Cíntia Maria Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6194521958136103
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (1999), Especialização em Docência do Ensino Superior (2002), Especialização em Informática e Educação (2004) e Especialização em Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa (2005), Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2008). Atualmente, é professora Assistente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Comunicação e Linguagem, Sociolinguística, Análise do Discurso e Funcionalismo, com abordagem principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, leitura e escrita, alfabetização matemática, linguagem matemática e linguagem aplicada nos livros/textos didáticos. Participa do Grupo de Estudos de Linguagem Matemática ? GELIM, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará ? PPGECM/UFPA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cíntia Maria Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH).
Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501
Montese
66077530 - Belém, PA - Brasil - Caixa-postal: 917
Telefone: (091) 32105140
Fax: (091) 9132105140
URL da Homepage: https://portal.ufra.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Práticas de leitura, escrita e compreensão da linguagem matemática: fatores que interferem na compreensão dos conceitos matemáticos no ensino fundamental,
Orientador: Professora Dra. Cristiane Maria Cornelia Gottschalk.
Palavras-chave: Alfabetização matemática; Linguagem matemática; Conhecimento matemático; Práticas de leitura e escrita; Leitura e a escrita na matemática.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em Linguística Aplicada.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: A construção da causalidade em textos didáticos de História,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Graziela Zamponi.
Palavras-chave: Causalidade; Gramática sistêmica-funcional; Textos didáticos de História.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2014
Especialização em andamento em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2004 - 2005
Especialização em Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: "Heróis e Super-Heróis": a linguagem dos quadrinhos.
Orientador: Fátima Cristina da Costa Pessoa.
2003 - 2004
Especialização em Informática e Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: Educação a Distância: profissionalização ao alcance de todos.
Orientador: Maria de Jesus Amaral Damasceno.
2001 - 2002
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: O ensino da gramática na escola.
2002 - 2003
Aperfeiçoamento em Teacher Development Program.
Centro Cultural Brasil - Estados Unidos, CCBEU, Brasil. Ano de finalização: 2003.
2016 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
1994 - 1999
Graduação em Letras (Licenciatura).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Ensino de Gramática na Escola.
Orientador: Ana Lygia Cunha.
1995 - 1996
Curso técnico/profissionalizante em Formação de professores de 1ª a 4ª séries.
Centro Educacional de Niterói/Escola Experimental, CEN, Brasil.
1990 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Governo do Estado do Pará, GOVERNO/PA, Brasil.
1981 - 1989
Ensino Fundamental (1º grau).
Governo do Estado do Pará, GOVERNO/PA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Curso de Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Fund. para o Vestibular da Universidade Paulista ¨Júlio de Mesquita Filho, VUNESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em PAQ-S 2015. (Carga horária: 180h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em PCS ENEM 2014. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Form. Contin. para Aval. da Redações do ENEM 2012. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Formação Continuada. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de Ananindeua, PMA, Brasil.
2002 - 2002
PCN em ação na área de linguagens. (Carga horária: 80h).
Governo do Estado do Pará, GOVERNO/PA, Brasil.
2002 - 2002
Intermediate Courde in English. (Carga horária: 120h).
ASLAN'S COURSE S/C LTDA, ASLAN, Brasil.
2000 - 2001
Basic Course in English. (Carga horária: 240h).
ASLAN'S COURSE S/C LTDA, ASLAN, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Monitoria. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou a disciplina Ética Aplicada à Informática, no Curso de Especialização em Informática Educativa, no município de Moju/PA, na modalidade intervalar, período integral, ofertado pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Atividades

09/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), .

01/2011 - 01/2011
Ensino, Informática Educativa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ética Aplicada à Informática

Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministra aulas na Graduação (Cursos de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciência Naturais e Licenciatura em Pedagogia) pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministra aulas na Graduação (Cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Licenciatura em Computação, Medicina Veterinária e Zootecnia).

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Geral, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação Geral da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (RENAFOR).

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do Curso de Letras/Libras (PARFOR/UFRA)

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia (PARFOR/UFRA)

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação do Curso de Letras/Libras.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Geral, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - PROPED, .

03/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita
Metodologia Científica
04/2012 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), .

Cargo ou função
Coordenadora Geral do PARFOR/UFRA.
05/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficin de Leitura e Escrita
12/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Científica
Metodologia Científica
09/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso
Projeto Integrador Disciplinar
09/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), .

Cargo ou função
Membro da Comissão Editorial do periódico ?Folha Socioambiental?, do ISARH (Portaria Interna nº 038/2010)..
12/2009 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita
Metodologia Científica
12/2009 - Atual
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita
Metodologia Científica
12/2009 - Atual
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Comunicação Oral e Escrita
12/2009 - Atual
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita
Metodologia Científica
12/2009 - Atual
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita
Metodologia Científica
12/2009 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita
Metodologia Científica
09/2011 - 06/2013
Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso
10/2011 - 03/2012
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do PARFOR/UFRA.
04/2010 - 09/2011
Direção e administração, Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), .

Cargo ou função
Subcoordenadora de Curso.
10/2009 - 11/2009
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação Científica

Governo do Estado do Pará, GOVERNO/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas no ensino Fundamental e Médio.

Atividades

05/2001 - 11/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura
Redação
12/2003 - 02/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Educação do Estado do Pará, .

05/2001 - 02/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira, EBOSQUE/SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou aulas no Ensino Fundamental e Médio.

Atividades

01/2009 - 11/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA

Prefeitura Municipal de Ananindeua, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou aulas no Ensino Fundamental.

Atividades

02/2002 - 01/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
REDAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA

Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará, IDEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Serviços prestados, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas na Graduação (Cursos de Formação de Professores: Pedagogia, História, Geografia, Português, Biologia e Física).

