Lorena Rodrigues Tavares de Freitas

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  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Lorena Rodrigues Tavares de Freitas é doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e bacharel também em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e desenvolve pesquisas sobre Gênero e Desigualdades, com ênfase nos estudos sobre Gênero e Educação; Direitos Humanos; Teorias do Reconhecimento; Sexualidades e processos de subjetivação; Feminismo Pós-Colonial. É professora e coordenadora do curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Educação, vice-coordenadora do curso de especialização em Direitos Humanos na América Latina e coordenadora do grupo de pesquisa Gênero e Poder na América Latina e Caribe. Link do espelho do grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1296701964568118 Site do Grupo de Pesquisa: https://gepalc.wordpress.com/sobre/ (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lorena Rodrigues Tavares de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, Lorena R. T. de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História - ILAACH.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Jardim Universitário
85870901 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292194
URL da Homepage: lorena.freitas@unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Sociologia Política.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Identidade Sexual de Mulheres que se Relacionam com Mulheres em Ilhéus e Itabuna - BA, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Sérgio Azevedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: A má-fé institucional na re-produção do fracasso escolar no Brasil,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Jessé José Freire de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Fracasso Escolar; Desigualdade social; Habitus.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2006
Graduação em Ciencias sociais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: O reconhecimento negado e a formação da ralé estrutural.
Orientador: Frederico Schwerin Secco.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero e Marcadores Sociais da Diferença
08/2018 - Atual
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero, Raça e Etnia na Saúde Pública
04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História - ILAACH, .

03/2018 - 09/2018
Ensino, Direitos Humanos na América Latina, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gênero e Sexualidade
03/2018 - 07/2018
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Poder
Teoria Sociológica Clássica
03/2018 - 07/2018
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia da Saúde
08/2017 - 12/2017
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero, Raça e Etnia na Saúde Pública
08/2017 - 12/2017
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Antropológicos: Antropologia, Gênero e Sexualidade
08/2017 - 12/2017
Ensino, Direitos Humanos na América Latina, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Culturas e Direitos Humanos
03/2016 - 08/2017
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História - ILAACH, .

Atividade de extensão realizada
Gênero e Diversidade na Escola.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Poder
Teoria Sociológica Clássica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pós-estruturalismo nas Ciências Sociais
08/2016 - 12/2016
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero, Raça e Etnia na Saúde Pública
08/2016 - 12/2016
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Sociológica Contemporânea
03/2016 - 07/2016
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Direitos Humanos
Cultura e Poder
Teoria Sociológica Clássica
12/2014 - 02/2016
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História - ILAACH, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora do curso de Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero, raça e etnia na saúde pública
08/2015 - 12/2015
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao conceito de cultura
02/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História - ILAACH, .

Atividade de extensão realizada
Ciclo de debates: Religião e Direitos Sexuais e Reprodutivos na América Latina e Caribe.
08/2014 - 12/2015
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero, raça e etnia na saúde pública
03/2015 - 07/2015
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia das Emoções
Teoria Sociológica Clássica
08/2014 - 12/2014
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Antropológicos - Antropologia, Gênero e Sexualidade

Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

Atividades

02/2014 - 07/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sócio-Antropológicos
História do Direito
Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

03/2014 - 07/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Monográfico I

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Economia
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Economia
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia do Desenvolvimento
09/2011 - 08/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Gênero e Desigualdades
03/2012 - 07/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Educação
03/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Economia
03/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Economia
07/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral 2
07/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade e Economia
05/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral 2
03/2011 - 06/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral 1
03/2011 - 06/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral 1
03/2011 - 06/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
03/2011 - 06/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
08/2010 - 12/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Jurídica
08/2010 - 12/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Jurídica
08/2010 - 12/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Educação
08/2010 - 12/2010
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
05/2010 - 07/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Filosófica
05/2010 - 07/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Filosófica
05/2010 - 07/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
05/2010 - 07/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Organizacional

