Daíse Fernandes Dantas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3513769186535217
  • Última atualização do currículo em 12/02/2018


Possui graduação em Psicologia (2014) e Letras Língua Portuguesa (2006), ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na área de Letras obteve experiência em pesquisa com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Modernismo, História Literária, Literatura na década de 30 no Rio Grande do Norte e Literatura Brasileira. Em Psicologia tem as seguintes áreas de interesse: Saúde Mental (Luta Antimanicomial), Saúde da mulher e Saúde da criança, Saúde coletiva, Psicologia e Direitos Humanos, Desenvolvimento Humano; Infância e Adolescência em situações de risco e vulnerabilidade (violação dos seus direitos); Psicologia Clínica, com ênfase em Ludoterapia. Foi bolsista voluntária (CNPq) em projeto de pesquisa na área de Saúde Mental. Foi bolsista no Projeto de Extensão: "Saúde Mental e População em Situação de Rua: a vida pode mais?", pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN - (CRDH). Participou do projeto de extensão "Atenção psicológica a crianças e adolescentes vítimas de violência". Participou ainda do projeto "Atenção Psicológica a crianças em acolhimento institucional" ambos promovidos pelo departamento de Psicologia da UFRN. Atualmente faz Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil, pela Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daíse Fernandes Dantas
Nome em citações bibliográficas
DANTAS, Daíse Fernandes;Dantas, D.F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.
Campus Universitário
Lagoa Nova
59000-000 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 2153584
URL da Homepage: http://www.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Especialização em andamento em Residência Multiprofissional em Saúde Materno-infantil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2010
Extensão universitária em Prevenção às drogas para educadores de escolas pub. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2010
Formação Continuada de Educadores do PROJOVEM. (Carga horária: 200h).
Fundação Darcy Ribeiro, FDR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Formação Inicial de Educadores do PROVEM URBANO. (Carga horária: 160h).
Fundação Darcy Ribeiro, FDR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista voluntária, Enquadramento Funcional: voluntário
Outras informações
Participação como Bolsista Voluntária no Projeto de Pesquisa: SAÚDE MENTAL E CULTURA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE REINSERÇÃO SOCIAL. A pesquisa é composta por pesquisadores que estão comprometidos com a discussão e a proposição de novas estratégias e ações voltadas ao enfrentamento dos problemas identificados no processo de Reforma Sanitária e Psiquiátrica e na consolidação do SUS em curso no país. Membro do grupo: Modos de subjetivação, práticas de cuidado e gestão no contexto da saúde mental e coletiva.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica - CNPq, Carga horária: 20


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora de formação específica - PROJOVEM, Carga horária: 30
Outras informações
Educadora de formação específica de Língua Portuguesa no projeto social Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) Estadual do Rio Grande do Norte.


Secretaria Municipal de Educação de Natal, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora de formação específica - PROJOVEM, Carga horária: 30


Centro Educacional Dom Bosco, CEDB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Técnica de Qualificação, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Trabalho temporário (contrato), Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica de Qualificação, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisora Pedagógica de Qualificação e de Ação Comunitária, no Projeto Social ?Consórcio Social da Juventude de Natal e Região Metropolitana. Elaboração de projetos sobre voluntariado.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Assistente Pedagógica de Qualificação, Carga horária: 30
Outras informações
Principais atividades: acompanhar a freqüência dos alunos, dar suporte pedagógico aos qualificadores, bem como supervisionar as ações de qualificação.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educadora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa no Projeto social ?Aprendizes do Banco do Brasil".

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educadora de Língua Portuguesa, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa no Projeto social ?Consórcio Social da Juventude de Natal e Região Metropolitana?.


Ativo Colégio e Curso, ACC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8
Outras informações
Educação de Jovens e Adultos - EJA