Atividades

11/2002 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição da Linguagem
Conhecimento, Cultura e Linguagem
Criança, Linguagem e Comunicação
Estudo de Linguagem e Códigos
Linguagem e Meios de Comunicação
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Prática de leitura I, II e III
Prática de Produção de Texto I e III

Escola Superior da Amazônia, ESAMAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou aulas na Graduação (Cursos de Gestão Ambiental, Enfermagem e Letras/Língua Portuguesa) e Pós Graduação (Enfermagem).

Atividades

02/2008 - 11/2009
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA V
SOCIOLINGUÍSTICA
01/2008 - 11/2009
Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
METODOLOGIA CIENTÍFICA
08/2007 - 11/2009
Ensino, TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Centro de Serviços Educacionais do Pará, CESEP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professoa, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do Ensino Médio.

Atividades

09/2008 - 01/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA


Linhas de pesquisa


1.
Leitura

Objetivo: Incentivar a leitura através do uso constante de textos de variados estilos, gêneros e autores, levando o aluno a perceber a importância de tal prática..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Leitura; Formação de leitores; Intertextualidade; Gêneros textuais.
2.
Educação a Distância

Objetivo: Investigar o funcionamento e as diversas modalidades do Ensino a Distância para que profissionais dêem continuidade ao seu aprendizado, buscando uma melhor qualificação e aprimoramento de seus conhecimentos; analisar a importância do aperfeiçoamento profissional, através da formação contínua, buscando novos métodos de ensino, explorando as novas tecnologias educacionais; e avaliar os pontos positivos e negativos da educação a distância..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Educação a Distância; Formação profissional; Internet; E-learning; Educação.
3.
Estudo etnobotânico da flora amazônica utilizada nas práticas e rituais das religiões de matriz africana: concepções e significados
4.
Grupo de Estudos em Linguagem Matemática (GELIM)

Objetivo: Desenvolver pesquisas que abordem o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Compreensão.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
A Formação de Conceitos no Contexto Escolar
Descrição: Trata-se de uma reflexão sobre a construção dos sentidos e sua transmissão no contexto escolar, sob a perspectiva das ideias da segunda fase do pensamento de Wittgenstein, sistematizadas por uma pragmática filosófica intitulada Epistemologia do Uso. A aplicação desta pragmática na educação distingue-se do pragmatismo de Dewey e de outras vertentes pragmáticas do construtivismo na educação. Caracteriza-se pela sua concepção não-referencial da linguagem, incorporando elementos pragmáticos para explicar o processo de compreensão e construção de sentidos pela criança. Inicialmente este projeto partiu dos resultados de minha tese de doutorado "Uma reflexão sobre a matemática nos PCN", que tinha como objetivo central uma crítica aos preceitos construtivistas na educação matemática, tendo como um de seus resultados a terapia filosófica de conceitos fundamentais do campo da matemática escolar. Esta investigação conceitual foi estendida para conceitos epistemológicos empregados na linguagem educacional em geral, como os de experiência, significado, conhecimento, compreensão, ensino, aprendizagem, avaliação etc., com a criação em 2004 do Grupo de Pesquisas Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática (FELP), coordenado por mim, e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq desde 2012. Atualmente, este projeto conta com a participação de alunos da pós-graduação da FEUSP ( dois doutorandos e quatro mestrandos) e de outros pesquisadores pertencentes ao FELP (três doutores, dois mestres e um graduado), tendo sido incorporados à temática inicial os seguintes subtemas: o papel dos conceitos psicológicos na aquisição de conhecimentos e formação de valores, o ensino e aprendizagem dos direitos humanos no contexto escolar, a alfabetização da língua materna e suas relações com o letramento, a alfabetização matemática, o ensino e aprendizado de conceitos fundamentais da química e da física, os conceitos de competência e de habilidade como propostos na pedagogia das competências subjacente à matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e uma reflexão filosófica educacional sobre as atuais concepções pedagógicas no campo específico da enfermagem, tendo todas estas temáticas como metodologia comum a terapia filosófica de Wittgenstein, e como objetivo geral a dissolução de confusões filosóficas de natureza conceitual na área da filosofia da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cíntia Maria Cardoso - Integrante / Cristiane Maria Cornelia Gottschalk - Coordenador / André de Paula Maia - Integrante / Eder Marques Loiola - Integrante / Isabel Villalobos Hrdlicka - Integrante / Lucas Butenas Lopez - Integrante / Marília Flavia de Camargo - Integrante / Moisés da Silva Lara - Integrante / Rafael Carlin - Integrante / Roseli Helena de Souza Salgado - Integrante / Rosely da Silva Matos Liberatori - Integrante / Marília Maria Polerá Sampaio - Integrante.
2012 - 2013
ESTUDO ETNOBOTÂNICO DA FLORA AMAZÔNICA UTILIZADA NAS PRÁTICAS E RITUAIS DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: CONCEPÇÕES E SIGNICADOS
Descrição: Este projeto buscará ainda investigar qual o significado das plantas nos processos curativos para o povo de santo, das religiões de matriz africana, uma vez que de acordo com alguns autores o corpo humano tem significado especial, por se constituir em morada dos deuses, dos orixás, por isso deve estar bem cuidado, em harmonia, para que possa recebê-los (LEÃO-TEIXEIRA & BARROS, 1988). Os procedimentos de cura para o restabelecimento do equilíbrio do corpo, do axé, estão sempre acompanhados de práticas religiosas (LEÃO-TEIXEIRA & BARROS, 1988). As ervas têm especial destaque no tratamento dos males seja, no candomblé, umbanda ou mesmo na pajelança. No candomblé há uma associação entre as diversas plantas e os orixás e estes dois para o tratamento das enfermidades. A eficácia e a ação da cura de doenças têm duas origens, que é a ação da própria planta, e a segunda refere-se ao orixá a qual a planta pertence. Há também a relação entre os orixás e as partes do corpo sobre qual as divindades regem, pois cada orixá há uma planta correspondente, e nela os orixás demonstram seus poderes, sua força, seu axé na solução dos mais variados tipos de problemas, seja ele de origem ?espiritual? ou ?material?. As plantas, então, são processadas de diferentes maneiras para diversos fins rituais, para a ?cura? de diferentes aflições que podem ser desde doenças ou a problemas emocionais e financeiros. Neste sentido as plantas e ervas que tem propriedades terapêuticas de trazer o equilíbrio para o cliente ou adepto. As diversas gradações da doença informam os procedimentos de cura e de purificação. As questões a serem problematizadas referem-se à forma de apropriação dos conhecimentos do povo de santo para processarem práticas curativas, de onde vêm estes conhecimentos e quais os mecanismos de identificar o valor curativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Rádio Universitária - Conexão UFRA
Descrição: A presente proposta está alicerçada na articulação entre a Universidade e a Sociedade utilizando os instrumentos de comunicação social por meio da rádio universitária, considerando a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão. Para tanto, a rádio visa sociabilizar as informações relativas ao ensino-pesquisa-extensão possibilitando um espaço participativo e democrático, chamando a comunidade científica, técnicos e extensionistas, instituições de fomento e comunidades rurais a participar da execução do projeto. A integração de estudantes inclui não somente os bolsistas do projeto, mas também alunos regulares, matriculados em disciplinas com programas afins ao objeto da presente proposta, em todos os cursos ofertados pela UFRA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cíntia Maria Cardoso - Integrante / Ruth Helena Cristo Almeida - Coordenador.
2011 - Atual
Educação ambiental como suporte ao gerenciamento dos resíduos sólidos na Universidade Federal Rural da Amazônia em cumprimento ao Decreto nº 5.940/2006
Descrição: O projeto ?Educação ambiental como suporte ao gerenciamento dos resíduos sólidos na Universidade Federal Rural da Amazônia em cumprimento ao Decreto 5940/2006? vem ao encontro da necessidade de trabalhar a Educação Ambiental, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Federal Rural da Amazônia. Além da necessidade de gerenciamento dos recursos sólidos e do cumprimento do Decreto nº 5.940/2006, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Cíntia Maria Cardoso - Coordenador / Ruth Helena Cristo Almeida - Integrante / Lucineide Soares do Nascimento - Integrante.
2010 - 2013
UFRARTE: Cultura, memória, comunicação e integração na realidade acadêmica da Universidade Federal Rural da Amazônia
Descrição: Objetiva-se desenvolver atividades de extensão, de forma integrada com a pesquisa e com o ensino, buscando contribuir para o desenvolvimento artístico-cultural dos artistas paraenses e inserir a UFRA nos eventos artísticos regionais. A arte possibilita a abertura de portas para um caminho em que o impossível não existe. Improvisar, transformar, ir além da superficialidade, entrelaçar os conhecimentos... trabalhar a arte é adentrar no terreno criativo da condição humana. A dinamicidade das artes vai além de uma disciplina curricular, ela é produto íntimo da formação humana. O sujeito percebe a sensibilidade da humanidade quando tem a arte como algo significativo em sua educação. Além do mais, a arte representar uma linguagem universal, que se faz presente em todos os períodos, culturas e manifestações. Assim, este projeto vida a participação e a inclusão da UFRA em programas culturais e artísticos, além de garantir a continuidade e o desenvolvimento de projetos que promovam o diálogo e a pesquisa sobre os métodos e as performances ligadas às áreas de drama/teatro e arte-educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2010 - 2012
Periódico: Folha Socioambiental


