Kelly Cristina Nascimento Day

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2874662399167330
  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Kelly Cristina Nascimento Day é graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (1994), fez especialização em tradução português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de janeiro - UERJ (2004) mestrado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2005) e doutorado em Estudos da Linguagem, com ênfase em politicas linguisticas, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016) . Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amapá - UEAP . Participou da implantação do ensino do francês língua estrangeira na rede pública estadual de ensino no Amapá e coordenou a 1ª habilitação em Língua Francesa da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Tem experiência na área de ensino de línguas e Lingüística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kelly Cristina Nascimento Day
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, K. C. M.;NASCIMENTO DAY, KELLY CRISTINA;DAY, K.C.N.;DAY, KELLY CRISTINA NASCIMENTO

Endereço


Endereço Profissional
Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação.
AV. Independência - S/N
Central
68900-000 - Macapa, AP - Brasil
Telefone: (096) 32125262


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Politicas Linguisticas Educativas em conflito no Amapa: Impactos e contradições da LDB 9394/96 e da lei 11.161/2005, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Monica Maria Guimarães Savedra.
Palavras-chave: Politica Linguistica Educativa;; Ecolinguistica; Ensino de linguas; Fronteira franco-brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguistica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA FRANCESA.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em ESTUDOS DA LINGUAGEM.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A Situação Sociolingüística da Fronteira Franco-Brasileira: Oiapoque & Saint Georges,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Jürgen Walter Bernd Heye.
Palavras-chave: bilingüísmo; contato; fronteira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Tradução Português/Francês/Português. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Tradução de provérbios.
Orientador: Maria Cristina Batalha.
1990 - 1994
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formação de professores em parceria CLE INTERNACIONAL E FRANÇAIS DANS LE MO. (Carga horária: 20h).
Associação de Professores de Francês do Amapá, APROFAP, Brasil.
2016 - 2016
Politicas de linguagem, com ênfase em contato linguístico. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Enseigner l'intercompréhension en langues romanesà un jeune public.
Organisation Internationale de la Francophonie, OIF, França.
2007 - 2007
Linguistique et Didactique du FLE. (Carga horária: 18h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2003 - 2003
Discurso em Contextos Profissionais e Pedagógicos. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2001 - 2002
DALF.
Ministère de la Jeunesse, de l'Éducation et de la Recherche, MJER, França.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pro-Reitor de Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Assistente de Língua e Literatura Francesa.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Letras, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Francesa I Língua Francesa III

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Graduação, .

Cargo ou função
Presidente.
11/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-graduação da UEAP, .

06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Responsàvel pela Elaboração do Centro de Idiomas da UEAP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsàvel pela elaboração do projeto do Centro de Idiomas da UEAP.
09/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitàrio - CONSU, .

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho Universitario.
07/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Nucleo Docente estruturante, .

Cargo ou função
Membro do NDE do cursode Letras da UEAP.
02/2014 - Atual
Ensino, Licencatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Francesa I
Literatura Francesa III
Metodologia de Ensino da Lingua Francesa
Lingua Francesa II
Lingua Francesa III
Lingua Francesa IV
11/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UEAP, .

Atividade de extensão realizada
I Simpósio de Línguas da UEAP.
08/2009 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA FRANCESA I E II
LÍNGUA FRANCESA III
LÍNGUA FRANCESA IV
LÍNGUA FRANCESA V
LITERATURA FRANCESA
LITERATURA FRANCÓFONA
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA

Governo do Estado do Amapá, GEA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Francesa ( I, II, III, IV, V, VI, VII) no Centro Estadual de Língua e Cultura francesa Danielle Mitterand

Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Membro do Grupo piloto de implantação do francês na grade de ensino no Amapá. Professor de Língua Francesa no Centro de Língua e cultura Francesa Danielle Mitterrand.

Atividades

03/1996 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Francesa
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira
Metodologia de ensino da Língua Portuguesa
Redação
07/2002 - 08/2002
Estágios , Secretaria de Estado da Educação, .

Estágio realizado
Stage de perfectionnement pour professeurs de français langue étrangère.
02/1998 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Estado da Educação, .

Cargo ou função
Membro do Grupo piloto de implantação do ensino da lingua francesa na rede pública estadual de ensino.

Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Francesa VI Língua Francesa VII Estágio Supervisionado em Língua Francesa Didática do FLE I

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador da Habilitação em Língua Francesa, Carga horária: 40
Outras informações
Convênio 813/2000 entre o Governo do Estado do Amapá e a Universidade Federal do Amapá para formação em caráter intensivo de 100 professores de francês para atuarem na rede pública estadual.

Atividades

01/2013 - Atual
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didatica das Linguas I
Didatica das Linguas II
Estágio Supervisionado
Língua Francesa VI
Língua Francesa VII
Estagio Supervisionado em Lingua Francesa
01/2000 - 01/2003
Ensino, Habilitação em Língua Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino I e II
Língua Francesa VII
Língua Francesa VI
Língua Francesa V
Língua Francesa IV
Língua francesa III
Língua Francesa II
Língua Francesa I
03/2001 - 12/2001
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador da Habilitação em Lingua Francesa da UNIFAP.
10/2000 - 10/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissao organizadora do evento Formação do sistema de ensino a distância - VIF@X.

FACULDADE DE MACAPÁ, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

Atividades

08/2005 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado
Língua Portuguesa
Linguística I e II
Morfossintaxe I e II
Oficina de leitura e escrita
Semântica
Sociolingüística e ensino
02/2008 - 02/2008
Extensão universitária , propex, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do III Simpósio de Letras da FAMA.

Instituto de Ensino Superior do Amapá, IESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

01/2008 - 07/2014
Ensino, Especialização em Língua Francesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Civilização Francesa
Linguística Aplicada à língua Francesa
O ensino-aprendizagem da língua escrita: compreensão de textos.
O ensino-aprendizagem da pronúncia
Politicas linguisticas


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Linguas e Inclusao
2.
Multiletramentos e ensino de Linguas
3.
Politicas Linguisticas Educativas
4.
Perspectivas do contato linguistico de fronteira


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Variação, crenças e atitudes linguísticas no ensino de línguas.
Descrição: Estudo das marcas sociais, linguísticas e culturais das línguas, suas repercussões nas práticas didático-pedagógicas; Convicções que alunos e professores têm sobre o ensino/aprendizagem das línguas, maternas, segundas ou estrangeiras, e outros elementos à ela relacionados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Kelly Cristina Nascimento Day - Coordenador.
2016 - Atual
Cooperação, Internacionalização Universitária e Mobilidade Acadêmica na UEAP.
Descrição: Estudo de processos internos de construção, condução e gestão de uma política de internacionalização da Universidade a partir da aprendizagem de línguas na universidade. Construção de um quadro conceitual dos processos de internacionalização da educação e sua consolidação nas universidades a partir do estudo de línguas na Universidade do Estado do Amapá.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Kelly Cristina Nascimento Day - Coordenador / Mileny Távora de Mendonça - Integrante / Edielson de Souza Silva - Integrante / Wanne Karoline Souza de Miranda - Integrante / Andrea Figueira - Integrante.
2015 - Atual
Politcas linguisticas, inclusao e ensino de linguas no Brasil
Descrição: Estudos das politicas inclusivas de ensino de línguas no Brasil ; aspectos formativos e metodológicos do ensino de línguas estrangeiras para e em situações de inclusão. Discussão e comparação com politicas já adotadas no MERCOSUL e União europeia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kelly Cristina Nascimento Day - Coordenador / Mileny Távora de Mendonça - Integrante.
2006 - 2009
As Línguas da fronteira franco-brasileira e a influência do contato na variação do português regional
Descrição: Estudo sobre o contato lingüístico francês, português, patuá e créole Guianense e as influências que estas línguas exercem no português brasileiro no nível lexical, morfossintático e semântico na fronteira franco-brasileira: Oiapoque & Saint Georges..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kelly Cristina Nascimento Day - Coordenador / Mileny Távora de Mendonça - Integrante.Financiador(es): FACULDADE DE MACAPÁ - Remuneração.


