Silvio Pereira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7111194454645567
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


É doutor na área de linguagem e educação pela Faculdade de Educação da USP ? Universidade de São Paulo, mestre em Letras na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André ? Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. É professor de Literatura e Língua Portuguesa e exerce a função de coordenador dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvio Pereira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, S. P.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Linguagem e Educação - FEUSP.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Literatura e ensino: o estudo da literatura contemporânea no livro didático de nível médio no Brasil e Argentina, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Dr(a). Neide Luzia de Rezende.
Palavras-chave: Leitura; Língua; Literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 2001
Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As personagens de L'Hora Violeta de Montserrat Roig à luz da Odisséia,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Valéria de Marco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1991 - 1992
Especialização em Teoria da literatura e Literatura Comparada. (Carga Horária: 384h).
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Título: Teoria da Literatura e Literatura Comparada.
1988 - 1990
Graduação em Letras Português/Inglês.
Faculdade de São Bernardo do Campo, FASB, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Español (Lengua y cultura). (Carga horária: 45h).
Universidade de Salamanca, USAL, Espanha.
2010 - 2010
Sustentabilidade. (Carga horária: 12h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Docência em cenário virtual - Básico. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Sustentabilidade. (Carga horária: 40h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Fleses - Sustentabilidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
EAD. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2006 - 2006
EAD. (Carga horária: 16h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Educação USP, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador do Curso de Graduação: Letras Língua Estrangeira EAD

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor e coordenador de curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona nos cursos de Letras as disciplinas: Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Gramática e Produção de texto; Literatura Hispano-americana

Atividades

08/2006 - 12/2006
Ensino, Portugues Línguas e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Correntes da Crítica
08/2006 - 12/2006
Ensino, Portugues Línguas e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura Comparada
08/2006 - 12/2006
Ensino, Portugues Línguas e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura Pós Moderna

Colégio Metodista de São Bernardo do Campo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Fui contratado como professor do colégio Metodista de São Bernardo do Campo em 1999, e depois, a partir de 2005, passei a trabalhar também na Universidade Metodista de São Paulo, em cursos de graduação e pós-graduação. Em 2008, desliguei-me do colégio, ficando só na Universidade.


FIA - FACULDADE INTERACAO AMERICANA, IIBEPE_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 6


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SESP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e médio, Carga horária: 32
Outras informações
Trabalhei por mais de 20 anos na rede pública estadual, inicialmente como professor contratado e depois como efetivo, até pedir exoneração em abril de 2010.