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2016
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2011 - 2015
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2010 - 2012
Periódico: Folha Socioambiental


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca, ICED/UFPA - II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental.
2005
V Prêmio DENATRAN de Educação para o Trânsito, Departamento Nacional de Trânsito, Ministério das Cidades.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, C. M.2016CARDOSO, C. M.. Tipologia textual nos livros didáticos de história. Linha Mestra, v. 1, p. 175-180, 2016.

2.
CARDOSO, C. M.2014CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; MEIRA, J. L. . Leitura e escrita: os desafios da alfabetização matemática. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 240-744, 2014.

3.
CARDOSO, C. M.2014CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. . Leitua e escrita: um desafio para a aprendizagem do conhecimento histórico. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 745-749, 2014.

4.
CARDOSO, C. M.2013CARDOSO, C. M.; Almeida, R. H. C. ; MARTINS, C. M. R. ; SOUSA, L. V. F. ; PIRES, N. M. C. . Rádio Universitária ?Conexão UFRA?: a importância da comunicação no meio rural. Revista Conexão UEPG, v. 1, p. 130-139, 2013.

5.
CARDOSO, C. M.2009 CARDOSO, C. M.. O ensino de história e sua interface com os processos de leitura. Revista Trilhas (UNAMA), v. 11, p. 131-149, 2009.

6.
CARDOSO, C. M.2007 CARDOSO, C. M.. A causalidade nos livros didáticos de História sob a perspectiva da gramática sistêmico-funcional. Revista Trilhas (UNAMA), v. 9, p. 75-84, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; OLIVEIRA, L. A. . Análise da transitividade nos textos dos livros didáticos de História: uma abordagem funcionalista. In: Maria Helena de Moura Neves e Diana Luz Pessoa de Barros. (Org.). $ JUDPiWLFD H VHX LQWHUIDFHDPHQWR FRP RV FDPSRV GH DWXDomR QD FRPXQLGDGH. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 59-80.

2.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; OLIVEIRA, L. A. . 978-85-93243-08-0. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Compilação linguística. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. , p. 195-209.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, C. M.. Concepções de linguagem e suas implicações para o ensino e a aprendizagem da linguagem matemática. In: I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática, 2016, Belém. Anais do I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática. Belém: UFPA, 2016. p. 168-180.

2.
OLIVEIRA, L. A. ; CARDOSO, C. M. ; NEVES, I. S. . Os discursos das manifestações de violência nas mídias impressas de Belém sob o olhar da análise do discurso: biopolíticas e resistência como práticas interpretativas na imposição das identidades. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém/PA. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém/PA: Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), 2015. v. 2. p. 362-371.