Projetos de extensão


2014 - 2014
I Simpósio de Línguas da UEAP
Descrição: Espaço de discussão em torno do ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores e diversidade de línguas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Estagio de Imersão linguística
Descrição: Projeto que visa proporcionar a realização de pesquisa sobre representação linguística na fronteira com a Guiana Francesa por cerca de 20 alunos da graduação português-francês na UEAP..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Kelly Cristina Nascimento Day - Coordenador / Mileny Távora de Mendonça - Integrante / Annick Marie Belrose - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Amapá - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2006 - 2010
Periódico: Coletânea


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAY, KELLY CRISTINA NASCIMENTO2017DAY, KELLY CRISTINA NASCIMENTO. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EDUCATIVAS: EFEITOS DA CONTEMPORANEIDADE. LETRAS ESCREVE, v. 6, p. 39, 2017.

2.
DAY, K. C. N.2016DAY, K. C. N.; NASCIMENTO DAY, KELLY CRISTINA . A ilha Amapá - panorama ecolingístico da fronteira franco-brasileira. Cadernos de Letras, v. 26, p. 99-120, 2016.

3.
NASCIMENTO DAY, KELLY CRISTINA2015NASCIMENTO DAY, KELLY CRISTINA; GUIMARÃES SAVEDRA, MÔNICA MARIA . O ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil: questões de ordem político-linguísticas. Fórum Linguistico (Online), v. 12, p. 560, 2015.

4.
DAY, K. C. N.2013DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Fronteiras linguísticas e fronteiras políticas: relações linguísticas e socio-históricas na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. Cadernos de Letras da UFF, v. 1, p. 163, 2013.

5.
DAY, K. C. N.2012DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Ensino de Língua Estrangeira no Brasil: entre a escolha obrigatória e a obrigatoredade voluntária. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 1, p. 1, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DAY, K.C.N.; MENDONCA, M. T. (Org.) ; Trindade, L C (Org.) . Unis dans la diversité: le français langue frontière. 1. ed. MACAPA: UEAP, 2016. v. 1. 233p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . La situation Sociolinguistique de la Frontiére Franco-Brésilienne: oiapoque & Saint-Georges. In: Congrés Brésilien des professeurs de Français, 2007, João Pessoa. Actes - XVI congrés Brésilien des professeurs de Français. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2007. v. 1. p. 128-143.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Conflito de políticas linguísticas no Amapá: Ensaio de avaliação. In: SAPPIL - Seminário dos alunos dos programas de pós-graduação do Instituto de letras da UFF, 2013, Niteroi. Caderno de resumos do SAPPIL 2013, 2013. v. 1. p. 40-41.

2.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . La situation sociolinguistique de la frontière franco-brésilienne: Oiapoque et Saint Georges. In: XVI ème Congrès Brésilien des Professeurs de Français, 2007, João Pessoa. Actes: XVIème congrès Brésilien des Professeurs de Français. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2007. v. I. p. 128-143.

Artigos aceitos para publicação
1.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Políticas Linguísticas Educativas: Efeitos da contemporaneidade. LETRAS ESCREVE, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO DAY, KELLY CRISTINA. Políticas Linguísticas Educativas: Efeitos da contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Políticas Linguísticas Educativas: Efeitos da contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO DAY, KELLY CRISTINA . Políticas Linguísticas em conflito no ensino de línguas estrangeiras no Amapá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DAY, K.C.N.. Políticas Linguísticas em conflito no ensino de Línguas no Amapá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . De l'approche communicative à la perspective actionnelle: la place de la compétence sociolinguistique dans les manuels de français langue étrangère.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Représentation et Politiques linguistiques: l'utilité du français langue étrangère en Amapá d'après les apprenants du Centro de Língua Francesa Danielle Mitterrand. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . A Política linguística de ensino de língua estrangeira no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . A Política linguística de ensino de língua estrangeira no Brasil: entre a obrigatoriedade e a escolha.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . La Situation Sociolingüistique de la Frontiére Franco-Bresilienne: Oiapoque & Saint Georges. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, K. C. M.. Reavaliação do Plano de Atividades Individuais Docentes da UEAP. 2016.

2.
DAY, K. C. N.; DAY, K.C.N. . Parecerista AD HOC - Avaliação de projetos de Iniciação Científica - PROPESG/DPq/ UNIFAP. 2016.

