Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6435183263665958
  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Possui doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará(2003). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO 4 da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica. Atuando principalmente nos seguintes temas:LECTINA. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite
Nome em citações bibliográficas
LEITE, Y. F. M. M.

Endereço


Endereço Profissional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, FANAT.
R-PROF. ANTONIO CAMPOS,S/N-CAMPUS CENTRAL,BR110,KM46
COSTA E SILVA
59633-010 - Mossoro, RN - Brasil
Telefone: (84) 3152235
URL da Homepage: WWW.UERN.COM


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Bioquímica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Atividade inseticida da lectina da alga marinha gracilarea ornata, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Norma Maria Barros Benevides.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: LECTINA.
Grande área: Ciências Biológicas




Atuação Profissional



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FANAT, .

2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FANAT, .

2008 - Atual
Extensão universitária , FANAT, .

Atividade de extensão realizada
Educação ambiental em escolas e empresas localizadas no municício de Mossoró-RN.
06/1994 - Atual
Ensino, QUIMICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
QUÍMICA GERAL I E II, QUIMICA AMBIENTAL E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO


Linhas de pesquisa


1.
Coordenadora do grupo de pesquisa Química Sustentável
2.
reaproveitamento de resíduos, tratamento de efluentes, água residual


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
SIMBIOSE INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO PARA UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / TamiresElizabete Monte da Silva - Integrante / Marcela Marques de Queiroz - Integrante.
2017 - 2018
EMPREGO DE COAGULANTE À BASE DE TANINO EM EFLUENTE DE ETE RURAL.
Descrição: Existem vários estudos sobre coagulantes naturais, contudo, informações sobre as condições de operação no processo de coagulação/floculação e sedimentação ainda são insuficientes, principalmente relacionadas aos efeitos dos coagulantes químicos em conjunto com o tanino, no tratamento de efluentes de ETE. O presente trabalho tem como objetivo principal a avaliação do uso de soluções coagulantes obtidas a partir da associação ou não do coagulantes orgânico tanino com o sulfato de alumínio, formando duas possibilidades de tratamento do efluente de uma ETE, localizada na Fazenda Dantas em Florânea-RN. Os parâmetros analisados serão: pH, temperatura, turbidez, cor aparente, condutividade elétrica, DBO, DQO e metais. A fim de comparar a eficiência das soluções coagulantes, serão realizados dois tipos de tratamentos em separado: Tanino (T1) e Tanino + sulfato de alumínio (T2), onde, em ambos os tratamentos, serão também variadas as concentrações das soluções coagulantes obtidas, para analisar em qual concentração será obtida uma melhor redução dos parâmetros de tratabilidade citados. Ao fim dos ensaios será possível concluir qual solução de coagulante terá sido mais eficiente na redução dos parâmetros analisados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / Larissa Fernandes da Silva - Integrante / Juciane Vieira de Assis - Integrante / Enaira Liany dos Santos - Integrante.
2016 - 2017
Quitosana: Polieletrólito Natural para o Tratamento da Água do Rio ApodiMossoró
Descrição: Este trabalho tem o objetivo principal de avaliar o uso quitosana, visando a produção de uma solução coagulante a ser empregada no tratamento da água do rio Apodi-Mossoró. Serão preparadas soluções coagulantes com diferentes concentrações que serão utilizadas em ensaios de coagulação, floculação e sedimentação em equipamento Jar-Test. A dosagem da solução coagulante utilizada será de 500 mg L-1 e os parâmetros avaliados serão turbidez, condutividade, cor aparente e pH; será verificada, após 30 min de sedimentação, qual concentração obterá um melhor resultado para a redução da turbidez e da cor aparente, bem como comparar a capacidade coagulante da quitosana com a dos coagulantes industriais, amplamente usados, sulfato do alumínio e cloreto férrico na mesma concentração..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
SIMBIOSE INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO PARA UMA INDÚSTRIA DE EXTRUSÃO DE PLÁSTICOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
APLICAÇÃO DE TANINO COMO COAGULANTE NO REUSO DA ÁGUA DE LAVA CARROS E A UTILIZAÇÃO DO LODO NA AGRICULTUR A
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / Lariissa Fernandes - Integrante.
2015 - 2016
Tratamento com soluções coagulantes orgânicas do efluente de uma indústria de galvanoplastia visando ao reuso .
Descrição: A lavagem é no processo de eletrodeposição a certeza de qualidade. Ela atua na diluição ou diminuição da quantidade de sais arrastados pelas peças de um banho a outro, os quais influenciam negativamente na eletrodeposição. A concentração aceitável de eletrólito arrastado para a etapa seguinte do processo fica entre 1mg/l e 100 mg/l, dependendo do tipo e da composição deste banho. 21 A lavagem final, isto é, a última etapa de lavagem do processo, é responsável pela remoção de eletrólitos que, caso contrário, podem influir na qualidade do recobrimento superficial, alterando suas características mecânicas ou corrosivas. É errado pensar que uma boa lavagem só pode ser realizada com o emprego de uma grande consumo de água, é possível uma boa lavagem com uma pequena quantidade de água. Como o emprego de técnicas combinadas de lavagem (estanque e cascata, por exemplo) ocorre uma redução drástica no consumo de água e, consequentemente, uma concentração dos efluentes. A concentração do efluente permite à empresa trabalhar com sistemas de tratamento em batelada, com sistemas de troca iônica ou mesmo com um sistema central de tratamento de efluentes, uma vez que neste caso o custo de transporte é um fator decisivo. O presente projeto tem como objeto principal de estudo, descrever e analisar as potencialidades do uso das sementes trituradas de moringa oleífera e da quitosana no tratamento de águas de efluente industrial, tomando como base as amostras desse efluente nos tanques de lavagem de uma indústria de galvanoplastia, localizada no município de Mossoró-RN. Essas amostras serão analisadas em laboratório, utilizando parâmetros e métodos como: pH, temperatura, condutividade, turbidez, cor, potabilidade(nitrato, nitrito, sulfato, cloreto, dureza total) , análise microbiológica (e. coli) e determinação de metais( por espectrometria de fluorescência de raios-x). Serão preparadas soluções com diferentes tipos de concentrações de sementes trituradas de moringa , sulfato de alumínio, cloreto férrico e cloreto férrico e se comparará a eficiência destas soluções no tratamento do efluente industrial. Espera-se que os resultados obtidos mostrem que as amostras tratadas com as sementes trituradas de moringa oleífera e a quitosana apresentem valores dos padrões analisados consistentes aos mesmos parâmetros quando comparados com o efluente tratado com os coagulantes industriais sulfato de alumínio e cloreto férrico, o que terá uma grande relevância já que permitirá seus usos como alternativa de fácil acesso e de baixo custo, principalmente na nossa região onde o acesso à água para fins agrícolas são escassos, especialmente em época de seca, onde a agricultura é muito prejudicada devido a este fato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Tratamento com solução coagulante de moringa oleífera do efluente de uma indústria alimentícia visando ao reuso .
Descrição: A utilização de efluentes tratados como água de alimentação de caldeiras e torres de resfriamento, associada ao crescimento das restrições ambientais e econômicas, impulsiona a necessidade de projetos de plantas com reuso de água. O reuso tem se mostrado como uma importante ferramenta para minimizar os problemas de reduzida disponibilidade hídrica, além de oferecer vantagens econômicas. O presente projeto tem como objeto principal de estudo, descrever e analisar as potencialidades do uso das sementes trituradas de moringa oleífera no tratamento de águas de efluente industrial, tomando como base as amostras desse efluente coletadas da caldeira e da torre de refrigeração de uma indústria alimentícia, localizada no município de Mossoró-RN. Essas amostras serão analisadas em laboratório, utilizando parâmetros e métodos como: pH, temperatura, condutividade, turbidez, cor, potabilidade , análise microbiológica (e. coli) e DQO. Serão preparadas soluções com diferentes tipos de concentrações de sementes trituradas de moringa e sulfato de alumínio e cloreto férrico e se comparará a eficiência destas soluções no tratamento do efluente industrial. Espera-se que os resultados obtidos mostrem que as amostras tratadas com as sementes trituradas de moringa oleífera apresentem valores dos padrões analisados consistentes aos mesmos parâmetros quando comparados com o efluente tratado com os coagulantes industriais sulfato de alumínio e cloreto férrico, o que terá uma grande relevância já que permitirá seu uso como alternativa de fácil acesso e de baixo custo, principalmente na nossa região onde o acesso à água para fins agrícolas são escassos, especialmente em época de seca, onde a agricultura é muito prejudicada devido a este fato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Analise do uso da semente de Moringa oleifera para a separação de água/óleo de emulsão do fluido de corte de pinhão manso utilizado no processo de usinagem.