Projetos de pesquisa


2000 - Atual
Ensino de Literatura
Descrição: Este projeto encontra-se relatado no Relatório CERT de 2000, 2002 e 2004 Retomar a discussão sobre o conceito de literatura e suas implicações no ensino de literatura. Conhecer melhor as teorias sobre a articulação das diferentes manifestações culturais, tanto num plano nacional quanto local, para repensar a apropriação dessas manifestações no ensino. Atualizar e aprofundar o conhecimento dos diferentes sistemas semióticos, buscando entender melhor a especificidade do verbal nesse sistema e em particular da literatura com vistas a potencializar a utilização desses diferentes sistemas no ensino/aprendizagem. Buscar subsídios para entender melhor a relação entre prática social e prática escolar, de modo a preservar a característica de prática social da leitura da literatura e de outras manifestações culturais legítimas, ainda que submetidas à prática escolar. Atualizar e aprofundar a questão teórica e metodológica da história da literatura e de sua instrumentalização no ensino, sobretudo no que se refere à seleção de obras e métodos de abordagem. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Neide Luzia de Rezende - Coordenador.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (4) .
Integrantes: Silvio Pereira da Silva - Integrante / Neide Luzia de Rezende - Coordenador / Mei Hua Soares - Integrante / Gabriela Rodella de Oliveira - Integrante / Alessandra Maria Moreira Gimenes - Integrante / Renata da Silva Ferreira Asbahr - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Projeto Ler e Conhecer
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Ler e Conhecer: compartilhando saberes entre universidade e comunidade
Descrição: O Projeto Ler e Conhecer: compartilhando saberes entre universidade e comunidade pretende constituir-se enquanto projeto de natureza institucional, objetivando o envolvimento das faculdades que compõem a estrutura da Universidade Metodista de São Paulo e seus respectivos cursos. O objetivo é ampliar as discussões e atividades já desenvolvidas durante o projeto ler e conhecer (desenvolvido entre 2012 e primeiro semestre de 2014). Nessa etapa do projeto, pretende-se ampliar das ações já encaminhadas em projeto anterior e, procurando despertar o interesse pela leitura em diálogo com a comunidade interna e externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Projeto de Extensão em EAD - Do que as crianças brincam? Brincadeiras tradicionais e culturas: imaginação, territórios e infâncias.
Descrição: O projeto parte da constatação de pesquisas na área da Educação que apontam o desaparecimento de algumas brincadeiras tradicionais que compõem o universo lúdico infantil. Assim, propõe, em uma perspectiva interdisciplinar que envolve os cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais ? modalidade EAD - da Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD), um projeto de extensão que tem por objetivo resgatar e compartilhar as brincadeiras tradicionais presentes nas diferentes localidades em que se inserem os polos de apoio presencial EAD. O projeto está organizado em dois momentos, em que no primeiro, os/as estudantes farão o levantamento das brincadeiras da região e o estudo do contexto social em que estas estão inseridas; e num segundo momento, a partir deste levantamento e estudo, irão elaborar e executar um plano de ação junto às instituições educacionais na perspectiva da preservação destas brincadeiras como patrimônio lúdico cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2014
Ler e Conhecer
Descrição: O Projeto Ler e Conhecer tem natureza interdisciplinar e objetiva o envolvimento do conjunto de Faculdades que compõem a estrutura da Universidade Metodista de São Paulo e seus respectivos cursos. Para tal, a proposta tem como ponto de partida o incentivo às práticas de leitura e o interesse pelo conhecimento, de forma a reafirmar a missão da Universidade em promover educação de qualidade, voltada à ?formação da pessoa humana como ser integral?, dotado de ?espírito crítico? e de capacidade de ?participação social e política?, em base a uma atuação institucional comprometida com a ?justiça e solidariedade humana, com a inclusão social? atuante ?no sentido de ultrapassar a tarefa meramente informativa, orientando-se para propiciar elementos de cultura geral à comunidade acadêmica? (PDI, 2008-2012, p. 71-72). A proposta é articular a implementação do Projeto Ler e Conhecer a partir da Faculdade de Humanidade e Direito, em integração com as demais faculdades, tanto nos cursos presenciais como naqueles na modalidade EaD..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
LIBRAS na Universidade: Reflexões e Práticas Docentes
Descrição: Resumo do projeto: Este projeto vincula-se ao Curso de Letras ? Português/Espanhol da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, da modalidade a distância e está ligado à proposta de inclusão da Universidade, especificamente à inclusão de pessoas surdas, seguindo a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a necessidade de adaptação dos órgãos públicos e privados na inclusão dos sujeitos surdos, falantes da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. O objetivo deste projeto abrange três aspectos: divulgação à comunidade da importância e da necessidade da inclusão do surdo nos meios sociais essencialmente oralizados; a conscientização dos alunos, futuros professores, sobre a posição que essa modalidade de comunicação ocupa e o treinamento dos alunos na teoria e na prática da LIBRAS capacitando-os a produzir materiais didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem da língua de sinais e a aplicar tais materiais em instituições de ensino formais e não-formais. De forma geral, a proposta deste projeto de extensão se pauta em três áreas: o curso de formação via teleaulas, o projeto de orientação de conscientização, capacitação, treinamento e a produção de materiais didático-pedagógicos para divulgação e difusão cultural da LIBRAS em comunidades distantes. Os resultados esperados são a instrumentalização de grupos em distantes regiões do Brasil participantes do curso a fim de que eles possam divulgar o conhecimento adquirido sobre a LIBRAS em suas comunidades locais, possibilitando, assim, a disseminação cultural por meio dos materiais produzidos e da aplicação deste projeto em si. Palavras-chave: Projeto, extensão, LIBRAS, difusão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Silvio Pereira da Silva - Coordenador / Prof. Ana Lúcia Trevisan - Integrante / Leda Cecília Szabo - Integrante / Osmar Roberto Pereira - Integrante.
2011 - 2012
O CINEMA E A LITERATURA
Descrição: O projeto tem o propósito de estudar a relação entre cinema e literatura, apresentando filmes que mantêm algum tipo de relação com a literatura, focando a adaptação de textos narrativos, e também outros filmes que estabeleçam uma relação com o processo literário em virtude do temas trabalhados. Algumas questões teóricas referentes à articulação literatura e cinema, serão levantadas no processo de discussão, visando a aprimorar o diálogo entre as produções artísticas. Aspectos referentes à crítica literária e cinematográfica serão abordados, através de Estudos de aspectos estéticos e estilísticos ? através da análise de filmes com propostas estéticas diferenciadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2014
Residência Pedagógica: O ensino de Literatura e as novas tecnologias - Subprojeto -PIBID
Descrição: Este projeto objetiva apresentar um cruzamento entre os estudos literários e as novas tecnologias, permitindo que se reflita sobre as novas formas de leituras, tendo em vista os novos veículos para publicação de obras literária: e-books, blogs, eReaders, Palms etc. A produção e a divulgação dos textos em ambientes virtuais criaram desafios para o educador em nosso tempo. As novas formas de circulação de obras literárias exigem também novas formas para trabalhar com a literatura na escola. Os estudos literários precisam ser modificados frente às novas tecnologias, não se trata de criar um discurso tecnocrata, mas de rever conceitos, posturas e modelos que têm sido seguidos. O ensino de literatura não deve se pautar em uma lista de informações, precisamos construir novos caminhos para ampliar as possibilidades do ensino de literatura, é preciso estabelecer contatos com outras linguagens, como explorar a análise de filmes e estabelecer relações com as artes plásticas. No mundo contemporâneo, não cabe mais a figura de um professor de literatura que apresenta análises prontas de obras literárias, é preciso saber trabalhar com diferentes linguagens. Tudo é permeado pela linguagem, seja ela oral ou escrita, e o conhecimento mais aprofundado da linguagem é indispensável para a construção de novos conhecimentos. Vivemos em um processo constante de transformação, as informações se disseminam nos meios eletrônicos e hoje sabemos que a maioria dos alunos vive em constante contato com o mundo virtual. De acordo com as orientações curriculares para o ensino médio, na área de linguagem, códigos e suas tecnologias, são fundamentais ?a integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização? (p. 7); bem como indicam que a proposta pedagógica deve ser elaborada e colocada em prática valorizando o conhecimento e os valores sociais e culturais. Seguindo essas orientações, pretendemos abordar a literatura a partir de perspectivas inovadoras, sem o rigor e os vícios de estudos marcados pelas estruturas formais dos manuais de literatura, que limitam os estudos e, muitas vezes, não propiciam a reflexão e a ampliação do conhecimento. Para o desenvolvimento do projeto tomamos como fundamentação teórica os estudos sobre leitura e linguagem desenvolvidos por Bakhtin, Jauss, Iser, Chartier, Bourdieu, dentre outros. É importante possibilitar a compreensão da pluralidade cultural existente na literatura, através da análise dos múltiplos fatores que interferem na construção de uma obra literária: a visão de mundo de um autor, que pertence à determinada cultura e classe social; o momento histórico; elementos de estilística; o período literário; entre outras referências. A literatura dialoga com outras artes, pintura, música, cinema, vídeos, por isso o foco central dos estudos será a reflexão sobre as relações entre literatura e outras artes. È fundamental o desenvolvimento de projetos que propiciem a reflexão sobre novas perspectivas de trabalho, auxiliando o professor a encontrar novos métodos e formas de desenvolver seu trabalho para melhor interagir com os jovens e poder lhes oferecer o direito de apreciar a literatura. Queremos auxiliar os estudantes universitários e os professores da escola pública a desenvolverem práticas de ensino que integrem atos de leitura de textos literários e estudo sobre aspectos da cultura universal, que interferem na produção literária. Bem como desejamos auxiliar no uso adequado das ferramentas oferecidas pelos meios tecnológicos no ensino de literatura. Convidar o aluno a pesquisar e refletir sobre as informações presentes na internet para melhor desempenho no ensino de literatura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Silvio Pereira da Silva - Coordenador / Ariana Ferreira Marquez - Integrante.