3.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; OLIVEIRA, L. A. . Práticas de escrita e de leitura em matemática: contribuições da linguística para o letramento matemático. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém/PA. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém/PA: Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), 2015. v. 4. p. 150-158.

4.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; OLIVEIRA, L. A. . Análise da transitividade nos textos dos livros didáticos de história: uma abordagem funcionalista. In: V Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2015, Lecce/Itália. Anais do V SIMELP.. Lecce/Itália, 2015.

5.
NAHUM, C. L. ; CARDOSO, C. M. . Competências individuais gerenciais necessárias para ocupar cargos de gestão no campus universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará (UFPA). In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2014, Florianópolis/SC. Anais do XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2014.

6.
LIMA, R. P. S. S. ; CARDOSO, C. M. . Representações discursivas no contexto escolar de periferia: o discurso dos sujeitos sociais envolvidos na inclusão da pessoa com deficiência. In: Seminário de Estudos do Discurso, 2014, Salvador/BA. Anais do Seminário de Estudos do Discurso, 2014.

7.
SOUSA, A. C. S. R. ; CARDOSO, C. M. ; BORGES, N. S. . Relato de Experiência: Educação Ambiental de Forma Lúdica na Formação Social Infantil. In: II ENCONTRO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2013, Belém/PA. Anais do II ENCONTRO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2013.

8.
CARDOSO, C. M.; SILVEIRA, M. R. A. ; FERREIRA, E. M. A. ; COSTA, J. R. O. ; MEIRA, J. L. . Etnomatemática: uma reflexão sobre as práticas de leitura e escrita da alfabetização matemática. In: III Encontro Paraense de Etnomatemática e II Seminário de Etnomatemática, 2013, Cametá/PA. Anais do III Encontro Paraense de Etnomatemática e II Seminário de Etnomatemática, 2013.

9.
MORAES, L. B. ; SENADO, J. A. V. ; SOUSA, I. P. ; COSTA, J. R. C. ; CARDOSO, C. M. . A percepção ambiental dos moradores do entorno do parque estadual do Utinga: dados sobre a educação ambiental na rua do Utinga, bairro do Curió-Utinga (Belém-Pará). In: IX Jornada de Iniciação Científica dos grupos PET, 2013, Belém/PA. Anais do IX Jornada de Iniciação Científica dos grupos PET, 2013. v. 1. p. 79-83.

10.
RANIERI, A. S. ; COSTA, J. F. ; ALCANTARA, T. C. O. ; CARDOSO, C. M. ; BOTELHO, M. ; Almeida, R. H. C. . Análise comparativa das condições ambientais de saneamento nos bairros de Batista Campos e Terra Firme - Belém - Pará. In: II Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2013, Belém/PA. Anais do II Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2013. p. 84-91.

11.
Oliveira, C. M. ; CARDOSO, C. M. ; Almeida, R. H. C. ; SANTOS, M. A. S. . A evolução do ensino de comunicação em extensão rural: reflexos nas políticas de desenvolvimento da Amazônia. In: II Seminário Nacional de Ensino em Extensão Rural, 2010, Santa Maria/RS. Anais do II Seminário Nacional de Ens ino em Extensão Rural, 2010.

12.
CARDOSO, C. M.. Educação a distância: profissionalização ao alcance de todos. In: I CONGRESSO DA ASLIPA, 2006, Belém/PA. Anais do 1º Congresso ASLIPA 2006. Belém/PA: Gráfica da UFPA, 2006. v. 1. p. 26-30.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, S. N. F. ; AGUIAR, K. C. ; REBELLO, F. K. ; CARDOSO, C. M. . Perfil socioeducacional dos alunos do PARFOR/UFRA: o caso do polo Belém. In: XII Seminário Anual de Iniciação Científica PIBIC, 2014, Belém/PA. Anais do XII Seminário Anual de Iniciação Científica PIBIC, 2014.

2.
CARDOSO, C. M.; SOUZA, S. H. S. E. ; SILVA, A. S. ; SOUZA, E. C. . Perfil dos professores da disciplina Lições de Ciências Naturais III-Química, do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais do PARFOR/UFRA. In: 54º Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal/RN. Anais do 54º Congresso Brasileiro de Química, 2014.

3.
CARDOSO, C. M.; SOUZA, S. H. S. E. ; SOUZA, E. C. ; SILVA, A. S. . Uso de análise multivariada da discriminação do tipo de refrigerantes de guaraná com base em parâmetros físico-químicos. In: 54º Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal/RN. Anais do 54º Congresso Brasileiro de Química, 2014.

4.
CARDOSO, C. M.; Almeida, R. H. C. ; ALMEIDA, A. S. ; SOUSA, L. V. F. ; TAVARES, P. I. E. . Dificuldades na implementação da lei nº 9.795/1999, Lei da Educação Ambiental na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, Bairro da Terra Firme/Belém/PA. In: V Encontro Amazônico de Agrárias - ENAAG, 2013, Belém/PA. Anais do V Encontro Amazônico de Agrárias - ENAAG, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, C. M.. Os enunciados matemáticos em livros didáticos de matemática. In: 4º FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, 2017, São Paulo. Resumo dos trabalhos aprovados - 4º FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, 2017.

2.
CARDOSO, C. M.. Análise dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos de História. In: 20º Congresso de Leitura do Brasil, 2016, Campinas. Caderno de atividades e resumos. Campinas: FE/UNICAMP; ALB, 2016. p. 136.

3.
CARDOSO, C. M.. Práticas de leitura, escrita e compreensão da linguagem Matemática. In: 20º Congresso de Leitura do Brasil, 2016, Campinas. Caderno de atividades e resumos. Campinas: FE/UNICAMP; ALB, 2016. p. 84.

