Cinara Calvi Anic

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1702387634067240
  • Última atualização do currículo em 05/04/2018


Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2002), e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2016). Atualmente é professora do ensino superior e pós graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM, atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado profissional em Ensino Tecnológico. Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores,além da experiência como professora no ensino fundamental,médio e superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cinara Calvi Anic
Nome em citações bibliográficas
ANIC, Cinara Calvi


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: A "Jornada do Herói" em narrativas sobre professor pesquisador em Ciências Biológicas, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Amarildo Menezes Gonzaga.
Palavras-chave: formação de professores; narrativas; ciências biológicas; professor pesquisador; jornada do herói.
1998 - 2002
Mestrado em Ecologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Conheçimentos e crenças de algumas populações rurais do sudeste do Brasil frente ao lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), Mammalia: Illiger,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Prof Dr. José Carlos Motta Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: etnoecologia; lobo-guará; entrevistas.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1992 - 1995
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2000
Extensão universitária em Conservação da Fauna Silvestre. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Princípios Básicos de Farmacologia. (Carga horária: 33h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Bases Físicas dos Ecossistemas da Região de Bonito.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Minhocultura. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor do mestrado profissional em ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do mestrado profissional em ensino tecnológico. Linha de pesquisa: processos formativos de professores no ensino tecnológico.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: coordenador de área, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação de área do projeto Uirapuru/ Programa PIBID- CAPES.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor do curso de licenciatura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas nas seguintes disciplinas: Embriologia comparada, Fisiologia geral e comparada, Parasitologia, Ecologia básica.


Governo do Estado do Amazonas, GOVERNO/AM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor efetivo de ensino médio, Carga horária: 20


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenador de projeto de pesquisa, Carga horária: 10

Atividades

02/2004 - 07/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Agronômicas, .

Linhas de pesquisa
Multidisciplinar

Centro Universitário Luterano de Manaus, CEULM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professor de ensino superior, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 19
Outras informações
Professora do curso de Biologia-Licenciatura tendo já ministrado as seguintes disciplinas: Biologia Geral, Anato-morfologia humana, Histologia Animal, Metodologia do Ensino de Ciências, Estágio Supervisionado, Embriologia humana e comparada, Fisiologia do exercício I (curso de Ed. Física),

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 16
Outras informações
Coordenação e professora do curso de graduação em Licenciatura-Biologia

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Professor do Ensino Médio diarista), Carga horária: 17

Atividades

02/2005 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2005 - Atual
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado
Metodologia do Ensino de Ciências
Biologia Geral
Histologia Humana
Biologia celular
5/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Biologia
Química

Colégio e Pré Escola Pan Terra, PANTERRA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (professor de ensino fundamental), Carga horária: 36

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Estagiária), Carga horária: 30

Atividades

08/2001 - 04/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 28



Linhas de pesquisa


1.
Multidisciplinar


Outros Projetos


2010 - Atual
Projeto Uirapuru/ Programa PIBID
Descrição: Esse projeto é desenvolvido no IFAM desde 2010 nos cursos de licenciatura em Biologia e Química e objetiva fomentar a prática docente e contribuir com a fiormação de licenciandos através da criação de materiais alternativos para o ensino de ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Cinara Calvi Anic - Integrante / Edson Valente Chaves - Coordenador / Katia Maria Guimaraes Costa - Integrante.
2008 - Atual
Projeto Ciclos- Programa Prodocencia
Descrição: Esse projeto vem sendo desenvolvido no IFAM desde 2007 e busca dinamizar o ensino de Ciências através do desenvolvimento de técnicas e metodologias inovadoras, confeccionadas em material de baixo custo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Cinara Calvi Anic - Integrante / Edson Valente Chaves - Integrante / Katia Maria Guimaraes Costa - Integrante / Soraya Faryas Aquino - Coordenador.
Formação Educativa em Conservação e Manejo de Recursos em Várzea no Amazonas
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Etnoecologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Barbosa, E. F.2013Barbosa, E. F. ; Oliveira, L. P. ; ANIC, Cinara Calvi . Proposta lúdica para o ensino da teoria da evolução. Igapó (CEFET-AM), v. 1, p. 16-70, 2013.

