ECOPELAGOS [442637/2018-7] - Respostas do ecossistema pelágico às mudanças climáticas no oceano Austral
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Resende Secchi em 11/12/2018.
Descrição: Embora avanços significativos tenham sido alcançados nos últimos anos, os domínios biológicos e ecológicos do ambiente marinho Antártico permanecem, em grande parte, inexplorados. Os pesquisadores das ciências da vida antártica se dedicam ao entendimento sobre a evolução e a diversidade da vida marinha no Oceano Austral para determinar como esses processos produziram ecossistemas singulares. Porém, como o Oceano Austral é vasto e remoto, a coleta de dados físicos e biológicos in situ torna-se um enorme desafio. Informações provenientes de sensoriamento remoto, flutuadores e/ou fundeios oceanográficos, fornecem informações sinóticas sobre o ambiente físico do Oceano Austral que podem ser integradas em modelos numéricos ou estatísticos, e validados com dados in situ. Esta é uma abordagem eficaz para maximizar a utilidade de dados biológicos esparsos. Desta forma, o projeto EcoPelagos avança, em relação às pesquisas pretéritas do grupo, na qualidade, e diversidade de dados oceanográficos, por meio da ampliação espacial e temporal da coleta utilizando métodos tradicionais e contemporâneos (como a genômica e proteômica). Sua execução permitirá gerar informações fundamentais sobre a relação entre a biota e as variáveis físico-químicas do ecossistema Antártico. Fundamentalmente, permitirá expandir o entendimento sobre a estrutura e função biológica, desde o nível molecular ao ecossistêmico, projetar possíveis respostas e avaliar a capacidade de resiliência dos ecossistemas pelágicos antárticos perante as alterações climáticas. A pesquisa permitirá a detecção e projeção de suas respostas a futuras mudanças a partir da percepção de eventuais alterações nos processos biológicos, que estejam ocorrendo em regiões sob diferentes impactos das mudanças climáticas. Para tal, uma série de objetivos específicos são propostos, com enfoque inter e multidisciplinar, combinando abordagens observacionais, experimentais e in silico (modelagem). Essa abordagem multidisciplinar inovadora e de liderança, somada às parcerias internacionais estabelecidas, fortalecerá e qualificará as pesquisas na área de ciências da vida marinha, globalmente importantes, dentro do Programa Antártico Brasileiro. Este será um projeto ecossistêmico, que levará em consideração as interações entre os principais componentes da teia trófica pelágica, bem como a interação pelágico-bentônica, objetivando compreender como diferentes condições físico- químicas do ambiente, desencadeadas pelas mudanças climáticas, determinam os padrões de diversidade biológica, incluindo da Plastisfera, as principais vias de fluxo de energia entre seus componentes e a saúde geral do ambiente marinho da PAO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Carlos Rafael Borges Mendes - Integrante / Maíra C. Proietti - Integrante / Erik Muxagata - Integrante / SECCHI, EDUARDO RESENDE - Coordenador / Camila Signori - Integrante / Silvina Botta - Integrante / Manuela Bassoi - Integrante.
PROVOCCAR [442628/2018-8] - Processos de Ventilação Oceânica e Ciclo do Carbono no Norte da Península Antártica
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Magalhães Mata em 11/12/2018.
Descrição: A NAP é uma zona de transição entre os ambientes polares, mais ao sul, e a zona subantártica, mais ao norte, e tem se mostrado como um hotspot climático e laboratório natural que pode auxiliar na identificação e estudo inicial de alterações ambientais, variabilidade e vulnerabilidade de ecossistemas marinhos de vital importância para sustentação de rede trófica da Antártica e do Oceano Austral. Alterações nestes ecossistemas, por sua vez, estão ligadas às propriedades físico-químicas das águas da região, padrões e aspectos dinâmicos da circulação oceânica, os quais, na área da NAP, sofrem a influência combinada de ambientes fundamentalmente distintos do ponto de vista oceanográfico presentes nos setores Pacífico (Mar de Bellingshausen) e Atlântico (Mar de Weddell) da Península Antártica. Desta forma, a NAP se constitui em uma região-chave para o significativo aumento de entendimento sobre os processos causadores das alterações ambientais observadas nestes ambientes e, de forma mais ampla, em diversos outros ambientes marinhos ao redor do continente Antártico, sejam estes processos de origem natural ou antrópica. O objetivo principal do projeto é contribuir para o melhor entendimento da influência combinada (e sua variabilidade) das águas mais frias e densas oriundas do Mar de Weddell, das águas relativamente mais quentes oriundas do Mar de Bellingshausen e dos aportes continentais de gelo glacial sobre a dinâmica e processos dominantes nos ambientes marinhos transicionais da NAP. Esta influência combinada determina como, quando e quão intensas as alterações nas propriedades das águas destes ambientes estão ocorrendo, assim como, as consequências das suas alterações sobre os seus ecossistemas associados e, ultimamente, sobre os processos ligados ao clima. Esta é uma iniciativa multidisciplinar do GOAL e está sustentada pelas observações e experiências decorrentes da atuação do Grupo na região em mais de 15 anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Ilana Wainer - Integrante / Hartmut H. Hellmer - Integrante / Karen Heywood - Integrante / Mata, Mauricio M. - Coordenador / José Luiz Lima de Azevedo - Integrante / Letícia C. da Cunha - Integrante / Cássia de Oliveira Farias - Integrante / Cláudia Hamacher - Integrante / Michael P. MEREDITH - Integrante / Eunice Machado - Integrante / Jannine M. Lencina-Avila - Integrante / Catherine Goyet - Integrante / Thiago Monteiro da Silva - Integrante / ORSELLI, IOLE B.M. - Integrante / Mariele Lopes de Paiva - Integrante / Vanessa Hatje - Integrante / Pedro M S Monteiro - Integrante.
