Jair Reck

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  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição-FAFIMC-Viamão-RS (1992); Teologia pelo Instituto Missioneiro de Teologia. Santo Angelo -RS- (1995)Especialização em Psicopedagogia, pela FAFIMC (1996); Mestrado em Educação Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2005). Professor Associado- da Faculdade UnB de Planaltina-FUP. Foi Membro da Comissão de Avaliação da carreira docente da Faculdade UnB de Planaltina-FUP e da Câmara de Careira Docente - CCD- UnB. Coordenador do programa de educação tutorial PET- Sabores e Fazeres Sustentáveis da Educação do Campo - FUP. Coordenador do projeto de Ação continua de extensão: Ledoc Itinerante: seminários das escolas e comunidades de inserção. Membro do Núcleo de Estudos Cubanos da UnB- NESCUBA. Pós doutorando na UFPR Litoral. Atua principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Movimentos Sociais e Educação, Formação de Educadores(as), Educação do Campo e Políticas Públicas educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jair Reck
Nome em citações bibliográficas
RECK, Jair

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Rua A
Nossa Sra. de Fátima
70300-000 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 33085185
Fax: (61) 33085185
URL da Homepage: http://www.unb.br/fup


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2005
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Consciência política dos cooperados do MST: o caso da COOPAC - Campo Verde - MT, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval.
Palavras-chave: Conscientização- aspectos políticos; Movimentos Sociais; Cooperação; Sociedade; Cultura.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação.
1998 - 2000
Mestrado em Educação Cultura e Sociedade.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: José Martí Educador: um ensaio sobre seu ideário político-pedagógico,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Aparecida Morgado.
Palavras-chave: Educação; Cultura; Sociedade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1996
Especialização em Psicopedagogia.
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFIMC, Brasil.
Título: Espiritualidade do discípulo no seguimento a Jesus.
1993 - 1995
Graduação em Teologia.
Instituto Missioneiro de Teologia, IMT*, Brasil.
1989 - 1992
Graduação em Filosofia.
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFIMC, Brasil.
Título: Socialismo: Origem, Caminhada e Perspectiva.
Orientador: Lourival Bergmam.
1986 - 1988
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Cenecista Olavo Bilac, CCOB, Brasil.
1976 - 1984
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Básica Humberto Alencar Castelo Branco, EBHACB, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.


Formação Complementar


2012 - 2012
CONJUNTURA POLÍTICA ATUAL DA A. L.: CAMINHOS E DES. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Matrizes Formadoras da Educação do Campo. (Carga horária: 24h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Agroecologia e Ecologia Política: construindo base. (Carga horária: 8h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
1999 - 1999
Dinâmicas dos Movimentos Sociais. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1998 - 1998
Sistema Único de Descentralização de Educ. Básica. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUCMT, Brasil.
1998 - 1998
Novas Perspectivas Para o Ensino Médio de MT. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUCMT, Brasil.
1998 - 1998
Operador Básico. (Carga horária: 40h).
Programa Qualificar, QUALIFICAR, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em O Trabalho Em Transformação e As Tendências Cultur. (Carga horária: 5h).
Associação Nacional de Pósgraduação e Pesquisa Em Educação, ANPED, Brasil.
1997 - 1997
Psicologia Cognitiva Contemporanea Y Representacio. (Carga horária: 6h).
Instituto Pedagogico Latinoamericano y Caribeño, IPLAC, Cuba.
1997 - 1997
Mini Curso José Martí Educador Social. (Carga horária: 6h).
Instituto Pedagogico Latinoamericano y Caribeño, IPLAC, Cuba.
1996 - 1996
Noções Básicas de Literatura Infantil.
Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUCMT, Brasil.
1992 - 1992
Dicção Desinibição e Oratória. (Carga horária: 84h).
Escola Cooper, COOPER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: GERENTE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30


Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUCMT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 30
Outras informações
Professor Efetivo concursado da Rede Estadual de Mato Grosso e da rede Municipal de Cuiabá- MT

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Carga horária: 0
Outras informações
Membro da Comissão Coordenadora do processo de seleção dos professores que atuaram no centro de formação e atualização de professores. Coordenação do estudo piloto de avaliação do ensino fundamental de MT.(EPAEF). Direção e assessoramento superior (DAS).

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de setor de supervisãoAdm. Escolar, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe de setor de supervisão Administração Escolar no Município de Tabaporã-MT

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
Outras informações
Diretor de Departamento Educação cultura e desporto no município de Tabaporã-MT

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
5/1997 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação de Mato Grosso, .

Cargo ou função
Membro de comissão coordenadora de processo de Seleção de Docentes.
1997 - 1998
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação de Mt, Secretaria de Educação de Mt.

Atividade realizada
Representante da Secretaria de Educação de MT.

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Disciplina de Monografia III Departamento de Matemática

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2006 - Atual
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa I
08/2006 - Atual
Ensino, Arquitetura Rural e Urabana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa II
08/2006 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção Agroindustrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesdquisa II

Escola Estadual Francisco Saldanha Neto, EEFSN, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professor temporário segundo Diário Oficial nas seguintes datas: 06/05/1996 à 03/09/1996 e 03/02/1997 à 18/04/1997 na cidade de Tabaporã-MT.

Atividades

5/1996 - 4/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Filosofia
Português
Educação Artística
Língua portuguesa

Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professor disciplinas, no curso de Direito: Filosofia Geral e Jurídica. No curso de Gestão Pública: Relações de Trabalho, questão social e administrativa

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Efetivo desde Julho de 1999. Área Humanas e Sociais.

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

7/1999 - Atual
Ensino, Cursos na Área de Humanas e Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Noções de Ciências Sociais
Conhecimentos Econômicos, Políticos e Sociais
Realidade Brasileira
Iniciação de Pesquisa Científica 1 e 2

Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professor efetivo no Município de Cuiabá à partir de 19/02/2000. Cargo de Professor de Filosofia de V a VIII.

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 10
Outras informações
Docente na disciplina " Fundamentos Teóricos e Práticos na Educação do Campo I", do curso de Especialização s Distância em Práticas Pedagógicas na Educação do Campo, promovido pelo Instituto de Educação/UFMT.

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 0
Outras informações
Contratado temporariamente pelo Qualificar/UFMT para ministrar aulas sendo: Administração Escolar Básica no período de 19/11 à 18/12/1997 no município de Barra do Garças e Analista Júnior da Administração Escolar de 19/01 à 13/02/1998 em Cuiabá.

Atividades

1997 - 1998
Ensino, Aperfeiçoamento de Servidores Públicos das Escolas, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Administração Escolar Básica
Analista Júnior da Administração Escolar