Descrição: O uso de coagulantes ambientalmente corretos apresenta-se como uma alternativa viável na separação água/óleo. A semente da Moringa oleifera Lam atua como agente clarificante de águas devido à presença de uma proteína catiônica que desestabiliza as partículas contidas na água. Nesse projeto, utilizará diferentes concentrações do coagulante da semente da referida planta entre as concentrações de entre 0,5 e 3,0 mL/L, para a separação de água/óleo da emulsão do fluido de corte do pinhão manso proveniente do processo de usinagem, a fim de ter um bom reaproveitamento da água utilizada na emulsão para processos secundários, bem como analisar a qualidade desse efluente, mediante o tratamento com o coagulante natural, desta forma, podendo fechar o ciclo do concentrado do pinhão manso e torna um produto ambientalmente mais sustentável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Análise de Solução Coagulante de Sementes Moringa Oleífera como Alternativa Sustentável para Tratamento da Água da Lagoa Caiçara -CE
Descrição: Este trabalho tem o objetivo principal de avaliar o uso de três equipamentos no processamento das sementes de Moringa oleifera, visando à produção de uma solução coagulante a ser empregada no tratamento da água da Lagoa Caiçara, localizada em Russas-CE. Seis soluções coagulantes com diferentes tipos de processamento serão utilizadas em ensaios de coagulação, floculação e sedimentação em equipamento Jar test. Foram utilizadas duas dosagens das soluções coagulantes, sendo 45 mL e 75 mL e os parâmetros avaliados antes e após o tratamento das amostras de água foram: turbidez, cor aparente e pH. Então se verificou qual a forma de processamento das sementes obteve um melhor resultado para a redução da turbidez e da cor aparente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
ANÁLISE DO USO DE SEMENTES DE Moringa oleifera PARA O TRATAMENTO DA ÁGUA DO RIO APODI-MOSSORÓ UTILIZANDO-SE DIFERENTES EQUIPAMENTOS PARA OBTENÇÃO DE SOLUÇÃO COAGULANTE
Descrição: Este trabalho tem o objetivo principal de avaliar o uso de três equipamentos no processamento das sementes de Moringa oleifera, visando à produção de uma solução coagulante a ser empregada no tratamento da água do rio Apodi-Mossoró. Seis soluções coagulantes com diferentes tipos de processamento serão utilizadas em ensaios de coagulação, floculação e sedimentação em equipamento Jar test. Foram utilizadas duas dosagens das soluções coagulantes, sendo 45 mL e 75 mL e os parâmetros avaliados antes e após o tratamento das amostras de água foram: turbidez, cor aparente e pH. Então se verificou qual a forma de processamento das sementes obteve um melhor resultado para a redução da turbidez e da cor aparente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Análise de requisitos e restrições para avaliação de emulsões de base vegetal (óleo de Moringa) na usinagem de metais ferrosos e não ferrosos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Avaliação dos parâmetros de crescimento da cultura do pinhão manso e alface influenciada pela fertilização com resíduo lácteo.
Descrição: A crescente preocupação com o meio ambiente vem mobilizando vários segmentos do mercado. Inúmeros órgãos governamentais e indústrias estão se preparando para aplicar uma política ambiental que diminua os impactos negativos à natureza. O resíduo industrial, depois de gerado, necessita de destino adequado, pois, além de criar potenciais problemas ambientais, os resíduos representam perdas de matérias-primas e energia, exigindo investimentos significativos em tratamentos para controlar a poluição. A indústria de alimentos produz uma série de resíduos de alto valor de (re)utilização. Muitos trabalhos estudam a reutilização de resíduos, porém a reutilização de resíduos industriais ainda é escassa na literatura. Neste trabalho será apresentado um estudo sobre a possível utilização de resíduos agroindustriais provenientes de uma indústria de laticínios localizada na cidade de Mossoró-RN, de forma para difundir que os mesmos podem ser utilizados como adubo na agricultura e reduzir os custos que os agricultores têm para preparar a terra, bem como analisara sua influência no crescimento em uma nova cultura ainda pouco conhecida na região, que vem tomando interesse devido ao seu elevado teor em óleo. Sabe-se que a sustentabilidade de qualquer processo industrial é considerado fator primordial para a atividade econômica. Não se pode pensar em ter atividade econômica que não seja sustentável. De uma forma geral, os resíduos da agroindústria, são orgânicos, ricos em nutrientes e têm baixo teor de contaminantes como metais pesados ou compostos orgânicos tóxicos, pontos positivos que favoreceram a decisão de estudá-los como adubo orgânico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / Jéssica Gonçalves Fonseca - Integrante.
2012 - 2013
Crescimento e produção do pinhão-manso (Jatropha curcas L) irrigado com água residuária sob condições de estresse hídrico na Região do Semi-Árido Potiguar
Descrição: Objetiva-se, com esta pesquisa, estudar os efeitos da aplicação de diferentes níveis de reposição da evapotranspiração, através da irrigação com água residuária de esgoto doméstico no crescimento e produção de pinhão manso na região semi-árida potiguar, que poderá gerar uma nova fonte de renda na região, haja vista o elevado valor agregado do Jatropha curcas L, ao mesmo tempo que difunde o reúso da água proveniente do esgoto doméstico nesta cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / celsemy - Integrante.
2012 - 2013
Valorização de subprodutos da cadeia produtiva do biodiesel ? produção de compósitos para redução sonora
Descrição: O objetivo geral deste trabalho é avaliar a aplicação de resíduos de origem vegetal provenientes da cadeia produtiva do biodiesel ( pinhão manso, algodão, farelo de soja e casca da castanha de caju ) na preparação de placas de compósito para redução sonora, promovendo deste modo um desenvolvimento limpo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / celsemy - Integrante.
2011 - 2012
Aplicação da compostagem de co-produto do biodiesel na recuperação de áreas da bacia potiguar impactadas pela atividade de exploração e extração de petróleo.
Descrição: A política nacional do meio ambiente visa, entre outros pontos, a obrigação da recuperação dos danos causados pela utilização dos recursos naturais com fins econômicos. A recuperação deverá ter por objetivo o retorno do sítio degradado à uma forma de utilização, de acordo com um plano preestabelecido para o uso do solo, visando à obtenção de uma estabilidade do meio ambiente. A compostagem é uma técnica que usa resíduos vegetais, que de forma controlada, são oxidados biologicamente. Pode ser definida como um processo biológico aeróbico e controlado de tratamento e estabilização ou humidificação se dá em prazo indeterminado, ocorrendo de acordo com as condições em que contenham um balanço em relação carbono/nitrogênio favorável ao metabolismo dos organismos que vão efetuar sua biodigestão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / celsemy - Integrante / Mariamma Carmem Guimarães - Integrante.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Educação Ambiental na construção do conhecimento na escola Niná Rebouças
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / Renata Luiza Lisboa Carlos - Integrante / Juciane Vieira de Assis - Integrante / Marcela Marques de Queiroz - Integrante / Enaira Liany dos Santos - Integrante / Lara Gabrielly do Nascimento Sousa - Integrante / Marina Gurgel de Oliveira - Integrante.
2017 - 2018
Educação ambiental na Escola Estadual Pe. Sátiro Cavalcante Dantas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Educação Ambiental na Escola Estadual Manoel Assis
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Educação ambiental na escola Nono Rosado
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / Raquel Bruna Chaves - Integrante / Jéssica Gonçalves Fonseca - Integrante / Allyne Cavalcante - Integrante.
2015 - Atual
TÍTULO: CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO SOB SOLO DO SEMI- ÁRIDO TRATADO COM
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / NORMA - Integrante / TERESA NEUMA DE CASTRO DANTAS - Integrante / Rosany Rossi Pereira Gomes - Integrante / Jéssica Jessiana Ferreira Alves - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2014 - 2015
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / Raquel Bruna Chaves - Integrante / Jéssica Gonçalves Fonseca - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2012 - 2013
DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA INDÚSTRIA POTIGUAR
Descrição: A prática de atividades voltadas à capacitação profissional por intermédio da Educação Ambiental Não-Formal no espaço empresarial, além de cumprir o Art.13 da Lei Federal 9795/99 que incentiva: ?a participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não-governamentais;? (BRASIL, 1999), abre espaço aos funcionários para que conheçam a problemática ambiental, incentivando-os a desenvolver um novo método de pensamento para agir de forma integrada e polivalente frente aos complexos problemas globais. A Educação Ambiental na empresa também conduz os profissionais a uma mudança de comportamento e atitudes em relação ao meio ambiente interno e externo das suas organizações, despertando o interesse em cada funcionário na ação e busca de soluções concretas para os problemas ambientais que ocorrem principalmente no seu dia-a-dia. Além da reciclagem a redução do consumo passa a ser uma etapa posterior à aplicação da coleta seletiva, com uma conseqüente minimização da geração de resíduos domésticos. Desta forma, torna-se de fundamental importância a presença da universidade neste contexto, conscientizando e sensibilizando os funcionários com informações e dinâmicas integradas à Educação Ambiental desenvolvidas pelos alunos e coordenador deste projeto, voltadas a importância do descarte seletivo do lixo, possibilitando desta forma a transmissão de conhecimentos e técnicas de divulgação para a comunidade, a partir da orientação dos funcionários das empresas citadas e também a elaboração de novas formas de incentivo enfocadas nas dúvidas ou falhas desses funcionários. Para este trabalho, foram escolhidas duas empresas localizadas na cidade de Mossoró, com área de atuação no setor químico e alimentício, com mais de 30 anos de existência no mercado,.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite - Coordenador / celsemy - Integrante / Clara - Integrante / Mariamma Carmem Guimarães - Integrante.Financiador(es): UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Físico Química Inorgânica.