POSEIDON [304937/2018-5] - Processos Oceanográficos associados ao Sequestro, Incorporação, Armazenamento e Distribuição de CO2 nos Oceanos
Descrição: As atividades do projeto "Processos Oceanográficos associados ao Sequestro, Incorporação, Armazenamento e Distribuição de CO2 nos Oceanos (POSEIDON)" estão inseridas dentro das linhas de atuação do proponente no Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL ? www.goal.furg.br), na Rede de Pesquisa Brasileira em Acidificação dos Oceanos (Rede BrOA ? www.broa.furg.br) e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT-Criosfera ? www.ufrgs.br/inctcriosfera). A proposta visa quantificar e determinar a distribuição espaço-temporal da parcela antropogênica de carbono inorgânico dissolvido, bem como, as taxas líquidas dos fluxos de dióxido de carbono (CO2) na interface oceano-atmosfera nos oceanos globais (destacando-se os oceanos Atlântico e Austral). Desta forma, (i) incrementando o conhecimento científico a respeito dos processos de sequestro, incorporação, armazenamento e distribuição de carbono nos oceanos, e (ii) contribuindo para a melhor compreensão, tanto dos processos físicos e químicos governantes na dinâmica do carbono nos ecossistemas marinhos quanto das estimativas do balanço de carbono global em distintos compartimentos oceânicos (e.g., massas de água, bacias, etc.). Atualmente, estudos relativos ao melhor entendimento dos processos governantes da pressão parcial do CO2 e dos fluxos líquidos na interface oceano-atmosfera têm-se mostrado relevantes e importantes para a melhor compreensão de possíveis alterações dos padrões climáticos globais e das questões relativas a captação de carbono antropogênico (Cant). Entretanto, algumas áreas dos oceanos são, relativamente, pouco amostradas (tanto espacial quanto temporalmente) ou negligenciadas na quantificação dos fluxos líquidos de CO2 e do Cant armazenado nas massas de água, quando comparado aos oceanos do hemisfério norte. Este projeto pretende, então, preencher parte destas lacunas do conhecimento nos oceanos Atlântico Sul e Austral, através da análise da estrutura física e química, e da quantificação dos fluxos líquidos de CO2 e da concentração de Cant armazenado nas diferentes massas de água destes oceanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Coordenador / Jannine M. Lencina-Avila - Integrante / Cintia de Albuquerque Wanderley Coelho - Integrante / Andrea da Consolação de Oliveira Carvalho - Integrante / Thiago Monteiro da Silva - Integrante / ORSELLI, IOLE B.M. - Integrante / Mariele Lopes de Paiva - Integrante.
BESM/SOAC [88881.149063/2017-01] - Utilização e desenvolvimento do modelo BESM para o estudo do sistema oceano-atmosfera-criosfera em altas e médias latitudes
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ronald Buss de Souza em 26/03/2018.
Descrição: O projeto visa a utilização de dados de simulações decadais (1980 a 2012) e de cenários futuros (2006 a 2100) do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM) com a finalidade de compreender melhor os processos de acoplamento do sistema oceano-atmosfera-criosfera nas altas e médias latitudes do hemisfério sul. Busca-se analisar e descrever a variabilidade espaço-temporal e as tendências de mudança de inúmeras variáveis oceanográficas, meteorológicas e do gelo marinho ártico e antártico nos cenários presentes e futuros sob um regime de aquecimento atmosférico forçado pelo aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Os resultados de simulações existentes e de novas simulações do BESM serão avaliados e validados em relação a uma enorme gama de dados de outras fontes como observações e reanálises atmosféricas e oceânicas, modelos do Climate Model Intercomparison Project version 5 (CMIP5) e outros. O grupo executor e os grupos colaboradores dessa proposta organizarão seus esforços em cinco linhas de pesquisa, a saber: (1) Processos de interação oceano-atmosfera-criosfera e dinâmica do gelo marinho; (2)Variabilidade e mudanças climáticas no Oceano Atlântico Sul e Austral; (3) Oceanos: massas de água, dinâmica e validação de dados; (4) Atmosfera: processos ciclogenéticos e storm tracks e (5) Frentes frias e impactos na América do Sul.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Mauricio Magalhaes Mata - Integrante / Ilana Wainer - Integrante / Ronald B de Souza - Coordenador / Luciano P. Pezzi - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Integrante / Fabricio Sanguinetti Cruz de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio
financeiro.