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A universidade pública e sua práxis integradora no ensino-pesquisa e extensão com os interesses coletivos na formação baseada em um paradigma emancipatório/transformador da realidade: O caso da UFPR Litoral
Descrição: Conhecer e analisar as Licenciaturas de modo geral e mais especificamente a Educação do Campo, com as experiências político-pedagógico-epistemológico que articularam as dimensões do currículo em três grandes fases: 1- conhecer e compreender; 2- compreender e propor e, 3- propor e agir. Buscar compreender essas fases temporais que indicam ser desenvolvidas dentro de três grandes eixos que dialeticamente se constituem e organizam todos os cursos, através dos Projetos de Aprendizagem, as Interações Culturais e Humanísticas e o os Fundamentos Teórico-práticos. Revisão bibliográfica, e coleta de depoimentos visando complementar as informações coletadas. Observação e análise do trabalho dos coletivos no fazer pedagógico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Núcleo de estudos cubanos da UnB
Descrição: O NESCUBA, criado pelo Ato da Reitoria 1959/95, é um Núcleo do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília que desenvolve ações relacionadas à difusão da realidade cubana e ao intercâmbio brasileiro-cubano. Para a realização de suas atividades reúne professores, pesquisadores e estudantes da UnB e de outras instituicões, assim como pessoas interessadas no estudo de aspectos da realidade cubana, no intercâmbio Brasil-Cuba e no fortalecimento da solidariedade entre os dois países. Interesses: Nossos objetivos são: Promover a articulação com outras universidades brasileiras e universidades cubanas para intercâmbio e divulgação de trabalhos e atividades; Apoiar a professores cubanos que visitam o Brasil no sentido de propiciar uma efetiva troca de experiências; Manter vínculo com entidades de solidariedade Brasil-Cuba; Realizar pesquisas comparativas sobre o Brasil e Cuba e sobre temas cubanos; Realizar publicações; Divulgar eventos culturais e científicos internacionais que se realizem em Cuba; Promover grupos de estudo sobre diferentes aspectos da realidade cubana; Promover cursos regulares e de extensão sobre Cuba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Cesar, Auxiliadora Maria - Integrante / Dionisio Lázaro Poey Baró - Integrante.
2003 - 2003
O Ideário de Duas Turmas de Formandos do Curso de Ciências Contábeis Sobre o MST
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "O Ideário de Duas Turmas de Formandos do Curso de Ciências Contábeis Sobre o MST " feito pelo discente Anderson Costa Moreira do curso de ciências contábeis no ano de 2003.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Anderson Costa Moreira - Integrante.
2003 - 2003
O Impacto da Globalização no Meio Ambiente: a Partir da População Ribeirinha do Rio Cuiabá.
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "O Impacto da Globalização no Meio Ambiente: a Partir da População Ribeirinha do Rio Cuiabá" feito pela discente Lúcia Helena Dorilêo Dall'bello do curso de ciências contábeis no ano de 2003.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Lúcia Helena Dorilêo Dall'bello - Integrante.
2002 - 2002
A Globalização Neoliberal e seus Efeitos na Agricultura de MT nos Ültimos Anos
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "A Globalização Neoliberal e seus Efeitos na Agricultura de MT nos últimos anos " feito pelo discente Paulo Machado Maia do curso de ciências contábeis no ano de 2002.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Paulo Machado Maia - Integrante.
2002 - 2002
Globalização e Neoliberalismo
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "Globalização e Neoliberalismo " feito pelo discente Jessé Klebenson Ferreira Mendes do curso de ciências contábeis no ano de 2002.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Jessé Klebenson Ferreira Mendes - Integrante.
2002 - 2002
Concepções, Práticas e Consequências da Avaliação Educacional Numa Escola Particular do Ensino Fundamental
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "Concepções, Práticas e Consequências da Avaliação Educacional Numa Escola Particular do Ensino Fundamental " feito pela discente Milca Nunes Machado do curso de ciências contábeis no ano de 2002.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Milca Nunes Machado - Integrante.
2001 - 2001
Neoliberalismo: Desenvolvimento Tecnológico e Transformações Sociais.
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "Neoliberalismo: Desenvolvimento Tecnológico e Transformações Sociais " feito pelo discente André Luiz de Siqueira Arruda do curso de ciências contábeis no ano de 2001.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / André Luiz de Siqueira Arruda - Integrante.
2001 - 2001
A Questão da Terra no Brasil e o MST
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "A Questão da Terra no Brasil e o MST" feito pela discente Otelma Gardin dos Santos lino do curso de ciências contábeis no ano de 2001.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Otelma Gardin dos Santos lino - Integrante.
2001 - 2001
A Valorização da Expressão Corporal na Comunicação
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "A Valorização da Expressão Corporal na Comunicação " feito pelo discente Rogério Okawa do curso de ciências contábeis no ano de 2001.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Rogério Okawa - Integrante.
2001 - 2001
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "Movimento dos trabalhadores rurais sem terra" feito pela discente Rosalina Schafranski do curso de ciências contábeis no ano de 2001..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Rosalina Schafranski - Integrante.
2001 - 2001
Neoliberalismo No Serviço Público: Secretaria de Fazenda-MT.
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "Neoliberalismo no Serviço Público: Secretaria de Fazenda-MT " feito pelo discente Juari Rodrigues Vieira do curso de ciências contábeis no ano de 2001.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Juari Rodrigues Vieira - Integrante.
2001 - 2001
Neoliberalismo nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "Neolibetalismo nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental" feito pela discente Juliana Maria de Carvalho do curso de ciências contábeis no ano de 2001.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Juliana Maria de Carvalho - Integrante.
2001 - 2001
O Massacre de Eldorado dos Carajás-PA
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "O Massacre de Eldorado dos Carajás-PA " feito pela discente Carmem Lucia Vilela do curso de ciências contábeis no ano de 2001.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Carmem Lucia Vilela - Integrante.
2001 - 2001
Organização do MST
Descrição: Orientação do Projeto de Pesquisa "Organização do MST " feito pela discente Veronice Gonçalves de Freitas do curso de ciências contábeis no ano de 2001.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Veronice Gonçalves de Freitas - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
LEDOC ITINERANTE: SEMINÁRIOS NAS ESCOLAS E COMUNIDADES DE INSERÇÃO
Descrição: Articular a formação d@s educadores (as) com suas comunidades, juventude camponesa, escolas do campo, organizações sociais, órgãos públicos ligados a educação. Buscando vincular conteúdos escolares a realidade das comunidades, sem perder a visão de totalidade do processo educativo que deve acontecer nas escolas do campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / João Batista Pereira de Queiroz - Integrante / Eliete Ávila Wolff - Integrante / Maria Osanette de Medeiros - Integrante / Caroline Siqueira Gomide - Integrante / Kelci Anne Pereira - Integrante / Regina Coelly Fernandes Saraiva - Integrante / Simone Vasconcelos da Silva - Integrante / Tiberio Leonardo Guitton - Integrante / Valdeir da Silva Vivaldo - Integrante / Marcio Alves de Abadia - Integrante / Livia Neves de Sousa - Integrante / Liomar Felix Vieira - Integrante / Karla Dias Lopes Caetano - Integrante / Jucilene Moreira da Paz - Integrante / Jose Ricardo Estanislau Gomes Almeida - Integrante / Iara Gomes de Sousa - Integrante / Gerson Pereira de Souza Filho - Integrante / Debora Vieira do Nascimento - Integrante / Adriel Silva Soares - Integrante / Roberto Ricardo Vizentin - Integrante / Gilney Amorim Viana - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2015 - Atual
Programa de Educação Tutorial -PET- Saberes e Fazeres da Educação do Campo
Descrição: Programa de Educação Tutorial -PET- Saberes e Fazeres da Educação do Campo - FUP desenvolvido com orientação no ensino, pesquisa e extensão para - 11 estudantes bolsistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador / Claudia Horrana Alves Xavier - Integrante / Iraní Cardoso de Barros - Integrante / Jacilene Cirilo Alves - Integrante / Tállyta Abrantes do Nascimento - Integrante / Catia Barbosa da Silva - Integrante / Elizangela Santana dos Santos - Integrante / Erivelton Diogo Carneiro - Integrante / Hérika Barbosa Nascimento - Integrante / Maria Regina Carneiro dos Santos - Integrante / Diego Correa Silva - Integrante / Leonardo Lopes Fernandes - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
2012 - Atual
Ledoc Itinerante: seminário nas escolas de inserção
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador.
2010 - 2010
A Revolução Cubana: análise histórica, atualidade e perspectivas
Descrição: curso de extensão com carga horária concentrada para propiciar a participação de estudantes da Licenciatura em educação do Campo- e outros estudantes da FUP.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador.
2010 - Atual
LEDOC Itinerante: seminários das escolas de inserção
Descrição: LEDOC ITINERANTE, como eixos aglutinadores desta tríade: ensino-pesquisa-extensão: Buscar vincular conteúdos escolares a realidade das comunidades, sem perder a visão de totalidade do processo educativo que deve acontecer nas escolas do campo. Potencializar a articulação entre Tempos Escola e Tempo Comunidade, superando a fragmentação do conhecimento, uma das características da forma escolar tradicional que deve ser superado pelos educandos e educadores visa a integração da LEDOC nas políticas públicas estaduais e municipais, a incorporação dos princípios pedagógicos e organizativos do curso nas demais escolas do campo, dinamizando o conhecimento dos alunos para com suas comunidades e as escolas em que realizam a inserção no tempo comunidade, além de discutir grandes temas da educação brasileira e da educação do campo. SEMINÁRIOS LOCAIS: irão abordar os temas e assuntos ministrados no Tempo Escola, articulados com a realidade das escolas do campo e da comunidade em que os alunos estão inseridos. Os alunos serão os protagonistas destes seminários.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador.


