Maria Otilia José Montessanti Mathias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6114654033654002
  • Última atualização do currículo em 07/10/2018


Possui graduação em Ciências e Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978). Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980). Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Mestrado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nos cursos de Pedagogia / Faculdade de Educação (Campus Monte Alegre) e Matemática Licenciatura modalidade EaD (Campus Marquês de Paranaguá). Atua como docente também nos cursos de especialização (COGEAE) na área de Língua Portuguesa, Formação Docente: ensino superior e Gestão Educacional e Escolar. Tem experiência na área de formação docente para Educação Básica, com ênfase no ensino de Ciências Naturais e Biologia, Projetos e Inovação Curricular, Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) e formação docente para o ensino superior. Participante do Grupo de Pesquisa Educação e Produção do Conhecimento / Cátedra Interinstitucional Joel Martins (PUC/SP, FASM, UNIFESP e UFSCar). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Otilia José Montessanti Mathias
Nome em citações bibliográficas
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Departamento de Educação: formação docente, gestão e tecnologias.
Rua Monte Alegre, 984 - sala S17
Perdizes
05014-901 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36708162
URL da Homepage: http://pucsp.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Psicologia da Educação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Alunos ingressantes no Ensino Superior noturno: relações interpessoais na Universidade, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Laurinda de Almeida.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1989 - 1991
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O cotidiano de um professora de ciências de quinta e sexta séries do primeiro grau,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Ivani Catarina Arantes Fazenda.
1981 - 1983
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1979 - 1980
Graduação em Biologia.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1977 - 1978
Graduação em Ciência e Matemática.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Formação de formadores online. (Carga horária: 180h).
PUC/SP e Universidade Aberta Portugal, PUC/SP E UAP, Brasil.
2012 - 2014
Ativ. Proc. Mudança na For. Sup. de Prof. da Saúde. (Carga horária: 396h).
FIOCRUZ Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, FIOCRUZ ENSPSA, Brasil.
2006 - 2007
Formação de Tutores em PBL Problem Learning Based. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação Professores Programa Intel. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1998 - 1998
Integração relacional na educação ética e cidadani. (Carga horária: 4h).
Içami Tiba, IT, Brasil.
1998 - 1998
A educação em tempos de mudança trabalho com proje. (Carga horária: 9h).
Grupo Associação de Escolas Particulares, GRUPO, Brasil.
1998 - 1998
O Prof na construção de uma aprendizagem significa. (Carga horária: 8h).
Pueri Domus Escolas Associadas, PDEA, Brasil.
1998 - 1998
A formação do professor. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos Escola da Vida, CEEV, Brasil.
1997 - 1997
Prática trabalhista nas escolas. (Carga horária: 8h).
Associação Paulista dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, APEPE, Brasil.
1997 - 1997
Avaliação. (Carga horária: 14h).
Centro de Estudos Escola da Vida, CEEV, Brasil.
1996 - 1996
A formação do Prof o desafio do orientador. (Carga horária: 24h).
Centro de Estudos Escola da Vida, CEEV, Brasil.
1994 - 1994
Técnicas operacionais de dinâmica para ensino de 3. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Sant'anna, UNI-SANT'ANNA, Brasil.
1993 - 1993
Psicologia aplicada à educação. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Sant'anna, UNI-SANT'ANNA, Brasil.
1991 - 1991
Interdisciplinariedade ciências e arte. (Carga horária: 40h).
Studio de Interdisciplinariedade, SI, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Vivências teatrais para educadores.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Alfabetização para deficientes auditivos. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Chefe de Departamento, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 5
Outras informações
Nomeada como Chefe de Departamento de Educação:Formação Docente, Gestão e Tecnologias da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo para o biênio 2017/2019.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
As Novas Tecnologias na Educação: Comunidades de Aprendizagem
08/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Novas Tecnologias em Educação: Diferentes Espaços Pedagógicos
09/2008 - Atual
Ensino, Lingua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
01/2006 - Atual
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Metodologia do Ensino de Ciências
Didática e metodologia do Ensino de Ciências em diferentes espaços pedagógicos
Instrumentação de projetos de pesquisa para o Ensino de Ciências
Planejamento e Políticas Públicas I e II
Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional
08/2005 - Atual
Extensão universitária , Vice_Reitoria Comunitária, .

Atividade de extensão realizada
FOCO - auxiliar pedagógico - coordenação pedagógica.
8/2005 - Atual
Extensão universitária , Pró Reitoria, Puc Sp.

Atividade de extensão realizada
FOCO - Professora Coordenadora da Área de Ciências Biológicas/ Curso de Biologia.
2/2005 - Atual
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Conjunta de Formação de Professor e Bacharelado - Políticas Públicas em Educação e Saúde
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências e Biologia
2/2000 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia da Educação I e II
Metologias específicas: natureza- ciências - saúde e meio ambiente
05/2006 - 04/2007
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Assessoria Pedagógica.
2/2003 - 12/2004
Direção e administração, Faculdade de Educação, Pec Municípios.

Cargo ou função
Vice-Coordenadora.

CETEC Capacitações CENTRO PAULA SOUZA, CECET, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora formadora, Enquadramento Funcional: Professora formadora, Carga horária: 10
Outras informações
Centro de Educação Tecnológica Paula Sousa CETEC Capacitações Curso: Metodologias Ativas de Aprendizagem e Práticas Interdisciplinares. O curso foi desenvolvido presencialmente (dois encontros, 14 horas) e online (46 horas) para professores das escolas técnicas estaduais agrícolas.


CETEC Capacitações CENTRO PAULO SOUZA, CECET, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora formadora, Enquadramento Funcional: Professora formadora, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrou o curso - Abordagens educacionais ativas de aprendizagem baseada em problemas (ABP) e aprendizagem baseada em equipe (ABE) para professores de Ciências Naturais das escolas técnicas estaduais (ETECEs) promovido pelo CETEC Capacitações Centro Paula Souza. Carga horária 40 horas modalidade EaD e presencial.