3.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T. ; LATTIES, L. ; BELROSE, A. M. ; NASCIMENTO, K. C. M. . Projeto de pós-graduação Lato Sensu em Línguas estrangeiras. 2015.

4.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T. ; LATTIES, L. ; MARINO, F. ; SILVA, E. S. ; ROMERO, S. P. S. ; NUNES, M. E. G. ; ARAUJO, F. X. S. ; NASCIMENTO, K. C. M. . Projeto de Criação do Centro de Idiomas da UEAP. 2015.

5.
DAY, K. C. N.; LATTIES, L. ; MENDONCA, M. T. ; SILVA, B. M. S. E. ; RIBEIRO, F. C. ; TAKEDA, W. M. ; ALENCAR, E. C. ; SANTOS, P. J. O. ; NASCIMENTO, K. C. M. . Regulamentação das Atividades referentes a mobilidade acadêmica nacional e internacional da UEAP. 2015.

6.
DAY, K. C. N.; Trindade, L C ; MENDONCA, M. T. ; NASCIMENTO, K. C. M. . Construção da Proposta Curricular de Língua Estrangeira - Francês do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Amapá. 2015.

7.
DAY, K. C. N.; MARINO, F. ; OLIVEIRA, E. S. ; ARAUJO, F. X. S. ; NASCIMENTO, K. C. M. . Criação da Revista Científica de Letras da UEAP. 2015.

8.
DAY, K. C. N.; MARINO, F. ; VASCONCELOS, E. ; LATTIES, L. ; NASCIMENTO, K. C. M. . Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras da UEAP. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DAY, K. C. N.; GOMES, I. ; CARVALHO, B. ; NASCIMENTO, K. C. M. . O Ensino de Linguas estrangeiras no Amapa - Perspectivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DAY, K. C. N.; LATTIES, L. ; MELO, D. ; NASCIMENTO, K. C. M. . Política Linguística Educativa: O ensino de língua estrangeira no Amapá. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
DAY, K. C. N.; PEREIRA, T. ; RICORDEL, A. ; NASCIMENTO, K. C. M. . Salto Para o Futuro - Revitalização do ensino do francês no Brasil. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
DAY, K.C.N.; Trindade, L C ; MENDONCA, M. T. . Proposta Curricular de Lingua Estrangeira - Francês. 2015. (Assessoria).

2.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . O Ensino-aprendizagem da pronúncia em língua francesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Linguística Aplicada à Língua Francesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Política Linguística e o ensino do português. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Análise de manuais de FLE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T. ; Trindade, L C ; Batista, A N M ; NASCIMENTO, K. C. M. . Atelier de Comprehension Orale. 2013. .

7.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T. ; Trindade, L C ; Batista, A N M ; NASCIMENTO, K. C. M. . Atelier de Production Orale. 2013. .

8.
NASCIMENTO, K. C. M.. Ensino-aprendizagem da pronúncia do francês. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Linguística Aplicada à Língua Francesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Civilização Francesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . O Ensino/Aprendizagem da Língua Escrita: Compreensão de Textos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Civilização Francesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
NASCIMENTO, K. C. M.. Programa de Interiorização. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
NASCIMENTO, K. C. M.. Programa de Interiorização. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NASCIMENTO, K. C. M.; Santos, M. Leonaide. Participação em banca de Alcioneide Barbosa Ramos; Daniela dos Santos; Jean F. Moraes. Estratégias de ensino - aprendizagem em língua estrangeira segundo a visão de Oxford e a restituição do aluno na oralidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Francesa) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.

2.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Danielei Castro; Ieda Coelho; Leila Ferreira. A Necessidade de Recursos estruturais e didáticos que demandam o ensino de Língua Francesa: Um estudo realizado nas escolas de ensino regular Maria Cavalcante e Coaracy Nunes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Francesa) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.