Outros Projetos


1998 - 1999
Estudo Piloto de Avaliação do Ensino Fundamental-EPAEF
Descrição: Projeto de Estudo Piloto de Avaliação do Ensino Fundamental-EPAEF, descrito no diário Oficial de 04/08/1998, pg 12. (coordenador do Grupo de Trabalho), on-line no endereço: http://www.seduc.mt.gov.br/avaliacao_estudo_piloto.htm.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jair Reck - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Caderno de Pesquisas Educacionais


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Revista da Faculdade de Educação da UNEMAT


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professor homenageado, Licenciatura em Educação do Campo.
2008
Paraninfo, Formandos de Matemática 2007/02- Universidade Estadual de Mato Grosso -UNEMAT- Barra do Bugres.
2008
Reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação Mato-grossense, nas discussões do Plano Estadual de Educação, Assembléia Legislativa - MT- Comissão da Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.
2001
comenda aos companheiros e companheiras que tem contribuído na luta pela terra, pela reforma agrária e pela vida- 6 anos de lutas econquistas 1995- 2001, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra -MST- MT.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RECK, Jair2013RECK, Jair. O legado de José Martí: do Movimento Social de Libertação de Cuba. Cadernos do CEAM (UnB), v. 35, p. 61-82, 2013.

2.
RECK, J.2012RECK, J.; RECK, Jair . POR UMA EPISTEMOLOGIA CULTURAL DESCOLONIAL EM RE-CONSTRUÇÃO: DESAFIOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. Brazilian Cultural Studies, v. 1, p. 305-324-324, 2012.

3.
RECK, Jair2000RECK, Jair. O educador social José Martí: do movimento de libertação de Cuba, ao movimento dos trabalhadores rurais sem-terra brasileiro. Anais Seminário Educação 2000, Cuiabá, 2000.

4.
RECK, Jair2000 RECK, Jair; MORGADO, Maria Aparecida ; MIRANDA, Armando S M de . O Ideário Político-Pedagógico do Educador Social José Martí. Uniciências, Cuiabá, p. 27-48, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RECK, Jair. ABORDAGEM PSICOSSOCIOLÓGICA DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA CONSTRUÍDA ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO. 01. ed. CUIBÁ: EdUFMT, 2013. v. 01. 264p .

2.
Reck Jair (Org.) ; RECK, Jair (Org.) . Novas Perspectivas para a Educação do Campo em Mato Grosso: (Re) Significando a Aprendizagem e a Vida. Cuiabá: Defanti, 2007. 192p .

3.
RECK, Jair. Por Uma Educação Libertadora : O Ideário Político-Pedagógico do Educador Cubano José Martí. 1. ed. Cuiabá -MT: EDUFMT, 2005. v. 01. 134p .

4.
Seduc - MT ; RECK, Jair . Escola Ciclada de Mato Grosso: Novos Tempos e espaços para ensinar-aprender a sentir, ser e fazer.. 1. ed. Cuiabá: Central de Texto, 2000. 195p .

Capítulos de livros publicados
1.
RECK, Jair. Fundamentos teóricos e práticos da educação do campo I. Fundamentos teóricos e práticos da educação do campo I e II. 1ªed.Cuiabá: EdUFMT, 2015, v. I, p. 05-49.

2.
RECK, Jair. Educação do campo: uma política pública que demanda uma práxis pedagógica descolonial. In: Angelina de Melo Vieira; Heliete M. C. Moreno; Oreste Preti. (Org.). Educação do Campo: Políticas, Saberes e Práticas. 1ªed.Cuiabá: IE/UFMT, 2015, v. 1, p. 13-19.

3.
CANAVARROS, B. A. ; RECK, Jair . Princípios e Valores da educação do campo vivenciados desde o projeto PROJOVEM Campo Saberes da Terra. In: Angelina de Melo Vieira; Heliete M. C. Moreno; Oreste Preti. (Org.). Educação do Campo: Políticas, Saberes e Práticas. 1ªed.Cuiabá: IE/UFMT, 2015, v. 1, p. 33-42.

4.
CARVALHO, F. E. B. A. ; RECK, Jair . Escola do campo no Município de Nova Olímpia -MT: estratégias de gestão participativa. In: Angelina de Melo Vieira; Heliete M. C. Moreno; Oreste Preti. (Org.). Educação do/no Campo: Políticas, Saberes e Práticas. 1ªed.Cuiabá: IE/UFMT, 2015, v. 2, p. 73-86.

5.
Reck Jair ; RECK, Jair . Desafios Políticos e Pedagógicos para a Cosolidação das Políticas Públicas da Educação do Campo. In: Pereira, P. C. Lisanil; Jesus, H. Lori. (Org.). Caderno de Pesquisas Educacionais. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2011, v. 1, p. 141-154.

6.
Reck, Jair (ccordenador do GT) ; RECK, Jair . POLÍTICA DA SEDUC PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: JAIR RECK. (Org.). Novas Perapectivas para Educação do Campo em MT. : , 2007, v. 1, p. 13-30.

7.
Reck Jair ; RECK, Jair . UM OLHAR HISTÓRICO-POLÍTICO E EPISTEMOLÓGICO SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO. In: Jair Reck. (Org.). Novas Perspectivas para Educação do Campo em Mato Grosso: contextos e concepções: (Re) Significando a Aprendizagem e a vida. Cuiabá: Defanti, 2007, v. , p. 31-51.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RECK, Jair. JOSÉ MARTÍ: SUA PRÁXIS PELO DIREITO DA AMÉRICA LATINA SER LIVRE. In: XXIX Congreso de La Asociación Latinoamericana de Sociología 2013, 2013, Santiago. Actas científica XXIX Congreso de La Asociación Latinoamericana de Sociología 2013. Santiago: ALAS, 2013. v. 01.

2.
RECK, Jair; Siqueira, Lopes F. Euzemar . A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE COMITÊS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, O CASO DE MATO GROSSO: ORGANIZAÇÕES NÃO/E GOVERNAMENTAIS, MOVIMENTOS SOCIAIS E SINDICAIS NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador - Ba. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013.

3.
Reck Jair ; RECK, Jair . A PRÁXIS POLÍTICA DE UM EDUCADOR LIBERTADOR: JOSÉ MARTÍ, DE CUBA AO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA BRASILEIRO ? MST. In: Pedagogía 2011 : Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. Pedagogia 2011: Encuentro por la unidad de los educadores, 2011.

4.
Reck Jair ; RECK, Jair . JOSÉ MARTÍ, A ALMA DA REVOLUÇÃO INDEPENDENTISTA E O DEVER DE CUBA COM A AMÉRICA LATINA: O EXEMPLO QUE TRANSCENDE OS SÉCULOS!. In: II Jornadas Nacionales de Filosofía y Epistemología de la Historia, 2011, Neuquén. Actas de las II Jornadas Nacionales de Filosofía y Epistemología de la Historia, Neuquén, Educo, 2011., 2011. p. 361-366.

5.
Reck Jair ; RECK, Jair . O Ideário Político de Sociedade e de Ser Humano que o MST se Propõe Desenvolver Através da Cooperação: da Teoria ao Caso da COOPAC - MT. In: V Jornada de estudos em Assentamentos Rurais, 2011, Campinas -SP. V Jornada de estudos em Assentamentos Rurais, 2011.

6.
RECK, Jair; MIRANDA, Armando S M de . FUNDAMENTOS HACIA UNA EDUCACIÓN MULTIFACÉTICA, ANTIRACISTA, CAMINO DE LA ERRADICACIÓN DE LAS INJUSTICIAS SOCIALES: LA VIGENCIA DEL IDEARIO DEL EDUCADOR CUBANO JOSÉ MARTÍ. In: I Congresso de Estudios Territoriales y Ecosociales, 2010, Ciudad Bolivar. Red Latinoamericana de Estudios Territoriales y Ecosociales, 2010.

