Ana Luiza Jesus da Costa

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  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Professora do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em Educação Cidadania e Exclusão - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, história da educação, educação das relações étnico-raciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Luiza Jesus da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, A. L. J.;COSTA, ANA LUIZA JESUS DA


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro entre a escolarização e a experiência, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maurilane de Souza Biccas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Brasil Império; Educação Popular; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educãção Cidadania e Exclusão.
UNIVESIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, UERJ, Brasil.
Título: À Luz das Lamparinas. As escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: José Gonçalves Gondra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Brasil Império; escolas noturnas; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; Educação Popular.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2003
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A Educação Popular entre o Um e o Múltiplo. A apropriação da iniciativa dos Movimentos Populares das décadas de 70 e 80 pelo Programa Especial de Educação do primeiro governo Brizola..
Orientador: Fernando Antonio Faria.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução aos Estudos de África. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Dinâmicas de raça, cor e classe no ativismo negro. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Municipal de Educação de Niterói, FME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 16


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiario PAE, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Segundo a portaria 3588 de 10 de maio de 2005 baixada pela Reitoria da Universidade de São Paulo, "O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino ? PAE, da Universidade de São Paulo, destina-se a aprimorar a formação de alunos de Pós-Graduação para a atividade didática de graduação".

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Colégio Municipal de Pescadores, CMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Concursado, Carga horária: 16


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .

03/2007 - 03/2008
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
história da educação

Colégio Estadual Melchiades Picanço, CEMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Concursado, Carga horária: 16

Atividades

02/2006 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
História


Linhas de pesquisa


1.
Escola, Escolarização e Família

Objetivo: Investigar as condições de aparecimento e funcionamento da organização escolar e suas relações com a instituição familiar..
2.
Alfabetização de adolescentes e adultos


