Katerina Lukasova

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7551030326740647
  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Formou se em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), possui mestrado em Distúrbios de Desenvolvimento pela mesma instituição (2007) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de psicologia cognitiva e neuropsicologia atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, distúrbios de aprendizagem, instrumentos e jogos digitais para educação regular e inclusiva. Tem conhecimento de técnicas de registro de movimento ocular (Eye tracking) e Ressonância Magnética funcional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katerina Lukasova
Nome em citações bibliográficas
LUKASOVA, K.;Lukasova, Katerina;Lukasova K


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Ciências.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.
Título: Movimento ocular em crianças e adultos: Estudo comparativo com uso integrado de RMf e Eye tracking, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Edson Amaro Junior.
Coorientador: Prof. Dr João Ricardo Sato.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Disturbios do desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: ALTERAÇÕES FONOLÓGICAS E MOTORAS NA DISLEXIA DE DESENVOLVIMENTO,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: prof. Dr. Elizeu Coutinho de Macedo.
Bolsista do(a): Mackpesquisa, MACKPESQUISA, Brasil.
Palavras-chave: dislexia; movimento ocular; Leitura; Consciência Fonológica.
2000 - 2004
Graduação em Psicologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Bolsista do(a): Mackpesquisa, MACKPESQUISA, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2010 - 2010
Brain Basis of Neurodevelopmental Disorders. (Carga horária: 3h).
INTERNATIONAL SOCIETY NEUROPSYCHOLOGICAL, INP, Estados Unidos.
2009 - 2009
Dense Array EEG Methods for Cognitive Neuroscience. (Carga horária: 32h).
Electrical Geodesics, Inc, EGI, Estados Unidos.
2004 - 2005
Extensão universitária em Iniciação científica. (Carga horária: 20h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2002 - 2002
disturbios de linguagem.
Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, SBNP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .


Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40

Atividades

2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão, .


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio académico, Carga horária: 4

Atividades

1/2005 - 2/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Psicologia, .


Faculdade de Medicina, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio académico, Carga horária: 60



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação neuropsicológica

Objetivo: Desenvolvimento de procedimentos para avaliação neuropsicologica em crianças e adultos sadios e de quadros como: dislexia, distúrbios de aprendizagem, surdez e transtorno do deficit de atencao e hiperatividade..
2.
Neurociências e desenvolvimento sócio-cognitivo.

Objetivo: Avaliar as funções cognitivas e seu desenvolvimento em crianças, com ênfase na leitura e escrita, linguagem e memória. Desenvolver testes para avaliação neuropsicológica. Desenvolver jogos computadorizados para educação e intervenção neuropsicológica..
3.
Desenvolvimento e adaptação de jogos digitais para o contexto educacional

Objetivo: Desenvolver, adaptar e testar jogos que possam ser usados no contexto escolar como ferramentas de ensino..
Palavras-chave: jogos; alfabetização; ferramentas de ensino.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Uso de jogo digital na sala de aula
Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar as condições de uso de jogo digital pelo professor como ferramenta de ensino. Buscamos avaliar o conhecimento do professor sobre as ferramentas digitais, o objetivo de seu uso, facilidade e dificuldade com a inclusão do jogo no programa pedagógico e a atitude frente a isso da escola, alunos e os país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Camilo Ernesto Subenko Olalla - Integrante.
Financiador(es): Universidade Cruzeiro do Sul - Bolsa.
2011 - Atual
Desenvolvimento e validação dos jogos digitais na educação
Descrição: No mundo moderno o jogo digital faz parte do cotidiano das crianças e como tal pode ser explorado como uma ferramenta de ensino. O objetivo do presente projeto é desenvolver jogos digitais que servirão como ferramentas de ensino em educação regular e para intervenção clínica em distúrbios de desenvolvimento. Além de desenvolver o jogo, procuramos averiguar sua eficiência no treino, manutenção e transferencia da habilidade treinada para o dia-dia. Faz se necessário, averiguar de que a habilidade treinada aumenta a funcionalidade do sujeito. Produto em 2013 Jogo Pocoloto para treino de memória fonológica e leitura. Em 2013 o projeto ganhou colaboradores na Italia (Silvia Benavides - Universidade Padova) e Cuba (Nancy Estevez - CNeuro). Adaptação e tradução do Pocoloto para Italiano, aplicação em criancas do ensino fundamental na Italia para cross-cultural study. Inclusão de jogo Number Race no projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Vaz, Ivanilde Aparecida - Integrante / Camilo Ernesto Subenko Olalla - Integrante / Ogata Marcelo - Integrante / Vinicius Silva Magrini - Integrante / Silvia Benavides - Integrante / Nancy Estevez - Integrante / Joana Bisol Balardin - Integrante.
Financiador(es): Universidade Cruzeiro do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2009 - Atual
Uso integrado de movimento ocular e ressonância magnética funcional nos estudos da cognição
Descrição: Este projeto tem por objetivo entender os mecanismos cogntivos e funcionais na aprendizagem em crianças e adultos sadios. Buscam se padrões de ativação neural e de movimento ocular que caracterizam aprendizagem implícita em tarefas de movimento ocular sacadico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Mariana Nucci da Silva - Integrante / AMARO, EDSON - Integrante.
Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2012
Desenvolvimento e validação dos testes neuropsicológicos
Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver e validar instrumentos neuropsicológicos para avaliação cognitiva em crianças, adolescentes e adultos. Iniciou-se com adaptação e validação da Tarefa Brown-Petterson, voltada para a avaliação da memória de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Ivanilde Aparecida Vaz - Integrante.
Financiador(es): Universidade Cruzeiro do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2006 - 2010
Padrão de busca visual e critérios diagnósticos: Autismo, Síndrome de Rett e Dislexia
Descrição: O presente projeto apresenta uma linha de pesquisa de avaliação e intervenção a partir da do padrão perceptual e direção do olhar em três grupos importantes dos distúrbios do desenvolvimento: Autismo, Síndrome de Rett e Dislexia. Ele se caracteriza como um esforço integrado de pesquisadores com formação distinta, integrando as seguintes disciplinas: neurologia, psiquiatria, psicologia e educação. Com isto, objetiva criar procedimentos originais para auxílio diagnóstico e de intervenção, bem como lançar luz sobre os processamentos afetivos e cognitivos específicos das crianças. Assim, serão analisados: os padrões de busca visual frente a filmes e fotos de faces humanas por crianças autistas; desenvolvimento de testes e escalas para o estudo do perfil cognitivo e desenvolvimento de sistemas de comunicação alternativa para meninas com Síndrome de Rett; e comparação do padrão de movimentos oculares em leitura silenciosa e em voz alta por crianças disléxicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Integrante / Jose Salomão Scharwatzman - Coordenador / Fernanda Tebxereni Orsati - Integrante / Marcos Tomanik Mercadante - Integrante.
Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.
2003 - 2011
Avaliação de leitura via WWW