2.
Ramos Jr, R. A.2013Ramos Jr, R. A. ; Tanaka, A. L. D. ; ANIC, Cinara Calvi . Promovendo a alimentação saudável: uma proposta lúdica para o ensino da pirâmide alimentar. Igapó (CEFET-AM), v. 1, p. 25-35, 2013.

3.
Costa, M.R.B2013Costa, M.R.B ; ANIC, Cinara Calvi ; Chaves, E. V. . Jogo 'percorrendo o coração': uma proposta lúdica para o ensino do sistema circulatório. Igapó (CEFET-AM), v. 1, p. 88-96, 2013.

4.
ANIC, Cinara Calvi2011ANIC, Cinara Calvi; Góes, A. F. . Brincando na escola: uma proposta de jogos pedagógicos para o ensino de Ciências. Igapó (CEFET-AM), v. 5, p. 13-208, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANIC, Cinara Calvi; Góes, A. F. . Ensino de Ciências: mosaico de experiências metodológicas no ensino de Ciências Biológicas. 1. ed. Manaus: IFAM, 2014. v. 1. 174p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANIC, Cinara Calvi; Silva-Forsberg, M. C. . Contribuições teórico-metodológicas para a análise de políticas públicas educacionais. In: XI Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. IX ENPEC- Florianópolis-SC. Anais., 2017.

2.
ANIC, Cinara Calvi; Costa, K.M.G. ; Mota, E. R. ; Campos, A. T. ; GONZAGA, A. M. . Tendências e Orientações Legais sobre Formação de Professores. In: 4o congresso Ibero americano em investigação qualitativa., 2015, Aracaju.. Atas do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2015. v. 5. p. 05-115.

3.
ANIC, Cinara Calvi; GONZAGA, A. M. ; Almeida, W. A. . A tendência professor pesquisador na formação de formadores de Biologia. In: X Encontro Nacional de Pesq uisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Aguas de Lindoia. Anais do X ENPEC, 2015.

4.
Tanaka, A. L. D. ; Ramos Jr, R. A. ; ANIC, Cinara Calvi . EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Aguas de Lindoia. Anais do XI Enpec, 2013.

5.
BRITO, B. C. ; ANIC, Cinara Calvi ; Costa, M.R.B ; Lobato, E.P. . Jogo aves e tangram: uma proposta para o ensino de ciências. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011, Natal. VI CONNEPI, 2011.

6.
Silva, K. O. ; ANIC, Cinara Calvi ; Costa, M.R.B ; Lobato, E.P. ; BRITO, B. C. . Bingo das células: uma alternativa para o ensino de citologia. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011, Natal. VI CONNEPI, 2011.

7.
Tanaka, A. L. D. ; Ramos Jr, R. A. ; ANIC, Cinara Calvi . Jogos operatórios no ensino de ciências: aplicação e avaliação no ensino do sistema ABO. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011, Natal. VI CONNEPI, 2011.

8.
Ramos Jr, R. A. ; Tanaka, A. L. D. ; ANIC, Cinara Calvi . PROMOVENDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011, Natal. VI CONNEPI, 2011.

9.
ANIC, Cinara Calvi. Relações do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) com residentes do entorno da Estação Ecológica/Experimental de Jataí-SP: uma abordagem etnoecológica. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre, 2001.

10.
ANIC, Cinara Calvi; MOTTA JUNIOR, José Carlos . Etnoconhecimento do lobo-guará(Chrysocyon brachyurus) no sudeste do Brasil. In: 3º Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000, Piracicaba, 2000.

11.
ANIC, Cinara Calvi; MOTTA JUNIOR, José Carlos . Etnoconhecimento do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) na visão de alunos do ensino fundamental e médio do sudste do Brasil. In: 52º Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília, 2000.

