Marcela Carvalho Martins Amaral

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  • Última atualização do currículo em 20/04/2018


Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, com tese defendida na linha de pesquisa de Violência, Gênero e Cidadania, e mestrado em Sociologia pela mesma Universidade. Foi professora na Universidade Federal Rural do Semi-Árido -UFERSA, entre 2011 e 2014, atuando nas áreas de Sociologia, Educação, Gênero, Ciência e Tecnologia e coordenando a criação do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Sociais na Universidade Federal de Goiás, com atuação na área de sociologia da educação, corpo, gênero e sexualidade. Pesquisadora do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade e Coordenadora do PIBID Ciências Sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Carvalho Martins Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, Marcela

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais - FCS.
Campus Samambaia, Faculdade de Ciências Sociais
Campus II
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211128
Ramal: 1453


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Culto ao Corpo e Estilo de Vida entre as Mulheres, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Lourdes Bandeira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: gênero; sexualidade; corporalidade; culto do corpo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2004 - 2006
Mestrado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Narrativas de Reforma Psiquiátrica e Cidadania no Distrito Federal,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Christiane Girard Ferreira Nunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cidadania; direitos humanos; reforma psiquiátrica; saúde mental.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia Clínica.
1997 - 2003
Graduação em Ciências Jurídicas.
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Título: O Reconhecimento do Portador de Transtorno Mental como Sujeito de Direitos no Ordenamento Jurídico Brasileiro.
Orientador: Júlia Maurmann Ximenes.




Formação Complementar


2017 - 2017
Encontro Fortalecendo Tramas e Redes Feministas 2017. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Atualização Docente - Encontro Pedagógico. (Carga horária: 23h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Ética em Pesquisa com Seres Humanos e Ciência.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Seminário Internacional Medo: Perspectivas Urbanas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
A Atenção Psicossocial e a Reinvenção de Sujeitos. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.
2005 - 2005
Introdução à Análise de Dados Qualitativos. (Carga horária: 5h).
Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Políticas Públicas de Igualdade de Oportunidades. (Carga horária: 20h).
Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, FLACSO, Brasil.
2003 - 2003
Responsabilidade no Direito Ambiental. (Carga horária: 5h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
ISO 14000 - Qualidade Ambiental: Iniciação. (Carga horária: 30h).
SENAC Centro de Educação Ambiental, SENAC, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à Matodologia em Ciências Sociais.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Teorias Sociológicas Clássicas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2002 - 2002
Direito Ambiental. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Reflexões de um Antigo Aluno de Hannah Arendt.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Sociais,

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Sociologia I - Sociologia da Saúde:saberes, políticas e corporalidades
03/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais - FCS, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora do Bacharelado em Ciências Sociais.
08/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais - FCS, Faculdade de Ciências Sociais - FCS.

Atividade realizada
Integrante do Fórum de Licenciatura da UFG.
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais - FCS, Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade.

06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Integrante do Comitê de Ética em Pesquisa.
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais - FCS, .

Cargo ou função
Integrante do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Ciências Sociais.
06/2014 - 02/2018
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais - FCS, Faculdade de Ciências Sociais - FCS.

Atividade realizada
Coordenadora do Subprojeto PIBID Ciências Sociais.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia do Corpo
03/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
08/2016 - 02/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Sociologia (Enfermagem)
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero e Diferenças na Educação
Sociologia do Corpo
10/2015 - 03/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS
10/2015 - 03/2016
Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA PARA ENGENHEIROS/AS
TÓPICOS DE SOCIOLOGIA I - SOCIOLOGIA DO CORPO
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Social e Educação I
Tópicos em Sociologia: Sociologia do Corpo

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2013 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, .

Cargo ou função
Conselheira.
09/2012 - 05/2014
Direção e administração, ADUFERSA, .

Cargo ou função
DIRETORA DO SINDICATO ADUFERSA.
03/2012 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, .

Cargo ou função
Integrante do Comitê Gestor do Projeto Pedagógico Institucional da UFERSA.
03/2014 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA.

Cargo ou função
INTEGRANTE DA COMISSÃO DE CORREÇÃO DAS PROVAS DE VESTIBULAR DA LEDOC/UFERSA.
09/2012 - 12/2013
Direção e administração, Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Comissão Permanente Processo Seletivo - CPPS/UFERSA.

Cargo ou função
Vice-Presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS.
11/2012 - 10/2013
Ensino, Computação e Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Educação
08/2011 - 10/2013
Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação
Sociologia
07/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão Institucional de Implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA.
9/2012 - 9/2013
Ensino, Licenciatura em Computação (PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Educação
09/2012 - 09/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática (PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Educação
10/2011 - 09/2013
Extensão universitária , Campus de Angicos, .

Atividade de extensão realizada
Co-Tutora do Programa de Educação Tutorial PET Conexões de Saberes Comunidades Populares do Campo.
02/2013 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão responsável pela revisão da matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA.
02/2013 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão.
11/2011 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão para organização dos procedimentos e documentação necessária à elaboração da lista tríplice para nomeação de Reitor da UFERSA..
09/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Angicos, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Elaboração da Proposta para Criação do Departamento na UFERSA/Angicos.

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

04/2010 - 10/2010
Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Brasileira
04/2010 - 09/2010
Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
03/2009 - 09/2010
Extensão universitária , Núcleo de Educação a Distância - NEAD, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (SEAD/MEC/UERN).
09/2009 - 03/2010
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania
09/2009 - 03/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero e Sexualidade
10/2008 - 04/2009
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
10/2008 - 04/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
10/2008 - 04/2009
Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa II - Projeto de Pesquisa
Movimentos Sociais
06/2008 - 10/2008
Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa III (Pesquisa Quantitativa)
Política Brasileira Contemporânea
06/2008 - 10/2008
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
06/2008 - 10/2008
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: sem enquadramento funcional
Outras informações
Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia-UnB

Atividades

10/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia - Programa de Pós-graduação/UnB.

05/2005 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Editorial da Revista Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade de Brasília.
05/2006 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia - Programa de Pós-graduação/UnB.

Cargo ou função
Representante d@s doutorand@s na Comissão de Pós-Graduação e no Colegiado do Departamento de Sociologia..
04/2006 - 07/2006
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia do Desenvolvimento Rural
02/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia - Programa de Pós-graduação/UnB.