Idiomas


Inglês
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2003
DOUTORADO EM BIOQUÍMICA VEGETAL, UFC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, T. M.2015SILVA, T. M. ; FERNANDES, L. ; CHAVES, R. B. ; LEITE, Y. F. M. M. . AVALIAÇÃO DO USO DE COAGULANTES ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE GALVANOPLASTIA: UM ESTUDO DE CASO. BLUCHER CHEMISTRY PROCEEDINGS, v. 2, p. 86-92, 2015.

2.
SILVA, L. F.2015SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. ; CHAVES, R. B. ; SILVA, T. M. . Análise da viabilidade de tratamento com solução coagulante orgânica da água do rio Apodi-Mossoró/RN. Ponto 3. BLUCHER CHEMISTRY PROCEEDINGS, v. 3, p. 737-745, 2015.

3.
LEITE, Y. F. M. M.2015LEITE, Y. F. M. M.; SOUZA, M. C. ; SOUZA, J. F. ; LUFIT, S. Y. ; PEREIRA, K. ; GOMES, J. O. . COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DO ÓLEO DE MORINGA EM ENSAIOS DE ATRITO POR DESLIZAMENTO. REVISTA TECNOLÓGICA (UEM), v. 2015, p. 295-304, 2015.

4.
FONSECA, J. G.2014FONSECA, J. G. ; LEITE, Y. F. M. M. ; CHAVES, R. B. ; VALE, C. N. C. ; MACIEL, R. T. M. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA TERTULIANO AYRES. REVISTA EXTENDERE, v. 2, p. 27-37, 2014.

5.
VALE, C. N. C.2013VALE, C. N. C. ; FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; MACIEL, R. T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. . DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA INDÚSTRIA POTIGUAR. REVISTA EXTENDERE, v. 1, p. 88-103, 2013.

6.
FONSECA, J. G.2012FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; Mariamma ; CELSEMY,eleuterio maia ; LEITE, Y. F. M. M. . APLICAÇÃO DE BORO, ZINCO E NITROGÊNIO NA CULTURA DO PINHÃO MANSO (Jatrophacurcas L) NA REGIÃO DO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR.. Revista Química: ciência, tecnologia e sociedade, v. 1, p. 70-74, 2012.