4.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; MEIRA, J. L. . Leitura e escrita: os desafios da alfabetização matemática. In: 19º COLE - Congresso de Leitura, 2014, Campinas/SP. Leitura e escrita: os desafios da alfabetização matemática. Csmpinas: FE/UNICAMP; ALB, 2014. p. 394-394.

5.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. . Leitura e escrita: um desafio para a aprendizagem do conhecimento histórico. In: 19º COLE - Congresso de Leitura, 2014, Campinas/SP. Caderno de atividades e resumos. Campinas: FE/UNICAMP/ ALB, 2014. p. 314-315.

6.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; BRASIL, R. ; CRUZ, R. C. F. . Redações ENEM: espelho que retrata e reflete ações educacionais. In: XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL), 2013, Castanhal/PA. XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL) - Caderno de Resumos, 2013. p. 187-189.

7.
Oliveira, C. M. ; FILGUEIRAS, G. C. ; CARDOSO, C. M. . Construindo o desenvolvimento local: a casa familiar rural de Gurupá, Marajó, Pará. In: 50º Congresso da SOBER, 2012, Vitória/ES. Anais do 50º Congresso da SOBER, 2012.

8.
CARDOSO, C. M.. As marcas da causalidade na argumentação dos textos de História. In: I CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, 2007, Belém/PA. Programação e Resumos, 2007. p. 94-94.

9.
CARDOSO, C. M.. A construção da causalidade em textos didáticos de História. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília/DF. Caderno de resumos do VIII CBLA, 2007. p. 127-127.

10.
CARDOSO, C. M.; Ayvania Alves Pinto . Afetividade e interatividade nos emoticons do MSN. In: Seminário Interno de Pesquisa em Lingüística Aplicada, 2007, Belém/PA. http://www.unitau.br/universidade/pro-reitorias/pesquisa-e-pos-graduacao-prppg/arquivos/resumos, 2007.

11.
CARDOSO, C. M.. Educação a Distância: profissionalização ao alcance de todos. In: I Congresso da ASLIPA, 2006, Belém/PA. Caderno de resumos do Congresso ASLIPA 2006, 2006. p. 28-28.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, C. M.. Um olhar wittgensteiniano sobre a Alfabetização Matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARDOSO, C. M.. Os enunciados matemáticos em livros didáticos de matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARDOSO, C. M.. Análise dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARDOSO, C. M.. Práticas de leitura, escrita e compreensão da linguagem Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARDOSO, C. M.. As tarefas em livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, L. A. ; NEVES, I. S. ; CARDOSO, C. M. . Os discursos das manifestações de violência nas mídias impressas de Belém sob o olhar da análise do discurso: biopolíticas e resistência como práticas interpretativas na imposição das identidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; OLIVEIRA, L. A. . Práticas de escrita e de leitura em matemática: contribuições da linguística para o letramento matemático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; OLIVEIRA, L. A. . Análise da transitividade nos textos dos livros didáticos de história: uma abordagem funcionalista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. . Leitura e escrita: os desafios da alfabetização matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. . Leitura e escrita: um desafio para a aprendizagem do conhecimento histórico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARDOSO, C. M.; LIMA, R. P. S. S. . Representações discursivas no contexto escolar de periferia: o discurso dos sujeitos sociais envolvidos na inclusão da pessoa com deficiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, E. C. ; CARDOSO, C. M. ; SOUZA, S. H. S. E. ; SILVA, A. S. . Perfil dos professores da disciplina Lições de Ciências Naturais III-Química, do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais do PARFOR/UFRA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SILVA, A. S. ; SOUZA, E. C. ; CARDOSO, C. M. ; SOUZA, S. H. S. E. . Uso de análise multivariada na discriminação do tipo de refrigerante de guaraná com base em parâmetros físico-químicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RANIERI, A. S. ; COSTA, J. F. ; ALCANTARA, T. C. O. ; CARDOSO, C. M. ; BOTELHO, M. ; Almeida, R. H. C. . Análise comparativa das condições ambientais de saneamento nos bairros de Batista Campos e Terra Firme - Belém - Pará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SOUSA, A. C. S. R. ; CARDOSO, C. M. ; BORGES, N. S. . Relato de Experiência: Educação Ambiental de Forma Lúdica na Formação Social Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARDOSO, C. M.; SILVEIRA, M. R. A. ; FERREIRA, E. M. A. ; COSTA, J. R. O. ; MEIRA, J. L. . Etnomatemática: uma reflexão sobre as práticas de leitura e escrita da alfabetização matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MORAES, L. B. ; SENADO, J. A. V. ; SOUSA, I. P. ; COSTA, J. R. C. ; CARDOSO, C. M. . A percepção ambiental dos moradores do entorno do parque estadual do Utinga: dados sobre a educação ambiental na rua do Utinga, bairro do Curió-Utinga (Belém-Pará). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Oliveira, C. M. ; FILGUEIRAS, G. C. ; CARDOSO, C. M. . Construindo o desenvolvimento local: a casa familiar rural de Gurupá, Marajó, Pará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Oliveira, C. M. ; CARDOSO, C. M. ; Almeida, R. H. C. ; SANTOS, M. A. S. . A EVOLUÇÃO DO ENSINO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL: REFLEXOS NAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
CARDOSO, C. M.. Funcionalismo e Linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CARDOSO, C. M.; Ayvania Alves Pinto . Afetividade e Interatividade nos emoticons do MSN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CARDOSO, C. M.. A construção da causalidade em textos didáticos de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CARDOSO, C. M.. Educação a distância: profissionalização ao alcance de todos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CARDOSO, C. M.. Discursos da mídia impressa sobre a violência nas escolas públicas: corpo, identidades e regimes de verdade em Belém do Pará. Alemanha, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
CARDOSO, C. M.. As marcas da causalidade na construção argumentativa dos textos de História. Belém: Universidade Federal do Pará, 2007 (Pôster).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. ; CRUZ, R. C. F. ; BRASIL, R. . ENEM: avanços e recuos na construção de uma identidade (de)formante. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO, C. M.; COSTA, J. R. O. . Tessitura textual: a comunicação e a linguagem no mundo acadêmico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARDOSO, C. M.. Curso de Secretariado no módulo Redação Oficial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CARDOSO, C. M.; BOTELHO, M. . Comunicação efetiva: apresentação oral e escrita. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARDOSO, C. M.. Minicurso de Produção Textual: Ler... Escrever... Comunicar.... 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARDOSO, C. M.; MEYER, L. F. F.; PINTO, W. S.. Participação em banca de Maria de Lourdes de Lima Amarante. Hanseníase: casos registrados no ambulatório do serviço de dermatologia da UFPA, no período de 2008-2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
CARDOSO, C. M.; MEYER, L. F. F.; PINTO, W. S.. Participação em banca de Edilene Silva da Silva. A importância do aproveitamento de materiais recicláveis na Escola de Aplicação da UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
GUEDES, A. S.; CARDOSO, C. M.; MATTOS, C. A. C.. Participação em banca de Ambrósia Ribeiro Maia. Prevalência dos casos de Tinea Capitis registrados no serviço de dermatologia da UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
CARDOSO, C. M.; SERIQUE JUNIOR, D. P.; SOUSA, R. F.. Participação em banca de Cleonildo Lobato Nahum. Competências individuais e gerenciais necessárias para ocupar cargos de gestão no Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
NASCIMENTO, M. N. C. F.; CARDOSO, C. M.; COSTA, M. B. R.. Participação em banca de Luisa Margareth Carneiro da Silva. Avaliação do Nutricionista - Habilitação na UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

