Karina Mendes Thomaz

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  • Última atualização do currículo em 29/04/2015


bacharel e licenciada em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e especialista em História da Educação Brasileira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010), doutoranda em Linguística pela Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa Política Linguística. Professora da Licenciatura Indígena em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Amazonas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karina Mendes Thomaz
Nome em citações bibliográficas
THOMAZ, K. M.


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em ESTUDOS DE LINGUAGEM.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Orientador: Monica Maria Guimaraes Savedra.
2010 interrompida
Doutorado interrompido em 2012 em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Oficinas de Letramento e Alfabetização Bilíngue no Alto Rio Negro (provisório),
Orientador: Gilvan Müller de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A língua portuguesa no Brasil - uma política de homogeneização linguística,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Jurgen Walter Bernd Heye.
Bolsista do(a): PUC-Rio / Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos.
Palavras-chave: Política Lingüística; História das Línguas; Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Política Lingüística.
2008 - 2010
Especialização em História da Educação Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Política Linguística e Educacional Pública para a Integração: o primeiro ano de funcionamento do PEIBF em Foz do Iguaçu.
Orientador: José Kuiava.
2000 - 2002
Especialização em Licenciatura (Português/Inglês).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Letras (português/inglês).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Pedro II.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Cátedra Integração e Identidade Latino-Americana. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
2008 - 2008
Extensão universitária em Educação contra o Capital. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Maringá.
1999 - 2000
English in the Working World.
Embassy CES.


Atuação Profissional



Escola Parque, ESCOLA PARQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Atividades

01/2013 - Atual
Direção e administração, Escola Parque - Educação Infantil, .

Cargo ou função
Coordenadora Assistente de Inglês para a Educação Infantil.
11/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para a Educação Infantil
03/2003 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
03/2003 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para crianças (Educação Infantil)

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

06/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura Indígena em Pol. Educ. e Des. Sustent, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como desenvolver a alfabetização bilíngue pelo Ensino via Pesquisa?
Como produzir materiais plurilíngues nas escolas pluriétnicas?

Colégio Bertoni, COL.BERT., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e Pré, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

02/2008 - 02/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira
Redação

Ensina!, ENSINA!, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Tutora


Fórum Universitário do MERCOSUL, FOMERCO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Grupo de Trabalho

Atividades

09/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GT Políticas Linguísticas no MERCOSUL, .


Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística, IPOL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico

Atividades

08/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, .

Atividade realizada
Relatoria do projeto-piloto de Inventário Linguístico da Língua Guarani-Mbyá.
08/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, .

Serviço realizado
Diagnóstico Sociolinguístico nas escolas do Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL em Ponta Porã/Pedro Juan Caballero (PY), Foz do Iguaçu/Puerto Iguazú (AR) e Itaqui/La Cruz (AR).
03/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística - IPOL, .

Cargo ou função
Assessora Pedagógica ao Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL - PEIBF.

Faculdade União das Américas, UNIAMERICA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

08/2010 - 11/2010
Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês IV
Inglês VI

União Dinâmica de Faculdades Cataratas, UDC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação

Atividades

08/2007 - 12/2009
Ensino, Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa
Teoria da Interpretação
03/2007 - 12/2009
Ensino, Especialização em Língua Inglesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição de Segunda Língua e Ensino de Língua Estrangeira
03/2007 - 12/2009
Ensino, EStudos Avançados de Língua Inglesa e Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura Semântica da Língua Inglesa
Morfossintaxe da Língua Inglesa

Colégio Estadual Ulysses Guimarães, C.E.U.G., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

04/2007 - 02/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Língua Portuguesa

Colégio Monjolo, COL.MON., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

04/2007 - 11/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira
Redação

Companhia Siderúrgica do Atlântico, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Particular, Carga horária: 10
Outras informações
Aulas desenvolvidas e ministradas para a presidência, diretoria e engenheiros da empresa

Atividades

11/2005 - 02/2010
Ensino, Português para Estrangeiros, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Português para Estrangeiros

Creche-Escola Passo a Passo, --, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Bilíngüe (Port/Ing), Carga horária: 25
Outras informações
Atuação como professora bilíngüe para turma do Jardim II

Atividades

06/2002 - 01/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Português

Fundação Dois Irmãos, FDI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária de Inglês, Carga horária: 5
Outras informações
Aulas de inglês ministradas às crianças da comunidade da Rocinha - São Conrado/RJ.