Cargo ou função
Representante d@s mestrand@s do PPG/SOL na Comissão da Pós.
04/2004 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Divulgação da Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
09/2004 - 01/2005
Ensino, Nutrição/Enfermagem e Obstetrícia/Ciência Política, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia

Faculdades Integradas do Planalto Central, FIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

07/2005 - 02/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
07/2005 - 02/2006
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
07/2005 - 02/2006
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
02/2005 - 07/2005
Ensino, Ciências Jurídicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral e Jurídica
Introdução à Ciência Política

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, MPDFT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: sem enquadramento
Outras informações
Atividade voluntária.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

Atividades

03/2004 - 08/2004
Outras atividades técnico-científicas , Promotoria de Defesa dos dos Usuários de Saúde - PROSUS, Promotoria de Defesa dos dos Usuários de Saúde - PROSUS.

Atividade realizada
Serviço voluntário de acompanhamento de processos envolvendo questões de saúde mental, controle de internações psiquiátricas e visitas em instituições psiquiátricas do DF..
09/2003 - 12/2003
Estágios , Promotoria de Defesa dos dos Usuários de Saúde - PROSUS, .

Estágio realizado
Estágio realizado no Núcleo de Saúde Mental da PROSUS. Atividades de análise de processos envolvendo questões de saúde mental, controle de internações psiquiátricas e atendimento aos usuários..
03/2003 - 09/2003
Estágios , Promotoria do Meio Ambiente - PRODEMA, .

Estágio realizado
Análise de processos referentes à materia ambiental..

Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, FINATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado na Consultoria Jurídica do Ministério da Agricultura e do Abastecimento em Brasília-DF.

Atividades

11/2000 - 11/2002
Estágios .

Estágio realizado
Análise de processos de licitação, contratos e convênios..

Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: sem enquadramento

Atividades

03/2003 - 06/2003
Extensão universitária , Curso de Ciências Jurídicas, .

Atividade de extensão realizada
Monitoria da disciplina Filosofia do Direito, sob orientação da Profª Alayde Santanna..

Instituto de Convivência e Recriação do Espaço Social, INVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenadora do Jornal CabeSão da ONG em saúde mental INVERSO. Membro da comissão editorial.

Atividades

01/2006 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Convivência e Recriação do Espaço Social, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Editorial..
01/2005 - 07/2006
Direção e administração, Instituto de Convivência e Recriação do Espaço Social, .

Cargo ou função
Coordenadora do Jornal CabeSão..


Linhas de pesquisa


1.
Violência, Gênero e Cidadania

Objetivo: Contempla duas vertentes: 1) O campo de estudo do conflito social e da violência, abordando: a) os aspectos conceituais e as manifestações empíricas da violência, sobretudo no contexto brasileiro mas considerando também o fenômeno da globalização; b) o Estado e a sociedade: da violência difusa ao "monopólio estatal" da força física; c) as instituições de segurança e controle e suas inter-relações com a sociedade civil, abarcando das orientações políticas às práticas sociais; d)relações interpessoais e institucionais. 2) o campo de estudo das relações sociais de gênero na sociologia brasileira: origem e desenvolvimento(s). a) as principais abordagens teóricas do conceito de gênero: o impacto do estruturalismo e do pós-estruturalismo. b) as construções sociais de gênero e as diversidades culturais. c) subjetividade e gênero. d) mulheres como sujeitos do feminismo. e ) relações sociais de gênero nas sociedades contemporâneas, corporalidade, sexualidade, poder, violência e conflito. f) as construções identitárias, de gênero, raça e etnia. g) promoção e defesa dos Direitos Humanos no contexto da sociedade civil e da globalização. h) globalização, colonialismo e pós-colonialismo, fragmentação e multiculturalismo..
Palavras-chave: corporalidade; gênero; identidade; Sociologia.
2.
Gênero, feminismo, corpo e sexualidade