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo entre fins do século XIX e as primeiras décadas do século XX
Descrição: Tendo como pressuposto que pensar e fazer educação não são e não foram, historicamente, tarefas apenas para os intelectuais socialmente legitimados e os formuladores de políticas públicas, o presente projeto objetiva conhecer e compreender as formas pelas quais as classes populares, com ênfase nas classes trabalhadoras, na cidade de São Paulo, entre o fim do século XIX e início do XX, promoveram sua própria educação e construíram visões/concepções próprias sobre educação. Temos como hipótese que a ação e reflexão das classes populares, desde o século XIX, ou seja, desde o momento de estabelecimento da forma escolar no Brasil, tem sido fundamental para afirmação do direito à educação. Delimitamos como objeto de estudo dois espaços privilegiados onde se manifesta historicamente a citada ação educativa das classes populares oitocentistas. São eles: primeiro, as associações organizadas, primordialmente, por trabalhadores; segundo, a imprensa, primordialmente os periódicos vinculados às classes trabalhadoras, muitas vezes, relacionados às próprias associações como órgãos de propaganda e organização. Trabalharemos com fontes documentais oficiais e não oficiais: documentos diversos produzidos pelas organizações da sociedade civil; imprensa; legislação; relatórios oficiais de presidentes de província/estados, de Inspetores de instrução; literatura e outras pistas fornecidas no contato com os arquivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
História de educação de adolescentes e adultos em São Tomé e Príncipe (1950 a 1984)
Descrição: Descrição: O projeto tem por objetivo compreender e analisar a história da educação de adolescentes e adultos em São Tomé e Príncipe, na África, no período de 1950 a 1984. A definição por este recorte temporal justifica-se por abordar, o período antes de depois da independência deste país de Portugal. Um dos principais focos de análise será o processo de alfabetização de adolescentes e adultos, instaurados pelos sujeitos que promoveram a Revolução e convidaram Paulo Freire para ajudá-los nesta empreitada. A investigação tem ainda por finalidades: a) levantar e catalogar toda a documentação escolar disponível nos arquivos de São Tomé e Príncipe e de Portugal; b) A partir do levantamento e produção de fontes orais, contemplar os principais sujeitos que participaram das campanhas de alfabetização empreendidas no país; c) Discutir e analisar a configuração e o funcionamento da alfabetização de adultos no período delimitado; d) Compreender e analisar as concepções, representações de alfabetização de adultos e dos sujeitos envolvidos (educandos e educadores) neste processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado ( 5) . Integrantes: Ana Luiza Jesus da Costa - Integrante / Odete Andrade - Integrante / Maurilane de Souza Biccas - Coordenador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
A Circulação Internacional de Modelos Educacionais. Perspectivas Comparadas (Brasil e França)
Descrição: O objetivo deste projeto é identificar modelos de educação veiculados historicamente por meio de impressos e objetos escolares e, mais recentemente, por meio de instituições de formação de professores de nível superior. As duas temáticas abordadas gozam da mesma pertinência social nos dois países e ensejam debates igualmente importantes, na escola e na opinião pública. Tanto para os materiais que circularam no Brasil no final do século XIX, quanto para as atuais propostas da formação docente (com inspiração nos Instituts Universitaires de Formation de Maîtres (IUFM), a menção à educação francesa é uma constante. No que concerne ao Oitocentos e às décadas iniciais do Novecentos, a França emerge sob a pena dos educadores e políticos brasileiros como aquilo que Schriewer denominou por sociedade de referência. As viagens de professores comissionados destinavam-se prioritariamente a Paris, com o objetivo de observar o sistema educacional e colher subsídios para a implantação de reformas educacionais no território brasileiro. Um século depois, a França continua a ser uma cultura de referência para o Brasil, mas, seguramente, as formas que caracterizam as relações entre os dois países se diversificaram com o advento dos processos de globalização. Tal é o que se pode observar nos modelos de formação de professores que se configuram, do lado francês, nos IUFM e, no Brasil, nas experiências que se multiplicam após a LDB de 1996. Ao se debruçar sobre dois períodos históricos distintos e ao investigar práticas diferentes de circulação social de saberes, o atual projeto retoma a questão do modelo educacional francês, explorando as formas de disseminação e apropriação desse modelo no território brasileiro. Acautela-se, contudo, contra o imediatismo do estabelecimento de relações de continuidade seja no tempo (entre o passado e o presente), seja no espaço (entre o Brasil e a França), considerando a ruptura e a diferença como problema de método...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Múltiplas Estratégias de Escolarização de Adolescentes e Adultos em São Paulo (1870-1970)
Descrição: O objetivo geral é o de investigar as múltiplas estratégias de escolarização de adolescentes e adultos, atentando para as formas históricas de alfabetização destas faixas etárias postas em circulação na sociedade paulista, entre 1870-1970, agenciadas pelos diferentes grupos (igrejas, maçonaria, irmandades negras, sindicatos), tanto situados nas esferas governamentais, quanto na iniciativa privada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 4) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Andressa Cristina Coutinho Barboza - Integrante / Daniela Gomes de Albuquerque - Integrante / Aristides Gusmão dos Santos Neto - Integrante / Cristiano Barbosa dos Santos - Integrante / Thaís Bernades Nogueira - Integrante / Elis Regina Feitosa do Vale - Integrante / Marcia Luiza Pires de Araujo - Integrante / Carolina Freire Antunes - Integrante / Erika Garcia - Integrante / Ana Luiza Jesus da Costa - Integrante / Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Jabuti - Categoria Educação, Câmara Brasileira do Livro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, ANA LUIZA JESUS DA2018COSTA, ANA LUIZA JESUS DA. Associativismo operário, educação e autonomia na formação da classe trabalhadora em São Paulo (1889-1930). EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 44, p. 1-18, 2018.

2.
COSTA, A. L. J.;COSTA, ANA LUIZA JESUS DA2016COSTA, A. L. J.. Educação e formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro entre as últimas décadas do século XIX e os primeiros anos do século XX. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 124, 2016.

3.
COSTA, A. L. J.;COSTA, ANA LUIZA JESUS DA2015COSTA, A. L. J.. O educar-se das classes populares oitocentistas na luta pelo direito à educação. Notandum (USP), v. XVIII, p. 139-149, 2015.