6.
CARDOSO, C. M.; ZISSU, A. J.; NASCIMENTO, M. N. C. F.. Participação em banca de Júlia Mari Belo Rodrigues. A importância da gestão pública para o desenvolvimento do turismo cultural no Museu da UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

7.
SILVA, L. F. M.; CARDOSO, C. M.; COSTA, M. B. R.. Participação em banca de Raimunda do Socorro Mendes. Fatores que comprometem a saúde do trabalhador no setor de pediatria de hospitais universitários. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

8.
CARDOSO, C. M.; SOUSA, R. F.; COSTA, T. D.. Participação em banca de Joseanne Noronha Teixeira Picanço. O papel da gestão de pessoas no processo de avaliação de desempenho dos servidores da UFRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

9.
PINTO, W. S.; CARDOSO, C. M.; MEYER, L. F. F.. Participação em banca de Messias Pereira dos Santos. Políticas públicas para a agricultura familiar: o PRONAF. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

10.
ZISSU, A. J.; GUEDES, A. S.; CARDOSO, C. M.. Participação em banca de Maurea da Costa Araújo. Análise do serviço de atendimento da diretoria de almoxarifado e patrimônio da UFPA ao público interno. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

11.
COSTA, T. D.; CARDOSO, C. M.; SOUSA, R. F.. Participação em banca de Bárbara Maria Moura da Cunha Troeira. Gestão por competência do cargo de administrador da UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

12.
MATTOS, C. A. C.; CARDOSO, C. M.; COSTA, T. D.. Participação em banca de Dielly Farias Fonseca. Satisfação no trabalho e remoção nas organizações públicas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

13.
MEYER, L. F. F.; COSTA, T. D.; CARDOSO, C. M.. Participação em banca de Edina Maria Vieira de Alcântara. Competências desejáveis aos cargos eltivos na universidade pública brasileira: uma contribuição ao processo democrático na UFRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

14.
CARDOSO, C. M.; FREITAS, H. R. M.; COSTA, M. B. R.. Participação em banca de Renato Oliveira da silva. O idoso com diabetes melitos tipo II no Programa de Assistência Domiciliar no HUJBB. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

15.
COSTA, T. D.; CARDOSO, C. M.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Salomy Corrêa Lobato. Identificando competências técnicas e gerenciais necessárias à diretoria de Programas e Projetos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

16.
GUEDES, A. S.; CARDOSO, C. M.; ZISSU, A. J.. Participação em banca de Adélia Farias Pantoja. Comunicação organizacional: uma ferramenta de gestão na UFRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

17.
CARDOSO, C. M.. Participação em banca de Ilma Maria Martins. Estudo das dificuldades e possibilidades para o desenvolvimento local. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAGO, S. S. C. P.; CARDOSO, C. M.; MARTINS, J. G.. Participação em banca de Adnilton da Costa Braga e José Moacyr Lira da Silva.Histórico e Metodologias de Ensino da Matemática no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
PENIN, S. B.; CARDOSO, C. M.; ARAUJO, J. W. O.. Participação em banca de Jacineia Helena Gomes e Jeane Pereira Lopes.Computação na educação matemática: a utilização do software geogebra para o ensino de geometria no 9º ano do ensino fundamental da EEEFM Lina Seffer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
FURTADO JUNIOR, I.; CARDOSO, C. M.. Participação em banca de Bianca da Silva Holanda.Autoconsumo e segurança alimentar - estudo de caso: caranguejo-uçá Ucides cordatus (LINNAEUS, 1763), no nordeste paraense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
MATAR, N.; CARDOSO, C. M.; CUNHA, M. A.. Participação em banca de Maria Iranilda Moraes de Lima Modesto.Estrangeirismo nas logomarcas de lojas comerciais em dois shoppings de Belém. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Bacharelado) - Faculdade Integrada Brasil Amazônia.

5.
MATAR, N.; CARDOSO, C. M.; CUNHA, M. A.. Participação em banca de Fabrícia Coelho Verderosa.Análise da tradução de Monteiro Lobato da obra "Adeus às armas" - à luz das teorias contemporâneas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Bacharelado) - Faculdade Integrada Brasil Amazônia.