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Gênero e Diferenças na Educação: corporalidades, saberes e práticas
Descrição: o presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar, sob uma perspectiva sociológica e à luz das questões emergentes a partir dos estudos de gênero, sexualidade e diferenças, os modos de normatização e disciplinamento das corporalidades de jovens em espaços de educação formal, analisando, ainda, como as representações de feminidade e masculinidade atravessam saberes e práticas orientadas à â??produçãoâ?? de corpos e subjetividades no ambiente escolar. Assim, pensar sobre os padrões de normatividade das corporalidades os quais estão submetidas as/os jovens nas escolas ou identificar as conexões entre as hierarquias de gênero e sexualidade, as práticas educacionais em espaços de educação formal e os modos de vida relacionados às corporalidades juvenis, são questões orientadoras deste estudo. Como objetivos específicos, interessa à pesquisa conhecer as formas em que são tratadas as temáticas concernentes às diferenças de gênero, sexualidade, raça, classe e etnia nos materiais didáticos voltados para o Ensino Médio, em especial os relativos ao ensino de Sociologia, acompanhar e analisar práticas educacionais que reproduzem ou problematizam os estereótipos de gênero, as concepções de família e a educação sexual, e, ainda, investigar como se constituem as relações de amizade e o estabelecimento de redes de afeto e cuidado entre os/as jovens. Espera-se, com este conjunto de questões, compreender como os marcadores das diferenças estão conectados à produção de corporalidades e subjetividades relacionadas ao culto ao corpo como estilo de vida, bem como abrir possibilidades para a compreensão de outros fenômenos presentes no cotidiano escolar, como a reprodução de desigualdades, o sexismo, a violência e a homofobia. Frente ao exposto, os caminhos metodológicos da pesquisa passarão por levantamento e revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação participante, realização de entrevistas, além do acompanhamento de políticas e projetos de lei direcionados à educação e com impacto no campo temático deste estudo, que estão em tramitação atualmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Gênero e Diferenças na Educação: desafios para a formação docente e o ensino de Sociologia
Descrição: O presente projeto de pesquisa, como resultado das atividades desenvolvidas no Grupo de Estudos em Gênero e Diferenças na Educação SER-TÃO/PIBID/FCS/UFG, tem como principal objetivo o estudo e análise das problemáticas de gênero, sexualidade e diferenças na educação, especificamente no que se refere à formação docente na Licenciatura em Ciências Sociais e no ensino de Sociologia. Sendo, também, uma ação vinculada ao Programa Institucional de Formação à Docência no qual o atual subprojeto PIBID Ciências Sociais está em vigência desde março de 2014, pretende-se com esta proposta de pesquisa viabilizar a materialização dos dados e experiências advindas de nossas ações nas escolas parceiras, além das demais atividades desenvolvidas pelo Projeto no qual se inclui a execução de oficinas e revisão bibliográficas de temas e autores/as pertinentes à problemáticas das diferenças na educação. Com esta orientação, agregando em nossas atividades as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, e ainda reconhecendo a importância do debate acerca dos marcadores da diferença, como parte importante da formação docente para atuação nos diferentes níveis da educação, pretende-se alcançar as temáticas relativas à raça, etnia, juventude, violência, educação sexual, homofobia entre outras. Por fim, espera-se como resultado a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso, o desenvolvimento de oficinas de formação em diferentes espaços educacionais, a produção de artigos científicos e materiais didáticos, apresentação de resultados parciais e finais em eventos científicos, além da consolidação de um Laboratório de Ensino de Ciências Sociais, no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcela Carvalho Martins Amaral - Coordenador / Fernando da Silva Oliveira Dias - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2012 - 2014
IGUALDADE DE GÊNERO NA UFERSA: UMA ANÁLISE DO CAMPO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO LOCAL
Descrição: O projeto de pesquisa Igualdade de Gênero na Ufersa: uma análise do campo científico e tecnológico local integra a linha de pesquisa Movimentos Sociais e Educação do Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Aprendizagens, tendo como objetivo analisar de modo aprofundado a constituição do corpo docente e discente da UFERSA sob a perspectiva de gênero, evidenciando a participação de mulheres nos diferentes Departamentos e Campi da Universidade, tanto no que se refere às áreas de atuação, como também na ocupação de cargos diretivos e produtividade. É ainda nossa pretensão analisar o quadro discente sob a mesma ótica, com vistas à análise do ingresso e permanência de alunas nos cursos tecnológicos, evidenciando os impactos da presença de alunas no campo da C & T na Universidade e em suas trajetórias particulares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Tecnologias, Cibercultura e Imagens da Mulher na Contemporaneidade: A (re)construção da identidade de gênero entre professoras da educação básica
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar a auto-imagem de professoras da educação básica que tiveram acesso a conhecimentos voltados ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas educacionais para construir uma visão acerca das representações sociais e da auto-imagem da mulher, bem como da (re)construção da identidade de gênero entre profissionais do magistério no ciberespaço. Relacionando gênero, educação e tecnologia a partir das teorias feministas e de outros referenciais relacionados ao tema, identificando a auto-imagem de professoras sobre a mulher e analisando o impacto de cursos de capacitação que tratam do uso integrado de mídias nas práticas educacionais, a pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento de conteúdos para programas de formação continuada e políticas educacionais que enfatizem a importância da promoção da igualdade de gênero na instituição escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcela Carvalho Martins Amaral - Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho - Coordenador / Amilde Martins Fonseca - Integrante / Leila Karla Morais - Integrante / Romana Barros da Silva - Integrante / Marcília Luzia Gomes da Costa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
A filosofia da educação na era da informação: uma reflexão sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas educacionais
Descrição: O projeto teve como objetivo situar a filosofia da educação no contexto da Era da Informação, analisando as mudanças na EAD com o uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas educacionais, tomando como objeto de análise experiências em IES públicas do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
VII Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Seminários Internos do Ser-tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade
Descrição: Atividade de extensão voltada para integrantes do Núcleo e para a comunidade, em que são apresentadas e debatidas as produções do Núcleo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Escutas Feministas: projeto interdisciplinar de pesquisa e extensão em interseccionalidades na área das Humanidades
Descrição: Os conceitos de interdisciplinaridade e interseccionalidade orientam a iniciativa deste projeto que prevê um desdobramento de questões relativas ao gênero, em particular, às mulheres, seja em suas atividades acadêmicas e profissionais e/ou em atividades gerais, tendo em vista estratégias de pesquisa interna à Universidade e atividade de extensão. O objetivo é criar um espaço de ?Escuta interna?, relativa aos problemas e sintomas provindos de dificuldades comuns à profissão, de reflexão e produção. Como desdobramento, objetiva-se criar o espaço de ?Escuta externa?, baseada menos em aulas e ensino do assunto às mulheres da comunidade não-acadêmica, de maneira a qualificar um lugar de escuta de experiências notáveis de mulheres que apresentem exemplos de superação individual ou coletiva, bem como registrar suas dificuldades. Em suma, internamente, pretende-se refletir sobre as condições de trabalho e de carreira das mulheres na Universidade, em particular, o campus da Universidade Federal de Goiás e os cursos de Humanidades; e, externamente, visamos criar um lugar de escuta, registro e reflexão de experiências que envolvam mulheres, seja em circunstâncias de opressão ou de emancipação, em processos individuais e/ou coletivos de superação. As duas iniciativas confluem as atividades de pesquisa e extensão e visam criar arquivos de material para reflexão sobre condições de trabalho e de vida das mulheres..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
CENAS PLURAIS
Descrição: A ação de extensão CENAS PLURAIS é parte da programação do PIBID Ciências Sociais e é coordenada pela Profª. Marcela. A ação é planejada e executada em conjunto com estudantes bolsistas ID e se divide em duas etapas. Bimestralmente são exibidos filmes com temáticas relacionadas ao campo de Gênero e Diferenças na Educação, com a participação de um/uma especialista convidado/a para debater o filme, enfatizando os pontos relevantes para que se possa levar a discussão para as aulas de Sociologia nas escolas. Na segunda etapa, os/as estudantes bolsistas ID levam os mesmos filmes para as escolas, atuando como debatedoras.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Grupo de Estudos em Gênero e Diferenças na Educação
Descrição: O Grupo de Estudos em Gênero e Diferenças na Educação reúne discentes dos cursos de graduação em Ciências Sociais, especialmente os/as vinculados/as à Licenciatura e bolsistas do Subprojeto PIBID Ciências Sociais. O objetivo do Grupo é promover leitura aprofundada e debate sobre os referenciais da literatura socioantropológica, especificamente as relacionadas aos estudos feministas, de gênero, sexualidade, raça, classe e etnia, articulados às praticas educacionais e ao ensino de Sociologia no Ensino Médio. Como ação do PIBID, a participação no Grupo possibilita o desenvolvimento de oficinas temáticas e projetos de intervenção direcionados à educação em direitos humanos, antirrascista e em respeito às diferenças de gênero, sexualidade, entre outras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Marcela Carvalho Martins Amaral - Coordenador / Adriely Pereira de Jesus - Integrante / Amanda Silvestre dos Reis - Integrante / Cleyse Santos de Oliveira - Integrante / Deuselina Aparecida Rodrigues - Integrante / Eurípedes dos Santos Filho - Integrante / Francivaldo Alves de Sousa - Integrante / Heloiza Souza Viana - Integrante / Herbert Henrique Dias dos Santos - Integrante / Laís Moura Pontes - Integrante / Neidiane Cardoso da Silva - Integrante / Rafael Hendges Coutinho - Integrante / Wagner Ciqueira Quadro - Integrante / Marcos Augusto Paiva Melo - Integrante.
2014 - Atual
Prazeres Entre Ser-Tões
Descrição: Integrante do projeto de extensão Prazeres Entre Ser-Tões do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade - Ser-Tão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Arte e Diferença
Descrição: Integrante do Projeto de Extensão Arte e Diferença do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2004 - 2007
Periódico: Revista PóS - Revista Brasiliense de Pós Graduação em Ciências Sociais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gênero, Ciência e Tecnologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Corpo, Gênero e Sexualidades.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação e Movimentos Sociais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
1º lugar, categoria amadora, na Maratona Fotográfica Mossoró/2007 - Auto da Liberdade, Prefeitura Municipal de Mossoró-RN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BANDEIRA, L.2017BANDEIRA, L. ; AMARAL, Marcela . Violência, corpo e sexualidade: um balanço da produção acadêmica no campo de estudos feministas, gênero e raça/cor/etnia. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, v. 5, p. 48-89, 2017.