7.
RECK, Jair; Sá, Mourão Laís ; Pereira, P. da Conceição Lisanil ; Molina, Castagna Mônica . A Formação de Educadores (as) do campo: Seminário das escolas de inserção dos decucandos (as) da UnB. In: I Encontro Internacional de Educação do Campo, 2010, Brasília -DF. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2010. v. 1.

8.
RECK, Jair. ABORDAGEM PSICO-SOCIOLÓGICA DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DOS (AS) AGRICULTORES (AS) CONSTRUÍDA ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO: O Caso da COOPAC - MT. In: VIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA RURAL, 2010, Porto de Galinhas - Recife -PE. VIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA RURAL: América Latina: realineamientos politicos y proyectos en disputa, 2010. v. 1.

9.
RECK, Jair. A consciência Política dos cooperados(as) do MST: O caso da Coopac-MT. In: 20 anos de pós-graduação em educação: avaliação e perspectivas, 2008, Cuiabá-MT. Seminário educação 2008. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RECK, Jair. Vigência del ideário Antiracista del Educador Cubano José Martí. In: Seminário de Educação 2002, 2002, Cuiabá. Anais Seminário Educação 2002. Cuiabá: EDUFMT, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RECK, Jair; SANDOVAL, S. A. M. . A cooperação do MST: espaço de construção de consciência política dos trabalhadores rurais. In: III Seminário de Teses e dissertações em Andamento REFORMA UNIVERSITÁRIA, 2004, Campinas -SP. Seminário de Teses em e Dissertações em Andamento- Reforma Universitária. Campinas -SP: Gráfica Central da Unicamp, 2004. v. 1. p. 103-103.

2.
RECK, Jair. O Educador Social José Martí: do movimento de Libertação de Cuba, ao movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra Brasileiros.. In: Seminário de Educação 2000, 'Educação, Poder e Cidadania', 2000, Cuiabá. Anais so Seminário de Educação 2000. Cuiabá: EDUFMT, 2000.

3.
RECK, Jair. O ideário Político-pedagógico de José Martí: na revolução cubana e no MST brasileiro.. In: Seminário de Educação 99- Mutação na Educação, 1999, Cuiabá. Anais Seminário Educação 99. Cuiabá: EDUFMT, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
Reck Jair ; RECK, Jair . Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação do Campo: história, políticas e princípios da educação do campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RECK, Jair. Políticas Públicas de Educação do Campo: a experiência de Mato Grosso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RECK, Jair; MIRANDA, Armando S M de . Fundamentos hacia una educaión multifacétic, antirracista, camino de erradicación de las injusticias sociales: la vigencia del ideário del educador cubano José Martí. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RECK, Jair; MIRANDA, Armando S M de . FUNDAMENTOS HACIA UNA EDUCACIÓN MULTIFACÉTICA, ANTIRACISTA, CAMINO DE LA ERRADICACIÓN DE LAS INJUSTICIAS SOCIALES: LA VIGENCIA DEL IDEARIO DEL EDUCADOR CUBANO JOSÉ MARTÍ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Reck Jair ; RECK, Jair . ABORDAGEM PSICO-SOCIOLÓGICA DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DOS (AS) AGRICULTORES (AS) CONSTRUÍDA ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO: O Caso da COOPAC - MT. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RECK, Jair. a consciência política dos cooperados (as) do MST: o caso da Coopac-MT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RECK, Jair. Blocos Econômicos: O Brasil no contexto da ALCA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RECK, Jair. A Questçao da Terra no Brasil: Trangênicos e ALCA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RECK, Jair. Ética Profissional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RECK, Jair. A história da luta pela terra no Brasil e o Movimento dos trabalhadores Rurais sem terra-MST. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RECK, Jair. José Martí Educador: do Movimento Social Cubano ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem-Terra Brasileiros. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RECK, Jair. Gestão Democrática na Educação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RECK, Jair. Legislaçaõ Escolar. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RECK, J.; CARVALHO, R. A. ; RECK, Jair . Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação do Campo I e II. Cuiabá - MT: EdUFMT, 2014 (Fascículo).

2.
RECK, Jair. CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO CAMPO. Tangará da Serra, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
RECK, Jair; Reck Jair . Novas Perspectivas para a Educação do Campo em Mato Grosso. Cuiabá, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RECK, Jair. Gerente de Educação do Campo -SEDUC- MT. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
RECK, J.; SCHMIED, J. ; RECK, Jair . Sucessão da coordenação do Núcleo de Estudos Europeus - NEE. 2016.

2.
FAUSTINO, A. M. ; RECK, J. ; ZAMPIERI, M. C. P. ; RECK, Jair . Comissão de avaliação das vagas de estágio do CEAM. 2016.

3.
RECK, J.; RECK, Jair ; ANDRADE, M. P. . Nova coordenação do Núcleo de Estudos Amazônicos - NEAS. 2015.

4.
Reck Jair ; RECK, Jair . Cadastro de Pesquisadora Colaboradora junto ao NEPEM- CEAM - UnB. 2012.

5.
Comissão nomeada portaria do Reirtor . 2106-A/2010 ; Reck Jair ; RECK, Jair . Elaboração do Projeto Político-Pedagógico Institucional da UnB. 2010.

6.
RECK, Jair. SERTANIA - O IMAGINÁRIO DOS POVOS DO SER-TÃO. 2009.

7.
Reck, Jair ( Representante) ; RECK, Jair . Representante da SEDUC _MT no Comite Permanente Interinstitucional da Educação do Campo - CPIEC.. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
RECK, Jair. Fundamentos Teóricos e Práticos na Educação do Campo I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Reck Jair ; RECK, J. ; RECK, Jair . Fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).

3.
ORG, R.eck Jair ; RECK, Jair ; Cesar, Auxiliadora Maria ; Baró, L. P. Dionisio . A Revolução Cubana: análise histórica, atualidade e perspectivas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RECK, Jair. Por uma educação transformadora: o ideário político-pedagógico do educador cubano José Martí. 2008. .

5.
RECK, Jair. José Martí: o Educador Político Social Organização de Massas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SCHAFRANSKI, Rosalina ; RECK, Jair . Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2001. (Projeto de Pesquisa).

7.
RECK, Jair. Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Históricos do Processo de Intervenção na Realidade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RECK, Jair. Escola Ciclada de MT, Uma nova Abordagem na Organização do Currículo Escolar. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RECK, Jair. Fundamentos Psicológicos Filosóficos Histórico Projeto Político Pedagógico. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
RECK, Jair. Novas Perspectivas para o Ensino Médio. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comissão Avaliadora).

11.
RECK, Jair. Psicologia do Desenvolviemnto e da Aprendizagem. 1996. .

Demais trabalhos
1.
RECK, J.; CANAVES, F. C. ; RECK, Jair . Agroecologia e desenvlvimento rural sustentável. 2016 (Oficina de extensão: PEAC- Ledoc Itinerante - seminários nas escolas e comunidades de inserção) .