7.
VALE, C. N. C.2012VALE, C. N. C. ; LEITE, Y. F. M. M. . Uso da compostagem de pinhão manso na recuperação de áreas impactadas pela atividade de extração de petróleo. Biodiesel, inovação e desenvolvimento regional., v. 3, p. 1513-1514, 2012.

8.
LEITE, Y. F. M. M.2002 LEITE, Y. F. M. M.; STELIO, ; NORMA, ; EDNA, M. . Purification and characterisation of a lectin from the red marine alga Pterocladiella capillacea (S.G. Gmel.) Santel. & Hommers.. REVISTA BRASILEIRA DE BOTÂNICA (IMPRESSO), SAO PAULO, v. 25, n.4, p. 397-403, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, T. M. ; Laurentino, M. F. B. ; Santos, J. A. ; Silva, A. D. ; LEITE, Y. F. M. M. . Alternativas de engajamento ambiental no ambiente escolar. In: Anderson da Silva Marinho; Andressa Mourão Miranda; Tacyele Ferrer Vieira. (Org.). Alternativas de engajamento ambiental no ambiente escolar. 0ed.Mossoró/RN: UERN, 2017, v. , p. 20-23.

2.
CAVALCANTE, D. D. D. ; ALVES, J. J. F. ; GOMES, R. R. P. ; LEITE, Y. F. M. M. . Educação ambiental: uma proposta para o engajamento ecológico em alunos do ensino fundamental. In: Rigoberto Rodríguez Quirós. (Org.). Tierra: Naturaleza, Biodiversidad y Sustentabilidad. 1ed.San José: Jade, 2017, v. , p. 340-347.

3.
SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. ; Silva, T. E. M. ; QUEIROZ, M. M. . Análise da eficiência de coagulantes orgânicos na remoção de metais em efluente de caldeira. In: Rigoberto Rodríguez Quirós. (Org.). Tierra: Naturaleza, Biodiversidad y Sustentabilidad. 1ed.San José: Jade, 2017, v. , p. 426-434.

4.
Silva, T. E. M. ; LEITE, Y. F. M. M. ; QUEIROZ, M. M. ; PEREIRA, M. G. O. . Avaliação da aplicabilidade da quitosana como coagulante em efluente de galvanoplastia. In: Rigoberto Rodríguez Quirós. (Org.). Tierra: Naturaleza, Biodiversidad y Sustentabilidad. 1ed.San José: Jade, 2017, v. , p. 472-478.

5.
ALVES, J. J. F. ; GOMES, R. R. P. ; LEITE, Y. F. M. M. . CULTIVO DE PINHÃO MANSO EM ASSENTAMENTO COMO ALTERNATIVA: UM ESTUDO DE CASO NO RIO GRANDE DO NORTE. In: Giovanni seabra. (Org.). CULTIVO DE PINHÃO MANSO EM ASSENTAMENTO COMO ALTERNATIVA: UM ESTUDO DE CASO NO RIO GRANDE DO NORTE. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2017, v. 1, p. 1297-1308.

6.
LEITE, Y. F. M. M.; SILVA, L. F. ; CARLOS, R. L. L. ; Silva, T. E. M. ; ASSIS, J. V. . QUITOSANA: UMA ALTERNATIVA DE TRATAMENTO PARA O RIO APODI-MOSSORÓ. QUITOSANA: UMA ALTERNATIVA DE TRATAMENTO PARA O RIO APODI-MOSSORÓ. 6ed.: , 2017, v. 2, p. 729-739.

7.
LEITE, Y. F. M. M.; ASSIS, J. V. ; SILVA, L. F. ; Silva, T. E. M. ; CARLOS, R. L. L. . COAGULANTE ORGÂNICO: UMA ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL. COAGULANTE ORGÂNICO: UMA ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL. 6ed.: , 2017, v. 2, p. 749-760.

8.
LEITE, Y. F. M. M.; SILVA, L. F. ; Silva, T. E. M. ; CARLOS, R. L. L. ; ASSIS, J. V. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE COAGULANTES ORGÂNICO X INDUSTRIAL NO ESTUDO DE PARÂMETRO DE QUALIDADE EM EFLUENTE DE LAVA CARROS. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE COAGULANTES ORGÂNICO X INDUSTRIAL NO ESTUDO DE PARÂMETRO DE QUALIDADE EM EFLUENTE DE LAVA CARROS. 6ed.: , 2017, v. 2, p. 823-832.

9.
LEITE, Y. F. M. M.; Silva, T. E. M. ; SILVA, L. F. ; ASSIS, J. V. ; CARLOS, R. L. L. . UMA PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM UMA INDÚSTRIA DE TERMOPLÁSTICOS. UMA PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM UMA INDÚSTRIA DE TERMOPLÁSTICOS. 6ed.: , 2017, v. 2, p. 833-841.

10.
GOMES, R. R. P. ; ALVES, J. J. F. ; QUEIROZ, M. M. ; LEITE, Y. F. M. M. . Alternattivas Lúdicas para a Educação ambiental em uma escolas do ensino fundamental do RN. In: Giovanni Seabra. (Org.). Alternattivas Lúdicas para a Educação ambiental em uma escolas do ensino fundamental do RN. 5ed.Ituiutaba: Barlavento, 2017, v. 2, p. 1334-1345.

11.
SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. ; CHAVES, R. B. . ANÁLISE DA VIABILIDADE DE TRATAMENTO COM SOLUÇÃO COAGULANTE ORGÂNICA DA ÁGUA DO RIO APODI-MOSSORÓ. PONTO 2. In: Giovanni Seabra. (Org.). Terra - paisagens, solos, biodiversidade e os desafios para um bom viver. 0ed.Barlavento: Ituiutaba, 2016, v. , p. 1211-1221.

12.
FONSECA, J. G. ; Silva, T. E. M. ; GOMES, R. R. P. ; LEITE, Y. F. M. M. . CONHECIMENTO DE ALUNOS DO 4º ANO DE ESCOLA PÚBLICA ACERCA DO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: Giovanni Seabra. (Org.). Terra - paisagens, solos, biodiversidade e os desafios para um bom viver. 0ed.Barlavento: Ituiutaba, 2016, v. , p. 1466-1472.

13.
CHAVES, R. B. ; FONSECA, J. G. ; LEITE, Y. F. M. M. . INCLUSÃO AMBIENTAL: UMA QUESTÃO DE TRABALHO NAS ESCOLAS. In: Giovanni Seabra. (Org.). Terra - paisagens, solos, biodiversidade e os desafios para um bom viver. 0ed.Ituiutaba: Barlavento, 2016, v. , p. 1535-1543.

14.
LEITE, Y. F. M. M.; CHAVES, R. B. ; FONSECA, J. G. . INCLUSÃO AMBIENTAL: UMA QUESTÃO DE TRABALHO NAS ESCOLAS. INCLUSÃO AMBIENTAL: UMA QUESTÃO DE TRABALHO NAS ESCOLAS. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 1535-1543.