Atividades

01/2002 - 02/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Curso de Línguas Aberto à Comunidade, CLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Ensino de Língua Inglesa, elaboração de material didático e orientações pedagógicas junto ao corpo docente da Faculdade de Letras (UFRJ) - nível de estágio e desenvolvimento docente

Atividades

01/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, IIPC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora de livros

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenadora de RH, Carga horária: 40

Atividades

01/1999 - Atual
Serviços técnicos especializados , Editora IIPC, .

Serviço realizado
Revisão de livros.
01/2000 - 01/2002
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Línguas para Funcionários.
01/2000 - 01/2002
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenadora de Recursos Humanos.
01/2000 - 01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Idealizadora do Curso de Línguas para Funcionários.


Linhas de pesquisa


1.
GT Políticas Linguísticas no MERCOSUL

Objetivo: O plurilinguismo é, hoje, um tema incontornável para as políticas dos Estados e reflete-se na implementação de uma integração regional que respeite as culturas e os modos de vida dos diferentes povos. Diversas iniciativas, em âmbito nacional, bilateral e multilateral, mostram a relevância das políticas linguísticas como foro de discussão no MERCOSUL e demais países latino-americanos, tais como: difusão das línguas oficiais do bloco, reconhecimento da diversidade linguística dos países, atenção dispensada por programas de ensino às línguas indígenas e de imigração, dentre outras. Temos, ainda, como perspectiva de ampliação da intergração regional, o Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira, um programa multilateral do Setor Educacional do MERCOSUL. Assim, é objetivo desse GT oferecer um espaço para a constituição de uma rede de conhecimento que favoreça a discussão sobre realidades sociolinguísticas latino-americanas e proposição de políticas linguísticas adequadas a tais realidades bem como sobre de demandas político-linguísticas com vistas à promoção dos direitos linguísticos e à ampliação da integração regional. Justificativa: Entendendo as questões político-linguísticas como imprescindíveis na constituição de uma integração regional que respeite as especificidades locais, o GT Política Linguística no MERCOSUL objetiva ampliar as iniciativas de valorização da diversidade linguística regional através da articulação de pesquisadores e outros atores interessados nesta essencial problemática, além de realizar discussões para a ampliação dos âmbitos de vigência das leis de promoção das línguas oficiais - Português, Espanhol e Guarani a exemplo das leis de oferta obrigatória do espanhol no Brasil - Lei N 16.161 de 05 de agosto de 2005 e de ensino de português na Argentina Ley Nº 26.468 de 17 de dezembro de 2008..