SAMBAR [2017/09659-6] - Interannual Variability of the Meridional Transports across the SAMOC Basin-wide Array
Descrição: The meridional overturning circulation (MOC) is a primary mechanism for the transport and storage of heat, freshwater, oxygen and carbon by the ocean, with a large impact on climate and its variability. Changes in the MOC have been linked to past climate variations in geological periods. The MOC and the deep ocean circulation also contribute to climate variability on shorter timescales. An important component of the MOC in the Atlantic (AMOC) is the import of warm and salty waters from the Indian Ocean into de Atlantic, known as the Agulhas leakage. Recent studies show that the Agulhas leakage may be increasing in response to anthropogenic climate change. It is natural to assume that the increasing leakage will affect the AMOC, in addition to the expected weakening associated with global warming and ice melt in Greenland and the Arctic region. The South Atlantic Meridional Overturning Circulation (SAMOC) program started in 2007, as an international cooperation among institutions from Brazil, Argentina, South Africa, the USA, France, the UK, Germany and other European countries. SAMOC is endorsed by CLIVAR and is being coordinated within the framework of the European Union H2020 project AtlantOS and the Brazilian National Institute of Science and Technology (INCT) Mar-COI. The initial stages of SAMOC were conducted as part of Project SAM, funded by the U.S. NOAA in cooperation with Argentina and Brazil. The Brazilian contribution is a component of the GOOS-Brazil
Program and since 2011 has been funded by the São Paulo State funding foundation (FAPESP) through Projects SAMOC-BR (grant 2011/50552-4, 2011?2016) and SAMBAR (grant 2017/09659-6, 2017?2022). So far, SAMOC produced the first dedicated continuous daily time series of the AMOC strength in the South Atlantic. SAMBAR is a new contribution to SAMOC aiming at a better understanding of the interannual variability of the heat content and meridional transports across the SAMOC Basin-wide Array (SAMBA) and the impacts on the South Atlantic Circulation, on the Regional Climate and on the MOC stability. SAMBAR will maintain and enhance the existing observing array with the deployment of new instruments and the conduction of oceanographic cruises (Fig. 1). The planned research, which also includes data analyses and numerical modeling, will be carried out through a synergistic collaboration amongst a large team of first-class international scientists..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Alberto Piola - Integrante / Letícia C. da Cunha - Integrante / paulo nobre - Integrante / Fabricio Sanguinetti Cruz de Oliveira - Integrante / Humberto Marotta - Integrante / Edmo Campos - Coordenador / Olga Sato - Integrante / Elisabete de Santis Braga - Integrante / Paulo Simionato Polito - Integrante / Tercio Ambrizzi - Integrante.
CARBON-FLUX - Investigação dos processos controladores dos parâmetros do sistema CARBONato e dos FLUXos líquidos de CO2 no estuário da Lagoa dos Patos, RS: uma contribuição regional para o balanço global de carbono
Descrição: O projeto tem por objetivo determinar o papel da Lagoa dos Patos no ciclo global de carbono. Para isso, coletas mensais de alcalinidade total-AT, carbono inorgânico dissolvido-CT, pH, oxigênio e pigmentos fitoplanctônicos são realizadas em pontos fixos (BrOA site 1 e 2) na Lagoa dos Patos, de modo a permitir a reconstrução de AT e CT para a série de longo período da Rede PELD-Lagoa dos Patos. Este projeto contribui com as iniciativas da Rede BrOA e coopera com as atividades da Rede PELD-Lagoa dos Patos e com o Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Coordenador / Carlos Rafael Borges Mendes - Integrante / Iole Beatriz Marques Orselli - Integrante / Mariah Borges - Integrante / Ciro Cataneo Liutti - Integrante / Cintia de Albuquerque Wanderley Coelho - Integrante / Andrea da Consolação de Oliveira Carvalho - Integrante / Thiago Monteiro da Silva - Integrante / Júlia Kalid Mansur - Integrante / Felippe Galdino da Silva - Integrante.
EstARte [445506/2014-8] - Estudo dos processos físicos e biogeoquímicos que controlam a troca de carbono na interface ar-mar nas regiões costeira e oceânica do Atlântico Sul
Descrição: Este projeto tem por finalidade principal investigar os processos físicos e biogeoquímicos controladores das trocas de carbono na interface ar-mar na região de quebra de plataforma e talude continental da costa sul e sudeste brasileira (oceano Atlântico Sul), com ênfase no estudo dos aspectos relacionados à acidificação dos oceanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Coordenador / Mauricio Magalhães Mata - Integrante / Carlos Rafael Borges Mendes - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Integrante / Tiago Segabinazzi Dotto - Integrante / Virginia Maria Tavano - Integrante / Letícia C. da Cunha - Integrante / Márcio Silva e Souza - Integrante / Iole Beatriz Marques Orselli - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
[445446/2014-5] Energética da Corrente do Brasil com ênfase no seu trajeto à jusante de 28ºS
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Luiz Lima de Azevedo em 10/12/2014.