4.
COSTA, A. L. J.;COSTA, ANA LUIZA JESUS DA2013COSTA, A. L. J.. A IMPRENSA NO EDUCAR-SE DAS CLASSES TRABALHADORAS DO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA. Roteiro (UNOESC), v. 39, p. 41-66, 2013.

5.
COSTA, A. L. J.;COSTA, ANA LUIZA JESUS DA2012COSTA, A. L. J.. AS ESCOLAS NOTURNAS DA CORTE E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: Educação e controle social na sociedade oitocentista. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 13, p. 11-24, 2012.

6.
COSTA, A. L. J.;COSTA, ANA LUIZA JESUS DA2011COSTA, A. L. J.. As escolas noturnas do município da Corte: Estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889). Educação & Sociedade (Impresso), v. 32, p. 53-68, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, A. L. J.. Utopia ou extermínio da espécie: comentários sobre anarquismo e educação em Os despossuídos, de Úrsula K. Le Guin. In: Daniel Cavalcanti de A. Lemos. (Org.). Distopias e educação: entre ficção e ciência. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2016, v. 1, p. 1-241.

2.
COSTA, A. L. J.. Fontes para uma história do educar-se das classes trabalhadoras no século XIX: sobre apurar os ouvidos para o inaudito. In: MUNHOZ, Fabiana Garcia; MORAES, Felipe Tavares; MACHADO, Sandra Caldeira; ABDALA, Rachel Duarte; ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios. (Org.). De madeiras e artes de fazer flechas. Apontamentos teórico-metodológicos em História da Educação. 1ed.Taubaté: Casa Cultura, 2016, v. 1, p. 9-303.

3.
VIDAL, Diana Gonçalves ; ABDALA, R. D. ; COSTA, A. L. J. . O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) e sua contribuição para a história da alfabetização no Brasil. In: Maria do Rosário Longo Mortatti. (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. 1ed.Marília: Cultura Acadêmica, 2011, v. , p. 1-310.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, A. L. J.. A Palavra Impressa e a Educação das Classes Populares Oitocentistas: rastros de experiências formativas na imprensa. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH: 50 anos, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo, 2011. p. 1-18.

2.
COSTA, A. L. J.. Janela para a produção de conhecimento das classes populares: a experiência das ruas nas crônicas de João do Rio. In: VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010, São Luiz. VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010.

3.
COSTA, A. L. J.; LUZ, I. M. . Educação Popular Oitocentista e as Contradições do Projeto Civilizatório. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Educação, Autonomia e Identidades na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet Editora e Comunicação, 2009. v. I.

4.
COSTA, A. L. J.. Mostrando-lhes o alfabeto da razão: as escolass noturnas da Corte (1860 - 1889). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Sergipe. O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008. v. único.

5.
COSTA, A. L. J.; NASCIMENTO, Joli A. . As escolas noturnas da Corte imperial e a difusão da cultura escrita. In: I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Niterói. Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2007. p. 1-15.

6.
COSTA, A. L. J.. À Luz das Lamparinas. As escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte (1860-1889). In: 30ª Reunião Anual da ANPED, 2007, Caxambu. ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007. p. 1-6.

7.
COSTA, A. L. J.. Educação e transformação social: uma questão foucaultiana?. In: III Colóquio Franco Brasileiro de Filosofia da Educação, 2006, Rio de Janeiro. Anais do III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2006. p. 1-11.

8.
COSTA, A. L. J.. As escolas noturnas da corte: Estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889). In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação., 2006, Uberlândia. Anais Do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006. p. 5013-5024.

9.
COSTA, A. L. J.. Educação popular ou educação democrática?. In: XI Encontro Regional de História. "Democracia e Conflito"., 2004, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Regional de História. ANPUH-RJ., 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BICCAS, Maurilane de Souza ; COSTA, A. L. J. . A África Continua Ensinando a Gente: para uma história da EJA em São Tomé e Príncipe. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação: invenções, tradições e escritas da história da educação no Brasil, 2011, Vitória. Invenção, Tradição e Escritas da História da Educação no Brasil, 2011.