15.
CAVALCANTE, A. L. A. ; FONSECA, J. G. ; SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA SOLUÇÃO COAGULANTE DE Moringa oleifera NO TRATAMENTO DA ÁGUA DO RIO APODI/MOSSORÓ PREPARADA EM DIFERENTES INTERVALOS DE AGITAÇÃO. In: Giovanni Seabra. (Org.). TERRA - Saúde Ambiental e Soberania Alimentar. 0ed.Ituiutaba: Barlavento, 2015, v. 3, p. 687-694.

16.
FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; CAVALCANTE, A. L. A. ; LEITE, Y. F. M. M. . COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE COAGULANTE DA SEMENTE DE Moriga oleifera PROCESSADA POR DIFERENTES FORMAS COM UM COAGULANTE QUÍMICO. In: Giovanni Seabra. (Org.). TERRA - Saúde Ambiental e Soberania Alimentar. 0ed.Ituiutaba: Barlavento, 2015, v. 3, p. 1052-1058.

17.
CHAVES, R. B. ; FONSECA, J. G. ; SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. . DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. In: Giovanni Seabra. (Org.). TERRA - Saúde Ambiental e Soberania Alimentar. 0ed.Ituiutaba: Barlavento, 2015, v. 3, p. 1499-1505.

18.
FONSECA, J. G. ; MACIEL, R. T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. . Análise do crescimento da cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L.) submetido a fertirrigação com resíduo lácteo.. In: Sérgio Luiz Freire Costa, Vinícius Claudino de Sá. (Org.). Administração rural e agronegócio: Gestão e desenvolvimento no contexto nordestino.. 1ed.Pará de Minas: VirtualBooks, 2014, v. 1, p. 171-182.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LEITE, Y. F. M. M.; NORMA, ; QUINDERE, A. L. G. . Purificação e atividade anticoagulante de glicosaminoglicanos isolados da pele de carpa comum, Cyprinus carpio. Revista ciência agronômica (UFC. Online), Editora UFC, p. 381 - 387.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARLOS, R. L. L. ; SILVA, L. F. ; ASSIS, J. V. ; LEITE, Y. F. M. M. . REMOÇÃO DE COR EM EFLUENTE DA LAVAGEM DE CARROS UTILIZANDO TANINO COMO COAGULANTE. In: V Encontro de Gestão Social do Programa de Educação Tutorial ? GESPET Mossoró/RN, 11 e 12 de maio de 2017., 2017, Mossoró. Gestão Ambiental, 2017. p. 1-12.

2.
SILVA, L. F. ; ASSIS, J. V. ; CARLOS, R. L. L. ; LEITE, Y. F. M. M. . MORINGA OLEIFERA LAM: UMA ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DO EFLUENTE DA LAVAGEM DE CARROS EM REGIÃO SEMIÁRIDA. In: V Encontro de Gestão Social do Programa de Educação Tutorial ? GESPET Mossoró/RN, 11 e 12 de maio de 2017., 2017, Mossoró. Gestão Ambiental, 2017. p. 1-16.

3.
ASSIS, J. V. ; SILVA, L. F. ; CARLOS, R. L. L. ; LEITE, Y. F. M. M. . EMPREGO DA QUITOSANA COMO COAGULANTE NO TRATAMENTO DA ÁGUA DO RIO MOSSORÓ/RN. In: V Encontro de Gestão Social do Programa de Educação Tutorial ? GESPET Mossoró/RN, 11 e 12 de maio de 2017., 2017, Mossoró. Gestão Ambiental, 2017. p. 1-14.

4.
SILVA, T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. ; SILVA, L. F. ; PEREIRA, M. G. O. . Avaliação da Aplicabilidade do Coagulante Natural Moringa Oleifera Lam no Tratamento do Efluente de Galvanoplastia. In: 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural/Nordeste, 2016, Mossoró/RN. Grupo 1 - Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia. Mossoró/RN: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2016. p. 381-388.

5.
SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. ; CHAVES, R. B. ; Silva, T. E. M. . Análise da viabilidade de tratamento com solução coagulante orgânica da água do rio Apodi-Mossoró/RN. Ponto 3. In: 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química, 2015, Mossoró. Ensino de Química, 2015. v. 3. p. 737-745.

6.
SOUZA, J. F. ; GOMES, J. O. ; CARDOSO, K. P. ; SOUZA, M. C. ; LUTIF, S. Y. S. ; LEITE, Y. F. M. M. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DO ÓLEO DE MORINGA EM ENSAIOS DE DESLIZAMENTO. In: V Encontro Nacional de Moringa, 2014, Maringá. V ENAM, 2014.

7.
CHAVES, R. B. ; FONSECA, J. G. ; MACIEL, R. T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. ; RODRIGUEZ, A. L. . Potencial de resíduos regionais na fabricação de compósitos para redução sonora.. In: III ENCONTRO REGIONAL DE QUIMICA, 2013, Mossoró. III ERQ, 2013.

8.
FONSECA, J. G. ; LEITE, Y. F. M. M. ; MACIEL, R. T. M. ; CHAVES, R. B. ; CELSEMY,eleuterio maia . Avaliação da influência da qualidade da água na irrigação da cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L) adubado com composto de aguapé.. In: III ENCONTRO REGIONAL DE QUIMICA, 2013, Mossoró. III ERQ, 2013.

9.
FONSECA, J. G. ; MACIEL, R. T. M. ; CHAVES, R. B. ; LEITE, Y. F. M. M. ; CELSEMY,eleuterio maia . Avaliação dos parâmetros de crescimento da cultura do pinhão manso (Jatrophacurcas L) fertirrigado com resíduo lácteo.. In: III ENCONTRO REGIONAL DE QUIMICA, 2013, Mossoró. III ERQ, 2013.

10.
FONSECA, J. G. ; MACIEL, R. T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. . Analise do Crescimento da cultura do pinhão manso (Jatrophacurcas L.) submetido à fertirrigação com resíduo lácteo.. In: I Encontro Nordestino de Administração Rural e Agronegócio, 2013, Mossoró. I ENARA, 2013.

11.
LEITE, Y. F. M. M.; CLARA,Nívea Costa do Vale . Uso da compostagem de pinhão-manso na recuperação de áreas impactadas pela atividade de extração de petróleo. In: 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 8o Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Biodiesel Inovação e Desenvolvimento Regional, 2012. v. 3. p. 1513-1514.

12.
LEITE, Y. F. M. M.; FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; MACIEL, R. T. M. ; CELSEMY,eleuterio maia ; CLARA,Nívea Costa do Vale . Aplicação de Boro, Zinco e Nitrogênio na Cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L) na Região do Semi-Árido Potiguar.. In: IIERQ\IENQ, 2012, Mossoró. Ciência ,Tecnologia e Sociedade, 2012. p. 7-276.