6.
CARDOSO, C. M.. Participação em banca de Ivone Machado Ayres e Luís Otávio Quaresma.A variação linguística do policial civil do estado do Pará. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Escola Superior da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARDOSO, C. M.; Oliveira, C. M.; HATANO, F. H.. Processo Seletivo para Professor Substituto (Edital nº 29/2013). 2014. Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
BRASIL, R.; CARDOSO, C. M.; Almeida, R. H. C.. Processo Seletivo para Professor Substituto (Edital nº 17/2014). 2014. Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
CARDOSO, C. M.. Elaboração e correção de Prova de Redação-Vestibulinho. 2013. Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
CARDOSO, C. M.; HATANO, F. H.; NASCIMENTO, L. S.. Concurso para Professor de Carreira do Magistério Superior (Edital nº 21/2012). 2012. Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
CARDOSO, C. M.. Processo Seletivo Especial (Edital nº 32/2012) - Vestibular: Elaboração e avaliação de Prova Objetiva e Redação. 2012. Universidade Federal Rural da Amazônia.

6.
CARDOSO, C. M.. Processo Seletivo para Professor Substituto (Edital nº 02/2012). 2012. Universidade Federal Rural da Amazônia.

7.
CARDOSO, C. M.. Processo Seletivo Especial (Edital nº 26/2011) - Vestibular: Elaboração e avaliação de Prova Objetiva e Redação. 2011. Universidade Federal Rural da Amazônia.

8.
CARDOSO, C. M.. Concurso para Técnico Administrativo (Edital nº 11/2011) Elaboração de questões. 2011. Universidade Federal Rural da Amazônia.

9.
CARDOSO, C. M.. Concurso Público para Assistente de Técnico da Informação (Edital nº 20/2011) Elaboração de questões. 2011. Universidade Federal Rural da Amazônia.

10.
CARDOSO, C. M.. Processo Seletivo Especial (Edital nº 13/2011) - Vestibulinho: Elaboração e avaliação de Redação. 2011. Universidade Federal Rural da Amazônia.

11.
CARDOSO, C. M.. Processo Seletivo Especial (Edital nº 14/2010) - Vestibular: Elaboração e avaliação de Prova Objetiva e Redação. 2010. Universidade Federal Rural da Amazônia.

12.
CARDOSO, C. M.. Concurso para Técnico Administrativo (Edital nº 22/2010) Elaboração de questões. 2010. Universidade Federal Rural da Amazônia.

13.
CARDOSO, C. M.. Concurso para Técnico Administrativo (Edital nº 34/2010) Elaboração de questões. 2010. Universidade Federal Rural da Amazônia.

Outras participações
1.
CARDOSO, C. M.. 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. 2017. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

2.
CARDOSO, C. M.. 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. 2016. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

3.
CARDOSO, C. M.. X JICPET - Jornada de Iniciação Científica dos Grupos PET. 2014. Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
CARDOSO, C. M.. X JICPET - Jornada de Iniciação Científica dos Grupos PET. 2014. Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
CARDOSO, C. M.. X JICPET - Jornada de Iniciação Científica dos Grupos PET. 2014. Universidade Federal Rural da Amazônia.

6.
CARDOSO, C. M.. V Encontro Amazônico de Agrárias - ENAAG. 2013. Universidade Federal Rural da Amazônia.

7.
CARDOSO, C. M.. I Seminário de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública com ênfase em Gestão por Competências. 2013. Universidade Federal Rural da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.As tarefas em livros didáticos de matemática do ensino fundamental. 2017. (Outra).

2.
Análise e Avaliação de Políticas Públicas. 2017. (Outra).

3.
Seminário Mensal da Pós-Graduação. 2017. (Seminário).

4.
20º Congresso de Leitura do Brasil. Análise dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos de História. 2016. (Congresso).

5.
20º Congresso de Leitura do Brasil. Práticas de leitura, escrita e compreensão da linguagem Matemática. 2016. (Congresso).

6.
Encontro FEUSP - De que bases precisamos? Reflexões sobre currículo, formação de professores e qualidade da educação. 2016. (Encontro).

7.
II Seminário de Internacionalização da FEUSP. 2016. (Seminário).

8.
I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática.Concepções de linguagem e suas implicações para o ensino e a aprendizagem da linguagem matemática. 2016. (Seminário).

9.
VIII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2016. (Encontro).

10.
XII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. 2016. (Encontro).

11.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

12.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Os discursos das manifestações de violência nas mídias impressas de Belém sob o olhar da análise do discurso: biopolíticas e resistência como práticas interpretativas na imposição das identidades. 2015. (Congresso).

13.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Práticas de escrita e de leitura em matemática: contribuições da linguística para o letramento matemático. 2015. (Congresso).

14.
V Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa.Análise da transitividade nos textos dos livros didáticos de história: uma abordagem funcionalista. 2015. (Simpósio).

15.
19º COLE - Congresso de Leitura. Leitua e escrita: o desafio da alfabetização matemática. 2014. (Congresso).

16.
19º COLE - Congresso de Leitura. Leitura e escrita: um desafio para a aprendizagem do conhecimento histórico. 2014. (Congresso).

17.
54º Congresso Brasileiro de Química. Uso de análise multivariada da discriminação do tipo de refrigerantes de guaraná com base em parâmetros físico-químicos. 2014. (Congresso).

18.
54º Congresso Brasileiro de Química. Perfil dos professores da disciplina Lições de Ciências Naturais III - Química, do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais do PARFOR/UFRA. 2014. (Congresso).

19.
SEDis UFBA 2014 - Seminário de Estudos do Discurso.Representações discursivas no contexto escolar de periferia: o discurso dos sujeitos sociais envolvidos na inclusão da Pessoa com Deficiência. 2014. (Seminário).

20.
II CONEE - Conferência Estadual de Educação.Eixo III - Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.. 2013. (Outra).

21.
III Encontro Paraense de Etnomatemática e II Seminário de Etnomatemática.Etnomatemática: uma reflexão sobre as práticas de leitura e escrita da alfabetização matemática. 2013. (Seminário).