12.
ANIC, Cinara Calvi; PAIM, Cinthia S . Web design a means of size assesmente during conflicts among orb-weaving spiders. In: XVI Encontro Anual de Etologia, 1998, São José do Rio Preto, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
ANIC, Cinara Calvi. As abordagens quantitativa, qualitativa e quali-quantitativa: avanços e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANIC, Cinara Calvi; Maria Clara Forsberg ; Welton Oda . Contribuições da epistemologia de Ludwick Fleck para a análise das políticas de formação de professores no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Tanaka, A. L. D. ; Ramos Jr, R. A. ; ANIC, Cinara Calvi . EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Silva, E.P. ; ANIC, Cinara Calvi . ECOAMPHY: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ECOLOGIA E HISTÓRIA NATURAL DE ANFÍBIOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Tanaka, A. L. D. ; Ramos Jr, R. A. ; ANIC, Cinara Calvi . JOGOS OPERATÓRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO DO SISTEMA ABO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Silva, K. O. ; ANIC, Cinara Calvi ; Costa, M.R.B ; Lobato, E.P. ; BRITO, B. C. . BINGO DAS CÉLULAS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Silva, K. O. ; ANIC, Cinara Calvi ; Costa, M.R.B ; Lobato, E.P. ; BRITO, B. C. . Bingo das células: uma alternativa para o ensino de citologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Ramos Jr, R. A. ; Tanaka, A. L. D. ; ANIC, Cinara Calvi . PROMOVENDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BRITO, B. C. ; ANIC, Cinara Calvi ; Silva, K. O. ; Costa, M.R.B ; Lobato, E.P. . Jogo aves e tangram: uma proposta para o ensino de ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Miranda, A. S. ; ANIC, Cinara Calvi . As TICs nas histórias de vida de professores da educação básica. 2017.

2.
Barroso, D. A ; Souza, A. C. R. ; ANIC, Cinara Calvi . Saberes docentes na construção de pressupostos didáticos para o ensino técnico. 2017.

3.
Feitosa Jr, E. C. B. ; GONZAGA, A. M. ; ANIC, Cinara Calvi . Percurso de autoria de um professor de matemática em formação continuada. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANIC, Cinara Calvi; Almeida, W. A. ; Mota, E. R. . Desafios à formação do professor pesquisador. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANIC, Cinara Calvi. Práticas Pedagógicas para o Ensino Fundamental e Médio. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso).

2.
ANIC, Cinara Calvi; MOTTA JUNIOR, José Carlos . Conheça melhor o lobo-guará. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder de divulgação).

Demais trabalhos
1.
ANIC, Cinara Calvi; MOTTA JUNIOR, José Carlos . Etnoconhecimento de populações rurais do sudeste do Brasil frente ao lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). 2001 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
Welton Oda; Vasconcelos, E. R.; ANIC, Cinara Calvi. Participação em banca de Ana Lúcia Drumond Tanaka. A pesquisa na formação docente: perspectivas e possibilidades do PIBID no ensino de Ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
Cabral Neto, J. S.; ANIC, Cinara Calvi. Participação em banca de Eliane Barth Tavares. O ensino-aprendizagem de citologia para estudantes surdos por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Silva-Forsberg, M. C.; LIMA, A. B.; CABRAL, H. M. M.; ANIC, Cinara Calvi. Participação em banca de Julianny Evelyn Pantoja da Silva.Concepções de alunos de escolas do entorno do Parque Estadual Sumaúma sobre sapos, rãs e pererecas: desconstruindo mitos, ajudando na conservação.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
Paes, L.S.; ANIC, Cinara Calvi; de Paula, U.M.. Participação em banca de Luiz Felipe Licurgo Leal.DENTIFICAÇÃO, ENTRE DUAS ESCOLAS PRIVADAS DO CENTRO DE MANAUS AMPARADAS PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS: TRADICIONAL E LIBERTADORA RESPECTIVAMENTE, DAQUELA QUE PRODUZ MAIOR RENDIMENTO PARA OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANIC, Cinara Calvi; SALAZAR, D.. Discursos expressos, saberes construídos: análise crítica do discurso dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

2.
Negreiros, J. R.; ANIC, Cinara Calvi. Aquecimento global: um estudo sobre sua abordagem nos livros de ensino médio do IFAM. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

3.
ANIC, Cinara Calvi; TEIXEIRA, S. L.. Estudo das características morfométricas e nutricionais de fruto amazônico. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

4.
ANIC, Cinara Calvi; Paes, L.S.. Caracterização farmacognóstica de plantas medicinais indicadas popularmente na medicina popular. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

5.
Paes, L.S.; ANIC, Cinara Calvi. Manutenção do herbário e caracterização histoquímica de partes vegetais. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

6.
LIma, S.M.; ANIC, Cinara Calvi. Produção e caracterização do complexo xinolítico da enzima xinalase produzida pelo fungo Penicillium SP. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2016. (Congresso).