2.
RECK, J.; Reck, Jair ; RECK, Jair . Ações de inserção nas escolas e nas comunidades: trabalhando com os princípios da agroecologia e o cuidado com a vida. 2015 (Seminário) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RECK, Jair. Participação em banca de EMANOEL PEDRO BORROMEU DA SILVA. TECENDO OS FIOS DA SOCIEDADE: AS CONVERGÊNCIAS ENTRE FREIRE E HABERMAS NO QUE TANGE A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NOS ESPAÇOS DE DELIBERAÇÕES. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
RECK, Jair. Participação em banca de SAMARA CAROLINE SANTOS. TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO CAMPO EM UM ASSENTAMENTO NO MUNICÍPIO DE NOVA MUTUM-MT. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
RECK, J.; ZOIA, A.; PERIPOLLI, O. J.; RECK, Jair. Participação em banca de Jair Pereira da Cruz. O MST e a Educação do campo: um olhar sobre as Práticas pedagógicas da Escola Estadual Paulo Freire, Assentamento Antônio Conselheiro, Barra do Bugres - MT. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
Reck Jair; RECK, Jair. Participação em banca de Terezinha de Jesus Aires Duarte. A política da formação continuada dos professores da educação do campo em Confresa - MT. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
Reck Jair; RECK, Jair; Pagel, V. B. Valdivina. Participação em banca de Valdivina Vilela Bueno Pagel. A organização do trabalho pedagógico da educação do campo gestada em sala anexa, na zona rural, no distrito de Vila Aparecida, no município de Cáceres - MT. 2012. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
Reck Jair; Siqueira, Lopes F. Euzemar; RECK, Jair. Participação em banca de Euzemar Fátima Lopes Siqueira. Políticas Públicas Educacionais para a População do Campo e a Inserção da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção de Biocombustível - PNB: Interfaces e Controvérsias. 2011. Dissertação (Mestrado em Progrma de Pós -Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Mestrado
1.
RECK, Jair. Participação em banca de EMANOEL PEDRO BORROMEU DA SILVA. TECENDO OS FIOS DA SOCIEDADE: AS CONVERGÊNCIAS ENTRE FREIRE E HABERMAS NO QUE TANGE A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NOS ESPAÇOS DE DELIBERAÇÕES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
RECK, Jair. Participação em banca de SAMARA CAROLINE SANTOS. TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO CAMPO EM UM ASSENTAMENTO NO MUNICÍPIO DE NOVA MUTUM-MT. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RECK, Jair. Participação em banca de Benedito de Arruda Canavarros. Princípios e Valores da educação do campo vivenciados desde o projeto Projovem Campo Saberes da Terra. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
RECK, Jair. Participação em banca de Leonice Joana de Campos. Políticas Curriculares: contexto e Perspectivas na vida e cultura dos estudantes do campo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
RECK, Jair. Participação em banca de Pedro Flávio de Amorim da Penha. Políticas publicas de educação contextualizadas para os sujeitos do campo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
RECK, Jair. Participação em banca de Salvelina Afoncina da Conceição. Mulheres camponesas da comunidade de Novo Mato grosso e suas formas de lutas: da família a oganização social. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
RECK, Jair. Participação em banca de Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho. Escola do campo no Município de Nova Olímpia - MT: estratégias de gestão participativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
RECK, J.; VILLAS BOAS, R. L.; RECK, Jair. Participação em banca de Rosana Maria Breiei Nedeck. A formação dos educadores - um elemento articulador das práticas escolares e a vida campesina no CMIEC Valmor Copati. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária: matrizes produtivas da vida no) - Universidade de Brasília.

7.
RECK, Jair. Participação em banca de Rosana Maria Breie Nedeck. Gestão democrática: desafios de uma organização educacional voltada para atender as especificidades da escola e do sujeito do campo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária: matrizes produtivas da vida no) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RECK, Jair. Participação em banca de FERNANDO MARQUES XAVIER DA COSTA.MODOS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NA COMUNIDADE KALUNGA DO PRATA VÃO DO MOLEQUE, CAVALCANTE - GOIÁS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

2.
RECK, Jair. Participação em banca de LEONARDO LOPES FERNANDES.Alimentação escolar e a soberania alimentar: Um estudo de caso da Escola Olegário Batista da Silva.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

3.
RECK, Jair. Participação em banca de Danilo Antônio Ferreira.AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE VÃO DO MOLEQUE E A QUESTÃO DA SOBERANIA ALIMENTAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

4.
ROCHA, E. N.; RECK, Jair; DIAS, C. F.. Participação em banca de Wedna da Silva Teixeira Gomes.Alimentação Escolar Saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

5.
RECK, Jair; ROCHET, J.; ANDRADE, M. P.. Participação em banca de Eriene dos Santos Rosa.Estudo para o planejamento da criação de um centro de documentação e memória na escola da comunidade Kalunga Engenho II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

6.
RECK, Jair; ALMEIDA, S. A.; ANDRADE, M. P.. Participação em banca de Luana dos Santos Rosa.Rezas e benzimentos na visão de jovens da comunidade Kalunga do Engenho II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

7.
RECK, Jair; WOLFF, E. A.; ALMEIDA, S. A.. Participação em banca de Selma de Almeida Bernardes.O Currículo Escolar e suas possíveis relações com o projeto de vida dos jovens estudantes da escola Santo Antonio da Parida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

8.
RECK, Jair; MEDEIROS, M. O.; QUEIROZ, J. B. P.. Participação em banca de Daiane Cristina Mendes.O saber popular do uso das plantas medicinais na comunidade Oziel Alves do Assentamento Itamarati II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

9.
RECK, Jair; ALMEIDA, S. A.; QUEIROZ, J. B. P.. Participação em banca de José Gomes da Silva.A escola do campo Madre Cristina e sua práxis na formação dos educandos em relação as experiências agroecológicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

10.
RECK, Jair. Participação em banca de Luernandi Alves de Miranda.O processo de gestão escolar da escolas estadual Paulo Freire em Barra do Bugres - MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

11.
RECK, Jair. Participação em banca de Edimar Benitez Miranda.Cooperação e conflitos no Assentamento Estrela do Sul - MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

12.
RECK, Jair. Participação em banca de Simone Rodrigues Barbosa.A interdisciplinaridade nas práticas de letramentos múltiplos na escola municipal Fazenda Santo Antonio das Palmeiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

13.
RECK, Jair. Participação em banca de Angela Cristina Alves.Memória: formação do Assentamento Antônio Conselheiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

14.
QUEIROZ, J. B. P.; RECK, Jair; WOLFF, E. A.. Participação em banca de Claudinei Mariano Alvarenga.A Educação do Campo, no Assentamento Pontal do Marape. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

15.
RECK, Jair; QUEIROZ, J. B. P.; MANGGINI, T. R. T.. Participação em banca de Claudia Cristhiane da Silva.Instituição de Política Pública de Educação do Campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

16.
QUEIROZ, J. B. P.; WOLFF, E. A.; RECK, Jair. Participação em banca de Cristina Pereira Batista.Luta e Conquista pela Educação no Colégio Estadual Vale da Esperança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RECK, Jair. Seleção para professor substituto na área de CSH. 2017. Universidade de Brasília.

2.
RECK, J.; RECK, Jair. Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal da Grande Dourados, objeto do Edital de Abertura CCS nº. 05 de 14/04/2015, publicado no DOU nº. 71 de 15/04/2015, seção 3, páginas 33-56, na área de Ensino de Ciências Humanas na Educação do Campo- FAIND.. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
Reck Jair; RECK, Jair. Cpncurso público para admissão de prof. Adjunto área de Filosofia e cadastro de reserva. Assintente - nível 1. 2011. Universidade de Brasília.

4.
RECK, Jair. Banca Avaliadora do teste seletivo para área de Educação Matemática. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
RECK, Jair. Processo seletivo para área de Arquitetura. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
RECK, Jair. Banca de Processo Seletivo para área de Arquitetura. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Outras participações
1.
SARAIVA, R. C. F.; RECK, J.; ARAUJO, A. C.; RECK, Jair. História e Memória de luta pela terra e a construção da escola do campo no Assentamento Vale da Esperança. 2016. Universidade de Brasília.

2.
SARAIVA, R. C. F.; RECK, J.; ARAUJO, A. C.; RECK, Jair. Modos tradicionais de produção e a escola do campo: fazer a farinha Kalunga no Vão de almas -Cavalcante -GO. 2016. Universidade de Brasília.

3.
RECK, Jair; NEDECK, R. M. B.. Gestão Democrática: desafios de uma organização educacional voltada para atender as especificidades da escola e do sujeito do campo. 2014. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Universidad 2018. Desafios para consolidar a educação do campo como uma política pública. 2018. (Congresso).

2.
a emancipação humana em tempos de crise: a potência do trabalho e da revolução. 2017. (Seminário).

3.
A emancipação humana em tempos de crise: a potência do trabalho e da revolução.A perspectiva da revolução: o legado dos 100 anos. 2017. (Seminário).

4.
Seminário 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da UnB. 2017. (Seminário).

5.
Seminário 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da UnB.Observatório da educação do campo e as contribuições das licenciaturas em educação para a transformação das relações sociais. 2017. (Seminário).

6.
61º CONAD do ANDES- Sindicato Nacional. 2016. (Congresso).

7.
CEAM 30 Anos Trajetória e perspectivas.Educação e Organizações Internacionais - NESCUBA. 2016. (Seminário).

8.
III Jornada universitária de apoio à Reforma Agrária.A Reforma Agrária em Cuba: a inserção da juventude no campo -Mediador. 2016. (Outra).