Membro de corpo editorial


2008 - 2011
Periódico: Academos (São Bernardo do Campo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Honra ao mérito - Participação qualidade coordenador do Curso de Letras - Tradutor e Intérprete da turma professor Mestre João da Silva Ribeiro Neto, Universidade Metodista de São Paulo.
2012
Honra ao mérito - Participação qualidade de Coordenador do Curso Português/Inglês e Letras - Tradutor . Patrono da turma Mestre Silvio Pereira da Silva e prof. Homenagiado da turma: Professora Dra And, Universidade Metodista de São Paulo.
2012
Honra ao mérito - Participação qualidade coordenador da turma professora Mestre Marta de Las Mercedes Contardo Jaramillo, Universidade Metodista de São Paulo.
2011
Certificado de honra ao mérito: professor Patrono da Turma professor Mestre Silvio Pereira da Silva, Universidade Metodista de São Paulo.
2011
Honra ao mérito - Participação qualidade coordenador Paraninfo Curso de Letras Português/Espanhol EAD Turma Professora Dra Ana Lucia Trevisan Pelegrino, Universidade Metodista de São Paulo.
2011
Honra ao mérito de participação na qualidade de coordenador paraninfo do Curso de Letras Portugues/Espanhol EAD Turma prof. Ana Lucia Trevisan Pelegrino, Universidade Metodista de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, S. P.; MELLO, P. S. (Org.) . Linguagem, Língua e Literatura na prática docente. 1ª. ed. São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2014. v. 01. 72p .