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elizeu Coutinho de Macedo em 26/02/2018.
Descrição: O desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita torna-se crucial na medida em que as sociedades ficam mais complexas e globalizadas. A inserção no mercado de trabalho passa a ser garantida a partir das qualificações físicas e intelectuais, sendo que estas últimas se constituem como um pré-requisito importante. Assim, se no passado pessoas sem elevado nível de instrução conseguiam obter o sustento para suas vidas, hoje isto se torna muito difícil. Portanto, se desejarmos diminuir as diferenças sociais e dar maior oportunidade de acesso aos meios de produção para todos, devemos garantir uma educação de qualidade ao maior número possível de pessoas. A ênfase nas habilidades de leitura e escrita deve ser dada em função das mesmas constituírem a porta de entrada para o acesso à cultura e ao conhecimento. Com a aquisição de tais habilidades é que o aprendiz poderá obter as informações numa sociedade letrada como a nossa. Em função disto estamos desenvolvendo e validando instrumentos computadorizados para avaliação de leitura e escrita que possam ser aplicados via Internet e que apresentem resultados normatizados do desempenho de leitura e escrita. A validação da Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita on-line consiste na aplicação de instrumentos que avaliem: competência de leitura silenciosa, de escrita e de nomeação, em crianças cursando o Ensino Fundamental. Os resultados estão sendo analisados a fim de verificar o predomínio de rota de leitura ao longo das séries iniciais. A partir de tais dados os educadores poderão obter informações mais específicas a cerca das habilidades de leitura e escrita de seus alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Coordenador / Ana Paula Clemente - Integrante / Carolina Nikaedo - Integrante / Fernanda Tebxereni Orsati - Integrante.
Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - 2017
Curso de Férias do curso de Neurociências do UFABC
Descrição: Curso de férias para a divulgação dos conceitos básicos de neurociências voltado para formandos e formados em graduação na área de saúde e afins. Curso teve duração de 5 dias com aulas presenciais.Foi organizado em conjunto com os alunos da graduação e pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Yossi Zana - Integrante.
2009 - 2009
Extensão em avaliação neuropsicológica
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .

Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Carolina Mattar Julien de Toledo Piza - Integrante / Carolina Nikaedo - Integrante / Darlene Godoy de Oliveira - Integrante / Anna Carolina Cassiano Barbosa; - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada (NINA)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joao Ricardo Sato em 30/11/2017.
Descrição: Aproximar as ideia e linhas de pesquisa dos docentes que pensam em Neurociências e sua aplicação no dia dia..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / SATO, JOÃO R. - Coordenador / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Yossi Zana - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia
2015 - Atual
Periódico: Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Plos One


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: PIBIC/Cruzeiro do Sul
2009 - Atual
Agência de fomento: Mackpesquisa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Neuropsicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Neurofisiologia.


