Amanda Tavares Naves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3970040644351060
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Educação em Ciências e Matemática pela mesma Universidade. Atualmente é professora no Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama. Atua na área de química para Cursos de Educação Profissional Integrados ao Ensino Médio, Ensino de Ciências, com pesquisas orientadas pela abordagem Sócio-Histórica que enfatizam ensino e aprendizagem, formação entre pares, elaboração conceitual e protagonismo estudantil. Também tem experiência na área de Ensino de Ciências para Pessoas com Necessidades Especiais e Ensino de Ciências na Educação do Campo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Tavares Naves
Nome em citações bibliográficas
NAVES, A. T.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná.
Rodovia PR-323 - de 5701/5702 ao fim
Parque Industrial
87507014 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200
URL da Homepage: umuarama.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: FORMAÇÃO ENTRE PARES NA UNIVERSIDADE: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS COM VISTAS À APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UM GRUPO DE ESTUDOS,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Agustina Rosa Echeverria.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Elaboração Conceitual; Grupo de Estudos; Interações Discursivas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Química Licenciatura.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Conceitos Bakhtinianos e a Pesquisa em Educação. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2010 - 2010
Abordagem histórico-cultural de Vygotsky e seus c. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A Educação Popular na Luta dos Movimentos Sociais. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
Planejamento passo a passo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Biotecnologia Enzimática. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Oficinas Pedagógicas. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminários em Química. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Show de Química. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Projeto Ciranda. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.
2002 - 2002
Análise Química dos solos. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.
2002 - 2002
Relações Interpessoais. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.
2002 - 2002
Tratamento de águas de piscina. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de área, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação da Licenciatura em Química e do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionando as Disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Química e Estágio Curricular Supervisionado


Casa da Juventude Pe. Burnier, CAJU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante da equipe pedagógica do Projeto Pré-Universitário e Cidadania


Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, CEPAE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Colégio Gonçalves Ledo, CGL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio


Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Produtor de Material Didático
Outras informações
Produtor de Material Didático para curso de Pós Graduação Latu Senso em Metodologia do Ensino Superior


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Contribuições curriculares em rede para o proeja: elaboração e implementação de uma proposta didático-pedagógica envolvendo temas vivenciais
Descrição: O presente projeto de pesquisa será desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências NEPEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG Câmpus Inhumas em colaboração com o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências NUPEC do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, professores do IFG Câmpus Luziânia e professores do IFG Câmpus Anápolis . O foco de análise está relacionado com duas áreas temáticas da pesquisa educacional: currículo e formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos.Os objetivos deste projetos são: 1) Propor orientações curriculares para o público da EJA, a partir da elaboração, implementação e análise de propostas didático-pedagógicas envolvendo temas vivenciais realizadas em núcleos de pesquisa e estudos, contribuindo também na formação inicial e continuada de professores; 2) Estruturar uma rede de pesquisa entre alguns câmpus do IFG e a UFG; 3) Promover a participação efetiva de professores do PROEJA na elaboração curricular dos cursos e analisar essa participação a fim de discutir os fatores internos e externos que configuram a seleção e organização dos conteúdos escolares em função da identidade própria desse público, dentre outros...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE QUÍMICA DO ESTADO DE GOIÁS DENTRO DE UM PROGRAMA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE SUA CONSTRUÇÃO
Descrição: O projeto foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências NUPEC do IQ/UFG e do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - MECM da mesma instituição e localiza-se na intersecção de duas áreas temáticas da pesquisa educacional: currículo e formação de professores. A pesquisa teve como foco de estudo a interação de diferentes segmentos da ação educativa, especificamente:gestores públicos, pesquisadores e professores de ciências e matemática da educação básica, na elaboração, debate e re-elaboração da proposta curricular de Química para o Ensino Médio do Estado de Goiás no contexto de um programa de ressignificação dessa etapa de ensino. Os dados foram construídos a partir das transcrições de reuniões ocorridas nos anos de 2009 e 2010. Foi promovida a aproximação entre gestores públicos, pesquisadores e professores da educação básica nas discussões curriculares poderá significar um trabalho articulado de produção curricular que resulte na melhoria do ensino e da aprendizagem de ciências e na participação efetiva dos professores nesse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Amanda Tavares Naves - Integrante / Agustina Echerrìa Rosa - Coordenador / Lorenna Silva Oliveira Costa - Integrante / Ramon Marcelino Ribeiro Júnior - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação em Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
DIAS, A. A. ; ROSA, A. E. ; NAVES, A. T. . A dimensão afetiva num grupo de estudos entre alu-nos do Instituto de Química da UFG ? BRASIL. In: Pedro Membiela, Natalia Casado y Mª Isabel Cebreiros. (Org.). Presente y futuro de la docencia universitaria. 1ed.Vingo: Educacion Editora, 2015, v. 1, p. 483-493.