Conselho Estadual de Educação, CEE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Especialista / parecerista, Enquadramento Funcional: Especialista / parecerista
Outras informações
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DA PRESIDÊNCIA Portaria CEE-GP nº 272, de 23-7-2014 A Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, nos termos dos Decretos nºs. 9887/77 e nº 37.127/93, do Art. 3º da Deliberação CEE nº 7/93, alterada pela Deliberação CEE n° 21/97, e à vista da aprovação da Câmara de Educação Superior, em sua Sessão de 16-7-2014 RESOLVE: Art. 1º - Designar os Especialistas Maria Otilia José Montessanti Mathias e Fabrício Bau Dalmas para emissão de Relatório circunstanciado sobre o pedido de Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, das Faculdades Adamantinenses Integradas/Adamantina, com vistas a instruir o Processo CEE nº 164/2014. Parágrafo único ? Para emissão do Relatório de que trata o caput, os Especialistas deverão observar o disposto nas Deliberações CEE nºs 55/2006 e 99/2010, bem como nas Resoluções CNE/CES nº 2/2007 e 3/2007. Art. 2º - Cumprindo as orientações vigentes, o Relatório pormenorizado constituirá subsídio ao Conselheiro Relator do Processo respectivo, que será autor de Parecer sobre o pedido a que se refere o artigo 1º desta Portaria. Art. 3º - Os referidos Especialistas terão um prazo de até sessenta dias, a partir da publicação desta Portaria, para visita e emissão do Relatório circunstanciado correspondente. Art. 4º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação Consª. Guiomar Namo de Mello Presidente


UNIFESP Campus Guarulhos, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 8
Outras informações
Encerramento do contrato de Professora Substituta.


Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

8/2006 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos Pedagógicos, .


Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1996 - 12/1999
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
2/1992 - 12/1994
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Filosofia da Educação
2/1988 - 12/1993
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I e II
2/1990 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Facudade de Educação e Ciências Sociais, São Paulo.

Cargo ou função
Professora representante do corpo docente.

Centro Universitário Sant'anna, UNI-SANT'ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

1/1996 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Graduação, Setor de Estágio.

1/1996 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação, Educação.

2/1993 - 12/2001
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e Métodos de Orientação Educacional
Currículos e Programas
Didática
2/1993 - 12/2001
Ensino, Gramática da Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas de pesquisa
2/1993 - 12/2001
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estpagio Supervisionado
Métodos e técnicas de pesquisa
2/1993 - 12/2001
Ensino, Administração e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e projetos para a melhoria do Ensino Superior
Prética de Magistério para o ensino de 3º grau
2/1993 - 12/2001
Ensino, Educação e Saúde, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas de pesquisa
2/1993 - 12/2001
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas de pesquisa
2/1993 - 12/2001
Ensino, Engenharia Economica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas de pesquisa
2/1998 - 12/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Prática de Ensino
Estágio Supervisionado
2/1998 - 12/1999
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
2/1998 - 12/1999
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
2/1998 - 12/1999
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
2/1998 - 12/1999
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
2/1993 - 12/1993
Ensino, Ciências Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho científico
2/1988 - 12/1989
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática geral

Escola Superior de Administração e Negócios, ESAN, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1996 - 12/1996
Ensino, Administração Geral, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino

Faculdades Associadas de São Paulo, FASP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1995 - 12/1995
Ensino, Administração de Empresas e Contabilidade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior

Colégio Santo Antônio do Pari, CSAP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2001
Vínculo: Orientadora Educacional, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógiga, Carga horária: 0

Atividades

1/1990 - 12/2001
Direção e administração, Colégio Santo Antônio do Pari, .

Cargo ou função
Coordenadora.

Colégio Arquidiocesano de São Paulo, CASP, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1983 - 12/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Colégio Madre Cabrini, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1985 - 12/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Nutrição e Higiene Pré-Escolar
Estrutura e Funcinamento de Ensino de 1º Grau
Técnicas de Avaliação e Rendimento escolar do 2º Grau


Linhas de pesquisa


1.
ALFASN - Alfabetização de adultos
2.
Pesquisa e projeto para a melhoria do ensino superior
3.
Estudo comparativo das diferentes formas de atendimento aos alunos ingressantes em Universidades privadas