Idiomas


Tcheco
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Fellowship to the LA School for Education, Cognitive and Neural Sciences, James S. MCDonnell Foundation.
2011
Prêmio de melhor pôster na categoria "Metodologia de MRI e MRS", V Workshop CInAPCE.
2002
Melhor trabalho completo na área de ciencias da saude durante o VI Encontro de Iniciação Científica, Universidade do Vale do Paraiba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUSIN, YURI2018BUSIN, YURI ; Lukasova, Katerina ; ASTHANA, MANISH K. ; MACEDO, ELIZEU C. . Hemiface Differences in Visual Exploration Patterns When Judging the Authenticity of Facial Expressions. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 1-8, 2018.

2.
Lukasova, Katerina2018Lukasova, Katerina; NUCCI, MARIANA P. ; NETO, RAYMUNDO MACHADO DE AZEVEDO ; VIEIRA, GILSON ; SATO, JOÃO R. ; AMARO, EDSON . Predictive saccades in children and adults: A combined fMRI and eye tracking study. PLoS One, v. 13, p. e0196000, 2018.

3.
Lukasova, Katerina2016 Lukasova, Katerina; SILVA, ISADORA P. ; MACEDO, ELIZEU C. . Impaired Oculomotor Behavior of Children with Developmental Dyslexia in Antisaccades and Predictive Saccades Tasks. Frontiers in Psychology, v. 7, p. 1-9, 2016.

4.
NUCCI, MARIANA P.2016NUCCI, MARIANA P. ; Lukasova, Katerina ; SATO, JOÃO R. ; AMARO, EDSON . Brain injury after moderate drowning: subtle alterations detected by functional magnetic resonance imaging. Brain Imaging and Behavior, v. 11, p. 1412-1421, 2016.

5.
DELLA-JUSTINA, HELLEN M.2015DELLA-JUSTINA, HELLEN M. ; GAMBA, HUMBERTO R. ; Lukasova, Katerina ; NUCCI-DA-SILVA, MARIANA P. ; WINKLER, ANDERSON M. ; AMARO, EDSON . Interaction of brain areas of visual and vestibular simultaneous activity with fMRI. Experimental Brain Research, v. 233, p. 237-252, 2015.

6.
Barbosa, Anna Carolina Cassiano2013Barbosa, Anna Carolina Cassiano ; Lukasova, Katerina ; MECCA, TATIANA PONTRELLI ; MACEDO, ELIZEU COUTINHO . Intelligence assessment of deaf students with TONI 3. Psico-USF (Impresso), v. 18, p. 183-191, 2013.

7.
Lukasova, Katerina2013Lukasova, Katerina; SOMMER, JENS ; NUCCI-DA-SILVA, MARIANA P. ; VIEIRA, GILSON ; BLANKE, MARIUS ; BREMMER, FRANK ; SATO, JOÃO R. ; KIRCHER, TILO ; AMARO, EDSON . Test-retest reliability of fMRI activation generated by different saccade tasks. Journal of Magnetic Resonance Imaging (Print), v. 40, p. n/a-n/a, 2013.

8.
Vaz, Ivanilde Aparecida2010Vaz, Ivanilde Aparecida ; Cordeiro, Priscila Maria ; MACEDO, Elizeu Coutinho de ; LUKASOVA, K. . Memória de trabalho em crianças avaliada pela tarefa de Brown-Peterson. Pró-Fono (Impresso), v. 22, p. 95-99, 2010.

9.
LUKASOVA, K.;Lukasova, Katerina;Lukasova K2010LUKASOVA, K.; Zanin, Lívia Lemos ; Chucre, Marcel Valois ; Macedo, Gamaliel Coutinho de ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Analysis of exploratory eye movements in patients with schizophrenia during visual scanning of projective tests' figures. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso), v. 59, p. 119-125, 2010.

10.
OLIVEIRA, DARLENE GODOY DE2010OLIVEIRA, DARLENE GODOY DE ; Lukasova, Katerina ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Avaliação de um programa computadorizado para intervenção fônica na dislexia do desenvolvimento. Psico-USF (Impresso), v. 15, p. 277-286, 2010.

11.
LUKASOVA, K.;Lukasova, Katerina;Lukasova K2009LUKASOVA, K.; Barbosa, Anna Carolina Cassiano ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Discriminação fonológica e memória em crianças com dislexia e bons leitores. Psico-USF, v. 14, p. 1-9, 2009.

12.
LUKASOVA, K.;Lukasova, Katerina;Lukasova K2008LUKASOVA, K.; Oliveira, Darlene G. ; BARBOSA ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Habilidades de Leitura e Escrita de Crianças Disléxicas e Boas. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 60, p. 45-54, 2008.

13.
YOKOMIZO, J. E.2008YOKOMIZO, J. E. ; LUKASOVA, K. ; FONTELES ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Movimentos sacádicos durante leitura de textos em crianças e univeritários bons leitores. O Mundo da Saúde, v. 32, p. 131-138, 2008.

14.
Silva M. C.2008Silva M. C. ; LUKASOVA, K. ; BARBOSA ; Oliveira, Darlene G. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Competência aritmética avaliada pela prova do SARESP e correlação com inteligência não-verbal: efeito da série escolar. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 8, p. 31-45, 2008.