2.
1AMARAL, Marcela2012AMARAL, Marcela. Culto ao Corpo e Estilo de Vida entre as Mulheres. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 27, p. 207, 2012.

3.
AMARAL, Marcela2012AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C. . Representações da loucura no Brasil: medicalização e visão do internamento em Lima Barreto. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 46, p. 295-313, 2012.

4.
6AMARAL, Marcela2011 AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C. . A genealogia do poder em Foucault: as práticas discursivas e a sociedade discplinar. Prisma Jurídico (UNINOVE. Impresso), v. 10, p. 93-110, 2011.

5.
5AMARAL, Marcela2011AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C. . Indústria Cultura, Mídia e Cibercultura. Desenredos, v. Ano 3, p. 1-17, 2011.

6.
4MARTINS, Guilherme P. de C.2009MARTINS, Guilherme P. de C. ; AMARAL, Marcela . O habitus em Bourdieu e a teoria da justificação de Boltanski e Thévenot. Latitude (UFAL), v. 3, p. 96-108, 2009.

7.
2AMARAL, Marcela2007AMARAL, Marcela. Narrativas de Reforma Psiquiátrica e Cidadania no Distrito Federal. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 1, p. 582-583, 2007.

8.
3AMARAL, Marcela2004AMARAL, Marcela. Saúde Mental e Cidadania: Reforma Psiquiátrica e Emancipação. Revista dos Procuradores da República, Brasília, v. I, n.2, p. 21-23, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMARAL, Marcela; CARVALHO, G. P. (Org.) ; Gonçalo, Ednaldo T. (Org.) . Tendências do Ensino Superior no Século XXI: a educação a distância em discussão. Mossoró: Edições UERN, 2010. v. 1. 84p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL, Marcela. Culto ao Corpo e Estilo de Vida: práticas estéticas e magreza entre mulheres. In: Cristina Stevens; Susane Rodrigues de Oliveira; Valeska Zanello. (Org.). Estudos Feministas e de Gênero: articulações e perspectivas. 1ed.Florianópolis: Ed. Mulheres, 2014, v. , p. 133-148.

2.
FORBELONI, J. V. ; AMARAL, Marcela ; SILVEIRA, M. S. R. M. . O COOPERATIVISMO E A ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. In: JOÃO BOSCO ARAÚJO DA COSTA; RENATA MAYARA MOREIRA DE LIMA. (Org.). REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. 1, p. 57-69.

3.
AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C. . Tecnologias, Ciberspaço e Inovações nas Metodologias de Ensino. In: Pedro Fernandes de Oliveira Neto; Maria Lúcia Pessoa Sampaio; José Cezinaldo Rocha Bessa. (Org.). Ensino, Pesquisa e Formação de Professores de Língua Portuguesa. Mossoró: Edições UERN, 2011, v. , p. 175-190.

4.
AMARAL, Marcela. Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Presencial. In: Martins, Guilherme P. de C; Amaral, Marcela C. M.;Gonçalo, Ednaldo T.. (Org.). Tendências do Ensino Superior no Século XXI: a educação a distância em discussão. Mossoró: Edições UERN, 2010, v. 1, p. 27-38.

5.
AMARAL, Marcela. A Educação a Distância em Discussão. In: MARTINS, Guilherme P. de C.; GONÇALO, Edinaldo; AMARAL, Marcela C. M.. (Org.). Tendências no Ensino Superior no Século XXI: a Educação a Distância em Discussão. Mossoró: Edições UERN, 2010, v. 1, p. 8-11.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMARAL, Marcela. As Várias Faces da Interdição. CabeSão - Um Jornal da Livre Expressão, Brasília, 01 nov. 2005.

2.
AMARAL, Marcela. Eletrochoques. Correio Braziliense, Opinião, p. 20, 19 set. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Marcela. Culto à magreza entre mulheres no Brasil: alcances e limites entre o disciplinamento e a felicidade a partir de práticas de culto ao corpo. In: XXXI Congresso ALAS URUGUAY 2017, 2017, Montevideo. Las encrucijadas abiertas de América Latina: la sociología en tiempos de cambio, 2017.

2.
AMARAL, Marcela. CENAS PLURAIS NO PIB ID CIÊNCIAS SOCIAIS: GÊNERO E DIFERENÇAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. In: 13º Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11 - Transformações, Conexões e Deslocamentos, 2017, Florianópolis. ANAIS do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-12.

3.
AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C. . Gênero, Inclusão Digital e Formação de Professoras da Educação Básica. In: XVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia, 2011, Recife. XVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia, 2011. v. 1.

4.
AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C. . A Universidade Aberta do Brasil e a Massificação do Ensino Superior. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011. v. XV. p. 1-18.

5.
CARVALHO, G. P. ; AMARAL, Marcela . O uso de mídias nas práticas pedagógicas. In: VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, 2010, Pau dos Ferros. VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Mossoró: Queima Bucha, 2010. v. I.

6.
AMARAL, Marcela. O fenômeno do culto ao corpo moderno e magreza como símbolo de beleza: estudo sobre o movimento "Pró-Ana" no Brasil. In: VI Congresso Português de Sociologia, 2008, Lisboa. Mundos sociais: saberes e práticas, 2008.

7.
AMARAL, Marcela. A loucura pensada a partir de Lima Barreto. In: VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2008, Pau dos Ferros-RN. Anais da VI SELLP: Tendências e abordagens em lingüística, literatura e ensino, 2008. p. 1167-1176.