9.
A luta dos Povos pelo bem-viver contra o imperialismo.Participante. 2015. (Seminário).

10.
A luta dos Povos pelo bem-viver contra o imperialismo.O poder da indústria bélica no controle do território global. 2015. (Seminário).

11.
Especialização em Práticas Pedagógicas na/da Educação do Campo.Políticas, saberes e práticas na educação do/no campo. 2015. (Seminário).

12.
Especialização em Práticas Pedagógicas na/da Educação do Campo.Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação do Campo: história, políticas e princípios da educação do campo. 2014. (Oficina).

13.
IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Seminário).

14.
VII Seminário de formação continuada: a interdependência entrte avaliação e as práticas pedagógicas e I seminário de educação do/no campo: políticas e práticas em educação.Histórico da Educação do Campo em MT: Avaliação & práticas pedagógicas. 2014. (Seminário).

15.
X Simpósio do Curso de Pedagogia UFT - Miracema.Educação do Campo: trajetória histórica e formação docente. 2013. (Simpósio).

16.
Curso Educação do Campo: desafios e perspectivas para a escola do espaço rural do.Políticas Públicas de Educação do Campo: a esperiência de Mato Grosso. 2012. (Outra).

17.
1 Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade.Comitë Científico. 2011. (Seminário).

18.
I Conferëncia de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do DF.Representante da UnB na conferência e membro da comissão de sistematização. 2011. (Outra).

19.
Semana do calouro da geografia 2011 UFMT.EDUCAÇÂO DO CAMPO. 2011. (Seminário).

20.
V Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais.O Ideário Político de Sociedade e de Ser Humano que o MST se Propõe Desenvolver Através da Cooperação: da Teoria ao Caso da COOPAC - MT. 2011. (Outra).

21.
I Congreso Internacional de estudios Territoriales y Ecosociales CETE. FUNDAMENTOS HACIA UNA EDUCACIÓN MULTIFACÉTICA, ANTIRACISTA, CAMINO DE LA ERRADICACIÓN DE LAS INJUSTICIAS SOCIALES: LA VIGENCIA DEL IDEARIO DEL EDUCADOR CUBANO JOSÉ MARTÍ. 2010. (Congresso).

22.
I seminário de Educação do Campo de Comodoro - MT.Concepção da educação do Campo e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica no Campo. 2010. (Seminário).

23.
VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. ABORDAGEM PSICO-SOCIOLÓGICA DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DOS (AS) AGRICULTORES (AS) CONSTRUÍDA ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO: O Caso da COOPAC - MT. 2010. (Congresso).

24.
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Participante. 2009. (Outra).

25.
II Seminário de Formação e Colação de Grau do II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras do Campo no Estado do Maranhão Pronera/UFMA/MST/ASSEMA.Movimentos Sociais e Políticas Públicas: Impasses da Realidade Atual. 2009. (Seminário).

26.
II Seminário de Formação e Colação de Grau do II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras do Campo no Estado do Maranhão Pronera/UFMA/MST/ASSEMA.As Políticas Públicas de Educação do Campo: O PRONERA Construindo uma Educação Libertadora. 2009. (Seminário).

27.
Seminário educação 2008: 20 anos de pós-graduação em educação. 2008. (Seminário).

28.
Seminário por Uma Educação Libertadora, do II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Educação do Campo no Estado do Maranhão- UFMA/MST/ASSEMA/PRONERA.O Ideário Político-Pedagógicodo Educador Cubano José Martí. 2008. (Seminário).

29.
Seminário Por Uma Educação Libertadora, do II Projeto de Formação de Eudcadores(as) em Educação do Campo no Estado do Maranhão- UFMA/MST/ASSEMA/PRONERA.O Ideário Político-Pedagógico do Educador Cubano José Martí. 2008. (Seminário).

30.
Seminário Por Uma Educação Libertadora, do II Projeto de Formação de Eudcadores(as) em Educação do Campo no Estado do Maranhão- UFMA/MST/ASSEMA/PRONERA.O Ideário Político-Pedagógicop do Educador Cubano José Martí. 2008. (Seminário).

31.
Simpósio Centro-Oeste de qualidade e conformidade na pesquisa acadêmica e produção empresarial.Coordenador de mesa redonda: por uma cultura de qualidade e conformidade técnico-científica:projetos e programas. 2008. (Simpósio).

32.
14 Semana Jurídica- UNIC. 2007. (Congresso).

33.
A educação do campo: construindo uma política específica.O professor e a didática nas escolas do campo. 2007. (Seminário).

34.
Dialogos para Aprovação do Plano Estadual de Educação de MT, na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de MT.Propostas para melhoria na Educação do Campo. 2007. (Outra).

35.
II Formação de Educadores (as) do Campo do Estado de Mato Grosso.Por Uma Educação do Campo Transformadora. 2007. (Seminário).

36.
II Formação de Educadores (as) do Campo do Estado de Mato Grosso.Educação do Campo e a Construção de Políticas Públicas que contribuam para a superação de identidades negadas. 2007. (Seminário).

37.
II Formação de Eudcadores(as) do CAmpo do Estado de Mato Grosso.Educação do Campo e a construção de políticas publicas que contribuam para a superação de identidades negadas. 2007. (Seminário).

38.
Semana Pedagógica - UNEMAT- Campus de Barra do Bugres.A Universidade que não queremos e a Universidade que queremos. 2007. (Encontro).

39.
Educação do Campo: que educação?.Educação do Campo: Que Educação?. 2006. (Seminário).

40.
Educação do Campo: que Educação?.I Seminário de Educação do Campo do Norte de Mato Grosso. 2006. (Seminário).

41.
III EMED- Encontro Mato-grossense de Estudantes e Operadores do Direito. 2006. (Encontro).

42.
I Jornada de Agroecologia e Sócio- Economia Solidária.I Jornada de Agroecologia e Sócio- Economia Solidária. 2006. (Oficina).

43.
Primeira Formação dos Educadores (as) do Campo no Estado de Mato Grosso.Políticas Públicas da SEDUC-MT para a Educação do Campo. 2006. (Seminário).

44.
Primeira Formação dos Educadores (as) do Campo no Estado de Mato Grosso. 2006. (Seminário).

45.
Seminário Regional EDUCAÇÃO DO CAMPO: Conquistas e Desafios.Indicativo de Políticas Públicas para a Consolidação da Educação do Campo. 2006. (Seminário).

46.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste: Educação, Ética e Democracia.Lançamento de Livro. 2006. (Encontro).

47.
Semana de Interação e Integração dos Acadêmicos de Contábeis e Economia.O direito de ter e de usar a consciência. 2005. (Encontro).

48.
Colóquios de Filosofia e História da educação.conferência: A arte de traduzir: a experiência com a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. 2004. (Outra).

49.
Educação: Diálogos Latino-Americanos.Conferência: História da América, ensino,poder e identidade. 2004. (Outra).

50.
Educação: Diálogos Latino-Americanos.Conferência: A Reforma da Educação Básica na Argentina. 2004. (Outra).

51.
Semana Pela Educação.Universidade e Produção do Conhecimento. 2004. (Seminário).

52.
Simpósio: Keynesianismo versus Neoliberalismo: A Batalha pela Economia Mundial.Keynesianismo versus Neoliberalismo: A Batalha pela Economia Mundial. 2003. (Simpósio).

53.
Extensão Universitária: Palestra.VIII Encontro Sócio Cultural dos Acadêmicos de Ciências Contábeis da UNIC. 2002. (Outra).

54.
Seminário de Educação 2002, Relações Raciais e Educação:Cidadania e Diversidade no Século XXI.Seminário de Educação 2002. 2002. (Seminário).

55.
VII Encontro Estadual do MST _MT.José Martí: o Educador Político-Social e Organizador de Massas. 2002. (Encontro).

56.
1ª Escola Internacional em Avaliação Educacional: Teoria de Resposta ao Item.1ª Escola Internacional em Avaliação Educacional: Teoria de Resposta ao Item. 2001. (Outra).