15.
Ogusuku M.T2008Ogusuku M.T ; LUKASOVA, K. ; D`Antino, M.E.F. ; Oliveira, Darlene G. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Movimentos oculares na leitura de palavras isoladas por jovens e adultos em alfabetização. Psicologia. Teoria e Prática, v. 10, p. 113-124, 2008.

16.
MACEDO, Elizeu Coutinho de2007MACEDO, Elizeu Coutinho de ; FERNANDO, C. ; LUKASOVA, K. ; FAMA, D. M. E. . The Mood Variation in Mothers of Preterm Infants in Kangaroo Mother Care and Conventional Incubator Care. Journal of Tropical Pediatrics (1980), v. 53, p. 344-346, 2007.

17.
LUKASOVA, K.;Lukasova, Katerina;Lukasova K2007LUKASOVA, K.; MACEDO, Elizeu Coutinho de ; Valois MC ; MACEDO, G. C. ; SCHARWATZMAN, J. S. . Percepção de expressões faciais em pessoas com esquizofrenia: movimentos oculares,sintomatologia e nível intelectual. Psico-USF (Impresso), v. 12, p. 95-102, 2007.

18.
MACEDO, Elizeu Coutinho de2007MACEDO, Elizeu Coutinho de ; LUKASOVA, K. ; YOKOMIZO, J. E. ; ARIENTE, L. C. ; KOAKUTU, J. ; SCHARWATZMAN, J. S. . Processos Perceptuais e cognitivos na leitura de palavras: propriedades dos movimentos oculares. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 11, p. 275-283, 2007.

19.
NIKAEDO, C.2006NIKAEDO, C. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de ; DIANA, C. ; LUKASOVA, K. ; Kuriyama C.T. ; ORSATI, F. T. ; CAPOVILLA, F. C. ; NATALLE, L. . Nível de leitura e compreensão de sentenças faladas no ensino fundamental: diagnóstico diferencial dos problemas de leitura. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 23, p. 107-115, 2006.

20.
Plati, M.C.F2006Plati, M.C.F ; COVRE, Priscila ; LUKASOVA, K. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Depressive symptoms and cognitive performance of the elderly: relationship between institutionalization and activity programs. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo), v. 28, p. 118-121, 2006.

21.
MACEDO, Elizeu Coutinho de2005MACEDO, Elizeu Coutinho de ; CAPOVILLA, F. C. ; NIKAEDO, C. ; ORSATI, F. T. ; LUKASOVA, K. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; DIANA, C. . Teleavaliação da habilidade de leitura no Ensino Infantil e Fundamental.. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 9, n.1, 2005.

22.
COVRE, Priscila2000COVRE, Priscila ; PIZA, Carolina Mattar Julien de Toledo ; LUKASOVA, K. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Diferenças de gênero na capacidade de rotação mental de objetos. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia, São Paulo, v. 1, n.1, p. 19-26, 2000.

23.
LUKASOVA, K.;Lukasova, Katerina;Lukasova K2000LUKASOVA, K.; PIZA, Carolina Mattar Julien de Toledo ; COVRE, Priscila ; ROCHA, Ednei Ferreira da ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Processos lexicais e fonológicos em leitura e escrita de uma criança com disartria. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia, São Paulo, v. 4, n.1, p. 69-76, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
LUKASOVA, K.; SILVA, P. B. ; Oliveira, Darlene G. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Avaliação do processamento visual na dislexia do desenvolvimento. In: Jerusa F. de Salles, Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexia do desenvolvimento e adquirida. 1ed.São Paulo: Pearson, 2017, v. 1, p. 115-132.

2.
Barbosa, Anna Carolina Cassiano ; Lukasova, Katerina ; Braga, Ana Claudia ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . A avaliação de inteligência de crianças surdas. In: Luiza E. L. Ribeiro do Valle,Francisco Assumpção Jr., Rubens Wajnsztejn, Leandro F. Malloy-Diniz. (Org.). Aprendizagem na Atualidade. Ribeirão Preto: Novo Conceito Editora, 2010, v. , p. 323-338.

3.
LUKASOVA, K.; BARBOSA ; Rosa A.T.F ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Paradigmas para avaliação dos movimentos oculares na leitura e seu impacto na compreensão da dislexia do desenvolvimento. In: Barbosa Thaís, Rodrigues Camila Cruz, Mello Claudia Berlim, Capellini Simone Aparecida, Mousinho Renata, Alves Luciana Mendonça. (Org.). Temas em dislexia. 1ed.São Paulo: Artes Médicas, 2009, v. , p. 145-160.

4.
BARBOSA ; Oliveira, Darlene G. ; LUKASOVA, K. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Avaliação neuropsicológica na dislexia do desenvolvimento: Descrição de um caso de gêmeos dizigóticos. In: Montiel, J. M; Capovilla, F. C.. (Org.). Atualizações em transtorno de aprendizagem. São Paulo: Artes Medicas, 2009, v. , p. 137-152.

5.
LUKASOVA, K.; BARBOSA ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Alterações visuais e hipótese magnocelular na dislexia do desenvolvimento. In: Montiel, J. M; Capovilla, F. C.. (Org.). Atualizações em transtorno de aprendizagem. São Paulo: Artes Medicas, 2009, v. , p. 123-136.