Descrição: As correntes de contorno oeste (CCOs) desempenham um papel fundamental no transporte de calor para os pólos. Estas correntes, em geral, possuem escoamentos intensos, estreitos e bem definidos. A Corrente do Brasil (CB), corrente da borda oeste do giro subtropical do oceano Atlântico Sul, transporta calor da região tropical deste oceano para as suas regiões subpolares. Além de possuir menor transporte que o de outras CCOs, a CB apresenta um espessamento da sua coluna d água conforme flui para o sul. Por outro lado, a quantificação das fontes, sumidouros e estoques de energia do oceano tem recebido uma atenção especial da comunidade científica por ser essencial para o entendimento de como o sistema oceânico interage internamente e com o meio externo. Este conhecimento é vital, por exemplo, para a construção de Diagnósticos Ambientais, para a elaboração de Planos de Contingência, dentre outros. O foco do presente trabalho é o estudo da energética da CB com ênfase na porção sul do seu trajeto abaixo de 28 S, região esta em que o seu comportamento foi muito pouco estudado pela comunidade científica. Para estes estudos de energética será utilizado o Diagrama de Lorenz.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Integrante / Eduardo Resende Secchi - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Coordenador / Leopoldo Rota de Oliveira - Integrante / Carlos Alessandre Domingos Lentini - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
[2325-2551/14-0] Energética e Dinâmica da Corrente do Brasil na Região do Cone do Rio Grande (RS): Uma Contribuição na Prospecção de Recursos Naturais (Petróleo e Gás) nesta Região
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Luiz Lima de Azevedo em 10/12/2014.
Descrição: A busca por petróleo e gás na costa gaúcha é um ponto recorrente no que diz respeito à economia do estado do Rio Grande do Sul. Neste contexto, destaca-se a Bacia de Pelotas e, mais especificamente, o Cone do Rio Grande (CRG), uma das suas principais feições. Nesta região, extensos volumes de hidratos de gás já foram detectados por perfis de sísmica, os quais se apresentam na forma de um sólido cristalino, composto de água e gases de peso molecular pequeno. Neste contexto, a região dos blocos adquiridos pela Petrobrás na costa gaúcha, faz parte do caminho da Corrente do Brasil (CB), corrente de contorno oeste do oceano Atlântico Sul, em sua jornada para as regiões subpolares deste oceano. Esta corrente é muito pouco estudada, em termos dinâmicos, na região sul do país, abaixo do Cabo Santa Marta, grande parte devido à inexistência de dados in situ à jusante daquele ponto. A energética e a modelagem numérica, nestes casos, mostram serem ferramentas valiosas para o suprimento desta lacuna. O foco do presente trabalho é o estudo da energética da CB e do seu comportamento dinâmico ao largo da margem continental do estado do Rio Grande do Sul, com destaque para o seu comportamento energético e dinâmico na região do CRG, região esta de interesse para as indústrias que exploram recursos naturais (petróleo e gás) no ambiente marinho, com destaque para a Petrobrás.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Coordenador / Leopoldo Rota de Oliveira - Integrante / Renato David Ghisolfi - Integrante / Carlos Alessandre Domingos Lentini - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio
financeiro.
CMAR2 [23038.001421/2014-30] - Estudos Avançados em Oceanografia de Médias e Altas Latitudes
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Magalhães Mata em 28/03/2014.
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal contribuir para o melhor entendimento dos processos oceânicos em médias e altas latitudes do oceano Atlântico Sul e oceano Austral. Particularmente, as ações propostas procuram relações entre estes processos e o clima. Neste sentido, o projeto está organizado em quatro (4) eixos temáticos: i) Estudos Oceanográficos em Altas Latitudes; ii) Fluxos de CO2 e Acidificação no Atlântico Sudoeste e setor Atlântico do Oceano Austral; iii) Teleconexões entre Altas e Médias Latitudes Interação Oceano/Atmosfera no Atlântico Sudoeste e Setor Atlântico do Oceano Austral; iv) Síntese da Vulnerabilidade Climática nos Oceanos Atlântico Sul e Austral. Esta é uma iniciativa multidisciplinar do Grupo de Oceanografia de Altas Latitude (GOAL).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Coordenador / Ronald B de Souza - Integrante / Luciano P. Pezzi - Integrante / Carlos Rafael Borges Mendes - Integrante / Virginia Maria Tavano - Integrante / Rosane Gonçalves Ito - Integrante / Monica Mathias Costa Muelbert - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio
financeiro.
INTERBIOTA [407889/2013-2] - Interações Biológicas em ecossistemas marinhos próximos à Península Antártica sob diferentes impactos de câmbios climáticos
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Resende Secchi em 20/12/2013.