8.
AMARAL, Marcela. Loucura por cidadania no Disitrito Federal: estudo de uma ONG em saúde mental. In: II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2007, Florianópolis. Anais Eletrônicos do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2007.

9.
AMARAL, Marcela. Sexualidades pensadas: reflexões sobre loucura e estereótipos de gênero. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.

10.
AMARAL, Marcela; CARVALHO, G. P. . CORPORALIDADES, MÍDIA E IDENTIDADE: IMAGENS DO CORPO E DA BELEZA FEMININA NA INTERNET. In: 13º CISO Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste. Maceió: UFAL, 2007.

11.
AMARAL, Marcela; CARVALHO, G. P. . Culto do Corpo, Transtornos Alimentares e Estilos de Vida na Modernidade: o caso das 'Anas' na Internet. In: Reunião Equatorial de Antropologia - X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste, 2007, Maceió. REA - Reunião Equatorial de Antropologia (CD-ROM). Aracaju: Êxito Eventos, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Marcela. Juventude, Beleza e Magreza: culto ao corpo entre professoras de academias de ginástica femininas. In: V Congresso Ibero Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde: Circulação de Saberes e Desafios em Saúde, 2012, Lisboa. Livro de Resumos, 2012.

2.
AMARAL, Marcela. Lima Barreto e a Loucura na Primeira República. In: IX Simpósio de Pesquisa e Extensão - XIV Encontro de Pesquisa e Extensão, 2007, Mossoró. XIV Encontro de Pesquisa e Extensão. Mossoró: UERN, 2007.

3.
AMARAL, Marcela. Sexualidades pensadas: reflexões sobre loucura e estereótipos de gênero. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Desigualdade, diferença e reconhecimento. Recife: SBS, 2007. p. 250-250.

4.
AMARAL, Marcela. Cidadania e reforma psiquiátrica em Brasília: narrativas de profissionais. In: 30º Encontro Anual da ANPOCS, 2006, Caxambu. 30º Encontro Anual da ANPOCS, 2006.

5.
AMARAL, Marcela. Reforma Psiquiátrica e Cidadania: a perspectiva dos sujeitos. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. Anais III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, Marília C. R. ; COSTA, Márcia S. ; SANTOS, M. ; AMARAL, Marcela ; VIANA, Heloiza. S. . As atividades do PIBID Ciências Sociais na Escola Estadual Jardim America em 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AMARAL, Marcela. Gênero, sexualidade e educação: ensino de Sociologia, formação e resistência em escolas brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BITTENCOURT, Sara ; AMARAL, Marcela . EDUCAÇÃO E PERIFERIA: A DIDÁTICA E SUAS FORMAS DE APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRISPER, Wellida ; AMARAL, Marcela . PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMARAL, Marcela. Culto à magreza entre mulheres no Brasil: alcances e limites entre o disciplinamento e a felicidade a partir de práticas de culto ao corpo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AMARAL, Marcela. Culto ao corpo e magreza entre mulheres: desdobramentos de pesquisa no campo sociológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMARAL, Marcela. Culto ao corpo e estilo de vida: práticas estéticas e magreza entre mulheres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
COUTINHO, R. H. ; SOUSA, F. A. ; AMARAL, Marcela . Processos de Educação Não Formal em Igrejas Inclusivas em Goiânia,. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AMARAL, Marcela. Juventude, Beleza e Magreza: Culto ao Corpo entre Professoras de Academias de Ginástica Femininas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C. . A Universidade Aberta do Brasil e a Massificação do Ensino Superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AMARAL, Marcela. Imagens Midiáticas: uma proposta de reflexão sobre a sexualidade entre jovens e adolescentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
AMARAL, Marcela. A loucura pensada a partir de Lima Barreto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AMARAL, Marcela. O fenômeno do culto ao corpo moderno e magreza como símbolo de beleza: estudo sobre o movimento "Pró-Ana" no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AMARAL, Marcela. Loucura por cidadania no Distrito Federal: estudo de uma ONG em saúde mental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
AMARAL, Marcela. Sexualidades pensadas: reflexões sobre loucura e estereótipos de gênero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
AMARAL, Marcela; CARVALHO, G. P. . Culto do corpo, transtornos alimentares e estilos de vida na modernidade: o caso das. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AMARAL, Marcela; CARVALHO, G. P. . Corporalidades, mídia e identidade: imagens do corpo e da "beleza" feminina na internet. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
AMARAL, Marcela. Lima Barreto e a Loucura na Primeira República. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AMARAL, Marcela. Cidadania e Reforma Psiquiátrica em Brasília: narrativas de profissionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
AMARAL, Marcela. Cidadania e Ações Afirmativas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
AMARAL, Marcela. Reforma Psiquiátrica e Cidadania: a perspectiva dos sujeitos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AMARAL, Marcela. Fortalecimento Institucional do MERCOSUL: Política, Mulher, Cultura e Integração. 2005.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, Marcela. Direitos Humanos e Escola Sem Partido. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AMARAL, Marcela. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
AMARAL, Marcela. Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa: construção teórica e metodológica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
AMARAL, Marcela. Movimentos Sociais e Desenvolvimento Profissional no Semiárido. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
AMARAL, Marcela. Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Presencial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
AMARAL, Marcela; CARVALHO, G. P. . Conexão Calango. 2002 (Coletânea de Músicas (CD)).

Demais trabalhos
1.
AMARAL, Marcela. Qual o significado das ações afirmativas para homossexuais?. 2004 (Coordenação da mesa) .