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Observatório da Educação na Fronteira - OBEDF
Descrição: Este Observatório aprofunda pesquisas para a qualificação do Ensino Fundamental em contextos plurilingues e multiculturais como o da Fronteira. É uma iniciativa que se consolida no rastro do importante Programa das Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira e ao mesmo tempo amplia o campo de observação sobre a fronteira e os processos educativos que lhes são peculiares.Tem o apoio da CAPES (Edital 038/2010/CAPES/INEP Programa Observatório da Educação) e foi concebido em articulação com as iniciativas do Ipol - Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística. Será desenvolvido em rede, ou parceria, entre este Instituto, Escolas de Ensino Fundamental e as Universidades Unisul, UFSC, UNIR e UFAC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Karina Mendes Thomaz - Integrante / Ana Paula Seiffert - Integrante / Gilvan Müller de Oliveira - Coordenador / bárbara robertson - Integrante / Isis Ribeiro Berger - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena no Território Etnoeducacional Leste - OLEEI
Descrição: O Subprojeto "Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena do Território Etnoeducacional Leste" é vinculado ao Projeto Interinstitucional (UFMG/UFSJ/UFSC/UniRio) "Práticas de interculturalidade, plurilinguismo e aprendizagem nas propostas de formação de professores e nas escolas indígenas: explorando perspectivas transdisciplinares", financiado pela CAPES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Karina Mendes Thomaz - Integrante / Ana Paula Seiffert - Integrante / Gilvan Müller de Oliveira - Coordenador / Erica Maciel Fiod - Integrante / Márcia Regina Pereira Sagaz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Política Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Português para Estrangeiros.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FARIA, Ivani Ferreira de2013FARIA, Ivani Ferreira de ; THOMAZ, K. M. . Ensino via Pesquisa: a universidade para a diversidade latino-americana. Gragoatá (UFF), v. 1, p. 137-152, 2013.

2.
THOMAZ, K. M.2010THOMAZ, K. M.. A política linguìstica do Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL: ensino de segunda língua para as áreas fronteiriças. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 11, p. 1981-4755, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
THOMAZ, K. M.. Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL: balanço, desafios e perspectivas. In: Elisa Loncon Antileo; Ana Carolina Hecht. (Org.). Educación Intercultural Bilíngüe en América Latina y el Caribe: balances, desafíos e perspectivas.. 1ed.Santiago do Chile: Câmara Chilena del Libro, 2011, v. 1, p. 330-340.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
THOMAZ, K. M.. A POLÍTICA LINGUÍSTICA DO PROJETO ESCOLAS INTERCULTURAIS BILÍNGUES DE FRONTEIRA DO MERCOSUL: ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA PARA AS ÁREAS FRONTEIRIÇAS. Línguas & Letras (UNIOESTE), Cascavel - Paraná, 01 jun. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
THOMAZ, K. M.. Onomástica supranacional Guarani e a demanda por uma política linguística na documentação individual oficial. In: XII FoMERCO - Fórum Universitário do MERCOSUL, 2011, Rio de Janeiro. XII - FoMERCO, 2011.

2.
THOMAZ, K. M.. A problemática da política linguística da UNILA. In: III SENIEE - Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2009, Francisco Beltrão. Anais do III SENIEE. Francisco Beltrão: Berzon Editora, 2009. p. 169-179.

3.
THOMAZ, K. M.. La Política Linguística de la UNLA: una comparación con el histórico brasileño. In: V Jornadas Internacionales de Educación Linguística - V JIEL, 2009, Concordia. Lenguage y Comunicación: Realidades y Desafíos, 2009.

4.
THOMAZ, K. M.. A problemática da política linguística da UNILA. In: XII JELL- Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon: Sul Gráfica e Editora Ltda., 2009.

5.
THOMAZ, K. M.. Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA: por uma poítica linguística integradora. In: VII Encontro Internacional do Fórum Universitário do Mercosul - VII FoMerco, 2009, Foz do Iguaçu. Frontera, Universidad y Crisis Internacional. Grupos de Trabalho. VII Encontro Internacional do Fórum Universitário Mercosul FoMerco., 2009.

6.
THOMAZ, K. M.. Política Linguística: gênese acadêmica e trajetória brasileira da colônia à UNILA. In: XIX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009, Cascavel. Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina - Anais do XIX CELLIP, 2009.

7.
THOMAZ, K. M.. A Política Lingüística da UNILA - um desafio. In: V Congreso de Lenguas del Mercosur, 2008, Resistência. V Congreso de Lenguas del Mercosur, 2008.

8.
THOMAZ, K. M.. As ações de Política Lingüística do Brasil antes da chegada da Corte. In: IV Seminário Nacional de Estudos da Linguagem - IV SNEL, 2008, Cascavel. Anais do IV Seminário Nacional de Estudos da Liguagem, 2008.