Descrição: O último relatório Intergovernamental sobre alterações climáticas foi contundente em concluir que "o aquecimento do sistema climático é inequívoco...". A Península Antártica Ocidental (PAO) é uma das regiões do Planeta onde se registra o mais rápido aquecimento dos últimos 50 anos. A temperatura do ar superficial aumentou 2oC na média anual e 6oC na média do inverno. A temperatura da água superficial também aumentou mais de 1oC no mesmo período e cerca de 87% das geleiras da PAO estão em retração. A extensão do gelo marinho reduziu e sua duração média encurtou cerca de 90 dias, sendo o gelo perene não mais uma característica deste ambiente. Este padrão contrasta com as demais regiões da Antártica, inclusive com locais próximos, como o lado leste da Península Antártica (Mar de Weddell), o qualé mais estável.Estas mudanças no clima regional e na dinâmica do gelo marinho afetam todos os níveis da cadeia alimentar, desde comunidades microbianas, produtores primários (fitoplâncton), krill e outros organismos zooplanctônicos, peixes até predadores de topo, cujas histórias de vida apresentam diferentes graus de afinidade com o gelo. Portanto, o principal desígnio do Projeto INTERBIOTA será o de contribuir para uma melhor compreensão sobre a funcionalidade dos ecossistemas ao redor da Península Antártica, de forma a detectar eventuais alterações nos processos biológicos, desde o nível molecular ao ecossistêmico, que estejam ocorrendo em regiões sob diferentes impactosdos câmbios climáticos. Três perguntas-chave orientam a fundamentação teórica desta proposta: i. Como e em que escalas temporais os vários componentes bióticos dos ecossistemas marinhos antárticos respondem às mudanças no ambiente abiótico? ii. Quais são os principais elos tróficos entre as comunidades microbianas, fitoplâncton, consumidores primários e predadores de topo, e como a complexidade dessas interações aumenta sua resiliência às mudanças climáticas? iii. Qual é o grau de variabilidade dos ecossistemas marinhos antárticos em diferentes escalas espaço-temporais? Para responder a estas perguntas, uma série de objetivos específicos são propostos, com enfoque inter e multidisciplinar, combinando abordagens observacionais, experimentais e in silico (modelagem). A realização deste projeto representará uma mudança de paradigma nas pesquisas na área de ciências da vida marinha dentro do Programa Antártico Brasileiro. Pela primeira vez, ao longo dos mais de 30 anos de existência do Programa, conduzir-se-á um projeto ecossistêmico, que leva em consideração as interações entre os principais componentes da teia trófica pelágica, objetivando compreender como diferentes condições físico-químicas do ambiente, desencadeadas pelas mudanças climáticas, determinam os padrões de diversidade biológica e as principais vias de fluxo de energia entre seus componentes.O INTERBIOTA está em sintonia com os novos programas de pesquisa da área de ciências da vida do Comitê Científico de Pesquisas Antárticas (SCAR). Além da contribuição científica e formação de recursos humanos, o sucesso desta proposta representará uma maior inserção da comunidade científica brasileira no cenário internacional das pesquisas polares.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Mauricio Magalhaes Mata - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Integrante / Mônica Mathias Muelbert - Integrante / Luciano Dalla-Rosa - Integrante / Jorge Arigony Neto - Integrante / Carlos Rafael Borges Mendes - Integrante / José C. C. Xavier - Integrante / Secchi, ER - Coordenador / Virginia Maria Tavano - Integrante / Márcio Silva e Souza - Integrante / Erik Muxagata - Integrante.
NAUTILUS [405869/2013-4] - Novas tecnologias autônomas na investigação e monitoramento das transformações da Água de Fundo Antártica no Mar de Weddell e Península Antártica: contribuição para o estudo de suas implicações à circulação oceânica e ao clima
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Magalhães Mata em 20/12/2013.
Descrição: No entorno do continente Antártico, em algumas regiões específicas, observa-se a mistura de águas superficiais oceânicas e de plataforma para resultar na formação da Água de Fundo Antártica (AFA) através de um complexo sistema acoplado de interações entre processos oceânicos, atmosféricos e de alguns componentes da criosfera. A produção e posterior exportação da AFA são partes integrantes do fechamento global da Circulação de Revolvimento Meridional (Meridional Overturning Circulation-MOC), caracterizando seu ramo profundo e atuando de maneira essencial na ventilação das camadas abissais do oceano mundial e na componente oceânica dos ciclos de carbono e nutrientes inorgânicos. Mais ainda, a importância da formação da AFA e da ventilação das camadas abissais no oceano Austral para o sistema climático da Terra está ilustrada pela influência direta em mudanças-chave nos padrões da circulação oceânica global e ciclo do carbono durante importantes transições climáticas do passado. O projeto NAUTILUS vem para contribuir com as iniciativas internacionais neste tema de extrema relevância global, através da observação sistemática da circulação oceânica e propriedades das massas de água em três pontos-chave ao longo da trajetória da AFA nos arredores da extremidade da Península Antártica: (i) o Estreito de Bransfield, (ii) o noroeste do mar de Weddell e (iii) o talude continental ao Norte-Nordeste das ilhas Shetland do Sul, particularmente da ilha Elefante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Coordenador / Ilana Wainer - Integrante / Hartmut H. Hellmer - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Integrante / Leopoldo Rota de Oliveira - Integrante / Heywood, K. J. - Integrante / Rosane Gonçalves Ito - Integrante / Letícia C. da Cunha - Integrante / Alberto Naveira Garabato - Integrante / Michael P. MEREDITH - Integrante / Michael SCHROEDER - Integrante / Carlos Cesar O. Y. Fujita - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