2.
AMARAL, Marcela. Multiculturalismo e Ações Afirmativas. 2004 (Coordenação do Seminário) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C.; SOUZA, Gilton S. de. Participação em banca de Amilde Martins da Fonseca. A Constituição do ETHOS de Alunas do PROEJA em Histórias de Vida. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
AMARAL, Marcela; GONCALVES, E.; HENNING, C. E.; MAKSUD, I.; SOUZA, M. R.. Participação em banca de MÁRCIA ANDRÉA RODRIGUES ANDRADE. A EXPERIÊNCIA DO HIV ENTRE PESSOAS IDOSAS EM GOIÁS: um estudo de gênero, sexualidade e subjetividades. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
GONCALVES, E.; BORGES, Lenise S.; AVELAR, R. B.; BRAZ, C.; AMARAL, Marcela. Participação em banca de Bento Manoel de Jesus. Transexualidades: experiências possíveis de constituição subjetiva em relação ao gênero. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
AMARAL, Marcela; LUIZ, M.; BRAZ, C.; CAMARGO, W. X.. Participação em banca de Sebastião Carlos Ferreira de Almeida. "Mixed Martial Arts (MMA) no Brasil: masculinidades em disputa. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
BANDEIRA, L.; LUIZ, M.; ALMEIDA, T. M. C.; SUASSUNA, D. M. F. A.; AMARAL, Marcela. Participação em banca de Rogério José de Almeida. Obesidade nos Corpos das Mulheres e os Olhares sobre os Discursos Medicalizantes. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

5.
BANDEIRA, L.; FLEISCHER, Soraya; ALMEIDA, T. M. C.; AMARAL, Marcela. Participação em banca de Ticiana Oswald Ramos. Casas de parto autônomas no contexto brasileiro: conflitualidades e sentidos em torno da humanização de partos e nascimentos. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
AMARAL, Marcela; GONCALVES, E.; BRAZ, C.. Participação em banca de Bento Manoel de Jesus. A realidade depois do sonho: um estudo sobre aspectos da vida cotidiana de pessoas transexuais trangenitalizadas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
AMARAL, Marcela; BRAZ, C.; CAMARGO, W. X.. Participação em banca de Sebastião Carlos Ferreira de Almeida. Mixed Martial Arts (MMA) no Brasil: masculinidades em disputa. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
AMARAL, Marcela; FLEISCHER, Soraya; GROSSI, Maria Stela. Participação em banca de Ticiana Ramos Nonato. Casas de Parto no Contexto da Humanização da Saúde: sentidos e conflitualidades. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
GONCALVES, E.; AMARAL, Marcela; FRANCO, Michele C.. Participação em banca de Lídia dos Santos Ferreira de Freitas. Masculinidades no poder: discursos de gênero no pós-impeachment. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
AMARAL, Marcela; LUIZ, M.; LIMA, R. B.; FRANCO, Michele C.. Participação em banca de Isabella Bruna Lemes Pereira. Sujeitos Sujeitados? Análise de discursos sobre identidade de gênero e sexualidade na Câmara dos Deputados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

3.
BANDEIRA, L.; AMARAL, Marcela. Participação em banca de Hércules Cezário da Silva do Nascimento. Escola Sem Partido: percepção dos direitos do ensino das escolas públicas de Samambaia-DF. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
AMARAL, Marcela; MARTINS, Guilherme P. de C.; SOUZA, Gilton S. de. Participação em banca de Amilde Martins Fonseca. A constituição do ethos de alunas do PROEJA em histórias de vida. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMARAL, Marcela. Participação em banca de Carlineide Justina da Silva Almeida. Economia Solidária: uma alternativa para o semiárido potiguar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Sustentabilidade para o Semiárido) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARAL, Marcela; PAIVA, Divina P.; SILVA, Guilherme B.. Participação em banca de Marcos Augusto Paiva Melo.Amizade LGBT na Universidade: pensando marcadores de gênero, sexualidade e educação na UFG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

2.
AMARAL, Marcela; VIANA, Heloiza. S.. Participação em banca de Vanessa Fonte Oliveira.GÊNERO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL GÊNERO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
NUNES, Jordão H.; AMARAL, Marcela; BARBOSA, Pedro. Participação em banca de Fernanda Siqueira Miranda.Um por Amor, Dois por Dinheiro: o Rap da Marginalidade ao Profissionalismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GONCALVES, E.; AMARAL, Marcela; PINTO, Joana P.. Participação em banca de Hugo de Oliveira.Novos Caminhos para a Educação a partir das Ocupações Secundaristas de 2015 e 2016 : Escola Pública, Gratuita e de Qualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

5.
GONCALVES, E.; SCREMIN, Lucineia.; AMARAL, Marcela. Participação em banca de Laís Moura Pontes.A educação sexual: desafios para uma abordagem sciológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

6.
OLIVEIRA, D. D.; RODRIGUES, D.; AMARAL, Marcela. Participação em banca de Bruna Barbosa Moreira Silva.Uso de Tecnologias no Ensino de Sociologia em Escolas de Goiânia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

7.
AMARAL, Marcela; BRAZ, C.; KOJIMA, L. F.; SALES, Ester. Participação em banca de Igor Henrique Santana Mafra.Práticas de Estado e a Construção da Pessoa: o nome social na Universidade Federal de Goiás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

8.
AMARAL, Marcela; GONCALVES, E.; TAMASO, I.. Participação em banca de Rafael Hendges Coutinho.A agenda de gênero na educação e o processo de formação de professores em sociologia para gênero e diversidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

9.
OLIVEIRA, D. D.; JUNQUEIRA, I. A. A.; AMARAL, Marcela. Participação em banca de SUÉLIA NUNES GAMA.Análise das práticas de enfrentamento ao uso de drogas em escolas públicas de Goiânia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

10.
AMARAL, Marcela; COSTA, Marcília L. G.; CARVALHO, Janice. L.. Participação em banca de Sancha Walessa da Silva César.O Preço da Felicidade: uma análise do filme "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
AMARAL, Marcela. Participação em banca de Luciana Oliveira de Almeida.A internação dos portadores de transtornos mentais delinqüentes com base no artigo 97 do Código Penal brasileiro: os mitos da inimputabilidade e da periculosidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

12.
AMARAL, Marcela. Participação em banca de Alexandra Queiroz Morais.Gênero, consumo e mídia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

13.
AMARAL, Marcela. Participação em banca de Tatiana Matias da Paz Cintra.A supremacia dos princípios constitucionais na educação brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas) - Faculdades Integradas do Planalto Central.

14.
AMARAL, Marcela. Participação em banca de Sandra Kelly Macedo.Ressocialização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas) - Faculdades Integradas do Planalto Central.

15.
AMARAL, Marcela. Participação em banca de Jaqueline Machado de Souza Santos.Sistema de cotas para negros nas universidades frente ao princípio da igualdade. 2005 - Faculdades Integradas do Planalto Central.

16.
AMARAL, Marcela. Participação em banca de Elias Duarte Azevedo.Postivismo e direito alternativo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas) - Faculdades Integradas do Planalto Central.

17.
AMARAL, Marcela. Participação em banca de Luciano A. B. Leal.Sindicalismo no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas) - Faculdades Integradas do Planalto Central.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMARAL, Marcela; TAVARES, B. L.; VIANA, N.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR/A ADJUNTO/A DE SOCIOLOGIA DA FCS/UFG. 2015. Universidade Federal de Goiás.