3.
DAY, K. C. N.; SACRAMENTO, S. M. S.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Bruna Gonzales; Dayane Dos Santos; Leno Callins. Os Traços do movimento feminista nas obras da poetisa amapaense Carla Nobre. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Francesa) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DAY, K.C.N.; NOBRE, E.; NOVAES, V. S. M.. Participação em banca de Fernando Corrêa da Silva.Evasão Escolar na EJA: Um estudo de caso sobre os principais fatores que contribuem para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

2.
DAY, K.C.N.; SILVA, B. T. F.; COSTA, D. D.. Participação em banca de Alielson Gomes de Oliveira.Processos e Metodos de Alfabetização Aplicados na EJA em Mazagão: estudo de caso na escola Otávio Caldeira Afonso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

3.
DAY, K.C.N.; SACRAMENTO, S. M. S.; GOMES, S. N. S.. Participação em banca de Tassia Malena Leal Costa.Representção, Atitude Linguística e Estereótipo nas canções de Adoniram Barbosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

4.
DAY, K.C.N.; NOGUEIRA, H. C.; SANTOS, M. A.. Participação em banca de Ivania Marques Augusto.A Orientação Sexual na Educação Infantil na Colônia Agrícola do Matapi/Porto Grande - AP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

5.
DAY, K. C. N.; PEREIRA, M. M. A.; MATOS, B. S. S.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Úrsula Stephanie Ferreira de Souza.A Dislexia no contexto escolar: Um estudo sobre a percepção do professor e a identificação da criança disléxica nas escolas de ensino fundamental I da zona urbana de Macapá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencatura em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

6.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T.; BARROS, R.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Dálete Pereira Dias; Ana Adélia Monteiro Baia.Estrutura Tópico/Comentário na oralidade dos falantes das regiões ribeirinhas do entorno de Macapá.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ.

7.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T.; BARROS, R.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Francisca Marciléia Rodrigues; Esaú Silva Nunes.Interpretação textual: Dificuldades encontradas por alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ.

8.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T.; BARROS, R.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Marcia Amélia Abreu da Conceição.A variação lexical no linguajar dos camelôs do centro comercial de Macapá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ.

9.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T.; BARROS, R.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Daiane Figueiredo Neves; Patrícia Paula de Carvalho.A intertextualidade em comerciais televisivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ.

10.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Edinaldo Correa Lima; Hendrickson Lacerda e José Q. Pastana.Variação e Preconceitos Linguísticos nas Cantigas de Marabaixo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ.

11.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M.. Participação em banca de Adriana S. de Souza; Maria Arlene da C. Guedes e Nilza Pinhe.Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e portuguesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DAY, K. C. N.; ARRUDA, A. P. C.; GOMES, A. A. S.; NASCIMENTO, K. C. M.. Concurso público magistério superior. 2015. Universidade Federal do Amapá.

2.
NASCIMENTO, K. C. M.; Lucianne Alfaia. Processo Seletivo para Docentes. 2010. Universidade do Estado do Amapá.

3.
NASCIMENTO, K. C. M.; MENDONCA, M. T.; Couto, Aldenice. Processo Seletivo Simplificado. 2007. Universidade do Estado do Amapá.

Outras participações
1.
DAY, K. C. N.; MENDONCA, M. T.; TAVARES, I. L.; NASCIMENTO, K. C. M.. Processo Seletivo para professor. 2015. Universidade do Estado do Amapá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio de Letras da UEAP.Politicas Linguísticas e Formação docente. 2017. (Simpósio).

2.
II Seminário de linhas de pesquisa do curso de Letras da UEAP.A pesquisa em Políticas Linguisticas. 2016. (Seminário).

3.
Jornada de Língua Francesa.Políticas Linguísticas Educativas: Efeitos da contemporaneidade. 2016. (Outra).

4.
I Colóquio do Laboratório de Pesquisa em Estudos de Contato Linguístico.Políticas Linguísticas em conflito no ensino de Línguas Estrangeiras no Amapá. 2015. (Outra).

5.
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá; III FórAP. 2015. (Congresso).

6.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

7.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Repercussões da lei 11.161/2005 sobre a política linguística da fronteira franco-brasileira. 2015. (Congresso).

8.
Seminario Sociolinguistica e Dialetologia: dados que se cruzam, caminhos que se completam. 2015. (Seminário).

9.
II Encontro dos Professores de Francês do Amapá.De l'approche communicative à la perspective actionnelle: la place de la compétence sociolinguistique dans les manuels de français langue étrangère.. 2014. (Outra).