2.
Conferência da Associação Latinoamericana de investigação em eucação em ciências.Contribuições da epistemologia de Ludwick Fleck para a análise das políticas de formação de professores no Brasil. 2013. (Outra).

3.
VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. Pôster. 2011. (Congresso).

4.
Interculturalidade e formação de professores indígenas: análise das experiências em curso.Licenciatura intercultural para professores indígenas do Alto Rio Negro. 2010. (Seminário).

5.
Seminário Nacional das licenciaturas dos Institutos Federais.Jogo da postura: aprendendo a se sentar. 2010. (Seminário).

6.
I Fórum Minicipal de Arborização Urbana. 2007. (Outra).

7.
Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia. 2007. (Seminário).

8.
I Seminário Internacional sobre o Lúdico na Educação.Oficina: Química Maluca no Laboratório da Natureza. 2005. (Seminário).

9.
II Seminário Jovem Cientista Amazônida.II Seminário Jovem Cientista Amazônida. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Adelcimara dos Santos Miranda. Competências digitais docentes na formação de professores da Educação Básica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luana Pinheiro de Oliveira. A utilização de modelos didáticos para o ensino de Embriologia. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Reully Mary Ferreira Maciel. O biólogo professor e o professor de Biologia: reflexões de licenciandos acerca da profissão e da formação docente. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

2.
Sofia Simões Pinto. Percepção dos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas sobre a pesquisa científica e a formação do professor pesquisador.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eline Souza Gomes. Ensinando parasitoses com o uso de fábulas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

2.
Thamela Mariza Menezes Oliveira. Reflexão de professores da educação básica acerca da avaliação da aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

3.
Rodrigo Rodrigues de Figueiredo Lopes. Sentidos atribuídos asos saberes pedagógicos na prática docente e formação de professores de Ciências em Manaus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

4.
Anny Larisse de Oiveira Nogueira. Tendências de TCC entre formandos em Ciências Biológicas no IFAM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

5.
Ana Lúcia Drumond Tanaka. Iniciação à docência no IFAM: contribuições do PIBID para a formação docente em ensino de ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

6.
Auxiliadora Freitas de Góes. Sistemas em ação: uma proposta lúdica para o ensino de anatomia e fisiologia humana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

7.
ivila Mesquita Tupinambá. Verificação da aplicabilidade e da funcionalidade da utilização de jogos e modelos didáticos para o ensino de anatomia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

8.
Andreza Andrade da Trindade. Jogo da postura: aprendendo a se sentar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

9.
Epifânio Alberto de Souza Pinheiro. Abordagens Didáticas como Contribuição para a Aplicação dos Conhecimentos sobre a Gravidez na Adolescência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.

Iniciação científica
1.
Auxiliadora Freitas de GóesI. Sistemas em ação: uma proposta lúdica para o ensino de anatomia e fisiologia humana. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Cinara Calvi Anic.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Tanaka, A. L. D. ; Ramos Jr, R. A. ; ANIC, Cinara Calvi . JOGOS OPERATÓRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO DO SISTEMA ABO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Silva, K. O. ; ANIC, Cinara Calvi ; Costa, M.R.B ; Lobato, E.P. ; BRITO, B. C. . BINGO DAS CÉLULAS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Silva, E.P. ; ANIC, Cinara Calvi . ECOAMPHY: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ECOLOGIA E HISTÓRIA NATURAL DE ANFÍBIOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANIC, Cinara Calvi. As abordagens quantitativa, qualitativa e quali-quantitativa: avanços e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANIC, Cinara Calvi; Almeida, W. A. ; Mota, E. R. . Desafios à formação do professor pesquisador. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 9:26:46