Cesupi Faculdade de Ilhéus, CESUPI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2010 - 07/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
02/2010 - 07/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: bolsista mestrado, Enquadramento Funcional: bolsista capes, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Gênero e Desigualdades
2.
Corpo, Sexualidades e Processos de Subjetivação
3.
Epistemologias do Sul: pensamento social e político em/para/desde América Latina, Caribe, África e Ásia
4.
Decolonizar paisagens, territórios e corpos da América Latina


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Reconhecimento, subjetividade e emoções: a construção da identidade sexual e de gênero de LGBTs de Foz do Iguaçu ? PR
Descrição: Este projeto de pesquisa busca compreender a construção da identidade sexual e de gênero de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) morador@s da cidade de Foz do Iguaçu - PR. Busca-se entender como estes sujeitos esquematizam um conjunto contraditório de valores a respeito da construção dessas identidades, proveniente, por um lado, da forte influência de um discurso que constrói a identidade heterossexual e cisgênero como as únicas maneiras legítimas e ?normais? de exercício da sexualidade e de construção da identidade e, do outro, dos discursos veiculados pelos novos movimentos sociais em defesa do direito à livre expressão das identidades sexuais e de gênero e do respeito às diferenças. A intenção desta pesquisa é tornar compreensíveis, com a ajuda de conceitos científicos e das percepções dos próprios sujeitos entrevistados, como se dá a construção de suas identidades sexuais e de gênero, os tipos de dilemas e conflitos que estes enfrentam na construção de sua subjetividade, dos seus afetos e emoções..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Reprodução ou Subversão da Heterossexualidade compulsória? Uma análise teórica comparativa entre Butler, Bourdieu, Foucault e Preciado.
Descrição: Promover uma análise comparativa entre os conceitos teóricos desenvolvidos por Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Beatriz Preciado e Judith Butler no que tange à questão de se compreender as práticas e comportamentos sexuais e afetivas dos LGBT como envolvendo um questionamento ou uma reprodução das relações de poder e dominação social baseadas na heterossexualidade compulsória..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Estadual de Santa Cruz - Bolsa.Número de orientações: 2
2005 - 2008
A ralé Brasileira e a invisibilidade da desigualdade brasileira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Gênero e Diversidade na Escola
Descrição: O curso Gênero e Diversidade na Escola aborda a promoção da equidade de gênero e do reconhecimento da diversidade de orientação afetivo/sexual e/ou identidade de gênero. Destaca o respeito à diversidade étnico-racial, o enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência relacionada ao racismo, ao sexismo e à LGBTfobia. O curso fornece elementos para desconstruir preconceitos e romper o ciclo de sua reprodução no cotidiano das relações sociais como um todo e nas práticas pedagógicas, em particular. Por meio deste curso, os/as cursistas adquirem instrumentos para analisar e lidar com as atitudes e comportamentos que envolvam as relações étnico-raciais e de gênero e sexualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Ciclo de debates: Religião e Direitos sexuais e Reprodutivos na América Latina e Caribe
Descrição: O projeto se apresenta como um espaço de discussão para todxs que estejam interessadxs em debater, veicular e produzir conhecimentos críticos sobre as diversas formas pelas quais as relações de gênero são colonizadas por relações de poder que, articulando-as com outros marcadores sociais como raça, etnia e classe social, mantém e favorecem a produção de desigualdades. Tem o objetivo de atuar não apenas entre estudantes e servidorxs da UNILA, mas visa também envolver a comunidade de Foz do Iguaçu e a região Trinacional na produção de conhecimento sobre o tema, promovendo a integração da universidade com as comunidades onde ela se insere e construindo um debate direcionado à mitigação das desigualdades e ao combate de percepções discriminatórias contra mulheres e LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Conhecendo e Reconhecendo a Diversidade: Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais
Descrição: Este projeto busca minimizar o quadro de discriminação e violência sofrido pelo público LGBT, a partir da promoção de debates e discussões com profissionais da educação, saúde e segurança pública de instituições públicas, tanto de âmbito estadual quanto municipal. Entendemos que o debate há décadas travado no campo das ciências sociais tem um papel fundamental na reisignificação das percepções discriminatórias a respeito do movimento LGBT, visto tratarem a construção da identidade sexual para além do discurso do senso comum, construído a partir da naturalização e da des-historicização da dominação masculina. A refutação da naturalização da dominação masculina promove a desconstrução dos papéis tradicionais do feminino e do masculino, trazendo a problemática da diversidade sexual sob à luz da reivindicação do reconhecimento de direitos sociais, políticos e civis desta minoria. O Brasil, e em especial a região nordeste, possui alto índice de violência física e simbólica cometidos, incluse por instituições públicas, contra os LGBT. Por isso, é importante ações no âmbito da educação, saúde e segurança pública, visando discutir os direitos dessa minoria. Nossa proposta se insere em uma região marcada por uma profunda desigualdade social e de gênero, o que coloca esse público em situação de extrema vulnerabilidade social..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas - Coordenador / Fabio Pessanha Bila - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/para/desde América L