10.
I Simpósio de Línguas da UEAP.O livro didático de língua estrangeira. 2014. (Simpósio).

11.
I Simpósio de Línguas da UEAP.Política Linguística Educativa: O ensino de língua estrangeira no Amapá. 2014. (Outra).

12.
IV Jornada de Estudos de Linguagem. 2013. (Outra).

13.
Palestra Mudança Gramatical: Analogia, Reanálise, Gramaticalização.. 2013. (Outra).

14.
XIV Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de São Paulo: L'interculturel en cours de langue. 2013. (Outra).

15.
XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Représentation et Politiques linguistiques: l'utilité du français langue étrangère en Amapá d'après les apprenants du Centro de Língua Francesa Danielle Mitterrand. 2013. (Congresso).

16.
Minicurso: As políticas linguísticas da Africa. 2012. (Outra).

17.
Minicurso: Neurônios espelho: Ação - Linguagem - Emoção.. 2012. (Outra).

18.
Minicurso O Funcionamento discursivo na perspectiva de Dominique Maingueneau. 2012. (Outra).

19.
Oficina: Como se faz a edição de um livro?. 2012. (Oficina).

20.
Palestra: De la voix au point de vue: la linguistique textuelle à l'épreuve de Georges Perec et Raymond Roussel. 2012. (Outra).

21.
Seminário: O que é Pragmática. 2012. (Seminário).

22.
XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2012. (Congresso).

23.
Atelier Les Interactions verbales et la construction du discours en classe de FLE. 2011. (Outra).

24.
III Jornada Científico-Cultural: Língua, Literatura e Ensino do FLE. 2011. (Outra).

25.
Minicurso Apprendre et enseigner avec les genres textuels dans une perspective actionelle. 2011. (Outra).

26.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2011. (Congresso).

27.
I Jornada Científico - Cultural de Francês Língua Estrangeira. 2009. (Encontro).

28.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2009. (Congresso).

29.
Stage Intensif " Linguistique et Didactique du FLE. 2007. (Outra).

30.
XVI ème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. La situation sociolinguistique de la frontière franco-brésilienne: Oiapoque et Saint Georges. 2007. (Congresso).

31.
XV Congrès brésilien des professeurs de français. 2005. (Congresso).

32.
Stage de Perfectionnement Pour Professeurs de Français Langue étrangère. 2002. (Outra).

33.
Sedrifrale XII. 2001. (Congresso).

34.
Journée du Système Multimédia pour l'apprentissage des langues VIFAX. 2000. (Encontro).

35.
Stage de Formation de Professeur. 1999. (Outra).

36.
Stage de Formation méthodologique en Français Langue Étrangère. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO DAY, KELLY CRISTINA; DAY, K. C. N. ; COUTO, D. T. ; UBAIARA, A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2016. (Outro).

2.
NASCIMENTO, K. C. M.; D. Danielle ; UBAIARA, A. ; DAY, K. C. N. . III Fórum das Licenciaturas da UEAP. 2015. (Outro).

3.
NASCIMENTO, K. C. M.; D. Danielle ; UBAIARA, A. ; DAY, K. C. N. . I Congresso Internacional de Formação de professores do Amapá. III Fórum das Licenciaturas da UEAP. 2015. (Congresso).

4.
NASCIMENTO, K. C. M.; Trindade, L C ; MENDONCA, M. T. ; DAY, K. C. N. . XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2015. (Congresso).

5.
NASCIMENTO, K. C. M.; MARINO, F. ; DAY, K. C. N. . I Seminário de Linhas de Pesquisa do Colegiado de Letras da UEAP. 2015. (Outro).

6.
NASCIMENTO, K. C. M.; MENDONCA, M. T. ; DAY, K. C. N. . I Simpósio de Línguas da UEAP. 2014. (Outro).

7.
NASCIMENTO, K. C. M.; DAY, K. C. N. ; MENDONCA, M. T. ; SACRAMENTO, S. M. S. . Simpósio de Letras da FAMA: Linguagem: da História ao uso, da produção oral a produção escrita.. 2008. (Outro).