EstARte-Sul [2075-2551/13-7] - Estudo dos processos físicos e biogeoquímicos que controlam a troca de carbono na interface ar-mar e acidificação das águas na região de talude continental do Atlântico Sul
Descrição: Este projeto tem por finalidade principal investigar os processos físicos e biogeoquímicos controladores das trocas de carbono na interface ar-mar na região de quebra de plataforma e talude continental da costa sul e sudeste brasileira (oceano Atlântico Sul), com ênfase no estudo dos aspectos relacionados à acidificação dos oceanos. Para tal, cruzeiros oceanográficos em épocas distintas do ano, previstos no âmbito do Projeto "Avaliação da Distribuição e Abundância de Cetáceos no talude e plataforma externa do sudeste-sul do Brasil: uma abordagem ecossistêmica (TALUDE)", serão utilizados para a obtenção de amostras biológicas e medição de propriedades físicas e químicas da água do mar, necessários para a compreensão das trocas de carbono na região de estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Coordenador / Mauricio Magalhaes Mata - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Integrante / Eduardo Resende Secchi - Integrante / Carlos Rafael Borges Mendes - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Integrante / Virginia Maria Tavano - Integrante / Rosane Gonçalves Ito - Integrante / Letícia C. da Cunha - Integrante / Paulo Henrique Rezende Calil - Integrante / Marcelo F. Landim de Souza - Integrante / AZANEU, MARINA - Integrante / Márcio Silva e Souza - Integrante / Cássia de Oliveira Farias - Integrante / Cláudia Hamacher - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio
financeiro.
CODE-AFA [302604/2015-4] - Caracterização Oceanográfica e Distribuição Espacial das variedades regionais da Água de Fundo Antártica
Descrição: O projeto "Características Oceanográficas e Distribuição Espacial das Variedades Regionais da Água de Fundo Antártica (CODE-AFA)" está inserido dentro das atividades executadas pelo Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT-Criosfera). O projeto visa quantificar e determinar a distribuição espacial nos oceanos globais das diferentes variedades regionais da Água de Fundo Antártica (AFA). Atualmente, estudos relativos ao melhor entendimento da variabilidade da AFA têm-se mostrado relevantes e importantes para a melhor compreensão de possíveis alterações dos padrões climáticos globais, tendo em vista a sua importância na redistribuição de calor nos oceanos dentro do contexto da célula de circulação de revolvimento meridional (MOC). Entretanto, poucos estudos abordam sobre as diferentes variedades regionais que irão compor a AFA, a qual é distribuída para o oceano global a partir de suas áreas de formação no oceano Austral. Este projeto pretende, então, preencher estas lacunas através da análise da estrutura física e da quantificação das massas de água profunda e de fundo encontradas ao redor do oceano Austral e exportadas para o oceano global..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Coordenador / Carlos Alberto Eiras garcia - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Integrante / Marina Azaneu - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Integrante.
PRO-OASIS [565040/2010-3] - PROcessos de enriquecimento de águas superficiais do Oceano Austral e influências sobre o ecosSIStema marinho: dos produtores primários aos predadores de topo
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Alberto Eiras Garcia em 21/06/2016.
Descrição: Este projeto é embasado na experiência adquirida na elaboração e condução de programas e/ou projetos de pesquisa do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL), criado no âmbito do Edital CNPq/PROANTAR 02/2002, com a aprovação da Rede 1 - Antártica, Mudanças Globais, Meio-Ambiente e Teleconexões com o Continente Sul-Americano. Como é imperativo a compreensão da variabilidade oceânica (em nível físico e biológico) devido aos processos naturais para que se possa, posteriormente, isolar os efeitos devido ao quadro de mudanças globais, o GOAL vem atuando em programas plurianuais de longo prazo. As atividades científicas do grupo estão inseridas em inúmeros programas internacionais, demonstrando, assim, total compatibilidade com as metas de longo prazo da comunidade científica mundial. O presente projeto tem a finalidade de dar continuidade ao programa de estudos oceanográficos no Oceano Austral, agora com ênfase nos processos de enriquecimento das águas superficiais e suas conseqüências em alguns compartimentos dos ecossistemas marinhos de regiões aparentemente produtivas, ao redor da Península Antártica. O meio ambiente marinho será inicialmente caracterizado através de suas propriedades termohalinas (temperatura e salinidade), que fornecerão informações sobre as massas de água e o grau de estabilidade da coluna de água do mar. Os níveis dos macronutrientes (nitrogênio, fósforo, silício) e do metal ferro serão determinados na coluna d água, com especial atenção à proximidade de geleiras e icebergs. A perda de massa e o nível de derretimento das geleiras serão estimados por medidas in-situ e por modelagem. As propriedades óticas aparentes (ex: refletância espectral, entre outras) e inerentes (ex: absorção espectral do material particulado e dissolvido, entre outras) das águas superficiais serão medidas e correlacionadas com constituintes óticos, dentre eles o fitoplâncton marinho. No caso da biota marinha, os estudos in-situ estarão concentrados nos microrganismos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Coordenador / Mauricio Magalhães Mata - Integrante / Eduardo Resende Secchi - Integrante / Carlos Rafael Borges Mendes - Integrante / Virginia Maria Tavano - Integrante.