13.
LEITE, Y. F. M. M.; MACIEL, R. T. M. ; CHAVES, R. B. ; FONSECA, J. G. ; CELSEMY,eleuterio maia ; Mariamma . Crescimento e produção do pinhão manso (Jatropha curcas L) irrigado com água residuária na Região do Semi-Árido Potiguar.. In: IIERQ\IENQ, 2012, Mossoró. Ciência Tecnologia Sociedade. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 7-276.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, Y. F. M. M.; ALVES, J. J. F. ; GOMES, R. R. P. ; CAVALCANTE, D. D. D. . Educação Ambiental: Uma proposta para o engajamento ecológico em alunos do ensino fundamental. In: Conferencia da Terra, 2016, Costa Rica. Conferencia da Terra, 2016.

2.
SILVA, T. M. ; SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. ; CHAVES, R. B. . AVALIAÇÃO DO USO DE COAGULANTES ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE GALVANOPLASTIA: UM ESTUDO DE CASO. In: 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química, 2015, Mossoró/RN. Ensino de Química, 2015. p. 1122-1128.

3.
LEITE, Y. F. M. M.; FONSECA, J. G. ; Silva, T. E. M. ; GOMES, R. R. P. . Conhecimento de alunos do 4º ano de escola publica acerca do tema educação ambiental. In: Conferencia da Terra, 2015, Chile. Conferencia da Terra, 2015.

4.
FONSECA, J. G. ; LEITE, Y. F. M. M. ; SOUZA, J. F. . METODO DE EXTRAÇÃO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO DE MORINGA OLEIFERA DA REGIÃO SUDESTE. In: V Encontro Nacional de Moringa, 2014, Maringá. V ENAM, 2014.

5.
FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; MACIEL, R. T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. ; RODRIGUEZ, A. L. . PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS PARA REDUÇÃO SONORA A PARTIR DE RESÍDUOS REGIONAIS. In: 5° Congresso Norte Nordeste de Química, 2013, Natal. PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS PARA REDUÇÃO SONORA A PARTIR DE RESÍDUOS REGIONAIS, 2013.

6.
FONSECA, J. G. ; MACIEL, R. T. M. ; CHAVES, R. B. ; CELSEMY,eleuterio maia ; LEITE, Y. F. M. M. . AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO BORO, ZINCO E NITROGÊNIO NA CULTURA DO PINHÃO MANSO (JATROPHA CURCAS L) NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR. In: 5° Congresso Norte Nordeste de Química, 2013, Natal. AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO BORO, ZINCO E NITROGÊNIO NA CULTURA DO PINHÃO MANSO (JATROPHA CURCAS L) NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR, 2013.

7.
MACIEL, R. T. M. ; CHAVES, R. B. ; LEITE, Y. F. M. M. ; FONSECA, J. G. ; CELSEMY,eleuterio maia . AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO SOB SOLO DO SEMI- ÁRIDO TRATADO COM MATERIAIS ORGÂNICOS. In: 5° Congresso Norte Nordeste de Química, 2013, Natal. AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO SOB SOLO DO SEMI- ÁRIDO TRATADO COM MATERIAIS ORGÂNICOS, 2013.

8.
MACIEL, R. T. M. ; FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; CELSEMY,eleuterio maia ; LEITE, Y. F. M. M. . INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DO PINHÃO MANSO. In: 5° Congresso Norte Nordeste de Química, 2013, Natal. INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DO PINHÃO MANSO, 2013.

9.
FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; MACIEL, R. T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. ; CELSEMY,eleuterio maia . ANÁLISE COMPARATIVA DA INFLUÊNCIA DE FERTILIZANTES INORGÂNICOS E ORGÂNICOS NA CULTURA DO PINHÃO MANSO (JATROPHA CURCAS L) NO SEMIARIDO POTIGUAR. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.

10.
MACIEL, R. T. M. ; FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; Mariamma ; CELSEMY,eleuterio maia ; LEITE, Y. F. M. M. . Avaliação da Influência da qualidade da água no crescimento do pinhão manso (Jatropha curcas L) no semi arido potiguar tratado com boro, zinco e nitrogênio.. In: 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. Ciência paro o novo Brasil, 2013.

11.
LEITE, Y. F. M. M.; FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; MACIEL, R. T. M. . DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA INDÚSTRIA POTIGUAR. In: VI Colóquio de Extensão da UERN, 2013, Mossoró. Extensão nas Universidades Estaduais: Desafios e Perspectiva, 2013. p. 194-197.

12.
LEITE, Y. F. M. M.; CHAVES, R. B. ; MACIEL, R. T. M. ; FONSECA, J. G. ; ERHARDT, C. S. ; RODRIGUEZ, A. L. . Valorização de subprodutos da cadeia produtiva do biodiesel- produção de compósitos para redução sonora. In: IIERQ\IENQ, 2012, Mossoró. Ciência ,Tecnologia e Sociedade. Mossoró: 276, 2012. p. 7.

13.
LEITE, Y. F. M. M.; CELSEMY,eleuterio maia ; CLARA,Nívea Costa do Vale . Aplicação da compostagem de co-produto do biodiesel na recuperação de áreas da bacia potiguar impactadas pela atividade de exploração e extração de petróleo.. In: IICBPPM, 2011, Brasília. ISSN2177-4439, 2011. v. 005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, T. M. ; SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. . TRATAMENTO COM DIFERENTES SOLUÇÕES COAGULANTES DO EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA DE GALVANOPLASTIA. In: IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN, 2016, Mossoró/RN. Ciência Alimentando o Brasil. Mossoró/RN: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2016. p. 412-415.

2.
SILVA, L. F. ; LEITE, Y. F. M. M. ; Silva, T. E. M. . TRATAMENTO COM SOLUÇÃO COAGULANTE DE Moringa oleifera Lam DO EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA VISANDO AO REUSO. In: IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN, 2016, Mossoró. Ciência Alimentando o Brasil, 2016. p. 416-419.

3.
LEITE, Y. F. M. M.; CHAVES, R. B. ; FONSECA, J. G. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA ESTADUAL TERTULIANO AYRES. In: I Fórum de extensão do oeste potiguar e VII Colóquio de extensão, 2016, Mossoró/RN. Desafios para a transformação social do oeste potiguar, 2016. p. 105-108.

4.
GOMES, R. R. P. ; CAVALCANTE, D. D. D. ; ALVES, J. J. F. ; LEITE, Y. F. M. M. . Educação no processo de formação do sujeito ecológico dos alunos do ensino fundamental. In: II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar, o VIII Colóquio de Extensão da UERN e o I Salão de Extensão, 2015, Mossoró/rRN. Os Desafios da curricularização da extensão universitária. Mossoró/RN, 2015. p. 30-31.

5.
SILVA, T. M. ; FONSECA, J. G. ; MARTINS, J. S. S. ; LEITE, Y. F. M. M. . Educação ambiental na construção do conhecimento -parte I. In: II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar, o VIII Colóquio de Extensão da UERN e o I Salão de Extensão, 2015, Mossoró/RN. Os Desafios da curricularização da extensão universitária. Mossoró/RN, 2015. p. 72-73.