6.
LUKASOVA, K.; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Novos paradigmas na avaliação neuropsicológica: análise dos movimentos oculares avaliação dos problemas de aprendizagem. In: Miotto E. C.; Lucia M. C. S.; Scaff M.. (Org.). Neuropsicologia e as interfaces com as neurociências. 1ed.São Paulo: Casa de Psicólogo, 2007, v. 1, p. 257-262.

7.
MACEDO, Elizeu Coutinho de ; LUKASOVA, K. ; Guimarães, C. V. ; DUDUCHI, M. . Problemas de leitura e memória de trabalho: análise dos movimentos oculares. In: Senney, A. L., Mendoça, L. I. Z., Schlecht, B. B. G., Santos, E. F., Macedo, E. C.. (Org.). Neuropsicologia e Inclusão. São Paulo: Artes Médicas, 2006, v. , p. 229-237.

8.
MACEDO, Elizeu Coutinho de ; HYPPOLITO, C. R. S. ; Margarida, H. J ; LUKASOVA, K. . Leitura e consciência fonológica na defiência mental: intervenções com o programa "alfabetização fônica computadorizada". In: Senneye, A. L.; Mendoça, L. I. Z.; Schlecht, B. B. G.; Santos, E. F., Macedo, E. C.. (Org.). Neuropsicologia e Inclusão (Tecnologia em (re) habilitaçaõ cognitiva). São Paulo: Artes Médica, 2006, v. , p. 247-253.

9.
LUKASOVA, K.; MACEDO, Elizeu Coutinho de ; NIKAEDO, C. ; ORSATI, F. T. ; DIANA, C. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; CAPOVILLA, F. C. . Avaliação da eficácia da versão computadorizada do Teste de Nomeação de Figuras por Escrita na World Wide Web. In: Luiza Elena L. Ribeiro do Valle. (Org.). Neuropsicologia & Aprendizagem:para viver melhor. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005, v. , p. 114-123.

10.
MACEDO, Elizeu Coutinho de ; LUKASOVA, K. ; CAPOVILLA, F. C. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; SCHARWATZMAN, J. S. . Movimentos oculares durante a leitura; implicação para compreensão de modelo de processamento linguístico. In: Luiza Elena R. do Valle. (Org.). Neuropsicologia & Aprendizagem: para viver melhor. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005, v. , p. 125-136.

11.
MACEDO, Elizeu Coutinho de ; NIKAEDO, C. ; LUKASOVA, K. ; DIANA, C. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; CAPOVILLA, F. C. . Avaliação de compreensão de leitura silenciosa via Internet(WWW). In: Luiza Elena Ribeiro do Valle. (Org.). Neuropsicologia & aprendizagem:para viver melhor. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005, v. , p. 101-111.

12.
MACEDO, Elizeu Coutinho de ; LUKASOVA, K. ; MACEDO, G. C. ; DUDUCHI, M. ; CAPOVILLA, F. C. ; SCHARWATZMAN, J. S. . Avaliação neuropsicológica e análise dos movimentos oculares na esquizofrenia. In: E.C. Macedo, F.C.Capovilla. (Org.). Temas em neuropsicolingüística. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005, v. , p. 21-38.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUKASOVA, K.; LEAL, S. B. ; BALAO, S. M. S. . Avaliação de funcionamento do teste de nomeação de figuras por escrita no WWW(WORLD WIDE WEB). In: V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação, 2004, São Paulo. Anais de 5. Encontro de Iniciação Científica e 8. Mostra de Pós-Graduação, 2004.

2.
LUKASOVA, K.; COVRE, Priscila ; PIZA, Carolina Mattar Julien de Toledo ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Imaginação e diferenças de sexo na capacidade de rotação mental de objetos. In: VI ncontro de Iniciacao Científica, 2002, São José dos Campos. IV INIC - Anais de Trabalhos Completos. São José dos Campos: Editora da UNIVAP, 2002. v. 1. p. 673-675.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Kuriyama C.T. ; LUKASOVA, K. ; NIKAEDO, C. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Atenção e função executiva: efeito do ciclo menstual no desempenho cognitivo de universitarias. In: XXI Congresso Brasileiro de Neurologia, 2006, Recife. Arquivo de Neuro-Psiquiatria. São Paulo: Associação Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2006. v. 64. p. 185-185.

2.
LUKASOVA, K.; MACEDO, Elizeu Coutinho de ; Valois MC ; MACEDO, G. C. ; SCHARWATZMAN, J. S. . Mecanismos neurais nos movimentos oculares durante a percepção de expressões faciais em pessoas com esquizofrenia. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurologia, 2006, Recife. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo: Associação Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2006. v. 64. p. 237-237.