2.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. . Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos nas Relações entre Pares: Uma discussão à Luz da abordagem Sócio-Histórica. In: Agustina Rosa Echeverria, Karla Ferreira Dias Cassiano e Lorenna Silva de Oliveira Costa. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: Repensando Currículo, Aprendizagem, Formação de Professores e Políticas Públicas. 1ªed.Ijuí: Unijuí, 2014, v. 1, p. 11-247.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, L.S.O. ; ROSA, A. E. ; NAVES, A. T. . A Educação Ambiental e a Formação de professores: consideração dos espaços pedagógicos no direcionamento da prática educativa.. In: XVII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2014, Ouro Preto, MG. XVII Encontro Nacional do Ensino de Química. Ouro Preto, MG, 2014. v. 1. p. 1-12.

2.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. . Formação entre pares na universidade: análise das interações discursivas e sua relação com a aprendizagem de conceitos químicos em um grupo de estudos. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012, Salvador. XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012.

3.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. ; COSTA, L.S.O. . INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM UM GRUPO DE ESTUDOS ENTRE ALUNOS INGRESSANTES E VETERANOS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFG: AMPLIANDO AS POTENCIALIDADES FOMARTIVAS DA UNIVERSIDADE. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS / I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS, 2011, Campinas. ATAS DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS / I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS, 2011.

4.
BENITE, A. M. C. ; NAVES, A. T. ; LEMOS, L. ; FRIEDRICH, M. ; PROCOPIO, M. . Formação de Professores de Ciências em Educação Especial em um ambiente de rede de colaboração. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2009, São Carlos. Livro de Programas e de Resumos. São Carlos: Cubo Multimidia, 2008. v. 01.

5.
NAVES, A. T.; LEMOS, L. ; BENITE, A. M. C. . PARCERIA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM QUESTÃO.. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, A. A. ; NAVES, A. T. ; ROSA, A. E. . Grupo de estudos entre alunos ingressantes (calouros) e veteranos do instituto de química da UFG: análise do processo de reformulação. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012, Salvador. XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012.