BRASIL-ÁFRICA - Medição e Modelagem dos fluxos de CO2 nos oceanos Atlântico Sul e Austral
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Alberto Eiras Garcia em 07/11/2013.
Descrição: Os oceanos Atlântico Sul Subtropical e o Oceano Austral estão entre as regiões mais pouco documentadas do oceano global e apresentam grande variação de fluxos líquidos de CO2, devido ao seu padrão de circulação e mistura e à magnitude dos processos biológicos envolvidos. Deste modo, ora o oceano atua como fonte de CO2 para a atmosfera e ora como sorvedouro, com importante variabilidade espacial. Embora os processos gerais que atuam no ciclo do carbono nestas área sejam razoavelmente conhecidos, suas estimativas ou quantificação são pobremente documentadas e, portanto, estudos desta natureza são prioritários para a compreensão do ciclo global do carbono. Desta forma, os objetivos gerais do projeto são os de medir e modelar fluxos de dióxido de carbono na interface oceano-atmosfera, assim como aumentar a compreensão dos processos físicos e biogeoquímicos que controlam esses fluxos, no Atlântico Sul Sub-Tropical e Oceano Austral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Mauricio Magalhaes Mata - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Coordenador / Virginia Maria Tavano - Integrante / Rosane Gonçalves Ito - Integrante.
ACC-PHYTO - ACC fronts interactions around Crozet Plateau regulating phytoplankton assemblage
Descrição: O projeto ACC-PHYTO é conduzido pelo Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sendo uma colaboração entre o Brasil e a Índia. As atividades estão inseridas dentro dos objetivos de integração da pesquisa Antártica executada pelo PROANTAR (Brasil) e pelo NCAOR (Índia). Os objetivos do projeto ACC-PHYTO são: identificar a posição e a variabilidade das frentes da ACC no Setor Índico do oceano Austral através de dados in-situ e sensoriamento remoto, estudar a composição da comunidade fitoplanctônica a partir dos pigmentos fotossintéticos, detreminar possíveis relaçoes entre a comunidade fitoplanctõnica e a posição das frentes oceânicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Mauricio Magalhaes Mata - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Coordenador / Virginia Maria Tavano Garcia - Integrante / Camila Burigo Marin - Integrante / Carlos Rafael Borges Mendes - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Integrante / Leopoldo Rota de Oliveira - Integrante.
POLARCANION [556848/2009-8]- Circulação oceânica e Interações criosfera-oceano no entorno da Península Antártica: uma investigação das ligações entre processos costeiros e o oceano profundo
Descrição: De acordo com o 4o relatório do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, 2007), dois dos grandes desafios que o planeta enfrenta atualmente são as mudanças do clima e o conseqüente aumento do nível do mar. Neste contexto, as regiões polares são identificadas como os locais mais sensíveis a estas mudanças e, ao mesmo tempo, contém no seu meio físico processos chave influenciando e dirigindo as mudanças que afetam diretamente o Brasil, América do Sul e o planeta como um todo. Pesquisas recentes, da NASA e do British Antarctic Survey (BAS), já apontam para uma aceleração da diminuição da espessura do manto de gelo Antartico através da perda de massa para os oceanos adjacentes pelas geleiras e plataformas de gelo. Apesar desta importância reconhecida, os processos de interação criosfera-oceano contidos nas regiões polares ainda são pouco conhecidos, principalmente, em função da falta de observações e séries temporais consistentes. Esta proposta tem como objetivo principal contribuir para o melhor entendimento dos processos oceânicos e costeiros associados à diminuição e derretimento do manto de gelo da Península Antártica. Particularmente, a proposta estará focada no impacto que este derretimento está tendo no oceano adjacente e nos processos que levam este sinal para a circulação oceânica global e, desta maneira, ao clima. Esta é uma iniciativa do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) e está sustentada pelas observações e experiências decorrentes da atuação do Grupo na região nos últimos 10 anos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Ricardo César Gonçalves Pollery - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Coordenador / Ilana Wainer - Integrante / Karen Heywood - Integrante / Jorge Arigony Neto - Integrante.
INCT-CRIOSFERA [573720/2008-8; 465680/2014-3] - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera
Descrição: Implementar programa nacional de pesquisa da criosfera (a massa de neve e gelo da Terra). O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera integrará sete laboratórios associados dedicados ao estudos da variabilidade de diferentes componentes da massa de gelo planetária (gelo marinho antártico, geleiras e o manto de gelo antártico, geleiras andinas, permafrost) e sua resposta a mudanças climáticas. O programa inclui a montagem de um laboratório nacional para análise e interpretação de testemunhos de sondagem de gelo e do centro nacional de monitoramento da criosfera (principalmente para avaliar o impacto do derretimento de parte da criosfera para o nível médio dos mares)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Mauricio Magalhaes Mata - Integrante / Ilana Wainer - Integrante / Jorge Arigony Neto - Integrante / Jefferson Cardia Simões - Coordenador.