2.
SILVA, S. P.. Linguagem: manifestação cultural. 2. ed. São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2011. v. 1. 152p .

3.
SILVA, S. P.. Linguagem e Interpretação. 2ª. ed. São Bernardo do Campo: Editora do Autor -UMESP, 2011. v. 1. 128p .

4.
SILVA, S. P.. Linguagem: análise das estruturas linguísticas e narrativas. 4{. ed. São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2011. v. 01. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, S. P.; JARAMILLO, M. L. M. C. . CONSTRUCCIÓN PRÁCTICA DE LA UTOPÍA: ESPERANZA Y DECEPCIÓN. In: Silvio Pereira da Silva; Patricia Sosa. (Org.). Linguagem, língua e Literatura na prática docente. 1ªed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2014, v. , p. 23-30.

2.
SILVA, S. P.. O LEITOR E AS NARRATIVAS TESTEMUNHAIS. In: Silvio Pereira da Silva; Patricia Sosa. (Org.). Linguagem, Língua e Literatura na prática docente. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2014, v. 1, p. 39-44.

3.
SILVA, S. P.; MELLO, P. S. . LITERATURA INFANTIL: LEITURA, LITERATURA E INFÂNCIA.. In: Silvia Perroni de Lima Freitas. (Org.). Conhecimento: pesquisa, fundamentos e prática. 1ªed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2014, v. 01, p. 55-59.

4.
SILVA, S. P.; MARQUEZ, A. F. . ?Literatura, leitor e tecnologia: proposta para aulas mais interativas?. In: Org. BAHIA, Norinês Panicacci; SOUZA, Roger Marchesini de Quadros. (Org.). Iniciação à docência como inovação: O PIBID na Universidade Metodista de São Paulo. 1ªed.São Bernardo do Campo: UMESP, 2014, v. 272, p. 89-104.

5.
SILVA, S. P.; MELLO, P. S. . LITERATURA INFANTIL: UMA LITERATURA PARA ENCANTAR E FORMAR. In: Silvia Perroni de Lima Freitas. (Org.). Conhecimento: pesquisa, fundamentos e prática. 1ªed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2014, v. 01, p. 51-54.

6.
PERIN, A. L. ; SILVA, S. P. . ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. In: Andre Luiz Perin. (Org.). Conceitos e noções Gerais de Dissertação. 1ed.São Bernardo do Campo: Ed. do Autor - UMESP, 2012, v. 1, p. 1-256.

7.
PERIN, A. L. ; SILVA, S. P. ; SILVA, S. P. . ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. In: André Luiz Perin. (Org.). O Texto Narrativo/ a construção de paragrafos. 1ed.São Bernardo do Campo: Ed. do Autor - UMESP, 2012, v. 1, p. 68-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. P.. Os espaço da mulher na sociedade espanhola do pós-guerra. In: I Congresso brasileiro de Hispanistas, 2000, Niterói. I Congresso brasileiro de Hispanistas, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, S. P.. Literatura e ensino: estudo de literatura contemporânea na educação de nível médio no Brasil e Argentina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, S. P.. Literatura e Ensino: O Estudo da literatura Contemporânea na Educação de Nível Médio no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, S. P.. Apresentação do Projeto Ler e Conhecer para o Curso de Pedagogia - UMESP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, S. P.. The art of Work and the work of art. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
TREVISAN, P. A. L. ; SILVA, S. P. ; BRIDI, M. D. ; FURLIN, M. . Aula de leitura é necessariamente aula de literatura?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FURLIN, M. ; JARAMILLO, M. L. M. C. ; MELLO, P. S. ; SILVA, S. P. . A produção literária de autoria feminina e suas contribuições para a literatura brasileira e hispano-americana. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, S. P.. Oficina de Língua Portuguesa - Programa de Inclusão Pedagogica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, S. P.. Leitura e conhecimento: Formando Leitores Competentes - Programa Atualiza. 2012. .