6.
LEITE, Y. F. M. M.; GOMES, R. R. P. ; ALVES, J. J. F. ; CAVALCANTE, D. D. D. . A Educação Ambiental no Processo de Formação do Sujeito Ecológico dos Alunos do Ensino Fundamental.. In: II Forúm de Extensão do Oeste Potiguar, III Coloquio de Extensão e I Salão de Extensão, 2015, Mossoró. II Forúm de Extensão do Oeste Potiguar, III Coloquio de Extensão e I Salão de Extensão, 2015.

7.
CHAVES, R. B. ; FONSECA, J. G. ; MACIEL, R. T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL TERTULIANO AYRES. In: VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS: SOLO, AMBIENTE E SOCIEDADE: CULTIVANDO SABERES E VIVÊNCIAS, 2014, RECIFE. VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS: SOLO, AMBIENTE E SOCIEDADE: CULTIVANDO SABERES E VIVÊNCIAS, 2014.

8.
SILVA, L. F. ; FONSECA, J. G. ; CHAVES, R. B. ; CAVALCANTE, A. L. A. ; LEITE, Y. F. M. M. . Análise de potabilidade da agua do rio Apodi/Mossoró com a utilização de sementes de Moringa oleífera.. In: 54º Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal. Química e Sociedade: Motores da Sustentabilidade, 2014.

9.
CHAVES, R. B. ; FONSECA, J. G. ; MACIEL, R. T. M. ; LEITE, Y. F. M. M. . RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DO PAPEL COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL TERTULIANO AYRES. In: O 54º Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal. Química e Sociedade: Motores da Sustentabilidade, 2014.

10.
LEITE, Y. F. M. M.; NORMA, ; EDNA, ; AMORIM, R. ; MARIA, L. . PURIFICATION AND CARACTERISATION OF THE LECTIN FROM THE MARINE RED ALGA G.ORNATA ARESCHOUG. In: SBBQ-XXXI REUNIÃO ANUAL, 2002, CAXAMBU. SBBQ-XXXI REUNIÃO ANUAL. CAXAMBU: SBBQ-XXXI REUNIÃO ANUAL, 2002. v. 1. p. 389.

11.
LEITE, Y. F. M. M.; MARIA, L. ; AMORIM, R. . ATIVIDADES HEMAGLUTINANTE E TOXICA NA ALGA MARINHA VERMELHA GRACILARIA ORNATA. In: VI REUNIAO REGIONAL DA SBBQ, 2002, FORTALEZA. VI REUNIAO REGIONAL DA SBBQ. FORTALEZA: VI REUNIAO REGIONAL DA SBBQ, 2002. v. 1. p. 23.

12.
LEITE, Y. F. M. M.; PAULA, F. M. . COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS E RESISTENCIA DE MEMBRANAS FOLICULARES DE FEIJÃO(PHASEOLUS VULGARIS L.) SUBMETIDO AO ESTRESSE HIDRICO. In: 53 CONGRESSO NACIONAL DE BOTANICA, 2002, RECIFE. 53 CONGRESSO NACIONAL DE BOTANICA. RECIFE: 53 CONGRESSO NACIONAL DE BOTANICA, 2002. v. 1. p. 94.

13.
LEITE, Y. F. M. M.; DANTAS, T. N. C. . PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE UM SISTEMA MICROEMULSIONADO. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 1998, NATAL. XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. NATAL: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 1998. v. 1. p. 56.

14.
LEITE, Y. F. M. M.; SILVA, A. M. ; MEDEIROS, M. C. . EXTRATO HIDROALCOOLICO DA FLOR DE BIDENS SP, COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE. In: VIII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 1989, FORTALEZA. VIII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. FORTALEZA: VIII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 1989. v. 1. p. 86.

15.
LEITE, Y. F. M. M.; A.D. NETO, B. . INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DE UMA CÉLULA DE CONVECÇÃO FORÇADA EM UM PROCESSO DE CORROSÃO. In: VII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 1988, FORTALEZA. VII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. FORTALEZA: VII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 1988. v. 1. p. 79.

Apresentações de Trabalho
1.
Silva, T. E. M. ; Laurentino, M. F. B. ; Santos, J. A. ; Silva, A. D. ; LEITE, Y. F. M. M. . Alternativas de Engajamento Ambiental no Ambiente Escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Silva, T. E. M. ; LEITE, Y. F. M. M. ; SILVA, L. F. ; PEREIRA, M. G. O. . Avaliação da Aplicabilidade do Coagulante Natural Moringa Oleifera Lam no Tratamento do Efluente de Galvanoplastia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LEITE, Y. F. M. M.; Silva, T. E. M. ; MARTINS, J. S. S. ; FONSECA, J. G. . Educação Ambiental na Construção do Conhecimento- Parte I. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GOMES, R. R. P. ; ALVES, J. J. F. ; CAVALCANTE, D. D. D. ; LEITE, Y. F. M. M. . A Educação Ambiental no Processo de Formação do Sugeito Ecológico dos Alunos do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Silva, T. E. M. ; CHAVES, R. B. ; LEITE, Y. F. M. M. . Avaliação do Uso de cogulantes orgânicos no tratamento de efluentes de galvanoplastia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, L. F. ; CHAVES, R. B. ; Silva, T. E. M. ; LEITE, Y. F. M. M. . Análise da viabilidade de tratamento com solução coagulante orgânica da água do rio Apodi-/Mossoró/RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEITE, Y. F. M. M.. UERNTV. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEITE, Y. F. M. M.. Presidente da banca do concurso público para professor substituto- área físico química. 2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

2.
LEITE, Y. F. M. M.. Membro da banca do concurso público para professor efetivo-Adjunto- área química analítica.. 2006.

Outras participações
1.
LEITE, Y. F. M. M.; VASCONCELOS, C. L.; MATIAS, L. G. O.. Participação em Banca Avaliadora de Trabalhos Apresentados no IENQ e IIERQ. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III FORUM DE EXTENSÃO DO OESTE POTIGUAR.EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UM INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. 2016. (Simpósio).

2.
III FORUM DE EXTENSÃO DO OESTE POTIGUAR.CULTIVO DO PINHÃO MANSO PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL: UMA PROPOSTA PARA O ASSENTAMENTO ELDORADO DO CARAJÁS II. 2016. (Simpósio).

3.
V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial. ALTERNATIVAS DE ENGAJAMENTO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2016. (Congresso).

4.
V Encontro Nacional de Moringa-ENAM. Estudo do Comportamento Tribológico do Óleo de Moringa em Ensaios de Deslizamento. 2014. (Congresso).

5.
V Encontro Nacional de Moringa-ENAM. Método de Extração e Composição Química do Óleo de Moringa Oleifera da Região Sudeste. 2014. (Congresso).

6.
VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.Educação Ambiental na Escola Estadual Tertuliano Ayres. 2014. (Simpósio).