2.
SUAREZ, J. M. ; NAVES, A. T. ; ROSA, A. E. . A Questão da Autoridade nos Processos Formativos: Considerações a Respeito de um Grupo de Estudos entre Calouros e Veteranos do Instituto de Química da UFG.. In: 34ª Reunião Anual da SBQ - Química para um mundo melhor, 2011, Florianópolis. 34ª Reunião Anual da SBQ - Química para um mundo melhor, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
NAVES, A. T.. Ensino de Química a partir da agroecologia como forma de desenvolvimento das funções psicológicas superiores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, L.S.O. ; FARIA, H. C. ; OLIVEIRA, J. S. ; ROSA, A. E. ; NAVES, A. T. . A Educação Ambiental e a Formação de Professores: Considerações dos espaços Pedagógicos no direcionamento das Práticas Educativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NAVES, A. T.. Neoliberalismo e Lutas na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. ; SUAREZ, J. M. . A Questão da Autoridade nos Processos Formativos: Considerações a Respeito de um Grupo de Estudos entre Calouros e Veteranos do Instituto de Química da UFG.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. . GRUPO DE ESTUDOS ENTRE ALUNOS INGRESSANTES E VETERANOS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFG: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL GRUPO DE ESTUDOS ENTRE ALUNOS INGRESSANTES E VETERANOS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFG: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. ; COSTA, L.S.O. . INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM UM GRUPO DE ESTUDOS ENTRE ALUNOS INGRESSANTES E VETERANOS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFG: AMPLIANDO AS POTENCIALIDADES FOMARTIVAS DA UNIVERSIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. . Grupo de estudos entre alunos ingressantes (calouros) e veteranos no Instituto de Química da UFG: Análise dos processos de elaboração conceitual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NAVES, A. T.; MATIAS, A. E. B. ; BENITE, A. M. C. . Formação de Professores de Ciências na Perspectiva da Educação Inclusiva: Em Foco as Políticas Públicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BAZILIO, H. O. ; NAVES, A. T. ; SOARES, M. H. F. B. . Como os alunos entendem o conceito de densiadade - Parte II. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BAZILIO, H. O. ; NAVES, A. T. ; SOARES, M. H. F. B. . Uma Prosposta Lúdica Para Ensinar o Conceito de Densidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
NAVES, A. T.; BAZILIO, H. O. ; SOARES, M. H. F. B. . Ensino de Química e a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS): algumas reflexões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
NAVES, A. T.; BAZILIO, H. O. ; ROSA, A. E. . Qual a importância que a escola tem na vida dos adolescentes?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BAZILIO, H. O. ; NAVES, A. T. ; SOARES, M. H. F. B. . Como os alunos de graduação entendem o conceito de densidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUSA, R. M. ; VARELLA, M. C. ; NAVES, A. T. . ANÁLISE DOCUMENTAL DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PARECER n. 193/2010 PELO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAGUÁ ? NRE/SEED/PR. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. ; COSTA, L.S.O. ; RIBEIRO JUNIOR, R. M. . Ensino de Química no Ensino Médio em Goiás: discutindo uma proposta curricular elaborada pelo NUPEC-UFG. 201. 2011. (Curso de Curta Duração).

2.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. ; COSTA, L.S.O. . A Contribuição da Teoria Sócio-histórica de Lev Vigotski para o Ensino de Química e para a Pesquisa no Ensino de Química.. 2010. (Curso de Curta Duração).

3.
NAVES, A. T.; ROSA, A. E. ; COSTA, L.S.O. . A Contribuição da Teoria Sócio-histórica de Lev Vigotski para o Ensino de Química e para a Pesquisa no Ensino de Química.. 2010. (Curso de Curta Duração).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NAVES, A. T.. Participação em banca de Paulo Henrique Reis Silva.Educação E Diversidade: Educação Escolar em um Perspectiva Democrática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goias.

2.
NAVES, A. T.. Participação em banca de SAYONARA DE FRANÇA CASTRO.AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goias.

3.
NAVES, A. T.; OLIVEIRA, A. S.. Participação em banca de Eryka Antunes de Oliveira.A Compostagem como Recurso de Aproveitamento de Resíduos Orgânicos e a Possibilidade de Educação Ammbiental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Centro Universitário de Goiás.

4.
NAVES, A. T.; OLIVEIRA, A. S.. Participação em banca de Adriele Nascimento da Silva.Avaliação dos Erros de Amostragem das Amostras de Leite Cru. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Centro Universitário de Goiás.

5.
NAVES, A. T.; OLIVEIRA, A. S.. Participação em banca de Edimária Alves Bastos.A invasão domiciliar por caramujos africanos - Achatina Fulica Boldich - no setor Parque Industrial João Braz, Goiânia e os Desconfortos causados à população desse bairro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Goiás.

