Maria Paula Barcellos de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5161313775295683
  • Última atualização do currículo em 18/04/2017


Possui mestrado em Educação Escolar graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas USP/SP (1986). Atualmente é professora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Tem experiência como docente na área de Administração de Marketing, coordenação de Jogos de Empresas e orientação e bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Desde março de 2012, atua como Pró-Reitora de Extensão e Cultura do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Paula Barcellos de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO;M. P. B.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.
Av Prof Roberto Frade Monte
Aeroporto
14780000 - Barretos, SP - Brasil
Telefone: (17) 33216411


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Programa de Mestrado em Educação.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Título: A inserção da pesquisa acadêmica no currículo de graduação em administração,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Iniciação Cientifica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Pesquisa CIentifica na Graduação.
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2002
Especialização em Programa de Mestrado Em Administração Não Recomend. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
1997 - 1999
Especialização em Gestão Estratégica. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: Plano Estratégico para Instituições de Ensino superior.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Didática do Ensino Superior.
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB, Brasil. Ano de finalização: 2003.
1982 - 1986
Graduação em Filosofia.
Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas Usp Sp, FFLCH, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

2/2001 - Atual
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
Estudo de Mercado
Comunicação de Marketing
Marketing de varejo

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 16

Atividades

03/2012 - Atual
Direção e administração, REITORIA, .

Cargo ou função
2/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Administração, Faculdade de Administração.

Atividade realizada
Coordenação dos Trabalhos de Iniciação Científica.
8/1996 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Decissões de Vendas 1 e 2
Marketing 1,2,3 e 4
03/2008 - 03/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração, .

Cargo ou função
Representante do curso de Administração no Conselho Superior de Curso da FUFEB.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Marketing/Especialidade: Pesquisa de Mercado.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Marketing/Especialidade: Comunicação de Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Marketing/Especialidade: Gerência de Marcas e Produtos.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Marketing/Especialidade: Marketing Social.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Marketing/Especialidade: Estratégias de Marketing.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Marketing/Especialidade: Marketing de Varejo.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1998
IV Prêmio de Marketing Dr Nilo Marciano de Oliveira - Atendimento ao Usuário, Confederação Nacional das Unimeds do braisl.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO; OLIVA, Flávio A. ; GUIULIANI, Antonio C. ; PIZZINATO, Nádia K . O Plano de Negocio. In: Farah, O. E.; CAVALCANTI, M.; CALIL, J.F.; TAMASHIRO, H.R.S.; CORREA, D.. (Org.). Empreendedorismo Estratégico. Itu: Ottoni Editora, 2005, v. 1, p. 29-43.

2.
FARAH, Osvaldo E. ; CAVALCANTI, M. ; COLENCI Jr., Alfredo ; CARVALHO . O Empreendedor. In: FARAH, O.E.; CAVALCANTI, M.; CALIL, J.F.; TAMASHIRO, H.R.S.; CORREA, D.A.. (Org.). Empreendedorismo Estratégico. Itu: Ottoni Editora, 2005, v. 01, p. 17-28.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARVALHO. Marketing na Sala de Aula. O Diário.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO; RODRIGUES, ÃNGELA M. ; BRAGA, Leda M . Pesquisa na Graduação: um estudo de caso no curso de moda. In: II Coloquio de Moda, 2006, Salvador. II Coloquio de Moda, 2006.

2.
CARVALHO. Atitudes do Consumidor em Relação às Mensagens Publicitárias: um Estudo Experimental. In: Encontro de Marketing da ANPAD (EMA), 2004, Porto Alegre -RS. I Encontro De MArkeitng da ANPAD, 2004. v. 01.

3.
CARVALHO. Marketing de Causa relacionada: Uma estratégia Sócio Responsável. In: IV Encontro de Pesquisadores em Adminstração, 2003, Franca. Marketing de Causa relacionada: Uma estratégia Sócio Responsável, 2003.

4.
CARVALHO. Estratégias de Negócios - O Contexto Virtual no Brasil. In: 1 Seminário Regional de Pesquisa em Adminstração - Novos Rumos em Adminstração, 2000, Ribeirão Preto. Estratégias de Negócios - O Contexto Virtual no Brasil, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO; FERNANDES, Maria Cristina S. G . A pesquisa acadêmica na graduação:o processo de orientação sob o olhar dos professores. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara. IV EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação, 2009.

2.
CARVALHO; MOURA, L. H. V. . O Uso do E mail como ferramenta de marketing. In: 3 CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Cientifica, 2003, São Paulo. O Uso do E mail como ferramenta de marketing, 2003.

3.
CARVALHO; NARDIM, D. S. . Perfil Sócio Econômico dos alunos da FUFEB. In: 3 CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Cientifica, 2003, São Paulo. Perfil Sócio Econômico dos alunos da FUFEB, 2003.