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gênero e Poder.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Feminismo Pós-Colonial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gênero e sexualidades.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direitos Humanos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Aprovada no Concurso para Professor Assistente de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó, .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, Lorena R. T. de2009 FREITAS, Lorena R. T. de. Ralé estrutural e má-fé institucional na construção de um destino inescapável. Revista de Ciências da Educação (Aparecida), v. 19, p. 203-228, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, Lorena R. T. de. A instituição do fracasso: a educação da ralé. In: Souza, Jessé;. (Org.). A Ralé Brasileira: Quem é e Como Vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, v. , p. -483.

2.
FREITAS, Lorena R. T. de; Lara Luna da Silveira . A Família desorganizada e a reprodução da. In: Jessé Souza. (Org.). A Invisibilidade da Desigualdade Brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Lorena R. T. de. A APRENDIZAGEM COGNITIVA E MORAL EM AXEL HONNETH E MICHEL FOUCAULT E SUA IMPORTÂNCIA NA COMPREENSÃO DO FRACASSO ESCOLAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. In: II Seminário Nacional Sociologia & Política: Tendências e Desafios Contemporâneos, 2010, Curitiba. Anais do Evento 2010, 2010. v. 8.

2.
FREITAS, Lorena R. T. de. A má-fé institucional na reprodução da desigualdade escolar no Brasil. In: XXVII Asociación Latinoamericana de Sociología, 2009, Buenos Aires. Anais do XXVII ALAS, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Lorena R. T. de. A desconstrução do gênero feminino e o preconceito contra mulheres lésbicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FREITAS, Lorena R. T. de. E o que é ser mulher? (Des)construção da identidade feminina e LGBT.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FREITAS, Lorena R. T. de. Reconhecimento, subjetividade e emoções: a construção da identidade homossexual em um mundo heteronormativo Reconhecimento, subjetividade e emoções: a construção da identidade homossexual em um mundo heteronormativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FREITAS, Lorena R. T. de. A mulher hoje: tradição e modernidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FREITAS, Lorena R. T. de. Identidade sexual como uma questão política: da invisibilidade histórica ao orgulho LGBT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FREITAS, Lorena R. T. de; AVILA, M. P. . Como ser trans? Discutindo a experiência travesti e Transexual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FREITAS, Lorena R. T. de. Desafios da Escola Contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FREITAS, Lorena R. T. de. A má-fé institucional na reprodução da desigualdade escolar no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FREITAS, Lorena R. T. de; Maria Teresa Carneiro ; Lara Luna da Silveira . Dimensões Emocionais da Desigualdade: a luta de classes como conflito doméstico cotidiano na modernidade periférica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREITAS, Lorena R. T. de. Revista Interdisciplinaria de Estudios Sociales. 2018.