9.
THOMAZ, K. M.. Política Lingüística e Línguas Alóctones no Brasil: incentivo e proibições. In: X JELL - Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007, Marechal Cândido Rondon. Línguas Estrangeiras Modernas e Interculturalidade. Marechal Cândido Rondon: Edunioeste, 2007. p. 431-441.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
THOMAZ, K. M.. Estatuto das línguas espanhola e portuguesa no Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL: segunda língua ou língua estrangeira?. In: I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL, 2010, Foz do Iguaçu. I CIPLOM - Línguas, Sistemas Escolares e Integração Regional. Cascavel: Coluna do Saber, 2010. p. 164-164.

2.
THOMAZ, K. M.; SEIFFERT, A. P. . Observatório da Educação Escolar Intercultural e Bilíngue. In: I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL, 2010, Foz do Iguaçu. I CIPLOM - Línguas, Sistemas Escolares e Integração Regional. Cascavel: Coluna do Saber, 2010. p. 67-68.

3.
THOMAZ, K. M.. PEIBF: Muito além dos conteúdos previstos. In: III FLA - Tercer Foro de Lenguas ANEP, 2010, Montevidéu. Tercer Foro de Lenguas de ANEP, 2010. p. 6-6.

4.
THOMAZ, K. M.. A polítca Linguística da UNILA: educação linguística para um mundo plural. In: III ENPLE - Encontro Nacional de Política de Língua(s) e Ensino, 2009, Brasília. III ENPLE - Avaliando políticas linguísticas para um mundo plural, 2009.

5.
THOMAZ, K. M.. Por que somente o Português? A história da língua no Brasil. In: II SENIEE - Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2007, Francisco Beltrão. II Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas - SENIEE. Francisco Beltrão: Calgan, 2007. p. 129-129.

6.
THOMAZ, K. M.. O Inglês para Crianças: exclusão social?. In: XIV InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Caderno de Resumos do XIV InPLA, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
THOMAZ, K. M.. Ensino via Pesquisa - a universidade para a diversidade latinoamericana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
THOMAZ, K. M.. Onomástica supranacional Guarani e a demanda por uma política linguística na documentação individual oficial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
THOMAZ, K. M.. PEIBF: Muito além dos conteúdos previstos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
THOMAZ, K. M.. Estatuto das línguas espanhola e portuguesa no Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL: segunda língua ou língua estrangeira?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
THOMAZ, K. M.; SEIFFERT, A. P. . Observatório da Educação Escolar Intercultural e Bilíngue. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
THOMAZ, K. M.. Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL: balanço, desafios e perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
THOMAZ, K. M.. A problemática da política linguística da UNILA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
THOMAZ, K. M.. La Política Linguística de la UNILA: una comparación con el histórico brasileño. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
THOMAZ, K. M.. A problemática da política linguística da UNILA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
THOMAZ, K. M.. Política Linguística: gênese acadêmica e trajetória brasileira da colônia à UNILA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
THOMAZ, K. M.. Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA: por uma política linguística integradora. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
THOMAZ, K. M.. As ações de política lingüística do Brasil antes da chegada da Corte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
THOMAZ, K. M.. A Política Lingüística da UNILA um desafio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
THOMAZ, K. M.. Política Lingüística e Línguas Alóctones no Brasil: incentivo e proibições. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
THOMAZ, K. M.. Por que somento o Português? A história da língua no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
THOMAZ, K. M.. O Inglês para crianças: exclusão social?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
THOMAZ, K. M.; TRIDAPALII, K.S. . Relatório do Projeto-Piloto Inventário Nacional da Língua Guarani-Mbyá. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
SALLES, R. ; THOMAZ, K. M. . Revista Scriptor. 2010. (Editoração/Periódico).