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Saúde Mental, Cultura e Arte: reinventando a vida na cidade de Natal
Descrição: Natureza: Pesquisa No contexto da saúde mental e da Reforma Psiquiátrica atualmente um dos grandes desafios está na concretização de políticas e iniciativas voltadas para a reinserção social no sentido da construção de alternativas e espaços concretos que viabilizem a circulação dos usuários de serviços de saúde mental na vida social e seus projetos de vida, bem como garantam a estes o exercício da cidadania, para além dos dispositivos sanitários na cidade de Natal. Existem hoje mapeadas no Brasil 416 experiências de inclusão social pelo trabalho e iniciativas de geração de renda, cultura e arte, sendo que nenhuma delas está registrada no município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, conforme dados oficiais do Ministério da Saúde (Brasil, 2010). O itinerário dos usuários da rede de saúde mental em Natal ainda é restrito a sua residência e aos serviços de saúde e mesmo neste as iniciativas existentes resumem-se a atividades de ocupação do tempo e que pouco contribuem na construção dos projetos de vida dos mesmos, conforme constatamos em investigações anteriores. Assim sendo, justifica-se uma pesquisa que vise mapear as iniciativas culturais e artísticas existentes informalmente na cidade envolvendo usuários da rede de saúde mental local, associada a uma intervenção em que são propostas oficinas de radialismo, produção musical, poesia e escrita para roteiro com vistas à criação de uma rádio na cidade de Natal. Entende-se que esta pesquisa-intervenção pode subsidiar o processo de reinserção social de usuários da rede de saúde mental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
Memória Literária do Rio Grande do Norte
Descrição: Estudo sobre representações literárias acontecidas no Rio Grande do Norte, no contexto da moderna literatura brasileira do século XX. Toma-se como ponto de partida a tentativa de Luís da Câmara Cascudo no sentido de sistematizar a produção literária local durante a década de 20, através de um conjunto de artigos esparsos, publicados na imprensa local, sobre livros, poetas e escritores potiguares, cuja leitura permite um contraponto entre a sua perspectiva como leitor de literatura e a perspectiva do conhecido historiador, folclorista e etnógrafo. Buscou-se, neste sentido, uma compreensão do processo literário brasileiro nas suas manifestações regionais e nas suas implicações com o processo de modernização da sociedade. Foi constatada a existência de um projeto, da intelectualidade potiguar, no sentido de dar visibilidade a uma tradição literária local, o que se expressa na organização em grupos institucionalizados com o objetivo de incorporar efetivamente a literatura e as artes à vida da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Daíse Fernandes Dantas - Integrante / Humberto Hermenegildo de Araújo - Coordenador / Maria Aparecida de Almeida Rego - Integrante / José Luiz Ferreira - Integrante / Tarcísio Gurgel dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
ATENÇÃO PSICOLÓGICA A CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Comparada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Mental.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Direitos Humanos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, Humberto Hermenegildo de ; DANTAS, Daíse Fernandes ; REGO, Maria Aparecida de Almeida ; OLIVEIRA, Daniella L A B de . Memória literária: anos 30. In: 1º Seminário de Estudos de Teoria Literária , Linguagem e Educação, 2004, Currais Novos-RN. Seminário de Estudos de Teoria Literária , Linguagem e Educação - Anais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. v. 1. p. 200-207.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, A. K. A. ; Dantas, D.F. ; OLIVEIRA, C. L. B. ; FELINTO, I. ; DIMENSTEIN, M. ; LEITE, J. F. . SAÚDE MENTAL, REINSERÇÃO SOCIAL E CULTURA: DESAFIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA NA CIDADE DE NATAL/RN.. In: Congreso Latino-Americano de Epidemiología e Saúde Pública., 2013, Granada - Espanha. Anais do XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013.

2.
AMORIM, A. K. A. ; Dantas, D.F. ; OLIVEIRA, C. L. B. ; FELINTO, I. ; BEZERRIL, M. C. L. . SAÚDE MENTAL E REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL: MAPEANDO INICIATIVAS CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA CIDADE DE NATAL/RN.. In: XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasília (DF) - Brasil. Anais do XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013.

3.
DANTAS, Daíse Fernandes; AMORIM, A. K. A. ; BEZERRIL, M. C. L. ; OLIVEIRA, C. L. B. ; FELINTO, I. . SAÚDE MENTAL, CULTURA E ARTE: REINVENTANDO A VIDA NA CIDADE DE NATAL-RN.. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2012, Porto Alegre. ANAIS SAÚDE COLETIVA, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
Dantas, D.F.. 'Saúde mental e Cultura: conhecendo as formas de inserção social e participação de usuários na rede de Saúde Mental em Natal/RN.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DANTAS, Daíse Fernandes; PINTO, E. N.A. . Capacitação Pedagógica para Educadores do Consórcio Social da Juventude de Natal e Região Metropolitana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Dantas, D.F.; PINTO, E. N.A. ; JÚNIOR, J. L. . Módulos de Formação Básica- Coletânea de textos para Qualificação Profissional do Consórcio Social da Juventude de Natal. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EducaçãoProfissonalizante).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.UMA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA: ENTREVISTANDO PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA EM NATAL/RN.. 2102. (Outra).

2.
I Seminário sobre Acolhimento Institucional da UFRN: Discutindo a realidade e construindo caminhos.. 2012. (Seminário).

3.
I Whorkshop Terapêutico em Análise Bioenergética. 2012. (Outra).

4.
Como identificar processos psicossociais nas organizações de trabalho. 2011. (Outra).

5.
57ª Reunião Anual da SBPC. Produção literária dos anos 30 no Rio Grande dno Norte. 2005. (Congresso).

6.
IV Seminário sobre ensino de língua materna, estrangeira e de literatura..Memória literária: anos 30 no Rio Grande do Norte. 2005. (Seminário).

7.
IV Seminário sobre ensino de língua materna, estrangeira e de literatura..Memória literária: anos 30 no Rio Grande do Norte. 2005. (Seminário).

8.
XIII Semana de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Registros literários da prosa no Rio Grande do Norte na década de 30. 2005. (Encontro).

9.
XIII Semana de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Clarice Lispector Cronista. 2005. (Outra).

10.
I Seminário de Estudos de Teoria Literária, Linguagem e Educação.Memória literária do Rio Grande do Norte: anos 30. 2004. (Seminário).

11.
XII Semana de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Aprendendo a observar para fotografar. 2004. (Oficina).

12.
XII Semana de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Prosa e poesia na década de 30 no Rio Grande no Norte: caracterização do Modernismo. 2004. (Encontro).

13.
XV Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC/2004. Prosa e poesia na década de 30 no Rio Grande dno Norte: caracterização do Modernismo. 2004. (Congresso).

14.
? IX CIENTEC ? Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN.Leitura de Literatura: estratégias textuais. 2003. (Oficina).

15.
- Curso de Extensão - Taller Memória a Pablo Neruda.Memória a Pablo Neruda. 2003. (Outra).

16.
IX CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte r.Leitura de Literatura: estratégias textuais. 2003. (Oficina).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Dantas, D.F.. 'Saúde mental e Cultura: conhecendo as formas de inserção social e participação de usuários na rede de Saúde Mental em Natal/RN.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 15:25:54