3.
LUKASOVA, K.; ARIENTE, L. C. ; KOAKUTU, J. ; YOKOMIZO, J. E. ; NATALLE, L. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Movimentos oculares em crianças com dislexia do desenvolvimento e leitores experientes durante a leitura de palavras reais e pseudopalavras. In: XXI Congresso Brasileiro de Neurologia, 2006, Recife. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo: Associação Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2006. v. 64. p. 15-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLALLA, C. E. S. ; Lukasova K . Treino com jogo digital melhora o desempenho de memória de trabalho em crianças do ensino fundamental. In: Congresso Internacional de cérebro, comportamento e emoção, 2013, São Paulo. Congresso Internacional de cérebro, comportamento e emoção, 2013.

2.
Lukasova K; Sommer J ; Silva MN ; Sato JR ; Blanke M ; Bremmer F ; AMARO JUNIOR, E. ; Kirchner T . Converging Evidence on the Predictability Modulation in Saccadic fMRI Task: A Cross Country Validation. In: Human Brain Mapping, 2012, Beijing. OHBM-Abstracts, 2012.

3.
LUKASOVA, K.; AMARO JUNIOR, E. . Neural corralates of eye movements mapped by functional magnetic resonance with integrated eye tracking. In: 4 Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas dos Laboratórios de Investigação Médica dos Hospital das Clínicas da FMUSPisas médicas, 2010. Revista de Ciências Médicas da Universidade de Caxias do Sul e da Associação Médica de Caxias do Sul, 2010. v. 65. p. S167-S167.

4.
NIKAEDO, C. ; LUKASOVA, K. ; Kuriyama C.T. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Avaliação de habilidades em leitura silencisa de escolares via internet: comparação entre escola particular e municipal. In: V Congresso Internacional de Desenvolvimento Infanto-juvenil, 2006, Poços de Caldas. Anais do V Congresso Internacional de Desenvolvimento Infanto-juvenil. Poços de Caldas: UNIFEOB, 2006.

5.
LUKASOVA, K.; ARIENTE, L. C. ; KOAKUTU, J. ; YOKOMIZO, J. E. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de ; SCHARWATZMAN, J. S. . Leitura de palavras e pseudopalavras: padrão de movimentos oculares na leitura em português do Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005.

6.
LUKASOVA, K.; Valois MC ; NATALLE, L. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de ; SCHARWATZMAN, J. S. ; MACEDO, G. C. . Padrão de movimentos oculares em esquizofrênicos nos testes Rorschach e Benton: implicação para diagnóstico. In: XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2005, Belo Horizonte. Revista Brasileira de Psiquatria. São Paulo: Associação Brasileira de Psiquiatria, 2005. v. 27. p. 7-7.

7.
PINTO, A. C. ; LUKASOVA, K. ; NUNES, D. L. R. . Comunicação médico paciente na gestação de alto-risco: um estudo psicológico. In: V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação, 2004, São Paulo. Anais de 5 Encontro de Iniciação Científica e 8I Mostra de Pós-Graduação, 2004.

8.
CLEMENTE, Ana Paula ; LUKASOVA, K. ; MICHAAN, Lea . Utilização do DFH na avaliação do auto conceito em indvíduos com hidrocefalia. In: IV Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2003, São Paulo. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo: Editora Mackenzie, 2003. v. 1. p. 254-254.

9.
CLEMENTE, Ana Paula ; LUKASOVA, K. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Estudo do Auto-conceito na Hidrocefalia. In: Encontro de Pesquisa - UNG, 2003, Guarulhos. Encontro de Pesquisa - UNG 2003, 2003.

10.
ROCHA, Ednei Ferreira da ; COVRE, Priscila ; PIZA, Carolina Mattar Julien de Toledo ; LUKASOVA, K. ; OVANESSIAN, Viviane ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Processos Lexicais e fonológicos em leitura e escrita em função de intervenção psicopedagógica. In: III Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Pós-graduação, 2002, São Paulo. Resumos do III Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Pós-graduação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002. v. 1. p. 385-385.

Apresentações de Trabalho
1.
LUKASOVA, K.; AMARO JUNIOR, E. . The use of eye tracking in fMRI study: differences in adults and children predictive saccades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LUKASOVA, K.; Silva MN ; Sommer J ; NETO, R. . OLHOS E A COGNIÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DE RASTREAMENTO OCULAR NOS ESTUDOS DO CÉREBRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Lukasova K. Movimento ocular em crianças e adultos: estudo comparativo com uso integrado de RMf e Eye tracking. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
Lukasova, Katerina. The Number Race - versão brasileira do jogo digital on-line, 2014. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LUKASOVA, K.; OLALLA, C. E. S. . POCOLOTO. 2012.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Lukasova, Katerina; Cravo AM. Participação em banca de Fernanda Marchezini. Investigação das Habilidades de Leitura em Adultos Universitários através da Avaliação de Linguagem Associada ao Estudo do Padrão dos Movimentos Oculares. 2014. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