2.
AMARAL, Marcela. Concurso Público para Professor Efetivo da UFERSA - Sociologia. 2013. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

3.
AMARAL, Marcela. Concurso Público para Professor Substituto da UFERSA. 2013. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

4.
AMARAL, Marcela; VASCONCELOS, Inessa. M. L.; COELHO, Maria Ivonete S.. Concurso Público para Professor Efetivo da UFERSA. 2012. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Outras participações
1.
AMARAL, Marcela. Participação em Banca de Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado de Amilde Martins Fonseca. A Constituição do Ethos de Alunas do PROEJA em histórias de vida.. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
CARVALHO, G. P.; ALVETTI, Marco Antonio Simas; AMARAL, Marcela. Seleção de tutores para o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (NEAD/UERN). 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
AMARAL, Marcela; BARRETO, M. C. R.; LIMA, F. V. de. Seleção de discentes para o PETCIS. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
AMARAL, Marcela; PEREIRA, E. D.; BARRETO, M. C. R.. Seleção de discentes para o PETCIS. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
AMARAL, Marcela; CARVALHO, G. P.; Gonçalo, Ednaldo T.. Seleção de tutores para o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (NEAD/UERN). 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
AMARAL, Marcela. Avaliação de trabalhos em sessão oral no GT EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11 - Transformações, Conexões e Deslocamentos.CENAS PLURAIS NO PIB ID CIÊNCIAS SOCIAIS: GÊNERO E DIFERENÇAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. 2017. (Seminário).

2.
14º EFLAC - Encontro Feminista da América Latina e do Caribe7.. 2017. (Encontro).

3.
18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Coordenação de GT37 - Violência, corpo e sexualidade: estudos feministas de gênero e/ou raça. 2017. (Congresso).

4.
Estudos latino-americanos e pós-coloniais de ciência. 2017. (Outra).

5.
II Colóquio Internacional de Estética da FAFIL: Estética em Preto e Branco.Cenas Plurais de Iniciação à Docência: diálogo sobre o ensino de Sociologia e a formação docente em gênero e diferenças na educação. 2017. (Outra).

6.
II Colóquio Internacional de Estética da FAFIL - UFG / Estética em Preto e Branco.Mesa IV - O lugar das artes, das questões étnico - raciais e de gênero no ensino das humanidades ?. 2017. (Outra).

7.
CONPEEX. A escola pública em análise: ameaças a liberdade de aprender e ensinar. 2016. (Congresso).

8.
II Encontro SBS Centro Oeste - Seminário das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.Sociologia, PIBID e Educação. 2016. (Encontro).

9.
Seminário de Estudos Latino Americanos e Pós-Coloniais de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2016. (Seminário).

10.
II DESFAZENDO GÊNERO: ATIVISMOS DAS DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO.COORDENAÇÃO DO ST 11- BORDAS E FRONTEIRAS NAS PRODUÇÕES DO CORPO, DA SEXUALIDADE E DA SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Seminário).

11.
IV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA.EDUCAÇÃO/ORIENTAÇÃO SEXUAL DO CURRÍCULO À SALA DE AULA. 2015. (Encontro).

12.
VI EDIPE - ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICAS E PRÁTICAS DE ENSINO.COORDENADORA DO GT SOCIOLOGIA. 2015. (Encontro).

13.
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. A VISIBILIDADE LÉSBICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. 2015. (Congresso).

14.
38º Encontro Anual da ANPOCS. 2014. (Encontro).

15.
I Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero: Articulações e Perspectivas.Culto ao corpo e estilo de vida: práticas estéticas e magreza entre mulheres. 2014. (Outra).

16.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO LEDOC/UFERSA: CAMINHOS E DESAFIOS NA/DA FORMAÇÃO.DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA LEDOC/UFERSA. 2014. (Seminário).

17.
Prazeres Entre Ser-Tões.Culto ao corpo e magreza entre mulheres: desdobramentos de pesquisa no campo sociológico. 2014. (Outra).

18.
V COLÓQUIO INTERNACIONAL ESCRITURA, LINGUAGEM E PENSAMENTO: CADA VEZ O IMPOSSÍVEL - DERRIDA (DEZ ANOS DEPOIS). 2014. (Outra).

19.
V ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS - IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID.Processos de Educação Não Formal em Igrejas Inclusivas em Goiânia. 2014. (Encontro).

20.
X SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA NO ENSNO MÉDIO: POLÍTICA, CURRÍCULO E CONDIÇÕES DE TRABALHO - A SOCIOLOGIA OCUPANDO O ENSINO MÉDIO.COORDENADORA DO ST4: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2014. (Seminário).

21.
I Seminário Estadual de Educação para Convivência com o Semiárido.GT 4 - Movimentos Sociais e Educação. 2012. (Seminário).

22.
V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Juventude, Beleza e Magreza: culto ao corpo entre professoras de academias de ginástica femininas. 2012. (Congresso).

23.
Educação Superior no Contexto Nacional e o Perfil Docente no Ensino Superior.A Educação Superior no contexto nacional e o perfil docente no Ensino Superior. 2011. (Oficina).

24.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. A Universidade Aberta do Brasil e a Massificação do Ensino Superior. 2011. (Congresso).

25.
4º Encontro do Ciclo de Debates na Área da Infância da Adolescência.Imagens Midiáticas: uma proposta de reflexão sobre a sexualidade entre jovens e adolescentes. 2010. (Encontro).

26.
VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.O uso de mídias nas práticas pedagógicas. 2010. (Outra).

27.
VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - CMELP.O uso de mídias nas práticas pedagógicas. 2010. (Outra).

28.
I CONLID Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso: "novos cenários, múltiplas linguagens".Plataformas virtuais de aprendizagem e formação de professores. 2008. (Outra).

29.
Tendências do Ensino Superior no Século XXI: a educação a distância em discussão.Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Presencial (mini-curso). 2008. (Seminário).

30.
VI Congresso Português de Sociologia - Mundos sociais: saberes e práticas. O fenômeno do culto ao corpo moderno e magreza como símbolo de beleza: estudo sobre o movimento "Pró-Ana" no Brasil.. 2008. (Congresso).

31.
VIII Semana de Filosofia da UERN - FIlosofia: crise e sociabilidade.A institucionalização da loucura em Michel Foucault. 2008. (Outra).

32.
VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros.A loucura pensada a partir de Lima Barreto. 2008. (Outra).

33.
X Simpósio de Pesquisa e Extensão - XV Encontro de Pesquisa e Extensão da UERNA - ENCOPE.GT - Educação a Distância, Tecnologia e Educação. 2008. (Simpósio).