3.
SILVA, S. P.. Língua Portuguesa Básica - Programa de Inclusão Pedagógica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SILVA, S. P.. ?O texto narrativo/ a construção de parágrafos? In PERIN, André Luiz (Org.) Análise e Desenvolvimento de Sistemas de informação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
SILVA, S. P.. ?Conceitos e noções Gerais de Dissertação? In PERIN, André Luiz (Org.) Análise e Desenvolvimento de Sistemas de informação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
SILVA, S. P.. Língua Portuguesa Básica. 2012. (Programa de Inclusão Pedagógica).

7.
SILVA, S. P.. Oficina de Língua Portuguesa Básica - Programa de Inclusão Pedagógica EAD. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SILVA, S. P.. Programa de Inclusão Pedagógica EAD - Oficina de Portuguesa (Curso de curta duração ministrado/Outra).. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SILVA, S. P.. Dia da Universidade Aberta. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SILVA, S. P.. ILVA, Silvio Pereira da. ( org.) Linguagem: Manifestação Cultural. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

11.
SILVA, S. P.. SILVA, Silvio Pereira da. ( org.) Linguagem e interpretação/ Universidade Metodista de São Paulo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

12.
SILVA, S. P.. Figuras de Linguagem ou de estilo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

13.
SILVA, S. P.. SILVA, Silvio Pereira da. ( org.) Linguagem: Comunicação e Sociedade. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

14.
SILVA, S. P.. Oficina de Inclusão Pedagógica Língua Portuguesa. 2011. (Programa de Inclusão Pedagógica).

15.
SILVA, S. P.. Programa de Inclusão pedagógica - Língua Portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
SILVA, S. P.. Atualização em Língua Portuguesa: Gramática e Produção de texto. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SILVA, S. P.. Português instrumental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
SILVA, S. P.. O segundo momento do modernismo brasileiro ? a poesia? In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

19.
SILVA, S. P.. A prosa do terceiro momento do modernismo ou pós-modernismo? In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

20.
SILVA, S. P.. ?A poesia da geração de 45 e o concretismo? In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

21.
SILVA, S. P.. . ?Os dêiticos? In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

22.
SILVA, S. P.. ?Coesão textual? In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

23.
SILVA, S. P.. ?Palavras, estilo e sentido: aspectos semânticos? In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

24.
SILVA, S. P.. ?Conectivos? In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

25.
SILVA, S. P.. Língua Portuguesa Básica. 2010. (Programa de Inclusão Pedagógica).

26.
SILVA, S. P.. Oficina de Inclusão Pedagógica Língua Portuguesa. 2009. (Programa de Inclusão Pedagógica).

27.
SILVA, S. P.. Literatura. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático - Pró-Universiário - Manuais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
TREVISAN, P. A. L.; AGUIAR, C. M.; BILANGE, E. M. A.; BRIDI, M. V.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Joanna Durand Zwarg. Exílios e metáforas nas vozes históricas da ficção: o percurso de Antonio Skámeta. 2017.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, S. P.; FURLIN, M.. Participação em banca de Ozéas Lopes de Jesus Almeida. A Utopia de Policarpo Quaresma. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
SILVA, S. P.; MELLO, P. S.. Participação em banca de Douglas José Nascimento. O mundo de O caçador de apóstolos e o Deus máquina. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
SILVA, S. P.; MELLO, P. S.. Participação em banca de Claudia Regina Oliveira de Moraes. O conto fantástico "Demônios", de Aluísio de Azevedo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
FURLIN, M.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Adriana Penninches. Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, sob a ótica do dialogismo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
SILVA, S. P.; FURLIN, M.. Participação em banca de Ana Lúcia Grillo. "Gamificação" no ensino da Língua Portuguesa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
SILVA, S. P.; FURLIN, M.. Participação em banca de Marcelo Santos Pereira. Análise semótica greimasiana de fotografias estruturais da cidade de Goiânia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
SILVA, S. P.; FURLIN, M.. Participação em banca de Rafael Pereira Lima Silvestre. Admirável mundo novo e o discurso de controle social. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
SILVA, S. P.; FURLIN, M.. Participação em banca de Luciana Canônico Cruz. Flipped learning no ensino de idiomas a distância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Camila Thais R. Grabert Mathia. Com que língua eu vou? Reflexões sobre o ensino de gramática para "geração digital". 2015.