Objetivo: O projeto de pesquisa tem por objeto estudar o atendimento aos alunos ingressantes nas Universidades privadas nos municípios de Santos, São Paulo e Sorocaba. As diferentes formas de atendimento dessas Universidades nesses municípios - programas, serviços e núcleos - serão analisadas de forma comparativa, com o objetivo de averiguar as conseqüências no processo de integração do aluno ingressante no ensino superior. Para realizar a pesquisa serão utlizadas entrevistas focais e análise documental..
Palavras-chave: Educação.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A formação docente a partir da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: análise de experiência.
Descrição: JUSTIFICATIVA DO PEDIDO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CNPq/PIBIC / Renovação de projetos do PIBIC-CNPq Motivadas pela possibilidade de renovação de projetos do PIBIC-CNPp aberta pelo Edital PIBIC-CNPq, PIBIC-CEPE, PIBIC SEM FOMENTO E PIBIT INSCRIÇÃO QUOTA 2017/2018 vimos solicitar ao Departamento de Educação: Formação docente, gestão e novas tecnologias, ao qual nos vinculamos, a continuidade de bolsa de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC), com vigência de agosto/2017 a julho/2018, por meio do projeto de pesquisa anexo apresentado. A solicitação de renovação desse projeto de pesquisa fundamenta-se em dois pontos, primeiro dará continuidade aos estudos dos resultados da aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez (Berbel, 2007) na unidade temática Metodologias específicas: natureza / ciências / meio ambiente / saúde, componente da matriz curricular do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no 6º período, turma MA6 (matutina) desenvolvida no 2º semestre de 2016, a partir da análise de dois instrumentos utilizados no processo de avaliação, a Ficha de Autoavaliação e a Ficha de Avaliação da unidade temática preenchidas pelos (as) discentes. Segundo, na pesquisa hora em desenvolvimento, com vigência de agosto/2016 a julho/2017, na etapa Levantamento e organização das informações coletadas para análise prevista no cronograma em andamento, novas informações surgiram, durante a análise desses instrumentos, referentes à utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle bem como suas ferramentas, na realização e desenvolvimento da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como método de ensino. Consideramos que as análises dessas informações devem ser realizadas na continuidade da pesquisa, por serem significativas e incluírem no processo inicial de formação docente a dimensão tecnológica por meio do uso de ambiente virtual de aprendizagem. Isto porque entendemos que o processo de formação docente, inicial ou contínuo, deve levar em consideração as várias dimensões que o constituem, que são: educacional, cultural, social, econômica e política. Uma vez considerada esta premissa é possível o desenvolvimento de ações, a partir do estudo de cada contexto, visando melhorias na educação em todos os níveis de ensino, atendendo a complexidade do processo educacional. Identificar e compreender as contribuições da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez bem como o seu desenvolvimento com a utilização do AVA Moodle na formação docente inicial possibilitará o diálogo com os diferentes saberes constituintes dessa formação e do trabalho docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Otilia José Montessanti Mathias - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - 2017
A formação docente a partir da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: análise de experiência.
Descrição: Resumo O processo de formação docente, inicial ou contínuo, deve levar em consideração as várias dimensões que o constituem, que são: educacional, cultural, social, econômica e política. Uma vez considerada essa premissa é possível o desenvolvimento de ações, a partir do estudo de cada contexto, visando a melhorias na educação em todos os níveis de ensino, atendendo à complexidade do processo educacional. O projeto de pesquisa desenvolvido analisou os resultados da aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez em duas unidades temáticas componentes da matriz curricular do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2015: Metodologias específicas: natureza / ciências / meio ambiente / saúde, 6º período, turmas MA6 (matutina) e NA6 (noturna), e Escola: diferentes espaços e serviços de apoio pedagógico, 8º período, turma MA8 (matutina). Teve como objetivos: analisar os resultados da aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez nessas unidades temáticas; identificar as contribuições promovidas, na aprendizagem e no ensino, por essa metodologia, vivenciada pelos (as) discentes. O procedimento metodológico realizado apresentou três etapas: revisão bibliográfica; análise e tratamento das informações fornecidas pelas Ficha de Autoavaliação e Ficha de Avaliação da Unidade Temática; e elaboração das considerações finais. O estudo indicou a possibilidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa no ensino superior. Incentivou o ensino participativo e a aprendizagem significativa por meio do acompanhamento contínuo do professor. A formação docente por meio dessa metodologia desperta a curiosidade e a autonomia dos alunos, e na medida em que isto ocorre, o professor encoraja novas descobertas, e, por meio da observação da realidade, o aluno seleciona o problema a estudar, tendo o professor como um mediador. A bibliografia utilizada fundamentou-se nas obras dos autores: Colombo e Berbel; Coll e Monereo; Gómes. Agência de Fomento (PIBIC-CNPq)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Otilia José Montessanti Mathias - Coordenador / Marina Moretzohn Portella da Costa - Integrante.Financiador(es): PIBIC-CNPq - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2014 - 2015
A formação docente para o Ensino das Ciências Naturais e da Biologia a partir de diferentes abordagens educacionais
Descrição: A pesquisa pretende identificar a relação entre a formação universitária na licenciatura em Ciências e Biologia fundamentada nas abordagens educacionais que desenvolvem o ensino por investigação: aprendizagem baseada em problemas, solução de problemas e projetos de trabalho e uma futura prática docente que empregue essas abordagens. Tem por objetivo geral investigar a relação entre a formação e a prática pedagógica dos professores de Ciência e de Biologia, considerando aqueles que tenham sido formados com a utilização de abordagens educacionais que desenvolvem o ensino por investigação. E, por objetivos específicos: ?Levantar informações sobre a formação dos (as) professores (as) nos Cursos de Ciências e de Biologia; e Identificar fatores que contribuem para a adoção de abordagens educacionais que desenvolvem o ensino por investigação: aprendizagem baseada em problemas (ABP), solução de problemas e projetos de trabalho pelos (as) professores (as) de Ciências e Biologia. A pesquisa envolve três etapas: a primeira, a revisão bibliográfica, tem por objetivo promover maior aproximação da aluna-pesquisadora com o problema investigado; a segunda, já realizada pela professora-orientadora, a aplicação de questionários aos docentes que lecionam Ciências Naturais e Biologia, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas duas escolas estaduais parceiras do PIBID/PUC no município de Sorocaba; e a terceira etapa, com a análise e o tratamento das informações fornecidas pelos questionários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Otilia José Montessanti Mathias - Coordenador.
2012 - 2013
O papel formativo das Ciências Naturais no Ensino Fundamental I na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de Ciências Naturais.
Descrição: Muitos países, ao implementar reformas educacionais, contemplam, nos diferentes níveis de ensino, a alfabetização científica como uma das finalidades a ser alcançada. No Brasil, por exemplo, o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental almeja como objetivo geral que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. O alcance desse objetivo, com certeza, é um passo importante para a superação da fase na qual o ensino de Ciências Naturais apresentava a ciência como um conhecimento neutro desprovido das dimensões social, política, cultural e econômica. Atualmente, a proposta pedagógica do PCN / Ciências Naturais (2000) propõe o ensino de Ciências Naturais numa abordagem interdisciplinar, desconsiderando as rígidas fronteiras disciplinares. Apresenta argumentos a favor do Ensino de Ciências Naturais, desde o início da escolarização. Destaca que não se trata de aprender a ler e a escrever para que os alunos possam aprender Ciências Naturais, mas também fazer uso das Ciências Naturais para aprender a ler e a escrever..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Otilia José Montessanti Mathias - Coordenador / Laura Helena Medeiros Assed Scharra - Integrante.Número de orientações: 1
2011 - 2012
A formação docente para o ensino das Ciências Naturais e da Biologia a partir de diferentes abordagens educacionais.
Descrição: Podemos considerar que a formação docente é um campo de estudo permanente inserido numa sociedade que sofre transformações em todas as dimensões. Ouvir o professor e conhecer como ele estrutura sua prática pedagógica neste contexto de mudanças é fundamental para a obtenção da eficiência do processo e aprendizagem, na direção de uma concepção de educação histórico crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
A implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas no Centro de Ciências Médicas e Biológicas: relato de uma experiência pedagógica.
Descrição: Em 2006 a Faculdade de Medicina da PUC/SP, CCMB/ Campus Sorocaba iniciou uma mudança curricular fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning) considerada pelos pesquisadores que a estudam como uma metodologia ativa de aprendizagem.Este projeto de pesquisa apresenta dois eixos: como pesquisa exploratória com o objetivo de identificar as diferentes denominações que são atribuídas a ABP; como pesquisa expllicativa com o objetivo de analisar o processo de implementação dessa inovação curricular a partir de seus participantes: alunos, docentes, coordenadores e diretor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2005 - 2013
Programa Suplementar FOCO Vestibular
Descrição: O Programa Suplementar FOCO Vestibular é uma iniciativa de projeto de extensão da PUC São Paulo e Mitra Arquidiocesana oferecendo aos alunos de baixa renda, afrodescendentes e indígenas com histórico de formação no Ensino Médio em escolas públicas, uma programação complementar gratuita para aumentar suas possibilidades de ingresso e permanência na universidade; oferecendo 140 vagas, sendo 70 no campus Santana e 70 no campus de Barueri. Teve início em 2005, como experiência piloto com o objetivo de desenvolver nesse aluno a capacidade de reflexão e intervenção crítica na realidade, seu poder criativo e de produção de conhecimento em relação a temas que lhes proporcionem um resgate da cidadania. E dessa forma, possibilitar o acesso a cursos superiores de qualidade, melhorando o desempenho nos exames do ENEM e vestibulares, ampliando as chances de concorrer às bolsas e vagas do ProUni , o Programa do Governo Federal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Maria Otilia José Montessanti Mathias - Coordenador.