SOS-CLIMATE [520189/2006-0] - Southern Ocean Studies for understanding Global-CLIMATE Issues
Descrição: A proposta brasileira para a oceanografia durante o Ano Polar Internacional, SOS-CLIMATE, conduzirá estudos multidisciplinares nas áreas da quebra da plataforma e talude Antártico, particularmente nas regiões oeste do Mar de Weddell, passagem de Philip, Ilha Elefante, Estreito de Bransfield e Gerlache. A proposta visa contribuir no constante monitoramento da exportação de águas densas formadas nessa região. Este aspecto é crucial para o entendimento das mudanças no clima da Terra. A proposta brasileira está embasada na obtenção de dados hidrográficos e dinâmicos (correntometria) na região, através de seções repetidas a bordo de navio e de fundeios em setores considerados críticos na região do talude do Estreito de Bransfield e Ilha Joinville. As seções hidrográficas serão coordenadas com outras atividades previstasI, como por exemplo fundeios de correntômetros e termo-condutivímetros na região das passagens profundas a oeste das Ilhas Orcadas do Sul. Além disso, o grupo do SOS-CLIMATE irá amostrar aspectos químicos e biológicos destas águas como as concentrações de nutrientes dissolvidos, as concentrações de biomassa fitoplanctônicas e as relações entra o sinal ótico e os constituintes da água do mar (clorofila, material particulado e matéria orgânica dissolvida). Durante a Rede-1/GOAL, verificou-se a dessalinização da bacia central do Estreito de Bransfield. Durante o API, pretende-se, através dos fundeios (moorings), monitorar as propriedades termohalinas e correntes do fundo oceânico para verificar sua variabilidade sazonal e intranual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Coordenador / Virginia Maria Tavano Garcia - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Integrante.
GOAL/Rede 1 [550370/2002-1] - Processos Oceanográficos, distribuição e densidade da biota marinha e possíveis relações com as mudanças ambientais globais
Descrição: Com o encerramento do programa WOCE (World Ocean Circulation Experiment), em 2002, a pesquisa oceanográfica de larga escala com aplicações para estudos climáticos estará centrada em programas como o CLIVAR (Climate Variability and Predictability -www.clivar.org ) e o GOOS (Global Ocean Observing System - ioc.unesco.org ). Pelas características destes programas internacionais, as linhas principais da pesquisa oceanográfica voltar-se-ão para o estudo e monitoramento da variabilidade oceânica, pois esta é fundamental para melhorar a compreensão da importante influência dos oceanos no clima global. Este aspecto é particularmente importante nas altas latitudes, próximas ao continente Antártico, devido à comprovada sensibilidade deste sistema a mudanças climáticas. Como o Brasil vem participando do programa DOVETAIL (Deep Ocean Ventilation Through Antarctic Intermediate Layers - www.ers.org/dovetail/ ), dentro do IanZone/SCOR, através do Programa Antártico, sua continuidade seria fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Coordenador / Virginia Maria Tavano Garcia - Integrante / Mauricio Magalhaes Mata - Integrante / Vagner da Siva Duarte - Integrante / Barbara Christie Franco - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
Estrutura e dinâmica da comunidade planctônica do Ecossistema Antártico
Descrição: Projeto inserido dentro do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) - Rede 1 - PROANTAR.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Ricardo César Gonçalves Pollery - Integrante / Frederico Werneck Kurtz - Integrante / Mauricio Magalhaes Mata - Integrante / Carlos Alberto Eiras garcia - Integrante / Virginia Maria Tavano Garcia - Integrante / Maria Cordelia Soares Machado - Coordenador / Eduardo Miranda de Souza - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
AMBIOLAG - Avaliação Ambiental da Laguna de Maricá
Descrição: Compreender os sistemas lagunares do Estado do Rio de Janeiro em relação à interação entre os fatores biológicos, químicos e físico-químicos. Análises de parâmetros químicos e físico quimicos em laboratório e/ou campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Ricardo César Gonçalves Pollery - Integrante / Frederico Werneck Kurtz - Coordenador / Maria Luiza Mota Schutze - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
Estrutura das comunidades ictioplanctônicas das lagoas fluminenses
Descrição: O projeto visava o entendimento da comunidade ictioplanctônica nas lagoas Rodrigo de Freitas, RJ e Maricá, RJ através de estudo multidisplinar das comunidades biológicas e do ambiente físico-químico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Kerr Duarte Pereira - Integrante / Ricardo César Gonçalves Pollery - Integrante / Frederico Werneck Kurtz - Coordenador / Leandro Luiz Coutinho Feitoza - Integrante / Maria Luiza Mota Schutze - Integrante.