2.
COSTA, A. L. J.. Janela para a produção de conhecimento das classes populares: a experiência das ruas nas crônicas de João do Rio. In: VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010, São Luiz. VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010.

3.
COSTA, A. L. J.. Sociedade Civil Oitocentista e a Educação do Povo. In: VIII Encontro Intergrupos de Pesquisas em História da Educação, 2010, Curitiba. VIII Encontro Intergrupos de Pesquisas em História da Educação, 2010.

4.
COSTA, A. L. J.. Sociedade Civil e Educação Popular Oitocentista: tempos, espaços, práticas e discursos. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética, 2009. p. 195-196.

5.
COSTA, A. L. J.. Formação do trabalhador brasileiro: educação e controle social na sociedade oitocentista. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. Rio Grande do Sul: Oikos, 2007. p. 484-484.

6.
COSTA, A. L. J.. Educação popular no Brasil do século XIX: o caso das escolas noturnas da Corte.. In: II Encontro Inter Grupos de Pesquisa em História da Educação, 2005, Araraquara. II Encontro Inter Grupos, 2005. p. 48-49.

Artigos aceitos para publicação
1.
COSTA, A. L. J.; SCHUELER, A. F. M. . Gondra, J. (2018). A emergência da escola. São Paulo, SP: Cortez.. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, A. L. J.. Associativismo operário, educação e autonomia na formação da classe operária em São Paulo (1889-1930). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COSTA, A. L. J.; SALVADORI, M. A. B. . ?Porque vocês não sabem do lixo ocidental?;ensino de História da Educação e a ?questão do outro?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COSTA, A. L. J.. Escrita da História da Educação e Cultura Oral: reflexões sobre uma experiência em São Tomé e Príncipe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COSTA, A. L. J.. Educação e experiência em associações mutualistas no Rio de Janeiro oitocentista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COSTA, A. L. J.. Janela para a produção de conhecimento das classes populares: a experiência das ruas nas crônicas de João do Rio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, A. L. J.. Sociedade Civil e Educação Popular Oitocentista: tempos, espaços, práticas e discursos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
COSTA, A. L. J.. Mostrando-lhes o alfabeto da razão: as escolass noturnas da Corte (1860 - 1889). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COSTA, A. L. J.. Formação do trabalhador brasileiro: educação e controle social na sociedade oitocentista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, A. L. J.; NASCIMENTO, Joli A. . As escolas noturnas da Corte imperial e a difusão da cultura escrita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
COSTA, A. L. J.. As escolas noturnas da corte: Estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
COSTA, A. L. J.. Educação e transformação social: uma questão foucaultiana?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
COSTA, A. L. J.. Educação popular ou educação democrática?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, A. L. J.. Prefácio. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
COSTA, A. L. J.. A atualidade da obra de Paulo Freire 2007 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BICCAS, Maurilane de Souza ; COSTA, A. L. J. . Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe. Cooperação Técnica.. 2011.

2.
BICCAS, Maurilane de Souza ; COSTA, A. L. J. . Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe. Cooperação Técnica.. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
BICCAS, Maurilane de Souza ; COSTA, A. L. J. . Relatório de missão para cooperação técnica do projeto Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe.. 2011.