10.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Daniela Matheus. Língua, lingua escrita e transmissão de saberes populares. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

11.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Elizângela Aparecida Soares. Paródia, ironia e intertextualidade em A mulher que escreveu a Bíblia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Guilherme Massuia Caceres. Texto publicitário: riqueza e irrelevância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

13.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Kelly Milani Lara. "O primeiro beijo" nas entrelinhas: a construção metafórica por trás do conto de Clarice Lispector. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

14.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Laís Cavassana Souza Lima. A imparcialidade da imprensa: uma análise da interferência dos posicionamentos editoriais na transmissão da informação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

15.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Laís Maíra Ferreira. A importância da memória - um estudo sobre a protagonista - narradora do livro Um defeito de ser. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

16.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Marlise Santolin Uhr. Como auxiliar na formação de leitores críticos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

17.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Luciana Yuri Mino. Encontros e desencontros efêmeros na pós-modernidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

18.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Douglas Lima Santos. Persuasão na propaganda. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

19.
FURLIN, M.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Rose Pereira Lima Silvestre. Quadrinização de Clássicos Literários: uma literatura que fascina o leitor contemporâneo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

20.
FURLIN, M.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Rosiane Vilas Boas. Literatura infantil: uma viagem ao fantástico mundo dos contos de fadas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

21.
SILVA, S. P.; FURLIN, M.. Participação em banca de Talita Berthi Oliveira. Contos populares: a "humanização" transmitida por gerações. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

22.
MELLO, P. S.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Valdirene Leite. Leitura e releituras de A revolução dos bichos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Maysa Cristina Semenuk.Análise da tradução de expressões idiomáticas em língua inglesa nas legendas em português da série estadunidense - Glee. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Camily de Freitas Silva.Análise das traduções dos proverbios em Macunaíma para a lingua inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
Brezolin, Adauri; Ribeiro, Jóão da Silva; SILVA, S. P.. Participação em banca de Mariana Nicolau Batista.Analise do uso de estrangeirização e de domesticação nas traduções para o português e para o inglês das tiras de Mafalda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
Brezolin, Adauri; Ribeiro, Jóão da Silva; SILVA, S. P.. Participação em banca de Edison Danilo da Silva.O mercado de trabalho do tradutor na área de localização de jogos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
SILVA, S. P.; SZABO, L. C.; Osmar Roberto Pereira. Participação em banca de Cristiane Riberti.Os critérios de um bom texto de notícia jornalística - com análise dos cadernos sete cidades e seportes do diário do grande ABC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
SZABO, L. C.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Maristela Aparecida Rocha.O Fantástico de Murilo Rubião: Um Olhar sobre sociedade Pós-Moderna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
SZABO, L. C.; SILVA, S. P.; Osmar Roberto Pereira. Participação em banca de Laís Aline Sousa Rigueira.Entre a ficção e a realidade: O percurso de Rita, Maria Luísa e Conceição. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
SZABO, L. C.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Paloma Gomes dos Santos.Cem anos de Solidão e o Realismo Maravilhoso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Jaqueline Militão dos Santos e Juliana de Souza Lima.Análise Mitocrítica da trilogia o Senhor dos Anéis de John Ronald Reul Tolkein. 2010 - Faculdade Interação Americana.

10.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Vinicius Rinaldi.Clarice Lispector e Hilda Hilst: O olhar Existencialista de Sartre nas obras a Paixão segundo GH e a Obscena Senhora D. 2010 - Universidade Metodista de São Paulo.

11.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Fernando César C. Fonseca, Gabrielle Franhan, Valeria Ozório.Análise de A casa Tomada. 2010 - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Lilian Hengler.Capitu é realmente diferente das demais mulheres da sociedade carioca do século XIX. 2010 - Universidade Metodista de São Paulo.

13.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Adriana de S. Almeida, Carlos Diego Egídio, Michelli S. F. D.Qual o processo que levou Luísa ao Adultério. 2010 - Universidade Metodista de São Paulo.

14.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Roberta adriana Pereira.Origens da Língua Inglesa. 2009 - Faculdade Interação Americana.

15.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Jamile de Souza Novais e Maria Diva Almeida da Silva.As duas faces do negro brasileiro e a escola como uma nova ordem social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Interação Americana.

16.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Daniele Rodrigues Xavier e Iana Carolina de Oliveira Martins.Contos de fadas: percepções docentes e contribuições para o trabalho pedagógico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Interação Americana.