2.
FREITAS, Lorena R. T. de. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis. 2017.

3.
FREITAS, Lorena R. T. de. Horizontes Antropológicos. 2017.

4.
FREITAS, Lorena R. T. de. Revista Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/desde/para América Latina, Caribe, Ásia e África. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, Lorena R. T. de; OLIVEIRA, Marcos de Jesus . Gênero e Diversidade. 2017. (Coordenação de GT).

2.
OLIVEIRA, Marcos de Jesus ; FREITAS, Lorena R. T. de ; ROSA, Waldemir . Descolonizando as ciências sociais: desafios teórico-metodológicos do século 21. 2017. (Coordenação de GT).

3.
FREITAS, Lorena R. T. de; AVILA, M. P. . Cidadania e Desigualdades. 2012. (Coordenação de GT).

4.
FREITAS, Lorena R. T. de; Bila, Fabio Pessanha . Gênero e Poder. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
FREITAS, Lorena R. T. de; SANTOS, I. T.; QUEIROZ NETO, E.. Participação em banca de JOSIANE HECK. FUNÇÕES E DESDOBRAMENTOS DO PODER: ANÁLISE DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM RECUPERAÇÃO EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA EM INTERFACE COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FREITAS, Lorena R. T. de; ROSA, Waldemir; SOUZA, Angela Maria de. Participação em banca de KARINA SCHIAVINI. MAWONAJ FAMM: A UNILA COMO ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE E EMPODERAMENTO DE MULHERES HAITIANAS.. 2017.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, Lorena R. T. de; Cota, Debora; Chechia, Cristiane. Participação em banca de Francisco Leandro de Oliveira.Heteronormatividade no ensino de português e espanhol LE na fronteria Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FONSECA, A. P. A.; SCHUCK, E. O.; SANTOS, K. B.; FREITAS, Lorena R. T. de. Participação em banca de LORENA CAROLINA MONCALVO DALMAS.BARRERAS DE ACCESO A LA INTERRUPCION VOLUNTARIA DEL EMBARAZO: DIFICULTADES DEL ABORTO LEGAL EN URUGUAY. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
SILVA, A. F.; FREITAS, Lorena R. T. de; BERGER, C. N.. Participação em banca de PAULO AUGUSTO BRITO BARBOSA.Religião e Estado Laico: uma abordagem sociológica a partir de escolas da educação básica em Foz do Iguaçu/PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
FREITAS, Lorena R. T. de; Name, Leonardo M. P.; MOASSAB, N. S.; ZANDONADE, P.; RIVERA, D. B. R.. Participação em banca de RUTH NOELIA CANETE GALEANO.Kuña Paraguai róga: una prespectiva feminista para la moradia estudiantil.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
SCHNEIDER, E. C.; FREITAS, Lorena R. T. de; FERRO, Silvia Lilian. Participação em banca de LARISSA OLIVEIRA TORRES.A escola deve falar de gênero? estudo de caso nas escolas de ensino básico em Foz do Iguaçu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
FREITAS, Lorena R. T. de; SCHNEIDER, E. C.; Tereza Spyer. Participação em banca de Jonatan Javier Rubio Mendez.Islamismo y Género: implicancia de los cambios politicos em pro de los derechos igualitarios y la construción identitaria em la actual Turquía. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
FREITAS, Lorena R. T. de; SCHNEIDER, E. C.. Participação em banca de Agustina Fonseca Estevez.La Violencia Patriarcal Nuestra de Todos los Dias: el Acoso sexual Callejero en Uruguay. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
FREITAS, Lorena R. T. de; SCHNEIDER, E. C.; DARLING, V.; Severo, Luciono. Participação em banca de Maria Gimena Machado Ortiz.Crece Desde el Pie: La experiencia de las Mujeres Sindicalistas em Uruguay. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ser Mulher: um diálogo sobre desafios e conquistas.A mulher e as relações trabalho. 2017. (Seminário).