2.
BICCAS, Maurilane de Souza ; COSTA, A. L. J. . Relatório de missão para cooperação técnica do projeto Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe.. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, A. L. J.. Escolas Noturnas Para Trabalhadores na Corte (1860-1889): trajetória de pesquisa.. 2009. (Apresentação de resultados de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
COSTA, A. L. J.; POPULAR, G. I. S. E. . Método Oficina de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2001 (Educação Popular) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAULILO, A.; JEFFREY, D.; COSTA, A. L. J.. Participação em banca de Viviane Brizante Mei. Universidade e Educação Supletiva em Campinas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
BICCAS, Maurilane de Souza; COSTA, A. L. J.. Participação em banca de Anderson Manoel Caleffi. A educação na Primeira República na cidade de Santos (1889-1908). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
SCHUELER, A. F. M.; COSTA, A. L. J.; ABREU, M.; VIANNA, L.; SEPULVEDA, D.; MELLO, V.. Participação em banca de Rebeca Natacha de Oliveira Pinto. Aracy Côrtes em Revistas: educação, gênero e práticas educativas difusas no Rio de Janeiro da Primeira República. 2018. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SCHUELER, A. F. M.; COSTA, A. L. J.; ALVES, C. M. C.; SEPULVEDA, J. A.; RIZZINI, I.. Participação em banca de Bárbara Canedo Ruiz Martins. "Os trabalhadores que se apresentam à noite às escolas": sentidos e significados dos cursos noturnos para trabalhadores urbanos no Rio de Janeiro (1870-1910). 2018. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, A.; NIVEA, T.; COSTA, A. L. J.. Participação em banca de Angélica Borges. A urdidura do magistério primário na Corte Imperial: um professor na trama de relações e agências. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SALVADORI, M. A. B.; TOMIZAKI, K. A.; COSTA, A. L. J.. Participação em banca de Simone Vieira Batista. Educação, terra e trabalho: histórias do assentamento Ambrósio (Picos -PI, 1985-2015). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação USP.

Qualificações de Mestrado
1.
BICCAS, Maurilane de Souza; CHIOZZINI, D. F.; COSTA, A. L. J.. Participação em banca de Jaíne Massirer da Silva. Dimensões educativas do Vida Escolar: Orgão dos Estudantes da Cidade de Campo Grande, no Sul de Mato Grosso (1934-1936). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação USP.

2.
PAULILO, A.; COSTA, A. L. J.. Participação em banca de Viviane Brizante Mei. Universidade e Educação Supletiva em Campinas. 2015 - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALVADORI, M. A. B.; BICCAS, Maurilane de Souza; COSTA, A. L. J.. Participação em banca de Ana Carolina de Carvalho Guimarães.?Ignorância selvagem? e ?Refinada Civilização?. Olhares europeus sobre o mundo africano nas páginas da Eu sei tudo (1917-1929). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MINTO, C. A.; COSTA, A. L. J.; MENEZES, R. C. D.. Processo seletivo para contratação de professor RTP para o Departamento de Administração e Economia Escolar - FEUSP. 2018. Faculdade de Educação USP.

2.
COSTA, A. L. J.; BARBOSA JUNIOR, W. P.; DIAS, A. P.. Seleção para professor substituto no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
COSTA, A. L. J.; PIETRI, E.. Banca de Seleção referente ao Edital CCint FE 658.2017, intercâmbio internacional para alunos de Graduação. 2017. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Educação da FEUSP.O fracasso escolar e o acesso à universidade pública. 2017. (Outra).

2.
24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnologia da USP ? SIICUSP.Comunicação de Pesquisa de Iniciação Científica. 2016. (Simpósio).

3.
XII Congresso Ibero Americano de História da Educação Latino Americana. Música, política e educação na América Latina. 2016. (Congresso).

4.
XIII Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP.Pensando com o Cinema. 2016. (Outra).

5.
VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Janela para a produção de conhecimento das classes populares: a experiência das ruas nas crônicas de João do Rio. 2010. (Congresso).

6.
VIII Encontro Intergrupos de Pesquisas em História da Educação.Sociedade Civil Oitocentista e a Educação do Povo. 2010. (Encontro).

7.
II Seminário Internacional CEO/PRONEX: "Dimensões da Cidadania no Século XIX".. 2009. (Seminário).

8.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Educação Popular Oitocentista e as Contradições do Projeto Civilizatório. 2009. (Congresso).

9.
XXV Simpósio Nacional de História: história e ética.Sociedade Civil e Educação Popular Oitocentista: tempos, espaços, práticas e discursos. 2009. (Simpósio).

10.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. Mostrando-lhes o alfabeto da razão: as escolass noturnas da Corte (1860 - 1889). 2008. (Congresso).

11.
30ª Reunião Anual da ANPED. À Luz das Lamparinas. As escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte(1860-1889). 2007. (Congresso).

12.
I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. As escolas noturnas da Corte imperial e a difusão da cultura escrita. 2007. (Congresso).