57.
Desafio da Educação para o Novo Tempo.Desafio da Educação para o Novo Tempo. 2001. (Seminário).

58.
Desenvolvimento e Análise de Estatística e Indicadores Educacionais.Desenvolvimento e Análise de Estatística e Indicadores Educacionais. 2001. (Seminário).

59.
Experiências em Sistemas Estaduais de Avaliação.Experiências em Sistemas Estaduais de Avaliação. 2001. (Seminário).

60.
Extensão Universitária: Palestra.Estudos e Perspectivas sobre a Nova Divisão do Estado de Mato Grosso. 2001. (Outra).

61.
Palestra sobre o Sistema CFC/CRCs- Conselho Federal de Contabilidade/conselhos Regionais de Contabilidade bem como as prerrogativas da profissão de contador.Palestra sobre o Sistema CFC/CRCs- Conselho Federal de Contabilidade/conselhos Regionais de Contabilidade bem como as prerrogativas da profissão de contador. 2001. (Outra).

62.
VII Encontro sócio-cultural dos Acadêmicos de Ciências Contábeis.VII Encontro sócio-cultural dos Acadêmicos de Ciências Contábeis. 2001. (Encontro).

63.
Oficina Pedagógica da Escola Ciclada de Mato Grosso.Oficina Pedagógica da Escola Ciclada de Mato Grosso. 2000. (Oficina).

64.
Palestra 'A outra Face da Globalização Neoliberal'.Palestra 'A outra Face da Globalização Neoliberal'. 2000. (Outra).

65.
XI Congresso Estadual do SINTEP-MT "A reestruturação produtiva no processo Educativo: o olhar da cidadania e da ação sindical". XI Congresso Estadual do SINTEP-MT. 2000. (Congresso).

66.
Seminário 99-Mutação na Edcação.Seminário 99-Mutação na Edcação. 1999. (Seminário).

67.
Seminário de Educação 99- Mutação na Educação.Seminário de Educação 99- Mutação na Educação. 1999. (Seminário).

68.
X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 1999. (Encontro).

69.
21ª ANPED.21ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e Educação. 1998. (Outra).

70.
Conferência Continental das Américas.Conferência Continental das Américas. 1998. (Outra).

71.
20ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e Educação.20ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e Educação(ANPED). 1997. (Outra).

72.
Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos.Pedagogia 97: Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos. 1997. (Encontro).

73.
III Seminário de Avaliação do Concurso de Exame de Vestibular UFMT..III Seminário de Avaliação do Concurso de Exame de Vestibular UFMT.. 1997. (Seminário).

74.
Seminário Internacional sobre Avaliação do Ensino Médio e Acesso ao Ensino Superior.Seminário Internacional sobre Avaliação do Ensino Médio e Acesso ao Ensino Superior. 1997. (Seminário).

75.
1º Encontro Estadual de Currículo por Atividades.1º Encontro Estadual de Currículo por Atividades - Globalização do Ensino. 1996. (Encontro).

76.
Seminário de Filosofia Latino Americana.Seminário de Filosofia Latino Americana- 500 anos?. 1991. (Seminário).

77.
Seminário Sobre Jurgen Habemas e a Escola de Frankfurt.Seminário Sobre Jurgen Habemas e a Escola de Frankfurt. 1990. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RECK, Jair. a emancipação humana em tempos de crise: a potência do trabalho e da revolução. 2017. (Congresso).

2.
Reck, Jair (Coordenador GT) ; RECK, Jair . Seminário das Escolas de inserção da II turma da Licenciatura em Educação do Campo. 2010. (Outro).

3.
Reck Jair ; Maria Auxiliadora Cézar ; RECK, Jair . A Revolução Cubana: análise histórica, atualidade e perspectivas. 2010. (Concurso).

4.
Reck Jair ; RECK, Jair . I Simpósio Centro-Oeste de Qualidade e Conformidade na Pesquisa Acadêmica e Produção Empresarial. 2008. (Outro).

5.
Reck Jair ; Reck, Jair (Coordenador GT) ; RECK, Jair . I Seminário de educação do campo do Norte de MT e II Seminário de Análise do Discurso da Unemat-Sinop. 2006. (Outro).

6.
Reck, Jair (ccordenador do GT) ; RECK, Jair . 1ª Formação dos Educadores(as) do Campo no Estado de Mato Groso. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Raimunda de Oliveira Silva. Projeto Residência Agrária Jovem e os impactos produzidos no cotidiano da vida dos\as jovens dos Núcleos Territoriais do Nordeste Goiano, DF/Sul, Planaltina e Kalunga. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEDRO FLAVIO AMORIM DA PENHA. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADAS PARA OS SUJEITOS DO CAMPO. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. (Orientador).

2.
Salvelina Afonsina da Costa. MULHERES CAMPONESAS DA COMUNIDADE DE NOVO MATO GROSSO E SUAS FORMAS DE LUTAS: DA FAMÍLIA A ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. (Orientador).

3.
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho. ESCOLA DO CAMPO NO MUNICIPIO DE NOVA OLIMPIA-MT: Estratégias de gestão participativa. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. (Orientador).

4.
Benedito de Arruda Canavarros. PRINCÍPIOS E VALORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO VIVENCIADOS NA SALA ANEXA SANTO ONOFRE, DESDE 0 PROJETO PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. (Orientador).

5.
LEONICE JOANA DE CAMPOS. POLÍTICAS CURRICULARES CONTEXTO E PERSPECTIVAS NA VIDA E CULTURA DOS ESTUDANTES DO CAMPO. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ENÉSIO GLEISON FERREIRA DOS ANJOS. A AGROECOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE PASTAGENS NA COMUNIDADE DE BAIXA FUNDA NO MUNICÍPIO DE SANTANA ? BA.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
JORDANA LIMA DA CONCEIÇÃO. O TRABALHO DA MULHER CAMPONESA KALUNGA NA PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO DA VIDA FAMILIAR. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
KARLA DIAS LOPES CAETANO. Sistema familiar integrado de produção de alimentos: uma ferramenta pedagógica na construção de conhecimentos contextualizados. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Denize Medeiros de Almeida. Reconstruir a memória histórica do surgimento do Assentamento São Vicente de Flores GO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Leonardo Lopes Fernandes. Alimentação escolar e a soberania alimentar: um estudo de caso da escola Olegário Batista da Silva. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

6.
FERNANDO MARQUES XAVIER DA COSTA. A AGRICULTURA FAMILIAR KALUNGA DA COMUNIDADE DO PRATA VÃO DO MOLEQUE E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO ORGÂNICA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

7.
Thiago Morais de Oliveira. CONTRADIÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM COLETIVO: A VIVÊNCIA DA CIRANDA INFANTIL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UnB/PLANALTINA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

8.
Danilo Antonio Ferreira. Agricultura familiar e a soberania alimentar na comunidade do Vão do Moleque. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

9.
SELMA DE ALMEIDA BERNARDES. O CURRICULO ESCOLAR E SUAS POSSÍVEIS RELAÇÕESCOM O PROJETO DE VIDA DOS JOVENS ESTUDANTES DA ESCOLA SANTO ANTONIO DA PARIDA.. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

10.
Dinolau da Silva Rosa. O Saber Popular da Comunidade Kalunga Saco Grande, sobre os Usos das Plantas Medicianis. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

11.
José Roberto Lima dos Santos. O Saber Popular Sobre as plantas Medicinais e o seu Significado para a educação do Campo: Um estudo no Assentamento Roseli Nunes. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

12.
Leidiane da Cruz Lima. Conquistas, limites e desafios da política de educação superior do campo na visão dos estudantes: o caso da Ledoc UnB. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

13.
Ediane da Silva Teixeira. O conhecimento popular das plantas medicinais da comunidade Cana Brava. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

14.
Daiane Cristina Mendes. O saber popular do uso das plantas medicinais na comunidade Oziel Alves. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

15.
Iberaci de Souza Cunha. Agricultura quilombola da comunidade Vão de Almas. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

16.
Cleide Alves Ribeiro. As contribuições da Escola Madre Cristina através das práticas pedagógicas para a resistência dos sujeitos do campo no Assentamento Roseli Nunes. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

17.
José Gomes da Silva. Escola do campo Madre Cristina e sua Práxis na formação de educandos em relação às experiências Agroecológicas. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

18.
Claudia Cristhiane da Silva. Instituição de Política Públicas de Educação do Campo: Formas, Contexto, Desdobramentos Políticos e Pedagógicos, o Caso de Nova Mutum - MT. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Benedito de Arruda Canavarros. Princípios e Valores da educação do campo vivenciados desde o projeto Projovem Campo Saberes da Terra. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Jair Reck.