2.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. O serviço doméstico como um destino inescapável: os sonhos e as ilusões de Luíza. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, Lorena R. T. de. I Ciclo de debates: América Latina e os 70 anos da declaração universal dos Direitos Humanos. 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Marcos de Jesus ; FREITAS, Lorena R. T. de ; ROSA, Waldemir ; SOUZA, Angela Maria de ; SILVA, A. F. . II Congresso Internacional Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas. 2017. (Congresso).

3.
FREITAS, Lorena R. T. de; SILVA, A. F. ; ROSA, Waldemir ; OLIVEIRA, Marcos de Jesus ; SOUZA, Angela Maria de ; Pablo Quintero . I Seminário Integrador em Pesquisa. 2017. (Congresso).

4.
SILVA, A. F. ; SOUZA, Angela Maria de ; OLIVEIRA, Marcos de Jesus ; ROSA, Waldemir ; Name, Leonardo M. P. ; FREITAS, Lorena R. T. de . I Congresso Internacional Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas. 2016. (Congresso).

5.
FREITAS, Lorena R. T. de; SILVA, A. F. . I Semana Acadêmica de Antropologia. 2015. (Congresso).

6.
SILVA, A. F. ; FREITAS, Lorena R. T. de . Ciclo de debates: Religião e Direitos sexuais e Reprodutivos na América Latina e Caribe. 2015. (Congresso).

7.
AVILA, M. P. ; FREITAS, Lorena R. T. de . I Discutindo Gênero: Identidades e Sexualidades em Movimento: a questão dos papéis de gênero na atualidade. 2014. (Outro).

8.
FREITAS, Lorena R. T. de. Roda de Conversa: Ações Afirmativas. 2012. (Outro).

9.
FREITAS, Lorena R. T. de. II Seminário Internacional de Teoria Conteporânea: CONFLITO SOCIAL NO CENTRO E NA PERIFERIA DO CAPITALISMO: PIERRE BOURDIEU COMO PONTO DE PARTIDA. 2008. (Congresso).

10.
FREITAS, Lorena R. T. de. I Seminário Internacional de Teoria Conteporânea A invisibilidade moderna da desigualdade. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dilliany Justino de Lima. Foto-diálogo, diálogo-foto: ensaios sobre o invisível e subversão das normas de gênero (provisório). Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Carla Patrícia Radtke. A importância do CRAM para a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres (provisório). Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Luisa Hickmann. O CENTRO REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA COMO UMA FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Adriana Martins de Farias. Homoparentalidade em Foz do Iguaçu - PR. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Alma Esperanza Beltran León. Trabalhadoras do sexo na Colômbia. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

4.
Stephane Ramos Araújo. "Especial sou eu": sobre mães de crianças com microcefalia em Pernambuco. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

5.
Ingrid Nascimento Euclides. A Política de Equidade de Gênero da Unila. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Angela Ferreira. Quimera subjetiva: a construção da identidade transexual e o corpo que me cabe. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária. Orientador: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas.

2.
Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo. LA LIBERTAD ENTRE LOS LIMITES DE LA RELIGIÓN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas.

Iniciação científica
1.
Adriana Martins de Farias. Homoparentalidade em Foz do Iguaçu- PR. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas.

2.
Dayane de Almeida Rodrigues. A construção da identidade lésbica em Foz do Iguaçu - PR. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas.

3.
Angela Ferreira. A construção da identidade travesti em Foz do Iguaçu - PR. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária. Orientador: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas.

4.
Fernando Dardo Barrios Paipó. A construção da Identidade gay em Foz do Iguaçu - PR. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas.

5.
Patrícia Michelini de Matos Batista. Sexualidade e contrasexualidade: a construção de novas tecnologias de poder para além da heterossexualidade. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas.

6.
Wesley Ferreira da Silva. Reprodução ou subversão da heterossexualidade? Uma articulação teórica entre Pierre Bourdieu e Judith Butler. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lorena Rodrigues Tavares de Freitas.




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