17.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Elisabete de Lima Santos e maria Claudia da Silva.Complexo de significações;desvendamento pesquisa e considerações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Interação Americana.

18.
SILVA, S. P.. Participação em banca de Alunos do I semestre do Curso de Publicidade e Propaganda.Projetos Integrados - Características da Linguagem Publicitária. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA, S. P.. Parecerista na área de Tradutor Interprete da Avaliação de Cursos superiores - Guia Estudante. 2014. Universidade Metodista de São Paulo.

Outras participações
1.
SILVA, S. P.. Membro do Comitê Científico do XV Congresso Metodista. 2012. Universidade Metodista de São Paulo.

2.
SILVA, S. P.. Membro do Comitê Científico do XIV Congresso Metodista. 2011. Universidade Metodista de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congresso Internacional de Pesquisa. Formação e práticas de Leitura por escritores, professores e supervisores de ensino: afinidades eletivas na história da educação latino-americana e brasileira. 2018. (Congresso).

2.
XVIII Congresso de Iniciação Científica e Produção Científica. Avaliador Congresso. 2015. (Congresso).

3.
X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. 2014. (Seminário).

4.
XI - Semana Jurídica da Metodista. 2014. (Seminário).

5.
Evento para o Recredenciamento de Postos Aplicadores do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estratrangeiros - CELPE-BRAS. 2013. (Encontro).

6.
IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2013. (Outra).

7.
VIII Encontro de Movimentos Populares e Cidadania.Literatura e trabalho: reflexões sobre o conto Primeiro de maio, de Mário de Andrade. 2013. (Encontro).

8.
Programa Metodista de Desenvolvimento - Atualiza.Palestra de Abertura: Ler e conhecer. 2012. (Encontro).

9.
2ª semana cultural de Letras, tradução e interpretação.Literatura infantil em perspectiva. 2011. (Encontro).

10.
Aula Magna do curso de Direito - Humanismo e Direito Civil. 2011. (Encontro).

11.
Congresso Científico da Metodista. Literatura e ensino - Mesa redonda. 2011. (Congresso).

12.
Encontro de EAD sobre: Comunicação a distância. 2011. (Encontro).

13.
Fórum EAD - Discussão dos resultados da Autoavaliação do 2º semestre de 2010. 2011. (Outra).

14.
Exame de Proficiência em Língua Portuguesa - Celpe-Bras.Exame de Proficiência em Língua Portuguesa - Celpe-Bras. 2010. (Outra).

15.
VII Semana Jurídica da Metodista. 2010. (Seminário).

16.
XIII Congresso de Iniciação e Produção Científica - UMESP. Uma breve leitura da contemporaneidade: Antonio Lobo Antunes e José Saramago. 2010. (Congresso).

17.
XIII Congresso de Iniciação e Produção Científica - UMESP. Fóruns de debate dos trabalhos. 2010. (Congresso).

18.
XIII Congresso de Iniciação e Produção Científica - UMESP. O diálogo entre a ciência e os Direitos Humanos. 2010. (Congresso).

19.
Como fazer alunos lerem e gostarem de ler. 2009. (Encontro).

20.
Conferência "Direitos Humanos: um balanço da situação no Brasil". 2009. (Encontro).

21.
XII - Congresso de iniciação e produção Científica - UMESP. Coordenador de Sessão. 2009. (Congresso).

22.
Workshop de Produção de textos.A produção de textos nos processos seletivos. 2008. (Oficina).

23.
Workshop de Produção de textos.A Produção de texto nos processos seletivos. 2007. (Oficina).

24.
Palestra.A produção de Machado de Assis na Maturidade. 2006. (Outra).

25.
V seminário do Ensino de Língua Portuguesa USP -Faculdade de Educação.Significado dos instrumentos de avaliação e de orientação oficiais para a escola: o caso do ensino médio. 2006. (Seminário).

26.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS. Os espaços da mulher na sociedade espanhola do pós-guerra. 2000. (Congresso).