7.
5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA. AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO SOB SOLO DO SEMI- ÁRIDO TRATADO COM MATERIAIS ORGÂNICOS. 2013. (Congresso).

8.
5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA. PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS PARA REDUÇÃO SONORA A PARTIR DE RESÍDUOS REGIONAIS. 2013. (Congresso).

9.
5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA. AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO BORO, ZINCO E NITROGÊNIO NA CULTURA DO PINHÃO MANSO (JATROPHA CURCAS L) NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR.. 2013. (Congresso).

10.
5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA. Influência da qualidade da água no crescimento e produção do pinhão manso (Jatropha curcas L) na Região do Semi-Árido Potiguar.. 2013. (Congresso).

11.
IIENQ/IIIERQ.Potencial de Resíduos Regionais na Fabricação de Compósitos para Redução Sonora. 2013. (Encontro).

12.
IIENQ/IIIERQ.Avaliação da Qualidade da Água com o Uso da Compostagem do Aguapé na Cultura do Pinhão Manso (J.L). 2013. (Encontro).

13.
IIENQ/IIIERQ.Avaliação dos Parâmetros de Crescimento da Cultura de Pimhão Manso (J.L)fertirrigado com Resíduos Lácteos. 2013. (Encontro).

14.
I Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação IX Salão de Iniciação Científica da UERN.Valorização de Subprodutos da Cadeia Produtiva do Biodiesel- Produção de compósitos para redução sonora. 2013. (Encontro).

15.
2o Congresso químico do Brasil. Compostagem da Castanha de caju: Uma alternativa na recuperação de áreas na bacia potiguar impactadas pela atividade de extração de petróleo. 2012. (Congresso).

16.
5º. Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8º. Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel?,. USO DA COMPOSTAGEM DE PINHÃO MANSO NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS IMPACTADAS PELA ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO. 2012. (Congresso).

17.
IIERQ e I ENQ. Crescimento e produção do pinhão manso (Jatropha curcas L) irrigado com água residuária na Região do Semi-Árido Potiguar.. 2012. (Congresso).

18.
II ERQ e I ENQ. Valorização de subprodutos da cadeia produtiva do biodiesel ? produção de compósitos para redução sonora. 2012. (Congresso).

19.
II ERQ e I ENQ. Valorização de subprodutos da cadeia produtiva do biodiesel- produção de compósitos para redução sonora. 2012. (Congresso).

20.
II ERQ e I ENQ. Aplicação de Boro, Zinco e Nitrogênio na Cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L) na Região do Semi-Árido Potiguar.. 2012. (Congresso).

21.
IERQ.Aplicação da compostagem de co-produto do biodiesel na recuperação de áreas do Rio Grande do Norte impactadas pela atividade de exploração e extração de petróleo.. 2011. (Encontro).

22.
IICBPPM. Aplicação da Compostagem de co-produtos do biodiesel na recuperação de áreas da bacia potiguar impactadas dela atividade de exploração e extração de petróleo. 2011. (Congresso).

23.
XVI- Encontro de Pesquisa e Extensão- 2010.Aplicação da compostagem de co-produto do biodiesel na recuperação de áreas impactadas pela atividade de exploração e extração de petróleo. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, Y. F. M. M.. II ENCONTRO REGIONAL DE QUIMICA. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JUCIANE VIEIRA DE ASSIS. ANÁLISE COMPARATIVA DO TRATAMENTO DE ETE RURAL COM COAGULANTE ORGÂNICO E INORGÂNICO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Iniciação científica
1.
JÉSSICA GONÇALVES FONSECA JÉSSICA FONSECA. Análise da aplicação da semente de moringa oleifera como coagulante do fluido de corte do pinhão manso. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. (Orientador).

2.
Raquel Bruna Chaves. Aplicação de sementes de moringa como coagulante das águas da Lagoa Caiçara-CE. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Jéssica Gonçalves Fonseca. Avaliação dos parâmetros de crescimento da cultura do pinhão manso e alface influenciada pela fertilização com resíduo lácteo.. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Alliny Cavalcante. Análise da aplicação da semente de moringa no melhoramento das propriedades de potabilidade das águas do rio Apodi-Mossoró. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Raquel Bruna Chaves. CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO SOB SOLO DO SEMI- ÁRIDO TRATADO COM. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em QUIMICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LARISSA FERNANDES DE SOUZA. AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE TANINO COMO ALTERNATIVA AO SULFATO DE ALUMÍNIO NO TRATAMENTO DO EFLUENTE DE LAVA CARROS EM MOSSORÓ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

2.
JUCIANE VIEIRA DE ASSIS. EMPREGO DE COAGULANTE A BASE DE TANINO EM EFLUENTE DE ETE RURAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

3.
RAQUEL BRUNA CHAVES DE LIMA. PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE MEIO AMBIENTE E LIXO EM 3 ESCOLAS (MUNICIPAL, ESTADUAL E PRIVADA) NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

Iniciação científica
1.
TAMIRES MONTE. SIMBIOSE INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO PARA UMA INDUSTRIA ALIMENTÍCIA NO MUNICÍPIO DE MOSSOR. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

2.
LARISSA FERNANDES DA SILVA. TRATAMENTO COM SOLUÇÃO COAGULANTE DE MORINGA OLEIFERA DO EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

3.
TAMIRES MONTE. SIMBIOSE INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO PARA UMA INDUSTRIA DE EXTRUSÃO DE PLÁSTICO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

4.
TAMIRES MONTE. TRATAMENTO COM SOLUÇÕES COAGULANTES ORGÂNICAS DO EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA DE GALVANOPLASTIA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

5.
LARISSA FERNANDES DA SILVA. TRATAMENTO COM SOLUÇÃO COAGULANTE DE MORINGA OLEIFERA DO EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

6.
Jéssica Gonçalves Fonseca. Valorização de subprodutos da cadeia produtiva do biodiesel- produção de compósitos para redução sonora. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

7.
Raquel Lima de Albuquerque. Valorização de subprodutos da cadeia produtiva do biodiesel ? produção de compósitos para redução sonora. 2013. Iniciação Científica - CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIAN. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

8.
Rosa Thayane Martins Maciel. Crescimento e produção do pinhão-manso (Jatropha curcas L) irrigado com água residuária sob condições de estresse hídrico na Região do Semi-Árido Potiguar.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em QUIMICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

9.
Raquel Bruna Chaves de Lima. Valorização de subprodutos da cadeia produtiva do biodiesel ? produção de compósitos para redução sonora. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em QUIMICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

10.
Jéssica Gonçalves Fonseca. DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA INDÚSTRIA POTIGUAR. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em QUIMICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.

11.
Clara Nívea Costa do Vale. APLICAÇÃO DA COMPOSTAGEM DE CO-PRODUTO DO BIODIESEL NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DA BACIA POTIGUAR IMPACTADAS PELA ATIVIDADE DE EXPLORAÇÃO E EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em QUIMICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 9:44:09