Outros Projetos


2006 - 2006
O papel da Universidade na formação da consciência ambiental
Descrição: O papel da Universidade na formação da conciência ambiental.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Otilia José Montessanti Mathias - Coordenador.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica da Biologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Menção Honrosa Trabalho de Iniciação Científica, Pontifícia Universidade católica de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HESSEL, A. M. G.2018HESSEL, A. M. G. ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti ; COSTA, M. M. P. . A vivência da Metodologia da Problematização na formação docente.. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM (ONLINE), v. 21, p. 59-73, 2018.

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti2006 MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Relação intrerpessoal: uma das competências necessárias no trabalho do professor. Ideação (Cascavel), v. 1, p. 10-12, 2006.

3.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti2005MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Educação e Educação Ambiental: uma parceria que dá certo. Direcional Escolas, São Paulo, v. 1, n.07, p. 22-24, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ALVES, J. A. ; SILVERIO, J. B. . Revitalização do Laboratótio de Ciências Naturais: um espaço para aprendizagem. A ação dos professores: da formação à atuação profissional. 1ªed.São paulo: Artgraph serviços gráficos ltda, 2013, v. , p. 07-200.

2.
MATHIAS, M. O. J. M.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Abordagens educacionais ativas no ensino das Ciências Naturais e Biologia. In: Marta Scarpato. (Org.). Abordagens educacionais ativas no ensino das Ciências Naturais e Biologia. 2ªed.São Paulo: AVERCAMP Editora, 2013, v. , p. 109-126.

3.
Ana Carolina Curtolo Albach ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Programa de educação para sustentabilidade (PES), comunidade de Vila Zacarias, Sorocaba-SP. In: Gilberto Tadeu Reis da Silva. (Org.). Educação e Saúde Cenários de Pesquisa e Intervenção. 1ªed.São Paulo: Editora Martinari Ltda Me, 2011, v. , p. 11-291.

4.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. A formação docente em foco no Foco Vestibular. In: Edélcio Ottaviani, Silvana Tótora. (Org.). Educação e extensão universitária: Foco Vestibular: um experimento da diferença. 1ªed.São Paulo: Paulinas EDUC, 2010, v. , p. 05-231.

5.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Relações interpessoais: um desafio a ser vencido no ensino superior. In: Profa. Dra. Maria Elizabete S. P. Xavier. (Org.). Questões de Educação Escolar: história, políticas e práticas. 1ªed.Campinas: Editora Átomo Ltda., 2007, v. , p. 1-182.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. A formação docente para o ensino das ciências naturais e da biologia a partir de diferentes abordagens educacionais.. In: XVI ENDIPE 
Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. Araraquara: JUNQUEIRA&MARIN EDITORES, 2012. v. 3. p. 001408-001419.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Ferreira, Daiane D ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . A percerpção de alunos do Ensino Fundamental II sobre conceitos da área ambiental: um estudo de caso.. In: 12º Simpósio de Biologia Marinha, 2009, Santos. 12º Simpósio de Biologia Marinha. Santos: Universidade Santa Cecília, 2009. p. 38-38.

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; Fischer, Heitor Zochio . Implantación del ABP en el CCMB: informe de una experiencia educativa. In: III Congresso Internacional de Educación, 2009, Santa Fe. III Congreso Internacional de Educación. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral - FHUC, 2009. p. 174-175.

Apresentações de Trabalho
1.
FISHER, H. Z. ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Práticas Interdisciplinares em Educação, Ciências, Tecnologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ALMEIDA, V. P. ; FISHER, H. Z. ; MORAIS, S. . Project for Curriculum Reformation of the Course on Biological Sciences/ Graduation as a Licentiate. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Novas tendências no Ensino de Ciências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Brinquedos e jogos: Educação Ambiental - 5rs. São Paulo: PUC/SP, 2005 (Folder).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; SANTOS, J. R. A. . Relatório Circunstanciado para fins de Renovação de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté. 2018.

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ROSA, K. A. . Relatório circunstanciado Renovação do Reconhecimento do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado Licenciatura UNESP Campus Botucatu. 2017.