2.
THOMAZ, M. ; PITAGUARI, A. ; THOMAZ, K. M. . Redação e Estilística Conscienciolágica. 2009. (Editoração/Livro).

3.
BITTENCOURT, J. ; THOMAZ, K. M. . Maternidade e Antimaternidade Lúcida. 2009. (Editoração/Livro).

4.
SALLES, R. ; THOMAZ, K. M. . Consciência em Revolução. 2003. (Editoração/Livro).

5.
VICENZI, L. ; THOMAZ, K. M. . Coragem para Evoluir. 2001. (Editoração/Livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congreso Argentino-Latinoamericano de Derechos Humanos - Repensar la Universidad en la Diversidad Latinoamericana. Ensino via Pesquisa - a universidade para a diversidade latinoamericana. 2011. (Congresso).

2.
I Seminário de Gestão em Educação Linguística de Fronteira no Mercosul. 2011. (Seminário).

3.
XII FoMERCO - Fórum Universitário do MERCOSUL.Onomástica supranacional Guarani e a demanda por uma política linguística na documentação individual oficial. 2011. (Outra).

4.
I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL. Estatuto das línguas espanhola e portuguesa no Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL: segunda língua ou língua estrangeira?. 2010. (Congresso).

5.
II Congreso Internacional del Conocimiento. Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL: balanço, desafios e perspectivas. 2010. (Congresso).

6.
III FLA - Tercer Foro de Lenguas ANEP.PEIBF: Muito além dos conteúdos previstos. 2010. (Outra).

7.
Seminário Intercultural e Formação de Professores Indígenas: análise das experiências em curso. 2010. (Seminário).

8.
III ENPLE - Encontro Nacional de Política de Língua(s) e Ensino.A política linguística da UNILA: educação linguística para um mundo plural. 2009. (Encontro).

9.
III SENIEE - Seminário Nacional INterdisciplinar em Experiências Educativas.A problemática da política linguística da UNILA. 2009. (Seminário).

10.
VII FoMerco - Encontro Internacional do Fórum Universitário do Mercosul.Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA: por uma política linguística integradora. 2009. (Encontro).

11.
V JIEL - V Jornadas Internacionales de Educación Linguística.La Política Linguística de la UNILA: una comparación con el histórico brasileño. 2009. (Outra).

12.
XII JELL- Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.A problemática da política linguística da UNILA. 2009. (Outra).

13.
XIX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Política Lingüística: gênese acadêmica e trajetória brasileira da colônia à UNILA. 2009. (Seminário).

14.
IV SNEL- IV Seminário de Estudos da Linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem: 200 anos da chegada da família real ao Brasil - formação de identidade(s) lingüística(s).As ações de política lingüística do Brasil antes da chegada da Corte. 2008. (Seminário).

15.
V Congreso de Lenguas del Mercosur. A Política Lingüística da UNILA um desafio. 2008. (Congresso).

16.
II SENIEE - Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas.POR QUE SOMENTE O PORTUGUÊS? A HISTÓRIA DA LÍNGUA NO BRASIL. 2007. (Seminário).

17.
X JELL - Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Política Lingüística e Línguas Alóctones no Brasil: incentivo e proibições. 2007. (Outra).

18.
Construção de Valores na Sociedade Contemporânea. 2005. (Outra).

19.
XIV InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.O Inglês para Crianças: exclusão social?. 2004. (Simpósio).

20.
IV CELERJ - A arte, a cultura, a literatura e a língua como modificadores da sociedade e redutores da exclusão social. 2001. (Congresso).



Outras informações relevantes


Participante do Grupo de Trabalho Política Linguística do Fórum Universitário do Mercosul (GT PL/FoMerco).
Pesquisadora, 2004/2005, do grupo de pesquisa "Política Lingüística no Brasil e no Mercosul", coordenado pela Professora Doutora Monica Savedra e financiado pela FAPERJ.
Pesquisadora do grupo "Línguas em Contato: bilinguismo, bilingualidade e diglossia", coordenado pelo Professor Doutor Jürgen Heye e cadastrado no CAPES.
Aprovada em 1o. Lugar no Concurso Público de 2007 da Secretaria de Educação do Paraná, núcleo Foz do Iguaçu.



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