8.
NASCIMENTO, K. C. M.; Ferreira, M. Vagneide ; DAY, K. C. N. . FORMAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA - VIFAX. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Silvaneide Santos Menezes. A CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO COM O CEGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DIALOGO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licencatura em Letras) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Helon Rodrigues Brito. O PAPEL DA LEI 1.406/09. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Francesa) - Instituto de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

2.
Lucival do Nascimento Rosa. ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO AMAPÁ. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Francesa) - Instituto de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

3.
Elizete Florindo; Luana Gonzalez; Reinaldo Bitencourt; Monic. A importância de um método de FLE na educação básica do estado do Amapá. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Francesa) - Instituto de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

4.
Diele Maria Pontes; Flávia dos Santos Pontes; Josiane Lobo;. O ensino da língua estrangeira para alunos surdos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Francesa) - Instituto de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Silvaneide Santos Menezes. A Formação de professores de língua estrangeira e os desafios da Inclusão do Deficiente Visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licencatura em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

2.
Tassia Malena Leal Costa. Representação, Atitude Linguística e Estereótipo nas canções de Adoniram Barbosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

3.
Ivania Marques Augusto. A ORIENTAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔNIA AGRÍCOLA DO MATAPI/PORTO GRANDE-AP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

4.
ALIELSON GOMES DE OLIVEIRA. PROCESSO E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO APLICADOS NA EJA EM MAZAGÃO: Estudo de caso na escola Otávio Caldeira Afonso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

5.
FERNANDO CORRÊA DA SILVA. EVASÃO ESCOLAR NA EJA: Um estudo de caso sobre os principais fatores que contribuem para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

6.
Daiane Figueiredo Neves; Patrícia Paula de Carvalho. A intertextualidade em comerciais televisivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

7.
Marcia Amélia Abreu da Conceição. A variação lexical no linguajar dos camelôs do centro comercial de Macapá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

8.
Esaú Silva Nunes; Francisca Marcileia Rodrigues. Interpretação textual: Dificuldades encontradas por alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

9.
Rodrigo de Souza Andrade. O Ensino-aprendizagem da Língua Francesa no Ensino Médio: a falta ou não de uma metodologia adequada.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licencatura em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

10.
Suzane Cristina Nunes Palmerim. A Importancia do Ensino do Francês no Amapá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licencatura em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.

11.
Edna Celene Gurjão do Nascimento e Eudenice Gomes dos Santos. A variação lingüística e a attitude do professor diante do erro do aluno. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - FACULDADE DE MACAPÁ. Orientador: Kelly Cristina Nascimento Day.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DAY, K. C. N.2012DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Ensino de Língua Estrangeira no Brasil: entre a escolha obrigatória e a obrigatoredade voluntária. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 1, p. 1, 2012.

2.
DAY, K. C. N.2013DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Fronteiras linguísticas e fronteiras políticas: relações linguísticas e socio-históricas na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. Cadernos de Letras da UFF, v. 1, p. 163, 2013.

3.
DAY, K. C. N.2016DAY, K. C. N.; NASCIMENTO DAY, KELLY CRISTINA . A ilha Amapá - panorama ecolingístico da fronteira franco-brasileira. Cadernos de Letras, v. 26, p. 99-120, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . A Política linguística de ensino de língua estrangeira no Brasil: entre a obrigatoriedade e a escolha.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Représentation et Politiques linguistiques: l'utilité du français langue étrangère en Amapá d'après les apprenants du Centro de Língua Francesa Danielle Mitterrand. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . De l'approche communicative à la perspective actionnelle: la place de la compétence sociolinguistique dans les manuels de français langue étrangère.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DAY, K.C.N.. Políticas Linguísticas em conflito no ensino de Línguas no Amapá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Políticas Linguísticas Educativas: Efeitos da contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Linguística Aplicada à Língua Francesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
DAY, K. C. N.; NASCIMENTO, K. C. M. . Linguística Aplicada à Língua Francesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, K. C. M.; MENDONCA, M. T. ; DAY, K. C. N. . I Simpósio de Línguas da UEAP. 2014. (Outro).

2.
NASCIMENTO, K. C. M.; D. Danielle ; UBAIARA, A. ; DAY, K. C. N. . I Congresso Internacional de Formação de professores do Amapá. III Fórum das Licenciaturas da UEAP. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 15:54:45