3.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. A existência da educação ambiental em escolas da região sul no município de São Paulo. 2016.

4.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Relatório circunstanciado para Renovação do Reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências / UNESP / Bauru. 2016.

5.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ARRUDA, O. S. . Relatório circunstaciado para Renovação do Reconhecimento do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da FCL de Riberão Preto / USP. 2015.

6.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Novas tecnologias e currículo: a inserção do aparelho celular como ferramenta pedagógica. 2015.

7.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ARRUDA, O. S. . Renovação do Reconhecimento do Curso de bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. 2015.

8.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Educação integral: o corpo em movimento. 2014.

9.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; DALMAS, F. . Relatório Circunstanciado para fins de Reconhecimento do curso de Ciências Biológicas (Modalidade / Habilitação / Graduação Bacharelado) das Faculdades Adamantineses Integradas - FAI. 2014.

10.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; OLIVEIRA, L. H. S. . Relatório circunstanciado sobre pedido de Renovação do Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul. 2014.

11.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; OLIVEIRA, L. H. S. . Relatório circunstanciado sobre pedido de Reconhecimento do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências do Campus de Bauru da UNESP. 2014.

12.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Alfabetização bilíngue: a aprendizagem inicial da escrita com base em dois sistemas simbólicos ortográficos distintos o japonês e o português.. 2013.

13.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Educação integral: o corpo em movimento.. 2013.

14.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Parecer Técnico do XVI ENDIPE - Encontro de Didática e Prática de Ensino. 2012.

15.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; NEIRA, M. G. . Relatório Circunstanciado para fins de Recredenciamento da Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB.. 2012.

16.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Cultura de paz e currículo: proposições e ações educativas. 2011.

17.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Parecer técnico sobre o Relatório Final do Projeto de Iniciação Cientifica de Ivana Vivian de Carvalho. A gestão de trabalhos de pesquisa e a formação como ação educativa. 2009. (Graduanda em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vitória Helena Cunha Espósito.. 2009.

18.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Estudo das motivações para o desenvolvimento da profissão docente escolar em professores de primeiro e segundo ano do ensino fundamental. 2008.

19.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Relatório técnico sobre Proposta de Criação de Curso Tecnológico em Controle Ambiental. 2007.

20.
Arantes, José Tadeu ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Ciência e Espiritualidade - do Xamã ao Prêmio Nobel, todos são filhos de Deus. 2006.

21.
Greco, Alessandro ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Célebro, a maravilhosa Máquina de se viver - Novas descobertas o tornam ainda mais fascinante. 2006.

22.
França, Martha San Juan ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Células tronco - Esses milagres merecem fé. 2006.

23.
Lucino, Ivonete ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . AIDS veja a que distância estamos da cura - acredite o melhor remédio é a informação. 2006.

24.
Adeodato, Sérgio ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Amazônia, a florensta Assassinada - falta muito pouco para matá-la de vez. 2006.

25.
Crdoso, Fátima ; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Trasgênicos são do bem, transgênicos são do mal - entenda de uma ves essa questão. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; NOFFS, N. A. . 'Um fato duas visões.'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KRASILCHIK, Myriam ; MARANDINO, Martha ; RUIZ, Miguel ; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Ana Tereza Caceres ; BITTON, Sandra Elisa . A produção social da Ciência. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KASILCHIK, Myriam ; MARANDINO, Marta ; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Ana Tereza Carceres ; BITTON, Sandra Elisa . Ciências e Educação Infantil: espaço integrador. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KASILCHIK, Myriam ; MARANDINO, Martha ; RUIZ, Miguel ; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Ana Tereza Carceres ; BITTON, Sandra Elisa . Sexualidade Humana e Educação. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Biodiversidade e o ensino de ciências. 2004. (Videoconferência).

5.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; LIMA, Helena . Ensino de redução de danos na Universidade católica: ampliandoi os paradgmas na prevenção. 2004. (Poster).

6.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; LIMA, Helena . Vunerabilidade frente ao HPV, AIDS, Hepatites e Drogas na Universidade. 2004. (Poster).

7.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KASILCHIK, Myriam ; MARANDINO, Martha ; RUIZ, Miguel ; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Ana Tereza Carceres ; BITTON, Sandra Elisa . A vida do cotidiano escolar como objeto de estudo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MAterial Didático).

8.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KASILCHIK, Myriam ; MARANDINO, Martha ; RUIZ, Miguel ; VALDERA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Ana Tereza Carceres ; BITTON, Sandra Elisa . Formação do Professor em serviço. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

9.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. A vida cotidiana escolar como objeto de estudo. 2003. (Videoconferência).

10.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Projeto de pesquisa: um ponto de partida, um plano de trabalho. 2003. (Videoconferência).

11.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Sistema de avaliação do programa. 2003. (Videoconferência).

12.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Projeto RUMO 2002. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KALSICHIK, Myriam ; MARANDINO, Martha ; RUIZ, Miguel ; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Ana Tereza Carceres ; BITTON, Sandra Elisa . Construção Social da Sexualidade Humana. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

14.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KASILCHIK, Myriam ; MARANDINO, Martha ; RUIZ, Miguel ; CALDERA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Ana Tereza Carceres ; BITTON, Sandra Elkisa . Dimenssões da educaçãoi Sexual. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

15.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KASILCHIK, Myriam ; MARANDINO, Martha ; RUIZ, Miguel ; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Anatereza Carceres ; BITTON, Sandra Elisa . Nutrição, saúde e Ensino de Ciências. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

16.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; KASILCHIK, Myriam ; MARANDINO, Martha ; RUIZ, Migule ; CALDERA, Ana Maria de Andrade ; CORTEZ, Ana Tereza Carceres ; BITTON, Sandra Elisa . Oragnismo Humano, saúde e Ensino de Ciências. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

17.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Ciência, Tecnologia e Saúde. 2002. (Teleconferência).

18.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Meio Físico e Ensino de Ciências. 2002. (Videoconferência).

19.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Produção Social da Ciência. 2002. (Videoconferência).