34.
13º CISO Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste.Corporalidades, mídia e identidade: imagens do corpo e da. 2007. (Encontro).

35.
II Semínário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia.Loucura por cidadania no Distrito Federal: estudo de uma ONG em saúde mental. 2007. (Seminário).

36.
IX Simpósio de Pesquisa e Extensão - XIV Encontro de Pesquisa e Extensão.Lima Barreto e a Loucura na Primeira República. 2007. (Encontro).

37.
Reunião Equatorial de Antropologia - X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste.Culto do corpo, transtornos alimentares e estilos de vida na modernidade: o caso das Anas a internet. 2007. (Outra).

38.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Sexualidades pensadas: reflexões sobre loucura e estereótipos de gênero. 2007. (Congresso).

39.
30º ANPOCS.Cidade e Reforma Psiquiátrica em Brasília: narrativas de profissionais. 2006. (Encontro).

40.
III Semana Jurídica da FAP.Cidadania e Ações Afirmativas. 2006. (Outra).

41.
III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2005. (Congresso).

42.
III Semana de Sociologia: a sociologia como crítica do presente SOL/UnB.III Semana de Sociologia: a sociologia como crítica do presente SOL/UnB. 2005. (Outra).

43.
Seminário Nacional - Há banalização nos atos de interdição judicial no Brasil?.Seminário Nacional - Há banalização nos atos de interdição judicial no Brasil?. 2005. (Seminário).

44.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).

45.
XXIX Encontro Nacional da ANPOCS.XXIX Encontro Nacional da ANPOCS. 2005. (Encontro).

46.
A Universidade do Século XXI.A Universidade do Século XXI. 2004. (Outra).

47.
Multiculturalismo e Ações Afirmativas. Multiculturalismo e Ações Afirmativas. 2004. (Congresso).

48.
XXVIII Encontro Nacional da ANPOCS.XXVIII Encontro Nacional da ANPOCS. 2004. (Encontro).

49.
Simpósio de Psicologia Jurídica.Simpósio de Psicologia Jurídica. 2003. (Simpósio).

50.
Congresso Nacional de Direito - CONADI. Congresso Nacional de Direito - CONADI. 2002. (Congresso).

51.
Seminário Internacional - Imprensa Investigativa: sensacionalismo e criminalidade.Seminário Internacional - Imprensa Investigativa: sensacionalismo e criminalidade. 2002. (Seminário).

52.
Reflexões de um antigo aluno de Hannah Arendt.Reflexões de um antigo aluno de Hannah Arendt. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, Marcela. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. 2017. (Congresso).

2.
AMARAL, Marcela. II Encontro SBS Centro-Oeste - Seminário das LInhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 2016. (Outro).

3.
AMARAL, Marcela. I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - LEDOC/UFERSA: CAMINHOS E DESAFIOS NA/DA FORMAÇÃO. 2014. (Outro).

4.
AMARAL, Marcela. CICLO NACIONAL DE DEBATES - QUAL ESTATUTO DA FAMÍLIA?. 2014. (Outro).

5.
AMARAL, Marcela. Simpósio de Abertura das Atividades do GETA 2012.2 - Educação, Tecnologia e Sociedade. 2012. (Outro).

6.
AMARAL, Marcela. Seminário Local do Programa Conexões de Saberes. 2011. (Outro).

7.
AMARAL, Marcela. I Seminário de Educação a Distância - Tendências do Ensino Superior no Século XXI: a educação a distância em discussão. 2008. (Outro).

8.
AMARAL, Marcela. Multiculturalismo e Ações Afirmativas. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Silvestre dos Reis. A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O CONFLITO DE GERAÇÕES. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Márcia Sardinha da Costa. REFLEXÕES ACERCA DA PERCEPÇÃO DO CORPO DAS/OS PROFESSORAS/ES EM SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Gabriela Oliveira. Mobilidade urbana em Goiânia: uma análise do uso de bicicleta por mulheres em Goiânia. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Fernando da Silva Oliveira Dias. GÊNERO E DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Grazieli Gomes Branquim. INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DO PIBID E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA UFG. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Fonte Oliveira. GÊNERO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL GÊNERO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

2.
Marcos Augusto Paiva Melo. Amizade LGBT na Universidade: pensando marcadores de gênero, sexualidade e educação na UFG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

3.
LAÍS MOURA PONTES. GêNERO E EDUCAÇÃO: ESTUDO COMPARADO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESCOLAS DE GOIÂNIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

4.
RAFAEL HENDGES COUTINHO. GÊNERO E DIVERSIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS DE GOIÂNIA/GO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

5.
BRUNA BARBOSA MOREIRA SILVA. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL: ESTUDO COMPARADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÁS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

6.
Marcela Duarte de Melo Alencar. Visibilidade de Gênero no Corpo Discente do Bacharelado em Ciência e Tecnologia: histórias de vida e identidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

7.
Rossana Sampaio. Políticas Públicas de Educação: ações afirmativas na UFERSA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

8.
Luciana Oliveira de Almeida. A internação dos portadores de transtornos mentais delinqüentes com base no artigo 97 do Código Penal brasileiro: os mitos da inimputabilidade e da periculosidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

Iniciação científica
1.
Filipe Carlos da Silva. Visibilidade de Gênero no Corpo Docente da UFERSA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

2.
Marcela Duarte de Melo Alencar. Visibilidade de Gênero no Corpo Discente da UFERSA/Angicos: histórias de vida e identidades. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.

3.
Thamara Targino da Costa Cruz. Mulheres Engenheiras na UFERSA: impactos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Orientador: Marcela Carvalho Martins Amaral.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BANDEIRA, L.2017BANDEIRA, L. ; AMARAL, Marcela . Violência, corpo e sexualidade: um balanço da produção acadêmica no campo de estudos feministas, gênero e raça/cor/etnia. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, v. 5, p. 48-89, 2017.


Cursos de curta duração ministrados
1.
AMARAL, Marcela. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AMARAL, Marcela. Direitos Humanos e Escola Sem Partido. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, Marcela. I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - LEDOC/UFERSA: CAMINHOS E DESAFIOS NA/DA FORMAÇÃO. 2014. (Outro).

2.
AMARAL, Marcela. II Encontro SBS Centro-Oeste - Seminário das LInhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Atuação no grupo de pesquisa Feminismo, Relações de Gênero, Raça/Etnia e Geracionais da Universidade de Brasília sob orientação da Profª. Lourdes Bandeira.


Estágio doutoral junto à Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, sob orientação do Prof. José Resende.



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