Indisciplina na Sala de Aula: Crítica a Alguns Discursos Simplificadores. 2007. (Outra).

16.
I Semana da Pedagogia da Faculdade Pedro II.A Relação Família Escola. 2007. (Outra).

17.
9º CONSINPRO - Congresso do Sindicato dos Professores de Estabelecimentos de Ensino Particular de Minas Gerais. Disciplina e Indisciplina em duas Salas de Uma de Uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. 2006. (Congresso).

18.
Abertura do Ano Letivo: Cidade de Ourém/Portugal.Indisciplina na aula: Crítica aalguns discursos simplificadores. 2006. (Outra).

19.
Aula Inaugural: Escola Superior de Educação de Torres Novas/PORTUGAL.Indisciplina na aula, quais fatores?. 2006. (Outra).

20.
Reunião Ampliada do Observatório Sociológico da Relação Família-escola.Disciplina e Indisciplina em duas salas de aula de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. 2006. (Outra).

21.
Reunião do Núcleo Formativo IIE do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG.Identidade profissional do(a) pedagogo(a): Relatos de um trabalho de pesquisa. 2006. (Outra).

22.
Palestra: Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira/Fundação Helena Antipoff.Disciplina e |ndisciplina em Duas Salas de Aula de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2004. (Outra).

23.
Palestra: Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira/Fundação Helena Antipoff.Disciplina e indisciplina em duas salas de aula de Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Belo horizonte. 2004. (Outra).

24.
Mesa Redonda: Processos de Inclusão e Exclusão.Diagnóstico da Evasão no Ciclo Básico da UFMG. 1999. (Outra).

25.
V Encontro de Pesquisa da FAE.A Evasão no Ciclo Básico da UFMG. 1999. (Encontro).

26.
VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG. VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG. 1999. (Congresso).

27.
VII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto. VII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, L. C.. VII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Benedito da Silva Brandão. Cyberbullying. e vida familiar: práticas educativas utilizadas por pais e mães de estudantes do ensino fundamental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Ranna Alves. Disciplina e Indisciplina na sala de aula: um estudo baseado nas práticas educativas dos professores.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Poliana Matias Ambrosio. Estudo da arquitetura do medo nas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

4.
Pâmela Cristina Souza Caldas. Vida familiar e indisciplina: um estudo com alunos do ensino fundamental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

5.
Edilaine Aparecida dos Santos Pereira. INDISCIPLINA E GÊNERO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

6.
Sirlon Martins da Silva. Adolescentes em ruptura com as regras escolares: percepções, vivencias e influências nos contextos familiares. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alice Martins Bueno. ENSINO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES DO BRASIL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elodia Honse Lebourg. Delicadas Travessias: Um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Coorientador: Luciano Campos da Silva.

Tese de doutorado
1.
Fernando Francisco Pereira. Indisciplina e, ou Violência Escolar: interpretações de Professores de Três Escolas Públicas da Província de Maputo em Moçambique. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luciano Campos da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
RANNA ALVES. INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLA: DOIS LADOS DA MESMA MOEDA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciano Campos da Silva.

2.
Jussara Ferreira de Jesus. Disciplina e indisciplina na Escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciano Campos da Silva.

3.
Márcia da Silva Prado. Violência e indisciplina escolar: visões de futuros professores alunos dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciano Campos da Silva.

4.
Thaís Polastri de Castro e Almeida. Disciplina e indisciplina nas diferentes abordagens do processo educativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciano Campos da Silva.

5.
Maria de Fátima Mello Gonçalves. A educação de jovens e adultos e o desafio do professor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Orientador: Luciano Campos da Silva.

6.
Geralda Zélia Fernandes Lopes. Afetividade na Relação Professor aluno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Orientador: Luciano Campos da Silva.

7.
Maria Cristina Marques Cotta Dias. A escola e a educação para o trânsito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Orientador: Luciano Campos da Silva.

8.
Daniela Maria Figueiredo Moreira Teatini. Sucesso escolar nos meios populares: um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Orientador: Luciano Campos da Silva.

Iniciação científica
1.
Marcos Cardoso Júnior. Indisciplina e violência nas escolas da Região dos Inconfidentes: diagnóstico e identificação de práticas docentes associadas à melhoria do ambiente de aprendizagem da sala de aula. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciano Campos da Silva.

2.
Mariana Silva Santos. Fatores Associados à incidencia de comportamentos de indisciplina nas escolas públicas de Minas Gerais - Um estudo a apartir dos dados do PROEB-SIMAVE 2006-2007. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, PIP-UFOP. Orientador: Luciano Campos da Silva.

3.
Mariana Silva Santos. Fatores Associados à incidencia de comportamentos de indisciplina nas escolas públicas de Minas Gerais - Um estudo a apartir dos dados do PROEB-SIMAVE 2006-2007. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luciano Campos da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Mila Miranda e Araújo. Curso de Pedagogia: implantação, aprimoramento e integração de atividades pedagógicas. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciano Campos da Silva.

2.
Soraya Lúcia Ramos. Curso de Pedagogia: implantação, aprimoramento e integração de atividades pedagógicas. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciano Campos da Silva.

3.
Mila Miranda e Araújo. Curso de pedagogia: implantação, aprimoramento e integração de atividades pedagógicas. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, PROATIVA-UFOP. Orientador: Luciano Campos da Silva.

4.
Laura Miranda Borba Varajão. Curso de pedagogia: implantação, aprimoramento e integração de atividades pedagógicas. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, PROATIVA-UFOP. Orientador: Luciano Campos da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, L. C.. Programa Panorama. 2014.

2.
SILVA, L. C.. Fórum Técnico Segurança nas Escolas: Por uma Cultura de Paz. 2011.

3.
SILVA, L. C.. Sala de Imprensa: Os conflitos na escola. 2010.

4.
SILVA, L. C.; CAMBRAIA, P. ; UDE, V. . Roda de conversa: Escola, família e comunidade. 2012.




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