20.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. O ensino de ciências no Brasil. 1995. (Catálogo analítico de teses e dessirtações).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; SILVA, M. G. M.; MANDAJI, M. S.. Participação em banca de Glauco de Souza Santos. Reflexões no ensino híbrido: o papel do professor no uso da tecnologia em sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pntifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; HESSEL, A. M. G.; GARCIA, Marilene Santana dos Santos. Participação em banca de Verónica Andrea Peralta Meléndez Molina. O uso do vídeo na sala de aula invertida: uma experiência no Colégio Arbos de Santo André. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
HESSEL, A. M. G.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; Allegretti, Sonia M.de M.. Participação em banca de Daniel Filisetti Marcos da Silva. Gestão Digital do Aprendizado Pessoal. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Pntifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
HESSEL, A. M. G.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Participação em banca de Veronica Andrea Pearalta Melendez. Utilização do Flipped Classroom em sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; CARLINI, A. L.; LEITE, M. T. M.. Participação em banca de Fabricio Rodrigo Marques. As tecnologias da educação na formação inicial de professores. 2015. Dissertação (Mestrado em PEPós Graduados em Educação:Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; CARLINI, A. L.; REIGOTA, M. A. S.. Participação em banca de Tânia Lídia Ribeiro Aversi. Ambientalização Curricular em Cursos de Pedagogia de Instituições Privadas do Município de São Paulo: Desafios e Proposições.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; DUARTE, L. R.; LUNA, A. L.. Participação em banca de Nathalie Emanuelle Pigoretti Lousan. Os desafios do professor de Biologia na promoção de saúde na escola pública: metodologias ativas de aprendizagem como caminho para a superação.. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Educação nas Profissões da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; CARLINI, A. L.; LEITE, M. T. M.. Participação em banca de Fabrício Rodrigo Marques. Formação inicial para o uso de TDIC em educação: análise da experiência do curso de pedagogia da PUC /SP.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CARLINI, A. L.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; TARCIA, R. M. L.. Participação em banca de Cíntia Santos Tolosa Bianchi. Uso pedagógico do celular e o papel do supervisor da rede estadual de ensino de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em PEPós Graduados em Educação:Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; CARLINI, A. L.; REIGOTA, M. A. S.. Participação em banca de Tânia Lídia Ribeiro Aversi. Educação Ambiental na Formação Inicial do pedagogo: desafios e proposições. 2015. Dissertação (Mestrado em PEPós Graduados em Educação:Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ALMEIDA, F. A.; PLAVNIK, F. L.. Participação em banca de Luciana Canabarro. Conhecimentos e percepções do jovem estudante do ensino médio sobre a hipertensão arterial e suas consequências. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Educação nas Profissões da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; OLIVEIRA, L. M. P.; HESSEL, A. M. G.. Participação em banca de Marcio José Santos NAGY. O impacto do uso de dispositivos digitais nas escolas públicas como ferramenta de ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em PE Pós Graduados em TIDD da PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; Noffs, Neide. Participação em banca de Bárbara Cristina Oliveira de Campos. A aprendizagem baseada em problemas no processo de formação docente do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; QUELUZ, Ana Gracinda; SAUL, Ana Maria. Participação em banca de Ivete Nastri. Políticas de currículo do Governo Federal: os PCN's e as escolas públicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; SAUL, Ana Maria; PINTO, Alexandre Saul; SANTIGO, M. E.. Participação em banca de Patrícia Lima Dubeux Abensur. Uma prática didático-pedagógica com profissionais da saúde inspirada na proposta de investigação temática de Paulo Freire.. 2017. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Affonso de. Participação em banca de Karina Soledad Maldonado Molina Pagnes. O ser professor do Ensino Superior na área de Saúde. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; HESSEL, A. M. G.; CAMPOS, F. R.. Participação em banca de Cristiane Samária Gomes da Silva. Maria Arduíno: uma experiência de imersão em um curso de Pedagogia e no Movimento Maker. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PE Pós Graduados em TIDD da PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; DIAS, M. C. M.; SANCHES, E. M. B. C. C.. Participação em banca de Márcia Gomes Martins. A autoavaliação na Educação Infantil no Município de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PEPós Graduados em Educação:Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CARLINI, A. L.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Participação em banca de Maria Antonieta Giovedi. Proposta de formação continuada de professores do Ensino Fundamental I no trablho com projetos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PEPós Graduados em Educação:Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; DUARTE, L. R.; SENGER, M. H.. Participação em banca de Nathalie Emanuelle Pigoretti Lousan. Aprendizagem baseada em equipe na abordagem de temas relacionados à saúde na escola pública: limites e possibilidades. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação Educação nas Profissões da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ALMEIDA, F. A.; LANZA, L. B.. Participação em banca de Luciana Canabarro. Aprendendo com o aluno do ensino médio o que ele conhece sobre hipertensão arterial e quais as suas propostas de intervenção e educação preventiva. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação Educação nas Profissões da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; ARABA, M. A.; MENDES, M. F. V.. Participação em banca de Guilherme Gomes Skkrivan. A formação do profissional de relações internacionais em perspectiva. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; MARINO, M.; ALBUQUERQUE, H.. Participação em banca de Sandra Ethel Kropp. Projeto político pedagógico e cultura escolar: uma inter-relação necessária. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; HESSEL, A. M. G.; SILVA, S. A. I.. Participação em banca de Ana Lucia Caetano de Lima. Princípios e fatores que favorecem aprendizagem on-line em instituição do ensino superior. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
ALBUQUERQUE, H.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; MARINO, M.. Participação em banca de Estela Garcia da Silveira Rossato. O coordenador pedagógico educacional e o estudo dos resultados de avaliações de aprendizagem acadêmica.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
ALBUQUERQUE, H.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; MARINO, M.. Participação em banca de Alex Silvio de Moraoes. O coordenador pedagógico e a educação continuada em matemática: análise de algumas estratégias formativas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
ALBUQUERQUE, H.; VIEIRA, M. C.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Participação em banca de Dayane Novaes Bufeti. O projeto político pedagógico como documento para a qualificação das ações socioeducativas nos centros comunitários de assistência social.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti; Fischer, Heitor Zochio. Participação em banca de Adriano Seiji Oda.Ciências Naturais: metodologias recomendadas nso livros didáticos do Ensino Fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / FCMS.