4.
CARVALHO; REZENDE, J. B. . As Filosofias de Marketing adotadas pelas pequenas e médias empresas. In: 3 CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Cientifica, 2003, São Paulo. As Filosofias de Marketing adotadas pelas pequenas e médias empresas, 2003.

5.
CARVALHO; CURY, J. C. ; SOUZA, R. S. S. ; FONTES, R. R. . Competitividade no varejo de supermercados: testando uma ferramenta de diagnóstico de imagem. In: 3 CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Cientifica, 2003, São Paulo. Competitividade no varejo de supermercados: testando uma ferramenta de diagnóstico de imagem, 2003.

6.
CARVALHO; MARQUES, L. C. . Produtos Texteis Brasileiros: Respostas ecologicamente corretas. In: 3 CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Cientifica, 2003, São Paulo. Produtos Texteis Brasileiros: Respostas ecologicamente corretas, 2003.

7.
CARVALHO. Marketing e Responsabilidade Social: O Estado da Questão. In: 3o. Simpósio de Produção Científica -, 2002, Ribeirão Preto, 2002.

8.
CARVALHO. Comércio Virtual: Estratégias de Marketing. In: 1o. Simpósio de Produção Científica do Centro Universitário Moura Lacerda, 2000, Ribeirão PReto. Comércio Virtual: Estratégias de Marketing, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO; FERNANDES, Maria Cristina S. G . Pesquisa na graduação: o olhar dos professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO; FERNANDES, Maria Cristina S. G . Graduação em Administração: Notas sobre sua implantação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARVALHO. Pesquisa de intenção de compra de terrenos em Barretos. 2015.

Trabalhos técnicos
Demais trabalhos
1.
CARVALHO. Avaliação do setor supermercadista de Barretos: a opinião dos consumidores. 2004 (Pesquisa de Mercado) .

2.
CARVALHO. Avaliação do Governo Lula em Barretos. 2003 (Pesquisa de Marketing) .

3.
CARVALHO. Satisfação dos Consumidores com Planos de Saúde. 2000 (Pesquisa de Mercado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO; BERTONI, D.; RODRIGUES, A. M.. Participação em banca de Karina Lanciotti.Kitsch: transgressão no campo estético da moda. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
CARVALHO; BERTONI, D.; RODRIGUES, A. M.. Participação em banca de Solange A. Pugliesi.A Influência de Paco Rabanne na criação de uma moda alternativa em acessórios. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Marketing da ANPAD.Encontro de MArkeitng da ANPAD. 2004. (Encontro).

2.
Ciclo de Palestras em Administração.Palestra: Marketing e Responsabilidade Social. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO. I Coloquio de Moda. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Laura Munhoz. Comportamento COmpra de adolescentes: motivações na compra de vestuario. Início: 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

2.
Ana Paula Della Motta. Estratégias de MArketing:uma analise das estratégia das lojas de departamento. Início: 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ana Flavia Correa/ Daisa Fernanda. Mercado da 3a. Idade: estratégias bancárias. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. (Orientador).

2.
Joice Bonfim. Marketing Social: Motivação dos Funcionários e o Marketing Social no Varejo. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Cunha. Extensão de Marca; o setor de vestuario no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

2.
PAtricia Pieri. Posicionamento de Marca: um estudo das griffes de vestuario. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

3.
Camila Gobbo. Comportamento de compra de vestuário: um estudo no comercio eletronico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

4.
Denise Nardim. Comportamento do Consumidor: Percepções do consumidor consciente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

5.
Marina de Castro. Sistema de Informações de Marketing: Estudo de Caso de uma pequena Indústria Calçadista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

6.
Graciela Alves. Estratégias de Exportação: |COncsórcios de moda praia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

7.
ANa PAula Nogueira. Estratégias de Negocios: as influencias macro ambientais no mercado do jeans. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

8.
Lygia de Castro Marques. Produtos Texteis: Respostas Ecologicamente Corretas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

9.
Fernanda Moreira aneas Hentz. Marketing de Varejo de Moda: Estratégias para um posicionamento competitivo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

10.
Juliana Cunha. Marketing Social: Estratégias no mercado da moda. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

11.
Camila Morgana. Posicionamento de Marca: um estudo do mercado do jeans. 2002. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.

12.
Denise Silva Ferrini. Estratégia de Marketing: o luxo como opção da pequena indústria calçadista. 2002. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Maria Paula Barcellos de Carvalho.



Outras informações relevantes


Diretora da Empresa INDATA - PESQUISAS MERCADOLÓGICAS

Facilitadora de Jogos de Empresas no curso de Graduação em Administração da FUFEB

Membro de colegiados: Conselho de Curso e Conselho Universitário



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 7:59:04