2.
BRUNONI, D.; SEABRA, A. G.; Lukasova K. Participação em banca de Adriana Cristina de Morais. Teste de memória de trabalho em crianças de 3 a 6 anos de idade. 2013. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Teses de doutorado
1.
MACEDO, Elizeu Coutinho de; BOGGIO, P. S.; SEABRA, A. G.; NAVAS, A. L. G. P.; Lukasova, Katerina. Participação em banca de Alexandre Tadeu Fae Rosa. Análise do padrão dos movimentos oculares em tarefas de leitura: relações entre processamento lexical, sintático e semântico.. 2016. Tese (Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
MACEDO, Elizeu Coutinho de; SEABRA, A. G.; BOGGIO, P. S.; JOLY, M. C. R. A.; LUKASOVA, K.. Participação em banca de Anna Carolina Cassiano Barbosa. Análise de medidas fisiológicas e comportamentais durante a leitura de textos por disléxicos e bons leitores. 2013. Tese (Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Qualificações de Doutorado
1.
LUKASOVA, K.; DE FREITAS, Paulo Barbosa; BARELA, José Angelo. Participação em banca de Milena Razuk. Repesagem multissensorial em crianças com dislexia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
LUKASOVA, K.; MACHADO, B. S.; CONTRERAS, L. F. G.. Participação em banca de Diego de Brito Garlhado Rodrigues. Ativação cerebral na repetição de uma tarefa de atenção: o papel do córtex cingulado/precuneus em meditadores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

2.
LUKASOVA, K.; GOLDBERG, A. C. R. K.; SILVA, E. A.. Participação em banca de Bruna Portes da Silva. Influência de aspectos cognitivos e emocionais na atividade cerebral em paradigmas de atenção, memória e percepção e na estrutura cerebral.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

3.
Carthery-Goulart MT; Sato JR; Cravo AM; LUKASOVA, K.. Participação em banca de Fernanda Marchezini. Investigação das habilidades de leitura em adultos universitários através da avaliação de linguagem associada ao estudo do padrão de movimentos oculares. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

4.
BRUNONI, D.; SEABRA, A. G.; LUKASOVA, K.. Participação em banca de Adriana Cristina de Morais. Teste de memória de trabalho em crianças de 3 a 6 anos de idade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
European Conference on Eye Movements. The use of eye tracking in f|MRI study: differences in adults and children predictive saccades. 2017. (Congresso).

2.
II World Dyslexia Forum. The Pattern of Eye Movement in Smooth Pursue Tasks in Dyslexic Children. 2014. (Congresso).

3.
XXXVIII Reunião Anual da SBNeC. Movimento Ocular e Leitura. 2014. (Congresso).

4.
XXXVIII Reunião Anual da SBNeC. USO INTEGRADO DE MOVIMENTO OCULAR E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FUNCTIONAL (RMF) NOS ESTUDOS DA COGNIÇÃO EM CRIANÇAS. 2014. (Congresso).

5.
Congresso Internacional de cérebro, comportamento e emoção. Treino com jogo digital melhora o desempenho de memória de trabalho em crianças do ensino fundamental. 2013. (Congresso).

6.
Human Brain Mapping. Time and direction orientation modulation n saccade task: fMRI study in children and adults. 2013. (Congresso).

7.
Seminários em Cognição.Movimento ocular em crianças e adultos: Estudo comparativo com uso integrado de RMf e Eye tracking. 2013. (Seminário).

8.
Dia de responsabilidade social.Oficina do curso de Psicologia. 2012. (Encontro).

9.
Human Brain Mapping. Converging Evidence on the Predictability Modulation in Saccadic fMRI Task: A Cross Country Validati. 2012. (Congresso).

10.
Human Brain Mapping. Externally cued saccades generation mapped by fMRI with integrated Eye Tracking. 2011. (Congresso).

11.
4 Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas dos Laboratórios de Investigação Médica dos Hospital das Clínicas da FMUSPisas médicas.Neural corralates of eye movements mapped by functional magnetic resonance with integrated eye tracking. 2010. (Simpósio).

12.
6 Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. Memória de trabalho em crianças avaliadas pela tarefa de Brown-Peterson. 2010. (Congresso).

13.
IV Workshop CInAPCe.Estudo da movimentação ocular por Ressonância Magnética funcional com eye tracking integrado.. 2010. (Outra).

14.
Neuropsychological Society Mid-Year Meeting. 2010. (Congresso).

15.
II Congresso multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e reabilitação. Análise dos movimentos oculares em dislexia. 2009. (Congresso).

16.
II International Meeting: Working memory and its relationship with others memories.Working memory in children assessed by the Brown-Peterson task. 2009. (Encontro).

17.
III WORKSHOP CInAPCe.ESTUDO EXPLORATÓRIO DE TÉCNICAS INTEGRADAS: MOVIMENTOS OCULARES(EYE TRACKING) E FMRI. 2009. (Simpósio).

18.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tarefa de Brown Peterson na Avaliação de Memória em Escolares do Ensino Fundamental. 2009. (Congresso).

19.
1a Semana acadêmico-cientifico-cultural da Universidade Cruzeiro do Sul.Desenvolvimento Cognitivo e Motor das Crianças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Simpósio).

20.
I Congresso Ibro/Larc de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica. Eye-Trackers and psychophysical applications. 2008. (Congresso).