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Participação em banca de Daniel Cadrobbi Puppo.Visitas monitoradas no Parque do Zoológico como atividade de EducaçãoAmbiental não formal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pntifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Participação em banca de Antonio Rodrigo Alexandrini.Estudo sobre condições de higiene-saúde dos alunos do ensino médio da E.E.Monteiro Lobato. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Participação em banca de Manoela Brazil Pinto.Clube ecológico Eco-Biquinha-Atividades educativas com crianças e adolescentes em áreas verdes e a mudança de valores em relação ao meio ambiente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Participação em banca de Danilo Mianti Goes.Abordagem do tema transversal orientação sexual no ensino fundamental II. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
20 anos da LDB: avanços e perspectivas para a próxima década. 2017. (Encontro).

2.
V Seminário Web Currículo.A metodologia da problematização na formação docente. 2017. (Seminário).

3.
X Encontro de Pesquisa PUCSP/ TIDD 2017. 2017. (Encontro).

4.
A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez como método de ensino: uma vivência no curso de Pedagogia da PUC/SP apresentação no Programa de Etudos Pós-Graduados em TIDD.A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez como método de ensino: uma vivência no curso de Pedagogia da PUC/SP apresentação no Programa de Etudos Pós- Graduados em TIDD. 2016. (Outra).

5.
Experiências no uso de Metodologias Ativas no Ensino/Aprendizagem.A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez como método de ensino: uma vivência no curso de Pedagogia da PUC/SP. 2016. (Encontro).

6.
IX Encontro de Pesquisa PUC/SP TIDD 2016. 2016. (Encontro).

7.
Fórum Metodologias Ativas. 2015. (Outra).

8.
IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores Contexto Aprendizado Conhecimento.A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO AVA MOODLE NAS METODOLOGIAS ATIVAS.. 2015. (Seminário).

9.
VIII Encontro de Pesquisa PUCSP/TIDD 2015. 2015. (Encontro).

10.
Abordagens Educacionais Ativas: ABP / Problematização / ABE..Abordagens Educacionais Ativas: ABP / Problematização / ABE.. 2014. (Outra).

11.
II Workshop PNE Plano Nacional de Educação Formação de Professores. 2014. (Outra).

12.
2ºCongresso Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia. Práticas Interdisciplinares em Educação, Ciências, Tecnologia. 2013. (Congresso).

13.
2º Encontro de Educação. 2013. (Encontro).

14.
V Encontro do núcleo de ensino da UNESP Campus São Paulo Instituto de Artes. 2013. (Encontro).

15.
World Congress on Education (WCE-2013). Project for Curriculum Reformation of the Course on Biological Sciences/ graduation as a Licentiate. 2013. (Congresso).

16.
XVI ENDIPE 
Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.A formação docente para o ensino das ciências naturais e da biologia a partir de diferentes abordagens educacionais.. 2012. (Encontro).

17.
Congresso Internacional PBL 2010 Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de aprendizagem / Conectando pessoas, idéias e comunidades. 2010. (Congresso).

18.
12º Simpósio de Biologia Marinha.A percepção de alunos do Ensino Fundamental II sobre conceitos da área ambiental: um estudo de caso.. 2009. (Simpósio).

19.
III Congresso Internacional de Educación. Implantación del ABP en el CCMB: informer de una experiencia educativa. 2009. (Congresso).

20.
19º Congresso e Feira de Educação do SINPEEM. Novas Tendências no Ensino de Ciências. 2008. (Congresso).

21.
IV Mostra de Pesquisa em Educação.O papel da Universidade na formação da consciência ambiental. 2006. (Outra).

22.
Encontro Nacional - O Estagio Ccurrícular nas Licenciaturas.Encontro Nacional - O Estagio Curricular nas Licenciaturas. 2005. (Encontro).

23.
I seminário Internacional de Psicologia ambiental e desenvolvimento Rural sustentável. 2005. (Seminário).

24.
A relação professor-aluno no Ensino Universitário.A relação do professor-aluno no ensino Universitário. 2003. (Outra).

25.
XI Semana da educação. 2001. (Outra).

26.
22ª reunião anual da associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa. 1999. (Outra).

27.
Seminário Novo Ensino Médio. 1999. (Seminário).

28.
A LDB e a qualidade do ensino. 1998. (Outra).

29.
II Encontro vestibular em FOCO. 1998. (Encontro).

30.
O professor mediador na construção de uma aprendizagem significativa. 1998. (Encontro).

31.
O Stress nos professores. 1998. (Congresso).

32.
Os desafios da educação para um novo século. 1996. (Congresso).

33.
Distúrbios da aprendizagem -Psicomotricidade. 1995. (Outra).

34.
I simpósio sobre desenvolvimento e apredizagem infantil. 1994. (Simpósio).

35.
Piaget 10 anos depois. 1994. (Simpósio).

36.
I encontro Latino Americano Re-creação na Educação - ELARTE. 1991. (Encontro).

37.
I congresso Estadual Paulista sobre formação de Educadores rumo ao século XXI. 1990. (Congresso).

38.
Indicando a qualidade de ensino no 3º grau, a partir de uma visão interdisciplina. 1990. (Simpósio).

39.
I Jornades de formación al voltant de repensar I'educació des dels projectes de treball. 1988. (Outra).

40.
Palestra Sala de Aula como grupo?. 1987. (Outra).

41.
1º seminário Nacional de Currículo. 1985. (Seminário).

42.
Educação sexual - um debate aberto. 1983. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Oficina Pedagógica para professores da Rede Municipal de Esino do município de Itaquaquecetuba. 2006. (Outro).