6.
NAVES, A. T.; OLIVEIRA, A. S.. Participação em banca de Luciana de Souza Tavares.Os hábitos de Alimentação Orgânica na Cidade de Goiânia através da Perspectiva de Produtores e Consumidores da Cidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Goiás.

7.
NAVES, A. T.. Participação em banca de Rômulo Álvares de Silveira.A Educação Ambiental como Alternativa Minimizadora do Consumo de Plástico no Processo de Degradação Ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Goiás.

8.
NAVES, A. T.. Participação em banca de Alice Costa Cardoso.Os Agrodefensivos utilizados na Produção de Tomates por Trabalhadores da Agricultura na Região de Goianápolis: Convívio, Perspectivas e Possibilidades de Influência na Saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Centro Universitário de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NAVES, A. T.; SILVA, E. R. L.; SILVA, A. L.. Concurso público para o Cargo de Professor IFPR. 2014. Instituto Federal do Paraná.

2.
NAVES, A. T.; SILVA, L. K.; TEHRAAG, M. M.. Concurso Público para o cargo de Técnico de Laboratório de Química. 2014. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso de Sustentabilidade do Noroeste do Paraná. Ensino de Química a partir da Agroecologia como forma de desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores. 2017. (Congresso).

2.
II Simpósio Nacional Marxismo Libertário. 2012. (Simpósio).

3.
34ª Reunião Anual da SBQ. A questão da Autoridade nos Processos Formativos: Considerações a respeito de um Grupo de Estudos entre Calouros e Veteranos do Instituto de Química da UFG. 2011. (Congresso).

4.
63ª Reunião Anual da SBPC. Grupo de Estudos entre alunos ingressantes e veteranos do Instituto de Química da UFG: Análise dos Processos de Elaboração Conceitual. 2011. (Congresso).

5.
IV Seminário de Integração e Socialização de Projetos de Dissertação. 2011. (Seminário).

6.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM UM GRUPO DE ESTUDOS ENTRE ALUNOS INGRESSANTES E VETERANOS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFG: AMPLIANDO AS POTENCIALIDADES FOMARTIVAS DA UNIVERSIDADE. 2011. (Encontro).

7.
Jornada Acadêmica do IFG- Inhumas.Incluir: Quem? Onde? E Para quê? Em foco as pessoas em situação de deficiência. 2009. (Outra).

8.
Jornada Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolologia de Goíaso.Incluir: Quem? Onde? e Para Quê? Em foco as pessoas em Situação de Deficiência. 2009. (Outra).

9.
IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG. Formação de Professores de Ciência na Perspectiva da Educação Inclusiva: Em foco as Políticas Públicas. 2007. (Congresso).

10.
1º Congresso de Goiânia Sobre o Césio 137. 2006. (Congresso).

11.
XIII Encontro Nacional de Ensino de Química-ENEQ.Ensino de Química e a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS): algumas reflexões. 2006. (Encontro).

12.
XIII Semana da Química. 2006. (Outra).

13.
XLIV Congresso Brasileiro de Química CBQ-Química e Humanismo. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NAVES, A. T.. II Seminário de Grupos de Pesquisa em Educação do Campo da Região Sul. 2017. (Congresso).

2.
NAVES, A. T.; FIDELIS, L. ; BATISTA, A. . II Seminário de Grupos de Pesquisa em Educação do Campo da Região Sul,. 2017. (Outro).

3.
NAVES, A. T.. IV Seminário de Integração e Socialização de Projetos de Dissertação. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Géssica Santos. HORTA AGROECOLÓGICA COMUNITÁRIA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E AMBIENTAL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Izabella Cintra Alencar e Leidiane Pereira Magalhães. A Inclusão Escolar da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais: Discussão sobre as Possibilidades Formativas dos Sujeitos Envolvidos no Processo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Orientador: Amanda Tavares Naves.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NAVES, A. T.. Ensino de Química a partir da agroecologia como forma de desenvolvimento das funções psicológicas superiores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Participante de projetos de iniciação científica na área de educação em química no período de 03/2005 a 11/2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 24:50:51