21.
I Congresso Ibro/Larc de Neurosciências da América Latina, Caribe e Península Ibérica. Memória fonológia em crianças com dislexia e bons leitores. 2008. (Congresso).

22.
III Congresso Nacional de Humanas. Dificuldade de Aprendizagem: problema, aspectos emocionais e recursos. 2008. (Congresso).

23.
I Workshop da CINaPCE - HC-FMUSP.Movimentos oculares em crianças e adultos: estudo comparativo com uso integrado de RMf e Eye Tracking. 2008. (Oficina).

24.
PIBID - Programa de Bolsas de Iniciação à Docente.Dificuldade de alfabetização: Mitos ou Verdades. 2008. (Outra).

25.
I Congresso Internacional de Dislexia. Novos instrumentos de avaliação: movimentos oculares em crinaças com Dislexia do desenvolvimento e leitores experientes. 2007. (Congresso).

26.
IV Congresso Interamericano de Psicologia de Saúde:Neurosciências e Psicopatologia - Interfaces. Avaliação dos problemas de aprendizagem. 2007. (Congresso).

27.
I Encontro de Avaliação Psicológica.Avaliação Neuropsicológica em Crianças Disléxicas. 2006. (Encontro).

28.
II Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Aspectos Neurocognitivos nos problemas de aprendizagem. 2006. (Congresso).

29.
XXII Congresso Brasileiro de Neurologia. Mecanismos neurais nos movimentos oculares durante a percepção de expressão faciais em pessoas com esquizofreni. 2006. (Congresso).

30.
XXII Congresso Brasileiro de Neurologia. Movimentos oculares em crianças em crianças com dislexia do desenvolvimento e leitores experientes durante a leitura de palavras reais e pseudopalavras.. 2006. (Congresso).

31.
VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. Processamento cognitivo e movimentos oculares na dislexia. 2005. (Congresso).

32.
VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. Processamento cognitivo e movimentos oculares na dislexia. 2005. (Congresso).

33.
XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Padrão de movimentos oculares em esquizofrênicos nos testes Rorschach e Benton:implicação para diagnóstico. 2005. (Congresso).

34.
XXIII Jornada da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia:leitura e escrita.Avaliação dos problemas de escrita em escolares. 2005. (Simpósio).

35.
XXII Jornada da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia: cérebro e linguagem.Linguagem e Comunicação nos Transtornos Mentais. 2005. (Simpósio).

36.
Jornada de Neuropsicologia.Jornada de Neuropsicologia. 2004. (Simpósio).

37.
V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós Graduação.Avaliação de Funcionamento do Teste de Nomeação de Figuras por Escrita no WWW (World Wide Web). 2004. (Encontro).

38.
VII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e I Simpósio Brasileiro de Traumatismo Craniencefálico. VII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e I Simpósio Brasileiro de Traumatismo Craniencefálico. 2003. (Congresso).

39.
I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2002. (Congresso).

40.
I Congresso Multidisciplinar de Nuropsicologia e Aprendizagem. I Congresso Multidisciplinar de Nuropsicologia e Aprendizagem. 2002. (Congresso).

41.
I Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia para a Discussão dos Casos: Rehabilitação Neuropsicológica nas Lesões Cerebrais.I Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia para a Discussão dos Casos: Rehabilitação Neuropsicológica nas Lesões Cerebrais. 2002. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Camilo Ernesto Subenko Olalla. Análise da utilização dos jogos digitais no contexto educacional infantil. 2014. Iniciação Científica - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Katerina Lukasova.

2.
MARCELO OGATA. Treino das habilidades matemáticas em crianças por meio de um jogo digital: Tradução e validação brasileira do jogo Number Race. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Cruzeiro do Sul, PIBIC/Cruzeiro do Sul. Orientador: Katerina Lukasova.

3.
Vinícius Silva Magrini. Uso de um jogo digital para o treino de memória, consciência fonológica, leitura e escrita em crianças do ensino fundamental.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Cruzeiro do Sul, PIBIC/Cruzeiro do Sul. Orientador: Katerina Lukasova.

4.
Marcelo Ogata. Treino das habilidades matemáticas em crianças por meio de um jogo digital: Tradução e validação brasileira do jogo Number Race.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Cruzeiro do Sul, PIBIC/Cruzeiro do Sul. Orientador: Katerina Lukasova.

5.
Camilo Ernesto Subenko Olalla. Validação de um jogo digital para o treino de memória em crianças do ensino fundamental. 2011. Iniciação Científica - Universidade Cruzeiro do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Katerina Lukasova.

6.
Ivanilde Aparecida Vaz. VALIDAÇÃO DE TESTE DE MEMÓRIA DE TRABALHO EM ESCOLARES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Iniciação Científica - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Katerina Lukasova.

7.
Israel Suhanko. Desenvolvimento de um jogo digital como apoio ao treinamento de crianças com problemas de memória de trabalho. 2009. Iniciação Científica - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Katerina Lukasova.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
LUKASOVA, K.; OLALLA, C. E. S. . POCOLOTO. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 5:32:47