2.
MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti. Encontros culturais de outubro. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Paulo Henrique Bizzarro. Estudo das metodologias ativas desenvolvidas por docentes dos cursos de graduação da PUC/ SP Campus Monte Alegre (Fase 1).. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Lucia Caetano de Lima. Princípios e fatores que favorecem aprendizagem on-line em instituição do ensino superior. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

2.
Sandra Ethel Kropp. Projeto político pedagógico e cultura escolar: uma inter-relação necessária. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

3.
Dayane Novaes Bufeti. O projeto político pedagógico na qualificação das ações socioeducativas.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

4.
Sandra Ethel Kropp. O projeto político pedagógico e a cultura escolar: correlações e desenvolvimento.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aila da Silva Salinas. Um estudo sobre as contribuições das figuras, imagens e desenhos no ensino de ciências naturais no ensino fundamental II.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - PUC / SP / Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

2.
Anderson Teixeira Tsukada. Estudo dos critérios de seleção para a escolha do livro didático do ensino de Ciências Naturais segundo o PNLD 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - PUC / SP / Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

3.
Bruna Daniely Silvério. O desenvolvimento de hábitos de higiene na educação infantil no Centro Municipal de Ed. Inf. do Município de São Roque. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - PUC / SP / Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

4.
Denise Aleixo de Castro. Estudo para a criação de um Parque Educativo na área de Educação Ambiental no município de Iperó / SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - PUC / SP / Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

5.
Nataliane Isabela Oliveira Martins. As contribuições do espaço não formal de educação Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros para a divulgação da Educação Ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - PUC / SP / Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

6.
Ana Carolina Machado Silva. O ingresso dos alunos do Programa FOCO Vestibular no Ensino Superior:suas dificuldades e perspectivas um estudo de caso.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pntifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

7.
Milena Rodrigues de Camargo. A construção do saber discente do Ensino Médio na área da sexualidade: uma proposta de projeto de intervenção.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

8.
Daniele Janina Moreno. A formação de professores no curso Ciências Biológicas das Universidades no Município de Sorocaba: esudo de caso.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

9.
Juliana Rainha Rolim. A importância do Tema Transversal Saúde ser trabalho pela Educação,. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

10.
Ana Carolina Martins Monterio. Alimentação saudável: concepções dos alunos do Ensino Fundamental I de uma escola estadual no município de Sorocaba.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

11.
Ana Carolina Curtolo Albach. Avaliação da implementação de projetos do Programa de Educação para a Sustentabilidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pntifícia Universidade Católica de São Paulo, Pntifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

12.
Tiago Petri. A educação Ambiental na formação de professores para a Educação Básica: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

13.
Andreia Cristina de Pontes. Estudo das percepções dos alunos do Ensino Médio sobre o ensino de Biologia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

Iniciação científica
1.
Marina Moretzohn Portella da Costa. A formação docente a partir da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: análise de experiência.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

2.
Marina Moretzohn Portella da Costa. A formação docente a partir da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: análise de experiência. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

3.
MARIA PRISCYLA CAVALCANTE DE MORAIS. A formação docente para o Ensino de Ciências Naturais e de Biologia a partir de diferentes abordagens educacionais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC / SP / PIBIC - CEPE. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

4.
Maria Priscyla Cavalcante de Morais. A formação docente para o ensino das Ciências Naturais e da Biologia a partir de diferentes abordagens educacionais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

5.
Laura Helena Medeiros Assed. O papel formativo das Ciências Naturais no Ensino Fundamental I na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de Ciências Naturais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

6.
Ana Carolina Curtolo Albach. Programa de educação para a sustentabilidade (PES) Comunidade Vila Zacarias,Sorocaba-SP.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Pontificia Universidade Católica /SP CCMB/Sorocaba, Pntifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

Orientações de outra natureza
1.
Isabela Maria Alves dos santos. Programa Institucional de Iniciação à Docência. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

2.
Nathalie Cristine Sales de Souza. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

3.
Juliana Freire Alberti. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/PUCSP. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

4.
Ana Carolina Machado da Silva. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/PUCSP. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

5.
Leila dos Santos. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/PUCSP. 2010. Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

6.
Amanda Dantas Borges. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/PUCSP. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

7.
Rejane Fernandes dos Santos. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID / PUCSP. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

8.
Beatriz Fernanda Oliveira Albuquerque. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

9.
Jessica Regina Nitsche. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

10.
Jurema Ferreira dos Santos. Programa Institucinal de Bolsa de Iniciação à Docência. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

11.
Ananda Leonel Rosati. Programa Institucional de IBolsa de Iniciação à Docência. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.

12.
Marina Lanner de Moura. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/PUCSP. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Otilia José Montessanti Mathias.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MATHIAS, M. O. J. M.; MATHIAS, Maria Otilia José Montessanti . Abordagens educacionais ativas no ensino das Ciências Naturais e Biologia. In: Marta Scarpato. (Org.). Abordagens educacionais ativas no ensino das Ciências Naturais e Biologia. 2ªed.São Paulo: AVERCAMP Editora, 2013, v. , p. 109-126.



Outras informações relevantes


Em 2010 fiz concurso para professora substituta na UNIFESP / Campos de Guarulhos sendo docente até 12 / 2011. 
No período de agosto de 2005 a dezembro de 2013 fui coordenadora da área de Biologia do Programa FOCO Vestibular vinculado a Pró Reitoria Comunitária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 
No período de agosto 2010 a dezembro de 2013 fui coordenadora da área de Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desenvolvido em duas escolas estaduais no município de Sorocaba. Esse programa foi subsidiado pela CAPES.
No ano de 2104 continuei como coordenadora da área de Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo a ser desenvolvido em uma escola estadual no município de Sorocaba. Esse programa foi subsidiado pela CAPES.
Em 10 de outubro de 2013 fui nomeada para participar do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Em fevereiro de 2014 ingressei como membro da Comissão Didática do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Em março de 2015 assumi a coordenação pedagógica do Curso de Especialização Formação Docente: ensino superior / COGEAE da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo até o momento.
Em agosto de 2017 assumi a chefia do Departamento de Educação: formação docente, gestão e tecnologias da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Em agosto de 2017 assumi como representante titular dos cursos de Educação Continuada na Pró- Reitoria de Educação Continuada da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:18:21