27.
4ª Mostra de material e divulgação e ensino de Ciências. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, S. P.. Congresso Científico Metodista. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Douglas José Nascimento. O mundo de O caçador de apóstolos e o Deus máquina. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

2.
Claudia Regina Oliveira de Moraes. O conto fantástico "Demônios, de Aluísio Azevedo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

3.
Ozéas Lopes de Jesus Almeida. A utopia de Policarpo Quaresma. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

4.
Vera Lucia Santoros Moreno. O insólito representando a denúncia à repressão social. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua e Literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jaqueline Militão dos Santos e Juliana de Souza Lima. Análise Mitocrítica da Trilogia o Senhor dos Anéis de John Ronald Reuel Tolkien. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

2.
Roberta Adriana Pereira. Origens da Língua Inglesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

3.
Elisangela Bonfim de Melo e Miriam Cuchiaro. Eça de Queirós e análise da obra O primo Basílio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

4.
Geires Vieira da Silva e Silvia de Oliveira Santos. Manuel Bandeira: a morte radiografada em versos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

5.
Conceição de Maria Silva Rocha e Jacir Simplício dos Santos. A sociedade Oligáquica como fator determinante da opressão e da submissão de Fabiano, na obra Vidas Secas,. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

6.
Adília da Ressurreição Inácio e Eliete Pimentel de Souza. A polifonia discursiva nas campanhas de lingerie. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

7.
Carlos Antonio Carlos da Silva. O uso das histórias em Quadrinhos em sala de aula como elemento motivador para o estudo de língua portuguesa e Incentivo à leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

8.
Adriana Bianchini e Renata Alves Teixeira. O amor na visão de Cecília Meireles e Florbela Espanca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

9.
Vanessa Sant'ana Eugênio Hatzis. O regionalismo e o relato da decadência em Fogo morto de José Lins do Rego. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.

10.
Jackson de jesus Bispo e Celma Ribeiro de Oliveira. Clarice Lispector muito além de A hora da estrela: uma análise do romance. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Interação Americana. Orientador: Silvio Pereira da Silva.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, S. P.; MELLO, P. S. (Org.) . Linguagem, Língua e Literatura na prática docente. 1ª. ed. São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2014. v. 01. 72p .

2.
SILVA, S. P.. Linguagem: manifestação cultural. 2. ed. São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2011. v. 1. 152p .

3.
SILVA, S. P.. Linguagem e Interpretação. 2ª. ed. São Bernardo do Campo: Editora do Autor -UMESP, 2011. v. 1. 128p .

4.
SILVA, S. P.. Linguagem: análise das estruturas linguísticas e narrativas. 4{. ed. São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2011. v. 01. 144p .

1.
SILVA, S. P.; JARAMILLO, M. L. M. C. . CONSTRUCCIÓN PRÁCTICA DE LA UTOPÍA: ESPERANZA Y DECEPCIÓN. In: Silvio Pereira da Silva; Patricia Sosa. (Org.). Linguagem, língua e Literatura na prática docente. 1ªed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2014, v. , p. 23-30.

2.
SILVA, S. P.. O LEITOR E AS NARRATIVAS TESTEMUNHAIS. In: Silvio Pereira da Silva; Patricia Sosa. (Org.). Linguagem, Língua e Literatura na prática docente. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2014, v. 1, p. 39-44.

3.
SILVA, S. P.; MELLO, P. S. . LITERATURA INFANTIL: LEITURA, LITERATURA E INFÂNCIA.. In: Silvia Perroni de Lima Freitas. (Org.). Conhecimento: pesquisa, fundamentos e prática. 1ªed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor - UMESP, 2014, v. 01, p. 55-59.

4.
PERIN, A. L. ; SILVA, S. P. . ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. In: Andre Luiz Perin. (Org.). Conceitos e noções Gerais de Dissertação. 1ed.São Bernardo do Campo: Ed. do Autor - UMESP, 2012, v. 1, p. 1-256.

5.
PERIN, A. L. ; SILVA, S. P. ; SILVA, S. P. . ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. In: André Luiz Perin. (Org.). O Texto Narrativo/ a construção de paragrafos. 1ed.São Bernardo do Campo: Ed. do Autor - UMESP, 2012, v. 1, p. 68-70.

6.
SILVA, S. P.; MELLO, P. S. . LITERATURA INFANTIL: UMA LITERATURA PARA ENCANTAR E FORMAR. In: Silvia Perroni de Lima Freitas. (Org.). Conhecimento: pesquisa, fundamentos e prática. 1ªed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2014, v. 01, p. 51-54.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, S. P.. Português instrumental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TREVISAN, P. A. L. ; SILVA, S. P. ; BRIDI, M. D. ; FURLIN, M. . Aula de leitura é necessariamente aula de literatura?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FURLIN, M. ; JARAMILLO, M. L. M. C. ; MELLO, P. S. ; SILVA, S. P. . A produção literária de autoria feminina e suas contribuições para a literatura brasileira e hispano-americana. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 20:42:34