13.
Simpósio Nacional História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Formação do trabalhador brasileiro: educação e controle social na sociedade oitocentista. 2007. (Simpósio).

14.
III Colóquio Franco Brasileiro de Filosofia da Educação. "Foucault 80 anos".. Educação e transformação social: uma questão foucaultiana?. 2006. (Congresso).

15.
VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. "Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação". As escolas noturnas da corte: Estado imperial, sociedade civil e educação do povo.. 2006. (Congresso).

16.
Colóquio Roger Chartier: Apropriações de um pensamento no Brasil.. 2005. (Congresso).

17.
II Encontro Inter Grupos de Pesquisa de História da Educação.Educação Popular no Brasil do Século XIX: o caso das escolas noturnas da corte. 2005. (Encontro).

18.
III Encontro Inter Grupos de Pesquisa em História da Educação.Educação do povo no século XIX: as escolas noturnas na corte brasileira, um balanço de pesquisa.. 2005. (Encontro).

19.
II Seminário de Pesquisa sobre Cultura EScolar: Perspectivas HIstóricas.. 2005. (Seminário).

20.
V Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos.. 2004. (Encontro).

21.
V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2004. (Encontro).

22.
XI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RJ. DEMOCRACIA E CONFLITO.Educação popular ou educação democrática?. 2004. (Encontro).

23.
III Encontro de História da UFF: "Descobrimentos e Redescobrimentos do Brasil".. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, A. L. J.; NEVES, Dimas Santana ; COSTA, Giovânia ; XAVIER, Ingrid Muller ; RIZZINI, Irma ; GONDRA, José Gonçalves ; GUZMÁN, Maria José ; LÓPEZ, Maximiliano ; LEITE, Siomara ; KOHAN, Walter Omar ; NASCIMENTO, Wanderson Flor do . III Colóquio Franco-Brasileiro. "Foucault 80 anos".. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bianca Amorim. A educação no fazer-se de negros e negras em São Paulo (1889-1930). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação USP. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Eleni Jesus de Souza. Nas rodas de D. Selma do Coco: o potencial educativo da tradição, da resistência e do legado. Início: 2018. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariana Ceres de Almeida. Música na escola pública e o potencial educativo de parar para ouvir. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Música) - Escola de Comunicações e Artes USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

Iniciação científica
1.
Juliana da Silva Siqueira. A consciência negra da Universidade de São Paulo (1987 a 2016). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

2.
Mário Melo Juste Dini. Educação e experiência em periódicos das classes trabalhadoras de São Paulo, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Reitoria USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

3.
Bárbara Lopes Soares. O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo entre fins do século XIX e as primeiras décadas do século XX. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Reitoria USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

4.
Bianca Amorim. O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo entre fins do século XIX e as primeiras décadas do século XX. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de São Paulo, Reitoria USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

5.
Artur Alves Silva. Educação e experiência em periódicos das classes trabalhadoras de São Paulo, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

6.
Aline Cristina Venâncio da Silva. O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX (Programa Ensinar com Pesqisa).. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Reitoria USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

7.
Mariana da Silva Souza. Causa e Efeito. Os estereótipos do cotidiano escolar e sua relação com o conceito de raça e classe social. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

8.
Mariana da Silva Souza. Causa e Efeito. Os estereótipos do cotidiano escolar e sua relação com o conceito de raça e classe social. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel de Souza Britez POntes Miguel. O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo (1889-1930). 2018. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Educação USP, Reitoria da USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

2.
Washington Dionizio de Andrade. O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo (1889-1930). 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação USP, Reitoria da USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

3.
Carina Matheus Pereira. O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo (1889-1930). 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação USP, Reitoria da USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

4.
Lucas Henrique Ribeiro. O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo (1889-1930). 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Educação USP, Reitoria da USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.

5.
Bianca Amorim. O educar-se das classes populares: escolarização e experiência em São Paulo entre fins do século XIX e as primeiras décadas do século XX. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Educação USP, Reitoria da USP. Orientador: Ana Luiza Jesus da Costa.




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