2.
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho. Escola do campo no Município de Nova Olímpia - MT: estratégias de gestão participativa. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Jair Reck.

3.
Leonice Joana de Campos. Políticas Curriculares: contexto e Perspectivas na vida e cultura dos estudantes do campo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Jair Reck.

4.
Pedro Flávio de Amorim da Penha. Políticas publicas de educação contextualizadas para os sujeitos do campo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Jair Reck.

5.
Salvelina Afoncina da Conceição. Mulheres camponesas da comunidade de Novo Mato grosso e suas formas de lutas: da família a oganização social. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Jair Reck.

6.
Lisa Celestina Lopes Alves Silva. Educação Socio--Ambiental com estudantes da 8ª etapa segundo segmento da educação de jovens e adultos noturno do centro de E.F. Drª Zilda Arns. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em educação FE/UnB) - Universidade de Brasília, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Jair Reck.

7.
Nilton de Carvalho Santos. Educação Socio--Ambiental com estudantes da 8ª etapa segundo segmento da educação de jovens e adultos noturno do centro de E.F. Drª Zilda Arns. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em educação FE/UnB) - Universidade de Brasília, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Jair Reck.

8.
Humberto Henrique Chaves Faria. Educação Socio--Ambiental com estudantes da 8ª etapa segundo segmento da educação de jovens e adultos noturno do centro de E.F. Drª Zilda Arns. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em educação FE/UnB) - Universidade de Brasília, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Jair Reck.

9.
Lya Maria Paiva Castro. Educação Socio--Ambiental com estudantes da 8ª etapa segundo segmento da educação de jovens e adultos noturno do centro de E.F. Drª Zilda Arns. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em educação FE/UnB) - Universidade de Brasília, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Jair Reck.

10.
Viviane Costa Moreira. Educação Socio--Ambiental com estudantes da 8ª etapa segundo segmento da educação de jovens e adultos noturno do centro de E.F. Drª Zilda Arns. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em educação FE/UnB) - Universidade de Brasília, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Jair Reck.

11.
Rogério Furtado Magalhães. Educação Histórico-Social com os Alunos de EJA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em educação FE/UnB) - Universidade de Brasília, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Jair Reck.

12.
Ana Lucia de Oliveira Silva. A Organização Curricular da EJA Primeiro Segmento: com Significado na Vida dos (as) Trabalhadores (as). 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em educação FE/UnB) - Universidade de Brasília, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Jair Reck.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LEONARDO LOPES FERNANDES. Alimentação escolar e a soberania alimentar: Um estudo de caso da Escola Olegário Batista da Silva.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

2.
Danilo Antônio Ferreira. MODOS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NA COMUNIDADE KALUNGA DO PRATA VÃO DO MOLEQUE, CAVALCANTE - GOIÁS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

3.
Luana dos Santos Rosa. Rezas e benzimentos na visão de jovens da comunidade Kalunga do Engenho II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

4.
Eriene dos Santos Rosa. Estudo para o planejamento da criação de um centro de documentação e memória na escola da comunidade Kalunga Engenho II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

5.
Selma de Almeida Bernardes. O Currículo escolar e suas possíveis relações com o projeto de vida dos jovens estudantes da escola Santo Antônio da Parida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

6.
José Gomes da Silva. A escola do campo Madre Cristina e sua práxis na formação dos educandos em relação as experiências agroecológicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

7.
Daiane Cristina Mendes. O saber popular do uso das plantas medicinais na comunidade Oziel Alves. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

8.
Dinolau da Silva Rosa. O Saber Popular da Comunidade Kalunga Saco Grande, sobre os Usos das Plantas Medicianis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

9.
Leidiane da Cruz Lima. Conquistas, Limites e Desafios da Política de Educação Superior do Campo na Voz dos Estudantes da Ledoc UnB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

10.
José Roberto Lima Santos. O Saber Popular Sobre as plantas Medicinais e o seu Significado para a educação do Campo: Um estudo no Assentamento Roseli Nunes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

11.
Angela Cristina Alves. Memória: formação do Assentamento Antônio Conselheiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

12.
Simone Rodrigues Barbosa. A interdisciplinaridade bas práticas de letramentos múltiplos na escola municipal Fazenda Santo Antonio das Palmeiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

13.
Claudia Cristhiane da Silva. Instituição de Política Pública de Educação do Campo: o caso da Escola Municipal do Campo São José- Nova Mutum-MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Jair Reck.

14.
Terezinha de Jesus Aires Duarte. Proposta curricular da Escola Santo Antonio I, diante das Diretrizes Operacioanis para a Educação Básica nas escolas do campo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Jair Reck.

15.
Jussara Fátima de Oliveira. Neoliberalismo Em Mato Grosso. 2003. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

16.
Glaucimere Dalmina Vieira. O Desemprego Gerado Pela Política de Globalização Neoliberal. 2002. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

17.
Marlene Martins Guimarães. Globalização e Neoliberalismo na Educação. 2002. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

18.
Valdicéia Menezes Netto. A Política de Assentamento do Gov. Federal e Seus Impactos Junto ao MST.. 2002. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

19.
Juraci Rofrigues do Nascimento. Qual o Ideário Político e Social do MST?. 2002. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

20.
Sandra Medina de Alencar. A Obsolescência dos Artigos 3º e 8º do Código de Ética do Profissional Contábil. 2002. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

21.
Lourdes Adriana dos Santos Santini. Impactos da Globalização Neoliberal em Mato Grosso. 2001. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

22.
Maria Conceição Pereira dos Santos Teixeira. O Aproveitamento da Terra Após a Conquista Pelos Assentados dop MST. 2001. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

23.
Lucina Maria Rodrigues. Educação no Movimento Social dos trabalhadores Rurais Sem Terra. 2001. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

24.
Leusimara Gomes da Silva. Globalização Neoliberal e Desemprego. 2001. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.

25.
Karla Patrícia Leite da Silva. Ética na Profissão Contábil. 2001. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cuiabá. Orientador: Jair Reck.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RECK, Jair. ABORDAGEM PSICOSSOCIOLÓGICA DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA CONSTRUÍDA ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO. 01. ed. CUIBÁ: EdUFMT, 2013. v. 01. 264p .

1.
RECK, Jair. Fundamentos teóricos e práticos da educação do campo I. Fundamentos teóricos e práticos da educação do campo I e II. 1ªed.Cuiabá: EdUFMT, 2015, v. I, p. 05-49.

2.
RECK, Jair. Educação do campo: uma política pública que demanda uma práxis pedagógica descolonial. In: Angelina de Melo Vieira; Heliete M. C. Moreno; Oreste Preti. (Org.). Educação do Campo: Políticas, Saberes e Práticas. 1ªed.Cuiabá: IE/UFMT, 2015, v. 1, p. 13-19.

3.
CANAVARROS, B. A. ; RECK, Jair . Princípios e Valores da educação do campo vivenciados desde o projeto PROJOVEM Campo Saberes da Terra. In: Angelina de Melo Vieira; Heliete M. C. Moreno; Oreste Preti. (Org.). Educação do Campo: Políticas, Saberes e Práticas. 1ªed.Cuiabá: IE/UFMT, 2015, v. 1, p. 33-42.

4.
CARVALHO, F. E. B. A. ; RECK, Jair . Escola do campo no Município de Nova Olímpia -MT: estratégias de gestão participativa. In: Angelina de Melo Vieira; Heliete M. C. Moreno; Oreste Preti. (Org.). Educação do/no Campo: Políticas, Saberes e Práticas. 1ªed.Cuiabá: IE/UFMT, 2015, v. 2, p. 73-86.



Outras informações relevantes


Progressão funcional para o cargo de Professor Adjunto II, a partir de 12-08-2011. 
Ato da Cämara de Carreira Docente da UnB, N. 151/2011



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