22.
II Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais da Amazônia. 2013. (Simpósio).

23.
Planejamento dos Eixos Temáticos da UFRA. 2013. (Outra).

24.
V ENAAG - Encontro Amazônico de Agrárias.Dificuldades na implementação da Lei nº 9.795 - Lei da Educação Ambiental - na Escola Brigadeiro Fontenelle, Bairro da Terra Firme/Belém/Pará. 2013. (Encontro).

25.
I Seminário PARFOR Letras-Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

26.
9º Seminário Anual de Iniciação Científica. 2011. (Seminário).

27.
I Ciclo de palestras sobre acessessibilidade, inclusão e tecnologia. 2011. (Outra).

28.
I Encontro de radiofonia da UFRA - A rádio e a educação no Pará: experiências e perspectivas. 2011. (Encontro).

29.
II Curso de Formação Cotinuada para Professores da UFRA. 2011. (Outra).

30.
II Seminário Estadual do PARFOR-PA: Partilhando Vivências Pedagógicas. 2011. (Seminário).

31.
Capacitação de Proponentes da Demanda Espontânea 2010 do Ministério do Meio Ambiente. 2010. (Outra).

32.
Conferência Nacional de Educação (CONAE). 2010. (Congresso).

33.
I Curso de Formação Continuada para Professores da UFRA. 2010. (Outra).

34.
I Seminário do PARFOR/UFRA. 2010. (Seminário).

35.
I Seminário do PARFOR-PA (SEDUC). 2010. (Seminário).

36.
Conferência Regional de Educação. 2009. (Outra).

37.
II Conferência Estadual de Educação. 2009. (Outra).

38.
2º Congresso da ASLIPA. 2008. (Congresso).

39.
III Semana Acadêmica de Letras da Escola Superior da Amazônia.Funcionalismo e Linguagem. 2008. (Outra).

40.
3º Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Relações de causalidade. 2007. (Seminário).

41.
59ª Reunião Anual da SBPC. 2007. (Outra).

42.
7º Seminário de Pesquisa e 8º Seminário de Iniciação Científica da Unama.A CONSTRUÇÃO DA CAUSALIDADE EM TEXTOS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. 2007. (Seminário).

43.
I CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia. As marcas da causalidade na construção argumentativa dos textos de história. 2007. (Congresso).

44.
I CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia. As marcas da causalidade na construção argumentativa dos textos de História. 2007. (Congresso).

45.
Seminário Interno de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Afetividade e interatividade nos emoticons do MSN. 2007. (Seminário).

46.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. A construção da causalidade em textos didáticos de História. 2007. (Congresso).

47.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. A construção da causalidade em textos didáticos de história. 2007. (Congresso).

48.
XIII Fórum Paraense de Letras.Afetividade nos emoticons do MSN. 2007. (Outra).

49.
I Congresso da ASLIPA. Educação a distância: profissionalização ao alcance de todos. 2006. (Congresso).

50.
I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Norte. 2006. (Encontro).

51.
I Encontro Paraense de Estudos Lingüísticos e Literários. 2006. (Encontro).

52.
V Seminário de Políticas Educacionais e Currículo. 2006. (Seminário).

53.
XII Fórum Paraense de Letras. 2006. (Outra).

54.
I Seminário sobre Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa.Heróis e super-heróis: a linguagem dos quadrinhos. 2005. (Seminário).

55.
3º Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

56.
Brushing up in efl Teaching. 2003. (Seminário).

57.
III Fórum Internacional de Educação. 2003. (Outra).

58.
Simpósio sobre Projeos Pedagógicos. 2003. (Simpósio).

59.
Seminário Estadual de Avaliação da Aprendizagem. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, M. R. A. ; CARDOSO, C. M. . I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (I SENALEM). 2016. (Outro).

2.
CARDOSO, C. M.. II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental. 2013. (Outro).

3.
CARDOSO, C. M.; Almeida, R. H. C. . Oficina do PARFOR: Socializando experiências e apresentando propostas. 2012. (Outro).

4.
CARDOSO, C. M.. II Seminário PARFOR/UFRA: A formação de professores no contexto da sociedade tecnológica: um olhar reflexivo do PARFOR na UFRA. 2011. (Outro).

5.
CARDOSO, C. M.. II Seminário Estadual do PARFOR: Partilhando. 2011. (Outro).

6.
CARDOSO, C. M.; Almeida, R. H. C. ; Oliveira, C. M. . I Encontro de radiofonia da UFRA - A rádio e a educação no Pará: experiências e perspectivas. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cleonildo Lobato Nahum. Competências individuais gerenciais necessárias para ocupar cargos de gestão no Campus Universitário de Abaetetuba da UFPA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

2.
Renato Oliveira da Silva. O idoso com diabetes mellitus tipo II no Programa de Assistência Domiciliar no Hospital Universitário João de Barros Barreto. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

3.
Ilma Maria de Melo Martins. Estudo das dificuldades e possibilidades para o desenvolvimento local: o caso da comunidade de Arsênio, em Marapanim-PA.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

4.
Maria de Lourdes de Lima Amarante. HANSENÍASE: Casos Registrados no Ambulatório do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Pará no período de 2008 a 2012. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

5.
Júlia Maria Belo Rodrigues. A importância da Gestão Pública para o desenvolvimento do Turismo Cultural no Museu da Universidade Federal do Pará. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

6.
Joseanne Noronha Teixeira Picanço. O papel da gestão de pessoas no processo de avaliação de desempenho dos servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

7.
Edilene Silva da Silva. A importância do aproveitamento de materiais recicláveis na Escola de Aplicação da UFPA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosely Sousa do E. Santo. Adoção de tecnologias de informações e comunicação em sala de aula: estudo de caso em IFES na Amazônia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

2.
Érika Mendes da Silva e Walter Monteiro Bezerra. Orkut: um gênero digital em estudo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.

3.
Silvia Ferreira Gomes. A polissemia da palavra "Ponto" na crônica de Luis Fernando Veríssimo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Cíntia Maria Cardoso.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 9:55:17